Oi, Amanda. Bom dia. Eu não sei se entendi bem sua pergunta... GJ é a rigidez à torção da seção daí é sempre positiva (G = Módulo de elasticidade transversal, J = Momento de inércia polar). Se você se refere aos momentos torçores, eu recomendo esse vídeo aqui 👇 th-cam.com/video/ddWvyYZy9i0/w-d-xo.html É lá de isostática, é bem basicão mas acho que é bom pra quem está começando a trabalhar com grelhas. Ou... se você se refere ao coeficiente de rigidez dos elementos GJ/L (deve ser isso, não é?), tipo lá em 25:24 daí é mais fácil: "Na extremidade da barra onde você está aplicando a rotação unitária, o valor é positivo (GJ/L) e na outra extremidade da barra, o valor reflete negativo (-GJ/L)." Veja aí... Para Delta1... Rotacionei B, TB1 = +GJ/L e TA = -GJ/L (inclusive escrevi o valor de TB1 primeiro porque o giro é em B e por isso o ponto B é minha referência nesse caso). Para Delta2... Rotacionei B, TB2 = +GJ/L e TD = -GJ/L. Beleza? A dedução e explicação mais detalhada estão nesse vídeo aqui👇 th-cam.com/video/SWn0bmpBYeM/w-d-xo.html Bons Estudos!
Nao entendi porque no DMT o 0,21 ficou no sentido negativo, nao seria positivo por estar girando no sentido anti-horario. Outra duvida o 0,74 tambem nao seria positivo
Oi, Thayna. Já pode pedir música no fantástico. Tá estudando muito, hein? Tem prova essa semana? Para os momentos torsores eu sigo a convenção de sinais que é usada lá no livro de Resistência dos Materiais do Hibbeler. É a convenção que é usada pelo professor de ResMat quando ele dá o assunto de torção daí fica melhor pra mim e pra ele. Basicamente a gente só usa a mão direita. Posiciona a mão direita na extremidade da barra que você quer calcular o torsor colocando o polegar na direção do eixo da barra e os demais dedos na direção do momento. Se o polegar apontar para fora da barra o torsor é positivo do contrário é negativo. Veja a posição da minha para a barra AB em 55:43 (polegar entrando na barra e por isso negativo) e para a barra BCD em 56:09 (polegar saindo da barra e por isso positivo). Mais uma vez vou fazer o mea-culpa que detalho melhor as convenções de sinais lá nos vídeos de Isostática e vou de novo recomendar um vídeo em que apresento esses conceitos com mais calma. O vídeo é esse aqui... Pula lá para o DMT, se for o caso. th-cam.com/video/ddWvyYZy9i0/w-d-xo.html ..... Bons Estudos!
perfeita a aula! tudo muito bem explicado.
Valeu, Michel! Espero ter ajudado.
@@ProfRodolfo Ajudou muito! consegui passar direto em estruturas 1. Muito obrigado mesmo!!!
Show! 👏👏
Professor tem algum video explicando sobre GJ positivo e negativo?
Oi, Amanda. Bom dia.
Eu não sei se entendi bem sua pergunta...
GJ é a rigidez à torção da seção daí é sempre positiva (G = Módulo de elasticidade transversal, J = Momento de inércia polar).
Se você se refere aos momentos torçores, eu recomendo esse vídeo aqui 👇
th-cam.com/video/ddWvyYZy9i0/w-d-xo.html
É lá de isostática, é bem basicão mas acho que é bom pra quem está começando a trabalhar com grelhas.
Ou... se você se refere ao coeficiente de rigidez dos elementos GJ/L (deve ser isso, não é?), tipo lá em 25:24 daí é mais fácil:
"Na extremidade da barra onde você está aplicando a rotação unitária, o valor é positivo (GJ/L) e na outra extremidade da barra, o valor reflete negativo (-GJ/L)."
Veja aí...
Para Delta1... Rotacionei B, TB1 = +GJ/L e TA = -GJ/L (inclusive escrevi o valor de TB1 primeiro porque o giro é em B e por isso o ponto B é minha referência nesse caso).
Para Delta2... Rotacionei B, TB2 = +GJ/L e TD = -GJ/L.
Beleza?
A dedução e explicação mais detalhada estão nesse vídeo aqui👇
th-cam.com/video/SWn0bmpBYeM/w-d-xo.html
Bons Estudos!
Nao entendi porque no DMT o 0,21 ficou no sentido negativo, nao seria positivo por estar girando no sentido anti-horario. Outra duvida o 0,74 tambem nao seria positivo
Oi, Thayna.
Já pode pedir música no fantástico. Tá estudando muito, hein? Tem prova essa semana?
Para os momentos torsores eu sigo a convenção de sinais que é usada lá no livro de Resistência dos Materiais do Hibbeler. É a convenção que é usada pelo professor de ResMat quando ele dá o assunto de torção daí fica melhor pra mim e pra ele.
Basicamente a gente só usa a mão direita. Posiciona a mão direita na extremidade da barra que você quer calcular o torsor colocando o polegar na direção do eixo da barra e os demais dedos na direção do momento. Se o polegar apontar para fora da barra o torsor é positivo do contrário é negativo.
Veja a posição da minha para a barra AB em 55:43 (polegar entrando na barra e por isso negativo) e para a barra BCD em 56:09 (polegar saindo da barra e por isso positivo).
Mais uma vez vou fazer o mea-culpa que detalho melhor as convenções de sinais lá nos vídeos de Isostática e vou de novo recomendar um vídeo em que apresento esses conceitos com mais calma.
O vídeo é esse aqui... Pula lá para o DMT, se for o caso.
th-cam.com/video/ddWvyYZy9i0/w-d-xo.html
.....
Bons Estudos!