Link na Amazon: amzn.to/3VdxVYN 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Li Sandman com mais de 40 anos. Com um mundo de coisas para fazer nas costas, uma das poucas coisas que às vezes alguém de meia idade pode fazer (especialmente se mulher com jornada tripla de trabalho, casa e estudo como eu) é dedicar tempo ao que gosta, e para mim uma das coisas é ler. Na minha juventude, quando podia devorar várias obras, justamente nos idos do início dos 90, não tive acesso à Sandman. Pessoalmente, eu amei os livros e fiquei hipnotizada com a arte (especialmente as capas), personagens e situações (as de desespero achei muito factíveis). Senti como um mergulho interno e adorei as histórias paralelas, como as da gatinha e a do avô lobisomem. O Linck tem criticas muito pertinentes e verdade que nem sempre o ritmo das histórias se sustenta, mas para mim a HQ foi mágica, um misto de assombro e reflexão, talvez pelo mundo adulto ser justamente tão o contrário: governado pelo material, pelo pragmático, pelo imediato e pelo prático.
O problema do Alexandre é que sempre que ele toca nesse assunto ele esquece de dizer que quadrinho não é menor porque não é literatura. Isso é muito importante dizer, porque a maioria das pessoas defende que quadrinho é literatura, só o faz pq acha que literatura significa algo maior e acha que o Alexandre tá diminuindo os quadrinhos quando diz que não é. A gente sabe que o Alexandre não tá diminuindo, mas muita gente só o ataca pq não entendem essa parte.
Cara, Sandman é amadurecendo, logo ler isso na adolescência tem outro significado. Pelo menos para mim o foi, e também teve o papel de porta de entrada para outras obras.
Tem obras pra caralho que eu sinto que só tem o impacto devido mesmo se você ler com uma certa idade. Muita coisa só faz sentido porque conversa com o cérebro de um adolescente, por exemplo; fala diretamente das angústias e da visão de mundo da pessoa naquela faixa etária, vivendo aquele momento da vida. Algumas até dá pra pegar quando você vê de fora, outras não.
@@batmabel com certeza. Fica claro que todo fã de sandman foi vítima desse processo, alguns admitem, como o cara do comentário acima, outros não. Tem coisa que as vezes até é ruim, mas num momento de escassez foi a única coisa que vc tinha pra consumir, numa época sua de turbulência e solidão adolescente, foi a sua única companhia, que te ensinou, te entendeu... (muito comum na era pré internete, pré streaming etc) Vc mostra aquilo pra outra pessoa que não está no mesmo contexto, ela só vai ver que se trata de mais uma obra com sérios problemas. É esse o papel que o A. Linck está fazendo, libertando as pessoas desse transe.
Sou muito fã da série de quadrinhos, foi algo que me influenciou muito. Mesmo eu sendo fã adorei o seu vídeo e o pq de vc a considerar superestimada trazendo todo o contexto necessário. Parabéns pelo belíssimo trabalho professor.
Oh, o Link se sentiu excluído porque não embarcou no Sandman quando estava mais popular. Vamos todos abraçar o amiguinho para ele ficar com o coração quentinho.
Não sei se Sandman é a melhor Hq de todos os tempos, não li tanto assim. Só sei que as histórias de Sandman vão na minha mente até o fim da minha vida. Jamais esquecerei os sentimentos e pensamentos que vivenciei simplesmente por ter conhecido Sandman
Primeiro: faça um vídeo sobre Camelot 3000. Segundo: faça mais vídeos sobre o Monstro do Pântano . Terceiro: Linck elogiou Sandman ( bastante ), mas não gosta do marketing feito sobre ela (um marketing mentiroso mas o que esperar de uma grande empresa, e que não diminui em nada as qualidades da obra ). Obrigado pelo vídeo e por admitir que gosta ( com ressalvas ) de Sandman, continue falando da obra, valeu!
Minha sincera opinião: nunca vai existir o melhor quadrinho de todos. A questão não é de quem é o melhor nem em roteiro, história, personagens, ambientação, mas sim qual nos acomoda mais, nos atinge, faz nos sentirmos confortáveis com o que estamos lendo e adentrando no mundo. Quando vc aceita os acertos e os erros de uma história, vc ss sente mais a vontade de ler e sentir que faz parte daquele mundo, como se fosse sua casa.
Gosto do canal mas acho que esse é provavelmente uma das piores críticas que você já fez em questão de embasamento e foco naquilo que você quer dizer. O resumo do vídeo é basicamente você não entendendo o hype sobre algo e o motivo das pessoas glorificarem tanto e achar que uma estratégia publicitária específica feita em uma determinada época para o público norte-americano tem efeito até os dias atuais pelo mundo inteiro! você só criticou questões comerciais da época em que 'Sandman' saiu e como a editora se adaptou pra comercializar essa obra pro público geral naquele contexto. Ficou meio mesquinho da sua parte esses malabarismos todos pra buscar motivos pra entender o porquê algo que você não admira é tão admirado e amado por tantas pessoas e não ofereceu uma resposta concreta sobre 'Sandman' não ter que ser a melhor hq de todas pra elas e você nem mesmo terce algo negativo sobre a obra somente sobre a DC, tenho certeza que o marketing por trás desses quadrinhos franceses que tu paga pau são tão pedantes quanto e muito mais gente compra eles sentindo que de alguma forma tão consumindo algo superior à mídia de super-heróis do que comprariam um produto "DC Vertigo" por exemplo. Dito isso, não importa o que você acha, Sandman conquistou sua reputação com o tempo independente de estratégia de marketing específica por uma indústria opressora capitalista americana e bla bla bla; simplesmente muita gente considera a melhor porque durante anos diversos leitores gostaram e recomendaram principalmente em listas de leitura em comunidades/fóruns na internet, as pessoas se comoveram e foram cativados pela história de alguma maneira e assim Sandman foi se renovando para as gerações seguintes o que acabou o consagrando. Sinceramente, você deveria simplesmente apagar esse vídeo horroroso e sem sentido.
Além de ser um covarde que não teve a honradez de citar o que é melhor que Sandman. Covarde porque ? Porque iriam cair em cima do pseudo crítico e suas preferências que nem gostaria de saber no fundo de minha alma.
Nao é literatura, Mas devo admitir que nunca chegaria a ler Shakespeare se não fosse por Sandman, então pra mim foi uma porta pra comecar a procurar Livros realmente.
Existem, assim como em todas as áreas os estudiosos das áreas, desenhistas de quadrinhos , autores de quadrinhos ou pelo menos jornalistas que de fato cobrem quadrinhos. A questão é essas frases, essas listas não são construídas através de consenso intelectual de quem é da área mas sim por empresários visando o lucro. Como tudo
@@levadamusic Não, não existe ninguém que vá dizer qual melhor quadrinho existente. Elegem. Assim como elegem "o homem mais bonito", melhor álbum do ano. Tudo extremamente subjetivo. Não existe ninguém que vá cravar isso.
Já tinha ouvido falar de Sandman, mas cheguei aos quadrinhos através dos livros do Neil Gaiman que são belissimamente escritos. Não sou um purista de quadrinhos, mas para mim é óbvio que é algo de alta qualidade.
Mas cara, eu n fui influenciado por nada do q vc falou no começo do vídeo e me amarrei. Eu conheci essa HQ por acaso numa biblioteca municipal do meu bairro, entre 2010 e 2012, e me encantei pelas reflexões. Inclusive foi uma das coisas q me fez soltar das amarras da religião(leia-se cr1sti4nismo). Felizmente, eles tinham todos os 7 volumes daquela edição grandona, e pude ler gratuitamente. Eu só tenho tbm 3 amigos q eu sei q leram, e nenhum deles consideram "a melhor", mas sim uma das melhores, assim como eu. E até vc falar disso, eu nem fazia ideia de q tinha uma comunidade q paga mto p4u p obra.
Não sei se havia na versão publicada na Editora Globo, mas na versão que li, quando saiu pela "Metal Pesado", a história onde aparece o Constantine há várias notas contextualizando as músicas tocadas na edição, que elas faziam parte de uma campanha britânica para a conscientização sobre a AIDS. Nessa nova leva, da Panini, não aparece isso (não sei quantos aos omnibus, sou pobre), e sinto falta disso nas edições. Acho que valeira a pena esse tipo de localização, pois naquela época não existia segurança e eficácia no tratamento antirretroviral, e isso é mostrado graficamente na arte, mostrando como a ex do Constantine está praticamente se desfazendo, estando sozinha ali na casa. Outra coisa, na versão da MP, o editor ensina que a pronúncia do nome é "cons-tan-tai-ne", e não "cons-tan-tí-ne"... Vale essa curiosidade... Parabéns pelo vídeo...
Lembro que tinha um outro Sandman na Vertigo, nos anos 90, cujas histórias se passavam nos anos 1920, era um personagem meio detetivesco. Gostaria de ver um vídeo sobre esses outros personagens da Vertigo, como Livros da Magia e Sebastian O, e também mais vídeos sobre Monstro do Pantano.
Essa foi a primeira versao do personagem, uma espécie de detetive pulp. Com o sucesso da obra do Gaiman, a DC lançou histórias novas do original, uma delas escritas pelo próprio Neil Gaiman
Tá, eu entendi todo o argumento em volta da pretensão do marketing transformar Sandman em alta literatura e tal. Mas o que isso o impede de ser, mesmo que não a melhor, mas uma das melhores HQs? Eu pensei que o vídeo iria tratar alguma incoerência na narrativa, em furos de história e principalmente na própria estrutura estética e afins.
Sandman ta no meu top 3, depois de Hellblazer e antes de Hellboy. Minha fixação com Sandman é muito mais sobre do que Sandman se trata e sobre as referências q o Neil usou. Quando vc pega pra ler sobre ocultismo, tu começa a catar as refs em Sandman e achar cada vez mais incrível a HQ. N é superestimada, ela é incrível exatamente como todos falam q ela é.
SANDMAN É O MELHOR QUADRINHO DE TODOS OS TEMPOS (pra mim) Excelente bídeo, meu nobre, só uma correçãozinha/curiosidade boba: A série deixa essa questão do triunvirato do inferno de lado (embora parece dar uma pincelada nisso na cena pós-créditos que é teaser da próxima temporada), mas, de qualquer forma, essa coisa do triunvirato não foi criada pelo Gaiman, ela já vem da continuidade da DC da época e foi estabelecida, até onde eu saiba, no Hellblazer de Garth Ennis, título sobre o qual adoraria ver mais vídeos
Sim, queremos mais vídeos sobre Monstro do Pântano, Sandman, Camelot 3000 e outras séries do selo Vertigo. Extende pro selo Wildstorm e faça vídeo sobre Planetary também, por favor. Bat-abraço!! ❤❤
Amo Sandman. E ok, reconheço que não é o melhor quadrinho de todos os tempos. Mas foi o que me fez quadrinhos adultos e só por isso já é importante pra mim. E virei fã, sim. Do tipo que tem todos os formatinhos e todas as edições e que sempre relê com muito prazer, até nostálgico. A série de TV é fraquinha rs
O que me irrita é ele falar, "vamos falar da sociedade" e não fala merda nenhuma e é da sociedade do fim dos anos 80 que sai boa parte a influencia do Sandman.
Boas Link! Sugiro um video falando sobre o desenho Caverna do Dragão. Poderia ser feito um paralelo entre o jogo de rpg e a animação. A estética e a linguagem diferenciadas em relação aos outros desenhos da época. A teoria do verdadeiro final macabro. Enfim, acredito que tem vários temas interessantes que poderiam ser abordados.
Eu quero ler essa série, não sei se vai ser falado sobre isso no vídeo, mas tenho dificuldade em descobrir se as edições lançadas hoje em dia têm todas as edições. Aquela edição especial 30 anos, por exemplo
Sim, da edição 1 a 10 tem as 75 edições da série mensal, edição 11: Noites sem fim, edições 12 e 13: as duas versões de Caçadores de sonhos e edição 14: Prelúdio ( que deve ser lido por último ).
Linck é o músico chatão que diz que Beatles não é tudo isso kkkkkk po, todo mundo sabe, mas mora no coração já. Sandman emociona as pessoas de um jeito profundo demais, e de maneiras muito diferentes. Mas Sandman cresce, e vai se tornar mior (Casa de Bonecas é chato pagarai por ex, enquanto que Canção de Orfeu/Vidas Breves são arcos muito bons) Até chegar em Overture, que realmente é a Obra Prima da série. Mas todo mundo só fica dando volta nos primeiros arcos, resultando nas mesmas falas e críticas. e deu né? Bora tocar o barco. Ele tá encalhado aí há bastante tempo, já. Muito bom o vídeo!
Que época que Beatles era alguma coisa? Eu ouvi a frase "melhor banda de todos os tempos" enquanto ouvia fucking Black Sabbath 🍷🗿 Não peguei em que ano ouvi isso.
Mesmo sendo marginal, o vido trata do que mais gosto em Sandman: como a narratova aborda pessoas comuns (ou nem tanto) tendo que lidar com esses seres divinos. Minhas histórias favoritas são as que o Morfeus tem menos tempo de tela.
Poxa Linck não é possível, com a quantidade de lixo de quadrinhos que eu já li não acredito que Sandman não esteja pelo menos no patamar dos "muito bons". Não acredito que ele seja o melhor deixando claro embora seja o meu favorito.
@@RabeloGabriel Comparação rasa e vazia ao máximo. Não precisa citar o Liefield, ou querer dizer que Sandman chegou onde chegou porque na época tudo se destacava. Só pegar qualquer edição de Sandman e analisar o roteiro e arte que fica claro a distância dela para uma porrada de outras obras. Não quer dizer que seja a melhor (isso foi só mais um espantalho bobo do Linck mesmo), mas não é sem mérito artístico que ela se senta ao lado das melhores.
Reli Sandman em 2020 e ainda m parece muito melhor do q quase tudo o q já li d Marvel e dc. O Linck obviamente faz uma leitura enviesada devido ao discurso promocional da revista na época. E talvez por gostar d ser do contra porq sim. Falou nada sobre a obra,ficou circundando em torno d contexto. Acredito q críticos têm seu papel, mas o limite deles é q precisam fazer uma leitura objetiva e tem coisas q nos tocam apesar do discurso q as embala.
Ei Sarjeta, dá para falar daquele conto, "Eu não tenho boca e preciso gritar" de Harlan Hellison? Tem um jogo sobre o conto, mas também faz parte de uma série de contos de um livro com o mesmo nome.
Sobre o Sandman, seria interessante explorar como que o trabalho do Sidão e do Leandro Luigi del Manto (responsáveis pela edição do título do Lorde Moldador pela editora Globo) contribuíram para esta formação da identidade de um leitor de quadrinhos adultos aqui no Brasil.
Quase sempre pulo ads, mas ver o linck fazendo uma propaganda me deixou com um sentimento estranho de orgulho, não tive como pular. Alias, ótimo vídeo como sempre!
Obviamente o contexto sócio/histórico/cultural foi de extrema importância para se criar a "lenda" em torno de Sandman, como você bem ilustrou. Mas isso não invalida a qualidade da obra (isso inclusive é reiterado por você quando cita o livro 1984 e afins, que são obras contestadas pelo contexto em que foram criadas). Se é "a melhor HQ de todos os tempos?" Pra muita gente sim, e pra milhares de outras pessoas não. A alcunha de "obra genial e absoluta" é claramente a mania estadunidense de se achar o centro do mundo. Isso torna a HQ ruim? Não. Minha experiência com Sandman foi a de alguém que era criança quando a série começou a ser publicada e não sabia quase nada sobre ela quando foi ler, já adulto. Portanto, foi sem grandes expectativas que comecei a leitura (não tinha em mente todo esse imaginário que se construiu em cima dela), muito porque a estética do Sandman dialogava com o que eu gosto de consumir. Já tinha lido quadrinhos "adultos", inclusive mangás mais pesados, mas não foi essa característica que ressaltou, pra mim, em Sandaman. Porque apesar de ter várias questões da realidade, o que me pegou em Sandman foi a idéia do mundo onírico, da fantasia e do horror presente nos arcos, e a "imaturidade" de alguns personagens (Morfeu muitas vezes erra feio) afasta eles do ideal de adulto bem resolvido, muito pelo contrário, o que apreendi de Sandaman é que ser adulto é renunciar, sofrer, errar, perder e algumas vezes conseguir também. Acho que o que prejudica Sandman é o fandom (clichê dos clichês!) e a idéia que é uma HQ suprema, "alta literatura" em quadrinhos e qualquer coisa do tipo. Se você conseguir ler Sandaman com certa neutralidade (quase impossível hoje em dia!) então, PARA VOCÊ, ela vai ser tudo isso e mais um pouco, caso goste, que foi meu caso. Ou pode odiar também. Reconheço o quanto essa indústria é nociva, gerando monopólio e invisibilizando outros artistas e obras que poderiam também estar no patamar comercial de Sandaman, chegando a mais pessoas. Mas isso a torna ruim? Não. O que me incomodou no seu vídeo não foi o vídeo em si (muito bem feito, cheio de referências, ironia e provocações, como você costuma fazer), mas sim o bait de "NUNCA foi tudo isso". Gosto é subjetivo, e pra além disso é indiscutível a qualidade artística da obra. Já li muita coisa depois de Sandman, obras "consagradas", e continuo achando Sandaman MUITO boa e acima da média até hoje.
POR FAVOR! FALE MAIS OSBRE SANDMAN. Se puder falar sobre a aposentadoria do Lucifer e tudo que acontece o inferno, eu ficaria muito feliz. Ou sobre a Morte ou Delírio, acho elas duas personagens muito interessantes. Ou talvez sobre o quão humano os perpétuos são, até certa medida
Vale mencionar que o triunvirato no inferno não é ideia do Gaiman, mas algo que já estava ocorrendo nas HQs da DC da época. A primeira menção é na série Hellblazer escrita pelo Jamie Delano, como consequência do que ocorre ao final do arco "Gótico Americano", na revista Monstro do Pântano, escrita pelo Alan Moore. Gaiman, mesmo, depois descarta o Triunvirato em "Estação das Brumas".
Confesso que gostei muito da apropriação de Sandman de Sonho de Uma Noite de Verão não por sua suposta "virtude literária", mas pelo que, na época que li, me pareceu muito mais próximo de uma "teatralidade". Explico: como a dramaturgia clássica opera não apenas pelos diálogos como também pelas rubricas, ver o texto de Shakespeare em imagem (e em uma releitura, ainda por cima) na época me pegou muito (e estamos falando de uns 20 anos atrás). Fiquei com vontade de reler só pra ver se eu teria impressões diferentes hoje em dia.
Cara, fale sobre Camelot 3000. Lembro que cai numa edição dessa minissérie num sebo quando era criança, junto com Moonshadow. Tomei um susto pq abri uma página perto da minha mãe justamente onde mostra duas moças fazendo travessuras 😂 depois de mais velho, li e achei ótimo. Por mim aliás, tinha que ter uma análise de tudo que veio dessa leva, inclusive tudo do amado selo vertigo, seja os bons ou não tão bons títulos.
Comentário após ver o vídeo: Sandman é uma grande obra, a thumb é polêmica mas o problema é a monetização das fantasias sobre a passagen para a vida adulta. E apesar disso, a transição dessa fantasia juvenil para uma fantasia amadurecida é importante, do contrário viramos adultos que agem como adolescentes.
O que é produção "pretensiosa"? Quando algo é produzido, não tem o produtor/criador/desenvolver o objetivo que ele seja reconhecido como algo de qualidade?
Que crítica fantástica. Como sou ignorante sobre quadrinhos,só soube de sandman com a série,e porque eu sou dessas,fui ouvir críticas sobre pois achei interessante pelo resumo.A Isabela Boscov me convenceu a ver,mas não fiz isso na época,embora ainda pense em ver.
mas a sério é horrivel mesmo, se for pra conhecer sandman pela série é melhor não perder seu tempo, o HQ é um dos melhores por um motivo, e a série nem de longe passa essa magia que a HQ tem
Acho que o monstro do pântano foi bem delicioso de ler também, mais que o sandman. Hmmm, gostei de fábulas também da vertigo, mas não diria que seria um dos melhores, só foi um pouco diferente e quebra um pouco a perspectiva da Disney acerca de alguns personagens folclóricos.
Nunca vi nem ouvi nenhuma propaganda dele e, ainda hoje, é meu título mais querido. Não chegaram a me enganar com isso, mesmo porque, eu era adolescente e bitolado na epoca rs...
6 coisas q acho q foram ruins na série: 1 Aparência do sandman: além de seus olhos n serem pretos ele está vestido com roupas mt normais, é um sobretudo, n uma túnica preta. 2 Aparência da morte: a cruz andada deveria ser maior, além disso n há aquela tatuagem logo abaixo dos olhos. Outra coisa é que, embora a atriz tenha atuado mt bem, n acho q seus traços combinam com a personagem, melhor seria a atriz da rose Walker nesse caso. Outra questão é que a pele dela n era branca, aqui n me refiro a etinia, a morte em sandman n é “branca caucasiana” ela é literalmente branca, como osso, tal qual uma atriz afrodescendentes poderia inclusive ressaltar este aspecto, mas n foi o caso. 3 John Constantine é mulher: Substituíram o constantine por uma mulher devido a direitos autorais mas, achei q ficou esquisito. O constantine tem uma personalidade, problemas e qualidades mt masculinos, se fosse qlqr outro personagem, até o próprio Sandman ia encaixar melhor q nele. 4 O orgulho: O ator poderia ser mais andrógino. O escolhido achei q ficou mt uma vibe transformista, acho q podia ter sido alguém com traços mais delicados. Pra mim o Ezra Miler seria perfeito, o problema é que ele pirou né… 5 Na parte da cafeteria, que tem o maluco lá mechendo com os desejos de cada um, acabam se formando 3 casais, um gay, um lésbico e um hétero, há um take de um beijo hétero, seguido por o de um beijo lésbico, mas n há do gay. O único dos casais q é mostrado de forma mais problematica e, n romantizada, é o gay, pelomenos pelo q vi. 6 Lúcifer: a atriz do Lúcifer n era realmente andrógina, claramente era uma mulher. Fora isso adorei a serie, tanto em quesito narrativo, quanto estético, há troca q eu mais gostei foi a bibliotecária do Sandman, q passou de uma aparência genérica para uma mais particular q combina com a estética do Sonhar.
Fala sim de Camelot 3000, Link. Pirei quando li a versao censurada nos gibis de herói da Abril, mais ainda quando a mesma Abril publicou sem censura e como minissérie.
Sandman é uma das histórias que me deixou muito envolvido com hqs, eu gosto muito da jornada de Morpheus, agora dizer que é a melhor de todos os tempos é sacanagem kkkkkkkkkk
Que vídeo perfeito, dps de ver talvez compre algumas HQs de Sandman eu amo desde de 2022 quando saiu a série, mais o arco da busca da pedra nas HQs me chamou muito mais atenção principalmente ao saber que o vilão é o John Dee
(AVISO: Textão de palestrinha abaixo, leia por conta e risco) EU NÃO SEI COMO O LINCK CONSEGUIU FAZER ISSO MAS ELE...fez eu gostar ainda mais de sandman hehe. mas sério, adorei essa análise sobre o primeiro arco , não é um arco que eu odeie mas passa meio batido quando eu lembro do que eu gosto nessa grande saga, meu arco favorito é o do vidas breves, eu acho lindo a forma como é uma história de família tentando se entender e aceitar as diferenças que cada um passou e está passando no momento, a única diferença é que eles não são pessoas. Sobre o lance dessa pretensiosidade que o quadrinho legitimou para si, tá, até concordo, eu falo que sandman é um dos melhores quadrinhos que eu li pelo quanto que ele abre a minha imaginação, fala de temas e conceitos que eu ainda não tinha pensado que podiam ser explorados dessa maneira e que sempre quando eu volto me dar novas margens pra leitura e me faz sentir maravilhado com o quão quadrinhos são ilimitados, pensar a morte, algo que nos aflige e nos persegue diariamente, como uma velha amiga que iremos reencontrar quando for nossa hora de ir, nossa, isso me dá conforto, mesmo que seja temporário, já ajuda muito. Enfim, bom vídeo linck, E VAI LAVAR A LOUÇA.
Sandman está longe de ser o melhor quadrinho, mas com certeza, foi algo que, devido a suas referências, fez muita gente ir atrás de ler drogas mais pesadas, Shakespeare, Mann, |Joyce, Goethe,,, quando se tem 13 anos, sem internet e vc quer l er essas coisas, as pessoas olham pra vc com misto de estranheza e admiração. muito embora eu prefira as história da morte
Eu li novamente Deuses americanos, é legalzinho e tal, mas quando eu li na primeira vez achei incrível, mas não tinha parâmetros, e certamente me baseei na opinião de terceiros que provavelmente foram pagos pra dizer isso. As melhores partes são da chegada de imigrantes na América e no que eles acreditavam.
Camelot 3000 é genial! Um dos melhore quadrinhos q ja li... Faça video sim! Outro, Jonah Hex, essa edição de luxo da Panini tb vale um video, puta quadrinho de western q é um tremendo deboche!
Sigo amando Sandman. Gosto mt da forma do Gaiman de contar histórias no geral. Sandman e livros da magia foram minha porta de entrada pras obras dele e tem algo que ressoa mt comigo que não sei explicar mt bem. Dito isso, bom vídeo.
Uma coisa que nao foi dita no vídeo mas acho importante comentar: ao contrário de outras obras do mesmo período que tinham essa pegada mais "adulta", Sandman conquistou um grande público feminino. Inclusive, foi uma amiga da faculdade que me apresentou a obra pela primeira vez. E isso é um grande diferencial porque mesmo as obras do Alan Moore tem um componente masculino muto forte. Violência e política, basicamente. Não que Sandman não tenha violência, mas é um tipo de violência mais ligada ao universo feminino. Por exemplo, a de serial killers, que são na maioria homens assustadores que personificam tudo o que uma mulher teme em um homem desconhecido mas ao mesmo tempo charmosos ou com personalidades intrigantes, que estimula as pessoas a querer entendê-los em vez de simplesmente repudiá-los baseadas em suas ações grotescas (não à toa existe um interesse muito grande de mulheres em geral por true crime). John Dee não é um vilão que merece um castigo, a sua própria mente é o castigo. Corítnio é um erro do Sandman, ele o destrói não para castigá-lo, mas porque entendeu isso (e por isso mesmo cria outra versão do pesadelo). Também há violência nas relações afetivas, ligadas a vinganças pessoais e rancores (como de Morpheus em relação às suas amantes, de Tessália em relação a Morpheus, de Desejo em relação a Morpheus, da mãe, Hypollita Hall, que perdeu o filho, etc.). Em suma, não é derramamento de sangue gratuito. Não é genocídio em prol de alguma ideologia política ou religião ou algo maior ou para provar algo como a gente vê em Watchmen ou A Piada Mortal. Há um componente mais pessoal. Eu diria que a violência em Sandman é motivada por caprichos emocionais. Fora, é claro, o protagonismo de mulheres. Você tem personagens femininas como protagonistas, muito bem construídas. Em "A Casa de Bonecas" e "Um Jogo para Você", Morpheus é jogado para escanteio para dar protagonismo a personagens femininas. Talvez uma abordagem mais masculina, de querer "racionalizar" e entender Sandman não seja a mais adequada. Isso independente do gênero de quem tenha essa abordagem. Eu uso o meu lado feminino para ler. Sandman meche com os sentimentos. A primeira vez que eu chorei lendo uma HQ foi com Sandman. Na cena em que a Barbie sonha com a amiga trans dela, com uma aparência totalmente feminina ao lado da Morte, dando um tchau pra ela. É poesia, é sentimento, não adianta tentar racionalizar. Tal como poesia, só é preciso deleitar-se e se permitir sentir.
@@minmoraes.daun2005 isso não muda os fatos. Sandman tem um público feminino maior porque aborda temas femininos. Se o Gaiman o fez - e provavelmente o fez - par predar mulheres não empobrece a história. Pelo contrário, enriquece, no sentido de você ter uma história contada pelo viés de um abusador.
Link na Amazon: amzn.to/3VdxVYN
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Não é uma crítica à Sandman o vídeo. É uma crítica à Dc.
Muito bom o vídeo Calvinhos na Sarjeta.
Pessoas nervosas por click bait, ele repete umas5x que Sandman é bom, até genial
(Extra, extra, nerds feitos de bobos novamente
Exato
@@rauldantas6135 como diria o sabio "14 pessoas enganadas extra extra"
Calvinhos na sarjeta.😅 (Põe a risada do Quico aqui.)
Li Sandman com mais de 40 anos. Com um mundo de coisas para fazer nas costas, uma das poucas coisas que às vezes alguém de meia idade pode fazer (especialmente se mulher com jornada tripla de trabalho, casa e estudo como eu) é dedicar tempo ao que gosta, e para mim uma das coisas é ler.
Na minha juventude, quando podia devorar várias obras, justamente nos idos do início dos 90, não tive acesso à Sandman.
Pessoalmente, eu amei os livros e fiquei hipnotizada com a arte (especialmente as capas), personagens e situações (as de desespero achei muito factíveis).
Senti como um mergulho interno e adorei as histórias paralelas, como as da gatinha e a do avô lobisomem.
O Linck tem criticas muito pertinentes e verdade que nem sempre o ritmo das histórias se sustenta, mas para mim a HQ foi mágica, um misto de assombro e reflexão, talvez pelo mundo adulto ser justamente tão o contrário: governado pelo material, pelo pragmático, pelo imediato e pelo prático.
irei sintetizar esse vídeo em um frase:
Fã ou Hater ?
contém ironia...
Você leu on-line? Por onde leu?
@@stefaniecarolinakarnitsch678 não, li a coleção de um amigo emprestada, mas quando tiver como comprarei o box
ótimo comentário.
@@allinecosta7293 coitadas das mulheres né, elas sofrem muito.
Se Linck fosse um Perpétuo ele seria Discórdia!
Seria o Danoninho
O problema do Alexandre é que sempre que ele toca nesse assunto ele esquece de dizer que quadrinho não é menor porque não é literatura.
Isso é muito importante dizer, porque a maioria das pessoas defende que quadrinho é literatura, só o faz pq acha que literatura significa algo maior e acha que o Alexandre tá diminuindo os quadrinhos quando diz que não é.
A gente sabe que o Alexandre não tá diminuindo, mas muita gente só o ataca pq não entendem essa parte.
Ele já explicou isso mais de uma vez em live, deve ter no canal de cortes da época que o povo tava querendo o Maurício de Souza na ABL
É que eu tenho a ilusão de que a pessoa usa a lógica: o cara tem canal de HQs, é óbvio que ele não menospreza a parada.
Esperar que pessoas usem lógica na internet é um dos maiores erros que você pode cometer
Poderia ser alguém que gosta de sofrer.
@@danilobcns acho que tem um vídeo mesmo tb, duma época que tava dando discussão com isso, não?
Dito isso, Sandman (hq) é uma obra prima. Recomendo.
bom demais kkkkkk😅
Uma boa obra. Prima não. Prima é pra perder o cabaço 🫣
@@DREW200ful Prima é a filha do seu tio
Não tem como, o Oda é um gênio
EXATO
Já vimos que saiu pretensioso escrito errado na thumb. Daqui a pouco eu corrijo. Valeu o toque.
Ora ora, erra thumb e critica sandman
Muda não, pô. É mais bait ainda pra engajamento de fã de Sandman que vai vir puto já apontando o erro pra tentar te invalidar
Poderia ser exarcebada
Brincadeiras a parte cabe sim mais Monstro do Pantano e Orquídea Negra
Sandman nunca errou uma thumb
Cara, Sandman é amadurecendo, logo ler isso na adolescência tem outro significado. Pelo menos para mim o foi, e também teve o papel de porta de entrada para outras obras.
Tem obras pra caralho que eu sinto que só tem o impacto devido mesmo se você ler com uma certa idade. Muita coisa só faz sentido porque conversa com o cérebro de um adolescente, por exemplo; fala diretamente das angústias e da visão de mundo da pessoa naquela faixa etária, vivendo aquele momento da vida. Algumas até dá pra pegar quando você vê de fora, outras não.
Oq seria um "amadurecendo"
@@batmabel com certeza. Fica claro que todo fã de sandman foi vítima desse processo, alguns admitem, como o cara do comentário acima, outros não.
Tem coisa que as vezes até é ruim, mas num momento de escassez foi a única coisa que vc tinha pra consumir, numa época sua de turbulência e solidão adolescente, foi a sua única companhia, que te ensinou, te entendeu... (muito comum na era pré internete, pré streaming etc)
Vc mostra aquilo pra outra pessoa que não está no mesmo contexto, ela só vai ver que se trata de mais uma obra com sérios problemas. É esse o papel que o A. Linck está fazendo, libertando as pessoas desse transe.
Sandman é maravilhoso. Vou reclamar desse vídeo? Não.
Não é o melhor quadrinho da história, mas é meu favorito.
Fale de Camelot 3000, fale de monstro do pântano, fale do que você quiser. Eu amo esse canal.
Agora que você falou de Sandman, gostaria de pedir uma observação sobre a metalinguagem presente no Homem-Animal de Grant Morrison.
Excelente sugestão. 🙂👍🏻
👍
Mas link vc gosta de Batman
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Argumento irrefutável kkkkkk
ANAOKAKAIAJIAJDIDIADIDIJDIAJDIDJI
Mas ate o neil gaiman gosta do batman 🤷🏻♂️
Estudou tanto pra defender o Batman
Musicoterapia sendo citada, que honra! Sou musicoterapeuta, e fiquei absurdamente feliz pelo link ter falado sobre essa profissão!
Sou muito fã da série de quadrinhos, foi algo que me influenciou muito. Mesmo eu sendo fã adorei o seu vídeo e o pq de vc a considerar superestimada trazendo todo o contexto necessário. Parabéns pelo belíssimo trabalho professor.
Oh, o Link se sentiu excluído porque não embarcou no Sandman quando estava mais popular. Vamos todos abraçar o amiguinho para ele ficar com o coração quentinho.
Quero mais vídeos sobre ecologia e quadrinhos, como as histórias do Monstro do Pântano da Alan Moore.
Não sei se Sandman é a melhor Hq de todos os tempos, não li tanto assim. Só sei que as histórias de Sandman vão na minha mente até o fim da minha vida. Jamais esquecerei os sentimentos e pensamentos que vivenciei simplesmente por ter conhecido Sandman
O que mais gosto do Linck é que ele consegue falar com propriedade até quando está errado
kkkkkkkkkk
Primeiro: faça um vídeo sobre Camelot 3000.
Segundo: faça mais vídeos sobre o Monstro do Pântano .
Terceiro: Linck elogiou Sandman ( bastante ), mas não gosta do marketing feito sobre ela (um marketing mentiroso mas o que esperar de uma grande empresa, e que não diminui em nada as qualidades da obra ).
Obrigado pelo vídeo e por admitir que gosta ( com ressalvas ) de Sandman, continue falando da obra, valeu!
Eu amo Sandman, mas sua reflexão é muito importante principalmente agora que estou descobrindo os quadrinhos dos anos 40 e 70 de vários países.
Minha sincera opinião: nunca vai existir o melhor quadrinho de todos. A questão não é de quem é o melhor nem em roteiro, história, personagens, ambientação, mas sim qual nos acomoda mais, nos atinge, faz nos sentirmos confortáveis com o que estamos lendo e adentrando no mundo. Quando vc aceita os acertos e os erros de uma história, vc ss sente mais a vontade de ler e sentir que faz parte daquele mundo, como se fosse sua casa.
Gosto do canal mas acho que esse é provavelmente uma das piores críticas que você já fez em questão de embasamento e foco naquilo que você quer dizer.
O resumo do vídeo é basicamente você não entendendo o hype sobre algo e o motivo das pessoas glorificarem tanto e achar que uma estratégia publicitária específica feita em uma determinada época para o público norte-americano tem efeito até os dias atuais pelo mundo inteiro! você só criticou questões comerciais da época em que 'Sandman' saiu e como a editora se adaptou pra comercializar essa obra pro público geral naquele contexto. Ficou meio mesquinho da sua parte esses malabarismos todos pra buscar motivos pra entender o porquê algo que você não admira é tão admirado e amado por tantas pessoas e não ofereceu uma resposta concreta sobre 'Sandman' não ter que ser a melhor hq de todas pra elas e você nem mesmo terce algo negativo sobre a obra somente sobre a DC, tenho certeza que o marketing por trás desses quadrinhos franceses que tu paga pau são tão pedantes quanto e muito mais gente compra eles sentindo que de alguma forma tão consumindo algo superior à mídia de super-heróis do que comprariam um produto "DC Vertigo" por exemplo. Dito isso, não importa o que você acha, Sandman conquistou sua reputação com o tempo independente de estratégia de marketing específica por uma indústria opressora capitalista americana e bla bla bla; simplesmente muita gente considera a melhor porque durante anos diversos leitores gostaram e recomendaram principalmente em listas de leitura em comunidades/fóruns na internet, as pessoas se comoveram e foram cativados pela história de alguma maneira e assim Sandman foi se renovando para as gerações seguintes o que acabou o consagrando.
Sinceramente, você deveria simplesmente apagar esse vídeo horroroso e sem sentido.
Além de ser um covarde que não teve a honradez de citar o que é melhor que Sandman. Covarde porque ? Porque iriam cair em cima do pseudo crítico e suas preferências que nem gostaria de saber no fundo de minha alma.
Vi uma teoria muito boa que a Ana Maria Braga é o anti-sandman
Conte-me mais
O cara solta uma dessa e nos abandona @@lucas11235
Eu também vi, muito boa mesmo hdydhudhdy
MAs ela é. Se você ler o Sandman vai entender maior plot twist da série. Procura Daniel Sandman se quer spoiler
Como assim kkk
Vim ver o Link detonar minha HQ favorita
@tainanSM sim e eu fiquei muito feliz huahauahaua
Nao é literatura, Mas devo admitir que nunca chegaria a ler Shakespeare se não fosse por Sandman, então pra mim foi uma porta pra comecar a procurar Livros realmente.
Nunca li Sandman, mas vc falando da história fiquei empolgado
Não existiria ninguém para dizer qual o melhor quadrinho de todos os tempos, mas acredito que seja unânime que, dentre os melhores, Sandman está lá.
Existem, assim como em todas as áreas os estudiosos das áreas, desenhistas de quadrinhos , autores de quadrinhos ou pelo menos jornalistas que de fato cobrem quadrinhos. A questão é essas frases, essas listas não são construídas através de consenso intelectual de quem é da área mas sim por empresários visando o lucro. Como tudo
@@levadamusic Não, não existe ninguém que vá dizer qual melhor quadrinho existente. Elegem. Assim como elegem "o homem mais bonito", melhor álbum do ano. Tudo extremamente subjetivo. Não existe ninguém que vá cravar isso.
Bom, deve existir o melhor quadrinho no quesito técnico.
Toda essa parte da lanchonete eu gosto muito tanto no quadrinho até na série
Já tinha ouvido falar de Sandman, mas cheguei aos quadrinhos através dos livros do Neil Gaiman que são belissimamente escritos. Não sou um purista de quadrinhos, mas para mim é óbvio que é algo de alta qualidade.
Um quadrinho bom, com ótimos momentos e superestimado. Isso define bem Sandman.
Adoro quando o Linck faz vídeos amargurado... Kkkkkkkk
Mas cara, eu n fui influenciado por nada do q vc falou no começo do vídeo e me amarrei.
Eu conheci essa HQ por acaso numa biblioteca municipal do meu bairro, entre 2010 e 2012, e me encantei pelas reflexões. Inclusive foi uma das coisas q me fez soltar das amarras da religião(leia-se cr1sti4nismo).
Felizmente, eles tinham todos os 7 volumes daquela edição grandona, e pude ler gratuitamente.
Eu só tenho tbm 3 amigos q eu sei q leram, e nenhum deles consideram "a melhor", mas sim uma das melhores, assim como eu.
E até vc falar disso, eu nem fazia ideia de q tinha uma comunidade q paga mto p4u p obra.
Fala de Spawn... Eu sei que tem vídeo, mas podia falar mais das tretas!
Não sei se havia na versão publicada na Editora Globo, mas na versão que li, quando saiu pela "Metal Pesado", a história onde aparece o Constantine há várias notas contextualizando as músicas tocadas na edição, que elas faziam parte de uma campanha britânica para a conscientização sobre a AIDS. Nessa nova leva, da Panini, não aparece isso (não sei quantos aos omnibus, sou pobre), e sinto falta disso nas edições. Acho que valeira a pena esse tipo de localização, pois naquela época não existia segurança e eficácia no tratamento antirretroviral, e isso é mostrado graficamente na arte, mostrando como a ex do Constantine está praticamente se desfazendo, estando sozinha ali na casa. Outra coisa, na versão da MP, o editor ensina que a pronúncia do nome é "cons-tan-tai-ne", e não "cons-tan-tí-ne"...
Vale essa curiosidade...
Parabéns pelo vídeo...
Sempre achei superestimado, mas na época eu meio que era o único a pensar assim no meu grupo de amigos. Esse vídeo resumiu muito do que eu penso.
Gosto muito de rancor que vira criatividade! Tento cultivar meus rancores assim.
Lembro que tinha um outro Sandman na Vertigo, nos anos 90, cujas histórias se passavam nos anos 1920, era um personagem meio detetivesco.
Gostaria de ver um vídeo sobre esses outros personagens da Vertigo, como Livros da Magia e Sebastian O, e também mais vídeos sobre Monstro do Pantano.
Essa foi a primeira versao do personagem, uma espécie de detetive pulp. Com o sucesso da obra do Gaiman, a DC lançou histórias novas do original, uma delas escritas pelo próprio Neil Gaiman
@@fernandobittencourt6777 obrigado pela explicação. Lembro bem das histórias desse Sandman
Tá, eu entendi todo o argumento em volta da pretensão do marketing transformar Sandman em alta literatura e tal. Mas o que isso o impede de ser, mesmo que não a melhor, mas uma das melhores HQs? Eu pensei que o vídeo iria tratar alguma incoerência na narrativa, em furos de história e principalmente na própria estrutura estética e afins.
Sandman ta no meu top 3, depois de Hellblazer e antes de Hellboy. Minha fixação com Sandman é muito mais sobre do que Sandman se trata e sobre as referências q o Neil usou. Quando vc pega pra ler sobre ocultismo, tu começa a catar as refs em Sandman e achar cada vez mais incrível a HQ. N é superestimada, ela é incrível exatamente como todos falam q ela é.
SANDMAN É O MELHOR QUADRINHO DE TODOS OS TEMPOS (pra mim)
Excelente bídeo, meu nobre, só uma correçãozinha/curiosidade boba: A série deixa essa questão do triunvirato do inferno de lado (embora parece dar uma pincelada nisso na cena pós-créditos que é teaser da próxima temporada), mas, de qualquer forma, essa coisa do triunvirato não foi criada pelo Gaiman, ela já vem da continuidade da DC da época e foi estabelecida, até onde eu saiba, no Hellblazer de Garth Ennis, título sobre o qual adoraria ver mais vídeos
Sim, queremos mais vídeos sobre Monstro do Pântano, Sandman, Camelot 3000 e outras séries do selo Vertigo. Extende pro selo Wildstorm e faça vídeo sobre Planetary também, por favor. Bat-abraço!! ❤❤
Amo Sandman. E ok, reconheço que não é o melhor quadrinho de todos os tempos. Mas foi o que me fez quadrinhos adultos e só por isso já é importante pra mim. E virei fã, sim. Do tipo que tem todos os formatinhos e todas as edições e que sempre relê com muito prazer, até nostálgico. A série de TV é fraquinha rs
Fui assistir o vídeo pra entender pq Sandman não seria tão bom e ele passa mais da metade do vídeo elogiando a obra… enfim…
Linck = Vou falar alguma bobagem para engajar
Resultado = Bobagem engaja
Kkkkkkkkkk
Concordo. E meio que já cansou. Geral já sabe e ficou clichê nos vídeos dele.
O que me irrita é ele falar, "vamos falar da sociedade" e não fala merda nenhuma e é da sociedade do fim dos anos 80 que sai boa parte a influencia do Sandman.
Sim, Sandman não é o melhor quadrinho de todos os tempos. Porém está entre os melhores, e com louvor.
Gostaria de ver vc falando mais sobre as hqs do monstro do pântano
Pensando aqui se Orquídea Negra do Neil Gaiman mereceria um vídeo.
Boas Link! Sugiro um video falando sobre o desenho Caverna do Dragão. Poderia ser feito um paralelo entre o jogo de rpg e a animação. A estética e a linguagem diferenciadas em relação aos outros desenhos da época. A teoria do verdadeiro final macabro. Enfim, acredito que tem vários temas interessantes que poderiam ser abordados.
O que mais doeu foi o pretenCioso na thumbnail.
Graças a Deus, o canal agora tem patrocinador
Se estão falando e lendo até hoje, significa que tem qualidade.
Pra mim pessoalmente é arte e uma obra prima.
Se alguém superar eu mudo minha opinião.
Eu quero ler essa série, não sei se vai ser falado sobre isso no vídeo, mas tenho dificuldade em descobrir se as edições lançadas hoje em dia têm todas as edições. Aquela edição especial 30 anos, por exemplo
Tem. Dá uma olhada no Guia dos Quadrinhos. As edições de 30 anos têm as 75 edições, minisséries, especiais e edições extras.
Sim, da edição 1 a 10 tem as 75 edições da série mensal, edição 11: Noites sem fim, edições 12 e 13: as duas versões de Caçadores de sonhos e edição 14: Prelúdio ( que deve ser lido por último ).
@@sandrorocha790 desculpe, não conheço. É um site?
Linck é o músico chatão que diz que Beatles não é tudo isso kkkkkk
po, todo mundo sabe, mas mora no coração já.
Sandman emociona as pessoas de um jeito profundo demais, e de maneiras muito diferentes.
Mas Sandman cresce, e vai se tornar mior (Casa de Bonecas é chato pagarai por ex, enquanto que Canção de Orfeu/Vidas Breves são arcos muito bons)
Até chegar em Overture, que realmente é a Obra Prima da série. Mas todo mundo só fica dando volta nos primeiros arcos, resultando nas mesmas falas e críticas.
e deu né? Bora tocar o barco. Ele tá encalhado aí há bastante tempo, já.
Muito bom o vídeo!
Linck é boomer kkkk
Pow, mas se for traçar um paralelo, Sandman é no máximo um Oasis.
Pô mas bitous é ruim demais msm
@@rayangelo5567 não garai, seria The Cure
Que época que Beatles era alguma coisa?
Eu ouvi a frase "melhor banda de todos os tempos" enquanto ouvia fucking Black Sabbath 🍷🗿
Não peguei em que ano ouvi isso.
Mesmo sendo marginal, o vido trata do que mais gosto em Sandman: como a narratova aborda pessoas comuns (ou nem tanto) tendo que lidar com esses seres divinos. Minhas histórias favoritas são as que o Morfeus tem menos tempo de tela.
Camelot 3000 seria uma ótima pedida sim! Foi uma das primeiras HQs que peguei pra ler quando fui mergulhar em quadrinhos depois de mais velho.
Linck, sabe dizer qual entrevista o Pat Mills falou isso?
Tô fazendo um trabalho sobre metal hurlant e suas influências e isso poderia me ajudar…
Eu imagino a voz dele como um sussurro que faz eco
Poxa Linck não é possível, com a quantidade de lixo de quadrinhos que eu já li não acredito que Sandman não esteja pelo menos no patamar dos "muito bons". Não acredito que ele seja o melhor deixando claro embora seja o meu favorito.
Com aquilo que foram os anos noventa , Sandman com certeza se destacava kkkkk.
Até Rob Liefield se destacava nessa década, imagina um gibi diferentão de tudo que era consumido no mainstrain?
@@RabeloGabriel Comparação rasa e vazia ao máximo. Não precisa citar o Liefield, ou querer dizer que Sandman chegou onde chegou porque na época tudo se destacava. Só pegar qualquer edição de Sandman e analisar o roteiro e arte que fica claro a distância dela para uma porrada de outras obras. Não quer dizer que seja a melhor (isso foi só mais um espantalho bobo do Linck mesmo), mas não é sem mérito artístico que ela se senta ao lado das melhores.
Reli Sandman em 2020 e ainda m parece muito melhor do q quase tudo o q já li d Marvel e dc. O Linck obviamente faz uma leitura enviesada devido ao discurso promocional da revista na época. E talvez por gostar d ser do contra porq sim. Falou nada sobre a obra,ficou circundando em torno d contexto. Acredito q críticos têm seu papel, mas o limite deles é q precisam fazer uma leitura objetiva e tem coisas q nos tocam apesar do discurso q as embala.
@@nombre624 tbm achei isso a única crítica foi o marketing de Sandman.
Trocou de Microfone, paizão !?
E de câmera.
Ei Sarjeta, dá para falar daquele conto, "Eu não tenho boca e preciso gritar" de Harlan Hellison?
Tem um jogo sobre o conto, mas também faz parte de uma série de contos de um livro com o mesmo nome.
Sobre o Sandman, seria interessante explorar como que o trabalho do Sidão e do Leandro Luigi del Manto (responsáveis pela edição do título do Lorde Moldador pela editora Globo) contribuíram para esta formação da identidade de um leitor de quadrinhos adultos aqui no Brasil.
Quase sempre pulo ads, mas ver o linck fazendo uma propaganda me deixou com um sentimento estranho de orgulho, não tive como pular. Alias, ótimo vídeo como sempre!
Obviamente o contexto sócio/histórico/cultural foi de extrema importância para se criar a "lenda" em torno de Sandman, como você bem ilustrou. Mas isso não invalida a qualidade da obra (isso inclusive é reiterado por você quando cita o livro 1984 e afins, que são obras contestadas pelo contexto em que foram criadas). Se é "a melhor HQ de todos os tempos?" Pra muita gente sim, e pra milhares de outras pessoas não. A alcunha de "obra genial e absoluta" é claramente a mania estadunidense de se achar o centro do mundo. Isso torna a HQ ruim? Não. Minha experiência com Sandman foi a de alguém que era criança quando a série começou a ser publicada e não sabia quase nada sobre ela quando foi ler, já adulto. Portanto, foi sem grandes expectativas que comecei a leitura (não tinha em mente todo esse imaginário que se construiu em cima dela), muito porque a estética do Sandman dialogava com o que eu gosto de consumir. Já tinha lido quadrinhos "adultos", inclusive mangás mais pesados, mas não foi essa característica que ressaltou, pra mim, em Sandaman. Porque apesar de ter várias questões da realidade, o que me pegou em Sandman foi a idéia do mundo onírico, da fantasia e do horror presente nos arcos, e a "imaturidade" de alguns personagens (Morfeu muitas vezes erra feio) afasta eles do ideal de adulto bem resolvido, muito pelo contrário, o que apreendi de Sandaman é que ser adulto é renunciar, sofrer, errar, perder e algumas vezes conseguir também. Acho que o que prejudica Sandman é o fandom (clichê dos clichês!) e a idéia que é uma HQ suprema, "alta literatura" em quadrinhos e qualquer coisa do tipo. Se você conseguir ler Sandaman com certa neutralidade (quase impossível hoje em dia!) então, PARA VOCÊ, ela vai ser tudo isso e mais um pouco, caso goste, que foi meu caso. Ou pode odiar também. Reconheço o quanto essa indústria é nociva, gerando monopólio e invisibilizando outros artistas e obras que poderiam também estar no patamar comercial de Sandaman, chegando a mais pessoas. Mas isso a torna ruim? Não. O que me incomodou no seu vídeo não foi o vídeo em si (muito bem feito, cheio de referências, ironia e provocações, como você costuma fazer), mas sim o bait de "NUNCA foi tudo isso". Gosto é subjetivo, e pra além disso é indiscutível a qualidade artística da obra. Já li muita coisa depois de Sandman, obras "consagradas", e continuo achando Sandaman MUITO boa e acima da média até hoje.
POR FAVOR! FALE MAIS OSBRE SANDMAN. Se puder falar sobre a aposentadoria do Lucifer e tudo que acontece o inferno, eu ficaria muito feliz. Ou sobre a Morte ou Delírio, acho elas duas personagens muito interessantes. Ou talvez sobre o quão humano os perpétuos são, até certa medida
Vale mencionar que o triunvirato no inferno não é ideia do Gaiman, mas algo que já estava ocorrendo nas HQs da DC da época. A primeira menção é na série Hellblazer escrita pelo Jamie Delano, como consequência do que ocorre ao final do arco "Gótico Americano", na revista Monstro do Pântano, escrita pelo Alan Moore. Gaiman, mesmo, depois descarta o Triunvirato em "Estação das Brumas".
Confesso que gostei muito da apropriação de Sandman de Sonho de Uma Noite de Verão não por sua suposta "virtude literária", mas pelo que, na época que li, me pareceu muito mais próximo de uma "teatralidade". Explico: como a dramaturgia clássica opera não apenas pelos diálogos como também pelas rubricas, ver o texto de Shakespeare em imagem (e em uma releitura, ainda por cima) na época me pegou muito (e estamos falando de uns 20 anos atrás). Fiquei com vontade de reler só pra ver se eu teria impressões diferentes hoje em dia.
Sobre britânicos, acredito que seria interessante um vídeo sobre o Asilo Arkham do Morrisson
Tendo visto o video, Sandman é maravilhoso e o melhor quadrinhos de todos os tempos
Indo nessa pegada de HQ x Literatura dentro das obras da Vertigo, seria interessante comentar sobre "O inescrito" também em outro vídeo
Mesmo gostando de Sandman, eu aprecio o video apesar do título e a thumb.
Eu conheço a vibe do link e vim ver o pessoal ficando irritado. kkkkkk
Cara, fale sobre Camelot 3000. Lembro que cai numa edição dessa minissérie num sebo quando era criança, junto com Moonshadow. Tomei um susto pq abri uma página perto da minha mãe justamente onde mostra duas moças fazendo travessuras 😂 depois de mais velho, li e achei ótimo. Por mim aliás, tinha que ter uma análise de tudo que veio dessa leva, inclusive tudo do amado selo vertigo, seja os bons ou não tão bons títulos.
Comentário após ver o vídeo: Sandman é uma grande obra, a thumb é polêmica mas o problema é a monetização das fantasias sobre a passagen para a vida adulta. E apesar disso, a transição dessa fantasia juvenil para uma fantasia amadurecida é importante, do contrário viramos adultos que agem como adolescentes.
Linch, poderia explicar mais sobre quadrinhos não serem literatura? Achei muito interessante o tema!
Aprecio e respeito demais sua crítica. Mas "Um Jogo de Você" é a melhor HQ que eu já li na vida. E falo como professor de literatura.
O que é produção "pretensiosa"? Quando algo é produzido, não tem o produtor/criador/desenvolver o objetivo que ele seja reconhecido como algo de qualidade?
Fale mais de Sandman, gostei de ver você falar sobre
Pow link eu só consegui convencer minha professora q quadrinhos tbm é arte por causa de Sandman, só fiz meu TCC por isso
Que crítica fantástica. Como sou ignorante sobre quadrinhos,só soube de sandman com a série,e porque eu sou dessas,fui ouvir críticas sobre pois achei interessante pelo resumo.A Isabela Boscov me convenceu a ver,mas não fiz isso na época,embora ainda pense em ver.
É horrível.
Veja alguns capítulos, se gostar continua. Simples...
Gosto é "unico", tem gente na internet que gosta mais de sal e outras que preferem açúcar. 😊
@@nombre624horrível é forte
Acho que com tantas críticas a série, eu prefiro ler a HQ do que assistir ela mas não sei por onde começar
mas a sério é horrivel mesmo, se for pra conhecer sandman pela série é melhor não perder seu tempo, o HQ é um dos melhores por um motivo, e a série nem de longe passa essa magia que a HQ tem
Eu só comprei Sadman na época por causa das capas do Dave Mckean, depois foi pelas histórias 😂😂😂😂😂
Acho que o monstro do pântano foi bem delicioso de ler também, mais que o sandman. Hmmm, gostei de fábulas também da vertigo, mas não diria que seria um dos melhores, só foi um pouco diferente e quebra um pouco a perspectiva da Disney acerca de alguns personagens folclóricos.
Queremos que você fale de Camelot 3000.
Alguém sabe se vai rolar vídeo dele sobre a hq o corvo? A história da vida do autor é intimamente ligada com o quadrinho e acho que dava um bom vídeo.
Nunca vi nem ouvi nenhuma propaganda dele e, ainda hoje, é meu título mais querido. Não chegaram a me enganar com isso, mesmo porque, eu era adolescente e bitolado na epoca rs...
Por favor, fale dessa obra fantástica que é Camelot 3000.
6 coisas q acho q foram ruins na série:
1 Aparência do sandman: além de seus olhos n serem pretos ele está vestido com roupas mt normais, é um sobretudo, n uma túnica preta.
2 Aparência da morte: a cruz andada deveria ser maior, além disso n há aquela tatuagem logo abaixo dos olhos. Outra coisa é que, embora a atriz tenha atuado mt bem, n acho q seus traços combinam com a personagem, melhor seria a atriz da rose Walker nesse caso. Outra questão é que a pele dela n era branca, aqui n me refiro a etinia, a morte em sandman n é “branca caucasiana” ela é literalmente branca, como osso, tal qual uma atriz afrodescendentes poderia inclusive ressaltar este aspecto, mas n foi o caso.
3 John Constantine é mulher: Substituíram o constantine por uma mulher devido a direitos autorais mas, achei q ficou esquisito. O constantine tem uma personalidade, problemas e qualidades mt masculinos, se fosse qlqr outro personagem, até o próprio Sandman ia encaixar melhor q nele.
4 O orgulho: O ator poderia ser mais andrógino. O escolhido achei q ficou mt uma vibe transformista, acho q podia ter sido alguém com traços mais delicados. Pra mim o Ezra Miler seria perfeito, o problema é que ele pirou né…
5 Na parte da cafeteria, que tem o maluco lá mechendo com os desejos de cada um, acabam se formando 3 casais, um gay, um lésbico e um hétero, há um take de um beijo hétero, seguido por o de um beijo lésbico, mas n há do gay. O único dos casais q é mostrado de forma mais problematica e, n romantizada, é o gay, pelomenos pelo q vi.
6 Lúcifer: a atriz do Lúcifer n era realmente andrógina, claramente era uma mulher.
Fora isso adorei a serie, tanto em quesito narrativo, quanto estético, há troca q eu mais gostei foi a bibliotecária do Sandman, q passou de uma aparência genérica para uma mais particular q combina com a estética do Sonhar.
Fala sim de Camelot 3000, Link. Pirei quando li a versao censurada nos gibis de herói da Abril, mais ainda quando a mesma Abril publicou sem censura e como minissérie.
Achei que faria uma crítica a obra mas fez só elogios , só fez criticas ao marketing da DC.
Pois é
Queria ver vc falar de Suspiria, Record of Ragnarok, Mistérios Divinos, A Sala de Espera da Europa.
Sandman é uma das histórias que me deixou muito envolvido com hqs, eu gosto muito da jornada de Morpheus, agora dizer que é a melhor de todos os tempos é sacanagem kkkkkkkkkk
Que vídeo perfeito, dps de ver talvez compre algumas HQs de Sandman eu amo desde de 2022 quando saiu a série, mais o arco da busca da pedra nas HQs me chamou muito mais atenção principalmente ao saber que o vilão é o John Dee
Eu curtiria demais videos sobre o monstro do pântano
E sobre outras obras do Alan moore tambem
(AVISO: Textão de palestrinha abaixo, leia por conta e risco)
EU NÃO SEI COMO O LINCK CONSEGUIU FAZER ISSO MAS ELE...fez eu gostar ainda mais de sandman hehe.
mas sério, adorei essa análise sobre o primeiro arco , não é um arco que eu odeie mas passa meio batido quando eu lembro do que eu gosto nessa grande saga, meu arco favorito é o do vidas breves, eu acho lindo a forma como é uma história de família tentando se entender e aceitar as diferenças que cada um passou e está passando no momento, a única diferença é que eles não são pessoas. Sobre o lance dessa pretensiosidade que o quadrinho legitimou para si, tá, até concordo, eu falo que sandman é um dos melhores quadrinhos que eu li pelo quanto que ele abre a minha imaginação, fala de temas e conceitos que eu ainda não tinha pensado que podiam ser explorados dessa maneira e que sempre quando eu volto me dar novas margens pra leitura e me faz sentir maravilhado com o quão quadrinhos são ilimitados, pensar a morte, algo que nos aflige e nos persegue diariamente, como uma velha amiga que iremos reencontrar quando for nossa hora de ir, nossa, isso me dá conforto, mesmo que seja temporário, já ajuda muito. Enfim, bom vídeo linck, E VAI LAVAR A LOUÇA.
Sandman está longe de ser o melhor quadrinho, mas com certeza, foi algo que, devido a suas referências, fez muita gente ir atrás de ler drogas mais pesadas, Shakespeare, Mann, |Joyce, Goethe,,, quando se tem 13 anos, sem internet e vc quer l er essas coisas, as pessoas olham pra vc com misto de estranheza e admiração. muito embora eu prefira as história da morte
Eu li novamente Deuses americanos, é legalzinho e tal, mas quando eu li na primeira vez achei incrível, mas não tinha parâmetros, e certamente me baseei na opinião de terceiros que provavelmente foram pagos pra dizer isso. As melhores partes são da chegada de imigrantes na América e no que eles acreditavam.
Camelot 3000 é genial! Um dos melhore quadrinhos q ja li... Faça video sim! Outro, Jonah Hex, essa edição de luxo da Panini tb vale um video, puta quadrinho de western q é um tremendo deboche!
Sigo amando Sandman. Gosto mt da forma do Gaiman de contar histórias no geral. Sandman e livros da magia foram minha porta de entrada pras obras dele e tem algo que ressoa mt comigo que não sei explicar mt bem. Dito isso, bom vídeo.
Alexandre, já viu o curta animado da Morte da DC?
Vale a pena dar uma conferida.
Finalmente, alguém deu base pro que eu vivo falando há anos...
Faz Camelot ! Faz Monstro do pântano!
Uma coisa que nao foi dita no vídeo mas acho importante comentar: ao contrário de outras obras do mesmo período que tinham essa pegada mais "adulta", Sandman conquistou um grande público feminino. Inclusive, foi uma amiga da faculdade que me apresentou a obra pela primeira vez. E isso é um grande diferencial porque mesmo as obras do Alan Moore tem um componente masculino muto forte. Violência e política, basicamente. Não que Sandman não tenha violência, mas é um tipo de violência mais ligada ao universo feminino. Por exemplo, a de serial killers, que são na maioria homens assustadores que personificam tudo o que uma mulher teme em um homem desconhecido mas ao mesmo tempo charmosos ou com personalidades intrigantes, que estimula as pessoas a querer entendê-los em vez de simplesmente repudiá-los baseadas em suas ações grotescas (não à toa existe um interesse muito grande de mulheres em geral por true crime). John Dee não é um vilão que merece um castigo, a sua própria mente é o castigo. Corítnio é um erro do Sandman, ele o destrói não para castigá-lo, mas porque entendeu isso (e por isso mesmo cria outra versão do pesadelo). Também há violência nas relações afetivas, ligadas a vinganças pessoais e rancores (como de Morpheus em relação às suas amantes, de Tessália em relação a Morpheus, de Desejo em relação a Morpheus, da mãe, Hypollita Hall, que perdeu o filho, etc.). Em suma, não é derramamento de sangue gratuito. Não é genocídio em prol de alguma ideologia política ou religião ou algo maior ou para provar algo como a gente vê em Watchmen ou A Piada Mortal. Há um componente mais pessoal. Eu diria que a violência em Sandman é motivada por caprichos emocionais. Fora, é claro, o protagonismo de mulheres. Você tem personagens femininas como protagonistas, muito bem construídas. Em "A Casa de Bonecas" e "Um Jogo para Você", Morpheus é jogado para escanteio para dar protagonismo a personagens femininas.
Talvez uma abordagem mais masculina, de querer "racionalizar" e entender Sandman não seja a mais adequada. Isso independente do gênero de quem tenha essa abordagem. Eu uso o meu lado feminino para ler. Sandman meche com os sentimentos. A primeira vez que eu chorei lendo uma HQ foi com Sandman. Na cena em que a Barbie sonha com a amiga trans dela, com uma aparência totalmente feminina ao lado da Morte, dando um tchau pra ela. É poesia, é sentimento, não adianta tentar racionalizar. Tal como poesia, só é preciso deleitar-se e se permitir sentir.
Tudo isso só para o Neil gaiman se revelar como um abusador
@@minmoraes.daun2005 isso não muda os fatos. Sandman tem um público feminino maior porque aborda temas femininos. Se o Gaiman o fez - e provavelmente o fez - par predar mulheres não empobrece a história. Pelo contrário, enriquece, no sentido de você ter uma história contada pelo viés de um abusador.
@@diegobraga5094ele ganhou pink money posando de homem feminista