A CULTURA OTAKU CRIA MONSTROS? O fim do humanismo de Inuyashiki

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 มี.ค. 2023
  • INUYASHIKI é um mangá e anime de Hiroya Oku (Gantz). Aparentemente, é uma ficção científica na qual um tiozinho frustrado e um garoto otaku tornam-se ciborgues alienígenas. PORÉM, o tema principal na verdade é outro. O que está em jogo é como o velho e novo estão separados no Japão contemporâneo, e o quanto é perigoso os mais jovens perderem o contato com uma tradição humanista. Comento nesse vídeo o mangá, os conflitos geracionais, humanismo, cultura otaku e channer, e a violência dos jovens. Cito inclusive Walter Benjamin e Nelson Rodrigues pra bancar o inteligentinho.
    Edição: Cauby Monteiro
    APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me/quadrinhosnasa...
    Twitter: / linck_alexandre
    Instagram: / qnsarjeta
    Tiktok: / qnsarjeta
    Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academia.edu/Alexandre...
    #otaku #ficçãocientífica #inuyashiki #gantz #humanismo
  • บันเทิง

ความคิดเห็น • 973

  • @QuadrinhosNaSarjeta
    @QuadrinhosNaSarjeta  ปีที่แล้ว +33

    APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
    www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta

  • @saitamal874
    @saitamal874 ปีที่แล้ว +495

    Eu chorei durante este vídeo. Vi a história do protagonista e me vi nela. Tenho 40 anos mas me sinto com 60, sou pai de dois autistas e casado com uma autista também. Percebo como o meio exige sacrifícios pouco percebidos por eles e, mesmo entendendo que isso faz parte de uma condição, é massacrante entender isso. Eu preciso ser um Superman (é, aquele autoritário) para eles porque um erro que seja pode gerar crises, há pouco espaço para descanso, não tenho um momento que seja genuinamente meu e vários dos meus planos ficaram para trás por conta dessas circunstâncias. Acabei me afastando das pessoas por conta disso e também gerei meus próprios problemas por conta da ansiedade. Estou tomando remédios para estabilizar meu humor atualmente.
    Meus filhos estão entrando na fase que os amigos são mais legais, minha esposa tem momentos tão dentro da própria bolha que é difícil decidir se desisto de tentar tirá-la ou se entro e fico lá com ela. No fim das contas eu tenho que me tornar o que não sou não apenas para ser aceito dentro destes contextos. É família e eu luto para manter tudo coeso, mas tem dias que é difícil porque a cabeça não ajuda. Assim como o protagonista, estou me vendo envelhecer perdendo expectativa, ser transformado em outra coisa que só caminha para o sacrifício final da vida sem muitos reconhecimentos. Tenho ficado com medo de morrer e de não ter quem cuide deles, principalmente dos meus filhos. Mesmo escrevendo essas coisas, a vontade de chorar volta. Eu percebo que não estou pronto nem pra morrer e nem para estar vivo, difícil é se sentir vivo com a frequência que gostaria. Parece que tudo exige mais do que tenho forças, mas para eles, eu preciso criar isso ainda que momentaneamente. Tenho dois para educar e preparar para o mundo. E ainda assim não consigo sequer a porra de um amigo, sequer tenho espaço para dizer como me sinto em casa para ela, porque o autismo tem muito espaço para o outro. Meus pais, do pouco que me abro, dizem que preciso aguentar, afinal, eu "escolhi esta vida". Aí vejo os redpills dizendo o que é ser homem de verdade e penso que se ser de "mentira" já cansa, imagina ser real para uma sociedade que exige cada vez mais. Eu não sei se tenho mais para dar, não basta tudo o que entreguei?
    Não sei se vou conseguir chegar até o final disso tudo como eu queria. Não sou uma máquina. De qualquer forma, não escrevo com frequência nos lugares porque não tenho saco para julgamento da Internet, mas aqui resolvi abrir uma exceção. Desculpem se pareci prolixo com tanta coisa dita. Obrigado ao QnS e ao Link por conseguirem colocar um pedaço do que sinto para fora.

    • @sarar.araujo1592
      @sarar.araujo1592 ปีที่แล้ว +94

      Força, amigo. Obrigada pelo relato. Esqueça os redpills, homem de verdade é aquele que é gentil, amigo, verdadeiro e integro. Parabéns por todo seu esforço.

    • @leonardo.bs.
      @leonardo.bs. ปีที่แล้ว +47

      Que relato forte. Incrível como um vídeo sobre um mangá é capaz de gerar. Obviamente que a história é muito boa e o conteúdo trazido nesse canal também, mas ainda sim é de chamar a atenção a profundidade que isso alcança. Espero que ao menos te fazer escrever isso aqui e te dar espaço para expor algo há muito guardado tenha te dado em alguma medida um alívio.

    • @leonardo.bs.
      @leonardo.bs. ปีที่แล้ว +41

      Eu tenho 30 e ainda não conquistei nada na vida. Todos os meus sonhos (que eram até bem básicos) de obter uma vida razoável (de classe medida baixa, pois atualmente sou, sei lá, classe c baixa, não tenho 40 conto pra dar num gibi atual em promoção) e longe das dificuldades sociais e de grana que passei na pré adolescência nao se concluiu, mesmo eu passando anos e anos me especializando e estudando, que era o que todos diziam que bastava você fazer que conseguiria "chegar lá". Por ter 30 e não ter conquistado muita coisa, me sinto frustrado e estagnado no tempo, como se ainda tivesse 17 - 22 anos. Ao mesmo tempo ao observar as rápidas evoluções que vem ocorrendo em nossa sociedade, vejo que até para pessoas de 30 já estão sendo consideradas "velhas", como se já tivesse passado "o tempo delas". É bizarro como o etarismo tem atuado em nossa sociedade, onde só é "legal" o novo, o jovem (que dura segundos atualmente, pois logo fica "velho", vide a loucura do tik tok). Por isso, esse vídeo e quadrinho me chamou muita a atenção. Já me chamou na época de lançamento, mas com o contexto atual isso só se aprofundou. Na época não comprei por ter saído em papel jornal e eu achar que não valia a pena gastar nesse material que estragava a arte maravilhosa do autor. Vejo que isso foi um erro (mais um).

    • @pedrobrazil1222
      @pedrobrazil1222 ปีที่แล้ว +27

      Só posso te desejar forças e coragem. Não se deixe estagnar, nunca, procure seu melhoramento pessoal, vá atrás de uma análise/terapia pra discutir oq se pode fazer. Não deixe q essa sociedade doente te vença, se mantenha firme, sei q é difícil, mas é a única alternativa, só temos uma vida e ela MERECE ser digna, não caia nessa onda de culpar X,Y ou Z como mts grupinhos patéticos fazem, procure pessoas sensíveis aos seus problemas e aos de outrem. Enfim, tudo nessa vida depende da ajuda mútua, n perca a fé na humanidade, só isso.

    • @lucasantunes447
      @lucasantunes447 ปีที่แล้ว +13

      ​@@leonardo.bs. Espero que sua situação melhore, não desista!

  • @hohan9233
    @hohan9233 ปีที่แล้ว +349

    Cara eu gostei demais de Inuyashiki, ainda n li o manga mas acompanhei o anime quando tava saindo, eu lembro do ep quando ele descobre o poder de curar, cara eu chorei demais, a cena do gato sendo atropelado e ele pedindo a deus pra poder salvar o gato e depois a felicidade genuina dele quando consegue, era tão bonitinho ele feliz indo curar as pessoas no hospital. Na hora eu fiquei pensando na minha avó que pq ela fazia isso com todos os bichos que ela achava machucados no sitio

    • @DuduDark6
      @DuduDark6 ปีที่แล้ว +5

      Lê o mangá, é muito bom

    • @galileumonteiro8765
      @galileumonteiro8765 ปีที่แล้ว +1

      Caramba veio, me faz chorar não lek por favor

    • @igorteixeira9252
      @igorteixeira9252 ปีที่แล้ว +2

      acho que já assisti isso, o moleque otaku sai matando um monte de gente no final o velhinho consegue levar ele pra fora da atmosfera e no final os dois morrem.

    • @ChaosTheoryOficial
      @ChaosTheoryOficial ปีที่แล้ว

      Tem um filme é bem legal

    • @matheuzzzz
      @matheuzzzz ปีที่แล้ว +7

      Bem lembrado! Também chorei lendo esses capítulos. Oku Hiroya pode ser pessimista e brutal, mas tem um coração enorme.

  • @vitorhenrique6299
    @vitorhenrique6299 ปีที่แล้ว +524

    Pelo que percebo de contatos próximos a comunidade otaku é a que menos se incomoda com questões humanitárias, mas disfarçam isso com discurso de que "cada um é e faz o que quer", o que de longe (e para eles) parece um discurso de aceitação da diversidade, mas é só não se importar com ninguém mesmo. Não só isso mas também aceitação e tolerância com pessoas/piadas racistas e misóginas que condiz com esse pensamento.

    • @spidermob84
      @spidermob84 ปีที่แล้ว +101

      Não é atoa que muito do que se chama hoje de "cultura channer" e trolling surgiu em ambientes e fóruns voltados para otakus. Muito dessa galera hoje acaba servindo de massa de manobra ou exército de contingência para a extrema direita.

    • @Acaciuus
      @Acaciuus ปีที่แล้ว +73

      ​@@spidermob84Não só isso, eles são rudes e insensíveis com as dores alheias, até mesmo fazendo piadas de causas reais envolvendo minorias.

    • @lucasdasilvabarbosa4074
      @lucasdasilvabarbosa4074 ปีที่แล้ว +101

      Convivo com essa comunidade e o que tu disse é muito real, aliás outro grande sintoma dessa galera, que parte dos youtubers de anime fomentam isso, é fato deles analisarem/ consumirem as obras sem nenhum senso crítico, além de não extrairem nada daquilo que consomem, aceitam e normalizam muitas coisas problemáticas com a desculpa de que não é a vida real, ou quando alguém reclama desses pontos chamam essas pessoas de mimizentas e etc.
      Ps: Eles também são contra qualquer tipo de reflexão e discussão política sobre obras, muitos são alienados politicamente ou são simplesmente de extrema direita. (Existe o pessoal que está fora disso, mas eu não sei mensurar qual parte é maior que qual).
      Mas, sei lá, fico triste em pensar que dentro dessa comunidade é muito enraizado esse monte de preconceitos e intolerâncias, além dessa cultura incel que é muito presente e que talvez seja o ponto central do problema.
      Enfim, é chato gostar de algo que carrega esse estigma fodido, mesmo que não seja culpa das obras em si ( pelo menos não totalmente).
      E me desculpem pelo texto, não tá muito bem escrito, só queria deixar minha opinião.

    • @matheusluciano9498
      @matheusluciano9498 ปีที่แล้ว

      Pior é a desensibilização da cultura de pedofilia e estupro no meio das obras.

    • @41.4D
      @41.4D ปีที่แล้ว +44

      Cara, não sei. Acho que tem três principais tipo de otaku, os "quero assistir meus animês/ler meus mangás e me alienar do mundo", os "precisamos olhar os animês/mangás com cuidado" (que no extremo descamba numa galera bizarra reclamando dumas coisas que não fazem muito sentido, tipo querer representação de pessoas negras em histórias cotidianas, maluco, o Japão como país é mó xenofóbico, negros são a exceção da exceção da exceção nas ruas de lá, tu anda horas e se pá não vê nenhum), e os "fidelidade e concordância com o gênero é essencial" (o povo que dá muito rage na galera que faz fanart gay de personagens não gays da história, por exemplo, que reclama quando a história de uma demografia/gênero não segue os estereótipos esperados, que acha que todo animê com prota mulher automaticamente é uma história shoujo ou josei, ou seja, uma história para o público feminino apenas, etc). São categorias que se interpolam, definitivamente. Acho que vc percebe muito essa primeira, do povo que não se importa, mas a galera do terceiro é muito grande também, é uma galera que em grande parte se assemelha aos "nerdolas", digamos assim, aquela galera que dá piti com beijo do filho do super-homem, que fala "não bota política nos meus quadrinhos" e tals. Acho que eles passam batido pq vc não conhece muito, eu, como otaku mergulhado nesse mundo, percebo que uma boa metade, vá lá, é podre podre podre, é suco de chorume.

  • @TheJmvismari
    @TheJmvismari ปีที่แล้ว +408

    Uma tendência de lógica que tenho percebido em diversos animes, assinei crunchroll recentemente e tem muito isekai,pelas imagens e títulos das "capas" é sempre um profissional seja cozinheiro, faz tudo, gestor, cientista e etc onde no mundo real ele é "medíocre" mas nesse mundo novo e hipotético ele é super valorizado, incrível e bem recebido, amável onde a galera se porta feito crianças perto dele.
    Acho que esse pensamento de você é o escolhido.. mas nasceu no lugar errado cria umas ilusões não saudáveis na vida de jovens adultos.

    • @Metronomo0
      @Metronomo0 ปีที่แล้ว +57

      Na verdade os Isekais não afirmam que você é o escolhido mas nasceu no mundo errado, eles apenas se apropriam do sentimento que todo mundo têm de querer ser especial pra fazer sucesso. Por isso que todo protagonista é alguém especial em todas as narrativas ficcionais, e quando não é assim as histórias são um pé no saco

    • @Robson-bk3oq
      @Robson-bk3oq ปีที่แล้ว +28

      Está muito popular histórias de reencarnações e segundas chances na vida onde você possui uma nova chance em uma vida cheia de fantasia e poder para mudar o mundo. Mas a real, é que os super heróis e mangás sempre foram populares entre os jovens justamente por conta disso.

    • @jefersonmorais929
      @jefersonmorais929 ปีที่แล้ว +4

      ​@Generic User 0123 e um bom ponto

    • @alys2508
      @alys2508 ปีที่แล้ว +36

      Se prepara que a próxima tendencia que anda tomando forma na bolha otaku é o gênero "vingança". Em animes como Shield Hero e Redo of Healer, o protagonista injustiçado usa sua condição para justificar atos de crueldade.
      Acho que com o tempo as bizarrices da cultura otaku vão finalmente vir átona, e discursões sobre a influencia negativa dos animes e mangas ficaram mais frequentes nas grandes mídias.

    • @lucasdasilvabarbosa4074
      @lucasdasilvabarbosa4074 ปีที่แล้ว +22

      ​@@alys2508 É, infelizmente, aliás já temos um caso extremo desse tipo de obra que você citou,que é o Kaifuku, esse anime que inclusive foi banido em vários locais do mundo e que muito otaku e youtuber defendeu afirmando ser só ficção, kof...kof...intoxi anime.
      Claro tem muita gente que não curtiu, mas né.
      Mas assim, não sei se esse tipo de obra já não está em evidência e não tenho ideia da popularidade dessas obras, acho que elas são populares, mas só nessa bolha otaku fedido.
      Poderia ser até legal trazer certos debates à tona, mas do jeito que a mídia é sensacionalista é mais possível piorar a situação do que melhorar.

  • @arlesouza4068
    @arlesouza4068 ปีที่แล้ว +205

    Se quer algo fofo pra ler, eu recomendo Mob Psycho 100, finalizado em 16 volumes ou a novel Densha Otoko, é uma leitura bem diferente, é basicamente prints de chan compiladas em uma narrativa.

    • @chicomanara
      @chicomanara ปีที่แล้ว +7

      O one tem um estilo de comédia que eu gosto muito, que está forte em mob psycho 100 e na webcomic de One Punch Man, só que o pessoal dá mais atenção ao mangá, que ele acaba dividindo a autoria com o desenhista. Eu gosto bastante ainda, mas pende pro mais genérico.

    • @arlesouza4068
      @arlesouza4068 ปีที่แล้ว +8

      @@chicomanara e Mob não fica só na comédia, vai bem mais além, diferente de OPM

    • @RenataBSales
      @RenataBSales ปีที่แล้ว +2

      Também recomento Mob ♥

    • @andreischmidt8850
      @andreischmidt8850 ปีที่แล้ว +4

      @@arlesouza4068 MOB é um grande comentário sobre a adolescência e desenvolvimento de personalidade.

    • @wellingtongoncalves-compos7794
      @wellingtongoncalves-compos7794 ปีที่แล้ว +3

      Cara, Mob é um manga "sonen" muito muito diferente....quanta coisa interessante para discutir e mesmo se emocionar....Como eu gosto desse manga 😍

  • @pvitor333
    @pvitor333 ปีที่แล้ว +54

    Também me veio na cabeça "Laranja Mecânica". Inclusive tem uma cena que o Alex e seus drugs atacam um velho que estava cantando uma música antiga, e é isso que deixa o bando nervoso "esses velhos nojentos contando coisas de seu tempo". De fato, ouvir os mais velhos não é necessariamente sinônimo de absorver conservadorismo, pode ser o oposto. As histórias que o meu pai conta da sua época (anos 60 e 70) costumam ser do quanto era sofrido o passado, de que havia sim violência, que não era o mar de rosas que outros velhos pintam.
    E quanto a apagar o passado, de fato eu também não vejo com bons olhos. A princípio parece ter boa intenção (tirar os louros da fama de gente abjeta do passado), porém pode levar a um efeito colateral que é o de esquecermos as mazelas anteriores da nossa sociedade, e quem esquece o passado pode estar condenado a repetir. Afinal, boa parte dos brasileiros queriam sim o golpe militar de 64, admitir isso não é louvar os milicos, é admitir as falhas do nosso povo, especialmente da elite.

    • @leonardo.bs.
      @leonardo.bs. ปีที่แล้ว +4

      Só lembrando que esse "boa parte da sociedade queria golpe em 64", leia-se setores da classe média do Rio e SP (com pitadas de BH e Brasília, talvez), mas só retido esses grupos. Aí não está incluído, de fato, a maioria da população Brasileira da época. Inclusive, há pesquisas que pegam pesquisas de opinião da época (Datafolha ou sei lá outro) que indicam que as reformas de base propostas por Jango eram aceitas por volta dos 60% da população.

    • @proletariadoreunido
      @proletariadoreunido 10 หลายเดือนก่อน +2

      ​@@leonardo.bs.a população estava cegada achando que eles realmente venceriam o "comunismo ditador" ,na época ninguém tinha informações do arena , o regime militar acabou por que a população se levantou e cansou disso , cansou desses tempos de censura , dor e violência policial

  • @umapessoaqualquer4143
    @umapessoaqualquer4143 ปีที่แล้ว +53

    Seria interessante falar sobre o anime welcome to the NHK, ele retrata todas essas coisas que aparece no mangá, mas diferente do mangá, eu acho, retrata todos os seus personagens com empatia que todos eles querem mesmo é ajuda, tem muita coisa pesada nele mas no final mostra que vale a pena viver

  • @hitchcoca
    @hitchcoca ปีที่แล้ว +19

    Esse mangá é sensacional! Tem algumas críticas bem pontuais com a comunidade jovem do Japão perante os idosos. Um país que envelheceu sem conectar as gerações! Pros jovens se conectarem com o velho, o velho precisou se transformar em uma espécie de gadget

  • @moonmaslah
    @moonmaslah ปีที่แล้ว +35

    Quando eu era jovem eu via meus pais como ignorantes por causa de questões culturais (machismo e preconceito e afins) e intelectuais. Depois de adulto comecei a cada mais ver a sabedoria dos meus pais e me sentir ignorante.
    Hoje eu percebo que a experiência é acompanhada de uma sabedoria que é extremamente relevante.

    • @hcxpl1
      @hcxpl1 ปีที่แล้ว +8

      Pergunta genuína: como vc conseguiu separar o joio do trigo, vamos assim dizer? Porque eu quero poder contar com a experiência deles pra me ajudar mas não somente há toda uma questão machista, racista, etc, mas também toda uma veneração a tradição babaca que fica difícil conseguir que partilhem suas experiências sem que essas estejam completamente infestadas de uma bagagem a ponto de nem valer a pena tentar achar a parte que realmente faz sentido.

    • @moonmaslah
      @moonmaslah ปีที่แล้ว +1

      @@hcxpl1 Isso é algo bem complicado, para mim foi uma reflexão que veio só com a idade. Mas sintetizando eu diria que tem uma diferença da sabedoria "para fora" e de sabedoria "para dentro".
      "Para fora" é essencialmente o viver em sociedade, é aquele saber que é local, e que muda com o tempo, se atualiza. Por isso os mais antigos são ruins, estão atrasados. Hoje é a questão racial, sexual e afins.
      "Para dentro" é o viver consigo, é a forma de como lidar com os dramas da vida no geral, é o saber perene, quase filosófico, que se aplica a qualquer humano, de qualquer lugar, de qualquer época. Esse vem com a experiência e geralmente os antigos são muito melhores que os mais jovens conseguem reconhecer.

    • @moonmaslah
      @moonmaslah ปีที่แล้ว

      Complementando, aproveitando a temática do canal.
      Pensa num filme ocidental com toda uma temática revolucionária (V de Vingança), ou com um tema profundamente critico a organização social (tipo Parasita) como o primeiro.
      Pensa no segundo como um filme que faz questionamentos sobre algo mais generalizado, sobre o que é a vida, a realidade ou valores morais perenes (Vanilla Sky, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças)

    • @TjmDr
      @TjmDr ปีที่แล้ว +6

      Eu ja to velho e não consigo ver os antigos com melhores, isso por causa de muitos exemplos. Meu pai era um homem exemplar, cuidou da familia, mas isso sa até o fato de que ele batia na minha se ela não fosse obediente, a maioria dos meus tios deixaram filhos espalhos pelo mundo, tive um tia que incentivava os filhos a roubarem pequenas coisas, a minha mãe mesmo achava normal meu pai dar tapas nelas. Por isso sempre desconfio da romantização do passado.

    • @moonmaslah
      @moonmaslah ปีที่แล้ว +2

      @@TjmDr É uma questão diferente da que eu estou pontuando. Tem jovem fazendo exatamente isso que vc tá pontuando, e tinha gente fazendo isso a 1000 anos atrás, e infelizmente vai ter gente fazendo isso por pelos menos umas boas décadas.
      A questão não é de ser mal ou bom, mas de certa sabedoria em lidar com coisas da vida. Mesmo os piores criminosos podem guardar pérolas desse tipo.

  • @renanfidalgo6183
    @renanfidalgo6183 ปีที่แล้ว +21

    Como essas obras são atuais. Quando eu assisti Inuyashiki, não consegui fazer esses links porque não era algo tão presente nas minhas redes sociais.

  • @lucasdeisanti1181
    @lucasdeisanti1181 ปีที่แล้ว +14

    Um mangá fofinho é Ao no Flag, ele conta a história de jovens se descobrindo e contando seus desejos, mas também tem certos momentos em que mostra os sonhos deles, uma coisa que faz vc se perguntar se vai dar certo, sendo a força pra ler.

  • @mz.projiekt
    @mz.projiekt ปีที่แล้ว +7

    Bem, é como uma frase que eu disse para um colega quando eu estava o explicando sobre o que considero "logicamente correto".
    "Eu acho que é possível usar elementos de ambos os lados; O certo não é destruir as velhas tradições, mas reutilizar as coisas boas nelas e ai sim, substituir o que é ruim nelas por algo novo que é bom."

    • @pedrobrazil1222
      @pedrobrazil1222 ปีที่แล้ว +2

      Totalmente. E mais, deixar disponíveis as coisas antigas e ruins (maaas) mostrando claramente o porquê delas serem ruins e o porquê de não podermos reutilizá-las, só q claro, pra pessoas q já são capazes de fazer essa análise, não crianças por exemplo. As tradições são imprescindíveis para nossa análise do presente, afinal, elas foram o presente de várias pessoas como nós, em outro contexto de mundo.

  • @HellValentine
    @HellValentine ปีที่แล้ว +4

    Otakus não tem empatia.
    Engraçado ler esse título no canal de um cara que se puder pisar em você ele vai pisar em você.
    A verdade é que o único modo de conhecer alguém de verdade é dando poder a essa pessoa e a maioria das pessoas não estão salvas, então na verdade o título certo é "Otakus são mais verdadeiros".

  • @MikhailRutherford
    @MikhailRutherford ปีที่แล้ว +12

    Gantz e Inuyashiki são obras incríveis. O primeiro contato que tive foi com Gantz e é realmente viceral.

  • @fryias
    @fryias ปีที่แล้ว +4

    3:11 nessa hora eu pensei que ele ia começar a vender metanfetamína

  • @vitoriacamila9586
    @vitoriacamila9586 ปีที่แล้ว +31

    Um mangá fofinho q eu amo é o famoso spy x family muita comédia, garotinha fofinha e muitos personagens cativantes ♥️

    • @alphonseelric8719
      @alphonseelric8719 ปีที่แล้ว +5

      E é um mangá que daria uma boa discussão sobre máscaras sociais

    • @anahelenqueiroz2022
      @anahelenqueiroz2022 ปีที่แล้ว

      Boa, ainda tô devendo pra ver ou ler mas percebo que é bom. Ele ia curtir

    • @vitoriacamila9586
      @vitoriacamila9586 ปีที่แล้ว +2

      @@alphonseelric8719 sim dava pra fazer umas analogias boas com a guerra e tals

  • @0214455
    @0214455 ปีที่แล้ว +9

    Caraca eu conheci esse canal faz alguns meses e cada dia que passa eu fico mais viciado no conteúdo! Que orgulho de ter encontrado esse canal e essa comunidade! Parabéns Professor, seus textos e materiais são impecáveis e inspiradores academicamente falando!!! Seus vídeos são incríveis, estou conhecendo muita coisa boa por aqui!!!!

  • @EmptyKingdoms
    @EmptyKingdoms 7 หลายเดือนก่อน +4

    Um anime (originalmente light novel) que não é fofo a princípio, mas cuja mensagem é de uma esperança sem igual, é Boogiepop. Não Boogiepop Phantom, que é uma criação original usando a propriedade intelectual da light novel, mas o anime de 2019 Boogiepop and Others. É uma espécie de mensagem de esperança sobre a psique humana, um negócio belíssimo.

  • @kevenrocha4467
    @kevenrocha4467 ปีที่แล้ว +34

    Manda uma análise bolada de Serial Experiments Lain aí, QnS, na moral.

  • @rebecaarmus
    @rebecaarmus ปีที่แล้ว +3

    Acho que precisa de um pouco de atenção, mas os filmes da Ghibli tem um pouco de conflito de gerações, eles costumam mostrar jovens empenhados que cuidam da natureza e adultos egoistas que fazem guerras sem sentido e destroem o planeta, já os idosos são "bons" quando apoiam os jovens e "ruins" quando ignoram os sentimentos e necessidades deles.

  • @pernambucopradesh3939
    @pernambucopradesh3939 ปีที่แล้ว +14

    Acharia ótimo você comentar sobre Mushishi. Uma pérola desapercebida. A própria singeleza e sensibilidade apurada dele faz com que não desperte o interesse da maioria (na primeira temporada cai um pouco num clima sombrio genérico dos animes, mas na segunda floresce).

    • @vee_lima
      @vee_lima ปีที่แล้ว +2

      Sim! Mushishi é um dos meus animes favoritos justamente por causa dessa delicadeza mostrada, e também por não colocar o Ginko como um protagonista op que sabe de tudo e salva tudo mundo, ele é alguém que faz o que está no alcance dele e pede para o outro lado fazer o mesmo, e nem sempre é o que acontece

    • @pernambucopradesh3939
      @pernambucopradesh3939 ปีที่แล้ว +1

      @@vee_lima Que legal! 😄 Primeiríssima pessoa que conheço que gosta de Mushishi como eu! De que episódios você gosta mais? Lembro que gostei bastante daquele da menina que fica com um espelho esperando o noivo, daquele do rapaz que não sente frio, do da moça que fica sem falar e de um da menina que não consegue sair sozinha.

    • @silva7206
      @silva7206 ปีที่แล้ว

      Já até imagino comunista fazer vídeo sobre isso.
      "A fantasia do Incel que nega a coletividade e as multiplas formas de viver, blá blá blá".

  • @tronerpedro
    @tronerpedro ปีที่แล้ว +26

    Inuyashiki é incrível pq ele pega muito no meu lado emocional de alguma forma, eu gostaria de ver um vídeo sobre Gigant uma obra completamente bizarra do Hiroya Oku mas bem parecida com tudo o que ele escreve e como putaria da view fica a dica kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @tarcisioeumesmo9840
      @tarcisioeumesmo9840 ปีที่แล้ว

      @João Henrique Oswald Ele chegou a terminar essa baixaria? K

    • @nicolasferreira9881
      @nicolasferreira9881 ปีที่แล้ว

      @João Henrique Oswald Gigant tinha uma premissa legal, mas parece que o Oku ao decorrer da obra perdeu a vontade de fazer ou slá.

    • @SamuelSouza-di6nq
      @SamuelSouza-di6nq ปีที่แล้ว +1

      ​@@nicolasferreira9881
      Todas as obras dele são assim msm

    • @nicolasferreira9881
      @nicolasferreira9881 ปีที่แล้ว

      @@SamuelSouza-di6nq Discordo 100%, mas cada um com a sua opinião.

    • @tronerpedro
      @tronerpedro ปีที่แล้ว

      @@nicolasferreira9881 esse veio eh maluco kkkkkkkkkkkkkkkkk, mas da pra entender o que ele quis passar

  • @murasakimitsuki7680
    @murasakimitsuki7680 ปีที่แล้ว +2

    esse video foi muito bom, primeira vez vendo a ediçao ficou boa, a menira de expressar o que se retrada e a mensagem por tras dele foi muito boa, mesmo eu discordando de umas coisas e concordando com outras foi um otimo video

  • @danielleonsantosfreitas1180
    @danielleonsantosfreitas1180 ปีที่แล้ว +23

    Vé made in abyss é muito fofinho, só olhar só no design quebra o seu braço de tanta fofura, de aventurina com uma galerinha da hora que gosta de apitos com cenas emocionantes entre amigos muito...fofo

    • @diniz6397
      @diniz6397 ปีที่แล้ว +1

      É uma cilada bino

    • @Douglas_Phoenix
      @Douglas_Phoenix ปีที่แล้ว +1

      Eu nem consegui ver esse anime, muita maldade.

  • @pedrodacostapereira2548
    @pedrodacostapereira2548 ปีที่แล้ว +8

    Os três animes que vi do Watanabe são obras primas pra mim. Samurai Champloo é uma forte recomendação pra vocês assistirem e analisarem também!
    Mas recomendo outro Anime curto de 12 eps: Sakamichi no Apollon. Basicamente sobre um adolescente entediado e geniozinho, que toca piano erudito como hobby paralelo ao ensino médio, se muda para uma cidade menor indo morar com seus tios. Na escola acaba fazendo amizade com o valentão da sala que toca num quarteto de jazz num porão de uma loja de discos e a partir daí o protagonista fica obcecado pelo gênero musical. O anime tem a direção do Watanabi mas é de autoria da mangaká Yuki Kodama. A história se passa nos anos 60 e uma banda foi montada pra gravar as faixas com muita qualidade e linguagem musical jazzística mesmo. Animação impecável em sincronia perfeita com cada nota tocada. Fora tudo isso o pano de fundo é o triângulo amoroso entre os dois antagônicos: o baterista caótico e o pianista metódico, e a colega e filha do dono da loja de discos e baixista do grupo.
    Esses contrastes entre Gênios que chegaram no topo de suas artes através de caminhos completamente opostos, é algo que me fascina e está presente de alguma forma nestes 3 animes, com mais ênfase ainda no Samurai Champloo.
    Grato pela excelente análise!

    • @BGrimoire
      @BGrimoire ปีที่แล้ว

      Eu estava rolando pelos comentários e lembrei de Sakamichi no Apollon logo antes de achar o seu. Indicação de altíssima qualidade qualidade!

  • @dante21st
    @dante21st ปีที่แล้ว +41

    Zankyou no terror (mesmo diretor de cowboy bebop) aborda um pouco disso, seria interessante trazer pro canal :3

  • @PaulloMendes
    @PaulloMendes ปีที่แล้ว +5

    Que vídeo mais fantástico!! Orgulho de seguir esse canal! Conhecia essa obra e já achava fora da curva!!

  • @daikanodedaikahan
    @daikanodedaikahan ปีที่แล้ว +39

    Um dos grandes problemas da cultura otaku também é que ele passa uma mensagem de superioridade, de culto ao povo japonês. Quando os isekais mudam de mundo nos mangás, é sempre o povo escolhido escolhido japonês e sem medo de tentar esconder isso. Claro que a história é no japão, mas qualquer pessoa que muda de mundo é japonesa. E não só isso de certa forma é bem triste ver em obras isekais onde que, para se viver, é preciso morrer e viver outra em outro mundo, pois este mundo é sem graça, é entediante, é violento e não há nenhuma expectativa futura. Isso cria uma juventude sem um vínculo com seu próprio mundo e vivendo somente suas fantasias individuais sem pensar na coletividade.

    • @daikanodedaikahan
      @daikanodedaikahan ปีที่แล้ว +4

      @matheus matias eu tô falando de todo gênero deste tipo, inclui qualquer conceito de um civil comum morrendo ou sendo transportado para outro mundo, normalmente um japonês, a visao japonesa é muito egocêntrica em comparação com outras obras chinesas e coreanas, e indo para outro mundo e com seu conhecimento e moral superior ou baixa moral, vai interferindo no mundo de forma direta. Eu usei isekai como exemplo, não foi taxativo, eu gosto deste estilo, mas não deixo de ter visão crítica acerca disso.
      As vezes é só pelo prazer ver ou experimenta uma obra que a gente procura, mas tem vezes que uma questão ou outra incomoda de vez em quando, eu sei que tem que desligar o cérebro, mas é importante saber as implicações que podem advir de uma obra, mesmo que não intencionais.

    • @murasakimitsuki7680
      @murasakimitsuki7680 ปีที่แล้ว +6

      @@daikanodedaikahan pior que acho que isso acontece em todo tipo de populaão normamente nao fazem sobre outros paises, tipon filmes americanos quase todos sao americanos salvando o mundo, coreano a mesma coisa, acho que isso acontece em todos os paises, bom acredito que isso seja intriseco humano todos os seres humanos sao egocentrico em um certo nivel, e obras chinesas e coreanas nao mudam muito da japonesa nao viu, e muito a mesma coisa, desculpa pelos erros de portugues

    • @daikanodedaikahan
      @daikanodedaikahan ปีที่แล้ว +2

      @@murasakimitsuki7680 Você não está errado. Os filmes americanos são um pouco diferentes apesar das semelhanças, nos filmes americanos eles sempre encontram um inimigo em comum que vai destruir o estilo americano de se viver, portanto, eles têm que exterminar a ameaça externa para poderem viver.
      Quanto ao japonês, eles nunca consideram a existência de estrangeiros e , se há algum estrangeiro, a cor nunca vai ser preta, sempre uma moreninha mais clara mas quase nunca com o tom mais negro ou escuro, percebe-se um racismo implícito em suas obras, quase todas as obras deles que leio de popular por aqui sempre um branco mais puro ou pele pura como um jade sem quaisquer tipo de imperfeições. O negro na maioria das vezes está relacionado ao mal, quanto o branco é sempre mais benigno. Isso tem mudado um pouco nos últimos anos em menor grau.
      O coreano (do sul) possui exército subordinado aos EUA praticamente, há soldados ou lideres/generais americanos em suas forças. Então ele vai ter as mesmas semelhanças, o inimigo deles é a Coreia do Norte, sendo que já existiu apenas uma única Coreia.
      O problema em si não está só neste problema, mas no extremo abuso desses símbolos nacionais e neste egocentrismo de apenas um povo superior em relação aos outros, onde justifica o imperialismo e sua "tecnologia" ou religiao superior em detrimento de uma cultura local externa.
      Há muitas poucas obras que tomam o devido cuidado com esses assuntos, com diversidade, sem homofobia e respeito ao estrangeiro ou externo.
      Essas são minhas críticas, mesmo que não seja intencional, é importante uma certa proporcionalidade ou comentários acerca disso. O chato é que quando se percebe tais aspectos, não se vê tais obras com o mesmo prazer que antes, mas isso não quer dizer que elas sejam ruins ou não tenham potencial, mas algumas são tão bestas e fáceis de perceber ou nem percebem a gravidade de seus preconceitos que tira esse prazer numa obra em determinados capítulos ou sagas.
      OBS: eu também sempre erro no português, sempre que leio um parágrafo meu, percebo alguns erros na sintaxe ou na grafia, quase sempre edito quando releio só para encontrar mais erros. Mas na Internet há mais flexibilidade na forma de escrever. Só tento escrever o mais coerente possível para que eu seja mais compreendido e como uma forma de treino. Eu gosto de escrever conforme as normas oficiais, mas português é muito difícil e possui várias conjugações verbais e exceções.

    • @silva7206
      @silva7206 ปีที่แล้ว +6

      Isekai não cria, quem cria o afastamento é o próprio mundo, por isso isekai é tão poderoso, pois os jovens encontram elementos da própria realidade que normalmente não é coletividade em canto nenhum.

    • @brunosouzadeoliveira6114
      @brunosouzadeoliveira6114 4 หลายเดือนก่อน

      ​@murasakimitate que faz sentido. Pois pra fazer uma obra que se passa em outro pais, e necessario estudos e conhecimentos previos do mesmo suki7680

  • @fbauefigad
    @fbauefigad ปีที่แล้ว +12

    Xandi, um dia, no futuro, você pode fazer um video sobre Hikaru ga shinda natsu "o verão em que Hikaru morreu"? É um mangá de horror muito bem desenhado, que ao mesmo tempo que é abertamente BL, também consegue ser queer coded. Só tem 2 volumoes no momento, mas queria deixar ele no seu radar.

    • @s5az428
      @s5az428 ปีที่แล้ว +4

      Sabia que já tinha visto esse nome em algum lugar, vi um vídeo falando sobre esse mangá e achei muito interessante, ainda não li ele, mas a arte é incrivelmente linda

  • @lendariorandom
    @lendariorandom ปีที่แล้ว +2

    Eu sujiro então Komi-san. Porque tem um debate sobre relações tipo até que ponto uma relação superficial pode afetar a vida e a família de uma pessoa e quando amizade e compamherismo podem ajudar alguém que tem problemas em se comunicar a ser mais feliz. Minha sugestão sincera que eu gostaria que você falasse sobre. Obrigado e até mais.

  • @leopalmierigibi
    @leopalmierigibi ปีที่แล้ว +2

    Fala Linck, Léo do Gibi Nosso De Cada Dia aqui! Análise muito foda, cara! Chega a ser aterrador o paralelo com a realidade.

  • @denisgasco7356
    @denisgasco7356 ปีที่แล้ว +4

    Achei muito legal essa sua aproximação do enredo com as ideias do Benjamin. Conheci o manga pelo Amazon Prime e confesso que ele me deixou refletindo por um bom tempo.
    Tem uma animação muito fofa que valeria a pena você analizar: ONI
    Um abraço

  • @nieroumarvel1627
    @nieroumarvel1627 ปีที่แล้ว +6

    Caralho, um dos melhores vídeos do QNS! Adoro essa obra e sua análise possui pontos geniais que nem mesmo eu tinha notado. Abraços, Linck

  • @Montanh4_
    @Montanh4_ ปีที่แล้ว +1

    Vídeo como sempre muito bom, queria muito uma análise de alguém coisa d'Oku, bom demais te ver falando sobre coisas que eu gosto. Sugestão de coisas fofinhas: o mangá Yotsubato, uma comédia que conta sobre o dia a dia de um pai com a sua filha pequena, acho que vc vai se identificar gostar muito

  • @pirata1471
    @pirata1471 ปีที่แล้ว

    Baita temática interessante, Mangá de qualidade e vídeo de igual valor. As vezes eu começo a ver o vídeo, e penso: preciso ler isso e depois voltar para acabar o vídeo. Foi o que fiz. Excelente contribuição, obrigado, mais uma vez!

  • @carolito3880
    @carolito3880 ปีที่แล้ว +5

    Não sei se é fofo, mas já faz um tempo que gostaria de te recomendar o mangá Yokohama Kaidashi Kikou, com uma leitura mais contemplativa e reflexiva, contando o dia-a-dia de uma robô que cuida de uma cafeteira em um mundo pós-cataclísmico.
    Além do mangá, também gosto muito dos seus vídeos :D. Foi apenas depois do seu canal que passei a me interessar mais por HQs.

  • @UNKNOWN-uz1tp
    @UNKNOWN-uz1tp ปีที่แล้ว +5

    Gosto muito desse anime, assisti 5 anos atrás e o velhinho é um dos melhores protagonistas que eu já vi. E eu não sabia que era do criador de Gantz mas faz muito sentido pela semelhança.

  • @Guarchaper
    @Guarchaper ปีที่แล้ว +2

    Caramba, brabo demais. Não conheço essa estória, mas a análise ficou bastante interessante

  • @Marinani1
    @Marinani1 ปีที่แล้ว +2

    Lê Houseki no Kumi...
    E uma obra reflexiva sobre amadurecimento, tanto o anime(12 episódios lindíssimos, e irá entender o porquê) quanto no seu estilo único do mangá.
    E o equivalente Steven universo mais sério,reflexivo de Cristais humanóides.

  • @DREW200ful
    @DREW200ful ปีที่แล้ว +40

    Obrigado pela sua contribuição Ale em oferecer oku pra todo mundo. Imagina o quanto de gente que vai apreciar o oku depois de vc ter dado ele com tanta erudição kkkkkkk

    • @SamuelSouza-di6nq
      @SamuelSouza-di6nq ปีที่แล้ว +2

      Eu sinceramente continuo achando simplesmente um monte de putaria e baixaria nomsense jogada só pra ser legal msm e é isso

  • @RenataBSales
    @RenataBSales ปีที่แล้ว +5

    Mangás fofinhos que acho que você vai ter algo a comentar sobre: Ao no Flag (Blue Flag, pela panini aqui no Brasil) e Blue Hearts (só tem em scan). Apesar do nome eles não tem nada a ver, a não ser o fato de que tratam sobre juventude. Um outro que fala de juventude (e segundas chances) é Re:Life, da mesma autora de Blue Hearts, esse teve anime com 13 episódios e 4 OVAs que correm pra terminar a história (o stream japonês vazou os episódios e o anime teve baixa audiência e foi cancelado, pra ter final eles fizeram os OVAs) e eu recomendo ler o mangá. Essa autora publicou eles como webmangá então por mais que tenham muitos capítulos, é bem gostosinho de ler.
    Obs: a juventude não é só flores, então nem todos os capítulos são fofinhos
    Espero que goste e cogite fazer algum vídeo sobre 🥰

  • @pedrobrazil1222
    @pedrobrazil1222 ปีที่แล้ว +2

    Primeiramente queria dizer que esse vídeo já é um dos meus preferidos do canal. Saiba que tens um grande admirador do seu trabalho aqui, Alexandre, isso pq, diferente da maioria, sua abordagem da cultura pop é MUITO rica e humanista, e eu admiro muito isso. Creio q seja uma unanimidade q se saia dos seus vídeos com outra cabeça, mt mais reflexiva e crítica.
    Já ouvi mt sobre Gantz, mas admito q Inuyashiki me trouxe MUITO mais interesse graças a esse vídeo, mt porque essa questão do senso de pertencimento e ao msm tempo apatia com o outro nos jovens é observado diariamente aqui na Net e é de fato preocupante.

  • @ronaldoamarodeoliveira467
    @ronaldoamarodeoliveira467 ปีที่แล้ว +1

    Puta vídeo, o Alexandre se superou.......eita trabalho de qualidade.....queria um documentário de 50 minutos

  • @deanwinchester3484
    @deanwinchester3484 ปีที่แล้ว +3

    Eu nem conhecia esse mangá agora estou louco pra ler, uma recomendação que eu acho que pode ser bem legal tanto pra ler quanto pra falar em um vídeo futuro é sobre Dorohedoro, a arte é incrível o mundo e os personagens são incríveis e a história também é incrível, e não se engane pela arte ou pelas capas, por mais que ele tenha uma arte bem parecida com o de mangás de terror ele na verdade é BEM menos pesado que o do vídeo e é bem comédia também.

  • @logangomesdasilva
    @logangomesdasilva ปีที่แล้ว +5

    Linck, por favor, eu gostaria de ouvir a sua analise sobre o Mangá Homunculus de Hideo Yamamoto, é uma obra que mexeu muito comigo. ☺

  • @delta_empty
    @delta_empty ปีที่แล้ว +2

    Tell me my hero where you're going
    What do I need to end my war
    Hit me on the ground hit me on the ground 🎶🎶

  • @walteroliveira2722
    @walteroliveira2722 ปีที่แล้ว +1

    Ansiosos pelo vídeo 🎉🎉🎉

  • @JuniorRodriguesjrr
    @JuniorRodriguesjrr ปีที่แล้ว +3

    RAPAZ... Acabei de ver seu vídeo e fui correndo ver o anime! O primeiro episódio me fez CHORAR! eu fiquei tão tocado com o salvamento do morador de rua e do senhorzinho se sentindo vivo por isso, achei incrível. Já no segundo epi (o que acabei de assistir) eu me senti enojado pelo rapaz, sinceramente a falta de empatia dele me causou náuseas.... PIOR ainda com o fato dele se sentir vivo com a destruição de outra viva. O contra ponto que os dois epis fazem entre si é bem interessante já que essa dinâmica entre o velho quer manter e o novo quer recriar sempre existiu na história da humanidade e fazer um paralelo com os personagens foi algo genial... Vlw a indicação, vou terminar de ver pra digerir melhor o que a obra quer passar e como isso me afeta e depois rever seu vídeo pra absorver melhor suas observações hehe
    P.s: sou apaixonado no teu canal, sempre com abordagens de assuntos interessantíssimos! Grande abraço

  • @massimarques6771
    @massimarques6771 ปีที่แล้ว +3

    Adorei! Preciso desse mangá!

  • @rhickreis
    @rhickreis 2 หลายเดือนก่อน

    Cara, teu canal é muito foda irmão. Parabéns 🎉

  • @davidalmeida8872
    @davidalmeida8872 ปีที่แล้ว

    Curti! Fiquei com vontade de ler, e mais vontade ainda de ouvir você falando sobre Blue Period!

  • @PaulaRosaPink
    @PaulaRosaPink ปีที่แล้ว +7

    Indicação de coisas fofinhas : Hamtaro 🐹 😅
    Más para falar a verdade queria ver um vídeo do QNS falando sobre yuyu Hakusho 🤩

    • @vitoriacamila9586
      @vitoriacamila9586 ปีที่แล้ว +2

      Eu terminei a primeira temporada e nossa como yu yu é bom todo mundo só fala da dublagem mas a história em si prende demais

  • @franbsb
    @franbsb ปีที่แล้ว +10

    Rapaz, vou até assistir de novo..muito bom. Alexandre.. Tu quer um anime feliz e bem menos depressivo e pesado? Túmulo dos Vagalumes.. 😈

  • @chimerarj
    @chimerarj ปีที่แล้ว +2

    Caraca, que brabo! Gostei do pouco que vi de Guntz apesar das coisas estranhas, e me encantei na Sinopse desse!
    Obrigado sr Sarjeta. 💙

  • @elgordotriste2331
    @elgordotriste2331 ปีที่แล้ว +1

    Bem legal, professor. Esse começo da história lembra muito o filme "Ikiru", do Akira Kurosawa.

  • @fallking
    @fallking ปีที่แล้ว +6

    Se possivel, seria interessante ver uma análise mais profunda do anime/mangá do Houseki no Kuni(land of the lustrous) da Haruko Ichikawa.
    Ele traz muita reflexão sobre o paradoxo do navio de Teseu com a protagonista phos. Junto com referências muito presente do Budismo e reflexões sobre melancolia e vazio.
    Ainda não está terminado o mangá, e o anime só tem uma temporada de 12 eps e que vale muito apena assistir pois complementa muita ao mangá.

    • @jhonatanmotadasilva6020
      @jhonatanmotadasilva6020 ปีที่แล้ว +1

      Eu assisti esse anime e gostei bastante da reviravolta que tem nele. Achei algo bem ousado por parte da autora.
      Eu tentei ler o mangá, mas achei os quadros muito confusos, não existe auxílio visual pra guiar a leitura. É assim mesmo ou é apenas questão de costume?

    • @fallking
      @fallking ปีที่แล้ว +1

      @@jhonatanmotadasilva6020 cara pra mim foi meio confuso tbm mas foi questão de tempo pra adaptar ao formato pq tava muito ansioso pra descobrir mais e mais. O mangá ele segue melhorando mais e mais na narrativa pós anime, e traz muitas reflexões e reviravoltas que vale a pena seguir com a leitura

    • @jhonatanmotadasilva6020
      @jhonatanmotadasilva6020 ปีที่แล้ว

      @@fallking Acho que uma boa parte da dificuldade de ler veio do site também, que deixava os capítulos todos desorganizados, aí eu me perdia fácil.
      Conhece algum site bom pra ler? Eu realmente quero saber como que se desenrola a narrativa de Houseki no Kuni.

  • @Andreamaralbr
    @Andreamaralbr ปีที่แล้ว +6

    Queria ver uma analise sua de Gantz, mas depois do seu recado no final, melhor não, tem algo fofo muuuito bom, se chama Little Witch Academia, já viu? Por ser fofo, não tem ninguém fazendo analise séria sobre essa obra, mas é excelente, veja com sua esposa e filha, recomendo muito

    • @joaovictorportieresmingues357
      @joaovictorportieresmingues357 ปีที่แล้ว

      quem nao adora o harry potter japones né?

    • @Andreamaralbr
      @Andreamaralbr ปีที่แล้ว

      @@joaovictorportieresmingues357 Harry Potter japonês melhor que Harry Potter haha

  • @matheusmota1618
    @matheusmota1618 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigado por trazer Oku pra gente!
    *Não deu pra evitar, desculpe.*

  • @marcosdias9496
    @marcosdias9496 ปีที่แล้ว +1

    Aff, o vídeo tá muito bom. A história me comprou e agora vou ter que adiar o resto do vídeo pra não sofrer com spoilers.

  • @lucasantunes447
    @lucasantunes447 ปีที่แล้ว +22

    Eu amei Inuyashiki, o protagonista até onde vi, não é uma pessoa ruim, na minha visão era ver o mito do Superman ganhando vida na sociedade japonesa.

  • @valogirl69
    @valogirl69 ปีที่แล้ว +3

    Linck, fala sobre Lookism, essa animação coreana me deu até crise de ansiedade, passei mal de chorar e nem consegui terminar :( E ainda no aguardo de um vídeo sobre Evangelion

    • @MonkeyDLeandro
      @MonkeyDLeandro ปีที่แล้ว +2

      Realmente. Lookism no início tem uns arcos bem pesados, a gente fica mal lendo.

  • @IgorTavaresBeijatto
    @IgorTavaresBeijatto ปีที่แล้ว

    Que vídeo foda, um dos melhores do canal 😊

  • @gilcsnownunes4245
    @gilcsnownunes4245 ปีที่แล้ว

    Ola , ótimo vídeo 👏👏👏, sugestão:faz um vídeo sobre GIGANT , outro mangá famoso desse autor

  • @feratallman
    @feratallman ปีที่แล้ว +4

    sugestão de manga fofinho: Arakawa under the bridge.
    justificativa: um romance onde um Zé riquinho orgulho se obriga a morar de baixo de uma ponte e descobre um mundo todo novo e aos poucos desenvolve empatia pelas pessoas.

  • @Viiniciws
    @Viiniciws ปีที่แล้ว +13

    Deixar de recomendação não um mangá, mas sim um anime "novo" que aborda o tema da fobia social: "Bocchi the Rock".
    É bem leve e fofo

    • @notlewire
      @notlewire ปีที่แล้ว +2

      Bocchi é Fantástico... e tem um quadrinho que origina ele, mas o formato é 4-koma, o famoso quatro-quadros de humor.
      Mas sendo bem sincero, a animação de Bocchi the Rock superou o original em todos os sentidos, fazendo uso de umas tecnicas diversificadas de animação e produção pra enfatizar alguns dos efeitos que no quadrinho são entregues apenas por Texto mesmo.
      O Estúdio que fez a animação, transformou um slice-of-life essencialmente de diálogo numa Animação de fato.

    • @Viiniciws
      @Viiniciws ปีที่แล้ว +1

      @@notlewire Sim e se não me engano foi o primeiro trabalho do diretor como diretor chefe.
      Realmente impressionante

    • @simonhenriqueesilvalima90
      @simonhenriqueesilvalima90 ปีที่แล้ว +2

      ​@@Viiniciws Que talento impressionante

    • @guillhermio.merencio4273
      @guillhermio.merencio4273 ปีที่แล้ว

      ​@@Viiniciws direção do cara é massa pra caramba!

  • @ttt9354
    @ttt9354 ปีที่แล้ว

    Li em dois dias pra ver melhor o seu video. Obrigado pela recomendação

  • @ezequielhugo
    @ezequielhugo ปีที่แล้ว +2

    por favor, fala de sangatsu no lion! fofinho mas relativamente melancólico. Tem tanto debate interessante dentro de um mangá com uma premissa tão simples

  • @notlewire
    @notlewire ปีที่แล้ว +4

    Se você cruzar a linha geral desse vídeo, com a tendência nova de "Terrorismo do Sushi", apesar de anedótica, você consegue sentir a mesma tensão do conflito geracional do país.
    Tem uma obra que é densa (Talvez seja burra e eu não tenha percebido na época) chamada Higashi no Eden que trabalha essencialmente com esse conflito geracional e toda a tensão sobre Futuro Nacional, tradição, Papel do Estado.

    • @ReikaEin
      @ReikaEin ปีที่แล้ว

      é só criticas sociais fd nas obras desse autor sendo que diferenciada mais dá pra entender o que ele quer passa até em intrevista que ele já deu sobre uma das suas obras exemplo gantz. ele disse mais ou menos que o protagonista ser um inresponsavel com aquelas atitudes e aqueles interesse é como ele mais ou menos encherga os jovens tipo ele tá certo não os jovens erram e não são bonzinhos ele passa isso faz agente se sentir como aquele personagem é.

    • @ReikaEin
      @ReikaEin ปีที่แล้ว

      eu não sei se já leu gantz ou gigant além de inuyashiki mais recomendo pra caramba só queria aprender a desenha igual a ele a arte dele é muito linda.

  • @denisovermelho5791
    @denisovermelho5791 ปีที่แล้ว +3

    existem personagens que inspiram valores de justiça, democracia liberdade e fraternidade

  • @nabradia
    @nabradia ปีที่แล้ว +1

    pode ter sido só ao acaso, mas essa edição aos 12:41 começando pela saia dela e subindo ae, o male gaze acidental na edição hahaha

  • @matheuzzzz
    @matheuzzzz ปีที่แล้ว +1

    Mais um vídeo extremamente enriquecedor! Desta vez, sobre um quadrinho maravilhoso que eu realmente li.
    Amo tudo que o Oku Hiroya faz, desde os “one shots” até Gantz, Inuyashiki, Gigant… Aliás, seria uma boa analisar este último, já que você está procurando algo mais leve (mais leve que o normal do autor, pelo menos… ou não).
    Interessante é que, apesar de bastante pessimistas, as obras dele geralmente acabam com um final (razoavelmente) feliz. Isso me faz pensar num trecho de Schopenhauer que, embora eu não consiga mais encontrar, dizia, após discorrer sobre o ser humano como o animal perverso por excelência, que um ato de verdadeira compaixão poderia redimir todos nós e o próprio mundo.

    • @matheuzzzz
      @matheuzzzz ปีที่แล้ว

      Opa, havia me esquecido de Me-Teru no Kimochi… Outro outro ótimo mangá do autor, também com essas características.

  • @pedror.r.anovites7392
    @pedror.r.anovites7392 ปีที่แล้ว +4

    Eu vi o anime todo, só não completei o mangá ainda, vou ver on-line. O autor faz sempre análises satíricas da sociedade japonesa unindo sci-fi. Um mangá mais fraco dele, Zero One, achei interessante

  • @bakunindumetal
    @bakunindumetal ปีที่แล้ว +4

    Linck quando vc vai falar de Despossuídos de Ursula K Le Guin?

  • @Giuseppecamollis
    @Giuseppecamollis ปีที่แล้ว +1

    Amei o vídeo❤
    Quando assisti o anime, tive a mesma perspectiva.

  • @l-carol2023-l
    @l-carol2023-l ปีที่แล้ว

    Suas reflexões são muito legais

  • @henriquepacinivispico9129
    @henriquepacinivispico9129 ปีที่แล้ว +3

    Oi, Linck (: Recomendo muito Parasyte, de Hitoshi Iwaaki. É um mangá muito bom, de verdade

  • @TheFlavioazevedo
    @TheFlavioazevedo ปีที่แล้ว +3

    Eu amo esse anime ele é incrível obrigado pela análise ❤❤❤

  • @fellipesabbag1866
    @fellipesabbag1866 ปีที่แล้ว

    Cara, esse é o melhor canal do youtube, tem nem mais oque falar.

  • @nathanieladam4105
    @nathanieladam4105 ปีที่แล้ว +2

    eu amo demais o hiroya oku. li todos os mangás dele, e adoro inuyashiki, fiquei muito feliz com a análise do professor linck, e queria que ele trouxesse uma análise de gantz que é outra obra que eu adoro.

    • @amendoboboyeah8388
      @amendoboboyeah8388 ปีที่แล้ว +1

      Eu tbm, mas aquele Gigant é ruim demais kkkkkkkkkkkk

    • @allansamuel907
      @allansamuel907 ปีที่แล้ว

      @@amendoboboyeah8388 concordo, uma ideia interessante gastada em pura pornografia

  • @joaogodinho5760
    @joaogodinho5760 ปีที่แล้ว +14

    Mano, eu amo esse anime

  • @jeliashachurado5384
    @jeliashachurado5384 ปีที่แล้ว +3

    Leia DONZELAS Á FLOR DA PELE. Nada melhor pra espairecer do que o belo conto que debate puberdade, erotismo, papeis de gênero e a diferença entre amor e libido através de um grupo muitíssimo interessante de adolescentes que se conectam através da literatura. Tem seus pontos mais pesados, pois o mangá não deixa de debater relações questionáveis(de forma ousada, até), mas é uma leitura muito prazerosa.

  • @gairinx
    @gairinx ปีที่แล้ว

    obrigado por este vídeo, foi extremamente enriquecedor para mim!

  • @JuanPablo-rj6zz
    @JuanPablo-rj6zz ปีที่แล้ว

    Ótimo vídeo, a partir dele tive reflexões que não tive por mim da primeira vez que li o mangá
    Acredito que se deseja um quadrinho mais leve para ler, a obra "O Menino Bruxa"(não sei o nome no Original) de Molly Knox Ostertag seja uma aventura divertida, a história toda tem um único volume de 200 e poucas páginas se não me falha a memória
    Além deste, o anime Bochi the rock, apesar de a primeira vista ser mais um anime de meninas fofinhas, é uma das coisas mais interessantes que eu assisti esse ano
    Mais uma vez, adorei o vídeo e espero que continue com o bom trabalho

  • @guernica5413
    @guernica5413 ปีที่แล้ว +19

    Eu não conhecia Oku até ver esse vídeo. Vou adentrar as obras dele.

    • @friedensapfel1427
      @friedensapfel1427 ปีที่แล้ว +4

      Se prepare pra muita violência e sexo. É uma marca em todas as obras dele. Pra mim em Inuyashiki ele meio que se redime de um monte de coisa horrível que retrata em Gantz que em grande parte é apenas por valor de choque, mesmo tentando adentrar em algum tipo de reflexão que no fim das contas não acontece. Por outro lado os painéis urbanos e a quadrinização praticamente cinematográfica durante as sequências de ação são de encher os olhos em muitas páginas.

    • @AntonioOliveira-cj4vk
      @AntonioOliveira-cj4vk ปีที่แล้ว +3

      devagar, por favor

    • @jeanguimaraes5527
      @jeanguimaraes5527 ปีที่แล้ว

      Lembro quando oku foi censurado por gantz

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 ปีที่แล้ว

      ​@@friedensapfel1427 aquela página que tem um dinossauro de CG soltando uma bola de fogo de CG, em frente a um prédio em CG com textura de foto, encheu meus olhos de lágrima 🗿

    • @mitsukikun8253
      @mitsukikun8253 ปีที่แล้ว +1

      Adentre Oku com cuidado

  • @EvandroACruz
    @EvandroACruz ปีที่แล้ว +29

    Tenho o mangá completo.Queria que relançassem numa edição mais caprichada.A arte do Oku Hiroya é legal demais.Uma pena que muitos poucos entendem a mensagem final da obra.

    • @pedror.r.anovites7392
      @pedror.r.anovites7392 ปีที่แล้ว +1

      Vdd. Um tankobon seria interessante.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 ปีที่แล้ว +3

      "Arte do Oku é legal, poucos entendem sua mensagem".
      Que frase!

    • @EvandroACruz
      @EvandroACruz ปีที่แล้ว

      @@giulyanoviniciussanssilva2947 Valeu cara.

    • @leonardo.bs.
      @leonardo.bs. ปีที่แล้ว +1

      Pois é. Não comprei na época por causa do papel jornal podre que colocaram. E a arte do Oku é deslumbrante nessa obra, que ficou bem zoada no jornal. Preferi ler Scan mesmo que arte ficava até melhor.

    • @EvandroACruz
      @EvandroACruz ปีที่แล้ว

      @@leonardo.bs. Eu peguei e realmente a Panini fez um serviço porco tanto com Inuyashiki quanto Gigant.Merecia um relançamento em formato melhor.

  • @ReikaEin
    @ReikaEin ปีที่แล้ว

    no aguardo. ótima escolha

  • @RebecaMNunes
    @RebecaMNunes ปีที่แล้ว +2

    Coisas fofas ou leves para ler: Azumanga Daioh (dia-a-dia de estudantes e suas peripécias), Chobits (uma romântica história de um garoto com uma Persocon que é uma robô quase fidedigna a um ser humano mas com todo mecanismo de computador), Thermae Rome (uma divertida história de um arquiteto romano da Roma Antiga que acidentalmente acaba no Japão atual).

  • @onii-chan8064
    @onii-chan8064 ปีที่แล้ว +5

    A verdadeira cultura otaku são os amigos que fazemos pelo caminho

  • @marcosceles2789
    @marcosceles2789 ปีที่แล้ว +8

    Linck, já recomendei antes, mas leia Sweet Home. É um quadrinho coreano de terror que trata de forma muito bem feita sobre a solidão de um incel e a forma como ele vai aprendendo a desenvolver relações humanas saudáveis em meio ao apocalipse

    • @lucas-prado
      @lucas-prado ปีที่แล้ว

      Premissa interessante.

    • @marcosceles2789
      @marcosceles2789 ปีที่แล้ว

      @@lucas-prado a premissa é mto boa, a forma como o autor trabalha o horror é incrível, e o protagonista é muito bem desenvolvido ao longo da obra. Ele passa de um incel depressivo pela desgraças que ocorrem na vida dele (e são muitas), para alguém forte e capaz de ser uma figura de liderança num grupo de sobreviventes (e não, ele não seria líder no estilo incel machão redpill que resolve tudo na marra, mas alguém que realmente se importa com seus amigos)

  • @Latharann
    @Latharann ปีที่แล้ว +2

    Gárgulas da Disney , não é anime mas uma animação americana repleto de camadas ..... da para tirar muito suco deste desenho

  • @Major.Nero.Vulpi.001
    @Major.Nero.Vulpi.001 ปีที่แล้ว +1

    Link seu danadinho, quer falar de uma história diferente e ao mesmo tempo bem única e misteriosa, fala de Tenshi no tamago por favorzinho ☺️🙏🏻🙏🏻🙏🏻 não tem violência, não tem maldade (não maldade física pelo menos) não é um mamão com açúcar mas é bem bom pra dar uma refletida 😵‍💫.
    Adoro seus vídeos, não perco um🤩
    Um abração.

  • @jcvigas4221
    @jcvigas4221 ปีที่แล้ว +5

    Finalmente Inuyashiki!! As críticas de Inuyashiki estão presentes quase que todas elas em Gantz, então não entendo quem defende Inuyashiki e acha que Gantz é um poluidor de mentes kkkk. Talvez pq gantz seja mais gráfico, mas são mangás bem iguais. Lá tem até um velhinho gente boa e um personagem que é praticamente o mesmo do q Shishigami, o Nishi.
    Acho que a crítica de Inuyashiki nem se dá no sentido de "preservar as tradições" ou "respeitar os mais velhos" e sim em respeitar e preservar a humanidade que há em nós: a solidariedade, a empatia e o altruísmo. Coisas que, infelizmente, nossa sociedade egoísta e capitalista dá cada vez menos valor. Se vc se importa com os outros e ajuda pessoas sem ganhar nada em troca vc é visto como um otário (inuyashiki). Uma cultura dessas só pode acabar por gerar uma nova geração de pessoas cada vez mais desumanos e psicopatas (shishigami)

  • @arlesouza4068
    @arlesouza4068 ปีที่แล้ว +42

    O interessante do nome do antogonista ser Hiro é fazer uma rima sonora com Hero, algo que os incels se auto entitulam, são os maiores e únicos corretos da sociedade, os escolhidos para fazerem o que querem.

    • @giulyanoviniciussanssilva2947
      @giulyanoviniciussanssilva2947 ปีที่แล้ว +1

      Profundo.

    • @jcvigas4221
      @jcvigas4221 ปีที่แล้ว +4

      Interessante sua visão pois os mangakas não escolhem os nomes dos personagens por acaso, geralmente tem um sentido nisso. Aos vilões, contraditoriamente costumam dar nomes que remetentem ao virtudes. Hiro Shishigami significa algo do tipo "espírito da floresta generoso" em japonês, dando um ar de nobreza e superioridade que a mente distorcida que o personagem tem. E sim, propositadamente Hiro é a pronuncia japonesa de herói.
      Ja Ichiro Inuyashiki tem um nome "arcaico" e fora de moda, algo como se chamar Geraldo ou Tarcísio, nomes "fora de moda" na geração mais nova. O nome dele significa "primeiro filho" e "casa de cachorro" kkkk, conferindo uma noção de simplicidade e humildade se comparado nome do vilão. Um contraste que tem tudo a ver com a história: Humildade x Arrogância
      (Obs: Hiro não é um incel. É preocupante que esse canal use Incel como sinônimo pra sociopata. São coisas que podem sim estar juntas na mesma pessoa, mas não são sinônimos. E não digo isso pra "defender os incels" e sim pra que possamos combate-los de forma efetiva. Pra solucionar um problema temos que entende-lo corretamente)

    • @SEVENX93
      @SEVENX93 ปีที่แล้ว +1

      Acho escroto demais essas nomenclaturas, incel sempre que ouço isso me causa um encomodo, já fui chamado disso tantas vezes sem motivo nenhum, simplesmente sempre que eu demonstrava ter uma opinião contraria a algo era chamado de incel

    • @avierizzz
      @avierizzz ปีที่แล้ว +5

      @@SEVENX93 Incel significa Involuntário Celibatário (alguém que quer, tenta, mas não consegue relacionamento amoroso), ponto. Qualquer coisa fora disso é distorção da galera e maneiras de usar isso como sinônimos para outras palavras, talvez usam de maneira errada demais a palavra incel por que é uma palavra pequena em comparação a sociopata ou outros termos, e as pessoas preferem coisas simples.
      E esse caso de tentar e não conseguir pode ser tanto por culpa da própria pessoa quanto por culpa de outras ou por sua condição. Pode sim abrigar pessoas de má indole quanto pode abrigar pessoas que realmente sofrem por exemplo por problemas mentais

    • @arlesouza4068
      @arlesouza4068 ปีที่แล้ว +3

      @@avierizzz é que a galera acabou ganhando uma resignificação. Basicamente nerds e semelhantes que são rejeitados por suas atitudes misoginas e fascistas, virou basicamente um apelido para neo nazistas e etc.

  • @adrianotimoteo7665
    @adrianotimoteo7665 ปีที่แล้ว +1

    Mano, faça uma crítica sobre Midnight Gospel, é incrível

  • @Sergiolrs2008
    @Sergiolrs2008 ปีที่แล้ว

    Olá! Gosto da forma como apresenta as obras, das reflexões e da ponte com a atualidade. Em se tratando de como abordagens ficcionais podem ser distorcidas, gostaria de ver um vídeo seu analisando os redpill com distorção do simbolismo das pílulas azul e vermelhas do filme Matrix.
    Desde já, agradeço!

  • @arlesouza4068
    @arlesouza4068 ปีที่แล้ว +32

    Só sei de uma coisa, o One Piece dessa semana foi muito bom 😎👍

    • @gabrielkk7
      @gabrielkk7 ปีที่แล้ว +3

      Verdade mano

    • @SamuelSouza-di6nq
      @SamuelSouza-di6nq ปีที่แล้ว +1

      A melhor coisa q veio dessa obra é esse meme

    • @arlesouza4068
      @arlesouza4068 ปีที่แล้ว

      @@SamuelSouza-di6nq esse meme é imbatível demais HSHSHSHSH

  • @fernandobittencourt6777
    @fernandobittencourt6777 ปีที่แล้ว +3

    Lembra um pouco o embate entre Arthur e Mordred, não? O velho precisa ser superado pelo novo, mas o novo não é capaz de assumir moralmente sua missão, assim como o velho é forte demais para ser superado. Não li Inuyashiki, mas parece que a solução para o conflito foi meio deus ex machina. Agora, sugestão para algo fofinho, sei lá, fale sobre Bone

  • @war3636
    @war3636 ปีที่แล้ว +1

    Alexandre leia Sangatsu No Lion, começou a sair agora no Brasil, possui 2 temporadas de anime.
    É obra de uma autora ja conhecida, uma puta historia e de uma grande sensibilidade em abordar varios temas como Depressao por exemplo. Esse eu recomendo pra todos.

  • @viniciusanastacio3339
    @viniciusanastacio3339 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom o vídeo, sempre tive meu preconceito com esse mangá, a arte sempre me causou uma estranheza, mas agora vou dar oportunidade pra ele.
    Vou mandar uma call de coisa fofinha puella Magi madoka mágica e under the bridge. Um é um maho shoujo com uma abordagem diferenciada, e under the bridge é história de um casal meio pirado, uma guria que veio de vênus e um cara rico que não gosta de dever pra ninguém.