Meu primeiro mês de trabalho depois de ter ficado um bom período procurando. Não vejo a hora de voltar a comprar livros, sei o quanto isto é bom para alma.
Sou professor, confesso que tem dias q saio da sala de aula esgotado, dai vc nao quer fazer nada, só comer e descansar. Sinto falta de ler um livro, quem é professor e tem carga horária acima de 30 horas por semana é bem difícil vc encaixar uma rotina de leitura. Imagino então essa galera que só tem uma folga por semana....
Que matéria maravilhosa! Quero registrar o quanto é importante a mídia cobrar e pressionar tanto o governo quanto a população de suas responsabilidades no desenvolvimento de nossas crianças.
Eu comprava por mês 20 livros! Agora compro 4 livros e gasto o mesmo valor! Não existe incentivo algum para que livros sejam baratos para que chegue a mais pessoas!
@@saplimma vc sabia que não tem impostos e tem um projeto de lei que vai cobrar impostos sobre livros lá na câmera dos deputados? Vai ficar impossível comprar 1 livro por ano...mas é isso que o governo quer, povo burro pra manobrar.
Eu leio das duas maneiras. Pelo kindle e livro físico. Mas o prazer de comprar um livro físico, realmente não se compara.😍😍😍😍 Acho que isso interfere também quando o assunto aborda a preferência. Eu gosto de fazer anotações. Consigo nas duas maneiras de leitura. Mas ainda prefiro o livro físico apesar de encontrar muitos bons livros gratuitos online. Acho válido aproveitarmos as duas maneiras.😄
Há muitos fatores que contribuem para a não-leitura no país. Mas, sem sombra de dúvidas, a espinha dorsal desse problema é sim a inversão cultural que sofremos no século atual. A aversão pelos estudos, a busca por dinheiro a sem medir os meios e uma disseminação da bestialidade humana preocupada apenas com as necessidades básicas (comida e reprodução) de forma ultrajante através de músicas, programações televisionadas, redes sociais e afins nos empurram cada vez mais para esse buraco inóspito. Podem citar paliativos (como redução dos preços de livros, políticas públicas de incentivo etc.) mas NADA substituirá o incentivo familiar através da influência que os mais velhos exercem sobre as crianças.
Engraçado que pra ficar em rede social os preguiçosos arrumam tempo. Pra encher a cara de cachaça também, mas estudar sempre arrumam uma desculpa. Pode colocar escala 0x7 que vocês não vão estudar, porque vocês não gostam disso.
@@Bolawaypq são prazeres mais rápidos, não precisa pensar muito. Estudar demanda tempo. Até mesmo ir no cinema o pessoal não vai mais (pq também instiga o pensamento, precisa sentar para assistir)
Olha, a escala 6x1 é terrível, mas é minoria no Brasil. A maior parte das pessoas não trabalham nessa escala, então isso não é desculpa para esses números. Eu trabalho na 5x2 e leio todos os dias no ônibus. A pesquisa também mostra que grande parte das pessoas que não leem gastam seu tempo usando celular, então é questão de prioridades mesmo.
Sou professora. Compro diversos livros sobre varios assuntos e mesmo assim percebo que as pessoas não se interessam. Inclusive eu ofereço e ninguem quer. Falam que não tem tempo. Mas assistem a todo tipo de série.
Uma denúncia: Em uma cidade do interior de Minas, as bibliotecas estão sucateadas. A biblioteca pública funciona num ambiente quente e barulhento, e ainda conta com um acervo desatualizado por conta das verbas precárias. Já nas escolas públicas, as bibliotecas estão vazias, poucos ou nenhum título que estimule, também a maioria não possui um trabalho pedagógico de promoção da leitura ou mesmo do espaço de leitura, e nas escolas particulares, a biblioteca só existe para cumprir uma tradição ou servir para uma ou duas aulas especiais, também não possuem promoção da leitura e nem acervo atualizado. Bom! De minha parte é só uma observação, sobre uma cidade que conheço bem, mas acredito que diversas outras cidades se encaixam nesse fato.
Todo bairro aqui em Fortaleza tem areninha mas não bibliotecas. Quando tem mais parecem depósitos de papel velho. Tenho uma pequena biblioteca particular e além de mim ninguém na minha família lê, apesar dos livros estarem a disposição . Brasileiro não gosta de livros e às vezes parecem que não gostam de quem os lê. Quando ao tempo mera desculpa ,ninguém tem tempo ,roubamos um tempo para dedicar ao que gostamos . Excelente conteúdo. Obrigada
As bibliotecas de escola sao abertas à comunidade. Porém, poucas escolas têm bibliotecas ( falando de país). Infelizmente os alunos nao valorizam livros e a familia não incentiva a leitura.
Eu sou professor de português e trabalho com leitura em voz alta em sala de aula. Porém é difícil convencer os alunos. Eles têm muita vergonha. Muito boa a reportagem.
A LEITURA ABRE INÚMERAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS SOBRE VARIAS Nuances PARA COMPREENSÃO DO MUNDO A NOSSA VOLTA.GOSTO DE LIVROS FISICOS❤❤❤❤❤❤
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Eu amo ler desde criança, acredito que uns 50 livros por ano 🥰📚💕 Como professora e cientista, acredito que a falta de interesse dos jovens pela leitura vem de casa, pois eles costumam repetir os hábitos dos pais ou responsáveis.
Boa noite nNatuza, o ultimo livro que li foi 0 ALFAIATE POLONES, Da autora Debora finkielsztejn. "Na guerra,nem mesmo a diaspora rompe os laços de sangue. Muito bommm!!!!!
Eu chuto, fácil, fácil uns 90% pelo nível de analfabetismo funcional e preguiça de procurar fontes para cobrar o político de estimação. Tanto que as pessoas não sabem que uma das vertentes do socialismo era praticada por Hitler. E também, vou te falar: Leitura sem senso crítico de nada vale. Se a pessoa não tem senso crítico, ela só vai pesquisar e estudar o que está na bolha dela. Eu vejo isso porque estudo hebraico e agora estou estudando o misticismo judaico, que é algo totalmente diferente do que acredito, justamente para entender como eles pensam. Agora pega qualquer religioso fervoroso aí, para ver se eles fazem algo fora da bolha.
53% não se considera leitor, sendo que, pelos critérios da pesquisa, para se considerar leitor deve apenas ter lido parte de um livro nos últimos 3 meses. Ou seja, se você pegou um livro, leu 10 páginas e fechou para nunca mais ler de novo você pode ser considerado um leitor.
Fui alfabetizada através do jornal, meu pai tinha assinatura de jornais e revistas, além de muitos livros, então isso era comum . Cresci e o hábito permaneceu, porém, hoje não tenho condições da compra de alguns livros, pois livros é um produto caro. Assim ,no meu aniversário ou no Natal, sempre recebo livros como presentes.
Eu gosto de ler agora estou lendo tirando a Bíblia , estou lendo Frida kallo,o segredo dos telômeros e um de nanderly firmado biologia é fitoterápico ❤
Mas quero dicas de Como ler muito mais , muito mesmo ( hoje gosto de ler muitas Biografias ), Também Filosofia e Tudo de qualidade . Mas devo dizer: os Valores dos livros estão Um pouco caros e Isso gera dificuldades .
*Livros lidos em 2024* até 22/11 1. Da semente ao fruto ☆☆☆☆☆ 2. A paciente silenciosa ☆☆☆☆☆ 3. A Biblioteca dos sonhos secretos ☆☆☆☆☆ 4. O Universo tem uma queda pelos corajosos ☆☆☆☆☆ 5. A Estranha Sally Diamond ☆☆☆☆☆ 6. Identidade: qual é a sua? ☆☆☆☆ 7. A última mulher na cidade ☆☆☆ 8. O feminismo é para todos ☆☆☆ 9. O Segredo da Empregada ☆☆☆☆☆ 10. O Avesso da Pele ☆☆☆☆☆ 11. Bordado em Ponto Corrente ☆☆☆☆☆ 12. A Urdidura da Matéria ☆☆☆☆ 13. A escuridão e seus temperos ☆☆☆☆☆ 14. Uma Família Feliz ☆☆☆☆☆ 15. Os meus dias na livraria Morisaki ☆☆☆ 16. Oração para Desaparecer ☆☆☆☆ 17. Marielle e Mônica ☆☆☆☆☆ 18. Matéria Escura ☆☆☆☆☆ 19. Trinta e cinco pausas ☆☆☆☆☆ 20. O Cozer das pedras, o roer dos ossos ☆☆☆ 21. Cuide dos seus achados, esqueça seus perdidos ☆☆☆☆☆ 22. Verity ☆☆☆☆☆ 23. Jantar Secreto ☆☆☆☆☆ 24. As mil partes do meu coração ☆☆☆☆☆ 25. É assim q acaba ☆☆☆☆☆ 26. Fantasmas do Casarão ☆☆☆ 27. Uma musa que se chama alma ☆☆☆ 28. É assim que começa ☆☆☆☆☆ 29. Coisas que apaguei à meia-noite ☆☆☆☆☆ 30. O lado feio do amor ☆☆☆☆☆ 31. Vou te receitar um gato ☆☆☆☆☆ 32. Contos Subterrâneos ☆☆☆☆ 33. Metamorfose ☆☆☆☆ 34. Pssica ☆☆☆ 35. Não pise no meu vazio ☆☆☆ 36. Divinos Rivais ☆☆☆☆☆ 37. Chocolate quente às quintas-feiras ☆☆☆☆ 38. Nadando no Escuro ☆☆☆☆ 39. Em agosto nos vemos ☆☆☆☆ 40. Um prefácio para Olívia ☆☆☆☆☆ 41. Desculpe o exagero, mas não sei sentir pouco ☆☆☆☆☆ 42. Mentiras que contamos ☆☆☆☆☆
Nas escolas o acesso ao livro e a promoção aos livros é ínfima. As escolas também que os alunos estraguem os livros então guardam com um cuidado extremo ao ponto de envelheceram lá.
Eu amo ler. Mas, infelizmente, tenho lido pouco devido a falta de acesso a livros. Não tem biblioteca onde moro e não posso comprar livros com frequência. Além da dificuldade de ler pelo celular ou PC. Comecei a ler uns cinco livros e não terminei nenhum porque já uso o PC/celular para outras coisas e quando vou ler por eles parece que é uma obrigação e já estou cansada de usar o dispositivo. Até comecei a reler os livros que eu tenho e já fazia um tempo. Para mim, os livros que eu li construíram e recosntruiram a pessoa que eu sou: os valores, interpretação, empatia, respeito, etc. Um dos livros que mudaram a minha vida foi O Deserto dos Tártaros de Dino Buzzati. Recomendo muito!
Algum tempo eu tinha o desejo de comprar um tablet para poder retornar ao hábito de ler, em abril desse ano eu adquiri um tablet e no momento já li 5 livros, sem contar os livros de receitas e alguns comic books. Minha casa é pequena, não há espaço para armazenar livros, sem considerar o tempo que precisaria dispor para limpa-los. Ademais, leio com mais frequência durante a noite, então o tablet é a melhor opção para mim, por todos esses motivos.
Eu leio comics mas em frances, faz muito tempo que não li algum livro em português. Mas é porque estudo idiomas então tenho focado nas linguagens que estou em aprendizagem (francês e inglês)
Infelizmente o uso das redes sociais está atrapalhando muito o aprendizado e o ensino de maneira geral e também o assunto do vídeo que é a leitura de livros. Porque além de estarmos perdendo tempo nas redes nossa percepção das coisas se modifica, agora todo mundo quer as coisas cada vez mais rápidas. E a leitura de livros demanda mais tempo, demanda compreender e internalizar aquilo (se questionar sobre as coisas do mundo)
A maioria dos brasileiros não lê por motivos culturais e por que é um dos povos que mais passam tempo na internet. Não é um governo que gerou isso não.
Gente, a elite sempre falando das causas, nunca da raiz da questão situada na realidade de um país pobre. James Joyce lido pelo sulista??? Como é tão fácil esquecer a razão fundamental, EDUCAÇÃO precarizada de um país que não valoriza a educação e cultura.
É triste, e isso não é de hoje. Infelizmente o brasileiro nunca gostou de ler. Podemos ler pelo celular, mas também não há interesse. Quando lemos menos, não sabemos interpretar, não temos vocabulário, bem como não desenvolvemos a cognitividade, ficamos mais b*urros.
O Brasil que deixou de ler? O brasileiro nunca gostou de ler. Por isso somos um país subdesenvolvido. Além do mais a renda é pouca, e entre a comida e o livro, obviamente escolhe-se o alimento.
Eu sou da década de 60. A geração de 80 foi a última a ler livros. Querer reverter isso é como enxugar gelo. Parece que estamos ficando mais alienados. Isso talvez explique essa tendência à direita e à extrema direita...
Este ano, 1 - Uma Breve História do Tempo; 2 - Ilíada; 3 - História do universo; 4 - A Odisséia; 5 - A hora da estrela; 6 - O livro secreto da habilidade em linguagem corporal; 7 - Trança Poética; 8 - Pequeno Manual Antirracista; 9 - 365 Reflexões estoicas; 10 - Meditações (Marco Aurélio); 11 - Manifesto do Partido Comunista; 12 - A história do universo para quem tem pressa; 13 - Felicidade Clandestina; 14 - Discurso sobre o método; 15 - Fogo & Sangue; 16 - O cavaleiro dos 7 reinos; 17 - Além do Bem e do mal; 18 - Sobre a Tranquilidade da alma & Sobre a Vida Feliz (Sêneca); E atualmente, estou lendo O Alienista, de Machado de Assis.
Depois dessa lista de @yagomic, 👀 vou nada listar os livros lidos neste ano nao😅😅 Vou apenas relatar que há livros sobre Felicidade, Ciência, de ficção e investigação. Considero importante comentar o fato de diversificar autores: nacional/internacional, homem/mulher. 😊
A minha lista é eclética kkkkk tenho um grupo de leitura então já viu né. 1- A sociedade do cansaço 2- A troca 3- Estranhos a nós mesmos 4- A empregada 5- A cor púrpura 6- Fora de série 7- A insustentável leveza do ser 8- As intermitências da morte 9- Suicidas 10- O viajante do tempo 11- Deixe de ser pobre 12- Diário Estoico 13- Utopia 13- A natureza da morte 14- Kim Kiyoung nascida em 1982 15- O vilarejo 16 - Daqui a cinco anos 17- As meninas 18 - O alienista 19 A próxima onda ( lendo)
Nunca nesse país desde o Império até aqui nessa República falida houve de fato vontade de incentivo a cultura. Mas a subcultura, sim. Então tudo que se discutindo nesse programa é apenas a colheita daquilo que não foi plantado.
Há muita ingenuidade nisso tudo. A cultura alemã da época do nazismo era das mais intelectuais do mundo. a cúpula nazista era toda de artistas. É importante incentivar, mas não é panacéia.
Essa é a primeira reportagem da Natuza que consegui ouvir até o fim. Faltou criticar os governantes, né? Pq um povo burro é um povo dominado por paixões de políticos corruptos. E só pra lembrar, o PT é presidente desse país em 5 mandatos...pq retrocedemos nos governos de esquerda? Só tivemos 1 governo dito de oposição nesse interim que tb não incentivou nada nesse sentido.
Olha, os piores dados são os mais recentes, e o PT ficou de fora do poder de 2016 a 2023. Meus anos de Ensino Fudamental e Ensino Médio foram todos em escolas públicas durante os governos Lula e Dilma, e posso te dizer que, pelo menos na minha experiência, esses governos nunca deixaram faltar livros ou outros materiais didáticos nas escolas em que eu estudei e que investiram pesado na formação continuada dos professores da educação básica, principalmente quanto à necessidade de reforçar a leitura como hábito no processo de alfabetização. No entanto, é enxugar gelo focar apenas no ambiente escolar quando não há estímulo também dentro de casa.
5 mandatos ? Retrocedemos ? Cara esse mês comprei 6 livros porque estou com situação financeira boa , há 2 anos atrás vivíamos o Terr0r das mídias, FALTA DE INCENTIVO pelo GF, Negacionanismo ,fora os 5 anos do TERMER que não se via incentivo Nenhum , Graças a esse Governo tenho oportunidade $ pra Voltar a comprar livros , vejo pessoas gastando mais 300 reais na Amazon todos os meses
@@arianelima4813 eu tenho biblioteca em casa, sempre comprei livros no bom e péssimo governo mas esse ano nem na Black Friday está barato, até na feira do livro da Edusp esse ano estava muito caro...e eu consumo livros, sei bem o valor que gasto. Agora experimenta comprar um Kilo de picanha a 80,00...mais caro que os livros né?
O livro tá dado! Só a bíblia comprada pela internet tá um quilo de picanha, o livro mais lido e que mais ensina a ler. E tem outro ponto, os estilos de tradução, como da editora Vozes, é facílimo de ler e interpretar, como da maioria das editoras. Parece que o estilo de escrita do livro não é popular, excessão de Flávio Carneiro, que nem faz parte da Companhia das Letras ou da Nova Fronteira, nem pelo menos clássicos da literatura. Como você quer que alguém entenda seu livro se seu estilo de escrita é uma língua presa, pra não falar que tá preso outra coisa. Toma um relaxante! Pedras no caminho da leitura, os feijões colhidos da escrita é pra quem exatamente? Para os super mega, tripla, letrados com várias referências culturais e bibliográficas? As editoras escrevem pra quem? Os livros é pra quem? Quem pode comprar livros? Agora se nem todos podem comprar, porque teriam a obrigação de ler? Depois que a maioria dos livros tem conteúdo insignificante, pouco claro, com ideias, conceitos, passagens de sentido velado para compreensão exclusiva do grupo de bruxos e bruxas que tomaram a ascenção social e agora é a nobreza burgastica. As pessoas vivem problemas reais e a PNLD não está mais distribuindo caixas de obras literárias, como em 2013.
Passei 50 anos lendo a revista 4crodas e jornais e sempre achei melhor que qualquer livro, também li a história ilustrada da 2° Guerra mundial, melhor que romances imaginários, escritores narcisistas etc.
'Uma porcentagem baixa da população consegue ter uma análise crítica e compreender sobre um determinado assunto' Com base nesse dado, é possível determinar que grande parte da população é leitora de gravuras. ☀️📚
Meu primeiro mês de trabalho depois de ter ficado um bom período procurando. Não vejo a hora de voltar a comprar livros, sei o quanto isto é bom para alma.
Sou professor, confesso que tem dias q saio da sala de aula esgotado, dai vc nao quer fazer nada, só comer e descansar. Sinto falta de ler um livro, quem é professor e tem carga horária acima de 30 horas por semana é bem difícil vc encaixar uma rotina de leitura. Imagino então essa galera que só tem uma folga por semana....
Esse O Assunto é de UTILIDADE PÚBLICA. ❤
Demais!
Que matéria maravilhosa!
Quero registrar o quanto é importante a mídia cobrar e pressionar tanto o governo quanto a população de suas responsabilidades no desenvolvimento de nossas crianças.
Eu comprava por mês 20 livros! Agora compro 4 livros e gasto o mesmo valor! Não existe incentivo algum para que livros sejam baratos para que chegue a mais pessoas!
@@saplimma vc sabia que não tem impostos e tem um projeto de lei que vai cobrar impostos sobre livros lá na câmera dos deputados? Vai ficar impossível comprar 1 livro por ano...mas é isso que o governo quer, povo burro pra manobrar.
@@mifeitosa4711isso vai ser para livros lançados no ano, não é pra tudo não...
Meus filhos e eu lemos juntos como rotina antes de dormir. É um conjunto de memórias afetivas que estamos criando maravilhoso.
Eu leio das duas maneiras. Pelo kindle e livro físico.
Mas o prazer de comprar um livro físico, realmente não se compara.😍😍😍😍 Acho que isso interfere também quando o assunto aborda a preferência.
Eu gosto de fazer anotações. Consigo nas duas maneiras de leitura. Mas ainda prefiro o livro físico apesar de encontrar muitos bons livros gratuitos online. Acho válido aproveitarmos as duas maneiras.😄
Eu também, leio nos dois, mas o livro físico não tem comparação
Que matéria ultra importante!! Parabéns pela reportagem feita 👏🏼👏🏼
Há muitos fatores que contribuem para a não-leitura no país. Mas, sem sombra de dúvidas, a espinha dorsal desse problema é sim a inversão cultural que sofremos no século atual. A aversão pelos estudos, a busca por dinheiro a sem medir os meios e uma disseminação da bestialidade humana preocupada apenas com as necessidades básicas (comida e reprodução) de forma ultrajante através de músicas, programações televisionadas, redes sociais e afins nos empurram cada vez mais para esse buraco inóspito. Podem citar paliativos (como redução dos preços de livros, políticas públicas de incentivo etc.) mas NADA substituirá o incentivo familiar através da influência que os mais velhos exercem sobre as crianças.
O trabalhador não tem tempo nem forças pra ler... Fim da escala 6x1!
Impossível ler em um ônibus, fim da escala 6x1, sem isenção para seitas, taxação de grandes fortunas, já!!!
Engraçado que pra ficar em rede social os preguiçosos arrumam tempo. Pra encher a cara de cachaça também, mas estudar sempre arrumam uma desculpa.
Pode colocar escala 0x7 que vocês não vão estudar, porque vocês não gostam disso.
@@Bolawaypq são prazeres mais rápidos, não precisa pensar muito. Estudar demanda tempo. Até mesmo ir no cinema o pessoal não vai mais (pq também instiga o pensamento, precisa sentar para assistir)
Olha, a escala 6x1 é terrível, mas é minoria no Brasil. A maior parte das pessoas não trabalham nessa escala, então isso não é desculpa para esses números. Eu trabalho na 5x2 e leio todos os dias no ônibus. A pesquisa também mostra que grande parte das pessoas que não leem gastam seu tempo usando celular, então é questão de prioridades mesmo.
@@brunazeferino2629 Eu faço isso literalmente todos os dias da semana de trabalho e não morri.
Ótimo episódio! Meu último livro lido foi Dublinenses do Joyce, traduzido pelo grande prof. Galindo !
Melhor episódio do canal. Fidelizou!!!
Livro é o melhor antidoto contra coach e contra soluções fáceis e populistas.
A falta de leitura é vista no comportamento e educação das pessoas. Seria uma coincidência a diminuição da leitura e o aumento da ignorância?
Concordo plenamente!!!
Quem não tem prática de leitura, não sabe ter educação, tampouco empatia e solidariedade pelo outro...
Sou professora. Compro diversos livros sobre varios assuntos e mesmo assim percebo que as pessoas não se interessam. Inclusive eu ofereço e ninguem quer. Falam que não tem tempo. Mas assistem a todo tipo de série.
Uma denúncia: Em uma cidade do interior de Minas, as bibliotecas estão sucateadas. A biblioteca pública funciona num ambiente quente e barulhento, e ainda conta com um acervo desatualizado por conta das verbas precárias. Já nas escolas públicas, as bibliotecas estão vazias, poucos ou nenhum título que estimule, também a maioria não possui um trabalho pedagógico de promoção da leitura ou mesmo do espaço de leitura, e nas escolas particulares, a biblioteca só existe para cumprir uma tradição ou servir para uma ou duas aulas especiais, também não possuem promoção da leitura e nem acervo atualizado. Bom! De minha parte é só uma observação, sobre uma cidade que conheço bem, mas acredito que diversas outras cidades se encaixam nesse fato.
Há cidades que nem tem, onde eu moro, por exemplo, não existem mais bibliotecas públicas.
O sucateamento de bibliotecas é regra no Brasil
Importantíssimo...
Todo bairro aqui em Fortaleza tem areninha mas não bibliotecas. Quando tem mais parecem depósitos de papel velho. Tenho uma pequena biblioteca particular e além de mim ninguém na minha família lê, apesar dos livros estarem a disposição . Brasileiro não gosta de livros e às vezes parecem que não gostam de quem os lê. Quando ao tempo mera desculpa ,ninguém tem tempo ,roubamos um tempo para dedicar ao que gostamos . Excelente conteúdo. Obrigada
Isso mesmo. Quem lê, dependendo da tribo que se vive, ainda é considerado tolo
@julianaveiga8759 verdade. As vezes dá um certo desânimo.
Eu gosto muito de ler, mas eu tbm uso mto a internet e tenho essa mania chata de ler rápido demais, pensando em tantas coisas ao mesmo tempo.
@@JoaoDaviRamosAdler e pensar que uma coisa tão simples quanto o ato de abrir um livro e ler hoje é um desafio.
As bibliotecas de escola sao abertas à comunidade. Porém, poucas escolas têm bibliotecas ( falando de país). Infelizmente os alunos nao valorizam livros e a familia não incentiva a leitura.
Eu sou professor de português e trabalho com leitura em voz alta em sala de aula. Porém é difícil convencer os alunos. Eles têm muita vergonha. Muito boa a reportagem.
A LEITURA ABRE INÚMERAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS SOBRE VARIAS Nuances PARA COMPREENSÃO DO MUNDO A NOSSA VOLTA.GOSTO DE LIVROS FISICOS❤❤❤❤❤❤
Nossa....que matéria importante. Em minha casa deixo sempre livros ao alcance dos netinhos 😊
Tenho feito minha parte tentando espalhar o gosto pela leitura.
Convido a quem puder e quiser, a se juntar a nós nessa jornada!
Tão importante esta edição do podcast! Sei que a audiência não será alta, mesmo assim, é fundamental a discussão. Obrigada!
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu amo ler desde criança, acredito que uns 50 livros por ano 🥰📚💕
Como professora e cientista, acredito que a falta de interesse dos jovens pela leitura vem de casa, pois eles costumam repetir os hábitos dos pais ou responsáveis.
Para quem quer voltar a ler e 'não tem tempo', uma boa ideia é aproveitar o trajeto de ida e volta do trabalho para ler.
Faço isso, sou estudante e fico 2 horas no transporte publico todos os dias!
Boa noite nNatuza, o ultimo livro que li foi 0 ALFAIATE POLONES, Da autora Debora finkielsztejn. "Na guerra,nem mesmo a diaspora rompe os laços de sangue. Muito bommm!!!!!
Livro não é prioridade nos lares brasileiros, é cultural.
Amo leitura e minha vida não faria sentido sem a mesma. Fico até triste quando alguém diz que nunca leu um livro e que sequer tem vontade de ler.
Eu leio muito. Sou escritora. Amo ler.❤ Desde criança
O tempo todo é dito que a pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros não lê - mas não fala qual o porcentual 😳
53% 😱
Eu chuto, fácil, fácil uns 90% pelo nível de analfabetismo funcional e preguiça de procurar fontes para cobrar o político de estimação.
Tanto que as pessoas não sabem que uma das vertentes do socialismo era praticada por Hitler.
E também, vou te falar: Leitura sem senso crítico de nada vale. Se a pessoa não tem senso crítico, ela só vai pesquisar e estudar o que está na bolha dela.
Eu vejo isso porque estudo hebraico e agora estou estudando o misticismo judaico, que é algo totalmente diferente do que acredito, justamente para entender como eles pensam. Agora pega qualquer religioso fervoroso aí, para ver se eles fazem algo fora da bolha.
53% não se considera leitor, sendo que, pelos critérios da pesquisa, para se considerar leitor deve apenas ter lido parte de um livro nos últimos 3 meses. Ou seja, se você pegou um livro, leu 10 páginas e fechou para nunca mais ler de novo você pode ser considerado um leitor.
Faço parte da minoria. Sou uma leitora compulsiva. Apesar do smartphone 😅
Leio muito desde criança.
Fui alfabetizada através do jornal, meu pai tinha assinatura de jornais e revistas, além de muitos livros, então isso era comum . Cresci e o hábito permaneceu, porém, hoje não tenho condições da compra de alguns livros, pois livros é um produto caro. Assim ,no meu aniversário ou no Natal, sempre recebo livros como presentes.
Enquanto isso os sites pornográficos e redes socais estão bombando kkkk
Eu gosto de ler agora estou lendo tirando a Bíblia , estou lendo Frida kallo,o segredo dos telômeros e um de nanderly firmado biologia é fitoterápico ❤
Concordo plenamente que o livro impresso te prende muito mais.
Eu tenho minha biblioteca particular.
Mas quero dicas de Como ler muito mais , muito mesmo ( hoje gosto de ler muitas Biografias ), Também Filosofia e Tudo de qualidade . Mas devo dizer: os Valores dos livros estão Um pouco caros e Isso gera dificuldades .
Eu prefiro ler mais no meu Kindle. Inclusive passei a ler mais
*Livros lidos em 2024* até 22/11
1. Da semente ao fruto ☆☆☆☆☆
2. A paciente silenciosa ☆☆☆☆☆
3. A Biblioteca dos sonhos secretos ☆☆☆☆☆
4. O Universo tem uma queda pelos corajosos ☆☆☆☆☆
5. A Estranha Sally Diamond ☆☆☆☆☆
6. Identidade: qual é a sua? ☆☆☆☆
7. A última mulher na cidade ☆☆☆
8. O feminismo é para todos ☆☆☆
9. O Segredo da Empregada ☆☆☆☆☆
10. O Avesso da Pele ☆☆☆☆☆
11. Bordado em Ponto Corrente ☆☆☆☆☆
12. A Urdidura da Matéria ☆☆☆☆
13. A escuridão e seus temperos ☆☆☆☆☆
14. Uma Família Feliz ☆☆☆☆☆
15. Os meus dias na livraria Morisaki ☆☆☆
16. Oração para Desaparecer ☆☆☆☆
17. Marielle e Mônica ☆☆☆☆☆
18. Matéria Escura ☆☆☆☆☆
19. Trinta e cinco pausas ☆☆☆☆☆
20. O Cozer das pedras, o roer dos ossos ☆☆☆
21. Cuide dos seus achados, esqueça seus perdidos ☆☆☆☆☆
22. Verity ☆☆☆☆☆
23. Jantar Secreto ☆☆☆☆☆
24. As mil partes do meu coração ☆☆☆☆☆
25. É assim q acaba ☆☆☆☆☆
26. Fantasmas do Casarão ☆☆☆
27. Uma musa que se chama alma ☆☆☆
28. É assim que começa ☆☆☆☆☆
29. Coisas que apaguei à meia-noite ☆☆☆☆☆
30. O lado feio do amor ☆☆☆☆☆
31. Vou te receitar um gato ☆☆☆☆☆
32. Contos Subterrâneos ☆☆☆☆
33. Metamorfose ☆☆☆☆
34. Pssica ☆☆☆
35. Não pise no meu vazio ☆☆☆
36. Divinos Rivais ☆☆☆☆☆
37. Chocolate quente às quintas-feiras ☆☆☆☆
38. Nadando no Escuro ☆☆☆☆
39. Em agosto nos vemos ☆☆☆☆
40. Um prefácio para Olívia ☆☆☆☆☆
41. Desculpe o exagero, mas não sei sentir pouco ☆☆☆☆☆
42. Mentiras que contamos ☆☆☆☆☆
Nas escolas o acesso ao livro e a promoção aos livros é ínfima. As escolas também que os alunos estraguem os livros então guardam com um cuidado extremo ao ponto de envelheceram lá.
Eu amo ler. Mas, infelizmente, tenho lido pouco devido a falta de acesso a livros. Não tem biblioteca onde moro e não posso comprar livros com frequência. Além da dificuldade de ler pelo celular ou PC. Comecei a ler uns cinco livros e não terminei nenhum porque já uso o PC/celular para outras coisas e quando vou ler por eles parece que é uma obrigação e já estou cansada de usar o dispositivo. Até comecei a reler os livros que eu tenho e já fazia um tempo. Para mim, os livros que eu li construíram e recosntruiram a pessoa que eu sou: os valores, interpretação, empatia, respeito, etc. Um dos livros que mudaram a minha vida foi O Deserto dos Tártaros de Dino Buzzati. Recomendo muito!
Amei!!!
Amo passar horas e horas numa livraria ou biblioteca.
Algum tempo eu tinha o desejo de comprar um tablet para poder retornar ao hábito de ler, em abril desse ano eu adquiri um tablet e no momento já li 5 livros, sem contar os livros de receitas e alguns comic books. Minha casa é pequena, não há espaço para armazenar livros, sem considerar o tempo que precisaria dispor para limpa-los. Ademais, leio com mais frequência durante a noite, então o tablet é a melhor opção para mim, por todos esses motivos.
Trabalhando em escala 6x1 nao dá pra ter hábito de leitura não.
Eu leio comics mas em frances, faz muito tempo que não li algum livro em português. Mas é porque estudo idiomas então tenho focado nas linguagens que estou em aprendizagem (francês e inglês)
Infelizmente o uso das redes sociais está atrapalhando muito o aprendizado e o ensino de maneira geral e também o assunto do vídeo que é a leitura de livros. Porque além de estarmos perdendo tempo nas redes nossa percepção das coisas se modifica, agora todo mundo quer as coisas cada vez mais rápidas. E a leitura de livros demanda mais tempo, demanda compreender e internalizar aquilo (se questionar sobre as coisas do mundo)
Quando vc diz “deixou de ler”, está presumindo que um dia, no passado, já leu! Isso não procede. O Brasil nunca foi um país de leitores.
Concordo
Mas o percentual diminuiu
Concordo plenamente.
Mas o ponto da matéria é que esse pouco reduziu!!!
Exatamente 👍
Pelo direito sagrado ao lazer e a leitura, saúde mental e física: Fim da escala 6x1 já!!!
Será que existe alguma relação com a acensão do bolsonarismo?
Com.certeza
A maioria dos brasileiros não lê por motivos culturais e por que é um dos povos que mais passam tempo na internet. Não é um governo que gerou isso não.
Tanto que a pesquisa inteira mostra que parte dos brasileiros não lê pir que não gosta e/ou não tem interesse
E do tiktok também
Certamente
O importante é ter um título de eleitor e uma digital para votar.
Gente, a elite sempre falando das causas, nunca da raiz da questão situada na realidade de um país pobre. James Joyce lido pelo sulista??? Como é tão fácil esquecer a razão fundamental, EDUCAÇÃO precarizada de um país que não valoriza a educação e cultura.
É triste, e isso não é de hoje.
Infelizmente o brasileiro nunca gostou de ler.
Podemos ler pelo celular, mas também não há interesse.
Quando lemos menos, não sabemos interpretar, não temos vocabulário, bem como não desenvolvemos a cognitividade, ficamos mais b*urros.
Queria mais conversa/assunto.
🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Isso reflete na dificuldade de interpretação de textos simples.
o Brasil lê menos, mas como vamos ler com livros básicos custando 200 pila?
*_UM GÊNIO CASADO É UM GÊNIO ESTÉRIL . É PRECISO OPTAR ENTRE FILHOS E OBRAS ._*
(Charles Dufresny)
(Comentei algo)
Hoje eu Costumo ler muito, nem Consigo deixar de ler, nem quero Um dia deixar .
Triste fato.
A DONZELA É UM ENIGMA QUE SÓ SE EXPLICA DEPOIS DO CASAMENTO .
(Ninon de Lenclos)
("No Brasil não tem mais donzelas ?" - Indagou o donzelo .).
Pra classe dominante é uma alegria.E esse grupo é o centro dela
Eu leio em media 3 livros por mês ❤
O Brasil que deixou de ler? O brasileiro nunca gostou de ler. Por isso somos um país subdesenvolvido. Além do mais a renda é pouca, e entre a comida e o livro, obviamente escolhe-se o alimento.
Ouça a materia!
Eu sou da década de 60. A geração de 80 foi a última a ler livros. Querer reverter isso é como enxugar gelo. Parece que estamos ficando mais alienados. Isso talvez explique essa tendência à direita e à extrema direita...
LISTE AQUI SEUS LIVROS LIDOS, EM ORDEM CRONOLÓGICA: 📚📚📚📚📚📚📚
Este ano, 1 - Uma Breve História do Tempo; 2 - Ilíada; 3 - História do universo; 4 - A Odisséia; 5 - A hora da estrela; 6 - O livro secreto da habilidade em linguagem corporal; 7 - Trança Poética; 8 - Pequeno Manual Antirracista; 9 - 365 Reflexões estoicas; 10 - Meditações (Marco Aurélio); 11 - Manifesto do Partido Comunista; 12 - A história do universo para quem tem pressa; 13 - Felicidade Clandestina; 14 - Discurso sobre o método; 15 - Fogo & Sangue; 16 - O cavaleiro dos 7 reinos; 17 - Além do Bem e do mal; 18 - Sobre a Tranquilidade da alma & Sobre a Vida Feliz (Sêneca); E atualmente, estou lendo O Alienista, de Machado de Assis.
Depois dessa lista de @yagomic, 👀 vou nada listar os livros lidos neste ano nao😅😅
Vou apenas relatar que há livros sobre Felicidade, Ciência, de ficção e investigação. Considero importante comentar o fato de diversificar autores: nacional/internacional, homem/mulher. 😊
@@Yagomic amei a sua lista , o Alienista foi o meu penúltimo. Muito bom❤
A minha lista é eclética kkkkk tenho um grupo de leitura então já viu né. 1- A sociedade do cansaço 2- A troca 3- Estranhos a nós mesmos 4- A empregada 5- A cor púrpura 6- Fora de série 7- A insustentável leveza do ser 8- As intermitências da morte 9- Suicidas 10- O viajante do tempo 11- Deixe de ser pobre 12- Diário Estoico 13- Utopia 13- A natureza da morte 14- Kim Kiyoung nascida em 1982 15- O vilarejo 16 - Daqui a cinco anos 17- As meninas 18 - O alienista 19 A próxima onda ( lendo)
@@alicealcantara1917Coloca a sua, fiquei curiosa.
Se não há investimento em educação, como teremos leitores? Aqui reina é a corrupção. Vamos admitir, somos terceiro mundo.
Muito triste 😭🥺
Não tem saída nem escapatória.
O Prof. Escarro foi duramente DERROTADO pelos fatos.
O Bradil que deixou de ler? O brasileiro nunca gostou de ler. Poe isso somos um país subdesenvolvido. Eu leio cerca de 30 livros por ano
Nunca nesse país desde o Império até aqui nessa República falida houve de fato vontade de incentivo a cultura. Mas a subcultura, sim. Então tudo que se discutindo nesse programa é apenas a colheita daquilo que não foi plantado.
E a criançada ta vindo bem conservadora também
Corrigindo o nome vanderly formado em biologia e fitoterápico.
✅
Tristeza !
Que tal colocarem livros falando sobre o socialismo darwinista do Hitler?
Há muita ingenuidade nisso tudo. A cultura alemã da época do nazismo era das mais intelectuais do mundo. a cúpula nazista era toda de artistas. É importante incentivar, mas não é panacéia.
Nao teve Gópi? 🤪
bozo na cadeia
Gente desculpa, mas que discussão superficial e descolada da realidade da maioria da população.
So escuto audiobook não minto 😅
Essa é a primeira reportagem da Natuza que consegui ouvir até o fim. Faltou criticar os governantes, né? Pq um povo burro é um povo dominado por paixões de políticos corruptos. E só pra lembrar, o PT é presidente desse país em 5 mandatos...pq retrocedemos nos governos de esquerda? Só tivemos 1 governo dito de oposição nesse interim que tb não incentivou nada nesse sentido.
A intenção deles é escravizar o gado e a mídia comprada passa pano, né Natuza?
Olha, os piores dados são os mais recentes, e o PT ficou de fora do poder de 2016 a 2023. Meus anos de Ensino Fudamental e Ensino Médio foram todos em escolas públicas durante os governos Lula e Dilma, e posso te dizer que, pelo menos na minha experiência, esses governos nunca deixaram faltar livros ou outros materiais didáticos nas escolas em que eu estudei e que investiram pesado na formação continuada dos professores da educação básica, principalmente quanto à necessidade de reforçar a leitura como hábito no processo de alfabetização. No entanto, é enxugar gelo focar apenas no ambiente escolar quando não há estímulo também dentro de casa.
5 mandatos ? Retrocedemos ? Cara esse mês comprei 6 livros porque estou com situação financeira boa , há 2 anos atrás vivíamos o Terr0r das mídias, FALTA DE INCENTIVO pelo GF, Negacionanismo ,fora os 5 anos do TERMER que não se via incentivo Nenhum , Graças a esse Governo tenho oportunidade $ pra Voltar a comprar livros , vejo pessoas gastando mais 300 reais na Amazon todos os meses
@@arianelima4813 eu tenho biblioteca em casa, sempre comprei livros no bom e péssimo governo mas esse ano nem na Black Friday está barato, até na feira do livro da Edusp esse ano estava muito caro...e eu consumo livros, sei bem o valor que gasto. Agora experimenta comprar um Kilo de picanha a 80,00...mais caro que os livros né?
@@SonicMan2007 Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ninguém te lê 😢
O livro tá dado! Só a bíblia comprada pela internet tá um quilo de picanha, o livro mais lido e que mais ensina a ler. E tem outro ponto, os estilos de tradução, como da editora Vozes, é facílimo de ler e interpretar, como da maioria das editoras. Parece que o estilo de escrita do livro não é popular, excessão de Flávio Carneiro, que nem faz parte da Companhia das Letras ou da Nova Fronteira, nem pelo menos clássicos da literatura. Como você quer que alguém entenda seu livro se seu estilo de escrita é uma língua presa, pra não falar que tá preso outra coisa. Toma um relaxante! Pedras no caminho da leitura, os feijões colhidos da escrita é pra quem exatamente? Para os super mega, tripla, letrados com várias referências culturais e bibliográficas? As editoras escrevem pra quem? Os livros é pra quem? Quem pode comprar livros? Agora se nem todos podem comprar, porque teriam a obrigação de ler? Depois que a maioria dos livros tem conteúdo insignificante, pouco claro, com ideias, conceitos, passagens de sentido velado para compreensão exclusiva do grupo de bruxos e bruxas que tomaram a ascenção social e agora é a nobreza burgastica. As pessoas vivem problemas reais e a PNLD não está mais distribuindo caixas de obras literárias, como em 2013.
Passei 50 anos lendo a revista 4crodas e jornais e sempre achei melhor que qualquer livro, também li a história ilustrada da 2° Guerra mundial, melhor que romances imaginários, escritores narcisistas etc.
'Uma porcentagem baixa da população consegue ter uma análise crítica e compreender sobre um determinado assunto'
Com base nesse dado, é possível determinar que grande parte da população é leitora de gravuras. ☀️📚
Jornal não é fonte de informação. Eles colocam o que querem que você pense ali.
Pra que ficar se iludindo com contos de fadas repetitivos se o objetivo é tentar vida boa na politica.
0:23 2:35