Compre em lojas de quadrinhos! Mas caso vc vá pela AMAZON, use nosso link: amzn.to/3OPkJoJ APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Eles podem ter tido influência de Gabriel Garcia Marques de forma indireta, pois pode ter lido ou visto coisas que foram inspiradas no GGM. Acha que regionalismo do tipo faroeste seria universal? Desconsiderando as obras que se inspiraram no Kurosawa, só os que foram mais 'puramente' inspirados em lendas do Oeste Americano.
Não tem essa de "local de fala" isso e papo de radical de extrema esquerda cirandeira que deturparam o conceito de local de fala, esse povo retardado não entende q vc não precisa ter a vivencia para, por meio da empatia, se colocar no local no lugar do proximo para apoiar ele em suas lutas, esse papinho de "ain mas vai roubar o protagonismo" e a coisa mais idiota de todas! Não tem essa de luta por protagonismo, o q importa e ajudar as pessoas e vencer os males e injustiças e dane-se quem vai conseguir isso se e branco, preto, asiatico, hetero, gay, bi, lesbica, homem, mulher, estrangeiro, indigena, deficiente, pobre, rico, cisgenero, trans, ateu, religioso, agnostico tanto faz, o q importa e q se a pessoa ta apoiando? Dane-se se ela e privilegiada(o) ou não, se pra resolver o problema essa pessoa tiver q ter a voz, protagonismo o q for? Que seja! O q importa e vencer os males e as injustiças, e não quem teve protagonismo nesta vitoria.
Além disso, sendo professor em escola de periferia, numa cidade periférica, estes dramas todos me são extremamente familiares. Para o bem e para o mal.
Amei o vídeo. É impossível não fazer uma inferência com cem anos de solidão, principalmente pelo que o Linck destaca logo no início do vídeo acerca da passagem de tempo e as sucessões. Parece lindo. Deu muita vontade de ler e conhecer.
As histórias criadas por Beto são a prova de que quadrinhos não precisam reivindicar status de literatura nem serem transpostas para filmes para possuírem valor artístico.
É uma série muito viciante. Você não consegue parar de ler. E é impressionante como, mesmo com um traço tão simples, ele consegue fazer com que cada personagem fique inconfundível.
Palomar é um espetáculo. Li as primeiras histórias na extinta revista Love and rockets da editora Record. Meus amigos também leram e o impacto das "crônicas de Palomar" foi imediato e fulminante. Vou espalhar este vídeo. Continue falando de Palomar e das Lokas. Obrigado.
Palomar me passa muito uma ideia de ser uma turma da mônica para adultos com temas adultos e trabalhados de forma suave ao mesmo tempo que bem feito, pq há um riqueza na construção de personagens e histórias, ao ponto que vc se afeiçoa a TODOS ou passa até a começar a gravar quem é quem, qual relação ele tem dentro de palomar e tudo mais. É muito gostoso de ler e é uma leitura rica e ao mesmo tempo relaxante.
Videozaço! Acho um crime Love & Rockets não recebe o reconhecimento que merece aqui no Brasil. Facilmente uma das coisas mais geniais ja feitas na mídia quadrinhos.
moro numa cidadezinha do Ceará, vendo o vídeo eu lembrei de muitas coisas que aconteceram no meu bairro aki na minha cidade, moro num bairro periférico, de uma cidade periférica então todo mundo aki se conhece e acaba todo mundo tendo alguma participação na vida dos vizinhos.
Não conhecia essa obra, mas a medida que o Lynck ia falando, mais e mais pensava em “Cem anos de solidão “ do Gabriel Garcia Marquez e amei quando tocou nesse ponto!! Fala do mangá “O marido do meu irmão” 😄
Caramba, esse quadrinho tem uma história incrível! É sensacional ver como os autores apresentam a coletividade e o realismo nas histórias. Por favor, fale mais de Palomar!
Eu lembro que quando achava que palomar estava um pouco lenta, locas/mechanics estava incrível. E que quando as locas acalmavam palomar brilhava. LR nunca decepcionava.
tanto Gilbert quanto Jaime são genios absolutos... e muito dos elogios à sensibilidade do Gilbert valem em igual medida pra Jaime (sendo que o desenho desse é PERFEITO)... dois grandes autores! Love & Rockets era a melhor revista do mundo!... lembrando que ela chegou a sair aqui no Brasil pela Record, se não me engano, editada pelo grande Ota!
Li essa primeira parte da história na década de 80, quando lançaram Love abd Rockets no Brasil (tinha histórias da Maggie, a Mecânica também). É uma história que prende desde o primeiro quadrinho pela força dos personagens, e como você fala, principalmente pelas mulheres. A cena da Chelo abraçando a Luba é lindo: a Luba falando da dificuldade em criar a filha, a Chelo respondendo sobre a sorte dela poder ter filhos... A história é forte de maneira totalmente despretensiosa. Obrigado por trazer essas lembranças de um adolescente nerd de 15 anos... Vou correndo comprar todos os fascículos, nem sabia que a história continuava (a publicação de Love and Rockets foi descontinuada na época no Brasil). Obrigado por ser o chato (como eu e todos nós) mais legal e foda do TH-cam. Queria muito bater um papo com você em dia. Você é foda, de verdade! Abração daqui de Brasília!
Graças a deus saiu um video de Palomar! Esse gibi explodiu minha cabeça (especificamente o Sopa de Lágrimas) quando li, estabeleceu o padrão de qualidade de tudo que eu leria depois. Jamais li algo como ele e até hoje busco coisas como ele. Nunca encontrei
Aconteceu uma coisa estranha comigo em relação a este quadrinho. Peguei Sopa de Lágrimas no ano passado e comecei logo a ler. Não gostei e parei de ler. Alguns meses depois fiz nova tentativa e ai acho que consegui aceitar a narrativa episódica. Eu não sabia que Sopa de Lágrimas era parte de uma obra seriada contínua e não uma graphic novel fechada. Não consegui para de ler e quase fui até o final de uma vez. Até hoje não consigo encontrar paralelo algum com outra obra em quadrinhos. Palomar é único. A propósito a Carmen é minha personagem favorita.
Finalmente esse vídeo! Eu adoro o trabalho dos irmãos Hernandez! Diastrofismo Humano, do Gilbert Hernandez, é um dos quadrinhos da minha vida. Eu acompanho e compro Love and Rockets desde os anos 90, quando descobri essa HQ maravilhosa ao ser lançada no Brasil pela editora Record. Ainda este ano reli toda essa coleção antiga. Foi Love and Rockets q me trouxe de volta às HQs depois que fiquei de saco cheio de ler super-heróis da Marvel/DC. Hoje, tenho quase tudo deles em edições periódicas e encadernados importados. Espero que vc faça resenha também da obra do Jaime Hernendez, que só melhora com o tempo. O arco The Love Bunglers, do Jaime, lançado originalmente em Love and Rockets New Stories entre 2010 e 2011, compilado em capa dura e lançado em 2014, tem uma das histórias mais impactantes de perda da inocência da infância que eu já li. É de partir o coração. Love and Rockets é o único quadrinho que conheço que mantém consistentemente altíssimo nível de qualidade por décadas.
Meu. Eu tenho o primeiro volume d Love and Rockets da ed. Record e de Locas. É genial. Amei esse vídeo sobre Palomar. Comprem mesmo, sério, pessoal, vale demais.
A série de Palomar é uma das melhores coisas que eu já vi na vida. Estava ansioso para um vídeo seu e já estou ansioso para o que você continue falando das próximas histórias de Palomar.
Chega uma hora que a gente precisa se desfazer de alguns quadrinhos, mas dessa série é impossível. Só fui realmente entrar nesse universo quando a Veneta começou a publicar(até agora, "Além de Palomar" é o meu preferido). A gente lê, mas quando acaba já fica com vontade de reler, é tudo muito cativante, dá para entender a demora e a relutância em fazer esse vídeo.
Não consumo quadrinhos, mas adoro os vídeos do canal. Tenho que dizer que esse é o primeiro quadrinho que tive uma vontade absurda de comprar e ler. QUE OBRA PERFEITA e análise incrível do QnS, como sempre. É muito interessante observar essas similaridades dentro das produções culturais da América Latina com o Brasil e o quanto isso reforça a nossa identidade cultural brasileira e latina.
Palomar é mesmo uma série perfeita. Pra ser sincero, sempre gostei mais de Locas. A arte do Jaime e suas personagens, especialmente Izzy e Rena Titañon, sempre me pegaram mais pelo fantástico e pelos temas punks, mas Palomar é igualmente foda.
Épico(a) esse(a) vídeo/crítica. Épico como Sopa de Lágrimas. Palomar está no meu TOP 5 séries HQs de todos os tempos. Beto está no meu TOP 3 Maiores Quadrinistas da História.
LOVE AND ROCKETS é o melhor gibi de todos os tempos, na minha humilde opinião! Já esperando um vídeo sobre Locas de Jaime Hernandez, tão genial quanto o irmão mais velho e sua Palomar!
Maravilhoso, Linck. Leio L&R desde os anos 80 e jamais me toquei nem pra 10% de tudo o que vc fala aí. Por favor, fale mais! E fale de Locas También! Deixei um pequeno fio no Twitter sobre seu vídeo. Parabéns, que trabalho BRILHANTE. Abraço da Bahia
Adoro Palomar, a singeleza e o carinho na composição dos personagens é todo o segredo, acho que faltou comparar com a estrutura narrativa de novelas, aliás acho q o "soap" do título original vêm disso, com seus núcleos e a alternancia entre eles, mas acho que Locas, que conheci na Animal ainda nos anos 90, me agrada mais, já q a mitologia urbana da série me lembra muito a juventude na periferia da zona sul de São Paulo...
Eu lembro de ter lido esse quadrinho ha muito tempo. Nem lembro como tive acesso. Fale mais de obras desses autores. E também um vídeo sobre o que é lugar de fala seria um bom vídeo ensaio.
Olha aí o Link mais hegeliano do que nunca! Gostei do vídeo, irei atrás da obra! e espero que tenham outros sobre Palomar. Também acho muito boas (e corajoso) as pontuações que vc faz sobre lugar de fala...
Love and Rockets é um marco nos quadrinhos americanos e seu vídeo fez jus à obra. O único "defeito" do Gilbert Hernandez é que ele é muuuito prolífico e é difícil de acompanhar tudo o que ele fez em varias editoras.
Bom domingo! Ouvi você falando em escala, como a distância em relação ao objeto interfere na nossa interpretação. Sou professor de geografia e trato disso frequentemente! Acho que é algo transcendente, ou melhor, transdisciplinar. É uma lição sobre abordagem que vale para muita coisa na vida. ❤
Cara! O video ficou fantastico. Valeu sim, Linck, ter demorado tanto tempo. E, pra mim, que não conhecia essa HQ, fiquei curioso em conhecer. Sobre realismo magico, muitos consideram que Jorge Amado tenha sido o precursor, embora eu ache que há uma diferença entre o modo como elementos fantasticos são usados em Jorge Amado e Gabriel Garcia Marques.
Amo muito esse quadrinho e ele mora em um lugar muito especial das coisas que amo q é, eu não sei descrever nem o por que amo tanto, ele é tão rico que se torna confuso tentar entender o por que é tão bom
Que bom ouvir um grande crítico chamar Palomar daquilo que é. Espero ver outros vídeos da série. Tem tanta coisa pra contar dessa história que um só vídeo é apenas provocação. Abraços.
Também acho que está é uma das melhores tramas (muito além dos quadrinhos) que já li. Acho que o vídeo conseguiu tocar nos pontos principais da obra e, sim, seria maravilhoso uma sequência de vídeos sobre os irmãos Hernandez ❤
Eu vi este vídeo e comprei Palomar, mas agora que já li parte do sopa de lágrimas, voltei para rever. As histórias são simples e sutis, mas o plot twist é sempre orgânico, algo até provável, mas ainda assim inesperado. Luba na praia com os filhos é ótimo. Vão nadar, uma filha vai perambular, vê um casal namorando livre atrás de uma duna, daí aparece um "louco" dono da praia, e no fim a menina vê o casal indo embora e briga com eles "peçam permissão ao louco, a praia é dele!" Espetacular. O texto não te assusta, o texto não te agride ou pede nada de você, ele está só contando uma história, mas esta história sempre te faz pensar em algo que, de alguma forma, também de pertence.
Essas histórias são muito boas! Todo mundo tem q conhecer essa obra. De tão boas que se tivesse uma máquina do tempo, não sei se eu me faria ler muito antes ou se as guardaria para ler no final da vida.
Legal, não conhecia o autor nem a obra presentada. Gostei muito da análise de lugar de fala, nunca tinha para para pensar por esse lado, me deixou apreensivo ao respeito. E quanto à obra, me fez lembrar muito (obvio, baseado no que você contou) o livro "O cortiço" de Aluísio de Azevedo, onde os personagens têm esse nível de profundidade relatada mas são tão "gente como a gente", além de que, nesse caso o cortiço é como se fosse o personagem principal da obra, e aí no que você relata, é quase como se palomar fosse o protagonista, e todo o resto fossem pequenas histórias contadas a partir dele(o lugar). Interessante 🎉
Foda, mano. Tenho te acompanhado todo dia, enquanto faço analises de viabilidade em genealogia. Ótimas reflexões e muita coisa nova pra mim. Valeu pelas dicas.
TH-cam tá de sacanagem não me deixando comentar, mas vamos tentar de novo. Tem apresentações que são massa de ouvir por mil motivos - tem a coisa da análise ser interessante e apresentar bem a obra, mas tem também uma coisa muito bacana de ver que algo é tratado com um carinho quase reverente por gosto mesmo. Isso é um baita elogio a qualquer obra. Tem recomendações feitas aqui que vão pra uma lista das coisas a ler na sequência - dessa vez, Palomar nem entrou na lista. Pulou a fila e vai ser lida bem em breve! Por favor, segue falando dessa série. Dá pra ver que tem muito elemento rico a se analisar e muita coisa bacana a ser apresentada.
Antes de comentar deixa eu fazer dois elogios: primeiro essa arte que puta que pariu, quem desenha vai concordar comigo, conseguir tanta expressividade com um traço tão simples é de uma maestria que chega a dar raiva. Segundo é a eloquência do Linck pra explicar assuntos tão espinhosos tipo o problema do tal "lugar de fala" de um modo tão simples e didático que só estando muito fechado em bolha política pra não conseguir entender. Agora o comentário que eu já ia esquecendo, Palomar ser uma cidadezinha que poderia ser literalmente em qualquer lugar da América latina e por isso dá pra tanta gente sentir uma certa familiaridade me lembrou a vila do Chaves
Compre em lojas de quadrinhos! Mas caso vc vá pela AMAZON, use nosso link: amzn.to/3OPkJoJ
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Eles podem ter tido influência de Gabriel Garcia Marques de forma indireta, pois pode ter lido ou visto coisas que foram inspiradas no GGM.
Acha que regionalismo do tipo faroeste seria universal? Desconsiderando as obras que se inspiraram no Kurosawa, só os que foram mais 'puramente' inspirados em lendas do Oeste Americano.
FICOU EXELENTE.
adorei.
o único jeito de sintetizar o quanto uma obra e boa, é a capacidade de fazer uma boa critica sobre ela.
você arrasa link s2
Não tem essa de "local de fala" isso e papo de radical de extrema esquerda cirandeira que deturparam o conceito de local de fala, esse povo retardado não entende q vc não precisa ter a vivencia para, por meio da empatia, se colocar no local no lugar do proximo para apoiar ele em suas lutas, esse papinho de "ain mas vai roubar o protagonismo" e a coisa mais idiota de todas! Não tem essa de luta por protagonismo, o q importa e ajudar as pessoas e vencer os males e injustiças e dane-se quem vai conseguir isso se e branco, preto, asiatico, hetero, gay, bi, lesbica, homem, mulher, estrangeiro, indigena, deficiente, pobre, rico, cisgenero, trans, ateu, religioso, agnostico tanto faz, o q importa e q se a pessoa ta apoiando? Dane-se se ela e privilegiada(o) ou não, se pra resolver o problema essa pessoa tiver q ter a voz, protagonismo o q for? Que seja! O q importa e vencer os males e as injustiças, e não quem teve protagonismo nesta vitoria.
Alexandre, fiz a versão TH-camrs brasileiros do Mortal Kombat, e você foi homenageado lá! Valeu pelo teu trabalho!!
Que honra!
Uma mina da minha escola rescebeu uma joelhada na boca e saiu sangrando, uma boa ideia de fatality 👍
Sempre muito bom bater em calvo (contém humor)
Manda o link ai pra gente por obséquio .
CALVALITY
Além disso, sendo professor em escola de periferia, numa cidade periférica, estes dramas todos me são extremamente familiares. Para o bem e para o mal.
Amei o vídeo. É impossível não fazer uma inferência com cem anos de solidão, principalmente pelo que o Linck destaca logo no início do vídeo acerca da passagem de tempo e as sucessões. Parece lindo. Deu muita vontade de ler e conhecer.
As histórias criadas por Beto são a prova de que quadrinhos não precisam reivindicar status de literatura nem serem transpostas para filmes para possuírem valor artístico.
É uma série muito viciante. Você não consegue parar de ler. E é impressionante como, mesmo com um traço tão simples, ele consegue fazer com que cada personagem fique inconfundível.
Palomar é um espetáculo. Li as primeiras histórias na extinta revista Love and rockets da editora Record. Meus amigos também leram e o impacto das "crônicas de Palomar" foi imediato e fulminante. Vou espalhar este vídeo. Continue falando de Palomar e das Lokas. Obrigado.
Palomar me passa muito uma ideia de ser uma turma da mônica para adultos com temas adultos e trabalhados de forma suave ao mesmo tempo que bem feito, pq há um riqueza na construção de personagens e histórias, ao ponto que vc se afeiçoa a TODOS ou passa até a começar a gravar quem é quem, qual relação ele tem dentro de palomar e tudo mais. É muito gostoso de ler e é uma leitura rica e ao mesmo tempo relaxante.
Videozaço! Acho um crime Love & Rockets não recebe o reconhecimento que merece aqui no Brasil. Facilmente uma das coisas mais geniais ja feitas na mídia quadrinhos.
moro numa cidadezinha do Ceará, vendo o vídeo eu lembrei de muitas coisas que aconteceram no meu bairro aki na minha cidade, moro num bairro periférico, de uma cidade periférica então todo mundo aki se conhece e acaba todo mundo tendo alguma participação na vida dos vizinhos.
Não conhecia essa obra, mas a medida que o Lynck ia falando, mais e mais pensava em “Cem anos de solidão “ do Gabriel Garcia Marquez e amei quando tocou nesse ponto!! Fala do mangá “O marido do meu irmão” 😄
Caramba, esse quadrinho tem uma história incrível! É sensacional ver como os autores apresentam a coletividade e o realismo nas histórias.
Por favor, fale mais de Palomar!
GENIAL!
Não havia sequer ouvido falar sobre esse quadrinho e/ou autores. Fale mais sobre essa série Palomar, me identifiquei bastante. 😍
Eu lembro que quando achava que palomar estava um pouco lenta, locas/mechanics estava incrível. E que quando as locas acalmavam palomar brilhava. LR nunca decepcionava.
tanto Gilbert quanto Jaime são genios absolutos... e muito dos elogios à sensibilidade do Gilbert valem em igual medida pra Jaime (sendo que o desenho desse é PERFEITO)... dois grandes autores! Love & Rockets era a melhor revista do mundo!... lembrando que ela chegou a sair aqui no Brasil pela Record, se não me engano, editada pelo grande Ota!
Li essa primeira parte da história na década de 80, quando lançaram Love abd Rockets no Brasil (tinha histórias da Maggie, a Mecânica também). É uma história que prende desde o primeiro quadrinho pela força dos personagens, e como você fala, principalmente pelas mulheres. A cena da Chelo abraçando a Luba é lindo: a Luba falando da dificuldade em criar a filha, a Chelo respondendo sobre a sorte dela poder ter filhos... A história é forte de maneira totalmente despretensiosa. Obrigado por trazer essas lembranças de um adolescente nerd de 15 anos... Vou correndo comprar todos os fascículos, nem sabia que a história continuava (a publicação de Love and Rockets foi descontinuada na época no Brasil). Obrigado por ser o chato (como eu e todos nós) mais legal e foda do TH-cam. Queria muito bater um papo com você em dia. Você é foda, de verdade! Abração daqui de Brasília!
Graças a deus saiu um video de Palomar! Esse gibi explodiu minha cabeça (especificamente o Sopa de Lágrimas) quando li, estabeleceu o padrão de qualidade de tudo que eu leria depois. Jamais li algo como ele e até hoje busco coisas como ele. Nunca encontrei
Aconteceu uma coisa estranha comigo em relação a este quadrinho. Peguei Sopa de Lágrimas no ano passado e comecei logo a ler. Não gostei e parei de ler. Alguns meses depois fiz nova tentativa e ai acho que consegui aceitar a narrativa episódica. Eu não sabia que Sopa de Lágrimas era parte de uma obra seriada contínua e não uma graphic novel fechada. Não consegui para de ler e quase fui até o final de uma vez. Até hoje não consigo encontrar paralelo algum com outra obra em quadrinhos. Palomar é único. A propósito a Carmen é minha personagem favorita.
Finalmente esse vídeo! Eu adoro o trabalho dos irmãos Hernandez! Diastrofismo Humano, do Gilbert Hernandez, é um dos quadrinhos da minha vida. Eu acompanho e compro Love and Rockets desde os anos 90, quando descobri essa HQ maravilhosa ao ser lançada no Brasil pela editora Record. Ainda este ano reli toda essa coleção antiga. Foi Love and Rockets q me trouxe de volta às HQs depois que fiquei de saco cheio de ler super-heróis da Marvel/DC. Hoje, tenho quase tudo deles em edições periódicas e encadernados importados. Espero que vc faça resenha também da obra do Jaime Hernendez, que só melhora com o tempo. O arco The Love Bunglers, do Jaime, lançado originalmente em Love and Rockets New Stories entre 2010 e 2011, compilado em capa dura e lançado em 2014, tem uma das histórias mais impactantes de perda da inocência da infância que eu já li. É de partir o coração. Love and Rockets é o único quadrinho que conheço que mantém consistentemente altíssimo nível de qualidade por décadas.
Meu. Eu tenho o primeiro volume d Love and Rockets da ed. Record e de Locas. É genial. Amei esse vídeo sobre Palomar. Comprem mesmo, sério, pessoal, vale demais.
A série de Palomar é uma das melhores coisas que eu já vi na vida. Estava ansioso para um vídeo seu e já estou ansioso para o que você continue falando das próximas histórias de Palomar.
Chega uma hora que a gente precisa se desfazer de alguns quadrinhos, mas dessa série é impossível. Só fui realmente entrar nesse universo quando a Veneta começou a publicar(até agora, "Além de Palomar" é o meu preferido). A gente lê, mas quando acaba já fica com vontade de reler, é tudo muito cativante, dá para entender a demora e a relutância em fazer esse vídeo.
Não consumo quadrinhos, mas adoro os vídeos do canal. Tenho que dizer que esse é o primeiro quadrinho que tive uma vontade absurda de comprar e ler. QUE OBRA PERFEITA e análise incrível do QnS, como sempre. É muito interessante observar essas similaridades dentro das produções culturais da América Latina com o Brasil e o quanto isso reforça a nossa identidade cultural brasileira e latina.
Alguém faça uma telenovela desse quadrinho kkkk
Bom demais a história!
mas já existe, o filme da Tieta
Palomar é mesmo uma série perfeita. Pra ser sincero, sempre gostei mais de Locas. A arte do Jaime e suas personagens, especialmente Izzy e Rena Titañon, sempre me pegaram mais pelo fantástico e pelos temas punks, mas Palomar é igualmente foda.
Épico(a) esse(a) vídeo/crítica. Épico como Sopa de Lágrimas. Palomar está no meu TOP 5 séries HQs de todos os tempos. Beto está no meu TOP 3 Maiores Quadrinistas da História.
um dos melhores quadrinhos que li ate hoje.
Boa tarde, seus mal diagramados! DEDO NO LIKE SEUS PÍFIOS! Primeiro vídeo que o Lelê não tem o que dizer, já se tornou o mais importante do canal!
Cara..
Muito bom! Alem de ficar interessado na história vc me deu uma luz pro meu TCC! Vou citá-lo. Muito obrigado!
LOVE AND ROCKETS é o melhor gibi de todos os tempos, na minha humilde opinião! Já esperando um vídeo sobre Locas de Jaime Hernandez, tão genial quanto o irmão mais velho e sua Palomar!
Maravilhoso, Linck. Leio L&R desde os anos 80 e jamais me toquei nem pra 10% de tudo o que vc fala aí. Por favor, fale mais! E fale de Locas También! Deixei um pequeno fio no Twitter sobre seu vídeo. Parabéns, que trabalho BRILHANTE. Abraço da Bahia
Adoro Palomar, a singeleza e o carinho na composição dos personagens é todo o segredo, acho que faltou comparar com a estrutura narrativa de novelas, aliás acho q o "soap" do título original vêm disso, com seus núcleos e a alternancia entre eles, mas acho que Locas, que conheci na Animal ainda nos anos 90, me agrada mais, já q a mitologia urbana da série me lembra muito a juventude na periferia da zona sul de São Paulo...
Eu lembro de ter lido esse quadrinho ha muito tempo. Nem lembro como tive acesso. Fale mais de obras desses autores. E também um vídeo sobre o que é lugar de fala seria um bom vídeo ensaio.
Adorei palomar, é realmente muito cativante a história, traga mais da série por favor, abraço, obrigado.
Olha aí o Link mais hegeliano do que nunca! Gostei do vídeo, irei atrás da obra! e espero que tenham outros sobre Palomar.
Também acho muito boas (e corajoso) as pontuações que vc faz sobre lugar de fala...
Love and Rockets é um marco nos quadrinhos americanos e seu vídeo fez jus à obra.
O único "defeito" do Gilbert Hernandez é que ele é muuuito prolífico e é difícil de acompanhar tudo o que ele fez em varias editoras.
FICOU EXELENTE.
adorei.
o único jeito de sintetizar o quanto uma obra e boa, é a capacidade de fazer uma boa critica sobre ela.
você arrasa link s2
Shooooow!
Esse quadrinho me fez lembrar um pouco do livro "Torto Arado", de Itamar Vieira. Ótimo livro!
Li o primeiro volume, é muito bom mesmo.
Bom domingo!
Ouvi você falando em escala, como a distância em relação ao objeto interfere na nossa interpretação. Sou professor de geografia e trato disso frequentemente! Acho que é algo transcendente, ou melhor, transdisciplinar. É uma lição sobre abordagem que vale para muita coisa na vida. ❤
meu fala mais sobre essa serie e sobre outras desse autor por favor
adorei o vídeo.
Meu deus, alexandre, se você quiser fazer uma série toda sobre esse quadrinho tô aceitando
Amava ler Love and Rockets nos anos 90!
Quatro anos para fazer uma obra de arte , valeu a pena esperar , ficou ótimo !
Puxa! Finalmente! Obrigada!
me interessei muito por sopa de lagrimas principalmente pq parece minha cidade
Artista não tem lugar de fala. O lugar do artista é sempre o lugar do outro. Ouvi de um escritor e concordo muito.
Cara! O video ficou fantastico. Valeu sim, Linck, ter demorado tanto tempo. E, pra mim, que não conhecia essa HQ, fiquei curioso em conhecer.
Sobre realismo magico, muitos consideram que Jorge Amado tenha sido o precursor, embora eu ache que há uma diferença entre o modo como elementos fantasticos são usados em Jorge Amado e Gabriel Garcia Marques.
Vídeo de sábado!!! Maravilha!! E eu só compartilhando por aqui.
Amo muito esse quadrinho e ele mora em um lugar muito especial das coisas que amo q é, eu não sei descrever nem o por que amo tanto, ele é tão rico que se torna confuso tentar entender o por que é tão bom
Pelo que você falou, me lembrou bem 100 anos de solidão do Gabo.
Kkkkkkkkk eu falei isso e 10 segundos depois você citou
só conhecia o jaime hernandez, tenho um livro de arte dele, nossa q legal!
AMEIII faz mais sobre esse quadrinho!!! Obrigada por apresentar
Adorei o vídeo, muito bom
Amei essa novela. Realmente muito interessante.
Gilbert Hernandez é um Deus da narrativa e Palomar é uma obra enorme.
Que bom ouvir um grande crítico chamar Palomar daquilo que é. Espero ver outros vídeos da série. Tem tanta coisa pra contar dessa história que um só vídeo é apenas provocação. Abraços.
Também acho que está é uma das melhores tramas (muito além dos quadrinhos) que já li. Acho que o vídeo conseguiu tocar nos pontos principais da obra e, sim, seria maravilhoso uma sequência de vídeos sobre os irmãos Hernandez ❤
Nunca fiquei com tanta vontade de ler um quadrinho dps de um vídeo, continua falando desse universo link, parece muito foda
Quando não me vi nos personagens, vi muitos "causos" de conhecidos.
Por favor, Alexandre, fale mais.
Que vídeo maravilhoso!
muito obrigado pelo video. adorei conhecer esse material
Eu vi este vídeo e comprei Palomar, mas agora que já li parte do sopa de lágrimas, voltei para rever. As histórias são simples e sutis, mas o plot twist é sempre orgânico, algo até provável, mas ainda assim inesperado. Luba na praia com os filhos é ótimo. Vão nadar, uma filha vai perambular, vê um casal namorando livre atrás de uma duna, daí aparece um "louco" dono da praia, e no fim a menina vê o casal indo embora e briga com eles "peçam permissão ao louco, a praia é dele!" Espetacular. O texto não te assusta, o texto não te agride ou pede nada de você, ele está só contando uma história, mas esta história sempre te faz pensar em algo que, de alguma forma, também de pertence.
Essas histórias são muito boas! Todo mundo tem q conhecer essa obra. De tão boas que se tivesse uma máquina do tempo, não sei se eu me faria ler muito antes ou se as guardaria para ler no final da vida.
Parabéns pelo vídeo!🪅👍🏼
Ficou até emocionante 👏🏽👏🏽👏🏽💖
Faz mais !
Excelente vídeo!
obrigada por esse conteudo
Este vídeo me passou mesmo a idéia que foi sofrido pra ser feito
Legal, não conhecia o autor nem a obra presentada. Gostei muito da análise de lugar de fala, nunca tinha para para pensar por esse lado, me deixou apreensivo ao respeito. E quanto à obra, me fez lembrar muito (obvio, baseado no que você contou) o livro "O cortiço" de Aluísio de Azevedo, onde os personagens têm esse nível de profundidade relatada mas são tão "gente como a gente", além de que, nesse caso o cortiço é como se fosse o personagem principal da obra, e aí no que você relata, é quase como se palomar fosse o protagonista, e todo o resto fossem pequenas histórias contadas a partir dele(o lugar). Interessante 🎉
Ficou bom.
Pode continuar!
Muito bom. Traduziu sentimentos.
Foda, mano.
Tenho te acompanhado todo dia, enquanto faço analises de viabilidade em genealogia.
Ótimas reflexões e muita coisa nova pra mim. Valeu pelas dicas.
pela forma como foi dito, me lembrou bastante Cem Anos de Solidão do Gabo
Pfv continue. Completei a coleção esse mês. Traz Maggie e a série Locas
Quantos volumes no total?
5
O vídeo prestou sim ! Muito obrigado !! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Mds que quadrinho maravilhoso.
Certamente um dos melhores vídeos do QnS, parabéns a todos!
ótimo vídeo
Gostei muito do vídeo. Adoraria conhecer mais esse universo. Vou atrás das obras.
Quero próximos capítulos 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
LINCK, ESSE VIDEO FICOU BOM
otimo video
Se vem dos mesmos artistas de Love and Rockets deve ser bom (falou a véia que lia HQ underground nos anos 1980 e continua lá).
Quero ver mais vídeos,achei incrível
Muito bom ❤
Maravilhoso
Esse canal é maravilhoso, que didático
Que vídeo foda!!! Estou apaixonada, quero ler ainda essa semana
Continue com a saga Gilbert Hernandez por favor, a profundidade do quadrinho mais sua verve vai render um bom entretenimento/conhecimento
Eu ameiii
Faz sim que estou em duvida se compraria a hq da magguie e as mecânicas
Sensacional
TH-cam tá de sacanagem não me deixando comentar, mas vamos tentar de novo. Tem apresentações que são massa de ouvir por mil motivos - tem a coisa da análise ser interessante e apresentar bem a obra, mas tem também uma coisa muito bacana de ver que algo é tratado com um carinho quase reverente por gosto mesmo. Isso é um baita elogio a qualquer obra. Tem recomendações feitas aqui que vão pra uma lista das coisas a ler na sequência - dessa vez, Palomar nem entrou na lista. Pulou a fila e vai ser lida bem em breve! Por favor, segue falando dessa série. Dá pra ver que tem muito elemento rico a se analisar e muita coisa bacana a ser apresentada.
Perfeito o vídeo
Nunca comentei (não que eu lembre). Mas gostaria de ver mais sobre essa série maravilhosa.
Fiquei imensamente curioso pra ler essa história. Obrigado pela recomendação Linck.
Gostaria que tivesse continuação, por favor 🥺
Isso me lembrou do "Torto Arado". Um homem que fala por duas garotas que se tornam mulheres e faz um sucesso tremendo...
Antes de comentar deixa eu fazer dois elogios: primeiro essa arte que puta que pariu, quem desenha vai concordar comigo, conseguir tanta expressividade com um traço tão simples é de uma maestria que chega a dar raiva. Segundo é a eloquência do Linck pra explicar assuntos tão espinhosos tipo o problema do tal "lugar de fala" de um modo tão simples e didático que só estando muito fechado em bolha política pra não conseguir entender.
Agora o comentário que eu já ia esquecendo, Palomar ser uma cidadezinha que poderia ser literalmente em qualquer lugar da América latina e por isso dá pra tanta gente sentir uma certa familiaridade me lembrou a vila do Chaves
Brabo demais o video Linck!!