review: Ducati Multistrada V4 Rally Adventure no asfalto e na terra com tanque de litros

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 มิ.ย. 2024
  • Texto e avaliação do jornalista e piloto Gian Calabrese...
    Parece lógico, e de certa forma até redundante, quando falamos que a Multistrada é a motocicleta mais versátil da Ducati, afinal o próprio nome (em italiano) já nos indica suas pretensões. Surge a mais completa e potente Multistrada de todos os tempos e para todos os terrenos - a Rally Adventure.
    Seja para curtas ou longas jornadas, no asfalto ou fora dele, parece que tudo foi pensado a fim de vencer desafios. Além disso atendendo os desejos de quem curte pegar as estradas independente da quilometragem ou caminho. Para isso a Ducati escolheu para o Brasil a Travel & Radar - versão mais completa da linha Rally comercializada na Europa e a única a desembarcar por aqui.
    De cara o tanque de combustível chama a atenção com seu volume e capacidade de 30 litros, ao invés dos 20 litros da V4 S. A alta tecnologia também foi usada para estender a troca de óleo para os 15 mil km.
    Com o status, de apto ao fora de estrada, também presente na nomenclatura, o modelo traz uma lista enorme de atributos para este fim. Começando com roda dianteira de 19 polegadas (17" da V4 S), maior distância mínima ao solo, um robusto protetor de cárter, rodas com raios perimetrais, pedaleira de freio ajustável e suspensões eletrônicas ajustáveis com de 200 mm de curso.
    Ainda temos o modo de pilotagem Enduro, que reduz a potência e ajusta a interferência dos controles eletrônicos - neste modo ainda é possível desligar o sistema ABS da roda traseira. Ambas as rodas são calçadas com pneu Pirelli Scorpion Trail II, que segue o mesmo conceito de faz tudo da moto.
    Na categoria Adventure a Multistrada é a única competidora com motor V4. É a mais potente da categoria com 170 cv a 10.750 rpm e 12,3 de torque a 8.750, algo fora de série para uma moto que não seja uma esportiva. Aliás quando falamos da V4 S, geralmente nos referimos como uma esportiva com "roupagem" de fim de semana.
    Fato é que o novo modelo traz todas as tecnologias consideradas de última geração. Entre elas o mais recente sistema de radar para motos do mercado (de série por aqui) ao contrário do modelo vendido na Europa. Na parte traseira um sensor detecta a aproximação de veículos especialmente no ponto-cego e alerta o piloto através de luzes e sinais nos espelhos retrovisores. O radar dianteiro é vinculado ao controle de velocidade adaptativo da motocicleta. O sistema busca mantem uma distância do veículo à frente, a fim de manter a velocidade cruzeiro da moto conforme a velocidade do trânsito, retornando a velocidade escolhida automaticamente quando possível.
    Falando em maleiros eles são de série e feitos em alumínio. Ainda temos assentos e manoplas aquecidas, painel TFT colorido de 6,5", controle de tração e empinada, ajuste da intensidade do freio motor, ABS Cornering, quickshifter up and down, quatro modos de pilotagem. Os punhos são retroiluminados, o conjunto óptico é em LED e temos um compartimento para alocar o celular ou dinheiro do pedágio. O smartphone pode ser carregando numa tomada 12V e ao mesmo tempo pareado ao painel para o uso de GPS, Bluetooth, som e até chamadas - através do APP Ducati Conection.
    A Ducati oferece várias alturas para o assento do piloto, duas originais com 87 e 89 cm e outras com troca de assento (mais duas) e suspensão mais baixa, chegando na menor com 80,5 cm de altura do banco ao solo. Com a minha moto com 87 cm do assento o posicionamento se tornou confortável, favorecendo os joelhos em longas distâncias. A posição das pedaleiras e o guidão largo dão uma ótima pegada com as costas também bem posicionadas.
    Ao final do dia a Ducati segue impressionando até o aventureiro mais raiz de plantão, abrangendo o conceito de sua nomenclatura e elevando o sarrafo da aventura para mais alto do que nunca. Brilha os olhos também de quem busca por segurança, conforto, alta tecnologia e, neste caso, muita potência. preço sugerido de R$ 149.990. Veja a ficha técnica:
    Motor: V4 a 90°, transversal, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento a líquido
    Diâmetro e curso: 83,0 x 53,3 mm
    Taxa de compressão: 14:1
    Capacidade volumétrica: 1.158 cm³
    Potência máxima: 170 cv a 10.750 rpm
    Torque máximo: 12,3 kgf.m a 8.750 rpm
    Chassi: Monobloco de alumínio
    Transmissão: 6 velocidades/Corrente
    Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido com 50 mm de diâmetro totalmente ajustável
    Pneu dianteiro: 120/70 R19
    Suspensão traseira: Balança em alumínio com amortecedor monoshock totalmente ajustável
    Pneu traseiro: 170/60 R17
    Freio dianteiro: Disco duplo de 330 mm de diâmetro
    Freio traseiro: Disco de 265 mm de diâmetro em formato de margarida
    Peso seco: 238 kg
    Altura do assento: Ajustável entre 870 e 890 mm
    Distância entre eixos: 1.572 mm
    Capacidade do tanque: 30 litros
    Cor: Preto fosco com vermelho e alumínio polido
  • ยานยนต์และพาหนะ

ความคิดเห็น • 17

  • @wellingtondossantoscassiano
    @wellingtondossantoscassiano 6 วันที่ผ่านมา +7

    A boca enche de água, mas o bolso, se contorse todo😅

  • @volneipacheco
    @volneipacheco 6 วันที่ผ่านมา +2

    Vou comprar umas 3.

  • @ezp721
    @ezp721 6 วันที่ผ่านมา +3

    Num cenário onde estragasse uma peça, digamos que um sensor, uma bomba ou algo parecido.
    Quantos dias de espera em média são necessários para resolução do problema?

    • @hmgaioso007
      @hmgaioso007 6 วันที่ผ่านมา +4

      Muito tempo. Esse é o problema da Ducati no Brasil. Minha Scrambler já está há mais de 2 meses na concessionária aguardando vir da Itália a trava do pinhão e o par de parafusos respectivos. Peças que não custam mais do que R$ 150,00 e não têm no estoque aqui no país. Minha moto já ficou 10 meses na oficina Ducati em Bsb aguardando a vinda de um pistão. Enfim, a moto é excelente, porém Ducati pra mim nunca mais!

    • @ezp721
      @ezp721 5 วันที่ผ่านมา +1

      @@hmgaioso007 Puxa obrigado pelo feedback, eu estava realmente considerando a Scrambler. Vou levar isso muito em consideração. Esse tipo de informação você não consegue junto ao vendedor na hora de fechar negócio, é só através de comentários como o seu que a gente vai pegando os detalhes. Espero que seu problema seja resolvido o mais breve possível, abraço 👍

  • @livertondionas8484
    @livertondionas8484 6 วันที่ผ่านมา

    Q moto sensacional 😍👏👏👏

  • @canalvisada8131
    @canalvisada8131 5 วันที่ผ่านมา

    Parabéns! Tá de quantos meses?

  • @joselitopereiradossantospe6560
    @joselitopereiradossantospe6560 6 วันที่ผ่านมา

    Maravilha! Mas eu só admiro, mesmo . Ao cabe no meu bolso 😅

  • @fabioftd-porterraceuemar.6044
    @fabioftd-porterraceuemar.6044 5 วันที่ผ่านมา +1

    Que palavra eu uso acima de sonho? Porque meu sonho é uma tiger 900. Que nome dou pra essa ducati? 😅

  • @JohnsonLeal
    @JohnsonLeal 4 วันที่ผ่านมา +1

    Corrente? Tinha que ter eixo cardã.

  • @rogeriogoncalves8135
    @rogeriogoncalves8135 4 วันที่ผ่านมา

    Muito alta, tenho 1,78

  • @GuriSobreRodas
    @GuriSobreRodas 6 วันที่ผ่านมา +1

    Nave demais
    E eu viajando de biz
    Por isso que meu canal não cresce eu acho kkkk

    • @duasrodasbr
      @duasrodasbr  6 วันที่ผ่านมา +2

      Opa, fala amigo... Poxa viajar de Biz também é legal e existem canais legais de gente que viaja de moto pequena e faz sucesso. O Alfredo Souza (Diário de Mochileiro) por exemplo, tem mais de 260 mil seguidores e suas viagens sempre foram de Biz e motos pequenas. Confere lá, e obrigado pelo elogio... Abraço

  • @V8-MG
    @V8-MG 4 วันที่ผ่านมา

    Pilotei esta moto no festival interlagos no início do mês.
    Pilotei também a bmw 1250 gs adventure, e a ducati ganha em pilotagem, bem melhor que as bmw's.

    • @robsonnogueira4057
      @robsonnogueira4057 3 วันที่ผ่านมา

      Pelo preço tem que ser melhor mesmo! É obrigação

  • @cl3851
    @cl3851 6 วันที่ผ่านมา

    Que pena !! se fosse 149.999 eu compraria .

  • @passandonahora696
    @passandonahora696 วันที่ผ่านมา

    Essa moto parece o jubileu do Pica-Pau