O q deixa a maioria desse tipo de conteúdo bem patético. Sinto a mesma coisa pelos vídeos do Fábio. Conteúdo profissional, edição elegante, sem gracinhas só p ficar na mesma fórmula.
Também dou muito valor a isso. Técnico, didático, posição coerente e estimula a audiência a aprender mais, sem atalhos. Desejo muito sucesso ao Holder.
Fabio, te acompanho desde quando vc tava na Bastter. Geniais seus vídeos. Fico feliz de ver que vc saiu de lá pra apostar nesse teu projeto do canal e que tem dado certo! 😃😃😃
O conteúdo é excelente, mas não posso deixar de mencionar a qualidade da edição, os efeitos visuais e sonoros são excelentes, quando penso em Fabio Holder qualidade vem na mente, no conteúdo e na própria construção de como o conteúdo será transmitido.
Muito bom, esse canal. Você passa a impressão que não faz parte do rol de pilantras que vive vendendo facilidade, no TH-cam, pra tomar o dinheiro dos outros. É o que mais tem, no mercado financeiro. Parabéns.
Pra mim só fica pulverizado quando o investidor não consegue acompanhar. Se você consegue acompanhar trimestral ou semestralmente 20, 40, 100 ativos, então tá tudo certo. Só acho que chega um ponto que você vai começar a gastar muito tempo acompanhando essas empresas/ fiis.
Fui demitido do banco de investimento que trabalhava. Peguei a multa recissoria e fui pra Australia estudar 6 meses (ingles). Acabei ficando lá 4 anos. Conheci minha mulher, mudei pra Noruega, casei, tive filho, comprei casa falo 4 linguas hoje e acabo de começar um mestrado por aqui, moro a 4 anos por aqui já! Essa é a minha breve historia dos ultimos 10 anos. Invisto e mostro tudo aqui no TH-cam, e um pouco da minha vida por aqui! 🇳🇴🇧🇷 Acaba de sair o Resumo da carteira no canal. Seja bem vindo!!!
Sou um principiante em investimentos,com tudo,mesmo sem ter ainda uma boa experiência, é isso que eu estou fazendo em relação a essa colocação que vc relatou,ou seja,de ter aumentando os aportes aos poucos,e isso está dando certo.A minha carteira está com boa valorização e recebendo dividendos todos os meses.
Uma coisa que percebi durante o período que invisto, é que manter poucos ativos (10 a 15) depois de um tempo a concentração de dinheiro por ativo acaba ficando muito alta, exemplo pra quem tinha MGLU3 se seguiu a estratégia de "não pulverizar" perdeu 90% do dinheiro, se tivesse 20 mil dependendo do tempo investido perdeu quase tudo... Por isso sempre ignorei esse gráfico. Ótimo vídeo Fábio 🙏
Essa visão é um dos vieses relatados por Daniel Khaneman no excelente livro Rápido e Devagar, pois por essa perspectiva a pessoa tb não teria se beneficiado da alta da própria MGLU, no passado; tb é uma boa discussão essa ideia sobre os limites da diversificação apresentadas no vídeo , levar essa teoria para os matemáticos e acadêmicos, nem é q eu discorde, pq ja estou no mercado ha bastante tmp pra saber q é um lugar onde não existe vdd absoluta, mas trato com mt cuidado os estudos acadêmicos consolidados, ate pq o excesso de diversificação/pulverização não limita apenas os riscos, limita tb o retorno, sem entrar no mérito da amplitude de controle e domínio do possível excesso de ativos na carteira , além de ainda depender da fase patrimonial d cada pessoa - outra balela é a crença limitante e preconceituosa por parte de mts defensores do buy and hold q estratégias de curto prz são ruins, pois saibam q operações de curto podem estrategicamente ser usadas para benefício fiscal, no mercado desde 2002, descobri q buy and hold, operações de curto prazo , estratégias quants e opções, usadas em conjunto têm poder relevante na potencialização dos retornos
Atualmente possuo ações diversificada, Fiis e RF. Mas estou sempre acompanhando o mercado e sua volatilidade nesse período de eleição, não sei o que vai ser no futuro, mas quero continuar aportando há longo prazo.
Eu tenho mãos de 30 ações em carteira, mas quero diminuir, eu gosto de analisar e de acompanhar, e tbm invisto em FIIs e ETFs no exterior, então pra mim fica muito, mas sempre acabo estudando boas empresas e mais aumento do que diminuo a carteira. No mais, como é bom ouvir o Fábio, passa alguns conceitos que sai da mesmisse e que não se vê em outros canais
@@guilhermejoseguarezi7727no tempo da Dilma, olha o tanto de empresa de energia quebrou, a oi é setor perene tá quebrada também, toma cuidado com esse negócio de setor perene
Gostei do vídeo, gostei do assunto, diversificar quando cai a bolsa você não sente mesmo pulverizado. Agora se você tiver 50 mil, em 6 fiis, e 8 ações como os you tube ensina, numa castratofe igual a do covid em 2020 te assusta muito.
Oi, Fábio! Em primeiro lugar, parabéns pelo conteúdo!! Fábio, você mencionou que se você tem aí 15 ativos e carrega a carteira para o longo prazo, ainda assim você acaba carregando o risco específico no longo prazo. Queria saber se existe algum estudo que comprove isso, digo, que tenha analisado o comportamento do risco x diversficação sem ficar trocando o portfólio todo mês
Cara eu tenho uma duvido monstruosa eu realmente acredito que o Buy and Hold seja eficiente. Tenho 30 ações na minha carteira e tem momentos que umas sobem muito e outra caem(normal) a questão é que não seria interessante voltar a ação que valoriza demais para a % estipulada? As ações mais perenes da minha carteira deixei 4% e as menos 3% não mexi em nada mas tem umas que faz tempo que não aporto pq subiu muito logo ele não está subindo em patrimônio de mais cotas e sim do valor de tela me ajuda ai
O Bastter sempre que vai dar exemplo de porcentagem de ações, ele usa 1 ou 2%. É interessante, pq para alguns 10 ativos é muito, para outros 50 é pouco. Dia desses, um investidor falou que se um fundo possui 100 ativos, pq você não pode ter os mesmos 100? É uma perspectiva interessante.
Obrigada pelos videos Fabio, muito informativos e interessantes. Pergunta: vc poderia fazer uns videos explicando o que acontece se uma acao zerar? Se a empresa for solida como a coca, e a acao zerar, o que acontece com a empresa?
Boa Fábio, ótimas explanações sobre a ótica de pulverização. Mais vamos adiante, como eu que estou começando a investir, a pouco tempo, e tenho 01 ação, 01 FII, hoje a minha estratégia é estabelecer metas primárias e assim que chegar passo para outro ativo, tenho como metas 100, 200, 400, 600, 800, 1000 e assim adiante chegando a 200 ações, por exemplo, passo para novo ativo. Como vc hoje faria se tivesse começando no planejamento de aportar nos ativos e acrescentar novos ativos com pouco dinheiro?
@@armandocastelhano3015 Não amigo! Me acostumei a comprar de 100 a 100 ! Só faço assim como você fala com BTC, ETH e por vai, consegui a seguir uma meta que o valor que quero buscar é quantitativo, se o dinheiro não dá, aí parto para o monetário, mas tento a comprar, 50 esse mês, no outro mais 50 e por aí sigo.
Poucos estão vendo que a Meta é uma mina de ouro. Ela vai praticamente ser dona de um novo universo. Eu comprei pouco, cerca de 10 mil reais há alguns meses. Estou perdendo 25%, porém vejo essa ação disparar no mesmo estilo do BTC. Só não fiz um novo aporte ainda porque estou focando em novos investimentos na bolsa brasileira que deve ter um grande 2023. Te aconselho a estudar sobre o metaverso.
Pra você que trabalha literalmente com isso é bem mais fácil do que alguém que trabalha com outra coisa, já que você gasta a maior parte do seu tempo de trabalho analisando o mercado financeiro. Não achas que pra uma pessoa normal ficaria muito difícil acompanhar 20+ ações quando chegar em um patrimônio maior?
Se eu não me engano aquele zelador americano que construiu um patrimônio de milhões não investia em tecnologia... é um ramo em que tudo pode mudar de um dia para o outro. Prefiro setores mais tranquilos...aporte e tempo.
@@cesarauth1516 eu prefiro ser competente no meu trabalho para poder aportar mais e perder menos tempo da vida analisando ativos...a maioria das pessoas que se ferra na bolsa são os que acham que vão conseguir acertar o próximo ativo que vai explodir na cotação. O velho e bom feijão com arroz é o que dá mais certo na maioria dos casos.
@@fezesdasilva2728 tenho na base, etf fator neutro VT e o restante fator qualidade ex EUA países desenvolvidos e qualidade Eua tbm, estou monitorando fator qualidade em emergentes porém ainda em estudo.
@@fernandohp5362 o meu de fator qualidade de desenvolvidos ex EUA é o IQLT. EUA tenho VOO e SLYV. Emergentes eu só tenho Asia, que é o EEMA(achei o EEMA melhor que o VWO)
Até que enfim alguém que pensa como eu.Inclusive, existem boas empresas que pagam uma vez ao ano e você nem percebe esse tempo passar... E se alguma diminue os dividendos (ex: Klabin) por algum tempo, na faz muita falta, porque estará recebendo de outras empresas. E também dá pra aproveitar algumas pechinchas que vão aparecendo pelo caminho.
Eu tenho 5 ações e 5 Fiis. 8% do patrimônio em cada. 20% em tesouro selic. Pretendo continuar com esses ativos até a aposentadoria. (Itaúsa, Weg, EDP, Cosan, Klabin, Knri, Hglg, Hgbs, Irdm, Bcff)
@@aldomendonca4900 na boa vai estudar antes de falar para a outra pessoa colocar mais ativos na carteira. Quando você ter pelo menos 20 anos investindo em ativos pode dar alguma dica.
@@edgardsantos5487 Eu dou a minha opinião quando e onde quiser e não é da sua conta. O cara não é obrigado a seguir a minha dica, mas pode estudar e ver se faz sentido. Agora se vc não quer ajudar, não atrapalha e vai procurar sua turma.
Ter 94 ativos significa: Sempre vai ter um que explodiu muito pra cima (que vc vai deixar la quieto), e outro que vai estar em queda (que provavelmente é o que vai receber o novo aporte). Já o ETF funciona assim: Segue um índice que muda a cada X meses, vende ou compra tanto o que caiu quanto o que subiu, e cobra taxas para fazer algo que vc mesmo pode ir la e fazer (vc mesmo poderia ir la e comprar os ativos do ETF por exemplo). Inclusive existe um estudo nos EUA que mostra que se vc comprasse as stocks do S&P500 e deixasse quieto, o rendimento seria bem superior a comprar um ETF de S&P500 (e isso sem contar as taxas do fundo), justamente pq o etf precisa ficar vendendo e comprando coisa toda hora.
Pra você como é engraçado, o próprio WB disse que diversificação é para idiotas, mas ele mesmo usou um trecho do PeterLynch sobre cortar flores e regar ervas daninhas. O Peter chegou a ter mais de 700 ações no portfolio. Não existe um regra.
@Gabriel Costa se você olhar pra carteira, mais de 50% é Apple, Bank of America, wells fargos e coca cola. Dentro da lógica da diversificação de muitos gestores, a maioria já teria feito um rebalanceamento. Considerando que muitas dessas empresas são carregadas por longos anos, 50 ativos não é nada, principalmente para um profissional do porte dele. Outro ponto, ele não trabalha sozinho. Se você considerar a capacidade por trás da empresa e a grandiosidade do mercado americano, 50 ativos não São nada.
Eu continuo encontrando e lendo sobre pessoas obtendo renda de vários dígitos em investimentos todos os meses, mesmo nestes dias loucos no mercado, quaisquer dicas sobre como fazer um progresso substancial na renda, eu agradeceria. O custo de vida neste momento está ficando muito alto. Preciso muito do bem ou devo dizer qual a melhor forma de aumentar meu financeiro??
Fábio mais um excelente video! Não acho que a minha carteira está pulverizadas, mas estou achando dividend yield baixo e não sei avaliar se é por causa do momento atual da economia e incertezas, ou deve ser o perfil das empresas da minha carteira que está mais focada em crescimento. Ações do Basil 0,37% ao mês e Ações Exterior 0,07% ao mês.
@@a.a.1245 PSSA-ENGIE-ENBR-MDIA-ITUB-BBDC-VAMO-FLRY-HGLG-HGRE-FIIB-HGBS- EZTC-LREN-ODPV-SAPR-TOTS. Mais ou menos essas, deve ter mais umas 3 Deixei tbm 3 empresas pagadora de dividendos em quarentena: ITSA, ABEV, GRND. 😅
80% ações 20% fundos imobiliários E faço alocação objetiva de cada ativo, por exemplo ações de banco objetivo é 14%, então procuro deixar 7% em BBDC e 7% ITUB e assim vai.
@@fcamargo84 Eu tenho algumas dessas e posso dizer que a pandemia cobrou seu preço nos dividendos, mas mais por conta de medidas preventivas das empresas do que queda do lucro. Várias dessas ai apenas seguraram o dinheiro. Outras estão em uma política agressiva de aquisições, como é a ITAUSA. Hoje poucos querem a empresa porque paga naturalmente menos dividendos, mas qual será a posição do mercado depois que todas essas empresas que eles compraram começarem a somar nos lucros do grupo?
@@a.a.1245 meu objetivo é ter um aumento de dividendos mensais em relação aos meses do ano anterior. Mesmo o crescimento mensal sendo abaixo da expectativa, ainda estou vendo essa evolução. É um caminho longo e ainda estou no início desta jornada, e acho que estou no caminho certo! Foco no trabalho para aumentar o poder dos aportes mensais e utilizar os dividendos para complementar. 🙏🏾
Minha humilde opinião é que o limite de ações na carteira deve ser sua capacidade de acompanhá-los. Não adianta ter 100 ativos e não conseguir acompanhar de forma efetiva ao menos 20, se não consegue acompanhar é muito melhor investir de forma neutra com ETF, apenas se expondo ao mercado!
PM serve pra fazer imposto de renda. No dia que isso for automático...se Deus quiser um dia vai ser kkkk....eu não vou nem saber mais qual é o meu preço médio.
Eu invisto a 5 anos....hoje, eu tenho 40 ativos (maioria ETFs) na carteira. O grande problema que eu posso falar sobre 'pulverizar' pq eu passo por isso, é que meus aportes mensais + os dividendos recebidos, são insuficientes pra conseguir aportar constantemente em todos os 40 ativos durante o ano. E esse aporte constante é fundamental pra gerar melhores retornos e dividendos ao longo dos anos - especialmente quando se investe em ETFs. Se fosse colocar isso em uma regra, eu diria que: "Nunca tenha uma quantidade de ativos maior do que sua capacidade de aporte neles mesmo, ao menos 4 vezes no ano (ou seja, aportes trimestrais)." Vc vai reparar que conforme cresce sua carteira junto com os dividendos que ela retorna, automaticamente vc vai ganhando maior capacidade de aumentar os ativos da carteira sem ter que deixar qualquer ativo parado, sem receber aporte por mais de 3 meses seguidos. Bons investimentos a todos !!
Tenta achar essas dezenas e dezenas de empresas boas no Brasil sem concentrar em setores pra você ver se consegue. E sobre investir fora, a não ser que você seja um cidadão americano, investir nos EUA não é segurança alguma. Você é um estrangeiro com capital lá.. você é o último na linha do pão. Sempre será.
@@carlosmfmetal Quanto as definições de boas empresas, isso varia de acordo com os critérios de cada um. Os meus são bem exigentes e inclui diversificação por setor. Isso me obriga a olhar por empresas fora do Brasil. Mas eu não encaro a bolsa americana como um bote salva-vidas, como muitos aqui (e é essa minha crítica), pelo simples fato de que não somos cidadãos americanos. Como estrangeiros estamos sujeitos a todo tipo de política externa, conflito político e instabilidade diplomática. Veja o exemplo da Rússia agora, o mais recente. Você estará sujeito a sanções, a impostos, taxas, ao câmbio etc. Não digo que investir lá não tenha suas vantagens, mas eu sou bem cético quanto a ocupar a maioria da minha carteira, a não ser que eu tenha planos de tentar a cidadania.
@@a.a.1245 Concordo com a sua posição, o brasileiro se ilude fácil, achando que vai ganhar muito dinheiro na bolsa americana, sem grandes riscos. Eu comecei ano passado a investir lá fora, comprando dólar a 5,60 e tou com prejuízo de 30% na minha carteira. Só a 3M, comprei a 200 dólares e hoje vale 120.
@@marcoscolognesi9760 Peter Lynch tinha bilhões pra administrar e uma equipe pra comandar. Se vc também tem esse capital, invista em 1400 ativos também. Eu só só um sardinha.
não adianta ter um monte de ativos com um patrimônio pequeno, comece com poucas empresas e vai incluindo um novo ativo depois de anos de estudo do novo ativo.
Preciso de ajuda, alguém pode me ajuda com cesta básica,tenho dois filhos desempregado,estou entrando depressão profunda ao ponto de acabar minha vida me ajudem por favor com emprego em troca de comida
Uma característica que gosto de seus vídeos, são a idoneidade. Sem cortes pra fazer "rir", memes,... Direto ao assunto e sem frescuras.
Isso é essencial, passa mais credibilidade e não fica um vídeo chato.
O q deixa a maioria desse tipo de conteúdo bem patético. Sinto a mesma coisa pelos vídeos do Fábio. Conteúdo profissional, edição elegante, sem gracinhas só p ficar na mesma fórmula.
Verdade… essas palhaçadas não agregam em nada…
Também dou muito valor a isso. Técnico, didático, posição coerente e estimula a audiência a aprender mais, sem atalhos. Desejo muito sucesso ao Holder.
Verdade
Fabio, te acompanho desde quando vc tava na Bastter. Geniais seus vídeos. Fico feliz de ver que vc saiu de lá pra apostar nesse teu projeto do canal e que tem dado certo! 😃😃😃
0:25 - Pulverizar (diversificar demais) a carteira.
O conteúdo é excelente, mas não posso deixar de mencionar a qualidade da edição, os efeitos visuais e sonoros são excelentes, quando penso em Fabio Holder qualidade vem na mente, no conteúdo e na própria construção de como o conteúdo será transmitido.
Teu senso crítico gera muito valor. Obrigado
Excelente vídeo. Muito objetivo
Vídeos excelentes ...
Acompanho seu canal desde 2019... Melhor canal sem dúvidas..
Obrigado e parabéns!!
Esse é meu segundo vídeo, cara. Gostei de sua didática. Até me inscrevi no canal.
Sempre achei seus vídeos muito bons. No início, achava um pouco técnico. Hoje acho bem didático, sem enrolação e com muita informação. Parabéns!
Muito bom, esse canal. Você passa a impressão que não faz parte do rol de pilantras que vive vendendo facilidade, no TH-cam, pra tomar o dinheiro dos outros. É o que mais tem, no mercado financeiro. Parabéns.
Show!!! Como sempre!!! 👏🏼👏🏼
Você e o João Braga da Encore me ensinaram que PM não existe, sou muito grato por isso.
Top demais!
Excelente Conteúdo!
Pra mim só fica pulverizado quando o investidor não consegue acompanhar. Se você consegue acompanhar trimestral ou semestralmente 20, 40, 100 ativos, então tá tudo certo. Só acho que chega um ponto que você vai começar a gastar muito tempo acompanhando essas empresas/ fiis.
Fabio muito bom parabens trabalho tenho uma caterira com 26 ativos
Fui demitido do banco de investimento que trabalhava. Peguei a multa recissoria e fui pra Australia estudar 6 meses (ingles). Acabei ficando lá 4 anos. Conheci minha mulher, mudei pra Noruega, casei, tive filho, comprei casa falo 4 linguas hoje e acabo de começar um mestrado por aqui, moro a 4 anos por aqui já!
Essa é a minha breve historia dos ultimos 10 anos.
Invisto e mostro tudo aqui no TH-cam, e um pouco da minha vida por aqui! 🇳🇴🇧🇷
Acaba de sair o Resumo da carteira no canal. Seja bem vindo!!!
Gostei demais do comentário sobre a fórmula mágica.
Excelente vídeo Fábio !!! 👏👏👏🙏🌻💵💵💵
Fábio como fazer declaração do imposto de renda em 2022 como teve uma atualização, sua explicação é fantástica.
Bom dia, excelente domingo!
Gostei do seu vídeo!
Estou fazendo isso.
Procurando boas empresas com oportunidades.
Gratidão!
Comecei te seguir neste momento. Estou com 53 anos e vou aprender investi contigo. Obrigado Aluizio
Seja bem vindo Aluízio
Sou um principiante em investimentos,com tudo,mesmo sem ter ainda uma boa experiência, é isso que eu estou fazendo em relação a essa colocação que vc relatou,ou seja,de ter aumentando os aportes aos poucos,e isso está dando certo.A minha carteira está com boa valorização e recebendo dividendos todos os meses.
Uma coisa que percebi durante o período que invisto, é que manter poucos ativos (10 a 15) depois de um tempo a concentração de dinheiro por ativo acaba ficando muito alta, exemplo pra quem tinha MGLU3 se seguiu a estratégia de "não pulverizar" perdeu 90% do dinheiro, se tivesse 20 mil dependendo do tempo investido perdeu quase tudo... Por isso sempre ignorei esse gráfico. Ótimo vídeo Fábio 🙏
Essa visão é um dos vieses relatados por Daniel Khaneman no excelente livro Rápido e Devagar, pois por essa perspectiva a pessoa tb não teria se beneficiado da alta da própria MGLU, no passado; tb é uma boa discussão essa ideia sobre os limites da diversificação apresentadas no vídeo , levar essa teoria para os matemáticos e acadêmicos, nem é q eu discorde, pq ja estou no mercado ha bastante tmp pra saber q é um lugar onde não existe vdd absoluta, mas trato com mt cuidado os estudos acadêmicos consolidados, ate pq o excesso de diversificação/pulverização não limita apenas os riscos, limita tb o retorno, sem entrar no mérito da amplitude de controle e domínio do possível excesso de ativos na carteira , além de ainda depender da fase patrimonial d cada pessoa - outra balela é a crença limitante e preconceituosa por parte de mts defensores do buy and hold q estratégias de curto prz são ruins, pois saibam q operações de curto podem estrategicamente ser usadas para benefício fiscal, no mercado desde 2002, descobri q buy and hold, operações de curto prazo , estratégias quants e opções, usadas em conjunto têm poder relevante na potencialização dos retornos
E o Senhor saberia prever quando seria o topo da Magalu ? E quando sera o fundo pra comprarmos dnv?
@@TheA7Xify kkkkkkk tá brava? Sai dae cara não falei que sei quando entrar ou sair de um ativo, estamos conversando numa boa, arrogante.
Trabalho sério, tranquilo. Sem afetação. Baita canal.
Primeira vídeo q vejo do canal
SCHD é um ótimo ETF de fatores.
Alguém conhece esse letreiro do Fábio escrito HLDR3?
Mais um excelente vídeo!
Muuuito bom!
Eu tinha inclusive essa dúvida das alocações miúdas mas nunca lembrava de mandar!
Excelente vídeo Fábio! Gostei muito da sua visão sobre o assunto. 👊
Como sempre, muito bom.
Ficou faltando o link ou nome do vídeo de "como desinvestir de empresas da sua carteira. Fico no aguardo,obrigado.
Up
“Fico no aguardo”… 🤦🏻♂️… digita na busca, preguiçoso!
@@diegomotta já pesquisei, mas não encontrei o vídeo mencionado por ele.
Também não encontrei… 😞
@@jairsantiagosoutojunior2826 digita Vender ação na pesquisa do canal
Atualmente possuo ações diversificada, Fiis e RF. Mas estou sempre acompanhando o mercado e sua volatilidade nesse período de eleição, não sei o que vai ser no futuro, mas quero continuar aportando há longo prazo.
Valeu pelo conteúdo!
Como não aprender a investir de forma simples, sem rodeios com seus conteúdos?
Aula show 👊🏼
Msft acho melhor em termos de diversificação de receita comparado as outras bigtechs
0,5% dá 200 ações e eu achando que com 30 ações era pulverizar demais
Aporte e tempo...
Seus vídeos e conteúdo são tão bons. Gostaria muito que você fosse mais reconhecido.
Eu tenho mãos de 30 ações em carteira, mas quero diminuir, eu gosto de analisar e de acompanhar, e tbm invisto em FIIs e ETFs no exterior, então pra mim fica muito, mas sempre acabo estudando boas empresas e mais aumento do que diminuo a carteira.
No mais, como é bom ouvir o Fábio, passa alguns conceitos que sai da mesmisse e que não se vê em outros canais
Tenha essa ainda. Quem consegue acompanhar 90 ativos, quando essa não é sua fonte de renda principal? É impraticável.
Exato. Quanto mais acoes vc tiver mais trabalho vai dar para acompanhar. Esse limite é importante
Acho que se forem em setores perenes, meio que não importa tanto
Deve ser um saco pra fazer a DIRPF. Tenho 25 ativos em renda variável BR e, depois dessa base, penso em começar com etf.
@@guilhermejoseguarezi7727no tempo da Dilma, olha o tanto de empresa de energia quebrou, a oi é setor perene tá quebrada também, toma cuidado com esse negócio de setor perene
Gostei do vídeo, gostei do assunto, diversificar quando cai a bolsa você não sente mesmo pulverizado. Agora se você tiver 50 mil, em 6 fiis, e 8 ações como os you tube ensina, numa castratofe igual a do covid em 2020 te assusta muito.
Boa Fábio! Semana passada fiz um vídeo sobre isso no meu canal... diversificar não é pulverizar! 💪
Penso igual em relacO aos ativos e visão lynch
Excelente, preco medio é realmente difícil tentação
Fábio, por favor, faz um vídeo falando sobre sites pra pesquisar sobre ETFs nos EUA.
Ideal pra mim e 5% sempre!
E já estou com praticamente 20 em RV e idem FII
PM pra mim só serve pra colocar no IR, pois não penso vender nunca! No máximo coloco ela no limbo e esqueço dela..
Faz um vídeo assim quantos fiis ter em carteira
Valeu Fabão....vou pulverizar minha carteira...😂🤑🤑😜
Oi, Fábio! Em primeiro lugar, parabéns pelo conteúdo!!
Fábio, você mencionou que se você tem aí 15 ativos e carrega a carteira para o longo prazo, ainda assim você acaba carregando o risco específico no longo prazo. Queria saber se existe algum estudo que comprove isso, digo, que tenha analisado o comportamento do risco x diversficação sem ficar trocando o portfólio todo mês
Professor é top. 💪
Parabéns pelo vídeo. Gostaria saber mais sobre ETFs gringos.
Excelente vídeo.
Eu tbm penso assim. A excessão é o Bastter.
Não entendi!
Fábio parabéns pelo vídeo. Mas, pelo menos agora que eu assisto, o card de vídeos recomendados não entrou. Abraço!
Cara eu tenho uma duvido monstruosa eu realmente acredito que o Buy and Hold seja eficiente.
Tenho 30 ações na minha carteira e tem momentos que umas sobem muito e outra caem(normal) a questão é que não seria interessante voltar a ação que valoriza demais para a % estipulada?
As ações mais perenes da minha carteira deixei 4% e as menos 3% não mexi em nada mas tem umas que faz tempo que não aporto pq subiu muito logo ele não está subindo em patrimônio de mais cotas e sim do valor de tela me ajuda ai
Top Fábio. Merci
Não achei o video do ir saindo de algumas ações que vc citou no vídeo
O Bastter sempre que vai dar exemplo de porcentagem de ações, ele usa 1 ou 2%. É interessante, pq para alguns 10 ativos é muito, para outros 50 é pouco. Dia desses, um investidor falou que se um fundo possui 100 ativos, pq você não pode ter os mesmos 100? É uma perspectiva interessante.
Fabio, estuda esse ativo da nasdaq: BMRN
Obrigada pelos videos Fabio, muito informativos e interessantes. Pergunta: vc poderia fazer uns videos explicando o que acontece se uma acao zerar? Se a empresa for solida como a coca, e a acao zerar, o que acontece com a empresa?
O valor só zera se ela falir mesmo...
Que vídeo foda!
Boa Fábio, ótimas explanações sobre a ótica de pulverização. Mais vamos adiante, como eu que estou começando a investir, a pouco tempo, e tenho 01 ação, 01 FII, hoje a minha estratégia é estabelecer metas primárias e assim que chegar passo para outro ativo, tenho como metas 100, 200, 400, 600, 800, 1000 e assim adiante chegando a 200 ações, por exemplo, passo para novo ativo. Como vc hoje faria se tivesse começando no planejamento de aportar nos ativos e acrescentar novos ativos com pouco dinheiro?
Sem noção, suas metas têm que ser em valor monetário, uma vez que a cotação de cada ativo varia enormemente uns em relação aos outros!
@@armandocastelhano3015 Não amigo! Me acostumei a comprar de 100 a 100 ! Só faço assim como você fala com BTC, ETH e por vai, consegui a seguir uma meta que o valor que quero buscar é quantitativo, se o dinheiro não dá, aí parto para o monetário, mas tento a comprar, 50 esse mês, no outro mais 50 e por aí sigo.
Poucos estão vendo que a Meta é uma mina de ouro. Ela vai praticamente ser dona de um novo universo. Eu comprei pouco, cerca de 10 mil reais há alguns meses. Estou perdendo 25%, porém vejo essa ação disparar no mesmo estilo do BTC. Só não fiz um novo aporte ainda porque estou focando em novos investimentos na bolsa brasileira que deve ter um grande 2023. Te aconselho a estudar sobre o metaverso.
o problema é acompanhar todos os ativos.
Muito bom!,
Ótimo vídeo! Fábio, faz um vídeo de analíse da XP INVESTIMENTOS! XPBR31
Pra você que trabalha literalmente com isso é bem mais fácil do que alguém que trabalha com outra coisa, já que você gasta a maior parte do seu tempo de trabalho analisando o mercado financeiro. Não achas que pra uma pessoa normal ficaria muito difícil acompanhar 20+ ações quando chegar em um patrimônio maior?
Pois é, isso porque perguntaram sobre 0,5% por ação, isso daria 200 ações. Quem tem a energia de ler 200 balanços trimestrais? Kkkk tá doido
Fabio.. criei uma carteira para minha filha investindo R$100/mês, com 10 ativos..
Quando ela chegar aos 18, vai vender tudo pra gastar em estética kkkk
Boa
Se eu não me engano aquele zelador americano que construiu um patrimônio de milhões não investia em tecnologia... é um ramo em que tudo pode mudar de um dia para o outro. Prefiro setores mais tranquilos...aporte e tempo.
Investimento tem de ser conforme a competência do investidor. O zelador seguia isso.
@@cesarauth1516 eu prefiro ser competente no meu trabalho para poder aportar mais e perder menos tempo da vida analisando ativos...a maioria das pessoas que se ferra na bolsa são os que acham que vão conseguir acertar o próximo ativo que vai explodir na cotação. O velho e bom feijão com arroz é o que dá mais certo na maioria dos casos.
E o fator qualidade?
@Gabriel Costa Sim. Mas eu quis dizer ETFs com o fator qualidade
Minha estratégia para etf está sendo apenas fator qualidade
@@fernandohp5362 Show. Você tem ETFs de outros países/continentes ou só dos EUA? Eu tenho EUA, Europa e Ásia.
@@fezesdasilva2728 tenho na base, etf fator neutro VT e o restante fator qualidade ex EUA países desenvolvidos e qualidade Eua tbm, estou monitorando fator qualidade em emergentes porém ainda em estudo.
@@fernandohp5362 o meu de fator qualidade de desenvolvidos ex EUA é o IQLT. EUA tenho VOO e SLYV. Emergentes eu só tenho Asia, que é o EEMA(achei o EEMA melhor que o VWO)
*Tenho 36 ativos pq eu mesmo declaro meu IR kkkkkk*
🤣🤣🤣🤣🤣 exatamente! Uma pessoa que é capaz de fazer um IR com 94 ativos é capaz de qualquer coisa!
@@flpdeluca kkkkkkk
Qual é o vídeo q fala do desinvestimento 11:24 ?
Que privilégio like n° 1 deste domingão.
Boaaa😊
👏👏👏👏👏
Muito bom o video Fábio! Tu acha q 10% da carteira em MPW é muito risco pro longo prazo? Obs: n tenho tempo pra estudar muitos ativos
Compre etf e já era, eu particularmente tenho 30 ativos no total e separo 4 vezes no mês para estudar e ler tudo que tenho
Até que enfim alguém que pensa como eu.Inclusive, existem boas empresas que pagam uma vez ao ano e você nem percebe esse tempo passar... E se alguma diminue os dividendos (ex: Klabin) por algum tempo, na faz muita falta, porque estará recebendo de outras empresas. E também dá pra aproveitar algumas pechinchas que vão aparecendo pelo caminho.
Eu tenho 5 ações e 5 Fiis. 8% do patrimônio em cada. 20% em tesouro selic. Pretendo continuar com esses ativos até a aposentadoria. (Itaúsa, Weg, EDP, Cosan, Klabin, Knri, Hglg, Hgbs, Irdm, Bcff)
Ótimos ativos, mas na boa vc deveria botar mais duas ou três ações nessa carteira, talvez uma seguradora e mais uma elétrica.
@@aldomendonca4900 na boa vai estudar antes de falar para a outra pessoa colocar mais ativos na carteira. Quando você ter pelo menos 20 anos investindo em ativos pode dar alguma dica.
@@edgardsantos5487 Eu dou a minha opinião quando e onde quiser e não é da sua conta. O cara não é obrigado a seguir a minha dica, mas pode estudar e ver se faz sentido. Agora se vc não quer ajudar, não atrapalha e vai procurar sua turma.
@@edgardsantos5487 qual o problema dele dar uma opinião, na boa, para de encher o saco das pessoas.
😁
Vim do futuro dizer que metaverso deu ruim
94 ativos é praticamente um etf
Vai depender do tamanho do patrimônio, a matemática básica é exata, 10 ações ou 100 ações o resultado é igual, para ter 10 tenha certeza do seu risco.
Ter 94 ativos significa: Sempre vai ter um que explodiu muito pra cima (que vc vai deixar la quieto), e outro que vai estar em queda (que provavelmente é o que vai receber o novo aporte).
Já o ETF funciona assim: Segue um índice que muda a cada X meses, vende ou compra tanto o que caiu quanto o que subiu, e cobra taxas para fazer algo que vc mesmo pode ir la e fazer (vc mesmo poderia ir la e comprar os ativos do ETF por exemplo). Inclusive existe um estudo nos EUA que mostra que se vc comprasse as stocks do S&P500 e deixasse quieto, o rendimento seria bem superior a comprar um ETF de S&P500 (e isso sem contar as taxas do fundo), justamente pq o etf precisa ficar vendendo e comprando coisa toda hora.
Pra você como é engraçado, o próprio WB disse que diversificação é para idiotas, mas ele mesmo usou um trecho do PeterLynch sobre cortar flores e regar ervas daninhas.
O Peter chegou a ter mais de 700 ações no portfolio.
Não existe um regra.
@Gabriel Costa se você olhar pra carteira, mais de 50% é Apple, Bank of America, wells fargos e coca cola.
Dentro da lógica da diversificação de muitos gestores, a maioria já teria feito um rebalanceamento.
Considerando que muitas dessas empresas são carregadas por longos anos, 50 ativos não é nada, principalmente para um profissional do porte dele.
Outro ponto, ele não trabalha sozinho. Se você considerar a capacidade por trás da empresa e a grandiosidade do mercado americano, 50 ativos não São nada.
@Gabriel Costa correto, o próprio WB fala isso, no doc dele tem aquela metáfora da bola de baseball, você não precisa acertar no alvo.
Besteira esse negócio de no máximo 20 ativos … tenho hoje 131 na minha carteira e sei pq todos eles estão lá!!
Não faz diferença para quem tem pouco.
Eu continuo encontrando e lendo sobre pessoas obtendo renda de vários dígitos em investimentos todos os meses, mesmo nestes dias loucos no mercado, quaisquer dicas sobre como fazer um progresso substancial na renda, eu agradeceria. O custo de vida neste momento está ficando muito alto. Preciso muito do bem ou devo dizer qual a melhor forma de aumentar meu financeiro??
Fabio "balde de água fria".
rsrsrsrs... brincadeira.
👏🏻👏🏻👏🏻
Qual o Insta do canal?
@fabio.holder
@@otheomiranda Muito obrigado!
Fábio mais um excelente video!
Não acho que a minha carteira está pulverizadas, mas estou achando dividend yield baixo e não sei avaliar se é por causa do momento atual da economia e incertezas, ou deve ser o perfil das empresas da minha carteira que está mais focada em crescimento.
Ações do Basil 0,37% ao mês e Ações Exterior 0,07% ao mês.
Quais são suas empresas no Brasil?
@@a.a.1245 PSSA-ENGIE-ENBR-MDIA-ITUB-BBDC-VAMO-FLRY-HGLG-HGRE-FIIB-HGBS- EZTC-LREN-ODPV-SAPR-TOTS. Mais ou menos essas, deve ter mais umas 3
Deixei tbm 3 empresas pagadora de dividendos em quarentena: ITSA, ABEV, GRND. 😅
80% ações
20% fundos imobiliários
E faço alocação objetiva de cada ativo, por exemplo ações de banco objetivo é 14%, então procuro deixar 7% em BBDC e 7% ITUB e assim vai.
@@fcamargo84 Eu tenho algumas dessas e posso dizer que a pandemia cobrou seu preço nos dividendos, mas mais por conta de medidas preventivas das empresas do que queda do lucro. Várias dessas ai apenas seguraram o dinheiro. Outras estão em uma política agressiva de aquisições, como é a ITAUSA. Hoje poucos querem a empresa porque paga naturalmente menos dividendos, mas qual será a posição do mercado depois que todas essas empresas que eles compraram começarem a somar nos lucros do grupo?
@@a.a.1245 meu objetivo é ter um aumento de dividendos mensais em relação aos meses do ano anterior. Mesmo o crescimento mensal sendo abaixo da expectativa, ainda estou vendo essa evolução.
É um caminho longo e ainda estou no início desta jornada, e acho que estou no caminho certo!
Foco no trabalho para aumentar o poder dos aportes mensais e utilizar os dividendos para complementar. 🙏🏾
foicebook nunca que terei em carteira
Minha humilde opinião é que o limite de ações na carteira deve ser sua capacidade de acompanhá-los. Não adianta ter 100 ativos e não conseguir acompanhar de forma efetiva ao menos 20, se não consegue acompanhar é muito melhor investir de forma neutra com ETF, apenas se expondo ao mercado!
Mas a ideia e nao acompanhar, talvez 1 vez no ano. Não devemos acompanhar ativos e sim familia, saude, trabalho.
PM serve pra fazer imposto de renda. No dia que isso for automático...se Deus quiser um dia vai ser kkkk....eu não vou nem saber mais qual é o meu preço médio.
Qd penso no ir, da vontade de ter 2 empresas no máximo kkkkk
Mas nem pro meu IR eu vejo PM. É quanto tinha e quanto tenho , sem contas .
@@rodrigodesp1 bobagem
@@rodrigodesp1 faça somente uma compra por mês....facilita bastante
@@tylerdurden739 Uai eu achava que tinha que declarar isso kkkkkkk
Vejo o vídeo na velocidade em 0,75, fala muito e muito rápido
Deu certo! Obrigado pela dica de velocidade do vídeo
Eu invisto a 5 anos....hoje, eu tenho 40 ativos (maioria ETFs) na carteira.
O grande problema que eu posso falar sobre 'pulverizar' pq eu passo por isso, é que meus aportes mensais + os dividendos recebidos, são insuficientes pra conseguir aportar constantemente em todos os 40 ativos durante o ano.
E esse aporte constante é fundamental pra gerar melhores retornos e dividendos ao longo dos anos - especialmente quando se investe em ETFs.
Se fosse colocar isso em uma regra, eu diria que:
"Nunca tenha uma quantidade de ativos maior do que sua capacidade de aporte neles mesmo, ao menos 4 vezes no ano (ou seja, aportes trimestrais)."
Vc vai reparar que conforme cresce sua carteira junto com os dividendos que ela retorna, automaticamente vc vai ganhando maior capacidade de aumentar os ativos da carteira sem ter que deixar qualquer ativo parado, sem receber aporte por mais de 3 meses seguidos.
Bons investimentos a todos !!
Excelentes dicas, André! Obrigado!
Tenta achar essas dezenas e dezenas de empresas boas no Brasil sem concentrar em setores pra você ver se consegue. E sobre investir fora, a não ser que você seja um cidadão americano, investir nos EUA não é segurança alguma. Você é um estrangeiro com capital lá.. você é o último na linha do pão. Sempre será.
Jogou um monte de "achismo".
Nunca vi ninguém sério falar o que você falou. Mas gosto é de cada um...
@@carlosmfmetal o que você esperava do Homer Simpson?
@@carlosmfmetal Quanto as definições de boas empresas, isso varia de acordo com os critérios de cada um. Os meus são bem exigentes e inclui diversificação por setor. Isso me obriga a olhar por empresas fora do Brasil. Mas eu não encaro a bolsa americana como um bote salva-vidas, como muitos aqui (e é essa minha crítica), pelo simples fato de que não somos cidadãos americanos. Como estrangeiros estamos sujeitos a todo tipo de política externa, conflito político e instabilidade diplomática. Veja o exemplo da Rússia agora, o mais recente. Você estará sujeito a sanções, a impostos, taxas, ao câmbio etc. Não digo que investir lá não tenha suas vantagens, mas eu sou bem cético quanto a ocupar a maioria da minha carteira, a não ser que eu tenha planos de tentar a cidadania.
@@a.a.1245 Vc está comparando a liberdade de capital privado da Rússia, pais comunista, com EUA, pais capitalista?
@@a.a.1245 Concordo com a sua posição, o brasileiro se ilude fácil, achando que vai ganhar muito dinheiro na bolsa americana, sem grandes riscos. Eu comecei ano passado a investir lá fora, comprando dólar a 5,60 e tou com prejuízo de 30% na minha carteira. Só a 3M, comprei a 200 dólares e hoje vale 120.
fiquei chocado com os 94 ativos, dai fui ver qto tinha e to com 50, sendo q comecei em 2017. rs
Vc é o cara, eu vou continuar com os meus 12 ativos mesmo é o que consigo dar conta
@@wallancardosofeitosawallan3403 Eu também tenho 12 ativos e tou satisfeito, porque consigo acompanhar e aportar no que fica descontado.
Peter Lynch tinha era 1400 ativos diferentes. Hehehe
@@marcoscolognesi9760 Peter Lynch tinha bilhões pra administrar e uma equipe pra comandar. Se vc também tem esse capital, invista em 1400 ativos também. Eu só só um sardinha.
não adianta ter um monte de ativos com um patrimônio pequeno, comece com poucas empresas e vai incluindo um novo ativo depois de anos de estudo do novo ativo.
Preciso de ajuda, alguém pode me ajuda com cesta básica,tenho dois filhos desempregado,estou entrando depressão profunda ao ponto de acabar minha vida me ajudem por favor com emprego em troca de comida
Fábio, GOOG ou GOOGL, qual a diferença?
Boa