Para ajudar o entedimento do vídeo: Introdução: 1:10 Panorama e justificativa: 2:04 Idade mínima de contribuição: 5:00 Cálculo dos benefícios: 11:47 Alíquotas: 21:23 Benefício da Previdência continuada/Trabalhadores Rurais: 25:40 Término: 28:35 Bom vídeo :)
Jornalismo não quer saber de fazer análise porque será as TVs e as rádios vivem de publicidade dos bancos das empresas por isso que ela não podem ser contra a reforma elas sendo a favor beneficia os bancos e as empresas se elas forem contra elas prejudicam as empresa e elas por si não investem mas emissoras .
Quero ver qual a empresa que vai contratar alguém que fique desempregado com 55 , 60 ou 64 anos , visto que depois dos 40 anos o mercado de trabalho é cruel e preconceito.
Muito boa essa sua observação, no Brasil passou dos 40 para maioria das empresas vc não serve mais e velho, e se te derem uma oportunidade e para ser faxineiro, porteiro e olhe lá, com todo respeito a essas classe.
O fato é que os mais pobres já se aposentam por idade e não tempo de contribuição, justamente por não terem empregos fixos o tempo todo. Além disso a idade prevista é muito próxima da média de aposentadoria atual dos mais pobres. Isso significa que os privilegiados em aposentar mais cedo perderão essa mordomia e se enquadrarão na mesma forma de recebimento.
Basta ver nas filas de empregos que surgem por aí, nos motoristas de aplicativos. Não é só pobre que sofre com desemprego, 55 anos já uma idade que não encontra emprego e nem é chamado para entrevista. Um empresário que almeja lucro não vai segurar um "velho" e seus problemas, vai querer um jovem ou automatizar seu processo ou terceirizar. Que tipo de serviço alguém maior de 50 anos pode tentar iniciar sua carreira? Imaginemos, se é possível, uma indústria, um escritório, uma recepção com pessoas nas idades citadas acima.
É verdade entendeu agora pra eles não pagarem mais e deixar o pobre miserável sem recurso aí vai perder casa carro saúde pede tudo é isso que vai acontecer com o Brasil
Obrigado BBC Brasil,pela excelente explicação acerca desse tema tão polêmico e controverso que é a reforma da Previdência, Mariana explanando o tema sempre de forma isenta e imparcial e com extrema qualidade.
DECEPCIONANTE - PASSA PANO PARA BOZONERO - nao informam as coisas e não fazem uma ANALISE DE NADA.... SO PORTAM A VOZ DOS "economistas" e do "Bozo" ("o que os economistas dizem é que"...) , mas QUEM SÃO ESTES "economistas"? O que eles querem ?
@@eduardojorge9199 CARA COMO VOCE TA ALIENADO DA BARBARIDADE DESTA REFORMA.... a BBC e a GLOBO realmente estao ILUDINDO ao nao falar O QUE MAIS FERE SEUS DIREITOS! PRIMEIRO QUE NÃO EXISTE DEFICIT NA PREVIDENCIA, senão não haveria a tal da DRU. Porque o Guedes tirou bilhões da PREVIDENCIA - se ela esta deficitaria?
@@jpertsson direito de quem ? para mim só o ponto de tirar os privilégios do setor pulico to de boa, de qualquer forma já vou vou ter que trabalhar mais tempo mesmo, pq tive que passar alguns anos na informalidade sem sobrar sequer para contrubuir, estou contribuindo agora, fora que trabalhei de careira assinada e descobri muitos anos depois de a empresa descontava de mim mas não recolhia , e nem existe mais a empresa, portanto uma assinatura na carteira que nada vale esse pessoal não pode ter direitos acima do povo e se aposentar com salários que ninguém do setor privado consegue
Que bom que gostou, Djalma, obrigada! Tem outras várias explicações assim claras da Mariana e outros jornalistas da BBC News Brasil, dá um confere quando puder!
POXA, VOCE TEM PENSAMENTO PROPRIO E CAPACIDADE DE ANALISE, FELIPE? Ela disse em outras palavras que TA TUDO OK, A REFORMA VAI SER BOA.... voce tem ideia do IMENSO ERRO DESINFORMATIVO QUE ISTO É? ----- DECEPCIONANTE - PASSA PANO PARA BOZONERO - nao informam as coisas e não fazem uma ANALISE DE NADA.... SO PORTAM A VOZ DOS "economistas" e do "Bozo" ("o que os economistas dizem é que"...) , mas QUEM SÃO ESTES "economistas"? O que eles querem ?
@@jpertsson Sim, Johny. Visão de economistas, afinal, a reforma da previdência está sendo proposta para tratar de um problema econômico. A matéria não diz que tá tudo ok, sugiro que você assista o vídeo completo, pois ela fala que os mais pobres serão prejudicados, em partes. Mas ela trouxe, imparcialidade, apresentando fatos e ponto e vistas embasados, coisa que a grande parte da mídia brasileira não o faz, seja da parte esquerda, demonizando a reforma e qualquer controle de contas públicas, ou da direita, enaltecendo uma proposta que não é tudo o que falam, e querendo privatizar tudo sob o discurso do "controle fiscal". Em suma, a analise é sim muito boa, com argumentos prós e contras, com dados interessantes, do ponto de vista das estatísticas.
Seria interessante apresentar proposta para compensar o militar reformado: ganharia adicional caso fosse convocado em caso de guerra ou em emissões de paz. Caso contrário receberia aposentadoria pelo teto da Previdência como qualquer outro trabalhador.
O vídeo é muito bom e explicativo, mas a partir do minuto 5:20 ela diz que hoje temos uma população de idosos maior que a dos jovens e que são esses quem subsidia as aposentadorias, na verdade quem subsidia as aposentadorias é a população economicamente ativa, ou seja, todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho e não só o jovem e isso faz uma tremenda diferença na análise.
Obrigada por comentar, Alexsandro. Idosos têm direito a aposentadoria, logo mesmo que ainda estejam no mercado de trabalho, precisam ser subsidiados pela previdência.
1º - É muito importante explicar a diferença entre servidor público civil que recebe pelo INSS e o servidor público civil que recebe pelo regime próprio (Fundo Próprio). Os servidores de regime próprio não influenciam na Previdência Social; 2º - Os cargos do Poder Judiciário e Legislativo são os principais responsáveis pela desigualdade social na distribuição de renda, ademais muitos não produzem nada (como o Bolsonaro que ficou por 27 anos e só produziu 2 Leis) ou produzem com péssima qualidade, como as péssimas Leis produzidas no Legislativo ou as decisões controversas do Poder Judiciário; 3º - Os militares sempre foram os maiores privilegiados, os cargos medianos recebem bem e possuem ótimos benefícios (médicos, por exemplo, entram como Tenentes recebendo 6-7 mil reais, sendo que podem trabalhar em outros lugares), muitos tem seus custos reduzidos pelo quartel e ainda tem a questão das filhas no antigo regime, que somam mais de 110 mil mulheres que mantêm o status de "solteira" para não perderem o benefício; 4º - A DRU (Desvinculação das Receitas da União) retiram 30% das receitas da Previdência Social; 5º - O Brasil permite o REFIS (refinanciamento de dívidas tributárias) e ISENÇÕES para empresas que poderiam recolher para o INSS em dia, mas que optam por não fazê-lo ou usam brechas legais para escapar do recolhimento; 6º - Grandes dívidas de empresas (mais de 500 bilhões), que infelizmente nunca serão arrecadados, porque muitas já faliram; 7º - DESEMPREGO: sem emprego = sem contribuição = sem arrecadação = menos dinheiro para manter a Previdência. Vejam bem: O que ocorre no Brasil é uma transferência de renda de quem produz (bens ou serviços), que são os trabalhadores do setor privado e nessa conta também entram muitos servidores públicos civis, que prestam serviços essenciais à população e podem ou não influenciar no rombo da Previdência, para que a menor parte do Poder Executivo, a maior parte do Poder Legislativo, a maior parte do Poder Judiciário e a maior parte dos Militares continuem sendo privilegiados. O Brasil precisa praticar as funções básicas da Administração com eficiência (Planejamento; Organização; Direção; e Controle), criar empregos, saber como incentivar as empresas sem deixar de arrecadar, cobrar o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), extinguir a DRU (Desvinculação das Receitas da União) e cortar os privilégios dos Poderes Legislativo, Judiciário e Militares. Acredito que ao perceber a seriedade de nossa Administração as parcerias e os investimentos estrangeiros cresceriam muito. Nosso país é imensamente rico: flora, fauna, minerais, água potável, terras férteis, litoral e quase sem desastres naturais. Se não está funcionando é porque o problema está na má administração, na falta de ética, no enriquecimento ilícito e na sobreposição dos interesses particulares sobre os interesses públicos.
Defendem militar aposentar cedo (mesmo ficando maior parte do tempo sem fazer nada no quartel) e não estão nem ai pra professor ficar 40 anos em sala de aula.
Não querendo defender o militar, eu tbm sou contra a reestruturação da carreira deles neste momento, mas o militar fica a disposição 24h por dia no quartel ou em missões sem ganhar extras por isso. Então não há como comparar com o professor que trabalha menos de 200 dias por ano.
@@nsilsilva5291 São 200 dias letivos por ano. Mas não são apenas 200 dias de trabalho. Agora pesquisa ai: Quantos dias um militar da reserva remunerada trabalhou nos últimos 5 anos. Você vai descobrir que mais de 90% não trabalharam nem 1 dia.
A reforma do sistema de aposentadoria não leva em conta a administração desse dinheiro público, muito mal gerido desde o início. Muito dinheiro perdido, fraudes em fundos como o FGTS, GBOEX, fundos privados de previdência de Bancos e Cooperativas Rurais faliram e os recursos foram pra onde?! Mudar regras ao longo do jogo é fazer injustiça aos que estão nele para beneficiar o dono da bola. Os privilégios das castas da justiça e das forças militares além dos benefícios aos políticos continuam e até aumentam!! O pessoal mais prejudicado nessa "reforma" é o mais necessitado e que mais trabalhou duro mas que não podia sempre contribuir com os quase 20% do salário (no caso, os autônomos) por causa da vida difícil que levou e nisso a falta de eficiência do governo tem um peso enorme! Enquanto falta saneamento básico, saúde pública, educação e segurança o mais pobre perde dinheiro de inúmeras maneiras. Doenças, comprar remédios, pagar exames e consultas particulares por causa da situação d não poder esperar o SUS, falta de creches, insuficientes moradias dignas à preço justo, assaltos frequentes dentro do percurso casa-trabalho, sistema de transporte público ruim, demorado e caro, etc... e ESTE grupo é o mais numeroso mas se "programava" com a aposentadoria por idade válido da época de sua juventude e menos contribuições. Como um motorista ou pedreiro vai trabalhar com + de 60 anos?? Como um pintor de paredes vai fazer isso nessa idade? Um vigilante! E por aí vai... Tá tudo errado! Como falta dinheiro pro INSS ? Falta coisa nenhuma! Falta é carácter, honestidade! Nunca faltou e por isso sempre foi roubado! Além dessa contribuição o cidadão ainda tem todos os impostos embutidos no que compra e ainda por cima em de declarar IR com míseros 2,8 mil mensais com tanta falta de infraestrutura básica e inflação alta!
Muito bom mesmo, moça! Muitos dados, do jeito que deve ser para evitar compartilhar ignorância. Dá vergonha de ver gente apoiando ou se opondo sem nenhum embasamento sólido. Parabéns por ser tão profissional e imparcial.
acho engraçado que a questão dos mais pobres é citada quanto a idade mínima, mas ninguém fala o quanto o aumento no tempo mínimo de contribuição vai prejudicar quem trabalha na informalidade.
Eu Sou o Douglas Com certeza os que darão a vida por mim serão os militares de alta patente reformados, os mais privilegiados. Serão convocados pra guerra e ficarão lá fumando seus charutos vendo os peões se matando. Já sou grata.
@@BeRag1000 Muitas pessoas ingenuas estão caindo no 'papo' de que aumentando impostos resolveria alguma coisa. Reforma tributária não é aumento de impostos e estava na agenda de todo os candidatos. A reforma tributária do Paulo Guedes é bem parecida com a do Ciro Gomes e do Alckmin, e exatamente como os dois ele vai apresentar após a reforma da previdência, que é de longe a reforma mais importante do país
Pelo jeito você deve ser empresária, pois não deve ter nenhum superior. Na sua empresa o sistema socialista deve ser padrão, todos ganham o mesmo salário. Resumindo: não entenda nada, pois existem hierarquias no mundo, sempre haverá um superior, que por sinal ganha mais, tanto em empresas privadas ou públicas.
@Eu Sou o Douglas Porra nenhuma, para de falar lorota, em Boa Vista quando a milicia Venezuelana atirou contra o território brasileiro, os militares não sabiam o que fazer, ficaram com medo ter uma guerra. Como diria o Coronel Ramiro: Homem que foge do barulho, não vale nada.
Ótimo nível de jornalismo! Chega a ser bizarra a diferença entre jornalistas da BBC e jornalistas de outros meios. Fica explícita a imparcialidade de vocês, com análises claras e objetivas, sem preocupação com agradar ninguém! 👏👏👏👏
estava esperando por esse vídeo tão importante. parabéns pela clareza, qualidade... e pelo foco porque não desviou o olhar em nenhum minuto (olhei o vídeo como se tivéssemos conversando)
Depender de Previdência social não é sensato. Eu sou pobre, desempregado e preferiria contribuir menos pro inss e escolher dentre minhas opções para me preparar pro futuro.
PãOdf , pelo que entendi, mesmo que vc não contribua nada vc poder receber algum tipo de benefício na velhice. O seu ponto é válido, mas eu acho que falta educação financeira e as pessoas não sabem poupar no geral (Brasil tem um baixíssimo nível de poupança em termos de mundo). Então o INSS cumpre mais uma função social nesse caso, de renda mínima para todos. Nos países que as pensões não são administradas pelo governo, sempre tem uma história dos velhinhos que perderam todas as suas aposentadorias por causa de perdas de fundos de pensão, ou porque bancos inteiros quebraram, levando investimentos pessoais da velhice (vide Argentina e Estados Unidos). O Brasil é um país que não tem velhinhos na miséria, sendo que em outros vários países os velhinhos são os mais pobres. O sistema de seguridade social do Brasil funciona! Tem que reforçar o bom e reformar a parte ruim apenas!!
Oi Felipe Silva, isso é o conceito de pensar na sociedade, sacrificar o ganho individual pelo bem-estar da maioria. Um conceito mto raro e difícil de compreender no Brasil mas bastante comum em outros lados do mundo.
Oi Felipe, infelizmente vc saiu do foco agora, além de simplificar a questão na dicotomia rasa de sempre, ou um ou outro, eles contra nos, esquerda x direita... 😒
A melhor solução possível seria limitar muito os benefícios sociais e em contra partida oferecer educação financeira pra sociedade além de diminuir os tributos drasticamente. Terminar o ensino médio sem saber o que são juros compostos é um tapa na cara dos pobres!
@Felipe Silva tu fala como se a direita fosse diferente, ambas estão mais preocupadas com suas ideologias. Nenhuma põe o Brasil em primeiro plano e é por isso que não vamos a lugar nenhum.
Me parece que essa reforma também deixa de tocar em pontos fundamentais. Deveria proibir tanto futuras desonerações de folha, como a desvinculação de receitas de origem previdenciária. Deveria ainda proibir completamente qualquer tipo de refis de dívida previdenciária. Essas medidas ajudariam a evitar novos calotes. Atualmente há um crédito de 400 bilhões de reais por parte da previdência sobre maus pagadores, e metade desse valor é irrecuperável. Não dá pra falar em reformar o sistema só do lado do contribuinte individual, precisamos reformá-lo como um todo.
@@guilhermerodrigues6214 Exatamente. Me parece que a oposição se perde em simplesmente querer ver as costas do governo. Deveriam submeter sua própria versão de reforma.
Existem várias características positivas, mais as negativas são catastróficas. Elas simplesmente impedem que os mais pobres tenhão aposentadoria. Uma total ausência de empatia dos militares que argumentam ter um trabalho "mais exaustivo" que os demais trabalhadores. Só quem já segurou uma enchada por 8 horas sabe o que é uma jornada de trabalho exaustiva.
Os militares que não formam carreira em 10 anos de serviço eles saem das forças armadas compulsoriamente, só os que foram promovidos é que podem ficar e ir pra inatividade caso se aposentem, dito isso... o motivo que eles fizeram esse 'lobby' foi porque os militares de alta patente estavam ganhando menos que servidores de início de carreira do legislativo. Como o Maia colocou: adianta nada querer entrar na festa no apagar dos luzes, não é a hora
Honestamente só é tirar a 'reestruturação da carreira' e pronto, tem uma reforma de 100 bi para os militares. O problema é que os políticos não gostam de endurecer reforma nenhuma, e a sociedade faz pressão no lado contrário: só se preocupam em amenizar o texto.
@@ivanzitojr A reforma dos militares propõe uma economia de 100 bi, MAS ela está junto com uma 'reforma da carreira' (feita pelo ministro da defesa), por isso a economia cai de 100 para 10 bi. Eu sou a favor do congresso RETIRAR toda a reestruturação da carreira. Ou modificá-la de modo que os custos não aumentem, mantendo a economia de 100 bi.
Estes problemas que afetam os mais pobres deveriam ser resolvidos por assistência social e não por aposentadoria. Pois não é justo o trabalhador que contribue mais ganhar o mesmo que quem contribue menos. Outra ideia seria o governo pagar apenas parte da diferença que falta de um salário minimo (gastando menos e ajudando os mais miseráveis). Quanto as militares, quem vai brigar com os altos oficiais pra eles pagarem mais?
Esse vídeo foi sensacional! Parabéns a todos que trabalharam na sua produção. Gostaria de propor uma pauta que, acredito ter relação com o tema. O governo bate muito na tecla de que a população está envelhecendo e teremos menos contribuintes para tentar mais idosos. Por outro lado, desconsidera o fato do desemprego e informalidade serem altíssimos. Colocar essas pessoas na formalidade não geraria um impacto positivo para as contas públicas?
Dos servidores públicos civis ( e até os militares) estáveis também podemos dividir em 2 grupos. O baixo clero, como eu, que ganha 1200 de salario base mais Vale transporte e Vale refeição e o alto clero como juízes, promotores e políticos que ganham 44.000 de salário base, vale mudança, vale terno, vale gasolina, vale moradia, vale gabinete, vale passagem aérea, apartamento funcional, ganham o direito a dar empregão a 20 amigos (a.k.a. assessores parlamentares), vale isso, vale aquilo vale vale... Por onde tem que começar a cortar?
"Afeta os mais pobres negativamente, afeta a classe média negativamente" Faltou dar o balanço final da reforma. Dizer que ela ajuda as contas públicas, concentra mais renda num grupo mais seleto de pessoas, no caso, os militares de altos ganhos e, por fim, empobrece as pessoas responsáveis pelo consumo no país e na faixa etária que mais está vulnerável. O balanço é extremamente negativo. Os pontos positivos não têm força para compensar os positivos nesta proposta.
@@MReidogado hã Desculpa colega, mas acho que você não leu direito o que eu escrevi e ainda veio de maneira agressiva se dirigir a alguém que você nem conhece. Com certeza eu não aprovo essa reforma exatamente por isso que você disse que é absurdo. E mais cuidado como se expressa com os outros nas redes sociais.
Provavelmente será aprovado algo nesse sentido, mas veja bem e se não aprovar nada? Como vai ficar. Infelizmente como sempre temos que pagar pelos gigantescos erros cometidos pelos políticos anteriores (quando digo anteriores é 30 anos) pesquise o ex da Grécia ou Portugal que tinham um sistema previdenciário muito parecido com o nosso e quebraram. Abrç!
Muito obrigado BBC-Br e mais especificamente a você Mariana por elucidar estes pontos que norteiam a discussão da reforma da previdência. Muitos de nós brasileiros carecemos de ferramentas materiais ou até mesmo cognitivas para discernir as implicações destas propostas e é nesse momento que esclarecimentos como estes se posam proveitosos para aqueles que não dominam o assunto. #Obrigado #Parabéns
Errado, se você fosse esperto, estaria investindo em renda fixa e renda variável por conta própria, sem necessitar de bancos e com rentabilidade bem maiores.
Mariana, regra de transição apenas para aqueles que faltarem até 2 anos para se aposentar no dia da promulgação é dar o calote em todos os demais que contribuíram para a previdência!
DECEPCIONANTE - PASSA PANO PARA BOZONERO - nao informam as coisas e não fazem uma ANALISE DE NADA.... SO PORTAM A VOZ DOS "economistas" e do "Bozo" ("o que os economistas dizem é que"...) , mas QUEM SÃO ESTES "economistas"? O que eles querem ?
Muito bom o trabalho de vocês. A BBC esta fazendo certinho, coloca jovens (muito competentes aparentemente) para conquistar empatia no youtube e coloca todos os recursos ($$$ e físicos) para que o jornalista produza com qualidade. As grandes empresas de mídia estão invadindo o youtube.
Só para lembrar, militar não tem nenhum direito trabalhista,...13 salário não tem, férias não tem, seguro desemprego não tem, fundo de garantia não tem, PIS não tem....
Ótimo video, mesmo não tendo edição/graficos/firulas, conseguiram transmitir de forma muito clara a informação. Parabéns pelo bom jornalismo, tão raro de ser encontrado hoje em dia, o jornalismo IMPARCIAL.
Porque para alguns interesses, é conveniente omitir esse fato. Além do fato que ninguém menciona, que o mercado de trabalho em diversos ramos de atuação, não contrata apartir de uma certa idade, ficando a pessoa sem condições de continuar contribuindo para previdência,seja pública ou privada.
Achei o vídeo muito bom Mariana. Não sei se já chegou a ser abordado pela BBC Brasil sobre a vertente que argumenta que na verdade esse déficit/rombo não existe, já que o cálculo só pega a contribuição do trabalhador e do empregador, e não o arrecadamento do CONFIN - por exemplo, que deveria estar incluso na conta segundo a Constituição, e que caso estivesse seria visto que na verdade, salvo alguns anos, em vez de um déficit poderíamos ver um superávit. Obrigada.
@@alissonbrian7112 tudo bem eles se aposentarem com 55 anos como está na proposta, mas as força armadas tem ter um teto. Hoje a aposentadoria média é de 9.200 e deve aumentar mais, enquanto a média do inss 1200 reais e idade de 65 anos. Todos deveriam ser incluídos conforme o teto do INSS que é aproximadamente 5.900. Tem outras categorias que deveriam ter uma aposentadoria diferenciada como operador de forno, prensas, quem trabalha em mina...
A defesa da reforma é a alegação de trazer uma igualdade. O que até hoje não ouvi, é esta igualdade antes da aposentadoria. Durante o período da ativa, continuará a discrepância entre o salário mínimo pago ao trabalhador assalariado e altos cargos do executivo, legislativo e judiciário. Fala-se muito no rombo da aposentadoria, mas, nada é tratado sobre a despesa com pagamentos de altos salários da ativa, inclusive a imoralidade de centenas de benefícios pagos a categorias específicas.
Duvido nada que se entre em guerra contra a Venezuela só pra dizer que militares "merecem" os privilégios dados os riscos. A análise na matéria e no vídeo me mostram que a reforma do governo não é tão ruim quanto eu pensava. Sobre o BPC não há o que falar. Há um quantitativo de pessoas que não consegue ter o mínimo e o estado deve atuar nisso. A aposentadoria rural precisa ser mais acompanhada (dadas as fraudes), mas não dificultada. Essas pessoas produzem praticamente tudo que consumimos e são bastante exploradas pela indústria. Quanto aos militares, perdoe, impossível aceitar.
Um dos grupos que mais ganham estão ligados diretamente com a aprovação da reforma da Previdência.Nessa situação quem sairá perdendo?Vale considerar que um dos medos da papulação é com relação ao empresariado que mantém uma antiga cultura de não contratar trabalhadores mais velhos.Em regra são considerados velhos trabalhadores a partir dos 30 anos.
A minha decepção não é a reforma em si. Eu acho que ela é necessária e a discussão na sociedade não está sendo feita como deveria (novamente, ressaltando a necessidade de vídeos como esse). A reforma de cima para baixo sempre terá pontos de contenção e atritos entre os setores sociais. A minha real decepção é que ao não trazer a reforma para uma ampla discussão social, não fica claro para a população que existem outros modelos de previdência pelo mundo e que o que adotamos atualmente pode não ser o melhor para a atual pirâmide social brasileira. A reforma poderia ser mais fundamental e funcional se o cenário político atual fosse diferente.
Resumo da reforma: vamos nivelar por baixo , piorar a situação de quem tem o mínimo de qualidade de vida p que possamos falar que diminuiu a desigualdade social. Acho que falta dados na reportagem sobre os desvios comprovados que já foram feitos do fundo da previdência, além de grandes empresas que devem milhões à Previdência
Tem a DRU, as grandes isenções pra empresas milionárias do pagamento do INSS, além de parcelamentos absurdos. O próprio bolso prometeu e já enviou pra aprovação senão me engano , perdão de dívida previdênciária de de 30 bilhões do agronegócio. Falam em dívida que consome 20% do PIB, mas não fazem uma auditoria, não falam em negociação da dívida. Governo perdoa e parcelas dívidas em 20 anos para os milionários. Não explicou tbm o déficit, que só aconteceu a partir de 2016 por conta da economia, tipo, não tem nada alarmante como dizem. Além dos professores, do cálculo que vai rebaixar as aposentadorias , posto que a base vai 100% de todos os salário e não mais 80% dos maiores salários. Ela disse tbm que o maior rombo está nos militares e funcionários públicos, mas a PEC é clara ao dizer que 80% da dívida quem paga será o INSS, Abono anual Pis/Pasep e BPC. Entre outros, ou seja pobre e classe média pagando as contas dos poderosos como sempre, agora beira a barbárie ! Triste !
Conclusão: os militares foram privilegiados, para os pobres a reforma tem pontos positivos e pontos negativos, a classe média (acima de $5000) foi prejudicada...
Esqueceu que os Servidores Públicos pricipalmente os estaduais tem regime próprio de previdência disvinculado do Inss geral. Segundo, os sevidores públicos continuam contribuindo mesmo após aposentadoria como se em serviço tivesse.(Não sou servidor público)
Gostei muito desse video explicando sobre a reforma da previdencia ,o governo poderia criar uma lei que vinhece ajudar com uma quontia em dinheiro para ajudar aquem esteja desempregado ate conseguir um emprego fixo ,como outros Paises ajudam
As pessoas abrirão os olhos o desprezarão esta modalidade de "pirâmide financeira" pode esperar. Aprovando ou não é um tipo de investimento muito desvantajoso. Quem hoje consegue contribuir por vários meses a fil nesse sistema... acho difícil. Sinto que querem algo que ñ está nos script's e que com certeza nada é favorável para a população. Sejamos atentos quanto aos detalhes disto.
Os militares, os funcionários públicos têm o seu próprio sistema, não se misturam com a previdência. Cada estado tem seu próprio sistema previdenciário, os militares são pagos pelos nossos impostos.
Mto bom! Faltou falar de como a reforma afetará (ou não afetará) os políticos. E tb da relação entre, de um lado, o "rombo" na previdência e, do outro, isenções fiscais e não arrecadação por parte das grandes empresas.
É porque maior parte dessas grandes empresas devedoras já não existem. E mesmo que conseguisse cobrar tudo oq devem, pagaria uns 2 anos o déficit da previdência, e depois? Assim como taxar grandes riquezas tbm não resolverá, até afastará investimentos do país. Soluções keynesianas não resolvem a longo prazo
Gostaria que se fizesse a diferenciação entre os funcionários públicos civis comuns (técnicos, analistas e membros das estruturas do legislativo , executivo e judiciário ) e o os TITULARES DOS PODERES POLÍTICOS, como juízes, deputados governadores, e etc... para termos uma real dimensão do custo previdenciário do funcionalismo público...
@@gabrielsalesmoreno6966 Vc só consegue dizer mongolóide, e eu q sou mongolóide? Vc é um gênio? Mongolóide não é um tipo de insulto que se vê hoje em dia, onde vc tem passado as últimas décadas? 🤔 De qualquer forma, obrigado pelo feedback, mas seria mais interessante você elaborar um argumento com mais de uma palavra, pra não parecer um "mongolóide" nesse sentido que vc usa. Vlw! Abraço pra você e sua família!
@@gabrielsalesmoreno6966 Mongoloide se refere a uma raça, onde estão chineses, japoneses, coreanos, nativos americanos, nativos do leste da Russia e pessoas do sudeste asiático e Oceania, entre outros. Você usou a palavra como um insulto. Como se sente ao tecnicamente, insultar uma raça inteira que corresponde a quase metade da população mundial?
Mariana. O povo é inteligente quando quer, por isso que ninguém esta protestando. Porque enquanto ouver advogado juiz e assistência social, as pessoas aposenta com a idade que quiserem, pois conheço viúva com 24 anos aposentada, e homem viúvo com 56 anos aposentado e depois aposentado por idade 2 aposentadoria. Meu colega caiu quebro o braço 36 anos e esta protestando Etc.
@@rogerfrost3793 Não, meu caro. A reforma se tornou tema incontroverso, porque atenderá os interesses de grupos hegemônicos. Qualquer contestação soará como piada, tá tudo dominado. Gostaria de ver uma análise sobre a CPI da previdência.
Assistam o vídeo de Maria Lucia Fatorrelli ou Eduardo Moreira eles explicam muito melhor. Agora colocar a aposentadoria mais tarde porque os pobres se aposentam depois não é motivo. Usar os mais pobres para justifica a mudança não convence. Imagine um gari que começou a trabalhar com 18 anos ganhando muito pouco, não é justo se aposentar com 53 anos!!! A maioria das pessoas são pobres. e o Brasil é a 8ª economia do mundo. Não temos benefícios como os dos países ricos então nada mais justo se manter a única coisa que funciona no país. Se contar o desemprego que aumenta com a idade. Quem com 50 anos consegue recolocação! Difício. Se pegar 1 moça que se aposentou no serviço público vamos esquecer de milhares de carvoeiros, pedreiros, faxineiras, telemarketing, vendedores, professores, policiais que muitas vezes passam 6 horas em pé em uma condução para trabalhar. Eles que cortem os benefícios dos banqueiros.
Cortar 1% de uma das cinco maiores taxas de juros do mundo para economizar bilhões, isso ninguém quer... Mais fácil arrancar dinheiro de pobre do que reduzir um pouquinho que seja os lucros de bancos e financeiras.
@@joaopauloluz7793 meu amigo os paises europeus e asiáticos sabem dos progressos dos globalistas e sionistas e estão convertendo a economia das nações em barras de ouros para se segurar do próximo colapso financeiro mundial, os trabalhadores extrangeiros não tem 13* salário e nem FGTS pois são econômicos e foram educados com uma educação financeira muito estruturada, com uma economia estavél e um balanço da receita e dividendo o ser humano consegue escapar do vermelho, é tudo questão de equilibrio financeiro com um depósito mensal de 15% na conta. Como voçe acha que as igrejas lucra?
Juros não é a causa raiz, é o sintoma. É o preço do dinheiro no mercado. Se a confiança no governo aumentar, ele consegue baixar os juros e mesmo assim os poupadores vão emprestar dinheiro pra financiá-lo. Caso não haja confiança, mesmo aumentando os juros o governo não consegue captar recursos. Nisso a última alternativa é imprimir dinheiro, só que aí a inflação vem galopante. O governo tem que parar de ser gastão e ficar chutando a lata pro próximo, uma hora alguém tem que pagar a conta no meio do caos.
Respeito mas não concordo com seu comentário, Acho que tem sim, todo mundo está com a cara no celular vendo vídeos no face e besteiras no zap. O app do Google e TH-cam tá bem ali do lado.
Já são 60 milhões de pessoas vivendo com menos de 5,5 dólares por dia, já será um milagre fazer três refeições por dia, como é que o pobre pode contribuir com a previdência, vai comer sola de Sapato para sobreviver?
Só 3% dos gastos da previdência vão pros 20% mais pobres., e + de 40% vão pros 20% mais ricos. Olha o que aconteceu com o Rio de Janeiro, no caso do governo federal se ele quebrar não tem ninguém que o socorra. Ninguém entende que o governo ta quebrado
O problema não são os mais pobres como eles dizem,o que eles não querem é o aparelhamento de políticos e funcionários públicos ao INSS,pois com isto deverão obedecer ao teto do regime geral acabando com aquelas aposentadorias gordas que tantos politicos como funcionários públicos do alto escalão tem.Exemplo ,Ministros do STF aposentados com mais de 40.000 por mês,ex Presidentes aposentados com mais de 50.000. O que eles não querem é que os menos favorecidos paguem menos e eles terem que pagar mais,isto é uma injustiça para eles. E farão de tudo para tirar estas coisas da pauta da reforma.Não podemos aceitar,queremos contribuir , pois estamos cientes das dificuldades em que nosso pais se encontra,mas eles também devem fazer a parte deles. Estaremos de olho.Nada a mais,nada a menos.
O Pobre se ferou, contribuição mínima de 15 anos, nessa proposta 20 anos. Os Militares continuam privilegiados. Os Professores se ferraram vão morrer e não se aposentam.
A taxa e o tempo de contribuição dos militares também vai aumentar. Esqueci de dizer que os militares são os únicos que continuam pagando aposentadoria depois de aposentados.
O tempo de contribuição previdenciária está sendo usado com freqüência contra vários itens da reforma, mas não se tem levado em consideração que o ambiente pós reforma pode ser outro. Inclusive este é um dos objetivos, fazer com que a economia seja capaz de gerar um índice de empregabilidade suficiente para que muitos desses benefícios nem sejam necessários. Mas é claro que isso é um verdadeiro exercício de otimismo extremo.
@@ademirpereirajorge7166 respeito sua opinião, porém discordo. As pessoas que recebem o BPC atualmente não podem esperar um índice de empregabilidade adequado, até lá, caso se concretize a atual proposta; elas irão morrer de fome. Ademais, grande parte dos idosos pobres com mais de 60 anos neste país não detêm capacidade laboral.
Mari Dourado eu concordo com você, por isso eu me referi ao otimismo. Um otimismo extremo que justificasse que algumas das medidas só fossem colocadas em um segundo estágio, caso fossem alcançadas as metas previstas.
Para ajudar o entedimento do vídeo:
Introdução: 1:10
Panorama e justificativa: 2:04
Idade mínima de contribuição: 5:00
Cálculo dos benefícios: 11:47
Alíquotas: 21:23
Benefício da Previdência continuada/Trabalhadores Rurais: 25:40
Término: 28:35
Bom vídeo :)
Up
Adoro quem faz a minutagem!! BBC BR coloca esse comentário em destaque ;)
Bom
Up
Boa!!!
Tem que acabar todos os privilégios dos políticos, inclusive gasolina de graça pra esses bandidos!
tambem Judiario
Vdd
Nao generalisa
Seria ideal. Mas você acha que eles vão votar contra si próprios?
E os vôos gratuitos??
E os auxílios moradia??
E a super aposentadoria??
Mano, a vontade que eu tenho é de por fogo em td
Seria muito bom que o jornalismo se preocupasse mais em fazer análises desse tipo!
Jornalismo não quer saber de fazer análise porque será as TVs e as rádios vivem de publicidade dos bancos das empresas por isso que ela não podem ser contra a reforma elas sendo a favor beneficia os bancos e as empresas se elas forem contra elas prejudicam as empresa e elas por si não investem mas emissoras .
Quero ver qual a empresa que vai contratar alguém que fique desempregado com 55 , 60 ou 64 anos , visto que depois dos 40 anos o mercado de trabalho é cruel e preconceito.
Muito boa essa sua observação, no Brasil passou dos 40 para maioria das empresas vc não serve mais e velho, e se te derem uma oportunidade e para ser faxineiro, porteiro e olhe lá, com todo respeito a essas classe.
O fato é que os mais pobres já se aposentam por idade e não tempo de contribuição, justamente por não terem empregos fixos o tempo todo. Além disso a idade prevista é muito próxima da média de aposentadoria atual dos mais pobres. Isso significa que os privilegiados em aposentar mais cedo perderão essa mordomia e se enquadrarão na mesma forma de recebimento.
Basta ver nas filas de empregos que surgem por aí, nos motoristas de aplicativos. Não é só pobre que sofre com desemprego, 55 anos já uma idade que não encontra emprego e nem é chamado para entrevista. Um empresário que almeja lucro não vai segurar um "velho" e seus problemas, vai querer um jovem ou automatizar seu processo ou terceirizar. Que tipo de serviço alguém maior de 50 anos pode tentar iniciar sua carreira? Imaginemos, se é possível, uma indústria, um escritório, uma recepção com pessoas nas idades citadas acima.
Quero ver os garis correrem atrás de caminhão com 60 anos
É verdade entendeu agora pra eles não pagarem mais e deixar o pobre miserável sem recurso aí vai perder casa carro saúde pede tudo é isso que vai acontecer com o Brasil
Obrigado BBC Brasil,pela excelente explicação acerca desse tema tão polêmico e controverso que é a reforma da Previdência, Mariana explanando o tema sempre de forma isenta e imparcial e com extrema qualidade.
DECEPCIONANTE - PASSA PANO PARA BOZONERO - nao informam as coisas e não fazem uma ANALISE DE NADA.... SO PORTAM A VOZ DOS "economistas" e do "Bozo" ("o que os economistas dizem é que"...) , mas QUEM SÃO ESTES "economistas"? O que eles querem ?
ONDE ESTA A VISAO DOS QUE SAO CONTRA ? Por que sao contra ???? SILENCIO da "BBC"... realmente, um SHOW pra "INGLES VER".
@@jpertsson vc é contra, fala aí oq tem de errado fora a parte dos militares que todos sabemos que tinha que ter mais cortes
@@eduardojorge9199 CARA COMO VOCE TA ALIENADO DA BARBARIDADE DESTA REFORMA.... a BBC e a GLOBO realmente estao ILUDINDO ao nao falar O QUE MAIS FERE SEUS DIREITOS!
PRIMEIRO QUE NÃO EXISTE DEFICIT NA PREVIDENCIA, senão não haveria a tal da DRU. Porque o Guedes tirou bilhões da PREVIDENCIA - se ela esta deficitaria?
@@jpertsson direito de quem ?
para mim só o ponto de tirar os privilégios do setor pulico to de boa, de qualquer forma já vou vou ter que trabalhar mais tempo mesmo, pq tive que passar alguns anos na informalidade sem sobrar sequer para contrubuir, estou contribuindo agora, fora que trabalhei de careira assinada e descobri muitos anos depois de a empresa descontava de mim mas não recolhia , e nem existe mais a empresa, portanto uma assinatura na carteira que nada vale
esse pessoal não pode ter direitos acima do povo e se aposentar com salários que ninguém do setor privado consegue
Mariana, parabéns eu estava procurando uma boa explicação mais panorâmica sobra as reformas do previdência, você foi clara e objetiva.
Que bom que gostou, Djalma, obrigada! Tem outras várias explicações assim claras da Mariana e outros jornalistas da BBC News Brasil, dá um confere quando puder!
Mariana você é uma mulher incrível, obrigada por sempre ser tão clara e objetiva!!!
Valeu, Beatriz!
Absurdo análises tão bem produzidas serem tão pouco valorizadas. Parabéns a Equipe da BBC News Brasil, trabalho incrível como sempre!
Obrigada, Felipe!
POXA, VOCE TEM PENSAMENTO PROPRIO E CAPACIDADE DE ANALISE, FELIPE? Ela disse em outras palavras que TA TUDO OK, A REFORMA VAI SER BOA.... voce tem ideia do IMENSO ERRO DESINFORMATIVO QUE ISTO É? ----- DECEPCIONANTE - PASSA PANO PARA BOZONERO - nao informam as coisas e não fazem uma ANALISE DE NADA.... SO PORTAM A VOZ DOS "economistas" e do "Bozo" ("o que os economistas dizem é que"...) , mas QUEM SÃO ESTES "economistas"? O que eles querem ?
@@jpertsson Sim, Johny. Visão de economistas, afinal, a reforma da previdência está sendo proposta para tratar de um problema econômico. A matéria não diz que tá tudo ok, sugiro que você assista o vídeo completo, pois ela fala que os mais pobres serão prejudicados, em partes. Mas ela trouxe, imparcialidade, apresentando fatos e ponto e vistas embasados, coisa que a grande parte da mídia brasileira não o faz, seja da parte esquerda, demonizando a reforma e qualquer controle de contas públicas, ou da direita, enaltecendo uma proposta que não é tudo o que falam, e querendo privatizar tudo sob o discurso do "controle fiscal". Em suma, a analise é sim muito boa, com argumentos prós e contras, com dados interessantes, do ponto de vista das estatísticas.
@@jpertsson boa cara você é inteligente, só falta falar que gosta da Globo
Seria interessante apresentar proposta para compensar o militar reformado: ganharia adicional caso fosse convocado em caso de guerra ou em emissões de paz. Caso contrário receberia aposentadoria pelo teto da Previdência como qualquer outro trabalhador.
Militar não é como qualquer outro trabalhador! Militar corre risco de vida 24 hrs por dia por VOCÊ ,pense nisso
@@alissonbrian7112 Sabemos que não corre não ne colega, menos.
Realmente, realmente é muito combate é muito sangue derramado kkkkk
O vídeo é muito bom e explicativo, mas a partir do minuto 5:20 ela diz que hoje temos uma população de idosos maior que a dos jovens e que são esses quem subsidia as aposentadorias, na verdade quem subsidia as aposentadorias é a população economicamente ativa, ou seja, todos aqueles que estão inseridos no mercado de trabalho e não só o jovem e isso faz uma tremenda diferença na análise.
Obrigada por comentar, Alexsandro. Idosos têm direito a aposentadoria, logo mesmo que ainda estejam no mercado de trabalho, precisam ser subsidiados pela previdência.
1º - É muito importante explicar a diferença entre servidor público civil que recebe pelo INSS e o servidor público civil que recebe pelo regime próprio (Fundo Próprio). Os servidores de regime próprio não influenciam na Previdência Social;
2º - Os cargos do Poder Judiciário e Legislativo são os principais responsáveis pela desigualdade social na distribuição de renda, ademais muitos não produzem nada (como o Bolsonaro que ficou por 27 anos e só produziu 2 Leis) ou produzem com péssima qualidade, como as péssimas Leis produzidas no Legislativo ou as decisões controversas do Poder Judiciário;
3º - Os militares sempre foram os maiores privilegiados, os cargos medianos recebem bem e possuem ótimos benefícios (médicos, por exemplo, entram como Tenentes recebendo 6-7 mil reais, sendo que podem trabalhar em outros lugares), muitos tem seus custos reduzidos pelo quartel e ainda tem a questão das filhas no antigo regime, que somam mais de 110 mil mulheres que mantêm o status de "solteira" para não perderem o benefício;
4º - A DRU (Desvinculação das Receitas da União) retiram 30% das receitas da Previdência Social;
5º - O Brasil permite o REFIS (refinanciamento de dívidas tributárias) e ISENÇÕES para empresas que poderiam recolher para o INSS em dia, mas que optam por não fazê-lo ou usam brechas legais para escapar do recolhimento;
6º - Grandes dívidas de empresas (mais de 500 bilhões), que infelizmente nunca serão arrecadados, porque muitas já faliram;
7º - DESEMPREGO: sem emprego = sem contribuição = sem arrecadação = menos dinheiro para manter a Previdência.
Vejam bem: O que ocorre no Brasil é uma transferência de renda de quem produz (bens ou serviços), que são os trabalhadores do setor privado e nessa conta também entram muitos servidores públicos civis, que prestam serviços essenciais à população e podem ou não influenciar no rombo da Previdência, para que a menor parte do Poder Executivo, a maior parte do Poder Legislativo, a maior parte do Poder Judiciário e a maior parte dos Militares continuem sendo privilegiados.
O Brasil precisa praticar as funções básicas da Administração com eficiência (Planejamento; Organização; Direção; e Controle), criar empregos, saber como incentivar as empresas sem deixar de arrecadar, cobrar o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), extinguir a DRU (Desvinculação das Receitas da União) e cortar os privilégios dos Poderes Legislativo, Judiciário e Militares. Acredito que ao perceber a seriedade de nossa Administração as parcerias e os investimentos estrangeiros cresceriam muito.
Nosso país é imensamente rico: flora, fauna, minerais, água potável, terras férteis, litoral e quase sem desastres naturais.
Se não está funcionando é porque o problema está na má administração, na falta de ética, no enriquecimento ilícito e na sobreposição dos interesses particulares sobre os interesses públicos.
Melhor comentário Daniel Paula Souza
Cara tuas soluções sociais democratas são pessímas, para de bostejar nos comentários social democrata desgraçado
Ótima reportagem, uma pena que temos mais jornalismo dessa natureza no Brasil. Perfeitamente informativa e sem ser tendenciosa.
Defendem militar aposentar cedo (mesmo ficando maior parte do tempo sem fazer nada no quartel) e não estão nem ai pra professor ficar 40 anos em sala de aula.
Professor n vai trabalhar tomando tiro. Idiota
Não querendo defender o militar, eu tbm sou contra a reestruturação da carreira deles neste momento, mas o militar fica a disposição 24h por dia no quartel ou em missões sem ganhar extras por isso. Então não há como comparar com o professor que trabalha menos de 200 dias por ano.
@@nsilsilva5291 fora que militar n pode fazer greve. Quantas greves de prof tem por ano?
@@nathansilva9032 A maioria fica na reserva remunerada por 2 décadas sem fazer nada.
@@nsilsilva5291 São 200 dias letivos por ano. Mas não são apenas 200 dias de trabalho. Agora pesquisa ai: Quantos dias um militar da reserva remunerada trabalhou nos últimos 5 anos. Você vai descobrir que mais de 90% não trabalharam nem 1 dia.
A reforma do sistema de aposentadoria não leva em conta a administração desse dinheiro público, muito mal gerido desde o início. Muito dinheiro perdido, fraudes em fundos como o FGTS, GBOEX, fundos privados de previdência de Bancos e Cooperativas Rurais faliram e os recursos foram pra onde?!
Mudar regras ao longo do jogo é fazer injustiça aos que estão nele para beneficiar o dono da bola.
Os privilégios das castas da justiça e das forças militares além dos benefícios aos políticos continuam e até aumentam!!
O pessoal mais prejudicado nessa "reforma" é o mais necessitado e que mais trabalhou duro mas que não podia sempre contribuir com os quase 20% do salário (no caso, os autônomos) por causa da vida difícil que levou e nisso a falta de eficiência do governo tem um peso enorme! Enquanto falta saneamento básico, saúde pública, educação e segurança o mais pobre perde dinheiro de inúmeras maneiras. Doenças, comprar remédios, pagar exames e consultas particulares por causa da situação d não poder esperar o SUS, falta de creches, insuficientes moradias dignas à preço justo, assaltos frequentes dentro do percurso casa-trabalho, sistema de transporte público ruim, demorado e caro, etc... e ESTE grupo é o mais numeroso mas se "programava" com a aposentadoria por idade válido da época de sua juventude e menos contribuições. Como um motorista ou pedreiro vai trabalhar com + de 60 anos?? Como um pintor de paredes vai fazer isso nessa idade? Um vigilante! E por aí vai...
Tá tudo errado! Como falta dinheiro pro INSS ? Falta coisa nenhuma! Falta é carácter, honestidade! Nunca faltou e por isso sempre foi roubado! Além dessa contribuição o cidadão ainda tem todos os impostos embutidos no que compra e ainda por cima em de declarar IR com míseros 2,8 mil mensais com tanta falta de infraestrutura básica e inflação alta!
Muito bom mesmo, moça! Muitos dados, do jeito que deve ser para evitar compartilhar ignorância. Dá vergonha de ver gente apoiando ou se opondo sem nenhum embasamento sólido. Parabéns por ser tão profissional e imparcial.
Um jornalismo de verdade. Viva gleen. Viva BBC.
Eu trabalho em uma siderúrgica à 30 anos, em regime de turno, que é muito pesado. Será que vou conseguir trabalhar até 65 anos? Hoje tenho 49 anos.
Trabalho incriiiiiiveeeelll o de vcs. Não me canso de elogiar.
Obrigada, Aldo!
acho engraçado que a questão dos mais pobres é citada quanto a idade mínima, mas ninguém fala o quanto o aumento no tempo mínimo de contribuição vai prejudicar quem trabalha na informalidade.
O quanto o aumento do tempo mínimo de contribuição vai prejudicar os mais pobres?
Como?
Ela falou sobre isso no vídeo
Ela fala exatamente sobre isso mais ou menos no minuto 18:58.
Ela diz que entre os mais pobres 69% das mulheres e 61% dos homens não atingem 20 anos de contribuição.
Não acredito que só vi esse vídeo agora, extremamente necessário!
Realmente alguém que conseguiu traduzir de forma muito franca e muito fácil. Parabéns
Vídeo fantástico. E a matéria é ainda mais detalhada, grande trabalho da jornalista e da BBC parabéns!
MUITO BOM!!!!!! Obrigado por explicar a situação com imparcialidade!!!
Obrigada, Emerson!!
Imparcialidade? Não pareceu imparcial
NÓS BRASILEIROS ESTAMOS É LASCADOS DE VERDE E AMARELO!!!
Resumo: todo mundo no aperto e os militares rindo da nossa cara.
.
.
.
E nada de reforma tributária.
Eu Sou o Douglas Com certeza os que darão a vida por mim serão os militares de alta patente reformados, os mais privilegiados. Serão convocados pra guerra e ficarão lá fumando seus charutos vendo os peões se matando. Já sou grata.
@@BeRag1000 Muitas pessoas ingenuas estão caindo no 'papo' de que aumentando impostos resolveria alguma coisa. Reforma tributária não é aumento de impostos e estava na agenda de todo os candidatos. A reforma tributária do Paulo Guedes é bem parecida com a do Ciro Gomes e do Alckmin, e exatamente como os dois ele vai apresentar após a reforma da previdência, que é de longe a reforma mais importante do país
Engraçado é que os militares não entram. Porém militar também tem família que não é militar...
Pelo jeito você deve ser empresária, pois não deve ter nenhum superior. Na sua empresa o sistema socialista deve ser padrão, todos ganham o mesmo salário. Resumindo: não entenda nada, pois existem hierarquias no mundo, sempre haverá um superior, que por sinal ganha mais, tanto em empresas privadas ou públicas.
@Eu Sou o Douglas Porra nenhuma, para de falar lorota, em Boa Vista quando a milicia Venezuelana atirou contra o território brasileiro, os militares não sabiam o que fazer, ficaram com medo ter uma guerra. Como diria o Coronel Ramiro: Homem que foge do barulho, não vale nada.
Ótimo nível de jornalismo! Chega a ser bizarra a diferença entre jornalistas da BBC e jornalistas de outros meios. Fica explícita a imparcialidade de vocês, com análises claras e objetivas, sem preocupação com agradar ninguém!
👏👏👏👏
CLARA UMA PINOIA... faz como a Globo, so mostra o lado dos QUE SAO A FAVOR DA REFORMA... nada sobre quem é CONTRA e porquê.
estava esperando por esse vídeo tão importante. parabéns pela clareza, qualidade... e pelo foco porque não desviou o olhar em nenhum minuto (olhei o vídeo como se tivéssemos conversando)
Que legal, Karolaine! Mariana mergulha fundo nos temas! Teremos um outro sobre previdência com Camila Mota na segunda. Esperamos te ‘ver’ lá!!
Depender de Previdência social não é sensato. Eu sou pobre, desempregado e preferiria contribuir menos pro inss e escolher dentre minhas opções para me preparar pro futuro.
PãOdf , pelo que entendi, mesmo que vc não contribua nada vc poder receber algum tipo de benefício na velhice. O seu ponto é válido, mas eu acho que falta educação financeira e as pessoas não sabem poupar no geral (Brasil tem um baixíssimo nível de poupança em termos de mundo). Então o INSS cumpre mais uma função social nesse caso, de renda mínima para todos. Nos países que as pensões não são administradas pelo governo, sempre tem uma história dos velhinhos que perderam todas as suas aposentadorias por causa de perdas de fundos de pensão, ou porque bancos inteiros quebraram, levando investimentos pessoais da velhice (vide Argentina e Estados Unidos). O Brasil é um país que não tem velhinhos na miséria, sendo que em outros vários países os velhinhos são os mais pobres. O sistema de seguridade social do Brasil funciona! Tem que reforçar o bom e reformar a parte ruim apenas!!
Oi Felipe Silva, isso é o conceito de pensar na sociedade, sacrificar o ganho individual pelo bem-estar da maioria. Um conceito mto raro e difícil de compreender no Brasil mas bastante comum em outros lados do mundo.
Oi Felipe, infelizmente vc saiu do foco agora, além de simplificar a questão na dicotomia rasa de sempre, ou um ou outro, eles contra nos, esquerda x direita... 😒
A melhor solução possível seria limitar muito os benefícios sociais e em contra partida oferecer educação financeira pra sociedade além de diminuir os tributos drasticamente. Terminar o ensino médio sem saber o que são juros compostos é um tapa na cara dos pobres!
@Felipe Silva tu fala como se a direita fosse diferente, ambas estão mais preocupadas com suas ideologias. Nenhuma põe o Brasil em primeiro plano e é por isso que não vamos a lugar nenhum.
Me parece que essa reforma também deixa de tocar em pontos fundamentais. Deveria proibir tanto futuras desonerações de folha, como a desvinculação de receitas de origem previdenciária. Deveria ainda proibir completamente qualquer tipo de refis de dívida previdenciária. Essas medidas ajudariam a evitar novos calotes. Atualmente há um crédito de 400 bilhões de reais por parte da previdência sobre maus pagadores, e metade desse valor é irrecuperável. Não dá pra falar em reformar o sistema só do lado do contribuinte individual, precisamos reformá-lo como um todo.
Comcordo! Devemos cobrar essas coisas e não querer simplesmente encerrar o processo de reforma.
@@guilhermerodrigues6214 Exatamente. Me parece que a oposição se perde em simplesmente querer ver as costas do governo. Deveriam submeter sua própria versão de reforma.
Existem várias características positivas, mais as negativas são catastróficas. Elas simplesmente impedem que os mais pobres tenhão aposentadoria.
Uma total ausência de empatia dos militares que argumentam ter um trabalho "mais exaustivo" que os demais trabalhadores. Só quem já segurou uma enchada por 8 horas sabe o que é uma jornada de trabalho exaustiva.
Isso é o verdadeiro significado de egoísmo.
Só um detalhe, quando nós morrermos ao pó retornaremos...
Os militares que não formam carreira em 10 anos de serviço eles saem das forças armadas compulsoriamente, só os que foram promovidos é que podem ficar e ir pra inatividade caso se aposentem, dito isso... o motivo que eles fizeram esse 'lobby' foi porque os militares de alta patente estavam ganhando menos que servidores de início de carreira do legislativo. Como o Maia colocou: adianta nada querer entrar na festa no apagar dos luzes, não é a hora
Honestamente só é tirar a 'reestruturação da carreira' e pronto, tem uma reforma de 100 bi para os militares. O problema é que os políticos não gostam de endurecer reforma nenhuma, e a sociedade faz pressão no lado contrário: só se preocupam em amenizar o texto.
@@eJuniorA2 eu não entendi, na sua opinião você acha, que não vale a reforma para os militares?
@@ivanzitojr A reforma dos militares propõe uma economia de 100 bi, MAS ela está junto com uma 'reforma da carreira' (feita pelo ministro da defesa), por isso a economia cai de 100 para 10 bi. Eu sou a favor do congresso RETIRAR toda a reestruturação da carreira. Ou modificá-la de modo que os custos não aumentem, mantendo a economia de 100 bi.
Muito bom, é bom quando tem gente que entende do assunto falando.
Marina Fluente no Carioques hahahaha
レミタナミレホCleber , obrigada! Mariana é fera!
Estes problemas que afetam os mais pobres deveriam ser resolvidos por assistência social e não por aposentadoria. Pois não é justo o trabalhador que contribue mais ganhar o mesmo que quem contribue menos. Outra ideia seria o governo pagar apenas parte da diferença que falta de um salário minimo (gastando menos e ajudando os mais miseráveis). Quanto as militares, quem vai brigar com os altos oficiais pra eles pagarem mais?
A melhor matéria que vi sobre o assunto até agora. Excelente trabalho, acompanho vocês no facebook e agora no youtube.
Esse vídeo foi sensacional! Parabéns a todos que trabalharam na sua produção.
Gostaria de propor uma pauta que, acredito ter relação com o tema. O governo bate muito na tecla de que a população está envelhecendo e teremos menos contribuintes para tentar mais idosos. Por outro lado, desconsidera o fato do desemprego e informalidade serem altíssimos. Colocar essas pessoas na formalidade não geraria um impacto positivo para as contas públicas?
Obrigada pelos elogios e pela sugestão, irving.
Dos servidores públicos civis ( e até os militares) estáveis também podemos dividir em 2 grupos. O baixo clero, como eu, que ganha 1200 de salario base mais Vale transporte e Vale refeição e o alto clero como juízes, promotores e políticos que ganham 44.000 de salário base, vale mudança, vale terno, vale gasolina, vale moradia, vale gabinete, vale passagem aérea, apartamento funcional, ganham o direito a dar empregão a 20 amigos (a.k.a. assessores parlamentares), vale isso, vale aquilo vale vale...
Por onde tem que começar a cortar?
Mas não são todos,esses são os que ficam no STF, os juizes ralam pra ganhar o que ganham e muitos que tem o sonho nem conseguem chegar tão longe...
Adrielle Silva um juiz federal ganha no minimo 27.500,17
Adrielle Silva na instancia inicial dependendo do juiz pode passar. 50.000 reais
Adrielle Silva por mim deveriam ganhar 11 mil no maximo n vejo motivo pra ir acima disso da pra viver bem e ja passa da media dos brasileiros
Vc pode começar estudando pra ser juiz
Parabéns pelo trabalho, Mariana! Explicação com lógica muito linear, profundidade de informação e muito bem estruturada!
"Afeta os mais pobres negativamente, afeta a classe média negativamente"
Faltou dar o balanço final da reforma.
Dizer que ela ajuda as contas públicas, concentra mais renda num grupo mais seleto de pessoas, no caso, os militares de altos ganhos e, por fim, empobrece as pessoas responsáveis pelo consumo no país e na faixa etária que mais está vulnerável.
O balanço é extremamente negativo. Os pontos positivos não têm força para compensar os positivos nesta proposta.
apenas 2% da reforma ataca privilégios, o resto é no lombo dos pobres mesmo
Matar a população por contas públicas???????.....Vc está maluco???
O cara vai tirar o dinheiro do BPC (pesquise o que é).....
E a soma vai ser maior do que a dos militares.....ISSO É UM ABSURDO!!!!!
@@MReidogado hã
Desculpa colega, mas acho que você não leu direito o que eu escrevi e ainda veio de maneira agressiva se dirigir a alguém que você nem conhece.
Com certeza eu não aprovo essa reforma exatamente por isso que você disse que é absurdo.
E mais cuidado como se expressa com os outros nas redes sociais.
Provavelmente será aprovado algo nesse sentido, mas veja bem e se não aprovar nada? Como vai ficar. Infelizmente como sempre temos que pagar pelos gigantescos erros cometidos pelos políticos anteriores (quando digo anteriores é 30 anos) pesquise o ex da Grécia ou Portugal que tinham um sistema previdenciário muito parecido com o nosso e quebraram.
Abrç!
Muito obrigado BBC-Br e mais especificamente a você Mariana por elucidar estes pontos que norteiam a discussão da reforma da previdência. Muitos de nós brasileiros carecemos de ferramentas materiais ou até mesmo cognitivas para discernir as implicações destas propostas e é nesse momento que esclarecimentos como estes se posam proveitosos para aqueles que não dominam o assunto. #Obrigado #Parabéns
Temos que pagar plano de saúde e escola privada, agora pagarem a capitalização dos bancos para se aposentar.
Errado, se você fosse esperto, estaria investindo em renda fixa e renda variável por conta própria, sem necessitar de bancos e com rentabilidade bem maiores.
assim que o jornalismo deveria ser. parabéns
BBC News Brasil - Excelente explicação
Parabéns pela matéria Mariana,
Mariana, regra de transição apenas para aqueles que faltarem até 2 anos para se aposentar no dia da promulgação é dar o calote em todos os demais que contribuíram para a previdência!
Apesar de não gostar da BBC, sua explicação foi muito clara . Gostei.
A BBC é incrível. No bom sentido.
Excelente explicação, a melhor que vi até agora. Parabéns!
Parabéns Mariana Schreiber, excelente explanação da matéria!
DECEPCIONANTE - PASSA PANO PARA BOZONERO - nao informam as coisas e não fazem uma ANALISE DE NADA.... SO PORTAM A VOZ DOS "economistas" e do "Bozo" ("o que os economistas dizem é que"...) , mas QUEM SÃO ESTES "economistas"? O que eles querem ?
Gosto da BBC Brasil isenta sempre hj num país de direita e esquerda ser neutro e raridade
Obrigado. Melhor vídeo explicativo sobre a reforma da previdência. Não conhecia o canal, agora me tornei mais um inscrito.
Obrigada, Gabriel! Comente com os amigos, estamos ampliando a nossa oferta semanal de vídeos.
Muito bom o trabalho de vocês.
A BBC esta fazendo certinho, coloca jovens (muito competentes aparentemente) para conquistar empatia no youtube e coloca todos os recursos ($$$ e físicos) para que o jornalista produza com qualidade.
As grandes empresas de mídia estão invadindo o youtube.
Valeu, Diego!
Só para lembrar, militar não tem nenhum direito trabalhista,...13 salário não tem, férias não tem, seguro desemprego não tem, fundo de garantia não tem, PIS não tem....
lembro a vc o jogo é claro. Antes de entrar sabiam que eram assim.
Ótimo video, mesmo não tendo edição/graficos/firulas, conseguiram transmitir de forma muito clara a informação. Parabéns pelo bom jornalismo, tão raro de ser encontrado hoje em dia, o jornalismo IMPARCIAL.
E o fato de acabar com a contribuição das empresas e do governo para a previdência. Porque não foi dito?
Porque para alguns interesses, é conveniente omitir esse fato. Além do fato que ninguém menciona, que o mercado de trabalho em diversos ramos de atuação, não contrata apartir de uma certa idade, ficando a pessoa sem condições de continuar contribuindo para previdência,seja pública ou privada.
Achei o vídeo muito bom Mariana. Não sei se já chegou a ser abordado pela BBC Brasil sobre a vertente que argumenta que na verdade esse déficit/rombo não existe, já que o cálculo só pega a contribuição do trabalhador e do empregador, e não o arrecadamento do CONFIN - por exemplo, que deveria estar incluso na conta segundo a Constituição, e que caso estivesse seria visto que na verdade, salvo alguns anos, em vez de um déficit poderíamos ver um superávit.
Obrigada.
Obrigada pelo elogio e por suas ponderações sobre o assunto, Ingrid.
Parabéns pelo excelente trabalho prestado! Me tornei inscrito do BBC News Brasil.
Obrigada por nos prestigiar, Clovis!
Vídeo muito bom! Muito didático!
Isso é um absurdo militares vão se aposentar sem idade mínima e com salário integral.
Vai trabalhar arriscando sua vida todos os dias e sofrendo fisicamente q daí vc vai poder dar opinião sobre os militares
@@alissonbrian7112 tudo bem eles se aposentarem com 55 anos como está na proposta, mas as força armadas tem ter um teto. Hoje a aposentadoria média é de 9.200 e deve aumentar mais, enquanto a média do inss 1200 reais e idade de 65 anos. Todos deveriam ser incluídos conforme o teto do INSS que é aproximadamente 5.900. Tem outras categorias que deveriam ter uma aposentadoria diferenciada como operador de forno, prensas, quem trabalha em mina...
@@eduardojesus6230 meu amigo o teto do INSS ser a de 5800 !
@@raphaelcarvalho4875 pela proposta entregue pelo Bolsonaro não tinha teto.
@@alissonbrian7112 vc e militar? Pra tá chupando a bola assim
A defesa da reforma é a alegação de trazer uma igualdade. O que até hoje não ouvi, é esta igualdade antes da aposentadoria. Durante o período da ativa, continuará a discrepância entre o salário mínimo pago ao trabalhador assalariado e altos cargos do executivo, legislativo e judiciário. Fala-se muito no rombo da aposentadoria, mas, nada é tratado sobre a despesa com pagamentos de altos salários da ativa, inclusive a imoralidade de centenas de benefícios pagos a categorias específicas.
Bom vídeo. Faltou falar sobre o regime de capitalização. É o que está menos difundido!
Melhor vídeo sobre o assunto!. Informações sem tentar desviar para algum lado
Duvido nada que se entre em guerra contra a Venezuela só pra dizer que militares "merecem" os privilégios dados os riscos.
A análise na matéria e no vídeo me mostram que a reforma do governo não é tão ruim quanto eu pensava.
Sobre o BPC não há o que falar. Há um quantitativo de pessoas que não consegue ter o mínimo e o estado deve atuar nisso. A aposentadoria rural precisa ser mais acompanhada (dadas as fraudes), mas não dificultada. Essas pessoas produzem praticamente tudo que consumimos e são bastante exploradas pela indústria.
Quanto aos militares, perdoe, impossível aceitar.
Excelente, melhor que qualquer outra que já vi, ela é genial!
Nossa, que super elogio! Obrigada, Gustavo.
Uma análise totalmente isenta. Parabéns 👏👏👏
Parabéns, melhor explicação que encontrei sobre o assunto!
Um dos grupos que mais ganham estão ligados diretamente com a aprovação da reforma da Previdência.Nessa situação quem sairá perdendo?Vale considerar que um dos medos da papulação é com relação ao empresariado que mantém uma antiga cultura de não contratar trabalhadores mais velhos.Em regra são considerados velhos trabalhadores a partir dos 30 anos.
Ótimo vídeo e análise, mostrando os prós e contras
Resumo INCRÍVEL. adoro a @BBCbr
A minha decepção não é a reforma em si. Eu acho que ela é necessária e a discussão na sociedade não está sendo feita como deveria (novamente, ressaltando a necessidade de vídeos como esse). A reforma de cima para baixo sempre terá pontos de contenção e atritos entre os setores sociais. A minha real decepção é que ao não trazer a reforma para uma ampla discussão social, não fica claro para a população que existem outros modelos de previdência pelo mundo e que o que adotamos atualmente pode não ser o melhor para a atual pirâmide social brasileira. A reforma poderia ser mais fundamental e funcional se o cenário político atual fosse diferente.
Resumo da reforma: vamos nivelar por baixo , piorar a situação de quem tem o mínimo de qualidade de vida p que possamos falar que diminuiu a desigualdade social. Acho que falta dados na reportagem sobre os desvios comprovados que já foram feitos do fundo da previdência, além de grandes empresas que devem milhões à Previdência
Tem a DRU, as grandes isenções pra empresas milionárias do pagamento do INSS, além de parcelamentos absurdos. O próprio bolso prometeu e já enviou pra aprovação senão me engano , perdão de dívida previdênciária de de 30 bilhões do agronegócio.
Falam em dívida que consome 20% do PIB, mas não fazem uma auditoria, não falam em negociação da dívida. Governo perdoa e parcelas dívidas em 20 anos para os milionários.
Não explicou tbm o déficit, que só aconteceu a partir de 2016 por conta da economia, tipo, não tem nada alarmante como dizem.
Além dos professores, do cálculo que vai rebaixar as aposentadorias , posto que a base vai 100% de todos os salário e não mais 80% dos maiores salários.
Ela disse tbm que o maior rombo está nos militares e funcionários públicos, mas a PEC é clara ao dizer que 80% da dívida quem paga será o INSS, Abono anual Pis/Pasep e BPC.
Entre outros, ou seja pobre e classe média pagando as contas dos poderosos como sempre, agora beira a barbárie !
Triste !
Só pra complementar, caso alguém tenha alguma interesse. Muito pouca informação.
O somatório de empresas e todos que devem, só paga dois anos de previdência, depois você pretende tirar dinheiro de onde meu bem?
Gostei muito da explicação.
Conclusão: os militares foram privilegiados, para os pobres a reforma tem pontos positivos e pontos negativos, a classe média (acima de $5000) foi prejudicada...
Que bom, minha renda e da minha mãe não chega nem perto disso. Então essa reforma vai ser boa, pois os mais abonados vão ter que desembolsar mais.
@@dineyfelipegerhardt8009 Não é fácil! Que Deus ajude você e a sua Mãe, Diney...
@@geraldocarvalhobritojunior4793 muito obrigado, desejo o mesmo a você e sua familia.
O tempo a mais que o povo vai ter q trabalhar ,em média é 2 anos....,isso faz uma diferença enorme na economia do país.
Esqueceu que os Servidores Públicos pricipalmente os estaduais tem regime próprio de previdência disvinculado do Inss geral. Segundo, os sevidores públicos continuam contribuindo mesmo após aposentadoria como se em serviço tivesse.(Não sou servidor público)
Tá. Deve ser muito ruim ser servidor público então né.
@@marcelusmeridius Com certeza é otimo ser servidor, porem, a verdade tem que ser dita.
Gostei muito desse video explicando sobre a reforma da previdencia ,o governo poderia criar uma lei que vinhece ajudar com uma quontia em dinheiro para ajudar aquem esteja desempregado ate conseguir um emprego fixo ,como outros Paises ajudam
As pessoas abrirão os olhos o desprezarão esta modalidade de "pirâmide financeira" pode esperar. Aprovando ou não é um tipo de investimento muito desvantajoso. Quem hoje consegue contribuir por vários meses a fil nesse sistema... acho difícil. Sinto que querem algo que ñ está nos script's e que com certeza nada é favorável para a população. Sejamos atentos quanto aos detalhes disto.
Melhor vídeo explicativo sobre os pontos. Ótima apresentadora!
Obrigada!
Quando vocês forem abordar alguma matéria, por favor, coloquem o link nos comentários.
Publicamos hoje www.bbc.com/portuguese/brasil-47808320
O trabalho da BBC é incrível! Parabéns pela isenção.
Os militares, os funcionários públicos têm o seu próprio sistema, não se misturam com a previdência.
Cada estado tem seu próprio sistema previdenciário, os militares são pagos pelos nossos impostos.
Vídeo de utilidade pública!
Parabéns!
ESSA REFORMA DO TCHUTCHUCA E DO MAL TIRA DOS TRABALHADORES É DA AOS BANCOS. TEM QUE FAZER UMA REFORMA JUSTA.
Boa !!!
Mto bom! Faltou falar de como a reforma afetará (ou não afetará) os políticos. E tb da relação entre, de um lado, o "rombo" na previdência e, do outro, isenções fiscais e não arrecadação por parte das grandes empresas.
É porque maior parte dessas grandes empresas devedoras já não existem. E mesmo que conseguisse cobrar tudo oq devem, pagaria uns 2 anos o déficit da previdência, e depois?
Assim como taxar grandes riquezas tbm não resolverá, até afastará investimentos do país.
Soluções keynesianas não resolvem a longo prazo
Acho q vc tá minimizando o impacto dessas isenções, q, ao contrário do q vc diz, continuam existindo.
👏👏👏👏 estou chateada demais com governo do Bolsonaro. Adorei seu vídeo, parabéns.
Gostaria que se fizesse a diferenciação entre os funcionários públicos civis comuns (técnicos, analistas e membros das estruturas do legislativo , executivo e judiciário ) e o os TITULARES DOS PODERES POLÍTICOS, como juízes, deputados governadores, e etc... para termos uma real dimensão do custo previdenciário do funcionalismo público...
Vou resumir oq ela falou:
"No... dos outros é refresco!"
"O brasileiro se f.d..."
"A vaca foi pro brejo"
"Cada um por si"
"Vai plantar batata"...
Exato, fiquei na dúvida. Porém isso mesmo que ela disse Foda se o pobre.
@@gabrielsalesmoreno6966
Vc só consegue dizer mongolóide, e eu q sou mongolóide?
Vc é um gênio?
Mongolóide não é um tipo de insulto que se vê hoje em dia, onde vc tem passado as últimas décadas? 🤔
De qualquer forma, obrigado pelo feedback, mas seria mais interessante você elaborar um argumento com mais de uma palavra, pra não parecer um "mongolóide" nesse sentido que vc usa.
Vlw! Abraço pra você e sua família!
Rodrigo Souza kkkkkkk
@@matheusqueiroz4546 não entendi, foi pra mim, foi pra ele?...
@@gabrielsalesmoreno6966 Mongoloide se refere a uma raça, onde estão chineses, japoneses, coreanos, nativos americanos, nativos do leste da Russia e pessoas do sudeste asiático e Oceania, entre outros.
Você usou a palavra como um insulto.
Como se sente ao tecnicamente, insultar uma raça inteira que corresponde a quase metade da população mundial?
Obrigado pelas informações.
Nós é que temos que agradecer por seu comentário e visita ao canal!
@@BBCNewsBrasil :)
Mariana. O povo é inteligente quando quer, por isso que ninguém esta protestando. Porque enquanto ouver advogado juiz e assistência social, as pessoas aposenta com a idade que quiserem, pois conheço viúva com 24 anos aposentada, e homem viúvo com 56 anos aposentado e depois aposentado por idade 2 aposentadoria. Meu colega caiu quebro o braço 36 anos e esta protestando Etc.
Parabéns pela matéria e pelo vídeo....👏👏👏
A previdência é superavitária, segundo a CPI da previdência. O que se diz a respeito disso?
Isso foi uma piada?
@@rogerfrost3793 Não, meu caro. A reforma se tornou tema incontroverso, porque atenderá os interesses de grupos hegemônicos. Qualquer contestação soará como piada, tá tudo dominado. Gostaria de ver uma análise sobre a CPI da previdência.
Fizemos essa análise sobre se o rombo existe ou não na época da CPI: www.bbc.com/portuguese/brasil-41811535
@@BBCNewsBrasil Vou conferir. Grato pelo feedback
Estou ansiosíssimo pela matéria, vi que sairá na segunda-feira. Você tem um outro nível de jornalismo. Excelente trabalho, obrigado!
Essa redução de 8% para 7,5% aumenta em 5 reais os ganhos dos mais pobres.
5 reais já dá para o café... É o Brasil acima de todos.
E quanto será o aumento para os que recebem mais? Fez as contas?!
@@guilhermerodrigues6214 recebem mais, nada mais justo!
Parece piada... R$5,00 a mais + 05 anos de contribuição a mais e muitos anos a mais de idade para trabalhar... Affffff
@@dosesdereflexoes3166 o objetivo da pergunta era mostrar que os que ganham mais pagarão relativamente mais tbm... tão simples de entender.
Assistam o vídeo de Maria Lucia Fatorrelli ou Eduardo Moreira eles explicam muito melhor. Agora colocar a aposentadoria mais tarde porque os pobres se aposentam depois não é motivo. Usar os mais pobres para justifica a mudança não convence. Imagine um gari que começou a trabalhar com 18 anos ganhando muito pouco, não é justo se aposentar com 53 anos!!! A maioria das pessoas são pobres. e o Brasil é a 8ª economia do mundo. Não temos benefícios como os dos países ricos então nada mais justo se manter a única coisa que funciona no país. Se contar o desemprego que aumenta com a idade. Quem com 50 anos consegue recolocação! Difício. Se pegar 1 moça que se aposentou no serviço público vamos esquecer de milhares de carvoeiros, pedreiros, faxineiras, telemarketing, vendedores, professores, policiais que muitas vezes passam 6 horas em pé em uma condução para trabalhar. Eles que cortem os benefícios dos banqueiros.
Cortar 1% de uma das cinco maiores taxas de juros do mundo para economizar bilhões, isso ninguém quer...
Mais fácil arrancar dinheiro de pobre do que reduzir um pouquinho que seja os lucros de bancos e financeiras.
Meu amigo quem domina o mundo é os bancos e banqueiros os famosos globalistas, me diz qual governo mundial contraria as vontades dos globalistas?
Como faz para abaixar juros?
@@joaopauloluz7793 meu amigo os paises europeus e asiáticos sabem dos progressos dos globalistas e sionistas e estão convertendo a economia das nações em barras de ouros para se segurar do próximo colapso financeiro mundial, os trabalhadores extrangeiros não tem 13* salário e nem FGTS pois são econômicos e foram educados com uma educação financeira muito estruturada, com uma economia estavél e um balanço da receita e dividendo o ser humano consegue escapar do vermelho, é tudo questão de equilibrio financeiro com um depósito mensal de 15% na conta.
Como voçe acha que as igrejas lucra?
Juros não é a causa raiz, é o sintoma. É o preço do dinheiro no mercado. Se a confiança no governo aumentar, ele consegue baixar os juros e mesmo assim os poupadores vão emprestar dinheiro pra financiá-lo. Caso não haja confiança, mesmo aumentando os juros o governo não consegue captar recursos. Nisso a última alternativa é imprimir dinheiro, só que aí a inflação vem galopante. O governo tem que parar de ser gastão e ficar chutando a lata pro próximo, uma hora alguém tem que pagar a conta no meio do caos.
Brilhante.
Pena que nem todos podem ter acesso a informação de qualidade.
Respeito mas não concordo com seu comentário, Acho que tem sim, todo mundo está com a cara no celular vendo vídeos no face e besteiras no zap. O app do Google e TH-cam tá bem ali do lado.
Obrigada por comentar, Paulo! Como diz o Keitsamba, a informação está aí (aqui) é só uma questão de a gente tentar levar às pessoas.
A reforma que e necessária para todos, e que só os militares não serão afetados.. continuando com todos os privilégios.
Que tipo de privilégio tem os militares?
@@jeffersontorquato8897 cara, vc viu o vídeo? Foi bem explicada essa parte...
Muito bom! Estava à procura de um vídeo assim, baseado em fatos e dados e com análise técnica da reforma, pontuando os aspectos positivos e negativos.
Que bom que nos encontrou, Matheus, obrigada! Confira as nossas playlists, em especial, a Estúdio BBC, e se inscreva no canal!
Já são 60 milhões de pessoas vivendo com menos de 5,5 dólares por dia, já será um milagre fazer três refeições por dia, como é que o pobre pode contribuir com a previdência, vai comer sola de Sapato para sobreviver?
Só 3% dos gastos da previdência vão pros 20% mais pobres., e + de 40% vão pros 20% mais ricos. Olha o que aconteceu com o Rio de Janeiro, no caso do governo federal se ele quebrar não tem ninguém que o socorra. Ninguém entende que o governo ta quebrado
O problema não são os mais
pobres como eles dizem,o que eles não querem é o aparelhamento de políticos e
funcionários públicos ao INSS,pois com isto deverão obedecer ao teto do regime
geral acabando com aquelas aposentadorias gordas que tantos politicos como
funcionários públicos do alto escalão tem.Exemplo ,Ministros do STF aposentados
com mais de 40.000 por mês,ex Presidentes aposentados com mais de 50.000. O que
eles não querem é que os menos favorecidos paguem menos e eles terem que pagar
mais,isto é uma injustiça para eles. E farão de tudo para tirar estas coisas da
pauta da reforma.Não podemos aceitar,queremos contribuir , pois estamos cientes
das dificuldades em que nosso pais se encontra,mas eles também devem fazer a
parte deles. Estaremos de olho.Nada a mais,nada a menos.
O Pobre se ferou, contribuição mínima de 15 anos, nessa proposta 20 anos.
Os Militares continuam privilegiados. Os Professores se ferraram vão morrer e não se aposentam.
Realmente, muitos professores morrem aos 54 anos.
A taxa e o tempo de contribuição dos militares também vai aumentar. Esqueci de dizer que os militares são os únicos que continuam pagando aposentadoria depois de aposentados.
@@everythingiseconomics9742 kkkkkkkk
@@everythingiseconomics9742 A ideia dessa nova proposta é essa: morrer antes de se aposentar.
Professores se ferram?
O salario medio cresceu 15% em certo periodo. O dos professores cresceu 150%.
Obrigada por esclarecer muitas dúvidas minhas! :) Absurdo reduzirem o valor do BPC, essas pessoas já vivem na miséria.
N reduziram anteciparam. Pq hj n se recebe nada de 60 a 65 anos. Vc acha correto?
O tempo de contribuição previdenciária está sendo usado com freqüência contra vários itens da reforma, mas não se tem levado em consideração que o ambiente pós reforma pode ser outro. Inclusive este é um dos objetivos, fazer com que a economia seja capaz de gerar um índice de empregabilidade suficiente para que muitos desses benefícios nem sejam necessários. Mas é claro que isso é um verdadeiro exercício de otimismo extremo.
@@ademirpereirajorge7166 respeito sua opinião, porém discordo. As pessoas que recebem o BPC atualmente não podem esperar um índice de empregabilidade adequado, até lá, caso se concretize a atual proposta; elas irão morrer de fome. Ademais, grande parte dos idosos pobres com mais de 60 anos neste país não detêm capacidade laboral.
Mari Dourado eu concordo com você, por isso eu me referi ao otimismo. Um otimismo extremo que justificasse que algumas das medidas só fossem colocadas em um segundo estágio, caso fossem alcançadas as metas previstas.