🛒 Link na Amazon: th-cam.com/video/YY4tgW9rn4Y/w-d-xo.html 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Esse deserto do final da série é o Mojave, do Fallout New Vegas. O pessoal enlouqueceu quando viu isso porque esse é o Fallout mais amado da franquia, e aparentemente a série irá adaptá-lo na segunda temporada. Quase tudo dessa vibe Western em Fallout é exclusivo do New Vegas e não apareceu antes dele na franquia.
Então, não vão adaptar não, pq a série se passa em 2296 e Fallout New Vegas se passa em 2281, oq que deixou um pessoal brabo, foi que New Vegas parecia toda destruída e apagada, isso, junto com a NCR(uma das principais facções do New Vegas e ligada ao Fallout 2) aparentemente em pedaços, deu a entender que a Bethesda quer manter o mundo de Fallout bem atrasado igual em Fallout 3 e 4, já que em New Vegas a NCR era basicamente um país (qse 1 milhã de habitantes, várias cidades, governo organizado, tropas profissionais) e New Vegas era praticamente uma cidade-estado. O jogo tem vários finais possíveis e vai ser meio difícil manter o que a Bethesda falou(que não iam dizer qual deles é canônico) pq uma das coisas principais é quem fica com poder sobre New Vegas e a região (NCR, Caesar's Legion, Mr. House, ou Independente), então vão ter que responder essa pergunta.
@@pablodamis9153 Uhum, foi isso que eu quis dizer. O pessoal do reddit do Fallout estava falando sobre isso. Sobre qual final do NV seria canônico pela série.
Assistindo a série eu pensei que ela seria perfeita também para a Chell em uma adaptação de Portal/Half Life (infelizmente esse universo provavelmente nunca será adaptado 😢)
Outra coisa que os jogos mencionam é que a popularização do uso doméstico da energia atômica ainda nos anos 50 teria mudado os rumos da pesquisa tecnológica a ponto que a corrida pela miniaturização dos componentes eletrônicos nunca aconteceu! Isso fez com que a estética dos tubos, valvulas e velas mecânicas nunca fosse abandonada influenciando o design de tudo mais até 2077...
Sobre o Coper ( necrotico) ele diz que participou da batalha do Alaska, batalha onde se foi usado os primeiros modelos de Power Armors que apresentavam muitas falhas e que fizeram com que muitos soldados e amigos do Coper morressem, ele sabe das falhas das Power Armors e por isso consegue enfrentar tantos soldados nos ultimo episodio como se não fossem nada. Quando ele enfrenta o Maximus na cidade ele meio que brinca com o Maximus porque percebe que ele não sabe utilizar a Power Armor, ate que chega o momento que o Coper se cansa e acerta a peça da armadura que deixa ela ligada, fazendo assim que o Maximus tenha que fugir.
Sobre os necroticos: são pessoas que receberam altas doses de radiação, o que faz seus narizes, pele caírem. Além disso desenvolvem uma grande imunidade a radiação. Já a loucura que eles desevenvolvem, se obtém ao se isolar das pessoas.
Vale notar que é incerto o que causa a transformação de ghouls ferais nos jogos. Algumas descrições mencionam isolamento e deterioração cerebral devido à radiação que também está atribuída a resistência à radiação de cada um pra virar feral ou não. Em "Fallout 4", dois ghouls isolados por 200 anos não se tornaram ferais, mas isso pode ser atribuído à inconsistência da Bethesda. A introdução de um soro que a série fez pode combinar essas ideias, caso seja revelado como radway, já que ghouls isolados não teriam acesso isso. Mas de qualquer forma, os ghouls são a coisa mais inconsistente em toda a saga Fallout e nem os devs entraram em conscenco sobre a origem deles. Tim Cain atribui à radiação, enquanto Chris Taylor sugere uma mistura de FEV e radiação.
@@Lalosalamnc a mais plausível, seria o contato com a Radiaçã+FEV, pq o FEV ainda estava selado em vários laboratórios da West-Tek sendo usado para testes, e como é um vírus, a explosões acabaram destruindo esses laboratórios, e com isso liberando o vírus na atmosfera, se misturando com a Radiaçã existente na superfície...
@@Matanza4897 Também acho isso principalmente por causa do Harold. Ele foi só FEV e apesar de ser diferente ao ponto de com o tempo virar literalmente uma arvore, inicialmente ele é muito parecido com um ghoul.
@@danilobcns não, super mutantes são gerados pelo contato direto do FEV com um ser humano, no caso, injetado em uma pessoa ou a pessoa entrando em contato com o mesmo, o que dá a eles imunidade a muitas coisas que matariam um ser humano normal(como radiação)...
Ele já fez vários westerns e quase sempre é um vilão. A única vez que ele não era eu me surpreendi, nun filem em que o liam Neeson persegue o Pierce Brosnan depois da guerra de secessão.
Um dos meios momentos preferidos é quando a Lucy chega na cidade e lojista chama os habitantes dos refúgios de "riquinhos mimados". Lembrei muito de bairros fechados e dos grandes conjuntos de Torres que mais parecem mini cidadela.
O fato da série se tornar um pouco "galhofa", "goofy", "cringe" é um pouco intencional porque esse é o tom do FallOut. Há momentos sérios e tenebrosos mas a franquia dos jogos brinca muito com o humor negro e situações absurdas.
Os jogos tem um certo humor com relação ao mundo que o cerca como aos anos 50, sempre tendo uma pitada de critica sobre aquela época e o sonho americano é como dizer "Veja só oque poderia ter dado esse sonho americano e acha que estamos longe disso hoje em dia?"
Pior que eu gostei do núcleo do Maximus ein, acho que a galera ficou muito retida nesse negócio do ciúmes dele que esqueceu q ele é o personagem com mais camadas preto e branco dali em questão de escolhas, ele tenta ser alguém benevolente como ele acredita q um escudeiro tem q ser mas nem sempre faz as melhores escolhas e tem q lidar cm isso depois. A cena em q ele conversa cm o mlq q fazia bullying cm ele, eu achei genial.
Eu curti muito a dinâmica entre ele e o Thadeus, ele podendo exercer a opressão que sofreu (do Titus real) e ao msm tempo conseguir se vingar do outro escudeiro que fez bullying, só pra formar uma amizade genuína que (obviamente) terminou mal
Foram encomendados 40000 valts. Foram entregues 122 Somente 17 eram abrigos Os outros 105 eram todos experimentos macabros. Um q eu acho interessante é o 11
Na verdade 40 mil era a estimativa de quantas seriam necessárias pra acomodar toda a população dos territórios americanos em segurança. Foram feitas 'apenas' 122 porque o ponto delas nunca foi salvar a humanidade (tanto que algumas nunca foram terminadas, e acho que no 3 ou no 4 tem propagandas de Vaults também no recém-anexado Canadá, mas que nunca seriam realmente construídas)
@@franciscolopes6597 O que uma coisa tem a ver com a outra? Alias tem a ver sim, de um lado um ditador com poder de mais, do outro bilionário com poder demais, logo o problema e' o ter poder demais.
@@nelljrbr Agora sim disse certo porque o outro lado dificilmente esta sendo citado, como se os que controlam o ESTADO fossem os mocinhos e resto da população fosse os malvados. Oque o povo tem de poder? além do poder de compra? ja que o ESTADO controla todos os RECURSOS e ARMAS, logo o dinheiro nao vale nada.
Entendo q sem a referência dos jogos fica difícil, os "narcos" no jogo melhoram suas habilidades de combate, por isso o necrotico passa sufoco na luta contra a armadura de combate no início, depois ele consegue aquele estoque gigante de narcos no lugar que vendia órgãos, na luta final estilo "batman" ele está entupido de aprimoradores de combate.
Toda essa questão em torno da cidade de Shady Sands estar destruída ganha ainda mais peso por ser a primeira cidade a ter aparecido nos jogos (lá no Fallout 1, de 1997, ainda como um pequeno vilarejo), que deu origem a uma das maiores nações desse universo, a NCR. Esta que, sendo uma democracia representativa inspirada nos EUA de antes da guerra, foi destruída por sua expansão imperialista. É impressionante como a série estrutura vários momentos de clímax (inclusive o final, com New Vegas aparecendo destruída) na lore dos jogos. Muito foda!
sem contar que a republica tecnicamente não esta destruida, confirmaram que eles ainda estão vivos em uma entrevista, afinal era um pais imenso e com outras cidades importantes sobre seu dominio.
Eu percebi algo, quando o Refúgio 33 está fazendo a reunião pra decidir o destino dos invasores, o Norm diz pra mata-los mas o Refúgio discordo. A Steph diz "seu pai faria o que devia ser feito" e nos é revelado no último episódio que Hank mandou explodir Shady Sands, ou seja, o pessoal que saiu do Refúgio 31 devia sabia da explosão
amigo refugio 31 não tem ninguém é um refugio de fachada, só o robo (Bud Askins), pq ali está a alta cupula da vault-tec de onde o hank acordou... e tem outros lá ainda..
Link, joga os 2 primeiros jogos de Fallout, são verdadeiros clássicos do RPG e discutem questões do world building e das consequências das suas escolhas de forma mais profunda que os mais modernos, com exceção do New Vegas que tenta recuperar aspectos dos dois primeiros jogos.
A crítica ao corporativismo é muito boa também. A série mostra um monte de idiotas que não tem noção do mundo real, com cabelinho penteado pro lado, falando em gestão de pessoas. Acho que não tem nada melhor e mais próximo da vida real que isso.
A história de Fallout sempre foi a mais realista e ao mesmo tempo distópica da história dos jogos, é tudo muito bom dentro do seu pessimismo com a humanidade.
Muito provavelmente eles não soltaram um episódio por semana por não saberem se seria bem aceito ou não. Na dúvida soltaram tudo, mas seria muito bom pra aumentar o hype
Foi a melhor coisa que fizeram. Vc pode controlar como assistir a série, e não a Amazon. Acertaram em cheio. As discussões são pueris e vazias, mas há quem goste.
isso ai quem inventou foi a NetFLIX tb não acho uma boa.. pq maratonei tudo e ai esperar 2025 é embaçado.. poderiam soltar 1 episodio por semana e fazer mais e pelo menos durar 3 meses.. kk seria bom demais.
Me lembro de uma coisa que o Tim Cain (um dos criadores originais de Fallout) falou em vídeo no canal dele, que o tema anos 50 e o retro futurismo foi idealizado mais como seria o futuro visto do ponto de vista dos anos 50, e lógico que se fosse uma evolução mais orgânica certamente haveria mudanças ao longo do tempo. Muito bom o vídeo.
Uma coisa muito boa da série, é sobre quem começou a grande guerra, na série é dita que a Vault-Tec teria começado a grande guerra, por motivos que sao descritos na série, porem, recentemente um dos produtores acabou dizendo, que nao foi a Vault-Tec oi seja, não foi a tal empresa que começou, o que Deixa muito mais interessante esse mistério que persiste pôr anos, existem varias teorias a respeito, pode ter sido Aliens, os Chineses ou os próprios EUA...
Seria top se os verdadeiros donos da valt tec fosse os aliens. Fazia muito sentido pq maioria das valts não são refúgio e sim locais de experimentos humanos. E os aliens do Fallout são muito agressivos.
@@jayandsondasilvalima6025 na vdd já foi dito pelo criador original da franquia Fallout (ele tem um canal no TH-cam e direto posta vídeo), que o propósito do Vaults era a exploração espacial, e ver o comportamento do ser humano e diversos tipos de situação, e todos os jogos da franquia fazem muito referência a espaço, foguetes, corrida espacial e etc... agora, não faria muito sentido os aliens serem os donos da Vault-tec nesse contexto...
@@Matanza4897 E nessa época antes do início da corrida espacial de verdade, já tinha muita especulação sobre colonização da Lua e planetas, então faz muito sentido terem pensado em testar pequenas comunidades auto-suficientes.
@@douglas2938 um negócio interessante, é que o Governo dos Estados Unidos(mais precisamente o Enclave)na era Pré-Guerra, já tinha feito contato com esses aliens, tanto que armas de Plasma e Laser, que existem dentro dos jogos, foram criadas a partir de estudos de tecnologia alienígena...
@Ocara_369 o certo seria nunca dizer isso, mas disseram e eu dúvido muito que havia tido alguma colaboração secreta China-EUA, a guerra entre eles já tava acontecendo a todo vapor, e só piorava cada dia que passava, com a china até mesmo infiltrando centenas de agentes e espiões na capital norte americana...é um negócio tenso...
A série fallout e uma boa representação de como as pessoas agiriam no meio de um mundo deserto pos-apocalíptico e sem muitos recursos um detalhe que eu acho incrível e que ao longo do tempo (fora dos vaults) eles não tinha como voltar para o dinheiro comum que era de papel então eles decidiram usar as tampinhas de nuka coca que e uma paródia da coca cola para usar como dinheiro pois no meio de um cenário pós-apocaliptico não era possível produzir mais desses refrigerantes as tornando raras
Na verdade o necrotico nao virou o batman. Ele ja sabia das armaduras pq ele participou da guerra. No primeiro confronto ele corta a alimentação da armadura.
22:19 Sobre a dúvida da Thaís, geralmente é considerado retrofuturismo quando se trabalha em cima de uma visão de futuro que existiu no passado, como o Fallout usa a dos anos 50, e o Batman TAS usa a dos anos 30~40. Aí como essa ideia de imaginar um futuro cheio de progresso tecnológico é algo que surge mais a partir da revolução industrial, seria mais difícil fazer um retrofuturista medieval.
Star Wars não seria um retro futurismo medieval? Principalmente a trilogia clássica é a história de um órfão que se torna um espadachim de uma ordem extinta pra salvar uma princesa de um imperador do mal
@@TheGabrielryu O Star Wars pega uma história de fantasia e joga ela num universo de ficção científica, uma space opera, ainda com elementos fantásticos/místicos. Mas a visão de futuro do Star Wars estava bem de acordo com o seu tempo, o otimismo tecnológico dos anos 50 havia passado, a tecnologia evoluiu mas não resolveu os problemas da humanidade. Então o futuro que o Star Wars mostra é um onde a tecnologia é presente, mas não é mais bela e fascinante, e sim funcional, industrial, às vezes até velha e decadente, e no fim o Luke derrota o império confiando nos seus instintos em vez do computador de mira da nave.
O episódio que o necrótico enfrenta o Maximus há diálogos que o necrótico percebe que o usuário da armadura não tem treinamento, nem representa uma ameaça real a ele. Apesar de em alguns momentos ele levar a pior fica claro que o necrótico não levou o cenário como crítico. No cenário final, ele está preparado e o cenário e de conflito. Vi diversos lugares comentários sobre esse "furo de roteiro" e só vejo como a população não presta mais atenção nos detalhes e reclama depois de histórias cada vez mais superfíciais.
Excelente análise e analogias com a realidade. Gosto muito do modo que vcs argumentam. Fazem a gente pensar a fundo na nosso cotidiano, que de tão disfarçado nos instagrans da vida a gente para de enxergar. Adorei.
A grande virtude da série Fallout (desde o primeiro jogo até a série... e, sim, sou fã desde 97) no que tange a estória e ambientação é que eles sempre tiveram uma capacidade incrível de levantar questionamentos (até mesmo nos 3 e 4, que são de longe os mais rasos de toda a franquia... e desconsidero o MMO que nunca joguei e não jogarei, mas por ser da Bethesda... enfim) sobre filosofia (política, social, antropológica, espiritual e também ficcionismos). Por conta disso, cada pessoa consegue enxergar o que quer. Eu, por exemplo, sou libertário ético (base na Escola Austríaca de Economia) e na série angario munição o bastante pra embasar qualquer teoria pertencente ao meu ideário e refutar a interpretação que vocês fizeram. Não que tenho interesse de discutir quem está certo ou errado por via de comentários de YT, mas apenas incitar quem quer que leia isso aqui a pensar de maneira menos enlatada. Na série, oligopólios corporativistas (que é apenas o estatismo corrompendo o capitalismo real... aka: livre mercado... e, sim, socialismo é só cinquenta tons de estatismo) sabotam o direito alheio a propriedade privada e causam a catástrofe que devasta o mundo. Se vc fizer um paralelo ao Globalismo (não é globalização... coisas diferentes) dá pra entender exatamente como a série (dos jogos à série) é inspirada no mundo real e como a leitura anti-capitalista (comum por ai) é completamente insuficiente para entender tanto a realidade quanto a ficção. Grande abraço e rezarei para que um dia vocês se curem desta doença chamada socialismo
Claramente a obra original critica o capitalismo associado ao estado, que você rotulou corretamente sobre corporativismo. A galera não entende que pior que um Elon Musk, seria um Elon Musk com relações estreitas com a ONU. Engraçado que a galera que critica a existência de bilionários é a mesma que compra DELIBERADAMENTE todos os produtos deles e se faz de cego pra verdadeira fortuna que eles pagam em imposto pra manter a elite do funcionalismo público com seus privilégios vivendo em suas bolhas totalmente alheios do gado pagador de imposto.
Linck,faz um vídeo sobre as Hqs do Santo,do universo Guará,o Constantine brasileiro,tem na Amazon,ela fala de místicismo, religiões de Matriz africana e etc
Adoro quando a Thais aparece. Vocês me deixam com vontade de assistir a série, e olha que eu não tenho paciência atualmente para séries pelo fato que a indústria tem errado rude em pouco planejamento para muitas temporadas longas. Abraços
O Fallout é uma galhofa, sempre foi, como o pessoal não joga os jogos fica com este gosto de saiu da tragédia e foi para a galhofa e classifica como um demérito. A história das pessoas um pouco antes de as bombas caírem e um tempo depois é estupidamente triste e todas são trágicas, as que acontecem em tempo real durante o jogo é tragicômico para tirar o ar depressivo do novo mundo.
Não foi furo de roteiro. Ele fala com o executivo da West-Tek sobre o defeito das Power Armor. Como ele tem perdido companheiros em armas e como veterano ele deu. Sorte. O executivo Bud Adkins, se não me engano, responde que o produto está vendendo bem e é isso que importa. Eles vão concertar depois. Cooper Howard não matou o Maximus naquele momento porque não quis. Considerou o cara como um pastelão brincando com uma Power Armor.
1- Quadrinhos na Sarjeta disse: ..."se mostrou um ator excelente, ...a atuação dele está muito boa, aliás, eu acho que é o mais ator de todo mundo ali. Sim porque ele pega todos os trejeitos desses atores clássicos de Hollywood, sotaque. Ele tem uma cara... ...que realmente você sente que está vendo um ator, um astro de Hollywood dos anos 50. Ele está muito ali deslocado no bom sentido. ...ele preenche todos os tributos do galã feio dos anos 50. (Feio, Forte e Formal) Inclusive o andar... ...que é meio sinuoso... ...no sentido de que homens elegantes dos anos 50 podem ver que eles têm uma delicadeza nos gestos... ...sim ele pegou até os trejeitos de fumar daquela época... ...Sério ele traz verdade para a história, ele traz muita verdade desse mundo anos 50 forever. Inclusive depois, quando ele vira o necrótico, quando ele vira o vilão... ...ele vai buscar uma série de outros trejeitos do Western. Para virar o John Wayne zumbi do mal. ...que também tem muito de Clint Eastwood ali. 2- Isabela Boscov disse: "Cooper Howard que é interpretado pelo fantástico Walton Goggins. Quem assistiu séries como The Shield e Justifield, sabe que ator que ele é." 3- Gaveta disse: "Esse cara me incomodou muito, sabe porque assim, esse cara ele é muito nhé, ele é nhé, nhé... ...chama lá o Goggins porque pelo menos ele vai lembrar as falas..."
28:25 Nos jogos de fallout, os alimentos e bebidas geralmente tem alguma radiação sim, então você se sacia mas tem esse porém. Eventualmente você tem que conseguir medicamentos ou ir no médico pra tirar a radiação acumulada. Então tem a capitalização em cima disso, que tipo de condições a gente não têm por causa dos agrotóxicos e remédios que temos que comprar pra reverter isso?
E por causa disso os novos jogos de luta estão vindo com a execução muito mais fácil para atrair público, até Street Fighter teve reclamações por estar mais fácil os comandos, parece que acabou a época de execução difícil para mandar algum especial, sem falar do combo automático que também faz parte de alguns jogos. Acho que a estratégia é não precisar treinar para se divertir no online
Linck, vou aproveitar que nem começou e tentar aproveitar, por favor faz um vídeo falando sobre o Retalho da DC, (Ragman) personagem judeu com uma história bem interessante e que daria um vídeo bem foda igual o que você fez sobre a Kate Kane.
Pelo que entendi dos jogos (vendo vídeos) o plano envolvia experimentos porque os ricaço queria explorar e colonizar outros planetas, então rolou experimento social, experimentação com vírus, e um ou outro que passou batido porque era grupo de controle. Acho que na série mudaram a premissa porque é comum eles trazerem mais pro chão nessas produções, que nos jogos podem viajar mais afinal você tem mais tempo para se envolver com o enredo.
Essa série consegue unir tanto os fãs quanto um espectador que nunca jogou os jogos, e isso é excelente. As referências aos jogos, as criaturas, os contextos de cada Vault, a situação do pós-guerra e os elementos de que o ser humano é um fdp.
Essa série não une os fãs,com os fãs mais velhos se sentindo alienados (com boa razão) e os fãs novos batendo palmas,a fanbase de fallout já era bem dividida antes e vai ficar mais ainda com o tempo
@@joem.9256 Entendo que cada fanbase é complicada ao seu modo de ser, talvez tenha me expressado mal, pois queria dizer que a série consegue pegar tanto quem é fã quanto quem nunca jogou os jogos. Não vou muito a fundo pra pesquisar as comunidades, mas sei que existe bastante briga de fãs novos e fãs mais velhos, o que acaba sendo bem ruim pra quem quer simplesmente se divertir. Comecei a jogar Fallout recentemente, sabia há muito tempo que a franquia de jogos existia, e queria muito jogar, mas, como meu pc nunca foi tão bom, só consegui jogar de uns tempos pra cá. Então não sei muito da comunidade, porém imagino como deve ser
Não é que o Cooper passou dificuldade pro Maximus Ele viu que o Max era um amador e tava brincando com ele a luta inteira Dps que ele viu que veio a galera experiente ele teve que levar a sério
Até porque o Ghoul tava brincando com um garoto inexperiente de armadura, na outra situação tava tendo literalmente uma guerra. Tipo, ele não ia brincar naquela situação.
Maximus infelizmente está mais para apresentar a BoS que o personagem, ele começa a engatar depois da cena da ponte com os fiends(canibais). Acredito que a partir da segunda temporada já que a BoS já estará inserida como personagem ele poderá se desenvolver mais pessoalmente. Apesar de ter uma história desinteresante, é o ator mais expressivo.
Eu recomendo fortemente jogarem fallout new vegas. Além de entenderem melhor a série, visto que ela é una continuação direta dos eventos desse jogo, ele é uma obra prima por si só. Tem um vilão hegeliano que cita a Ciência da Lógica e a Filosofia da História.
Fiquei triste por Shady Sand, a cabeça da NCR foi destruída, mas o Urso do Oeste tem duas cabeças e se a NCR realmente tiver acabado, a próxima cabeça a ser destruída vai ser a do Todd
@@marechalrotterdeyerakia9434 Pelo que eu entendi, Shady Sand deixou de ser a principal cidade da NRC a muito tempo, provavelmente ela deve ter mais influência e poder em outra região
Quadrinhos na Sarjeta começou como um canal de um cara doido q só falava merda na minha visão pra um dos meus canais favoritos, sarcásticos e falando tudo o q tava entalado, por mim.
caraca, eu gostei do Maximus, talvez por ja conhecer bem o universo do jogo e por estar feliz por ver a irmandade de aço nas telas, eu consegui entender o peso do personagem
Uma parada interessante da Lucy é que ela tem um visual meio infantilizado, os olhos grandes, o cabelinho cortadinho, isso vende demais essa inocência com curiosidade que se espera de um vault dweller.
obviamente o maximus é dessa forma por conta da formação dele como um "militar", quando se vive no meio de um bando de macho, e atrás de brinquedos pré guerra não se espera tanto que seja "colorido", inclusive vale muita a pena vê as inspirações do game fallout que é uma mistura de coisas, esse negócio de filme de cowboy, personagens idiotas (moradores do vault) e tecnologia são de diversas fontes, de mad max até warhammer
90% do tempo das análises são comparações com a fonte e discussão sobre o inútil conceito de "cânone". É bom ver alguém falar sem conhecer a fonte pra não dar uma variada.
Hahahaha amei o final do vídeo! Entrei no mundo do Fallout em meados de 2009 com xbox 360. Ganhei de presente em 2015 o Fallout 4 e fiquei muitas horas naquele game. Gostei da série e tbm dos vídeo de vcs!
@@Caickano Exatamente, no comunismo todo mundo é reprimido e pobre igualmente, sem distinção alguma de raça, genero, sexo, ou sem pretensões egoístas visto que são completamente ameaçados pra permanecerem em seus papeis na sociedade
Excelente vídeo. 2 pontinhos: 1 Esse furo (não conferi) mas acredito que o modelo da armadura do Maximus é diferente. Tem até uma explicação antes. 2 Outra coisa que é irônica é que essa crítica aos bilionários é produzida logo pela Amazon. É o Rappa cantando ninguém regula a America na MTV. São os X-Men lutando pela liberdade com transmissão do Mojo. É foda.
Por favor linck faz video tambem sobre os jogos pelo menos new vegas eu acho que tu ia amar muito. Especialembte pq é um estudo da sociedade americana. Tipo fallout sempre se focou muito na reconstrução e a sociedade repetindo os seus mesmo erros. Como no fallout new vegas a nova republica da california sendo uma critica a democracias liberais e a legião ao facismo
outra coisa que é legal da serie é como os "comunistas" são os chineses, por que os criadores de fallout criaram o jogo anos apos a queda da união sovietica e a ascenção da china e eles falaram "não faz sentido a URSS como adversario" e colocaram a china então que vinha crescendo muito na epoca
Recomendo o canal do timothy McCain, o criador original do primeiro jogo, e o canal do noah cadwell-gervais, que é um ensaísta crítico profissional de jogos e um dos melhores vídeos dele é uma abordagem de todos os jogos do fallout. Se tiver tempo e disponibilidade para assistir, é um documentário de 9 horas, como acadêmico você vai gostar mto
sobre essa coisa da vault tec ter feito a guerra aquela cena na verdade implica que eles teriam pensando em causar pq quando vc para pra pensar nào faz muito sentido, pq os refugios não estavam prontos, boa parte ainda estava sendo construido e a filha da esposa do howard tava com ele e ela queria manter ela segura. sem contar que dois personagens dos jogos Edward House e Sinclair que estavam naquela cena tiveram seus planos prejudicados pela guerra. pq uma coisa de fallout é que é muito nebuloso essa parte não se sabe muito quem realmente começou a guerra
e sobre a republica necessariamente não tava surgindo, tipo aquele pais ja existia ha mais de cem anos, sim é um pais, fallout sempre teve esse aspecto pos pos apocalypse, pelo menos antes da bethesda, vc acompanhava a sociedade se reconstruindo e repetindo os mesmos erros, e a republica tu acompanha nos jogos ela se expandindo, tentando trazer a america de antigamente, mas continua repetindo os mesmo erros. e na entrevista coms os desenvolvedores eles confirmam que a republica ainda ta viva, tipo era um paise que cobria boa parte da costa oeste dos estados unidos com população chegando a 1 milhão. e também faz sentido pq apenas uma cidade foi destruida e a republica tem outras cidades maiores sobre seu dominio
Concordo fiquei assustado quando vi a Lucy sendo a perfeitinha no primeiro episódio, e ainda começou com o Max sendo o brutamontes burro, se metendo em briga, ali a expectativa da série foi brochando, mas eles recuperaram muito bem pq o Necrotico me segurou, e depois as personagens foram se desenvolvendo muito bem, acho que eles fizeram aquilo só pra assustar mesmo kkkkkkkk
Como a gente se livra dos bilionários? Por onde a gente começa? Observando a realidade atual sabemos que nossos interesses são diametralmente opostos aos deles e isso talvez nos leve MESMO à extinção. Dito isso, por onde começar? Alguém já pensou em algo que poderia nos auxiliar?
Sua companheira tá certa sobre a observação sobre outros "tipos" de retrofuturismo não classificados. Por exemplo Duna, tem muito da cultura medieval em um cenário de ficção científica, mas não é categorizado como retrofuturista.
Parece que retrofuturismo baseado em épocas anteriores a revolução industrial são tratadas como outra coisa ao invés de retrofuturismo, e sim como ciclos de civilizações futuristas voltando a modelos de organização social muito mais antigos, como a Antiguidade ou a Idade Média
não é que ele virou o batman no final é que no final os estabilizadores estavam batendo o unico motivo dele ter tomado uma surra no inicio é que ele estava tendo efeito rebote do processo do envenenamento por radiação não da pra esquecer que ele não era só um ator ele tambêm era um soldado com pelo menos 100 anos de treinamento PRATICO é muito treino . Te dar 100 anos você fazendo oque você faz pra você ver o monstro que tu vira .
A explicação de Fallout manter a estética cinquentista, se dá por ser um mundo sem transistores (sim, em fallout os transistores não foram inventados, em troca disso a tecnologia criada foi o reator de fusão compacto para uso doméstico). Essa era a visão de futuro (que não foi concretizado) dos anos 50. Logo, toda tecnologia que poderia ser compactada e otimizada pelo transistor, ficou congelada na década de 50. Junto com ela a estética. Ditos isto, é preciso entender que houve avanços sociais. Racismo que conhecemos "acabou" (tem a xenofobia ainda), revolução feminista e liberdade sexual claramente aconteceram.
🛒 Link na Amazon: th-cam.com/video/YY4tgW9rn4Y/w-d-xo.html
💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Ja estava na hora da Taís voltar a aparecer kkk mais então quando ela vai ter seu vídeo solo?
Esse deserto do final da série é o Mojave, do Fallout New Vegas. O pessoal enlouqueceu quando viu isso porque esse é o Fallout mais amado da franquia, e aparentemente a série irá adaptá-lo na segunda temporada. Quase tudo dessa vibe Western em Fallout é exclusivo do New Vegas e não apareceu antes dele na franquia.
perfeito. tb tem uma referencia aos ncr rangers, com o capacete preto e vermelho que aparece em um dos ultimos eps.
Não é exatamente uma adaptação do jogo, a serie vai contar a história do que aconteceu depois dos eventos em new vegas
As facções de Mojave são bem interessantes. Estou curioso para ver o que eles irão fazer na adaptação.
Então, não vão adaptar não, pq a série se passa em 2296 e Fallout New Vegas se passa em 2281, oq que deixou um pessoal brabo, foi que New Vegas parecia toda destruída e apagada, isso, junto com a NCR(uma das principais facções do New Vegas e ligada ao Fallout 2) aparentemente em pedaços, deu a entender que a Bethesda quer manter o mundo de Fallout bem atrasado igual em Fallout 3 e 4, já que em New Vegas a NCR era basicamente um país (qse 1 milhã de habitantes, várias cidades, governo organizado, tropas profissionais) e New Vegas era praticamente uma cidade-estado.
O jogo tem vários finais possíveis e vai ser meio difícil manter o que a Bethesda falou(que não iam dizer qual deles é canônico) pq uma das coisas principais é quem fica com poder sobre New Vegas e a região (NCR, Caesar's Legion, Mr. House, ou Independente), então vão ter que responder essa pergunta.
@@pablodamis9153 Uhum, foi isso que eu quis dizer. O pessoal do reddit do Fallout estava falando sobre isso. Sobre qual final do NV seria canônico pela série.
Calvície, calvície nunca muda
Manual:
"Não tenho tanta certeza"
Muda sim. Fica cada vez mais calva
@@rdm3990 eu...😔
Uai, raspa o resto que é medíocre e assume a careca Lex Luthor, Wilson Fisk, Professor Xavier e tá tudo bem!
muda sim, piora
Essa atriz que faz a protagonista seria perfeita pra fazer a Elizabeth em uma adaptação de bioshock
SIIIIIM
Mano, eu n tinha pensado isso, mas algo veio a minha mente quando eu vi essa atriz mas não consegui entender. Era isso kkkkkk
Sim! Eu comentei isso no lançamento da série d FalloutKK. Isso seria incrível.
Jogou a braba, ela é igualzinha
Assistindo a série eu pensei que ela seria perfeita também para a Chell em uma adaptação de Portal/Half Life (infelizmente esse universo provavelmente nunca será adaptado 😢)
Outra coisa que os jogos mencionam é que a popularização do uso doméstico da energia atômica ainda nos anos 50 teria mudado os rumos da pesquisa tecnológica a ponto que a corrida pela miniaturização dos componentes eletrônicos nunca aconteceu! Isso fez com que a estética dos tubos, valvulas e velas mecânicas nunca fosse abandonada influenciando o design de tudo mais até 2077...
Sobre o Coper ( necrotico) ele diz que participou da batalha do Alaska, batalha onde se foi usado os primeiros modelos de Power Armors que apresentavam muitas falhas e que fizeram com que muitos soldados e amigos do Coper morressem, ele sabe das falhas das Power Armors e por isso consegue enfrentar tantos soldados nos ultimo episodio como se não fossem nada. Quando ele enfrenta o Maximus na cidade ele meio que brinca com o Maximus porque percebe que ele não sabe utilizar a Power Armor, ate que chega o momento que o Coper se cansa e acerta a peça da armadura que deixa ela ligada, fazendo assim que o Maximus tenha que fugir.
A dinâmica do Linck com a Thaís é muito boa!
O "link" entre marido e mulher não falha.
Parecem até casados, hehe
Sobre os necroticos:
são pessoas que receberam altas doses de radiação, o que faz seus narizes, pele caírem.
Além disso desenvolvem uma grande imunidade a radiação.
Já a loucura que eles desevenvolvem, se obtém ao se isolar das pessoas.
Vale notar que é incerto o que causa a transformação de ghouls ferais nos jogos. Algumas descrições mencionam isolamento e deterioração cerebral devido à radiação que também está atribuída a resistência à radiação de cada um pra virar feral ou não. Em "Fallout 4", dois ghouls isolados por 200 anos não se tornaram ferais, mas isso pode ser atribuído à inconsistência da Bethesda. A introdução de um soro que a série fez pode combinar essas ideias, caso seja revelado como radway, já que ghouls isolados não teriam acesso isso. Mas de qualquer forma, os ghouls são a coisa mais inconsistente em toda a saga Fallout e nem os devs entraram em conscenco sobre a origem deles. Tim Cain atribui à radiação, enquanto Chris Taylor sugere uma mistura de FEV e radiação.
@@Lalosalamnc a mais plausível, seria o contato com a Radiaçã+FEV, pq o FEV ainda estava selado em vários laboratórios da West-Tek sendo usado para testes, e como é um vírus, a explosões acabaram destruindo esses laboratórios, e com isso liberando o vírus na atmosfera, se misturando com a Radiaçã existente na superfície...
@@Matanza4897 Também acho isso principalmente por causa do Harold. Ele foi só FEV e apesar de ser diferente ao ponto de com o tempo virar literalmente uma arvore, inicialmente ele é muito parecido com um ghoul.
@@Matanza4897 Mas a combinação FEV+radiação não gera supermutantes ou eu tô viajando?
@@danilobcns não, super mutantes são gerados pelo contato direto do FEV com um ser humano, no caso, injetado em uma pessoa ou a pessoa entrando em contato com o mesmo, o que dá a eles imunidade a muitas coisas que matariam um ser humano normal(como radiação)...
Essa forma de andar diferenciada do Necrotico foi o que me fez reconhecer que o ator também participou do Django Livre.
Ele tbm fez a venus em Sons of Anarchy
Ele tb fez Os 8 Odiados.
Ele já fez vários westerns e quase sempre é um vilão. A única vez que ele não era eu me surpreendi, nun filem em que o liam Neeson persegue o Pierce Brosnan depois da guerra de secessão.
Não se esqueçam do Boyd Crowder, da série Justified, um dos melhores personagens do ator.
Fogo no buraaacooo!!!! Boyd é muito foda kkk
Um dos meios momentos preferidos é quando a Lucy chega na cidade e lojista chama os habitantes dos refúgios de "riquinhos mimados". Lembrei muito de bairros fechados e dos grandes conjuntos de Torres que mais parecem mini cidadela.
Barra da Tijuca aqui no RJ é literalmente isso
Finalmente o meu sonho!!! Quadrinhos na sarjeta falando de Fallout. Assim como a guerra Linck, a calvície nunca muda kkkk
As vezes é bom a análise de alguém que não jogou o jogo para que a comparação não seja diretamente com ele e sim com outros fontes
Eu gosto muito dessas analises tbm, sendo um fã da franquia
De acordo!
O fato da série se tornar um pouco "galhofa", "goofy", "cringe" é um pouco intencional porque esse é o tom do FallOut. Há momentos sérios e tenebrosos mas a franquia dos jogos brinca muito com o humor negro e situações absurdas.
Os jogos tem um certo humor com relação ao mundo que o cerca como aos anos 50, sempre tendo uma pitada de critica sobre aquela época e o sonho americano é como dizer "Veja só oque poderia ter dado esse sonho americano e acha que estamos longe disso hoje em dia?"
Pior que eu gostei do núcleo do Maximus ein, acho que a galera ficou muito retida nesse negócio do ciúmes dele que esqueceu q ele é o personagem com mais camadas preto e branco dali em questão de escolhas, ele tenta ser alguém benevolente como ele acredita q um escudeiro tem q ser mas nem sempre faz as melhores escolhas e tem q lidar cm isso depois. A cena em q ele conversa cm o mlq q fazia bullying cm ele, eu achei genial.
Eu curti muito a dinâmica entre ele e o Thadeus, ele podendo exercer a opressão que sofreu (do Titus real) e ao msm tempo conseguir se vingar do outro escudeiro que fez bullying, só pra formar uma amizade genuína que (obviamente) terminou mal
Foram encomendados 40000 valts.
Foram entregues 122
Somente 17 eram abrigos
Os outros 105 eram todos experimentos macabros.
Um q eu acho interessante é o 11
98, 99 😮😂
Na verdade 40 mil era a estimativa de quantas seriam necessárias pra acomodar toda a população dos territórios americanos em segurança. Foram feitas 'apenas' 122 porque o ponto delas nunca foi salvar a humanidade (tanto que algumas nunca foram terminadas, e acho que no 3 ou no 4 tem propagandas de Vaults também no recém-anexado Canadá, mas que nunca seriam realmente construídas)
O intuito da Vault-tec nunca foi lucrar, foi controlar o mundo, ser um segundo Estado
Esta frase tem que ser relembrada e relembrada "Pessoas com poder demais são perigosas e basicamente bilionários são perigosos por terem poder demais"
O IMPERADOR COMUNISTA JOSF STALIN não né esse era bonzinho com TODO PODER QUE TINHA. KKKKKKKKKKKKKKKK
@@franciscolopes6597 O que uma coisa tem a ver com a outra? Alias tem a ver sim, de um lado um ditador com poder de mais, do outro bilionário com poder demais, logo o problema e' o ter poder demais.
@@nelljrbr Agora sim disse certo porque o outro lado dificilmente esta sendo citado, como se os que controlam o ESTADO fossem os mocinhos e resto da população fosse os malvados.
Oque o povo tem de poder? além do poder de compra? ja que o ESTADO controla todos os RECURSOS e ARMAS, logo o dinheiro nao vale nada.
@@franciscolopes6597 de onde vem todo seu ódio pela urss? Estou curioso
Se você não fala alemão hoje, é por causa dele. @@guitogomes
Ver a thumb surgindo foi muito bom kkkk
Entendo q sem a referência dos jogos fica difícil, os "narcos" no jogo melhoram suas habilidades de combate, por isso o necrotico passa sufoco na luta contra a armadura de combate no início, depois ele consegue aquele estoque gigante de narcos no lugar que vendia órgãos, na luta final estilo "batman" ele está entupido de aprimoradores de combate.
O bicho se entupiu de jets, gênio demais.😂😂
Toda essa questão em torno da cidade de Shady Sands estar destruída ganha ainda mais peso por ser a primeira cidade a ter aparecido nos jogos (lá no Fallout 1, de 1997, ainda como um pequeno vilarejo), que deu origem a uma das maiores nações desse universo, a NCR. Esta que, sendo uma democracia representativa inspirada nos EUA de antes da guerra, foi destruída por sua expansão imperialista. É impressionante como a série estrutura vários momentos de clímax (inclusive o final, com New Vegas aparecendo destruída) na lore dos jogos. Muito foda!
sem contar que a republica tecnicamente não esta destruida, confirmaram que eles ainda estão vivos em uma entrevista, afinal era um pais imenso e com outras cidades importantes sobre seu dominio.
Só comentar, muito bom teu avatar. Boa banda
mas aí vem um problema, shady sands fica em death valley e não em L.A, boneyard seria mais ideal para ter sido destruída.
@@BrazilianHere777 Pois é, ficou esquisita essa retcon mesmo.
Eu percebi algo, quando o Refúgio 33 está fazendo a reunião pra decidir o destino dos invasores, o Norm diz pra mata-los mas o Refúgio discordo. A Steph diz "seu pai faria o que devia ser feito" e nos é revelado no último episódio que Hank mandou explodir Shady Sands, ou seja, o pessoal que saiu do Refúgio 31 devia sabia da explosão
Provavelmente a ordem para destruir a cidade veio do 31, não foi uma decisão autônoma do Hank.
amigo refugio 31 não tem ninguém é um refugio de fachada, só o robo (Bud Askins), pq ali está a alta cupula da vault-tec de onde o hank acordou... e tem outros lá ainda..
Link, joga os 2 primeiros jogos de Fallout, são verdadeiros clássicos do RPG e discutem questões do world building e das consequências das suas escolhas de forma mais profunda que os mais modernos, com exceção do New Vegas que tenta recuperar aspectos dos dois primeiros jogos.
onde tem pra jogar meu mano??
@@gus9683 steam e a "steam verde"
@@gus9683 steam e epic games
Pc
se não for jogar, ao menos leia as historias, talvez um longplay no yt que conta a historia pode ser bem divertido
A crítica ao corporativismo é muito boa também. A série mostra um monte de idiotas que não tem noção do mundo real, com cabelinho penteado pro lado, falando em gestão de pessoas. Acho que não tem nada melhor e mais próximo da vida real que isso.
A história de Fallout sempre foi a mais realista e ao mesmo tempo distópica da história dos jogos, é tudo muito bom dentro do seu pessimismo com a humanidade.
“É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?”. Mark Fisher
Excelente livro sobre o Realismo Capitalista.
Leitura obrigatória
O grande erro de Fallout foi dropar a temporada inteira de uma vez.
Essa serie merecia discussão e teorias episódio a episódio.
Realmente, não entendo pq fazem isso
Muito provavelmente eles não soltaram um episódio por semana por não saberem se seria bem aceito ou não. Na dúvida soltaram tudo, mas seria muito bom pra aumentar o hype
Foi a melhor coisa que fizeram. Vc pode controlar como assistir a série, e não a Amazon. Acertaram em cheio. As discussões são pueris e vazias, mas há quem goste.
Falou tudo… também estranhei e prefero soltando aos poucos
isso ai quem inventou foi a NetFLIX tb não acho uma boa.. pq maratonei tudo e ai esperar 2025 é embaçado.. poderiam soltar 1 episodio por semana e fazer mais e pelo menos durar 3 meses.. kk seria bom demais.
Me lembro de uma coisa que o Tim Cain (um dos criadores originais de Fallout) falou em vídeo no canal dele, que o tema anos 50 e o retro futurismo foi idealizado mais como seria o futuro visto do ponto de vista dos anos 50, e lógico que se fosse uma evolução mais orgânica certamente haveria mudanças ao longo do tempo. Muito bom o vídeo.
Uma coisa muito boa da série, é sobre quem começou a grande guerra, na série é dita que a Vault-Tec teria começado a grande guerra, por motivos que sao descritos na série, porem, recentemente um dos produtores acabou dizendo, que nao foi a Vault-Tec oi seja, não foi a tal empresa que começou, o que Deixa muito mais interessante esse mistério que persiste pôr anos, existem varias teorias a respeito, pode ter sido Aliens, os Chineses ou os próprios EUA...
Seria top se os verdadeiros donos da valt tec fosse os aliens. Fazia muito sentido pq maioria das valts não são refúgio e sim locais de experimentos humanos. E os aliens do Fallout são muito agressivos.
@@jayandsondasilvalima6025 na vdd já foi dito pelo criador original da franquia Fallout (ele tem um canal no TH-cam e direto posta vídeo), que o propósito do Vaults era a exploração espacial, e ver o comportamento do ser humano e diversos tipos de situação, e todos os jogos da franquia fazem muito referência a espaço, foguetes, corrida espacial e etc... agora, não faria muito sentido os aliens serem os donos da Vault-tec nesse contexto...
@@Matanza4897 E nessa época antes do início da corrida espacial de verdade, já tinha muita especulação sobre colonização da Lua e planetas, então faz muito sentido terem pensado em testar pequenas comunidades auto-suficientes.
@@douglas2938 um negócio interessante, é que o Governo dos Estados Unidos(mais precisamente o Enclave)na era Pré-Guerra, já tinha feito contato com esses aliens, tanto que armas de Plasma e Laser, que existem dentro dos jogos, foram criadas a partir de estudos de tecnologia alienígena...
@Ocara_369 o certo seria nunca dizer isso, mas disseram e eu dúvido muito que havia tido alguma colaboração secreta China-EUA, a guerra entre eles já tava acontecendo a todo vapor, e só piorava cada dia que passava, com a china até mesmo infiltrando centenas de agentes e espiões na capital norte americana...é um negócio tenso...
Essa parada da série ser dinâmica é muito real, em um episódio acontece muita coisa, cada episódio parece um "filme"
A série fallout e uma boa representação de como as pessoas agiriam no meio de um mundo deserto pos-apocalíptico e sem muitos recursos um detalhe que eu acho incrível e que ao longo do tempo (fora dos vaults) eles não tinha como voltar para o dinheiro comum que era de papel então eles decidiram usar as tampinhas de nuka coca que e uma paródia da coca cola para usar como dinheiro pois no meio de um cenário pós-apocaliptico não era possível produzir mais desses refrigerantes as tornando raras
Eu amo a dinâmica de vídeo quando a Thais participa, muito bom!!
já tava empolgado que fizeram um vídeo sobre Fallout, e melhor ainda com a participação da Thaís
Na verdade o necrotico nao virou o batman. Ele ja sabia das armaduras pq ele participou da guerra.
No primeiro confronto ele corta a alimentação da armadura.
22:19 Sobre a dúvida da Thaís, geralmente é considerado retrofuturismo quando se trabalha em cima de uma visão de futuro que existiu no passado, como o Fallout usa a dos anos 50, e o Batman TAS usa a dos anos 30~40. Aí como essa ideia de imaginar um futuro cheio de progresso tecnológico é algo que surge mais a partir da revolução industrial, seria mais difícil fazer um retrofuturista medieval.
Star Wars não seria um retro futurismo medieval? Principalmente a trilogia clássica é a história de um órfão que se torna um espadachim de uma ordem extinta pra salvar uma princesa de um imperador do mal
@@TheGabrielryu O Star Wars pega uma história de fantasia e joga ela num universo de ficção científica, uma space opera, ainda com elementos fantásticos/místicos. Mas a visão de futuro do Star Wars estava bem de acordo com o seu tempo, o otimismo tecnológico dos anos 50 havia passado, a tecnologia evoluiu mas não resolveu os problemas da humanidade. Então o futuro que o Star Wars mostra é um onde a tecnologia é presente, mas não é mais bela e fascinante, e sim funcional, industrial, às vezes até velha e decadente, e no fim o Luke derrota o império confiando nos seus instintos em vez do computador de mira da nave.
Ótimo comentário, veja que maximus não olha torto para as cobaias do 4, diferente da Lucy. Fazem do óbvio algo sutil e escrachado ao mesmo tempo.
O episódio que o necrótico enfrenta o Maximus há diálogos que o necrótico percebe que o usuário da armadura não tem treinamento, nem representa uma ameaça real a ele. Apesar de em alguns momentos ele levar a pior fica claro que o necrótico não levou o cenário como crítico. No cenário final, ele está preparado e o cenário e de conflito. Vi diversos lugares comentários sobre esse "furo de roteiro" e só vejo como a população não presta mais atenção nos detalhes e reclama depois de histórias cada vez mais superfíciais.
Eu não joguei nem assisti. Vim só pra prestigiar uma crítica centrada, equilibrada e inteligente. Obrigado, Thaís.
Excelente análise e analogias com a realidade. Gosto muito do modo que vcs argumentam. Fazem a gente pensar a fundo na nosso cotidiano, que de tão disfarçado nos instagrans da vida a gente para de enxergar.
Adorei.
Graças à esse canal tomo conhecimento de mangás, séries, filmes e HQs que nunca teria contato. Valeu calvinho, vc brilha.
A grande virtude da série Fallout (desde o primeiro jogo até a série... e, sim, sou fã desde 97) no que tange a estória e ambientação é que eles sempre tiveram uma capacidade incrível de levantar questionamentos (até mesmo nos 3 e 4, que são de longe os mais rasos de toda a franquia... e desconsidero o MMO que nunca joguei e não jogarei, mas por ser da Bethesda... enfim) sobre filosofia (política, social, antropológica, espiritual e também ficcionismos). Por conta disso, cada pessoa consegue enxergar o que quer. Eu, por exemplo, sou libertário ético (base na Escola Austríaca de Economia) e na série angario munição o bastante pra embasar qualquer teoria pertencente ao meu ideário e refutar a interpretação que vocês fizeram. Não que tenho interesse de discutir quem está certo ou errado por via de comentários de YT, mas apenas incitar quem quer que leia isso aqui a pensar de maneira menos enlatada.
Na série, oligopólios corporativistas (que é apenas o estatismo corrompendo o capitalismo real... aka: livre mercado... e, sim, socialismo é só cinquenta tons de estatismo) sabotam o direito alheio a propriedade privada e causam a catástrofe que devasta o mundo. Se vc fizer um paralelo ao Globalismo (não é globalização... coisas diferentes) dá pra entender exatamente como a série (dos jogos à série) é inspirada no mundo real e como a leitura anti-capitalista (comum por ai) é completamente insuficiente para entender tanto a realidade quanto a ficção.
Grande abraço e rezarei para que um dia vocês se curem desta doença chamada socialismo
Mais fácil imaginar o fim do mundo que um capitalismo "de verdade", sem Estado. Talvez rezar ajude o impossível acontecer
Claramente a obra original critica o capitalismo associado ao estado, que você rotulou corretamente sobre corporativismo. A galera não entende que pior que um Elon Musk, seria um Elon Musk com relações estreitas com a ONU. Engraçado que a galera que critica a existência de bilionários é a mesma que compra DELIBERADAMENTE todos os produtos deles e se faz de cego pra verdadeira fortuna que eles pagam em imposto pra manter a elite do funcionalismo público com seus privilégios vivendo em suas bolhas totalmente alheios do gado pagador de imposto.
8:30 o Walter Goggins só tem 52 anos Huhuhuhu melhor ator dessa série de longe e o mais carismático
Linck,faz um vídeo sobre as Hqs do Santo,do universo Guará,o Constantine brasileiro,tem na Amazon,ela fala de místicismo, religiões de Matriz africana e etc
Da pra falar do Doutrinador também. Cairia bem nos tempos politicos/sociais que vivemos
@@alexsanderdaccosta34 eu já pedi tbm, mais não sei se ele faria
Não se importe por ter demorado, minha review da série só saiu hoje também! 🤣
Adoro quando a Thais aparece. Vocês me deixam com vontade de assistir a série, e olha que eu não tenho paciência atualmente para séries pelo fato que a indústria tem errado rude em pouco planejamento para muitas temporadas longas. Abraços
O Fallout é uma galhofa, sempre foi, como o pessoal não joga os jogos fica com este gosto de saiu da tragédia e foi para a galhofa e classifica como um demérito.
A história das pessoas um pouco antes de as bombas caírem e um tempo depois é estupidamente triste e todas são trágicas, as que acontecem em tempo real durante o jogo é tragicômico para tirar o ar depressivo do novo mundo.
Não foi furo de roteiro. Ele fala com o executivo da West-Tek sobre o defeito das Power Armor. Como ele tem perdido companheiros em armas e como veterano ele deu. Sorte. O executivo Bud Adkins, se não me engano, responde que o produto está vendendo bem e é isso que importa. Eles vão concertar depois. Cooper Howard não matou o Maximus naquele momento porque não quis. Considerou o cara como um pastelão brincando com uma Power Armor.
1- Quadrinhos na Sarjeta disse: ..."se mostrou um ator excelente, ...a atuação dele está muito boa, aliás, eu acho que é o mais ator de todo mundo ali. Sim porque ele pega todos os trejeitos desses atores clássicos de Hollywood, sotaque. Ele tem uma cara... ...que realmente você sente que está vendo um ator, um astro de Hollywood dos anos 50. Ele está muito ali deslocado no bom sentido. ...ele preenche todos os tributos do galã feio dos anos 50. (Feio, Forte e Formal) Inclusive o andar... ...que é meio sinuoso... ...no sentido de que homens elegantes dos anos 50 podem ver que eles têm uma delicadeza nos gestos... ...sim ele pegou até os trejeitos de fumar daquela época... ...Sério ele traz verdade para a história, ele traz muita verdade desse mundo anos 50 forever. Inclusive depois, quando ele vira o necrótico, quando ele vira o vilão... ...ele vai buscar uma série de outros trejeitos do Western. Para virar o John Wayne zumbi do mal. ...que também tem muito de Clint Eastwood ali.
2- Isabela Boscov disse: "Cooper Howard que é interpretado pelo fantástico Walton Goggins. Quem assistiu séries como The Shield e Justifield, sabe que ator que ele é."
3- Gaveta disse: "Esse cara me incomodou muito, sabe porque assim, esse cara ele é muito nhé, ele é nhé, nhé... ...chama lá o Goggins porque pelo menos ele vai lembrar as falas..."
28:25 Nos jogos de fallout, os alimentos e bebidas geralmente tem alguma radiação sim, então você se sacia mas tem esse porém. Eventualmente você tem que conseguir medicamentos ou ir no médico pra tirar a radiação acumulada. Então tem a capitalização em cima disso, que tipo de condições a gente não têm por causa dos agrotóxicos e remédios que temos que comprar pra reverter isso?
Então faz mais sentido eles esperarem a superficie morrer pra repovoar e bla bla bla
Rapaz não assisti nenhum vídeo ainda sobre essa série, juro, vcs são os primeiros que tô vendo falar dela, curti gostei 😊
Walton Goggins é um ator foda e qualquer projeto que ele se envolver eu vou estar lá.
Seis tem que ver Warrior, a minha missão é falar em todos os canais possível, que é impossível como está delícia é desconhecida.
Muito bom! Por mais vídeos com a participação da Thaís!!
Esse ator que interpretou o necrótico anda assim mesmo. Eu era encantado com isso , no papel que ele fazia em Testified
os jogos de luta se tornaram nicho, poucos jogam e só sobrou o MK e streeet fighter, improvável surgir interesse.
E por causa disso os novos jogos de luta estão vindo com a execução muito mais fácil para atrair público, até Street Fighter teve reclamações por estar mais fácil os comandos, parece que acabou a época de execução difícil para mandar algum especial, sem falar do combo automático que também faz parte de alguns jogos. Acho que a estratégia é não precisar treinar para se divertir no online
Isso se deve a mudança de mercado e público alvo, eles nasceram nos arcades e dps de uma década foram migrando efetivamente pros consoles de mesa e PC
Multiversus 28 de maio
Linck, vou aproveitar que nem começou e tentar aproveitar, por favor faz um vídeo falando sobre o Retalho da DC, (Ragman) personagem judeu com uma história bem interessante e que daria um vídeo bem foda igual o que você fez sobre a Kate Kane.
Pelo que entendi dos jogos (vendo vídeos) o plano envolvia experimentos porque os ricaço queria explorar e colonizar outros planetas, então rolou experimento social, experimentação com vírus, e um ou outro que passou batido porque era grupo de controle. Acho que na série mudaram a premissa porque é comum eles trazerem mais pro chão nessas produções, que nos jogos podem viajar mais afinal você tem mais tempo para se envolver com o enredo.
Essa série consegue unir tanto os fãs quanto um espectador que nunca jogou os jogos, e isso é excelente. As referências aos jogos, as criaturas, os contextos de cada Vault, a situação do pós-guerra e os elementos de que o ser humano é um fdp.
Essa série não une os fãs,com os fãs mais velhos se sentindo alienados (com boa razão) e os fãs novos batendo palmas,a fanbase de fallout já era bem dividida antes e vai ficar mais ainda com o tempo
@@joem.9256 Entendo que cada fanbase é complicada ao seu modo de ser, talvez tenha me expressado mal, pois queria dizer que a série consegue pegar tanto quem é fã quanto quem nunca jogou os jogos. Não vou muito a fundo pra pesquisar as comunidades, mas sei que existe bastante briga de fãs novos e fãs mais velhos, o que acaba sendo bem ruim pra quem quer simplesmente se divertir. Comecei a jogar Fallout recentemente, sabia há muito tempo que a franquia de jogos existia, e queria muito jogar, mas, como meu pc nunca foi tão bom, só consegui jogar de uns tempos pra cá. Então não sei muito da comunidade, porém imagino como deve ser
Não é que o Cooper passou dificuldade pro Maximus
Ele viu que o Max era um amador e tava brincando com ele a luta inteira
Dps que ele viu que veio a galera experiente ele teve que levar a sério
Até porque o Ghoul tava brincando com um garoto inexperiente de armadura, na outra situação tava tendo literalmente uma guerra. Tipo, ele não ia brincar naquela situação.
Exato
Excelente vídeo. Eu acho excelentes as participações da Taís.
Maximus infelizmente está mais para apresentar a BoS que o personagem, ele começa a engatar depois da cena da ponte com os fiends(canibais). Acredito que a partir da segunda temporada já que a BoS já estará inserida como personagem ele poderá se desenvolver mais pessoalmente. Apesar de ter uma história desinteresante, é o ator mais expressivo.
Eu recomendo fortemente jogarem fallout new vegas. Além de entenderem melhor a série, visto que ela é una continuação direta dos eventos desse jogo, ele é uma obra prima por si só. Tem um vilão hegeliano que cita a Ciência da Lógica e a Filosofia da História.
Fiquei triste por Shady Sand, a cabeça da NCR foi destruída, mas o Urso do Oeste tem duas cabeças e se a NCR realmente tiver acabado, a próxima cabeça a ser destruída vai ser a do Todd
@@marechalrotterdeyerakia9434 Pelo que eu entendi, Shady Sand deixou de ser a principal cidade da NRC a muito tempo, provavelmente ela deve ter mais influência e poder em outra região
O Maximus mostra quem NASCEU nas wastelands. Por isso que fecha a tríade
Quadrinhos na Sarjeta começou como um canal de um cara doido q só falava merda na minha visão pra um dos meus canais favoritos, sarcásticos e falando tudo o q tava entalado, por mim.
Linck, Linck nunca muda... Exceto quando acompanhado pela sua amada.
Isso é amor verdadeiro, meus amigos.
caraca, eu gostei do Maximus, talvez por ja conhecer bem o universo do jogo e por estar feliz por ver a irmandade de aço nas telas, eu consegui entender o peso do personagem
Muito bom esse vídeo. A Taís zoando o "calvo do quadrinho" é impagável. Parabéns !!!
Aeee nossa Thais tá de volta, junto com o nosso calvinho, falando da série de um jogo que eu não consegui gostar. Toppp
cada dia se aproximando mais do "Linck joga"
Uma parada interessante da Lucy é que ela tem um visual meio infantilizado, os olhos grandes, o cabelinho cortadinho, isso vende demais essa inocência com curiosidade que se espera de um vault dweller.
obviamente o maximus é dessa forma por conta da formação dele como um "militar", quando se vive no meio de um bando de macho, e atrás de brinquedos pré guerra não se espera tanto que seja "colorido", inclusive vale muita a pena vê as inspirações do game fallout que é uma mistura de coisas, esse negócio de filme de cowboy, personagens idiotas (moradores do vault) e tecnologia são de diversas fontes, de mad max até warhammer
90% do tempo das análises são comparações com a fonte e discussão sobre o inútil conceito de "cânone". É bom ver alguém falar sem conhecer a fonte pra não dar uma variada.
Hahahaha amei o final do vídeo!
Entrei no mundo do Fallout em meados de 2009 com xbox 360.
Ganhei de presente em 2015 o Fallout 4 e fiquei muitas horas naquele game.
Gostei da série e tbm dos vídeo de vcs!
Sensacional. Gostei muito da abordagem sobre o "Macarthismo" disfarçado na série !
Sobre o final parecer uma paródia. Então, Fallout é 100% satírico. Bem cínico e imaturo por sua vez, puxando para o humor negro.
da pra ter humor negro sem ser algo galhofa
Creio que sempre vai existir racismo, intolerância, preconceito, hipocrisia, mentira, egoísmo, desigualdade e violência, enquanto existir humanos.
Sim os extraterrestres 👽 tem menos preconceito creio eu.
Enquanto existir o Capitalismo
@@Caickano Exatamente, no comunismo todo mundo é reprimido e pobre igualmente, sem distinção alguma de raça, genero, sexo, ou sem pretensões egoístas visto que são completamente ameaçados pra permanecerem em seus papeis na sociedade
@@Caickano Tudo isso existia antes do capitalismo e vai existir depois dele
O ser humano pode ser educado. A gente faz nossa cultura e ela nos faz, também. Nunca naturalize o ser humano, é uma ilusão
O link imitando Renan do Choque de cultura no final foi a melhor parte hehehe
Muito bom o vídeo!! E muito bem roteirizado. Obrigado eu ainda não tinha visto nada sobre a série, e achei muito bom o vídeo
A Thais deixa todos os vídeos maravilhosos! Qq vídeo. Sempre!!!
Gente, por favor ! Mais Thaís nos vídeos ! A dinâmica é maravilhosa, e ela contribui muito nas análises.
Excelente vídeo. 2 pontinhos:
1 Esse furo (não conferi) mas acredito que o modelo da armadura do Maximus é diferente. Tem até uma explicação antes.
2 Outra coisa que é irônica é que essa crítica aos bilionários é produzida logo pela Amazon. É o Rappa cantando ninguém regula a America na MTV. São os X-Men lutando pela liberdade com transmissão do Mojo. É foda.
AAAAEEEEE THAÍS NO VÍDEO 🎉🎉🎉
Por favor linck faz video tambem sobre os jogos pelo menos new vegas eu acho que tu ia amar muito. Especialembte pq é um estudo da sociedade americana. Tipo fallout sempre se focou muito na reconstrução e a sociedade repetindo os seus mesmo erros. Como no fallout new vegas a nova republica da california sendo uma critica a democracias liberais e a legião ao facismo
outra coisa que é legal da serie é como os "comunistas" são os chineses, por que os criadores de fallout criaram o jogo anos apos a queda da união sovietica e a ascenção da china e eles falaram "não faz sentido a URSS como adversario" e colocaram a china então que vinha crescendo muito na epoca
Excelente vídeo! Amei a dinâmica de vocês dois
Muiiito bom, é a melhor análise de pessoas q não conhecem os jogos q eu vi
Gosto de imaginar os níveis dos personagens de acordo com suas habilidades, e varios outros contextos
Óbvio o jogo é um rpg, roleplay, mas a série parece dar uma enfase um tanto mecânica como referência
Recomendo o canal do timothy McCain, o criador original do primeiro jogo, e o canal do noah cadwell-gervais, que é um ensaísta crítico profissional de jogos e um dos melhores vídeos dele é uma abordagem de todos os jogos do fallout. Se tiver tempo e disponibilidade para assistir, é um documentário de 9 horas, como acadêmico você vai gostar mto
sobre essa coisa da vault tec ter feito a guerra aquela cena na verdade implica que eles teriam pensando em causar pq quando vc para pra pensar nào faz muito sentido, pq os refugios não estavam prontos, boa parte ainda estava sendo construido e a filha da esposa do howard tava com ele e ela queria manter ela segura. sem contar que dois personagens dos jogos Edward House e Sinclair que estavam naquela cena tiveram seus planos prejudicados pela guerra. pq uma coisa de fallout é que é muito nebuloso essa parte não se sabe muito quem realmente começou a guerra
e sobre a republica necessariamente não tava surgindo, tipo aquele pais ja existia ha mais de cem anos, sim é um pais, fallout sempre teve esse aspecto pos pos apocalypse, pelo menos antes da bethesda, vc acompanhava a sociedade se reconstruindo e repetindo os mesmos erros, e a republica tu acompanha nos jogos ela se expandindo, tentando trazer a america de antigamente, mas continua repetindo os mesmo erros. e na entrevista coms os desenvolvedores eles confirmam que a republica ainda ta viva, tipo era um paise que cobria boa parte da costa oeste dos estados unidos com população chegando a 1 milhão. e também faz sentido pq apenas uma cidade foi destruida e a republica tem outras cidades maiores sobre seu dominio
isso foi o maior erro da serie mas pode ser corrigido em uma segunda temporada
Concordo fiquei assustado quando vi a Lucy sendo a perfeitinha no primeiro episódio, e ainda começou com o Max sendo o brutamontes burro, se metendo em briga, ali a expectativa da série foi brochando, mas eles recuperaram muito bem pq o Necrotico me segurou, e depois as personagens foram se desenvolvendo muito bem, acho que eles fizeram aquilo só pra assustar mesmo kkkkkkkk
Como a gente se livra dos bilionários? Por onde a gente começa? Observando a realidade atual sabemos que nossos interesses são diametralmente opostos aos deles e isso talvez nos leve MESMO à extinção. Dito isso, por onde começar? Alguém já pensou em algo que poderia nos auxiliar?
Oloco kkkkkkkkk
Muito bom. Estava esperando para ver o que vcs iam comentar sobre a serie.
Excelente conteúdo, parabéns pessoal!
De todas as análises a sua sempre é a melhor.
vcs 2 juntos dá um sabor especial.... excelente.
Thais é muito perspicaz, com um senso de humor sensacional e muito gata. Vídeo com ela sempre.
Sou fã da Thaís! Quero mais vídeos com ela!
Walton Goggins é foda! Vejam ele em The Shield, Justified e na sua participação no final de Sons of Anarchy.
Sua companheira tá certa sobre a observação sobre outros "tipos" de retrofuturismo não classificados. Por exemplo Duna, tem muito da cultura medieval em um cenário de ficção científica, mas não é categorizado como retrofuturista.
Parece que retrofuturismo baseado em épocas anteriores a revolução industrial são tratadas como outra coisa ao invés de retrofuturismo, e sim como ciclos de civilizações futuristas voltando a modelos de organização social muito mais antigos, como a Antiguidade ou a Idade Média
Ta mas,outro assentamento precisa da sua ajuda,vou marca-lo no mapa
não é que ele virou o batman no final é que no final os estabilizadores estavam batendo o unico motivo dele ter tomado uma surra no inicio é que ele estava tendo efeito rebote do processo do envenenamento por radiação não da pra esquecer que ele não era só um ator ele tambêm era um soldado com pelo menos 100 anos de treinamento PRATICO é muito treino . Te dar 100 anos você fazendo oque você faz pra você ver o monstro que tu vira .
bah! como que eu nunca tinha visto vcs!!! que sotaque maravilhoso hahahah
A explicação de Fallout manter a estética cinquentista, se dá por ser um mundo sem transistores (sim, em fallout os transistores não foram inventados, em troca disso a tecnologia criada foi o reator de fusão compacto para uso doméstico). Essa era a visão de futuro (que não foi concretizado) dos anos 50. Logo, toda tecnologia que poderia ser compactada e otimizada pelo transistor, ficou congelada na década de 50. Junto com ela a estética. Ditos isto, é preciso entender que houve avanços sociais. Racismo que conhecemos "acabou" (tem a xenofobia ainda), revolução feminista e liberdade sexual claramente aconteceram.