É exatamente assim que me sinto... seco, vazio, é igual o amigo falou ali no comentário acima... meu único prazer é dormir, pois quase não durmo, quando durmo me desligo de tudo... ai eu acordo.
Eu tenho anedonia desde os meus 11 anos. Tenho 17 agora e te digo, MORRI EM VIDA, nada mais me da prazer, tudo é cinza, sem graça, sem sentido. Até dormir está perdendo a graça...
É complicado pq vc não se sente feliz, mesmo que aconteça coisas felizes à sua volta. Como sou evangélica é pior ainda, daí o pessoal fala que é "falta de fé, está em pecado, crente mundano" etc. O julgamento piora.
Eu lia até dois livros ao mesmo tempo. Estou com uma pilha pra ler. Continuo gostando mas, não consigo nem pegar no livro. Eu só quero dormir. Depois que eles se foram, minha filha mais nova me maltratou mais e foi embora e eu só soube quase um ano depois. Aí, ouvindo muitos profissionais, percebi que ela me manipulou, me fez sofrer muito, desde os 15 anos até agora, 38. É narcisista.
Eu sinceramente estou vivo por que enfim já nasci, por que se fosse por escolha eu preferia nem ter nascido. Atualmente não gosto nem de coisas que eu já gostei muito. Só quero "dormir" e nem isso rsrs, não durmo, me sinto cansado e triste , as vezes tenho vontade de chorar e não consigo, não cai uma lágrima, não sai o mínimo som.
Eu sei como é..... A única coisa que importa é se sentir bem. Tente se lembrar como era sua vida antes disso acontecer, e lute para que consiga sentir aquilo de novo. E pense que vai conseguir sair. Pelo menos é o que eu acho que funciona pra mim.
Me descreveu totalmente amigo, me sinto triste e por muitas vezes com vontade de chorar, mas ao mesmo tempo não consigo, daí fico cansado de estar triste, e tento procurar alguma coisa pra fazer, não tenho vontade de fazer nada, tenho 17 anos e esse ano vou fazer 18, mas não tenho nenhuma faculdade/curso que quero fazer, estou totalmente perdido na vida, penso seriamente em fazer qualquer faculdade só pra não ficar parado na vida sendo sustentado pelos pais, mas ao mesmo tempo tenho medo de querer largar a faculdade por falta de vontade de fazer algo que eu nem mesmo goste.
É muito triste admitir isso, e tenho certeza que é até pecado. Mas me sinto exatamente assim comigo, me identifiquei com vários exemplos que ela deu no vídeo. Eu falo sempre para minhas amigas e meu esposo que eu não estou vivendo, e sim passando pela vida. Não tenho expectativa de nada, faço terapia, mas sem nem uma vontade, e uso ansiolíticos. Sinto uma tristeza muito grande em me sentir assim, sem ânimo, sem objetivos. As vezes fico horas tentando pensar em algo que eu goste de fazer, mas não acho nada. Nada me dar prazer .
Eu acordo tomo café e não faço nada!! Não ouço música, não jogo, não leio. Nada de entretenimento. Eu acordo e literalmente fico pensando nas coisas, so isso.
Esse estado é deplorável, o fato de não sentir nada, não sentir prazer, tristeza, e principalmente alegria, por vezes quando eu conseguia chorar pelo menos, eu conseguia me alegrar um pouco pq isso me fazia se sentir "humano", eu pensava cmg msm "poxa pelo menos a tristeza eu consigo expressar, me sinto um pouco humano agora", mas agora nada, até pra chorar parece q já não tenho força..
Eu também estou assim , não sinto alegria nem tristeza nao sinto aquele prazer com os meus filhos minha mulher isso e muito ruim , queria tanto chorar mais tô seco não consigo .
Eu posso afirmar que no meu caso são os traumas... Já fui uma pessoa muito feliz, sinto falta disso, no começo eu pensava ser normal, mas já tá afetando minha vida amorosa e social.
Provavelmente é isso que eu tenho. Quero muito uma coisa, mas depois que ela acontece, eu simplesmente não sinto nada, como empolgação ou felicidade. Minha vida está estagnada. É como se nada ao meu redor estivesse acontecendo. Tudo o que as pessoas fazem por mim, é como se fosse nada. Não sinto emoções. Só sei que todos os dias eu me questiono do porque nao estar sentindo emoções ou alegria por algo que eu gostava tanto. Eu preciso me reencontrar, pois eu não era assim. Eu tinha muito desejo de curtir a vida sem medo de ser feliz, e isso era tão prazeroso. E hoje não vejo motivos para viver. Só estou sobrevivendo. Percebi que morri por dentro depois de varias coisas que mais me deixavam feliz (minha banda favorita e viajar) se tornaram indiferente e nem motivação tenho pra fazer essas coisas. Hoje em dia viajar é como se fosse rotina, não sinto animação e ansiedade pra viajar, é como se fosse um dia qualquer. Eu preciso me reencontrar. Era tão bom sentir aquelas coisas. Hoje minha mente está anestesiada e "travada", pois não sinto nada.
@@analarissa3398 eu cheguei a procurar ajuda e tomei remédio por 1 mês e meio, mas como tudo na minha vida tem prazo, acabei desistindo. Infelizmente não tenho motivação nem pra procurar ajuda.
@@vinicius4000 Continuo a mesma coisa. Mês passado realizei meu sonho que eu tinha há 12 anos, e não senti simplesmente nada. Eu estou morta por dentro e não tenho nem motivação pra ir atrás de ajuda, fico procrastinando e nada anda.
@@mariana_greenday1039 esses dias aconteceu um episódio comigo , comecei a sentir muito amor pela minha filha e fiquei alegre , comecei a cantar salmos e fui dormir cantando , dormir bem sem remédio (pq tenho insônia) , mas aí no outro dia acordei apático de novo . É como se tivesse ativado por um momento meus sentimentos bons
Eu vivo assim A ANOS, e eu já desisti de tudo. Mas é tanta falta de vontade que nem em suicidio eu pensei, não me parecer ser a solução e no fundo eu ainda devo ter esperança.
Além de buscar ajuda psicológica, descobri que é bom suplementar vitamina do complexo B (incluindo B12) no mínimo 3 meses, e magnésio (cloreto de magnésio PA- só 2 a 3 colheres de sopa ao dia, pois em excesso faz mal). Resultados após uns 15 dias. Também não usar álcool, reduzir (mas não precisa parar) cafeína, e comer melhor em geral. Dormir e acordar sempre no mesmo horário. Até floral de bach também é bom, tem que tomar certo.. Eu percebi que em muitas pessoas a causa também é orgânica.
Lokoepoco, sei bem o que está sentindo. De verdade. Acredite. Não tem nem vontade de melhorar, né..? Mas, quero te indicar o ho oponopono mágico. Procure o canal da Beth Russo. Vc vai ver uma mudança logo de cara na sua vida. Posso falar por mim, vc não vai se arrepender. Vc vai voltar a viver. Desejo tudo de melhor pra vc. Abraço de luz!
Concordo, a falta de prazer na vida se da quando a pessoa acorda e percebe que a vida é nada mais que dinheiro, se não tem , nao há vida pra se viver, não há propósitos nem porquês de se continuar, afinal sem dinheiro vc ja vira um zero na sociedade pra todos. Aaa procura um psicólogo... Mas ele atende de graça? Não, entao nem quem estuda pra tratar problemas psicólogicos realmente se importa com os problemas psicológicos, e sim com o dinheiro que ela vai ganhar com isso, sem dinheiro, morra com sua depre ai sozinha... Procura ajuda... Quem tem interesse em ajudar alguém de graça? Ninguém Então quando finalmente acordamos da inércia do mundo e percebemos o que de fato é a tal "sociedade" e o "ser humano" fica impossível se sentir alegre com tamanha podridão que é a raça humana.
Alguém diria " ué vai no sus". Pois vc chega la e encontra o psicologo concurseiro q ta cagando pra vc, alguem sem vocação nenhuma que se vc disser que tem anedonia, ele nem sabe o q q é, e ainda te recomenda ir no urologista operar a fimose.
E tanto problema mental que eu tenho, anedonia, melancolia, fobia social, depressão, crise de ansiedade, sou inteovertida, posso ter autismo leve, ou até personalidade esquizóide
Estou assim há anos, desde que iniciei a faculdade. Não sinto prazer e poucas emoções, sempre negativas. Posso contar nos dedos as vezes que chorei em todos esses anos (acho que duas ou três), meu desejo sexual desapareceu e não tenho ideais e nem objetivos na vida. Traço metas do que fazer porque sei que é socialmente aceito ou simplesmente porque é correto. Por mim não teria nem terminado a faculdade.
Eu vivo por viver mesmo, muito difícil conviver com isso, você vive na bad, não consegue se relacionar com pessoas pela falta de não sentir vontade de nada, vivo dormindo, somente pra passar o tempo, quem passa por isso sabe como realmente é
Olá para quem está vendo esse video, gostaria de lhes ajudar em relação a esse inferno, eu sofri isso com anos, e como o inferno que foi e é, tentei estudar e ver todos os possíveis tratamentos para anedonia, e adotando algumas práticas, consegui melhorar e ter momentos de prazer, momentos em que você não se sente "dormente" ou como um zumbi, e como você convive com isso, você deve colocar como obrigação achar uma forma de tratar e combater essa condição. No meu caso, desde meus 17 anos (tenho 24) comecei a desenvolver sintomas de depressão, no início sentia os prazeres e vontades normais, apenas a motivação era muito reduzida, conseguia ficar "hypado" com as coisas como jogos, eventos, séries e filmes, quando estudava algo ou tentava aprender, pelo menos tinha alguma vontade por trás, pois conseguia visualizar algum prazer em terminá-las, quando abraçava algum familiar ou amigo, sentia alegria ou tristeza, podia chorar e rir, e nesta época, com depressão diagnosticada, achava que era ruim, mal sabia eu que iria piorar muito, e com o estresse pessoal da vida aumentando, com familiares e pessoas ao meu redor criando algum tipo de pressão psicológica, com acontecimentos ruins e por vezes até traumatizantes, finalmente cheguei ao ápice, cheguei num ponto em que estava apenas fazendo as coisas no automático, apenas fazendo pelo que é socialmente aceitável e nem isso conseguia, pois não sentia motivação nem mesmo para o hobby que eu mais sentia prazer e diversão (jogar games), não sentia tesão, compaixão, amor, tristeza, me sentia totalmente "dormente", a melhor parte do dia era dormir e torcer para sentir algum em algum sonho. No ápice da anedonia (aos 23), resolvi adotar algumas medidas, pois lia o dia inteiro sobre relatos e pesquisas médicas sobre isso, estava tentando fazer de tudo para tratar esse inferno. Quais são os possíveis tratamentos para anedonia: Acceptance and Commitment therapy (ACT) ou Terapia de Aceitação e Compromisso, que é uma vertente da terapia cognitivo comportamental (CBT) que é consolidada como um dos principais tratamentos para esse tipo de sintoma; Bupropiona para aumentar a disponibilidade de dopamina no seu cérebro; Mindfulness meditation (meditação de atenção plena) cuja prática altera estruturas/áreas do cérebro ligadas a estruturação de emoções, sensações e memória; Tratamento com cetamina que se indicou muito promissor no tratamento de anedonia; Tentar utilizar suplementos como cogumelo juba-de-leão vitamina B1 e outras que aumentam a produção de dopamina; Ritalina ou Venvanse que aumentam a quantidade de dopamina no seu cérebro, se você utilizar uma vez e sentir que houve melhora imediata, optar por utilizar bupropiona, pois ritalina e venvanse podem ser viciantes e acabar sendo neurotóxicos no futuro; Praticar exercícios físicos, pelo menos 3 vezes na semana, podendo ser cardiovasculares ou hipertrofia Dieta carnívora para diminuir o nível de inflamação (que tem relação com neurotransmissores que influenciam na anedonia) Microdosagem com cogumelos como psilocybe cubensis, O que fiz que melhorou (e pretendo continuar): Na minha experiência, a utilização de suplementos (vitamina B1/tiamina), aliado com exercício, mindfulness e terapia ACT, consegui finalmente sentir alguma coisa, finalmente consegui sentir e não apenas replicar o que considero que é certo. A anedonia trabalha em conjunto com as suas operações cognitivas e você consegue piorar ela de acordo com seus padrões comportamentais e forma que você estrutura seus pensamentos, não é apenas um problema de produção hormonal ou de neurotransmissores, então a prática da meditação, especialmente mindfulness meditation que é indicado no caso de anedonia, irá fornecer a você as ferramentas para terapia ACT e em conjunto com a melhora no funcionamento do seu próprio organismo por conta dos exercícios físicos. E por favor, pare de pensar sobre seu sintoma ou sensação, seu corpo cria uma relação obsessiva com o que você está sentindo (ou não sentindo) e isso acaba se transformando uma regra, quanto mais você batalha contra essa "sensação", pior fica. Tentem todas as alternativas, amigos, existem vários tipos de anedonias e varias formas para tentar tratá-las, as vezes ela pode ser desenvolvida pela utilização de antidepressivos, pela utilização de estimulantes, por inflamação no cérebro, pode ser algum dano neurológico proveniente de drogas ou outras substâncias, pode ser algum problema que ocorre na sua vida, estresse pós-traumático e etc. Tudo que listei tem eficácia no tratamento.
Opa, brother, como está indo? Continua bem, levando uma vida normal? Não sei se vc lerá o meu comentário, mas gostaria de deixar aqui meu agradecimento a você. Tenho lutado contra ansiedade a alguns anos depois de passar por um momento muito traumático em minha vida. Hoje, creio que acabei desenvolvendo uma possível depressão após tanto tempo segurando sentimentos horríveis sobre várias frustrações em minha vida que vem acontecendo. Eu costumava ser como você. "Hypava" para tudo o que eu consumia. Jogos, filmes, etc... Sempre gostei de desenhar. Desde que me conheço por gente sempre tive o sonho de contar histórias e acho que por conta disso, sempre dei muito valor aos meus sentimentos e era isso o que me movia. Mas, agora, depois de uma recente crise de stress não consigo sentir mais nada. Não me sinto mais empolgado com meus sonhos ou jogando e vendo filmes. Nem mesmo com situações da vida real eu me expresso mais e quando faço, fico me vigiando e me questionando se minhas reações e "possíveis fagulhas de sentimento" são verdadeiros. Tenho me vigiado constantemente e minha mente não consegue parar de pensar nisso. Me sinto perdido e sem propósito. Parece que de repente nada mais faz sentido e isso de certa forma me atormenta. Me causa uma angústia estranha. O pouco que sinto às vezes é tristeza e raiva, muita raiva. Sei lá, tenho tentado pesquisar mais sobre o assunto para ver se fico mais aliviado. Seu comentário me ajudou nisso, se puder me responder, ficarei grato. No mais, é isso. Fique bem!
@@LS_01 Primeiramente, bela imagem do Kleitão na foto de perfil 🗿🍷 Pô, meu mano, é uma fase complicada essa de não conseguir aproveitar/sentir a emoção nas coisas que gostávamos a um tempo atrás. E assustadora mesmo na maioria das vezes, mas uma dica que te dou após começar o meu tratamento: se vc sente saudade dessa época, busque se fortalecer com base nisso. Claro que posso estar falando algo do qual vc já tentou fazer inúmeras vezes, mas continue tentando. Acredite, essa chama que guardamos lá no fundo do peito que nos faz sentir amor, alegria, empolgação, ela vai reacender. Aos poucos, mas vai. Tenho lutado um dia de cada vez, tentando apreciar as coisas pequenas do dia a dia. Afastando pensamentos negativos e construindo os bons. Não é fácil, mas tenho feito da minha persistencia algo maior que a derrota. Se force a fazer o que vc gostava de fazer. Jogue videogame, coma sua comida favorita, pratique o hobbie que lhe trazia paz. E TENTE acima de tudo não se preocupar se vai sentir algo ou não. Saiba que vc deve apenas mostrar pra sua mente que é aquilo que vc quer e que vai continuar fazendo, pq isso É VOCÊ e não esse punhado de sentimentos ruins e desesperança. Desculpe o textão kk entendo que não é facil, mas posso dizer que compreendo um pouquinho que seja do que vc deve estar passando, então espero ajudar, nem que seja o mínimo, alguém que está no mesmo barco. Tenha uma boa noite e continue em frente. Sempre.
@@srl-8146 Ainda bem que voltei nesse vídeo pra descobrir esse seu comentário, obrigado pelo elogio, pelo comentário e por compartilhar sua experiência irmão, e eu ainda continuo fazendo as coisas que eu gostava e tentando coisas novas por mais cansativo e desinteressante que seja, o que eu mais quero é que nós voltemos a ter aquela chama de volta, vou tentar fazer isso se tornar possível, e caso vc conseguir superar isso por completo fico no aguardo de boas novas, fique bem e não desista.
Fala jovem. Eu tenho anhedonia há quatro anos. Psilocibina curou minha depressão e ansiedade, mas a anhedonia persiste. Estou tomando uma caralhada de suplementos aqui pra ver se muda alguma coisa. Juba de leão, tyrosina, acetyl-l-carnitina e por aí vai. Como você está? Melhorou?
@@luluprates5992 Falando sério? Estou achando ótimo, pq não preciso sair de casa! Mas o que me detona mesmo é o sol quente, o calor das ruas, o mormaço... afff, sou outra pessoa qdo o clima tá friozinho. Decidi, vou me mudar pra Serra da Mantiqueira, Monte Verde, tudo de bom., Obrigada por perguntar.
Parece que ela está me descrevendo, minha vida mudou totalmente depois que isso tomou conta de mim, já tem 3 anos que estou vivendo com isso, aprendi a conviver por conta do autoconhecimento, mas é uma batalha diária, no fundo tenho um pouco de esperança de melhorar, apesar de nem sentir a mesma, me sinto desconexo da vida, me sinto vazio, sem sentindo, sem propósito, tudo é indiferente, não sinto felicidade e nem tristeza, perdi o interesse em tudo que eu gostava antes, fiquei afastado dos meus amigos por 1 ano, não tenho prazer na vida, perdi a sensibilidade no tato, nem a sensação de sexo é a mesma, não sinto nada com um abraço, um beijo, pra mim é indiferente, não tenho resposta emocional para o mundo ao meu redor, não consigo sentir amor pelos meus familiares mesmo sabendo que eu os amo, não sinto empatia, apesar de praticar pois eu sei que é o certo, tento me preencher com prazeres momentâneos, como jogos, sexo, mas é tudo passageiro, perdi a minha fé, me sinto um corpo sem alma, um zumbi consciente apenas sobrevivendo dia após dia.
@@tukamartins5326 acredito que um conjunto de fatores, o bloqueio de sentimentos, e principalmente quando perdi a inocência, comecei a enxergar com outros olhos, passei a ser mais descrente, infelizmente
*Na maior parte do dia eu sinto essa anedonia, ainda mais de manhã, não sinto vontade de nada, só tristeza e tédio com saudades dos tempos que era mais ativo e feliz, e só fico deitado na cama pra passar o tempo, as coisas que eu tinha prazer antes, não tenho prazer mais, perco a vontade de viver até, minha vida é um tédio sem fim, pra distrair passo um tempinho no celular vendo vídeos, e a melhor parte é a de dormir msm, pq ao sonhar tu foge dessa realidade sem graça e ajudar a passar o dia chato mais rápido*
É um ótimo vídeo para refletir, eu tenho refletido muito a respeito da minha vontade em ficar sozinha, no meu canto , curtindo o que eu gosto.Eu penso muito se é a minha personalidade ou se estou cansada do ser humano, ou precisando apenas de paz. Gratidão pelo excelente tema.
se seu corpo arrepia e um sinal que tu ta viva eu nao sei oque e escutqr musica ha 3 anos . Eu nao choro ha 5 anos . Nao sorrio nao sinto medo nao sinto porra nenhuma .
tenho tudo o que poderia alcançar trabalhando honestamente, tenho uma vida absolutamente tranquila, mas o que seria motivo de êxtase para a grande maioria das pessoas pra mim não tem mais graça, comecei a viver por viver.
Desculpa se eu tiver sendo invasivo na sua vida mas doq vc trabalha? Pq se for pra eu me sentir assim por um tempo indeterminado eu prefiro q seja uma vida tranquila
EU acho que isso acontece com pessoas racionais demais, quanto mais racional mais a atençao fica na mente e com o passar do tempo perdendo a capacidade de sentir emocoes e sentimentos. Ja tive isso e muito outras coisas (panico, depressao, desrealizacao e hipocondria) , ate que conheci dois livros O PODER DO AGORA e VENCENDO O PANICO SEM DROGAS... E tudo mudou quando aprendi como a mente funciona, basicamente tudo se resume em viver mais o MOMENTO PRESENTE (SENTIR mais o momento presente ) . Meditacao e maravilhoso para trazer equilibrio... SALVE
Qdo ainda jovens é mais fácil. Problema é quando baixa o desânimo depois de determinada idade. A pessoa pode até se recuperar. Mas " retornará" à mundo que não a aceita mais para trabalho, amor, sexo etc...
Me identifiquei com tudo nesse vídeo, minha vontade é desligar, dormir pra sempre, é a única coisa que sinto vontade, o restante é exatamente o vídeo. Obrigado marcio
Dra Marisa, estou assim, há alguns dias...e isso é desesperador! Muito obrigada por descrever com tanta precisão e competência tudo o que se passa com.quem vive essa situação!
Acho que se não fosse o fato de causar tanto sofrimento aos amigos e familiares além do medo de ir ao inferno muita gente gostaria de encerrar essa vida. Se eu tivesse certeza de que não seria condenado numa eventual pós vida e se por um acaso não tivesse mais família nem amores eu daria tudo que eu tenho a uma família pobre e me mataria.
Meus grandes prazeres na vida foram minando aos poucos. Acho a vida um grande tédio, raramente tenho alguns súbitos espasmos de felicidade. A cada dia vejo os caminhos da minha vida ganhando rumos onde vejo um futuro cada dia pior e as pessoas que me rodeiam simplesmente não se importa, estão ocupadas demais seguindo suas vidas. Empatia inexiste.
Alguém que já morreu em vida... uma espécie de alguém que está velando o próprio corpo. Aconteceu com o meu marido desde que se aposentou aos 70 anos. Há 4 anos ele se nega qq tratamento . Quem está morrendo com isso acaba sendo quem está ao lado tentando de tudo para o outro acordar para a vida. Ele é ateu para piorar e nem vida religiosa e existencial se importa de ter. Triste.
eu não perdi o interesse de sair, mas perdi o interesse em séries , filmes e ler , eu amava hoje em dia não vejo graça nenhuma em nenhum, tudo ficou muito chato, estudar também não tem o mesmo impacto, acho estranho. também nã rio de quase nada.
Pior que eu fico desanimada de conhecer gente, pq não tenho nem o que contar. Minha vida não é interessante agora ter nem uma série ou filme pra falar me deixou totalmente sem assunto, eu não vou chegar pra falar com qualquer pessoa sobre o que eu aprendo na faculdade, nem dá pra falar com gente que estuda a mesma coisa tbm. Pq quem é que vai ficar falando de conta?
Eu sei bem o que é Anedonia. Ja luto a tantos anos contra a Depressão. Faço tratamento a 25 anos. Levava uma vida quase normal. Mas depois que perdi minha esposa não sinto mais prazer em nada na vida. Não tenho vontade sair nem de me cuidar. É tudo cinza.
Vamos lutar.... infelizmente a morte é a pior consequência do pecado humano....e quem tem sentimentos sinceros por pessoas ou animais, sofre um vazio profundo, contudo temos que aceitar e terminar a vida com fé, ainda que sem alegria, pensando em reatar nossa comunhão com Deus, e desejar a vida eterna com Cristo.... lembremos que tem muitos que passam situações piores, extremas....
Moço , ñ se permita viver assim por favor ,cara olhe pra vc msm é tente lembrar que vc já sorriu um dia já foi feliz, ñ se entregue a isso dessa forma se negue a viver assim lute msm sem vontade
Obrigada pelo vídeo, busquei algo que eu me identificasse e encontrei seu vídeo, parecia que vc estava narrando meu dia a dia. Tenho parentes excepcionais que me dão apoio emocional, tomo medicamentos, pois fui diagnosticada com depressão fazem alguns anos e lutava todo dia contra meu problema, até que comecei a perder a vontade de fazer as coisas que mais gostava mesmo tomando a medicação, perdi quase completamente a libido e a felicidade parecia cada vez mais incompreensível me levando a forçar sentir alguma emoção que nunca deu certo fazendo-me sentir frustrada, sem querer incomodar mais a vida de ninguém tenho vivido assim, com meus sentimentos entorpecidos e usando uma mascara de alegria ou preocupação em momentos que normalmente sentiria. Tenho medo de voltar a optar o suicídio como fazia sem tomar os remédios, pq a vida vem perdendo o sentido e a graça, pelo menos antes me afogava em lagrimas ou medo de fazer as coisas, agora tudo é nada.
@@nubiafonseca7034 De certa forma voltei a me sentir triste novamente, como fazia anos atrás. Devido a covid 19 perdi meu avô e perder ele me fez sentir um vazio que nunca tinha sentido na vida e depois disso não tenho como não me sentir mal. Infelizmente a perda dele e o sentimento de quase perder minha avó também me fizeram sentir as coisas de novo.
Minha vida mudou totalmente depois que a depressão tomou conta de mim, já tem uns 6 anos que estou vivendo com isso só piorando ano após ano, aprendi apenas a sobreviver, mas é uma batalha diária, no fundo tenho um pouco de esperança de melhorar, me sinto desconexo da vida, me sinto vazio, sem sentindo, sem propósito, tudo é indiferente, não sinto felicidade e nem tristeza, perdi o interesse em tudo que eu gostava antes (assistir jogos de futebol no estádio e na TV, jogar vídeo game, ir no cinema, planejar a construção de uma família, ter filhos, viajar, ter minha própria empresa) tento me afastar de todas as pessoas possíveis para não magoá-las, evito relacionamentos pelo mesmo motivo, não tenho prazer na vida, perdi totalmente a sensibilidade no tato, tenho a sensação que abraçar qualquer pessoa é como se tivesse abraçando um poste, até mesmo a mulher que mais amei nessa vida não sentia mais nada ao tocá-la, um beijo, pra mim é indiferente, não tenho resposta emocional para o mundo ao meu redor, não consigo sentir amor pelos meus familiares mesmo sabendo que eu os amo, não sinto empatia, apesar de praticar pois eu sei que é o certo, tento me preencher apenas com trabalho, além de tudo perdi a minha fé, me sinto um corpo sem alma, um zumbi consciente apenas sobrevivendo dia após dia.
Cara , também sinto isso .Mas eu prometo a mim msm e a toda vida que eu planejei que eu me nego a viver dessa forma, vo lutar contra essa maldição e reagir ,faça o msm reaja por favor . Volte a lucidez e verás outra vez que vale a pena viver .
@@joelsonaraujo5705 Nada muito impactante, mas sinto que logo após a faculdade comecei ficar assim meio dopado pra vida. Nunca usei qualquer tipo de droga que poderia ser um causador. Acredito ser algo psicológico mesmo.
É assim e mais um pouco: tudo que se faz é por obrigação e fica tão pesado, tão pesado, que nem fico feliz por conseguir fazer. Depois que consigo é um cansaço, raiva, tristeza, não tem contentamento. Nem antidepressivo tá resolvendo.
É normal odiar você e as coisas por completo? Tipo, odiar seu nome, odiar seu jeito de ser, odiar sua aparência, a rotina? Não tenho mais prazer em fazer o que antes eu gostava (ler e escrever). Sinto isso desde os 14 anos queria muito ajuda 💔
Eu também perdi o interesse em ler e escrever. O resto eu já não gostava muito. Agora me sinto só uma casca. Vivendo porque a vida dura, como disse Fernando Pessoa.
Seu comentário me salvou nesse momento . Estou em anedonia e depressão um tempinho e agravou com a Pandemia . Então vejo todos vivendo a vida loucamente nas redes esse comentário me trouxe a lucidez . A maioria nem está tão bem como tenta demonstrar.
@@luluprates5992 exatamente os dias estão tão iguais que passa uma semana, passa o mês e eu nem vejo nem lembro do que aconteceu direito, uma angustia no peito .. só Deus pra ajudar 😔
@@LucasLima-mv5cq eu tenho feito arte . Ouvido música . Uns exercícios de respiração . Tenta rabiscar qualquer coisa , nem precisa ser artista . Joga pra fora o que sente . Ou escreve textos . Se precisar conversar me chama aqui
Meu marido c certeza tem anedonia. Ele sofre c muitas dores da fibromialgia e isso já o impossibilita de muita coisa. Mas o q a Sra falou o descreveu exatamente. Ñ tem mais alegria prazer em nada nem mesmo libido. Temos 13 anos de casados e o amo muito apesar de tudo isso q passo c ele, continuou cuidando dele. Espero poder convencê-lo a fazer um tratamento.
Minha nossa! É a primeira vez que alguém fala oq eu passo há tanto tempo! Nossa! Eu perdi totalmente o gosto, tudo tanto faz, eu perdi minha libido, perdi o interessante em mim, perdi o interesse no tratamento, marquei 7 psicólogos e não fui em nenhum
Seja um comportamento, hajo assim por algumas vezes. Tenho o que gosto, compro, até repetições de algo e assim mesmo fico feliz naquele exato momento. N sofro mais por algo ou pessoas por mais que faça algo para ver as minhas reações.... Sofrimentos me deixaram assim... Posso até gostar ou amar tal pessoa se dê certo bem se não tb vou suportar devido o que já passei na vida... Até msm filhos, devido algumas situações repetitivas cansa etc... E assim vou vendo o meu crescimento diário diante as situações inesperadas da vida... PS: Adoroooo sair, amigas, viagens, talvez seja uma fase de minha vidaaa... Detalhe, não estou ligando mto para relacionamento desgastante prefiro viver cada dia e cada momento. Meu foco é resolver o que ainda falta, para que eu possa focar em todos meus objetivos de vida e crescimento financeiro, intelectual o resto que venha com tranquilidade, paz, sussego tudo que precisoooo....🙌🍃🌹
Nossa, estou sentindo tudo isso aí que vc tá falando, Marisa! Tudinhooooooo eu! Não sinto falta de ninguém, não tenho vontade de ficar c ninguém, meu pai morreu nem fui ao enterro e nem ao menos sinto culpa, não sinto tristeza por ninguém, nem alegria... olho pra pessoa e tento reagir de acordo c o que ela espera de mim, que é pra não chocá-la muito, mas não tô nem aí, por mais que eu deseje nãoconsigo me envolver de verdade! Isso é ruim, parece q a gente é egoísta.
Eu perdi totalmente a compaixão pelos animais, tudo, minha mãe poderia morrer que eu simplesmente não choraria. Eu nunca tinha ouvido falar isso, foi muito interessante!
@@eduardonogueira2232 Ah, por animais eu choro, entristeço, nem filme triste sobre os bichic=nhos eu posso ver, choro mesmo, recolho da rua, trato, gasto meu dinheiro c eles, etc. Eles me comovem... certo dia eu identifiquei o porqÊ disso: é que eu me sinto como um deles!
@@ruivinha1982 Minha mãe faleceu em 2002. A gente não era unida, infelizmente. Eu pude cuidar dela após sua cirurgia cardíaca. Ela estava gostando pq todos que iam visitá-la elogiava a aparência e as Buchechas rosadas dela. Mas confesso que fiz isto por obrigação moral e não por amor. Minha mãe sempre foi apaixonada por meu pai, meu pai sempre foi mulherengo e vivia cavando motivos ameaçando ir embora de casa. Minha mãe sofria muito por ciúmes. De 11 gestações nós somos apenas 4 irmãos. Qdo eu tinha 16 anos meu pai, do nada, ficou xingando dizendo que não gostava de mim e que era pra minha escolher ou eu ou ele. Minha mãe chegou em mim e disse que amava meu pai mais do que o dia que se casou com ele e que não vivia sem ele , e se ele fosse embora ela morreria e alem do mais tinha minha irmã ainda com uns 7 anos e ela não tinha como criá-la sozinha e que meu pai mandou ela escolher e que entre eu e meu pai ela escolhia meu pai. Então, saí de casa naquela semana. Engraçado é que isto aconteceu justamente numa final de tarde e nesse dia eu tinha passado com minha mãe fazendo compras no centro da nossa cidade no interior de Minas!
@@italianfranca eu tbm, me sinto vazio, perdido e sem rumo em todos os sentidos possíveis. A coisa que mais sinto nessa vida é medo. Eu preferia não ter nascido, só queria poder dormir e não acordar mais.
@@kevenfernandes6095 Faço minhas as suas palavras. Sem rumo, sem expectativas de futuro, completamente perdido. Vontade só de dormir direto, sem acordar nunca mais. A dor de existir é lancinante, absurda e simplesmente in-des-cri-tí-vel!!
@@italianfranca exatamente luis, eu pedi pra nascer e ser rejeitado pela minha própria família 😭😭😭 eu n devia ter nascido, não sirvo pra nada, até minha melhor amiga acho que estou perdendo. Uma das poucas pessoas que me aceitam como eu sou 😔 tem whatsap ou instagram pra gente conversar e desabafar melhor?
Olha nome bonito pra uma coisa feia, rs. Caríssima, tenho uma luta pessoal contra isso. O mais delicado de tudo é que neste século "líquido" o apoio a ajuda, está muito longe de podermos contar com o "outro". De fato, vcs que estão aí na web são a maior ajuda que os seres deste perfil socio-emocional do século XXI faz se urgente estas ações. Eu luto contra isso, eu tive isso e estou vencendo isto. Passa a passo... Gratidão!!!
Gratidão por falar. Estou finalmente entendendo o que se passa comigo. Laroyê, Elegbara, que traz o Conhecimento na hora certa. Axé, Exú! Suas palavras foram um bálsamo, D+us de seu coração e de sua compreensão a abençoe!
Gente ,eu sei como é, mas tenho força ,lutem contra si próprio. Confiem em Deus, eu sei que Ele é capaz de nos renovar, as novas forças, procurem ajuda. Lutem contra isso .
A imensa gratidão é toda minha , Dra. Linda , SER DE LUZ !! Sua interpretação e explicação , procedem de uma percepção cirúrgica de tão extraordinariamente precisa , corretíssima .
Pessoal tudo bem? Eu estou passando por isso, e o que está ajudando a sair dessa, é um acompanhamento psiquiátrico e terapia sejam sincero no tratamento
Tô nessa a anos, e pra piorar fiquei viciado na maconha que uso pra fugir dessa realidade, não saio de casa e sou julgado por isso todo dia, meio que tô sendo forçado a sair dessa mas não consigo, não aguento mais
Eu não sinto prazer em mais nada, não sinto prazer com comida nenhuma, não sinto prazer nas amizades, escutar música não tem mais graça, não gosto mais de sair, não sinto mais graça ao ver vídeos engraçados, não quero mais compartilhar mais nada da minha vida pq na minha cabeça ninguém se importa e é algo fútil. Outra coisa eu sinto muitooo sono.
Gente ,meu professor disse que ñ perdemos a capacidade de sentir nossas emoções só a isolamos por um tempo,se soubermos o que as isolou voltamos a sentir novamente . Creiam em Cristo .
Nunca achei que ficaria assim 😢 e vendo por uma retrospectiva, nunca estive feliz, depois da minha infância. Sempre estive ou mt triste, ou no estado que ela falou no vídeo
meu sonho era ou ainda é ser musico, e isso ja era algo bem difinido em meus planos. Sem isso Minha vida nao faz sentido. As vezes eu ouço estas musicas mas tenho medo de nao sentir nada e me sentir frustado. É bizarro, pior que ainda acabei criando ansiedade encima disto. Cara, tu nao sente nostalgia é bizarro. Que porra é essa? A musica era algo tão importante quando o oxigênio que respiro. E o pior, tenho um medo absurdo de nao gostar da minha banda favorita mais, isso seria o fim, sinceramente. Sinto ansiedade só de olhar para meus cds, é bizarro isso, as vezes nem eu entendo. Isso é algo bem intimo que falo aqui.
*E o incrível que minha mãe falou pra minha psiquiatra que eu perdi o interesse em tudo e que fico só deitado o dia todo e ela nem disse que tenho anedonia, mas fui pesquisar no Google e consegui achar*
pesquisando aqui tambem,a anedonia é um sintoma geralmente de um quadro depressivo,eu entrei num quadro depressivo passei por alguns estresses e é complicado msm esse lance da anedonia tambem não tenho sentido aquele prazer de antes aquele animo mas tenho esperança,não tenho feito nenhum tipo de tratamento mas andei buscando por HIPNOSE CLINICA para tratar casos de depressão entre outros traumas,sugiro que busque sempre diversas alternativas,um dia obteremos a nossa cura,força!!!
Meu único bom momento foi por muito tempo; nadar no mar, nos dias mais frios e nas correntes mais geladas; "o mar, esse útero frio no qual eu me aqueço"; eu dizia. Adonia define bem como estou vivendo desde a alguns anos. Obrigado por este vídeo.
3 anos atrás minha pscologa escreveu isso num papel que eu precisava de um laudo sobre depressão eu não dei muita confiança , Ultimamente tenho pesquisado e entendi o porquê ela escreveu isso. Graças a Deus dos males o menor tenho um namorado que entende pois tambem já teve depressão e se trata de borderline, mas é alemão , e nesses dias sem avião estamos distantes mas ele é uma grande luz excelente parceiro. Com quem mantenho contato virtualmente sempre q ele tem tempo disponível, cansei de tentar explicar algo as pessoas prefiro ficar comigo. E ahh desculpem mas o bom dessa pandemia q vc sai de máscara não precisa rir pra os outros. Amei sua colocação, Fazer de atriz, Desinteresse em estar com pessoas. Comigo mesma estou um dia por vez tentando ser grata, lutando para gostar de algo mas parece q eu compro coisas e logo vejo q não é o q eu esperava ou pouco ou nada mudou. Mas sem ninguém para conversar, comprar é o meu prazer do momento e ficar em casa trancada sem ninguém sem barulho. Tenha uma linda noite e sucesso.
Eu tenho tudo isso desde o sequestro do meu primeiro filho quando tinha so 4 meses, os sequestradores ligavam dizendo que so entregavam os pedacinhos dele, eu tinha acabado de perder minha mae na mesma semana ela morreu e eu nem pude me despedir dela, e meu ex marido comecou a beber o que resultou em separacao no mesmo periodo. Eu me vi sozinha em outro Pais onde eu ainda estava a aprender a lingua longe de todos, eu recuperei meu filho gracas a Deus, mas infelizmente nunca mais fui feliz depois disso e ninguem via, eu sei camuflar muito bem, aguentei 12 anos assim, suportei a dor calada e sozinha e foi preciso eu mesmo ir buscar por ajuda, porque ninguem percebia, alem disso tudo eu tive perca de memoria, panico ataque, nao fico feliz com nada, tudo me irritacao, fobia de quase tudo, flahs de memoria, insonia, pesadelos, falta de ar, coracao acelerado,tontura,manchas roxas pelo corpo, meu cabelo caia muito so ficava buracos na minha cabeca e uma costra tipo caspa porem muito grossa na cabeca e nas sombrancelhas, eu engordei muito eu era bem magrinho e acabei estragando o meu corpo, minha saude fisica e mental foram se acabando e nao tenho mais animo pra fazer nada, nao demonstro afeto sinto que ninguem me intende por isto me afasto de todos, e nao suporto conselhos de pessoas que nao entendem o que passei que nao sao medicos e se acham donos da razao eu so aceito conselhos medicos. Hoje faco tratamento EMDR para me curar e esta funcionando aos poucos gracas a Deus eu ja nao tenho mais fobia nem panico ataque, porem e um caminho longo a percorrer ja que venho sofrendo a 12 anos com tudo isso. E muito triste, eu era uma menina ainda, eu era muito bobinha mesmo tendo 25 anos na epoca eu parecia uma crianca cheia de vida, pois eu sofri muito na infancia tambem, entao eu bricava de boneca ainda casada depois de tudo eu perdi o brilho no olhar e nao tenho expressao facil, nunca se sabe se estou feliz, triste ou brava. Nao e nada facil esta doenca acaba com qualquer um, voce vira um zumbi, voce caminha, come etc, porem voce ja nao esta ali, e como se voce nao tivesse alma, voce so vegeta.
Oi estou igual vc sem prazerem nada sinto minha mente anestesiada e zumbido no ouvido o cabelo tá caindo muito fiquei assim a 8 meses estou sofrendo muito depois tbm de ter pânico e perde um ente querido por favor me ajuda oq vc toma isso Emdr vc faz a onde ?
Bem, depois de ter passado pelo que vc relatou é justificável o seu estado e ainda muito jovem. O que aconteceu com vc é como pegar uma cabeça e chacoalhar e toda a química do cérebro ficar bagunçada, mas ainda bem que vc está se tratando, não se cobre por estar assim, vc tem motivos, aceite pq com o tempo melhora sim. 🕊️🤗
devido a rotina o que era uma sequência linear de fatos se transforma em um mesmo dia que se atualiza de forma idêntica cada vez que o sol nasce e você quer escapar disso (pense nos budistas), encerrar esse ciclo repetitivo, matar o "tempo", anedonia é apenas consequência do processo de envelhecimento humano (a sua energia cai), quer dizer que não é mais criança.
Também Luto contra esse problema de falta de sentimento por conta da depressão. A depressão por si só saiu mas a falta de sentimentos me acompanha a anos. Mas posso afirmar que tem tratamento, não desistam de encontrar. Tomo antidepressivo e após 2 anos tomando que estou melhorando aos poucos e é assim mesmo, a melhora vem porém é lenta, por isso tem que se agarrar muito a vontade de viver, mas quando começa a sentir algo vai ficando mais fácil a luta. O mais importante: tive que descobrir sofrendo, cortando efeito do remedio que tem coisas que eu tive que cortar da minha vida para poder melhorar. No meu caso café e qualquer outra coisa que contenha cafeina incluindo chas, coca cola ou pepsi, guarana também tem um pequeno grau de cafeina, chocolates, e o chimarrão. Se perceber que estas coisas interferem na melhora devem cortar assim como eu.
@@alinedacostax Oi.. contabilizei 2 anos e nove meses, tomando meu bupropiona e sai finalmente do embotamento emocional, acredite a melhora vem, mas mesmo quando vier a melhora não pare com os remédios pois é uma tentação e ao mesmo tempo a pior coisa a fazer. Sò pare com orientação de um pisciquiatra. Meu Terapeuta Disse que para largar o remédio funciona assim.. quando a melhora do quadro chegar a 100%, tem que ficar mais um ano tomando remedio certinho e então mais um ano tirando gradualmente o remédio..
@@suelisantos5086 Digo que melhorei em vários aspectos. , mas a melhora total leva muito tempo, no meu caso ainda estou na luta, alguns dias sem sentimentos e outros com, geralmente quando meus sentimentos somem minha libido some também, esses dias são os mais terriveis possìveis pois me sinto como se fosse outra pessoa, perco minha identidade, e tenho que fingir, que me importo, que estou feliz, que não tem nada doendo quando na verdade tem uma sensação muito ruim que não consigo explicar no lugar do que era pra ser minhas emoções saudáveis. Quando minhas emoções voltam eu choro muito e fico na esperança de que dessa vez vou melhorar definitivamente , mas em alguns dias some novamente. Eu sei que vou ter a melhora total, mas cada vez que vou para esse poço fundo sinto que nunca irei melhorar, mas na realidade a cada dia estou mais perto de conquistar o que era pra ser normal em minha vida assim como é normal na vida de qualquer pessoa. Continuo nessa luta injusta e solitária.
Eu pensei que só estivesse cansado da vida e com depressão , ansiedade e TDAH... Agora descobri, pelos sintomas descritos pela DRa. Que também tenho Anedonia. Bom....só de estar vivo me parece uma vitoria, visto que, ao que parece, tenho mais doenças no meu cérebro do que neurônios . #toferrado
De um tempo pra cá eu simplesmente me isolei, parei de sentir prazer por comer ( que antes eu adorava) * agora como muito mas sem prazer* , me isolei dos amigos, das redes sociais, parei de conversar com as pessoas, e ainda não vejo mais sentido em ir para festas e tem dias que eu fico pensando qual meu propósito e porque eu vivo. MAS eu ainda tenho picos de alegria, oque me motiva é a minha irmã ela minha motivação ela faz eu não viver por viver, pois quero ver ela crescer.
Às vezes a alegria e momentânea,ou passa,tento me lembrar dos momentos bons do passado pra tentar ficar bem. Mas logo piora pq eu me canso,eu só quero dormir,tento estar feliz mas to tão cansada....tudo está tão chato...
Vídeo super atual. Por incrível que pareça, quem me alertou de que eu poderia ter Anedonia foi um hipnólogo. Ele pediu para que eu procurasse um profissional para o diagnóstico.
SABE O Q É MAIS TRISTE É Q A IDADE VAI PEGANDO E VC É OBRIGADO A TRABALHAR MAS VC N QUER VC ESTA CANSADO DA VIDA!!! É SEU PRIMEIRO EMPREGO E VC TA NA DEPRESSÃO DESDE O FINAL DA INFÂNCIA, TUDO NA SUA VIDA VOLTANDO DO ND, SEU PAI SUA MÃE... TODO MUNDO DO PASSADO... E O MUNDO T COBRANDO AS COISAS NAS HORA Q QUEREM PQ TEM Q SER ASSIM E N SEI O Q. TE OBRIGAM A FAZER SEM QUERER SEM ESTAR BEM PSICOLOGICAMENTE... OLHA É TORTURANTE DORMIR É O MELHOR OU....................
Tudo que eu começo a fazer eu paro porque não tem mais graça... Eu estudava música, parei; desenhava, parei; compunha músicas e poemas, parei. Há pouco tempo eu estive jogando muito videogame, até isso eu ficou sem sal pra mim. Tudo tem um fim então nada tem graça. Eu sei de tudo, sei o que devo fazer mas não tenho vontade, simplesmente. Nem penso mais em me suicidar, às vezes penso, mas geralmente só não ligo, é sem graça. Eu não entendo essa empolgação toda que as pessoas têm com a vida, planos, status, amizades... De vez em quando eu fico alegre com alguma coisa, mas já sabendo que logo mais eu vou voltar a vegetar
*Tô assim também, a uns meses atrás gostava de desenhar e estudar o básico da programação e atualmente perdi completamente o interesse, tô sem vontade de nada*
Me identifiquei com vc as coisas pra mim estão muito sem graça nem viajar quero mais hj fui no supermercado eu gosto muito de fazer compras mas j eu senti uma exaustão e fiquei sem sentido UE o q tô fazendo aqui e só tinha vontade de estar em casa no meu mundo sem ninguém acredito q a única pessoa q me faz eu refletir ainda é minha filha q é criança e precisa muito de mim .Tenho muita irritabilidade me sinto vulnerável as pessoas querem se aproveitar disso mas eu tento disfarçar mas não consigo sou uma pessoa apática e chata pras pessoas .
Não sinto culpa quando faço algo errado, não sinto ódio qnd me fazem raiva, n choro em situações triste, e como se eu não me importasse com ngm e nem cmg
Eu também, mas eu sei lá estou assim me separei esse ano há seis meses, sofri muito muito até sofri acidente pois estava com névoa mental sentia que eu era irreal, e ai voltei pra ele, uma pessoa que me fez muito mal, e não só to já nem 1/3 do que sentia antes por ele ou pela vida, estou sem sentir nada nem libido, nem consigo expressar empolgação, preocupação, PR estar assim falo coisas sem me importar se vai doer ele ou não, só falo como penso e falei que não o amo mais, falei que não amo ele nem ninguém mais, só minha família que está no Brasil, e meu pet que faleceu outra coisa que me magoou muito o único ser que tinha amor ainda morreu semana passada
Só tenho prazer em dormir, pq dormir você esquece da vida.
Eu também durmo muito, sinto que assim é menos um dia...
@@isabelbrandaodesouza2455 DOrmir TRAZ PAZ!! O Inferno QUE É A VIDA não existe, deixa de existir enquanto vc dorme.
A melhor opção é deixar de existir
Vc tá melhor??
Eu tb acho q to assim
É exatamente assim que me sinto... seco, vazio, é igual o amigo falou ali no comentário acima... meu único prazer é dormir, pois quase não durmo, quando durmo me desligo de tudo... ai eu acordo.
Eu tenho anedonia desde os meus 11 anos. Tenho 17 agora e te digo, MORRI EM VIDA, nada mais me da prazer, tudo é cinza, sem graça, sem sentido. Até dormir está perdendo a graça...
@@ryangustavo7248 dormindo você esquece de tudo
E hoje como vc se sente?
@@ryangustavo7248😔
É complicado pq vc não se sente feliz, mesmo que aconteça coisas felizes à sua volta. Como sou evangélica é pior ainda, daí o pessoal fala que é "falta de fé, está em pecado, crente mundano" etc. O julgamento piora.
Espero que você tenha saído desse meio evangélico e esteja melhor sem esses julgamentos.
Sem bem o que isso😟😟😟😟
@Caminho de pain 2 concordo
Vixi, a maioria dos evangélicos tem uma cabeça anticientífica e não entendem nem da Bíblia. Vá na igreja Presbiteriana, lá não costuma ser assim
@@FuturoDeRedpillEhAlcoolismo isso é verdade
Não consigo ler, não consigo estudar, nem me empolgo por andar de bicicleta. Estacionei..
Eu lia até dois livros ao mesmo tempo. Estou com uma pilha pra ler. Continuo gostando mas, não consigo nem pegar no livro.
Eu só quero dormir.
Depois que eles se foram, minha filha mais nova me maltratou mais e foi embora e eu só soube quase um ano depois. Aí, ouvindo muitos profissionais, percebi que ela me manipulou, me fez sofrer muito, desde os 15 anos até agora, 38. É narcisista.
Odeio quem diz que é falta de Deus, religião, etc...
Né oque
Tem criatura que fala que é falta de vontade.
E ainda se diz cristã, TÁ!
Eu sinceramente estou vivo por que enfim já nasci, por que se fosse por escolha eu preferia nem ter nascido. Atualmente não gosto nem de coisas que eu já gostei muito. Só quero "dormir" e nem isso rsrs, não durmo, me sinto cansado e triste , as vezes tenho vontade de chorar e não consigo, não cai uma lágrima, não sai o mínimo som.
Eu sei como é..... A única coisa que importa é se sentir bem. Tente se lembrar como era sua vida antes disso acontecer, e lute para que consiga sentir aquilo de novo. E pense que vai conseguir sair. Pelo menos é o que eu acho que funciona pra mim.
to ass tambem.
Pelo menos esperança. Já é um começo.
Luis, Mateus,Mary ,Vamos lá !
O sol nasce todo dia. Esperança.
Um abraço
Me descreveu totalmente amigo, me sinto triste e por muitas vezes com vontade de chorar, mas ao mesmo tempo não consigo, daí fico cansado de estar triste, e tento procurar alguma coisa pra fazer, não tenho vontade de fazer nada, tenho 17 anos e esse ano vou fazer 18, mas não tenho nenhuma faculdade/curso que quero fazer, estou totalmente perdido na vida, penso seriamente em fazer qualquer faculdade só pra não ficar parado na vida sendo sustentado pelos pais, mas ao mesmo tempo tenho medo de querer largar a faculdade por falta de vontade de fazer algo que eu nem mesmo goste.
Estou lutando pra não afundar nessa, mas não adianta, é um pântano.
Vo te falar uma coisa ,confia Naquele que é Maior luta contra isso . Eu sei que vc pode
Um pântano onde se tenta sair puxando o próprio cabelo pra cima e não sai do lugar
to aqui vivendo por viver,tudo oq faço é por obrigação.Tudo ficou chato e sem graça.
Me de um motivo para isso?
Te entendo.
É, comigo é a mesma coisa, só tô esperando a morte chegar logo.
É muito triste admitir isso, e tenho certeza que é até pecado. Mas me sinto exatamente assim comigo, me identifiquei com vários exemplos que ela deu no vídeo. Eu falo sempre para minhas amigas e meu esposo que eu não estou vivendo, e sim passando pela vida. Não tenho expectativa de nada, faço terapia, mas sem nem uma vontade, e uso ansiolíticos. Sinto uma tristeza muito grande em me sentir assim, sem ânimo, sem objetivos. As vezes fico horas tentando pensar em algo que eu goste de fazer, mas não acho nada. Nada me dar prazer .
Acontece*
Eu acordo tomo café e não faço nada!!
Não ouço música, não jogo, não leio. Nada de entretenimento.
Eu acordo e literalmente fico pensando nas coisas, so isso.
Oi como vc tá hoje? Cê tem zap ou Instagram pra gente conversar?
Tá melhor?
Esse estado é deplorável, o fato de não sentir nada, não sentir prazer, tristeza, e principalmente alegria, por vezes quando eu conseguia chorar pelo menos, eu conseguia me alegrar um pouco pq isso me fazia se sentir "humano", eu pensava cmg msm "poxa pelo menos a tristeza eu consigo expressar, me sinto um pouco humano agora", mas agora nada, até pra chorar parece q já não tenho força..
Somos dois. Nem sei mais o que dizer... Tô só esperando a morte chegar.
Eu também estou assim , não sinto alegria nem tristeza nao sinto aquele prazer com os meus filhos minha mulher isso e muito ruim , queria tanto chorar mais tô seco não consigo .
Exatamente isso que sinto a mesma coisa que você
Exatamente isso que eu sinto igual a você
Eu tbm, vc tá melhor?
Eu posso afirmar que no meu caso são os traumas... Já fui uma pessoa muito feliz, sinto falta disso, no começo eu pensava ser normal, mas já tá afetando minha vida amorosa e social.
Provavelmente é isso que eu tenho. Quero muito uma coisa, mas depois que ela acontece, eu simplesmente não sinto nada, como empolgação ou felicidade. Minha vida está estagnada. É como se nada ao meu redor estivesse acontecendo. Tudo o que as pessoas fazem por mim, é como se fosse nada. Não sinto emoções. Só sei que todos os dias eu me questiono do porque nao estar sentindo emoções ou alegria por algo que eu gostava tanto. Eu preciso me reencontrar, pois eu não era assim. Eu tinha muito desejo de curtir a vida sem medo de ser feliz, e isso era tão prazeroso. E hoje não vejo motivos para viver. Só estou sobrevivendo. Percebi que morri por dentro depois de varias coisas que mais me deixavam feliz (minha banda favorita e viajar) se tornaram indiferente e nem motivação tenho pra fazer essas coisas. Hoje em dia viajar é como se fosse rotina, não sinto animação e ansiedade pra viajar, é como se fosse um dia qualquer. Eu preciso me reencontrar. Era tão bom sentir aquelas coisas. Hoje minha mente está anestesiada e "travada", pois não sinto nada.
Você toma antidepressivos?
Está melhor ? Tá fazendo algum tratamento
@@analarissa3398 eu cheguei a procurar ajuda e tomei remédio por 1 mês e meio, mas como tudo na minha vida tem prazo, acabei desistindo. Infelizmente não tenho motivação nem pra procurar ajuda.
@@vinicius4000 Continuo a mesma coisa. Mês passado realizei meu sonho que eu tinha há 12 anos, e não senti simplesmente nada. Eu estou morta por dentro e não tenho nem motivação pra ir atrás de ajuda, fico procrastinando e nada anda.
@@mariana_greenday1039 esses dias aconteceu um episódio comigo , comecei a sentir muito amor pela minha filha e fiquei alegre , comecei a cantar salmos e fui dormir cantando , dormir bem sem remédio (pq tenho insônia) , mas aí no outro dia acordei apático de novo . É como se tivesse ativado por um momento meus sentimentos bons
Eu vivo assim A ANOS, e eu já desisti de tudo.
Mas é tanta falta de vontade que nem em suicidio eu pensei, não me parecer ser a solução e no fundo eu ainda devo ter esperança.
Além de buscar ajuda psicológica, descobri que é bom suplementar vitamina do complexo B (incluindo B12) no mínimo 3 meses, e magnésio (cloreto de magnésio PA- só 2 a 3 colheres de sopa ao dia, pois em excesso faz mal). Resultados após uns 15 dias.
Também não usar álcool, reduzir (mas não precisa parar) cafeína, e comer melhor em geral. Dormir e acordar sempre no mesmo horário.
Até floral de bach também é bom, tem que tomar certo..
Eu percebi que em muitas pessoas a causa também é orgânica.
Lokoepoco, sei bem o que está sentindo. De verdade. Acredite. Não tem nem vontade de melhorar, né..? Mas, quero te indicar o ho oponopono mágico. Procure o canal da Beth Russo. Vc vai ver uma mudança logo de cara na sua vida. Posso falar por mim, vc não vai se arrepender. Vc vai voltar a viver. Desejo tudo de melhor pra vc. Abraço de luz!
@@melissabonfim9384 o que pedir na hora de fazer o hoponopono?
Como está?
Quem está nesse estado geralmente está sem dinheiro até para pagar tratamento. É cada um por si.
Concordo, a falta de prazer na vida se da quando a pessoa acorda e percebe que a vida é nada mais que dinheiro, se não tem , nao há vida pra se viver, não há propósitos nem porquês de se continuar, afinal sem dinheiro vc ja vira um zero na sociedade pra todos. Aaa procura um psicólogo... Mas ele atende de graça? Não, entao nem quem estuda pra tratar problemas psicólogicos realmente se importa com os problemas psicológicos, e sim com o dinheiro que ela vai ganhar com isso, sem dinheiro, morra com sua depre ai sozinha...
Procura ajuda... Quem tem interesse em ajudar alguém de graça? Ninguém
Então quando finalmente acordamos da inércia do mundo e percebemos o que de fato é a tal "sociedade" e o "ser humano" fica impossível se sentir alegre com tamanha podridão que é a raça humana.
@@kurogana01Disse absolutamente tudo
Alguém diria " ué vai no sus". Pois vc chega la e encontra o psicologo concurseiro q ta cagando pra vc, alguem sem vocação nenhuma que se vc disser que tem anedonia, ele nem sabe o q q é, e ainda te recomenda ir no urologista operar a fimose.
Dinheiro é o remédio pra minha anedonia.
Nossa ! Me identifiquei com este problema .Não tenho animo pra nada .
E tanto problema mental que eu tenho, anedonia, melancolia, fobia social, depressão, crise de ansiedade, sou inteovertida, posso ter autismo leve, ou até personalidade esquizóide
Estou assim há anos, desde que iniciei a faculdade. Não sinto prazer e poucas emoções, sempre negativas. Posso contar nos dedos as vezes que chorei em todos esses anos (acho que duas ou três), meu desejo sexual desapareceu e não tenho ideais e nem objetivos na vida. Traço metas do que fazer porque sei que é socialmente aceito ou simplesmente porque é correto. Por mim não teria nem terminado a faculdade.
Como se sente hoje? Houve melhoras?
Tente aumentar a sua testosterona
Evitar pornografia
Alimentação e exercícios com pesos
Pode ajudar vc
Novidades?
Como se sente agora?
Vc terminou a faculdade?Cara vc já venceu e ainda n sabe
É realmente horrível não sentir nada por algo ou alguém! Não sente alegria, raiva, tristeza absolutamente nada!!
Tô assim , nem em comer , como e não sinto nada
Não sinto necessidade de ngm simplesmente eu penso pq se importam cmg? Se eu n me importo cm ngm, e horrível esse sentimento
É como se fôssemos um isopor...
Vocês também não sentem nada pelas pessoas que mais amam?
@@carlasilva1501Sim, eu os amo mas no fundo ainda tem aquela sensação de que eles não são importantes pra mim
Eu vivo por viver mesmo, muito difícil conviver com isso, você vive na bad, não consegue se relacionar com pessoas pela falta de não sentir vontade de nada, vivo dormindo, somente pra passar o tempo, quem passa por isso sabe como realmente é
Me descreveu. Só vontade de dormir... De preferência, eternamente.
Olá para quem está vendo esse video, gostaria de lhes ajudar em relação a esse inferno, eu sofri isso com anos, e como o inferno que foi e é, tentei estudar e ver todos os possíveis tratamentos para anedonia, e adotando algumas práticas, consegui melhorar e ter momentos de prazer, momentos em que você não se sente "dormente" ou como um zumbi, e como você convive com isso, você deve colocar como obrigação achar uma forma de tratar e combater essa condição.
No meu caso, desde meus 17 anos (tenho 24) comecei a desenvolver sintomas de depressão, no início sentia os prazeres e vontades normais, apenas a motivação era muito reduzida, conseguia ficar "hypado" com as coisas como jogos, eventos, séries e filmes, quando estudava algo ou tentava aprender, pelo menos tinha alguma vontade por trás, pois conseguia visualizar algum prazer em terminá-las, quando abraçava algum familiar ou amigo, sentia alegria ou tristeza, podia chorar e rir, e nesta época, com depressão diagnosticada, achava que era ruim, mal sabia eu que iria piorar muito, e com o estresse pessoal da vida aumentando, com familiares e pessoas ao meu redor criando algum tipo de pressão psicológica, com acontecimentos ruins e por vezes até traumatizantes, finalmente cheguei ao ápice, cheguei num ponto em que estava apenas fazendo as coisas no automático, apenas fazendo pelo que é socialmente aceitável e nem isso conseguia, pois não sentia motivação nem mesmo para o hobby que eu mais sentia prazer e diversão (jogar games), não sentia tesão, compaixão, amor, tristeza, me sentia totalmente "dormente", a melhor parte do dia era dormir e torcer para sentir algum em algum sonho. No ápice da anedonia (aos 23), resolvi adotar algumas medidas, pois lia o dia inteiro sobre relatos e pesquisas médicas sobre isso, estava tentando fazer de tudo para tratar esse inferno.
Quais são os possíveis tratamentos para anedonia:
Acceptance and Commitment therapy (ACT) ou Terapia de Aceitação e Compromisso, que é uma vertente da terapia cognitivo comportamental (CBT) que é consolidada como um dos principais tratamentos para esse tipo de sintoma;
Bupropiona para aumentar a disponibilidade de dopamina no seu cérebro;
Mindfulness meditation (meditação de atenção plena) cuja prática altera estruturas/áreas do cérebro ligadas a estruturação de emoções, sensações e memória;
Tratamento com cetamina que se indicou muito promissor no tratamento de anedonia;
Tentar utilizar suplementos como cogumelo juba-de-leão vitamina B1 e outras que aumentam a produção de dopamina;
Ritalina ou Venvanse que aumentam a quantidade de dopamina no seu cérebro, se você utilizar uma vez e sentir que houve melhora imediata, optar por utilizar bupropiona, pois ritalina e venvanse podem ser viciantes e acabar sendo neurotóxicos no futuro;
Praticar exercícios físicos, pelo menos 3 vezes na semana, podendo ser cardiovasculares ou hipertrofia
Dieta carnívora para diminuir o nível de inflamação (que tem relação com neurotransmissores que influenciam na anedonia)
Microdosagem com cogumelos como psilocybe cubensis,
O que fiz que melhorou (e pretendo continuar):
Na minha experiência, a utilização de suplementos (vitamina B1/tiamina), aliado com exercício, mindfulness e terapia ACT, consegui finalmente sentir alguma coisa, finalmente consegui sentir e não apenas replicar o que considero que é certo. A anedonia trabalha em conjunto com as suas operações cognitivas e você consegue piorar ela de acordo com seus padrões comportamentais e forma que você estrutura seus pensamentos, não é apenas um problema de produção hormonal ou de neurotransmissores, então a prática da meditação, especialmente mindfulness meditation que é indicado no caso de anedonia, irá fornecer a você as ferramentas para terapia ACT e em conjunto com a melhora no funcionamento do seu próprio organismo por conta dos exercícios físicos. E por favor, pare de pensar sobre seu sintoma ou sensação, seu corpo cria uma relação obsessiva com o que você está sentindo (ou não sentindo) e isso acaba se transformando uma regra, quanto mais você batalha contra essa "sensação", pior fica.
Tentem todas as alternativas, amigos, existem vários tipos de anedonias e varias formas para tentar tratá-las, as vezes ela pode ser desenvolvida pela utilização de antidepressivos, pela utilização de estimulantes, por inflamação no cérebro, pode ser algum dano neurológico proveniente de drogas ou outras substâncias, pode ser algum problema que ocorre na sua vida, estresse pós-traumático e etc. Tudo que listei tem eficácia no tratamento.
Opa, brother, como está indo? Continua bem, levando uma vida normal? Não sei se vc lerá o meu comentário, mas gostaria de deixar aqui meu agradecimento a você. Tenho lutado contra ansiedade a alguns anos depois de passar por um momento muito traumático em minha vida. Hoje, creio que acabei desenvolvendo uma possível depressão após tanto tempo segurando sentimentos horríveis sobre várias frustrações em minha vida que vem acontecendo.
Eu costumava ser como você. "Hypava" para tudo o que eu consumia. Jogos, filmes, etc... Sempre gostei de desenhar. Desde que me conheço por gente sempre tive o sonho de contar histórias e acho que por conta disso, sempre dei muito valor aos meus sentimentos e era isso o que me movia. Mas, agora, depois de uma recente crise de stress não consigo sentir mais nada. Não me sinto mais empolgado com meus sonhos ou jogando e vendo filmes. Nem mesmo com situações da vida real eu me expresso mais e quando faço, fico me vigiando e me questionando se minhas reações e "possíveis fagulhas de sentimento" são verdadeiros. Tenho me vigiado constantemente e minha mente não consegue parar de pensar nisso. Me sinto perdido e sem propósito. Parece que de repente nada mais faz sentido e isso de certa forma me atormenta. Me causa uma angústia estranha. O pouco que sinto às vezes é tristeza e raiva, muita raiva. Sei lá, tenho tentado pesquisar mais sobre o assunto para ver se fico mais aliviado. Seu comentário me ajudou nisso, se puder me responder, ficarei grato. No mais, é isso. Fique bem!
Que saudade do meu eu que ficava hypado com jogos, hoje já não tenho motivação, vontade ou prazer em nada
@@LS_01 Primeiramente, bela imagem do Kleitão na foto de perfil 🗿🍷
Pô, meu mano, é uma fase complicada essa de não conseguir aproveitar/sentir a emoção nas coisas que gostávamos a um tempo atrás. E assustadora mesmo na maioria das vezes, mas uma dica que te dou após começar o meu tratamento: se vc sente saudade dessa época, busque se fortalecer com base nisso. Claro que posso estar falando algo do qual vc já tentou fazer inúmeras vezes, mas continue tentando. Acredite, essa chama que guardamos lá no fundo do peito que nos faz sentir amor, alegria, empolgação, ela vai reacender. Aos poucos, mas vai.
Tenho lutado um dia de cada vez, tentando apreciar as coisas pequenas do dia a dia. Afastando pensamentos negativos e construindo os bons. Não é fácil, mas tenho feito da minha persistencia algo maior que a derrota.
Se force a fazer o que vc gostava de fazer. Jogue videogame, coma sua comida favorita, pratique o hobbie que lhe trazia paz. E TENTE acima de tudo não se preocupar se vai sentir algo ou não. Saiba que vc deve apenas mostrar pra sua mente que é aquilo que vc quer e que vai continuar fazendo, pq isso É VOCÊ e não esse punhado de sentimentos ruins e desesperança.
Desculpe o textão kk entendo que não é facil, mas posso dizer que compreendo um pouquinho que seja do que vc deve estar passando, então espero ajudar, nem que seja o mínimo, alguém que está no mesmo barco.
Tenha uma boa noite e continue em frente. Sempre.
@@srl-8146 Ainda bem que voltei nesse vídeo pra descobrir esse seu comentário, obrigado pelo elogio, pelo comentário e por compartilhar sua experiência irmão, e eu ainda continuo fazendo as coisas que eu gostava e tentando coisas novas por mais cansativo e desinteressante que seja, o que eu mais quero é que nós voltemos a ter aquela chama de volta, vou tentar fazer isso se tornar possível, e caso vc conseguir superar isso por completo fico no aguardo de boas novas, fique bem e não desista.
Fala jovem. Eu tenho anhedonia há quatro anos. Psilocibina curou minha depressão e ansiedade, mas a anhedonia persiste. Estou tomando uma caralhada de suplementos aqui pra ver se muda alguma coisa. Juba de leão, tyrosina, acetyl-l-carnitina e por aí vai. Como você está? Melhorou?
Acho que estou passando por isso, atualmente! Faz três anos que não saio de casa e pra mim é como se tivesse passado apenas uns 3 meses!
E com a Pandemia, como você está agora ?
@@luluprates5992 Falando sério? Estou achando ótimo, pq não preciso sair de casa! Mas o que me detona mesmo é o sol quente, o calor das ruas, o mormaço... afff, sou outra pessoa qdo o clima tá friozinho. Decidi, vou me mudar pra Serra da Mantiqueira, Monte Verde, tudo de bom.,
Obrigada por perguntar.
@@sandraeliazar3570 eu tbm odeio dias quentes , fico muito pra baixo e desconfortável .
Tô na mesma, 2 anos em casa sendo julgado por isso todo dia
Como está agora?
Parece que ela está me descrevendo, minha vida mudou totalmente depois que isso tomou conta de mim, já tem 3 anos que estou vivendo com isso, aprendi a conviver por conta do autoconhecimento, mas é uma batalha diária, no fundo tenho um pouco de esperança de melhorar, apesar de nem sentir a mesma, me sinto desconexo da vida, me sinto vazio, sem sentindo, sem propósito, tudo é indiferente, não sinto felicidade e nem tristeza, perdi o interesse em tudo que eu gostava antes, fiquei afastado dos meus amigos por 1 ano, não tenho prazer na vida, perdi a sensibilidade no tato, nem a sensação de sexo é a mesma, não sinto nada com um abraço, um beijo, pra mim é indiferente, não tenho resposta emocional para o mundo ao meu redor, não consigo sentir amor pelos meus familiares mesmo sabendo que eu os amo, não sinto empatia, apesar de praticar pois eu sei que é o certo, tento me preencher com prazeres momentâneos, como jogos, sexo, mas é tudo passageiro, perdi a minha fé, me sinto um corpo sem alma, um zumbi consciente apenas sobrevivendo dia após dia.
Igual. Igual.
@Zigar D--O que te levou a perder a fé?
@@tukamartins5326 acredito que um conjunto de fatores, o bloqueio de sentimentos, e principalmente quando perdi a inocência, comecei a enxergar com outros olhos, passei a ser mais descrente, infelizmente
Idêntico. Faço minhas as suas palavras.
Eu tbm. tô morta faz tempo
*Na maior parte do dia eu sinto essa anedonia, ainda mais de manhã, não sinto vontade de nada, só tristeza e tédio com saudades dos tempos que era mais ativo e feliz, e só fico deitado na cama pra passar o tempo, as coisas que eu tinha prazer antes, não tenho prazer mais, perco a vontade de viver até, minha vida é um tédio sem fim, pra distrair passo um tempinho no celular vendo vídeos, e a melhor parte é a de dormir msm, pq ao sonhar tu foge dessa realidade sem graça e ajudar a passar o dia chato mais rápido*
Estou me sentindo assim esses dias,como você está?
Eu sou exatamente assim.
@@pinheiro2456 *ainda estou na mesma, infelizmente :/*
@@Marllon_333 poxa,já tentou algum medicamento pra te ajudar?
@@pinheiro2456 *infelizmente não, não achei medicamentos pra isso, acho que é doença mais da alma mesmo :/*
É um ótimo vídeo para refletir, eu tenho refletido muito a respeito da minha vontade em ficar sozinha, no meu canto , curtindo o que eu gosto.Eu penso muito se é a minha personalidade ou se estou cansada do ser humano, ou precisando apenas de paz. Gratidão pelo excelente tema.
Eu tô cansada do ser humano 🙄. Anedonia é para além disso
Somos duas.
Exatamente o mesmo.
Desejo a você vocês o melhor.
@@marciamariana5601 obrigada e igualmente a você 😉
@@beatriznascimento4332
O que te levou a ficar cansada dd gente, vc sabe?
"A sorte de ter pessoas"...Sejam estás pessoas!!! Namastê.
Não estou vivendo, mas apenas existindo.
Igual
Só de pensar meu corpo até arrepia. Eu não conseguia LER o que mais amo nessa vida.
Oie, Beatriz! Tudo bem?
Meu nome é Marina, estou passando por isso! Como superastes a anedonia?
Superou a anedonia foi?
E você se arrepia com algo? já e alguma coisa.
Como você está hoje em dia?
se seu corpo arrepia e um sinal que tu ta viva eu nao sei oque e escutqr musica ha 3 anos . Eu nao choro ha 5 anos . Nao sorrio nao sinto medo nao sinto porra nenhuma .
tenho tudo o que poderia alcançar trabalhando honestamente, tenho uma vida absolutamente tranquila, mas o que seria motivo de êxtase para a grande maioria das pessoas pra mim não tem mais graça, comecei a viver por viver.
Ainda tá assim parceiro? Passou com o tempo? Faz dez meses o seu comentário...
Desculpa se eu tiver sendo invasivo na sua vida mas doq vc trabalha? Pq se for pra eu me sentir assim por um tempo indeterminado eu prefiro q seja uma vida tranquila
Me sinto no mesmo barco e remando para não afundar de vez.
EU acho que isso acontece com pessoas racionais demais, quanto mais racional mais a atençao fica na mente e com o passar do tempo perdendo a capacidade de sentir emocoes e sentimentos.
Ja tive isso e muito outras coisas (panico, depressao, desrealizacao e hipocondria) , ate que conheci dois livros O PODER DO AGORA e VENCENDO O PANICO SEM DROGAS... E tudo mudou quando aprendi como a mente funciona, basicamente tudo se resume em viver mais o MOMENTO PRESENTE (SENTIR mais o momento presente ) . Meditacao e maravilhoso para trazer equilibrio... SALVE
Eu sou racional demais tenho excesso de pensamentos ,vou tentar meditar
MOÇA, VOCÊ ME DESCREVEU COMPLETAMENTE!!!! QUANDO ESTAVA CITANDO TODOS OS SINTOMAS.
Qdo ainda jovens é mais fácil. Problema é quando baixa o desânimo depois de determinada idade. A pessoa pode até se recuperar. Mas " retornará" à mundo que não a aceita mais para trabalho, amor, sexo etc...
Verdade
To entrando na vida adulta agora, e essa ideia só piora.
Me identifiquei com tudo nesse vídeo, minha vontade é desligar, dormir pra sempre, é a única coisa que sinto vontade, o restante é exatamente o vídeo. Obrigado marcio
Quando uma pessoa perde o prazer das pequenas coisas do seu dia-a-dia,é sinal de que já morreu por dentro e esqueceram de enterrá-la.
Me descreveu
Assim seja
..eu
Eu também.
*Eu estou assim...*
Tenho todos esses sintomas. Estou tratando de depressão e pânico, mas não tenho progredido muito. Não sabia sobre essa doença. OBRIGADA.
Dra Marisa, estou assim, há alguns dias...e isso é desesperador! Muito obrigada por descrever com tanta precisão e competência tudo o que se passa com.quem vive essa situação!
Melhorou
Melhorou?
Acho que se não fosse o fato de causar tanto sofrimento aos amigos e familiares além do medo de ir ao inferno muita gente gostaria de encerrar essa vida. Se eu tivesse certeza de que não seria condenado numa eventual pós vida e se por um acaso não tivesse mais família nem amores eu daria tudo que eu tenho a uma família pobre e me mataria.
Tá vivo ainda?
Meus grandes prazeres na vida foram minando aos poucos. Acho a vida um grande tédio, raramente tenho alguns súbitos espasmos de felicidade. A cada dia vejo os caminhos da minha vida ganhando rumos onde vejo um futuro cada dia pior e as pessoas que me rodeiam simplesmente não se importa, estão ocupadas demais seguindo suas vidas. Empatia inexiste.
Eu também só gosto de dormir...pra passar o tempo mais rápido..
Eu tbm. 😞
*No meu caso só gosto de dormir, e ver os vídeos no TH-cam só pra passar o tempo msm e mais nada*
Alguém que já morreu em vida... uma espécie de alguém que está velando o próprio corpo. Aconteceu com o meu marido desde que se aposentou aos 70 anos. Há 4 anos ele se nega qq tratamento . Quem está morrendo com isso acaba sendo quem está ao lado tentando de tudo para o outro acordar para a vida. Ele é ateu para piorar e nem vida religiosa e existencial se importa de ter. Triste.
Oi Mônica..tô no mesmo barco..o q vc tem feito,?
Tem muito religioso q tem isso. Ser ateu ou não, não irá ajudar.
ele está assim pq não tem nada pra ele si distrair, o trabalho provavelmente era o que dava uma razão pra ele viver.
eu não perdi o interesse de sair, mas perdi o interesse em séries , filmes e ler , eu amava hoje em dia não vejo graça nenhuma em nenhum, tudo ficou muito chato, estudar também não tem o mesmo impacto, acho estranho. também nã rio de quase nada.
Sinto o mesmo. Um isopor só.
Pior que eu fico desanimada de conhecer gente, pq não tenho nem o que contar. Minha vida não é interessante agora ter nem uma série ou filme pra falar me deixou totalmente sem assunto, eu não vou chegar pra falar com qualquer pessoa sobre o que eu aprendo na faculdade, nem dá pra falar com gente que estuda a mesma coisa tbm. Pq quem é que vai ficar falando de conta?
@@marianne9736 você faz ciências contábeis? kkkk
@@soudepernambuco faço matemática
Tá melhor hoje?
Eu sei bem o que é Anedonia. Ja luto a tantos anos contra a Depressão.
Faço tratamento a 25 anos.
Levava uma vida quase normal. Mas depois que perdi minha esposa não sinto mais prazer em nada na vida.
Não tenho vontade sair nem de me cuidar.
É tudo cinza.
Vamos lutar.... infelizmente a morte é a pior consequência do pecado humano....e quem tem sentimentos sinceros por pessoas ou animais, sofre um vazio profundo, contudo temos que aceitar e terminar a vida com fé, ainda que sem alegria, pensando em reatar nossa comunhão com Deus, e desejar a vida eterna com Cristo.... lembremos que tem muitos que passam situações piores, extremas....
Moço , ñ se permita viver assim por favor ,cara olhe pra vc msm é tente lembrar que vc já sorriu um dia já foi feliz, ñ se entregue a isso dessa forma se negue a viver assim lute msm sem vontade
Obrigada pelo vídeo, busquei algo que eu me identificasse e encontrei seu vídeo, parecia que vc estava narrando meu dia a dia.
Tenho parentes excepcionais que me dão apoio emocional, tomo medicamentos, pois fui diagnosticada com depressão fazem alguns anos e lutava todo dia contra meu problema, até que comecei a perder a vontade de fazer as coisas que mais gostava mesmo tomando a medicação, perdi quase completamente a libido e a felicidade parecia cada vez mais incompreensível me levando a forçar sentir alguma emoção que nunca deu certo fazendo-me sentir frustrada, sem querer incomodar mais a vida de ninguém tenho vivido assim, com meus sentimentos entorpecidos e usando uma mascara de alegria ou preocupação em momentos que normalmente sentiria.
Tenho medo de voltar a optar o suicídio como fazia sem tomar os remédios, pq a vida vem perdendo o sentido e a graça, pelo menos antes me afogava em lagrimas ou medo de fazer as coisas, agora tudo é nada.
Melhorou?
Faço minhas as suas palavras. Nem força pra escrever o meu relato pessoal eu tô tendo...
@@nubiafonseca7034 De certa forma voltei a me sentir triste novamente, como fazia anos atrás. Devido a covid 19 perdi meu avô e perder ele me fez sentir um vazio que nunca tinha sentido na vida e depois disso não tenho como não me sentir mal.
Infelizmente a perda dele e o sentimento de quase perder minha avó também me fizeram sentir as coisas de novo.
Minha vida mudou totalmente depois que a depressão tomou conta de mim, já tem uns 6 anos que estou vivendo com isso só piorando ano após ano, aprendi apenas a sobreviver, mas é uma batalha diária, no fundo tenho um pouco de esperança de melhorar, me sinto desconexo da vida, me sinto vazio, sem sentindo, sem propósito, tudo é indiferente, não sinto felicidade e nem tristeza, perdi o interesse em tudo que eu gostava antes (assistir jogos de futebol no estádio e na TV, jogar vídeo game, ir no cinema, planejar a construção de uma família, ter filhos, viajar, ter minha própria empresa) tento me afastar de todas as pessoas possíveis para não magoá-las, evito relacionamentos pelo mesmo motivo, não tenho prazer na vida, perdi totalmente a sensibilidade no tato, tenho a sensação que abraçar qualquer pessoa é como se tivesse abraçando um poste, até mesmo a mulher que mais amei nessa vida não sentia mais nada ao tocá-la, um beijo, pra mim é indiferente, não tenho resposta emocional para o mundo ao meu redor, não consigo sentir amor pelos meus familiares mesmo sabendo que eu os amo, não sinto empatia, apesar de praticar pois eu sei que é o certo, tento me preencher apenas com trabalho, além de tudo perdi a minha fé, me sinto um corpo sem alma, um zumbi consciente apenas sobrevivendo dia após dia.
Cara , também sinto isso .Mas eu prometo a mim msm e a toda vida que eu planejei que eu me nego a viver dessa forma, vo lutar contra essa maldição e reagir ,faça o msm reaja por favor . Volte a lucidez e verás outra vez que vale a pena viver .
cara vc passou por algo específico?!
@@joelsonaraujo5705 Nada muito impactante, mas sinto que logo após a faculdade comecei ficar assim meio dopado pra vida. Nunca usei qualquer tipo de droga que poderia ser um causador. Acredito ser algo psicológico mesmo.
@@rumoaotopodoenemnunes9156 É o que faço todos os dias, estou me apegando a Deus com objetivo de restaurar minha fé.
@@rumoaotopodoenemnunes9156 Jamais desistir, não me entrego mas acredito que somente Deus vai me tirar disso.
O pior é ouvir de pessoas da sua própria família " ele não se esforça " de que jeito se eu não sinto alegria ? Como se eu não quisesse me esforçar
Mas Jesus te ama começa ler a bíblia e orar e jejuar as coisas boas começam acontecer
A depressão é muito ruim msm
É assim e mais um pouco: tudo que se faz é por obrigação e fica tão pesado, tão pesado, que nem fico feliz por conseguir fazer. Depois que consigo é um cansaço, raiva, tristeza, não tem contentamento.
Nem antidepressivo tá resolvendo.
Conseguiu melhorar ? Se sim o que fez?
Valeu ! Dra Obrigado Que Deus ilumine seus passos Neri Cesidio Gomes Aposentado da Petrobras
É normal odiar você e as coisas por completo? Tipo, odiar seu nome, odiar seu jeito de ser, odiar sua aparência, a rotina?
Não tenho mais prazer em fazer o que antes eu gostava (ler e escrever).
Sinto isso desde os 14 anos queria muito ajuda 💔
Eu também perdi o interesse em ler e escrever. O resto eu já não gostava muito. Agora me sinto só uma casca. Vivendo porque a vida dura, como disse Fernando Pessoa.
Simmm sinto tudo isso
Eu sinto isso mas tenho esperança
Provavelmente tu só TE PROGRAMOU assim, e com bastante força suficiente tu pode TE REPROGRAMAR.
Normal não é né, espero que esteja melhor 🫶🏽
" Ela demonstra uma felicidade que não tem." Perfeito. " A epidemia de churrascos/cerveja + Facebook/Instagram" Está lotada destes.
Seu comentário me salvou nesse momento . Estou em anedonia e depressão um tempinho e agravou com a Pandemia . Então vejo todos vivendo a vida loucamente nas redes esse comentário me trouxe a lucidez . A maioria nem está tão bem como tenta demonstrar.
@@luluprates5992 eu tava melhorando daí só foi eu me isolar de novo e comecei a ter anedonia, o foda é que me isolei de amigos sou sozinho
@@LucasLima-mv5cq está muito pesado , toda dia parece o mesmo e isso tá afetando tudo em mim.
@@luluprates5992 exatamente os dias estão tão iguais que passa uma semana, passa o mês e eu nem vejo nem lembro do que aconteceu direito, uma angustia no peito .. só Deus pra ajudar 😔
@@LucasLima-mv5cq eu tenho feito arte . Ouvido música . Uns exercícios de respiração . Tenta rabiscar qualquer coisa , nem precisa ser artista . Joga pra fora o que sente . Ou escreve textos . Se precisar conversar me chama aqui
Meu marido c certeza tem anedonia. Ele sofre c muitas dores da fibromialgia e isso já o impossibilita de muita coisa. Mas o q a Sra falou o descreveu exatamente. Ñ tem mais alegria prazer em nada nem mesmo libido. Temos 13 anos de casados e o amo muito apesar de tudo isso q passo c ele, continuou cuidando dele. Espero poder convencê-lo a fazer um tratamento.
Ele melhorou?
Minha nossa! É a primeira vez que alguém fala oq eu passo há tanto tempo! Nossa! Eu perdi totalmente o gosto, tudo tanto faz, eu perdi minha libido, perdi o interessante em mim, perdi o interesse no tratamento, marquei 7 psicólogos e não fui em nenhum
Então agora.... vá! que tal?
Vc conseguiu se recuperar? Me responda por gentileza. Abcs
Seja um comportamento, hajo assim por algumas vezes. Tenho o que gosto, compro, até repetições de algo e assim mesmo fico feliz naquele exato momento. N sofro mais por algo ou pessoas por mais que faça algo para ver as minhas reações.... Sofrimentos me deixaram assim... Posso até gostar ou amar tal pessoa se dê certo bem se não tb vou suportar devido o que já passei na vida... Até msm filhos, devido algumas situações repetitivas cansa etc... E assim vou vendo o meu crescimento diário diante as situações inesperadas da vida... PS: Adoroooo sair, amigas, viagens, talvez seja uma fase de minha vidaaa... Detalhe, não estou ligando mto para relacionamento desgastante prefiro viver cada dia e cada momento. Meu foco é resolver o que ainda falta, para que eu possa focar em todos meus objetivos de vida e crescimento financeiro, intelectual o resto que venha com tranquilidade, paz, sussego tudo que precisoooo....🙌🍃🌹
Adoro o seu "Olá"
Eu queria mesmo era morrer, não aguento mais é viver...
Eu tbm to assim, uma vontade imensa de morrer, nao tenho animo pra nada
Eu também gente é ruim demais está vivo e n se sentir vivendo.
*Tem vez que estou assim, querer dormir e não acordar mais*
@@Marllon_333 sei como é, é muito ruim, mas ao mesmo tempo pra mim se acontecesse eu acharia muito bom.
Eu tenho vontade de sair na rua e tomar um tiro na cara. Acho a existência completamente idiota!!!
Adoro esse canal, eu aprendo muito. Gratidão
Nossa, estou sentindo tudo isso aí que vc tá falando, Marisa! Tudinhooooooo eu! Não sinto falta de ninguém, não tenho vontade de ficar c ninguém, meu pai morreu nem fui ao enterro e nem ao menos sinto culpa, não sinto tristeza por ninguém, nem alegria... olho pra pessoa e tento reagir de acordo c o que ela espera de mim, que é pra não chocá-la muito, mas não tô nem aí, por mais que eu deseje nãoconsigo me envolver de verdade! Isso é ruim, parece q a gente é egoísta.
Eu perdi totalmente a compaixão pelos animais, tudo, minha mãe poderia morrer que eu simplesmente não choraria. Eu nunca tinha ouvido falar isso, foi muito interessante!
@@eduardonogueira2232 Ah, por animais eu choro, entristeço, nem filme triste sobre os bichic=nhos eu posso ver, choro mesmo, recolho da rua, trato, gasto meu dinheiro c eles, etc. Eles me comovem... certo dia eu identifiquei o porqÊ disso: é que eu me sinto como um deles!
Você ainda tem mãe?
@@ruivinha1982 Minha mãe faleceu em 2002. A gente não era unida, infelizmente. Eu pude cuidar dela após sua cirurgia cardíaca. Ela estava gostando pq todos que iam visitá-la elogiava a aparência e as Buchechas rosadas dela. Mas confesso que fiz isto por obrigação moral e não por amor.
Minha mãe sempre foi apaixonada por meu pai, meu pai sempre foi mulherengo e vivia cavando motivos ameaçando ir embora de casa. Minha mãe sofria muito por ciúmes. De 11 gestações nós somos apenas 4 irmãos. Qdo eu tinha 16 anos meu pai, do nada, ficou xingando dizendo que não gostava de mim e que era pra minha escolher ou eu ou ele. Minha mãe chegou em mim e disse que amava meu pai mais do que o dia que se casou com ele e que não vivia sem ele , e se ele fosse embora ela morreria e alem do mais tinha minha irmã ainda com uns 7 anos e ela não tinha como criá-la sozinha e que meu pai mandou ela escolher e que entre eu e meu pai ela escolhia meu pai. Então, saí de casa naquela semana. Engraçado é que isto aconteceu justamente numa final de tarde e nesse dia eu tinha passado com minha mãe fazendo compras no centro da nossa cidade no interior de Minas!
eu n aguento mais, eu só espero por algm coisa q eu n sei oq é
Eu também tá foda
Tbm
Não consigo me lembrar da última vez em que chorei de alegria ou tristeza.
Passei por abuso emocional e físico, sim, da depressão a anedonia, tratamento difícil resolver.
Vc se recuperou?
Eu não sinto mais nada. Tô vivendo por viver.
Eu tbm
Eu também. Virei um zumbi vagando nessa terra. Tô morto por dentro, só esperando a morte chegar.
@@italianfranca eu tbm, me sinto vazio, perdido e sem rumo em todos os sentidos possíveis. A coisa que mais sinto nessa vida é medo. Eu preferia não ter nascido, só queria poder dormir e não acordar mais.
@@kevenfernandes6095 Faço minhas as suas palavras. Sem rumo, sem expectativas de futuro, completamente perdido. Vontade só de dormir direto, sem acordar nunca mais.
A dor de existir é lancinante, absurda e simplesmente in-des-cri-tí-vel!!
@@italianfranca exatamente luis, eu pedi pra nascer e ser rejeitado pela minha própria família 😭😭😭 eu n devia ter nascido, não sirvo pra nada, até minha melhor amiga acho que estou perdendo. Uma das poucas pessoas que me aceitam como eu sou 😔 tem whatsap ou instagram pra gente conversar e desabafar melhor?
perdi o interesse na única coisa que me motivava, sinto que só tô existindo
Eu só estou sobrevivendo
Também
*também*
Tbm cara, minha vida perdeu o sentido depois disto
Como vocês estão hoje?
Olha nome bonito pra uma coisa feia, rs. Caríssima, tenho uma luta pessoal contra isso. O mais delicado de tudo é que neste século "líquido" o apoio a ajuda, está muito longe de podermos contar com o "outro". De fato, vcs que estão aí na web são a maior ajuda que os seres deste perfil socio-emocional do século XXI faz se urgente estas ações. Eu luto contra isso, eu tive isso e estou vencendo isto. Passa a passo... Gratidão!!!
Melhorou?
@@nubiafonseca7034 sempre, a busca nunca cessa!🍀🙏🍀
@@alexandremarques2885 boa ☺️👋👋💪💪
@@alexandremarques2885 você é de onde, xará?
@@soudepernambuco salve xará, São Paulo city
Precisamos confia aos cuidados de São José nesses tempos difíceis e sombrios!
Gratidão por falar.
Estou finalmente entendendo o que se passa comigo.
Laroyê, Elegbara, que traz o Conhecimento na hora certa. Axé, Exú!
Suas palavras foram um bálsamo, D+us de seu coração e de sua compreensão a abençoe!
Gente ,eu sei como é, mas tenho força ,lutem contra si próprio. Confiem em Deus, eu sei que Ele é capaz de nos renovar, as novas forças, procurem ajuda. Lutem contra isso .
Amém a única esperança é Ele🙏🏿🙌🏿
Anedonico é alguém que consegue ver a vida como ela é: vazia e sem sentido. É a alma clamando por algo transcendente, clamando por Deus.
Se tá chamando por deus, então vai com ele meu fio, se libera
@@vbbb565 suicídio é inferno na certa; além disso, incentivar alguém ao suicídio é crime e dá cadeia, espertinho.
O seu vídeo me deixou feliz, por incrível que pareça.
A imensa gratidão é toda minha , Dra. Linda , SER DE LUZ !!
Sua interpretação e explicação , procedem de uma percepção cirúrgica de tão extraordinariamente precisa , corretíssima .
Pessoal tudo bem? Eu estou passando por isso, e o que está ajudando a sair dessa, é um acompanhamento psiquiátrico e terapia sejam sincero no tratamento
Mano vc tomou medicação? Sentiu melhoras ?
@@Fellpx cara agora estou me sentindo melhor
Recuperou ? Teve sua libido de volta?
Boa sorte para tods vcs
Tô nessa a anos, e pra piorar fiquei viciado na maconha que uso pra fugir dessa realidade, não saio de casa e sou julgado por isso todo dia, meio que tô sendo forçado a sair dessa mas não consigo, não aguento mais
Eu não sinto prazer em mais nada, não sinto prazer com comida nenhuma, não sinto prazer nas amizades, escutar música não tem mais graça, não gosto mais de sair, não sinto mais graça ao ver vídeos engraçados, não quero mais compartilhar mais nada da minha vida pq na minha cabeça ninguém se importa e é algo fútil. Outra coisa eu sinto muitooo sono.
Nem eu nem sei mais o que fazer 😞😞
Tô com vcs nessa
Gente ,meu professor disse que ñ perdemos a capacidade de sentir nossas emoções só a isolamos por um tempo,se soubermos o que as isolou voltamos a sentir novamente . Creiam em Cristo .
Me ajuda então
Teve um dia que voltei a sentir amor e alegria , mas no outro dia a anedonia voltou , é como se tivesse ativado o modo sentir por um tempo
O pior é quando a família e os amigos não percebem ou não sabem lhe dar.
O pior é quando a família nem sabe que você existe, não quer saber dos seus problemas, mas todo mês eles tem um novo problema para ti. Família tóxica
Assistindo esse vídeo, infelizmente, me identifiquei do quase 100% !
Nunca achei que ficaria assim 😢 e vendo por uma retrospectiva, nunca estive feliz, depois da minha infância. Sempre estive ou mt triste, ou no estado que ela falou no vídeo
meu sonho era ou ainda é ser musico, e isso ja era algo bem difinido em meus planos.
Sem isso Minha vida nao faz sentido.
As vezes eu ouço estas musicas mas tenho medo de nao sentir nada e me sentir frustado.
É bizarro, pior que ainda acabei criando ansiedade encima disto.
Cara, tu nao sente nostalgia é bizarro.
Que porra é essa? A musica era algo tão importante quando o oxigênio que respiro.
E o pior, tenho um medo absurdo de nao gostar da minha banda favorita mais, isso seria o fim, sinceramente.
Sinto ansiedade só de olhar para meus cds, é bizarro isso, as vezes nem eu entendo.
Isso é algo bem intimo que falo aqui.
*E o incrível que minha mãe falou pra minha psiquiatra que eu perdi o interesse em tudo e que fico só deitado o dia todo e ela nem disse que tenho anedonia, mas fui pesquisar no Google e consegui achar*
pesquisando aqui tambem,a anedonia é um sintoma geralmente de um quadro depressivo,eu entrei num quadro depressivo passei por alguns estresses e é complicado msm esse lance da anedonia tambem não tenho sentido aquele prazer de antes aquele animo mas tenho esperança,não tenho feito nenhum tipo de tratamento mas andei buscando por HIPNOSE CLINICA para tratar casos de depressão entre outros traumas,sugiro que busque sempre diversas alternativas,um dia obteremos a nossa cura,força!!!
@@Luizfreestyler10 *hmm, valeu, irei fazer isso*
É depressão e bupropiona
Qdo faço alguma coisa é com muito esforço, parece muito pesado. E logo volto pra cama! 😢
Meu único bom momento foi por muito tempo; nadar no mar, nos dias mais frios e nas correntes mais geladas;
"o mar, esse útero frio no qual eu me aqueço"; eu dizia.
Adonia define bem como estou vivendo desde a alguns anos.
Obrigado por este vídeo.
Bom dia Dra Marisa!
Situação triste! Como tratar, a terapia traz melhora?
Grata! Abraços.
3 anos atrás minha pscologa escreveu isso num papel que eu precisava de um laudo sobre depressão eu não dei muita confiança ,
Ultimamente tenho pesquisado e entendi o porquê ela escreveu isso.
Graças a Deus dos males o menor tenho um namorado que entende pois tambem já teve depressão e se trata de borderline, mas é alemão , e nesses dias sem avião estamos distantes mas ele é uma grande luz excelente parceiro. Com quem mantenho contato virtualmente sempre q ele tem tempo disponível, cansei de tentar explicar algo as pessoas prefiro ficar comigo.
E ahh desculpem mas o bom dessa pandemia q vc sai de máscara não precisa rir pra os outros.
Amei sua colocação,
Fazer de atriz,
Desinteresse em estar com pessoas.
Comigo mesma estou um dia por vez tentando ser grata, lutando para gostar de algo mas parece q eu compro coisas e logo vejo q não é o q eu esperava ou pouco ou nada mudou. Mas sem ninguém para conversar, comprar é o meu prazer do momento e ficar em casa trancada sem ninguém sem barulho.
Tenha uma linda noite e sucesso.
Eu tenho tudo isso desde o sequestro do meu primeiro filho quando tinha so 4 meses, os sequestradores ligavam dizendo que so entregavam os pedacinhos dele, eu tinha acabado de perder minha mae na mesma semana ela morreu e eu nem pude me despedir dela, e meu ex marido comecou a beber o que resultou em separacao no mesmo periodo. Eu me vi sozinha em outro Pais onde eu ainda estava a aprender a lingua longe de todos, eu recuperei meu filho gracas a Deus, mas infelizmente nunca mais fui feliz depois disso e ninguem via, eu sei camuflar muito bem, aguentei 12 anos assim, suportei a dor calada e sozinha e foi preciso eu mesmo ir buscar por ajuda, porque ninguem percebia, alem disso tudo eu tive perca de memoria, panico ataque, nao fico feliz com nada, tudo me irritacao, fobia de quase tudo, flahs de memoria, insonia, pesadelos, falta de ar, coracao acelerado,tontura,manchas roxas pelo corpo, meu cabelo caia muito so ficava buracos na minha cabeca e uma costra tipo caspa porem muito grossa na cabeca e nas sombrancelhas, eu engordei muito eu era bem magrinho e acabei estragando o meu corpo, minha saude fisica e mental foram se acabando e nao tenho mais animo pra fazer nada, nao demonstro afeto sinto que ninguem me intende por isto me afasto de todos, e nao suporto conselhos de pessoas que nao entendem o que passei que nao sao medicos e se acham donos da razao eu so aceito conselhos medicos. Hoje faco tratamento EMDR para me curar e esta funcionando aos poucos gracas a Deus eu ja nao tenho mais fobia nem panico ataque, porem e um caminho longo a percorrer ja que venho sofrendo a 12 anos com tudo isso. E muito triste, eu era uma menina ainda, eu era muito bobinha mesmo tendo 25 anos na epoca eu parecia uma crianca cheia de vida, pois eu sofri muito na infancia tambem, entao eu bricava de boneca ainda casada depois de tudo eu perdi o brilho no olhar e nao tenho expressao facil, nunca se sabe se estou feliz, triste ou brava.
Nao e nada facil esta doenca acaba com qualquer um, voce vira um zumbi, voce caminha, come etc, porem voce ja nao esta ali, e como se voce nao tivesse alma, voce so vegeta.
Oi estou igual vc sem prazerem nada sinto minha mente anestesiada e zumbido no ouvido o cabelo tá caindo muito fiquei assim a 8 meses estou sofrendo muito depois tbm de ter pânico e perde um ente querido por favor me ajuda oq vc toma isso Emdr vc faz a onde ?
@@Maria1Fernadasilva1979 Me procure, vamos tentar nos ajudar
@@arianecrespo8300 sim me diga como melhorar isso me ajuda
Bem, depois de ter passado pelo que vc relatou é justificável o seu estado e ainda muito jovem.
O que aconteceu com vc é como pegar uma cabeça e chacoalhar e toda a química do cérebro ficar bagunçada, mas ainda bem que vc está se tratando, não se cobre por estar assim, vc tem motivos, aceite pq com o tempo melhora sim.
🕊️🤗
Uau
É a primeira vez que ouço essa PaLavra
Grata pelo esclarecimento, estava me sentindo assim e não tinha ideia do que era. gratidão
devido a rotina o que era uma sequência linear de fatos se transforma em um mesmo dia que se atualiza de forma idêntica cada vez que o sol nasce e você quer escapar disso (pense nos budistas), encerrar esse ciclo repetitivo, matar o "tempo", anedonia é apenas consequência do processo de envelhecimento humano (a sua energia cai), quer dizer que não é mais criança.
Também Luto contra esse problema de falta de sentimento por conta da depressão. A depressão por si só saiu mas a falta de sentimentos me acompanha a anos. Mas posso afirmar que tem tratamento, não desistam de encontrar. Tomo antidepressivo e após 2 anos tomando que estou melhorando aos poucos e é assim mesmo, a melhora vem porém é lenta, por isso tem que se agarrar muito a vontade de viver, mas quando começa a sentir algo vai ficando mais fácil a luta.
O mais importante: tive que descobrir sofrendo, cortando efeito do remedio que tem coisas que eu tive que cortar da minha vida para poder melhorar. No meu caso café e qualquer outra coisa que contenha cafeina incluindo chas, coca cola ou pepsi, guarana também tem um pequeno grau de cafeina, chocolates, e o chimarrão. Se perceber que estas coisas interferem na melhora devem cortar assim como eu.
Senti muita luz lendo teu comentário! 🙌🏻
@@alinedacostax Oi.. contabilizei 2 anos e nove meses, tomando meu bupropiona e sai finalmente do embotamento emocional, acredite a melhora vem, mas mesmo quando vier a melhora não pare com os remédios pois é uma tentação e ao mesmo tempo a pior coisa a fazer. Sò pare com orientação de um pisciquiatra. Meu Terapeuta Disse que para largar o remédio funciona assim.. quando a melhora do quadro chegar a 100%, tem que ficar mais um ano tomando remedio certinho e então mais um ano tirando gradualmente o remédio..
@@suelisantos5086 Digo que melhorei em vários aspectos. , mas a melhora total leva muito tempo, no meu caso ainda estou na luta, alguns dias sem sentimentos e outros com, geralmente quando meus sentimentos somem minha libido some também, esses dias são os mais terriveis possìveis pois me sinto como se fosse outra pessoa, perco minha identidade, e tenho que fingir, que me importo, que estou feliz, que não tem nada doendo quando na verdade tem uma sensação muito ruim que não consigo explicar no lugar do que era pra ser minhas emoções saudáveis. Quando minhas emoções voltam eu choro muito e fico na esperança de que dessa vez vou melhorar definitivamente , mas em alguns dias some novamente. Eu sei que vou ter a melhora total, mas cada vez que vou para esse poço fundo sinto que nunca irei melhorar, mas na realidade a cada dia estou mais perto de conquistar o que era pra ser normal em minha vida assim como é normal na vida de qualquer pessoa. Continuo nessa luta injusta e solitária.
@@Promodaschai_oficialOlá, como está hoje em dia??
Eu pensei que só estivesse cansado da vida e com depressão , ansiedade e TDAH... Agora descobri, pelos sintomas descritos pela DRa. Que também tenho Anedonia. Bom....só de estar vivo me parece uma vitoria, visto que, ao que parece, tenho mais doenças no meu cérebro do que neurônios . #toferrado
De um tempo pra cá eu simplesmente me isolei, parei de sentir prazer por comer ( que antes eu adorava) * agora como muito mas sem prazer* , me isolei dos amigos, das redes sociais, parei de conversar com as pessoas, e ainda não vejo mais sentido em ir para festas e tem dias que eu fico pensando qual meu propósito e porque eu vivo.
MAS eu ainda tenho picos de alegria, oque me motiva é a minha irmã ela minha motivação ela faz eu não viver por viver, pois quero ver ela crescer.
Procurem ajuda.... a vida é maravilhosa e tudo passa. Que se foda os problemas e as pessoas e ame vc. 😌
Às vezes a alegria e momentânea,ou passa,tento me lembrar dos momentos bons do passado pra tentar ficar bem. Mas logo piora pq eu me canso,eu só quero dormir,tento estar feliz mas to tão cansada....tudo está tão chato...
Vídeo super atual. Por incrível que pareça, quem me alertou de que eu poderia ter Anedonia foi um hipnólogo. Ele pediu para que eu procurasse um profissional para o diagnóstico.
Queria que você falasse mais sobre o assunto, hj me encontro assim
SABE O Q É MAIS TRISTE É Q A IDADE VAI PEGANDO E VC É OBRIGADO A TRABALHAR MAS VC N QUER VC ESTA CANSADO DA VIDA!!! É SEU PRIMEIRO EMPREGO E VC TA NA DEPRESSÃO DESDE O FINAL DA INFÂNCIA, TUDO NA SUA VIDA VOLTANDO DO ND, SEU PAI SUA MÃE... TODO MUNDO DO PASSADO... E O MUNDO T COBRANDO AS COISAS NAS HORA Q QUEREM PQ TEM Q SER ASSIM E N SEI O Q.
TE OBRIGAM A FAZER SEM QUERER
SEM ESTAR BEM PSICOLOGICAMENTE... OLHA É TORTURANTE DORMIR É O MELHOR OU....................
Tudo que eu começo a fazer eu paro porque não tem mais graça... Eu estudava música, parei; desenhava, parei; compunha músicas e poemas, parei. Há pouco tempo eu estive jogando muito videogame, até isso eu ficou sem sal pra mim. Tudo tem um fim então nada tem graça. Eu sei de tudo, sei o que devo fazer mas não tenho vontade, simplesmente. Nem penso mais em me suicidar, às vezes penso, mas geralmente só não ligo, é sem graça. Eu não entendo essa empolgação toda que as pessoas têm com a vida, planos, status, amizades... De vez em quando eu fico alegre com alguma coisa, mas já sabendo que logo mais eu vou voltar a vegetar
Tô desse jeito aí. E hoje em dia,está melhor?
*Tô assim também, a uns meses atrás gostava de desenhar e estudar o básico da programação e atualmente perdi completamente o interesse, tô sem vontade de nada*
Tem vezes que eu fico assim tb, só consigo driblar essa situação quando eu faço alguma coisa apulso, e ai depois volta o prazer por aquilo.
Me identifiquei com vc as coisas pra mim estão muito sem graça nem viajar quero mais hj fui no supermercado eu gosto muito de fazer compras mas j eu senti uma exaustão e fiquei sem sentido UE o q tô fazendo aqui e só tinha vontade de estar em casa no meu mundo sem ninguém acredito q a única pessoa q me faz eu refletir ainda é minha filha q é criança e precisa muito de mim .Tenho muita irritabilidade me sinto vulnerável as pessoas querem se aproveitar disso mas eu tento disfarçar mas não consigo sou uma pessoa apática e chata pras pessoas .
Eu com certeza tenho esses sintomas todos que sra. Disse . Eu fico no meu quarto 24 horas por dia deitado
Melhorou?
E um inferno viver assim que RAIVA. Oque me conforta e Deus e a vontade de viver novamente.
Meu Deus! esse video me descreveu exatamente como eu me sinto...
Todos os dias acordo torcendo pra chegar logo à noite para que eu possa dormir novamente.
E vc como tá hoje ? Tem zap ou Instagram pra gente conversar?
Fiquei dois anos nesse estado depois de uma depressão, agora que estou melhorando.
Não sinto culpa quando faço algo errado, não sinto ódio qnd me fazem raiva, n choro em situações triste, e como se eu não me importasse com ngm e nem cmg
Eu também, mas eu sei lá estou assim me separei esse ano há seis meses, sofri muito muito até sofri acidente pois estava com névoa mental sentia que eu era irreal, e ai voltei pra ele, uma pessoa que me fez muito mal, e não só to já nem 1/3 do que sentia antes por ele ou pela vida, estou sem sentir nada nem libido, nem consigo expressar empolgação, preocupação, PR estar assim falo coisas sem me importar se vai doer ele ou não, só falo como penso e falei que não o amo mais, falei que não amo ele nem ninguém mais, só minha família que está no Brasil, e meu pet que faleceu outra coisa que me magoou muito o único ser que tinha amor ainda morreu semana passada