Professor, poderia fazer um vídeo sobre psicanalistas contemporâneos como André Green e Thomas Ogden, e falar um pouco sobre suas contribuições teóricas para a clínica? Obrigado!
Cada vídeo é muito mais do que várias aulas sobre vários assuntos. Cada aula são vários cursos. Que privilégio poder acessar Isso. E amei o Ferenczi. Não há palavras que possam explicar o quanto agradeço ao professor.
Fascinante Prof. Christian! Sou apenas uma admiradora da Psicanálise, e despois desse vídeo fiquei pensando que de talvez esses assuntos me atraiam, pois me aproxima da história de meus antepassados. E pensar que esses grandes personagens viveram próximos ou na mesma cidade onde meus bisavós viveram, me provoca uma estranha familiaridade... Minha bisavó foi criada em Budapeste desde os 2 anos de idade, embora sua origem fosse Romena. Lá ela foi naturalizada austro húngara e veio para o Brasil ainda muito jovem em 1922, fugindo da guerra. Meu bisavô vivia em uma pequena aldeia na Alemanha, provável que fosse do lado ocidental, conforme minhas pesquisas, esse local era próximo da região onde posteriormente fora construído o muro de Berlim em 1961. Tudo que sei é que ele falava cinco idiomas, além do dialeto da aldeia. Meu bisavó tinha uma mãe iugoslava de origem judia e o pai alemão, de onde herdei meu sobrenome (Eles eram construtores). Meu bisavô também veio para o Brasil em 1922, fugindo da guerra, porém minha bisavó e ele não vieram no mesmo navio. Os dois se conheceram já aqui no Brasil, no albergue de Santos enquanto faziam os registros de seus novos documentos com nomes abrasileirados. Enfim, me encanta muito a teoria de Ferenzci e sua linguagem descritiva parece que me inscreve nas linhas de seu discurso, será uma identificação? Rs . Desculpe pelo textão, muito obrigada por produzir conteúdos tão ricos, compartilhando esse saber fascinante. Um grande Abraço!
Professor Dunker, Parabéns pelo vídeo. Chego a uma conclusão: que falta faz o contato com Ferenczi, Klein e Winnicott na formação de analistas lacanianos! Elasticidade é fundamental na experiência analítica! E quando fará um vídeo sobre a assim chamada Açougueira Inspirada - A Sra. Klein?
pois é colega, concordo com você. mas os lacanianos se protegem usando uma pecha de que os pós freudianos têm uma perspectiva de uma psicanálise do eu. trabalhar uma integração ou unificação do eu é diferente de reforço do eu.
@@rodrigobarbosa3235 Acho o Prof Dunker uma esperança para a psicanálise do século 21. O ranço lacaniano com a psicologia do Ego deve ser,em parte, fruto da própria experiência analítica de Lacan com Rudolf Lowenstein, creio eu. As escolhas do que mais agrada uma escola psicanalítica, quanto a primeira tópica ou segunda tópica, é uma questão de estilo, penso eu. Há algo de muito rígido no estruturalismo lacaniano, ao meu ver, muito pouco afetivo e efetivo. Neste sentido, imagino ser o Prof Dunker, assistindo vídeos como este, uma grata exceção entre os lacanianos. Viva a diversidade, inclusive nas teorias!
Ferenczi introduziu: nação de introjeção, noção de analise para alem do sintoma, analise pessoal e saúde do analista, manejo da contratransferência, transferência alem da clínica, empatia e tato do analista, etica do cuidsdo e função politica e social da psicanálise. Enfim, um verdadeiro paladino da psicanálise!
Grata pela preciosa aula! Grata por sua generosidade em distribuir o seu saber gratuitamente, com conteúdo preparado com tanto cuidado e com muita responsabilidade.
Professor o senhor já falou sobre pânico, paranoia, autismo e um pouco de psicose. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e no momento que tenho crises eu perco a consciência da realidade, mesmo sabendo que isso pode acontecer. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia e principalmente falar se há como controlar as crises (minhas crises não são violentas, são pelo contrário, eu tenho muito medo e acho que vou morrer, as 3 que tive foram assim) e também parar de ouvir vozes que são incomodas. Eu tenho uma coisa curiosa também, que minha psiquiatra não soube responder, eu fico nervoso/tenso, me sinto um pouco ameaçado, não consigo olhar nos olhos das pessoas (olho para as testas delas), olho pra cima de forma sem foco e parece que não quero receber mais informações, ninguém conseguiu me dizer o que é, será que o senhor espetacular como é, saberia? Mas minha maior dúvida é sobre a esquizofrenia mesmo, eu acho que seria um vídeo incrível para nós esquizofrênicos e leigos em psicologia
Olá. Espero que esteja bem. Gostaria de te recomendar um livro maravilhoso, chama-se "Longe da árvore", do escritor Andrew Solomon. No livro cada capítulo fala sobre um assunto, e um dos capítulos é sobre esquizofrenia. Tem para baixar na internet. Um abraço. 🌟
Muito bom, tio Chris! Aprendo demais com vc. No começo foi difícil entender, depois me habituei à musicalidade da sua fala, hj é fácil. Simpatia e conhecimento, assim o defino. Obrigada.
Falando em perguntas que vêm insistindo: Professor, você pode contar um pouco mais da escola de Zurique ? Em especial do desdobramento fenomenológico/existencial dela com Binswanger, Boss e Hozhey-Kunz ? Aproveitando o tema, como você vê a discussão em "A Psicose - Ensaio de Interpretação Analítica e Existencial" de Alphonse de Waelhens ? Como você enxerga essa articulação entre Lacan e Heidegger propostas pelo autor ?
Olá prof. Fiquei pensando no seu novo livro "lutos finitos e infinitos", e fazendo uma relação à clínica cada vez mais presente de pacientes com depressão do tipo melancólica, geralmente tendo como agente desencadeador lutos infinitos. Ferenczi era o psicanalista destes casos mais complicados e certamente fazia uso de sua técnica mais acolhedora e não ortodoxa. Gostaria de ouvi-lo falar sobre isso, aqui no canal ou quem sabe se for pertinente, no lançamento de seu livro que acontecerá em Joinville SC no dia 23/03/2024. Um grande abraço ao modo ferencziano.!
Excelente...Excelente Aula. Obrigado Christian Dunker , um Grande Professor e Expoente da Psicanálise. Muitíssimo Obrigado Christian!! Viva Sandor Ferenczi!!!
Amo o Freud, mas ele tretava muito com quem pensava diferente a ponto de se afastar, e no fim cada um desenvolveu sua teoria baseado nas suas experiências de vida, nas suas convicções e observações da realidade. Na biografia do Freudinho fiquei triste quando ele se afastou de Ferenczi. 😅😢
A que universos fascinantes nos conduzem essa exposições tão livres, ricas e espontâneas do multifacetado Prof. Dunker, como nessa "levada" acima, sobre Ferenczi! Meu primeiro impulso, sempre, ao ouvi-lo, embora eu nada tenha a ver com a Psicanálise, é ter a curiosidade de deixar-me levar pra xeretar sobre os principais tópicos e autores por ele tangenciados. Isso, infalivelmente, resulta em novas descobertas que muito me enriquecem a existência e o modesto portfólio cultural. Como já afirmou Drummond, "grande escritor é o que nos ajuda a viver". E todos os nomes do fabuloso elenco do time titular da Psicanálise, abordados nesses vídeos, fazem isso "de letra", conduzidos com amor, dedicação e empenho pelo "maître" Dunker, mesmo quando neles se defronta, por vezes, com eventuais contraditores da "pá virada", nesse campo reconhecidamente arenoso e movediço. Além de inteligentes, variadas e provocativas, suas falas são sempre bem humoradas, o que significa passaporte seguro para conduzir-nos com mão amiga, no tempo e no espaço, por viagens ao interior de nós mesmos, mas dignas do tapete mágico de Aladim. Muito obrigado pela generosidade de espalhar e dividir conosco seu absurdo talento, Mestre Dunker!
Penso que poderia explicar melhor o motivo dele ter sido "esquecido" pela psicanálise contemporânea, apesar dele ser muito contemporâneo; me parece um contrassenso. Talvez tenha que ver com a contra-transferência negativa do seu analisando, encaminhado por Freud, e que depois da morte do Freud, ficou responsável pela obra do mesmo e história da psicanálise; e que nunca aceitou o fato de não ter sido analisado por Freud, se vingando com a sonegação da existência do Ferenczi e da sua obra. Enquanto isso o 'jeito de ser do lancan' impõe-se mundo afora. Seria a negação do jogo político, que, sempre ofuscado, garante a amanutenção do poder do patriarcado, do familiarismo e da intervenção 'de cima para baixo' do analista, regulando assim o encaixe no modelo de produção capitalista e sua acumulação? Clínica privada versus saúde pública e coletiva. Fica o registro dessas ausências na abordagem feita sobre esse excepcional ativista da saúde comunitária!
@@Spyware901 pena que psicanálise Ferencziana pode ser tão ruim quanto à lacaniana né? se fechar em um grupo gera efeitos identificatórios que compromete muito uma psicanálise.
@@rodrigobarbosa3235 na realidade a psicanálise Ferencziana é absolutamente diferente da lacaniana. No sentido do que você coloca o Instituto Glue atua com uma clínica social muito interessante, caminhos sempre são possíveis (e necessários) :)
Parabens pelo canal! Me sinto contemplado em várias discussões que sao propostas, mas ao ouvir sobre Ferenczi surgiu a questão de como o narcisismo dos professores da educação infantil, ou fundamental, de crianças enfim, se faz presente em sala de aula sob os auspícios do domínio de turma. Essa relação de poder precisa ser pensada para que exista uma escola mais democrática por exemplo. Obrigado!
Olá, professor! Obrigado por este vídeo sobre Ferenczi! 👏👏👏 Gostaria de ouvir você falando sobre Winnicott, sobre a sua vida, trabalhos e contribuições à Psicanálise.
Totalmente excelente esse episódio! Muito legal os comentários mais clínicos e sobre técnica. A ideia de falha básica também me pareceu atualíssima diante dos moldes educativos que vigoram hoje
Ferenczi: "Num dado momento de intimidade, podemos ler a mente das pacientes...e também podemos dar beijos e abraços." Freud:"Ferenczi! Segura tua onda!"
Excelente aula. Quantas voltas é preciso pra se chegar a um denominador comum e/ou ampliar conhecimentos. Percebe se o quanto é fundamental o estudo constante. A uniao entre os pensadores. Um completando melhorando descobertas. Muito ainda há de vir.... Axala
Fantástico este vídeo. Pouco se fala daqueles psicanalistas que foram tão importantes para a popularização da teoria. Ferenczi é um deles . Há muito mais além de Freud.
Olá Dunker, meu nome é Hálamo, sou estudante de Psicologia e um grande fã do canal. Poderia falar sobre a Psicanálise humanista de Erich Fromm ? Obrigado!
Professor amo seus vídeos (minhas aulas)... Mas esse vídeo do Ferenzi foi "iluminado"!!! Às vezes nos achamos meio "louca" nos questionamentos, mas nessas aulas percebo que até os mestres da psicanálise viajam em suas ideias rsrsrs. Obrigada por compartilhar sempre seu conhecimento e humor. Gratidão! ❤☺
Gostei muito de seus approachs nos assuntos! POR FAVOR, comenta algo sobre o filme "A Origem" (Inception) qualquer dia! Adoraria ouvir o que tem a dizer sobre! Abraço!
Christian Dunker, poderia falar sobre impotência sexual? Tenho feito terapia há uns meses, porém como alguém que vem de fora da ciência da psicanalise não sei julgar se meu tratamento está sendo tão efetivo assim. Tenho 20 anos e já algum tempo venho sofrendo com isso. Creio que a abordagem do tema seja extremamente pertinente para muitos. Obrigado!
Muito obrigada pelos ensinamentos. Gostaria muito de ver comentado o trabalho de luto específico do conjuge quando o parceiro é afetado por processo demencial e o outro se mantém como cuidador, sobrecarregado e não reconhecido nem retribuído no afecto.
Professor, queria saber se o senhor pode abordar o tema da psicopedagogia e psicomotricidade com ênfase em psicanálise. Estou entrando na especialização nessa área e com dificuldade para saber como é atuação com a base teórica da psicanálise, além do uso dos instrumentos, visto que (ao que me parece) o campo foi tomado pelo olhar cognitivo/neuro. Queria indicação de profissionais, autores, obras, cursos complementares...Obrigado.
Oi professor, Não lembro de ver um video teu comentando sobre psicanálise na clínica social ou incluída nas politicas publicas, será que poderia abordar isso em um video próximo?
Oi Christian! Poderia comentar sobre a psicanálise e a cultura, sobre a psicanálise e a etnopsicanálise e a importância dessa interface na prática analítica e pesquisa no país? Leonardo Longhini
Prof. Crhistian, faça mais vídeos do Ferenczi. É tão difícil encontrar conteúdos para quem quer se aprofundar em suas técnicas.
O final foi o melhor. “Um ferencziano enrustido”. Parabéns pelo vídeo, Dunker!
Hahahaha também adorei o final 🤩
Ele está se especializando em nos deixar com um belo sorriso ao final de cada episódio, mesmo quando o assunto não é lá tão leve ou engraçado. Adoro!
Sempre desconfiei que o Christian era um ferencziano enrustido ahuahauhau
Hahahaha verdade
Qdo descobri o grupo do Sándor Ferenczi, descobri meu lugar no mundo.
Eu também! Me sentia muito perdida na psicanálise, apesar de amar, mas depois que conheci ele me encontrei 🤩
Professor, poderia fazer um vídeo sobre psicanalistas contemporâneos como André Green e Thomas Ogden, e falar um pouco sobre suas contribuições teóricas para a clínica? Obrigado!
Senti falta da teoria do desmentido no traumático
Importantíssimo
Obrigado professor por esse vídeo. Por gentileza, se possível, seria muito bacana um video sobre as contribuições de Winnicott.
Cada vídeo é muito mais do que várias aulas sobre vários assuntos. Cada aula são vários cursos. Que privilégio poder acessar Isso. E amei o Ferenczi. Não há palavras que possam explicar o quanto agradeço ao professor.
Fascinante Prof. Christian! Sou apenas uma admiradora da Psicanálise, e despois desse vídeo fiquei pensando que de talvez esses assuntos me atraiam, pois me aproxima da história de meus antepassados. E pensar que esses grandes personagens viveram próximos ou na mesma cidade onde meus bisavós viveram, me provoca uma estranha familiaridade... Minha bisavó foi criada em Budapeste desde os 2 anos de idade, embora sua origem fosse Romena. Lá ela foi naturalizada austro húngara e veio para o Brasil ainda muito jovem em 1922, fugindo da guerra. Meu bisavô vivia em uma pequena aldeia na Alemanha, provável que fosse do lado ocidental, conforme minhas pesquisas, esse local era próximo da região onde posteriormente fora construído o muro de Berlim em 1961. Tudo que sei é que ele falava cinco idiomas, além do dialeto da aldeia. Meu bisavó tinha uma mãe iugoslava de origem judia e o pai alemão, de onde herdei meu sobrenome (Eles eram construtores). Meu bisavô também veio para o Brasil em 1922, fugindo da guerra, porém minha bisavó e ele não vieram no mesmo navio. Os dois se conheceram já aqui no Brasil, no albergue de Santos enquanto faziam os registros de seus novos documentos com nomes abrasileirados. Enfim, me encanta muito a teoria de Ferenzci e sua linguagem descritiva parece que me inscreve nas linhas de seu discurso, será uma identificação? Rs . Desculpe pelo textão, muito obrigada por produzir conteúdos tão ricos, compartilhando esse saber fascinante. Um grande Abraço!
Professor Christian, o senhor é apenas o máximo!
Tenho assistido a algumas aulas suas e estou simplesmente encantada!
Gratíssima!
Professor Dunker,
Parabéns pelo vídeo. Chego a uma conclusão: que falta faz o contato com Ferenczi, Klein e Winnicott na formação de analistas lacanianos!
Elasticidade é fundamental na experiência analítica!
E quando fará um vídeo sobre a assim chamada Açougueira Inspirada - A Sra. Klein?
pois é colega, concordo com você. mas os lacanianos se protegem usando uma pecha de que os pós freudianos têm uma perspectiva de uma psicanálise do eu. trabalhar uma integração ou unificação do eu é diferente de reforço do eu.
@@rodrigobarbosa3235
Acho o Prof Dunker uma esperança para a psicanálise do século 21.
O ranço lacaniano com a psicologia do Ego deve ser,em parte, fruto da própria experiência analítica de Lacan com Rudolf Lowenstein, creio eu.
As escolhas do que mais agrada uma escola psicanalítica, quanto a primeira tópica ou segunda tópica, é uma questão de estilo, penso eu.
Há algo de muito rígido no estruturalismo lacaniano, ao meu ver, muito pouco afetivo e efetivo.
Neste sentido, imagino ser o Prof Dunker, assistindo vídeos como este, uma grata exceção entre os lacanianos.
Viva a diversidade, inclusive nas teorias!
Eu concordo, principalmente para os caso de pacientes que aparentam estar no "limiar" das estruturas.
Ferenczi introduziu: nação de introjeção, noção de analise para alem do sintoma, analise pessoal e saúde do analista, manejo da contratransferência, transferência alem da clínica, empatia e tato do analista, etica do cuidsdo e função politica e social da psicanálise. Enfim, um verdadeiro paladino da psicanálise!
Gostei muito do Ferenzi ! Ele estava certo!
Grata pela preciosa aula! Grata por sua generosidade em distribuir o seu saber gratuitamente, com conteúdo preparado com tanto cuidado e com muita responsabilidade.
Nossa, adorei. Muito contemporâneo mesmo.
Que vídeo magnífico. Que aula!
E um vídeo sobre a Klein seria também ótimo ótimo ótimo.
Fala um pouco sobre Bion também!
Professor o senhor já falou sobre pânico, paranoia, autismo e um pouco de psicose. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia? Eu tenho esquizofrenia e no momento que tenho crises eu perco a consciência da realidade, mesmo sabendo que isso pode acontecer. O senhor poderia falar sobre esquizofrenia e principalmente falar se há como controlar as crises (minhas crises não são violentas, são pelo contrário, eu tenho muito medo e acho que vou morrer, as 3 que tive foram assim) e também parar de ouvir vozes que são incomodas. Eu tenho uma coisa curiosa também, que minha psiquiatra não soube responder, eu fico nervoso/tenso, me sinto um pouco ameaçado, não consigo olhar nos olhos das pessoas (olho para as testas delas), olho pra cima de forma sem foco e parece que não quero receber mais informações, ninguém conseguiu me dizer o que é, será que o senhor espetacular como é, saberia? Mas minha maior dúvida é sobre a esquizofrenia mesmo, eu acho que seria um vídeo incrível para nós esquizofrênicos e leigos em psicologia
Olá! Vc já viu esse? Autismo e esquizofrenia são de nascença? | Christian Dunker | Falando nIsso 1" no TH-cam
th-cam.com/video/f5jF5zqThwo/w-d-xo.html
Olá. Espero que esteja bem. Gostaria de te recomendar um livro maravilhoso, chama-se "Longe da árvore", do escritor Andrew Solomon. No livro cada capítulo fala sobre um assunto, e um dos capítulos é sobre esquizofrenia. Tem para baixar na internet. Um abraço. 🌟
Professor!!
Se puder faça um video sobre Peter Gay
Que espetáculo de explicação e apresentação da teoria psicanalítica do Ferenczi!! Parabéns pela excelente abordagem explicativa, Professor!
Muito bom, tio Chris! Aprendo demais com vc. No começo foi difícil entender, depois me habituei à musicalidade da sua fala, hj é fácil. Simpatia e conhecimento, assim o defino. Obrigada.
Brillante didactico interessantissimo
One of a kind...
Esta presente nossas vidas
Falando em perguntas que vêm insistindo: Professor, você pode contar um pouco mais da escola de Zurique ? Em especial do desdobramento fenomenológico/existencial dela com Binswanger, Boss e Hozhey-Kunz ? Aproveitando o tema, como você vê a discussão em "A Psicose - Ensaio de Interpretação Analítica e Existencial" de
Alphonse de Waelhens ? Como você enxerga essa articulação entre Lacan e Heidegger propostas pelo autor ?
Professor!!! Que vídeo!!!!
Obrigado pela contribuição!!!
Olá prof. Fiquei pensando no seu novo livro "lutos finitos e infinitos", e fazendo uma relação à clínica cada vez mais
presente de pacientes com depressão do tipo melancólica, geralmente tendo como agente desencadeador lutos infinitos. Ferenczi era o psicanalista destes casos mais complicados e certamente fazia uso de sua técnica mais acolhedora e não ortodoxa. Gostaria de ouvi-lo falar sobre isso, aqui no canal ou quem sabe se for pertinente, no lançamento de seu livro que acontecerá em Joinville SC no dia 23/03/2024. Um grande abraço ao modo ferencziano.!
Excelente...Excelente Aula. Obrigado Christian Dunker , um Grande Professor e Expoente da Psicanálise. Muitíssimo Obrigado Christian!! Viva Sandor Ferenczi!!!
Professor, vi algumas falas sobre psicanálise relacional nos vídeos, mas é algo que sempre fica no ar, pode falar um pouco mais sobre o assunto?
Professor, o sr é um doce!!!
Amo o Freud, mas ele tretava muito com quem pensava diferente a ponto de se afastar, e no fim cada um desenvolveu sua teoria baseado nas suas experiências de vida, nas suas convicções e observações da realidade. Na biografia do Freudinho fiquei triste quando ele se afastou de Ferenczi. 😅😢
Se reparar essa treta faz sentido. Porque a maioria que se afastou tretado, seguiu um caminho quase místico.
A que universos fascinantes nos conduzem essa exposições tão livres, ricas e espontâneas do multifacetado Prof. Dunker, como nessa "levada" acima, sobre Ferenczi! Meu primeiro impulso, sempre, ao ouvi-lo, embora eu nada tenha a ver com a Psicanálise, é ter a curiosidade de deixar-me levar pra xeretar sobre os principais tópicos e autores por ele tangenciados. Isso, infalivelmente, resulta em novas descobertas que muito me enriquecem a existência e o modesto portfólio cultural. Como já afirmou Drummond, "grande escritor é o que nos ajuda a viver". E todos os nomes do fabuloso elenco do time titular da Psicanálise, abordados nesses vídeos, fazem isso "de letra", conduzidos com amor, dedicação e empenho pelo "maître" Dunker, mesmo quando neles se defronta, por vezes, com eventuais contraditores da "pá virada", nesse campo reconhecidamente arenoso e movediço. Além de inteligentes, variadas e provocativas, suas falas são sempre bem humoradas, o que significa passaporte seguro para conduzir-nos com mão amiga, no tempo e no espaço, por viagens ao interior de nós mesmos, mas dignas do tapete mágico de Aladim. Muito obrigado pela generosidade de espalhar e dividir conosco seu absurdo talento, Mestre Dunker!
Penso que poderia explicar melhor o motivo dele ter sido "esquecido" pela psicanálise contemporânea, apesar dele ser muito contemporâneo; me parece um contrassenso. Talvez tenha que ver com a contra-transferência negativa do seu analisando, encaminhado por Freud, e que depois da morte do Freud, ficou responsável pela obra do mesmo e história da psicanálise; e que nunca aceitou o fato de não ter sido analisado por Freud, se vingando com a sonegação da existência do Ferenczi e da sua obra. Enquanto isso o 'jeito de ser do lancan' impõe-se mundo afora. Seria a negação do jogo político, que, sempre ofuscado, garante a amanutenção do poder do patriarcado, do familiarismo e da intervenção 'de cima para baixo' do analista, regulando assim o encaixe no modelo de produção capitalista e sua acumulação? Clínica privada versus saúde pública e coletiva. Fica o registro dessas ausências na abordagem feita sobre esse excepcional ativista da saúde comunitária!
oi colega, não foi esquecimento, né? concordo demais com sua cítrica ao modelo capitalista lacaniano exposto por você. Abç!
Concordo, adiciono ainda as influências do próprio mercado editorial e das produções de traduções e divulgação destas traduções
Chico você conhece o Instituto Glue? Eu recomendo, veja no Instagram: eles são especializados em Psicanálise Ferencziana e falam sobre esses pontos =)
@@Spyware901 pena que psicanálise Ferencziana pode ser tão ruim quanto à lacaniana né? se fechar em um grupo gera efeitos identificatórios que compromete muito uma psicanálise.
@@rodrigobarbosa3235 na realidade a psicanálise Ferencziana é absolutamente diferente da lacaniana. No sentido do que você coloca o Instituto Glue atua com uma clínica social muito interessante, caminhos sempre são possíveis (e necessários) :)
Parabens pelo canal!
Me sinto contemplado em várias discussões que sao propostas, mas ao ouvir sobre Ferenczi surgiu a questão de como o narcisismo dos professores da educação infantil, ou fundamental, de crianças enfim, se faz presente em sala de aula sob os auspícios do domínio de turma. Essa relação de poder precisa ser pensada para que exista uma escola mais democrática por exemplo.
Obrigado!
Olá, professor! Obrigado por este vídeo sobre Ferenczi! 👏👏👏 Gostaria de ouvir você falando sobre Winnicott, sobre a sua vida, trabalhos e contribuições à Psicanálise.
Totalmente excelente esse episódio! Muito legal os comentários mais clínicos e sobre técnica. A ideia de falha básica também me pareceu atualíssima diante dos moldes educativos que vigoram hoje
Fantástico.! Penso q passei por esse caminho da transferência, durante anos em tratamento com profissionais da psicologia.
Christian, meu crush intelectual!!!
Ferenczi: "Num dado momento de intimidade, podemos ler a mente das pacientes...e também podemos dar beijos e abraços."
Freud:"Ferenczi! Segura tua onda!"
ra ra ra
Melhor comentário.
Sim, foi show. Lindo !
Excelente aula.
Quantas voltas é preciso pra se chegar a um denominador comum e/ou ampliar conhecimentos.
Percebe se o quanto é fundamental o estudo constante.
A uniao entre os pensadores. Um completando melhorando descobertas. Muito ainda há de vir.... Axala
Grandes herdeiros de Ferenczi: Torok e Abraham.
um querido
Sempre uma excelente aula! Obrigada, Prof. Dunker, por este canal!
Fantástico este vídeo. Pouco se fala daqueles psicanalistas que foram tão importantes para a popularização da teoria. Ferenczi é um deles . Há muito mais além de Freud.
Muito obrigado! Delícia ouvi-lo
Professor, por favor, comenta um pouco mais sobre o mecanismo de foraclusão e seus desdobramentos. Obrigado
Professor, você poderia fazer um vídeo falando sobre a obra de francoise dolto?
,SEMPRE muito bom. Salve Mestre
Obrigada por sua generosidade, Prof. Christian. ❤
Um dos melhores vídeos do falando nisso!
Professor... Desenrusta... Ou seria melhor: desreprima... Ahahah... E traz mais Ferenczi pra GTE... Gratidão por tudo!
Um espetáculo! Obrigada, professor!
Amo fereczi, com certeza um psicanalista mtoooo à frente do seu tempo, sou inconformada que ele morreu como louco…
Somos duas...
Professor, o filme "A lenda do cavaleiro verde" é um prato cheio para uma leitura psicanalítica. Fica aí a dica!
Forte abraço.
#desejoemcena
O diário clínico de Ferenczi até agora não consegui comprar... sempre indisponível...
Siiim, eu também. Disponibilize o seu em PDF, por gentileza, Dunker!!!
Poderiam detalhar as principais divergências entre Freud e Jung, incluindo as brigas dos bastidores? Rss
Olá Dunker, meu nome é Hálamo, sou estudante de Psicologia e um grande fã do canal. Poderia falar sobre a Psicanálise humanista de Erich Fromm ? Obrigado!
Dá-lhe tio Chris!
Muito obrigada por todo esse conhecimento.
Por favor professor fale mais sobre talassa amo Firenze de paixão
Grande Christian Dunker!
Você é um fofo 😍 obrigada pelos ensinamentos 👏👏👏👏
Pra mim, é sempre bom ouvir sobre Ferenczi!! Muito obrigada, professor!!
Adorei o Ferenczi
Muito bom, uma leitura rica como os mares
Professor, poderia falar mais sobre essa ideia de "Análise do caráter"?
Olá Dunker, gostaria que falasse de sobre o Polo Feminino e o Polo Masculino nas relações, um abraço
Professor amo seus vídeos (minhas aulas)... Mas esse vídeo do Ferenzi foi "iluminado"!!! Às vezes nos achamos meio "louca" nos questionamentos, mas nessas aulas percebo que até os mestres da psicanálise viajam em suas ideias rsrsrs.
Obrigada por compartilhar sempre seu conhecimento e humor. Gratidão! ❤☺
Gostei muito de seus approachs nos assuntos! POR FAVOR, comenta algo sobre o filme "A Origem" (Inception) qualquer dia! Adoraria ouvir o que tem a dizer sobre! Abraço!
Que vídeo maravilhoso!
Christian Dunker, poderia falar sobre impotência sexual? Tenho feito terapia há uns meses, porém como alguém que vem de fora da ciência da psicanalise não sei julgar se meu tratamento está sendo tão efetivo assim. Tenho 20 anos e já algum tempo venho sofrendo com isso. Creio que a abordagem do tema seja extremamente pertinente para muitos. Obrigado!
Se não me engano, já existe vídeo sobre o tema!
Tem que verificar vício em pornografia
Muito obrigado pela aula incrível!
Duncker vc é maravilhoso!!!!
Muito bom esse vídeo do Ferenczi, Dunker!
Gostaria muito de ouvi-lo falar sobre os citados Reich e Groddeck. ❤️
th-cam.com/video/v4QqBfsdLNU/w-d-xo.html
Bom dia, professor. Continuo esperando pelo vídeo do Otto Rank que o senhor havia prometido 😅
Foi o Otto que se suicidou ou foi outro Otto ?
Gratidão!
Como sempre, uma aula maravilhosa! ☺
Ferramenta brava...Qinteressante
Que vídeo incrível !
Analistas são psicopompos materializados. Nos conduzem pelas profundezas.
Obrigada professor.
OBRIGADO PROFESSOR DE A MUITO QUERIA SABER SOBRE ESSE NOBRE SENHOR. SONO UN LEIGO.
Professor, é possível vc fazer um vídeo sobre Piera Aulagner?
Obrigada professor!! Sempre bom a qq tempo 🤩🤩
Muito obrigada pelos ensinamentos. Gostaria muito de ver comentado o trabalho de luto específico do conjuge quando o parceiro é afetado por processo demencial e o outro se mantém como cuidador, sobrecarregado e não reconhecido nem retribuído no afecto.
Professor, queria saber se o senhor pode abordar o tema da psicopedagogia e psicomotricidade com ênfase em psicanálise. Estou entrando na especialização nessa área e com dificuldade para saber como é atuação com a base teórica da psicanálise, além do uso dos instrumentos, visto que (ao que me parece) o campo foi tomado pelo olhar cognitivo/neuro. Queria indicação de profissionais, autores, obras, cursos complementares...Obrigado.
Parabéns pelo vídeo, Professor. Muito obrigado!
Amei professor! Enfim um vídeo com um apanhado mais completo sobre esse ótimo autor.
Freud só um pouquinho controlador haha
Parabéns. Excelente vídeo
Maravilhosa apresentação!!!
Poderia comentar as críticas feitas à Psicanálise no tratamento do autismo?
E o vc acha da psicanalise de Ferenczi?
Oi professor,
Não lembro de ver um video teu comentando sobre psicanálise na clínica social ou incluída nas politicas publicas, será que poderia abordar isso em um video próximo?
Mt bom esse video!!!!!
Ferencziano enrustido kkkk. Como diria o Chapolim, "suspeitei desde o princípio!"
Winnicott por favor!!!Abraço.
Amando o canal ❤️
Eu curto os teóricos doidos ;^) }
Obrigado, professor!
Muito bom!! adorei!!!
Oi Christian! Poderia comentar sobre a psicanálise e a cultura, sobre a psicanálise e a etnopsicanálise e a importância dessa interface na prática analítica e pesquisa no país? Leonardo Longhini