Da próxima vez, votem em pessoas que não saiam contratando funcionários públicos e concedendo aumentos ao funcionalismo sem fazerem as contas. Pessoas que sejam responsáveis com o gasto público. Os irresponsáveis acabam tendo de pedir dinheiro aos bancos. Olhem o passado e vejam quem foram esses irresponsáveis que criaram a situação atual.
@@NilsonRio1 Os atuais gastos públicos já nem são mais de controle do governo, a constituição e a necessidade de formar maiorias no parlamento obriga que o chefe de governo gaste e conceda aumentos ao funcionalismo, o Brasil foi projetado pra dar errado.
O que acredito que vocês esqueceram de mencionar foi o efeito das pautas bomba em 2015, que ajudaram, e muito, nessa problemática econômica de hoje. Todos os projetos de lei desta pauta foram votados em regime de urgência. Dilma chegou a vetar 5 desses projetos de lei. A aprovação no atacado desses projetos de lei foi destacado, em meados de 2015, pela agência de classificação de risco Standard and Poors numa nota em que a mesma dizia textualmente que a crise era ESSENCIALMENTE POLÍTICA. Isso ficou PROVADO depois do impeachment da Dilma. Por que os projetos foram votados em regime de urgência. Já os vetos dos 5 projetos foram "esquecidos"após o impeachment. Só a título de exemplo cito projeto que aumentava em 78% os salários dos promotores federais. Eles fizeram pressão pela aprovação urgente. Já a apreciação do veto... Portanto, a Standard and Poors sabia muito bem o que escreveu na nota de meados de 2015.
Não entendo seu ponto. Em 2015, aparentemente até medidas que aumentariam o ganho do trabalhador com o fgts foram barradas pelo governo Dilma. Eu acharia até honrado e responsável, se no ano anterior não houvesse tido uma falta de responsabilidade igual por visibilidade eleitorera. O pior é saber que por culpa dela temos que aceitar que o Bolsonaro é presidente hoje.
fabiorengel essa "medida" do FGTS passava de pouco mais de de 4% para o rendimento da poupança na época, pouco mais de 6%. Essa diferença de remuneração quem iria cobrir era o governo. E o veto presidencial sequer foi discutido ainda. Mostrando qual era a real intenção dos que aprovaram o projeto de lei. Não estou isentando Dilma de responsabilidade na crise. Mas fica claro que o Congresso Nacional da época tem sua parte e a nota da Standard and Poors é o retrato daquele momento político
Infelizmente estamos vivendo um looping, o Brasil entra crise e corta investimentos, o empresário não contrata novas obras e demite, a familia desempregada ñ compra, se a loja não tem para quem vender tambem demite, e mais gente não tem como comprar e aí nenhum governo tem o que arrecadar. Dá-lhe lord Keynes. Enquanto isso os juros vão muito bem obrigado.
@@viniciuscvj .eu sou aposentado,já estou preocupado,mas tudo isso é pra aprovar a maldita reforma da previdência,ou o fim da previdência social,não estão nem aí pra gerar empregos, pra fazer terrorismo psicológico no povo,jogar os trabalhadores na escravidão,sem aposentadoria e sem direitos trabalhistas
@@josemariaschemer7663 O Brasil é um país pobre, não tem como ter seguridade social por muito tempo, prepare-se que sua aposentadoria mensal está em risco.
Vinicius Santana, explica o que você quer dizer com o Brasil ser um país pobre. O Canadá é um país pobre? Pois nosso PIB é maior do que o do Canadá. Há anos estamos entre as 10 maiores economias do mundo. Então, o Brasil não é pobre. O brasileiro, sim, é pobre porque temos uma das maiores desigualdades sociais do mundo. E vamos nos tornar o mais desigual e mais cruel país do mundo quando não tivermos mais aposentadoria.
@@raquelmello3126 A população do Canadá é de 1/6 da população brasileira, até a Índia tem um pibão, oitavo maior e o país com tanta gente pra dividir este pibão parece uma lata de lixo gigante. O que o importa é PIB per capita e este o Brasil é superado por países como Turquia, Rússia, Malásia, Chile e até a porcaria da Argentina tem um PIB per capita maior que o do Br. População lixo país lixo, não haveria como o resultado ser diferente.
Perdão de dívidas de grandes empresas, pagamento de juros de dívida pública para rentistas, aumentos de salário de congressistas e do judiciário... Tudo coisas nefastas que estão acabando com o país. E quem tem que pagar é o pobre?
não nada de errado pro rentismo afinal é apenas pessoas que inventem em tesouro direto. Parece que toda reclamação que você disse provem do estado e não não das empresas.
Gostei muito do vídeo. Contudo, além de discutir lugares para cortar gastos, senti falta de discutir sobre a dívida pública em si, a taxa de juros e quem é que recebe quando o país paga. Pessoalmente, já que flexibilizar a regra de ouro é uma carta na mesa, acho que discutir a dívida, a taxa de juros também deveria estar. Outra observação é: pra mim é óbvio que vacinas e educação impactam gerações futuras, mais ainda do que obras. Obrigado
A dívida pública é um problema justamente porque os gastos são altos. Reduzam os gastos do governo que se torna possível pagar a dívida adequadamente e esta irá diminuir.
Seja específico toda divida publica é imoral pelo simples faro de que não há algo mais perverso do que criar dividas para as pessoas que nem nascerem pagar ela.
@@caiorochacandido5859 A inconstucionalidade recai no juros sobre juros que incide sobre o cálculo da dívida. Da pra auditar sim, mas é uma briga difícil de ganhar.
@Marcos é essa mesma idolatria que deixou a esquerda no poder por mais de 20 anos e olha como ficou. É mais fácil pro estado se endivida ainda mais do que reduzir seus gastos no legislativo, judiciário e executivo em outras palavras o funcionarismo público.
Milícias, corrupção, ministros imbecis, golden showers, entreguismo descarado, ameaça de destruição da previdência e entreguismo descarado. Vcs querem mais o que para pedir impeachment?
@Marte vai ser culpa dele sim,pois não tem plano de governo para gerar empregos, isso leva ao crescimento da economia,ele quer o caos mesmo,esse é o plano,pois aí fazem um terrorismo psicológico para aprovar a reforma da previdência social,que não vai gerar empregos também,veja a Argentina como está,com reforma e tudo.
@@ronaldocandido5644 .Aprende fazer continhas de vezes,depois volta,o PT ficou no poder por 13 anos e cinco meses.ai era só tirar a Dilma que tudo iria melhorar,melhorou pra caramba né?
@@viniciuscvj mesmo com contrabando, quanto esse mesmo cigarro se fosse proibido? O que ajuda o traficante é a proibição, afinal ele não tem concorrência.
@@JonathasMoura O cigarro proibido seria o preço do atual cigarro contrabandeado, mais barato, não mecha nas dorgas senão os paulistas vão criar maconha gourmet, cocaína orgânica e lança perfume vegano.
@@eunoyoutube2019 canabis nao cria zumbis cara, quem faz isso é o crack, ou se quiser tem o álcool tb, q tira a pessoa de si completamente, q pior do q o crack q cria um zumbi medroso, cria um violento
Eficácia é o governo ter uma equipe econômica que trace estratégias para a retomada do crescimento. Jogar pra cima de aposentados, pensionistas e servidores públicos, é no mínimo um cinismo. Depois que privatizar a Previdência o déficit vai aumentar, porque a contribuição dos trabalhadores que é recolhida em Folha de Pagamento, vai para os Bancos, e o governo vai ter que tomar emprestado a juros extorsivos, um recurso que era do Estado. Mas, como diz o ditado luso "quem é burro pede a Deus que o mate, e ao Diabo que o carregue" .
@Gabriel Teles Para se implantar a capitalização tem que se haver uma regra de transição. O governo tem duas alternativas, ele repassa as contribuições já paga pelos trabalhadores aos bancos ou pagará as aposentadorias (quem é aposentado e quem vai se aposentar) até o último aposentado.
@Gabriel Teles No sistema de repartição, trabalhadores ajudam a pagar os aposentados. Os aposentados giram em torno de 30milhões. Temos 35milhões de trabalhadores que contribuem com o inss, que um dia vão se aposentar. Há pelo menos 45milhões de desempregados ou na informalidade, muitos já contribuíram com o inss, estão temporariamente fora do mercado de trabalho devido a crise. Com a capitalização esse financiamento acabará. Haverá déficit sim.
700 bilhões por ano vai pra pagar previdenciários, entende? Até quando você acha que vai dar certo este sistema? Você é algum retardado do PT? Eu não sei, mas quem é contra a reforma da previdência no mínimo tem algum retardo mental.
Par sairmos dessa crise é bem simples, coloca os Deputados, vereadores, prefeitos e presidentes no regime de salário de no máximo 5 mil e cancela o Auxilio terno, Auxilio transporte,Auxilio moradia,Auxilio saúde. E tudo resolvido!
Essa solução é tão simplista que chega a ser engraçada. Estamos falando de boladas de dinheiro de verdade e você me vem com mixarias... Pode até cortar a zero que não resolve nada.
@@carloscarneiro7226 Vamos pensar somente nos Deputados, são 513, cada um 60 mil por mês , só no salário isso dá 30780000 por mês só de salário. E isso sem os auxílios, ainda acha que é mixaria???
@@CirangeloSilva O orçamento anual da previdência é cerca de 770 bilhões e o orçamento com os gastos com o congresso é de míseros 10 bilhões. Claro que deve ser cortado o máximo possível dos privilégios dos políticos mas não resolve absolutamente nada diante do gigantesco problema do gasto previdenciário. Se comparados, é mixaria. O maior problema da previdência é a expectativa de crescimento de gasto. Este ano está consumindo 53% do orçamento da União mas vai chegar a 100% do orçamento em 2035. Aí pode dar adeus à saúde, segurança e educação por que o estado vai se resumir a apenas um pagador de aposentadorias.
@@carloscarneiro7226 Você está esquecendo de que há já muitos políticos aposentados que ganham aposentadorias milionárias. E isso deveria sim ser cortado. Também esta esquecendo que além de salário, cada deputado, ganha 60 mil de verba de gabinete então, multiplique pelos 513 que temos(isso sem pensar em vereadores , prefeitos , senadores e cargos de confiança). Sem falar que deveríamos taxar as grandes fortunas também.O maior problema do governo é que ele não está cortando de onde deveria, se cortassem de quem custa mais, certamente não teríamos este grande rombo. O rombo só existe por culpa deles não do povo. E esse é o maior problema.
PARABÉNS !!! Muito tempo q não via jornalista tão bem informada ! O Leonardo Albernaz é meu professor de ADM pública 😁😁 Em relação ao orçamento e regra de ouro, Ela tá correta ! Tá entre Art. 165 e 169 da C.F Regra de ouro proíbe QUALQUER dívida ? NÃO ! Regra de ouro coloca um LIMITE na dívida do governo para pagamento de despesa corrente, Esse limite é o valor que governo gasta com Despesa de INVESTIMENTO. Como gasto do governo já atingiu esse limite, Governo é OBRIGADO a pedir ao congresso Crédito Suplementar, Assim vai poder emitir mais títulos da dívida ao mercado,Pois a Receita é prevista e Despesa Fixada. Enquanto, LRF obriga o governo a contigenciar os gastos para equilibrar com a receita. Bolsonaro tá fazendo o que Dilma tinha que ter feito em 2014, ou seja, Pedir autorização de novos créditos ao congresso.
O governo diz que o dinheiro é para pagar esses programas sociais. Mas o caixa da união não é único? O que o impede de deixar de pagar a aposentadoria dos mais ricos para pagar o BPC e bolsa família?
Todos são iguais perante a lei, soa bonito né? Mas na prática a aposentadoria de 1 salário mínimo do lavrador e a aposentadoria de 39mil reais do ex desembargador são tratadas na mesma forma. O Brasil falhou miseravelmente e irá piorar ainda mais.
Nisso tudo quem não está perdendo ou melhor, só aumentaram seu lucro; Os Bancos , pois todos os gastos estão congelados "menos " os gastos com os juros aos bancos!
Estamos falando de salários que aumentam a bolha da divida publica: calculo na media um deputado recebe 33.763 reais, a camará federal tem em posse por decreto federal no máximo 513 deputados federais o salario destes somados por um mês total 17.320.419 milhões de reais, logo estes no período de 12 meses 207.845.028 milhões de reais , sem contar com os demais salários e valores gastos pelo poder publico para bancar o funcionalismo publico...se falamos tanto do funcionalismo publico de países europeus ou americanos , acredito que deveríamos repensar como o salario de determinadas funções ultrapassaram a razão logica para divida. Essa é uma opinião, apenas para gerar reflexão...
Não é mais fácil começar a cobrar os grandes devedores da Previdência? Os grandes sonegadores também? Porque o país toma o caminho mais difícil possível?
@@JeffersondeOliveiraAzevedoje O ministério da economia estimou que a dívida recuperável do INSS é em torno de 30% do total, e isso em um prazo de 10 anos. Os dependentes do INSS que se cuidem, o governo lhes dará um calote nos próximos anos.
50 % dos donos são de agencias de investimentos (SELIC, tesouro direto, prefixado, fundos de pensão entre outros ) os bancos nacionais e estrangeiros só tem 25 % da divida
Tem que haver auditoria nas contas da União. Até 31 de dezembro havia muito dinheiro nos cofres públicos, assim sendo, foi irresponsabilidade o aumento de 16% no cartão corporativo no primei ego trimestre e etc.
O Bolsonaro nem precisa se endividar. É só falar com o Moro pra ele falar como os amigos promotores que façam um empréstimo pro governo! Eles têm mais de $2 bilhões não vai fazer falta pra eles
e você acha que os deputados vão fazer alguma coisa é só olhar o congresso cheio de politico que coloca tanto entrave pois o presidente não ta fazendo o toma la da ca
Nossa isenções do setor petrolífero estatal nossa e do oligopólios de telecomunicações que foi privatizado con varias agencia de regulamentação para eviatr monopólios.
antes de se candidatar, o Bol $0 esqueceu que administrar um país em crise requer um trabalho de administração pública e não de patrulhamento ideológico... se vestiu de Templário quando deveria ter se vestido de gestor.
Legal, agora me explica quem fez é aprovou o atual orçamento?? Concordo que ele tem que governar mais e olhar menos para a vida alheia. Porém essa bagaça começou antes. Lembrando que o orçamento de 2019 foi aprovado pelo congresso de 2018 e pelo executivo de 2018.
@@gugamoraisfi ele não está fazendo nem o trabalho dele, cara. Itamar Franco pegou o país em seu pior estado na história e conseguiu entregar o país estabilizado para o FHC... logo no primeiro semestre era visível o empenho dele como gestor, era seu trabalho como adm. Até agora, todas as medidas econômicas que ele próprio tomou foram protecionistas e intervencionistas. É só ver em quantas polemicas o Bozó já entrou sobre gestão e ideologia, todos sabíamos que sempre teve prioridades, gerir o país não era uma delas. precisamos ser honestos consigo mesmos e com o próprio Bolsonaro, ele era o pior, ele era o que poderia fazer menos, o mais incapaz e ele sabia e sabe disso, e nós também. Não adianta seus eleitores se sentirem enganados, ele nunca mentiu pra nenhum a respeito de sua incapacidade, votaram conscientes e ainda vai dar muita merda, pode escrever.
O Endividamento cresce em razão de pagamento de altos juros da dívida interna. Voces querem culpar a Previdência e Funcionalismo Público, desviando o foco dos verdadeiros causadores do endividamento; ou seja, OS BANCOS. Disso vocês não falam.
Como pode isso? O nível de desinformação sobre o sistema da dívida pública é vergonhoso. Quer dizer que o aumento da dívida pública por mecanismos de rolagem é uma consequência de desequilíbrios fiscais "nos últimos anos"? É sério isso? Não dava pra ser um pouquinho mais vago e totalmente fora do ponto, não?
Oq gasta muito são os nossos políticos e o judiciário. QR economizar, carta os auxílios e bônus desse pessoal, acabei com o refis de empresas como a Havan q tem mais de 100 anos pra pagar as dividas com os governos, coloca "IPVA" pra jatinhos particulares, iates, helicópteros e taxa as grandes fortunas, taxar lucros e dividendos. Isso geraria uma receita gigantesca
As dívidas só existem porque PEGAM EMPRESTADO. Se não gostam de pagar juros, NÃO GASTEM MAIS DO QUE ARRECADAM. O Brasil é um PAÍS com riquezas naturais mas ECONOMICAMENTE POBRE. Não existe um baú mágico de onde sai o dinheiro.
Pq os 250 bilhões são pra pagar os idosos e miseráveis? Pq não pagar esses caras e adiar o pagamento dos funcionários públicos em vez disso? Ou pelo menos dividir os cortes entre todas as áreas seria mais justo
corte todos os subsídios de todos os setores assim como os impostos indiretos, calote essa divida pública ai o estado vai ser forçado a finalmente a encarar a realidade de que ele ó destroi riqueza aquela famosa imagem do capitalista comendo dinheiro se parece muito mais com estado.
Spotniks e BBC atualmente são os únicos canais de notícias em que percebo um esforço em ser imparcial, em relatar os fatos sem ficar apresentando interpretações ideologizadas e distorções propositais da realidade. Jornalismo de verdade, profissional. Parabéns. Perdi a confiança em Globo, Estadão, Folha etc. mas a BBC é ótima. 👏
@@carloscarneiro7226 não só. O Brasil definiu a taxa de juros com a adição da inflação para pagar a dívida, mesmo sendo um bom pagador. Isso é política (economia política) voltada para quem realmente toma as decisões (os detentores da dívida: os grandes bancos e corretoras). Esse é a base do argumento dos auditores fiscais. Todos entendem que o que qualquer dívida deve ser paga, mas o tempo para pagar e a taxa de juros são problemáticas no Brasil. Um país que produz riqueza em volume extraordinário, pagador, 50% do orçamento é destinado para isso, e mesmo assim aplica as taxas de juros entre as mais altas do mundo, descontada a inflação. E te digo que os choques fiscais que querem dar, além de reduzir nossa qualidade de vida, vai enxugar gelo. Há de se fazer a reforma da previdência que ataque os altos salários, não os de classe D, C. Há de se tributar dividendos, fazer reforma tributária para altas rendas pagarem mais e classes populares e media pagar menos imposto. Há de se refinanciar as dívidas das classes populares e tentar resgatar o consumo das famílias. Há de se pensar como reverter os déficits comerciais em setores vitais como indústria farmacêutica, petróleo. O custeio público tem que ser racionalizado, concordo. Mas não de forma draconiana, pois vamos destruir ainda mais o nosso país.
Faltou comentar a PLN 4/2019 que visa permitir o descumprimento da regra. Faltou comentar que o tesouro Nacional dispõe de 1,2 Trilhão, logo não seria necessário o descumprimento da regra, nem tão pouco aprovação da PLN. Falta também o jornal fazer um acompanhamento das emissões de títulos.
A falta de dinheiro é essa merda de toma lá da cá, na corrupção... que não deixa o dinheiro publico ter eficiencia. Esses poderes todos (os 3) não merecem confiança. eu tenho conhecimento e crédito, mas não tenho interesse nenhum em investir aqui por causa dessa insegurança. todo mundo tá assim. por isso o país está parado. enquanto não tivermos segurança politica, juridica e democracia séria, respeito aos princípio da auteridades e isonomia, não tem trabalho. Que vá tudo pras cucuias, Brasil. Sinto muito, mas é isso. Pra quem não se liga em acumular, que pode empurrar com a barriga, vai acabar com a austeridade brasileira enquanto ela não reconhecer que o bolo precisa ser mais justamente partido.
Estou cancelando minha inscrição nesse canal, eles fazem as análises e só consultam especialistas comprometidos com o sistema. Veja que nem sequer se levanta a possibilidade de uma auditoria da dívida pública, o que já vem sendo defendido por muitos economistas, mas esse canal prefere ignorar isso, assim como faz a velha mídia comprometida não com a população em geral, mas sim com sistema financeiro, que se alimenta desse sistema nefasto.
Tadinho do Presidente, quando ele vai acordar e começar a trabalhar. Ainda por cima contratou o incompetente do Guedes. A ideia é gerar o caos para justificar as reformas mal intencionadas.
A regra de ouro não está em cheque, é apenas uma ala , a esquerda que acha que o estado pode gastar infinitamente. Agora parem e pense, se chegamos aqui nesta situação com a regra de ouro e o teto de gastos, imaginem o desastre que seria sem ambos funcionando. Por isso que são dispositivos essenciais para manter as contas públicas sadias e isso não significa falta de investimento na prática, muito pelo contrário, uma casa sadia financeiramente é mais próspera.
O que me dá mais raiva nessas "soluções" do governo é que eles cortam em todo canto, menos no próprio bolso. Pensões, aposentadorias e luxos de políticos, juízes e militares custam milhões e nenhum deles nem abre a boca p falar em redução.
Essa falsa ingenuidade de jornalistas é de matar. Dão ouvidos demais pra "economistas" , e de menos pra administradores públicos. É apego demais a teorias totalmente distantes dos fatos empíricos.
Quem são as pessoas que criam esses conceitos e mandam vcs, jovens jornalistas, propagar essas idéias para a massa? E com que objetivos? Eu sempre quis saber
O pagamento de juros aos bancos está garantida!
Salários milhonarios de parlamentares também está garantido!
E os subornos.
Pois é, democracia dá sempre nisso, dinheiro de pessoas comuns nas mãos dos poderosos.
Da próxima vez, votem em pessoas que não saiam contratando funcionários públicos e concedendo aumentos ao funcionalismo sem fazerem as contas. Pessoas que sejam responsáveis com o gasto público. Os irresponsáveis acabam tendo de pedir dinheiro aos bancos. Olhem o passado e vejam quem foram esses irresponsáveis que criaram a situação atual.
@@NilsonRio1 Os atuais gastos públicos já nem são mais de controle do governo, a constituição e a necessidade de formar maiorias no parlamento obriga que o chefe de governo gaste e conceda aumentos ao funcionalismo, o Brasil foi projetado pra dar errado.
Claro. Só idiotas defendem calote de dívida.
O que acredito que vocês esqueceram de mencionar foi o efeito das pautas bomba em 2015, que ajudaram, e muito, nessa problemática econômica de hoje. Todos os projetos de lei desta pauta foram votados em regime de urgência. Dilma chegou a vetar 5 desses projetos de lei. A aprovação no atacado desses projetos de lei foi destacado, em meados de 2015, pela agência de classificação de risco Standard and Poors numa nota em que a mesma dizia textualmente que a crise era ESSENCIALMENTE POLÍTICA. Isso ficou PROVADO depois do impeachment da Dilma. Por que os projetos foram votados em regime de urgência. Já os vetos dos 5 projetos foram "esquecidos"após o impeachment. Só a título de exemplo cito projeto que aumentava em 78% os salários dos promotores federais. Eles fizeram pressão pela aprovação urgente. Já a apreciação do veto... Portanto, a Standard and Poors sabia muito bem o que escreveu na nota de meados de 2015.
Não entendo seu ponto. Em 2015, aparentemente até medidas que aumentariam o ganho do trabalhador com o fgts foram barradas pelo governo Dilma. Eu acharia até honrado e responsável, se no ano anterior não houvesse tido uma falta de responsabilidade igual por visibilidade eleitorera. O pior é saber que por culpa dela temos que aceitar que o Bolsonaro é presidente hoje.
fabiorengel essa "medida" do FGTS passava de pouco mais de de 4% para o rendimento da poupança na época, pouco mais de 6%. Essa diferença de remuneração quem iria cobrir era o governo. E o veto presidencial sequer foi discutido ainda. Mostrando qual era a real intenção dos que aprovaram o projeto de lei. Não estou isentando Dilma de responsabilidade na crise. Mas fica claro que o Congresso Nacional da época tem sua parte e a nota da Standard and Poors é o retrato daquele momento político
Infelizmente estamos vivendo um looping, o Brasil entra crise e corta investimentos, o empresário não contrata novas obras e demite, a familia desempregada ñ compra, se a loja não tem para quem vender tambem demite, e mais gente não tem como comprar e aí nenhum governo tem o que arrecadar. Dá-lhe lord Keynes. Enquanto isso os juros vão muito bem obrigado.
Esse looping negativo vai acabar, acabar na forma ou de calote nos aposentados ou em hiperinflação.
@@viniciuscvj .eu sou aposentado,já estou preocupado,mas tudo isso é pra aprovar a maldita reforma da previdência,ou o fim da previdência social,não estão nem aí pra gerar empregos, pra fazer terrorismo psicológico no povo,jogar os trabalhadores na escravidão,sem aposentadoria e sem direitos trabalhistas
@@josemariaschemer7663 O Brasil é um país pobre, não tem como ter seguridade social por muito tempo, prepare-se que sua aposentadoria mensal está em risco.
Vinicius Santana, explica o que você quer dizer com o Brasil ser um país pobre. O Canadá é um país pobre? Pois nosso PIB é maior do que o do Canadá. Há anos estamos entre as 10 maiores economias do mundo. Então, o Brasil não é pobre. O brasileiro, sim, é pobre porque temos uma das maiores desigualdades sociais do mundo. E vamos nos tornar o mais desigual e mais cruel país do mundo quando não tivermos mais aposentadoria.
@@raquelmello3126 A população do Canadá é de 1/6 da população brasileira, até a Índia tem um pibão, oitavo maior e o país com tanta gente pra dividir este pibão parece uma lata de lixo gigante. O que o importa é PIB per capita e este o Brasil é superado por países como Turquia, Rússia, Malásia, Chile e até a porcaria da Argentina tem um PIB per capita maior que o do Br.
População lixo país lixo, não haveria como o resultado ser diferente.
Perdão de dívidas de grandes empresas, pagamento de juros de dívida pública para rentistas, aumentos de salário de congressistas e do judiciário... Tudo coisas nefastas que estão acabando com o país. E quem tem que pagar é o pobre?
Pois é, democracia dá sempre nisso, dinheiro de pessoas comuns nas mãos dos poderosos.
Tem que pagar a dívida pública mesmo.
não nada de errado pro rentismo afinal é apenas pessoas que inventem em tesouro direto. Parece que toda reclamação que você disse provem do estado e não não das empresas.
@@ronaldocandido5644 deixe assim, quanto mais reclamam mais altos os juros e mais cedo me aposento.
Isso é o que dá votar em deputado socialista.
Gostei muito do vídeo. Contudo, além de discutir lugares para cortar gastos, senti falta de discutir sobre a dívida pública em si, a taxa de juros e quem é que recebe quando o país paga. Pessoalmente, já que flexibilizar a regra de ouro é uma carta na mesa, acho que discutir a dívida, a taxa de juros também deveria estar. Outra observação é: pra mim é óbvio que vacinas e educação impactam gerações futuras, mais ainda do que obras.
Obrigado
Obrigada pelas sugestões, Thiago!
Estamos já produzindo um vídeo a respeito. Em breve!
A vasta maioria dos "gastos" com educação reverte-se ao pagamento de salários e APOSENTADORIAS de professores universitários.
A dívida pública é um problema justamente porque os gastos são altos. Reduzam os gastos do governo que se torna possível pagar a dívida adequadamente e esta irá diminuir.
@@carloscarneiro7226 e se reduzir a taxa de juros?
A dívida pública tem origem inconstitucional e deve ser auditada
Seja específico toda divida publica é imoral pelo simples faro de que não há algo mais perverso do que criar dividas para as pessoas que nem nascerem pagar ela.
@@caiorochacandido5859
A inconstucionalidade recai no juros sobre juros que incide sobre o cálculo da dívida. Da pra auditar sim, mas é uma briga difícil de ganhar.
Bolsonaro é melhor já ir renunciando
Chora nao
@Marcos é essa mesma idolatria que deixou a esquerda no poder por mais de 20 anos e olha como ficou. É mais fácil pro estado se endivida ainda mais do que reduzir seus gastos no legislativo, judiciário e executivo em outras palavras o funcionarismo público.
Milícias, corrupção, ministros imbecis, golden showers, entreguismo descarado, ameaça de destruição da previdência e entreguismo descarado. Vcs querem mais o que para pedir impeachment?
@Marte vai ser culpa dele sim,pois não tem plano de governo para gerar empregos, isso leva ao crescimento da economia,ele quer o caos mesmo,esse é o plano,pois aí fazem um terrorismo psicológico para aprovar a reforma da previdência social,que não vai gerar empregos também,veja a Argentina como está,com reforma e tudo.
@@ronaldocandido5644 .Aprende fazer continhas de vezes,depois volta,o PT ficou no poder por 13 anos e cinco meses.ai era só tirar a Dilma que tudo iria melhorar,melhorou pra caramba né?
Libera as drogas e taca imposto em cima, já ajuda.
Ajuda traficante né? Vai acabar como cigarro, liberado, super caro e recordista em contrabando.
@@viniciuscvj mesmo com contrabando, quanto esse mesmo cigarro se fosse proibido? O que ajuda o traficante é a proibição, afinal ele não tem concorrência.
@@JonathasMoura O cigarro proibido seria o preço do atual cigarro contrabandeado, mais barato, não mecha nas dorgas senão os paulistas vão criar maconha gourmet, cocaína orgânica e lança perfume vegano.
O Cannabis já vejo por toda cidade kk.. Liberar, que mau tem!
@@eunoyoutube2019 canabis nao cria zumbis cara, quem faz isso é o crack, ou se quiser tem o álcool tb, q tira a pessoa de si completamente, q pior do q o crack q cria um zumbi medroso, cria um violento
Eficácia é o governo ter uma equipe econômica que trace estratégias para a retomada do crescimento. Jogar pra cima de aposentados, pensionistas e servidores públicos, é no mínimo um cinismo.
Depois que privatizar a Previdência o déficit vai aumentar, porque a contribuição dos trabalhadores que é recolhida em Folha de Pagamento, vai para os Bancos, e o governo vai ter que tomar emprestado a juros extorsivos, um recurso que era do Estado.
Mas, como diz o ditado luso "quem é burro pede a Deus que o mate, e ao Diabo que o carregue" .
Especialista falam que a privatização da previdência irá gerar um gasto de 20trilhões de reais, mas acho que o gasto será maior.
@Gabriel Teles Para se implantar a capitalização tem que se haver uma regra de transição. O governo tem duas alternativas, ele repassa as contribuições já paga pelos trabalhadores aos bancos ou pagará as aposentadorias (quem é aposentado e quem vai se aposentar) até o último aposentado.
@Gabriel Teles No sistema de repartição, trabalhadores ajudam a pagar os aposentados. Os aposentados giram em torno de 30milhões. Temos 35milhões de trabalhadores que contribuem com o inss, que um dia vão se aposentar. Há pelo menos 45milhões de desempregados ou na informalidade, muitos já contribuíram com o inss, estão temporariamente fora do mercado de trabalho devido a crise. Com a capitalização esse financiamento acabará. Haverá déficit sim.
700 bilhões por ano vai pra pagar previdenciários, entende? Até quando você acha que vai dar certo este sistema? Você é algum retardado do PT? Eu não sei, mas quem é contra a reforma da previdência no mínimo tem algum retardo mental.
@Gabriel Teles Também não sou contra uma reforma da previdência, eu só acho que devia ser melhor discutidos alguns pontos.
Já é hora dos três poderes dar um exemplo de cidadania cortando auxílios e reduzindo salários em 50% por 20 anos.
Bora ser um exemplo de cidadania.
Santa inocência...
@@viniciuscvj concordo com toda tristeza desse sonho estadista.
Par sairmos dessa crise é bem simples, coloca os Deputados, vereadores, prefeitos e presidentes no regime de salário de no máximo 5 mil e cancela o Auxilio terno, Auxilio transporte,Auxilio moradia,Auxilio saúde. E tudo resolvido!
Essa solução é tão simplista que chega a ser engraçada. Estamos falando de boladas de dinheiro de verdade e você me vem com mixarias...
Pode até cortar a zero que não resolve nada.
@@carloscarneiro7226 Vamos pensar somente nos Deputados, são 513, cada um 60 mil por mês , só no salário isso dá 30780000 por mês só de salário. E isso sem os auxílios, ainda acha que é mixaria???
@@CirangeloSilva
O orçamento anual da previdência é cerca de 770 bilhões e o orçamento com os gastos com o congresso é de míseros 10 bilhões. Claro que deve ser cortado o máximo possível dos privilégios dos políticos mas não resolve absolutamente nada diante do gigantesco problema do gasto previdenciário. Se comparados, é mixaria. O maior problema da previdência é a expectativa de crescimento de gasto. Este ano está consumindo 53% do orçamento da União mas vai chegar a 100% do orçamento em 2035. Aí pode dar adeus à saúde, segurança e educação por que o estado vai se resumir a apenas um pagador de aposentadorias.
@@carloscarneiro7226 Você está esquecendo de que há já muitos políticos aposentados que ganham aposentadorias milionárias. E isso deveria sim ser cortado. Também esta esquecendo que além de salário, cada deputado, ganha 60 mil de verba de gabinete então, multiplique pelos 513 que temos(isso sem pensar em vereadores , prefeitos , senadores e cargos de confiança). Sem falar que deveríamos taxar as grandes fortunas também.O maior problema do governo é que ele não está cortando de onde deveria, se cortassem de quem custa mais, certamente não teríamos este grande rombo. O rombo só existe por culpa deles não do povo. E esse é o maior problema.
PARABÉNS !!!
Muito tempo q não via jornalista tão bem informada !
O Leonardo Albernaz é meu professor de ADM pública 😁😁
Em relação ao orçamento e regra de ouro, Ela tá correta !
Tá entre Art. 165 e 169 da C.F
Regra de ouro proíbe QUALQUER dívida ? NÃO !
Regra de ouro coloca um LIMITE na dívida do governo para pagamento de despesa corrente, Esse limite é o valor que governo gasta com Despesa de INVESTIMENTO.
Como gasto do governo já atingiu esse limite, Governo é OBRIGADO a pedir ao congresso Crédito Suplementar, Assim vai poder emitir mais títulos da dívida ao mercado,Pois a Receita é prevista e Despesa Fixada.
Enquanto, LRF obriga o governo a contigenciar os gastos para equilibrar com a receita.
Bolsonaro tá fazendo o que Dilma tinha que ter feito em 2014, ou seja, Pedir autorização de novos créditos ao congresso.
Precisamos do podcast BBC Brasil
E descubra aqui o que é o orçamento impositivo, aprovado pela Câmara dos Deputados: www.bbc.com/portuguese/geral-48537883
"TCHAU, QUERIDO"
@@humbertoteixeira4946 é pq tá muito bom do jeito que tá... Isso aí. Bora continuar assim q tá dando certo.
BBC explicando Direito Financeiro!!!
Jornalismo de excelência! 👏
Parabéns Mariana Schreiber, 18 minutos sem edição não é pra qualquer um!
Ele pode dar aquele golpe que já aconteceu uma vez no governo Color, e pegar o dinheiro das pessoas? Alguém responde aqui
não mas....o seu ministro da economia pode liberar o fgts antes de cortar o bolsa familia
O presidente é Bolsonaro. Pode qualquer merda. Já existe muita gente tentando descobrir como não ter as poupanças confiscadas.
@@IvanSantanaEu a capitalizaçao so de fundo privado ja da conta do recado
não cara! não pagar e fechar o congresso e o STF
@@aczjbr ta e depois, como vai ser a configuração do poder?Totalitario?
O serviço da dívida está garantido!! Os juros dos banqueiros está guardado.
Gostaria que vocês aprofundassem a questão da dívida pública e o papel que o Banco Central tem exercido para amenizar ou agravar essa questão.
Excelente conteúdo
O governo diz que o dinheiro é para pagar esses programas sociais. Mas o caixa da união não é único?
O que o impede de deixar de pagar a aposentadoria dos mais ricos para pagar o BPC e bolsa família?
Todos são iguais perante a lei, soa bonito né? Mas na prática a aposentadoria de 1 salário mínimo do lavrador e a aposentadoria de 39mil reais do ex desembargador são tratadas na mesma forma. O Brasil falhou miseravelmente e irá piorar ainda mais.
Caramba!! Em 7 meses estragaram tanto assim o país?
@@TheStudiors O Brasil foi tão destruído pelo PT que talvez não tenha mais conserto.
Excelentes explicações
Obrigada, Wadson Abeles!!
Nisso tudo quem não está perdendo ou melhor, só aumentaram seu lucro; Os Bancos , pois todos os gastos estão congelados "menos " os gastos com os juros aos bancos!
o juros são nada mais do que o risco de ser pago.
Estamos falando de salários que aumentam a bolha da divida publica: calculo na media um deputado recebe 33.763 reais, a camará federal tem em posse por decreto federal no máximo 513 deputados federais o salario destes somados por um mês total 17.320.419 milhões de reais, logo estes no período de 12 meses 207.845.028 milhões de reais , sem contar com os demais salários e valores gastos pelo poder publico para bancar o funcionalismo publico...se falamos tanto do funcionalismo publico de países europeus ou americanos , acredito que deveríamos repensar como o salario de determinadas funções ultrapassaram a razão logica para divida.
Essa é uma opinião, apenas para gerar reflexão...
Não é mais fácil começar a cobrar os grandes devedores da Previdência? Os grandes sonegadores também? Porque o país toma o caminho mais difícil possível?
porque geralmente nao pagam.Tem muita empresa falida que não tem como pagar:Tipo a varig
Os maiores devedores do INSS são Varig, Transbrasil e Vasp, não parece que sairá dinheiro de nenhuma delas.
@@viniciuscvj os 500 maiores devedores incluem, o Itaú, Santander, Bradesco, Faculdade Mackenzie, Prefeitura de São Paulo e etc.
@@JeffersondeOliveiraAzevedoje O ministério da economia estimou que a dívida recuperável do INSS é em torno de 30% do total, e isso em um prazo de 10 anos. Os dependentes do INSS que se cuidem, o governo lhes dará um calote nos próximos anos.
@@viniciuscvj pois é ,não é facil ,não é facil
Se não fizerem a auditoria da dívida pública esse problema do endividamento nunca irá findar-se.
Já fizeram, e busca nos videos deles, que a um video explicando com essa mesma moça
Você deve estar achando que eu estou falando do Equador.😅
A grande imprensa não questiona a origem política da dívida, porque os donos da mídia são rentistas. Auditoria já;
50 % dos donos são de agencias de investimentos (SELIC, tesouro direto, prefixado, fundos de pensão entre outros ) os bancos nacionais e estrangeiros só tem 25 % da divida
Adoro te ver na reportagem! Vc é SIMPLISMENTE maravilhosa! PARABÉNS! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊
Muito obrigada pelo generoso elogio, Márcia Becker!!
Aumento de receitas pode set feito com aumento de capacidade de compra das famílias.
Ciro Gomes já avisava na campanha a importância do mercado interno para economia.
Exatamente, sem consumo não tem produção, que não gera renda, que não consumo, que não gera produção...
@@mariogustavocarvalho9338 mas a mamadeira de piroca era mais importante.
Parabéns! A Senhorita é excelente!
Tem que haver auditoria nas contas da União. Até 31 de dezembro havia muito dinheiro nos cofres públicos, assim sendo, foi irresponsabilidade o aumento de 16% no cartão corporativo no primei ego trimestre e etc.
Assistindo 👀👂
BBC e nota 1000
Dinheiro tem observa os salários dos políticos.
Isso é o que dá votar em deputado socialista.
Está mais que na hora desses políticos criar vergonha na cara e colaborar com o país baixando seus salários milionários.
O Bolsonaro nem precisa se endividar. É só falar com o Moro pra ele falar como os amigos promotores que façam um empréstimo pro governo!
Eles têm mais de $2 bilhões não vai fazer falta pra eles
BRASIL PERDENDO TUDO BOZO IGNORANDO TODOS!
Se não aprovar tem que tirar dos super salários desses sanguessugas!
e você acha que os deputados vão fazer alguma coisa é só olhar o congresso cheio de politico que coloca tanto entrave pois o presidente não ta fazendo o toma la da ca
Faltou falar sobre as isenções bilionárias concedidas pelo governo Temer ao setor petrolífero e que o governo atual não fala nada.
Nossa isenções do setor petrolífero estatal nossa e do oligopólios de telecomunicações que foi privatizado con varias agencia de regulamentação para eviatr monopólios.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
antes de se candidatar, o Bol $0 esqueceu que administrar um país em crise requer um trabalho de administração pública e não de patrulhamento ideológico... se vestiu de Templário quando deveria ter se vestido de gestor.
Na mosca. Estão numa cruzada evangélica contra os "males do mundo moderno". Só pirado nesse governo.
Legal, agora me explica quem fez é aprovou o atual orçamento?? Concordo que ele tem que governar mais e olhar menos para a vida alheia. Porém essa bagaça começou antes. Lembrando que o orçamento de 2019 foi aprovado pelo congresso de 2018 e pelo executivo de 2018.
@@gugamoraisfi ele não está fazendo nem o trabalho dele, cara. Itamar Franco pegou o país em seu pior estado na história e conseguiu entregar o país estabilizado para o FHC... logo no primeiro semestre era visível o empenho dele como gestor, era seu trabalho como adm. Até agora, todas as medidas econômicas que ele próprio tomou foram protecionistas e intervencionistas. É só ver em quantas polemicas o Bozó já entrou sobre gestão e ideologia, todos sabíamos que sempre teve prioridades, gerir o país não era uma delas.
precisamos ser honestos consigo mesmos e com o próprio Bolsonaro, ele era o pior, ele era o que poderia fazer menos, o mais incapaz e ele sabia e sabe disso, e nós também. Não adianta seus eleitores se sentirem enganados, ele nunca mentiu pra nenhum a respeito de sua incapacidade, votaram conscientes e ainda vai dar muita merda, pode escrever.
ADAM - PARABÉNS pelos seus comentários! Falou tudo!👏👏👏👏👏👏🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊
ADAM Excelente análise.
E a dívida pública?Não pode ser atacada?Os banqueiros podem ficar por cima da carne seca,os brasileiros podem morrer né?
Excelente vídeo, bem didático
Obrigada, Gutemberg Morais!!
HERÓI NACIONAL SÉRGIO MORO
Esse governo vai acabar com o nosso país!
O Brasil já está acabado há muito tempo. A diferença é que o cadáver começou a feder.
O Endividamento cresce em razão de pagamento de altos juros da dívida interna.
Voces querem culpar a Previdência e Funcionalismo Público, desviando o foco dos verdadeiros causadores do endividamento; ou seja, OS BANCOS. Disso vocês não falam.
EXATO!
Colega, já teve vários videos aqui falando disso, até mesmo dessa reforma, é só buscar e assistir
@@Marcio_H_Moreira mande a fonte, por favor!
Patricia Nobre Corretíssimo!
É o contrário. A dívida aumenta porque aumentaram os gastos loucamente. Façam os cortes nos gastos para pagar adequadamente a dívida que esta diminui.
Como pode isso? O nível de desinformação sobre o sistema da dívida pública é vergonhoso. Quer dizer que o aumento da dívida pública por mecanismos de rolagem é uma consequência de desequilíbrios fiscais "nos últimos anos"? É sério isso? Não dava pra ser um pouquinho mais vago e totalmente fora do ponto, não?
Fico imaginando como nosso país estaria se tivesse eleito um político capacitado como Ciro Gomes.
se o congresso não aprovar o crédito, não paga nada, que aquele dinheiro pagaria, deixa a petralha com a culpa.
Que atraso no repasse? Onde na lei tinha data ou prazo para o repasse dos subsídios do juros?
Vão cortar só dos pobres, como sempre.
Oq gasta muito são os nossos políticos e o judiciário.
QR economizar, carta os auxílios e bônus desse pessoal, acabei com o refis de empresas como a Havan q tem mais de 100 anos pra pagar as dividas com os governos, coloca "IPVA" pra jatinhos particulares, iates, helicópteros e taxa as grandes fortunas, taxar lucros e dividendos.
Isso geraria uma receita gigantesca
Lei importantíssima: lei de responsabilidade fiscal ( LRF). Lei bastante demandada em concursos e bastante complicada de entender .
Por que as desonerações aos empresarios serão de 386 bilhões se não temos dinheiro para pagarmos despesas obrigatória
Governo com salários altos e viagens caras da nisso! Mas vai contingenciar essas mordomias?
Estou amando esse canal e as meninas desse canal também.
Valeu, Jefferson de Oliveira Azevedo!!
Valeu@@BBCNewsBrasil
Por que não mudar a constituição pra mudar (baixar) o salário dos políticos e só? Seria uma economia gigante.
CONVERSA AFIADA!
Só uma perguntinha: de onde vieram essas reservas? Dá pra explicar?
Hoje vivemos uma soma de dois fatores: a situação crítica que o país já vinha a anos somado ao desgoverno do Bolsonaro.
As dívidas só existem porque PEGAM EMPRESTADO. Se não gostam de pagar juros, NÃO GASTEM MAIS DO QUE ARRECADAM. O Brasil é um PAÍS com riquezas naturais mas ECONOMICAMENTE POBRE. Não existe um baú mágico de onde sai o dinheiro.
Pq os 250 bilhões são pra pagar os idosos e miseráveis? Pq não pagar esses caras e adiar o pagamento dos funcionários públicos em vez disso? Ou pelo menos dividir os cortes entre todas as áreas seria mais justo
- É fácil ... - Faz arminha que o vento passa !
cade os cortes nos subsídios de grandes multinacionais? paulo guedes já chegou a dizer que subsidio é uma pertubação no livre mercado.
corte todos os subsídios de todos os setores assim como os impostos indiretos, calote essa divida pública ai o estado vai ser forçado a finalmente a encarar a realidade de que ele ó destroi riqueza aquela famosa imagem do capitalista comendo dinheiro se parece muito mais com estado.
Os finais de semana os shoppings estão todos lotatos, será que o Brasil está em crise ?
As repórter esquece que as pedaladas de Dilma foram feitas a rodo pelo Temer e que ela foi absolvida, ou seja, o julgamento dela foi político.
Spotniks e BBC atualmente são os únicos canais de notícias em que percebo um esforço em ser imparcial, em relatar os fatos sem ficar apresentando interpretações ideologizadas e distorções propositais da realidade. Jornalismo de verdade, profissional. Parabéns. Perdi a confiança em Globo, Estadão, Folha etc. mas a BBC é ótima.
👏
Tem alguma relação com a pec do teto ?
Rapaix... É muito x... Mas, muito bom esse video.
Esqueceu de falar do impacto dos altos juros da dívida pública. Sempre esquecem. Só falam dos gastos primários...
A dívida já é tão grande que apenas os juros já são suficientes para quebrar o Brasil, prepare-se.
A dívida é alta justamente porque os gastos do estado são excessivos. Corte gastos e pague corretamente a dívida que esta diminui.
@@carloscarneiro7226 não só. O Brasil definiu a taxa de juros com a adição da inflação para pagar a dívida, mesmo sendo um bom pagador. Isso é política (economia política) voltada para quem realmente toma as decisões (os detentores da dívida: os grandes bancos e corretoras). Esse é a base do argumento dos auditores fiscais. Todos entendem que o que qualquer dívida deve ser paga, mas o tempo para pagar e a taxa de juros são problemáticas no Brasil. Um país que produz riqueza em volume extraordinário, pagador, 50% do orçamento é destinado para isso, e mesmo assim aplica as taxas de juros entre as mais altas do mundo, descontada a inflação. E te digo que os choques fiscais que querem dar, além de reduzir nossa qualidade de vida, vai enxugar gelo. Há de se fazer a reforma da previdência que ataque os altos salários, não os de classe D, C. Há de se tributar dividendos, fazer reforma tributária para altas rendas pagarem mais e classes populares e media pagar menos imposto. Há de se refinanciar as dívidas das classes populares e tentar resgatar o consumo das famílias. Há de se pensar como reverter os déficits comerciais em setores vitais como indústria farmacêutica, petróleo.
O custeio público tem que ser racionalizado, concordo. Mas não de forma draconiana, pois vamos destruir ainda mais o nosso país.
Chama o Lula que ele resolve.
resolve mesmo o governo dele chegou a emprestar dinheiro pro fmi
Faltou comentar a PLN 4/2019 que visa permitir o descumprimento da regra. Faltou comentar que o tesouro Nacional dispõe de 1,2 Trilhão, logo não seria necessário o descumprimento da regra, nem tão pouco aprovação da PLN. Falta também o jornal fazer um acompanhamento das emissões de títulos.
cara...ja descumpriu.Isso era para estar acertado em março
soundcloud.com/midcast/segue-o-fio-25-a-regra-de-ouro
é mais pegar dinheiro emprestado aos bancos do reduzir seus próprios gastos realmente o estado o deus que falhou.
O que entendo é que nós Samos refém e o bosonaro não que paga o resgate sem toma lá dá cá ele não dá e nos não recebemos .
Então você nem viu o vídeo. Se viu e não entendeu, é preocupante... A economia é mais complexa do que dizem os memes.
A falta de dinheiro é essa merda de toma lá da cá, na corrupção... que não deixa o dinheiro publico ter eficiencia. Esses poderes todos (os 3) não merecem confiança. eu tenho conhecimento e crédito, mas não tenho interesse nenhum em investir aqui por causa dessa insegurança. todo mundo tá assim. por isso o país está parado. enquanto não tivermos segurança politica, juridica e democracia séria, respeito aos princípio da auteridades e isonomia, não tem trabalho. Que vá tudo pras cucuias, Brasil. Sinto muito, mas é isso. Pra quem não se liga em acumular, que pode empurrar com a barriga, vai acabar com a austeridade brasileira enquanto ela não reconhecer que o bolo precisa ser mais justamente partido.
Basta chamar o Lula.
DIVIDAS TIPO "os juros da divida já existentes".
Faz mais dw 5 anos que um só real sai do estado para pagar a divida, os juros e as amortizações pois só a estamos rolando ela.
A remuneração do fundo de caixa dos bancos representa boa parte do serviço da dívida que está em cerca de 80% do PIB
A previdência representa apenas 20% dos gastos a dívida pública quase 60%
Talvez hoje, mas como será nos próximos anos?
14:38 uai,mas isso não era o que ocorria antes da mudança do Temer?
Essa regra de Ouro ñ funciona pra esse presidente,ele faz o que quer e ñ sofre sanções nenhuma,aí coitada.🤭
funciona, agora o executivo ta na mao do congresso.Esse podcast de 5 min do mes passado (03/05)explica as consequencias para o executivo
tem q tira o bozo logo
Já adiaram a análise pro dia 11 de junho... é mole?? 😒
Paga pra vê. Quantitive Easy no mercado.
Que se dane o Bolsonaro
Essa impressotan me acha bobo.
Acho massa as reportagens deste canal. É diferente das manchetes super sensacionalistas que vejo na mídia mais popular.
Estou cancelando minha inscrição nesse canal, eles fazem as análises e só consultam especialistas comprometidos com o sistema. Veja que nem sequer se levanta a possibilidade de uma auditoria da dívida pública, o que já vem sendo defendido por muitos economistas, mas esse canal prefere ignorar isso, assim como faz a velha mídia comprometida não com a população em geral, mas sim com sistema financeiro, que se alimenta desse sistema nefasto.
Legendas Top, estamos preparando um vídeo sobre a dívida, com uma análise bem detalhada.
@@BBCNewsBrasil ok, vou aguardar o vídeo então.
@@BBCNewsBrasil Se tiver a Maria Lúcia Fattorelli Auditoria Cidadã da Dívida pode ser mais confiavel.
Para a Direita, flexibilizar. Para a esquerda, impichar.
Fui o primeiro
Tadinho do Presidente, quando ele vai acordar e começar a trabalhar. Ainda por cima contratou o incompetente do Guedes. A ideia é gerar o caos para justificar as reformas mal intencionadas.
A regra de ouro não está em cheque, é apenas uma ala , a esquerda que acha que o estado pode gastar infinitamente. Agora parem e pense, se chegamos aqui nesta situação com a regra de ouro e o teto de gastos, imaginem o desastre que seria sem ambos funcionando. Por isso que são dispositivos essenciais para manter as contas públicas sadias e isso não significa falta de investimento na prática, muito pelo contrário, uma casa sadia financeiramente é mais próspera.
A situação de Bolsonaro e difícil viu já pegou um país com o caixa quebrado!
moça vc é uma reporter de nivel nacional , entao tentar reduzir seu sotaque carioca seria muito bem vindo.
O que me dá mais raiva nessas "soluções" do governo é que eles cortam em todo canto, menos no próprio bolso. Pensões, aposentadorias e luxos de políticos, juízes e militares custam milhões e nenhum deles nem abre a boca p falar em redução.
Essa falsa ingenuidade de jornalistas é de matar. Dão ouvidos demais pra "economistas" , e de menos pra administradores públicos. É apego demais a teorias totalmente distantes dos fatos empíricos.
Vocês da BBC tem viés tendencioso
Se o congresso não autorizar, só não pagar, a parte dele (o Presidente) ele fez, quem avisa amigo é!
Quem são as pessoas que criam esses conceitos e mandam vcs, jovens jornalistas, propagar essas idéias para a massa? E com que objetivos? Eu sempre quis saber