Batman é o motivo de eu ter cursado psicologia. Adoecimento mental era relacionada com a degeneração social. No Brasil, isso foi fortíssimo no processo de higienização social. Eu tinha um quadrinho que a Hera Venenosa era "louca" porque era feminista. Tudo aquilo que não estava alinhado com o "homem de bom" era transformado em vilão do Batman.
Só que há um pequeno detalhe na aplicação do método de análise, Batman não é um herói brasileiro, tampouco Hera Venenosa representa uma mulher real, ambos são de ficção, de uma Terra específica e uma cidade em particular Gothan City.
@@leospencer2077 palavras não são as coisas, são metáforas. Se eu for trabalhar com Witgeinstein, são ferramentas e jogos de linguagem. Então, nunca falamos do real, mas de ficções com função pragmática. Eu entendo seu ponto, mas ele é impreciso se formos de fato discutir sobre filosofia, sociologia e psicologia.
Assisti uma entrevista com um grande psicólogo que nele usou o termo Batman para se referir ao borderline e explicou que era uma " gíria" da ciência psicológica pra pessoa no limiar da loucura ( o nosso borderline)
@@denilson.paixao mas nem precisa ir muito longe... o naturalismo era extremamente racista e no brasil foi/é tão forte que nos anos 60/70 discutiamos o concretismo,mas nos conos era normal associar personagens mais escuros a pobreza. quanto mais escuro era o personagem mais pobre ele é
@@poluxcastor1886 mas o material que me referencio é anterior, Nina Rodrigues em "O Alienado no Direito Civil Brasileiro” (1939) que alinhava todo tipo de "vadiagem" a degeneração social, da degeneração o crime ou a loucura. Esta pedra de que as ferramentas técnicas de psicologia serviam para estigmatizar o marginal/periférico entre crime e loucura foi cantado pelo orientador do Foucalt, George Canguilhem no texto "O que é psicologia" (1958). E tem uma diferença entre uso de substâncias psicoativas entre Brasil e EUA, aqui existiam "vícios elegantes" e o que causava adoecimento eram os vícios populares, como cachaça e maconha. Em paralelo, isso ocorre na arte, MPB e Brega, e assim por diante. Ou você é um aristocrata, ou almeja ser um, ou você é um degenerado. Esta é a lógica de Batman mais clássico, fruto de seu tempo!
Algumas versões atuais da Mulher Gato me parece que ela é apenas Cleptomaniaca. Não todas, mas a maioria das versões ela parece ser bem sucedida e rouba em busca de emoções.
Foi por esse motivo que as cabeças do bando de Lampião ficaram expostas até 1969 no IML de Salvador. O diretor do IML, dr. Estácio de Lima, era bastante entusiasta dessas teorias - frenologia, determinismo biológico, etc. Tem uma entrevista bizarra com ele no documentário Memória do Cangaço. Felizmente o filme se coloca contra a posição dele.
O Batman que Ri sempre me passou uma impressão de ser um personagem criado pra representar uma coisa do tipo ''O que ele poderia ter se tornado''. Algo mais como o medo do que o Batman poderia ter se tornado ou que poderia se tornar se ele não tivesse um certo auto controle
@@diegopanzariello4433o Brasil foi parte do império português que é uma nação historicamente de maioria católica, e católica fervorosa. Católicos fervorosos condenam o darwinismo social e outras coisas das nações historicamente de maioria protestantes, que eu não sei se tú sabe, foram muitos piores na época da colonização do que os católicos. É só pesquisar e comparar as diferenças do que foi o colonialismo católico e o que foi o colonialismo protestante.
Pode ser que esse arquétipo do rico que luta pelo povo seja uma reminiscência da presença de escoceses na formação dos EUA e da história de Willian Wallace, que não era um plebeu como retratado em Coração Valente, mas sim um cavaleiro de família da alta nobreza que com guerrilhas de camponeses tentou conquistar a independência de seu reino. Embora na própria Escócia esse sentimento hoje seja fraco nos EUA os descendentes ainda mantém muito desse orgulho e apego às raízes, que podem ser vistos nos vários filmes e outras produções americanas a esse respeito.
Acho que é uma menção importante "The Dark Knight Returns - Frank Miller". É uma Graphic Novel reacionária marcada pela estereotipização - muito comum em quadrinhos - dos vilões e desafetos do protagonista sob a roupa de, psiquiatras, punks, uma mulher com seios censurados por suástica (feminazi) e uma sociedade que precisa ser domada e guiada pelo Batman, enfaticamente os jovens.
@@animebanger6662 Também sempre vejo assim, além de representar o "defensor de bandido" que, por um certo tipo de justiça, é vitimado por quem tanto defende.
Por isso que é excelente, Frank Miller gênio, criou uma HQ que causa choro na galera até hoje e de brinde marcou a história dos quadrinhos. Melhor Batman!
@@oysterboy9796 defensor de bandido? Ou de direitos humanos básicos e lutando para acabar com o problema pela raiz em vez de soluções burras como ( tem que prender mais n sei oque pena de morte) blablablabkaboa
@@octaviohenrique6079 Defensor de bandido mesmo, pelo menos é essa a postura da HQ que entende como um problema incorrigível por qualquer reeducação. O Duas Caras e o Coringa ilustram isso.
6:59 eu não lembro qual filme do Batman era, que quando os pais do bruce estão saindo do cinema, aparece no letreiro do cinema que estava em cartaz o filme do Zorro
Falando em Corpo Fechado, valia a pena um vídeo sobre esse filme no seu canal. Tá no meu top 5, melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Quem concorda, dá um up, por favor?
1:28 - Uma coisa que eu achei legal no Batman: Caped Crusader, foi eles colocarem a Mulher Gato como uma cleptomaníaca, deixando ela dentro desse padrão dos vilões do Batman serem pessoas doentes.
A Beleza da arte nesse mundo é que cada pessoa pode formar sua própria opinião ao observar a arte, Cada pessoa vai interpretar os viloes de Batman de um jeito e isso é bom.
Praticamente todos tem nível superior. Fico curioso do P que falou para os seus fiéis não fazerem faculdade não ter feito essa analogia aos vilões do Batman
Claramente uma imagem publica e claramente influente e poder, além que tem essas tendências levianas sem um claro direcionamento, são em si perigosos. Agora pessoas simples e comuns ao meu ver tem o mesmo padrão de um bipolar que é coerente nas suas trocas de marcha subitas. Agora falar de que perfil é formato do crânio faz se alguém lelé ou "vilão", é bem surreal (lógico que seria útil saber só de olhar, mas nunca funcionaria assim na nossa realidade já tão esquizofrênica)
Não funciona mesmo. Tanto que isso foi algo da Ciência Eugenista dos EUA ( inclusive da Europa e da Alemanha Nazista ). Fora o esteriótipo que o mundo todo ( quase o mundo tudo, né ) botava de gente "maléfica" foram os judeus, ciganos, negros, latinos, etc. Sempre colocando o brancos desses lugares como heróis e perfeitos e o resto defeituoso.
Apenas lembrando que a frenologia era apenas mais uma forma de tentar "legitimar a supremacia branca por vias científicas" já que os ditos "estudos" serviam pra "legitimar" que brancos europeus eram "superiores" a negros ou asiáticos devido ao formato da cabeça (e também pra acusar que não-brancos cometiam mais crimes por isso)
Gostei muio desse vídeo! Não percebia que usava-se a frenología nos vilões do Batman. Importante pra quem curte Hqs que elas refletem os estereótipos, a realidade social de acordo com a época, e também o personagem não sistêmico, que é importantíssimo, na minha visão.
Eu acho o zorro legal mas perdeu a popularidade ao longo dos anos,um exemplo disso é que no começo desse ano teve uma série nova do zorro pela Amazon prime e essa série caiu no esquecimento porque eu não vi quase ninguém falando sobre ela.
Saiu uma série novelesca do zorro em 2024 tá na Amazon e para fans, contudo tem uma mocinha moderninha com uma beleza bem exótica ala Ana de Armas mexicana que chama mais atenção que zorro!
talvez os viões failsafe e batman de zurr en arr, na fase do chip zdarsky, reflitam sobre inteligencia artificial e o batman como ícone pop, respectivamente
Falou tudo, o Batman é o Zorro. Numa versão mais antiga, seus pais foram assassinados quando os três voltavam do cinema, onde haviam acabado de assistir justamente o Zorro, que ficou sendo a última lembrança do menino Bruce em companhia dos pais e o inspirando em sua vingança. O rolo entre Arlequina e Hera Venenosa é bem recente, depois que a primeira se libertou da dominação emocional do Coringa e a segunda sempre foi mau resolvida com os homens, um prato cheio pra lacração.
Esse assunto sempre me lembra a primeira adaptação do Frankstein pro cinema, onde o monstro e agressivo por que o Igor acabou pegando o cérebro de um criminoso.
A minha teoria sobre o batman e que ele e louco e matou os próprios pais e os vilões dele são os médicos da clinica psiquiatrica por isso quase todos são doutores o espantalho mesmo e o anestesista por isso as vezes usa seringas e outras usa gás o robin e uma das personalidades do batman que representa a criança no beco o criança e o caus das múltiplas personalidades dele e nem preciso falar do duas caras não e
Mas que comentário ridículo k Até parece que para entender de algo precisa de PhD. E a simbologia e a psicologia estão tão intrinsecamente ligados com o humano e a sociedade que é impossível não se envolver com elas de uma forma ou de outra. Frenologia influenciou sim diversos estilos de arte incluindo o cartoon.
Podia rolar uma análise mais detalhada do Batman que Ri hein... eu discordo totalmente de vc, acho que o Batman que ri foi uma das maiores sacadas pro Batman(q ja testou de tudo q era possível no gibi).
Acho que parte do problema do Batman Que Ri é a própria origem dele. Onde ele ficou louco simplesmente por inalar um gás do Coringa, e depois matou todos os heróis. Seria infinitamente mais interessante se eles tivessem feito igual Injustice e mostrassem o Batman sendo quebrado por um evento traumático!
perdão, mas tenho q discordar. batman que ri é bobo em design e conceito. é a extrapolação do "batman invencivel q derrota todos os adversários só com o intelecto" (mas q na trama de fato, nunca vemos essa intelectualidade, oq ocorre é q ele é um personagem protegido pelo roteiro, enfrentando adversários emburrecidos). é a evolução do batman do miller derrotando o superman, mas indo pro lado de "temos sorte em ter o batman como herói, pq se ele fosse vilao, todo mundo morria", q mais parece uma fantasia de poder de um cara nerd de conseguir vencer geral apenas com sua inteligencia fria, calculista, e vista como louca pela sociedade. é um coringa mais edgy, é um batman mais juvenil. é simplista demais e só se sustenta pelo visual e aparições incessantes em outras midias, como skins de jogo, por exemplo. por fim, destaco q personagens ruins podem ser bem escritos e melhorados, mas pelo menos nas mãos do seu criador, scott snyder, o batman que ri só foi um vilão generico e forçado pra vender bonequinho, bem no pique venom nos anos 90. ps: personagens como o coruja e o batman de zurr en arr são versões "malignas" do batman bem mais interessantes
na real, Batman que Ri é uma ideia boa executada porcamente porque a ideia dele é interessante, mas o arco ao redor dele não é, assim como muitas das ideias ao redor dele também não são, e o descaso que a DC trata ele torna a ideia, que era boa, em algo ruim
Tem um desenho no qual Batman viaja no tempo e encontra o Sherlock Holmes. Ao observar o mascarado, Sherlock concluiu que ele tem sangue aristocrático por conta do corpo atlético e queijo quadrado
Pra min sempre achei que os vilões do super men que representa o estado fazem analogia aos pricipais rivais do mesmo ( Darkseid e lex .sendo a religião e ciência). Batiman : questoes sociais. Mulher maravilha : uma flanderizacao vanir nesclado com os Aesi." Masculino e feminino.
@@viniciusfernandesmartins8122 e o cabelinho dele em forma de chifres? isso é pura galhofa. os anos 70 foram uma continuidade das décadas anteriores. o estilo das histórias do batman só foi mudar radicalmente no final dos anos 80 com o idiota do frank miller e seus medíocres cavaleiro das trevas e ano um
@@diegopanzariello4433Batman é o Herói mais Socialista que tem sempre dá a 2 Chance aos Vilões e Pró Vida o Batman na maioria das suas versões poupa os Vilões além de ser contra armas de fogo se recusando a usar, Além do Batman aceitar perseguição da polícia se isso for por um bem maior como mostrado em Cavaleiro das Trevas o Filme.
Apesar deles terem suas neuroses psicológicas. Como Duas Caras que claramente precisa ir para uma clínica psiquiátrica fora de Gotham. Os demais vilões do Batman são maus porque querem e suas neuroses apenas agravaram um comportamento latente em seu ser.
Ainda mais pro pessoal desse canal, que não tem noção que o criador da D.C e do Batman são direitistas e não ligam pra isso. Será que o pessoal sabe disso? O cérebro deles vai explodir 😅😅😅
Legal que você mostra todas essas coisas, mas aí tem um Batman de cabeça achatada. Eu gostava do seu canal, mas as vezes parece pura propaganda barata. Associar toda uma indústria a frenologia me parece uma espécie de sandice. Ainda mais porque você não mostrou nenhuma prova que correlacione os estudos frenológicos ao formato do crânio em específico de qualquer um desses personagens - se fizesse isso, veria que está falando uma besteira das brabas, pois não é bem assim que a frenologia funciona. Tudo que você está dizendo somente se resume a ‘’os vilões são feios’’, porque de resto é pelo em ovo e você tentando induzir histeria ao maior estilo Olavo de Carvalho. Meh, quero PhD pra falar bobagem irresponsavelmente também
É só fazer graduação, mestrado e doutorado. Deve ter uns 10 anos da sua vida só estudando. Se você ler livros escritos na época você vai ver que frenoligia surge o tempo todo, é algo incorporado na sociedade. Como o negro ser naturalmente inferior ou a África ser uma terra que precisava ser civilizada pelo homem branco etc
Batman é o motivo de eu ter cursado psicologia. Adoecimento mental era relacionada com a degeneração social. No Brasil, isso foi fortíssimo no processo de higienização social. Eu tinha um quadrinho que a Hera Venenosa era "louca" porque era feminista. Tudo aquilo que não estava alinhado com o "homem de bom" era transformado em vilão do Batman.
Só que há um pequeno detalhe na aplicação do método de análise, Batman não é um herói brasileiro, tampouco Hera Venenosa representa uma mulher real, ambos são de ficção, de uma Terra específica e uma cidade em particular Gothan City.
@@leospencer2077 palavras não são as coisas, são metáforas. Se eu for trabalhar com Witgeinstein, são ferramentas e jogos de linguagem. Então, nunca falamos do real, mas de ficções com função pragmática. Eu entendo seu ponto, mas ele é impreciso se formos de fato discutir sobre filosofia, sociologia e psicologia.
Assisti uma entrevista com um grande psicólogo que nele usou o termo Batman para se referir ao borderline e explicou que era uma " gíria" da ciência psicológica pra pessoa no limiar da loucura ( o nosso borderline)
@@denilson.paixao mas nem precisa ir muito longe... o naturalismo era extremamente racista e no brasil foi/é tão forte que nos anos 60/70 discutiamos o concretismo,mas nos conos era normal associar personagens mais escuros a pobreza. quanto mais escuro era o personagem mais pobre ele é
@@poluxcastor1886 mas o material que me referencio é anterior, Nina Rodrigues em "O Alienado no Direito Civil Brasileiro” (1939) que alinhava todo tipo de "vadiagem" a degeneração social, da degeneração o crime ou a loucura. Esta pedra de que as ferramentas técnicas de psicologia serviam para estigmatizar o marginal/periférico entre crime e loucura foi cantado pelo orientador do Foucalt, George Canguilhem no texto "O que é psicologia" (1958). E tem uma diferença entre uso de substâncias psicoativas entre Brasil e EUA, aqui existiam "vícios elegantes" e o que causava adoecimento eram os vícios populares, como cachaça e maconha. Em paralelo, isso ocorre na arte, MPB e Brega, e assim por diante. Ou você é um aristocrata, ou almeja ser um, ou você é um degenerado. Esta é a lógica de Batman mais clássico, fruto de seu tempo!
O batman que ri é literalmente o sonic.exe para leitores de quadrinhos
Cara tem coragem de meter um "literalmente" errado no canal de um prof. de português
@@pedrohenrique-eh5lx kkkkkk phoda
@@pedrohenrique-eh5lx literalmente" meio que virou uma espécie de hipérbole na atualidade, então não é tão errado assim
Eu acho que ele Batman.exe totalmente.
A diferença que ele não faz jumpscare barato.
@@Voidarcc virou só pra jovem burro de tiktok que fala merda e depois fala que era "ironia"...
Algumas versões atuais da Mulher Gato me parece que ela é apenas Cleptomaniaca. Não todas, mas a maioria das versões ela parece ser bem sucedida e rouba em busca de emoções.
no quadrinho do Jim Lee era assim
Foi por esse motivo que as cabeças do bando de Lampião ficaram expostas até 1969 no IML de Salvador. O diretor do IML, dr. Estácio de Lima, era bastante entusiasta dessas teorias - frenologia, determinismo biológico, etc. Tem uma entrevista bizarra com ele no documentário Memória do Cangaço. Felizmente o filme se coloca contra a posição dele.
Determinismo biológico é o que mais tem, a questão é não tratar isso como algo que seja inerente a criminalidade.
O Batman que Ri sempre me passou uma impressão de ser um personagem criado pra representar uma coisa do tipo ''O que ele poderia ter se tornado''. Algo mais como o medo do que o Batman poderia ter se tornado ou que poderia se tornar se ele não tivesse um certo auto controle
Idem, mas completamente mal executado.
todos os quadrinhos do snyder são assim, ele tem uma ideia mto foda, mas não um roteiro a altura,ai ele faz qualquer merda
Um livro para entender a força do darwinismo social no Brasil é "O Espetáculo das Raças" da Lilia Moritz Schwarcz
Sim o darwinismo norteou Brazil e estados unidos.
@@diegopanzariello4433o Brasil foi parte do império português que é uma nação historicamente de maioria católica, e católica fervorosa. Católicos fervorosos condenam o darwinismo social e outras coisas das nações historicamente de maioria protestantes, que eu não sei se tú sabe, foram muitos piores na época da colonização do que os católicos. É só pesquisar e comparar as diferenças do que foi o colonialismo católico e o que foi o colonialismo protestante.
Pode ser que esse arquétipo do rico que luta pelo povo seja uma reminiscência da presença de escoceses na formação dos EUA e da história de Willian Wallace, que não era um plebeu como retratado em Coração Valente, mas sim um cavaleiro de família da alta nobreza que com guerrilhas de camponeses tentou conquistar a independência de seu reino. Embora na própria Escócia esse sentimento hoje seja fraco nos EUA os descendentes ainda mantém muito desse orgulho e apego às raízes, que podem ser vistos nos vários filmes e outras produções americanas a esse respeito.
Acho que é uma menção importante "The Dark Knight Returns - Frank Miller". É uma Graphic Novel reacionária marcada pela estereotipização - muito comum em quadrinhos - dos vilões e desafetos do protagonista sob a roupa de, psiquiatras, punks, uma mulher com seios censurados por suástica (feminazi) e uma sociedade que precisa ser domada e guiada pelo Batman, enfaticamente os jovens.
sempre vi o Bartholomew como aquele esquerdo macho que só fala abobrinha pra pagar de inteligentão
@@animebanger6662 Também sempre vejo assim, além de representar o "defensor de bandido" que, por um certo tipo de justiça, é vitimado por quem tanto defende.
Por isso que é excelente, Frank Miller gênio, criou uma HQ que causa choro na galera até hoje e de brinde marcou a história dos quadrinhos. Melhor Batman!
@@oysterboy9796 defensor de bandido? Ou de direitos humanos básicos e lutando para acabar com o problema pela raiz em vez de soluções burras como ( tem que prender mais n sei oque pena de morte) blablablabkaboa
@@octaviohenrique6079 Defensor de bandido mesmo, pelo menos é essa a postura da HQ que entende como um problema incorrigível por qualquer reeducação. O Duas Caras e o Coringa ilustram isso.
6:59 eu não lembro qual filme do Batman era, que quando os pais do bruce estão saindo do cinema, aparece no letreiro do cinema que estava em cartaz o filme do Zorro
Falando em Corpo Fechado, valia a pena um vídeo sobre esse filme no seu canal. Tá no meu top 5, melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Quem concorda, dá um up, por favor?
Kkkkkkkk
Grant Morrison tbm acha que é um dos melhores filmes de super herói
1:28 - Uma coisa que eu achei legal no Batman: Caped Crusader, foi eles colocarem a Mulher Gato como uma cleptomaníaca, deixando ela dentro desse padrão dos vilões do Batman serem pessoas doentes.
Você disse que não gosta do canal de cortes, mas eu AMOO. Inclusive, passei o dia assistindo haha
Batman que Ri curiosamente é criação de um cara com Snyder no nome. A frenologia nesse caso tem certo sentido, não...
Esse Snyder dos quadrinhos não tem a mesma graça.
Não é em filme
A Beleza da arte nesse mundo é que cada pessoa pode formar sua própria opinião ao observar a arte, Cada pessoa vai interpretar os viloes de Batman de um jeito e isso é bom.
Se cabeça chata fosse motivo pra crime, no Ceará ia ter rodízio de carros involuntário
Praticamente todos tem nível superior.
Fico curioso do P que falou para os seus fiéis não fazerem faculdade não ter feito essa analogia aos vilões do Batman
Deve ser porq gibi è do diabo, então tudo ali è mau exemplo, mesmo os herois
O Riddler de The Batman é o incel da internet
Assistiu o filme com a bunda.
Claramente uma imagem publica e claramente influente e poder, além que tem essas tendências levianas sem um claro direcionamento, são em si perigosos. Agora pessoas simples e comuns ao meu ver tem o mesmo padrão de um bipolar que é coerente nas suas trocas de marcha subitas. Agora falar de que perfil é formato do crânio faz se alguém lelé ou "vilão", é bem surreal (lógico que seria útil saber só de olhar, mas nunca funcionaria assim na nossa realidade já tão esquizofrênica)
Não funciona mesmo. Tanto que isso foi algo da Ciência Eugenista dos EUA ( inclusive da Europa e da Alemanha Nazista ).
Fora o esteriótipo que o mundo todo ( quase o mundo tudo, né ) botava de gente "maléfica" foram os judeus, ciganos, negros, latinos, etc. Sempre colocando o brancos desses lugares como heróis e perfeitos e o resto defeituoso.
Apenas lembrando que a frenologia era apenas mais uma forma de tentar "legitimar a supremacia branca por vias científicas" já que os ditos "estudos" serviam pra "legitimar" que brancos europeus eram "superiores" a negros ou asiáticos devido ao formato da cabeça (e também pra acusar que não-brancos cometiam mais crimes por isso)
Gostei muio desse vídeo! Não percebia que usava-se a frenología nos vilões do Batman. Importante pra quem curte Hqs que elas refletem os estereótipos, a realidade social de acordo com a época, e também o personagem não sistêmico, que é importantíssimo, na minha visão.
Tem um livro chamado a falsa medida do homem, muito bom
Boa parte dos vilões do Batman tem curso superior e são extremamente inteligentes.
Tenho uma dúvida sobre um violão do Batman, mas não sobre o tema do vídeo.
Alguém sabe por que só o Coringa tem um nome em cada saga?
Excelente vídeo como sempre vencedor
Eu acho o zorro legal mas perdeu a popularidade ao longo dos anos,um exemplo disso é que no começo desse ano teve uma série nova do zorro pela Amazon prime e essa série caiu no esquecimento porque eu não vi quase ninguém falando sobre ela.
vilão de cabeça enorme o primeiro que me veio na cabeça foi o Macaco Louco das meninas super poderosas 😂
Saiu uma série novelesca do zorro em 2024 tá na Amazon e para fans, contudo tem uma mocinha moderninha com uma beleza bem exótica ala Ana de Armas mexicana que chama mais atenção que zorro!
Quais são os medos da sociedade atual? Estou tentando escrever um vilão pra uma história
Aquecimento global, desemprego em massa, IAs, violência urbana, governos autoritários...
Alcance de governos por políticos de extrema direita, aumento dos casos de depressão e ansiedade, cultura do cancelamento na internet... 🤷🏽♂️?
talvez os viões failsafe e batman de zurr en arr, na fase do chip zdarsky, reflitam sobre inteligencia artificial e o batman como ícone pop, respectivamente
@@edmarfilho9446ué não é o comunismo que não funciona.
Resumindo, Fã de Batman é dodói da cabeça tbm
Proibido gostar do herói de quadrinhos porque um esquerdista na internet taxou todos como loucos 😱😭😭😭😭
Extrema Direita anti sistêmica? Não não... E a ferramenta mais eficaz do Sistema!
O Batman pode ter a porra que for, mas saúde mental nem fodendo
Falou tudo, o Batman é o Zorro. Numa versão mais antiga, seus pais foram assassinados quando os três voltavam do cinema, onde haviam acabado de assistir justamente o Zorro, que ficou sendo a última lembrança do menino Bruce em companhia dos pais e o inspirando em sua vingança. O rolo entre Arlequina e Hera Venenosa é bem recente, depois que a primeira se libertou da dominação emocional do Coringa e a segunda sempre foi mau resolvida com os homens, um prato cheio pra lacração.
Lacração mimimimi cresce
Será que eles consideram essas coisas quando escolhem os atores pra interpretar esses personagens?!
Isso dá frenologia me lembro da Rainha vermelha de Alice no país das maravilhas, que tem a ver de certa forma!
N tinha anotado esse aspecto dos vilões do Batman
Esse assunto sempre me lembra a primeira adaptação do Frankstein pro cinema, onde o monstro e agressivo por que o Igor acabou pegando o cérebro de um criminoso.
tem muitas doença mentais que não são abordados e como aborda e passando desinformação.
E o morcego transmite loucura.
O batmam é o mas louco de todos ✌️
A minha teoria sobre o batman e que ele e louco e matou os próprios pais e os vilões dele são os médicos da clinica psiquiatrica por isso quase todos são doutores o espantalho mesmo e o anestesista por isso as vezes usa seringas e outras usa gás o robin e uma das personalidades do batman que representa a criança no beco o criança e o caus das múltiplas personalidades dele e nem preciso falar do duas caras não e
Eu não vejo o Criador do Coringa ou Pinguim pensando em Simbologia, Psicologia ou em frenelogia até por quê é escritor não PHD em psicólogia.
Mas que comentário ridículo k
Até parece que para entender de algo precisa de PhD. E a simbologia e a psicologia estão tão intrinsecamente ligados com o humano e a sociedade que é impossível não se envolver com elas de uma forma ou de outra. Frenologia influenciou sim diversos estilos de arte incluindo o cartoon.
@@ender5892 acho q vc n entendeu oq ele quis dizer
Podia rolar uma análise mais detalhada do Batman que Ri hein...
eu discordo totalmente de vc, acho que o Batman que ri foi uma das maiores sacadas pro Batman(q ja testou de tudo q era possível no gibi).
Isso aí é triste mesmo. Eu até acompanhei mas achei muito "Sério isso? Tem nada mais pra renovar o Batman?".
Acho que parte do problema do Batman Que Ri é a própria origem dele. Onde ele ficou louco simplesmente por inalar um gás do Coringa, e depois matou todos os heróis. Seria infinitamente mais interessante se eles tivessem feito igual Injustice e mostrassem o Batman sendo quebrado por um evento traumático!
perdão, mas tenho q discordar. batman que ri é bobo em design e conceito. é a extrapolação do "batman invencivel q derrota todos os adversários só com o intelecto" (mas q na trama de fato, nunca vemos essa intelectualidade, oq ocorre é q ele é um personagem protegido pelo roteiro, enfrentando adversários emburrecidos). é a evolução do batman do miller derrotando o superman, mas indo pro lado de "temos sorte em ter o batman como herói, pq se ele fosse vilao, todo mundo morria", q mais parece uma fantasia de poder de um cara nerd de conseguir vencer geral apenas com sua inteligencia fria, calculista, e vista como louca pela sociedade. é um coringa mais edgy, é um batman mais juvenil. é simplista demais e só se sustenta pelo visual e aparições incessantes em outras midias, como skins de jogo, por exemplo. por fim, destaco q personagens ruins podem ser bem escritos e melhorados, mas pelo menos nas mãos do seu criador, scott snyder, o batman que ri só foi um vilão generico e forçado pra vender bonequinho, bem no pique venom nos anos 90.
ps: personagens como o coruja e o batman de zurr en arr são versões "malignas" do batman bem mais interessantes
na real, Batman que Ri é uma ideia boa executada porcamente
porque a ideia dele é interessante, mas o arco ao redor dele não é, assim como muitas das ideias ao redor dele também não são, e o descaso que a DC trata ele torna a ideia, que era boa, em algo ruim
@@NicanorNeto88888 o arkham knight faz isso 100 x melhor que esse quadrinho
Voltei nesse vídeo depois de assistir Megamente 😅
Tem um desenho no qual Batman viaja no tempo e encontra o Sherlock Holmes. Ao observar o mascarado, Sherlock concluiu que ele tem sangue aristocrático por conta do corpo atlético e queijo quadrado
Cadê a mulher Ésquilo
todo vilão é um Cearense
Pra min sempre achei que os vilões do super men que representa o estado fazem analogia aos pricipais rivais do mesmo ( Darkseid e lex .sendo a religião e ciência).
Batiman : questoes sociais.
Mulher maravilha : uma flanderizacao vanir nesclado com os Aesi." Masculino e feminino.
Eu sempre achei o batman que ri meio merda, ainda bem que não sou só eu
tenho 62cm de circunferência de cabeça, isso me faz um vilão ou só alguém com hidrocefalia?
Vc mora no Ceará?
No Ceará tu está abaixo da média
@@samuellucas3044 Se eu morasse no Ceará, ele não teria problema de seca.
Esta é a terceira vez desde a semana passada que me reinscrevo no canal e o TH-cam me desinscreve 🤔.
Seria interessante se no caped cruseder, a nova serie do batman, eles explorarem esse preconceito da época, já que ela vai se ambientar nos anos 40
Linck, fala sobre boku no hero.
4:59
brabo.
cabeças presentes
6:02 Uma b0st4 completa. O design dele é dahora mas o resto, esquece.
Ele é tipo Tartarugas Ninja Ronin eu sinto que escreveria melhor e eu não sou roteirista.
Como que os vilões dos anos 70 não andam fantasiados? Ras Al Ghul e Talia, Morcego Humano...
Ras Al Ghul é usa um terno mano, morcego humano é o corpo dele e a thalia não lembro
@@viniciusfernandesmartins8122 ele usa uma capa e um cavanhaque ridículo também, além de delineador nos olhos. definitivamente um vilão fantasiado
@@Ian-hj4yt mas o cavanhaque é do corpo dele, delineador é maquiagem, a capa é a única coisa que se forçar é fantasia se pah
@@viniciusfernandesmartins8122 e o cabelinho dele em forma de chifres? isso é pura galhofa. os anos 70 foram uma continuidade das décadas anteriores. o estilo das histórias do batman só foi mudar radicalmente no final dos anos 80 com o idiota do frank miller e seus medíocres cavaleiro das trevas e ano um
@@viniciusfernandesmartins8122 e o cabelinho em forma de chifres? galhofa total
Sim,ele é fascista o batman,mas seus inimigos tbm o são 😅😂
Frenologia é uma ciência racialista do sec 19 e 20.
Facista porque bate em bandido fantasiado kkkkkk vcs precisam trabalhar
@@diegopanzariello4433Batman é o Herói mais Socialista que tem sempre dá a 2 Chance aos Vilões e Pró Vida o Batman na maioria das suas versões poupa os Vilões além de ser contra armas de fogo se recusando a usar, Além do Batman aceitar perseguição da polícia se isso for por um bem maior como mostrado em Cavaleiro das Trevas o Filme.
Existe uma versão anime do batman e do homem de ferro.
O quadrinho é diferente do manga.
Batman é uma cópia descarada do Black Bat, herói pulp, o pipoca e Nanquim tem um ótimo vídeo sobre isso!!!
show show top
Up
ottimo video
👍
O cara as vezes é mal só pq é mal, desigualdade social tem nada haver
Apesar deles terem suas neuroses psicológicas. Como Duas Caras que claramente precisa ir para uma clínica psiquiátrica fora de Gotham. Os demais vilões do Batman são maus porque querem e suas neuroses apenas agravaram um comportamento latente em seu ser.
Ainda mais pro pessoal desse canal, que não tem noção que o criador da D.C e do Batman são direitistas e não ligam pra isso.
Será que o pessoal sabe disso? O cérebro deles vai explodir 😅😅😅
Pontualmente sim. Mas no geral, a pessoa marginalizada da sociedade está mais exposta à criminalidade. Daí vem o termo "marginal".
@@powerzoldyck5670 Até sabem , mas fingem que não sabem , vai entender 🤔
DC>>>>>Marvel lacrete
Legal que você mostra todas essas coisas, mas aí tem um Batman de cabeça achatada. Eu gostava do seu canal, mas as vezes parece pura propaganda barata. Associar toda uma indústria a frenologia me parece uma espécie de sandice. Ainda mais porque você não mostrou nenhuma prova que correlacione os estudos frenológicos ao formato do crânio em específico de qualquer um desses personagens - se fizesse isso, veria que está falando uma besteira das brabas, pois não é bem assim que a frenologia funciona. Tudo que você está dizendo somente se resume a ‘’os vilões são feios’’, porque de resto é pelo em ovo e você tentando induzir histeria ao maior estilo Olavo de Carvalho. Meh, quero PhD pra falar bobagem irresponsavelmente também
É só fazer graduação, mestrado e doutorado. Deve ter uns 10 anos da sua vida só estudando. Se você ler livros escritos na época você vai ver que frenoligia surge o tempo todo, é algo incorporado na sociedade. Como o negro ser naturalmente inferior ou a África ser uma terra que precisava ser civilizada pelo homem branco etc