Power Creep ou Efeito Dragonball | Escrevendo Quadrinhos

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 76

  • @wandersonbranco9194
    @wandersonbranco9194 6 ปีที่แล้ว +9

    Assistindo agora novamente este vídeo me lembrei do Onminitrix do Ben 10. A solução pra combater o efeito Dragon Ball foi a bateria que sempre acaba e sempre dificulta mais ainda a situação do Ben. Uma boa solução

  • @MrDeniAntonio
    @MrDeniAntonio 7 ปีที่แล้ว +21

    o one criador de one punch man fez uma parodia sobre esse efeito dragon ball o protagonista nao ter oponentes o q salva e o humor e os herois secundarios

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว +10

      One Punch Man é um ótimo exemplo de alguém que usou tanto o Power Creep que deu a volta e ficou bom de novo hahaha

    • @MrDeniAntonio
      @MrDeniAntonio 7 ปีที่แล้ว +1

      +Rapha Pinheiro Mas antes de one punch man o Alucard de hellsing seguia esse conceito so q ele q ele quando ve um personagem fraco usa o minimo de poder sem o intetesse de usar a força maxima

  • @barbaramesquig
    @barbaramesquig 4 ปีที่แล้ว +2

    Rapha, você tem uma propriedade e didática bem legal para falar de assuntos relacionados a quadrinhos, até mesmo os mais improváveis. Você já pensou em escrever livros didáticos ou materiais de consulta esse tipo de coisa?

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 ปีที่แล้ว

      Obrigado, Barbara!
      Eu tenho meus cursos, que abrem vagas pro semestre que vem agora em Dezembro. Tenho planos de escrever um livro teórico sim, mas to completamente sem tempo no momento por causa dos cursos, canal e o trabalho na Guará...

  • @dimitriuslopes8398
    @dimitriuslopes8398 5 ปีที่แล้ว +3

    Lembrei de um exemplo que, para mim, funciona, em Tengen Toppa Guren Lagan, onde a escala cresce tanto, que chega a ser engraçado, chegando a usar galáxias como shuriken, o que combina com o anime.

    • @nativolocal1243
      @nativolocal1243 หลายเดือนก่อน

      @@dimitriuslopes8398 Bem lembrado, todo mundo fala de dragon ball e naruto, mas Tengen Toppa Guren Laggan tem o maior power creep da história!
      Começou com mechas simples e terminou com seres maiores que o universo kkkkkkkkkkkk

  • @PedroAlvarez-gp3ii
    @PedroAlvarez-gp3ii 7 ปีที่แล้ว +5

    Gosto muito da forma como acontece em Fullmetal Alchemist (o mangá e o Brotherhood) por exemplo, em que o protagonista já começa a história no level 100, mas o desenvolvimento se dá na forma de utilizações cada vez mais criativas dos poderes, que poderiam ser usadas desde o começo, mas que foram sendo aprendidas com experiência. Acho uma referência muito boa porque não se aplica só ao protagonista, mas a todos os personagens que vão aparecendo. Nenhum fica realmente forte DEMAIS de uma hora pra outra mas esse crescimento se dá de forma muito razoável e não dependendo apenas de FORÇA DE VONTADE como é Dragon Ball.
    Gosto muito de Shaman King (o mangá, também) nesse sentido porque o vilão principal é TOTALMENTE desproporcional em termos de poder e os protagonistas nunca chegam ao nível dele, mesmo com todos os hacks e power ups disponíveis. Uma forma que eles conseguem nivelar bem isso também é utilizando certas 'regras gerais', tipo, se você se descontrola de alguma forma, fica puto ou emocionalmente abalado, não importa tua força, você muito provavelmente vai perder o confronto. E outras coisas tipo, não importa o quão incrível for um personagem, ele é tão mortal quanto sempre foi, desde o começo e não há força de vontade que impeça uma morte. Em Shaman King especificamente isso se torna plot point porque até o arco final, quatro protagonistas aprendem a ressuscitar os outros, então a morte não tem TANTO peso, mas existe um limite de poder e mesmo ressuscitando 1000x esse limite ainda é real.
    Não sei se já chegou a ler esses, mas acho uma referência bem legal :)

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว

      Minha leitura de mangás tende a 0 hahaahahha Mas me parecem exemplos interessantes. O termo Power Creep é adotado da teoria de Game Design por isso tá direto relacionado com "poder" mesmo mas pode ser aplicado a outras características como controle emocional, habilidade de relação social ou algo menos" poderoso" também.
      Se o personagem tem muitas falhas de carater e ao fim da parada ele é um "ser humano" perfeito o leitor acaba por perder a empatia por ele da mesma forma se ele ficasse tão forte quanto uma Korra da vida hahaha
      Aquele Abraço, Pedro!

    • @PedroAlvarez-gp3ii
      @PedroAlvarez-gp3ii 7 ปีที่แล้ว

      Sim, citei porque acho que são exemplos de como a história pode seguir por caminhos que tenham a questão de poder e treinamento mas sem ser de formas convencionais e meio over the top :)
      Abraço, tenho curtido muito teus vídeos, querido!

  • @hyutil
    @hyutil 7 ปีที่แล้ว +1

    Rapha,muitos parabéns pelo seu canal.Torço para que o gás jamais acabe porque igual ao seu canal não existem muitos.
    Suas dicas ajudam muito a cada vídeo,muito obrigado!

  • @valterjunior5725
    @valterjunior5725 7 ปีที่แล้ว +7

    velho seu canal é mt bom! parabéns ...

    • @igordaltro9334
      @igordaltro9334 7 ปีที่แล้ว +2

      Valter Junior n consigo entender como o rapha tem tão poucos inscritos com um conteudo tão bom.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว +3

      Galera, eu sempre soube que meu canal não fica ficar viral porque, infelizmente, nem tanta gente assim quer ESTUDAR quadrinhos de verdade. (o que é perfeitamente OK, ninguém precisa estudar a mídia que gosta se não quiser).
      Porém, ia ser legal ter mais gente interagindo, admito hahahaha Se quiserem me ajudar com isso, falem com a galera que vocês conhecem, postem no FB, sei lá. Eu dependo exclusivamente de crescimento orgânico pra chegar a algum lugar.
      Mas não se preocupem que mesmo com pouca gente aqui, não pretendo parar de fazer conteúdo não. Somos poucos mas somos fiéis =P
      Aquele abraço!

  • @marco.nascimento
    @marco.nascimento 7 ปีที่แล้ว +1

    Teus vídeos são excelentes e falam de temas diferentes dos outros canais, mereces crescer muito mais! Abraços. :)

  • @leotatarana7427
    @leotatarana7427 7 ปีที่แล้ว +1

    É algo realmente muito utilizado na narrativa.
    Não conhecia esse termo. Sempre chamei isso de "evolução".
    Para esse termo poderia dizer "crescimento em escala".
    E é algo que tem que ter na história, para não ficar algo muito chato. E acontece em todas as áreas da personagem, seu poder, personalidade, conhecimento, maturidade, relações, conquistas, etc.
    E isso é tão interessante, pois intrinsecamente, todos nós queremos ser melhores em tudo. Mesmo não fazendo essas melhorias.
    Por esse motivo o Power Creep é importante.
    E quando há uma identificação, um melhor resultado teremos com o leitor.
    Vejo dessa forma.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว

      Faz todo sentido. O Power Creep deve ser mais um elemento de empatia com o leitor. Se você perde a mão ele acaba virando o contrário hahaha

  • @rapha4352
    @rapha4352 5 ปีที่แล้ว

    Rapha na verdade com relação aos jogos de cartas como magic e heartstone, normalmente não é por que são lançadas cartas mais fortes, é por que as cartas que são lançadas combinam mais com o deck e o estilo de jogo do deck, mas não necessariamente por que a carta é "roubada"

  • @MacondoEraEntaoUmaCidade
    @MacondoEraEntaoUmaCidade 6 ปีที่แล้ว

    Escalonamento de Poder. Talvez seja uma boa localização para a tradução do termo.

  • @joseof
    @joseof 7 ปีที่แล้ว +1

    Gostei muito do exemplo da Korra!
    É bem nítido esse conceito no segundo livro e como eles consertam com os dois livros seguintes

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว

      Eu sempre acabo usando Aang como exemplo de coisa boa e Korra como exemplo de coisa ruim haahaha Não é por mal, Korra tem uma ótima premissa e boas ideias... eles só não souberam executar direito =(

  • @simoesferreira5277
    @simoesferreira5277 5 ปีที่แล้ว +1

    No Magic isso não é tão exponencial assim não. Quem joga há um tempo percebe que há uma economia de mana. 1 mana colorido por exemplo custuma ser uma criatura 1/1 com alguma habilidade ou 2/1 ou 1/2, ou 2 de dano em qualquer alvo, 3 de dano só em criatura, etc... Então o que varia mesmo é a sinergia das coleções que podem "combar" demais.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  5 ปีที่แล้ว

      Não foi sempre assim. Essa solução veio de uma série de coleções passadas desbalanciadas.

  • @guilhermedias3298
    @guilhermedias3298 3 ปีที่แล้ว +1

    Power creep pode ser entendido como esquisitamente fodastico :D

  • @pablocafe00
    @pablocafe00 6 ปีที่แล้ว

    Muito legal, Rapha. Fala de plot armor também

  • @matheusnardy9076
    @matheusnardy9076 3 ปีที่แล้ว

    Bacana esse assunto, no caso dos games eu acho que isso é proposital pra fazer vc comprar mais, agr na questão dos quadrinhos principalmente os asiático tem o problema da editora, o autor precisa fazer o personagem sempre ta vencendo pq o jovem asiático já se acha um fracasso e se ele ver o personagem favorito dele perdendo ele já desiste de obra

  • @flaviogomesdesouza1412
    @flaviogomesdesouza1412 7 ปีที่แล้ว

    Por isso que mangá tem fim, o problema é quando o autor de Mangá não sabe terminar a historia e quando os comics são reeditados.

  • @igordaltro9334
    @igordaltro9334 7 ปีที่แล้ว +1

    rapha, a wlange do canal ficçomos tem um video falando sobre limitadores de poder. eu acho q é isso q falta nessas hqs como dragonball e etc, limitador de poder pode ser uma tradução n literal, mas q funciona. gostei muito do video, estou aguardando um sobre tecnicas de narrativa visual. abraço.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว +1

      Limitadores de poder são um dos jeitos de lidar com o Power Creep (ótimo jeito, por sinal hahaha)
      É muito conteúdo legal pra fazer, relaxa que esses vídeos vão sair! Até lá, assistir os vídeos da série Dissecando Quadrinhos vai ajudar bastante com narrativa visual. É o que eu mais disseco por lá =P

  • @cananiericorrea
    @cananiericorrea 5 ปีที่แล้ว

    Eu por exemplo gosto de Dragonbol ate a saga do Frezza depois disso tudo ficou muito previsivo.Eu gostava muito mais do Goku quando ele morria e era todo quebrado como aconteceu na saga dos Sayajens tanto na luta do Vejeta quando na luta com 9 Raditz.Depois disso o Akira e os produtores nem se importaram mais de pelo menos tentar invemtar algo novo.

  • @juliosousa2665
    @juliosousa2665 7 ปีที่แล้ว +1

    É como vc disse, se souber usar fica legal. O risco que se corre realmente é a narrativa ficar enfadonha.

  • @swordsdragon
    @swordsdragon 4 ปีที่แล้ว

    Por este motivo criei meu trabalho com mecânica de jogo.

  • @hbcomicsstudio1569
    @hbcomicsstudio1569 7 ปีที่แล้ว +1

    Crescimento do poder. Caminho do Poder.

  • @lazaro5059
    @lazaro5059 3 ปีที่แล้ว +1

    Powercreep me incomoda por ser uma ferramenta de história que prende o personagem em uma única solução ''geralmente''

  • @sandromergvaz779
    @sandromergvaz779 7 ปีที่แล้ว +1

    Mano/Leshke náo precisa fechar a porta do banheiro. O cenário de fundo é um personagem à parte. Tinha cerveja Leffe uma hora lá na esquerda, ovos, etc. É uma parte interessante dos vídeos ver o que mudou. Abraço!

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว

      hahahahahaha Jogo dos 7 erros na bagunça do meu apê =P

  • @alefdesign
    @alefdesign 7 ปีที่แล้ว

    Eu entendo "creep" dentro dessa expressão como arrepiante, aterrorizante, fora do comum, como "creepy tales", "creepy stories", acho que ficaria algo como poder fora do comum/ aterrorizante/ inimaginável.

  • @cananiericorrea
    @cananiericorrea 5 ปีที่แล้ว

    Gostei de saber que isso se chama Power Creep e pelo que entendi isso acaba se tornando uma muleta de roteiro.

  • @cuoyotoconti
    @cuoyotoconti 7 ปีที่แล้ว

    Oi Rapha, quería acrecentar alguns pontos sobre o "power creep". O problema encontrado, ao menos por mim, em escalas de poder desproporcionais como no Dragon Ball, nunca foi o personagen principal ficar cada vez mais poderoso, se não mais bem a inutilização de outros personagens. EXemplo: No Dragon Ball era praticamente impossivel a ajuda em combate de personagens não saiyajins. Esse pode ser um problema mas simplesmente porque fico com saudades dos personagens que acabam desaparecendo, como no exemplo do Magic que você deu, seria a saudade daquela carta que já não é mais competitiva.
    Agora pessoalmente meu problema com a escala de poder é quando para fazer isso você ao invês de subir os poderes dos personagens atuais, prefere dizer que os antigos personagens que eram fracos

    • @cuoyotoconti
      @cuoyotoconti 7 ปีที่แล้ว +1

      não conheço muito de quadrinho de super-herois americanos, mas existe uma coisa muito loca nas escalas de poder que mais de uma vez amigos me comentaram, é quando existe um abismo de diferença na escala de poder entre dois personagens bem consolidada, mas o o roteirista por gostar de um personagem mais fraco, moldeia o mundo para que a escala de poder seja esquecida.
      Como exemplo sempre me dizem como o Justiceiro sempre levou um pau do homem-aranha, mas em uma historia ele sozinho da um pau no homem-aranha, demolidor e wolverine, simplesmente porque o roteirista quiz e esquecendo da escala de poder que antes estabeleceram.
      Não sei se esse exemplo ainda estaria dentro do "power creep" mas ja escutei muitas historias assim em quadrinhos de super-heroi.
      Lembrei algo da garota esquilo dando uma surra no Thanos.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว +1

      hahahhaha É bem isso. O vídeo que eu fiz na sequencia desse (th-cam.com/video/DEqomWeP9EA/w-d-xo.html) fala EXATAMENTE dessas situações. Você vai se amarrar ;)
      Quando ao primeiro comentário, talvez exista um fator nostálgico para muitas pessoas (inclusive pra mim), mas do ponto de vista da narrativa é uma questão que merece a nossa atenção independente disso. Na hora de escrever histórias, todos os fatores que influenciam no roteiro (e na percepção do leitor desse roteiro) devem ser levadas em conta.
      Aquele abraço!

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 7 ปีที่แล้ว

      cuoyotoconti aí depende da época que vc tá falando a respeito do Dragon Ball, amigo.. Porque os "não-saiyajins" ajudaram bastante nas sagas.. Foi mais a partir da saga do Boo que eles já tinham ficado bem pra trás.

  • @brakinveste
    @brakinveste 7 ปีที่แล้ว +1

    "escada até o poder"

  • @allanfonseca5766
    @allanfonseca5766 5 ปีที่แล้ว

    Fala de Hunterxhunter 2011, tem muito desse Power creep

  • @wiru.studio
    @wiru.studio 7 ปีที่แล้ว +2

    Creep é aquela doidera que incomoda/assusta, fica sem graça a escalada ao poder parece que é algo meritocratico ou de auto-ajuda. Eu falo "a loka do poder" é menos acurado mas mantem o tom jocoso que termo precisa ter, mas na real em geral isso acontece quando se faz muito a linha ~pesquisa de mercado~ e atende demais os fãs, no dragon ball a relação entre roteiro e fanservice é quase proporcional a pornografia >__

  • @flaviogomesdesouza1412
    @flaviogomesdesouza1412 7 ปีที่แล้ว +1

    Suspensão de descrença chamo de efeito Batman.

  • @ogabrielnauta
    @ogabrielnauta 4 ปีที่แล้ว +3

    Efeito dragonball é um bom nome hshshhshshshh

  • @bruno18803
    @bruno18803 7 ปีที่แล้ว +1

    Outro termo que pode ser usado é o corrida armamentista, este efeito foi o que me fez parar de acompanhar dragonball com um adendo em dragonball ainda tem o determinismo biológico se o o personagem não for um sayjin ou vilão que vai cair na porrada com o goku o personagem nunca será tão forte, gostei muito do vídeo do surfista não conhecia réquiem li é gostei.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว

      Adorei o termo! É meu novo favorito hehehehe
      Requiem é maravilhoso. Inclusive vou falar dele de novo esse mês por canta de uma tag #MortesMarcantesNosQuadrinhos que vai rolar ;)

  • @josemonteiro7971
    @josemonteiro7971 3 ปีที่แล้ว

    Super sayajin do parkour kkkkkkk foi ótima

  • @victor1625
    @victor1625 7 ปีที่แล้ว

    discordo um pouco sobre magic. não jogo os outros, mas cada coleção e arquétipo de magic tem um estilo de jogo diferente e diferentes formas de combater os outros, inclusive os novos...

  • @Isabeligaru
    @Isabeligaru 4 ปีที่แล้ว

    melhor escalada de poder, acho que dbz até usa bem um roteiro baseado fortemente na evolução, e sobretudo brinca com isso, consegue levar bem até o vegeta virar o super saiyajin 2. Quando cell absorve a 18 o creep acaba pros guerreiros z, o que é até bom, mas continua para o vilão e ai as soluções estratégicas começam a virar soluções milagrosas... Escaladas absurdas por plot twists podem ser armadilhas, são muito atraentes e no calor do desenvolvimento da reviravolta não percebemos que detalhes bem amarradinhos no começo da história podem esta sendo jogados no lixo.

  • @ramiresventura7497
    @ramiresventura7497 7 ปีที่แล้ว +2

    massa, obrigado pelo vídeoooo!

  • @dionisiokoromah8214
    @dionisiokoromah8214 3 ปีที่แล้ว

    Poder Rastejante.

  • @MacondoEraEntaoUmaCidade
    @MacondoEraEntaoUmaCidade 6 ปีที่แล้ว

    No Dragon Ball clássico e no Z não me irritou tanto pois tinha haver com a trama, mas no Super chega até a ser ofensivo à inteligência do leitor ou espectador.

  • @otododoido
    @otododoido 6 ปีที่แล้ว

    Quando um personagem se torna extremamente poderoso, eu acho errado dar reboot em suas histórias, eu prefiro que ele seja enfraquecido por um artifício usado de forma inteligente e que contribua para o andar da história.
    Por exemplo, Kratos se torna um deus ao fim do primeiro jogo de God of War e enfraquecido no inicio do segundo jogo, a forma como isso foi feito fez a história caminhar pra frente, a forma como foi feita não me agradou muito, mas também não é muito ruim.

  • @eikmi
    @eikmi 6 ปีที่แล้ว +1

    Cara, mas em Dragon ball, tá funcionando, esse negócio depende do universo em si, se vc tiver trabalhando com Entidades, é poderes inimaginável.
    Observação do futuro: que em DB não funcionar não.

  • @krizaelarcanjo4916
    @krizaelarcanjo4916 6 ปีที่แล้ว

    escala de poder ? ;3

  • @dinoman6481
    @dinoman6481 6 ปีที่แล้ว +1

    Meu deus, o power creep no Pokémon Sun and Moon foi simplesmente ridículo.

  •  7 ปีที่แล้ว +4

    Power Creep bem trabalhado fica muito bom. No caso do Dragon bal não gosto de assistir,por que quando a gente pensa que o Goku chegou no máximo do poder,na temporada seguinte tem outra transformação,muito chato. V.leu

    • @hmwr0h
      @hmwr0h 7 ปีที่แล้ว +1

      Marcos Lopes Às de Paus HQs pfff Dragon Ball é a melhor coisa que existe. Chato é quem não entende a raça saiyajin e quer que o Goku "estacione" o poder =pppp

    • @Despolitizado
      @Despolitizado 7 ปีที่แล้ว +1

      TAMBÉM ACHO MUITO CHATO DRAGON BALL.. coisa de retardado

    • @otododoido
      @otododoido 6 ปีที่แล้ว +1

      Na minha opinião isso é bem trabalho em Dragonball Z, mas atualmente neste tal Dragonball Super realmente ficou muito chato, mas não somente o Power Creep, como todo o restante, mas sobre o Z.
      Com o passar da serie é dito que os Saiyajins são uma raça guerreira e também que o Goku não tem limitação de poder que no caso os saiyajins anteriormente tinham e por isso eram usados os Scouters, para medir o poder de um ser vivo e por isso eles precisavam virar Oozaru para ficarem mais fortes, mas com o Goku sempre foi diferente porque ele sempre foi um prodigio desde o Dragonball quando ele era pequeno e reproduziu o Kamehameha que levou muito tempo para o Mestre Kame aprender, é posto desde o inicio que o Goku é um personagem que supera seus limites e basicamente em todos mangás deste estilo (Shounnen eu acho) o personagem principal se fortalece ao levar uma surra e se recuperar, você considera todos eles chatos também?
      Goku é um personagem forte inicialmente e é isso, mas após a chegada de Raditz que é mais forte que ele, vemos que ele não é tão forte assim e então o personagem morre e treina com um deus que no caso é o Senhor Kaioh, isso já mostra que ele tem um treinamento diferente de qualquer outro personagem, então ele volta a vida e vemos que mesmo com o treinamento que ele recebeu, Vegeta ainda é superior a ele, sabendo então que Goku é um guerreiro de classe baixa, Vegeta que é um guerreiro de classe alta se surpreende com a força de Goku (com a famosa frase "O poder dele é de mais de 8000") e com o passar dessa luta vemos então que ele vai evoluindo mais e mais forçando um Saiyajin de classe alta a usar seu artifício mais forte que é se transformar em Oozaru e ele perde a luta, porém Vegeta cansado luta contra Gohan transformando em Oozaru que cai em cima dele e por isso o vilão é derrubado, aqui o Goku ainda é "fraco" mesmo ultrapassando seus limites, ele deixa o vilão ir embora porque enfim é um personagem que gosta de lutar.
      Então o Goku depois da luta vai se recuperar e daí se inicia a vinda de Freeza, que sabemos ser superior ao Vegeta, Freeza luta contra o Goku e ainda é superior a ele, mas quando Freeza mata o Kuririn aciona o "gatilho" do Goku que é a raiva que o transforma em Super Saiyajin e ele consegue bater de frente com o Freeza e acaba derrotando ele, mas também deixa ele ir embora.
      Então vem o Cell e descobrimos que Goku não é mais a criatura mais poderosa e sim o Gohan que é o primeiro a se tornar Super Saiyajin 2 e elimina o vilão.
      Após isto vem o Goku Super Saiyajin 3 que não vemos como ele aprendeu a transformação, mas é dito que isso gasta muita energia então não é eficiente, por isso Gohan é treinado chegando ao que conhecem como Forma Ultimate ou Mystic e se torna novamente o ser mais forte sendo superior ao Goku.
      Eu não entendo como alguém pode achar que essa formula não é bem trabalhada em Dragonball Z e eu cheguei a falar sobre o meu personagem favorito que é o Vegeta, conseguindo sua evolução com treinamento árduo e praticamente sozinho, Super Saiyajin 1 na batalha contra os Androides e Super Saiyajin 2 que foi fortalecido ainda mais com o "Majin" e muitas partes de sua história, tá louco, pra mim essa é a melhor obra do gênero.

    • @MacondoEraEntaoUmaCidade
      @MacondoEraEntaoUmaCidade 6 ปีที่แล้ว

      @@otododoido exato, no Z tinha algo a dizer com a trama, no Super é só para ser "cool". Muito bem pontuado e comentado.

  • @rodrigorassoul8459
    @rodrigorassoul8459 4 ปีที่แล้ว

    Olha. Eu respeito todo o seu conhecimento Rapha. Mas ouso descordar de vc qto a Dragon Ball. No DB super, no torneio do poder, ganha o time que tiver mais pessoas no tablado. Ou seja, o Goku ficar cada vez mais absurdo em poder (e ele fica mesmo), não significa que vão ganhar o torneio e o universo deles não será apagado. Os animes sempre fazer essa escala de poderes e é muito dificil ficar ruim pq nos animes o outro nível de poder também tras um outro nível de desafio. Não somente pelo vilão ser mais forte, mas pela habilidade dele em contornar o poderio do personagem principal. Mas, eu entendi que vc está falando de incoerência de poderes.

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  4 ปีที่แล้ว +2

      Você tem alguma dúvida de que o Goku vai vencer? Se não tem dúvida, não tem nada em jogo, não tem tensão, a história perde o combustível do conflito...
      Não é porque é "legal" querer ver gente cada vez mais forte caindo na porrada que é justificável ou coerente narrativamente, saca?

  • @vitoroliva2080
    @vitoroliva2080 7 ปีที่แล้ว +1

    Em português = Aumentar o Ki hahahaha

  • @hmwr0h
    @hmwr0h 7 ปีที่แล้ว

    Eu compreendo a análise feita em cima de Dragon Ball, mas sinceramente não vejo "solução" pra isso.. Pra Dragon Ball não ser desse jeito teria que nunca ter existido, porque desde o comecinho (muito antes de existir transformação em SSJ) já era assim..

  • @Lucasrisca
    @Lucasrisca ปีที่แล้ว

    Brabo

  • @alexandregabriel7236
    @alexandregabriel7236 7 ปีที่แล้ว +1

    Rapha, no cinema isso não é chamado de a jornada do herói?

    • @RaphaCPinheiro
      @RaphaCPinheiro  7 ปีที่แล้ว

      Não, Alex. Jornada do Herói é um outro conceito legal de ser estudado mas não é do que eu to falando aqui. Lembrando que durante a Jornada do Herói pode acontecer Power Creep (e geralmente acontece) mas não são a mesma coisa ;)