Quando acabar o patrocínio da Shell, pega os óleos de várias marcas e faz uma análise em laboratório para ver a qualidade e se vale a pena pagar por um óleo mais premium.
Vale sim amigo. Só uso óleo Petronas Shell ou Mobil... Esquece Petrobrás e Ipiranga e outras marcas baratas. Tenho carro com desempenho razoável v6 e após 5000 km os demais óleos já se encontram com cheio de óleo queimado os que citei acima até 7000 mil eles continuam com aspecto e cheiro de óleo. E viscosidade também se mantém.
Vale sim, assite um canal chamado "project farm" ele sempre manda os oleos pra análise em laboratório basicamente as marcas conhexidas e renomadas sempre se saem melhor
@@rubenjesus6053 comprei esse Mobil que diz durar até 19 mil kkk quando troquei com 7 já tinha virado água ralo com odor forte de queimado e bem preto. Lembrando uso carro de modo extremo mesmo assim não acredito que um óleo seja qual for deve ser usado por mais que 7000 km no Brasil
Cara que coisa linda, sério mesmo, to na formação de Eng. Química e amo carro, e é maravilhoso ter alguém que consiga mostrar algo real quimicamente de forma fácil para todos. E Murta, talvez para a proxima, tenta passar um surper imã no óleo usado, para mostrar essas particulas... E algo bem legal para vc ter para esses testes de bancada, é um equipamento que faz filtração forçada, da para comprar um com pouco investimento, dai você consegue fazer testes com gasolina (pegar um gasolina que esta no tanque do corsinha a algum tempo e ver se tem resíduos, da para fazer esse mesmo teste com fluido de freio e fluido de arrefecimento... Enfim é um infinidade de conteudo que a gente AMA!!
Na moto fiz essa experiência com Mobil e Shell. Com Mobil rodados mil quilômetros o óleo saía fedendo e preto, com Shell tendo rodados mil quilômetros também saía claro e cheiro de novo ainda. Então passei a usar Shell e trocar com três mil 👍🏼
sobre uso severo...no manual do meu fiesta 2002/2003 street 1.0, hoje com 285 mil km (desde 2017 ele é meu 2º carro está na família desde 2006,) diz que as condições de uso severo são: uso frequente em estradas com poeira e regiões montanhosas (aqui no br considere regiões serranas), Percursos curtos e trânsito pesado ( que todos já sabem) e uso de reboque (com certeza devido a carregar peso e forçar mais o motor). Sobre estrada com poeira, o manual está se referindo a estradas de chão... que apesar de ter o filtro de ar do motor pra impedir a poeira de entrar, mas sempre deve passar partículas menores e acabar contaminando o óleo (passando a sujeira pelos anéis de segmento).
Top demais, aqui na minha região é difícil achar linha shell a venda, e quando acha é os olhos da cara, mas pesquisando ontem a noite no mercado livre encontrei uma distribuidora que mesmo pagando frete ainda saiu a 37 o Litro, nem perdi tempo comprei 9 unidades, do hx8 5w30 para meu carro, Doblô etorq 1.8, vai dá para duas trocas.
Uso no meu Livina, Helix 5w30 Ultra, motor K4M, hoje com 106 mil km, o manual da Nissan recomenda troca a cada 8 mil km mas seu sempre efetuo a troca antes dos 7 mil km. Recomendo esse investimento pois não consigo ver perda (consumo) ao analisar a vareta a cada 2/3 mil km, sempre no mesmo nível.
Top o conteúdo Murta se você quiser se aprofundar sobre óleo troque ideia com o Fabrício do canal Olho no óleo, é o profissional independente que eu conheço que mais entende de óleo no Brasil, existe o ponto das normas do pacote de aditivos que algumas montadoras exigem, seria legal explicar isso pra galera, sou mecânico e vejo inclusive muitos profissionais que não entendem esses detalhes
Eu uso motul 8100 5W40 e liqui moly 5W40, motul troco com 13 mil e liqui moly com 15 mil km e nunca tive nenhum tipo de problema, vale muito a pena usar um óleo premium, esse quilometragem um uso normal, não em uso severo.
Video top. Parabens Faz aqueles testes de desgaste. Onde usam uma pequena maquina que movimenta uma roda de aco em um corpo de prova. Faz o teste com varias marcas de oleo. Ve qual oleo causa o menor desgaste.
Muito obrigado Murta pelos testes! Você depois poderia comparar os resultados do teste do corsa com o novo teste em um motor que tem mais cavalaria, pra ver se tem alguma mudança, claro q na mesma especificação do óleo e viscosidade.
Faltou uma observação, que mesmo depois de todo stress que o oleo passou, a viscosidade a quente ainda se mante-ve. O que é muito importante pra manter o filme de oleo estavel nas partes moveis 😁
Murta, a um tempo atrás fiz um video no canal falando que o manual dos carros mostra o oleo que devemos colocar aliado a temperatura esperada, eu morei na europa e reino unido e lá nós utilizavamos oleo 0w ou 5w no inverno onde chegava a bater -20 -30 graus de temperatura ambiente, e no verao teriamos que trocar o oleo para 10w ou 15w dependendo do carro.. nos manuais dos carros brasileiros tambem vem essa (temperatura esperada) porém o video foi bem polemico pois a maioria diz que isso nao procede e votam em usar o 5w (que é indicado para frio) em vez de colocar o 15w que era indicado para temperaturas entre -10c e 40c (o que é coerente com o clima tropical do brasil), se você puder me responder se estou coerente com minha linha de pensamento ou puder fazer um video falando sobre isso eu agradeço. Abraços.
Parabéns Murta, video top, adoro ver experimentos sendo feitos imparcialmente, pq aparece esses resultados que faz a gente duvidar até da teoria, mas que são engrandecedores de conhecimento ❤
Parabéns Murta vc está mandando bem independente de patrocínio 👏 agora pergunta que não quer calar, quando irá rolar umas análises laboratoriais nos lubrificantes?? E testes de lubricidade vai TMB?? Abraços!!
Murta, uma sugestão de teste: Faça um teste misturando os óleos de várias viscosidades e tipos e os misture em alguma máquina que simule algo parecido a mistura de óleo do motor, e se possível no mesmo sistema, o óleo passe por algo que aqueça o óleo, e circule repetindo o loop, para vermos se é realmente uma "sentença de morte ao motor" de tão ruim que é misturar viscosidades e tipos de óleos diferentes.
Minha pergunta é: O quanto está degradado o óleo velho? A viscosidade a quente é muito semelhante. Acho que seria muito interessante fazer um teste de laboratório para levantar características fisico-quimicas como acidez, composição e quantidade de particulados, contaminação com gasolina etc.. É muito dificil dizer o quanto esse óleo usado que você mostrou é ou não é prejudicial para o motor e por quanto tempo.
Eu provo tanto na teoria quanto na pratica que um oleo pra rodar 5mil km voce trocar com 3mil km voce esta jogando dinheiro fora , por mais que o motor diminua sua vida util em 20% estourando , ao longo de todo esse tempo voce já vai ter gastado um valor mais alto do que se tivesse tracando no tempo correto e economizando , o mesmo vale pra quem usa condicionador de metais , a galera gastava ou gasta ate hoje com condicionador de metais que se fosse colocar na ponta do lapis faria a retifica completa do motor e ainda sobrava dinheiro , motor não vai durar para sempre independente do que vc fizer , toque no tempo correto , é pra trocar com 5mil troque com 5mil , nem mais nem menos , troca com menos voce perde e trocar com mais voce perde também.
É o que eu falo pra todo mundo!!! Mas eles não fazem as contas man... Ex: Tens uns ai que trocam oleo da moto a cada 1000km sendo que o manual fala a cada 6000km... em 20 trocas já terão gasto o mesmo valor pra retificar o motor deles... sendo que se trocassem a cada, sei lá, 4000km, iriam gastar 4x menos e o motor iria durar do mesmo jeito (claro, tem que ver o nivel direto)
@@magichatake trocar com 1mil km é loucura , ao longo de 100mil km o cara já tem gastado 3mil reais em oleo , isso oleo mineral barato , tem moto yamaha que passa dos 200mil km , ao longo desse tempo todo o cara tem gasto 6mil reais , sendo que não gasta nem 500 pra fazer a parte de força , se for fazer tudo no maximo 1500 , o segredo é andar com oleo no nivel , o que estraga motor não é oleo velho é rodar com oleo baixo , ou pelo tempo mesmo porque nada é eterno e nada dura para sempre, se ta usando ele vai chegar ao fim da sua vida util.
@@magichatake tem que colocar na balança esses 20% a mais de vida util vai compensar o gasto a mais pra ter esses 20% talvez nem isso , no fim gastou uma nota preta pra ganha 10 a 20% a mais , os caras parecem ser inimigos da matematica.
@@wesleysilva5247 pois é meu bom!!! Ja expliquei isso em um vídeo no meu canal - sempre segui o manual das motos que eu tive nunca tive problemas... antecipar um pouco tudo bem, mas trocar com 1000km? meu Deus
Não entendo cara um produto excelente com varias recomendações. Só vejo gente falando bem dos produtos da Shell e é difícil encontrar nas prateleiras de revendas pelo menos aqui n minha cidade tenho dificuldade de encontrar. Fui em varias auto peças aqui e não encontrei os produtos da Shell Helix. Encontrei o Maxi Performance, mas não encontrei Shell Helix. Só encontrei em postos de gasolina da Shell porem achei o preço salgado inclusive um dos postos que fui não tinha Helix somente mobil. Tenho um pouco de receio de comprar pela internet devido a falsificação. Atualmente só uso castrol no meu carro, mas estou cogitando em mudar para o Shell Helix. Alguém indica um vendedor ou site confiável para comprar?
O manual do meu carro recomenda a troca do óleo com 10 mil km. Resolvi fazer antes com 7 mil km e cometi um erro, não permanecer com a mesma marca. Não que tenha colocado óleo vagabundo mas usei lubrax, Mobil, elf, motrio, Ipiranga e fada um tem características diferentes um do outro, mesmo sendo na mesma classificação api. Meu motor começou a fumar, não vsei se por conta desta miscelânea de lubrificantes, ou desgaste das peças internas. Uma curiosidade, passei a usar sempre o mesmo lubrificante, o Mobil,ve notei que a queima do óleo ainda continua porém, bem menos que outras marcas. Diante do que aconteceu comigo, alem de continuar com a mesma marca gou passar a tricar com 5 mil km.
@@maykonrobertoodentistaacel8121 erro de digitação, o corretor me sacaneou! Não e fada e sim cada. O motrio é como uma segunda marca Renault. Antes era a Elf, e agora a Texaco, a marca oficial de lubrificante. O motrio é outra marca vendida na concessionária.
@@hallesmartins1 obrigado pela explicação, estava procurando um óleo substituto para minha frontier, ela usa 5w30 acea c4, o máximo que encontrei foi o móbil c3 e o shel c2, o interessante é que a shel fábrica o óleo para Nissan
Tem um óleo top turbo para diesel e gasolina que deixa o motor caladinho e sempre limpinho porque contém uma alta carga de aditivo nitrogênio para manter os motores diesel sempre limpinhos.
tinha que analisar é meu gol g5 1.0 kkk, eu so troco a cada 15 mil km e uso em regime severissimo kkkkk...ele ta com aproximadamente 147 mil km reais, mas tem barulho de pino de pistao ou tucho ja desde os 60 mil km
Uma dúvida, eu sei que não afeta muito os testes realizados na vdd os dois que vc usou a mesma siringa, suponhamos que a gravidade e o pesos dos líquidos quando estão começando a desce e no final tende a não ter a msm constância sendo assim a uma divergência nos resultados real, lembrando que eu gostei muito do teste top dms bom trabalho pra vcs show de bola
O óleo perde parte das propriedades devido a contínua exposição à altas temperaturas (independente de ter sido elaborado para isso), ao processo de combustão (que contamina o mesmo, especialmente quando as vedações não estão 100%), fora o fato de conter partes de sedimentos provenientes do atrito e desgaste (o filtro não retém 100% dos mesmos). Portanto, trocar óleo na quilometragem indicada pelo fabricante (levando em conta o uso severo ou não, longos períodos parado sem uso) e usar óleo de boa qualidade (marcas conceituadas) obedecendo as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo, é imprescindível para uma longa vida do motor.
Tenho um carro GM preparado, quando troco o óleo no manômetro marca 3,5kde pressão, após+ou- 4 k rodados não chega a 3k, aí eu troco novamente,+só uso sintético,
Bele, não devemos (nem podemos) colocar óleo mais viscoso quando o carro fica mais velho. Mas tenho um Honda Fit EX 08/08. O óleo indicado no manual é 10w30 (se não me engano). Mas depois de um tempo a Honda passou a indicar o 0w20. Nessa situação como fica? Liberada a troca ou devo manter o 10w30 do manual? E parabéns pelo conteúdo sempre completo e muito informativo. O vídeo desmistificando a questão das cores de fluidos de arrefecimento foi épico. Você é demais e faz um conteúdo muito essencial
Eu manteria o 10w30 do manual porque na época que ele foi projetado foi feito para o 10w30. Use o 0w20 somente se você quiser focar na economia de combustível...
@@magichatake nunca tinha ouvido com relação a economia. O que entendi ter motivado a mudança de indicação da montadora foi que para uso em trechos menores ou que pega muito trânsito, o 0w20 seria melhor
@@andresilva2223 eu vi isso no manual do HB20 na qual informa que deve-se utilizar o 5w20 ou 0w20 quando quiser prezar a economia do combustível. Imagino que o 0W20 seria melhor para trechos menores pois ele chegará mais rapidamente à viscosidade de operação do motor (demora menos para "afinar")
@@magichatake fui nessa mesma linha de raciocínio, mas aproveitei aqui para tirar essa dúvida, já que o Murta é bem entendido e também tem a Shell como parceira, que pode esclarecer isso para nós, meros mortais
@@andresilva2223 shell eh coisa boa mano. Pode por q nao da b.o. Eu so fujo dessas marcas nada a ver como Radnaq e Gt oil, ja vi varias vezes nos relatório da ANP como nao conformes
Parabéns pelo teste feito e pelas informações Muito interessante pra quem gosta de cuidar bem de seus motores fazendo manutenção preventiva. Mas afinal, a respeito do lubrificante usado, esses valores em tempo representam qual viscosidade?
Uma coisa é certa Se o óleo for menos vsicoso do que oque foi projetado, haverá perda de pressão. Logo, trocar o óleo regularmente, mantém a qualidade do óleo e mantém a viscosidade de forma adequada não ocasionando assim uma perca de pressão.
Acho que a única forma de verificar a presença de metal no óleo é o espectrômetro de massa, seria muito legal ver isso. Pena que o baratinho custa 2000 reais.
somente um teste laboratorial poderia tirar melhores conclusões nessa situação. Duvido mto que um B12 faria mta diferença em um oleo degradado com 7mil Km
Não consegui achar a ficha técnica dos óleos da Shell em português pra ver qual a viscosidade à 100°C, e pra ver quais normas das montadoras atendem. Queria ver qual 5w30 atende o motor zetec rocam 1.0 flex, suspeito ser o HX8.
Alguém comente sobre a troca de óleo pelo tempo de uso e não km, para quem usa o veiculo muito pouco isso é importante, com o óleo sintético também vale a regra do tempo em média 6 meses ?
Murta, pergunta para tu, estou usando no meu corolla 1.8 2018 com 90 mil km o óleo 5w 30 mobil que na embalagem fala “roda até 19 mil km” meu carro tá rodando 90% rodovia e cerca de 5 mil km por mês abaixo de 100 km/h sem situações de trânsito, dá para rodar 15 mil km tranquilo com esse óleo? Pq aí seria trocar em 3 meses e não em dois meses, o que dá diferença num ano
Murta, uma dúvida que talvez seja meio leiga. No caso do óleo usado, ele não pode estar contaminado por outros óleos de outras viscosidades que já passaram pelo motor? Tipo, mesmo que se troque o óleo e o filtro, o motor e o carter não continuam "sujos" com uma quantidade mínima do óleo anterior?
Murta, Vi uns canais gringos falando que óleo de motor diesel é melhor para motores antigos por ter nutrientes específicos para as válvulas ou algo assim, isso procede?
Eu queria MUITO saber se pode voltar a usar o óleo com a viscosidade original do carro quando o carro teve o óleo com a viscosidade trocada! Ninguém NUNCA fala sobre isso! Comprei meu carro usado, usando 15w 40 e o original é 5w 30! E eu queria voltar a usar o original!
perguntei uma coisa no outro video murta nao falou, sobre os oleos novos, 5w30 , 5w é frio e 30 quente, porem o 30 quente foi mais rapido que 5w, sendo que 30 era pra ta muito mais viscoso que o 5w
Não é assim que funciona não, você está confundindo viscosidade com densidade, que são coisas totalmente diferentes, sua dúvida pode ser respondida com um pouco de boa vontade em pesquisar.
@@otaviocosta1198 ja pesquisei e nao achei lugar nenhum explicando isso ao certo, pra mim a viscosidade qnto maior mais grosso, vc pega um oleo 80 ele é bem grosso
@@mendesbrava a viscosidade não tem relação com ser grosso ou não (isso seria densidade), a viscosidade é a resistência do fluido ao escoamento, que sempre será menor depois que o óleo esquentar. Os números do frasco do óleo não significam que o óleo vai ser mais grosso com o motor quente.
@@otaviocosta1198 exemplo do 5w30 ele vais ser muito nais viscoso do que frio, digo viscosidade , parte da densidade eu entendi, mas viscosidade msm quente parece que ele nao e mais viscoso do que frio
@@otaviocosta1198 e o senhor esta equívocado, pesquisei bastante aqui e os estudos mostram que viscosidade a grosso modo é "grossura" do oleo, entao é o que pensei sim, 30 era pra ser mais grosso que 5. cara da ate exemplo, mel tem uma viscosidade a agua outra, logo mel é mais grosso que a agua e por assim vai em qlqr coisa que seja mais viscoso. o que acontece é que a temperatura muda a viscosidade, auemntando a temperatura a viscosidade cai, o 30 quente ele nao é 30 ele e menos... eu ja estudei e ja sei o que é. so recaptulando, viscosidade é sim "grossura" do oleo.. o que acontece que com temperatura se modifica.
Cara, desculpa qualquer coisa, serio! Eu comecei a estudar um pouco sobre motores (eu gosto de estudar no modo autodidata, conhecimento quase 0!), hj em dia tem a famosa correia dentada imersa no óleo, que dura mais que uma correia comum, o mecânico de confiança que levo meu carro a anos falou que "esses tipos de carro não se deve alterar a marca do óleo e nem a classificação por conta dessa correia" , meu colegas que trabalhavam em oficinas de preparações falam que isso e balela, o que importa e o óleo ser de primeira linha e ter aprovação da ANP, poderia fazer um vídeo que aborde esse assunto? já que tem o patrocine-o de uma marca de óleo bem afamada e pelo que eu posso ver já e o segundo vídeo relacionado a óleo de carro.
Tiveram vários motores que deram pau exatamente por essa falta de informação, o óleo tem um composto específico para manter a vida útil da correia, usar óleo não especificado acelera a degradação da borracha da correia, e mesmo que seja feita em apenas uma troca, a vida útil dela reduz drasticamente, tem que usar o óleo específico sim, em todas as trocas
Como já responderam aí. Existe uma série de normas. No caso dos GM tem que ter aquela norma DEXOS. Sugiro pesquisar uma live do ADG da high torque com o CEO da Falke. Ele mostra como óleos de mesma especificação, mas marcas diferentes têm diferentes índices de minerais na composição, uns com mais outros com menos cálcio, magnésio, molibdênio, boro, bário, sódio, fósforo, chumbo, etc...
Óleo mineral tem uma maior degradação em alta temperatura em relação a semi-sintetico e sintético. Porém analisando dois óleos de mesma viscosidade terão índices de viscosidades diferentes(independente do tipo) pesquise sobre centistocks (cSt).
Óleo e igual óleo de fritadeira elétrica...quanto mais velho o óleo vai queimando ele não trocará o calor das peças suficiente pra manter o fio de lubrificação...daí onde ocorre os b.o do motor....então trânsito severo e o anda é para do trânsito onde as temperaturas do motor se elevam e não a refrigeração....quanto mais velho o óleo ele começa a queimar e colar nas partes do motor .......então óleo bom e óleo novo no máximo 6 meses de uso não importa os km ....km só pra que anda em rodovias
Quanto menos viscosidade, mais ele se espalha pelas partes, o teste dele mostrou que o óleo usado flui melhor no frio e a mesma coisa do óleo novo em alta temperatura. Não entendi o resumo da história dele.
Eu tbm não entendi eu achava que oleo velho e degradado aumentava a viscosidade ficava mais grosso devido as impurezas e na verdade parece que ocorre justamente o contrario ele perde viscosidade.
@@samuelguedes4441Parece que o desgaste e principalmente a mistura com a Gasolina faz ele ficar mais fino . E provável que isso ocorra em vários carros .uma dica que dou para todos que compram carro usado , troquei o óleo 1 vez por mês até completar 6 meses ! Ou seja 6 trocas consecutivas ! Assim faz uma limpeza interna eficiente e limpa borras no motor deixada pelo antigo dono . Precisa abrir o carter e limpar a peneira ! Todo mês ! Até completar o 6 mês . Também faço isso com a água do carro ( paraflur ) porém nunca precisei passar do terceiro mês! pôs a água já saia cristalina e na cor do paraflur que escolhi que é verde . Iessa dica gasta uma prata claro , porém penso como uma preventiva de emergência e assim fico tranquilo sobre o lance das borras e água do sistema .
Simula um teste de quantos litros por minuto o mundo consome de gasolina ? E quando o combustível fossil chegará ao fim ? Pois nao é infinito ou é? E simula juntando veiculos + avioes , quantosl litros por minutos sao usados ?
Na vdd, imagina que vc tem um óleo 5, ele frio é pouco viscoso e vai afinando conforme esquenta e fica bem fino, o 40 começa viscoso e vai afinando conforme esquenta mas não fica tão fino, o 5w40 quer dizer que frio ele se comporta como 5, e quando está quente ele não fica tão fino quanto o 5, ele fica com a viscosidade de um 40 quente, por isso chama multiviscoso, não afina linearmente, mesmo que afine, ele ainda tá mais viscoso que um óleo só 5w
Estranho foi que o óleo velho ganhou maior Indice de Viscosidade, ou seja, mais fino a frio e praticamente igual a quente ??!! E o meio HP a quente veio da onde??!! 9:30. Na minha opinião, esse furo calibrado da seringa é razoavel pra testar a frio, mas é muito grosso pra fazer a medição de óleo a quente, onde qualquer óleo passa na mesma velocidade... O teste é inútil!
Eu achei meio fraco esse teste, pois com base nos valores tomados, não serve para muita coisa. Não é uma medida "padrão" científica, digamos assim. Se eu quiser comparar os valores do seu teste para comparar com algum produto do mercado, a sua medida não vai servir. Que unidade de medida é essa? Ela serve para que? Onde é utilizada? O que vc deveria fazer era usar um viscosímetro, pois por ser uma ferramenta de aferição que fornece dados de uma unidade de medida padrão reconhecida pela Metrologia, aí sim, é possível comparar com outros produtos. Caso vc disponha de um viscosímetro, basta observar que é um instrumento bastante parecido com o seu arranjo de dispositivo aí que vc usou no teste. Bastaria vc analisar um valor padrão (por exemplo, o da água a 20°C é 1,002 mPa·s, mas poderia ser outra substância) e ver em algum vídeo a quantidade ee líquido escoada. Daí vc iria regulando a saída da sua seringa, estrangulando ou obstruindo a saída até conseguir a mesma quantidade). Nesse caso, vc estaria calibrando a sua ferramenta para o mesmo valor do viscosímetro. Em outras palavras, vc acabou de transformar a sua ferramenta simples e barata num viscosímetro, que aí sim, pode formecer uma medida padrão do mercado. A norma SAE que determina uma unidade padrão de viscosidade usa um viscosímetro, e fornece uma unidade científica valida para a viscosidade. Não precise ser necessariamente em mPa·s (milipascal x segundo), poderia ser outra. Desde que seja uma medida científica padrão
boa murta, isso mostra que se seu carro consome muito óleo e você acha que completar significa que o óleo estará sempre limpo, está totalmente enganado kkkkk, troque mesmo assim se não vai dar ruim
Quando acabar o patrocínio da Shell, pega os óleos de várias marcas e faz uma análise em laboratório para ver a qualidade e se vale a pena pagar por um óleo mais premium.
Vale sim amigo. Só uso óleo Petronas Shell ou Mobil... Esquece Petrobrás e Ipiranga e outras marcas baratas. Tenho carro com desempenho razoável v6 e após 5000 km os demais óleos já se encontram com cheio de óleo queimado os que citei acima até 7000 mil eles continuam com aspecto e cheiro de óleo. E viscosidade também se mantém.
Vale sim, assite um canal chamado "project farm" ele sempre manda os oleos pra análise em laboratório basicamente as marcas conhexidas e renomadas sempre se saem melhor
Eu so uso liquimoly e dura até 20 mil km
20000km?
@@rubenjesus6053 comprei esse Mobil que diz durar até 19 mil kkk quando troquei com 7 já tinha virado água ralo com odor forte de queimado e bem preto. Lembrando uso carro de modo extremo mesmo assim não acredito que um óleo seja qual for deve ser usado por mais que 7000 km no Brasil
Parabéns a Shell pela confiança no Murta , e a qualidade dos produtos que fazem diferença ! . Abraço Galera 👊🏻
Cara que coisa linda, sério mesmo, to na formação de Eng. Química e amo carro, e é maravilhoso ter alguém que consiga mostrar algo real quimicamente de forma fácil para todos.
E Murta, talvez para a proxima, tenta passar um surper imã no óleo usado, para mostrar essas particulas...
E algo bem legal para vc ter para esses testes de bancada, é um equipamento que faz filtração forçada, da para comprar um com pouco investimento, dai você consegue fazer testes com gasolina (pegar um gasolina que esta no tanque do corsinha a algum tempo e ver se tem resíduos, da para fazer esse mesmo teste com fluido de freio e fluido de arrefecimento...
Enfim é um infinidade de conteudo que a gente AMA!!
Ué ele só mostrou a parte física, não mostrou nada químico .
Usei o hx8 5w30 sintético no meu azera 2009, pensa no óleo top esse da shell
Na moto fiz essa experiência com Mobil e Shell. Com Mobil rodados mil quilômetros o óleo saía fedendo e preto, com Shell tendo rodados mil quilômetros também saía claro e cheiro de novo ainda. Então passei a usar Shell e trocar com três mil 👍🏼
sobre uso severo...no manual do meu fiesta 2002/2003 street 1.0, hoje com 285 mil km (desde 2017 ele é meu 2º carro está na família desde 2006,) diz que as condições de uso severo são: uso frequente em estradas com poeira e regiões montanhosas (aqui no br considere regiões serranas), Percursos curtos e trânsito pesado ( que todos já sabem) e uso de reboque (com certeza devido a carregar peso e forçar mais o motor). Sobre estrada com poeira, o manual está se referindo a estradas de chão... que apesar de ter o filtro de ar do motor pra impedir a poeira de entrar, mas sempre deve passar partículas menores e acabar contaminando o óleo (passando a sujeira pelos anéis de segmento).
Toda a vez q se troca o óleo do motor, filtro do óleo, eu troco o filtro de ar junto mesmo tendo boa aparência
Parabéns Shell por escolher o Grande Murta fazer este teste. Ele sabe dos paranauês 👏🏻.
Top demais, aqui na minha região é difícil achar linha shell a venda, e quando acha é os olhos da cara, mas pesquisando ontem a noite no mercado livre encontrei uma distribuidora que mesmo pagando frete ainda saiu a 37 o Litro, nem perdi tempo comprei 9 unidades, do hx8 5w30 para meu carro, Doblô etorq 1.8, vai dá para duas trocas.
Ótimo teste.
Coloquei gasolina na dipirona e funcionou! Murta obrigado por ensinar a gente a fazer cola e solventes mais eficientes pra fazer cola com plástico.
Uso no meu Livina, Helix 5w30 Ultra, motor K4M, hoje com 106 mil km, o manual da Nissan recomenda troca a cada 8 mil km mas seu sempre efetuo a troca antes dos 7 mil km. Recomendo esse investimento pois não consigo ver perda (consumo) ao analisar a vareta a cada 2/3 mil km, sempre no mesmo nível.
Top o conteúdo Murta se você quiser se aprofundar sobre óleo troque ideia com o Fabrício do canal Olho no óleo, é o profissional independente que eu conheço que mais entende de óleo no Brasil, existe o ponto das normas do pacote de aditivos que algumas montadoras exigem, seria legal explicar isso pra galera, sou mecânico e vejo inclusive muitos profissionais que não entendem esses detalhes
Pura verdade
Não sei se seria possível ser feito se a Shell não achar legal saber da opinião de outros óleos... Mas gostaria muito de ver
Verdade meu caro! Há carros que no manual diz que o oleo tem que atender a certas especificações como a ACEA A5/B5 e VW 502 00 e 508 88
Eu tava conversando com meu velho sobre o óleo usado perder viscosidade anteontem, e hoje esse vídeo top sobre o assunto é postado. Dá até medo...
Parabéns Shell e parabéns Murta!
Esse reconhecimento só mostra a qualidade dos se trabalho.
Seguimos lhe prestigiando.
Sucesso e sorte!
Eu uso motul 8100 5W40 e liqui moly 5W40, motul troco com 13 mil e liqui moly com 15 mil km e nunca tive nenhum tipo de problema, vale muito a pena usar um óleo premium, esse quilometragem um uso normal, não em uso severo.
Vídeo muito bom murta, parabéns e parabéns para a shell
Tem que falar sobre a norma API que é de suma importância
Video top. Parabens
Faz aqueles testes de desgaste. Onde usam uma pequena maquina que movimenta uma roda de aco em um corpo de prova.
Faz o teste com varias marcas de oleo.
Ve qual oleo causa o menor desgaste.
Muito bom. Sugiro fazer testes de usar óleo 2 tempos em pequenas proporções (1:250) em motores 4 tempos com o objetivo de conter corrosão.
Salve Murta , somente este canal para entregar conteudos como este ,quem nunca gostaria de saber sobre isso!
Veja o canal moto& terapia que vc vai gostar.
Muito obrigado Murta pelos testes!
Você depois poderia comparar os resultados do teste do corsa com o novo teste em um motor que tem mais cavalaria, pra ver se tem alguma mudança, claro q na mesma especificação do óleo e viscosidade.
Eu costumo usar Shell, mas o Havoline está com um custo benefício melhor já usei várias vezes. Gostaria de vê a análise deste
Parabéns! Você é Gênio!
Esses são seus melhores vídeos!!!!!
Faltou uma observação, que mesmo depois de todo stress que o oleo passou, a viscosidade a quente ainda se mante-ve. O que é muito importante pra manter o filme de oleo estavel nas partes moveis 😁
Murta, a um tempo atrás fiz um video no canal falando que o manual dos carros mostra o oleo que devemos colocar aliado a temperatura esperada, eu morei na europa e reino unido e lá nós utilizavamos oleo 0w ou 5w no inverno onde chegava a bater -20 -30 graus de temperatura ambiente, e no verao teriamos que trocar o oleo para 10w ou 15w dependendo do carro.. nos manuais dos carros brasileiros tambem vem essa (temperatura esperada) porém o video foi bem polemico pois a maioria diz que isso nao procede e votam em usar o 5w (que é indicado para frio) em vez de colocar o 15w que era indicado para temperaturas entre -10c e 40c (o que é coerente com o clima tropical do brasil), se você puder me responder se estou coerente com minha linha de pensamento ou puder fazer um video falando sobre isso eu agradeço. Abraços.
Por mais vídeos como esse👏👏👏
Que coisa mais boa ter vídeo com qualidade de informações ótimo assunto
Parabéns Murta, video top, adoro ver experimentos sendo feitos imparcialmente, pq aparece esses resultados que faz a gente duvidar até da teoria, mas que são engrandecedores de conhecimento ❤
Murta, procura pela ALS de MG.
Eles fazem análise de óleo lubrificante e outros.
Seria um conteúdo interessante.
Parabéns Murta vc está mandando bem independente de patrocínio 👏 agora pergunta que não quer calar, quando irá rolar umas análises laboratoriais nos lubrificantes?? E testes de lubricidade vai TMB?? Abraços!!
Murta, uma sugestão de teste: Faça um teste misturando os óleos de várias viscosidades e tipos e os misture em alguma máquina que simule algo parecido a mistura de óleo do motor, e se possível no mesmo sistema, o óleo passe por algo que aqueça o óleo, e circule repetindo o loop, para vermos se é realmente uma "sentença de morte ao motor" de tão ruim que é misturar viscosidades e tipos de óleos diferentes.
O Canal "Project Farm" fez esse teste e no final o oleo misturado com várias marcas se saiu melhor
Minha pergunta é: O quanto está degradado o óleo velho?
A viscosidade a quente é muito semelhante.
Acho que seria muito interessante fazer um teste de laboratório para levantar características fisico-quimicas como acidez, composição e quantidade de particulados, contaminação com gasolina etc.. É muito dificil dizer o quanto esse óleo usado que você mostrou é ou não é prejudicial para o motor e por quanto tempo.
Vcs poderia fazer um vídeo falando sobre o virabrequim roletado
Faz um vídeo falando de geradores de hidrogênio para economia de combustível
Não funciona, tem vídeo do donut média
Exelente video, como sempre.
Murta, voce pode fazer um video sobre o uso de querosene no tanque para descarbonização? Qual sua opiniao?
Murta poderia fazer um video de barra anti torção, nao achei no canal.
faz testes de varias marcas
Uma dica para os vídeos do dinamômetro. Faz um vídeo colocando 5ml de óleo 2t por litro de combustível. Ai teste em carro a gasolina, etanol e diesel.
seria bom fazer esses testes com temperatura maior ( 15°-25°), mais proximo do real do nosso brasil
Eu provo tanto na teoria quanto na pratica que um oleo pra rodar 5mil km voce trocar com 3mil km voce esta jogando dinheiro fora , por mais que o motor diminua sua vida util em 20% estourando , ao longo de todo esse tempo voce já vai ter gastado um valor mais alto do que se tivesse tracando no tempo correto e economizando , o mesmo vale pra quem usa condicionador de metais , a galera gastava ou gasta ate hoje com condicionador de metais que se fosse colocar na ponta do lapis faria a retifica completa do motor e ainda sobrava dinheiro , motor não vai durar para sempre independente do que vc fizer , toque no tempo correto , é pra trocar com 5mil troque com 5mil , nem mais nem menos , troca com menos voce perde e trocar com mais voce perde também.
É o que eu falo pra todo mundo!!! Mas eles não fazem as contas man... Ex: Tens uns ai que trocam oleo da moto a cada 1000km sendo que o manual fala a cada 6000km... em 20 trocas já terão gasto o mesmo valor pra retificar o motor deles... sendo que se trocassem a cada, sei lá, 4000km, iriam gastar 4x menos e o motor iria durar do mesmo jeito (claro, tem que ver o nivel direto)
@@magichatake trocar com 1mil km é loucura , ao longo de 100mil km o cara já tem gastado 3mil reais em oleo , isso oleo mineral barato , tem moto yamaha que passa dos 200mil km , ao longo desse tempo todo o cara tem gasto 6mil reais , sendo que não gasta nem 500 pra fazer a parte de força , se for fazer tudo no maximo 1500 , o segredo é andar com oleo no nivel , o que estraga motor não é oleo velho é rodar com oleo baixo , ou pelo tempo mesmo porque nada é eterno e nada dura para sempre, se ta usando ele vai chegar ao fim da sua vida util.
@@magichatake tem que colocar na balança esses 20% a mais de vida util vai compensar o gasto a mais pra ter esses 20% talvez nem isso , no fim gastou uma nota preta pra ganha 10 a 20% a mais , os caras parecem ser inimigos da matematica.
@@wesleysilva5247 pois é meu bom!!! Ja expliquei isso em um vídeo no meu canal - sempre segui o manual das motos que eu tive nunca tive problemas... antecipar um pouco tudo bem, mas trocar com 1000km? meu Deus
@@magichatake trocar oleo de carro com 3mil km o prejuizo é muito maior , levando em conta que carro vai 3,5l filtro etc...
Não entendo cara um produto excelente com varias recomendações. Só vejo gente falando bem dos produtos da Shell e é difícil encontrar nas prateleiras de revendas pelo menos aqui n minha cidade tenho dificuldade de encontrar. Fui em varias auto peças aqui e não encontrei os produtos da Shell Helix. Encontrei o Maxi Performance, mas não encontrei Shell Helix. Só encontrei em postos de gasolina da Shell porem achei o preço salgado inclusive um dos postos que fui não tinha Helix somente mobil. Tenho um pouco de receio de comprar pela internet devido a falsificação. Atualmente só uso castrol no meu carro, mas estou cogitando em mudar para o Shell Helix. Alguém indica um vendedor ou site confiável para comprar?
Murta, faz um teste misturando o óleo usado com o novo. Simulando quem só completa óleo
O manual do meu carro recomenda a troca do óleo com 10 mil km. Resolvi fazer antes com 7 mil km e cometi um erro, não permanecer com a mesma marca. Não que tenha colocado óleo vagabundo mas usei lubrax, Mobil, elf, motrio, Ipiranga e fada um tem características diferentes um do outro, mesmo sendo na mesma classificação api. Meu motor começou a fumar, não vsei se por conta desta miscelânea de lubrificantes, ou desgaste das peças internas. Uma curiosidade, passei a usar sempre o mesmo lubrificante, o Mobil,ve notei que a queima do óleo ainda continua porém, bem menos que outras marcas.
Diante do que aconteceu comigo, alem de continuar com a mesma marca gou passar a tricar com 5 mil km.
Se vc manteve Sae e api a marca não foi o fator principal. Agora essa tal de fada e motrio nunca ouvi falar
@@maykonrobertoodentistaacel8121 erro de digitação, o corretor me sacaneou! Não e fada e sim cada. O motrio é como uma segunda marca Renault. Antes era a Elf, e agora a Texaco, a marca oficial de lubrificante. O motrio é outra marca vendida na concessionária.
@@hallesmartins1 obrigado pela explicação, estava procurando um óleo substituto para minha frontier, ela usa 5w30 acea c4, o máximo que encontrei foi o móbil c3 e o shel c2, o interessante é que a shel fábrica o óleo para Nissan
Tem um óleo top turbo para diesel e gasolina que deixa o motor caladinho e sempre limpinho porque contém uma alta carga de aditivo nitrogênio para manter os motores diesel sempre limpinhos.
tinha que analisar é meu gol g5 1.0 kkk, eu so troco a cada 15 mil km e uso em regime severissimo kkkkk...ele ta com aproximadamente 147 mil km reais, mas tem barulho de pino de pistao ou tucho ja desde os 60 mil km
Faz um vídeo sobre o shell ultra 5w40 vs shell h8 5w40
Sobre as normas da vw?
Parabéns pelo conteúdo
So uso Shell ha mais de 15 anos
Uma dúvida, eu sei que não afeta muito os testes realizados na vdd os dois que vc usou a mesma siringa, suponhamos que a gravidade e o pesos dos líquidos quando estão começando a desce e no final tende a não ter a msm constância sendo assim a uma divergência nos resultados real, lembrando que eu gostei muito do teste top dms bom trabalho pra vcs show de bola
O óleo perde parte das propriedades devido a contínua exposição à altas temperaturas (independente de ter sido elaborado para isso), ao processo de combustão (que contamina o mesmo, especialmente quando as vedações não estão 100%), fora o fato de conter partes de sedimentos provenientes do atrito e desgaste (o filtro não retém 100% dos mesmos). Portanto, trocar óleo na quilometragem indicada pelo fabricante (levando em conta o uso severo ou não, longos períodos parado sem uso) e usar óleo de boa qualidade (marcas conceituadas) obedecendo as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo, é imprescindível para uma longa vida do motor.
Muito massa!
Tenho um carro GM preparado, quando troco o óleo no manômetro marca 3,5kde pressão, após+ou- 4 k rodados não chega a 3k, aí eu troco novamente,+só uso sintético,
Bele, não devemos (nem podemos) colocar óleo mais viscoso quando o carro fica mais velho. Mas tenho um Honda Fit EX 08/08. O óleo indicado no manual é 10w30 (se não me engano). Mas depois de um tempo a Honda passou a indicar o 0w20. Nessa situação como fica? Liberada a troca ou devo manter o 10w30 do manual?
E parabéns pelo conteúdo sempre completo e muito informativo. O vídeo desmistificando a questão das cores de fluidos de arrefecimento foi épico. Você é demais e faz um conteúdo muito essencial
Eu manteria o 10w30 do manual porque na época que ele foi projetado foi feito para o 10w30. Use o 0w20 somente se você quiser focar na economia de combustível...
@@magichatake nunca tinha ouvido com relação a economia. O que entendi ter motivado a mudança de indicação da montadora foi que para uso em trechos menores ou que pega muito trânsito, o 0w20 seria melhor
@@andresilva2223 eu vi isso no manual do HB20 na qual informa que deve-se utilizar o 5w20 ou 0w20 quando quiser prezar a economia do combustível. Imagino que o 0W20 seria melhor para trechos menores pois ele chegará mais rapidamente à viscosidade de operação do motor (demora menos para "afinar")
@@magichatake fui nessa mesma linha de raciocínio, mas aproveitei aqui para tirar essa dúvida, já que o Murta é bem entendido e também tem a Shell como parceira, que pode esclarecer isso para nós, meros mortais
@@andresilva2223 shell eh coisa boa mano. Pode por q nao da b.o. Eu so fujo dessas marcas nada a ver como Radnaq e Gt oil, ja vi varias vezes nos relatório da ANP como nao conformes
Ótimo Conteúdo
Parabéns pelo teste feito e pelas informações Muito interessante pra quem gosta de cuidar bem de seus motores fazendo manutenção preventiva. Mas afinal, a respeito do lubrificante usado, esses valores em tempo representam qual viscosidade?
Enfim, o óleo usado virou um 10w40 ?
Boa Murta valeu
Uma coisa é certa
Se o óleo for menos vsicoso do que oque foi projetado, haverá perda de pressão.
Logo, trocar o óleo regularmente, mantém a qualidade do óleo e mantém a viscosidade de forma adequada não ocasionando assim uma perca de pressão.
Acho que a única forma de verificar a presença de metal no óleo é o espectrômetro de massa, seria muito legal ver isso. Pena que o baratinho custa 2000 reais.
Um super ímã...
@@ismaelsantos3483 talvez, mas alumínio não é ferromagnético.
@@cairerocha1004 é, ia atrair só o desgaste do bloco...
Eu vejo vc falar nesse lubrificante 15w40 shell helix 6 sua classificação API NAO SEI SE ELE E UM LUBRIFICANTE ATUAL OU SE JA E ULTRAPASSADO
Faz o teste roda 7mil com semi. Sintético,aí coloca uma B12 ,roda mais 7mil .e analisar....
somente um teste laboratorial poderia tirar melhores conclusões nessa situação. Duvido mto que um B12 faria mta diferença em um oleo degradado com 7mil Km
Murta !
Eu tive uma dúvida.... em carros preparados ex:apzão 3 kilimei seria recomendável a troca do óleo lubrificante?
E quando teremos os testes de óleo para moto como o ax7 10w 30 ?
Não consegui achar a ficha técnica dos óleos da Shell em português pra ver qual a viscosidade à 100°C, e pra ver quais normas das montadoras atendem. Queria ver qual 5w30 atende o motor zetec rocam 1.0 flex, suspeito ser o HX8.
Realmente, seria bem útil tê-lo traduzido para PTBR oficialmente
parabens
Parabéns murta vídeo top.
Eu uso óleo top turbo para 70 mil km no motor a gasolina do meu veículo e tenho achado eficiente
Esse é top viu, uma pena que não tem para moto com a tecnologia JASO MA.
Alguém comente sobre a troca de óleo pelo tempo de uso e não km, para quem usa o veiculo muito pouco isso é importante, com o óleo sintético também vale a regra do tempo em média 6 meses ?
Murta, pergunta para tu, estou usando no meu corolla 1.8 2018 com 90 mil km o óleo 5w 30 mobil que na embalagem fala “roda até 19 mil km” meu carro tá rodando 90% rodovia e cerca de 5 mil km por mês abaixo de 100 km/h sem situações de trânsito, dá para rodar 15 mil km tranquilo com esse óleo? Pq aí seria trocar em 3 meses e não em dois meses, o que dá diferença num ano
Outra questão é consumo de óleo desse motor, Exemplo 600ml à cada 1000km. Provavelmente vai ter que completar, se tentar rodar 15000km .
@@JuanRamos-zk9sh Nos últimos 40 mil km que rodamos com o carro se ele baixou 10ml foi muito kk
Tem 10W40 pra Renault?
Ducati recomenda shell e troca com 15.000km ou 24meses .. logicamente nunca fiz assim .. mas …
Murta, uma dúvida que talvez seja meio leiga. No caso do óleo usado, ele não pode estar contaminado por outros óleos de outras viscosidades que já passaram pelo motor? Tipo, mesmo que se troque o óleo e o filtro, o motor e o carter não continuam "sujos" com uma quantidade mínima do óleo anterior?
Murta, Vi uns canais gringos falando que óleo de motor diesel é melhor para motores antigos por ter nutrientes específicos para as válvulas ou algo assim, isso procede?
Eu queria MUITO saber se pode voltar a usar o óleo com a viscosidade original do carro quando o carro teve o óleo com a viscosidade trocada!
Ninguém NUNCA fala sobre isso!
Comprei meu carro usado, usando 15w 40 e o original é 5w 30! E eu queria voltar a usar o original!
Deu impressão q o óleo 15w 40 usado virou um 5w 40 uai 😂😂
O 15W40 só é mais viscoso na partida, mas a 100º C fica na mesma viscosidade do 5w40.
Motul ❤
Shell v Power RACING é com 25% álcool..... 5:15
perguntei uma coisa no outro video murta nao falou, sobre os oleos novos, 5w30 , 5w é frio e 30 quente, porem o 30 quente foi mais rapido que 5w, sendo que 30 era pra ta muito mais viscoso que o 5w
Não é assim que funciona não, você está confundindo viscosidade com densidade, que são coisas totalmente diferentes, sua dúvida pode ser respondida com um pouco de boa vontade em pesquisar.
@@otaviocosta1198 ja pesquisei e nao achei lugar nenhum explicando isso ao certo, pra mim a viscosidade qnto maior mais grosso, vc pega um oleo 80 ele é bem grosso
@@mendesbrava a viscosidade não tem relação com ser grosso ou não (isso seria densidade), a viscosidade é a resistência do fluido ao escoamento, que sempre será menor depois que o óleo esquentar. Os números do frasco do óleo não significam que o óleo vai ser mais grosso com o motor quente.
@@otaviocosta1198 exemplo do 5w30 ele vais ser muito nais viscoso do que frio, digo viscosidade , parte da densidade eu entendi, mas viscosidade msm quente parece que ele nao e mais viscoso do que frio
@@otaviocosta1198 e o senhor esta equívocado, pesquisei bastante aqui e os estudos mostram que viscosidade a grosso modo é "grossura" do oleo, entao é o que pensei sim, 30 era pra ser mais grosso que 5.
cara da ate exemplo, mel tem uma viscosidade a agua outra, logo mel é mais grosso que a agua e por assim vai em qlqr coisa que seja mais viscoso.
o que acontece é que a temperatura muda a viscosidade, auemntando a temperatura a viscosidade cai, o 30 quente ele nao é 30 ele e menos... eu ja estudei e ja sei o que é. so recaptulando, viscosidade é sim "grossura" do oleo.. o que acontece que com temperatura se modifica.
Esiste pistão de titânio forjado
Cara, desculpa qualquer coisa, serio!
Eu comecei a estudar um pouco sobre motores (eu gosto de estudar no modo autodidata, conhecimento quase 0!), hj em dia tem a famosa correia dentada imersa no óleo, que dura mais que uma correia comum,
o mecânico de confiança que levo meu carro a anos falou que "esses tipos de carro não se deve alterar a marca do óleo e nem a classificação por conta dessa correia" ,
meu colegas que trabalhavam em oficinas de preparações falam que isso e balela, o que importa e o óleo ser de primeira linha e ter aprovação da ANP, poderia fazer um vídeo que aborde esse assunto? já que tem o patrocine-o de uma marca de óleo bem afamada e pelo que eu posso ver já e o segundo vídeo relacionado a óleo de carro.
Tiveram vários motores que deram pau exatamente por essa falta de informação, o óleo tem um composto específico para manter a vida útil da correia, usar óleo não especificado acelera a degradação da borracha da correia, e mesmo que seja feita em apenas uma troca, a vida útil dela reduz drasticamente, tem que usar o óleo específico sim, em todas as trocas
Como já responderam aí. Existe uma série de normas. No caso dos GM tem que ter aquela norma DEXOS. Sugiro pesquisar uma live do ADG da high torque com o CEO da Falke. Ele mostra como óleos de mesma especificação, mas marcas diferentes têm diferentes índices de minerais na composição, uns com mais outros com menos cálcio, magnésio, molibdênio, boro, bário, sódio, fósforo, chumbo, etc...
Murta, é verdade ou mito que o óleo Sintético afina menos do que o óleo mineral ou semi-Sintético quando esquenta?
Óleo mineral tem uma maior degradação em alta temperatura em relação a semi-sintetico e sintético. Porém analisando dois óleos de mesma viscosidade terão índices de viscosidades diferentes(independente do tipo) pesquise sobre centistocks (cSt).
*Centistockes
Fais teste óleo de caixa macha da Shell ❤
Óleo e igual óleo de fritadeira elétrica...quanto mais velho o óleo vai queimando ele não trocará o calor das peças suficiente pra manter o fio de lubrificação...daí onde ocorre os b.o do motor....então trânsito severo e o anda é para do trânsito onde as temperaturas do motor se elevam e não a refrigeração....quanto mais velho o óleo ele começa a queimar e colar nas partes do motor .......então óleo bom e óleo novo no máximo 6 meses de uso não importa os km ....km só pra que anda em rodovias
Quanto menos viscosidade, mais ele se espalha pelas partes, o teste dele mostrou que o óleo usado flui melhor no frio e a mesma coisa do óleo novo em alta temperatura. Não entendi o resumo da história dele.
Eu tbm não entendi eu achava que oleo velho e degradado aumentava a viscosidade ficava mais grosso devido as impurezas e na verdade parece que ocorre justamente o contrario ele perde viscosidade.
@@samuelguedes4441Parece que o desgaste e principalmente a mistura com a Gasolina faz ele ficar mais fino . E provável que isso ocorra em vários carros .uma dica que dou para todos que compram carro usado , troquei o óleo 1 vez por mês até completar 6 meses ! Ou seja 6 trocas consecutivas ! Assim faz uma limpeza interna eficiente e limpa borras no motor deixada pelo antigo dono . Precisa abrir o carter e limpar a peneira ! Todo mês ! Até completar o 6 mês . Também faço isso com a água do carro ( paraflur ) porém nunca precisei passar do terceiro mês! pôs a água já saia cristalina e na cor do paraflur que escolhi que é verde . Iessa dica gasta uma prata claro , porém penso como uma preventiva de emergência e assim fico tranquilo sobre o lance das borras e água do sistema .
Patrocínio é bom né
óleo velho parece que o motor tem mais atrito, quando troca por novo chega o motor fica rodando redondinho
TESTA O RIMULA RT4X em CARRO A GASOLINA!
spoiler: reverteu quadro de borra no meu EA-111.
Simula um teste de quantos litros por minuto o mundo consome de gasolina ? E quando o combustível fossil chegará ao fim ? Pois nao é infinito ou é?
E simula juntando veiculos + avioes , quantosl litros por minutos sao usados ?
No meu Fusca eu uso só Shell até óleo de cacha de macha ❤😊
Se o óleo é 15 frio e 40 quente, pq no teste ele fica mais fino qnd ta quente? qnd aquece ele n passa a ser 40?
Na vdd, imagina que vc tem um óleo 5, ele frio é pouco viscoso e vai afinando conforme esquenta e fica bem fino, o 40 começa viscoso e vai afinando conforme esquenta mas não fica tão fino, o 5w40 quer dizer que frio ele se comporta como 5, e quando está quente ele não fica tão fino quanto o 5, ele fica com a viscosidade de um 40 quente, por isso chama multiviscoso, não afina linearmente, mesmo que afine, ele ainda tá mais viscoso que um óleo só 5w
@@LuizFernando-Sup entendi vlw 😁
Esse oleo limpa tanto que coloquei no meu carro e essa desgraça tirou as ferrugens tudo e ta vazando pra krl agora
A viscosidade 40 e frio e viscosidade 15 e quente certo eu acredito assim não como e falado no vídeo
Segundo a comentar!!!
Estranho foi que o óleo velho ganhou maior Indice de Viscosidade, ou seja, mais fino a frio e praticamente igual a quente ??!! E o meio HP a quente veio da onde??!! 9:30. Na minha opinião, esse furo calibrado da seringa é razoavel pra testar a frio, mas é muito grosso pra fazer a medição de óleo a quente, onde qualquer óleo passa na mesma velocidade... O teste é inútil!
oleo de motor diesel turbo!!!
atende qualquer coisa, e tem que ser bom mesmo
muito motor diesel moderno tem sensor de viscosidade do oleo....
Eu achei meio fraco esse teste, pois com base nos valores tomados, não serve para muita coisa. Não é uma medida "padrão" científica, digamos assim. Se eu quiser comparar os valores do seu teste para comparar com algum produto do mercado, a sua medida não vai servir. Que unidade de medida é essa? Ela serve para que? Onde é utilizada?
O que vc deveria fazer era usar um viscosímetro, pois por ser uma ferramenta de aferição que fornece dados de uma unidade de medida padrão reconhecida pela Metrologia, aí sim, é possível comparar com outros produtos.
Caso vc disponha de um viscosímetro, basta observar que é um instrumento bastante parecido com o seu arranjo de dispositivo aí que vc usou no teste. Bastaria vc analisar um valor padrão (por exemplo, o da água a 20°C é 1,002 mPa·s, mas poderia ser outra substância) e ver em algum vídeo a quantidade ee líquido escoada. Daí vc iria regulando a saída da sua seringa, estrangulando ou obstruindo a saída até conseguir a mesma quantidade). Nesse caso, vc estaria calibrando a sua ferramenta para o mesmo valor do viscosímetro. Em outras palavras, vc acabou de transformar a sua ferramenta simples e barata num viscosímetro, que aí sim, pode formecer uma medida padrão do mercado.
A norma SAE que determina uma unidade padrão de viscosidade usa um viscosímetro, e fornece uma unidade científica valida para a viscosidade. Não precise ser necessariamente em mPa·s (milipascal x segundo), poderia ser outra. Desde que seja uma medida científica padrão
Tenho um Vectra 2.2 8v 2000
Óleo 15w40
Qual da Shell é recomendado?
O melhor óleo é castrol!
Só uso castrol no meu goleta. tava pensando em mudar pra esse Shell
@@samuelguedes4441sheel e bom, mas se ta com castrol fica quieto castrol é o melhor óleo do mercado ...
Testa p ceratec! Maior furada do momento!!!!
salve
boa murta, isso mostra que se seu carro consome muito óleo e você acha que completar significa que o óleo estará sempre limpo, está totalmente enganado kkkkk, troque mesmo assim se não vai dar ruim