Ela é vítima do transtorno narcisista da mãe desde a infância, e acaba desencadeando vários transtornos psicológicos em consequência disso !!! Está bem claro isso no filme.
Cabe também o elogio a ótima Natalie Portman pela personagem ! Segundo a Secretaria Mundial de Saúde (SMS ) até o alcoolismo é considerado uma doença mental , hábito esse que pode ser adquirido se divertindo ou sendo usado como escapismo da realidade que não somos capazes de encarar de cara limpa ! Lúcidos e sóbrios somos capazes de interpretar nosso personagem favorito perante a vida , que somos nós mesmos !
A mãe era super protetora e reprimia muito a filha e também queria realizar seu sonho na filha . Largou a carreira de bailarina porque engravidou então colocou toda essa pressão para que a filha realizasse o sonho que era da mãe . A mãe a tratava como criança , a gente nota prlo tom de rosa no quarto da Nina , muitas pelúcias infantis . Controlava demais a filha , até as amizades , a hora pra estar em casa etc .
@@biancacosta4464boa mãe ? Se a nina é sozinha foi porque a mãe é controladora ao extremo com ela. Ela se dedicava apenas ao ballet, era a única distração da personagem, e o unico momento em que a mesma saia de casa. A mãe vivia ligando pra ela, pra ela voltar pra casa logo. Na cena em que a Lily aparece na casa da Nina, a mãe fingi que a filha não esta em casa e quando a nina sai com a Lily, a mãe fala que ela tem que treinar. Fora a cena do bolo em que a mãe iria jogar no lixo, porque ela a nina não reagiu da forma que ela gostaria. Além de não deixar a filha cortar as proprias unhas e fazer outras coisas basicas. A mãe exerce um papel de dominância sobre a filha. Fora o comportamento anormal da mãe de pintar o rosto da filha em diversos quadros no quarto da mesma. Aonde que esta a boa mãe que você menciona ? Simplesmente só vejo uma mãe controladora,super protetora,invejosa,frustrada,manipuladora e egoista. A mãe é uma narcisista.
@@biancacosta4464 exatamente por ela corresponder a mãe a vida toda que ela teve o conflito que teve no filme:De ter dificuldade para aflorar o lado cisne negro dela(sensualidade feminina,imposição,maturidade) A mãe reprimia as vontades dela, ela só fazia o que a mãe queria. Por esse motivo nunca conseguia amadurecer,aflorar o lado mulher dela. A mãe literalmente tratava ela como criança, por isso ela tinha facilidade em interpretar o cisne branco no ballet. Porque ela só mostrava a inocente,doçura e ingenuidade dela. Ela só começou a ter conflitos com a mãe quando ela começou a se impor no final do filme, quando o lado cisne negro dela estava mais aflorado. Te aconselho a ver videos de analise sobre o filme.
Esse é um dos meus filmes favoritos, já assisti diversas vezes. Eu acho que existe mais um gatilho para todos os transtornos da Nina. Depois de assistir algumas vezes o filme, fiquei convencido de que a mãe dela abusava sexualmente dela. O jeito que ela fica incomodada com a mãe tirando as roupas dela antes de dormir é um indicativo. O sonho sexual que ela tem com Lily, me fez pensar que pode ter sido um escapismo mental dela durante uma relação abusiva de sua mãe.
Eu sou apaixonada por filmes que envolvem a psicologia, e personagens que narram sua história mas nós é que temos que distinguir a psicose e realidade.....
Uma coisa que me intriga é o quarto de Nina e o porque ele tem uma aparência tão infantil (ou que remete a infância). Fico em dúvida sobre a existência de uma possível infatilização, pois em vários momentos percebi a mãe de Nina se referir a ela de uma forma mais infantil, como a frase "minha princesinha", que é dita não só por ela pra se referir a Nina, como também pelo professor/diretor. Assisti o filme hoje pela primeira vez e achei muito incrível e ao mesmo tempo muito louco, pois depois de um ponto eu não sabia mais o que era real e o que não era, e também achei que a Nina tivesse esquizofrenia no começo ksksk . Adorei a análise do vídeo e os diagnósticos, acredito que façam muito sentido.
Acho que sua observação está correta, já que quando a mãe foi citada ele a descreveu como narcisista e pais narcisistas as vezes infantilizam os filhos para criar a dependência e ter controle sobre estes.
@@gra9312 abusava, n fica mto claro, principalmente se estiver assistindo dublado, pq a direção de dublagem fez o favor de cagar essa parte, a mãe fala algo estranho pra ela, n lembro direito mas é algo mto estranho para o contexto q elas estão, só aquilo já dá a entender
A mãe é narcisista e tenta infantilizar a Nina a td custo pra mante-la sobre as "suas asas". A mãe representa controle e freios. Na cena em q a Nina tenta manifestar sua sexualidade(ao se masturbar) a mãe aparece como símbolo de obstáculo. Nina é o cisnei branco(pura) em transição para o cisnei negro (mulher adulta) . A mãe é o bloqueio deste cisnei n colocar as assinhas pra fora.
Também reparei Mt nisso , a Nina sempre com roupas claras , o quarto rosa bebê e muitas películas infantis . A Mae a tratava como criança para poder controlar a Nina
eu não sei oque pensar sobre esse filme, se é um alerta ou glamourização dos transtornos, a cena final quando ela fala que viu a "perfeição" logo após ter dançado divinamente, é uma cena tão linda e nesse momento acho que houve uma romantização dos problemas mentais dela.
Pra mim esse filme é a perfeita retratação do complexo de perfeição que alguns pais narcisistas criam nos filhos. A mãe queria culpabilizar a filha pela carreira dela não ter dado certo, colocando nela a responsabilidade de continuar esse sonho interrompido. A Nina era reprimida de todas as formas pela mãe, até mesmo na questão da sexualidade...enfim, um dos melhores filmes que já assisti. A Lily é a personificação da libertação, do lado reprimido dela, a Nina tinha uma certa síndrome de boazinha, nunca reagia a nada que faziam com ela pois a mãe a infantilizava demais... ótimo filme, virou um dos meus favoritos
Sim! A nina não sabia se impor porque a mãe reprimia todos os sentimentos dela com a forma em que criava a personagem totalmente infantilizada e dominando a filha. Além de sofrer não só abusos psicológicos da mãe, mas tambem do professor que abusava psicologicamente dela e assediava ela. Tudo isso foi contribuindo para os transtornos psicológicos da personagem. Ela projetava na Lily, ela mesma como o lado dela de cisne negro gerando pra personagem essa obsessão que causou os delirios dela em relação a Lily.
Eu como psicóloga formada digo que exigido muito em nossos 5 (ou as vezes mais) anos de formação para saber usar um DSM V com sabedoria, Basicamente ser afiado nas aulas de psicopatologia. Você demonstra bastante prudência com esse instrumento avaliativo, afinal são uma série de transtornos que as vezes podem ser facilmente confundidos entre sí, mas você soube selicionar muito bem. Primeiro canal no TH-cam que vejo um psicólogo formado fazer análise de filmes apresentando a perspectiva do DSM. Está de parabéns mesmo
No filme, a mãe da Nina fala que o "hábito repulsivo" de se beliscar já aconteceu antes, tanto que ela menciona ainda ter uma maquiagem cara. Parando pra pensar, essa fala é bem simbólica, pois a mãe prefere maquiar a atitude da filha em vez em procurar saber o que está acontecendo e, muito menos, buscar ajuda.
Olá! Eu sofro com o skin picking (também chamado de dermatotilexomania) e fiquei muito satisfeita ao ver você mencioná-lo em seu vídeo, pois este é um transtorno não muito representado na mídia. Parabéns pelo seu conteúdo.
Olá, colega. Também sou psicóloga e este filme para mim é uma referência, um marco cinematográfico em favor da arte da reflexão. Acrescento que o filme propôs , para mim, diversos questionamentos, incluindo inúmeras incertezas do que aconteceu e deixou de acontecer. O assisti algumas vezes e o farei outras tantas. Uma obra de arte em favor dos questionamentos e o sensibilizar para os que sofrem de doenças mental.
Eu amo esse filme. Me identifico muito com a Nina, no tocante à obsessão com a perfeição. Acho que um bom personagem seria o Sir Gawen, de A Lenda do Cavaleiro Verde.
assisti hoje esse filme, mas antes já tinha assistido um filme chamado perfect blue, ele é no formato de anime é de 1997, e ele é super parecido com o Cisne negro, tanto no contexto quanto nas cenas, muda alguma cs e outra, mas se vc assistir os dois, n tem como não lembrar um do outro. Ótimo vídeo!
Eu fiz acompanhamento de Burnout. O psiquiatra que me acompanhou disse que eu sempre o teria, mas que os sintomas poderiam ser controlados, ou com terapia ou pela medicação. O vídeo foi importante pois o burnout traz outros diagnósticos pra análise
Eu não gostei da maneira como algumas coisas foram abordadas nesse filme mas é sem dúvida um filme com um elenco de peso. A Natalie Portman deu uma atuação incrível. E o filme tmb trata alguns assuntos que eram mais taboo na altura. A identidade visual é outra coisa. O Daren Afonsky tem um filme ótimo chamado Mãe! Que também dava uma análise MT boa. Já viste Demônio de Néon? É uma vibe bem semelhante mas melhor na minha opinião.
Você poderia analisar a Amy de Garota Exemplar? Gostaria de entender melhor por que ela faz o que ela faz Mas o livro é bem mais completo sobre o que ela supostamente tem :D
Não sei se muda alguma coisa, mas sobre o Transtorno Psicótico Breve eu acho que pode ter durado mais de um mês mas no filme o tempo apareceu reduzido(uma prova é que em uma cena vemos o cartaz da apresentação com o rosto da Nina mas o filme não mostra ela tirando as fotos) afinal esses ensaios antes da temporada demoram mais de um mês, que eu saiba e sobre a Coceira nas costas dela eu acho que pode ser sim Skin picking pq a mãe dela dá a entender que isso já acontece há um tempão quando pergunta se ela tinha voltado a se coçar oq me faz imaginar que isso era um hábito dela por ansiedade mas considerando que as alucinações duraram mais de um mês pode ser que seja relacionado a isso(como sintoma)
Temporada de ensaios numa cia como a representada no filme (pensar no New York City Ballet, a maior dos EUA) dura 4 semanas. Eu faço musicais novos em 2 meses e os repetidos conseguimos até 2 semanas de ensaios.
@@bea.m0ura existe uma hierarquia nas companhias de ballet que ditam quem faz qual papel, em suma, seriam corps de ballet, coryphee, solista, e principal. Isso diminui o processo de escolha de elenco. Os figurinos geralmente são usados por 10 anos ou mais, e os projetos de renovação acontecem fora de temporada. Durante a temporada eles só fazem os ajustes das roupas em quem vai usar. E um ballet como Lago dos Cisnes é classico, todos devem saber (é uma obrigação), isso também diminui os tempos de ensaio, pois o processo de ensinar um novo repertório é muito mais lento que apenas refinar um repertório que é feito exaustivamente ao longo do ano. Por isso o processo vai em torno das 4 semanas.
Eu não entendi nada na primeira , na segunda e na terceira vez que assisti... então muito curiosa vim procurar explicação e parei aqui , obrigada pela explicação..
Esse filme é um dos meus favoritos já assisti várias vezes e ele sempre me deixa "presa" como se fosse a primeira vez assistindo Adorei a análise ❤️ Já assistiu a série "Sharp objects" ou leu o livro de mesmo nome? Acho que daria um ótimo vídeo de análise
Maratonando esse canal incrível! Esse filme me fascinou ainda mais depois que passei a ser estudante e profissional na área. Por favor, vou esperar uma análise sobre o filme “O fabuloso mundo de Amelie Poulain”, a protagonista é extremamente curiosa. ❤️
@@MinutosdeSanidade Também gostaria de uma visão sua sobre esse filme. Meu pai tem muitas memórias que nunca aconteceram e percebo nele uma negação da realidade na qual trouxe muito sofrimento, aí ele cria um eu paralelo que agiu diferente porque pra ele é inconcebível suas situações vividas.
@@MarCEaL1975 é mais comum mães narcisistas e pais psicopatas, isso claro no esteriótipo. Mas claro, pode se passar o gene, tanto do narcisismo qnt da psicopatia
Aquela senhora nao era a nutricionista, era a figurinista.... É comum que bailarinos tirem medidas constantemente pois os figurinos sao confeccionados para aquele corpo em especifico, entao os numeros devem estar sempre atualizados... Ate porque acontece muito dos bailarinos dancarem mais de um espetaculo por ano na mesma companhia, entao mais um motivo para que sejam tiradas medidas varias vezes ao ano
eu experimentei o burn-out! é aterrorizante! Porque você tem noção do que ta passando mas não sabe distinguir que síndrome vc está adquirindo devido ao burn-out! só tenho uma resposta: DOI procure ajuda o mais rapido!
Esse filme é um dos meus favoritos. Apesar de que sempre me vejo na personagem, principalmente na busca da perfeição e TOC . Tenho ansiedade ao ver coisas fora do lugar e fazer tudo repetida vezes.
A Nina sofria de Esquizofrenia, tinha alucinações! Ou seja, ela pode ter ganho o papel pricipal no balé, mas nada daquilo que se passa com ela no filme realmente aconteceu! Apenas isso!
Vc no caso crê que ela esteja em surto pela Esquizofrenia, sendo assim, nem o balé seria real? Minha mãe tem Esquizofrenia, no entanto, observei que ela delira muito, porém, todos os delírios dela teve um gatilho real.
@@polycrissfree9077 Me referi como não sendo real as alucinações de Nina, principalmente a que ela se transforma literalmente num cisne negro dançando no palco, eu acho que fui bem claro!
Eu assisti muitos vídeos analisando o filme e a personagem mas esse é o primeiro que foca na atitude abusiva do diretor. Normalmente é colocado que a Nina é frigida e que o diretor quer que ela libere sua sexualidade.
Mas,ela não se belisca. Ela literalmente passa as unhas várias vezes na mesma região das costas pra se automutilar!!! Por isso a mãe dela sempre cortava as unhas dela!!! Ela já fazia isso antes!!! E,na cena que ela perde peso,ela não abriu um"sorrisão",ela literalmente teve uma alucinação!!!
Por que? Acho que não, pq esse transtorno apresenta furos na memória e não são apenas mudanças de personalidade, são pessoas totalmente diferentes(nunca são apenas 2, por sinal) que surgem no mesmo corpo podendo ter gênero, cor de pele, nacionalidade, tudo diferente por isso o nome é transtorno dissociativo de IDENTIDADE A Nina tinha alucinações, não tinha brancos na memória(na verdade ela "criava" memórias e o único "branco" foi quando ela estava bêbada e drogada), eram apenas ela e o cisne negro/Lily e começou apenas no período que vemos no filme sendo que TDI se apresenta na infância causado por traumas que aconteçam até os 7 anos de idade
Olá eu sou o psicólogo José de Oliveira Neto fazendo o Papel do Cisne Negro Somos Um com o cavalo da chácara da personagem Nina. Excesso de Deus é o que tenho porque ninguém me pega. Eu sou José Neto e tenho uma série de conferências comigo alí na escola Jonas Alves de frente ao cabeleireiro Adenilson que trabalhei um dia por causa dos ladrões daqui. Aqui Somos Um mas os furtos são realizadas com sucesso até minhas histórias iniciais com o Pingo que morreu não eu. Eu belisco você por isso. #comidaparaleoes São as escoriações pelo corpo.
Ela é vítima do transtorno narcisista da mãe desde a infância, e acaba desencadeando vários transtornos psicológicos em consequência disso !!! Está bem claro isso no filme.
Cabe também o elogio a ótima Natalie Portman pela personagem ! Segundo a Secretaria Mundial de Saúde (SMS ) até o alcoolismo é considerado uma doença mental , hábito esse que pode ser adquirido se divertindo ou sendo usado como escapismo da realidade que não somos capazes de encarar de cara limpa ! Lúcidos e sóbrios somos capazes de interpretar nosso personagem favorito perante a vida , que somos nós mesmos !
com certeza tudo começou por causa dos abusos da mãe, depois a pressão no trabalho, ai sim desencadeou tudo, mas o começo foi a mãe dela
A mãe era super protetora e reprimia muito a filha e também queria realizar seu sonho na filha . Largou a carreira de bailarina porque engravidou então colocou toda essa pressão para que a filha realizasse o sonho que era da mãe . A mãe a tratava como criança , a gente nota prlo tom de rosa no quarto da Nina , muitas pelúcias infantis . Controlava demais a filha , até as amizades , a hora pra estar em casa etc .
Eu acho que ela foi uma boa mãe, o problema está na nina. Ela é muito sozinha e não amadureceu. A mãe só correspondia
@@biancacosta4464boa mãe ? Se a nina é sozinha foi porque a mãe é controladora ao extremo com ela. Ela se dedicava apenas ao ballet,
era a única distração da personagem, e o unico momento em que a mesma saia de casa. A mãe vivia ligando pra ela, pra ela voltar pra casa logo. Na cena em que a Lily aparece na casa da Nina, a mãe fingi que a filha não esta em casa e quando a nina sai com a Lily, a mãe fala que ela tem que treinar. Fora a cena do bolo em que a mãe iria jogar no lixo, porque ela a nina não reagiu da forma que ela gostaria. Além de não deixar a filha cortar as proprias unhas e fazer outras coisas basicas. A mãe exerce um papel de dominância sobre a filha. Fora o comportamento anormal da mãe de pintar o rosto da filha em diversos quadros no quarto da mesma. Aonde que esta a boa mãe que você menciona ? Simplesmente só vejo uma mãe controladora,super protetora,invejosa,frustrada,manipuladora e egoista. A mãe é uma narcisista.
@@agathasantos1269 A nina correspondeu a mãe a vida toda, ela só briga com a mãe no final.
@@biancacosta4464 exatamente por ela corresponder a mãe a vida toda que ela teve o conflito que teve no filme:De ter dificuldade para aflorar o lado cisne negro dela(sensualidade feminina,imposição,maturidade) A mãe reprimia as vontades dela, ela só fazia o que a mãe queria. Por esse motivo nunca conseguia amadurecer,aflorar o lado mulher dela. A mãe literalmente tratava ela como criança, por isso ela tinha facilidade em interpretar o cisne branco no ballet. Porque ela só mostrava a inocente,doçura e ingenuidade dela. Ela só começou a ter conflitos com a mãe quando ela começou a se impor no final do filme, quando o lado cisne negro dela estava mais aflorado. Te aconselho a ver videos de analise sobre o filme.
Esse é um dos meus filmes favoritos, já assisti diversas vezes. Eu acho que existe mais um gatilho para todos os transtornos da Nina. Depois de assistir algumas vezes o filme, fiquei convencido de que a mãe dela abusava sexualmente dela. O jeito que ela fica incomodada com a mãe tirando as roupas dela antes de dormir é um indicativo. O sonho sexual que ela tem com Lily, me fez pensar que pode ter sido um escapismo mental dela durante uma relação abusiva de sua mãe.
😯😮, eita, não reparei nisso, mas faz todo sentido! Muito bem observado, obrigado pelo comentário!
Perfeito! Ah...a mãe projeta a bailarina e a mulher que nâo conseguiu ser, fato!
E a cena do professor a beijando, aconteceu mesmo?
na parte do sonho ela chegou drogada e também já tava tendo alucinações há muito tempo
caramba nunca pensei nisso, faz mt sentido
Eu sou apaixonada por filmes que envolvem a psicologia, e personagens que narram sua história mas nós é que temos que distinguir a psicose e realidade.....
um dos melhores filmes q eu já vi! “i just wanna be perfect” é uma frase pensativa e verdadeira, principalmente para pessoas q se cobram demais
Uma coisa que me intriga é o quarto de Nina e o porque ele tem uma aparência tão infantil (ou que remete a infância). Fico em dúvida sobre a existência de uma possível infatilização, pois em vários momentos percebi a mãe de Nina se referir a ela de uma forma mais infantil, como a frase "minha princesinha", que é dita não só por ela pra se referir a Nina, como também pelo professor/diretor.
Assisti o filme hoje pela primeira vez e achei muito incrível e ao mesmo tempo muito louco, pois depois de um ponto eu não sabia mais o que era real e o que não era, e também achei que a Nina tivesse esquizofrenia no começo ksksk .
Adorei a análise do vídeo e os diagnósticos, acredito que façam muito sentido.
Acho que sua observação está correta, já que quando a mãe foi citada ele a descreveu como narcisista e pais narcisistas as vezes infantilizam os filhos para criar a dependência e ter controle sobre estes.
Parece que a mãe até abusava dela....
@@gra9312 abusava, n fica mto claro, principalmente se estiver assistindo dublado, pq a direção de dublagem fez o favor de cagar essa parte, a mãe fala algo estranho pra ela, n lembro direito mas é algo mto estranho para o contexto q elas estão, só aquilo já dá a entender
A mãe é narcisista e tenta infantilizar a Nina a td custo pra mante-la sobre as "suas asas". A mãe representa controle e freios. Na cena em q a Nina tenta manifestar sua sexualidade(ao se masturbar) a mãe aparece como símbolo de obstáculo. Nina é o cisnei branco(pura) em transição para o cisnei negro (mulher adulta) . A mãe é o bloqueio deste cisnei n colocar as assinhas pra fora.
Também reparei Mt nisso , a Nina sempre com roupas claras , o quarto rosa bebê e muitas películas infantis . A Mae a tratava como criança para poder controlar a Nina
eu não sei oque pensar sobre esse filme, se é um alerta ou glamourização dos transtornos, a cena final quando ela fala que viu a "perfeição" logo após ter dançado divinamente, é uma cena tão linda e nesse momento acho que houve uma romantização dos problemas mentais dela.
Pra mim esse filme é a perfeita retratação do complexo de perfeição que alguns pais narcisistas criam nos filhos. A mãe queria culpabilizar a filha pela carreira dela não ter dado certo, colocando nela a responsabilidade de continuar esse sonho interrompido. A Nina era reprimida de todas as formas pela mãe, até mesmo na questão da sexualidade...enfim, um dos melhores filmes que já assisti. A Lily é a personificação da libertação, do lado reprimido dela, a Nina tinha uma certa síndrome de boazinha, nunca reagia a nada que faziam com ela pois a mãe a infantilizava demais... ótimo filme, virou um dos meus favoritos
Sim! A nina não sabia se impor porque a mãe reprimia todos os sentimentos dela com a forma em que criava a personagem totalmente infantilizada e dominando a filha. Além de sofrer não só abusos psicológicos da mãe, mas tambem do professor que abusava psicologicamente dela e assediava ela. Tudo isso foi contribuindo para os transtornos psicológicos da personagem. Ela projetava na Lily, ela mesma como o lado dela de cisne negro gerando pra personagem essa obsessão que causou os delirios dela em relação a Lily.
Eu como psicóloga formada digo que exigido muito em nossos 5 (ou as vezes mais) anos de formação para saber usar um DSM V com sabedoria, Basicamente ser afiado nas aulas de psicopatologia. Você demonstra bastante prudência com esse instrumento avaliativo, afinal são uma série de transtornos que as vezes podem ser facilmente confundidos entre sí, mas você soube selicionar muito bem. Primeiro canal no TH-cam que vejo um psicólogo formado fazer análise de filmes apresentando a perspectiva do DSM. Está de parabéns mesmo
Tenho esquizofrênia e desenvolvi devido a ansiedade depressão e as pessoas geraram muita expectativa de mim na minha carreira. Não aguentei
Thais, a pressão externa deixa o indivíduo vulnerável e essa "abertura" faz com desenvolvemos os transtornos. Espero que esteja tudo bem, se cuide!
@@MinutosdeSanidade obrigada
Olá! Sinta-se abraçada! qual a sua carreira? eu fui diagnosticada com bipolaridade com predisposição a psicose.
ESSE FILME ME CHOCOU, FIQUEI PENSANDO NELE VÁRIOS DIAS, ACHEI QUE ERA ESQUIZOFRENIA, MAS SUA ANÁLISE FOI MAIS QUE PERFEITA!
Esquizofrenia é uma hipótese bem provável também, possui sintomas bem semelhantes ao do transtorno psicótico breve!
OBRIGADA!@@MinutosdeSanidade
me identifiquei com essa intensidade dela em ser perfeito. É muito mais real do que a gente espera do filme..
No filme, a mãe da Nina fala que o "hábito repulsivo" de se beliscar já aconteceu antes, tanto que ela menciona ainda ter uma maquiagem cara. Parando pra pensar, essa fala é bem simbólica, pois a mãe prefere maquiar a atitude da filha em vez em procurar saber o que está acontecendo e, muito menos, buscar ajuda.
Fiquei muito pensativo na época que assisti, um dos meus filmes favoritos, ótima análise Ricardo
Eu que agradeço o comentário, Paulo!
Eu amo esse filme e li que a personagem ficou refém da sua mente. Foi aí que conheci o termo "programação monarca".
Olá! Eu sofro com o skin picking (também chamado de dermatotilexomania) e fiquei muito satisfeita ao ver você mencioná-lo em seu vídeo, pois este é um transtorno não muito representado na mídia. Parabéns pelo seu conteúdo.
Acabei de descobrir que tenho dermatotilexomania.
Olá, colega. Também sou psicóloga e este filme para mim é uma referência, um marco cinematográfico em favor da arte da reflexão. Acrescento que o filme propôs , para mim, diversos questionamentos, incluindo inúmeras incertezas do que aconteceu e deixou de acontecer. O assisti algumas vezes e o farei outras tantas. Uma obra de arte em favor dos questionamentos e o sensibilizar para os que sofrem de doenças mental.
Eu amo esse filme. Me identifico muito com a Nina, no tocante à obsessão com a perfeição.
Acho que um bom personagem seria o Sir Gawen, de A Lenda do Cavaleiro Verde.
assisti hoje esse filme, mas antes já tinha assistido um filme chamado perfect blue, ele é no formato de anime é de 1997, e ele é super parecido com o Cisne negro, tanto no contexto quanto nas cenas, muda alguma cs e outra, mas se vc assistir os dois, n tem como não lembrar um do outro. Ótimo vídeo!
Perfect Blue é "perfeito"!
Eu fiz acompanhamento de Burnout. O psiquiatra que me acompanhou disse que eu sempre o teria, mas que os sintomas poderiam ser controlados, ou com terapia ou pela medicação. O vídeo foi importante pois o burnout traz outros diagnósticos pra análise
Eu não gostei da maneira como algumas coisas foram abordadas nesse filme mas é sem dúvida um filme com um elenco de peso. A Natalie Portman deu uma atuação incrível. E o filme tmb trata alguns assuntos que eram mais taboo na altura. A identidade visual é outra coisa. O Daren Afonsky tem um filme ótimo chamado Mãe! Que também dava uma análise MT boa. Já viste Demônio de Néon? É uma vibe bem semelhante mas melhor na minha opinião.
Você poderia analisar a Amy de Garota Exemplar? Gostaria de entender melhor por que ela faz o que ela faz
Mas o livro é bem mais completo sobre o que ela supostamente tem :D
É uma boa!
pelo meu entendimento, ela tem algo como Transtorno de Personalidade Borderline
A Nina tem um semblante tão triste😢
Não sei se muda alguma coisa, mas sobre o Transtorno Psicótico Breve eu acho que pode ter durado mais de um mês mas no filme o tempo apareceu reduzido(uma prova é que em uma cena vemos o cartaz da apresentação com o rosto da Nina mas o filme não mostra ela tirando as fotos) afinal esses ensaios antes da temporada demoram mais de um mês, que eu saiba
e sobre a Coceira nas costas dela eu acho que pode ser sim Skin picking pq a mãe dela dá a entender que isso já acontece há um tempão quando pergunta se ela tinha voltado a se coçar oq me faz imaginar que isso era um hábito dela por ansiedade
mas considerando que as alucinações duraram mais de um mês pode ser que seja relacionado a isso(como sintoma)
Boas observações, Beatriz! Gostei da hipótese, muito bem argumentada!
Temporada de ensaios numa cia como a representada no filme (pensar no New York City Ballet, a maior dos EUA) dura 4 semanas. Eu faço musicais novos em 2 meses e os repetidos conseguimos até 2 semanas de ensaios.
@@rafaelasabchucalovato9439 mesmo contando com época de escolha do elenco, preparação dos figurinos e fotos para cartaz?(no caso da cia de ballet)
@@bea.m0ura existe uma hierarquia nas companhias de ballet que ditam quem faz qual papel, em suma, seriam corps de ballet, coryphee, solista, e principal. Isso diminui o processo de escolha de elenco. Os figurinos geralmente são usados por 10 anos ou mais, e os projetos de renovação acontecem fora de temporada. Durante a temporada eles só fazem os ajustes das roupas em quem vai usar. E um ballet como Lago dos Cisnes é classico, todos devem saber (é uma obrigação), isso também diminui os tempos de ensaio, pois o processo de ensinar um novo repertório é muito mais lento que apenas refinar um repertório que é feito exaustivamente ao longo do ano. Por isso o processo vai em torno das 4 semanas.
Um dos melhores vídeos sobre o filme. Obrigada
Um dos melhores filmes da vida , atuação da Natalie perfeita eu amo ❤️
Como é possível observar angústia ontológica se transformando em angústia patológica na saga de Nina?
INCRIVELLLLLLLLLLLLLL conteúdo gratidao imensa, agora vejo importância desse filme para explicar a que muitas mulheres sao submetidas no mundo
Assisti o filme hoje e amei recomendo muito 🫶🏼
Eu não entendi nada na primeira , na segunda e na terceira vez que assisti... então muito curiosa vim procurar explicação e parei aqui , obrigada pela explicação..
Eu que agradeço seu comentário, Nete. Obrigado!
Tô viciada nos seus vídeos!!
Obrigado!
Olha, poderia fazer uma análise da série Motel Bates. Ali o que não falta são personagens para serem analisados rsrs....
Verdade haha
Esse filme é perfeito PERFEITO
Entendi a referência, Marina! E concordo, é PERFEITO!
Gostei muito da análise! Gostaria de vê do filme garota interrompida
Excelente sugestão...!
Desculpe mas não foi o burnout que trouxe o gatilho ! Reveja o video , foi o abuso narcisista da mãe
Nunca tinha visto esse filme acredita? Agora vou ser obrigado a ver hehehe
É MUITO MIL!
Assista! É bom demais!
Perfeito esse filme. Recomendo sempre pras pessoas.
Excelente esse filme!
Quando tive um surto psicótico eu senti na pele o que a trama passa.
como você está agora? obb
De qual maneira realidade e ficção se misturam no processo constitutivo de Nina?
Muito boa a análise, gosto mto desse filme!
Obrigado :D Abraço!
Doutor... ela não tem borderline não??? @@MinutosdeSanidade
Fala sobre o filme "Psicopata Americano"
Ótima explicação. Irei rever esse filme de maneira diferente agora.
Esse filme é um dos meus favoritos já assisti várias vezes e ele sempre me deixa "presa" como se fosse a primeira vez assistindo
Adorei a análise ❤️
Já assistiu a série "Sharp objects" ou leu o livro de mesmo nome? Acho que daria um ótimo vídeo de análise
Fico feliz que tenha curtido, Carol! Sobre Sharp Objects, adoro a série e o livro! Sensacional e um final de explodir a cabeça...
Poderia analisa perfect blue animação
Não conheço essa animação, vou procurar!
Maratonando esse canal incrível! Esse filme me fascinou ainda mais depois que passei a ser estudante e profissional na área.
Por favor, vou esperar uma análise sobre o filme “O fabuloso mundo de Amelie Poulain”, a protagonista é extremamente curiosa. ❤️
parabéns pelo trabalho! amei muito
Obrigado, Jordana!
vc podia fazer um vídeo sobre o filme the bone e garota interrompida
Analisa o Filme chamado " FRATURA " .. Eu queria entender o que se passou nesse filme, 🙏🙏🙏
Vou assistir e ver se consigo escrever algo sobre!
@@MinutosdeSanidade Obrigado 😊😊😊
@@MinutosdeSanidade Também gostaria de uma visão sua sobre esse filme. Meu pai tem muitas memórias que nunca aconteceram e percebo nele uma negação da realidade na qual trouxe muito sofrimento, aí ele cria um eu paralelo que agiu diferente porque pra ele é inconcebível suas situações vividas.
Acho ele bem fácil de entender, trata de uma condição, TDI.
Ela tinha a mania de beliscar a pele, a mãe dela em uma cena fala algo como “ah não você VOLTOU a fazer isso”
Tem uma cena que ela corta as unhas dela .
FAÇA UMA ANÁLISE DO FILME MONSTROS VERSOS ALIEN
Pesado! o filme pelo oque eu to vendo, eu ainda vou assisti o filme ainda ainda não vi
A atriz passou papel maravilhoso
Conteúdo maravilhoso!!!
Obrigado!
Vídeo incrível, cheio de informações importantes. Eu queria vê no canal uma análise do Filme Fragmentado e o Transtorno Dissociativo de Identidade
Vou fazer!
Faça análise sobre o filme Revolver (2005), filme interessante!!
Muito bem avaliado, amo esse filme ❤
Ah, a mãe é narcisista, sempre desconfiei. Ela tem sindrome da boazinha, ne? Ela não consegue reagir o assédio do professor nem denuncia ele.
Simm deu um ódio!
se ela é narcisista, ela n tem empatia, ou seja, ela n liga para isso
Alguém me tira uma dúvida: se a mãe é narcisista o filho também será? Por que geralmente se fala na mãe e ñ no pai?
@@MarCEaL1975 Tem filho de narcisista, que é narcisista também, mas não é uma regra.
@@MarCEaL1975 é mais comum mães narcisistas e pais psicopatas, isso claro no esteriótipo. Mas claro, pode se passar o gene, tanto do narcisismo qnt da psicopatia
Ótimo vídeo
Obrigado!
vídeo muito bom
Parabens pelo video, muito bem feito!
Obrigado, Cecília!
Adorei a explicação
Excelente análise!
Análise do Coringa do filme do Batman
Maravilha de análise
Isso ai!!! Muito bom!!!👏👏👏
Obrigado, Gustavo! Abraço!
eu amo esse filme
Aquela senhora nao era a nutricionista, era a figurinista.... É comum que bailarinos tirem medidas constantemente pois os figurinos sao confeccionados para aquele corpo em especifico, entao os numeros devem estar sempre atualizados... Ate porque acontece muito dos bailarinos dancarem mais de um espetaculo por ano na mesma companhia, entao mais um motivo para que sejam tiradas medidas varias vezes ao ano
A mae relata: “está acontecendo de novo Nina”
Seria legal um video analisando Midsommar.
Excelente sugestão! Pensa em um filme bizarro hahaha
bordeline tb conta, nao??
Queria a análise do personagem Sheldon Cooper de The Big Bang Theory.
😂😂😂😂😂😂
Você gosta do filme a Vila?
Sim! Pretendo fazer uma análise em algum momento.
@@MinutosdeSanidade obrigado iria amar s2
Sim
Este Filme é demais .
Nina na verdade eu vejo como ela tem dupla personalidade, e tinha uma crise de ansiedade ao extremo
tdi é uma otima hipotese tbm
@@elusiamendonca9106 tdi não funciona assim. acho que se fosse o caso, a nina sofreria lapsos de memória frequentes
EU ainda acho que ela tinha esquisofrenia... Geralmente um balé tem tempo extenso de ensaio, mais de um mês
eu experimentei o burn-out! é aterrorizante! Porque você tem noção do que ta passando mas não sabe distinguir que síndrome vc está adquirindo devido ao burn-out!
só tenho uma resposta: DOI
procure ajuda o mais rapido!
Valeu 👍 Nerso da Capitinga 😃😃😃
Não ironicamente, minha família é da Capetinga.
Esse filme é um dos meus favoritos.
Apesar de que sempre me vejo na personagem, principalmente na busca da perfeição e TOC . Tenho ansiedade ao ver coisas fora do lugar e fazer tudo repetida vezes.
AAAAAAAAAAAAAH Meu filme preferido!
A Nina sofria de Esquizofrenia, tinha alucinações! Ou seja, ela pode ter ganho o papel pricipal no balé, mas nada daquilo que se passa com ela no filme realmente aconteceu! Apenas isso!
Vc no caso crê que ela esteja em surto pela Esquizofrenia, sendo assim, nem o balé seria real?
Minha mãe tem Esquizofrenia, no entanto, observei que ela delira muito, porém, todos os delírios dela teve um gatilho real.
@@polycrissfree9077 Me referi como não sendo real as alucinações de Nina, principalmente a que ela se transforma literalmente num cisne negro dançando no palco, eu acho que fui bem claro!
@@giancarlosantana7404 realmente vc foi claro, vc havia citado o balé! Desculpe, não havia lido com atenção!
Obrigada!
@@polycrissfree9077 De nada!
@@giancarlosantana7404 Grosso!
Nossa que vídeo top muito boa
Muito bom
Meu deus🙏
Eu assisti muitos vídeos analisando o filme e a personagem mas esse é o primeiro que foca na atitude abusiva do diretor. Normalmente é colocado que a Nina é frigida e que o diretor quer que ela libere sua sexualidade.
Encaro Cisne Negro como um Whiplash, mas com balé e com a dinâmica feminina - masculina, em vez da masculina - maculina.
Gostaria que analisasse Steven universo
Eu gostei
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu a diagnóstico como Parafusos a menos
eu acho que eu tô tarado por este canal. Acabei de o descobrir e já é o décimo vídeo que vejo. Muito, muito obrigado por este tipo de conteúdo.
Muito obrigado, fico feliz que tenha curtido o canal, Daniel! Seja muito bem vindo.
A pergunta que não quer calar: ela se matou ou não?
Esse filme é um dos meus favoritos mas é óbvio que ela tem esquizofrenia
fraldita de calopsita fofo xadrez
A raiz dos problemas psicológicos dela vem de sua mãe narcisista, importante mencionar isso
Eu sempre achei que era esquizofrenia
Mas,ela não se belisca.
Ela literalmente passa as unhas várias vezes na mesma região das costas pra se automutilar!!!
Por isso a mãe dela sempre cortava as unhas dela!!!
Ela já fazia isso antes!!!
E,na cena que ela perde peso,ela não abriu um"sorrisão",ela literalmente teve uma alucinação!!!
👍👍
Acredito, que a Nina sofria de transtorno de personalidade dissociativa!
Por que?
Acho que não, pq esse transtorno apresenta furos na memória
e não são apenas mudanças de personalidade, são pessoas totalmente diferentes(nunca são apenas 2, por sinal) que surgem no mesmo corpo
podendo ter gênero, cor de pele, nacionalidade, tudo diferente
por isso o nome é transtorno dissociativo de IDENTIDADE
A Nina tinha alucinações, não tinha brancos na memória(na verdade ela "criava" memórias e o único "branco" foi quando ela estava bêbada e drogada), eram apenas ela e o cisne negro/Lily e começou apenas no período que vemos no filme
sendo que TDI se apresenta na infância causado por traumas que aconteçam até os 7 anos de idade
A garota interrompida
Infelizmente é muito comum ver bailarinas com t.a
Na época que saiu um amigo falou que a personagem parecia comigo 💀💀💀
Olá eu sou o psicólogo José de Oliveira Neto fazendo o Papel do Cisne Negro Somos Um com o cavalo da chácara da personagem Nina.
Excesso de Deus é o que tenho porque ninguém me pega.
Eu sou José Neto e tenho uma série de conferências comigo alí na escola Jonas Alves de frente ao cabeleireiro Adenilson que trabalhei um dia por causa dos ladrões daqui.
Aqui Somos Um mas os furtos são realizadas com sucesso até minhas histórias iniciais com o Pingo que morreu não eu.
Eu belisco você por isso.
#comidaparaleoes
São as escoriações pelo corpo.