No meu entendimento, preço importa quando existe um elevado grau de especulação em cima de um ação, principalmente se grandes investidores estiverem vendendo ou comprando opções em cima da ação. Normalmente isso ocorre quando uma empresa tem um histórico de não ter lucros, e está próxima de falir, ou quando é descoberta alguma fraude. Nesses casos observa-se variações absurdas na cotação. Só que, como holder, você não deveria investir nessas empresas. Para empresas com bom histórico de lucros consistentes, preço não importa.
@@jennerazevedo Ele não fala desses casos de exceção. O Bastter tem vídeos em ele mostra casos de empresas que passaram por processos de variação alucinante na cotação. Em um caso, houve até uma campanha de marketing para fazer a sardinhada comprar a empresa, levando a aumentos impressionantes na cotação em pouco dias. Mas de novo: eram empresas sem histórico de lucro, então o holder nem deveria comprar esse tipo de empresa, sendo essa observação que fiz apenas uma curiosidade, no final das contas.
@@elmojackson6621 verdade, o Holder tá vacinado contra esse tipo de empresa… Essa só pega aquele cara que se acha o escolhido e que vai dar a tacada de ouro
@@jennerazevedo É exatamente. Muitos ficam apostando no Turnaround, que vai comprar barato e a empresa vai virar uma Apple depois. Tanto é que é super comum a empresa ter MAIS acionistas pessoa física quando está falindo. Fica um monte de sardinha tentando ficar rico em uma cacetada. O holder sabe que é furada. Mas é fato que, nesses momentos de especulação violenta, a cotação varia absurdamente em poucos dias.
Acho que para quem realiza aportes pequenos, que compram no fracionário o preço não importa tanto. Mas se vc faz aportes grandes, pagar mais barato, e consequentemente muito mais ações com o mesmo dinheiro é bom pagar mais barato. Já no aspecto psicológico vc acompanhar muito de perto o mercado para pegar essas baixas pode te levar a fazer besteira. Dito isso, estou me referindo ao mercado do Brasil, pq nos EUA considero o mercado é mais eficiente em precificar os valores.
Acredito que a escolha de um ativo com bons fundamentos, aliada a uma boa análise de timing de entrada, pode não só te salvar de uma enrascada, como te dar uma oportunidade de extrair ainda mais valor de uma boa empresa, para se tornar sócio a longo prazo, comprada a um preço justo ou até descontado. Preço só não importa como gera maior possibilidade de lucros.
TOP DEMAIS, TO aportando mensalmente faz uns anos e estou bem satisfeito com o crescimento da minha carteira! arredondei algumas posicoes no mercado fracionario, e vou postar o video aqui no meu canal!
A questão da renda fixa (juros) x bolsa é relativa pois é uma situação dinâmica. De fato, operar depois que os movimentos de alta ou baixa dos juros já ocorreram, é mau negócio, como explica o vídeo. Porém, contra isso, precisamos dar atenção diária às taxas de juros futuros (2023/2024/2025), fazendo as movimentações no momento certo: vender bolsa e comprar renda fixa antes da bolsa cair, ou vender renda fixa e comprar bolsa antes das taxas caírem, em outras palavras, antes da bolsa subir. Neste momento no BR observamos uma estabilização dos juros e tendência de redução, já que os índices de inflação já estão mais comportados, com alguns repetindo deflação. Acabou de sair o IGP-M de maio, veio negativo novamente. Já é um bom sinal para redução dos juros. Algumas empresas já estão precificando isso há uns dias, mas ainda bem abaixo do seu VP.
Preço importa ! Seja qual for sua estratégia preço matematicamente faz diferença. E não acho que o mercado seja tão eficiente assim em precificar ativos. Essa é uma visão um pouco ingênua na minha opinião, prova disso são as bolhas a crise dos ponto com.
A questão do preço não importar é a mais contra intuitiva pra mim. Um dos pilares da estratégia do Buffet, por exemplo, é fazer investimentos considerando a atratividade dos preços. Esse é um tema que preciso estudar mais.
E pq o Warren vem de um tempo de ineficiência do mercado, hoje as informações são amplas, de fácil acesso e sem custo ou custo quase 0 até para pequeno investidor, na época dele nem as regras de contabilidade estavam escritas nas bolsas de valores, então ele basicamente comprava boas empresas pq ele conseguia ter acesso das informações que ninguém tinha ou se quer entendia a importância.
Buffet compra a empresa toda ou quase toda, nesse caso preço importa. Quem compra 1000 reais de ações todo mês, durante 20/30 anos, o preço não faz a mínima diferença.
Toda vez essa ladainha. Meio mundo de desculpa pra justificar. A verdade que os pik do mercado tudo lavaram a burra dizendo que preço importa até a morte. Buffet, Barsi, Alves, Parizotto. Diz um aí de sucesso que aplica essa teoria fajuta de preço não importa!
Preço importa e importa muito, mas isso não significa que o investidor consiga arbitrar essa situação de forma individualizada e sempre com os ativos. Entretanto, o mercado não consegue repreficar tão rapidamente os preços por limites, custos e impedimentos em short sell, por exemplo, bem como proibições estatutárias e riscos em geral. Falar que preço não importa é ser simplista demais.
Quem compra 1000 reais de ações todo mês, durante 20/30 anos, o preço não faz a mínima diferença. Esse negócio de preço importa é quem quer acertar uma "grande tacada".
Fabiao, excelente !!! Você já olhou a Plataforma Onix Evolution ? É uma plataforma de estratégias com simulação de investimentos mto top! Me ajudou muito a testar estratégias antes de investir!
E se todos os meses aporto numa empresa nova na carteira? Tem sentido ou eh melhor consolidar a carteira em algum momento? Tu faz os aportes consolidando setores por exemplo? Como tu comentou Amazon, Cost, DG. Tem mais sentido comprar as 3 de uma vez ou aportar em 1 esse ano e em outra o ano que vem? Eh que tá cheio de empresa boa por allí...😂
Eu comparo os fundamentos e se isso não permitir uma decisão, dou preferência às que estiverem mais baratas (levando em conta critérios específicos, como P/VP e P/L). Fica atento só pra não chegar ao ponto de ter uma carteira tão diversificada, com tantas empresas, que vc não consiga mais acompanhar os relatórios, dados e o mercado dessas empresas.
Não tem como comprar "a bolsa" com nada. "A bolsa" é apenas o local de comprar os ativos. O ibovespa perde por ser um índice horrível. Nada me tira da cabeça que ele foi criado para não deixar o povão perceber o quanto investir em renda variável pode ser lucrativo. A maior parte das empresas com lucros constantes, talvez todas, batem o CDI no médio e longo prazo. Basta pesquisar no site investidor10.
Não é mito, há estudos científicos que mostram que acima de 25 ativos o risco quase não diminui, mas o retorno máximo da carteira tende a se tornar menor.
@@Rafas216 é isso mesmo, temos diversos estudos que vão na direção de não diversificar com o (falso) medo de pulverizar a carteira. Ninguém parece entender Peter Lynch
Pleno 2023 e vc falando ainda que preço não importa. Para de ser irresponsável. Já perdi muito dinheiro comprando empresas a 40x lucros pensando que preço não importa seguindo vc. Buffet, Lynch, Munger, Barsi dizem que preço importa mas Fabio Holder esta certo. Acorda
Buy and hold é "emprestar" dinheiro para a bolsa esperando um retorno no futuro. Só a galera esquece de corrigir esse " tempo" do dinheiro parado na bolsa se o mesmo dinheiro tivesse sido investido em renda fixa. Demorou 15 anos para eu ganhar 30% nas ações. ok, mas e se tivesse deixado numa renda fixa de 100% do CDI? Para ganhar na bolsa, tem que ganhar muito acima da renda fixa. Caso contrário o risco não compensa.
Como conseguiu a façanha de só ganhar 30% em 15 anos, ou seja, 2% por ano? Descreva os seus ativos por favor, vc vai estar ajudando as pessoas...hoje em dia é consenso que rir faz bem a saúde.
a bolsa americana nos ultimos 50 anos em média rendeu 10% ao ano em dolar, da onde vc tirou que espera 15 anos para render 30%? e fora que vc não empresta dinheiro para a bolsa, vc financia a empresa que vc investiu e vira sócio, inclusive com direito ao voto de algumas decisões
@@Rafas216 meu deus, foi um exemplo aleatório! Pega bolsa brasileira de 2013 pra cá e compara com CDI. Quem investiu na bolsa de 2013 até hoje tem que ter tido um retorno acima de 150% para ter valido a pena o risco. Cdi 2013-2023: + 140% Ibov 2013 - 2023: +64% Quis dizer que o prêmio de risco de investir em bolsa tem que compensar o custo desse mesmo dinheiro na renda fixa. Senão não vale a pena.
@@drakxwill4464 foi um dado retórico apenas Quem investiu na bolsa de 2013 até hoje tem que ter tido um retorno acima de 150% para ter valido a pena o risco. Cdi 2013-2023: + 140% Ibov 2013 - 2023: +64% Quis dizer que o prêmio de risco de investir em bolsa tem que compensar o custo desse mesmo dinheiro na renda fixa. Senão não vale a pena.
O problema é que você caga muita regra, Fabião. Apresente as duas estratégias, uma olha mais valuation (Graham) e outra olha mais as vantagens competitivas, governança etc... (Fisher). O investidor pode ser bem sucedido com os 2 caminhos, não apenas com a sua estratégia preferida.
Assista a Live 14, esse argumento é inválido. Por que eu compraria elas de você pelo dobro, se posso comprar pelo valor justo na bolsa? Veja a live, veja a live...
@@CanaldoHolder Sua visão econômica é baseada na escola austríaca de economia? Quando entendemos como o preço de algo é formado fica mais fácil de entender porque o preço de mercado é o preço justo e logo o preço de aquisição de um ativo não importa.
por isso sigo a estratégia BUY AND HOLD RAIZ que é comprar Ações de boas Empresas todo Mês longo prazo
Entre o seixx e o douze...
Frase clássica
Até hoje não entendi o significado dessa frase kkkkk
@@GabBelGamer Eu também não. O Bastter vive repetindo mas nunca entendi realmente. Alguém explica?
@@caiocbrunofb7670 é a faixa boa para ele regular o som do microfone dele 😂.
“Seixxxx” ele é meu conterrâneo (carioca)
Show de inteligência e humildade! Fábio é outro nível!
"Preço não importa" a sardinhada fica doida com essa frase 😂
No meu entendimento, preço importa quando existe um elevado grau de especulação em cima de um ação, principalmente se grandes investidores estiverem vendendo ou comprando opções em cima da ação.
Normalmente isso ocorre quando uma empresa tem um histórico de não ter lucros, e está próxima de falir, ou quando é descoberta alguma fraude. Nesses casos observa-se variações absurdas na cotação.
Só que, como holder, você não deveria investir nessas empresas. Para empresas com bom histórico de lucros consistentes, preço não importa.
Assite o vídeo de novo
@@jennerazevedo Ele não fala desses casos de exceção.
O Bastter tem vídeos em ele mostra casos de empresas que passaram por processos de variação alucinante na cotação. Em um caso, houve até uma campanha de marketing para fazer a sardinhada comprar a empresa, levando a aumentos impressionantes na cotação em pouco dias. Mas de novo: eram empresas sem histórico de lucro, então o holder nem deveria comprar esse tipo de empresa, sendo essa observação que fiz apenas uma curiosidade, no final das contas.
@@elmojackson6621 verdade, o Holder tá vacinado contra esse tipo de empresa… Essa só pega aquele cara que se acha o escolhido e que vai dar a tacada de ouro
@@jennerazevedo É exatamente. Muitos ficam apostando no Turnaround, que vai comprar barato e a empresa vai virar uma Apple depois. Tanto é que é super comum a empresa ter MAIS acionistas pessoa física quando está falindo. Fica um monte de sardinha tentando ficar rico em uma cacetada. O holder sabe que é furada.
Mas é fato que, nesses momentos de especulação violenta, a cotação varia absurdamente em poucos dias.
Sou o _rumoaliberdade_ Fabião é monstro demais 👊🏾👊🏾. Vídeo excelente. Só pra esclarecer eu não acredito nessa afirmação em kkkkkk.
Muito bom, porem preco importa
Fabio Holder o Multi Glasses kkk Cara Vídeo um óculos diferente... Valeu pelo video...
Vlw cria do lendário Bastter 🚀🤙🏻🤑
Pensei que minha pergunta iria aparecer nesse vídeo, já vim correndo assistir rs, parabéns Fabão pelo conteúdo sempre top 🎉
Boa Fábio, parabéns pelo conteúdo
Excelente..... fácil de entender mas difícil de fazer pois ninguém faz isso....😂 Mas eu faço...... obrigado Aprendi muito contigo Fábio.... abraço
Preço importa, SIM! Acha que não? Fala isso para quem comprou ações de uma conhecida varejista com P/L de 150...
Acho que para quem realiza aportes pequenos, que compram no fracionário o preço não importa tanto. Mas se vc faz aportes grandes, pagar mais barato, e consequentemente muito mais ações com o mesmo dinheiro é bom pagar mais barato. Já no aspecto psicológico vc acompanhar muito de perto o mercado para pegar essas baixas pode te levar a fazer besteira. Dito isso, estou me referindo ao mercado do Brasil, pq nos EUA considero o mercado é mais eficiente em precificar os valores.
Acredito que a escolha de um ativo com bons fundamentos, aliada a uma boa análise de timing de entrada, pode não só te salvar de uma enrascada, como te dar uma oportunidade de extrair ainda mais valor de uma boa empresa, para se tornar sócio a longo prazo, comprada a um preço justo ou até descontado. Preço só não importa como gera maior possibilidade de lucros.
TOP DEMAIS, TO aportando mensalmente faz uns anos e estou bem satisfeito com o crescimento da minha carteira!
arredondei algumas posicoes no mercado fracionario, e vou postar o video aqui no meu canal!
A questão da renda fixa (juros) x bolsa é relativa pois é uma situação dinâmica. De fato, operar depois que os movimentos de alta ou baixa dos juros já ocorreram, é mau negócio, como explica o vídeo. Porém, contra isso, precisamos dar atenção diária às taxas de juros futuros (2023/2024/2025), fazendo as movimentações no momento certo: vender bolsa e comprar renda fixa antes da bolsa cair, ou vender renda fixa e comprar bolsa antes das taxas caírem, em outras palavras, antes da bolsa subir.
Neste momento no BR observamos uma estabilização dos juros e tendência de redução, já que os índices de inflação já estão mais comportados, com alguns repetindo deflação. Acabou de sair o IGP-M de maio, veio negativo novamente. Já é um bom sinal para redução dos juros. Algumas empresas já estão precificando isso há uns dias, mas ainda bem abaixo do seu VP.
Preço importa !
Seja qual for sua estratégia preço matematicamente faz diferença. E não acho que o mercado seja tão eficiente assim em precificar ativos. Essa é uma visão um pouco ingênua na minha opinião, prova disso são as bolhas a crise dos ponto com.
A cabeça de alguns investidores, se comporta como a bolsa,estudar as empresas nos dá mais segurança.
Euzinha que o diga!😊😊😊
Valeu Holder.
A questão do preço não importar é a mais contra intuitiva pra mim. Um dos pilares da estratégia do Buffet, por exemplo, é fazer investimentos considerando a atratividade dos preços. Esse é um tema que preciso estudar mais.
E pq o Warren vem de um tempo de ineficiência do mercado, hoje as informações são amplas, de fácil acesso e sem custo ou custo quase 0 até para pequeno investidor, na época dele nem as regras de contabilidade estavam escritas nas bolsas de valores, então ele basicamente comprava boas empresas pq ele conseguia ter acesso das informações que ninguém tinha ou se quer entendia a importância.
Buffet compra a empresa toda ou quase toda, nesse caso preço importa. Quem compra 1000 reais de ações todo mês, durante 20/30 anos, o preço não faz a mínima diferença.
Toda vez essa ladainha. Meio mundo de desculpa pra justificar. A verdade que os pik do mercado tudo lavaram a burra dizendo que preço importa até a morte. Buffet, Barsi, Alves, Parizotto. Diz um aí de sucesso que aplica essa teoria fajuta de preço não importa!
@@arthurhscp mas e vc, já está bilionário como buffet.
@@weneclick280 talvez um dia chegue lá, estou só com 4 anos de investimento. Quem sabe daqui 40 anos.
excelente vídeo, Fábio - como sempre - e eu nem assisti ele inteiro ainda 😀
Preço importa e importa muito, mas isso não significa que o investidor consiga arbitrar essa situação de forma individualizada e sempre com os ativos. Entretanto, o mercado não consegue repreficar tão rapidamente os preços por limites, custos e impedimentos em short sell, por exemplo, bem como proibições estatutárias e riscos em geral. Falar que preço não importa é ser simplista demais.
Quem compra 1000 reais de ações todo mês, durante 20/30 anos, o preço não faz a mínima diferença. Esse negócio de preço importa é quem quer acertar uma "grande tacada".
Boa Fabio🎉
Fabiao, excelente !!! Você já olhou a Plataforma Onix Evolution ? É uma plataforma de estratégias com simulação de investimentos mto top! Me ajudou muito a testar estratégias antes de investir!
Muito bom
As bolhas não são uma falha da eficiencia dos mercados?
E se todos os meses aporto numa empresa nova na carteira? Tem sentido ou eh melhor consolidar a carteira em algum momento? Tu faz os aportes consolidando setores por exemplo? Como tu comentou Amazon, Cost, DG. Tem mais sentido comprar as 3 de uma vez ou aportar em 1 esse ano e em outra o ano que vem? Eh que tá cheio de empresa boa por allí...😂
Eu comparo os fundamentos e se isso não permitir uma decisão, dou preferência às que estiverem mais baratas (levando em conta critérios específicos, como P/VP e P/L). Fica atento só pra não chegar ao ponto de ter uma carteira tão diversificada, com tantas empresas, que vc não consiga mais acompanhar os relatórios, dados e o mercado dessas empresas.
top
Eu faço DCA, não tenho o dom da profecia mercadológica.
Preço importa sim, e a tese de mercados eficientes já está ultrapassada.
A bolsa perde para o CDI no curto, médio e longo prazo. Verdade ou mito?
Acho q no Brasil é verdade
O Ibovespa perde. Ibovespa é um índice péssimo
Não tem como comprar "a bolsa" com nada. "A bolsa" é apenas o local de comprar os ativos. O ibovespa perde por ser um índice horrível. Nada me tira da cabeça que ele foi criado para não deixar o povão perceber o quanto investir em renda variável pode ser lucrativo.
A maior parte das empresas com lucros constantes, talvez todas, batem o CDI no médio e longo prazo. Basta pesquisar no site investidor10.
A primeira pergunta ja foi pra tacar gasolina na fogueira kkkk
Não teve o mito clássico de pulverizar a carteira?
Diversificação é mito? Como assim? Diversificar é fundamental
@@OvatsugO acho que ele quis dizer que a concepção de que diversificação não pode ser em excesso é um mito. Posso estar errado.
Não é mito, há estudos científicos que mostram que acima de 25 ativos o risco quase não diminui, mas o retorno máximo da carteira tende a se tornar menor.
@@Rafas216 é isso mesmo, temos diversos estudos que vão na direção de não diversificar com o (falso) medo de pulverizar a carteira. Ninguém parece entender Peter Lynch
"nem sei que celular é esse aqui" 😂 humildade é aí
Eu gostaria de estar nesse nível, quem sabe um dia.
Quem precificou as coisas nos aeroportos não foi eficiente
Kkkkk, desculpa cara! Preço sempre importa! 😂
B&H é muito eficiente mas is very boring 😂
kakaka preço nao importa
Difícil acreditar q o buy the deep não é o vencedor... Mas td bem
Tem um video dele que ele mostra todos os estudos disso.
Mente travada: "mercado eficiente!" kkk
Proibido falar da mãe!😂
Pleno 2023 e vc falando ainda que preço não importa. Para de ser irresponsável. Já perdi muito dinheiro comprando empresas a 40x lucros pensando que preço não importa seguindo vc.
Buffet, Lynch, Munger, Barsi dizem que preço importa mas Fabio Holder esta certo. Acorda
Se vc perdeu é porque vendeu logo em seguida. Fez trade e reclama em canal que ensina buy and hold.
Buy and hold é "emprestar" dinheiro para a bolsa esperando um retorno no futuro. Só a galera esquece de corrigir esse " tempo" do dinheiro parado na bolsa se o mesmo dinheiro tivesse sido investido em renda fixa. Demorou 15 anos para eu ganhar 30% nas ações. ok, mas e se tivesse deixado numa renda fixa de 100% do CDI? Para ganhar na bolsa, tem que ganhar muito acima da renda fixa. Caso contrário o risco não compensa.
Da pra ver que vc não sabe nada de bolsa nem de ciclo financeiro! E muito menos sobre diversificacoa!😅
Como conseguiu a façanha de só ganhar 30% em 15 anos, ou seja, 2% por ano?
Descreva os seus ativos por favor, vc vai estar ajudando as pessoas...hoje em dia é consenso que rir faz bem a saúde.
a bolsa americana nos ultimos 50 anos em média rendeu 10% ao ano em dolar, da onde vc tirou que espera 15 anos para render 30%? e fora que vc não empresta dinheiro para a bolsa, vc financia a empresa que vc investiu e vira sócio, inclusive com direito ao voto de algumas decisões
@@Rafas216 meu deus, foi um exemplo aleatório! Pega bolsa brasileira de 2013 pra cá e compara com CDI. Quem investiu na bolsa de 2013 até hoje tem que ter tido um retorno acima de 150% para ter valido a pena o risco.
Cdi 2013-2023: + 140%
Ibov 2013 - 2023: +64%
Quis dizer que o prêmio de risco de investir em bolsa tem que compensar o custo desse mesmo dinheiro na renda fixa. Senão não vale a pena.
@@drakxwill4464 foi um dado retórico apenas
Quem investiu na bolsa de 2013 até hoje tem que ter tido um retorno acima de 150% para ter valido a pena o risco.
Cdi 2013-2023: + 140%
Ibov 2013 - 2023: +64%
Quis dizer que o prêmio de risco de investir em bolsa tem que compensar o custo desse mesmo dinheiro na renda fixa. Senão não vale a pena.
O problema é que você caga muita regra, Fabião. Apresente as duas estratégias, uma olha mais valuation (Graham) e outra olha mais as vantagens competitivas, governança etc... (Fisher). O investidor pode ser bem sucedido com os 2 caminhos, não apenas com a sua estratégia preferida.
Se preço não importa porque você entrou no turnaround da Tesla e da Chipotle então ? Não seja hipócrita, meu amigo.
Ficou velho ranzinza hein kkkkkkk
Se preço não importa, me chama inbox que te vendo as minhas ações pelo dobro do preço..
Assista a Live 14, esse argumento é inválido. Por que eu compraria elas de você pelo dobro, se posso comprar pelo valor justo na bolsa? Veja a live, veja a live...
@@CanaldoHolder Sua visão econômica é baseada na escola austríaca de economia? Quando entendemos como o preço de algo é formado fica mais fácil de entender porque o preço de mercado é o preço justo e logo o preço de aquisição de um ativo não importa.