APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta 00:00 Introdução 04:48 A mitologia de Evangelion 34:19 A psicologia de Evangelion 53:22 Conclusão (e final explicado mais ou menos)
Meu porteiro disse q no final da série houve escassez de recursos da Gainax então o Hideaki Anno buscou uma solução barata e criativa. O anime foi uma febre mas houve muito ódio na Internet, ele teve ameaças de morte por Otakus reclamando do final. Ele resolve fazer o filme, End of Evangelion, explicando o lado externo de tudo q aconteceu, de modo mais belo ainda pq estava com um budget bem maior. Reparem q aparecem cenas das mensagens das ameaça de morte q ele sofreu e cenas das pessoas no cinema mostrando aos Otakus q Evangelion é só um anime, não é vida real. Gostei demais da análise de vcs e aguardo muito vcs falarem do Rebuild. Parabainnzz a vcs!
Já ouvi hipóteses que a agressividade do Shinji no longa é um reflexo da agressividade com a qual o Hideaki Anno foi tratado pelos fãs por conta dos dois últimos episódios... É uma forma de dizer: "ok, Shinji, você escolheu a humanidade, agora lide com o peso que isso significa, lide com o ódio e a agressividade, porque isso também é ser humano."
Tá, mas a Thaís cantando a intro e representando o mais profundo desespero tentando explicar o enredo me fez sentir vista, reconhecida, humanizada. Quase o processo paso a paso da Butler kkkkk Obrigada, Thaís ❤
Bacana pensar também que o anime discuti bastante a maternidade, onde só é possível se conectar com os EVAS quando tem algum rastro da mãe do/a piloto, algo que defende bastante isso é que por exemplo os cabos de força dos EVAS se chamam cordão umbilical, reforçando essa dependência, e uma das maiores pautas do anime é justamente sobre paternidade, maternidade e um estudo do psicológico de como essas "instituições" te moldam e escrevem a sua história.
Então, os EVAs são um bando de mulher grávida? Kkkk, tá certo que o anime é mecha, mas quem retrata a realidade vivenciada por adolescentes em um anime mecha que teoricamente dá a entender que seria cheio de tiro, porrada e bomba?
A parte final em que ele tem aquele cotidiano sendo acordado pela Asuka e trombando com a Rei no caminho da escola é cheio de tropos super típicos de animes comuns e é basicamente como seria Evangelion se Anno não tivesse depressão. Ele admitiu como a depressão dele motivou a escrever Evangelion e como também estava de saco cheio da cultura otaku (japonesa), já extremamente forte na época.
Eu preciso MUITO que vocês continuem essa série! Evangelion (anime, the end e rebuild) é minha cachaça praticamente diária. Tem quem assista Friends pra pegar no sono, tem quem maratone seu youtuber favorito. Eu não, eu assisto Evangelion e transformo meu cérebro numa sopa de LCL antes de dormir.
Pra quem se perdeu ou se confundiu com a explicação sobre o início da trama da obra aqui vai um pequeno texto pra ver se ajuda: 1 - Antes de tudo, existia uma raça primordial fodona que por algum motivo sabia que seria extinta e queria espalhar vida pelo universo como um último legado. Pra isso eles criaram duas "tecnologias": o ovo/lua de Adão e o ovo/lua de Lilith, cada um desses objetos criam um tipo diferente de vida. Adão cria anjos e Lilith cria humanos; 2 - A raça primordial decidiu que anjos e humanos não podiam viver juntos (é só olhar pra eles que dá pra entender o pq eles n podem viver juntos), então decidiram que cada planeta teriam apenas um ovo. Em caso de algo dar errado, em cada ovo/lua já ia de brinde um objeto capaz de inibir suas funções, um tipo de sistema de segurança; 3 - Na Terra caiu o ovo de adão, que começou a funcionar e nasceram os anjos aqui. Porém, um tempo depois algo deu errado e também caiu o ovo de Lilith, que foi o Primeiro Impacto que deu origem ao nosso querido satélite natural que chamamos de Lua; 4 - O ovo de Lilith ainda por cima veio sem o sistema de segurança, então suas funções não poderiam ser inibidas. Sobrou para o ovo de Adão ,que já estava funcionando, usar o seu objeto de segurança e se fazer interte. Com apenas Lilith funcionando os humanos nasceram. 5 - Assim nasceu a humanidade e nosso planetinha como conhecemos, porém depois de muito tempo a empresa SEELE achou o ovo de Adão dormente. Como humano é bixo curioso, no momento que os humanos tocaram o ovo de adão houve uma imensa explosão chamada de O Segundo Impacto que ferrou tudo de vez e criou o contexto em que o anime começa. Mas por que houve essa explosão? Justament por que os humanos surgem a partir de Lilith e não podem coexistir com as crias de Adão, então o contato entre esses dois tipos diferentes de DNA foi algo não planejado pela raça primordial e que deveria a todo custo ser evitado, basicamente o que aconteceu foi um bug fudido na programação dos ovos e tudo simplesmente explodiu. Quando algo dá errado explode, simples assim. A partir daqui é tranquilo de seguir a narrativa. Cabe muita interpretação e existem diferentes versões também.
Que anjos nasceram na terra? Pq pelo que entendi, o ovo de adão nem eclodiu e por isso mandaram um ovo de lilith pra terra por engano e ai teve dois, mas esse planeta era pra ser de adão, por isso a treta, n é só pq não podem ter os dois no mesmo planeta.
Sempre que vou comentar qualquer coisa sobre Evangelion, eu sempre digo que esse anime é, sobretudo, um profundo tratado sobre a condição humana. Forte, às vezes literalmente visceral e poderoso, mas ao mesmo tempo belo e tocante. É o tipo de experiência audiovisual que te marca para sempre. A propósito, parabéns pelo vídeo!
A realidade alternativa apresentada no episodio 26 é uma forma do Anno mostrar como todo o panorama envolvendo entidades cósmicas é apenas instrumental, e que os conflitos internos do shinji poderiam ser apresentados de outra maneira. A péssima recepção desse final em que o shinji percebe que pode ser feliz, por conta de uma fãbase que se importava muito mais com os conflitos externos do que internos da historia, fez com que no filme seja apresentado uma outra pespectiva do shinji, negando a intrumentalização, porém não de forma esperançosa e positiva como no fim da série, mas como um duro processo de aceitação de que estar vivo é estar disposto a machucar e ser machucado.
A reação da fabase da época, de fato, foi catastrófica em sua forma, mas a tese foi correta. Houve um rompimento narrativo de péssima qualidade., houve uma quebra de expectativa na qual a entrega do produto era tosca. Hj o rompimento tem boa qualidade devido a amarração feita com o The End. Claro, a distância histórica e o fato de habitarmos a era da internet(embora muitos dentre nós tenham assistidos quando ainda não havia redes sociais da forma como conhecemos) amplificam a qualidade da amarração. Nas redes sociais há um enorme jogo de espelhos com discursos, narrativas e interpretações onde as coisas são explicadas ad infinitum, pontos são ressaltados e avivados, de modo a elidir qualquer ausência de estratégia narrativa concreta(e não só intencional por parte do autor, mas realmente presente na obra de forma relevante). tudo isso amplificou o poder da amarração de The End, tornando os episódios finais como cerejas do bolo. Mas somos nós aqui, isso não havia para o pessoal da época antes de The End e, claro, antes da era das redes sociais. Claro que o modo infantil como a fanbase da epoca reagiu é lastimável, mas eles tinham bons pontos...
Tudo nem que o canal nao é de manga. Mas é preciso corrigir essas informações. As animacoes na epoca do evangelion eram feitas por sprites e custavam muito caro e tempo. As animações de evangelion é incrivel para a epoca e é boa ate hoje. Mas acabou faltando recurso para o episodio final, entao ficou aquele final onde o shinji esta no lcl, ele é esta no controle da instrumentalização humana. Mas o autor nao ficou sastifeito com o final e por isso saiu o filme. E depois os reboots. Nao foi por forçação dos fãs..
@@matheustudor6399 Totalmente. Se acompanhasse na época provavelmente teria tido a mesma reação. Graças a fãbase média da época uma obra de arte impecável como o The End pode ser concebida, mesmo que ao custo do sofrimento de pessoas reais.
O que eu mais amei desse vídeo são vocês dois praticamente brigando sobre tudo em relação ao anime, trouxe uma pluralidade sem igual na interpretação da obra. Já estou ansioso pelo resto da trilogia
Minha interpretação sobre a cena em que o Shinji tentou estrangular a Asuka é que ele fez aquilo por ainda estar instável mentalmente e por estar sozinho naquele mar de lcl a um tempo tanto que ele fez até uma espécie de túmulo para misato usando aquele cordão que ela deu pra ele antes de morrer , então para mim ele estrangulou a Asuka como uma forma de saber se era realmente ela que estava ali ou apenas uma alucinação de sua cabeça , depois que ele toca o seu rosto e lhe xinga ele solta o pescoço dela e começa a chorar , mostrando a alegria em não estar mais sozinho
Lembrando que esse é o segundo calvo a explicar Evangelion, o primeiro foi o Leo Kitsune! Ótimo vídeo, espero que a Thais apareça mais nos vídeos principais do canal
O foda é que nn importa quantas pessoas falem sobre, a visão é totalmente diferente em diversos pontos na obra... Gosto de como o kitsune dá atenção até em datalhes bobos, como a simbologia da musica que toda no toca fitas do shinji, e o pq dele sempre repetir ela em eps específicos
@@Roddmend acho q vai mto sobre as fontes q todos leram, o kitsune se aprofunda melhor na obra sim, mas ja vi diversos outros canais tao bom quanto.. O próprio quadro em branco faz um trabalho excelente falando sobre o tema tbm
PRÓXIMO ANIME: Serial Experiments Lain, o famoso anime “cult” Ps: assista legendado, não q a dublagem seja ruim, mas por causa da época, a mixagem não é boa e o som ambiente fica prejudicado. A ambientação sonora do anime é EXTREMAMENTE importante
Faço coro, esse anime apesar de ter sido produzido com o dinheiro de duas mariolas e um cigarro Iolanda, eh bem loco e uma das principais influências pra Matrix
O incrível de Evangelion é que a cada vídeo que eu vejo sobre a obra apesar de falar sobre o mesmo assunto e dizer basicamente a mesma coisa, se extrai emoções e visões completamente ímpares umas das outras. Eita obra complexa essa. Parabéns pelo esforço Thaís (e por sacrificar um pouco do seu emocional, o entretenimento agradece😅). No mais o vídeo e primoroso, obrigado por ele de coração e continuem se possível ❤
Certamente esse vídeo vai evangelizar os inscritos. Mostrando que se precisa achar um caminho pra se viver pq como esse anime diz a vida é muito difícil. Anime do cara depressão very Hard. Por isso ficou tão bom kkkk
Fala de Death Note, é um classico que é extremamente popular e acredito que é um anime que da uma boa margem pra o discurso de até onde vai os limites da moralidade e da ética.
Excelente vídeo! Vale destacar que é mais fácil "entender" Evangelion depois de entender quem é o Hideaki Anno, porque muito do que ele escreveu pro anime é uma forma de expressão por causa da depressão, traumas do passado e da relação com o pais. Tem uma entrevista que ele fala que se sentia extremamente mal tratado pelo pai e ia correndo buscar refúgio na mãe e isso foi muito transmitido no anime.
Há 14 anos que conheço esse anime e é a primeira vez que entendi essa história. Esse foi o único vídeo que explicou tudo certinha, tudo faz sentido agora. Tão de parabéns
Na abertura tem diversos elementos de cabalá. Inclusive duas figuras da Árvore da Vida, citada em Gênesis e que basicamente é um diagrama do esquema da criação. Nele é mostrado como o universo foi criado a partir de uma unidade e se dividindo ou se fragmentando até chegarmos ao mundo físico, onde, segundo os cabalistas, o grau de diferenciação é tão grande que "duas folhas do mesmo ramo de uma mesma árvore nunca são iguais". Também a cabalá chama de "cascas" (qliphoth) os elementos que ocultam a Luz do criador e mantém as criaturas em um estado de aparente separatividade (e que no anime seria o campo A. T.). Também vale mencionar que o termo diabo vem do latim diabolus, por sua vez do grego, diábolos, indica “aquele que separa”. É nesse mundo que as pessoas existem como indivíduos. Partes desse Todo perfeito; porém, por serem partes, incompletas e imperfeitas. No final Shinji tem que optar pela reunificação com o Todo em uma mente coletiva ou pela sua individualidade (ego, o que remete também ao budismo). Essa reunificação com o Todo pressupõe a morte da individualidade, do ego. E basicamente é a explicação do porquê do sofrimento. Sofremos porque insistimos em não matar nosso ego. Em um estado de unidade não há sofrimento, porque não há carência nem imperfeição. O Todo é pleno. Toda falta é compensada pela presença do outro. De qualquer outro. Porém, a perspectiva de deixar de existir como indivíduo é assustadora. E é basicamente por isso que nós, assim como Shinji, optamos por seguir existindo como indivíduos, apesar de todo sofrimento a que estamos sujeitos. Creio que os dois últimos episódios se passam um pouco antes do final do filme e não depois. Quando o Shinji está mergulhado em LCL. Já li que nos sonhos todas as pessoas (mesmo aquelas que conhecemos) são versões de nós mesmos. Então acho que talvez não caiba especular se era uma alucinação ou não. Se estavam na cabeça do Shinji ou eram reais. Na verdade, trata-se dos dois. Pois ali não há mais diferenciação entre "eu" e o "outro". Entre a realidade psíquica e a realidade em si. São todos aspectos do Shinji e ao mesmo tempo o Shinji é um aspecto de todos. Então os dois últimos episódios basicamente mostram a perspectiva dos personagens que sofreram a instrumentalização. Sobretudo o Shinji que optou por não fazer mais parte dela.
Sabendo da relação entre Lilith e a lua, a música de encerramento ganha outro significado 🎵Fly me to the moon, let me play among the stars...🎵. Se um dia puder fale sobre Revolutionary Girl Utena
Serial Experiments Lain tem muito potencial. Ergo Proxy é mais pretencioso do que profundo, mas tem umas ideias bacanas. Se for pra priorizar, acho que Lain dá mais pano pra manga...
Ouvi falar que Suélen derrubou as barreiras existentes entre as pessoas para que uma humanidade indiferenciada pudesse vir aqui nos comentários e pedir pra comentar Serial Experiments Lain. Mas, pra além disso, baita vídeo (em todos os sentidos!). Muito bom. Ou, como diriam os nossos bons amigos dubladores portugueses, parabãins!
A melhor maneira de explicar Evangelion é a seguinte: uma obra sobre Pessoas. Sobre o que é uma Pessoa, e onde estão seus limites, ilustrados pelo AT Field. O AT Field é uma ilustração clara do Dilema do Ouriço de Arthur Schopenhauer (também mencionado no anime): uma teorização sobre os limites entre uma pessoa e outra (pois o ouriço, para se aquecer no inverno, quer se encostar em um semelhante - mas os espinhos deste vão machucá-lo, no fim das contas). É por essa mensagem que os dois últimos eps do anime são uma belíssima obra-prima. Isso, nas palavras do carteiro da minha cidade, claro.
Sobre a decisão do Shinji, uma coisa muito linda discutida no anime, é a metáfora do porco-espinho, de Schopenhauer. "Os porcos-espinho buscavam se proteger do inverno rigoroso, no calor da companhia de outros. Mas, com a proximidade dos corpos, os espinhos causavam-lhes feridas." Isso conversa tão bem com a temática do anime porque os dois últimos episódios, são na real o descobrimento do Shinji de que para podermos ter a chance de ser feliz perante a vida, precisamos aceitar que o próximo pode nos causar dor, e amor. E aceitar a dor, como aceitamos o próprio amor, que tanto procuramos.
Depois dessa extensa e difícil jornada para concluir esse vídeo, onde assim como Shinji não queria entrar no Eva, 4:50, 8:19, vocês também não queriam explicar tudo isso, mas depois de muito trabalho árduo conseguiram, só lhes digo uma coisa, parabains Linck, parabains Thais, muitos parabains! 🎶 I know, I know I've let you down, I've been a fool to myself, I thought that I could live for no one else...
🎶So, with sadness in my heart Feel the best thing I could do Is end it all and leave forever...🎶
ปีที่แล้ว +28
QUE INCRÍVEL !!! Assisti evangelion pela primeira vez tinha 14 anos e produziu um forte significado para mim. A adolescência é uma fase complicada e o Shinji retrata muito bem. Existe toda uma tensão sobre a perspectiva dos pais, o desejo sexual e a nossa busca por identidade. A obra como um todo é bastante rica e eu adoro as referências as mais diversas culturas humanas. Por trás de um simples anime de Mecha há uma enorme complexidade que nos leva a refletir sobre a humanidade, o universo e tudo mais! A respeito do vídeo, eu adorei essa dinâmica entre vocês. Fica tudo mais orgânico e em certa medida, fofo. Espero que tenha mais videos assim. Quero registrar aqui o meu pedido de abordar, caso não tenha sido abordado antes, o anime Madoka Magica. Acredito que tem dimensões e profundidades semelhantes. Abraços!
A idéia da instrumentalização me lembra uma conversa que tive com uma colega na faculdade, no qual eu dizia que se existisse o professor Xavier ele ia ficar louco, afinal pois além de lidar com todo conteúdo da mente dele ele teria que lidar com vários conteúdos das mentes dos outros, seus medos, traumas e tudo mais ou seja ele ia pirar
Vale muito a pena ver o Rebuild! É o Hideaki Anno criticando a própria obra e o legado que ficou dela, o conteúdo metalinguístico é bem intenso, o Quadro em Branco fez uns comentários sobre isso mas o vídeo Curse of Evangelion de um canal chamado "." tem uma análise gigantesca sobre o assunto também.
Linck, Thaís, parabéns pelo vídeo! Ficou muito bom! Eva é meu anime favorito, então de coração eu fico muito agradecido por vocês falarem dele. Aliás, revendo EVA tantas vezes, eu fui percebendo coisas novas e interessantes. As teorias de fãs tbm me deram uma boa ajuda. Vou comentar sobre alguns pontos que eu acho que valem a pena. 1 - Há uma teoria dos fãs de EVA sobre a divisibilidade de almas. Quando olhamos o caso da mãe de Asuka, podemos supor que o Eva 2 pegou pra ele apenas a porção da alma da Kyoko correspondente ao seu lado materno. No caso de Rei e a unidade 0, este Eva tem uma porcentagem da alma da Lillith que habitava na Rei-I, enquanto a Rei II tinha a alma incompleta e por isso tinha uma personalidade tão diferente do primeiro clone. Aliás, uma curiosidade interessante é que em seu quarto sempre há um copo d'água cheio até a metade, indicando que ela não é completa. 2 - Sobre o final de End of Evangelion: Segundo o próprio Hideaki Anno, o Shinji estrangula a Asuka para se certificar que o seu intento deu certo, ou seja, aquela realidade onde as pessoas rejeitam as outras com os seus campos AT voltou a existir. A surpresa dele é que, pela primeira vez, a Asuka não o rejeitou, mas sim agiu com afeto, acariciando o seu rosto. 3 - Os japoneses ficaram muito putos com o final do anime, incentivando o Anno e o estúdio Gainax a fazer The End of Evangelion. Importante ressaltar que as ameaças de morte que o Anno sofreu vieram principalmente de otakus homens, enquanto a fanbase feminina de Eva aceitou melhor o fim da série de TV. Aliás, no filme o Shinji mostra lados mais depreciativos de sua personalidade como uma resposta do Hideaki Anno a fanbase tóxica que tanto o infernizou. Ainda assim, The end of Evangelion não foi um plano de última hora para fazer a alegria dos machos, pois os storyboards já existiam desde a época da produção do anime, só que não havia mais dinheiro para fazer aquele final para a série de TV. Pra se ter uma ideia, para bancar os últimos episódios de Eva e a equipe de dublagem, o Anno teve que vender a sua casa rs. Felizmente, Eva se tornou um hit e salvou o estúdio Gainax da falência. ( Aquelas cenas de Eva onde não aparecem os rostos dos personagens era pela falta de grana da produção, economizando para poderem gastar nas cenas de ação com os Evas rs. Acabou que isso virou um estilo de direção do Hideaki Anno, estando presente até nos rebuilds que tem uma qualidade de animação belíssima rs) Eu aprovo demais outros vídeos sobre o mangá e os rebuilds. O mangá é um ótimo complemento ao anime. E os rebuilds são uma espécie de reboot/sequência de todo o universo de Evangelion, só que indo além. Enfim, Eva é caro a mim. Amo demais essa obra. O último rebuild fez eu chorar horrores kkkkk Valeu mais uma vez, Linck e Thaís! E o rapaz da edição também! OBS: A dica de próximo anime analisado pelo canal é Shoujo kakumei Utena, esse filho espiritual de A rosa de Versailles que aborda questões de gênero tavez até mais interessantes. Ele também faz parte dessa safra maravilhosa de animes dos anos 90, como Evangelion, Cowboy Bebop, Lain, Vision of Escaflowne...
Suelen. Sobre os longas, especificamente o segundo: A mudança do final e do Shinji principalmente, se da pela resposta dos fãs ao final de evangelion, no qual Shinji se reconheçe e se aceita como individuo perante a sociedade, perante os outros, assim como aceita os outros, o que tem de bom e ruim, os grandiosos episódios 25 e 26. Já no longa, ele inclusive mostra isso no filme, ele recebeu muitos hates e mesmo diversas ameaças de morte (aquelas cartas mostradas no filme são essas ameaças). A resposta violenta daqueles que o Shinji representaria transforma o Shinji numa pessoa violenta para então representa-los. Assim como o final e transforma num show visual tbm, cheio de ação e sangue. que é oque os otakus queriam, e que não estava lá originalmente, o Anno nunca pretendeu fazer. Sim, de fato rolou um low budged e eles tiveram que se virar numas coisa no ep 25 e 26, mas os episódios seguem o plano original, End of Eva não era bem pra existir não. Gostei muito que mesmo vocês admitindo o filme como algo que faz parte e vem antes do final, ainda assim chegam no ponto pretendido do anime: O foco é a psicanalise, é as relações entre as pessoas, a depressão e a separação dela, o reconhecimento de si mesmo como um individuo perante uma sociedade. a mitologia/cosmologia é um aspecto totalmente secundário, e apesar de eu tbm achar ser profunda, complexa e interessante, honestamente é secundário, se não terciário a obra, pois não esta no foco da mensagem. coisa que a porra do Otaku médio até hoje não entende. Basicamente o Anno usa robos gigantes e pós apocalipse como meio de levar discussão pra ajudar ao jovem deprimido e perdido, e a resposta do jovem é violência por ter redenção dentro do meio em vez de mais violência e robôs gigantes
Eu fico me perguntando como foi que vocês se conheceram. Baita casalzão! Não podia ter mais sintonia entre dois seres humaninhos que a de vocês. Uns doidinhos adoráveis.
Acho que o início do vídeo ficou confuso, mas a diversão de vocês 2 compensa bastante kkkkkkk Mas nada demais, até porque a história é muito grande! Faltou falar sobre o Gendo também, o Shinji queria muito ser "aprovado" por ele, ser reconhecido e amado como um filho, coisa que o Gendo só percebe no final, quando finalmente se permite conversar com o Shinji, já que ele morria de medo do próprio filho. Todos os EVAS e as referências são apenas pra dar base pra mensagem importante do anime: nem todo mundo é malvado, nem todo mundo te odeia, existem vários "você" dentro da cabeça de cada um, cada um te vê de uma forma diferente e nem sempre é por culpa sua, pessoas vão te amar e pessoas podem te odiar, você pode se decepcionar e se traumatizar, mas você pode tentar de novo, amar de novo, se reerguer de novo, e você não precisa destruir o mundo pra isso, porque Ser Humano é exatamente esse complexo de emoções. O Shinji representa o ser humano de forma muito fiel, um protagonista que tem medo de tudo, onde já se viu? E é por isso que ele é tão odiado, porque foge dos padrões do protagonismo, porque ele é humano demais e as pessoas odeiam se identificar com ele. A única pessoa que ama ele de verdade é o Kaworu, como mostra nos rebuilds, o Kaworu tenta milhares de vezes fazer o Shinji entender que é amado, mas depois percebe que o problema não tá em amar o Shinji, e sim o Shinji se amar e permitir ser amado e compreendido pelos outros.
Cara, na verdade o Shinji é uma crítica aos jovens otakus e o Hideaki estava em profunda depressão, ele não é um exemplo pra ser seguido, essa foi uma das outras análises "mais ou menos" de Evangelion. Faltou falar da Organização do Gendon, do Kaji, do alcoolismo da Misako, o transtorno de personalidade borderline da Asuka, a crítica do Japão a se apegar e sexualizar muito as mulheres, principalmente as alemãs e européias (Asuka) e PLOT FINAL... Que os Eva's no fim seria como Arcas e o Shinji vira o Novo Adão e a Asuka vira a Eva e "O EVANGELHO DO NOVO GÊNESIS".
@@carloseduardoporto3469 isso!!! Nossa são tantas camadas que o Hideaki colocou que realmente fica difícil de pegar parte por parte, até mesmo sobre a depressão dele, e como eu pude esquecer da trama da Misato?? Obrigado por complementar!
Acho q tbm vale a pena ressaltar a abordagem de evangelion sobre Schopenhauer e o dilema do porco-espinho, q fala de como os porcos-espinho buscavam a companhia uns dos outros para se manterem aquecidos, mas como consequência disso eles tbm acabavam ferindo uns aos outros, isso inclusive é tema do episódio 3 que fala da insegurança que o Shinji tem em se relacionar com outras pessoas pelo medo de acabar sendo machucado por e elas e vice-versa, e também como esse dilema se relaciona com o campo AT e seu significado filosófico (inclusive a sigla "AT" significa absolut terror, ou terror absoluto), o campo at seria oq garante a nossa individualide que é formada justamente por causa desse medo que nós temos dos outros, esse "absolut terror" é oq nos impede de ter uma conexão absoluta com as pessoas e formar uma consciência coletiva como a do final do anime, por isso que o plano da seele era instrumentalizar toda a humanidade para alcançar essa consciência coletiva dissolvendo todos os campos at
Se hovesse a fusão de mentes, acabaria todo sofrimento, pois você não se identificaria mais com uma forma específica (seu corpo, sua mente, suas experiências) e consequentemente você ficaria livre para sentir o que quisesse sem ter que atender condições.
Passando para dizer que o algoritmo me mostrou o trabalho incrível de vocês (até agora desconhecia, ques tristeza). Que grata surpresa! Não consumo HQ e o universo que abordam, porém, virei fã do conteúdo analítico e profundo que vocês desenvolvem nesse ciberespaço chamado YT. Estou maratonando o canal, e me sinto num oásis, pelo prisma crítico e robusto trazido em cada vídeo, principalmente em temas sensíveis. Vocês tem estofo (diria um professor meu). Vida longa a vocês e ao conteúdo de excelência que produzem ❤ Fiquei muito, muito feliz em conhecê-los.
Parabéns (mais à Thais) pelo esforço didático de explicar os eventos de Evangelion de maneira mais ou menos cronológica 🤣 . Sugestão de anime/mangá para analisar: Shoujo Kakumei Utena (Revolutionary Girl Utena). Obra japonesa que emula atmosfera francesa com temas psicanalíticos e intuito de destruir o patriarcado.
Suellen. Video bom da porra Um ótimo vídeo que deixou alguns pontos confusos quanto ao universo mas que por fim nunca importaram muito, evangelion faz a escolha de não dar enfoque ao enredo e sim aos personagens, eles sim são a alma da obra, eu definiria evangelion como Mechabait pra um ensaio sobre psicologia e filosofia. Gostaria também de comentar que no final do vídeo e sobre os "AT fields" que acabaram ficando um pouco soltos. O ponto do TERROR do outro, onde apesar de só existir a si mesmo quando o outro está presente ele também o gera medo, os "AT fields" (campos de Terror Absoluto) são não apenas campos de força como também metáforas para o medo da proximidade com o outro, como bem pontuado no vídeo a proximidade com o outro pode gerar dor e por isso gera um pavor do outro (muito explicado no batido dilema do porco-espinho). Shinji ao final a obra, após ter seu campo AT derrubado, perde a barreira que o separa dos outros e é confrontado pela noção de que os conflitos da humanidade jazem na incompreensão do outro, contudo ele rejeita a instrumentalização humana, pois julga que apesar da dor e do medo que o outro causa, somado ao fato de que enquanto pessoa ele é preso à condição de jamais ser entendido completamente pelo outro, ainda sim ele prefere ser humano. Já que a noção de si só existe quando existe o outro, Shinji escolhe que as pessoas sejam livres para viver, não que sejam estripados de sua liberdade e individualidade em prol de um mundo sem dor, visto que na cena do parabéns ele reconhece que apesar de toda essa dor há beleza nisso tudo. E logo depois ele exemplifica isso ele demonstra novamente ser uma pessoa falha como qualquer outra e agride a Asuka, e apesar disso Asuka o devolve afagando seu rosto, devolve com compreensão, já Shinji não sabe como reagir a não ser chorando. PS: olhando novamente só não acho que os pontos ficaram muito óbvios, mas a minha leitura bate absolutamente com toda a sua análise sobre Nitzche e como Eva retrata o amor à vida e a condição humana não apesar da dor, mas pela dor, reconhecendo ela como parte inseparável do ser humano.
Eu adoro ficar revendo esse vídeo, obviamente por conta do trabalho fenomenal do canal, mas também porque é uma delicinha ver vocês dois interagindo. Cara, é de uma leveza... è quase como aquela conversa gostosa de quintal, tomando um café com bolinhos. Gente, sério. Sou fâ demais de vcs dois apresentando conteúdo!
Eu assisti e amei Devilman Cry Baby, mas achei um pouco forçado, na tentativa de ser cool... Mas chorei horrores no final e escutei a OST sem parar por uns 3 meses direto do mesmo jeito rsrs
@@MaiaPalazzo então, no começo eu vi tudo dessa forma também, mas quando chegou no final aquela trama se desenrolou de um jeito que me deixou impactado de mais. Acho que o choro no final dessa obra é uma lei 🤣
8:01 que fofoskkkkkk sério a Thaís melhorou muito o vídeo, tá orgânico, divertido e o contecudo tá fluindo bem. Amei. A carinha do Aleshandreh KKKK "num quero 😩" _"uma peladinha... uns peitinho..."_
Simplesmente, muito obrigado por nos presentear (mesmo sendo aniversário teu) com está belíssima obra de reflexão, Alexandre. E acima de tudo: Não entra na porcaria do robô, Shinji!
Mano irado, foi muito bom poder ter as explicações de outras referências, inclusive da interpretação de filhos de Lilith e seus defeitos Grava mais vídeo de Evangelion
Que vídeo maravilhoso! 👏👏👏 Já que Suelen pediu uma sugestão, peço aos digníssimos que falem de Lúcifer e o Martelo, mangá de Satoshi Mizukami publicado aqui pela JBC! Tem umas discussões bem bacanas sobre amadurecimento ao longo da história, com os personagens se perguntando o que é "ser um adulto" várias vezes no decorrer da trama! Fora que, além disso, o mangá tira sarro de obras shounen o tempo todo!
Já que vocês falaram de Evangelion e de Cowboy Beepbop, faltam 2 animes esquisitos do final dos anos 90 que meio que mudaram a indústria: Lain, que muita gente considerou na época o contraponto japonês a Matrix e Utena, que é tão esquisito e surtado quanto Evangelion, mas é shoujo.
"The end of Evangelion" é em parte criado como uma tréplica ao ódio, acusações e depredações feitas na sede da Gainax na época. A tagline "The end of Evangelion" era um antro de ódio na internet e nas discussões sobre o "preguiçoso" final da série. Não é atoa que Shinji age tão fora de personagem, O filme também tem o papel de ser uma forma de dizer: "Era isso o que vocês queriam? Então toma!", uma batalha visceral, um espetáculo audiovisual, e a destruição de um personagem extremamente interessante, uma tentativa de devolver tudo na mesma moeda, e de pintar os "Haters", aqui encarnados no Shinji, com um tom de tinta que lhes parecia razoável, não é atoa que todas as agressões do Shinji são contra mulheres. Mas no fim. O vídeo do Quadro em Branco sobre Evangelion é um bom começo pra sacar esse rolê todo sobre . Um ótimo comentário sobre os grupos que cercaram a obra durante os anos, principalmente na época dos lançamentos da série e do filme, e da rapaziada mais elitista de hoje.
Vc viu isso tudo 🤔 para mim shinji tem ansiedade e depressão suicídio e pq ele ataca outro pessoal ele deve ter também transtorno explosivo intermitente. Eu tenho transtorno explosivo intermitente muito difícil de controlar 😞😔
@herrisouza Não cara, esse rolê é discutido a mais tempo do que eu sou vivo! Parece ser um negócio pequeno, mas na época mandaram até ameaça se morte pro Anno, o chamaram de preguiçoso ou só condecendentemente julgaram a obra como inacabada por problemas financeiros. Essa reação explosiva de mandar ameaças de morte a gente só veria crescer a partir de lá, onde hoje em dia é praticamente certo que isso vai ocorrer, não importando o tamanho da discussão.
@@Sk-ud9uy pior que vc tem razão veja jk rowling George R. R. Martin atriz de the last of us 2 e resident evil remake sofrem ameaça de morte etc. Também atriz de star wars
A dinâmica de vocês dois é muito boa, parabéns pelo roteiro desse compilado de informações e pelo trabalho no geral! podiam repetir mais vezes com você e a thais. Evangelion é bem complexo, mas o barato que me pega é o fator sensorial mesmo. entendo todas as explicações que as pessoas buscam, mas assistir os episódios e acompanhar esses personagens, experienciar tantas emoções traduzidas em imagem e som, pra mim é muito mais valioso do que entender o bagulho tintim por tintim. no mais quero ver os novos longas do anime. tomara que sejam tão bons quanto. Parabéns novamente!
Pessoal, por favor façam do rebuild!! É muito importante! Ele realmente fecha o Eva, inclusive eu sinto como se fosse uma mensagem justamente pra nós que passamos pelas mesas angústias da nossa geração.
Vídeo SENSACIONAL! O Linck e a Thais fizeram um tratado pra dizer que intimidade é uma merda, mostrando como a intimidade deles constrói conhecimento, risos, conexão e o Alexandre levando pito por soltar umas piadinhas nível quinta série... No mais, fica a sugestão de um mangá que, na minha humilde opinião, trata também desse dilema de individualidade vs coletivo, o I Am a Hero. Nessa história também rola uma moçoroca de consciências humanas e é bastante discutida a perda da singularidade dos indivíduos na sociedade japonesa
Suélen! O interessante é que assisti Evangelion em dois períodos bem singulares da minha vida: no auge da minha adolescência otaku e já adulto depois de ter passado por uma faculdade de psicologia e bem...a experiência é completamente diferente.
Idem comigo. Assisti a primeira vez no fim do Ensino Médio e inicio da vida adulta. E depois já casado, com profissão e filhos. Duas experiências distintas. Sinto que quando assisti na adolescência , me ajudou por que vivia numa bad desgraçada, mas isso eu entendi quando assisti adulto kkkk
Sou um grande fã do anime de verdade mesmo e amei o video de voces, explicou tudo bem a fundo , abriu ainda mais a minha mente a respeito doque eu ja sabia. Espero os proximos videos sobre os mangás seria incrivel, voces dois mandaram muito bem !!! ✨
Vocês me deixaram mais curiosa para explorar esse universo do anime. Tão complexo, se eu fosse assistir antes de ter uma explicação, acho que não entenderia😅. Façam mais vídeos sobre, esse está incrível. Vocês são ótimos juntos.
Eu sempre tive uma leitura do final que retomava para o título (“Nova Gênesis”) onde Shinji e Asuka se tornam ao mesmo tempo os Adão e Eva bíblicos mas também Caim e Abel (reforçado pela cena do estrangulamento)
A cena do Shinji e todo mundo vivendo num mundo normal é parte do entendimento do Shinji de que mesmo se ele não for um piloto de Eva, ele ainda seria ele mesmo. Já que durante a série ele vai cada vez mais se definindo como piloto de Eva
Mandem mais vídeos de Evangellion! Esse foi o meu companheiro pra zerar a pilha de louça suja aqui de casa 😂😂😂 Sempre me perguntei sobre o Walkman do Shinji e do porque da Rey morar numa bagunça tremenda. Se souberem de algo ou tiverem hipóteses, seria legal ouvir a respeito.
gosto de pensar que durante a instrumentalização todos filhos de lilith compartilharam suas mentes assim, o shinji no final expressa sua repressão em violência contra uma figura que o desestabiliza e a asuka, sabendo do que o shinji fez enquanto ela estava em coma profere a celebre frase: "kimochi warui "(que nojo)
Adão e Lilith não podiam entrar em contato porque cada um deles representava uma semente distinta. A semente do conhecimento e a semente da vida. A raça Ancestral evoluiu como toda criatura (Semente do Conhecimento) mas chegou ao seu auge científico e tecnológico (Semente da Vida). A união das duas sementes geraria um ser que se assemelhava à raça ancestral (Rei Gigante). O que poderia gerar os mesmos problemas que levaram a Raça Ancestral à destruição, seres que já atingiram o auge do conhecimento e poder representando uma ameaça para o sistema planetário onde poderiam habitar. Em outras palavras, os lilins representam seres imperfeitos e incompletos que buscavam evoluir (conhecimento), eram codependentes e estavam sujeitos à doenças, envelhecimento e morte. Já os anjos eram seres completos e autossuficientes, capazes de gerar energia ilimitada sem a necessidade de outros seres através de seu núcleo S² (vida), ainda que agissem de maneira coordenada. Porém os lilins, por serem incompletos e individualizados possuíam independência e livre-arbítrio. Já os anjos não. Eles apenas seguiam uma programação. Isso dialoga com a Kabbalah judaica, uma vez que os anjos, por mais poderosos que fossem, não tem livre-arbítrio. O grande diferencial do ser humano é o livre-arbítrio. Sua capacidade de comer o fruto da Árvore do Conhecimento e tornar-se um ser individualizado, desconectado de Deus. Ao passo que a Árvore da Vida (que aparece em diferentes momentos no anime), representa um retorno à Deus. Uma comunhão, na qual o ser humano perde sua individualidade (campo A. T.) e se une a uma espécie de mente coletiva (LCL).
Num jogo de evangelion pra gameboy advence ou pra nintendo ds (que no lançamento era canônico, não sei se ainda é e tinha participação do criador do anime) a seele queria que só eles fossem instrumentalizados e queriam usar o corpo de adão pra virarem uma deidade. Em resumo eles iam matar toda a humanidade p virarem ura só aquela meia dúzia de veio virassem uma divindade e é por isso o Gendo queria passar a perna neles, pq ele não ia poder ser juntar com a esposa. No jogo os veios da seele acreditavam que se só eles virassem fanta laranja e fizessem um eva com o corpo de adão, com a fanta dentro, eles transcenderiam e virariam um ser como a raça primordial. No jogo, eles seguem uma explicação da cabala hermética de que cada ser tem um polo masculino e um feminino e que lilith e adão seriam a separação desses polos dos seres da raça primordial e por isso seria proibido ter dois progenitores por planeta e os impactos seriam um mecanismo caso a duas lanças de longinus se perdessem.
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
00:00 Introdução
04:48 A mitologia de Evangelion
34:19 A psicologia de Evangelion
53:22 Conclusão (e final explicado mais ou menos)
fixa esse comentário
Suelen?
Cara... É a sensação que eu tive qndo assisti série... Não entendi porra nenhuma.
Fala de One Piece
Já leram o mangá Eden ?
Sim caio, você têm meu aval, pode fazer os outros 2 vídeos sobre os evangélicos.
Caio🤣🤣🤣
Vamos laaa Caioooooo
Caio o povo quer eva
Calma, eu vou fazer kkkkk
Eu autorizo
Adoro quando a Thais dá chance para novatos aparecerem no canal dela e deixa o esse moço aparecer, diva humilde 😢
Meu porteiro disse q no final da série houve escassez de recursos da Gainax então o Hideaki Anno buscou uma solução barata e criativa. O anime foi uma febre mas houve muito ódio na Internet, ele teve ameaças de morte por Otakus reclamando do final. Ele resolve fazer o filme, End of Evangelion, explicando o lado externo de tudo q aconteceu, de modo mais belo ainda pq estava com um budget bem maior. Reparem q aparecem cenas das mensagens das ameaça de morte q ele sofreu e cenas das pessoas no cinema mostrando aos Otakus q Evangelion é só um anime, não é vida real.
Gostei demais da análise de vcs e aguardo muito vcs falarem do Rebuild. Parabainnzz a vcs!
Perfeito!
Rapaz, o segurança que passa apitando a motinha na minha rua disse a mesma coisa!
@@jeffersoncandido261 🤣🤣
Teu porteiro tá manjando legal da história por trás do anime. Caba é bom 👏🏻👏🏻
Já ouvi hipóteses que a agressividade do Shinji no longa é um reflexo da agressividade com a qual o Hideaki Anno foi tratado pelos fãs por conta dos dois últimos episódios... É uma forma de dizer: "ok, Shinji, você escolheu a humanidade, agora lide com o peso que isso significa, lide com o ódio e a agressividade, porque isso também é ser humano."
Tá, mas a Thaís cantando a intro e representando o mais profundo desespero tentando explicar o enredo me fez sentir vista, reconhecida, humanizada. Quase o processo paso a paso da Butler kkkkk
Obrigada, Thaís ❤
Neon Gênesis Evangelion EPISODE 25: "o homem calvo irritado comenta quadrinho sobre depressão e robô"
e sexo
Parece que vc ta falando daquele cara dos gibis dos Simpsons
Bacana pensar também que o anime discuti bastante a maternidade, onde só é possível se conectar com os EVAS quando tem algum rastro da mãe do/a piloto, algo que defende bastante isso é que por exemplo os cabos de força dos EVAS se chamam cordão umbilical, reforçando essa dependência, e uma das maiores pautas do anime é justamente sobre paternidade, maternidade e um estudo do psicológico de como essas "instituições" te moldam e escrevem a sua história.
Não sei se o vínculo é exclusivamente maternal, o piloto 04 usa um EVA que muito provavelmente é a irmã dele que morreu/foi morta no hospital.
O comentário dele se refere ao anime original, onde o quarto piloto não era o toji. O toji só é um piloto de eva no rebuild.
@@MatheusCarvalho2k99no anime ele foi escolhido sim, só não deu tempo de dirigir.
Então, os EVAs são um bando de mulher grávida? Kkkk, tá certo que o anime é mecha, mas quem retrata a realidade vivenciada por adolescentes em um anime mecha que teoricamente dá a entender que seria cheio de tiro, porrada e bomba?
A parte final em que ele tem aquele cotidiano sendo acordado pela Asuka e trombando com a Rei no caminho da escola é cheio de tropos super típicos de animes comuns e é basicamente como seria Evangelion se Anno não tivesse depressão. Ele admitiu como a depressão dele motivou a escrever Evangelion e como também estava de saco cheio da cultura otaku (japonesa), já extremamente forte na época.
Eu preciso MUITO que vocês continuem essa série! Evangelion (anime, the end e rebuild) é minha cachaça praticamente diária. Tem quem assista Friends pra pegar no sono, tem quem maratone seu youtuber favorito. Eu não, eu assisto Evangelion e transformo meu cérebro numa sopa de LCL antes de dormir.
Mano. Finalmente achei alguém q ame Evangelion tanto quanto eu kkkkk
@@ACleidesem tmj hahahah
Bom saber que não sou o único doente no mundo
Pra quem se perdeu ou se confundiu com a explicação sobre o início da trama da obra aqui vai um pequeno texto pra ver se ajuda:
1 - Antes de tudo, existia uma raça primordial fodona que por algum motivo sabia que seria extinta e queria espalhar vida pelo universo como um último legado. Pra isso eles criaram duas "tecnologias": o ovo/lua de Adão e o ovo/lua de Lilith, cada um desses objetos criam um tipo diferente de vida. Adão cria anjos e Lilith cria humanos;
2 - A raça primordial decidiu que anjos e humanos não podiam viver juntos (é só olhar pra eles que dá pra entender o pq eles n podem viver juntos), então decidiram que cada planeta teriam apenas um ovo. Em caso de algo dar errado, em cada ovo/lua já ia de brinde um objeto capaz de inibir suas funções, um tipo de sistema de segurança;
3 - Na Terra caiu o ovo de adão, que começou a funcionar e nasceram os anjos aqui. Porém, um tempo depois algo deu errado e também caiu o ovo de Lilith, que foi o Primeiro Impacto que deu origem ao nosso querido satélite natural que chamamos de Lua;
4 - O ovo de Lilith ainda por cima veio sem o sistema de segurança, então suas funções não poderiam ser inibidas. Sobrou para o ovo de Adão ,que já estava funcionando, usar o seu objeto de segurança e se fazer interte. Com apenas Lilith funcionando os humanos nasceram.
5 - Assim nasceu a humanidade e nosso planetinha como conhecemos, porém depois de muito tempo a empresa SEELE achou o ovo de Adão dormente. Como humano é bixo curioso, no momento que os humanos tocaram o ovo de adão houve uma imensa explosão chamada de O Segundo Impacto que ferrou tudo de vez e criou o contexto em que o anime começa. Mas por que houve essa explosão? Justament por que os humanos surgem a partir de Lilith e não podem coexistir com as crias de Adão, então o contato entre esses dois tipos diferentes de DNA foi algo não planejado pela raça primordial e que deveria a todo custo ser evitado, basicamente o que aconteceu foi um bug fudido na programação dos ovos e tudo simplesmente explodiu. Quando algo dá errado explode, simples assim.
A partir daqui é tranquilo de seguir a narrativa.
Cabe muita interpretação e existem diferentes versões também.
Cara, acho que a explicação deles ficou mais sucinta que a sua e deu pra entender na tranquilidade.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Obrigado pelo esclarecimento
Wow perfeito teu resumo 👏👏👏👏 entendi melhor algumas coisas.
Que anjos nasceram na terra? Pq pelo que entendi, o ovo de adão nem eclodiu e por isso mandaram um ovo de lilith pra terra por engano e ai teve dois, mas esse planeta era pra ser de adão, por isso a treta, n é só pq não podem ter os dois no mesmo planeta.
Sempre que vou comentar qualquer coisa sobre Evangelion, eu sempre digo que esse anime é, sobretudo, um profundo tratado sobre a condição humana. Forte, às vezes literalmente visceral e poderoso, mas ao mesmo tempo belo e tocante. É o tipo de experiência audiovisual que te marca para sempre. A propósito, parabéns pelo vídeo!
A realidade alternativa apresentada no episodio 26 é uma forma do Anno mostrar como todo o panorama envolvendo entidades cósmicas é apenas instrumental, e que os conflitos internos do shinji poderiam ser apresentados de outra maneira. A péssima recepção desse final em que o shinji percebe que pode ser feliz, por conta de uma fãbase que se importava muito mais com os conflitos externos do que internos da historia, fez com que no filme seja apresentado uma outra pespectiva do shinji, negando a intrumentalização, porém não de forma esperançosa e positiva como no fim da série, mas como um duro processo de aceitação de que estar vivo é estar disposto a machucar e ser machucado.
A reação da fabase da época, de fato, foi catastrófica em sua forma, mas a tese foi correta. Houve um rompimento narrativo de péssima qualidade., houve uma quebra de expectativa na qual a entrega do produto era tosca. Hj o rompimento tem boa qualidade devido a amarração feita com o The End. Claro, a distância histórica e o fato de habitarmos a era da internet(embora muitos dentre nós tenham assistidos quando ainda não havia redes sociais da forma como conhecemos) amplificam a qualidade da amarração. Nas redes sociais há um enorme jogo de espelhos com discursos, narrativas e interpretações onde as coisas são explicadas ad infinitum, pontos são ressaltados e avivados, de modo a elidir qualquer ausência de estratégia narrativa concreta(e não só intencional por parte do autor, mas realmente presente na obra de forma relevante). tudo isso amplificou o poder da amarração de The End, tornando os episódios finais como cerejas do bolo. Mas somos nós aqui, isso não havia para o pessoal da época antes de The End e, claro, antes da era das redes sociais. Claro que o modo infantil como a fanbase da epoca reagiu é lastimável, mas eles tinham bons pontos...
Tudo nem que o canal nao é de manga. Mas é preciso corrigir essas informações.
As animacoes na epoca do evangelion eram feitas por sprites e custavam muito caro e tempo. As animações de evangelion é incrivel para a epoca e é boa ate hoje. Mas acabou faltando recurso para o episodio final, entao ficou aquele final onde o shinji esta no lcl, ele é esta no controle da instrumentalização humana. Mas o autor nao ficou sastifeito com o final e por isso saiu o filme. E depois os reboots. Nao foi por forçação dos fãs..
@@matheustudor6399 Totalmente. Se acompanhasse na época provavelmente teria tido a mesma reação. Graças a fãbase média da época uma obra de arte impecável como o The End pode ser concebida, mesmo que ao custo do sofrimento de pessoas reais.
Obrigada, sra. Sarjeta, por nos salvar do completo caos que seria esse vídeo sem a sua participação 🙏 espero que venha a trilogia!
O que eu mais amei desse vídeo são vocês dois praticamente brigando sobre tudo em relação ao anime, trouxe uma pluralidade sem igual na interpretação da obra. Já estou ansioso pelo resto da trilogia
Minha interpretação sobre a cena em que o Shinji tentou estrangular a Asuka é que ele fez aquilo por ainda estar instável mentalmente e por estar sozinho naquele mar de lcl a um tempo tanto que ele fez até uma espécie de túmulo para misato usando aquele cordão que ela deu pra ele antes de morrer , então para mim ele estrangulou a Asuka como uma forma de saber se era realmente ela que estava ali ou apenas uma alucinação de sua cabeça , depois que ele toca o seu rosto e lhe xinga ele solta o pescoço dela e começa a chorar , mostrando a alegria em não estar mais sozinho
Exatamente
Lembrando que esse é o segundo calvo a explicar Evangelion, o primeiro foi o Leo Kitsune! Ótimo vídeo, espero que a Thais apareça mais nos vídeos principais do canal
Nossa, que saudades do kitsune
hahaha kitsune explicou muitobem
O foda é que nn importa quantas pessoas falem sobre, a visão é totalmente diferente em diversos pontos na obra...
Gosto de como o kitsune dá atenção até em datalhes bobos, como a simbologia da musica que toda no toca fitas do shinji, e o pq dele sempre repetir ela em eps específicos
@@fabriciosilva9206 o kitsune tem um entedimento maior da obra, isso com certeza
@@Roddmend acho q vai mto sobre as fontes q todos leram, o kitsune se aprofunda melhor na obra sim, mas ja vi diversos outros canais tao bom quanto..
O próprio quadro em branco faz um trabalho excelente falando sobre o tema tbm
Imagina o Hideaki Anno tentando explicar a história para o estúdio, ou roteiristas, ele explicando como ele queria o visual...
PRÓXIMO ANIME: Serial Experiments Lain, o famoso anime “cult”
Ps: assista legendado, não q a dublagem seja ruim, mas por causa da época, a mixagem não é boa e o som ambiente fica prejudicado. A ambientação sonora do anime é EXTREMAMENTE importante
Anime que criou um Culto
Mas acho que seria difícil fazer,pq foi uma experiência multimídia, além do anime tem que falar do jogo de ps1 e das histórias curtas
@@PedroHenrique-zs6rn puts, não tava ligado disso
Let's all love Lain ❤
Faço coro, esse anime apesar de ter sido produzido com o dinheiro de duas mariolas e um cigarro Iolanda, eh bem loco e uma das principais influências pra Matrix
O incrível de Evangelion é que a cada vídeo que eu vejo sobre a obra apesar de falar sobre o mesmo assunto e dizer basicamente a mesma coisa, se extrai emoções e visões completamente ímpares umas das outras. Eita obra complexa essa. Parabéns pelo esforço Thaís (e por sacrificar um pouco do seu emocional, o entretenimento agradece😅). No mais o vídeo e primoroso, obrigado por ele de coração e continuem se possível ❤
Certamente esse vídeo vai evangelizar os inscritos. Mostrando que se precisa achar um caminho pra se viver pq como esse anime diz a vida é muito difícil. Anime do cara depressão very Hard. Por isso ficou tão bom kkkk
Torço por um vídeo de 1 h de Monster! O TH-cam brasileiro precisa!
Voltei pra ver, pois que vídeo BOM!
Realmente, muito bom
Queremos a trilogia, quero entender essa loucura kkkk
Tetralogia, na verdade.
@@leonardotube triologia: anime, manga, rebuild
Fala de Death Note, é um classico que é extremamente popular e acredito que é um anime que da uma boa margem pra o discurso de até onde vai os limites da moralidade e da ética.
Hideaki Anno é um gênio. E o que ele tá fazendo com Kamen Rider, Godzilla e Ultraman é sensacional
Os filmes do godzilla e do ultraman são fodas
Excelente vídeo! Vale destacar que é mais fácil "entender" Evangelion depois de entender quem é o Hideaki Anno, porque muito do que ele escreveu pro anime é uma forma de expressão por causa da depressão, traumas do passado e da relação com o pais. Tem uma entrevista que ele fala que se sentia extremamente mal tratado pelo pai e ia correndo buscar refúgio na mãe e isso foi muito transmitido no anime.
Votando SIM para continuação dos vídeos de Evangelion
Há 14 anos que conheço esse anime e é a primeira vez que entendi essa história. Esse foi o único vídeo que explicou tudo certinha, tudo faz sentido agora. Tão de parabéns
Na abertura tem diversos elementos de cabalá. Inclusive duas figuras da Árvore da Vida, citada em Gênesis e que basicamente é um diagrama do esquema da criação. Nele é mostrado como o universo foi criado a partir de uma unidade e se dividindo ou se fragmentando até chegarmos ao mundo físico, onde, segundo os cabalistas, o grau de diferenciação é tão grande que "duas folhas do mesmo ramo de uma mesma árvore nunca são iguais". Também a cabalá chama de "cascas" (qliphoth) os elementos que ocultam a Luz do criador e mantém as criaturas em um estado de aparente separatividade (e que no anime seria o campo A. T.). Também vale mencionar que o termo diabo vem do latim diabolus, por sua vez do grego, diábolos, indica “aquele que separa”.
É nesse mundo que as pessoas existem como indivíduos. Partes desse Todo perfeito; porém, por serem partes, incompletas e imperfeitas. No final Shinji tem que optar pela reunificação com o Todo em uma mente coletiva ou pela sua individualidade (ego, o que remete também ao budismo). Essa reunificação com o Todo pressupõe a morte da individualidade, do ego. E basicamente é a explicação do porquê do sofrimento. Sofremos porque insistimos em não matar nosso ego. Em um estado de unidade não há sofrimento, porque não há carência nem imperfeição. O Todo é pleno. Toda falta é compensada pela presença do outro. De qualquer outro. Porém, a perspectiva de deixar de existir como indivíduo é assustadora. E é basicamente por isso que nós, assim como Shinji, optamos por seguir existindo como indivíduos, apesar de todo sofrimento a que estamos sujeitos.
Creio que os dois últimos episódios se passam um pouco antes do final do filme e não depois. Quando o Shinji está mergulhado em LCL. Já li que nos sonhos todas as pessoas (mesmo aquelas que conhecemos) são versões de nós mesmos. Então acho que talvez não caiba especular se era uma alucinação ou não. Se estavam na cabeça do Shinji ou eram reais. Na verdade, trata-se dos dois. Pois ali não há mais diferenciação entre "eu" e o "outro". Entre a realidade psíquica e a realidade em si. São todos aspectos do Shinji e ao mesmo tempo o Shinji é um aspecto de todos.
Então os dois últimos episódios basicamente mostram a perspectiva dos personagens que sofreram a instrumentalização. Sobretudo o Shinji que optou por não fazer mais parte dela.
Sabendo da relação entre Lilith e a lua, a música de encerramento ganha outro significado 🎵Fly me to the moon, let me play among the stars...🎵. Se um dia puder fale sobre Revolutionary Girl Utena
Agora tem que ver Serial Experiments Lain e Ergo Proxy
Serial Experiments Lain tem muito potencial. Ergo Proxy é mais pretencioso do que profundo, mas tem umas ideias bacanas. Se for pra priorizar, acho que Lain dá mais pano pra manga...
Ouvi falar que Suélen derrubou as barreiras existentes entre as pessoas para que uma humanidade indiferenciada pudesse vir aqui nos comentários e pedir pra comentar Serial Experiments Lain. Mas, pra além disso, baita vídeo (em todos os sentidos!). Muito bom. Ou, como diriam os nossos bons amigos dubladores portugueses, parabãins!
Project: kids, antenas harp e como o roteirista de S.E.L. (e digimon) acabou virando um teórico conpiracionista antiVAC
Esse vídeo junto ao do canal Quadro em Branco sobre os Evangélicos acabam se complementando muito bem
A melhor maneira de explicar Evangelion é a seguinte: uma obra sobre Pessoas.
Sobre o que é uma Pessoa, e onde estão seus limites, ilustrados pelo AT Field.
O AT Field é uma ilustração clara do Dilema do Ouriço de Arthur Schopenhauer (também mencionado no anime): uma teorização sobre os limites entre uma pessoa e outra (pois o ouriço, para se aquecer no inverno, quer se encostar em um semelhante - mas os espinhos deste vão machucá-lo, no fim das contas).
É por essa mensagem que os dois últimos eps do anime são uma belíssima obra-prima.
Isso, nas palavras do carteiro da minha cidade, claro.
Sobre a decisão do Shinji, uma coisa muito linda discutida no anime, é a metáfora do porco-espinho, de Schopenhauer. "Os porcos-espinho buscavam se proteger do inverno rigoroso, no calor da companhia de outros. Mas, com a proximidade dos corpos, os espinhos causavam-lhes feridas."
Isso conversa tão bem com a temática do anime porque os dois últimos episódios, são na real o descobrimento do Shinji de que para podermos ter a chance de ser feliz perante a vida, precisamos aceitar que o próximo pode nos causar dor, e amor. E aceitar a dor, como aceitamos o próprio amor, que tanto procuramos.
Depois dessa extensa e difícil jornada para concluir esse vídeo, onde assim como Shinji não queria entrar no Eva, 4:50, 8:19, vocês também não queriam explicar tudo isso, mas depois de muito trabalho árduo conseguiram, só lhes digo uma coisa, parabains Linck, parabains Thais, muitos parabains! 🎶 I know, I know I've let you down, I've been a fool to myself, I thought that I could live for no one else...
mas, afinal, quem são vocês em meu coração?
- somos a esperança que um dia as pessoas compreendam umas às outras
- e também somos a palavra amor.
But now through all the hurt and pain
It's time for me to respect
The ones you love mean more than anything
Escreveu "Calvo" errado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
🎶So, with sadness in my heart
Feel the best thing I could do
Is end it all and leave forever...🎶
QUE INCRÍVEL !!! Assisti evangelion pela primeira vez tinha 14 anos e produziu um forte significado para mim. A adolescência é uma fase complicada e o Shinji retrata muito bem. Existe toda uma tensão sobre a perspectiva dos pais, o desejo sexual e a nossa busca por identidade. A obra como um todo é bastante rica e eu adoro as referências as mais diversas culturas humanas. Por trás de um simples anime de Mecha há uma enorme complexidade que nos leva a refletir sobre a humanidade, o universo e tudo mais! A respeito do vídeo, eu adorei essa dinâmica entre vocês. Fica tudo mais orgânico e em certa medida, fofo. Espero que tenha mais videos assim. Quero registrar aqui o meu pedido de abordar, caso não tenha sido abordado antes, o anime Madoka Magica. Acredito que tem dimensões e profundidades semelhantes. Abraços!
A idéia da instrumentalização me lembra uma conversa que tive com uma colega na faculdade, no qual eu dizia que se existisse o professor Xavier ele ia ficar louco, afinal pois além de lidar com todo conteúdo da mente dele ele teria que lidar com vários conteúdos das mentes dos outros, seus medos, traumas e tudo mais ou seja ele ia pirar
Os dois juntos são maravilhosos ❤
Lista de próximos animes;
• AKIRA -
• koukaku Kidoutai - Ghost In The Shell
• FLCL - anime série
• ROUJIN Z -
Sim, que vídeo sensacional. Já pode trazer mais sobre o assunto. Parabéns pelo trabalho de vocês.
Vale muito a pena ver o Rebuild! É o Hideaki Anno criticando a própria obra e o legado que ficou dela, o conteúdo metalinguístico é bem intenso, o Quadro em Branco fez uns comentários sobre isso mas o vídeo Curse of Evangelion de um canal chamado "." tem uma análise gigantesca sobre o assunto também.
É no The end of evangelion ou no Rebuild q o Hideaki mostra cenas das salas de cinema e das ameaças de morte q ele recebeu após o final da série?
@@franbsb É no The End
@@ermissu3819 obrigado
@@franbsb pq ele recebeu essas ameaças? nunca vi esse bixo
@@carolinamatsumura pq os Otakus odiaram/não entenderam o final da série..
Vim assistir o vídeo de novo depois de assistir o anime, o vídeo é melhor que o anime
O final de Evangelion esteticamente falando é uma das coisas mais lindas que já vi. Foi inesquecível pra mim.
Linck, Thaís, parabéns pelo vídeo! Ficou muito bom! Eva é meu anime favorito, então de coração eu fico muito agradecido por vocês falarem dele. Aliás, revendo EVA tantas vezes, eu fui percebendo coisas novas e interessantes. As teorias de fãs tbm me deram uma boa ajuda.
Vou comentar sobre alguns pontos que eu acho que valem a pena.
1 - Há uma teoria dos fãs de EVA sobre a divisibilidade de almas. Quando olhamos o caso da mãe de Asuka, podemos supor que o Eva 2 pegou pra ele apenas a porção da alma da Kyoko correspondente ao seu lado materno. No caso de Rei e a unidade 0, este Eva tem uma porcentagem da alma da Lillith que habitava na Rei-I, enquanto a Rei II tinha a alma incompleta e por isso tinha uma personalidade tão diferente do primeiro clone. Aliás, uma curiosidade interessante é que em seu quarto sempre há um copo d'água cheio até a metade, indicando que ela não é completa.
2 - Sobre o final de End of Evangelion: Segundo o próprio Hideaki Anno, o Shinji estrangula a Asuka para se certificar que o seu intento deu certo, ou seja, aquela realidade onde as pessoas rejeitam as outras com os seus campos AT voltou a existir. A surpresa dele é que, pela primeira vez, a Asuka não o rejeitou, mas sim agiu com afeto, acariciando o seu rosto.
3 - Os japoneses ficaram muito putos com o final do anime, incentivando o Anno e o estúdio Gainax a fazer The End of Evangelion. Importante ressaltar que as ameaças de morte que o Anno sofreu vieram principalmente de otakus homens, enquanto a fanbase feminina de Eva aceitou melhor o fim da série de TV. Aliás, no filme o Shinji mostra lados mais depreciativos de sua personalidade como uma resposta do Hideaki Anno a fanbase tóxica que tanto o infernizou. Ainda assim, The end of Evangelion não foi um plano de última hora para fazer a alegria dos machos, pois os storyboards já existiam desde a época da produção do anime, só que não havia mais dinheiro para fazer aquele final para a série de TV. Pra se ter uma ideia, para bancar os últimos episódios de Eva e a equipe de dublagem, o Anno teve que vender a sua casa rs. Felizmente, Eva se tornou um hit e salvou o estúdio Gainax da falência.
( Aquelas cenas de Eva onde não aparecem os rostos dos personagens era pela falta de grana da produção, economizando para poderem gastar nas cenas de ação com os Evas rs. Acabou que isso virou um estilo de direção do Hideaki Anno, estando presente até nos rebuilds que tem uma qualidade de animação belíssima rs)
Eu aprovo demais outros vídeos sobre o mangá e os rebuilds. O mangá é um ótimo complemento ao anime. E os rebuilds são uma espécie de reboot/sequência de todo o universo de Evangelion, só que indo além. Enfim, Eva é caro a mim. Amo demais essa obra. O último rebuild fez eu chorar horrores kkkkk Valeu mais uma vez, Linck e Thaís! E o rapaz da edição também!
OBS: A dica de próximo anime analisado pelo canal é Shoujo kakumei Utena, esse filho espiritual de A rosa de Versailles que aborda questões de gênero tavez até mais interessantes. Ele também faz parte dessa safra maravilhosa de animes dos anos 90, como Evangelion, Cowboy Bebop, Lain, Vision of Escaflowne...
Evangelion é uma das produções mais extraordinárias já feitas no Japão. Uma genuína obra de arte.
Mais ou menos
@@herrisouza ent diz me outro exemplo de produção e roteiro ao mesmo nível
@@herrisouzadito isso Evangelion é uma obra de arte 😎👍
Suelen.
Sobre os longas, especificamente o segundo: A mudança do final e do Shinji principalmente, se da pela resposta dos fãs ao final de evangelion, no qual Shinji se reconheçe e se aceita como individuo perante a sociedade, perante os outros, assim como aceita os outros, o que tem de bom e ruim, os grandiosos episódios 25 e 26. Já no longa, ele inclusive mostra isso no filme, ele recebeu muitos hates e mesmo diversas ameaças de morte (aquelas cartas mostradas no filme são essas ameaças). A resposta violenta daqueles que o Shinji representaria transforma o Shinji numa pessoa violenta para então representa-los. Assim como o final e transforma num show visual tbm, cheio de ação e sangue. que é oque os otakus queriam, e que não estava lá originalmente, o Anno nunca pretendeu fazer. Sim, de fato rolou um low budged e eles tiveram que se virar numas coisa no ep 25 e 26, mas os episódios seguem o plano original, End of Eva não era bem pra existir não.
Gostei muito que mesmo vocês admitindo o filme como algo que faz parte e vem antes do final, ainda assim chegam no ponto pretendido do anime: O foco é a psicanalise, é as relações entre as pessoas, a depressão e a separação dela, o reconhecimento de si mesmo como um individuo perante uma sociedade. a mitologia/cosmologia é um aspecto totalmente secundário, e apesar de eu tbm achar ser profunda, complexa e interessante, honestamente é secundário, se não terciário a obra, pois não esta no foco da mensagem. coisa que a porra do Otaku médio até hoje não entende.
Basicamente o Anno usa robos gigantes e pós apocalipse como meio de levar discussão pra ajudar ao jovem deprimido e perdido, e a resposta do jovem é violência por ter redenção dentro do meio em vez de mais violência e robôs gigantes
"Aquele que só é visto por seu entorno será sempre reles pavão, enquanto aquele que se vê por si próprio terá o sangue do dragão."
Eu fico me perguntando como foi que vocês se conheceram. Baita casalzão! Não podia ter mais sintonia entre dois seres humaninhos que a de vocês. Uns doidinhos adoráveis.
Acho que foi num bar em Florianópolis, aí depois eles descobriram que ele ia dar aula para ela na faculdade
Acho que o início do vídeo ficou confuso, mas a diversão de vocês 2 compensa bastante kkkkkkk Mas nada demais, até porque a história é muito grande!
Faltou falar sobre o Gendo também, o Shinji queria muito ser "aprovado" por ele, ser reconhecido e amado como um filho, coisa que o Gendo só percebe no final, quando finalmente se permite conversar com o Shinji, já que ele morria de medo do próprio filho. Todos os EVAS e as referências são apenas pra dar base pra mensagem importante do anime: nem todo mundo é malvado, nem todo mundo te odeia, existem vários "você" dentro da cabeça de cada um, cada um te vê de uma forma diferente e nem sempre é por culpa sua, pessoas vão te amar e pessoas podem te odiar, você pode se decepcionar e se traumatizar, mas você pode tentar de novo, amar de novo, se reerguer de novo, e você não precisa destruir o mundo pra isso, porque Ser Humano é exatamente esse complexo de emoções. O Shinji representa o ser humano de forma muito fiel, um protagonista que tem medo de tudo, onde já se viu? E é por isso que ele é tão odiado, porque foge dos padrões do protagonismo, porque ele é humano demais e as pessoas odeiam se identificar com ele. A única pessoa que ama ele de verdade é o Kaworu, como mostra nos rebuilds, o Kaworu tenta milhares de vezes fazer o Shinji entender que é amado, mas depois percebe que o problema não tá em amar o Shinji, e sim o Shinji se amar e permitir ser amado e compreendido pelos outros.
Cara, na verdade o Shinji é uma crítica aos jovens otakus e o Hideaki estava em profunda depressão, ele não é um exemplo pra ser seguido, essa foi uma das outras análises "mais ou menos" de Evangelion.
Faltou falar da Organização do Gendon, do Kaji, do alcoolismo da Misako, o transtorno de personalidade borderline da Asuka, a crítica do Japão a se apegar e sexualizar muito as mulheres, principalmente as alemãs e européias (Asuka) e PLOT FINAL... Que os Eva's no fim seria como Arcas e o Shinji vira o Novo Adão e a Asuka vira a Eva e "O EVANGELHO DO NOVO GÊNESIS".
@@carloseduardoporto3469 isso!!! Nossa são tantas camadas que o Hideaki colocou que realmente fica difícil de pegar parte por parte, até mesmo sobre a depressão dele, e como eu pude esquecer da trama da Misato?? Obrigado por complementar!
Shinji e Kaworu é um casalzão da porra, eh uma pena q o Shinjas Punhetas seja um cara mto complexado
Shinji faz as vezes desse hamlet japonês pos guerra apocalíptico
@@carloseduardoporto3469 análises "mais ou menos"...
Eu amo a dinâmica desse casal! Os vídeos de vocês são incríveis.
Suelen :)
Acho q tbm vale a pena ressaltar a abordagem de evangelion sobre Schopenhauer e o dilema do porco-espinho, q fala de como os porcos-espinho buscavam a companhia uns dos outros para se manterem aquecidos, mas como consequência disso eles tbm acabavam ferindo uns aos outros, isso inclusive é tema do episódio 3 que fala da insegurança que o Shinji tem em se relacionar com outras pessoas pelo medo de acabar sendo machucado por e elas e vice-versa, e também como esse dilema se relaciona com o campo AT e seu significado filosófico (inclusive a sigla "AT" significa absolut terror, ou terror absoluto), o campo at seria oq garante a nossa individualide que é formada justamente por causa desse medo que nós temos dos outros, esse "absolut terror" é oq nos impede de ter uma conexão absoluta com as pessoas e formar uma consciência coletiva como a do final do anime, por isso que o plano da seele era instrumentalizar toda a humanidade para alcançar essa consciência coletiva dissolvendo todos os campos at
"a barreira do coração"
Kaworu
krai deu me livre de segundo impacto, aqui no nordeste na primavera já sobe mormaço do chão imagine um verão eterno
Se hovesse a fusão de mentes, acabaria todo sofrimento, pois você não se identificaria mais com uma forma específica (seu corpo, sua mente, suas experiências) e consequentemente você ficaria livre para sentir o que quisesse sem ter que atender condições.
Parabeins (PT-PT) pelo vídeo! Conhecia só outro vídeo que tinha explicado tão bem Evangelion. Ansioso pelos próximos vídeos.
esse foi sensacional, falem de Full Metal Alchemist no próximo :D
Ele chega fica mais alegre quando eles gravam juntos
Parabains, Linck! 👏🏼
Passando para dizer que o algoritmo me mostrou o trabalho incrível de vocês (até agora desconhecia, ques tristeza).
Que grata surpresa!
Não consumo HQ e o universo que abordam, porém, virei fã do conteúdo analítico e profundo que vocês desenvolvem nesse ciberespaço chamado YT. Estou maratonando o canal, e me sinto num oásis, pelo prisma crítico e robusto trazido em cada vídeo, principalmente em temas sensíveis. Vocês tem estofo (diria um professor meu).
Vida longa a vocês e ao conteúdo de excelência que produzem ❤
Fiquei muito, muito feliz em conhecê-los.
Depois de ouvir vocês comentando sobre fundir consciências, pensei em como eu adoraria um vídeo neste canal sobre Steven Universe 🥺
Boa!
Nossa, que ótima idéia!!
Melhor anime de todos os tempos ❤
O próximo que sugiro é Perfect Blue (no caso é um filme).
Parabéns (mais à Thais) pelo esforço didático de explicar os eventos de Evangelion de maneira mais ou menos cronológica 🤣
.
Sugestão de anime/mangá para analisar: Shoujo Kakumei Utena (Revolutionary Girl Utena). Obra japonesa que emula atmosfera francesa com temas psicanalíticos e intuito de destruir o patriarcado.
Suellen. Video bom da porra
Um ótimo vídeo que deixou alguns pontos confusos quanto ao universo mas que por fim nunca importaram muito, evangelion faz a escolha de não dar enfoque ao enredo e sim aos personagens, eles sim são a alma da obra, eu definiria evangelion como Mechabait pra um ensaio sobre psicologia e filosofia.
Gostaria também de comentar que no final do vídeo e sobre os "AT fields" que acabaram ficando um pouco soltos. O ponto do TERROR do outro, onde apesar de só existir a si mesmo quando o outro está presente ele também o gera medo, os "AT fields" (campos de Terror Absoluto) são não apenas campos de força como também metáforas para o medo da proximidade com o outro, como bem pontuado no vídeo a proximidade com o outro pode gerar dor e por isso gera um pavor do outro (muito explicado no batido dilema do porco-espinho).
Shinji ao final a obra, após ter seu campo AT derrubado, perde a barreira que o separa dos outros e é confrontado pela noção de que os conflitos da humanidade jazem na incompreensão do outro, contudo ele rejeita a instrumentalização humana, pois julga que apesar da dor e do medo que o outro causa, somado ao fato de que enquanto pessoa ele é preso à condição de jamais ser entendido completamente pelo outro, ainda sim ele prefere ser humano. Já que a noção de si só existe quando existe o outro, Shinji escolhe que as pessoas sejam livres para viver, não que sejam estripados de sua liberdade e individualidade em prol de um mundo sem dor, visto que na cena do parabéns ele reconhece que apesar de toda essa dor há beleza nisso tudo. E logo depois ele exemplifica isso ele demonstra novamente ser uma pessoa falha como qualquer outra e agride a Asuka, e apesar disso Asuka o devolve afagando seu rosto, devolve com compreensão, já Shinji não sabe como reagir a não ser chorando.
PS: olhando novamente só não acho que os pontos ficaram muito óbvios, mas a minha leitura bate absolutamente com toda a sua análise sobre Nitzche e como Eva retrata o amor à vida e a condição humana não apesar da dor, mas pela dor, reconhecendo ela como parte inseparável do ser humano.
Seria muito daora ver uma análise de vcs de ghost in the sheil, o anime tem uma temática muito foda de humanidade
vocês dois são mto legais juntos, felicidades
Eu adoro ficar revendo esse vídeo, obviamente por conta do trabalho fenomenal do canal, mas também porque é uma delicinha ver vocês dois interagindo. Cara, é de uma leveza... è quase como aquela conversa gostosa de quintal, tomando um café com bolinhos. Gente, sério. Sou fâ demais de vcs dois apresentando conteúdo!
Alexandre, aproveitando essa assunto, que tal falar de Devilman cry baby? Foi uma obra que me surpreendeu de mais, principalmente o seu final
Eu assisti e amei Devilman Cry Baby, mas achei um pouco forçado, na tentativa de ser cool... Mas chorei horrores no final e escutei a OST sem parar por uns 3 meses direto do mesmo jeito rsrs
@@MaiaPalazzo então, no começo eu vi tudo dessa forma também, mas quando chegou no final aquela trama se desenrolou de um jeito que me deixou impactado de mais. Acho que o choro no final dessa obra é uma lei 🤣
8:01 que fofoskkkkkk sério a Thaís melhorou muito o vídeo, tá orgânico, divertido e o contecudo tá fluindo bem. Amei.
A carinha do Aleshandreh KKKK "num quero 😩"
_"uma peladinha... uns peitinho..."_
Simplesmente, muito obrigado por nos presentear (mesmo sendo aniversário teu) com está belíssima obra de reflexão, Alexandre. E acima de tudo: Não entra na porcaria do robô, Shinji!
Mano irado, foi muito bom poder ter as explicações de outras referências, inclusive da interpretação de filhos de Lilith e seus defeitos
Grava mais vídeo de Evangelion
Cara deu mais vontade de terminar os mangás da Conrad que a JBC terminou até o 28 e ir atrás das edições de colecionador! Tá demais o vídeo!
PARABAINS, QnS!
Baita trabalho
É PRA ISSO QUE ME INSCREVI NESSE CANAL! Ter vídeo de 55min com o Linck (e a Thais) falando! 🎉🎉🎉
Eu dei um like para compensar o trabalho que deve ter dado fazer uma tese do EVANGELION. Parabéns vocês são ótimos.
o vídeo mais esperado da sarjeta
Melhor vídeo de Eva no TH-cam ❤
Que vídeo maravilhoso! 👏👏👏 Já que Suelen pediu uma sugestão, peço aos digníssimos que falem de Lúcifer e o Martelo, mangá de Satoshi Mizukami publicado aqui pela JBC! Tem umas discussões bem bacanas sobre amadurecimento ao longo da história, com os personagens se perguntando o que é "ser um adulto" várias vezes no decorrer da trama! Fora que, além disso, o mangá tira sarro de obras shounen o tempo todo!
É uma pena que o anime que adapta esse mangá não pareça ter tido o mesmo brilho da versão impressa...
Rebuild é INCRÍVEL. Quero!
Já que vocês falaram de Evangelion e de Cowboy Beepbop, faltam 2 animes esquisitos do final dos anos 90 que meio que mudaram a indústria: Lain, que muita gente considerou na época o contraponto japonês a Matrix e Utena, que é tão esquisito e surtado quanto Evangelion, mas é shoujo.
34:20 ápice do vídeo foi essa risada sincera kkk
"The end of Evangelion" é em parte criado como uma tréplica ao ódio, acusações e depredações feitas na sede da Gainax na época. A tagline "The end of Evangelion" era um antro de ódio na internet e nas discussões sobre o "preguiçoso" final da série. Não é atoa que Shinji age tão fora de personagem, O filme também tem o papel de ser uma forma de dizer: "Era isso o que vocês queriam? Então toma!", uma batalha visceral, um espetáculo audiovisual, e a destruição de um personagem extremamente interessante, uma tentativa de devolver tudo na mesma moeda, e de pintar os "Haters", aqui encarnados no Shinji, com um tom de tinta que lhes parecia razoável, não é atoa que todas as agressões do Shinji são contra mulheres. Mas no fim.
O vídeo do Quadro em Branco sobre Evangelion é um bom começo pra sacar esse rolê todo sobre . Um ótimo comentário sobre os grupos que cercaram a obra durante os anos, principalmente na época dos lançamentos da série e do filme, e da rapaziada mais elitista de hoje.
Vc viu isso tudo 🤔 para mim shinji tem ansiedade e depressão suicídio e pq ele ataca outro pessoal ele deve ter também transtorno explosivo intermitente. Eu tenho transtorno explosivo intermitente muito difícil de controlar 😞😔
@herrisouza Não cara, esse rolê é discutido a mais tempo do que eu sou vivo! Parece ser um negócio pequeno, mas na época mandaram até ameaça se morte pro Anno, o chamaram de preguiçoso ou só condecendentemente julgaram a obra como inacabada por problemas financeiros.
Essa reação explosiva de mandar ameaças de morte a gente só veria crescer a partir de lá, onde hoje em dia é praticamente certo que isso vai ocorrer, não importando o tamanho da discussão.
@@Sk-ud9uy pior que vc tem razão veja jk rowling George R. R. Martin atriz de the last of us 2 e resident evil remake sofrem ameaça de morte etc. Também atriz de star wars
O anime e The end of Evangelion são a maior e melhor obra audiovisual já feitas. Nunca vi algo tão profundo quanto isso
A Thais é o equilíbrio que este canal precisava 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
"Quando você nasce, você recebe um nome, você é chamado". Muito bonito isso.
A dinâmica de vocês dois é muito boa, parabéns pelo roteiro desse compilado de informações e pelo trabalho no geral! podiam repetir mais vezes com você e a thais. Evangelion é bem complexo, mas o barato que me pega é o fator sensorial mesmo. entendo todas as explicações que as pessoas buscam, mas assistir os episódios e acompanhar esses personagens, experienciar tantas emoções traduzidas em imagem e som, pra mim é muito mais valioso do que entender o bagulho tintim por tintim. no mais quero ver os novos longas do anime. tomara que sejam tão bons quanto. Parabéns novamente!
Pessoal, por favor façam do rebuild!! É muito importante! Ele realmente fecha o Eva, inclusive eu sinto como se fosse uma mensagem justamente pra nós que passamos pelas mesas angústias da nossa geração.
Vídeo SENSACIONAL! O Linck e a Thais fizeram um tratado pra dizer que intimidade é uma merda, mostrando como a intimidade deles constrói conhecimento, risos, conexão e o Alexandre levando pito por soltar umas piadinhas nível quinta série...
No mais, fica a sugestão de um mangá que, na minha humilde opinião, trata também desse dilema de individualidade vs coletivo, o I Am a Hero. Nessa história também rola uma moçoroca de consciências humanas e é bastante discutida a perda da singularidade dos indivíduos na sociedade japonesa
Ah mano eu amo esse canal pela mor
Suélen!
O interessante é que assisti Evangelion em dois períodos bem singulares da minha vida: no auge da minha adolescência otaku e já adulto depois de ter passado por uma faculdade de psicologia e bem...a experiência é completamente diferente.
Idem comigo. Assisti a primeira vez no fim do Ensino Médio e inicio da vida adulta. E depois já casado, com profissão e filhos. Duas experiências distintas. Sinto que quando assisti na adolescência , me ajudou por que vivia numa bad desgraçada, mas isso eu entendi quando assisti adulto kkkk
Sou um grande fã do anime de verdade mesmo e amei o video de voces, explicou tudo bem a fundo , abriu ainda mais a minha mente a respeito doque eu ja sabia. Espero os proximos videos sobre os mangás seria incrivel, voces dois mandaram muito bem !!! ✨
Vocês me deixaram mais curiosa para explorar esse universo do anime. Tão complexo, se eu fosse assistir antes de ter uma explicação, acho que não entenderia😅. Façam mais vídeos sobre, esse está incrível. Vocês são ótimos juntos.
Eu sempre tive uma leitura do final que retomava para o título (“Nova Gênesis”) onde Shinji e Asuka se tornam ao mesmo tempo os Adão e Eva bíblicos mas também Caim e Abel (reforçado pela cena do estrangulamento)
A cena do Shinji e todo mundo vivendo num mundo normal é parte do entendimento do Shinji de que mesmo se ele não for um piloto de Eva, ele ainda seria ele mesmo. Já que durante a série ele vai cada vez mais se definindo como piloto de Eva
Faz pouco tempo que tive o prazer de conhecer o canal porém acho ele maravilhoso.
Por favor vídeo de Eden: It's an Endless World!
Mandem mais vídeos de Evangellion! Esse foi o meu companheiro pra zerar a pilha de louça suja aqui de casa 😂😂😂
Sempre me perguntei sobre o Walkman do Shinji e do porque da Rey morar numa bagunça tremenda. Se souberem de algo ou tiverem hipóteses, seria legal ouvir a respeito.
gosto de pensar que durante a instrumentalização todos filhos de lilith compartilharam suas mentes
assim, o shinji no final expressa sua repressão em violência contra uma figura que o desestabiliza e a asuka, sabendo do que o shinji fez enquanto ela estava em coma profere a celebre frase: "kimochi warui "(que nojo)
Adão e Lilith não podiam entrar em contato porque cada um deles representava uma semente distinta. A semente do conhecimento e a semente da vida. A raça Ancestral evoluiu como toda criatura (Semente do Conhecimento) mas chegou ao seu auge científico e tecnológico (Semente da Vida). A união das duas sementes geraria um ser que se assemelhava à raça ancestral (Rei Gigante). O que poderia gerar os mesmos problemas que levaram a Raça Ancestral à destruição, seres que já atingiram o auge do conhecimento e poder representando uma ameaça para o sistema planetário onde poderiam habitar.
Em outras palavras, os lilins representam seres imperfeitos e incompletos que buscavam evoluir (conhecimento), eram codependentes e estavam sujeitos à doenças, envelhecimento e morte. Já os anjos eram seres completos e autossuficientes, capazes de gerar energia ilimitada sem a necessidade de outros seres através de seu núcleo S² (vida), ainda que agissem de maneira coordenada. Porém os lilins, por serem incompletos e individualizados possuíam independência e livre-arbítrio. Já os anjos não. Eles apenas seguiam uma programação.
Isso dialoga com a Kabbalah judaica, uma vez que os anjos, por mais poderosos que fossem, não tem livre-arbítrio. O grande diferencial do ser humano é o livre-arbítrio. Sua capacidade de comer o fruto da Árvore do Conhecimento e tornar-se um ser individualizado, desconectado de Deus. Ao passo que a Árvore da Vida (que aparece em diferentes momentos no anime), representa um retorno à Deus. Uma comunhão, na qual o ser humano perde sua individualidade (campo A. T.) e se une a uma espécie de mente coletiva (LCL).
45:14 Foi isso que entendi quando assisti tb: qualquer ser que deseje reviver sairia da sopa de meleca de vida
Bora Shiji!Entra no Eva e dá like nesse vídeo
Obrigado por esse patrimônio da humanidade e por evangelizar seus escritos❤❤❤ quero muito parte 2!
Esse vídeo é tão bom, uma pérola atrás da outra, mesmo depois de um ano eu me racho de rir
Num jogo de evangelion pra gameboy advence ou pra nintendo ds (que no lançamento era canônico, não sei se ainda é e tinha participação do criador do anime) a seele queria que só eles fossem instrumentalizados e queriam usar o corpo de adão pra virarem uma deidade. Em resumo eles iam matar toda a humanidade p virarem ura só aquela meia dúzia de veio virassem uma divindade e é por isso o Gendo queria passar a perna neles, pq ele não ia poder ser juntar com a esposa. No jogo os veios da seele acreditavam que se só eles virassem fanta laranja e fizessem um eva com o corpo de adão, com a fanta dentro, eles transcenderiam e virariam um ser como a raça primordial. No jogo, eles seguem uma explicação da cabala hermética de que cada ser tem um polo masculino e um feminino e que lilith e adão seriam a separação desses polos dos seres da raça primordial e por isso seria proibido ter dois progenitores por planeta e os impactos seriam um mecanismo caso a duas lanças de longinus se perdessem.