Comecei a trabalhar com mecânica aos 14 anos em oficinas como ajudante, aos 18 anos fui trabalhar numa concessionária da rede Grand Brasil e sempre acompanhei a revista o mecânico naquela época, e ate hoje. Po mais profissional que você seja é sempre bom escutar outros profissionais e ainda mais sendo como uma extrema qualidade como esse conteúdo de O mecânico.
Muito bom a qualidade do vídeo e conteúdo... Sou um ex-leitor da revista Oficina mecânica (dos anos 80/90) é era bem proxima a parte editorial e nivel de informações. Gostaria de aproveitar para sugerir uma material daquela época que chamava-se "onde o bicho pega" destacando o calcanhar de aquiles de cada veículo
Sobre a questão do uso não ser severo apenas no caso de uso rodoviário, relatada pelo Mingau, faço ainda um adendo: algumas montadoras enquadram nessa categoria(uso severo) também a condução em ambientes cuja temperatura exceda os 29~30 graus Celsius, e, também, em regiões litorâneas, devido ao agravamento da oxidação do óleo lubrificante. Considerando nossas condições(país continental, de clima tropical, relevo consideravelmente acidentado e temperaturas sobremaneira elevadas), acho que não temos, por aqui, uma única situação considerada "normal" pelas fabricantes, hehe
interessante. Moro no Mato Grosso, onde é extremamente quente e por rodar muito na rodovia, eu penso que meu uso seja normal, por isso faço as trocas com 10 mil
@@gustavoalbuquerque1980Na volks me falaram a mesma coisa. Quando questionei sobre o manual a resposta piorou a situação: está escrito, mas ninguém segue. Aí pedi para trocar o oleo da mesma forma e realizaram a troca.
Boa noite a todos, explica pra nós! Na instalação/trocas das correias! O por que dos nomes das correias ficar voltados pro instalador? No (caso sentido horário), correto? Quais os riscos dos nomes ficar voltados pro motor? No (caso sentido anti horário), diminuem a vida útil delas? As correias tem lado pra rodar? Iguais no caso da montagem dos pneus? Esse tema/assunto, merece um vídeo, me ajuda aí!!! Por favor! Desde já obrigado, Caruaru - PE
Às vezes o pessoal não tem 50 mil mais 5 mil de anuidade para investir em um scanner, e os 3 mil por mês do doutor IE. Algumas pessoas conseguem adquirir essas ferramentas e fontes de conhecimento, mas descontam sem dó no cliente depois. Isso faz muitas pessoas preferirem carros que possam ser mantidos sem a necessidade de conhecimento e ferramentas especializadas.
Os modelos 2019 pra baixo são todos 5w30 inclusive vem com um adesivo embaixo do capô mostrando o óleo especificado, sempre olhe o manual para não errar
Deixa eu ver se entendi, uso urbano é considerado como uso severo. Assim, manter o tanque de combustível cheio faz com que o combustível fique velho e possa danificar o sistema? O ideal então seria deixar abastecer menos - em volume e combustível de procedência - e mais vezes?!
@@capitaocaverna8006 Dificulta a visualização, ainda mais num carro "baixo", e se pegar uma batida lateral ali em baixo... digamos que você vai precisar trocar com uma certa urgência, ou usar sinal de mão, à moda antiga. Outra coisa ruim, que o HB20 anterior tinha, é a lanterna de neblina no lugar da luz de ré. Não é algo que estraga o carro por completo, mas convenhamos, não é muito prático.
@@eridanvilas aluguel um na Localiza, durante o dia fica mais complicado, dar seta se o carro de traz estiver muito perto dificilmente vai enxerga, caminhão pior ainda, um absurdo, um carro com lanterna desse tamanho com seta no parachoque.
Olá, equipe do O Mecânico, TH-cam subiu este canal para mim! Amei todas as informações sobre o carro, tua e do Mingau! Já me inscrevi neste canal! 🔝🔝🔝👏🏻👏🏻👏🏻
Eu sempre tive comigo que a manutenção preventiva é muito mais importante do que qualquer coisa, ja a manutenção corretiva ela se torna cara e em muitas das vezes não se tem mais o carro originalmente confiável como era, e vou mais além , usem sem produto de extrema qualidade em seu veículos e não terás problemas com ele tão facilmente.
Uma informação ... Quando da substituição da bateria ou outra intervenção no circuito electrico e electrónico não se tem que deixar o carro " adormecer " isto em referência á rede CAM antes de desligar a bateria ou qualquer outro periférico ???? e qual o tempo que se deve aguardar ??? obrigado .
Sempre digo que a parafernália eletrônica desnecessária alimenta a indústria de reposição. É importante quando alguém compra um veículo zero km trocá-lo a cada 1 ou 2 anos e ficar atento às revisões ainda em garantia.
Bonito ver um vídeo desse, por um profissional q sabe e ama o que faz, mas a realidade quando chegamos em uma CSS para revisar um 0km, é tudo feito a moda "vamo se bora" e muitos mecanicos desatualizados.
Oque me deixa triste é o sistema ar quente.radiador esquenta muito embaixo do painel.soquete de plástico esquentou e as lâmpadas de freio e lanterna parou de funcionar .tenho hb20 sense .
Afastem o microfone da garganta do interlocutor. Os sons incomodam um pouco, principalmente quando usamos microfone. Dica: Filtro de espuma rigida no polo do microfone. Dica2: Quando a pessoa for falar por mais que 10 minutos, goles de água fria.
Ainda falta harmonizar a traseira dele.... Dá pra ficar mais bonito. Também poderia ter uma material antiruido sob o capô, elevaria minimanente o valor do carro e daria mais qualidade acústica.
O meu está acendendo a luz do arrefecimento junto com a do stop go e depois perde a turbina fica fraco já levei na Hyundai não resolveu vou levar de novo infelizmente
O óleo do motor recomendado muda do modelo 2020 pro 2023?, Pois o meu é motor 1.0 tgdi ano 2020 e no manual do proprietário o óleo recomendado é o 5w30 API SL ou superior / ACEA A5 ou superior. Não tem nada sobre 0w30
Sim, a mudança ocorreu, embora eles não tenham se manifestado sobre a (retro)compatibilidade dela p/ modelos lançados anteriormente, como me parece ser o seu caso. Se aceita um conselho, te digo que mantenha a viscosidade que consta no seu manual. Aqui no YT tem um vídeo sobre exatamente isso, num canal chamado "Olho no Óleo". Basta digitar "Hyundai" na barra de pesquisa dele que acha bem fácil. Recomendo uma conferida. Abraço!
@@XandeCosta99 realmente vi no manual novo o 0w30 mas nas entrelinhas, o oficial ainda é o 5w30, o estranho é que na versão anterior, nas entrelinhas, era o 0w20
Normalmente as montadoras vão fazendo upgrade de óleos de acordo quando aparece algo mais tecnológicos. Ex: peugeot n Motor EC5 1.6 era recomendação semi sintético. Agora é 5w30 sintético. Não sei a Hyundai mas no manual da peugeot explica melhor. Motores aspirados. Exemplo locais mais quentes algumas cidades aí que é normal ter temperaturas 40°c e outras que é normal fazer 15°c. Aí para essas cidades é melhor uma viscosidade mais grossa outras cidades mais frias é melhor uma viscosidade fina. Mas normal motores com Turbo menor viscosidade por questão de alta pressão.
Tenho um HB20S TGDI DIAMOND PLUS 2021 a própria fábrica faz a revisão de 10.000 em 10.000 com óleos 5w30 agora não tendi nada o certo então e com 0w30 ?
A Hyundai mudou a especificação do óleo no modelo 2023. Se a fábrica usa o 5w30, então esse é o óleo certo pro seu carro. Dá uma procurada na aba de comentários, tem outro cara que fez a mesma pergunta e explicaram pra ele como é que é esse rolo do óleo aí.
Tava certo de comprar um desses 3 cil. turbo. Mas pelo que tenho visto, são bombas relógio. E digo isso pq tem fatores que não são controláveis. Qualidade de combustível e da mão de obra por exemplo. Isso é claro, a depender de onde se mora. Se com um 4cil de mecânica relativamente antiga já tenho dificuldades por aqui, imagina um desses novos. Por enquanto, vou ficar com o meu carro velho mesmo, rs.
Pessoal, posso usar o aditivo de combustível ACDELCO flex, neste motor TGDI? Este aditivo é fabricado pela Tirreno e sempre me pareceu ser bom pra carros com injeção indireta. E ai, alguém pode me esclarecer? Agradeço!
Me tira uma dúvida favor.... Esse carro apresenta barulho tipo barulho de tucho os primeiros 5 segundos quando liga?? Vi algumas pessoas comentando sobre barulho quando liga esses motores turbo tdgi
Qual é o original? Basta olhar a norma e utilizar um aditivo similar. A maioria utilizam a mesma base, mas depende da norma. Por exemplo, os Volkswagen (gol, voiage, etc) utilizam à base de propilenoglicol (G12 , G13), logo, não é aconselhável utilizar um à base de etilenoglicol.
@@AquinoSamuel trabalhei 8 anos na marca, já chegaram clientes com todos os tipos de aditivo lá e sempre o sistema rejeitava, era uma das manutenções que eu mais fazia
@@manoelgomes1676 , eu sei, mas qual é o aditivo? Tipo, é como eu lhe falei, depende da base (orgânica ou não), depende da norma. Por exemplo, os aditivos Delphi, Petronas e ACdelco são excelentes aditivos, mas não é porque são excelentes que ficarão bem em qualquer carro. Nos VW por exemplo, pode até ficar, mas se der problema não é porque o aditivo é ruim, é porque usam bases diferentes (esses que eu mencionei são de etilenoglicol, o da VW é propilenoglicol). Existem até aditivos que usam base de glicerol, tem aditivos que usam proporções diferente e por aí vai.. Se vc ao menos dizer a marca do aditivo Hyundai eu poderia fazer uma pesquisa pra ver se existe equivalente. Se for a mesma norma e passar no teste, é quase certeza que não vai dar problema.. Agora se não levar isso em conta, não adianta comprar o melhor aditivo do mercado, que pode dar problema
Agora eu não tenho a menor dúvida este sistema de motor turbo será muito caro para manter e de gastos para o consumidor na verdade uma nova bomba da indústria automotiva mundial o motor aspirado 3 cilindros também é outra bomba mas muito mais tranquilo para a manutenção agora 3 cilindros turbo será uma bomba dupla especialmente para o bolso dos consumidores esta é a verdade e a realidade sr mecânico Mingau e a revista o mecânico.
Como dito em vídeo, a Hyundai permite o uso dos lubrificantes com viscosidade 5W-30 ou 0W-30 com as suas respectivas classificações. Porém, o próprio manual tem um aviso que recomenda o 0W-30 para maior economia de combustível.
Descuple quem gostou do vídeo, mas esse mingual parece que só enrola e fala dos outros mecanicos, ou não sabe ou quer esconder informação pra poder ser procurado..., não respondeu sobre a injeção direta, só enrolou
apresentador: e aí, como faz a manutenção desse troço com injeção direta? enrolador: no que tange a manutenção da tecnologia conteporanea dos carros e evolução do mercado na questão dos procedimentos adotados e componentes eletrônicos da rebimboca da parafuseta como antigamente e os astros e planetas que corroboram para o assunto, e digo mais, muito pelo contrário bla bla bla bla bla... meus parabéns, nem deputado enrola tanto assim
os fusquinhas davam muito problema mas agente consertava com arame e alicate , rsrsrs. Eu lembro que semore havia vazamento de óleo no chão , minha mãe fica brava que sujava a garagem , kkkk
Comecei a trabalhar com mecânica aos 14 anos em oficinas como ajudante, aos 18 anos fui trabalhar numa concessionária da rede Grand Brasil e sempre acompanhei a revista o mecânico naquela época, e ate hoje.
Po mais profissional que você seja é sempre bom escutar outros profissionais e ainda mais sendo como uma extrema qualidade como esse conteúdo de O mecânico.
Muito bom a qualidade do vídeo e conteúdo...
Sou um ex-leitor da revista Oficina mecânica (dos anos 80/90) é era bem proxima a parte editorial e nivel de informações.
Gostaria de aproveitar para sugerir uma material daquela época que chamava-se "onde o bicho pega" destacando o calcanhar de aquiles de cada veículo
Se houvesse esse "onde o bicho pega" seria excelente.
Sobre a questão do uso não ser severo apenas no caso de uso rodoviário, relatada pelo Mingau, faço ainda um adendo: algumas montadoras enquadram nessa categoria(uso severo) também a condução em ambientes cuja temperatura exceda os 29~30 graus Celsius, e, também, em regiões litorâneas, devido ao agravamento da oxidação do óleo lubrificante. Considerando nossas condições(país continental, de clima tropical, relevo consideravelmente acidentado e temperaturas sobremaneira elevadas), acho que não temos, por aqui, uma única situação considerada "normal" pelas fabricantes, hehe
Exato, pior que questionei a Hyundai e eles responderam que as revisões deveriam ser 12 meses ou 10 mil km.
interessante. Moro no Mato Grosso, onde é extremamente quente e por rodar muito na rodovia, eu penso que meu uso seja normal, por isso faço as trocas com 10 mil
@@rogeriosabeh6537 tbm moro em MT. Devido ao clima quente, opto por trocar o óleo lubrificante a cada 8 mil kms, por cautela mesmo
@@rgb8021 Amigo se no mato grosso é quente, imagine aqui no Piaui, da 40 a noite brincando, 😅
@@gustavoalbuquerque1980Na volks me falaram a mesma coisa. Quando questionei sobre o manual a resposta piorou a situação: está escrito, mas ninguém segue. Aí pedi para trocar o oleo da mesma forma e realizaram a troca.
Confesso que no começo achei a avaliação um pouco prolixa, mas depois entendi o espirito da coisa e tirei o chapéu pra este profissional.
Parabéns!!!
Sobre as velas, elas tem capacidade pra rodar em torno de 100 mil km, mas montadora pede pra trocar um pouco antes por causa do etanol.
Boa noite a todos, explica pra nós! Na instalação/trocas das correias! O por que dos nomes das correias ficar voltados pro instalador? No (caso sentido horário), correto? Quais os riscos dos nomes ficar voltados pro motor? No (caso sentido anti horário), diminuem a vida útil delas? As correias tem lado pra rodar? Iguais no caso da montagem dos pneus? Esse tema/assunto, merece um vídeo, me ajuda aí!!! Por favor! Desde já obrigado, Caruaru - PE
tu vê a postura do cara perante a inovação diferente de alguns que vive no passado aaa só AP presta e da manutenção depois reclama que não tem serviço
Às vezes o pessoal não tem 50 mil mais 5 mil de anuidade para investir em um scanner, e os 3 mil por mês do doutor IE. Algumas pessoas conseguem adquirir essas ferramentas e fontes de conhecimento, mas descontam sem dó no cliente depois. Isso faz muitas pessoas preferirem carros que possam ser mantidos sem a necessidade de conhecimento e ferramentas especializadas.
Se a Hyundai prefere o lubrificante 0w30, porquê na revisão de concessionária esta se utilizando o 5w30?
Os modelos 2019 pra baixo são todos 5w30 inclusive vem com um adesivo embaixo do capô mostrando o óleo especificado, sempre olhe o manual para não errar
Deixa eu ver se entendi, uso urbano é considerado como uso severo.
Assim, manter o tanque de combustível cheio faz com que o combustível fique velho e possa danificar o sistema? O ideal então seria deixar abastecer menos - em volume e combustível de procedência - e mais vezes?!
Indicação em relevo na tampa caixa fusíveis ( ler no manual )
Travessei o Brasil, o carro e muito bom mesmo!
unica coisa ridicula é a setas no paralamas ... CONTRAN permitir isso é ridículo
@@eridanvilas Porquê? Qual o problema?
@@capitaocaverna8006 Dificulta a visualização, ainda mais num carro "baixo", e se pegar uma batida lateral ali em baixo... digamos que você vai precisar trocar com uma certa urgência, ou usar sinal de mão, à moda antiga.
Outra coisa ruim, que o HB20 anterior tinha, é a lanterna de neblina no lugar da luz de ré. Não é algo que estraga o carro por completo, mas convenhamos, não é muito prático.
@@eridanvilas aluguel um na Localiza, durante o dia fica mais complicado, dar seta se o carro de traz estiver muito perto dificilmente vai enxerga, caminhão pior ainda, um absurdo, um carro com lanterna desse tamanho com seta no parachoque.
Olá, equipe do O Mecânico, TH-cam subiu este canal para mim! Amei todas as informações sobre o carro, tua e do Mingau! Já me inscrevi neste canal! 🔝🔝🔝👏🏻👏🏻👏🏻
Eu sempre tive comigo que a manutenção preventiva é muito mais importante do que qualquer coisa, ja a manutenção corretiva ela se torna cara e em muitas das vezes não se tem mais o carro originalmente confiável como era, e vou mais além , usem sem produto de extrema qualidade em seu veículos e não terás problemas com ele tão facilmente.
Mas não adianta nada se a manutenção preventiva for frequente e cara.
@@gsilva220 então deixa pra chegar na corretiva, aí quero ver o quão cara vai achar.
Muito bom. Muito esclarecedor. Parabéns a toda equipe da revista O Mecânico.
Uma informação ... Quando da substituição da bateria ou outra intervenção no circuito electrico e electrónico não se tem que deixar o carro " adormecer " isto em referência á rede CAM antes de desligar a bateria ou qualquer outro periférico ???? e qual o tempo que se deve aguardar ??? obrigado .
Parabéns pelo vídeo, vcs manja muito, tecnologia moderna e já conhece de tudo do carro. Esse mingau ninguém passa ele prá trás.
Não falou do cambio automatico, justamente minha duvida, com quantos km ou tempo deve se trocado fluido... ?? cade o segundo videoooooooooooo?/
Sempre digo que a parafernália eletrônica desnecessária alimenta a indústria de reposição. É importante quando alguém compra um veículo zero km trocá-lo a cada 1 ou 2 anos e ficar atento às revisões ainda em garantia.
Ótimo vídeo parabéns amigo, qual o melhor motor o 1.6 ou 1.0 turbo? Eu tenho um hb20 automático vision 1.6 2021.
1.6 e melhor sempre só é beberam,1.0 turbo injeção direto e bom potencia e econômico so tem ter uma manutenção mais atenção se não vira bomba
Bonito ver um vídeo desse, por um profissional q sabe e ama o que faz, mas a realidade quando chegamos em uma CSS para revisar um 0km, é tudo feito a moda "vamo se bora" e muitos mecanicos desatualizados.
Oque me deixa triste é o sistema ar quente.radiador esquenta muito embaixo do painel.soquete de plástico esquentou e as lâmpadas de freio e lanterna parou de funcionar .tenho hb20 sense
.
Desculpe, não quero desmerecer, você é um cara legal, mas nosso amigo é mestre em falar muito e dizer pouco, muito pouco.
Como assim duas opções de óleo? Pode usar qualquer um dos especificados em qualquer quilometragem rodada?
6:15, tem que ver o barulho de bicos da hrv 2024. Da ate medo, mas e normal, só que pois faz mais barulho que o ford ka 3 cilindros.
Gostaria de sabe se pode ser usado o militec ou outro similar, visando sempre prolongar vida do moto e o uso severo do dia a dia
Afastem o microfone da garganta do interlocutor. Os sons incomodam um pouco, principalmente quando usamos microfone.
Dica: Filtro de espuma rigida no polo do microfone.
Dica2: Quando a pessoa for falar por mais que 10 minutos, goles de água fria.
Ainda falta harmonizar a traseira dele....
Dá pra ficar mais bonito.
Também poderia ter uma material antiruido sob o capô, elevaria minimanente o valor do carro e daria mais qualidade acústica.
A montadora manda trocar o filtro do motor 1,0 aspirado do hb20 com 40 mil km pra mim é muito tempo troquei com 10 mil
Show de bola. Aprendi muito. Abç.
Onde fica a válvula termostática do hb20 1.0 turbo automático GDI 2021
Que aula hein, parabéns.
Excelente e de SUMA IMPORTÂNCIA SEUS TRABALHOS, 🎉🎉😂😂 PARABÉNS MUITO EXCLARECEDOR 😅😂😂😂😂
O meu está acendendo a luz do arrefecimento junto com a do stop go e depois perde a turbina fica fraco já levei na Hyundai não resolveu vou levar de novo infelizmente
Símbolo situado na caixa de fusível, consultar o Manual do veículo. "O bom e velho manual "
Eu troco filtro de ar junto com o óleo a cada 6 meses ou 6000 km
O símbolo na cx de fuzil diz . Leia o manual.
Boas perguntas, mas infelizmente o mecânico não responde com precisão. De qualquer forma informações interessantes. Obrigado.
Combustível de qualidade no Brasil é complicado!
O óleo do motor recomendado muda do modelo 2020 pro 2023?, Pois o meu é motor 1.0 tgdi ano 2020 e no manual do proprietário o óleo recomendado é o 5w30 API SL ou superior / ACEA A5 ou superior. Não tem nada sobre 0w30
Será que a hyundai não mudou por causa daquele problema de na primeira partida a corrente fazer barulho?.
@@viniciusvendraminipeixoto pensei nisso, o meu é 21/22 e no manual ainda consta o 5w30, vou ver hoje no site o manual do 23
Sim, a mudança ocorreu, embora eles não tenham se manifestado sobre a (retro)compatibilidade dela p/ modelos lançados anteriormente, como me parece ser o seu caso. Se aceita um conselho, te digo que mantenha a viscosidade que consta no seu manual. Aqui no YT tem um vídeo sobre exatamente isso, num canal chamado "Olho no Óleo". Basta digitar "Hyundai" na barra de pesquisa dele que acha bem fácil. Recomendo uma conferida. Abraço!
@@XandeCosta99 realmente vi no manual novo o 0w30 mas nas entrelinhas, o oficial ainda é o 5w30, o estranho é que na versão anterior, nas entrelinhas, era o 0w20
Normalmente as montadoras vão fazendo upgrade de óleos de acordo quando aparece algo mais tecnológicos.
Ex: peugeot n
Motor EC5 1.6 era recomendação semi sintético.
Agora é 5w30 sintético.
Não sei a Hyundai mas no manual da peugeot explica melhor.
Motores aspirados.
Exemplo locais mais quentes algumas cidades aí que é normal ter temperaturas 40°c e outras que é normal fazer 15°c.
Aí para essas cidades é melhor uma viscosidade mais grossa outras cidades mais frias é melhor uma viscosidade fina.
Mas normal motores com Turbo menor viscosidade por questão de alta pressão.
Tenho um HB20S TGDI DIAMOND PLUS 2021 a própria fábrica faz a revisão de 10.000 em 10.000 com óleos 5w30 agora não tendi nada o certo então e com 0w30 ?
A Hyundai mudou a especificação do óleo no modelo 2023. Se a fábrica usa o 5w30, então esse é o óleo certo pro seu carro. Dá uma procurada na aba de comentários, tem outro cara que fez a mesma pergunta e explicaram pra ele como é que é esse rolo do óleo aí.
Amigo comprei um 2022 mesmo modelo do seu interior branco , meu retrovisor não está rebatendo vc sabe dizer algo sobre isso ?
Tenho um 2024 e na concessionária utilizam o 5W30
Ótimo motor bastante potente 120cv sendo um carro 1.0
Gostei mais do outro mecânico que fez o vídeo do Creta, o Cassio.
Carros turbo e melhor abastecer com gasolina Premium .
Tenho um hb20 1.6 2019, posso por óleo 0w30?
Quero saber se esse motor tem que fazer limpeza de válvulas a cada 40 mil km assim como os da VW tsi.
Man e só usar Direct Clean em todos os abastecimentos que não precisa fazer, o meu pedi para o mecânico olhar com 60mil km e está limpinho rsrs
@@marcosferreira5761 oq é Direct Clean?
Tava certo de comprar um desses 3 cil. turbo. Mas pelo que tenho visto, são bombas relógio. E digo isso pq tem fatores que não são controláveis. Qualidade de combustível e da mão de obra por exemplo. Isso é claro, a depender de onde se mora. Se com um 4cil de mecânica relativamente antiga já tenho dificuldades por aqui, imagina um desses novos. Por enquanto, vou ficar com o meu carro velho mesmo, rs.
Pessoal, posso usar o aditivo de combustível ACDELCO flex, neste motor TGDI?
Este aditivo é fabricado pela Tirreno e sempre me pareceu ser bom pra carros com injeção indireta. E ai, alguém pode me esclarecer?
Agradeço!
O desenho é ler o manual para conhecer sobre cada fusível.
Me tira uma dúvida favor.... Esse carro apresenta barulho tipo barulho de tucho os primeiros 5 segundos quando liga?? Vi algumas pessoas comentando sobre barulho quando liga esses motores turbo tdgi
O meu faz sim amigo!
Pensendo bem, não vou vender meu velho e bom Honda fit 2008 kkkk
Sobre os fusíveis, a indicação é pra verificar no manual.
No TGDI antes do facelift ela redomenda o 5w30
tenho um pós facelitf (2023) e também há a recomentdação no manual para o 5w30...fiquei confuso agora....
Hb20 e Cretas não se dão com aditivos de arrefecimento sem ser o original. Uma dica pra quem tem algum desses veículos
Qual é o original? Basta olhar a norma e utilizar um aditivo similar. A maioria utilizam a mesma base, mas depende da norma. Por exemplo, os Volkswagen (gol, voiage, etc) utilizam à base de propilenoglicol (G12 , G13), logo, não é aconselhável utilizar um à base de etilenoglicol.
@@AquinoSamuel trabalhei 8 anos na marca, já chegaram clientes com todos os tipos de aditivo lá e sempre o sistema rejeitava, era uma das manutenções que eu mais fazia
@@manoelgomes1676 , eu sei, mas qual é o aditivo? Tipo, é como eu lhe falei, depende da base (orgânica ou não), depende da norma. Por exemplo, os aditivos Delphi, Petronas e ACdelco são excelentes aditivos, mas não é porque são excelentes que ficarão bem em qualquer carro. Nos VW por exemplo, pode até ficar, mas se der problema não é porque o aditivo é ruim, é porque usam bases diferentes (esses que eu mencionei são de etilenoglicol, o da VW é propilenoglicol). Existem até aditivos que usam base de glicerol, tem aditivos que usam proporções diferente e por aí vai.. Se vc ao menos dizer a marca do aditivo Hyundai eu poderia fazer uma pesquisa pra ver se existe equivalente. Se for a mesma norma e passar no teste, é quase certeza que não vai dar problema.. Agora se não levar isso em conta, não adianta comprar o melhor aditivo do mercado, que pode dar problema
Agora eu não tenho a menor dúvida este sistema de motor turbo será muito caro para manter e de gastos para o consumidor na verdade uma nova bomba da indústria automotiva mundial o motor aspirado 3 cilindros também é outra bomba mas muito mais tranquilo para a manutenção agora 3 cilindros turbo será uma bomba dupla especialmente para o bolso dos consumidores esta é a verdade e a realidade sr mecânico Mingau e a revista o mecânico.
Então basta trocar o oleo no uso severo? So o oleo... os filtros não é preciso né?
Toda troca de óleo tem que se trocar filtro de oleo.
Também tem que olhar filtro de combustível.
Outros são do motor e cabine.
O manual pede o óleo 5w30 e vcs falam em 0w30 , qual realmente usar ?
Como dito em vídeo, a Hyundai permite o uso dos lubrificantes com viscosidade 5W-30 ou 0W-30 com as suas respectivas classificações. Porém, o próprio manual tem um aviso que recomenda o 0W-30 para maior economia de combustível.
Olá! Exija o Ow30 especificação 0w30 API SP/ILSAC GF-6!
Meu Hb20 TGDi melhorou 90% aquele barulho de metal tremendo na primeira partida do dia!
Tenho medo desses mecânicos q sabem demais, vc deixa para trocar o óleo e sai trocando o cabeçote kkkkk
Parabéns para p canal o mecanico
Eu espero 10 Minutos desde o Celta pq quando vc liga o carro e sai andando o carro fica meio mongo até aquecer principalmente no álcool
Bia noite
Na tampa dos fusíveis o símbolo é o manual proprietário . . .
Símbolo da caixa de fusível: Verificar manual do proprietário
verificar no manual do proprietário
Aquele barulho de lata quando liga frio é normal?
Esse barulho vem da corrente de comando e segundo a hyundai é normal mas é difícil saber se de fato é mesmo.
é normal sim. o nosso tá com 40 mil km e faz desde 0
Melhores motor e ap
AP e Chevrolet família 1 e 2 também.
Só não sei pra onde levar meu carro agora😂
Descuple quem gostou do vídeo, mas esse mingual parece que só enrola e fala dos outros mecanicos, ou não sabe ou quer esconder informação pra poder ser procurado..., não respondeu sobre a injeção direta, só enrolou
fazia tempo q eu n via um maluco enrolador q nem esse cara. O bicho fala, fala, fala, fala e n diz nada
Toda vez que antes de sair aqueço o carro
Gostei
Dentro de que empresa ele fala , o carro vai pra dentro de casa do proprietário!!!!
Empresa prestadora de manutenção automobilistica, quando da necessidade de se efetuar as referidas manutenções.
Bom 👍
( VERIFICAR SEMPRE O MANUAL DO PROPRIETÁRIO )
apresentador: e aí, como faz a manutenção desse troço com injeção direta?
enrolador: no que tange a manutenção da tecnologia conteporanea dos carros e evolução do mercado na questão dos procedimentos adotados e componentes eletrônicos da rebimboca da parafuseta como antigamente e os astros e planetas que corroboram para o assunto, e digo mais, muito pelo contrário bla bla bla bla bla... meus parabéns, nem deputado enrola tanto assim
kkkkk bem isso, nunca chega na resposta e se chega ela é vaga ou duvidosa klkkk
Impossível assistir até o final, o convidado é super prolixo, quer falar difícil e deixa o vídeo super maçante.
Esse Mingau é muito prolixo. Sobre o que ele acha de uso não severo não existe em nenhum manual, pelo menos eu nunca vi.
Um pacote de porcarias eletrônicas que não tem função a não ser dar defeitos que custam caro.
O negócio é andar de fusca
os fusquinhas davam muito problema mas agente consertava com arame e alicate , rsrsrs. Eu lembro que semore havia vazamento de óleo no chão , minha mãe fica brava que sujava a garagem , kkkk
Pense numa bomba!
Esse vídeo poderia ter menos de 20 min.
Não gostei desse mecânico
So motor que nao presta 😅