Antes de assistir o Dexter eu tinha muita empatia, após ver todas as temporadas eu consegui finalmente criar coragem de sonegar impostos e enterrar minha sogra viva. Precisamos de mais seriados assim.
Eu amo a série Dexter. O ator Michael C. Hall é excepcional... Não sou psicóloga, mas fico intrigada com questões que envolvem a mente humana. Como uma pessoa pode ficar com a mente tão deturpada a ponto de se tornar um serial killer?
Na maioria das vezes podem ter causas orgânicas, quando uma parte do cérebro se desenvolve ou é mais ativa do que a outra, principalmente quando a área que processa a empatia não é muito ativa... Mas causas ambientais (como traumas), tbm podem desencadear tendências violentas que podem, ou não, serem utilizadas para cometer assassinatos (não por via de regra). A mente humana é muito complexa, mas creio que essas são as duas principais motivações dessa tendência homicida. Em Dexter, que obviamente é uma ficção, o cérebro de Dexter não processa muito a empatia, dando enfoque nas áreas que processam tendências violentas... a série deu a entender que a perda da mãe (brutalmente assassinada em sua frente), que gerou essas tendências. Na internet é possível encontrar alguns estudos a respeito disso, experiências comprovaram que traumas na infância podem gerar alterações na estrutura cerebral, podendo desencadear doenças e outros comportamentos que divergem da normalidade.
Você já nasce com a psicopatia , apartir daí o seu ambiente te leva pra qual tipo de psicopata você vira . . Um psicopata num comando vermelho ou pcc vai virar um assassino dos top . . . Um psicopata como CEO de uma empresa que consegue pensar só no lucro e não tá nem aí se tiver que mandar 10 mil trabalhadores embora.
@@isabelklawa7278 s s, como descubriu? família = cura pra psicopatia, só sendo msm... Só pra te orientar nem todo psicopata é assassino, e definitivamente se tu fala que se n fosse tua família tu seria um, já mostra q tu tem empatia por alguém, ou seja n é psicopata.
Dexter é meu melhor psicólogo, de todos que já fiz terapia. Consultas são tão vazias, artificiais, decoradas. Não desmerecendo o estudo e dedicação dos profissionais, mas comparando a minha realidade que fica muito longe de tudo que se possa viver na sala de uma faculdade, as vezes encontrar alguém que conseguiu viver se adaptando a vida como o Dexter é confortante, fortalecedor. Ser frio o bastante para suportar isso ninguém pode te ensinar. Amo o Dexter, ele descobriu o amor em meio a um mundo sem sentimentos, isso é tão bom... Nos faz sentirmos humanos, vivos, capazes de ainda sermos bons. Mesmo tendo plena consciência de é apenas uma ficção, rsrs a Rita era insuportável, ele aguentou demais, uma mulher que pra tudo precisava ligar e pedir ajuda, parecia mais mãe dele, única parte desgastante da série. Gostaria de fazer terapia com um profissional que tivesse um pouco da mente do Dexter...
A Rita mudou muito ao longo da série e claramente de vitima se tornou alguém forte e aguentava muito as estranhices do Dexter..o cara sumia e dava vários câos,outra metia o pezão nele.
Tenho 29 anos e faço terapia e tomo controladores de humor desde os meus 18. Também acho a psicologia muito artificial, é como se a vida fosse um roteiro de variados gêneros(psicoses) que deve se encaixar da mesma forma para uma trilha de casos diferentes. Ao longo de tanto tempo de terapia, fui acompanhado por 3 profissionais. A primeira desistiu de mim, porque achava meus pensamentos muito radicais(foi o termo que ela usou, pra não dizer assustadores). Já esse último, me acompanha há 5 anos. E nos damos muito bem, porque ele apesar de psicólogo, tem o mesmo transtorno que eu. E podemos ser nós mesmos nas sessões e falarmos abertamente. Eu sou Sociopata.
Não julgue a Rita , ela foi necessária, dexter não completaria, ao ponto de ter um fim , lembre , uma hora ele precisará morrer , e acredito que a forma que a Rita mudou ele fará ele morrer ! E quem assistiu a série parte dois onde tem ele e o filho dele , vai entender HAHAHAHAHAA 🙂
Eu to assistindo Dexter pela primeira vez em 2024. Nao fazia ideia de que era uma serie tão boa. A relação do Dexter com o Sargento DOAKES me lembrou muito do enredo com Walter White e o cunhado HANK, que é agente da Narcoticos.
@eusouomior5836 Ela não tá nem no meu top 5. Mas é uma rica série, principalmente a primeira temporada. Colocaria Spartacus/Breaking Bad em top 1. True detective (primeira temporada) Top 2. Familia Sopranos Lost Prison Break GOT( se eu desconsiderar a última temporada que foi desastrosa). Tem mais uma ou outra mas não me vem na mente agora.
@@willianrichard7053 Lost e prison break foi uma das que eu dropei logo no início,prison break só me segurou na primeira depois que saíram da prisão ficou meio chata,e Lost acho que é pq não tem muito ação nela mas vou dá uma chance.
@@eusouomior5836 Cara, Lost e Prison Break pra mim é pura nostalgia. Assisti ambas quando passava na Globo ainda kk Por isso elas tão no meu top 5! tenho muitas memorias relacionadas a essas duas series.
Harry Potter / Dumbledore (Velho Sábio) / Voldemort (Sombra). Tbm estudo Psicologia! Eu amo Dexter, minha série e meu personagem favorito! Acaba q Dexter foge da realidade ne? Pq psicopatas teoricamente n tem empatia, e vemos q Dexter tem sentimentos por Rita, Debra, Harry, Harrison e Hannah
Boa! O Dexter de fato foge um pouco do que conhecemos como serial killers. Muitos serial killers também não são psicopatas, mas acho que nunca ouvi falar a respeito de nenhum parecido com o Dexter.
Nos livros o Dexter é bem diferente, psicopata, frio e calculista. São muito "divertidos" e mais realistas embora a série da tevê também seja interessante trazendo reflexões.
Acredito que diversos roteiros que seguem a jornada do herói contém essa linhagem. Além do trauma ser um gatilho para distorção do comportamento em sociedade. É muito bom quando o personagem integra todos os elementos fazendo dele um ser mais complexo e não tornando a jornada do herói tão batida. Muito bom!
Para mim o Dexter Morgan é um sociopata então já que ele tem empatia como o sociopata pode ter se for em grau leves o sociopata é capaz de sentir empatia por algumas pessoas, para mim o Dexter Morgan é um sociopata heróico. Muitas pessoas podem discordar dizendo que o sociopata é apenas mal mas discordo existe sociopatas bons sim nem todo sociopata é um assassino cruel ou monstro sem empatia existe sociopatas que tem senso de justiça como o Dexter Morgan que é um sociopata heróico. Anti-heróis também podem ter sociopatia não é só vilões não.
Discordo um pouco. Sociopatas convivem publicamente sem dificuldades. Dexter me parece mais um legítimo psicopata que demonstra empatia mais por imitação mesmo. Ele analisa como as pessoas reagem em determinadas situações e imita, bem como ele fez quando recitou um poema para a Rita, se não me engano. Se pararmos para pensar mesmo, o Dexter é o egoísmo em pessoa, em todos os sentidos, e ele percebeu isso no final. O que o fez tomar uma decisão (puramente racional) de pedir que o filho fizesse o que fez no fim.
Ou talvez não é que ele seja Sociopata. Talvez seja só um furo de roteiro, pois existem vários autores que quebram propositalmemte as regras que ele mesmo criou na sua obra por pura preguiça de inventar algo mais elaborado pra chegar o objetivo dele. Já vi isso ocorrer várias vezes.
@@ronanamaral6625e vc acha que realmente existe alguém que não é extremamente egoísta? Tudo que vc faz e pq te faz bem. Se vc não sentisse aquele sentimento bom após ajudar o mendigo, vc ainda sim ajudaria? Outro exemplo, Vc só ama alguém pq te faz bem, vc gosta da sensação de sentir que pode contar com alguém.
Eu estava procurando uma leitura que abordasse um pouco sobre a área forense (que admiro), comecei a ler Dexter achando que eram somente três livros, não sabia que tinha uma série. Assisti ate até segunda temporada e decidi ir para os livros, qua do descobri que eram oito, porém já estava envolvido demais com a leitura. O Jeff, autor dos livros elaborou muito bem o Dexter e a ficção, trazendo de fato elementos não fictícios a respeito do Dexter, como também o lugar que se passa a história. Particularmente, gostei demais do livro três, que aborda a questão espiritual sobre o passageiro de Dexter e que traz elementos culturais como fundamentação do passageiro, além da psicologia por trás. Estou acabando o sétimo livro e já estou me sentido meio perdido no que fazer depois que acabar tudo. Foi e está sendo uma leitura sensacional. Desde o começo percebi o personagem biopsicossocial e depois espiritual que me fez cativo da leitura. Super recomendo!
que video maravilhoso. encontrei no relacionados sobre final de new blood, estava buscando informaçoes sobre o porque o dexter é assim, e acabei me convencendo que a sombra dele tem inclusa um discurso moral de luz acaba atraindo pq estamos cansados das atrocidades do ser humano,entao esses vigilantes alimentam a sombra de cada um
Se cada cidade com mais de 50 mil habitantes tivesse um Dexter(respeitando o "Código de Harry", é claro), o mundo seria um lugar bem melhor, e olha que ainda assim não faltaria "trabalho" pra nenhum "Dexter".
@@rodrigosb3071 Ficou "revoltadinho" o garoto. Deve ter fetiche por assassinos e estupradores. Não se reprima, saia do armário e leve um assassino ou um estuprador pra sua casa, certamente haverão alguns que terão prazer em fazer você realizar as suas fantasias mais secretas...
Spoiler** eu curti no primeiro episódio da primeira temporada Dexter falando que se tivesse uma pessoa por quem ele choraria seria sua irmã, e no ultimo episodio da ultima temporada ele chorou por ela. Algo simples, mas que fechou o arco legal.
Não acho que ele seja um psicopata, ta mais para um sociopata. Primeiro, que a psicopatia é algo inerente ao nascimento. Os sociopatas são criados pelo seu meio, suas experiências traumáticas, que é o caso do Dexter. Numca que um psicopata teria reações como ele tem com seus familiares e amigos, realmente é pouca atividade emocional, mais existe. Diferente do psicopata que nunca se importaria com a morte de uma esposa e nem sentiria culpa.
matou: Doakes O irmão (que era uma maça podre, mas ainda era irmão dele, e ele não o matou por ser um assassino e sim porque ele via quem ele realmente era) sargento Logan 3 inocentes Acabou com a vida de: Sua irmã Rita e seus filhos Angelo A chefe de policia e muitos outros
@Mr.Surprise849 da pra tirar o irmão dele, ele era um assassino de qualquer jeito, e o doakes não foi ele, unico inocente que ele realmente matou foi o logan
oi Ricardo, eu admiro muito os seus vídeos e principalmente as análises psicológicas, gostaria de fazer um pedido, se vc puder analisar duas séries, seriam elas Hannibal e Departamento de conspiração, principalmente os protagonistas por favor.
Dexter consegue empatia rápido dos outros, consegue se relacionar muito bem com as pessoas e etc. Ele tem mais características de um psicopata do que de autismo.
Como dexter é autista ser ele possui otimas habilidades sociais para manipular as pessoas? se Dexter tivesse autismo seria bem leve, o não levaria sua capacidade de empatia ser atingida. Dexter possui sociopatia igual seu irmao por causa do mesmo trauma.
Psicopatas tem senso de justiça? Eles se indignam com alguma coisa, ou não tem nenhuma moralidade? Tipo se verem injustiças, eles reagem? A sociedade humana de acordo com sua época na história foi tendo diferentes modelos de moralidade, por exemplo na idade média existia alguns conceitos morais que hoje em dia seria considerado imoral. Esses conceitos são passados de geração em geração dentro de uma família, então os pais ensinam para seus filhos o que é certo e o que é errado de acordo com o que a sociedade prega. Em pessoas neurotípicas esses conceitos morais por causa das emoções pró-sociais, como a empatia, são internalizados formando assim o que a psicologia freudiana entende como superego. Por causa desse superego as pessoas têm um sentimento moral e se sentem culpadas caso esse senso moral seja quebrado. No caso dos psicopatas não possuímos emoções pró-sociais então aprendemos o que é certo e o que é errado como qualquer outra pessoa, mas não conseguimos internalizar esse senso moral dentro da nossa psique. Isso faz com que não conseguimos formar o superego e por causa disso não sentimos culpa nem remorso quando nossas ações são contrárias a moral da sociedade. Então para responder a sua pergunta um psicopata não vai ter uma emoção de senso de justiça, mas dependendo do caso ele pode perfeitamente construir um código de conduta baseado em criar um senso moral de forma cognitiva. Acredito que a maioria não irá se importar com isso mas tem sim a possibilidade de criar uma forma de pensar baseado num senso de justiça e agir dessa forma.
Eu muitas vezes posso ver uma injustiça e não sentir emoção, mas condenar aquilo de forma cognitiva, pois é parte do meu código moral. Existem casos em que eu sinto ódio vendo a injustiça, mas mesmo que eu não sinta emoção nenhuma ainda posso me importar. Já outras situações, às vezes eu vejo e não me importo, ou me importo mais com como aquela situação vai me afetar.
Dexter criou um caos na vida dele, mas que ele livrou o mundo de muita gente ruim isso é inegavel, infelizmente o preco de fazer o que fazia respingou nas pessoas que ele "amava".
Tenho uma resistência enorme a essa série, embora só ouça falar bem. Psicopatia foi a característica de uma pessoa conhecida com quem convivi durante anos. Quando foi diagnosticada como psicopata, muita coisa fez sentido. Feio de ver e conviver.
Nada a ver ele sentirar amor e empatia pela esposa e irmã. A série foi tão bem feita que conseguiu manipular até mesmo esse psicólogo que fez o vídeo 🤦🏻 Ele nao sente amor e empatia pela esposa e irmã, acontece que elas SÃO propriedade dele, e ele AS USA para o seu propósito que é parecer ser normal, e essa tática é tão NATURAL nele que nem ele mesmo percebe que está usando a esposa e irmã.
O Doakes só disconfiava do Dexter porque o roteiro queria. Porque não existia motivo algum para aquela birra dele. Pense num personagem chato. Fiquei muito feliz quando ele morreu.
Ele desconfiava pq também era um assassino em série (não dá forma que vc tá pensando), ele já matou muitas pessoas em uma missão que ele fez em algum lugar que eu não me lembro.
@@The11Punisher1 kkkk.... O cara matou pessoas em uma missão do governo e tu quer comparar isso com um Serial Killer. É de lascar mesmo kk... Então todo mundo que participou da 1⁰ e 2⁰ guerra eram serial killers?
Sociopatas convivem publicamente sem dificuldades. Dexter me parece mais um legítimo psicopata que demonstra empatia mais por imitação mesmo. Ele analisa como as pessoas reagem em determinadas situações e imita, bem como ele fez quando recitou um poema para a Rita, se não me engano. Se pararmos para pensar mesmo, o Dexter é o egoísmo em pessoa, em todos os sentidos, e ele percebeu isso no final. O que o fez tomar uma decisão (puramente racional) de pedir que o filho fizesse o que fez no fim.
Pelo que vi da série, ele realmente sente, ele não imita. Não vejo ele como um psicopata, vários impulsos que ele tem na série, de se preocupar com o próximo, não são de psicopatas, eles até podem aprender algo, mas sentir, eles não sentem. Se ele fingisse, ele teria matado a irmã dele na primeira temporada e já teria matado o Sargento. Ou seja, ele sentiu empatia. O que é impossível num psicopata.
@@luanadourado9958Tem que ver se os momentos que o Dexter pareceu demonstrar empatia se isso foi uma prova de que ele não tem o transtorno, ou se foi apenas furo de roteiro. Porque tem muitos autores que quebram momentaneamente as regras que ele mesmo criou por pura preguiça de inventar algo mais elaborado pra chegar ao objetivo dele. Já vi isso ocorrer várias vezes. Tem personagens gênios que ficam burros do nada só pra facilitar pro autor.
Dexter sentia. A imitação era no começo. Está mais do que claro,na preocupação com Rita,com os filhos de Rita,com Debby,etc. Demonstra amor pelo filho. Deixar-se ser morto pelo filho não foi racional,foi experimentar "amor"e reconhecimento da quebra do código ao matar um inocente,pois o normal seria ele convencer o filho dele do contrário,para continuar vivo. Aguentou poucas e boas do Doakes até onde pode...
Eu comecei a assistir essa série esse ano...eu me pergunto??? Como alguém pode ter raiva do Dexter?? Mano,o cara só elimina carniça,monstros..psicopata ele não pode ser,pois não mata inocentes,tem a necessidade somente de matar assassinos,ele é como os super heróis da Marvel.. Eu não consigo ter um pingo de raiva do Dexter,tô na 4 temporada....
A polícia da Flórida deveria agradece-lo, já que lá existe pena de morte, ele está economizando dinheiro fo governo. Acho que muito o que ele se tormou, foi culpa do Harry, ele percebe que seu filho tem algo diferente e implanta o código na cabeça dele. Porém, se ele conseguiu fazer isso com alguém que tem sede de mstar, pq não tentou faze-lo controlar isso? Colocar um código para ele não se tornar isso? Eu jamais o prenderia, se fosse policial. Tenho pena do que se tornou.
O dexter definitivamente não merceu o final que teve, foi um personagem que teve uma construção perfeita, é decepcionante ver que depois de todo drama de tentar equilibrar suas personalidades e de finalmente encontrar na hannah e no próprio filho um sentimento mais forte que a necessidade de matar, ele abandonaria tudo e tentaria se matar, pra no fim se encontrar isolado num fim de mundo, poderiam ter no minimo dado um chance de recomeço ao personagem, mesmo que a serie não se estendesse em continuações, deixaria um sentimento melhor no coração dos fans.
Dexter é um personagem adoravelmente assassino. Porém, embora siga um "código", é um exemplo negativo que pode incentivar várias ações desse tipo e ainda pior. Portanto, não é uma série que eu recomendaria e assisti, porque o meu lado negro pediu, se é que me entendem 🗡️
Não achava Dexter um psicopata,ainda que fosse um serial Killer. Na última temporada,em que conhece o filho,no final da série,vê-se que o final,como aconteceu,(ainda que tenha se desviado e assassinado um inocente) não coaduna com psicopatia.
Assisti toda a série, e Dexter estragou a vida de todos que se aproximaram dele. O cara A-C-A-B-O-U com a vida da irmã dele. Esse negócio de família acima de tudo é a maior mentira já inventada. A irmã dele deu um tiro numa inocente e estragou a própria existência.
Antes de assistir o Dexter eu tinha muita empatia, após ver todas as temporadas eu consegui finalmente criar coragem de sonegar impostos e enterrar minha sogra viva. Precisamos de mais seriados assim.
🤣🤣🤣
Kkkkkkkkkk
Plot twist: Esse comentário é real e nao ironico ☠
Sonegar impostos é grave.
@@metamorfosemental e enterrar a sogra viva não? Está solteira linda?
Eu amo a série Dexter. O ator Michael C. Hall é excepcional... Não sou psicóloga, mas fico intrigada com questões que envolvem a mente humana. Como uma pessoa pode ficar com a mente tão deturpada a ponto de se tornar um serial killer?
Na maioria das vezes podem ter causas orgânicas, quando uma parte do cérebro se desenvolve ou é mais ativa do que a outra, principalmente quando a área que processa a empatia não é muito ativa... Mas causas ambientais (como traumas), tbm podem desencadear tendências violentas que podem, ou não, serem utilizadas para cometer assassinatos (não por via de regra). A mente humana é muito complexa, mas creio que essas são as duas principais motivações dessa tendência homicida. Em Dexter, que obviamente é uma ficção, o cérebro de Dexter não processa muito a empatia, dando enfoque nas áreas que processam tendências violentas... a série deu a entender que a perda da mãe (brutalmente assassinada em sua frente), que gerou essas tendências.
Na internet é possível encontrar alguns estudos a respeito disso, experiências comprovaram que traumas na infância podem gerar alterações na estrutura cerebral, podendo desencadear doenças e outros comportamentos que divergem da normalidade.
Se eu não tivesse a minha família, facilmente me tornaria uma. Tenho muitos pensamentos de morte tanto a meu respeito quanto às pessoas ao meu redor.
Você já nasce com a psicopatia , apartir daí o seu ambiente te leva pra qual tipo de psicopata você vira . . Um psicopata num comando vermelho ou pcc vai virar um assassino dos top . . . Um psicopata como CEO de uma empresa que consegue pensar só no lucro e não tá nem aí se tiver que mandar 10 mil trabalhadores embora.
@@isabelklawa7278 s s, como descubriu? família = cura pra psicopatia, só sendo msm... Só pra te orientar nem todo psicopata é assassino, e definitivamente se tu fala que se n fosse tua família tu seria um, já mostra q tu tem empatia por alguém, ou seja n é psicopata.
Por mais serial Killer assim, os cidadãos e trabalhadores agradecem
Dexter é meu melhor psicólogo, de todos que já fiz terapia. Consultas são tão vazias, artificiais, decoradas. Não desmerecendo o estudo e dedicação dos profissionais, mas comparando a minha realidade que fica muito longe de tudo que se possa viver na sala de uma faculdade, as vezes encontrar alguém que conseguiu viver se adaptando a vida como o Dexter é confortante, fortalecedor. Ser frio o bastante para suportar isso ninguém pode te ensinar. Amo o Dexter, ele descobriu o amor em meio a um mundo sem sentimentos, isso é tão bom... Nos faz sentirmos humanos, vivos, capazes de ainda sermos bons. Mesmo tendo plena consciência de é apenas uma ficção, rsrs a Rita era insuportável, ele aguentou demais, uma mulher que pra tudo precisava ligar e pedir ajuda, parecia mais mãe dele, única parte desgastante da série. Gostaria de fazer terapia com um profissional que tivesse um pouco da mente do Dexter...
A Rita mudou muito ao longo da série e claramente de vitima se tornou alguém forte e aguentava muito as estranhices do Dexter..o cara sumia e dava vários câos,outra metia o pezão nele.
Tenho 29 anos e faço terapia e tomo controladores de humor desde os meus 18.
Também acho a psicologia muito artificial, é como se a vida fosse um roteiro de variados gêneros(psicoses) que deve se encaixar da mesma forma para uma trilha de casos diferentes.
Ao longo de tanto tempo de terapia, fui acompanhado por 3 profissionais.
A primeira desistiu de mim, porque achava meus pensamentos muito radicais(foi o termo que ela usou, pra não dizer assustadores).
Já esse último, me acompanha há 5 anos. E nos damos muito bem, porque ele apesar de psicólogo, tem o mesmo transtorno que eu.
E podemos ser nós mesmos nas sessões e falarmos abertamente.
Eu sou Sociopata.
Não julgue a Rita , ela foi necessária, dexter não completaria, ao ponto de ter um fim , lembre , uma hora ele precisará morrer , e acredito que a forma que a Rita mudou ele fará ele morrer ! E quem assistiu a série parte dois onde tem ele e o filho dele , vai entender HAHAHAHAHAA 🙂
@@thetantoken4236 sim, concordo
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu to assistindo Dexter pela primeira vez em 2024.
Nao fazia ideia de que era uma serie tão boa.
A relação do Dexter com o Sargento DOAKES me lembrou muito do enredo com Walter White e o cunhado HANK, que é agente da Narcoticos.
Por enquanto ela é top 2 pra mim ficando atrás de breaking bad e 3 é Chernobyl só assisti essas séries por enquanto.
@eusouomior5836 Ela não tá nem no meu top 5. Mas é uma rica série, principalmente a primeira temporada.
Colocaria Spartacus/Breaking Bad em top 1.
True detective (primeira temporada) Top 2.
Familia Sopranos
Lost
Prison Break
GOT( se eu desconsiderar a última temporada que foi desastrosa).
Tem mais uma ou outra mas não me vem na mente agora.
@@willianrichard7053 Lost e prison break foi uma das que eu dropei logo no início,prison break só me segurou na primeira depois que saíram da prisão ficou meio chata,e Lost acho que é pq não tem muito ação nela mas vou dá uma chance.
@@eusouomior5836 Cara, Lost e Prison Break pra mim é pura nostalgia. Assisti ambas quando passava na Globo ainda kk
Por isso elas tão no meu top 5!
tenho muitas memorias relacionadas a essas duas series.
@@eusouomior5836 Lost realmente nao tem muita ação kk se tu procura ação assisti SPARTACUS
É raro ver alguém ainda falando e analisando o Dexter já que a série é um pouco antiga. Gostei muito da sua análise
Obrigado!
Começando a assistir agr kkkk
@@djmallost702 Está recuperando sua popularidade graças ao TikTok.
🍷🗿☠️
Dexter é a minha serie preferida de todos os tempos!
Ele é tão bom como psicólogo que ele colocou um audio no fundo do vídeo todo, com menssagens ocultas e quase ninguém deve ter percebido.
Do que você está falando?
Tão bom psicológo que caiu na lábia do dexter, acreditando que dexter sentiu amor pela esposa e irmã (risos)
@@Marcos-fc6in Tudo é possível na ficção, logo ele não caiu na labia...
Harry Potter / Dumbledore (Velho Sábio) / Voldemort (Sombra). Tbm estudo Psicologia! Eu amo Dexter, minha série e meu personagem favorito! Acaba q Dexter foge da realidade ne? Pq psicopatas teoricamente n tem empatia, e vemos q Dexter tem sentimentos por Rita, Debra, Harry, Harrison e Hannah
Boa! O Dexter de fato foge um pouco do que conhecemos como serial killers. Muitos serial killers também não são psicopatas, mas acho que nunca ouvi falar a respeito de nenhum parecido com o Dexter.
Nos livros o Dexter é bem diferente, psicopata, frio e calculista. São muito "divertidos" e mais realistas embora a série da tevê também seja interessante trazendo reflexões.
@@MinutosdeSanidadefaça um do Anton chigurh
E astor. E coyd
@@pedrohenriqueborgesdossant8141 bem lembrado!
Amo Dexter, uma das minhas séries prediletas pra vida! Vi a série 3x, e verei inúmeras vezes.
Amo suas análises!
Amo Dexter também! Muito obrigado mesmo pelos comentários!
E agora, já viu quantas vezes?
Acredito que diversos roteiros que seguem a jornada do herói contém essa linhagem. Além do trauma ser um gatilho para distorção do comportamento em sociedade. É muito bom quando o personagem integra todos os elementos fazendo dele um ser mais complexo e não tornando a jornada do herói tão batida.
Muito bom!
Concordo plenamente! E que venha New Blood!
Uma das melhores séries que tem, top
Para mim o Dexter Morgan é um sociopata então já que ele tem empatia como o sociopata pode ter se for em grau leves o sociopata é capaz de sentir empatia por algumas pessoas, para mim o Dexter Morgan é um sociopata heróico.
Muitas pessoas podem discordar dizendo que o sociopata é apenas mal mas discordo existe sociopatas bons sim nem todo sociopata é um assassino cruel ou monstro sem empatia existe sociopatas que tem senso de justiça como o Dexter Morgan que é um sociopata heróico.
Anti-heróis também podem ter sociopatia não é só vilões não.
Discordo um pouco. Sociopatas convivem publicamente sem dificuldades. Dexter me parece mais um legítimo psicopata que demonstra empatia mais por imitação mesmo. Ele analisa como as pessoas reagem em determinadas situações e imita, bem como ele fez quando recitou um poema para a Rita, se não me engano.
Se pararmos para pensar mesmo, o Dexter é o egoísmo em pessoa, em todos os sentidos, e ele percebeu isso no final. O que o fez tomar uma decisão (puramente racional) de pedir que o filho fizesse o que fez no fim.
Você está certo, convivo com uma pessoa com esse trastorno, e é uma pessoa com esse tipo de pensamento sobre justiça.
Verdade, o exemplo disso é o Punisher
Ou talvez não é que ele seja Sociopata. Talvez seja só um furo de roteiro, pois existem vários autores que quebram propositalmemte as regras que ele mesmo criou na sua obra por pura preguiça de inventar algo mais elaborado pra chegar o objetivo dele. Já vi isso ocorrer várias vezes.
@@ronanamaral6625e vc acha que realmente existe alguém que não é extremamente egoísta? Tudo que vc faz e pq te faz bem. Se vc não sentisse aquele sentimento bom após ajudar o mendigo, vc ainda sim ajudaria? Outro exemplo, Vc só ama alguém pq te faz bem, vc gosta da sensação de sentir que pode contar com alguém.
Das melhores séries de todos os tempos .
Ótima análise,como sempre!Parabéns Ricardo !
Muito obrigado! ❤
Dexter o serial killer de serial killers
Eu estava procurando uma leitura que abordasse um pouco sobre a área forense (que admiro), comecei a ler Dexter achando que eram somente três livros, não sabia que tinha uma série. Assisti ate até segunda temporada e decidi ir para os livros, qua do descobri que eram oito, porém já estava envolvido demais com a leitura. O Jeff, autor dos livros elaborou muito bem o Dexter e a ficção, trazendo de fato elementos não fictícios a respeito do Dexter, como também o lugar que se passa a história. Particularmente, gostei demais do livro três, que aborda a questão espiritual sobre o passageiro de Dexter e que traz elementos culturais como fundamentação do passageiro, além da psicologia por trás. Estou acabando o sétimo livro e já estou me sentido meio perdido no que fazer depois que acabar tudo. Foi e está sendo uma leitura sensacional. Desde o começo percebi o personagem biopsicossocial e depois espiritual que me fez cativo da leitura. Super recomendo!
Adoro os livros... o segundo me perturbou demais, seria incrível uma temporada com aquele "assassino" haha
@@MinutosdeSanidade Ai, sim! A primeira vítima... nossa! Mesmo não gostando do Doaks deu até uma pena. Dá até uma coisa no estômago.
Dexter, também foi inspirado em um serial killer brasileiro, agora não vou me lembrar o nome mas é o de sapucaia do sul.
que video maravilhoso. encontrei no relacionados sobre final de new blood, estava buscando informaçoes sobre o porque o dexter é assim, e acabei me convencendo que a sombra dele tem inclusa um discurso moral de luz acaba atraindo pq estamos cansados das atrocidades do ser humano,entao esses vigilantes alimentam a sombra de cada um
Perfeita colocação, Raoni! É isso mesmo.
Se cada cidade com mais de 50 mil habitantes tivesse um Dexter(respeitando o "Código de Harry", é claro), o mundo seria um lugar bem melhor, e olha que ainda assim não faltaria "trabalho" pra nenhum "Dexter".
gosto de gente que pensa com a bunda, acho corajoso a pessoa expor o grau de estupidez acumulada, parabéns amigo capim.
@@rodrigosb3071 Ficou "revoltadinho" o garoto. Deve ter fetiche por assassinos e estupradores. Não se reprima, saia do armário e leve um assassino ou um estuprador pra sua casa, certamente haverão alguns que terão prazer em fazer você realizar as suas fantasias mais secretas...
@@rodrigosb3071 ?
Ele falou a vdd @@rodrigosb3071
@@rodrigosb3071 é isso aí brother tenha empatia por pessoas que não dariam a mínima se tirassem sua vida ou de algum familiar, isso sim é inteligente
Nunca vi uma série tão boa que da aquela vontade que nunca acabe.
Spoiler** eu curti no primeiro episódio da primeira temporada Dexter falando que se tivesse uma pessoa por quem ele choraria seria sua irmã, e no ultimo episodio da ultima temporada ele chorou por ela. Algo simples, mas que fechou o arco legal.
Interessante. Em Bleach, temos o Ichigo (Herói), o Velho Zangetsu (Velho Sábio) e o Hollow (Sombra).
Heathcliff, excelente exemplo! Obrigado
Ótima análise muito esclarecedor parabéns 👏👏👏
Obrigado pelo elogio, Gustavo! Abraço!
Não acho que ele seja um psicopata, ta mais para um sociopata. Primeiro, que a psicopatia é algo inerente ao nascimento. Os sociopatas são criados pelo seu meio, suas experiências traumáticas, que é o caso do Dexter. Numca que um psicopata teria reações como ele tem com seus familiares e amigos, realmente é pouca atividade emocional, mais existe. Diferente do psicopata que nunca se importaria com a morte de uma esposa e nem sentiria culpa.
Diversas vezes ele demonstra muita culpa, responsabilidade e muita vontade de mudar e amar. Não faz muito sentido ele ser psicopata
@@gobi77Vontade amar? Nunca vi ele com isso nao.
O fiasco que foi New blood :(
Uma policial em uma cidade pequena foi mais inteligente que um departamento inteiro de Miami, o dex enferrujou.
Exatamente oque eu pensei.
Foi muito aquém... nem animei fazer análise.
Puta roteirista preguiçoso- Deadpool
não da spoiler seu carai
Exatamente...jamais seria descoberto...daí do nada alguém descobre a identidade dele...
Não o chamaria de assassinato em série o chamaria de justiceiro! Só mata as maçãs podres, não considero ruim.
que engracado,ele proprio e uma maça podre.mas pq mata outros como ele e ele e o protagonista da serie,ai vc simpatiza ne hipocrita.
matou:
Doakes
O irmão (que era uma maça podre, mas ainda era irmão dele, e ele não o matou por ser um assassino e sim porque ele via quem ele realmente era)
sargento Logan
3 inocentes
Acabou com a vida de:
Sua irmã
Rita e seus filhos
Angelo
A chefe de policia
e muitos outros
@Mr.Surprise849 da pra tirar o irmão dele, ele era um assassino de qualquer jeito, e o doakes não foi ele, unico inocente que ele realmente matou foi o logan
@@kuroninha doakes foi ele, ele pode não ter matado diretamente, mas a morte foi culpa dele
@@kuroninha o irmão era um assassino, mas ele n o matou por isso
O que eu mais gostei que você fez referencia so até a quarta temporada kkkk que realmente é a "ùltima" temporada de dexter ou pelo menos deveria.
Por que? As outras n são boas?
Melhor serie! Muitp interessante e intrigante a persona de Dexter!
oi Ricardo, eu admiro muito os seus vídeos e principalmente as análises psicológicas, gostaria de fazer um pedido, se vc puder analisar duas séries, seriam elas Hannibal e Departamento de conspiração, principalmente os protagonistas por favor.
Show de série!
Obrigada 😊
Minha série preferida❤
Amo essa série!
Que análise! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado!
parabens pelo conteudo melhor serie que se pode ver
Muito obrigado, Paulo Roberto! Dexter é sensacional e já amei o primeiro episódio de New Blood.
@@MinutosdeSanidade espero que nao esqueçam dos personagens antigos e de miami. viva miami
Achei interessante as explorações! Parabéns.
Um autor que expande o conceito de sombra é o "pós-junguiano" James Hillman. Conhece o autor?
,amo seus vídeos. Amaria te-lo como meu psiquiatra. Rsrs
Curti muito a análise! Mal posso esperar por esse nova série do Dexter.
Eu também, domingo já tá aí!
O que acharam da nova série?
Dexter pra mim consegue se assemelhar mais como alguém com autismo do que um psicopata
Pq?
Dexter consegue empatia rápido dos outros, consegue se relacionar muito bem com as pessoas e etc. Ele tem mais características de um psicopata do que de autismo.
Como dexter é autista ser ele possui otimas habilidades sociais para manipular as pessoas?
se Dexter tivesse autismo seria bem leve, o não levaria sua capacidade de empatia ser atingida.
Dexter possui sociopatia igual seu irmao por causa do mesmo trauma.
Se ele fosse autista ele não teria tanta facilidade em copiar as atitudes e emoções e “fingir” ser agradável para viver em sociedade.
@@BH.A-s1v Rapaz todos os exemplos que você deu não me parecem o de um psicopata
Ótima análise gostei muito...
análise fantástica
Psicopatas tem senso de justiça? Eles se indignam com alguma coisa, ou não tem nenhuma moralidade? Tipo se verem injustiças, eles reagem?
A sociedade humana de acordo com sua época na história foi tendo diferentes modelos de moralidade, por exemplo na idade média existia alguns conceitos morais que hoje em dia seria considerado imoral.
Esses conceitos são passados de geração em geração dentro de uma família, então os pais ensinam para seus filhos o que é certo e o que é errado de acordo com o que a sociedade prega.
Em pessoas neurotípicas esses conceitos morais por causa das emoções pró-sociais, como a empatia, são internalizados formando assim o que a psicologia freudiana entende como superego. Por causa desse superego as pessoas têm um sentimento moral e se sentem culpadas caso esse senso moral seja quebrado.
No caso dos psicopatas não possuímos emoções pró-sociais então aprendemos o que é certo e o que é errado como qualquer outra pessoa, mas não conseguimos internalizar esse senso moral dentro da nossa psique. Isso faz com que não conseguimos formar o superego e por causa disso não sentimos culpa nem remorso quando nossas ações são contrárias a moral da sociedade.
Então para responder a sua pergunta um psicopata não vai ter uma emoção de senso de justiça, mas dependendo do caso ele pode perfeitamente construir um código de conduta baseado em criar um senso moral de forma cognitiva. Acredito que a maioria não irá se importar com isso mas tem sim a possibilidade de criar uma forma de pensar baseado num senso de justiça e agir dessa forma.
Eu muitas vezes posso ver uma injustiça e não sentir emoção, mas condenar aquilo de forma cognitiva, pois é parte do meu código moral. Existem casos em que eu sinto ódio vendo a injustiça, mas mesmo que eu não sinta emoção nenhuma ainda posso me importar. Já outras situações, às vezes eu vejo e não me importo, ou me importo mais com como aquela situação vai me afetar.
@@vandersonmedeiros8444 tem sentido
Pra min dexter morgan e dean winchester sao meus idolos amo eles meus herois
AMO O DEXTER! E O DOUG É UM PSICOPATA TBM, MAS DE MENOR EXPRESSÃO.
Eu gosto demais dessa série. Devo me preocupar?
Precisamos de um Dexter na vida real!
De varios
Olá
@@Davis6179 Eu tô contigo vamos fazer historia?
Kkkkkkkkkk@@LaecioNascimento-p5d
Dexter criou um caos na vida dele, mas que ele livrou o mundo de muita gente ruim isso é inegavel, infelizmente o preco de fazer o que fazia respingou nas pessoas que ele "amava".
Tenho uma resistência enorme a essa série, embora só ouça falar bem. Psicopatia foi a característica de uma pessoa conhecida com quem convivi durante anos. Quando foi diagnosticada como psicopata, muita coisa fez sentido. Feio de ver e conviver.
Imagino! Não é fácil, Valdir!
Então você foi diagnosticar de psicopata? Eu estudo muito sobre transtornos mentais
Se não se incomoda com a curiosidade já que você expôs aqui, como você descobriu essa psicopatia? E esse psicopata era homem, mulher, amigo, familiar?
Eu sabia que lá no fundo Dexter tinha um lado humano e tinha empatia com astor e coyd
A Segunda melhor serie q eu assisti......
Fantástica......não achei a continuação tão boa mais não foi ruim......
queria ver uma análise psicológica daquele episódio em que o harry deixa de aparecer na mente do dexter e o o seu irmao aparece
Nada a ver ele sentirar amor e empatia pela esposa e irmã.
A série foi tão bem feita que conseguiu manipular até mesmo esse psicólogo que fez o vídeo 🤦🏻
Ele nao sente amor e empatia pela esposa e irmã, acontece que elas SÃO propriedade dele, e ele AS USA para o seu propósito que é parecer ser normal, e essa tática é tão NATURAL nele que nem ele mesmo percebe que está usando a esposa e irmã.
Um serial Killer que proteje crianças e mata somente assassinos , é um herói !!!
Hà 10 anos eu diria sombra; hoje eu digo HERÒI !!!
O Doakes só disconfiava do Dexter porque o roteiro queria.
Porque não existia motivo algum para aquela birra dele.
Pense num personagem chato.
Fiquei muito feliz quando ele morreu.
Ele desconfiava pq também era um assassino em série (não dá forma que vc tá pensando), ele já matou muitas pessoas em uma missão que ele fez em algum lugar que eu não me lembro.
@@The11Punisher1 kkkk.... O cara matou pessoas em uma missão do governo e tu quer comparar isso com um Serial Killer. É de lascar mesmo kk...
Então todo mundo que participou da 1⁰ e 2⁰ guerra eram serial killers?
@@YOUFULERO sim, do sentido mais literal sim, eu sei que esse termo não é tão literal, ele só é usado para criminosos.
@@The11Punisher1 você tá lendo o que tá digitando?
Mermão, você não fala coisa com coisa kkkk...
@@YOUFULERO então me explica bomzão, pq meus comentários não fazem sentido?
2 anos depois eu digo...ele é um grande herói.
Qual canal consigo assistir.
Dexter é muito BOM!
Concordo! E que venha Dexter: New Blood dia 8!
Passei a série toda me perguntando se o Dexter era esquizofrênico, porquê ele via pessoas que já se foram e chegava a discutir com elas.
Sociopatas convivem publicamente sem dificuldades. Dexter me parece mais um legítimo psicopata que demonstra empatia mais por imitação mesmo. Ele analisa como as pessoas reagem em determinadas situações e imita, bem como ele fez quando recitou um poema para a Rita, se não me engano.
Se pararmos para pensar mesmo, o Dexter é o egoísmo em pessoa, em todos os sentidos, e ele percebeu isso no final. O que o fez tomar uma decisão (puramente racional) de pedir que o filho fizesse o que fez no fim.
Pelo que vi da série, ele realmente sente, ele não imita. Não vejo ele como um psicopata, vários impulsos que ele tem na série, de se preocupar com o próximo, não são de psicopatas, eles até podem aprender algo, mas sentir, eles não sentem. Se ele fingisse, ele teria matado a irmã dele na primeira temporada e já teria matado o Sargento. Ou seja, ele sentiu empatia. O que é impossível num psicopata.
Concordo, Luana. O personagem foge da realidade em alguns aspectos
@@luanadourado9958Tem que ver se os momentos que o Dexter pareceu demonstrar empatia se isso foi uma prova de que ele não tem o transtorno, ou se foi apenas furo de roteiro. Porque tem muitos autores que quebram momentaneamente as regras que ele mesmo criou por pura preguiça de inventar algo mais elaborado pra chegar ao objetivo dele. Já vi isso ocorrer várias vezes. Tem personagens gênios que ficam burros do nada só pra facilitar pro autor.
@@leonardoed4063 ele não pareceu, ele demonstrou mesmo
Dexter sentia. A imitação era no começo. Está mais do que claro,na preocupação com Rita,com os filhos de Rita,com Debby,etc.
Demonstra amor pelo filho.
Deixar-se ser morto pelo filho não foi racional,foi experimentar "amor"e reconhecimento da quebra do código ao matar um inocente,pois o normal seria ele convencer o filho dele do contrário,para continuar vivo.
Aguentou poucas e boas do Doakes até onde pode...
New blood é bom?
Ele é ou não um psicopata?
Sim
Não, ele é mais pra um sociopata.
Eu comecei a assistir essa série esse ano...eu me pergunto???
Como alguém pode ter raiva do Dexter??
Mano,o cara só elimina carniça,monstros..psicopata ele não pode ser,pois não mata inocentes,tem a necessidade somente de matar assassinos,ele é como os super heróis da Marvel..
Eu não consigo ter um pingo de raiva do Dexter,tô na 4 temporada....
Bom vídeo Brian Moser, mas eu não confio em você.
Dexter Morgan é q nem o Frank Castle e Max Payne
pensei neles tbm,mesmo perfil
@@anarkghost0782swartzaninghanm4é verdade, eu realmente vi muitas semelhanças comigo.
Oi, dr.! Por favor, volte pra falar de Dexter new blood!
Boa! Preciso fazer mesmo. Gostei muito de New Blood.
O oliver Queen do velho testamento era o Dexter inteirinho hahahahaha
dexter e frank castlel os dois justiceiro
A polícia da Flórida deveria agradece-lo, já que lá existe pena de morte, ele está economizando dinheiro fo governo.
Acho que muito o que ele se tormou, foi culpa do Harry, ele percebe que seu filho tem algo diferente e implanta o código na cabeça dele. Porém, se ele conseguiu fazer isso com alguém que tem sede de mstar, pq não tentou faze-lo controlar isso? Colocar um código para ele não se tornar isso?
Eu jamais o prenderia, se fosse policial.
Tenho pena do que se tornou.
Seria no caso um herói trágico
Boa observação, Johan!
Então o Dexter é um sociopata justiceiro?
O dexter definitivamente não merceu o final que teve, foi um personagem que teve uma construção perfeita, é decepcionante ver que depois de todo drama de tentar equilibrar suas personalidades e de finalmente encontrar na hannah e no próprio filho um sentimento mais forte que a necessidade de matar, ele abandonaria tudo e tentaria se matar, pra no fim se encontrar isolado num fim de mundo, poderiam ter no minimo dado um chance de recomeço ao personagem, mesmo que a serie não se estendesse em continuações, deixaria um sentimento melhor no coração dos fans.
Para um Sociopata ele é bem emotivo....😢😂
Dexter tbm sofria de esquizofrenia
🥋
Dexter é um personagem adoravelmente assassino. Porém, embora siga um "código", é um exemplo negativo que pode incentivar várias ações desse tipo e ainda pior. Portanto, não é uma série que eu recomendaria e assisti, porque o meu lado negro pediu, se é que me entendem 🗡️
Não achava Dexter um psicopata,ainda que fosse um serial Killer.
Na última temporada,em que conhece o filho,no final da série,vê-se que o final,como aconteceu,(ainda que tenha se desviado e assassinado um inocente) não coaduna com psicopatia.
ele matou alguns inocentes ao longo da saga
Assisti toda a série, e Dexter estragou a vida de todos que se aproximaram dele. O cara A-C-A-B-O-U com a vida da irmã dele. Esse negócio de família acima de tudo é a maior mentira já inventada. A irmã dele deu um tiro numa inocente e estragou a própria existência.
Por fim o dexter não é um psicopata é apenas um serial killer?!
Em todas da ucm
Único ruim é o final dessa série
Amigo, eu fui em um psicólogo e ele não fala muito, isso é normal?
Sim! Mas varia muito da abordagem / do próprio psicólogo.
Dexter, meu herói que não usa capa ❤
Dexter foi uma tentativa pífia de fazer um Psicopata
Dão like no meu comentário!!!
Como análisar se o cara é um ator 🤣🤣🤣🤣, nulo seu video
Ele está analisando o personagem e sua história. Não envolve o ator.
O nome do ator e Dexter?! Nulo seu comentario.