Eu estudei e moro na frança também. Sou hoje auditora da qualidade numa multinacional. Tenho muuita história pra contar! Sou engenheira, e o sistema é bem diferente!
@@luizaluluka Que legal! Eu imagino que seja bem diferente mesmo, eu fiquei impressionada também como o fato de estudar medicina em outro país foi totalmente diferente!
Olá! Achei seu vídeo muito bom e explicativo. Estou há dois meses na França, em uma escola de engenharia. Sendo sincera, estou tendo muitas dificuldades tanto com à adaptação do ritmo de estudo quanto à integração com os franceses e, nesse sentido, também me sinto desamparada. Estou tentando entender o que acontece e me organizar mas, como você disse, não é nada fácil. É sempre bom ouvir outras experiências, desejo sorte e força pra você!
Uma coisa que me chamou a atenção no teu vídeo é a sinceridade. Eu estudei na Sorbonne e na época dei até uma entrevista pro programa Vai pra onde, e expliquei um pouco sobre esse "mito" de estudar na França. Porém, a entrevista não foi ao ar pois acredito que o objetivo deles seja sempre maquiar essas coisas. O que faz com que as pessoas se decepcionem mais ainda quando chegam aqui e se deparam com a realidade. Sobre a minha experiência, eu estudei ciências políticas e não sei se era pela época (2010) ou pelo curso, mas eu pagava o mesmo preço que os europeus. Mas na minha faculdade não tinha restaurante do CROUS, não. Tínhamos que comer na rua mesmo e pela localização da faculdade, era bem caro. As provas eram também semestrais e muitas delas com apenas UMA pergunta! Portanto, se você não soubesse a resposta, estava mesmo ferrada. E a dissertação foi um pesadelo pra mim pois apesar de escrever bem o Francês, demorei muuuito pra entender o modelo que eles queriam. E quando pedia ajuda pros colegas me explicavam muito superficialmente (porque provavelmente era tão óbvio pra eles que não entendiam exatamente o que eu precisava que explicassem). Foram os dois anos mais difíceis da minha vida e apesar de todo o meu esforço, não consegui me formar :(
Liz pelo amor de deus,eu quero estudar ciências políticas na sorbonne Tem algum jeito de eu entrar em contato com vc ?? Eu não achei ninguém que fizesse esse curso la...por favor Tem como?
@@Rachel-sy7me para a maioria das universidades o processo de admissão se faz pelo Campus France. Porém, na Sorbonne é direto no site deles e você envia a documentação pedida por correio. Pelo menos assim foi quando fiz em 2010. Porém, espero que tenha lido bem o que escrevi. É muuuuito difícil. Tenta se informar no Campus France se tem como fazer o "prepa". É uma espécie de cursinho que se faz antes de entrar nas universidades aqui. Boa sorte!
@@lizpelomundo entendi,eu li bem sim e fiquei bem receosa O problema é que eu tô com 19 anos (faço 20 esse ano) e por mais que eu tenha procurado algum curso no Brasil que me atraísse eu não achei,eu queria realmente ciência política e não tem aqui no Brasil e eu queria muito ele Vi no site da sorbonne París panthéon 1 que o processo agora é feito pelo campus France...estou pensando em mandar um email tbm pra universidade perguntando sobre as frais d'inscription que uns dizem ser 2770 e outros 170 euros e algumas universidades manteram as frais d'inscription antigas... Vc acha que além de saber falar francês e português falar outro dois idiomas avançados ajuda pra eles aceitarem na universidade ? Vi que la eles tbm não usam gpa,minhas notas no ensino médio em exatas eram ruins porém em humanas era só alegria KKKKKk Oq vc acha ? E vc pode contar mais da sua experiência lá ?? Mais do que contou aqui
@@Rachel-sy7me Vc mandou email para a universidade ou está fazendo todo processo pelo campus france? Eu pretendo fazer mestrado na Sorbonne, mas tenho medo do teste de proficiência. Vamos ser amigas
Parabéns! Não volte...seja feliz... Já escutei de uma anestesista que sonha que seu filho seja médico, pois não precisa ser bom, mas simplesmente ser já tem respeito. Esse é o Brasil! Ela não mentiu.
Oiii, meu Deus que sorte. Estava procurando alguém que tivesse feito ou faz faculdade de psicologia na França. Pretendo começar a fazer meu primeiro ano de psicologia aqui no Brasil, porém pretendo terminar na França. Gostaria que me explicasse como é a questão do ensino,a didática das aulas, as pessoas.... Por favor!❤
Gostei muito! Eu sou médica também e tenho equivalência em Portugal, onde trabalho e vivo ha 6 anos. Sou residente aqui e realmente é uma experiência muito diferente do Brasil. Aprendi muito mais aqui nesses últimos anos do que nos meus 6 anos de faculdade. A prática é diferente, mas ao mesmo tempo muito mais organizada. Obrigada pela partilha!
Concordo totalmente! De qualquer forma sempre é um aprendizado vir morar em um país novo, sempre tem novas lições a serem aprendidas! Boa sorte pra você :)
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda Claro! Sem contar no crescimento pessoal. O profissional é só uma parcela da nossa vida e nossas escolhas. Eu nunquinha me arrependi de ter vindo para Portugal.
Eu sou engenheira de Alimentos pela UFC, moro na França desde 2014, fiz mestrado aqui! E nossa, nunca estudei tanto na vida!! Aqui a pressão é enorme mesmo, sempre sentia que tava ficando pra trás, que não sabia o suficiente...
Nossa tivemos experiências bem parecida então! é sempre bom saber que tem pessoas que passaram ou estão passando pela mesma coisa que a gente! Obrigada por compartilhar sua história :)
ola Maria, achei seu canal muito esclarecedor. Estou no meu 4° ano de medicina e meu sonho é exercer minha carreira aí. Estudo francês desde meus 18 anos já com esse objetivo em mente, para primeiramente conseguir minha proeficiencia. Não é fácil, mas quando a gente quer fazemos acontecer. Abraço e sucesso!!!!
Alguém que faz ou fez psicologia na França. Pode explicar como é a didática das aulas, a forma de ensino, os custos, o padrão que a universidade quer.... Por favor!
Pode fazer um vídeo falando o motivo pra ter ido morar na França? E também sobre como você aprendeu francês? Conheci seu canal hoje e mesmo que não estude Medicina (estudo Administração), a França sempre foi o país que eu quis morar.
Oi Jessica que legal! Vou fazer um vídeo sobre isso, agora ta meio complicado de gravar pq to meio sem tempo, já que to tendo que estudar pro concurso, mas assim que puder eu gravo! Acho que vou responder essas perguntas mais frequentes que vocês me perguntam no instagram, me segue lá se vc quiser acompanhar meu dia a dia (é mais fácil pra mim postar lá do que aqui): @mariaclaudiairm
Oii, Maria Cláudia. Geralmente não costumo comentar, mas gosto muito dos teus videos, principalmente pela forma realista como tu descreve teu percurso. Estou no 5° ano de medicina no Brasil (estudo na UFRGS) e estou MUITO decidida a revalidar meu diploma na Itália. O processo pode ser feito via universidade ou via Ministério da Saúde. Caso seja feito via universidade, é necessario refazer o 6° ano. Me parece ser um processo mais rápido do que na França. No momento estou só me dedicando ao idioma e a estudar para os estágios da faculdade. A princípio irei só no final de 2021, o que é bom e ruim ao mesmo tempo pois apesar de ter muito tempo para me preparar (ainda não sei bem como), o processo de validação pode mudar bastante até lá. Parabéns pelos vídeos e boa sorte com as próximas provas!
Muito obrigada Débora! Verdade que pelo que eu sei me parece mais simples revalidar na Itália, apesar de saber que nunca vai ser fácil revalidar, não importa qual seja o país. Boa sorte pra você no processo de revalidação :) Beijos
@@maayy_. Nossa, parece que passaram alguns séculos desde que fiz esse comentário. Sim, está dando certo! Aceitaram a minha documentação para a revalidação e em setembro faço as provas aplicadas pelo ministério da saúde. Daí eu volto para contar se deu tudo certo mesmo ;)
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda Em teoria novos decretos passados em 2016 junto a criação do portal Carolina Bori deveriam facilitar o reconhecimento de diplomas estrangeiros. Coisa que deveria durar uns 6 meses. Mas na pratica não é assim.
Oi, Maria Cláudia! Estou no 5º ano de medicina no Brasil e quero ir pra França depois de formar. Pesquisando as possibilidades vi que é possível também fazer o Internat en Médecine à Titre Étranger, que no caso (pelo que eu entendi) não precisaria dar entrada em processo de validação, apenas fazer as provas pra entrar pra especialização. Gostaria de saber sua opinião sobre essa modalidade, caso a conheça. Obrigada :)
Oi Flávia! Essa opção existe, mas você não poderá exercer na França uma vez que a residência tiver acabado. Se você só quiser ficar na França durante o tempo da residência é uma boa opção. Também te aconselharia a verificar na especialidade que você quer fazer se, quando você voltar pro Brasil, a residência vai ser reconhecida. Boa sorte pra você :)
Não sabia disso... Na verdade pretendo ficar na França depois que terminar a residência. Mas por exemplo, não daria pra fazer o PAE depois de terminar o internato? Visto que já teria especialidade e os 3 anos de experiência hospitalar (já na França inclusive).
Meu esposo é Angolano,e é especialista em cuidados intensivos,ele quer trabalhar lá qual será o processo???? Pra revalidar lá como especialista????????????
Estou estudando francês para ir à Paris e cursar medicina, mas estou com um pouco de receio no âmbito financeiro, já que pelo que estou vendo não sobre tempo para trabalhar em nada; não é?... O que me aconselha?
Olá Maria Cláudia! Estou no 7º período de medicina no Brasil e pretendo fazer algum internato na França. Gostaria de saber se você entende sobre isso e poderia me ajudar, pois não sei nem por onde começar para fazer esse intercâmbio. Obrigado! Ótimo canal!
Oi Augusto! Sim eu entendo. Vc a princípio precisa aplicar para um DFMS (diplôme de formation médicale spécialisée). É o que vc precisa pra poder fazer uma parte do internato na França (que aqui se chama externat por sinal, internat é a residência). Boa sorte 🍀
Terminei o ensino médio e tô estudando pra prestar vestibular, porém eu queria muito cursar em uma faculdade francesa, o que vc aconselha? Tentar uma faculdade aqui mesmo ou tentar ?
Isso depende dos seus objetivos de vida e os motivos para estudar na França (se são superficiais ou objetivos). Isso é muito pessoal, não existe o melhor ou pior sem analisar de fato a individualidade de cada um. Você pretende fazer pesquisa? A França é bem desenvolvida na sua área? O seu curso é valorizado na França? A França vai ser a melhor opção para a sua área? Você tem que analisar e refletir para que possa se decidir
Se formar no Brasil irá te afetar? Irá causar algum problema? Por exemplo, caso seja a área de saúde tenha em mente que as doenças são diferentes, os problemas sociais e a saúde pública também são diferentes. Você irá precisar estudar novos conteúdos. O direito também é diferente, as legislações não são exatamente iguais às do Brasil. Se vale a pena ou não, se irá te prejudicar ou não a resposta é: depende. Pode ser que se formar no Brasil seja ótimo, pode ser que o seu curso no Brasil seja muito diferente de como ele é na França. Depende muito
Sou médica tambem, que desespero. Eu não passei no primeiro ano e agora o Paces não te dá uma segunda oportunidade. Tive dificuldade com o cálculo e com o Francês. Não sei como descrever meu sentimento. Muito obrigada pelo seu vídeo descreve com detalhes nossa dificuldade. Fora do assunto: você é linda❤ boa sorte!
Eu entendo totalmente, a PACES é muito difícil, até pros franceses! Você é muito corajosa por ter tentado! Tente falar com o doyen da sua faculdade pra saber quais seriam outras opções de caminho pra revalidar o diploma, talvez ele ou ela possa te ajudar! Boa sorte no seu caminho :) Beijos
Oi Maria Claudia! Queria te perguntar se algum dos seus professores do externat já comentou algo sobre o master pra médicos. Se é importante, inútil...hahahah Pergunto porque também sou médica e enquanto estou nesse processo da PAE decidi fazer o Master pra pelo menos tentar enriquecer o CV. Estou terminando agora o M1 biologie-santé da Paris XI, mas simplesmente detestei...muito difícil e nada a ver com a medicina mesmo de fato, então penso em nem seguir para o M2 por enquanto. Já escutou algo a respeito desse assunto? Parabéns pelos vídeos! Muito legais!
Brigada Marcella! Vou e falar o pouco que já ouvi falar. Na maioria das faculdades eles te oferecem o master 1 desde o segundo ano da faculdade, vc faz os dois ao mesmo tempo (a faculdade e o master). Normalmente os alunos procuram fazer o master 1 e depois o master 2 antes de chegar no quarto ano (começo do externat), pq depois não dá tempo. Mas nada te impede de fazer o master durante o externat ou até durante o internat. O interesse dos masters é depois, uma vez que vc termina o internat, se você quiser trabalhar em secteur 2 (fazer dépassements d'honoraires). Pra poder trabalhar em secteur 2 vc precisa ter trabalhado como CCA (chef de clinique assistant) ou como assistant nos hospitais, e a maioria dos chefes de serviço preferem contratar CCAs que têm master, porque o trabalho deles também inclui uma parte de ensino e de pesquisa. Mas ainda não é obrigatório ter feito o master pra virar CCA, apenas recomendado. No caso da PAE eu não sei exatamente como funciona, acho que sempre pode ser um plus pro seu currículo, mas também não sei se vale a pena se for algo que você realmente detesta. Boa sorte :)
Maria, porque você não optou por realizar a revalidação de diploma pelo EVC (épreuves de vérification des connaissances)? Vou terminar a faculdade de Odontologia no Brasil, esse ano, e essa tem sido minha opção número 1 para revalidação...
Oi Suzanne! Eu não sei como funciona em odonto, mas em medicina, pra você poder fazer a PAE, você precisa ter uma especialidade no Brasil. Eu vim pra França assim que me formei, então não era uma opção pra mim. Além disso, ter passado pela PACES tem outras vantagens. No final desse processo, meu diploma vai ser um diploma francês e eu não vou ter nenhuma limitação, coisa que poderia acontecer se tivesse um diploma "reconhecido", o que é o caso da PAE (a EVC é a primeira etapa da PAE). Mas eu reconheço que fazer a EVC pode ser um caminho muito mais prático. Os dois caminhos têm suas vantagens e desvantagens :)
Entendi!! Em Odonto não necessariamente precisamos ter especialidade pra fazer a EVC. Mas sim, tem os pós e contras. Você já sabe como vai ser daqui pra frente em relação ao PACES? Será só 1 tentativa mesmo? Eu lembro que você comentou algo relacionado a isso em outro vídeo... Estou procurando todas as alternativas possíveis, além do EVC, pq já faz 3 anos que não abrem vagas pra Odontologia...
A PACES é prova discursiva ou de escolhas múltiplas? Tenho muita dificuldade pra encontrar informações referentes a essa prova na internet... Ela atualmente está sendo uma possibilidade pra mim, e eu gostaria de poder ter q acesso ao conteúdo antes das aulas..
@@suzannetrichet4699 Esse assunto ainda está um pouco nebuloso, porque a partir de 2020 não vai mais existir PACES. Essa coisa de 1 só tentativa já está sendo feita, somente em Paris. A partir do ano que vem, não vai ser mais um concurso como era antigamente pra entrar nas faculdades de saúde. A seleção vai se fazer ao longo dos anos. O mistério vai ser em relação aos profissionais estrangeiros, porque eu imagino que eles não vão fazer com que as pessoas repassem toda a faculdade. O que eu te aconselho é ligar pra faculdade que você gostaria de ir aqui na França e perguntar como vai ser pros dentistas estrangeiros agora que não vai ter mais PACES. Boa sorte pra você.
@@suzannetrichet4699 A PACES são várias provas, a maioria múltipla escolha. E uma ou duas provas discursivas. O problema é que a PACES não vai mais existir a partir do ano que vem.
Boa, Maria Claudia! Comecei o projeto pouco depois de me formar, infelizmente.. inclusive tenho uma comunidade grande no Fb que não frequento mais (Brazilian Doctors Abroad). Tenho cidadania espanhola e tinha a intenção de revalidar na Espanha para ter acesso na União Europeia. Acabei terminando cirurgia geral e estou na segunda residência (endoscopia). Sem coragem de começar tudo denovo!! Rsrs. Minha namorada também não se mostra interessada. Sempre teve a intenção de ir para Europa? Ou foi atrás de alguém?
Oi Cayetano! é verdade que é um processo complicado, acho que em qualquer país, é uma decisão que deve ser pensada cuidadosamente. Eu já tinha vontade de fazer residência fora, no começo pensava em fazer o USMLE. Mas no processo conheci meu namorado, que é francês, e admito que isso pesou muito na balança na hora de decidir vir pra França. E tenho a sorte de ter a nacionalidade francesa também. Mas boa sorte pra você, não importa qual seja a decisão. Parabéns pela residência em endoscopia :)
Conheci seu canal hj e estou adorando seus vídeos. Saberia me dizer se o período de trabalho supervisionado no PAE é remunerado? Se sim , sabe o valor aproximado? E mais uma dúvida: esse trabalho supervisionado já é na sua especialidade que está tentando revalidar ou é como clínico geral?
Oi Denilson, infelizmente não sei muito bem como funciona para engenharia. Talvez fazer um master na França ou fazer uma parte dos seus estudos aqui te ajude muito no futuro, caso você queira trabalhar aqui. Boa sorte!
Ei Maria tudo bom? Atualmente sou estudante de fisioterapia no Brasil e gostaria muito de ir pra França pra fazer um master, é possível? A validação do diploma estrangeiro é válido?
Olá! Gostaria do seu contato para perguntar algumas coisas acerca da medicina na França, sobretudo através do Campus France. Já morei na França e já fui aprovado em medicina no Brasil. Obrigado!
Vocês já estudaram em algum lugar fora do Brasil? Como foi a experiência de vocês? Me contem :)
Eu estudei e moro na frança também. Sou hoje auditora da qualidade numa multinacional. Tenho muuita história pra contar! Sou engenheira, e o sistema é bem diferente!
@@luizaluluka Que legal! Eu imagino que seja bem diferente mesmo, eu fiquei impressionada também como o fato de estudar medicina em outro país foi totalmente diferente!
Sim, estudei e moro na Gold Coast desde 2013 e foi a melhor escolha da minha vida! Mto legal teu canal! :)
@@CarolPrates Que legal, a Gold Coast é maravilhosa! Brigada pelo comentário :)
Olá! Achei seu vídeo muito bom e explicativo. Estou há dois meses na França, em uma escola de engenharia. Sendo sincera, estou tendo muitas dificuldades tanto com à adaptação do ritmo de estudo quanto à integração com os franceses e, nesse sentido, também me sinto desamparada. Estou tentando entender o que acontece e me organizar mas, como você disse, não é nada fácil. É sempre bom ouvir outras experiências, desejo sorte e força pra você!
Uma coisa que me chamou a atenção no teu vídeo é a sinceridade. Eu estudei na Sorbonne e na época dei até uma entrevista pro programa Vai pra onde, e expliquei um pouco sobre esse "mito" de estudar na França. Porém, a entrevista não foi ao ar pois acredito que o objetivo deles seja sempre maquiar essas coisas. O que faz com que as pessoas se decepcionem mais ainda quando chegam aqui e se deparam com a realidade.
Sobre a minha experiência, eu estudei ciências políticas e não sei se era pela época (2010) ou pelo curso, mas eu pagava o mesmo preço que os europeus. Mas na minha faculdade não tinha restaurante do CROUS, não. Tínhamos que comer na rua mesmo e pela localização da faculdade, era bem caro.
As provas eram também semestrais e muitas delas com apenas UMA pergunta! Portanto, se você não soubesse a resposta, estava mesmo ferrada. E a dissertação foi um pesadelo pra mim pois apesar de escrever bem o Francês, demorei muuuito pra entender o modelo que eles queriam. E quando pedia ajuda pros colegas me explicavam muito superficialmente (porque provavelmente era tão óbvio pra eles que não entendiam exatamente o que eu precisava que explicassem).
Foram os dois anos mais difíceis da minha vida e apesar de todo o meu esforço, não consegui me formar :(
sinto muito, mas você foi extremamente forte!!
Liz pelo amor de deus,eu quero estudar ciências políticas na sorbonne
Tem algum jeito de eu entrar em contato com vc ?? Eu não achei ninguém que fizesse esse curso la...por favor
Tem como?
@@Rachel-sy7me para a maioria das universidades o processo de admissão se faz pelo Campus France. Porém, na Sorbonne é direto no site deles e você envia a documentação pedida por correio. Pelo menos assim foi quando fiz em 2010. Porém, espero que tenha lido bem o que escrevi. É muuuuito difícil. Tenta se informar no Campus France se tem como fazer o "prepa". É uma espécie de cursinho que se faz antes de entrar nas universidades aqui. Boa sorte!
@@lizpelomundo entendi,eu li bem sim e fiquei bem receosa
O problema é que eu tô com 19 anos (faço 20 esse ano) e por mais que eu tenha procurado algum curso no Brasil que me atraísse eu não achei,eu queria realmente ciência política e não tem aqui no Brasil e eu queria muito ele
Vi no site da sorbonne París panthéon 1 que o processo agora é feito pelo campus France...estou pensando em mandar um email tbm pra universidade perguntando sobre as frais d'inscription que uns dizem ser 2770 e outros 170 euros e algumas universidades manteram as frais d'inscription antigas...
Vc acha que além de saber falar francês e português falar outro dois idiomas avançados ajuda pra eles aceitarem na universidade ? Vi que la eles tbm não usam gpa,minhas notas no ensino médio em exatas eram ruins porém em humanas era só alegria KKKKKk
Oq vc acha ? E vc pode contar mais da sua experiência lá ?? Mais do que contou aqui
@@Rachel-sy7me Vc mandou email para a universidade ou está fazendo todo processo pelo campus france? Eu pretendo fazer mestrado na Sorbonne, mas tenho medo do teste de proficiência. Vamos ser amigas
Esse vídeo tem um nível de humildade e sinceridade gritante. Parabéns.
Muito obrigada 😍
Parabéns! Não volte...seja feliz... Já escutei de uma anestesista que sonha que seu filho seja médico, pois não precisa ser bom, mas simplesmente ser já tem respeito. Esse é o Brasil! Ela não mentiu.
Legal seu vídeo😊
Vou começar a estudar Psicologia em Toulouse e estudei em uma federal no Brasil. Estou ansiosa para ver a diferença. Bon courage !
Merci! Bon courage pra você também :)
Oiii, meu Deus que sorte.
Estava procurando alguém que tivesse feito ou faz faculdade de psicologia na França. Pretendo começar a fazer meu primeiro ano de psicologia aqui no Brasil, porém pretendo terminar na França.
Gostaria que me explicasse como é a questão do ensino,a didática das aulas, as pessoas....
Por favor!❤
Gostei muito! Eu sou médica também e tenho equivalência em Portugal, onde trabalho e vivo ha 6 anos. Sou residente aqui e realmente é uma experiência muito diferente do Brasil. Aprendi muito mais aqui nesses últimos anos do que nos meus 6 anos de faculdade. A prática é diferente, mas ao mesmo tempo muito mais organizada. Obrigada pela partilha!
Concordo totalmente! De qualquer forma sempre é um aprendizado vir morar em um país novo, sempre tem novas lições a serem aprendidas! Boa sorte pra você :)
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda Claro! Sem contar no crescimento pessoal. O profissional é só uma parcela da nossa vida e nossas escolhas. Eu nunquinha me arrependi de ter vindo para Portugal.
Eu sou engenheira de Alimentos pela UFC, moro na França desde 2014, fiz mestrado aqui! E nossa, nunca estudei tanto na vida!! Aqui a pressão é enorme mesmo, sempre sentia que tava ficando pra trás, que não sabia o suficiente...
Nossa tivemos experiências bem parecida então! é sempre bom saber que tem pessoas que passaram ou estão passando pela mesma coisa que a gente! Obrigada por compartilhar sua história :)
ola Maria, achei seu canal muito esclarecedor. Estou no meu 4° ano de medicina e meu sonho é exercer minha carreira aí. Estudo francês desde meus 18 anos já com esse objetivo em mente, para primeiramente conseguir minha proeficiencia. Não é fácil, mas quando a gente quer fazemos acontecer. Abraço e sucesso!!!!
Oi Rayane, obrigada :) Realmente não é fácil, mas com perseverança tudo é possível! Boa sorte 😊
Rayane Souza Fique no Brasil 🇧🇷, pois precisamos de vc. As: Bolsonaro 😂😂😂
Respeito! Medicina não é facil aqui na França. Força e couragem!
Sim,porém tbm é difícil se adaptar a rotina francês tbm eu demorei para me adaptar eu moro a anos porém a França é um país lindo então vale a pena
Olá Maria, faz um vídeo explicando o conteúdo que cai na prova do PACES.
Alguém que faz ou fez psicologia na França. Pode explicar como é a didática das aulas, a forma de ensino, os custos, o padrão que a universidade quer....
Por favor!
não é que eu não saiba francês, eu apenas faço um uso altamente personalizado da ortografia, dos plurais, dos tempos verbais e de tudo o mais
Você recebeu algum auxílio financeiro nesse período que você foi pra França? Quando você entrou na faculdade mesmo e teve que fazer todo esse processo
Parabéns querida!
Pode fazer um vídeo falando o motivo pra ter ido morar na França? E também sobre como você aprendeu francês? Conheci seu canal hoje e mesmo que não estude Medicina (estudo Administração), a França sempre foi o país que eu quis morar.
Oi Jessica que legal! Vou fazer um vídeo sobre isso, agora ta meio complicado de gravar pq to meio sem tempo, já que to tendo que estudar pro concurso, mas assim que puder eu gravo! Acho que vou responder essas perguntas mais frequentes que vocês me perguntam no instagram, me segue lá se vc quiser acompanhar meu dia a dia (é mais fácil pra mim postar lá do que aqui): @mariaclaudiairm
Oii, Maria Cláudia. Geralmente não costumo comentar, mas gosto muito dos teus videos, principalmente pela forma realista como tu descreve teu percurso. Estou no 5° ano de medicina no Brasil (estudo na UFRGS) e estou MUITO decidida a revalidar meu diploma na Itália. O processo pode ser feito via universidade ou via Ministério da Saúde. Caso seja feito via universidade, é necessario refazer o 6° ano. Me parece ser um processo mais rápido do que na França. No momento estou só me dedicando ao idioma e a estudar para os estágios da faculdade. A princípio irei só no final de 2021, o que é bom e ruim ao mesmo tempo pois apesar de ter muito tempo para me preparar (ainda não sei bem como), o processo de validação pode mudar bastante até lá. Parabéns pelos vídeos e boa sorte com as próximas provas!
Muito obrigada Débora! Verdade que pelo que eu sei me parece mais simples revalidar na Itália, apesar de saber que nunca vai ser fácil revalidar, não importa qual seja o país. Boa sorte pra você no processo de revalidação :) Beijos
E aí moça, deu certo?
@@maayy_. Nossa, parece que passaram alguns séculos desde que fiz esse comentário. Sim, está dando certo! Aceitaram a minha documentação para a revalidação e em setembro faço as provas aplicadas pelo ministério da saúde. Daí eu volto para contar se deu tudo certo mesmo ;)
aeeeeeeeeeeeee video novo parabéns
Brigada :) Eu já tinha gravado esse vídeo antes de c me dar sua sugestão! Mas pode ficar tranquilo que devo fazer um vídeo falando sobre os salários
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda ata KKKKKK
Minha boneca querida ;)
💕💕
Fiz 2 anos de escola de engenharia na França. Obtive meu diploma de engenheiro. Levou quase 3 anos para revalidar no Brasil.
Caramba! Então não é só em medicina que é assim :/ Parabéns por ter conseguido revalidar :)
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda Em teoria novos decretos passados em 2016 junto a criação do portal Carolina Bori deveriam facilitar o reconhecimento de diplomas estrangeiros. Coisa que deveria durar uns 6 meses. Mas na pratica não é assim.
Oi, Maria Cláudia! Estou no 5º ano de medicina no Brasil e quero ir pra França depois de formar. Pesquisando as possibilidades vi que é possível também fazer o Internat en Médecine à Titre Étranger, que no caso (pelo que eu entendi) não precisaria dar entrada em processo de validação, apenas fazer as provas pra entrar pra especialização. Gostaria de saber sua opinião sobre essa modalidade, caso a conheça.
Obrigada :)
Oi Flávia! Essa opção existe, mas você não poderá exercer na França uma vez que a residência tiver acabado. Se você só quiser ficar na França durante o tempo da residência é uma boa opção. Também te aconselharia a verificar na especialidade que você quer fazer se, quando você voltar pro Brasil, a residência vai ser reconhecida. Boa sorte pra você :)
Não sabia disso... Na verdade pretendo ficar na França depois que terminar a residência. Mas por exemplo, não daria pra fazer o PAE depois de terminar o internato? Visto que já teria especialidade e os 3 anos de experiência hospitalar (já na França inclusive).
Flávia Albuquerque Não sei te responder! Talvez eles deixem, mas acho melhor verificar. Se você souber a resposta me fala 😊
Meu esposo é Angolano,e é especialista em cuidados intensivos,ele quer trabalhar lá qual será o processo???? Pra revalidar lá como especialista????????????
vous êtes très élégant et captivant.J'aime votre vidéo.
Merci Klennyo :)
Existe alguma maneira de conseguirmos esses livros daí, pra já começar a estudar aqui durante o curso?
Adoro os seus videos! Qual a faculdade e em qual cidade você faz?
Oi Júlia! Faço faculdade em Paris, na Paris Diderot
Por favor, faz um vídeo só sobre o primeiro ano🙏🏼..
Oi Carol! Já fiz dois vídeos contando minha experiência no primeiro ano! Se chaman revalidando o diploma de medicina na França parte 1 e 2 🙂
Vc é médica e linda! Poderia ficar aqui e fazer uma residência! Todos se formam generalista com essa insegurança. Mas boa sorte aí na França.
Muito massa seu vedeo, pretendo estuda no futuro franca(estudar engenharia ou algun outro curso nesse sentido)
Nunca estudei fora,mas pretendo.kkkkkk
Que legal Denilson :)
Onde vc fez faculdade no Brasil?
Estou estudando francês para ir à Paris e cursar medicina, mas estou com um pouco de receio no âmbito financeiro, já que pelo que estou vendo não sobre tempo para trabalhar em nada; não é?... O que me aconselha?
Também estou nesse mesmo ramo ! 🤦🏽♀️
Nem no Brasil dá pra conciliar Medicina com trabalho (tenho irmão médico), não aconselho esperar isso aqui na França...
Princesa Maria outro like te espero nas live a noite ,💝😘
Olá Maria Cláudia! Estou no 7º período de medicina no Brasil e pretendo fazer algum internato na França. Gostaria de saber se você entende sobre isso e poderia me ajudar, pois não sei nem por onde começar para fazer esse intercâmbio. Obrigado! Ótimo canal!
Oi Augusto! Sim eu entendo. Vc a princípio precisa aplicar para um DFMS (diplôme de formation médicale spécialisée). É o que vc precisa pra poder fazer uma parte do internato na França (que aqui se chama externat por sinal, internat é a residência). Boa sorte 🍀
@@MariaClaudiaDaRochaMiranda Tudo bem, muito obrigado!!
Terminei o ensino médio e tô estudando pra prestar vestibular, porém eu queria muito cursar em uma faculdade francesa, o que vc aconselha? Tentar uma faculdade aqui mesmo ou tentar ?
Isso depende dos seus objetivos de vida e os motivos para estudar na França (se são superficiais ou objetivos). Isso é muito pessoal, não existe o melhor ou pior sem analisar de fato a individualidade de cada um.
Você pretende fazer pesquisa? A França é bem desenvolvida na sua área? O seu curso é valorizado na França? A França vai ser a melhor opção para a sua área? Você tem que analisar e refletir para que possa se decidir
Se formar no Brasil irá te afetar? Irá causar algum problema?
Por exemplo, caso seja a área de saúde tenha em mente que as doenças são diferentes, os problemas sociais e a saúde pública também são diferentes. Você irá precisar estudar novos conteúdos.
O direito também é diferente, as legislações não são exatamente iguais às do Brasil.
Se vale a pena ou não, se irá te prejudicar ou não a resposta é: depende.
Pode ser que se formar no Brasil seja ótimo, pode ser que o seu curso no Brasil seja muito diferente de como ele é na França. Depende muito
Sou médica tambem, que desespero. Eu não passei no primeiro ano e agora o Paces não te dá uma segunda oportunidade. Tive dificuldade com o cálculo e com o Francês. Não sei como descrever meu sentimento. Muito obrigada pelo seu vídeo descreve com detalhes nossa dificuldade.
Fora do assunto: você é linda❤ boa sorte!
Eu entendo totalmente, a PACES é muito difícil, até pros franceses! Você é muito corajosa por ter tentado! Tente falar com o doyen da sua faculdade pra saber quais seriam outras opções de caminho pra revalidar o diploma, talvez ele ou ela possa te ajudar! Boa sorte no seu caminho :) Beijos
Oi Maria Claudia! Queria te perguntar se algum dos seus professores do externat já comentou algo sobre o master pra médicos. Se é importante, inútil...hahahah
Pergunto porque também sou médica e enquanto estou nesse processo da PAE decidi fazer o Master pra pelo menos tentar enriquecer o CV. Estou terminando agora o M1 biologie-santé da Paris XI, mas simplesmente detestei...muito difícil e nada a ver com a medicina mesmo de fato, então penso em nem seguir para o M2 por enquanto. Já escutou algo a respeito desse assunto?
Parabéns pelos vídeos! Muito legais!
Brigada Marcella! Vou e falar o pouco que já ouvi falar. Na maioria das faculdades eles te oferecem o master 1 desde o segundo ano da faculdade, vc faz os dois ao mesmo tempo (a faculdade e o master). Normalmente os alunos procuram fazer o master 1 e depois o master 2 antes de chegar no quarto ano (começo do externat), pq depois não dá tempo. Mas nada te impede de fazer o master durante o externat ou até durante o internat. O interesse dos masters é depois, uma vez que vc termina o internat, se você quiser trabalhar em secteur 2 (fazer dépassements d'honoraires). Pra poder trabalhar em secteur 2 vc precisa ter trabalhado como CCA (chef de clinique assistant) ou como assistant nos hospitais, e a maioria dos chefes de serviço preferem contratar CCAs que têm master, porque o trabalho deles também inclui uma parte de ensino e de pesquisa. Mas ainda não é obrigatório ter feito o master pra virar CCA, apenas recomendado. No caso da PAE eu não sei exatamente como funciona, acho que sempre pode ser um plus pro seu currículo, mas também não sei se vale a pena se for algo que você realmente detesta. Boa sorte :)
Muito obrigada! Era mais ou menos isso que eu já tinha escutado também, mas ajudou a esclarecer melhor! Boa sorte pra você também!! Beijos
Maria, porque você não optou por realizar a revalidação de diploma pelo EVC (épreuves de vérification des connaissances)? Vou terminar a faculdade de Odontologia no Brasil, esse ano, e essa tem sido minha opção número 1 para revalidação...
Oi Suzanne! Eu não sei como funciona em odonto, mas em medicina, pra você poder fazer a PAE, você precisa ter uma especialidade no Brasil. Eu vim pra França assim que me formei, então não era uma opção pra mim. Além disso, ter passado pela PACES tem outras vantagens. No final desse processo, meu diploma vai ser um diploma francês e eu não vou ter nenhuma limitação, coisa que poderia acontecer se tivesse um diploma "reconhecido", o que é o caso da PAE (a EVC é a primeira etapa da PAE). Mas eu reconheço que fazer a EVC pode ser um caminho muito mais prático. Os dois caminhos têm suas vantagens e desvantagens :)
Entendi!! Em Odonto não necessariamente precisamos ter especialidade pra fazer a EVC. Mas sim, tem os pós e contras. Você já sabe como vai ser daqui pra frente em relação ao PACES? Será só 1 tentativa mesmo? Eu lembro que você comentou algo relacionado a isso em outro vídeo... Estou procurando todas as alternativas possíveis, além do EVC, pq já faz 3 anos que não abrem vagas pra Odontologia...
A PACES é prova discursiva ou de escolhas múltiplas? Tenho muita dificuldade pra encontrar informações referentes a essa prova na internet... Ela atualmente está sendo uma possibilidade pra mim, e eu gostaria de poder ter q acesso ao conteúdo antes das aulas..
@@suzannetrichet4699 Esse assunto ainda está um pouco nebuloso, porque a partir de 2020 não vai mais existir PACES. Essa coisa de 1 só tentativa já está sendo feita, somente em Paris. A partir do ano que vem, não vai ser mais um concurso como era antigamente pra entrar nas faculdades de saúde. A seleção vai se fazer ao longo dos anos. O mistério vai ser em relação aos profissionais estrangeiros, porque eu imagino que eles não vão fazer com que as pessoas repassem toda a faculdade. O que eu te aconselho é ligar pra faculdade que você gostaria de ir aqui na França e perguntar como vai ser pros dentistas estrangeiros agora que não vai ter mais PACES. Boa sorte pra você.
@@suzannetrichet4699 A PACES são várias provas, a maioria múltipla escolha. E uma ou duas provas discursivas. O problema é que a PACES não vai mais existir a partir do ano que vem.
Boa, Maria Claudia! Comecei o projeto pouco depois de me formar, infelizmente.. inclusive tenho uma comunidade grande no Fb que não frequento mais (Brazilian Doctors Abroad). Tenho cidadania espanhola e tinha a intenção de revalidar na Espanha para ter acesso na União Europeia. Acabei terminando cirurgia geral e estou na segunda residência (endoscopia). Sem coragem de começar tudo denovo!! Rsrs. Minha namorada também não se mostra interessada. Sempre teve a intenção de ir para Europa? Ou foi atrás de alguém?
Oi Cayetano! é verdade que é um processo complicado, acho que em qualquer país, é uma decisão que deve ser pensada cuidadosamente. Eu já tinha vontade de fazer residência fora, no começo pensava em fazer o USMLE. Mas no processo conheci meu namorado, que é francês, e admito que isso pesou muito na balança na hora de decidir vir pra França. E tenho a sorte de ter a nacionalidade francesa também. Mas boa sorte pra você, não importa qual seja a decisão. Parabéns pela residência em endoscopia :)
Muito legal o grupo no facebook, vou dar uma olhada!
Conheci seu canal hj e estou adorando seus vídeos. Saberia me dizer se o período de trabalho supervisionado no PAE é remunerado? Se sim , sabe o valor aproximado? E mais uma dúvida: esse trabalho supervisionado já é na sua especialidade que está tentando revalidar ou é como clínico geral?
Oi Marília, obrigada! Já é na sua especialidade, é remunerado, por volta de 1200 a 1500 euros
Oi estou querendo ir fazer faculdade na França como faz?
Vc fez faculdade publica ou privada no Brasil????
depois voce pode mim explica como fuciona direitinho essa parte de voce valida um curso ai na franca.tipo por exemplo Eng.Mec.?
Oi Denilson, infelizmente não sei muito bem como funciona para engenharia. Talvez fazer um master na França ou fazer uma parte dos seus estudos aqui te ajude muito no futuro, caso você queira trabalhar aqui. Boa sorte!
Ei Maria tudo bom? Atualmente sou estudante de fisioterapia no Brasil e gostaria muito de ir pra França pra fazer um master, é possível? A validação do diploma estrangeiro é válido?
Olá, eu quero fazer uma universidade Francesa, qual você me indica? Quero uma que não seja menos seletiva para um estudante estrangeiro.
Olá! Gostaria do seu contato para perguntar algumas coisas acerca da medicina na França, sobretudo através do Campus France. Já morei na França e já fui aprovado em medicina no Brasil. Obrigado!
Maria é possível , trabalhar e fazer medicina na F
rança?
Sim, dá pra fazer alguns trabalhos como estudante ou baby sitting por exemplo, mas um trabalho em meio tempo já é mais difícil por causa do tempo
Tem como morar na França ?
EEERRREERREEETYEEERTEEETYEEERYEERTUTTTRREERTRREERTYRRRRREERTEERYUREETYRWERRYEEEERTRREERTREETEERYTTREERTTTTRRRRRRREEEERREERRREERTTTERYUYURTEËTTTRRREEEETTTTRRRRYYYUYTTRĒTTERYRERYTRRYTRRTTTTYYYUÚÍPÍERTRRRTTTRRRRYYYYYRTTYUÚÍPPÍEEEEÉYTTTTTRRRRRRRRŔŔRWEERUEERYREEETRRERRRÉERUÍ
qual faculdade você fez aqui no Brasil?
Souza Marques
ola é possivel uma angolana fazer medicina na frança ?valor de propinas ?
Oi é possível sim! Entra no site do campusfrance.org, tem tudo explicado lá