Gente pra quem tem dúvida sobre algo que ela não falou, tenta entrar em contato com a faculdade que você quer ir por e-mail (eles respondem de verdade) e entra em contato com o Campus France. Para conseguir algumas informações fiz isso.
Minha experiência: Oi gente, estou passando por isso ( desde 2018). Meu esposo e eu ( francês) quando estudamos o processo da PAE era obrigatório três anos de prática , mas a informação que tínhamos era que a residencia médica não era obrigatória, ou seja, você poderia passar pelo exame apenas com seus 6 anos de medicina. Eu fiquei chocada e confusa, até foi motivo de discussão entre eu e meu esposo, pois além de achar isso um absurdo eu sempre quis fazer a residência médica. Então fiz a homologação na Espanha ao mesmo tempo que na França. Detalhe, sou formada na Bolívia e não no Brasil. Fui aceita em Paris 5 ( Descartes) em 2018, no último ano do Paces (eu e mais 4 médicos apenas . Não passei no primeiro ano e não tive uma segunda chance, mas na Espanha consegui! Como sou casada e meu marido não é fluente em espanhol, achar um emprego pra ele é complicado! Esse ano, uma amiga e eu (e também médica) estamos nos preparando para o MIR-2021, um exame nacional para a residência médica na Espanha. Bom, serão 4 anos em território espanhol(mínimo) , depois ou faremos o PAE na França ou partirmos para a Suíça. Abraços a todos e obrigada pelo vídeo.
Parabéns pela conquista Llara, que bom que você conseguiu a homologação na Espanha. Realmente a PACES é muito complicado. Boa sorte para as próximas etapas, tudo de bom
Adorei o vídeo!! Foi muito útil e tirou varias duvidas . Teria como falar um pouco mais sobre a residência na UE e como isso facilita a validação do diploma na França ? Desde já agradeço
Estou pesquisando sobre os processos de revalidação na Europa e de fato a França é um dos países mais fechados, não permite nem que os estrangeiros façam residência, já tem que ir com a especialidade feita. Obrigado pelas informações!
@@charllany9934 em relação ao método de entrada na resdiência, pela minha pesquisa Portugal, Alemanha e Itália são os que nós brasileiros temos mais chances.
Oi Maria Claudia, muito obrigada pelas informações! Fiquei com uma dúvida vendo o seu vídeo: para fazer a prova de medicina geral pela PAE, preciso ter uma residência em medicina da família? Ou posso prestar apenas tendo trabalhado como médica generalista no Brasil?
Então a alternativa seria residencia no Brasil e depois fazer a PAE e trabalhar por 3 anos na França, certo? Assim tambem revalida seu diploma para outros países da UE?
Oi Claudia obrigada pelo video!! So p confirmar se eu entendi kk, a unica forma de poder realizar a residência ai na França seria me formando na faculdade de medicina ou na França ou em outro país da UE, ne? Q no caso como eu vo me formar aqui no Brasil, eu teria que revalidar pelo PAE, e para isso preciso ter tbm feito a residência aqui. Ai dps de me formar na resi aqui, faço o EVC, atuo dois anos supervisionada e rezo p ser aprovada kkkk Ah e se desse pfvv p colocar o link do grupo do facebook! N estou encontrando 😰
Oi, Maria. Para começar a graduação não é mais o paces, certo!? Como um estrangeiro vai conseguir começar a graduação do 0 na França, vc sabe? Obrigada desde já!
Oi Maria Claudia, obrigada pelo vídeo, bastante esclarecedor. Pretendo fazer o EVC para Pato, já sou Pato faz 11 anos. Não entendi a parte de revalidar o diploma, que revalida o diploma, ou é revalidado automaticamente, após passar pela CAE? Muito grata, estou renovando este sonho de voltar a morar na França, após este seu vídeo.
Link do grupo do facebook que vocês estão me pedindo :) facebook.com/groups/173962986276390/?ref=share Gente também quero deixar aqui um comentário do João Paulo Duprat, que ele deixou na minha página do facebook, que esclarece alguns pontos "Bom dia Maria Cláudia. Sou um colega médico que exerce aqui na França. Seu vídeo é didático e explicativo. Boa iniciativa para esclarecer o acesso à medicina aqui pois as informações podem ser confusas em relação à questão da autorização do exercício na França. Eu gostaria de acrescentar uma informação sobre um ponto que vc mencionou. O statut (cargo hospitalar) de assistant(praticien) attaché associé nunca permitiu acesso ao setor 2. Este cargo é ocupado por médicos com diploma obtido fora da UE e ainda não inscritos na Ordre des Médecins. A mudança de nomenclatura à qual vc se referiu ocorreu certamente para evitar confusões semânticas com o statut (cargo) de assistant spécialiste des hôpitaux que é um « poste validant »e permite acesso ao secteur 2. O cargo de assistant spécialiste des hôpitaux é ocupado exclusivamente por médicos já inscritos na Ordem dos Médicos. A lista de cargos (statuts) que permitem acesso ao secteur 2 está descrita no artigo 35.1 da convention médicale. Parabéns por sua iniciativa e pelo canal."
Oii tudo bem ?! Eu já pesquisei muito sobre fazer a facul de med desde do inicio aí na frança, mas ainda muito bem como fazer a aplicação, vc saberia mais ou menenos como funciona? Porque sempre foi um dos meus sonhos fazer med na França e quando encontrei o seu canal achei uma motivação para alimentar esse meu sonho :)))
Eu também queria no início , primeiro você tem que passar em medicina no Brasil ,depois você entra em contato com o campus France , você faz sua prova de nível de francês e tal ... Mas é muito caro o custo , não tem bolsa pra Med e ainda tem que pagar uma taxa anual .
Oii, é isso mesmo que a charllany disse. Você tem que passar em Med aqui no Brasil e quase não tem bolsa pra faculdade. Entra em contato com o Campus France, eles tiram todas as dúvidas.
Não to achando esse grupo no face. Achei um “brasileiros na França”, “estudantes brasileiros na França”, coisas do tipo, mas não específico de médicos. Você teria o link?! Obrigado!
Maria Claudia, Vi que médicos estrangeiros que trabalham na França ganham bem menos que os médicos franceses, tem até manifestações e petições públicas ao ministério da saúde sobre isso. Qual a sua opinião?
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda então eu posso, por exemplo Fazer faculdade de medicina no Brasil e residência em Portugal? Aí poderia ir atuar como médica na França direto?
Uma pessoa(no caso eu) casada com um Francês. Consequentemente eu iria obter a cidadania europeia. Eu sendo formada no Brasil (sem residência) eu conseguiria fazer a residência ou atuar na França de modo mais “fácil”?
Oi Julia! O processo continua sendo o mesmo, tem que fazer a PAE. Mas o fato de ter a nacionalidade ajuda muito em outras áreas, você não precisa de visto etc!
Oii! Tenho uma dúvida: você acha que é mais fácil (como estrangeiro) tentar fazer a faculdade inteira de medicina na França ou depois que terminar aqui no Brasil, fazendo a revalidação assim como você?
Difícil essa pergunta! Se você fala bem francês e tem uma grande capacidade de estudo, estudar todos os dias durante várias horas, acho melhor fazer a faculdade aqui. Senão é melhor fazer a PAE. O caminho que eu fiz pra revalidar não existe mais
Pra fazer residência na França, vc tem que fazer o ECNi, e pra fazer o ECNi, vc tem que estar inscrito no sexto ano de uma faculdade de medicina França ou na UE
Gente pra quem tem dúvida sobre algo que ela não falou, tenta entrar em contato com a faculdade que você quer ir por e-mail (eles respondem de verdade) e entra em contato com o Campus France. Para conseguir algumas informações fiz isso.
Obrigada!!!!
Minha experiência:
Oi gente, estou passando por isso ( desde 2018).
Meu esposo e eu ( francês) quando estudamos o processo da PAE era obrigatório três anos de prática , mas a informação que tínhamos era que a residencia médica não era obrigatória, ou seja, você poderia passar pelo exame apenas com seus 6 anos de medicina. Eu fiquei chocada e confusa, até foi motivo de discussão entre eu e meu esposo, pois além de achar isso um absurdo eu sempre quis fazer a residência médica.
Então fiz a homologação na Espanha ao mesmo tempo que na França. Detalhe, sou formada na Bolívia e não no Brasil.
Fui aceita em Paris 5 ( Descartes) em 2018, no último ano do Paces (eu e mais 4 médicos apenas . Não passei no primeiro ano e não tive uma segunda chance, mas na Espanha consegui!
Como sou casada e meu marido não é fluente em espanhol, achar um emprego pra ele é complicado!
Esse ano, uma amiga e eu (e também médica) estamos nos preparando para o MIR-2021, um exame nacional para a residência médica na Espanha.
Bom, serão 4 anos em território espanhol(mínimo) , depois ou faremos o PAE na França ou partirmos para a Suíça.
Abraços a todos e obrigada pelo vídeo.
Parabéns pela conquista Llara, que bom que você conseguiu a homologação na Espanha. Realmente a PACES é muito complicado. Boa sorte para as próximas etapas, tudo de bom
Adorei o vídeo!! Foi muito útil e tirou varias duvidas . Teria como falar um pouco mais sobre a residência na UE e como isso facilita a validação do diploma na França ? Desde já agradeço
Estou pesquisando sobre os processos de revalidação na Europa e de fato a França é um dos países mais fechados, não permite nem que os estrangeiros façam residência, já tem que ir com a especialidade feita. Obrigado pelas informações!
Qual você acha o mais "fácil" para fazer residência?
Ouvi dizer que a Alemanha é a mais fácil.
De nada 😊 É verdade que é muito difícil
@@charllany9934 em relação ao método de entrada na resdiência, pela minha pesquisa Portugal, Alemanha e Itália são os que nós brasileiros temos mais chances.
@@andrecardosoj Itália não precisa ter residência permanente?
Faz um video de como um cidadão do EU e um não cidadão faz pra entrar na facul ai na frança.
é obrigatório ter a residência no brasil então? não tem como ir só com o diploma da faculdade de medicina e começar a residência na frança?
Qual seria a melhor opção para uma pessoa que ainda não concluiu o curso?
@ mariaclaudia vc indica algum livro college para ortopedia/ traumatologia com especialidade em cirurgia da mão.
Dicas valiosas! Obgduu
Obrigada 😊
Tem como fazer medicina na França sem ter feito medicina no Brasil primeiro?
Oi Maria Claudia, muito obrigada pelas informações! Fiquei com uma dúvida vendo o seu vídeo: para fazer a prova de medicina geral pela PAE, preciso ter uma residência em medicina da família? Ou posso prestar apenas tendo trabalhado como médica generalista no Brasil?
Oi Maria Claudia! Tudo bem? Infelizmente o grupo de médicos brasileiros na França foi privado… você sabe se só está entrando quem faz consultoria?
Então a alternativa seria residencia no Brasil e depois fazer a PAE e trabalhar por 3 anos na França, certo? Assim tambem revalida seu diploma para outros países da UE?
Isso, mas não é garantido!
Oi Claudia obrigada pelo video!!
So p confirmar se eu entendi kk, a unica forma de poder realizar a residência ai na França seria me formando na faculdade de medicina ou na França ou em outro país da UE, ne? Q no caso como eu vo me formar aqui no Brasil, eu teria que revalidar pelo PAE, e para isso preciso ter tbm feito a residência aqui. Ai dps de me formar na resi aqui, faço o EVC, atuo dois anos supervisionada e rezo p ser aprovada kkkk
Ah e se desse pfvv p colocar o link do grupo do facebook! N estou encontrando 😰
Isso mesmo! O link é esse aqui
facebook.com/groups/173962986276390/?ref=share
Olá, o grupo ainda existe? Não estou encontrando
Acho que deixaram o grupo privado
Tbm n cinsegui acessar esse link
qual o valor das universidades particulares de medicina aí?
Então, se eu fizesse uma residência que durasse três anos em Portugal, em seguida eu poderia ir pra França sem passar por essas provas ?
Só se você completar a residência em Portugal
Oi, Maria. Para começar a graduação não é mais o paces, certo!? Como um estrangeiro vai conseguir começar a graduação do 0 na França, vc sabe? Obrigada desde já!
No site da campusfrance tem explicadinho o processo 😊
Ana Luisa Correa o novo processo?
Também queria saber
Acompanhando
Oi Maria Claudia, obrigada pelo vídeo, bastante esclarecedor. Pretendo fazer o EVC para Pato, já sou Pato faz 11 anos. Não entendi a parte de revalidar o diploma, que revalida o diploma, ou é revalidado automaticamente, após passar pela CAE? Muito grata, estou renovando este sonho de voltar a morar na França, após este seu vídeo.
Link do grupo do facebook que vocês estão me pedindo :)
facebook.com/groups/173962986276390/?ref=share
Gente também quero deixar aqui um comentário do João Paulo Duprat, que ele deixou na minha página do facebook, que esclarece alguns pontos
"Bom dia Maria Cláudia. Sou um colega médico que exerce aqui na França. Seu vídeo é didático e explicativo. Boa iniciativa para esclarecer o acesso à medicina aqui pois as informações podem ser confusas em relação à questão da autorização do exercício na França.
Eu gostaria de acrescentar uma informação sobre um ponto que vc mencionou. O statut (cargo hospitalar) de assistant(praticien) attaché associé nunca permitiu acesso ao setor 2. Este cargo é ocupado por médicos com diploma obtido fora da UE e ainda não inscritos na Ordre des Médecins. A mudança de nomenclatura à qual vc se referiu ocorreu certamente para evitar confusões semânticas com o statut (cargo) de assistant spécialiste des hôpitaux que é um « poste validant »e permite acesso ao secteur 2. O cargo de assistant spécialiste des hôpitaux é ocupado exclusivamente por médicos já inscritos na Ordem dos Médicos.
A lista de cargos (statuts) que permitem acesso ao secteur 2 está descrita no artigo 35.1 da convention médicale.
Parabéns por sua iniciativa e pelo canal."
Esse link n funciona 😞😞
Maria, td bem?? acompanho vc há uns dias.. eu tenho uma dúvida.. qual o valor de medicina em universidades particulares??
Bom dia você endica alguém que envia produto da França para o Brasil, eu quero comprar um produto aí mais não tem ninguém.
Oii tudo bem ?!
Eu já pesquisei muito sobre fazer a facul de med desde do inicio aí na frança, mas ainda muito bem como fazer a aplicação, vc saberia mais ou menenos como funciona?
Porque sempre foi um dos meus sonhos fazer med na França e quando encontrei o seu canal achei uma motivação para alimentar esse meu sonho :)))
Eu também queria no início , primeiro você tem que passar em medicina no Brasil ,depois você entra em contato com o campus France , você faz sua prova de nível de francês e tal ... Mas é muito caro o custo , não tem bolsa pra Med e ainda tem que pagar uma taxa anual .
Oii, é isso mesmo que a charllany disse. Você tem que passar em Med aqui no Brasil e quase não tem bolsa pra faculdade. Entra em contato com o Campus France, eles tiram todas as dúvidas.
Charllany aí muito obrigada eu não sabia que esse método se aplicava para o curso de medicina é só para os outros muito obrigada !!!😊
Laís Fernandes obrigada viu?!, vamos ver se vai dar certo KKKKKKK 🤞🏼😊
Mesmo ja morando na França tendo visto de estudante,tem que passar na faculdade de medicina no Brasil ??
Quantas vezes pode tentar o exame?
Não to achando esse grupo no face. Achei um “brasileiros na França”, “estudantes brasileiros na França”, coisas do tipo, mas não específico de médicos. Você teria o link?! Obrigado!
facebook.com/groups/173962986276390/?ref=share
Esse link n funciona
Maria Claudia,
Vi que médicos estrangeiros que trabalham na França ganham bem menos que os médicos franceses, tem até manifestações e petições públicas ao ministério da saúde sobre isso. Qual a sua opinião?
Eu só gostaria de saber, quantos anos duram a faculdade de medicina ??
Maria Claudia não consegui entrar no grupo do Facebook, parece que foi excluido ou está bloqueado
Tbm n consigo
Qual seria o livro para fazer a prova de medicina geral?
Se formar no Brasil e fazer residência em algum país da união europeia facilita o processo de revalidação? Não entendi muito bem essa parte.
Se você fizer residência em um país europeu o seu diploma vai ser considerado como europeu e você vai poder trabalhar na França direto
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda Entendi, obrigada!
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda então eu posso, por exemplo
Fazer faculdade de medicina no Brasil e residência em Portugal? Aí poderia ir atuar como médica na França direto?
Uma pessoa(no caso eu) casada com um Francês. Consequentemente eu iria obter a cidadania europeia. Eu sendo formada no Brasil (sem residência) eu conseguiria fazer a residência ou atuar na França de modo mais “fácil”?
Oi Julia! O processo continua sendo o mesmo, tem que fazer a PAE. Mas o fato de ter a nacionalidade ajuda muito em outras áreas, você não precisa de visto etc!
Oii! Tenho uma dúvida: você acha que é mais fácil (como estrangeiro) tentar fazer a faculdade inteira de medicina na França ou depois que terminar aqui no Brasil, fazendo a revalidação assim como você?
Difícil essa pergunta! Se você fala bem francês e tem uma grande capacidade de estudo, estudar todos os dias durante várias horas, acho melhor fazer a faculdade aqui. Senão é melhor fazer a PAE. O caminho que eu fiz pra revalidar não existe mais
Dá para revalidar o diploma e fazer a residência na França depois? Ou tem que fazer a residencia no Brasil antes?
Primeira pergunta resposta nao
Pra fazer residência na França, vc tem que fazer o ECNi, e pra fazer o ECNi, vc tem que estar inscrito no sexto ano de uma faculdade de medicina França ou na UE
Bonjour 💙
Bonjour :)
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️ Guten Morgen meine Liebe Maaaa