Para quem quiser ver os modelos, é possível acessar o link sketchfab.com/chrisdunker Valeu Daniel Console por disponibilizar e subir nessa plataforma, abraço
Onde o youtube me levou. Eu sou dentista e estou assistindo videos como esse que aumenta meu nível intelectual e um assunto totalmente diferente do meu dia a dia mas muito interessante.
Melhor vídeo feito até agora. Extremamente didático. Mas, porém: continua incompreensível. Hoje, consigo entender Hegel, o mais difícil pensador, com facilidade, em primeiro leitura já. Mas Lacan continua impossível. ❤
@@joaodecarvalho7012 Abandonar a abstração filosófica e Psicológica é um grande livramento, dificilmente existe algo de valor prático na filosofia e psicologia, apenas abstrações. Seria ótimo se as pessoas abandonassem a abstração e buscassem algo que tenham valor prático e que as façam pessoas melhores, porém adoram se manter no abstrato massageando o ego.
Dunker, poderia fazer um vídeo sobre o uso excessivo de telas por crianças e adolescentes, quais os riscos, formas de contornar e tal? Abraços. Adoro seu canal!
Muito obrigado pela resposta! Foi uma apresentação sintética e muito esclarecedora e com certeza vai ajudar muito a guiar meus estudos nessa área que é uma das mais espinhosas do pensamento e da prática do Lacan! Abraços!
Obrigado pelo vídeo, você não faz ideia de como você é meu psicanalista preferido, compartilhando e engrandecendo nosso conhecimento. ❤ Adoro os vídeos com indicações de leitura.
Arte linda desta aula prof!. Eu sou suspeita viu ( mina vibe é com imagens mesmo, desde de criança ). Ajudou bastante nas "coisas" que tenho pensado. Agora é fazer as viagens. obrigada. bjks
Vídeo Maravilhoso Dunker, muito didático, estou estudando com o Petry, estamos vendo a estrutura do Toro no momento e esse vídeo é um recurso adicional importantíssimo para o estudo da topologia em Lacan. Parabéns pela qualidade da apresentação visual e por sua impressionante capacidade de síntese e clareza. Gratidão!
Querido professor Dunker, sou professor da educação básica nas disciplinas de Filosofia e educação socioemocional a partir de um modelo bastante interessante baseado na terapia cognitivo comportamental. Entendo e valorizo a necessidade de fomentar a educação socioemocional como uma das estratégias para a promoção da saúde mental entre jovens. Mas algo, no fundo me atormenta: Na obra Sociedade do Cansaço (livro que o senhor já analisou aqui no canal) o autor repercute a noção de que estaríamos afogados numa espécie de onda de positividade, e que essa positividade se torna uma forma de exploração de si a partir da própria positividade. Gostaria de saber como o senhor entende esse tipo de intervenção na educação dos jovens (adesão a modelos de educação socioemocional como disciplina escolar) e como evitar a postura de um educador que meramente se pareça com uma espécie de coach na educação. Abraços!
Olá, Christian. Amei o vídeo. Sou matemática e amante da psicanálise. Poderia colocar na descrição os nomes citados no final do vídeo. Em particular, fiquei interessada no "matemático também psicanalista". Obrigada.
Obrigado pelo conteúdo, seu trabalho é inspirador. Por favor, considere fazer uma live para interagir com a gente em tempo real. Tema livre [(livre do que/de quem?)] - Alguns temas devem surgir de forma espontânea pelo chat. Considere conduzir uma balsa coletiva pelas águas caóticas e intempestivas do Acheronta. Pode ser divertido (ou não). Abração!
Professor, poderia fazer um vídeo para analistas iniciando na clínica? Estou no meu primeiro ano como profissional e as vezes me sinto confiante, as vezes inseguro.
Simplesmente não entendi nada depois da metade do vídeo, mas os gráficos estão muito bem executados e animados, as cores são didaticas e as transições entre uma forma e outra são claras
Professor, o cross-cap seria então a travessia do fantasma ? Quando o sujeito reconhece sua fantasia, seu dessjo, este é o fim da analise cronológica onde começa a formação de um analista ?
Oi gente. Pergunta de um pirata do Acheronta. :) Ao terminar a leitura de um livro e tendo na memória um dos vídeos que mais gostei do canal, me ocorreu uma associação inusitada: seria a personagem principal de "O Companheiro de Viagem" de Gyula Krúdy um canalha no sentido lacaniano? Por um lado, me parece que sim, pois trata-se de alguém que aparentemente não assumiu qualquer compromisso com algo que não fosse a bebida, a vida nas tavernas e o sexo. As vezes não esconde seu desprezo pelos afetos mais sensíveis de suas companheiras, por exemplo. Por outro lado, a perspicácia de suas observações, o seu modo de assumir certas posições críticas, de denunciar a hipocrisia de seus pares, e principalmente sua marcante sensibilidade estética mostram que a personagem não é um tolo qualquer. Arriscariam uma leitura sobre a (suposta) canalhice dessa personagem? Obrigado!
Na minha tese de mestrado (publiquei metade com o título o tempo na idade média) proponho e dou o exemplo de uma prática da topologia elementar, que é quase oposta a essa. Procuro isolar e procurar compreender figuras simplíssimas. Fico muito longe de algo como um pneu ou uma espiral. Linha, ponto, quantificação e gradiência, continuidade.
Sou neurótico, explicando Oq tudo foi dito aí: a única coisa que consegui escutar daí é TOURO, O que me fez lembrar o quão CORNO eu fui no início da juventude!
Off topic: Recentemente saiu um vídeo do Daniel, psicólogo, colocando a psicanálise ao lado de homeopatia e constelação familiar, como pseudociência. O professor tem algum vídeo que fala sobre a psicanálise nessa "óptica" de pseudociência? O que achou de ser colocada ao lado de constelação familiar e homeopatia?
Eu vi, que triste Daniel ter posto no mesmo cesto. Fiz uma crítica, comentário no vídeo, tenho carinho pelo Daniel, mas o pensamento crítico não é nomear de psedociência a psicanálise que tem rigor teórico e metodológico como estamos vendo inclusive nesse vídeo. A outra questão é que se o professor responder o vídeo da Daniel o canal dele vai bombar, estratégia heim. 😅
@@Psicoluzes mesmo com essa questão de dar visibilidade ao outro eu gostaria de ouvir o professor falando 😅 Para mim que sou leiga, acompanho o professor aqui porque gosto da forma como vai elaborando o pensamento, seria muito bom.
@@ju.ayur.o Christian fez dois vídeos relativamente recentes comentando (e derrubando) as críticas à psicanálise que o pessoal da PBE (no qual se inclui o Gontijo) faz. O vídeo se chama Psicanálise baseada em evidências ( são dois vídeos-resposta)
Cristian poderia falar um pouco sobre o fato da psicanalise não ser uma ciência? nos diversos casos de denuncias da pseudociência implementada pelos "analistas" da linguagem corporal, micro expressões faciais entre outra quando questionados, reivindicam essa afirmação da psicanalise em suas defesas.
O professor já fez vários vídeos no canal falando desse assunto! Dá uma pesquisada em "psicanálise e ciência" e você encontra! São vídeos muito bons para responder essas críticas à psicanálise.
Quando pesquisando sobre temas psicanáliticos já tinha visto referência à topologia e, por ser das exatas, fiquei bem curioso sobre qual seria essa relação. Olha... me parecem uma besteira essas relações que o Lacan tentou fazer. Na linguagem dos memes, uma matemática freestyle. Acho que só complicou o entendimento das proposições que na verdade ele queria dizer. A gente modela um problema matematicamente com vista em ter algum ganho a partir das abstrações: usar algum teorema ou propriedade desses objetos. Nesse caso, não vejo ganho nenhum em fazer essas comparações. Se eram para ser metáforas, com o intuito de ajudar a explicar um conceito, acabam servindo ao propósito contrário de complicar o entendimento. Fico imaginando uma pessoa que não tem familiaridade com as exatas possivelmente confusa por não captar algum suposto significado escondido no uso particular desses exemplos. Pelo que eu pesquisei, acho que a motivação dessas analogias tem a ver com o fato dele ser pessoalmente interessado em matemática. Talvez um desejo de cobrir as afirmações dele com o verniz de 'verdade absoluta' que as afirmações matemáticas tem na visão comum? Para além disso, gostei muito do vídeo. Sempre bom ouvir o Dunker e as animações também ficaram ótimas.
Eu venho aqui pq é o Dunker, conheço o canal e a seriedade da sua proposta. Mas convenhamos, os titulos dos videos são pessimos, nada atrativos para o publico leigo😮
Izabella, nem sempre a gente consegue mesmo, mas esse vídeo aqui aborda um tema um pouco mais espinhoso. Inclusive, se você quiser ver os outros vídeos que antecedem esse aqui, tem a playlist de esquemas de Lacan. th-cam.com/play/PLlHDVKUxuaFoOOthkZhBFnMmW4wjD6ZB8.html abraço! equipe
Mas esse video não é para leigos! E muitos termos utilizados, são do próprio lacan, acredito q deve haver um esforço tmb por parte quem se interessa pelo seu ensino, de ir buscar o que não conhece
Para quem quiser ver os modelos, é possível acessar o link sketchfab.com/chrisdunker
Valeu Daniel Console por disponibilizar e subir nessa plataforma, abraço
nossa, à pessoa que fez essa compreensão e montou os gráficos animados: mandou muito!
caralho o buli é meu herói nesse vídeo! que edição maravilhosa
Onde o youtube me levou. Eu sou dentista e estou assistindo videos como esse que aumenta meu nível intelectual e um assunto totalmente diferente do meu dia a dia mas muito interessante.
Maravilhoso! E o pessoal da animação gráfica ajudou muito na compreensão. Como estudavam topologia antes disso tudo ser possível???? Obrigada!
Melhor vídeo feito até agora. Extremamente didático. Mas, porém: continua incompreensível. Hoje, consigo entender Hegel, o mais difícil pensador, com facilidade, em primeiro leitura já. Mas Lacan continua impossível. ❤
Assino embaixo. Aprendi a ler Hegel e Kant, mas sofro com Lacan e Pêcheux (já leu Pêcheux?)
gente eu ainda to tentando entender o Dunker 🙏
Tem que ser incompreensível, senão as pessoas vão ver que é charlatanice.
@@joaodecarvalho7012 Abandonar a abstração filosófica e Psicológica é um grande livramento, dificilmente existe algo de valor prático na filosofia e psicologia, apenas abstrações.
Seria ótimo se as pessoas abandonassem a abstração e buscassem algo que tenham valor prático e que as façam pessoas melhores, porém adoram se manter no abstrato massageando o ego.
@@kaykysantos2405 Psicologia científica tem valor prático sim.
Baita aula! Parabéns, professor e Buli, seu fiel escudeiro.
Tem ainda a Pilha de Dunker, onde se debate a angústia. Olha o tamanho da pilha de livros no final.
Vídeo esperadíssimo!!! Para melhor compreensão da topologia em Lacan, toda ajuda é bem-vinda e necessária!!!
Aquela sensação de cérebro fritando ❤❤❤
Essa explicação gráfica ficou ótima para leigos como eu
Se ao final, usar uma história como exemplo, era nota 10 com 🌟
Buli é o Lombardi do Dunker 😂 Excelente esplanação! Obrigado, professor.
Maravilhoso vídeo Dunker!!! Mto esclarecedor. Agradeço 😘😘💕💕
Dunker, poderia fazer um vídeo sobre o uso excessivo de telas por crianças e adolescentes, quais os riscos, formas de contornar e tal? Abraços. Adoro seu canal!
Muito obrigado pelo vídeo!! Possibilitou um ganho imenso de entendimento
Muito obrigado pela resposta! Foi uma apresentação sintética e muito esclarecedora e com certeza vai ajudar muito a guiar meus estudos nessa área que é uma das mais espinhosas do pensamento e da prática do Lacan! Abraços!
Absolutamente fantástico!! Como sempre. C ele.fica mais fácil entender Lacan!! 😊❤
Obrigado pelo vídeo, você não faz ideia de como você é meu psicanalista preferido, compartilhando e engrandecendo nosso conhecimento. ❤
Adoro os vídeos com indicações de leitura.
Genial! Toda a equipe está super de parabéns! Trabalho utilissimo e maravilhoso!
Vídeo lindo, grande mestre!
Que aula! Maravilhosa! Me esclareceu varios pontos no entendimento na topologia de Lacan!
Instigante! Preciso estudar mais.
Grato e um abraço, Dunker.
Muito boa essa representação topológica da pulsão!
Arte linda desta aula prof!. Eu sou suspeita viu ( mina vibe é com imagens mesmo, desde de criança ). Ajudou bastante nas "coisas" que tenho pensado. Agora é fazer as viagens. obrigada. bjks
Eita! Muita coisa pra ler agora, mas já deu pra tirar algumas dúvidas de neófito nas leituras de Lacan! Obrigado, mais uma vez, professor! Abraço!
Vídeo Maravilhoso Dunker, muito didático, estou estudando com o Petry, estamos vendo a estrutura do Toro no momento e esse vídeo é um recurso adicional importantíssimo para o estudo da topologia em Lacan. Parabéns pela qualidade da apresentação visual e por sua impressionante capacidade de síntese e clareza. Gratidão!
Que ótima costura entre os modelos topologicos! E parabéns ao Buli pelo excelente trabalho visual que ajudou bastante a entender o professor!
valeu, Uriel! lembrando que se você quiser acessar os modelos topológicos que a gente usou no vídeo, você também pode - sketchfab.com/chrisdunker
Esse canal fica mais sensacional a cada ano
Buli quebrou tudo! Ótimo vídeo, Chris!
Espetacular a explicação! Muito didática.
Querido professor Dunker, sou professor da educação básica nas disciplinas de Filosofia e educação socioemocional a partir de um modelo bastante interessante baseado na terapia cognitivo comportamental. Entendo e valorizo a necessidade de fomentar a educação socioemocional como uma das estratégias para a promoção da saúde mental entre jovens. Mas algo, no fundo me atormenta:
Na obra Sociedade do Cansaço (livro que o senhor já analisou aqui no canal) o autor repercute a noção de que estaríamos afogados numa espécie de onda de positividade, e que essa positividade se torna uma forma de exploração de si a partir da própria positividade.
Gostaria de saber como o senhor entende esse tipo de intervenção na educação dos jovens (adesão a modelos de educação socioemocional como disciplina escolar) e como evitar a postura de um educador que meramente se pareça com uma espécie de coach na educação.
Abraços!
Esse vídeo ficou muito bom!!!!!!!! Estou viciado nos vídeos do youtchube do Dunker kkkkkk
Obrigado, professor!
Aguardando!!! Fiquei curiosa!!!
Mto interessante, qual seria a base epistemica dessa topologia da mente?
Eu faço parte dos Piratas do Aqueronte
Olá, Christian. Amei o vídeo. Sou matemática e amante da psicanálise. Poderia colocar na descrição os nomes citados no final do vídeo. Em particular, fiquei interessada no "matemático também psicanalista". Obrigada.
É difícil, mas é bonito.
Obrigado pelo conteúdo, seu trabalho é inspirador. Por favor, considere fazer uma live para interagir com a gente em tempo real. Tema livre [(livre do que/de quem?)] - Alguns temas devem surgir de forma espontânea pelo chat. Considere conduzir uma balsa coletiva pelas águas caóticas e intempestivas do Acheronta. Pode ser divertido (ou não). Abração!
Vamos marcar, Vitor! Já fizemos antes, gostamos bastante
Oba!!!
@vitormbb2 Vamos fazer uma live amanhã (29/04) às 14h, vamos lá?
@@chrisdunker que incrível ❤️ definitivamente estarei presente para acompanhar a conversa. Muito obrigado por considerar a sugestão!
Professor, poderia fazer um vídeo para analistas iniciando na clínica? Estou no meu primeiro ano como profissional e as vezes me sinto confiante, as vezes inseguro.
Ótima sugestão! Também gostaria
Simplesmente não entendi nada depois da metade do vídeo, mas os gráficos estão muito bem executados e animados, as cores são didaticas e as transições entre uma forma e outra são claras
Por que essa espiral tem que se fechar?
Descrição clínica do caso: fazê-lo em quê modelo?
Professor, o cross-cap seria então a travessia do fantasma ? Quando o sujeito reconhece sua fantasia, seu dessjo, este é o fim da analise cronológica onde começa a formação de um analista ?
Pimenta no toro do outro é refresco!
Quem está disposto a me oferecer em comentário um exemplo prático, de prática clínica, desta operação deveras complexa?
PAUL B. PRECIADO
Oi gente. Pergunta de um pirata do Acheronta. :) Ao terminar a leitura de um livro e tendo na memória um dos vídeos que mais gostei do canal, me ocorreu uma associação inusitada: seria a personagem principal de "O Companheiro de Viagem" de Gyula Krúdy um canalha no sentido lacaniano? Por um lado, me parece que sim, pois trata-se de alguém que aparentemente não assumiu qualquer compromisso com algo que não fosse a bebida, a vida nas tavernas e o sexo. As vezes não esconde seu desprezo pelos afetos mais sensíveis de suas companheiras, por exemplo. Por outro lado, a perspicácia de suas observações, o seu modo de assumir certas posições críticas, de denunciar a hipocrisia de seus pares, e principalmente sua marcante sensibilidade estética mostram que a personagem não é um tolo qualquer. Arriscariam uma leitura sobre a (suposta) canalhice dessa personagem? Obrigado!
Complicado
Na minha tese de mestrado (publiquei metade com o título o tempo na idade média) proponho e dou o exemplo de uma prática da topologia elementar, que é quase oposta a essa. Procuro isolar e procurar compreender figuras simplíssimas. Fico muito longe de algo como um pneu ou uma espiral. Linha, ponto, quantificação e gradiência, continuidade.
Professor, e essa modinha agora de dizerem que psicanálise é pseudo ciência? O senhor poderia fazer um vídeo sobre isso?
Sou neurótico, explicando Oq tudo foi dito aí: a única coisa que consegui escutar daí é TOURO,
O que me fez lembrar o quão CORNO eu fui no início da juventude!
Off topic:
Recentemente saiu um vídeo do Daniel, psicólogo, colocando a psicanálise ao lado de homeopatia e constelação familiar, como pseudociência.
O professor tem algum vídeo que fala sobre a psicanálise nessa "óptica" de pseudociência? O que achou de ser colocada ao lado de constelação familiar e homeopatia?
Eu vi, que triste Daniel ter posto no mesmo cesto. Fiz uma crítica, comentário no vídeo, tenho carinho pelo Daniel, mas o pensamento crítico não é nomear de psedociência a psicanálise que tem rigor teórico e metodológico como estamos vendo inclusive nesse vídeo. A outra questão é que se o professor responder o vídeo da Daniel o canal dele vai bombar, estratégia heim. 😅
@@Psicoluzes mesmo com essa questão de dar visibilidade ao outro eu gostaria de ouvir o professor falando 😅 Para mim que sou leiga, acompanho o professor aqui porque gosto da forma como vai elaborando o pensamento, seria muito bom.
@@ju.ayur.o Christian fez dois vídeos relativamente recentes comentando (e derrubando) as críticas à psicanálise que o pessoal da PBE (no qual se inclui o Gontijo) faz. O vídeo se chama Psicanálise baseada em evidências ( são dois vídeos-resposta)
Galerinha, sugiro tbm uma olhada na série de vídeos aqui do canal nomeada 'Psicanalise é Ciência?'.
Não entendi nada, mas gostei de ouvir.
Piratas do Aqueronta!😆
Hummmm que chickkkk...vou fazer parte o acheronta também. ❤😊
"Para a gente ter uma ideia do que está acontecendo na topologia."
Sei...
Cristian poderia falar um pouco sobre o fato da psicanalise não ser uma ciência? nos diversos casos de denuncias da pseudociência implementada pelos "analistas" da linguagem corporal, micro expressões faciais entre outra quando questionados, reivindicam essa afirmação da psicanalise em suas defesas.
Micro expressões também não é ciência
O professor já fez vários vídeos no canal falando desse assunto! Dá uma pesquisada em "psicanálise e ciência" e você encontra! São vídeos muito bons para responder essas críticas à psicanálise.
Quando eu percebo que sei, que pouco sei. (Machado.E, 2023) 😅😅😅😅😅😅😅
Lacan sendo Lacan.
Quando pesquisando sobre temas psicanáliticos já tinha visto referência à topologia e, por ser das exatas, fiquei bem curioso sobre qual seria essa relação. Olha... me parecem uma besteira essas relações que o Lacan tentou fazer. Na linguagem dos memes, uma matemática freestyle.
Acho que só complicou o entendimento das proposições que na verdade ele queria dizer. A gente modela um problema matematicamente com vista em ter algum ganho a partir das abstrações: usar algum teorema ou propriedade desses objetos. Nesse caso, não vejo ganho nenhum em fazer essas comparações. Se eram para ser metáforas, com o intuito de ajudar a explicar um conceito, acabam servindo ao propósito contrário de complicar o entendimento. Fico imaginando uma pessoa que não tem familiaridade com as exatas possivelmente confusa por não captar algum suposto significado escondido no uso particular desses exemplos.
Pelo que eu pesquisei, acho que a motivação dessas analogias tem a ver com o fato dele ser pessoalmente interessado em matemática. Talvez um desejo de cobrir as afirmações dele com o verniz de 'verdade absoluta' que as afirmações matemáticas tem na visão comum?
Para além disso, gostei muito do vídeo. Sempre bom ouvir o Dunker e as animações também ficaram ótimas.
Bulli merece um aumento hein 😂
😥
gestalten
Eu acho que o Dunker não vê isso como charlatanice. Ele realmente acredita no que está falando.
🥱Que preguiça!…😪
PÉSSIMO! Tiririca produz pensamentos interessantíssimos comparados à fala desse entrevistado…😣😖😵
Eu venho aqui pq é o Dunker, conheço o canal e a seriedade da sua proposta. Mas convenhamos, os titulos dos videos são pessimos, nada atrativos para o publico leigo😮
Izabella, nem sempre a gente consegue mesmo, mas esse vídeo aqui aborda um tema um pouco mais espinhoso. Inclusive, se você quiser ver os outros vídeos que antecedem esse aqui, tem a playlist de esquemas de Lacan.
th-cam.com/play/PLlHDVKUxuaFoOOthkZhBFnMmW4wjD6ZB8.html
abraço!
equipe
Mas esse video não é para leigos! E muitos termos utilizados, são do próprio lacan, acredito q deve haver um esforço tmb por parte quem se interessa pelo seu ensino, de ir buscar o que não conhece
Que maldade vc fez comigo 😂😂😂
Isso aí é pura perda de tempo.