Grande Jorge Amado um dos meus escritores preferidos . Lembrando que Jorge Amado foi deputado federal constituinte e apresentou um projeto de lei que dava liberdade religiosa as religiões de matrizes africanas e que foi incluído na constituição Federal brasileira de 1946
O que está faltando nos políticos da atualidade, é essa coragem, defender o seu ponto de vista sem medo de ser criticado. Tão bravo ,sincero e consciente como o saudoso Jorge Amado era o Antônio Carlos Magalhães ❤
Gosto do estilo dele, mas há de se salientar que há referências polêmicas nos seus livros, o racismo dele começa "abrasileirando" Yemanjá como branca. Depois vem o palavreado exagerado em colocar tudo de miséria e violência alocados aos negros. Mesmo a religião africana, é apresentada e tem um certo cunho esterotipado, frívolo e picaresco. Algumas obras são pura ideologia, como Capitães de Areia. Já outras são eternas, como Tieta, Quincas Berro D'água, Dona Flor etc...
Jorge Amado VIVE! Pense numa pessoa especial? Semana passada tive a oportunidade de visitar A Casa Vermelha em Salvador, que experiência única na minha vida de leitora! Pretendo ler tudo o que ele escreveu. Neste momento estou lendo "Suor", escrito em 1934, quando ele tinha 22 anos de idade. Estou amando ❤️📚.
A Jorge Amado e sua literatura , agradeço seus escritos e opiniões antes considerados regionalistas e simplórios pois através deles aos meus doze anos fui iniciado assim como ; Pedro Bala junto com Pedro Arcanjo e Jubiabá nas artes e didáticas da Vida Humana .
Não apenas grande escritor como também grande pessoa! Consciente e muito inteligente, suas obras representam bem seu tamanho conhecimento e bom gosto ao abordar a cultura brasileira, sou definitivamente apaixonada! Muito triste que os preconceitos ainda perdurem na atual sociedade!
Coragem de ser autêntico, coragem que conquistou o mundo. Diga-me como se faz de tudo errado e heis que é, surpreendente, a fórmula do sucesso!!!!!!!!!!!!!!
Grande gênio!!! Não tem nem como definir em algumas palavras! A sua inteligência e seu raciocínio pra ter um vasto conhecimento sobre as culturas e suas peculiares dos seus personagens!! Grande homem! 👏👏👏👏👏👏👏
Bem oportuna essa entrevista, atualíssima diga-se de passagem, quando querem nos enfiar goela abaixo um comportamento que não é nosso. Somos pobres injustos porque não soubemos fazer todos ganharem ou pelo menos melhorar seus destinos, mas racistas não, somos miscigenados e aprendemos muito com isso e o que querem é nós impor a culpa que não temos, eles sim precisam se explicar quando o assunto é racismo.
Gente, como nosso século é carente de grandes personalidades semelhante ao que o século passado pariu de grandes pensadores brasileiros. Estamos em decadência, cada vez mais, mais rápido.
Otima entrevista, comparada com as de hoje da uma vergonha, a Silvi entrevistando Jorge Amado e o Bial entrevistando a Anita. O mundo ta se desfazendo.
Hoje em dia tem livro ruim sim ! Qualquer um publica livro. E os ruins às vezes fazem propaganda de divulgação por ideologia . E há bons livros com dificuldade de crescimento . Hoje há muita politica nos trabalhos literários no sentido de valorização
Ele podia explicar porquê usa repetidamente em suas obras as palavras “negrinha”, “negro”, “os seios da negra”, “as mãos de negra”. Eu sei que um personagem é branco quando Jorge não o chama de negro.
Onde que indentificar um negro é racismo? Eu sou negro!!! Ta pondo coisa onde nao tem, ser chamado ou identificado como negro é racismo? Acho que vc esta sendo racista
@@brucealmeida4455 Então é natural alguém dizer “tira a sua mão de negro da minha mochila” ou “olha só o peito de negra caído da sua mãe aparecendo”? Eu não queria te falar, queridão, mas você vive num meio racista e pelo jeito não se tocou. Não sei em qual lugar que você mora, mas aqui na capital de MG isso é racismo. Espero que o seu meio de convivência melhore e que você saiba identificar um crime e não se sujeite a isso. Algumas mulheres sofrem agressão pelo marido e acham que é normal, que todo mundo tem que passar por isso, então por que uma pessoa preta não teria dificuldade em enxergar o racismo? Faz sentido você não ter se tocado ainda.
@@miagbs no capitulo “filjo de bexiguenta” “Um negro forte e um branco magro…” Ele menciona a cor do branco tambem, indentificar um negro ou branco nao é racismo, tais frases na qual voce apresentou foi de forma pejorativa no qual seria ofensa, mencionar a palavra “negro” sendo pejorativo é sim racista, numa literatura dos anos 30 nao, vc quer comparar os anos 200 com 1930, hoje em dia as pessoas tendem a ter a mente mais aberta, e se voce diz que o livro é racista pq sempre é usado em escolas? Pense no que tu ta falando, ta atacando uma pessoa vendo uma coisa que tu acha ruim e cagando para um monte de coisa que o livro aborda que existem hoje em dia
Segundo a filha de Carolina, não gostava e a destratou. Inclusive não a recebendo em casa, depois de saber que os livros dela vendiam mais que os dele naquele ano. Ele é um grande escritor, maior do que ela, mas nitidamente tem gênio forte, e um tanto egoísta ou narcisista. Pouco humilde. Isso é inegável. Daí podemos separar o escritor(pessoa) das suas obras.
@@ReiChiquita567nos livros é nítido; Iemanjá branca, e discurso de miscigenação. O negro só é visto como criminoso, bandoleiro ou como objetificação sexual.
@@clebersegall6935 Acredito q/ vc nunca leu Jorge Amado ! No livro Tenda dos Milagres o Pedro Archanjo é um mestre popular reverenciado pela academia ...! Em Jubiabá temos o Antônio Balduíno lutando contra a exploração dos negros no sistema ...! Esse discurso é da USP q/ criou o preconceito contra o escritor ! Estudo sua obra e tem infelizmente esse discurso contra um excelente trabalho de retratar um tempo ...!! E sobre suas pesquisas em relação a religião de matriz africana tinha os maiores pesquisadores como orientadores o Waldeloir Rego e Vivaldo Costa Lima , dentre outros. Axé!!
Desde a criação do mundo wue Deus deu o livre harbitrio para seguir ou para o bem ou para o mal, caminho do mal levra a condenação e ao inferno, caminho do bem leva a vida eterna.
Revisitar os grandes nomes do século XX é sempre um tapa na cara. Só reparar como muda a reação dele quando a pergunta vem de um negro. Desdenhou e ainda queria que o cara pedisse a benção.
A GLOBO VIROU POPULAR DESDE QUE FEZ NOVELAS COM PERSONAGENS NEGROS , MESTICOS , ETC . GLOBO SUBIU NA ONDA DO SUCESSO DE JORGE AMADO . TODO POR DINHEIRO
A frase sobre homossexualidade do Jorge foi bem infeliz, mas consigo entender, já que Jorge, apesar de ter sido um homem que lutou contra o preconceito, ainda assim era um homem de seu tempo. Na época não existia ninguém para lutar por nós ou nos dar voz, logo, éramos rebaixados e submetidos a rótulos dados de outros grupos sociais. Não existia ninguém na época para explicar o porquê que tais falas eram equivocadas. É muito nada a ver passar uma lente do século 21 sobre um escritor hétero de 1912.
Sempre o admirei como escritor, as obras me prendiam sempre. Nao havia uma sequer que eu nao tivesse lido menos de duas vezes. Isso me fez criar uma imagem muito diferente do autor, o via como o cara mais humilde e humano do mundo. Mas me decepcionei muito após saber da sua historia ao lado de Carolina Maria de Jesus, escritora de "quarto de despejo" . Era uma nova escritora, sofrida, humilde, que necessitava do apoio de alguem mais experiente. O homem pode ser o mais culto, mais rico e mais admirado do mundo, se nao tiver humanidade e amor em seu coração, na minha opiniao ele nao é nada. Acontece bastante de eu desgostar das pessoas pela forma que ela mal trata outra.
Pedro Camilo Não creio. Acredito que ele apoiasse um tucano como Alckmin,um Alvaro Dias,a Marina ou até mesmo o Ciro. Mas jamais o PT ou a extrema - esquerda.
Jorge Amado se considerava materialista, apesar de de entregar a umbanda. Mas ele deixou o PARTIDO COMUNISTA por conta (além de que o pcb jogou o manifesto comunista no lixo nos anos 70) também porque ficou bolado com a política de espurgo de Josef Stalin. Ele não deixou o marxismo, mas sim, o partido.
A maioria dessa massas de manobras,nunca lêem nada, simplesmente só criam opiniões baseadas em influenciadores políticos, celebridades.Simplesmente vivem de narrativas.
Eu li na juventude varios livros dele, foi logo depois que os livros de Monteiro Lobato perderam a graça para o adolescente. Estes dois RACISTAS não mim fizeram ser racista ........ Meu palpite que os lacradores NUNCA leram um livro dele , e possivelmente nenhum outro tambem .....kkkkkkkkkkk
"Jorge Amado era o escritor do PC. Graciliano Ramos também era, mas Graciliano Ramos sabia que o PC não ia resolver o drama do mundo. O Jorge Amado achava que sim. Vc pega as obras do Jorge Amado e analisa o que ele está dizendo, vc percebe que é exatamente as orientações que a Internacional Socialista estabelecia para aquela década. O Jorge Amado era um sujeito que escrevia romances dentro do roteiro estabelecido pelo partido comunista central (PC)." (José Monir Nasser)
@@diogokalil Escrever dentro de um roteiro político é, como dizem, montar um panfleto, com repetição monótona de chavões partidários. É como fazer uma novela de tv: sempre a mesma história, que nos distrai na primeira vez, mas não nos enleva, não leva a lugar algum. É triste: ele mesmo, na velhice, parece ter reconhecido que podia ter escrito romances melhores, se não tivesse se prestado a ser um mero militante.
Sim. Jorge Amado foi um dos maiores intelectuais do Partido Comunista e reealmente a sua posição política influencia na sua escrita mas ele foi um gênio, colocou a panfletagem em último plano, aqui o povo simples, negro tem voz em sua literatura, ele retrata na maioria dos seus livros uma parte da realidade brasileira. isso é fato. abraço
@@r.c.7793 Para mim a literatura do Jorge foi fundamental para entendermos a cultura do povo negro, entendermos a realidade que o povo oprimido vive no Brasil, principalmente na Brasil, além de retratar outras realidades como o machismo, racismo, etc... Leitura que agregou bastante.
O que eu já vi de gente que não leu Jorge Amado e taxa ele de racista, não está no gibi. Pessoalmente, tenho a tese de que o brasileiro taxa de racista quem não o é, porque taxar de racista quem é, além de inútil (eles tem o todo o poder, não ligam a mínima e jamais serão alcançados por qualquer Lei) é coisa que prejudica a carreira. Não duvidaria se a maioria das pessoas acusadas de racismo aqui, ou fossem historicamente antirracistas ou negras, com maior ou menor consciência étnica. A subserviência racial ao branco, introjetada ao longo dos séculos é de tal ordem, que simplesmente batemos no mais desprotegido e no aliado, com maior ou menor grau de esclarecimento, mas aliado.
Diante essa fala de acervo jornalistico de uma entrevista do Jorge Amado e ele com muita arrogância de homem branco falando como um grande indivíduo que luta contra o racismo no Brasil kkkk...Porque ninguém busca pesquisar de maneira profunda e séria sobre a vida dele, descubram como ele tratou a Carolina Maria de Jesus a escritora mulher preta quando ela foi na sua casa, procurem que vocês saberam realmente quem foi esse cara.
O escritor deve ser livre para escrever o que quizer, o leitor escolhe o que ler e o edifica, para mim há somente um livro que edifica, a biblia, porquê ela ensina os humanos a viver uma vida conforme Deus.
@Vila do Sossego kkkkkkkk sou leitor afinco desse cara. Mostrar uma realidade como a vida dos negros, não é ser a favor dela. Leia CACAU! Só pra vc ter uma ideia de como ele estimula a luta da classe pobre
Ele retratava a realidade da sociedade da época. Vocês que não fazem parte da cultura negra, gosta de criticar o que não sabe, pode até ser negro, mas não conhece nada da cultura negra, quem mais defendeu as religiões de matriz, a das danças e comidas, a arte e etc, bom, a cultura negra em geral, que Jorge Amado?? Não só espalhando a cultura negra, para o Brasil, mas para o mundo todo, afinal Jorge Amado é o escritor brasileiro mais famoso do mundo. Jorge Amado era tão ligado a cultura negra, que ela religioso do candomblé e não só isso tinha o cargo de Obá de Xangô, no ilê axé Opó Afonjá, um alto cargo do candomblé, estando abaixo apenas de um cargo.
@@makedaqueen6867 Eu vi sua respost a nas notificações, não está mais aqui porque você deve ter apagado, mas eu eu faço questão de responder, *Primeiro eu não sou branco e mesmo se fosse não daria o direito de você querer monopolizar a cultura afro-brasileira, a cultura é uma coisa que quanto mais disseminada, menos preconceito e racismo existirá* 👉 *Segundo, brancos vivem mais de cultura negra, do que os próprio negro, porque a maioria deles, voltaram as costas, para sua própria cultura, como por exemplo a maioria dos negros são cristãos, fazendo parte de uma religião europeia com uma raiz asiática, enquanto falam mal das religiões provenientes do continente africano, ou até mesmo das religiões afro-brasileiras que sugiram na época da escravidão, com a resistência negra. Os negros negam até mesmo sua própria raiz biólogica, preferindo lutar até mesmo contra o seu corpo, alisando o cabelo, invés de cuidar do cabelo crespo, para formação dos cachos, muitos não tomam sol para não escurecer ainda mais o tom de pelo e etc*
Eu li na juventude varios livros dele, foi logo depois que os livros de Monteiro Lobato perderam a graça para o adolescente. Estes dois RACISTAS não mim fizeram ser racista ........ Meu palpite que os lacradores NUNCA leram um livro dele , e possivelmente nenhum outro tambem .....kkkkkkkkkkk
Uma canção de amor para quem sabe que o amor é salvação : th-cam.com/video/Qf0wuAIKG5E/w-d-xo.html
Grande Jorge Amado um dos meus escritores preferidos . Lembrando que Jorge Amado foi deputado federal constituinte e apresentou um projeto de lei que dava liberdade religiosa as religiões de matrizes africanas e que foi incluído na constituição Federal brasileira de 1946
❤
Também é dele o projeto que tornou os livros livres de impostos.
Carisma, coragem e talento qualificam Jorge Amado como um grande escritor brasileiro.
O que está faltando nos políticos da atualidade, é essa coragem, defender o seu ponto de vista sem medo de ser criticado. Tão bravo ,sincero e consciente como o saudoso Jorge Amado era o Antônio Carlos Magalhães ❤
"o racismo, venha de onde vier, é uma miséria."
Jorge Amado
Jorge sempre Amado
Mas quando foi racista com Maria Carolina de jesus ele não pensou nisso né?
@@canaldeletado871 Sério? Como foi o episódio?
E ele é super racista nos seus livros.
Gosto do estilo dele, mas há de se salientar que há referências polêmicas nos seus livros, o racismo dele começa "abrasileirando" Yemanjá como branca. Depois vem o palavreado exagerado em colocar tudo de miséria e violência alocados aos negros. Mesmo a religião africana, é apresentada e tem um certo cunho esterotipado, frívolo e picaresco. Algumas obras são pura ideologia, como Capitães de Areia. Já outras são eternas, como Tieta, Quincas Berro D'água, Dona Flor etc...
Capitães da Areia, livro importantíssimo da minha formação.
Impossível compreender a Bahia sem Jorge Amado.
Um verdadeiro livre-pensador. Desses há muito poucos no Brasil.
"Eu acho que vc nunca leu um romance meu" kkkkkkkk adorei
"E você deve me pedir a benção" kkkkkkk
Kkkkkkkkkk
Meu palpite é que não leu mesmo e tem tem raiva de quem leu ......kkkk
Meu palpite é que não leu , não quer ler e tem tem raiva de quem leu ........kkkkkkkk
O bom de assistir estas "entre vistas" do passado é que são sempre presentes, atuais.
Jorge Amado VIVE! Pense numa pessoa especial? Semana passada tive a oportunidade de visitar A Casa Vermelha em Salvador, que experiência única na minha vida de leitora! Pretendo ler tudo o que ele escreveu. Neste momento estou lendo "Suor", escrito em 1934, quando ele tinha 22 anos de idade. Estou amando ❤️📚.
Brilhante!!!
A Jorge Amado e sua literatura , agradeço seus escritos e opiniões antes considerados regionalistas e simplórios pois através deles aos meus doze anos fui iniciado assim como ; Pedro Bala junto com Pedro Arcanjo e Jubiabá nas artes e didáticas da Vida Humana .
Grande Jorge Amado! Sou fã de sias obras!!!
Grande Jorge. Li 3 obras dele, 1 adaptação cinematográfica e não parei mais. Grande escritor, sincero, simples. Recomendo.
Olha o nível desse programas de antigamente. A tv brasileira tá no fundo do poço mesmo.
Acredito que a TV Cultura ainda possui esse tipo de programa. Canais "besteirois" sempre existiram
A TV Cultura é uma tv estatal, por isso não é comercial. Mas a pergunta importante é: quem assiste? A programação está lá.
Não apenas grande escritor como também grande pessoa! Consciente e muito inteligente, suas obras representam bem seu tamanho conhecimento e bom gosto ao abordar a cultura brasileira, sou definitivamente apaixonada! Muito triste que os preconceitos ainda perdurem na atual sociedade!
Grande Jorge, Amado Jorge. Um modesto escritor baiano.
Jorge Amado um dos maiores Brasileiros da história ❤
Grande Jorge Amado! E viva a Bahia!
Um dos meus escritores favoritos.
Muito bom ótimo escritor brasileiro aceitar uma nova história de raças todos somos iguais ❤❤
Coragem de ser autêntico, coragem que conquistou o mundo. Diga-me como se faz de tudo errado e heis que é, surpreendente, a fórmula do sucesso!!!!!!!!!!!!!!
Jorge Amado,rscritor maravilhoso!!!❤❤
O Jorge foi um ser humano sensacional, ver uma entrevista dessas nos enche de orgulho, sempre com uma mente a frente de sua época
Jorge Amado,me abriu a mente.
Muito obrigado.
Grande gênio!!! Não tem nem como definir em algumas palavras! A sua inteligência e seu raciocínio pra ter um vasto conhecimento sobre as culturas e suas peculiares dos seus personagens!! Grande homem! 👏👏👏👏👏👏👏
Jorge eternamente amado !
Grande Jorge! Meu escritor favorito!
Um gênio salve Jorge.
Grande Jorge
Jorge Amado matou a pau , se pudesse daria mil e um likes para este video.
muito gostoso ouvir ele falar!
Jorge Amado inteligentíssimo!
SALVE A BAHIA, SALVE JORGE AMADO.
Um homem inteligente. Dá gosto assistir
7:08😂 Jorge, 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼” Eu acho que você nunca leu um romance meu!” 😂👏🏼👏🏼
Kkkkk nem o meu
E tão bom ouvir Jorge Amado e genial. Um espetáculo👏👏👏👏👏👏saudades
Vdd
Excelente entrevista.😄😄😄😄
O Brasil é um país onde não se lê, e tem poucos escritores, mas os que temos são fenomenais. Bem que poderia ter trazido um Nobel pra cá.
O problema desse vídeo, é que ele acaba.
Bem oportuna essa entrevista, atualíssima diga-se de passagem, quando querem nos enfiar goela abaixo um comportamento que não é nosso. Somos pobres injustos porque não soubemos fazer todos ganharem ou pelo menos melhorar seus destinos, mas racistas não, somos miscigenados e aprendemos muito com isso e o que querem é nós impor a culpa que não temos, eles sim precisam se explicar quando o assunto é racismo.
Hahaha! Jorge Amadíssimo❣❣❣
Ô saudades desses programas da tv cultura
Já tem muita violência porque criar mais vamos nos unir e se amar uns aos outros ❤
Minha grande Inspiração pra vida Obrigado Robert Amigo por me apresentar esse Grande escritor 😍❤️❤️❤️
A benção.😀💥
Jorge ❤️
Jorge Amado um grande escritor já falecido
Aff
Avá
Gente, como nosso século é carente de grandes personalidades semelhante ao que o século passado pariu de grandes pensadores brasileiros. Estamos em decadência, cada vez mais, mais rápido.
brilhante
Otima entrevista, comparada com as de hoje da uma vergonha, a Silvi entrevistando Jorge Amado e o Bial entrevistando a Anita. O mundo ta se desfazendo.
Que legal, ele era lindo!!!...
Miscigenação é a solução!!! Parabéns ao genial Jorge Amado! Nos dias de hoje seria cancelado pelos verdadeiros racistas 😢
Boa noite 🌃
É ele que encerra a entrevista rsrs
Hoje em dia tem livro ruim sim ! Qualquer um publica livro. E os ruins às vezes fazem propaganda de divulgação por ideologia . E há bons livros com dificuldade de crescimento . Hoje há muita politica nos trabalhos literários no sentido de valorização
ALUISIO AZEVEDO CECILIA MEIRELES E JOAO GUIMARAES ROSA
Somehow the way he talks reminds me of how Soviet people would speak Russian
❤❤❤❤ Jorginho
Contemporâneo.....
A esquerda hoje vai de contramão de tudo que ele falava.
Por causas das falas enfelizes deles
Alessandro de Soyza
O que será que ele falaria da Clarice poeta
Ele podia explicar porquê usa repetidamente em suas obras as palavras “negrinha”, “negro”, “os seios da negra”, “as mãos de negra”. Eu sei que um personagem é branco quando Jorge não o chama de negro.
Só se ele ressuscitar.
@@GamerMoreira ele podia ter explicado nessa entrevista né, na hora que foi perguntado dãã
Onde que indentificar um negro é racismo? Eu sou negro!!! Ta pondo coisa onde nao tem, ser chamado ou identificado como negro é racismo? Acho que vc esta sendo racista
@@brucealmeida4455 Então é natural alguém dizer “tira a sua mão de negro da minha mochila” ou “olha só o peito de negra caído da sua mãe aparecendo”? Eu não queria te falar, queridão, mas você vive num meio racista e pelo jeito não se tocou. Não sei em qual lugar que você mora, mas aqui na capital de MG isso é racismo. Espero que o seu meio de convivência melhore e que você saiba identificar um crime e não se sujeite a isso. Algumas mulheres sofrem agressão pelo marido e acham que é normal, que todo mundo tem que passar por isso, então por que uma pessoa preta não teria dificuldade em enxergar o racismo? Faz sentido você não ter se tocado ainda.
@@miagbs no capitulo “filjo de bexiguenta”
“Um negro forte e um branco magro…”
Ele menciona a cor do branco tambem, indentificar um negro ou branco nao é racismo, tais frases na qual voce apresentou foi de forma pejorativa no qual seria ofensa, mencionar a palavra “negro” sendo pejorativo é sim racista, numa literatura dos anos 30 nao, vc quer comparar os anos 200 com 1930, hoje em dia as pessoas tendem a ter a mente mais aberta, e se voce diz que o livro é racista pq sempre é usado em escolas? Pense no que tu ta falando, ta atacando uma pessoa vendo uma coisa que tu acha ruim e cagando para um monte de coisa que o livro aborda que existem hoje em dia
Ele não gostava da Carolina Maria de jesus?
Segundo a filha de Carolina, não gostava e a destratou. Inclusive não a recebendo em casa, depois de saber que os livros dela vendiam mais que os dele naquele ano. Ele é um grande escritor, maior do que ela, mas nitidamente tem gênio forte, e um tanto egoísta ou narcisista. Pouco humilde. Isso é inegável. Daí podemos separar o escritor(pessoa) das suas obras.
@@clebersegall6935 obrigado,entendi
th-cam.com/video/PN0474EjZ_o/w-d-xo.html
@@clebersegall6935 mas tem como mesmo? Visto que tem um racismo bem nitido escrito nos livros dele e a erotização da mulher negra
@@ReiChiquita567nos livros é nítido; Iemanjá branca, e discurso de miscigenação. O negro só é visto como criminoso, bandoleiro ou como objetificação sexual.
@@clebersegall6935 Acredito q/ vc nunca leu Jorge Amado ! No livro Tenda dos Milagres o Pedro Archanjo é um mestre popular reverenciado pela academia ...! Em Jubiabá temos o Antônio Balduíno lutando contra a exploração dos negros no sistema ...! Esse discurso é da USP q/ criou o preconceito contra o escritor !
Estudo sua obra e tem infelizmente esse discurso contra um excelente trabalho de retratar um tempo ...!! E sobre suas pesquisas em relação a religião de matriz africana tinha os maiores pesquisadores como orientadores o Waldeloir Rego e Vivaldo Costa Lima , dentre outros. Axé!!
No era para amadores jorge amado , un potro indomable .
❤❤❤❤❤❤❤🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Editor vs Redator
A muié tentando cortar a fala do gênio é agonizante
Bahiano cabra bom.
Desde a criação do mundo wue Deus deu o livre harbitrio para seguir ou para o bem ou para o mal, caminho do mal levra a condenação e ao inferno, caminho do bem leva a vida eterna.
Revisitar os grandes nomes do século XX é sempre um tapa na cara. Só reparar como muda a reação dele quando a pergunta vem de um negro. Desdenhou e ainda queria que o cara pedisse a benção.
Multicoloridos, cérebros, multicoloridos
Sintonizam, emitem, longe
Cascos, cascos, cascos
Multicoloridos, homens, multicoloridos
Andam, sentem, amam, acima, embaixo do mundo
A GLOBO VIROU POPULAR DESDE QUE FEZ NOVELAS COM PERSONAGENS NEGROS , MESTICOS , ETC . GLOBO SUBIU NA ONDA DO SUCESSO DE JORGE AMADO . TODO POR DINHEIRO
?
Poema o jardim de jacob youtube
A frase sobre homossexualidade do Jorge foi bem infeliz, mas consigo entender, já que Jorge, apesar de ter sido um homem que lutou contra o preconceito, ainda assim era um homem de seu tempo. Na época não existia ninguém para lutar por nós ou nos dar voz, logo, éramos rebaixados e submetidos a rótulos dados de outros grupos sociais. Não existia ninguém na época para explicar o porquê que tais falas eram equivocadas. É muito nada a ver passar uma lente do século 21 sobre um escritor hétero de 1912.
Seu burro 🫏 ele se refere ao uso apelativo.
Quero ver na hora da dor!!! Quem vai lutar por ti???? A Pablo?????
Sempre o admirei como escritor, as obras me prendiam sempre. Nao havia uma sequer que eu nao tivesse lido menos de duas vezes. Isso me fez criar uma imagem muito diferente do autor, o via como o cara mais humilde e humano do mundo. Mas me decepcionei muito após saber da sua historia ao lado de Carolina Maria de Jesus, escritora de "quarto de despejo" . Era uma nova escritora, sofrida, humilde, que necessitava do apoio de alguem mais experiente. O homem pode ser o mais culto, mais rico e mais admirado do mundo, se nao tiver humanidade e amor em seu coração, na minha opiniao ele nao é nada. Acontece bastante de eu desgostar das pessoas pela forma que ela mal trata outra.
Já sofria hater 😆😆😅😅🤣🤣🤣🤣
Watson pai
Juca Kfouri, sempre perguntando bobagens, mostrando seus viés sempre doentio pela esquerda, Caviar, para ele!
Ex comunista declarado que poucos divulgam.
Deixou o comunismo por conta do materialismo e dos fracassos dos socialistas.
Sim, consigo ver ele fazendo campanha pra Bolsonaro.
Pedro Camilo
Não creio.
Acredito que ele apoiasse um tucano como Alckmin,um Alvaro Dias,a Marina ou até mesmo o Ciro.
Mas jamais o PT ou a extrema - esquerda.
@MarxZine kkkkkkkk
@MarxZine prefiro o kkkk
Jorge Amado se considerava materialista, apesar de de entregar a umbanda. Mas ele deixou o PARTIDO COMUNISTA por conta (além de que o pcb jogou o manifesto comunista no lixo nos anos 70) também porque ficou bolado com a política de espurgo de Josef Stalin. Ele não deixou o marxismo, mas sim, o partido.
" personagem de cor" Nossa como o racismo era 10.000 x pior a pouco tempo
E ele falou super bem. Melhor que o próprio Jorge Amado que foi super racista sim em suas obras, sempre erotizando a mulher preta.
fico pasmo que até em uma faculdade federal o meu professor usou esse termo para se referir a pessoas negras.
A lacração não amou Jorge Amado kkk
A maioria dessa massas de manobras,nunca lêem nada, simplesmente só criam opiniões baseadas em influenciadores políticos, celebridades.Simplesmente vivem de narrativas.
Eu li na juventude varios livros dele, foi logo depois que os livros de Monteiro Lobato perderam a graça para o adolescente. Estes dois RACISTAS não mim fizeram ser racista ........ Meu palpite que os lacradores NUNCA leram um livro dele , e possivelmente nenhum outro tambem .....kkkkkkkkkkk
Só existe uma raça...a raça humana. O resto é segregação! Ponto.
Querer direcionar aquilo q se escreve, qualquer semelhança com um país chamado Bolsonaristão do Sul não é mera coincidência!
"Jorge Amado era o escritor do PC. Graciliano Ramos também era, mas Graciliano Ramos sabia que o PC não ia resolver o drama do mundo. O Jorge Amado achava que sim. Vc pega as obras do Jorge Amado e analisa o que ele está dizendo, vc percebe que é exatamente as orientações que a Internacional Socialista estabelecia para aquela década. O Jorge Amado era um sujeito que escrevia romances dentro do roteiro estabelecido pelo partido comunista central (PC)." (José Monir Nasser)
sim, mas o fazia com uma genialidade impar.
@@diogokalil Escrever dentro de um roteiro político é, como dizem, montar um panfleto, com repetição monótona de chavões partidários. É como fazer uma novela de tv: sempre a mesma história, que nos distrai na primeira vez, mas não nos enleva, não leva a lugar algum. É triste: ele mesmo, na velhice, parece ter reconhecido que podia ter escrito romances melhores, se não tivesse se prestado a ser um mero militante.
Sim. Jorge Amado foi um dos maiores intelectuais do Partido Comunista e reealmente a sua posição política influencia na sua escrita mas ele foi um gênio, colocou a panfletagem em último plano, aqui o povo simples, negro tem voz em sua literatura, ele retrata na maioria dos seus livros uma parte da realidade brasileira. isso é fato. abraço
@@r.c.7793 Para mim a literatura do Jorge foi fundamental para entendermos a cultura do povo negro, entendermos a realidade que o povo oprimido vive no Brasil, principalmente na Brasil, além de retratar outras realidades como o machismo, racismo, etc... Leitura que agregou bastante.
blegh não tendo o que fazer aqui, vê se vaza!
Um ex-comunista que descobriu a tempo e teve a coragem de sair do partidão, mesmo sofrendo duras represálias! Um grande ícone contra o comunismo!
??? Ele saiu do partidão, mas continuava de esquerda, não dissemine informações erradas
Pode me indicar algo que corrobore a sua afirmação e ordem?
Fakenews tipico de la derecha , jorge amado te iba dar un pau na cabeça
Oxe! Ele nunca deixou de ser de esquerda.
@@pauloseabra6444 As obras dele.
O que eu já vi de gente que não leu Jorge Amado e taxa ele de racista, não está no gibi. Pessoalmente, tenho a tese de que o brasileiro taxa de racista quem não o é, porque taxar de racista quem é, além de inútil (eles tem o todo o poder, não ligam a mínima e jamais serão alcançados por qualquer Lei) é coisa que prejudica a carreira. Não duvidaria se a maioria das pessoas acusadas de racismo aqui, ou fossem historicamente antirracistas ou negras, com maior ou menor consciência étnica. A subserviência racial ao branco, introjetada ao longo dos séculos é de tal ordem, que simplesmente batemos no mais desprotegido e no aliado, com maior ou menor grau de esclarecimento, mas aliado.
Esse baiano era arretado.
Diante essa fala de acervo jornalistico de uma entrevista do Jorge Amado e ele com muita arrogância de homem branco falando como um grande indivíduo que luta contra o racismo no Brasil kkkk...Porque ninguém busca pesquisar de maneira profunda e séria sobre a vida dele, descubram como ele tratou a Carolina Maria de Jesus a escritora mulher preta quando ela foi na sua casa, procurem que vocês saberam realmente quem foi esse cara.
O comunismo é isso. Um hora vc é inventor do método, na outra, vc é patrulhado.
O escritor deve ser livre para escrever o que quizer, o leitor escolhe o que ler e o edifica, para mim há somente um livro que edifica, a biblia, porquê ela ensina os humanos a viver uma vida conforme Deus.
Hahahaha um grande escritor e um grande falador de merdas. Estas coisas não são excludentes. Está aí a prova
Como se ele não fosse racista kkkk
Os personagens negros em seus luvros desempenham papel subalterno.
Vc precisa pensar melhor antes de dizer isso
@Vila do Sossego kkkkkkkk sou leitor afinco desse cara. Mostrar uma realidade como a vida dos negros, não é ser a favor dela. Leia CACAU! Só pra vc ter uma ideia de como ele estimula a luta da classe pobre
E só no Brasil que brancos ganham dinheiro com a cultura negra
Ele retratava a realidade da sociedade da época.
Vocês que não fazem parte da cultura negra, gosta de criticar o que não sabe, pode até ser negro, mas não conhece nada da cultura negra, quem mais defendeu as religiões de matriz, a das danças e comidas, a arte e etc, bom, a cultura negra em geral, que Jorge Amado?? Não só espalhando a cultura negra, para o Brasil, mas para o mundo todo, afinal Jorge Amado é o escritor brasileiro mais famoso do mundo.
Jorge Amado era tão ligado a cultura negra, que ela religioso do candomblé e não só isso tinha o cargo de Obá de Xangô, no ilê axé Opó Afonjá, um alto cargo do candomblé, estando abaixo apenas de um cargo.
@@makedaqueen6867 Eu vi sua respost a nas notificações, não está mais aqui porque você deve ter apagado, mas eu eu faço questão de responder, *Primeiro eu não sou branco e mesmo se fosse não daria o direito de você querer monopolizar a cultura afro-brasileira, a cultura é uma coisa que quanto mais disseminada, menos preconceito e racismo existirá*
👉 *Segundo, brancos vivem mais de cultura negra, do que os próprio negro, porque a maioria deles, voltaram as costas, para sua própria cultura, como por exemplo a maioria dos negros são cristãos, fazendo parte de uma religião europeia com uma raiz asiática, enquanto falam mal das religiões provenientes do continente africano, ou até mesmo das religiões afro-brasileiras que sugiram na época da escravidão, com a resistência negra. Os negros negam até mesmo sua própria raiz biólogica, preferindo lutar até mesmo contra o seu corpo, alisando o cabelo, invés de cuidar do cabelo crespo, para formação dos cachos, muitos não tomam sol para não escurecer ainda mais o tom de pelo e etc*
Meu Deus,a turma da inutilidade existe desde de aquela época.
Eu li na juventude varios livros dele, foi logo depois que os livros de Monteiro Lobato perderam a graça para o adolescente. Estes dois RACISTAS não mim fizeram ser racista ........ Meu palpite que os lacradores NUNCA leram um livro dele , e possivelmente nenhum outro tambem .....kkkkkkkkkkk