📦 COMPRE PEÇAS PRO SEU FIESTA NA SHOPPE, A MAIORIA DOS FRETES SAI GRÁTIS: mycollection.shop/pecasfiesta ✅️ Se inscrevam no canal Fiesta Dicas Automotivas: youtube.com/@FIESTADicasAutomotivas?si=i9TFeZ063Qzbrhf8
O meu fazia isso quando ele estava com válvula termostática da valclei fazia isso direto ligando o segundo estágio, depois que eu coloquei uma válvula termostática da Iguaçu numa mais aconteceu isso de entrada o segundo estágio
@@juniorjorge2294 mas isso parou de acontecer porque a válvula da Iguaçu não fecha totalmente, imagino que seja configurada dessa forma proposital pra evitar um superaquecimento. Porém se você for acompanhar a temperatura real seja no menu secreto do painel ou por scanner, verá que a temperatura de trabalho fica abaixo do normal, por isso não entra o segundo estágio.
Já faz 4 anos que fiz essa manutenção e particularmente prefiro assim de não correr risco de um superaquecimento tenho um Ford Ka também sei que não é o correto troquei o termostática dele também só que fiz 3 furos nela pra não correr risco dela travar fechada não dá pra confiar nas peças de hoje em dia
O vídeo mais completo sobre o assunto. Pra quem gosta de aprender e não ficar nas mãos de mecânicos que não entendem e lhe passam a perna. Esse vídeo vai tirar muitas dúvidas! Parabéns meu amigo. Sucesso!
@@FIESTADicasAutomotivas pois é meu amigo, sempre vejo até no grupo o pessoal questionar esse segundo estágio após alguns minutos e muitos até condenam a válvula termostática precipitadamente. Resolvi esclarecer as dúvidas de muitos com esse vídeo. Deus abençoe grandemente o seu apoio!
Muito bom! Os faróis do meu carro estão meio "molengas" pq quebraram as presilhas da parte de baixo, e uma rosca da parte de cima também quebrou do apoio ali do chassis. Pelo visto é um problema comum nesse carro... rsrs
@@EvandrosousaSousa-sn7pr mas é assim mesmo. O eletroventilador aciona assim que você liga o carro e o sensor de temperatura detecta a temperatura. Na verdade existe um acionamento do primeiro estágio com o veículo desligado se estiver quente, mas aquilo ali não resolve nada.
Excelente esse canal. Tenho pesquisado um pouco e encontrei muita gente alegando que os Ford Ka e Fiesta que tem motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6 tendem a consumir muito mais combustível do que seus concorrentes considerando o baixo peso (menos de ~1000kg). Será que esse "alto consumo" pode estar associado as altas temperaturas de trabalho do motor Zetec Rocam?
@@selfelements8037 na verdade ele trabalha mais quente justamente pra render mais o combustível. A questão de consumo dele vai do peso (1084 kg no hatch e 1098 no sedan), válvula pcv, projeto do motor fraco de torque em baixa rotação. Tem alguns defeitos de projeto que atrapalha.
@DICASDOFIESTA Realmente. O Fiesta hatch é mais pesado do que 1 tonelada. Saberia explicar o por que disso? Também gostaria de perguntar o que você quis dizer com "render mais o combistível". Por exemplo, você quis dizer que o projeto de um motor mais quente objetiva uma injeção maior de combustível ou uma injeção menor de combustível? Pergunto pois, e eu posso estar errado, mas até onde eu saiba o motor se utiliza inclusive do próprio combustível para reduzir a temperatura do motor, resultando assim em maior consumo de combustível quando o motor estiver muito quente. Concorda ou discorda?
@@selfelements8037 o Fiesta é um carro meio "cheio" pra categoria. Até a tampa do porta-malas é muito pesada no hatch. O motor dele também é grande. O Jairo da Retífica Projeto já falou sobre isso, que o motor dele é grande e tem bastante material.
@@selfelements8037 sobre o etanol, ele queima melhor em alta temperatura. Desde os motores a etanol mais antigos a temperatura de trabalho já era maior do que dos à gasolina. E como o próprio combustível em si já ajuda a resfriar a câmara de combustão, se fosse com temperatura de trabalho menor resfriaria mais ainda, prejudicando. O canal Kobaia das Dicas tem um vídeo onde ele também fala disso. O etanol ele tipo "rouba" do calor ambiente pra sua ignição. Por isso nesse projeto do Zetec Rocam fizeram com temperatura maior no etanol, pra favorecer ele no etanol. Esse motor tem taxa de compressão de 12.3 no 1.6 e de 12.8 no 1.0, ele é bom no álcool e nem tanto na gasolina. Ele é praticamente um motor a etanol que roda também com gasolina.
Eu retirei está borracha de vedação da parede corta fogo também ajuda a retirar o vapor quente do cofre do motor e também troquei o radiador e o reservatório pra duas mangueiras de retorno com redutor de vazão manter a temperatura mais estável
Gostei seu vídeo. meu fiesta antes dele liga elétrico ventilador nível da água almenta nível aí quando liga ventilador abaixa sabe me enformar se e normal????
@@talissonsouza-fw8tw normal. Ele quente se expande aí sobe um pouco. Quando entra o eletroventilador ele abaixa porque junto disso a válvula termostática também já abriu e circulou o líquido, aí baixa um pouquinho.
MEU FIESTA 2012 USO UM APARELHO DESSE E A TEMPERATURA NAO PASSA DOS 100 GRAUS QUANDO CHEGOU NAO DESLIGO O CARRO ESPERO A TEMPERATURA CHEGAR NOS 95 GRAUS E DESLIGO E AS VEZES ABRO O CAPÔ TEM QUE FICAR LIGADO QUE TUDO DA CERTO CUIDO MUITO BEM DO MEU FIESTA FIQUEM TODOS NA PAZ DE DEUS
Eu estou com o seguinte problema, o primeiro estágio arma normalmente, normalmente que eu digo, quando carro está com o ar ligado e quando não está, arma perfeitamente, porém o segundo estágio não arma, posso ficar acelerando com o carro parado e ar ligado que não vai de jeito nenhum... Porém quando eu retiro o plug la da resistência, fica armando e desarmando o segundo estágio, e quando eu faço o jump no conector ela arma direto, ou seja, o problema também não é o rele do segundo estágio, porém o ar não gela como deveria quando está somente o primeiro estágio funcionando certo? O certo seria armar o segundo estágio e logo após voltar para o primeiro e depois voltar pro segundo e fazendo sempre esse ciclo, certo? Ja levei em várias oficinas aqui da minha cidade e ninguém resolveu isso ainda😢
Poderia tirar outra dúvida please? Tenho um Fiesta Rocam 1.6 Flex 2010 e estou atualmente apenas com etanol. Como uso muito freio-motor, notei que o estágio 2 entra com uma frequência muito maior rodando com etanol do que com gasolina. A minha questão é a seguinte: o que é recomendável fazer se o estágio 2 entrar quase ao mesmo tempo que você chega na sua garagem de casa? Esperar o estágio 2 finalizar antes de desligar o motor? Só isso?
@@angelamartim8337 eu espero finalizar o estágio 2 e o 1 também pra baixar a temperatura, e se quiser mais um "reforço", ligue o ar quente no máximo do vermelho, velocidade da ventilação no 4 e direcione o vento pra todas as vias pra exaustão ser mais rápida. O radiadorzinho do ar quente serve até como um segundo radiador em caso da válvula travar fechada e o carro querer aquecer. Ele faz a troca térmica do líquido de arrefecimento que passa por ele se o ventilador interno estiver ligado como expliquei.
@@DICASDOFIESTA Agradeço as informações e dicas. Já que você tem um monitorzinho indicando a temperatura em tempo real, poderia fazer um teste pra mim? Poderia, por exemplo, comprovar que o motor realmente aumenta a temperatura quando se utiliza o freio-motor por no mínimo 5 segundos seguidos e em velocidades e marchas variadas? Pergunto pois não tenho um OBD2 ainda e não tenho como monitorar a temperatura em tempo real, e de acordo com alguns testes que fiz não encontrei uma correlação direta entre maior frequência de ativação do estágio 2 e uso constante de freio-motor.
@@DICASDOFIESTA Menu secreto do painel? O que é isso? Seria alguma funcionalidade do computador de bordo? Se sim, o meu Fiesta não tem nem computador de bordo.
@angelamartim8337 é uma forma de você ver vários parâmetros do sistema do veículo pelo visor do hodômetro. Pesquise no TH-cam menu secreto do painel Fiesta.
Depois que coloquei uma válvula termostatica toda de alumínio, nunca mais tive problemas de temperatura, na gasolina fica no máximo 95 graus e no etanol 104 graus no máximo.
@@DICASDOFIESTA tentei colocar o link aqui mas acho que o TH-cam não deixa, mas tem no MercadoLivre só pesquisar, mas tem que ser toda de alumínio, não só o cavalete, mas também a válvula.
@@renatocasagrande784 mas vou te dizer uma coisa, essa válvula que você falou não deve estar vedando 100%, pois a temperatura de acionamento do primeiro estágio do eletroventilador na gasolina é em 100° e no etanol em 106°. A válvula abre na gasolina se não me engano é em 97° e no etanol a partir dos 100°. Se a temperatura não chega nesses números algo não está no lugar. Quem comanda as temperaturas tanto da abertura da válvula quanto do acionamento do eletroventilador é o módulo. Talvez a válvula não fecha totalmente e permite uma pequena passagem de líquido, por isso a temperatura não chega.
@@wilkersilvaa mas só chega nessa temperatura dessa forma após desligar. Ligado ele chega até no máximo 107° e baixa a temperatura. O primeiro estágio do eletroventilador sempre dá conta com o motor ligado
@@brunomoraes1654 o meu descobri que as vezes não aciona a ventoinha descobri que e o chicote dela que tá com mal contato aí acaba subindo a temperatura
Boa tarde preciso de ajuda. Eu tenho um fiesta 2008 1.0 flex. Mandei instalar um ar condicionado nele mas, o cara não fez a instalação pelo módulo. Resumindo, o módulo não reconhece quando ligar o ar, aí o motor ficar mais fraco que normal. Tem como tu me ajudar ou passar uma dica de como fazer pra o módulo reconhece quando ligar o ar. Ou se tem que trocar o módulo também. Eu agradeço 🙏
@@WooTelclip então, até onde sei o módulo que faz o ajuste de marcha lenta e também do tempo de injeção por causa da carga a mais no motor por causa do compressor. Não conheço nenhuma adaptação, provavelmente você terá que trocar de módulo ou remapear esse.
O segredo do motor zetec rocam, é nunca utilizar água de torneira, e utilizar sempre aditivo de qualidade como o paraflu por exemplo, ai nunca terá dor de cabeça, e ficar de olho na carcaça da válvula termostatica, no meu uso a de alumínio e nunca mais deu vazamento.
@@LF-zn4hg apesar de ser um bom aditivo, esse Paraflu não é homologado por nenhuma montadora, nem atende as normas da ABNT e nem a da Ford pro Fiesta. Não possui monoetilenoglicol que é exigido pelo manual.
@@DICASDOFIESTA Vc ta equivocado amigo, claro que paraflu contém Monoetilenoglicol em sua base, pois é esse tipo de glicol que protege o metal da oxidação, o paraflu é o aditivo mais vendido, tanto é que a GM, Toyota entre outras montadoras, pedem para Paraflu fabricar aditivos e colocam a marca da montadora por cima, o paraflu é tão renomado que o número de falsificação é gigante, tem muito lugar vendendo o paraflu falsificado esse sim não contém glicois anti oxidação, e outra ele atende a todas as normas NBR 13705 Tipo A, ASTMD 3306, D 4656, ASTM D 4985, BS 6580, JASO M325, FVV Heft R443, NFR 15-601, SAE J1034, JIS K2234, KSM 2142, e muito importante também é isento de nitrito, e fosfatos. E outro adendo não é a ford que fabrica os produtos "Motorcraft", são indústrias distintas que fabricam para ford, e ela só joga a marca em cima, exemplo das velas que é a NGK que fabrica, Bateria que é a Moura que fabrica, o Óleo é a Raizen a mesma que fabrica óleos para a Shell, resumindo a Ford não fabrica nada, só coloca a marca em cima assim como as outras montadoras fazem, e o aditivo é a mesma coisa, a Paraflu, tirreno, entre outras fabricam o aditivo para várias montadoras e elas colocam a sua marca em cima
@@DICASDOFIESTAo aditivo da Valeo Protect Ultra 100 concentrado, atende a norma ABNT/NBR 13705. No canal MS dicas automotivas, o dono do canal fala muito bem desse aditivo e diz que, na falta do aditivo original Ford, esse da Valeo atende as normas da Ford.
@@DICASDOFIESTA Você está equivocado amigo, o principal ativo importante para um líquido de arrefecimento é conter etilenoglicol, que justamente tem a função anticorrosiva, anticongelante, e lubrificante, se você abrir a garrafa de um aditivo de qualidade, vai sentir uma viscosidade nele, justamente isso que não deixa as mangueiras, retentores, e bomba d'água ressecarem e nem oxidarem, E ele atende sim as normas NBR, e homologado por várias montadoras, que utilizam ele de fábrica, e um outro adendo não é ford, Vw nem Gm que fabricam aditivos, óleos e etc, são empresas como paraflu, tirreno, raizen, que fabricam e as montadoras remarcam com a logo delas. O paraflu atende ou supera todas as seguintes normas: NBR 13705 Tipo A, IRAM 41368, , ASTM D3306, ASTM D6210, AS2108-2004, ASTM D4985, NC 956-16, SANS 1251:2005, GB 29743-2013, BS 6580-2010, JIS K2234, Önorm V5123, SAE J1034. E homologado por montadoras como: AUDI (TL 774-G / G 12++), Bentley (TL 774-G / G 12++), Bugatti (TL 774-G / G 12++), Lamborghini (TL 774-G / G 12++), Volkswagen (TL 774-G / G 12++), Porsche (MY 1996), Mercedes-Benz/Daimler (MB 325.5 e MB 325.6), MAN (324 Type Si-OAT), Cummins (CES 14603), MTU (MTL 5048), Liebherr (LH-01-COL3A), Deutz (DQC CC-14), IRIZAR S. COOP (> Set/2016) e atende Scania TB 1451. Ah não ser que você tenha usado um produto da paraflu falsificado, e achou que era o orginal, pois o original é homologado e atende todas as normas, e utilizado por várias montadoras de fábrica. Os produtos da paraflu são tão confiáveis e homologados, que até nas competições automobilísticas como stockcar e gt3 utilizam os produtos Paraflu.
@@sermotorista então, os 120 ainda é o início, o problema mesmo é subir até os 130, aí é sem choro. A junta em si não danifica, o que estraga é o cabeçote que empena e a junta não consegue mais fazer a vedação entre as duas partes, por isso começa aos poucos acumular pressão no sistema de arrefecimento e depois misturar água no óleo.
@@luisgomes9817 a minha é original Wahler, carcaça e válvula. O meu não chega a 118, uma vez só que chegou porque exigi demais do motor e desliguei, e 5 minutos depois liguei e ele não tinha acionado o primeiro estágio por isso subiu tudo isso.
Carro bom eh o fiat palio. A minha irma tem 1 fire 1.4 que nunca deu manutencao. Ano 2008 so colocou oleo e combustivel... nesses anos todos so fez a revisão de fabrica. Como todo carro de mukher nunca limpou os bicos, nunca fez alinhamento, nem nada... e eh economico...
@@DICASDOFIESTA na linha nhecosport tenta tirar o catalisador... um mecanico falou que precisa deslocar o motor.😳 outro mecanico falou que tem que cortar parte da peca. Quanta burrice...
@@DICASDOFIESTA mas isso eh detalhe. Nao se trata de cagada de projeto. Uma coisa que gostei no Fiat eh o botao do farol de neblina. Aperta, acende... aperta, apaga... se desligar a ignicao desliga. Ou seja nunca esquece aceso sem querer... Hj achei 1 burrice no palio. Tem 1 parafuso de 10cm que segura a bateria. Alem da peca que trava a bateria ainda tem 1 cinta.... pra que isso. Esse parafuso comprido dificulta a retirada ja que mal cabe 1 chave combinada.
@@marcioteixeira76 nem todos causam isso. Uso o Motorcraft e até agora, 1 ano e meio, não acumulou esse pó em nenhum lugar, mas é sempre recomendado a troca do líquido de arrefecimento nos prazos determinados para evitar essa formação de depósitos, fazer o enxágue em todo o sistema, deixar tudo limpo. Já o óxido de ferro (ferrugem) esse sim trava rápido.
@@DICASDOFIESTA uso 4 litros de água pura sem cloro e 800 ml de aditivo fiz a troca recentemente da bomba de água e estava limpo o sistema 1 após ter feito o motor do meu !
@@wilkersilvaa então mas o sistema todo são 5,7 litros sem ar quente e 5,9 com ar quente. Nessa proporção aí que você relatou a concentração do aditivo ficou abaixo do recomendado que é no mínimo 35%. O manual do Fiesta pede 50%/50%.
@@angelamartim8337 não é que esquenta mais, é que o módulo do veículo foi programado pra fazer a abertura da válvula termostática que tem uma resistência elétrica de acionamento com temperatura mais quente do que na gasolina. O etanol trabalha melhor em alta temperatura, diferente da gasolina, por isso o projeto desse motor na versão flex priorizou o etanol dando essa temperatura de trabalho maior, pra extrair o máximo da combustão do etanol.
@@DICASDOFIESTA Agradeço a ótima explicação. Poderia dizer se essa lógica do etanol trabalhar melhor em alta temperatura tem a ver com o processo de atomização do combustível (ou seja a transformação do estado líquido para o gasoso)? Se sim, faz sentido dizer que a central de literalmente todos os carros flex acompanha esse mesmo padrão de trabalhar com etanol em uma temperatura maior do que com gasolina, certo?
@@angelamartim8337 então. No projeto desse zetec rocam flex fizeram essa válvula termostática eletrônica que tem acionamento em temperaturas diferentes conforme o combustível, mas a grande maioria dos carros trabalham com válvula termostática mecânica com acionamento pela temperatura do líquido de arrefecimento, ela abre com a mesma temperatura tanto na gasolina como no etanol. Não sei dizer o que as montadoras fazem pra compensar a perda de eficiência do etanol em temperatura "menos quente".
Pra provar que a Ford so faz merda o contrapeso do trambulador eh outro exemplo. Esse contrapeso de 2 kilos mais atrapalha que ajuda. Nao sei se seu fiesta ja aconteceu mas qdo passo da 2° para a 3° marcha sempre da cabeçada e dificulta entrar a marcha. Eu cortei metade do peso fora que melhorou muito. Sem falar que sgora pra dirigir nao faço malhaçao. Oras a cada troca de marcha arrastar 2 kilos ninguem merece. Creio que alguns carros da vw tem esse contra peso.
@@kenjitakemoto1701 então, no meu ainda não percebi isso não nessa mudança da segunda pra terceira. O que eu já vi no meu foi o afrouxamento do "parafuso" que prende ele ali na carcaça do câmbio e começou a dificultar as trocas de marchas. Reapertei e sanou o problema.
Esse fiesta nao ta normal. Qdo vc bateu a chave o ponteiro tava bem acima do meio. O meu nunca fez isso... Vou fazer.umas correcoes do que nao concordo no que foi dito. Vv falou que o etanol tem maior poder de resfriamento. Eu acho que nao eh esse o motivo e sim pq a cada injetada ele envia o dobro da quantidade se comparado a gasolina. Por isso resfria mais rapido. Vv falou que o relogio mede a temperatura do radiador, discordo ele le a temperatura da agua no bloco pois o unico sensor do radiador eh o que aciona o ventilador. Tenho 1 curiosidade o que é aquela derivacao bem no meio do duto da entrada da caixa do filtro de Ar? No meu nao tem isso.
@@kenjitakemoto1701 o meu Fiesta está trabalhando tudo normal. Talvez não tenha entendido o vídeo. Eu rodei bastante, usei ar condicionado, cheguei em casa e já desliguei, ele nem chegou a acionar o primeiro estágio. Por conta disso nem deu tempo de arrefecer o motor. Eu simulei o que acontece muito com donos de Fiesta que chegam em algum lugar e depois de uns minutos liga o carro e entra o segundo estágio, e ficam achando que é defeito na válvula termostática. Essa válvula da Wahler veda totalmente quando está fechada. Tem válvula por aí que não veda totalmente e o carro trabalha "menos quente" do que o projetado, mas nem se percebe pois o ponteiro está sempre no meio. Você já monitorou a temperatura de trabalho do seu Fiesta no menu secreto, ou adaptador scanner no celular ou por um visor digital? Se não, faz e veja como trabalha o sistema, em que temperatura ele varia.
@@kenjitakemoto1701 sobre o resfriamento do etanol, não é só pela injetada (que não é o dobro). O etanol é interessante pois ele meio que "rouba" calor do ambiente pra alimentar sua ignição. Tem um vídeo do Kobaia das Dicas que ele também fala disso. Ponto de fulgor da gasolina é em -40°C e do etanol é de 15°C se não me engano. Ele precisa de uma temperatura de trabalho mais alta inclusive para que queime bem, por isso essa válvula termostática tem o acionamento comandado pelo módulo pra favorecer o etanol permitindo esse motor trabalhar mais quente. Pesquise sobre o etanol pra você ver como ele faz essas coisas.
@@kenjitakemoto1701 eu não falei que o relógio mede a temperatura do radiador. Esse visor digital não mede nada. Ele apenas reproduz o que o módulo está informando. Quem mede é o sensor de temperatura que fica acoplado na carcaça da válvula termostática. A minha carcaça é de plástico e não pega a mesma temperatura do cabeçote como acontece com a de alumínio. Outra coisa, a ponta do sensor de temperatura que é a parte que capta a temperatura fica imersa no líquido de arrefecimento, que tem a sua temperatura influenciada pelo contato do mesmo com o bloco e o cabeçote. O Fiesta não tem nenhum sensor no radiador ou próximo dele como era naqueles cebolão antigo. O sensor de temperatura que está ali alojado na carcaça da válvula termostática medindo a temperatura do líquido de arrefecimento é o mesmo que informa o módulo e então é enviado o sinal elétrico para o acionamento do primeiro estágio do eletroventilador e também o segundo.
@@kenjitakemoto1701 sobre a derivação que você falou no duto de ar, esse é o duto original do Fiesta 2004. O meu original era aquele que apelidaram de orelha do shrek, ele é muito ruim, aí coloquei esse que admite mais ar.
@@DICASDOFIESTA interessante vc falar que o medidor nao pega a temperatura do cabecote isso eh verdade pq q carcaça eh de plastico. Isso faz acender outro alerta no MAP. Ali tem o sensor da temperatura do Ar. Que le poha nenhuma... ele le a temperatura da carcaça do coletor. Vc ja tentou ler a temp do Ar? A temperatura logo esta a mais de 50 graus... oras o motor consome mais de 20 litros de Ar por segundo como a temperatura vai chegar a 50 em 1 segundo? O calor sai do cabecote passa para o plastico do coletor e logo chega no MAP que le errado a temperatura e por consequencia injeta qtidade errada de combustuvel. Eu fiz 1 cx de Ar avulsa e longe do radiador e 1 sensor de temperatura nessa cx externa. Cagada da Forde colocar filtro de Ar bem atras do radiador
O meu segundo estágio demora bastante pra descer a temperatura (gasolina) com carro parado. Com carro andando tá ok. Mas parado é uma luta! Sempre desligo o carro com 100 graus. Aguardo abaixar.
@@TarcisioCastro1 sim na gasolina mesmo no segundo estágio demora mais mesmo. O ideal seria desligar aos 95, porque se der pico de temperatura vai subir menos.
Essa sua gambiarra de resfriar manualmente é boa. Mas bem lusitana. Vc devia colocar 1 circuito que sabe que o motor ta desligado e com esse termometro digital ele da 1 comando para resfriar sozinho. Nada dificil para quem mexe com eletronica. Dessa forma nem precisa deixar ease termometro no painel. O meu zetec 1.6 quase nao entra o segundo estagio.
@@kenjitakemoto1701 obrigado pela sua sugestão, mas não vou fazer gambiarra no carro. Eu não mexo com eletrônica. Esse aparelho não é um termômetro digital, ele não mede nada. Ele só reproduz a informação do módulo. O aparelho não tem função de enviar comando para acionar nada. Esse aparelho foi comprado com a intenção de monitorar a temperatura de trabalho do motor e de alarmar se um dia a válvula termostática travar fechada e o carro for superaquecer. Você chegou agora e não entendeu nada aqui no canal.
📦 COMPRE PEÇAS PRO SEU FIESTA NA SHOPPE, A MAIORIA DOS FRETES SAI GRÁTIS: mycollection.shop/pecasfiesta
✅️ Se inscrevam no canal Fiesta Dicas Automotivas:
youtube.com/@FIESTADicasAutomotivas?si=i9TFeZ063Qzbrhf8
O meu fazia isso quando ele estava com válvula termostática da valclei fazia isso direto ligando o segundo estágio, depois que eu coloquei uma válvula termostática da Iguaçu numa mais aconteceu isso de entrada o segundo estágio
@@juniorjorge2294 mas isso parou de acontecer porque a válvula da Iguaçu não fecha totalmente, imagino que seja configurada dessa forma proposital pra evitar um superaquecimento. Porém se você for acompanhar a temperatura real seja no menu secreto do painel ou por scanner, verá que a temperatura de trabalho fica abaixo do normal, por isso não entra o segundo estágio.
Já faz 4 anos que fiz essa manutenção e particularmente prefiro assim de não correr risco de um superaquecimento tenho um Ford Ka também sei que não é o correto troquei o termostática dele também só que fiz 3 furos nela pra não correr risco dela travar fechada não dá pra confiar nas peças de hoje em dia
Lembrando que os dois andam com aditivo de qualidade
@juniorjorge2294 você disse uma verdade. A obsolescência programada das peças te deixa na mão sem avisar.
O vídeo mais completo sobre o assunto. Pra quem gosta de aprender e não ficar nas mãos de mecânicos que não entendem e lhe passam a perna. Esse vídeo vai tirar muitas dúvidas! Parabéns meu amigo. Sucesso!
@@FIESTADicasAutomotivas pois é meu amigo, sempre vejo até no grupo o pessoal questionar esse segundo estágio após alguns minutos e muitos até condenam a válvula termostática precipitadamente. Resolvi esclarecer as dúvidas de muitos com esse vídeo.
Deus abençoe grandemente o seu apoio!
@DICASDOFIESTA É isso aí Adriel, com certeza vai ajudar a muitos. Eu que agradeço seu apoio. Forte abraço! TMJ. 🤜🏼🤛🏼
Muito bom!
Os faróis do meu carro estão meio "molengas" pq quebraram as presilhas da parte de baixo, e uma rosca da parte de cima também quebrou do apoio ali do chassis. Pelo visto é um problema comum nesse carro... rsrs
@@o_lobato infelizmente é comum acontecer isso no Fiesta
Like garantido!
@@Junior-Maia muito obrigado!
Esse sistema tem pouca margem de temperatura, por isso entra fácil o segundo estágio. Bem explicado!
Isso mesmo!
Tenho uma eco sport, tô com problema, ela desligada o ponteiro vai para o vermelho, aí só liga o ventilador se eu liga o carro.
@@EvandrosousaSousa-sn7pr mas é assim mesmo. O eletroventilador aciona assim que você liga o carro e o sensor de temperatura detecta a temperatura. Na verdade existe um acionamento do primeiro estágio com o veículo desligado se estiver quente, mas aquilo ali não resolve nada.
Excelente esse canal. Tenho pesquisado um pouco e encontrei muita gente alegando que os Ford Ka e Fiesta que tem motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6 tendem a consumir muito mais combustível do que seus concorrentes considerando o baixo peso (menos de ~1000kg). Será que esse "alto consumo" pode estar associado as altas temperaturas de trabalho do motor Zetec Rocam?
@@selfelements8037 na verdade ele trabalha mais quente justamente pra render mais o combustível. A questão de consumo dele vai do peso (1084 kg no hatch e 1098 no sedan), válvula pcv, projeto do motor fraco de torque em baixa rotação. Tem alguns defeitos de projeto que atrapalha.
@DICASDOFIESTA Realmente. O Fiesta hatch é mais pesado do que 1 tonelada. Saberia explicar o por que disso? Também gostaria de perguntar o que você quis dizer com "render mais o combistível". Por exemplo, você quis dizer que o projeto de um motor mais quente objetiva uma injeção maior de combustível ou uma injeção menor de combustível? Pergunto pois, e eu posso estar errado, mas até onde eu saiba o motor se utiliza inclusive do próprio combustível para reduzir a temperatura do motor, resultando assim em maior consumo de combustível quando o motor estiver muito quente. Concorda ou discorda?
@@selfelements8037 o Fiesta é um carro meio "cheio" pra categoria. Até a tampa do porta-malas é muito pesada no hatch. O motor dele também é grande. O Jairo da Retífica Projeto já falou sobre isso, que o motor dele é grande e tem bastante material.
@@selfelements8037 sobre o etanol, ele queima melhor em alta temperatura. Desde os motores a etanol mais antigos a temperatura de trabalho já era maior do que dos à gasolina. E como o próprio combustível em si já ajuda a resfriar a câmara de combustão, se fosse com temperatura de trabalho menor resfriaria mais ainda, prejudicando. O canal Kobaia das Dicas tem um vídeo onde ele também fala disso. O etanol ele tipo "rouba" do calor ambiente pra sua ignição. Por isso nesse projeto do Zetec Rocam fizeram com temperatura maior no etanol, pra favorecer ele no etanol. Esse motor tem taxa de compressão de 12.3 no 1.6 e de 12.8 no 1.0, ele é bom no álcool e nem tanto na gasolina. Ele é praticamente um motor a etanol que roda também com gasolina.
Quando chego de viagem,abro o capô e deixo o resto do dia ou noite,para o calor dissipar mais rápido.
@@pedrofabiolobocosta2111 também faço isso, dissipa mais rápido. E se abrir a tampa do óleo exala mais rápido ainda. Já monitorei pra ver.
@ vou fazer isso !
Eu retirei está borracha de vedação da parede corta fogo também ajuda a retirar o vapor quente do cofre do motor e também troquei o radiador e o reservatório pra duas mangueiras de retorno com redutor de vazão manter a temperatura mais estável
@@brunomoraes1654 esse sistema era original do supercharger mas funciona muito bem
@@pedrofabiolobocosta2111 kkk.... eu tambem..
Prova disso que eh um carro porkaria...
1:12 3:44 5:03 5:31 6:08 6:39 8:01 14:07
Gostei seu vídeo. meu fiesta antes dele liga elétrico ventilador nível da água almenta nível aí quando liga ventilador abaixa sabe me enformar se e normal????
@@talissonsouza-fw8tw normal. Ele quente se expande aí sobe um pouco. Quando entra o eletroventilador ele abaixa porque junto disso a válvula termostática também já abriu e circulou o líquido, aí baixa um pouquinho.
Quando a válvula da b.o ele fica fervendo
@@wilkersilvaa sim quando acontece isso ferve. Por isso é bom ter o ar quente ativo, salva o motor nessas horas.
Eu tava com esse problema e era ar no sistema. Tirei o ar fácil fácil, não deu mais problema, o carro fica até mais leve.
@@mascaranegra8201 realmente o ar no sistema faz aquecer também, esqueci de mencionar isso. Obrigado pela contribuição!
MEU FIESTA 2012 USO UM APARELHO DESSE E A TEMPERATURA NAO PASSA DOS 100 GRAUS QUANDO CHEGOU NAO DESLIGO O CARRO ESPERO A TEMPERATURA CHEGAR NOS 95 GRAUS E DESLIGO E AS VEZES ABRO O CAPÔ TEM QUE FICAR LIGADO QUE TUDO DA CERTO CUIDO MUITO BEM DO MEU FIESTA FIQUEM TODOS NA PAZ DE DEUS
Olá amigo. Onde comprou este marcador digital?
@@paulojose5904 amém meu amigo! Isso aí, carro bem cuidado!
@@paulojose5904 eu também abro o capô às vezes, ajuda esfriar mais rápido
@DiegoSchererdebisso tem ele na coleção de peças da Shoppe
Nem com ar ligado e parado no trânsito do meio dia após rodar 30 minutos ?
Eu estou com o seguinte problema, o primeiro estágio arma normalmente, normalmente que eu digo, quando carro está com o ar ligado e quando não está, arma perfeitamente, porém o segundo estágio não arma, posso ficar acelerando com o carro parado e ar ligado que não vai de jeito nenhum... Porém quando eu retiro o plug la da resistência, fica armando e desarmando o segundo estágio, e quando eu faço o jump no conector ela arma direto, ou seja, o problema também não é o rele do segundo estágio, porém o ar não gela como deveria quando está somente o primeiro estágio funcionando certo? O certo seria armar o segundo estágio e logo após voltar para o primeiro e depois voltar pro segundo e fazendo sempre esse ciclo, certo? Ja levei em várias oficinas aqui da minha cidade e ninguém resolveu isso ainda😢
O meu carro o ponteiro passa um pouco do meio, mas a temperatura fica entre 80c e 97c. Sera problema no painel?
@@fabiorodriguez86 o seu é flex?
Poderia tirar outra dúvida please? Tenho um Fiesta Rocam 1.6 Flex 2010 e estou atualmente apenas com etanol. Como uso muito freio-motor, notei que o estágio 2 entra com uma frequência muito maior rodando com etanol do que com gasolina. A minha questão é a seguinte: o que é recomendável fazer se o estágio 2 entrar quase ao mesmo tempo que você chega na sua garagem de casa? Esperar o estágio 2 finalizar antes de desligar o motor? Só isso?
@@angelamartim8337 eu espero finalizar o estágio 2 e o 1 também pra baixar a temperatura, e se quiser mais um "reforço", ligue o ar quente no máximo do vermelho, velocidade da ventilação no 4 e direcione o vento pra todas as vias pra exaustão ser mais rápida. O radiadorzinho do ar quente serve até como um segundo radiador em caso da válvula travar fechada e o carro querer aquecer. Ele faz a troca térmica do líquido de arrefecimento que passa por ele se o ventilador interno estiver ligado como expliquei.
@@DICASDOFIESTA Agradeço as informações e dicas. Já que você tem um monitorzinho indicando a temperatura em tempo real, poderia fazer um teste pra mim? Poderia, por exemplo, comprovar que o motor realmente aumenta a temperatura quando se utiliza o freio-motor por no mínimo 5 segundos seguidos e em velocidades e marchas variadas? Pergunto pois não tenho um OBD2 ainda e não tenho como monitorar a temperatura em tempo real, e de acordo com alguns testes que fiz não encontrei uma correlação direta entre maior frequência de ativação do estágio 2 e uso constante de freio-motor.
@angelamartim8337 esse acompanhamento você também consegue fazer monitorando pelo menu secreto do painel.
@@DICASDOFIESTA Menu secreto do painel? O que é isso? Seria alguma funcionalidade do computador de bordo? Se sim, o meu Fiesta não tem nem computador de bordo.
@angelamartim8337 é uma forma de você ver vários parâmetros do sistema do veículo pelo visor do hodômetro. Pesquise no TH-cam menu secreto do painel Fiesta.
Bem explicado
@@gilferreira9882 muito obrigado pelo feedback!
Depois que coloquei uma válvula termostatica toda de alumínio, nunca mais tive problemas de temperatura, na gasolina fica no máximo 95 graus e no etanol 104 graus no máximo.
@@renatocasagrande784 qual marca?
Uso a de alumínio da MTE a 7 anos sem problemas.
@@DICASDOFIESTA tentei colocar o link aqui mas acho que o TH-cam não deixa, mas tem no MercadoLivre só pesquisar, mas tem que ser toda de alumínio, não só o cavalete, mas também a válvula.
@@renatocasagrande784 mas vou te dizer uma coisa, essa válvula que você falou não deve estar vedando 100%, pois a temperatura de acionamento do primeiro estágio do eletroventilador na gasolina é em 100° e no etanol em 106°.
A válvula abre na gasolina se não me engano é em 97° e no etanol a partir dos 100°. Se a temperatura não chega nesses números algo não está no lugar. Quem comanda as temperaturas tanto da abertura da válvula quanto do acionamento do eletroventilador é o módulo. Talvez a válvula não fecha totalmente e permite uma pequena passagem de líquido, por isso a temperatura não chega.
@@DICASDOFIESTA interessante, vou pesquisar mais a respeito, obrigado pelo comentário.👍
A pessoa atentar para essa ventoinha, depois que ligar, se ela não desligar, algum problema tem
@@KobaiadasDicas isso mesmo, não pode é ficar direto. Ou é arrefecimento ou o pressostato de alta do ar condicionado com defeito.
E normal do fiesta rodar nos 110 graus msm o meu e assim tbm !!
@@wilkersilvaa mas só chega nessa temperatura dessa forma após desligar. Ligado ele chega até no máximo 107° e baixa a temperatura. O primeiro estágio do eletroventilador sempre dá conta com o motor ligado
A resistência do teu vai estar queimada ou algum problema neste circuito
@@brunomoraes1654 o meu descobri que as vezes não aciona a ventoinha descobri que e o chicote dela que tá com mal contato aí acaba subindo a temperatura
@@wilkersilvaa o chicote é barato.
Semana que vem vou atrás antes que me deixe na mão
Boa tarde preciso de ajuda.
Eu tenho um fiesta 2008 1.0 flex. Mandei instalar um ar condicionado nele mas, o cara não fez a instalação pelo módulo. Resumindo, o módulo não reconhece quando ligar o ar, aí o motor ficar mais fraco que normal.
Tem como tu me ajudar ou passar uma dica de como fazer pra o módulo reconhece quando ligar o ar.
Ou se tem que trocar o módulo também. Eu agradeço 🙏
Quando ligar o ar cai pra 500 rmp e depois voltar ao normal. As vezes quase desliga
@@WooTelclip o seu Fiesta era versão sem ar condicionado?
@@DICASDOFIESTA sim
@@WooTelclip então, até onde sei o módulo que faz o ajuste de marcha lenta e também do tempo de injeção por causa da carga a mais no motor por causa do compressor. Não conheço nenhuma adaptação, provavelmente você terá que trocar de módulo ou remapear esse.
@@DICASDOFIESTA tá bom, muito obrigado 🙏
O segredo do motor zetec rocam, é nunca utilizar água de torneira, e utilizar sempre aditivo de qualidade como o paraflu por exemplo, ai nunca terá dor de cabeça, e ficar de olho na carcaça da válvula termostatica, no meu uso a de alumínio e nunca mais deu vazamento.
@@LF-zn4hg apesar de ser um bom aditivo, esse Paraflu não é homologado por nenhuma montadora, nem atende as normas da ABNT e nem a da Ford pro Fiesta. Não possui monoetilenoglicol que é exigido pelo manual.
@@DICASDOFIESTA Vc ta equivocado amigo, claro que paraflu contém Monoetilenoglicol em sua base, pois é esse tipo de glicol que protege o metal da oxidação, o paraflu é o aditivo mais vendido, tanto é que a GM, Toyota entre outras montadoras, pedem para Paraflu fabricar aditivos e colocam a marca da montadora por cima, o paraflu é tão renomado que o número de falsificação é gigante, tem muito lugar vendendo o paraflu falsificado esse sim não contém glicois anti oxidação, e outra ele atende a todas as normas NBR 13705 Tipo A, ASTMD 3306, D 4656, ASTM D 4985, BS 6580, JASO M325, FVV Heft R443, NFR 15-601, SAE J1034, JIS K2234, KSM 2142, e muito importante também é isento de nitrito, e fosfatos.
E outro adendo não é a ford que fabrica os produtos "Motorcraft", são indústrias distintas que fabricam para ford, e ela só joga a marca em cima, exemplo das velas que é a NGK que fabrica, Bateria que é a Moura que fabrica, o Óleo é a Raizen a mesma que fabrica óleos para a Shell, resumindo a Ford não fabrica nada, só coloca a marca em cima assim como as outras montadoras fazem, e o aditivo é a mesma coisa, a Paraflu, tirreno, entre outras fabricam o aditivo para várias montadoras e elas colocam a sua marca em cima
@@DICASDOFIESTAo aditivo da Valeo Protect Ultra 100 concentrado, atende a norma ABNT/NBR 13705. No canal MS dicas automotivas, o dono do canal fala muito bem desse aditivo e diz que, na falta do aditivo original Ford, esse da Valeo atende as normas da Ford.
@denisbrito89 sim, é excelente!
@@DICASDOFIESTA Você está equivocado amigo, o principal ativo importante para um líquido de arrefecimento é conter etilenoglicol, que justamente tem a função anticorrosiva, anticongelante, e lubrificante, se você abrir a garrafa de um aditivo de qualidade, vai sentir uma viscosidade nele, justamente isso que não deixa as mangueiras, retentores, e bomba d'água ressecarem e nem oxidarem,
E ele atende sim as normas NBR, e homologado por várias montadoras, que utilizam ele de fábrica, e um outro adendo não é ford, Vw nem Gm que fabricam aditivos, óleos e etc, são empresas como paraflu, tirreno, raizen, que fabricam e as montadoras remarcam com a logo delas.
O paraflu atende ou supera todas as seguintes normas: NBR 13705 Tipo A, IRAM 41368, , ASTM D3306, ASTM D6210, AS2108-2004, ASTM D4985, NC 956-16, SANS 1251:2005, GB 29743-2013, BS 6580-2010, JIS K2234, Önorm V5123, SAE J1034.
E homologado por montadoras como: AUDI (TL 774-G / G 12++), Bentley (TL 774-G / G 12++), Bugatti (TL 774-G / G 12++), Lamborghini (TL 774-G / G 12++), Volkswagen (TL 774-G / G 12++), Porsche (MY 1996), Mercedes-Benz/Daimler (MB 325.5 e MB 325.6), MAN (324 Type Si-OAT), Cummins (CES 14603), MTU (MTL 5048), Liebherr (LH-01-COL3A), Deutz (DQC CC-14), IRIZAR S. COOP (> Set/2016) e atende Scania TB 1451.
Ah não ser que você tenha usado um produto da paraflu falsificado, e achou que era o orginal, pois o original é homologado e atende todas as normas, e utilizado por várias montadoras de fábrica.
Os produtos da paraflu são tão confiáveis e homologados, que até nas competições automobilísticas como stockcar e gt3 utilizam os produtos Paraflu.
Nesse caso de desligar o carro e a temperatura chegar nos 120° pode queimar q junta mesmo desligado? Ou empenar o cabecote ?
O meu já chegou mas não tive problemas, o problema é ficar um longo tempo nesta temperatura aí sim
@@sermotorista então, os 120 ainda é o início, o problema mesmo é subir até os 130, aí é sem choro. A junta em si não danifica, o que estraga é o cabeçote que empena e a junta não consegue mais fazer a vedação entre as duas partes, por isso começa aos poucos acumular pressão no sistema de arrefecimento e depois misturar água no óleo.
@@DICASDOFIESTA entendi mais sempre é bom esperar ligar o 1 estágio e depois desligar vou seguir sua dica! Valeu 👊
@sermotorista sim isso evita esses picos de temperatura.
o meu so chega a 110 o seu ta chegando a 118 por causa da carcaça da valvula ponha a original WAHLER que isso nao acontece
@@luisgomes9817 a minha é original Wahler, carcaça e válvula. O meu não chega a 118, uma vez só que chegou porque exigi demais do motor e desliguei, e 5 minutos depois liguei e ele não tinha acionado o primeiro estágio por isso subiu tudo isso.
Caramba acontece a mesma coisa cmg cara da um medo da peste kkkkk, será que não prejudica a junta ?
@@NataGarbero a junta em si não, mas o cabeçote é o primeiro que abre o bico. Mas só empena se chegar lá nos 130°
@DICASDOFIESTA melhor andar na gasolina né, mas no álcool ele fica muito melhor, pelo menos o meu 1.0
@NataGarbero etanol é bem melhor, mais potência.
@@DICASDOFIESTA sim sim
Carro bom eh o fiat palio. A minha irma tem 1 fire 1.4 que nunca deu manutencao. Ano 2008 so colocou oleo e combustivel... nesses anos todos so fez a revisão de fabrica. Como todo carro de mukher nunca limpou os bicos, nunca fez alinhamento, nem nada... e eh economico...
@@kenjitakemoto1701 realmente a Fiat se destaca mesmo. Chevrolet família 1 e 2 também são tanques de guerra. A Ford cagou em muitos projetos.
@@DICASDOFIESTA na linha nhecosport tenta tirar o catalisador... um mecanico falou que precisa deslocar o motor.😳 outro mecanico falou que tem que cortar parte da peca. Quanta burrice...
@@kenjitakemoto1701 Fiat também faz lambança: th-cam.com/users/shortsNAwot-Doiu8?si=tDCNziUtW0OEzAB2
@@DICASDOFIESTA mas isso eh detalhe. Nao se trata de cagada de projeto.
Uma coisa que gostei no Fiat eh o botao do farol de neblina. Aperta, acende... aperta, apaga... se desligar a ignicao desliga. Ou seja nunca esquece aceso sem querer...
Hj achei 1 burrice no palio. Tem 1 parafuso de 10cm que segura a bateria. Alem da peca que trava a bateria ainda tem 1 cinta.... pra que isso. Esse parafuso comprido dificulta a retirada ja que mal cabe 1 chave combinada.
@kenjitakemoto1701 se você for passar um pente fino, toda montadora tem erro de projeto, defeitos crônicos
Aditivo trava válvula termostatica também, o aditivo cria um pó que trava...
@@marcioteixeira76 nem todos causam isso. Uso o Motorcraft e até agora, 1 ano e meio, não acumulou esse pó em nenhum lugar, mas é sempre recomendado a troca do líquido de arrefecimento nos prazos determinados para evitar essa formação de depósitos, fazer o enxágue em todo o sistema, deixar tudo limpo. Já o óxido de ferro (ferrugem) esse sim trava rápido.
@@DICASDOFIESTA uso 4 litros de água pura sem cloro e 800 ml de aditivo fiz a troca recentemente da bomba de água e estava limpo o sistema 1 após ter feito o motor do meu !
@@wilkersilvaa então mas o sistema todo são 5,7 litros sem ar quente e 5,9 com ar quente. Nessa proporção aí que você relatou a concentração do aditivo ficou abaixo do recomendado que é no mínimo 35%. O manual do Fiesta pede 50%/50%.
@@DICASDOFIESTA sim e o correto
Aditivo ruim faz isso mesmo mas o original ou de marca boa não.
Por que o motor esquenta mais com etanol do que com gasosa?
@@angelamartim8337 não é que esquenta mais, é que o módulo do veículo foi programado pra fazer a abertura da válvula termostática que tem uma resistência elétrica de acionamento com temperatura mais quente do que na gasolina. O etanol trabalha melhor em alta temperatura, diferente da gasolina, por isso o projeto desse motor na versão flex priorizou o etanol dando essa temperatura de trabalho maior, pra extrair o máximo da combustão do etanol.
@@DICASDOFIESTA Agradeço a ótima explicação. Poderia dizer se essa lógica do etanol trabalhar melhor em alta temperatura tem a ver com o processo de atomização do combustível (ou seja a transformação do estado líquido para o gasoso)? Se sim, faz sentido dizer que a central de literalmente todos os carros flex acompanha esse mesmo padrão de trabalhar com etanol em uma temperatura maior do que com gasolina, certo?
@@angelamartim8337 então. No projeto desse zetec rocam flex fizeram essa válvula termostática eletrônica que tem acionamento em temperaturas diferentes conforme o combustível, mas a grande maioria dos carros trabalham com válvula termostática mecânica com acionamento pela temperatura do líquido de arrefecimento, ela abre com a mesma temperatura tanto na gasolina como no etanol.
Não sei dizer o que as montadoras fazem pra compensar a perda de eficiência do etanol em temperatura "menos quente".
Cabeçote muito baixo faz o motor trabalhar mais quente também, aí fica fazendo isso aí.
@@davidfernandes250 isso acontece mesmo, mais baixo aumenta a taxa de compressão. Não se aplica ao meu caso pois o meu é altura standard.
Pra provar que a Ford so faz merda o contrapeso do trambulador eh outro exemplo. Esse contrapeso de 2 kilos mais atrapalha que ajuda. Nao sei se seu fiesta ja aconteceu mas qdo passo da 2° para a 3° marcha sempre da cabeçada e dificulta entrar a marcha. Eu cortei metade do peso fora que melhorou muito. Sem falar que sgora pra dirigir nao faço malhaçao. Oras a cada troca de marcha arrastar 2 kilos ninguem merece.
Creio que alguns carros da vw tem esse contra peso.
@@kenjitakemoto1701 então, no meu ainda não percebi isso não nessa mudança da segunda pra terceira. O que eu já vi no meu foi o afrouxamento do "parafuso" que prende ele ali na carcaça do câmbio e começou a dificultar as trocas de marchas. Reapertei e sanou o problema.
@DICASDOFIESTA o meu dava cabeçada direto. Qto mais rapido tentava engstar mais enrroscava
Esse fiesta nao ta normal. Qdo vc bateu a chave o ponteiro tava bem acima do meio. O meu nunca fez isso...
Vou fazer.umas correcoes do que nao concordo no que foi dito. Vv falou que o etanol tem maior poder de resfriamento. Eu acho que nao eh esse o motivo e sim pq a cada injetada ele envia o dobro da quantidade se comparado a gasolina. Por isso resfria mais rapido.
Vv falou que o relogio mede a temperatura do radiador, discordo ele le a temperatura da agua no bloco pois o unico sensor do radiador eh o que aciona o ventilador.
Tenho 1 curiosidade o que é aquela derivacao bem no meio do duto da entrada da caixa do filtro de Ar? No meu nao tem isso.
@@kenjitakemoto1701 o meu Fiesta está trabalhando tudo normal. Talvez não tenha entendido o vídeo. Eu rodei bastante, usei ar condicionado, cheguei em casa e já desliguei, ele nem chegou a acionar o primeiro estágio. Por conta disso nem deu tempo de arrefecer o motor. Eu simulei o que acontece muito com donos de Fiesta que chegam em algum lugar e depois de uns minutos liga o carro e entra o segundo estágio, e ficam achando que é defeito na válvula termostática. Essa válvula da Wahler veda totalmente quando está fechada. Tem válvula por aí que não veda totalmente e o carro trabalha "menos quente" do que o projetado, mas nem se percebe pois o ponteiro está sempre no meio.
Você já monitorou a temperatura de trabalho do seu Fiesta no menu secreto, ou adaptador scanner no celular ou por um visor digital? Se não, faz e veja como trabalha o sistema, em que temperatura ele varia.
@@kenjitakemoto1701 sobre o resfriamento do etanol, não é só pela injetada (que não é o dobro). O etanol é interessante pois ele meio que "rouba" calor do ambiente pra alimentar sua ignição. Tem um vídeo do Kobaia das Dicas que ele também fala disso. Ponto de fulgor da gasolina é em -40°C e do etanol é de 15°C se não me engano. Ele precisa de uma temperatura de trabalho mais alta inclusive para que queime bem, por isso essa válvula termostática tem o acionamento comandado pelo módulo pra favorecer o etanol permitindo esse motor trabalhar mais quente. Pesquise sobre o etanol pra você ver como ele faz essas coisas.
@@kenjitakemoto1701 eu não falei que o relógio mede a temperatura do radiador. Esse visor digital não mede nada. Ele apenas reproduz o que o módulo está informando. Quem mede é o sensor de temperatura que fica acoplado na carcaça da válvula termostática. A minha carcaça é de plástico e não pega a mesma temperatura do cabeçote como acontece com a de alumínio. Outra coisa, a ponta do sensor de temperatura que é a parte que capta a temperatura fica imersa no líquido de arrefecimento, que tem a sua temperatura influenciada pelo contato do mesmo com o bloco e o cabeçote. O Fiesta não tem nenhum sensor no radiador ou próximo dele como era naqueles cebolão antigo. O sensor de temperatura que está ali alojado na carcaça da válvula termostática medindo a temperatura do líquido de arrefecimento é o mesmo que informa o módulo e então é enviado o sinal elétrico para o acionamento do primeiro estágio do eletroventilador e também o segundo.
@@kenjitakemoto1701 sobre a derivação que você falou no duto de ar, esse é o duto original do Fiesta 2004. O meu original era aquele que apelidaram de orelha do shrek, ele é muito ruim, aí coloquei esse que admite mais ar.
@@DICASDOFIESTA interessante vc falar que o medidor nao pega a temperatura do cabecote isso eh verdade pq q carcaça eh de plastico. Isso faz acender outro alerta no MAP. Ali tem o sensor da temperatura do Ar. Que le poha nenhuma... ele le a temperatura da carcaça do coletor. Vc ja tentou ler a temp do Ar? A temperatura logo esta a mais de 50 graus... oras o motor consome mais de 20 litros de Ar por segundo como a temperatura vai chegar a 50 em 1 segundo? O calor sai do cabecote passa para o plastico do coletor e logo chega no MAP que le errado a temperatura e por consequencia injeta qtidade errada de combustuvel. Eu fiz 1 cx de Ar avulsa e longe do radiador e 1 sensor de temperatura nessa cx externa. Cagada da Forde colocar filtro de Ar bem atras do radiador
O meu segundo estágio demora bastante pra descer a temperatura (gasolina) com carro parado. Com carro andando tá ok. Mas parado é uma luta!
Sempre desligo o carro com 100 graus. Aguardo abaixar.
@@TarcisioCastro1 sim na gasolina mesmo no segundo estágio demora mais mesmo. O ideal seria desligar aos 95, porque se der pico de temperatura vai subir menos.
Essa sua gambiarra de resfriar manualmente é boa. Mas bem lusitana. Vc devia colocar 1 circuito que sabe que o motor ta desligado e com esse termometro digital ele da 1 comando para resfriar sozinho. Nada dificil para quem mexe com eletronica. Dessa forma nem precisa deixar ease termometro no painel.
O meu zetec 1.6 quase nao entra o segundo estagio.
@@kenjitakemoto1701 obrigado pela sua sugestão, mas não vou fazer gambiarra no carro. Eu não mexo com eletrônica. Esse aparelho não é um termômetro digital, ele não mede nada. Ele só reproduz a informação do módulo. O aparelho não tem função de enviar comando para acionar nada.
Esse aparelho foi comprado com a intenção de monitorar a temperatura de trabalho do motor e de alarmar se um dia a válvula termostática travar fechada e o carro for superaquecer. Você chegou agora e não entendeu nada aqui no canal.