O que é distimia, um dos tipos de depressão mais difíceis de diagnosticar

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ต.ค. 2024
  • Forma crônica de depressão, marcada, entre outras coisas, por pessimismo exagerado e fadiga, pode surgir na infância ou na adolescência - e atinge aproximadamente 6% da população mundial. Ouça áudio de reportagem de Priscila Carvalho.
    Leia também o texto www.bbc.com/po....
    O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (podcasts.apple...) e no Spotify (open.spotify.c...)
    A lista completa dos episódios nos TH-cam está aqui: • BBC Lê
    Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com
    #bbcnewsbrasil #bbclê #distimia #depressão

ความคิดเห็น • 622

  • @BBCNewsBrasil
    @BBCNewsBrasil  ปีที่แล้ว +16

    Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html

  • @artemisiana
    @artemisiana ปีที่แล้ว +615

    Minha mãe conviveu com essa melancolia durante toda a vida, não via alegria em quase nada... mas também não era de reclamar da vida... apenas não encontrava felicidade nas coisas que geralmente vemos... nunca comemorou aniversários, não saia com os colegas de trabalho e evitava reunião de família... sempre tentei incentivá-la a ter um hobby, mas a única coisa da qual ela ainda teve algum apreço foram 3 gatinhas que passamos a criar depois que apareceram no nosso prédio.
    Não chega a ser difícil conviver com pessoas assim, mas é uma triste existência vazia...

    • @lucaslukesy
      @lucaslukesy ปีที่แล้ว +45

      Nossa... tô parecendo tua mãe😶

    • @saraluzz
      @saraluzz ปีที่แล้ว +37

      Ártemis, você descreveu muito bem uma pessoa com distimia. É preciso buscar ajuda terapêutica e/ou psiquiátrica, e tentar se alegrar com pequenas coisas para continuar "aguentar" a viver. Mas não é mesmo fácil. Os animais ajudam bastante. Fico feliz que sua mãe tenha tido apreço pelas gatinhas.

    • @rafaelsena7367
      @rafaelsena7367 ปีที่แล้ว +38

      Vc fala dela no passado, acredito que ela tenha falecido, se isso for verdade, meus pêsames....
      Quanto a "uma triste existência vazia", eu concordo e discordo ao mesmo tempo, não há como ser de outra forma, a existência de todos é vazia, são as pessoas que buscam caprichos e desejos para que quando realizados, tragam significado à existência, acredito que a única forma para que alguém com "distimia" possa sentir alegria nas interações corriqueiras, é fazendo uso de psicotrópicos que alteram a percepção da realidade, e isso sim, seria uma existência triste e vazia, é como se embriagar para fugir da realidade, (nada contra quem escolhe essa alternativa, pq cada um sabe o peso que carrega e o que deseja pra própria vida) mas sabendo que não existe maneira certa ou errada de viver a vida, uma existência triste e vazia pode ser a de alguém que comemora aniversario, sai com amigos do trabalho e participa de reuniões em família, mas, induzida por medicamentos, tratamento, ou pressão social, por isso eu concordo que a seus olhos a existência possa ter sido triste e vazia, mas aos olhos dela, a existência foi exatamente como deveria ser, e caso seja um pouco parecida com a minha, é muito prazerosa, e um dos motivos desse prazer, é exatamente fugir dos aniversários e dos encontros kkkkk
      PS: Seu nome é lindo, tomara que tenha sido sua mãe que te deu ele. E eu aposto que se sua mãe for ou foi um pouco parecida comigo, todos vão achar que ela é triste, mas na realidade ela é ou foi muito feliz de uma maneira diferente, uma que só ela consegue entender.

    • @keo4604
      @keo4604 ปีที่แล้ว +6

      Nossa... Parece que está descrevendo meu pai...

    • @user-hg2wq1ec3t
      @user-hg2wq1ec3t ปีที่แล้ว +12

      Eu sou exatamente assim. Mas tá bom vou vivendo meus altos e baixos e se iludindo as vezes com falsas alegrias 🖤

  • @thiago_soubra
    @thiago_soubra ปีที่แล้ว +294

    Chorei só por ouvir esse podcast por me ver tão descrito, e que não estou só. Me identifico com tudo. Acho que apenas uma característica faltou ser mencionada: a melancolia. É um dos pontos mais importantes da distimia, ao menos pra mim. A melancolia é um sentimento semelhante ao luto, vale a pena pesquisar a fundo para entender a significativa diferença. Uma angústia misturada com crise existencial que bate as vezes, seja por momentos ou por temporadas, busquei a psicoterapia pela necessidade de entender esse sintoma, e foi aí que fui diagnosticado com distimia. A psicóloga, pra minha sorte, suspeitou disso com menos de 1 mês de sessão! Como eu fui me identificando com tudo, ela diagnosticou. Está tentando me ajudar sem medicamentos, estou dando meu melhor porque não queria ter que necessitar de psiquiatria. O podcast diz sobre a falta de consenso sobre as causas, mas eu já mergulhei muito e suspeito fortemente de quais sejam as causas. Ela nasce do complexo de inferioridade (causada por algum trauma.). Partir desse ponto, desencadeia mil outras consequências, como fobia social (especialmente afetiva/amorosa), a melancolia - o luto pela perca de oportunidades, "a saudade do que nunca pôde viver", a irritabilidade - o stress que tudo isso causa no organismo, etc etc etc.
    Desejo a todos que se identificam que tenham muito sucesso em ao menos controlar esse problema, merecemos muito ser felizes.

    • @gabrielfrota5586
      @gabrielfrota5586 ปีที่แล้ว +11

      Convivo com distimia há alguns anos e sei bem como é se sentir melancólico na maior parte do tempo, mesmo em momentos que eu deveria estar se sentindo feliz. Tô na luta também pra não precisar tomar medicação, já tomo uma pra insônia, mas tá cada vez mais difícil ser produtivo e lidar com tudo que preciso lidar no meu dia a dia, estou cansado, ando fazendo tudo arrastado, sinto tô vivendo a vida sendo arrastado.

    • @thiago_soubra
      @thiago_soubra ปีที่แล้ว +7

      @@gabrielfrota5586 eu comparo a melancolia a estar em outra dimensão; mesmo sendo um momento para estar feliz, isso só vale pra essa dimensão, não para a que eu estou. Espero que você esteja fazendo o acompanhamento também, porque a distimia piora quando estamos confusos, e a psicoterapia ajuda a clarear a mente.

    • @vivandreia1096
      @vivandreia1096 ปีที่แล้ว +4

      Nossa eu tbm sinto tudo isso e mais um pouco. Achei ao acaso essa matéria. Eu esses dias pensei no q sinto e só não entendo o porquê sou assim, cheguei a conclusão q não vou mudar. Vendo esse artigo caiu como uma luva. Mas confiar no psicólogo?. E algo q não passa há momentos bons e ruim mas no fundo e sempre a mesma coisa. Não entendo qual foi o gatilho. Pior e não ter com quem falar sobre

    • @deborasoaresaraujo8028
      @deborasoaresaraujo8028 ปีที่แล้ว +1

      Concordo em tudo que você disse passo por isso sempre .

    • @ProfSuellenBorges
      @ProfSuellenBorges ปีที่แล้ว +3

      Uau! Que impactante o que você escreveu! Torço muito pela sua qualidade de vida.

  • @77Gerin
    @77Gerin หลายเดือนก่อน +27

    Nunca cheguei a ser diagnosticado com distimia, mas suspeito fortemente que eu sofra desse mal. Tomo antidepressivos praticamente desde os 20 anos (tenho 47) e minha vida sempre foi meio que "arrastada", como se eu estivesse basicamente cumprindo uma obrigação chata, esperando a morte chegar.

    • @simonefigueiredo603
      @simonefigueiredo603 7 ชั่วโมงที่ผ่านมา

      Eu passo exatamente por isso.

  • @Leandro.116
    @Leandro.116 หลายเดือนก่อน +38

    O que torna a vida difícil e triste é o grau ee complexidade que impomos a ela e que a própria vida em sociedade nos impõe. Quanto mais complexa a sociedade, mais tristeza vai existir.

  • @LucasMatheus-op9vl
    @LucasMatheus-op9vl 11 หลายเดือนก่อน +23

    A minha tese sobre a depressão é o seguinte, o mundo é cruel (fato). E pessoas muito sensíveis não se adaptam a esse baile de máscaras, e por consequência absorverem tudo de ruim pra elas . Tipo uma planta , se você deixa muito ela no sol ou se começar regar demais ela responde rapidamente as ações externas

  • @adrianysouza3477
    @adrianysouza3477 3 หลายเดือนก่อน +37

    Assisti essa semana Divertidamente 2, e TODOS ao meu redor falaram “nossa, você é igualzinha a Tristeza!”. Fiquei arrasada. Vez em quando sou chamada de “coitada”, de forma ofensiva, “pessimista”. Isso acaba comigo. Levo na brincadeira, eu vou em eventos, shows, mas o vazio no meu peito existe desde que eu me entendo por gente e tem ficado cada vez pior. Questiono constantemente minha existência e a razão das coisas, mais do que mera filosofia. É uma dor insuportável. Tem momentos que consigo fazer as coisas direito, mas nos últimos tempos tem voltado a ficar muito mais difícil. Como se tivesse uma mochila muito pesada nas minhas costas. Horrível.

    • @MaraizaReys
      @MaraizaReys 3 หลายเดือนก่อน +1

      Aceite Jesus como seu Senhor e Salvador, lance sobre Ele todo esse peso, ore e estude a Palavra de Deus, busque ajuda numa Igreja na qual se pregue o Evangelho de Cristo. Eu também sofro disso, fiz Psicologia, mas só encontrei luz em Deus! "Creia nEle, e Ele tudo fará."

    • @MaraizaReys
      @MaraizaReys 3 หลายเดือนก่อน +5

      Você não é a Tristeza, não! Ninguém é só um sentimento! Deus está vendo seu sofrimento. Ore, busque ajuda psicológica, também. Você pode melhorar muito, disso. Até ser curada! Que Jesus faça uma transformação na sua vida, na minha e de todos os que sofrem emocionalmente disso. Amém!❤

    • @andreacarvalho4812
      @andreacarvalho4812 11 วันที่ผ่านมา

      Se vc acredita em Deus, o que eu posso te dizer é que oração faz milagres. Converse com ele. Irá se sentir melhor.
      Busque conversar com um profissional também. Talvez tomando alguma medicação, tb ajude.
      Não desista. Te desejo melhoras❤🙌🙏

    • @igorsabo
      @igorsabo 6 วันที่ผ่านมา

      Deus não é uma muleta. Depressão não é ausência de Deus, é um transtorno sério e que faz sofrer, muito. É preciso cuidado profissional. Busque ajuda profissional. É a única forma de melhorar isso. Se tem uma, pratique a sua fé, mas não será ela que melhorará isso; apenas ajuda profissional adequada fará isso.

  • @karolinefersan
    @karolinefersan หลายเดือนก่อน +31

    Tantas pessoas com os mesmos sintomas que eu aqui. Acho que encontrei minha turma, finalmente! 15 anos isolada, desde a minha adolescência que me sinto sem turma, não me encaixo em nenhum grupo, q vida não faz sentido, não vejo graça e nem diversão em nada. As vezes eu tenho vontade de conhecer um lugar específico e quando finalmente eu conheço eu fico esperando uma felicidade que nunca vem. Sei lá, eu gosto de ficar em casa, cuidar dos meus pets, das minhas plantas, ouvir uma música melancólica, pode parecer estranho, mas eu me sinto bem em ficar triste. Eu tenho fetiche em ser triste eu acho. Eu tive diagnostico de síndrome do Pânico, bipolaridade, depressão. Tomei vários remédios e os que eu mais detestei eram os que me deixavam feliz, feliz demais pra o meu gosto, eu adquiri uma personalidade que não era minha. Hoje eu sou na minha, mas faço exercícios, e tomo algumas vitaminas que uma médica me receitou, e eu me sinto fisicamente bem, estou dormindo bem, mas eu sou na minha e tem gente que não aceita isso.

    • @nazarenosaraiva2105
      @nazarenosaraiva2105 หลายเดือนก่อน

      E normal eu tbm ao assim

    • @andreacarvalho4812
      @andreacarvalho4812 11 วันที่ผ่านมา

      O que importa é o seu bem-estar.

    • @tamireslopes7901
      @tamireslopes7901 3 วันที่ผ่านมา

      Parece a descrição da música Lithium do Evanescence

  • @brasileiraD78
    @brasileiraD78 ปีที่แล้ว +229

    A gente fica procurando um motivo pra viver, mas o objetivo da vida é viver, com seus altos e baixos. Estou aprendendo que ao me doar e cuidar de outros seres, minha dor diminui e minha negatividade, pessimismo está diminuindo. Tomar suplementos, terapia e meditação tbem está me ajudando. Força a todos!!

  • @AryelBritoL
    @AryelBritoL ปีที่แล้ว +71

    Eu estou a meses sem dormir a noite chorando sem conseguir viver, casado morando de aluguel procuro emprego e não acho nem serviço de ajudante de pedreiro, a vergonha de está casado com alguém de pensar no que a família dela pensa, se saber que eu sempre sonhei a fazendo feliz e hoje não tenho nem o que comer em casa.... Estou neste momento sem dormir parecendo que estou um morto vivo, com fé em Deus eu sairei disso 😣

    • @nealmeida826
      @nealmeida826 ปีที่แล้ว +15

      Força Ariel, não sinta vergonha, todos nós temos momentos difíceis e até fracasso, mas não desista, que o Senhor Jesus te abra uma excelente porta de emprego, q vc possa suprir as necessidades não só da sua família como de outras pessoas tbm. Creia nisso.

    • @vivianegoncalves8761
      @vivianegoncalves8761 ปีที่แล้ว +6

      Força moço! Deus vai abrir um porta de trabalho pra você! Imagino como se sente.

    • @d.c1887
      @d.c1887 ปีที่แล้ว +5

      Tenha fé em Deus que tudo dará certo!

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 ปีที่แล้ว +8

      Pra que pensar o que os familiares pensa ?eles nunca ajudam em nada?

    • @nilmarenildesdasilva8454
      @nilmarenildesdasilva8454 ปีที่แล้ว +12

      Força Ariel. Procure o CRAS do território em que vc mora, converse c a assistente social e a psicóloga. Juntos vcs poderão encontrar um caminho para sair desse momento difícil. Abçs

  • @douglascsx
    @douglascsx ปีที่แล้ว +279

    Fui diagnosticado com distimia e sinto falta de vídeos completos como esses, muito obrigado BBC.

  • @esbagaceime
    @esbagaceime ปีที่แล้ว +159

    O diagnóstico de distimia pra mim veio muito tarde mas foi um alívio, pude finalmente oferecer a mim mesma a ajuda que ninguém ofereceu e parar de me compreender como apenas uma incompetente para a vida, simplesmente. Se algum distímico estiver lendo isso: vale a pena se ajudar. Procure um médico e psicoterapia e tenha paciência, demora, mas dá pra construir uma melhora.

    • @fabiolaolegario5706
      @fabiolaolegario5706 ปีที่แล้ว +1

      Olá, tudo bem?Eu fui tenho distimia desde a pré adolescencia.Porém só fui diagnosticada em 2018.Comecei o tratamento e até agora não tive melhora.

    • @ingridoliveira6881
      @ingridoliveira6881 ปีที่แล้ว +1

      Não confiar na minha capacidade é um sintoma de distimia?

    • @PatinStory
      @PatinStory 8 หลายเดือนก่อน +1

      Teu comentário quase arranco uma lágrima aqui, ainda não procurei ajuda mas como você falou, acho que tenho distimia, me sinto incompetente e não vejo qualidades, somente defeitos, raramente fico feliz por alguma conquista e quando acontece, não dura muito

    • @edgraphycs
      @edgraphycs 7 หลายเดือนก่อน

      Mesmo aqui.

    • @annhamer2734
      @annhamer2734 หลายเดือนก่อน +1

      @@fabiolaolegario5706 Espero q isto mude e q vc se torne capaz de estrair alegria da vida.

  • @M4rin4TS
    @M4rin4TS ปีที่แล้ว +33

    Eu todinha aí, desde a adolescência. Só agora aos 38 é já fiz tratamento. A parte da produtividade é a que mais sempre me afetou, aquela sensação de a gnt "não serve", é "molenga", "incapaz".

    • @Akhenaton1372
      @Akhenaton1372 6 หลายเดือนก่อน +1

      Eu me sinto exatamente assim 😮

  • @naraleao5624
    @naraleao5624 ปีที่แล้ว +38

    Há alguns anos uma pessoa me disse 'Nara você não sorri mais como antigamente'. Aquilo me paralisou porque eu não tinha parado pra pensar nisso. Avaliei e refleti. Era verdade. Eu parecia com aqueles personagens de filme turco ou russo, que mal davam um sorriso. Tanto que gosto de assistir pegadinhas para exercitar mais o riso. Mas eu acho que a vida que levamos, dependendo do sofrimento que cada um carrega, vai nos tornando mais sérios e menos sorridentes.

    • @NICO-qt5jq
      @NICO-qt5jq ปีที่แล้ว +2

      Sim na escola as pessoas pegavam no meu pe justamento por causa desse comportamento

    • @vivandreia1096
      @vivandreia1096 ปีที่แล้ว +4

      Tbem não tenho mais vontade de sorrir. Sair conversar, pior e qdo se tem filho e marido e vce não tem mais vontade de fazer nada

    • @flor28859
      @flor28859 ปีที่แล้ว +1

      eu tbm nao sei se consigo ser a pessoa q era antes, comecei a tomar antidepressivo agora

    • @user88795
      @user88795 8 วันที่ผ่านมา

      eu me sinto totalmente diferente do que era. quando leio conversas antigas minhas eu tinha uma leveza e alegria que não consigo ter mais. eu só converso de uma forma mecânica e tensa. fico analisando minuciosamente cada palavra que escrevo o que me leva a perder totalmente a espontaneidade. :/

  • @Angelo_Neto
    @Angelo_Neto ปีที่แล้ว +78

    O paciente com distimia é tratado como chato pelas pessoas que o cercam

    • @amandavieira2543
      @amandavieira2543 ปีที่แล้ว +26

      Eu mesma me vejo como chata, acho mais fácil já dizer isso do que ficar esperando empatia das pessoas.

    • @Jessicaf94
      @Jessicaf94 ปีที่แล้ว +11

      @@amandavieira2543 tá certa. Não espere nada de ninguém.
      É você por você!

    • @Angelo_Neto
      @Angelo_Neto ปีที่แล้ว

      @@amandavieira2543 tmj

    • @resiliencia3994
      @resiliencia3994 ปีที่แล้ว

      Exato

  • @mariaantonia8060
    @mariaantonia8060 ปีที่แล้ว +42

    Eu tenho 70 e vivo por viver. Tenho desde os 13.

    • @tuicastro4431
      @tuicastro4431 หลายเดือนก่อน +5

      Procure um trabalho social, de preferência com os animais. Vc vai elevar seu espírito...

    • @destinosdanaty
      @destinosdanaty วันที่ผ่านมา

      Te entendo perfeitamente 😢

  • @ana.78623
    @ana.78623 2 หลายเดือนก่อน +7

    Não conhecia o termo, por isso nem sequer poderia cogitar o diagnóstico, mas é curioso ver como o aúdio parece uma descrição da minha vida. Sempre fui uma pessoa isolada, quieta, timida, "triste". Não consigo dizer onde isso começou, não sei que dia acordei assim, talvez em torno da pré-adolescência? Não sei. Sempre fui uma pessoa "depre", "pra baixo", e sempre me culpei por isso, pq nunca passei por nenhum trauma absurdo que justificasse o que sinto. Hoje estou com 32 anos e acredito ter tido episódios positivos ao longo da vida, só que a sensação é de que minha linha basal é sempre abaixo da média. Sou muito cética, muito racional, as coisas não fazem sentido e não tem cor. Infelizmente me encontro em um novo episódio depressivo mais grave, então fica dificil separar uma coisa da outra. Enfim. O que me ajuda a continuar é a terapia, o esporte e a insistência em não desistir de ambos. Muitos dias meu inconsciente tenta me convencer a não ir treinar ou dar uma desculpa para o meu psicólogo, só que não dou ouvidos e vou mesmo assim. Força a todos que se sentem assim 😔

  • @MrMarcosalbano
    @MrMarcosalbano ปีที่แล้ว +120

    Conheço bem. O ambiente é o gatilho em geral por conta do estresse. Estresse é tudo aquilo que ultrapassa sua capacidade de enfrentar a situação e exige esforço adaptativo. Quando você vive num ambiente anárquico, exposto a todo tipo de sofrimento adoecer não é uma opção mas um destino. Quanto mais cedo você olhar para dentro e acordar mais rapidamente poderá procurar ajuda especializada e tentar corrigir ou pelo menos controlar esse transtorno.

    • @annapaulakoslinski389
      @annapaulakoslinski389 ปีที่แล้ว +2

      Verdade. Acabei desenvolvendo ciclotimia.

    • @Ramos-qw2jr
      @Ramos-qw2jr ปีที่แล้ว +7

      Passei por muito estresse desde muito pequeno com milhões de questões familiares até a vida adulta. Nunca me achei depressivo até realmente ter um episódio de forte depressão que veio justamente depois de anos a fio passando por situações estressantes cotidianas na família e no trabalho. Hoje vejo que todo o estresse que eu passei a vida toda deixou sequelas cumulativas, meu quadro de distimia piorou com o tempo e hoje evito qualquer interação social que eu consiga evitar pois me causa irritação e agonia. Sou muito pouco tolerante e qualquer coisinha me irrita, ficar sozinho e isolado na minha solitude é um prazer.

    • @deivdplay
      @deivdplay 10 หลายเดือนก่อน +2

      ​@@Ramos-qw2jr esse sou eu, vivi anos num lugar que odiava, acho que isso foi um dos motivos de eu ser transtornado .

  • @etcwhatever
    @etcwhatever ปีที่แล้ว +63

    Eu tinha distimia. Talvez ainda tenha alguns traços passei 15 anos a tomar antidepressivos. Mas a verdadeira mudança vem de dentro. Temos de aprender a lidar com as nossas emoções e com os momentos de baixa energia. Bons hábitos tem de ser criados. Podemos não ter vontade de sair ou de fazer coisas mas devemos fazê-lo. Exercício físico, sol, ligar ou visitar familiares. E Deus também. Seja qual for a sua religião ou filosofia

    • @LeonardoWilliams15
      @LeonardoWilliams15 ปีที่แล้ว +3

      E se a gente não gostar dos familiares?

    • @deborasoaresaraujo8028
      @deborasoaresaraujo8028 ปีที่แล้ว

      Verdade .

    • @etcwhatever
      @etcwhatever ปีที่แล้ว +1

      @@LeonardoWilliams15 amigos. Seja o que for.

    • @Mistico_Xama
      @Mistico_Xama ปีที่แล้ว +6

      Falou tudo, as vezes as pessoas se afundam em problemas emocionais e acham q a ajuda vai vim de outras pessoas, na vdd as outras pessoas muitas vezes afundam ainda mais os outros, a Cura vem de dentro a mente humana é a coisa mais poderosa do mundo, se eu me curvasse a muitos problemas emocionais eu já teria diversos transtornos mentais mas mantenho minha mente forte e sei q eu sou o meu maior inimigo e tbm meu maior aliado, os obstáculos vão aparecer mas sou eu q decido sentar e chorar ou seguir em frente, a vida é cruel e as pessoas mais ainda e muita gente acha q um dia vai aparecer alguém para carregar elas no colo e se agarram a fantasias e esperam um "super herói" aparecer pra salva-las...

    • @zeneto2157
      @zeneto2157 ปีที่แล้ว +1

      Penso da mesma maneira. Infelizmente não tenho condições de pagar uma terapia para a pessoa que é super importante na minha vida. Eu queria ajudar mais. 😢

  • @beatrizferreira9320
    @beatrizferreira9320 ปีที่แล้ว +58

    Tive isso a vida toda, geral me achava ranzinza, muito brava e tinham até receio de falar comigo devido a minha rispidez, e só fui diagnosticada quando já tava com a depressão convencional e fui num psiquiatra. Hoje faço tratamento e tenho uma real qualidade de vida e uma estabilidade emocional q nunca nem pensei ser possível, a terapia e o tratamento medicamentoso salvaram minha vida.

    • @WesleysantosTerapeutaTRI
      @WesleysantosTerapeutaTRI ปีที่แล้ว +1

      Sim, hoje é muito adotado o tratamento multidisciplinaridade, terapia para tratar a causa que deu origem, e os medicamentos para os períodos de crises greves.
      A hipnoterapia é uma abordagem muito efetiva para esse caso, pois acessa a parte profunda da sua mente, responsável pelos processos emocionais. Uma vez que a causa seja tratada, os sintomas associados a ela, se vão. Por isso é considerada hoje a abordagem terapêutica que trás resultados mais rápidos, efetivos e duradouros.
      Meu nomes é Wesley, sou hipnoterapeuta e realizo atendimento online. No meu canal tem o link para redes sociais e nelas um link para uma pré avaliação gratuita, caso tenha interesse.

    • @fabiolaolegario5706
      @fabiolaolegario5706 ปีที่แล้ว +2

      Eu não consegui melhoras.

    • @WesleysantosTerapeutaTRI
      @WesleysantosTerapeutaTRI ปีที่แล้ว +1

      @@fabiolaolegario5706 a Hipnoterapia tem conseguido resultados onde as abordagens terapêuticas tradicionais tem falhado.
      No meu canal, na guia SOBRE, tem um link para site e redes sociais, bem como para uma pré avaliação gratuita.🙏

    • @rline7599
      @rline7599 2 หลายเดือนก่อน

      Eu estou saindo de um casamento por conta disso...ela não procura atendimento

  • @anapaulademanomira7471
    @anapaulademanomira7471 ปีที่แล้ว +40

    Fui diagnosticada com distimia há 1 ano e nunca vi um vídeo tão completo em curto tempo descrever tão bem esse tipo triste de depressão que só quem passa, sabe como é. Às vezes, acho que nunca mais verei “cores” na vida. Muitas coisas ruins aconteceram comigo desde a infância e acho que isso me afetou pra sempre. Que Deus me ajude e ajude a todos que passam por isso também.

    • @micaelyconforto
      @micaelyconforto ปีที่แล้ว +2

      até chorei com seu comentário, é assim comigo também 😔 forças pra nós

    • @vinicius4000
      @vinicius4000 7 หลายเดือนก่อน

      Vc precisa ter um encontro com Jesus no íntimo, busque ao Senhor mesmo sem vontade , fale tudo pra ele , Deus te ouvirá, persista na oração

    • @barcellos1987
      @barcellos1987 5 หลายเดือนก่อน

      ​​@@vinicius4000sirvo o SENHOR a alguns anos e sou assim, sempre achei culpa do mundo e sempre pensava que só no CEU que eu seria feliz de verdade , ontem eu orei pedindo uma direção ao SENHOR pra melhorar minha vida e ser mais feliz pois estava cansado da vida de fracasso em todas áreas da minha vida simplesmente por ser negativo e pessimistas em tudo relativo a vida e crendo que só no reino do céu teria a verdadeira alegria, eu orei e fui ver algum vídeo na Net e achei essa palavra distimia , bom agora e Mudar meus hábitos e buscar a libertação em Cristo, tô fora ir atrás de médico pra me entupir de remédios

  • @miukjack4680
    @miukjack4680 ปีที่แล้ว +102

    Distimia: Depressão leve e crônica; pode durar uma vida inteira.

    • @saraluzz
      @saraluzz ปีที่แล้ว +6

      Eu tenho quase certeza que a minha jamais irá embora.

    • @carloseduardodeoliveira2519
      @carloseduardodeoliveira2519 ปีที่แล้ว +7

      @@saraluzz a impressão que dá é exatamente essa, mas no fundo tenho esperança em Deus

    • @sebastiaosilva3301
      @sebastiaosilva3301 ปีที่แล้ว

      Eu tenho esse negócio. Descobri que toda vez que pego um revista que tem mulher nua, eu melhoro Devia ter uma terapia assim. Estimular o cara sexualmente. Uma ou duas vezes por semana. Talvez até já tenha. A gente não sabe. Atenção : não é praticar o ato. Mas estimular, excitar.

    • @adrianopaes
      @adrianopaes ปีที่แล้ว +1

      @@sebastiaosilva3301 existe meu caro. Se chama neuro estimulação transcraniana. O tratamento é pouco conhecido e existe em poucos lugares. Estou na luta pra conseguir. Caso seja de SP , na USP tem o tratamento de forma gratuita.

    • @sebastiaosilva3301
      @sebastiaosilva3301 ปีที่แล้ว

      Adriane patriota. Eu já fiz isso aí, minha querida! Fiz em São Paulo no ano de 2008. Sem resultado alguma. E agora recentemente fiz no Rio de janeiro para confirmar se funciona. O profissional falou: a que vc fez em 2008 foi leve. Essa aqui é profunda. Fiz uns 15 dias, sem resultado algum. E olha que eu paguei caro viu! Agora, deve ter gente que faz isso e tem resultado. No meu caso não.

  • @LIVROSEBOOKS
    @LIVROSEBOOKS ปีที่แล้ว +89

    Fazia terapia e a psicóloga desconfiou que eu fosse distímico, e sugeriu que eu procurasse um psiquiatra. Ele, além de dizer que essa doença não existe, receitou um medicamento que quase me hospitalizou. Isso há cerca de 15 anos.
    Decidi conviver com a distimia. O risco é menor.

  • @marcussacramento2210
    @marcussacramento2210 ปีที่แล้ว +182

    Estou sofrendo atualmente, terminei um relacionamento de 9 anos . Vc acha que só existe aquela pessoa que conviveu com vc por longo tempo. Pensamentos triste , sentimento de raiva e ódio, mas estou me recuperando. Não vale a pena viver pelos outros, temos que viver primeiro por nós mesmos.

  • @mariaceleste8914
    @mariaceleste8914 ปีที่แล้ว +31

    Quem encontra graça na vida deve ter muita imaginação, porque nada faz sentido. Um dia tudo acaba, não se sabe por que nascemos, viver não faz sentido.

    • @ferreirabritoadv
      @ferreirabritoadv ปีที่แล้ว +1

      O sentido somos nós que temos que dar ❤

    • @Eunice-mn1rr
      @Eunice-mn1rr 7 หลายเดือนก่อน +6

      Também penso nisso as vezes, parece que tentamos nos enganar, tudo nos distrai dessa falta de sentido.

    • @barcellos1987
      @barcellos1987 5 หลายเดือนก่อน +2

      É o SENHOR que nos dá sentido à vida , é o que te falta

    • @NayaraBadke
      @NayaraBadke 2 หลายเดือนก่อน

      0:17 Olha, acordo por um bom café, pensando no meu dia pela frente, num banho bem bom, ser ativa,util, tem sempre coisas a fazer, trabalho 5 dias por semana num negócio próprio q nem da muito $$, mas vou vivendo! Tanta coisa ficar satisfeita e até feliz...conviver c amigos qdo posso. Ver boas séries, filmes. Documentários, tocar violão! Gente: a vida tem e merece ser vivida. Estamos aqui, apesar dos problemas! Esses, nem falo. Para q? Tenho q resolver ! Então não os dou mais valor do que tem. Se eu paralisar pelos problemas do Mundo entao...daí n vale a pena. Se não mudamos o MACRO, mudemos o MICRO. Agora, são 9.30, vou levantar, tá friozao, chuvoso.... vou me lavar e bora passar café e tratar da roupa ouvindo notícias! AMEM-SE em 1. Lugar. cuidem-se, mimem-se. E estarão prontos p amar o outro,cuidar do outro,curtir o outro o segredo, é o ❤ 0:17

    • @paullyynha1
      @paullyynha1 หลายเดือนก่อน +4

      ​@@barcellos1987 porque vcs tem essa mania de achar que todo mundo acredita em Deus?

  • @festol1
    @festol1 ปีที่แล้ว +41

    Obrigado pelo vídeo. Mas deixa eu tentar ajudar.
    "Depressão", na minha opinião, não deveria ser usado. Distimia, pelo que eu sei, é humor rebaixado.
    Deixa eu explicar: Seu dia é "cinza"? Você não lembra quando deu uma boa gargalhada nem lembra ter chorado também? Você tem "gosto" por fazer algo? Não, né?! Você na verdade não gosta "muito" de quase nada. E essas características fazerm você por 1 ano, ou alguns meses? Não? Você é assim há mais de 10-20-40 anos? Pronto, você pode ter distimia.
    Distimia não tem "gatilho" também (um evento traumático). Portanto, se você sofreu um trauma, você pode ter depressão, e não distimia. Distimia não é coisa de 1 ano, é coisa de 10 anos para cima.
    Você não fica na cama, você não chora, você não sente vontade de se matar. Nada disso. Só que tudo é muito chato! Sem sal.
    Você até faz, mas perde a gana de fazer, logo perde muita oportunidade. E prazer, não existe, ou muito pouco.
    Ela não desabilita, mas debilita.

    • @saraluzz
      @saraluzz ปีที่แล้ว +2

      É exatamente assim.

    • @marrie9328
      @marrie9328 ปีที่แล้ว +2

      Nossa, me identifiquei, mas sempre achei que fosse depressão.

    • @susanc.m.6502
      @susanc.m.6502 ปีที่แล้ว +4

      Isso mesmo, só enfatizando que uma pessoa pode ter distimia e depressão (a chamada depressão dupla), em que ela também vai ter os sintomas de depressão (como ficar na cama, sem comer e com ideação suicida) dentro de um período de alguns meses até 2 anos. Já a distimia necessariamente dura mais que dois anos.

    • @conceicaolima1772
      @conceicaolima1772 ปีที่แล้ว

      Com seu comentário, já tenho meu diagnóstico! Não tenho nenhum dos 2! Feliz vida!

    • @mariaizabeltavaresdasilva5906
      @mariaizabeltavaresdasilva5906 ปีที่แล้ว

      Descreveu meu ex marido todinho! Que triste vida se vive ao lado de pessoas que ñ reconhecem que têm problemas e consequente ñ se tratam,sendo e fazendo quem com elas convivem infelizes.

  • @marlenearantes3173
    @marlenearantes3173 21 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    É sempre bom prestar atenção na fase infantil e adolescência, o comportamento e ao humor.

  • @mundo_dacuriosidade
    @mundo_dacuriosidade 27 วันที่ผ่านมา +3

    Eu tenho acho. Desde 2013 tenho depressão já se vão 13 anos. Não vejo alegria em nada. E meu sonho é morrer. Mas não faço pois sei que vou para um lugar pior. Mas já me acostumei com essa tristeza diária..já faz parte do meu DNA

    • @PauloRicardo-p3g
      @PauloRicardo-p3g 16 วันที่ผ่านมา +1

      Eu também espero a morte faz tempo, pra mim a morte não é um medo mas esperança

  • @marlenearantes3173
    @marlenearantes3173 21 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    O tratamento psicológico é fundamental em todas as fases da vida das pessoas quando necessário ❤

  • @silvax1493
    @silvax1493 8 วันที่ผ่านมา

    Eu recebi esse diagnóstico. Eu nunca tinha ouvido essa palavra, mas senti alívio. Vou tentar explicar como me sinto. Uma pessoa determinada, traçando planos, estudando, me debruçando sobre meu trabalho, me dedicando, focada, cheia de paz interior, paciente, otimista, conselheira, me sentindo bem dentro da minha soletude, lendo, assistindo, cantando em quando faxino a casa ou cozinho, levantando dinheiro diariamente para montar uma sala para meus atendimentos (sou autônoma), e faltando pouco para conseguir levantar dinheiro para comprar os materiais e estaria tudo bem e eu estaria finalmente me realizando e conquistando velhos sonhos e objetivos comuns, ter um carro, uma casa, poder viajar, comprar coisas, passear, etc, ouvindo os poucos amigos que tenho dizer que sou "determinada, que sou admirável por ser indepente, que vou crescer "por sempre receber elogios sobre meu trabalho e etc, eu acordo um dia qualquer exausta, sonolenta, sem ânimo, desmotivada, cancelo meus atendimentos do dia, invento desculpas para não poder atender e volto pra cama. Cheguei ao ponto de ficar sem ter o que comer e gás de cozinha. Foi um amigo quem me ajudou. E quando fico assim eu sinto raiva, me saboto, fico irritada, não quero ver niguém, choro... e começo a achar que os vizinhos estão me observando sabe (e eu ciente de que isso é uma paranóia). Ao não atender, fico sem dinheiro, atraso o aluguel, perco a sala que investi dinheiro que tinha acabado de alugar, fico mais deprimida, pensamentos pessimistas, e até mesmo pensamentos suicidas. Eu estou nessa situação a vida inteira, cheia de altos e baixos, mas você acaba aceitando as coisas como fazendo parte de quem você é. Demorou para que eu notasse essas oscilações, chegando a ler sobre bipolarida, esquisofrenia e etc, no intuito de encontrar algo que explique quem você é, porque você é assim... eu comecei a notar que esse comportamento não faz parte de quem sou há pouco tempo, por isso citei lá em cima que senti alivio, porque ao menos sei o que me leva a ser assim, que eu não sou assim "de propósito" porque eu quero e sim porque algo realmente está alterado dentro de mim, me fazendo agir dessa maneira. Existiram inúmeros gatilhos para que isso se desencadeasse e os sintomas se agravaram há uns três anos quando tive depressão profunda onde realmente pensei em me matar.
    O que eu quero dizer, busquem ajuda, existe um site zenklub, tem valores acessiveis e os atendimentos são onlines, foi lá que achei um psicolo com abordagem que trabalha essas questões de maneira bem pontual. Ele até sugeriu medicação já que observou que meu comportamento está me prejudicando financeiramente. Enfim já escrevi demais, desculpem. A abordagem dele é cognitiva comportamental.

  • @marcodesousalago3703
    @marcodesousalago3703 ปีที่แล้ว +28

    Boa sorte e força a todos que sofrem, que Deus os proteja!
    Abraços galera e saudações nordestinas do Brasil 🙏🏻🌹😊

  • @lauradavid7379
    @lauradavid7379 ปีที่แล้ว +13

    Eu já tive esses problemas de perder o sentido da vida, passava o dia inteiro com uma angústia, chorando por nada. Mas eu orei a Deus e pedi pra Ele curar meu coração. Hoje estou muito bem, as vezes fico me lembrando, eu tinha até pensamentos suicidas, o inimigo nos engana dizendo que não tem solução, que é melhor acabar com tudo, não caia nessa, abra seu coração pra Deus, um dia vc também vai agradecer à Deus pela cura, como eu faço, é um alívio. Eu concordo que quem tem essas doenças mentais deve procurar ajuda médica também, mas não esqueça que de usar sua fé também. Porque o remédio cura dores físicas, mas só Deus tem a cura pra alma. Bjs.

    • @lauradavid7379
      @lauradavid7379 ปีที่แล้ว +1

      @@morango-zu8th sim... Com certeza, oro 3 vezes ao dia, leio a bíblia, escuto louvores, vou a igreja com minha família. Se não fosse Deus, não sei o que seria de mim.

  • @thais4032
    @thais4032 ปีที่แล้ว +7

    Eu tenho isso e eu não sabia. O estresse, o trabalho que parece que não rende. A fadiga

  • @cleia3046
    @cleia3046 ปีที่แล้ว +20

    Quanta gente sofreu ou sofre sem diagnostico. Sofrem os parentes e a sociedade paga de alguma forma. Ainda bem que está sendo mais divulgado. Será que vale a pena deixar-se dominar pela disputa, um querendo ter maisque o outro!

  • @gesiellenvitoriano8943
    @gesiellenvitoriano8943 ปีที่แล้ว +21

    Aparentemente é o tipo de depressão que tenho e, nunca ouvi nenhum médico me falando sobre isso. É ruim a gente ouvir tudo isso e "rever" a vida inteira em tudo que o cara está lendo. O que me parece é que luto contra a depressão desde que me conheço como um ser humano.

    • @saraluzz
      @saraluzz ปีที่แล้ว +2

      Procure um bom psicólogo, que ele pode ajudar no diagnóstico e no tratamento. A distimia geralmente passa batido mesmo.

    • @ivi8060
      @ivi8060 ปีที่แล้ว +2

      Aconteceu comigo, vi a minha vida inteira em apenas um vídeo sobre Transtorno de Personalidade Narcisista, hoje estou com TEPT Complexo, mas os vídeos do Psicólogo Rossandro Klinjey (cuidando da alma) e do Alan Mocellim estão me ajudando muito.

    • @resiliencia3994
      @resiliencia3994 ปีที่แล้ว +1

      Eu me encontrei nesta fala também...mas já sabia que tinha desde a adolescência

    • @deborasoaresaraujo8028
      @deborasoaresaraujo8028 ปีที่แล้ว +2

      Te entendo acontece comigo .

  • @simonerisso5347
    @simonerisso5347 ปีที่แล้ว +16

    Um erro gritante foi quando no 6.23 o jornalista disse que a psicóloga resolveu não receitar remédios! Primeiramente psicólogo não prescreve remédio, ele não tem autorização para isso! No

    • @costa593
      @costa593 ปีที่แล้ว

      Não encontrei essa informação no vídeo.

    • @simonerisso5347
      @simonerisso5347 ปีที่แล้ว

      @@costa593 olá sugiro que veja novamente! Até porque eu revi por não acreditar

    • @loudloveen
      @loudloveen 6 หลายเดือนก่อน

      @@costa593 8:20

  • @guedsbarros
    @guedsbarros 13 ชั่วโมงที่ผ่านมา

    Eita! Tenho 42 anos. Creio que boa parte dos sintomas me descreveram. Realmente começou na adolescência e durou até o ano passado quando tomei venlafaxina que a médica havia receitado para dor de cabeça tensional da minha esposa. Após apenas 2 dias tomando um novo mundo de positividade e tranquilidade se abriu pra mim.

  • @annhamer2734
    @annhamer2734 หลายเดือนก่อน +1

    Este programa discreveu a minha vida ipsis-literis.

  • @cesar26rj
    @cesar26rj ปีที่แล้ว +9

    Eu sou distimico e o médico prescreveu venlafaxina que é um antidepressivo com melhor perfil de efeitos colaterais. Senti uma melhora de 90% na irritabilidade. Antes eu vivia de mau humor

    • @Erikakto
      @Erikakto ปีที่แล้ว

      Tomei por muitos anos a venlafaxina até 300mg. É um remédio excelente com prós e contras, fiquei 6 anos e tem 2 anos que meu psiq diminuiu até 18mg e mês que vem não usar mais. Sinto falta do remédio porque ele controlqva o apetite e a ansiedade mas devemos aprender a conbater sendo ativos, fazendo exercicio, comendo melhor e refletindo sobre nosso tipo de pensamento. Tive distima desde os 10 anos e não sabia. Um bom profissional ajuda muito e não temam a medicacão. É a muleta pra voltar a andar com firmeza

    • @user88795
      @user88795 8 วันที่ผ่านมา

      comigo também. o problema é que eu fiquei com a pupila muito dilatada :/

  • @user-ap1925iss
    @user-ap1925iss 6 วันที่ผ่านมา

    Depressão só tem quem está triste ou doente. Pense em Deus e nas coisas maravilhosas que, com Ele, podemos realizar. Tudo muda para melhor! ❤

  • @wilmambar7110
    @wilmambar7110 หลายเดือนก่อน +1

    Eu acho que eu tenho isso, e começou quando eu tinha por volta de 9 anos de idade. Lembro que sentia uma tristeza profunda quando eu via um certo comercial na televisão no qual aparecia uma bailarina dançando uma música clássica. Fui uma adolescente muito tímida, bem ao contrário do que eu era na infância. Achava que era a minha personalidade, e que eu não tinha jeito. Isso me fazia ter uma autoestima muito baixa. Tentei fazer terapia, mas como não via resultado, desisti e não fiz mais. Isso me prejudicou muito ao longo da vida. Passei até por relacionamentos abusivos. Estou com 52 anos, aprendi a sobreviver.

  • @dedecgola
    @dedecgola ปีที่แล้ว +20

    Pela descrição dos sintomas, acho que tenho esse trem. Cheguei a frequentar psicóloga a adolescência, ela me deu alta porque disse que "eu não falava nada", fato é que o problema não foi resolvido, agora, depois do falecimento do meu vô o back foi ainda pior, não tenho vontade de fazer nada, fico apático, atônito, não vejo funcionalidade nas coisas. A faculdade contribuiu muito também, principalmente porque estudava, tinha a pandemia e ainda tinha que arrumar tempo pra fazer as tarefas, ajudar minha mãe e ir ficar com meu vô no hospital.

    • @eugenio_dantas
      @eugenio_dantas ปีที่แล้ว +5

      Lamento que tenha e esteja passando por isso. Agora que está suspeitando qur possui a Distimia, é preciso procurar algum@ profissional para fazer acompanhamento. É muito importante isso para que possamos encontrar significado nas coisas.

    • @THETRUTH-BR
      @THETRUTH-BR ปีที่แล้ว +1

      Estudar é bom, foca nisso, o conhecimento desperta prazeres inexplicáveis.

    • @julianozequinipolidoro6896
      @julianozequinipolidoro6896 ปีที่แล้ว +1

      André, força. Volte a procurar ajuda. Às vezes o "santo não bate" com o primeiro psicólogo. Falo por experiência própria. Nessa segunda tentativa, vc pode ter um tratamento diferente. Toda sorte aí ;)

    • @louise_b_
      @louise_b_ 6 หลายเดือนก่อน

      Que belo psicologo, tenha foco na sua saúde

  • @brunomoura7719
    @brunomoura7719 ปีที่แล้ว +12

    Excelente matéria! Parabéns à BBC. Eu fui diagnosticado com distimia aos 20 anos de idade. Realmente, como muito bem pontuado pela matéria, é um oscilatório cuja amplitude das ondas varia devido a fatores endógenos e estressores externos. Estou dando os parabéns, pq dificilmente vemos um meio de comunicação dessa magnitude abordar um tema praticamente desconhecido do grande público, e, ainda mais, dentro de outro tema maior e generalista, a depressão. Assim como doenças físicas podem evoluir sistematicamente e de modo silencioso, distúrbios psiquiátricos conseguem ser mais furtivos ainda, dada a sua "invisibilidade" e, em muitos casos, mensuração.

  • @camilarizzo8803
    @camilarizzo8803 ปีที่แล้ว +5

    Me descreveu 100%. Eu já suspeitava que tinha algo errado comigo. As vezes tenho distimia, as vezes depressão profunda.

  • @josielacavalheiro
    @josielacavalheiro ปีที่แล้ว +10

    Bem assim: raiva e irritabilidade são características bem predominantes.

    • @thiago_soubra
      @thiago_soubra ปีที่แล้ว +4

      E sempre relacionadas ao social. Ao menos comigo. Sozinho e isolado, provavelmente só vou sentir crise existencial, melancolia ou simplesmente me sinto bem.

  • @TheYferrer
    @TheYferrer ปีที่แล้ว +22

    Excelente e necessário! O diagnóstico correto chega muito tarde....

  • @marinaconrado3785
    @marinaconrado3785 ปีที่แล้ว +18

    Que matéria mais necessário! Obrigada! Eu fui diagnosticada há anos atrás e convivo até hoje 😢

  • @BBCNewsBrasil
    @BBCNewsBrasil  ปีที่แล้ว +33

    Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-62752634

  • @MariaHelena-mh4ct
    @MariaHelena-mh4ct ปีที่แล้ว +5

    Eu ando impaciente pra ouvir pessoas, conversar, e se o assunto for interessante, até aguento mas do contrário me agonia.😔

  • @conceicaolima1772
    @conceicaolima1772 ปีที่แล้ว +11

    Meu psicológo é Jesus, se não fosse sua ajuda eu já teria morrido! Hj vivo com gratidão no coração! Ele me ajudar a ser melhor todos os dias.

    • @tainy2607
      @tainy2607 3 หลายเดือนก่อน +2

      Tb vivo por Deus e Cristo 🙏💕tmj ❤

    • @tainy2607
      @tainy2607 3 หลายเดือนก่อน +2

      Tb vivo por Deus e Cristo, tmj ❤❤🙏🙏

  • @chaenediasaraujo7744
    @chaenediasaraujo7744 25 วันที่ผ่านมา +1

    faço acompanhamento há 3 anos para controlar depressão e ansiedade, recentemente o diagnóstico mudou para transtorno bipolar tipo 2, não estou aceitando esse diagnóstico haja vista que, não vejo nenhum sinal de hipomania em minhas ações. Ouvindo esse podcast identifiquei vários sintomas que tenho desde a infância, agora vou tentar procurar outros médicos para avaliar todo esse processo novamente. Tomo muitos medicamentos, ansiolíticos, antidepressivos e estabilizadores de humos, além de fazer TCC semanalmente.

  • @ricardoalexandrequeirozdas7818
    @ricardoalexandrequeirozdas7818 ปีที่แล้ว +5

    Eu descobrir que tinha distimia na época do cursinho. Quando a professora falou na sala de aula eu até mesmo desconhecia. Até então conhecia depressão.

  • @victorcarvalho742
    @victorcarvalho742 ปีที่แล้ว +7

    Parece que fui descrevido, que incrível.

  • @rossanapaiva
    @rossanapaiva ปีที่แล้ว +18

    Informação mais que necessária nos dias atuais. Parabéns 👏👏👏

  • @gleciadesouza5525
    @gleciadesouza5525 21 วันที่ผ่านมา

    Como disseram aí na fila,encontrei minha turma...Tenho 52 e a 26 trato meu vai e vem de crises!Só Deus!

  • @Unn66
    @Unn66 10 หลายเดือนก่อน +5

    Eu estou em uma fase horrível da minha vida... Já faz um tempo que tive uma noite de sono descente, ultimamente eu acordo cansado, desanimado, preocupado.... Minha autoestima está entrando em colapso, me isolei por conta da timidez e a solidão está me destruindo, eu evito conversar com pessoas pelo fato da minha comunicação estar extremamente ruim, quando falo as pessoas não me escutam ou não conseguem entender aquilo que estou dizendo... Sou obrigado a repetir a mesma coisa, duas, três ou quatro vezes, isso é uma tortura. Cada dia da minha vida é como estar vivendo no inferno, a melhor parte do dia é quando não estou acordado.

    • @Silva747-j7t
      @Silva747-j7t 9 หลายเดือนก่อน

      Reveja seu estado espiritual,como está seu relacionamento com D'US.
      Comece a estudar a Bíblia.

    • @jeconiasalves2024
      @jeconiasalves2024 8 หลายเดือนก่อน +2

      @@Silva747-j7t que falta de empatia.

    • @danisilva3217
      @danisilva3217 6 หลายเดือนก่อน +2

      Busca ajuda psiquiatra de início, tem situação que é necessário medicação e vai viver melhor sem essa dor e busca tratamento com terapia, e busca sempre jesus em primeiro lugar, porém deixou tbem os médicos da terra se necessário que o senhor te der forças ..

    • @davidelourenco7181
      @davidelourenco7181 17 วันที่ผ่านมา

      Eu estou exactamente assim, não é nada fácil

    • @andreacarvalho4812
      @andreacarvalho4812 11 วันที่ผ่านมา

      Melhoras🙌🙏🤎

  • @patricialima0702
    @patricialima0702 ปีที่แล้ว +20

    Uma excelente matéria!👏👏👏
    Muitas pessoas podem se identificar com o quadro e buscar auxílio. Eu mesma nunca tinha ouvido falar nesse termo, distimia, só conhecia a depressão.
    O suporte psicológico e psiquiátrico é essencial para que se tenha uma boa qualidade de vida.

  • @mayk4600
    @mayk4600 ปีที่แล้ว +8

    Esse vídeo me identificou por completo

  • @rudinei
    @rudinei ปีที่แล้ว +1

    44 anos e agora que descobri o que tenho, fui diagnósticado com TDHA e fobia social e sem querer cai num video sobre distimia e me identifiquei totalmente.

  • @manoelasantos8534
    @manoelasantos8534 3 หลายเดือนก่อน +2

    Vim pesquisar no TH-cam sobre problemas de mau humor crônico, ou seja, sempre de mau humor pois nao aguento nais isso, wstou esgotada e sei que pessoas que convivem comigo tambem, mesmo eu tentanto nao passar a ninguem isso, encontrei esse video que me despertou para a possibilidade de eu estar com esse transtorno, é muito triste 😭

  • @analuciaferreira6009
    @analuciaferreira6009 ปีที่แล้ว +2

    Obrigada BBC eu sofria de distima e nem sabia como a matéria explicou. Só aos 50 e poucos por motivo de doença de minha mãe é que fui descobrir isso pois achava que tinha depressão em razão do estado de saúde de minha mãe. Fiz um período de terapia que ajudou bastante ! Mas o que percebi é que são poucos profissionais que sabem e entendem a doença! Abs e força e coragem à todos que sofrem com a doença tem como amenizar. Hoje estou bem melhor. Mas infelizmente não tenho como fazer terapia no momento. Gostei muito!

  • @FerSugano
    @FerSugano ปีที่แล้ว +3

    Parabéns pela matéria, BBC News e obrigada por todas as pessoas que deixam comentários ricos em conteúdo e experiência. Ajuda bastante a nos apoiarmos! 🙌🙌🙌

  • @Marllon_333
    @Marllon_333 ปีที่แล้ว +1

    *Eu sofri disso por 3 anos, de 2020 até 2023, foi esse tempo todo só na cama, foi bem terrível, agora estou completamente curado disso, mas ainda tenho uma sequela, que é a instabilidade de humor bem alta, mas msm sou mais feliz agora do que antes 😊*

  • @flaviabrito5739
    @flaviabrito5739 6 หลายเดือนก่อน

    Nunca tinha ouvido explicações melhores do que essa sobre Distimia. É exatamente do jeito relatado, só quem tem sabe a dificuldade enfrentada até ser diagnosticada e tratada. No meu caso medicamentos e terapia foram essenciais para ter uma melhora 🙏

  • @jacquelinepomme1096
    @jacquelinepomme1096 หลายเดือนก่อน

    Reportagem maravilhosa e impecável.

  • @fahbiantureck5280
    @fahbiantureck5280 ปีที่แล้ว +13

    Fui diagnosticado como depressivo/bipolar, entretanto sempre perguntava para minha psicóloga se meu caso não era distimia, ela nunca concordou, talvez por eu ter aprendido a manter sempre um sorriso no rosto para ser aceito em convívio social com mais facilidade, e também poder trabalhar sem ser notado, mas era um esforço hercúleo... qdo comecei tratamento com psiquiatra, cheguei a questioná-la também, porém ela disse nunca ter ouvido falar em distimia...
    Ok, compreendo que o autodiagnóstico nunca é recomendável, mas até que ponto o próprio paciente não "colabora" com a descoberta do que o acomete?

    • @lucasantunes7209
      @lucasantunes7209 ปีที่แล้ว +1

      Mas se você foi diagnosticado com transtorno bipolar, ter distimia e não a bipolaridade seria lucro.
      Um dos polos da bipolaridade é justamente a depressão, em contraposição a chamada ‘depressão unipolar’, que seria a depressão clássica. A distimia, felizmente, ainda é mais moderada do que esses casos

    • @fahbiantureck5280
      @fahbiantureck5280 ปีที่แล้ว

      @@lucasantunes7209 sim, sim! De qqer forma interessante ter um diagnóstico mais preciso...

    • @Bela13
      @Bela13 ปีที่แล้ว +5

      existe maneiras q as pessoas conseguem aprender a mascarar depressão e até autismo, as médicos as vezes tentam olhar seu exterior, não interior.

  • @bandosantos
    @bandosantos ปีที่แล้ว +7

    obrigado

  • @mayannabarreto1769
    @mayannabarreto1769 5 หลายเดือนก่อน +1

    Nossa, me identifiquei dentro dessa condição.
    Sinto que desde os meus 15 anos não vivo, apenas existo. Como um bloqueio na minha vivência.

  • @margarethramos5203
    @margarethramos5203 ปีที่แล้ว +6

    Matéria maravilhosa, parabéns

  • @Jessicaf94
    @Jessicaf94 ปีที่แล้ว +14

    A minha é sazonal, chega final de ano. Eu tenho recaídas!

    • @gustavocoimbravieira7458
      @gustavocoimbravieira7458 ปีที่แล้ว +2

      Pode ser ciclotimia

    • @festol1
      @festol1 ปีที่แล้ว +2

      Distimia normalmente, não é sazonal. É bem linear, independente da época do ano.

  • @denisefreitas6727
    @denisefreitas6727 ปีที่แล้ว +5

    Parabéns por essa matéria informativa e muito útil.

  • @allisoncosta4539
    @allisoncosta4539 ปีที่แล้ว +18

    Meu Deus bate certinho com meus sintomas

    • @c.alexandreoliveira2062
      @c.alexandreoliveira2062 ปีที่แล้ว +1

      Busque tratamento amigo.

    • @stee4646
      @stee4646 ปีที่แล้ว

      Procure ajuda. Tenho uma irmã com distimia que se tratou por anos mas infelizmente resolveu parar o tratamento por conta própria e está péssima

    • @JoaoVitor-or6tn
      @JoaoVitor-or6tn ปีที่แล้ว +3

      Tbm cara, acho que finalmente descobri o que há de errado comigo, vou falar com minha terapeuta.

    • @Darlene-Gomes
      @Darlene-Gomes ปีที่แล้ว

      É, parece q tenho isso tbm

  • @arthurcesartognelladerosa5262
    @arthurcesartognelladerosa5262 10 วันที่ผ่านมา

    Desde pequeno eu sempre gostei muito de ler, principalmente estórias de aventura e ação mas também me interessa a muito aprender com a leitura, na verdade eu sentia uma verdadeira sensação de completude como se eu buscasse desesperadamente por algo e encontrasse isso nos livros. Com o passar dos anos essa sensação de completude foi se esvaindo, e eu sentia como se tivesse um buraco negro dentro de mim desesperadamente buscando por aquela sensação de novo, foi aí que eu comecei a ver animes, ler mangás e a sensação de completude voltou, até que ela sumiu de novo. Eu comecei a buscar de novo essa sensação, comecei a jogar, vários tipos de jogos e, além da sensação de completude, alguns jogos faziam o meu coração bater, muito forte, eu me sentia vivo, até que eu não senti mais. Enquanto esses anos passavam eu sempre me perguntava "e quando eu não encontrar mais algo que me faça sentir completo, o que vai acontecer quando nada mais fazer eu me sentir vivo?". Bom, aqui estou eu, com 27 anos, não sinto mais a sensação que sentia lendo, na verdade eu fui de uma criança que chegou a ler centenas de livros em um ano, para um adulto que mal consegue completar um em um ano, simplesmente não faz mais sentido, não me traz sensação nenhuma, eu não jogo mais, não me sinto mais feliz jogando, meu coração já não bate forte como batia antes, meus amigos, que ainda jogam, me falam que eu preciso jogar pra ter um forma de extravasar, só que simplesmente não faz mais sentido. Hoje, com 27 anos, eu cheguei no ponto que eu temia, eu não me sinto mais completo, com nada, eu rio, eu faço piadas, não tenho problemas em falar com os outros, sou super "independente" moro sozinho, cuido da casa, trabalho, tenho uma namorada incrivel que eu amo muito, tenho minhas coisas mas antes de dormir todas as noites eu sinto que aquele buraco negro ainda está ali, dentro de mim, me consumindo, até o momento que não restar mais nada. Eu fui diagnosticado, com distimia no início desse ano, tomei remédio por 6 meses, eu melhorei, tive problemas com o plano de saúde e parei com o remédio por não ter mais receita, mesmo sem o remédio, eu ainda me sinto bem, no geral, mas no fundo a sensação de vazio, o buraco negro, ainda está ali, eu sei que está.

  • @canalaleatorio9461
    @canalaleatorio9461 ปีที่แล้ว +9

    Me identifiquei. Dês da minha adolescência que lido com sentimentos negativos.

    • @gasparjunior6258
      @gasparjunior6258 ปีที่แล้ว +1

      Isso é normal, quem n lida com sentimentos negativo quase todo dia sou assim, não é depressão, distimia é uma depressão branda, "leve" pq a pessoa trabalha estuda, é confundido com o "jeito da pessoa"

  • @leticiagoes5938
    @leticiagoes5938 5 หลายเดือนก่อน

    Obrigada pelo vídeo! Fui diagnosticada com distimia e eu me vejo assim desde criança. Bom entender que eu não sou assim, que é parte da depressão.

  • @mariaantonia8060
    @mariaantonia8060 ปีที่แล้ว +1

    Chego a fantasiar a minha morte, que lindo dia vai ser esse dia de libertação. Graças à Deus já tenho 70.

    • @flor28859
      @flor28859 ปีที่แล้ว

      sou assim com 25 anos

  • @GabrielSilva-fc8qm
    @GabrielSilva-fc8qm 8 หลายเดือนก่อน

    Essa ana se parece muito comigo, eu tenho ansiedade e baixa autoestima mas me identifiquei muito com algumas coisas citadas no vídeo. Principalmente essa ana eu sou meio parecido com ela , acho que foi pelo relato dela . Depressão é uma doença terrível e merece atenção.

  • @alexandredeija2786
    @alexandredeija2786 ปีที่แล้ว +28

    A depressão é o mal do século!

  • @diercioferreira655
    @diercioferreira655 ปีที่แล้ว +12

    Eu acho que depressão nem existe, o que existe é uma economia ruim (neoliberalismo) e com isso falta de esperança no futuro. Como manter a saúde mental sem emprego, sem fazer as 3 refeições diárias, sem férias e 13º só trabalho que não paga nada.

    • @elisamelim837
      @elisamelim837 ปีที่แล้ว +4

      Se a depressão não existe, como pessoas com a vida equilibrada ( bom estudo, boa profissão, com ótima condição financeira) se suicidam por tristeza?
      Em países de "primeiro mundo" existe suicídio!

    • @diercioferreira655
      @diercioferreira655 ปีที่แล้ว +5

      @@elisamelim837 antigamente as pessoas moravam em casa com quintal, hj em dia moram em cubículo sem janela. A questão econômica de trabalho sem descanso deixa as pessoas doentes.

    • @carolinamarianodarochadorn1435
      @carolinamarianodarochadorn1435 ปีที่แล้ว +2

      No primeiro mundo o nível de depressão é bem alto

    • @Patimichelli
      @Patimichelli หลายเดือนก่อน

      Realmente nunca ouvi falar em pessoas ricas de berço que tivessem essa "doença" já vi gente que ficou rico ter mas rico de verdade de família tradicional nunca vi. Se alguém tiver um exemplo coloca aqui.

    • @FernandaCardinale
      @FernandaCardinale 3 วันที่ผ่านมา

      E como explica os classes médias e ricos depressivos? Gente que vive de ótimas pensões, linda, de boa família com depressão e até tirando a própria vida?

  • @sabrinasutil8538
    @sabrinasutil8538 ปีที่แล้ว +4

    Meu Deus, só pode ser isso que eu tenho, mas estou tratando como ansiedade e depressão leve, nunca tinha ouvido falar dessa condição mas pelos sintomas só posso ter isso! Sou a "chata" e antipática, não vejo graça em muita coisa e sempre me estresso fácil, me sinto cansada e desanimada e choro com facilidade. Atualmente o psiquiatra me receitou venlafaxina, daqui 3 dias vai aumentar a dose, espero que eu melhore. Sempre me achei realista, mas a verdade é que sou pessimista, acho que tudo vai dar errado e fico ansiosa por isso.😔

  • @mayanesantiago5306
    @mayanesantiago5306 ปีที่แล้ว

    Me identifiquei. Desde da de pré adolescente me sinto assim.. e agora adulta com 26 anos me sinto pior. Primeira vez que ouço falar sobre distimia.

  • @guilhermemachado1099
    @guilhermemachado1099 17 วันที่ผ่านมา

    Estamos muito atrasados ainda na Psicologia em questão de tratamento, os poucos que tem condição de ter, ainda não tem garantia, "dependem de si" a sua evolução. Sem falar nas drogas(remédios)que sao administradas ja terem pesquisas questionando a eficácia delas. E ficamos nessa...é o que tem, se tiver condições financeiras

  • @anamariaferreiraprimo3728
    @anamariaferreiraprimo3728 ปีที่แล้ว +3

    O meu filho de 23anos e difícil desde bebê corava muito e irritado mas achava q era só birra aos 13cheguei a deseja interna lo porq era insuportável tinha mau humor o tempo todo aos 20 foi diagnosticado com linfoma uma das causas o stress ele tem baixa estima e nunca se sente feliz ele trabalha faz tratamento de câncer mas não aceita tratamento psiquiátrico para mim q sou mãe dele conviver com ele desde adolescência não revido as grosserias dele espero sempre ele estar um pouco mas calmo p falar alguma coisa não e por medo ,eu sei que só piora se eu agir como ele age assim tenho paz em cada

  • @izabela886
    @izabela886 ปีที่แล้ว +5

    BBC
    Como sempre dá aulas 👏👏👏👏

  • @issuarteful
    @issuarteful หลายเดือนก่อน

    A lista aqui é grande, só cresce. Mais uma.

  • @larissa.de.lara.
    @larissa.de.lara. 23 วันที่ผ่านมา

    Ouvi minha descrição nesse pod. Isso é tão ruim. Me sinto tão cansada. Não sei mais o que fazer. Tenho um inimigo dentro da mente. 😢

  • @leandrocosta4833
    @leandrocosta4833 ปีที่แล้ว

    Agradeço a Deus pela vossa vida

  • @vivianesayurioshiro131
    @vivianesayurioshiro131 หลายเดือนก่อน

    Muito esclarecedor ❤❤

  • @pedrinamartins9767
    @pedrinamartins9767 26 วันที่ผ่านมา

    Eu sempre fui mais na minha e também sempre muito estressada desde de criança mas tinha amigos na adolescência depois que terminei o ensino médio simplesmente fiquei com medo de tudo, não faço amigos , sem sonhos, viver é estranho e quanto mais vai passando o tempo eu penso qual o sentido de viver, meus familiares fala que sou chata e ignorante é a verdade, minha irmã diz que não sou mais a mesma e sim é verdade só não sei quando me tornei isso... Só sei que é um pé no saco todo mundo falando que sou duas caras e que mudo do nada,sei falar que me sinto culpada por isso, não tenho muito hábitos nocivos, fumava mais deixei oq só fez td piorar ja que meu escape era esse.
    Só espero que quem seja diagnóstica com esse tipo de trastorno ache um sentido em viver ❤

  • @Osalvadordahumanidade
    @Osalvadordahumanidade 3 หลายเดือนก่อน

    Depressão e uma sensação relaxante e igual a chá calmante

  • @yogaspecialita700
    @yogaspecialita700 ปีที่แล้ว +16

    Bem interessante o conteúdo mas eu quero fazer um adendo em muitos conteúdos que se referem à saúde coloca-se que os casos passam despercebidos lá na saúde básica nas UBS pois bem gostaria que as pessoas soubessem que um médico numa UBS tem 10 minutos no máximo 15 para poder atender um paciente então neste período tão curto com certeza não é possível um aprofundamento para se ter suspeita de tantas doenças acredito que principalmente as doenças de cunho mental. Trago aqui então essa informação para que as pessoas entendam cada vez mais que os médicos em UBS são tidos como robôs que devem atender um paciente atrás do outro em 10 no máximo 15 minutos com certeza prejudicando a qualidade de seu atendimento

    • @cleia3046
      @cleia3046 ปีที่แล้ว +1

      Serio e realidade msm. Inclusive coloco a rotina das familias, simplesmente muitas nao convivem mais de forma harmoniosa, estão juntos, não generalizando.

    • @festol1
      @festol1 ปีที่แล้ว +6

      Ou seja, a Saúde Pública precisa receber mais emprenho financeiro/pessoal/material/informacional dos gestores públicos.
      Visa observar se no domigo, dia da eleição (assim como foi há 3 semanas atrás) seu candidato cita saúde pública como "limitante ao crescimento do estado" ou "necessidade básica da população".

    • @soubrasileira999
      @soubrasileira999 ปีที่แล้ว +2

      Sinceramente, até particular está nesta pegada. Mal te atendem é com algum questionamento, dizem pra ter cuidado com o que se ouve e lê... ou seja, está desatualizado.

    • @Patimichelli
      @Patimichelli หลายเดือนก่อน

      Aqui onde moro a médica fica quase 1h com o paciente no consultório. Interior de SC.

  • @annapaulakoslinski389
    @annapaulakoslinski389 ปีที่แล้ว +2

    Muito interessante. Façam um tb sobre ciclotimia.

  • @oieusoualola.1391
    @oieusoualola.1391 ปีที่แล้ว +8

    eu tenho depressão desde meu 11 anos de idade mas eu só procurei ajuda e tive um diagnóstico agora com 29 anos de idade ou seja toda uma vida com depressão eu não sei o que é viver sem essa doença. se eu tivesse sido tratada desde o começo as coisas seria diferente mas na minha infância não se falava de saúde mental e nem se quer alguém poderia imaginar que uma criança podesse ter depressão, meus pais foram acho que negligente por nunca ter notado nada errado hoje eu acho tão óbvio que tinha algo errado comigo, como eles não perceberam nada?!

    • @NaoVisualizaResp
      @NaoVisualizaResp ปีที่แล้ว

      Uma mulher fraca e cheia de frescura, seu nome é Lola.
      Cansei de ver tanta gente reclamando da vida kkkkk

  • @Silva747-j7t
    @Silva747-j7t 9 หลายเดือนก่อน +1

    Tive um episódio depressivo no meio do ano passado 2023 dai alguns dias dps fui melhorando,2 meses dps comecei a sentir muita fadiga desânimo mal humor e dura até agr ai vim aqui pesquisar pq desse desânimo e tristeza sem motivo e descobri a distimia que nunca ouvi falar mas bate com os sintomas.
    Eu achava que estava com depressão mas eu consigo fazer muita coisa tem momentos de ânimo mas logo vem desânimo do nada,na vespera do ano novo deu uma dor de cabeça e dor atrás do pescoço tomei dipirona melhorou.
    Agr to mais tranquilo pq sei mais ou menos o que tenho pq ja li sobre o assunto que a distimia está relacionada com o episódio depressivo que tive ano passado.
    Vou fazer o possivel pra não tomar remédios pq tenho medo dos efeitos agr preciso tocar minha vida se o problema persistir me atrapalhar no dia dia vo procurar ajuda médica.

  • @mauriciofonseca2079
    @mauriciofonseca2079 ปีที่แล้ว +6

    Ter períodos de euforia e tristeza não é distimia, tá errado isso. Essa alternância se dá o nome de transtorno bipolar. A distimia mantém um padrão baixo de humor e energia, quase impercetível por isso a dificuldade de distinguir entre personalidade e depressão.

    • @heloisaalmeida1243
      @heloisaalmeida1243 ปีที่แล้ว +11

      Bipolaridade é diagnosticada pela intensidade e pela frequência desses picos. Oq foi dito ali é que a paciente sentia alguns momentos "felizes" mas logo o sentimento de tristeza e vazio surgia novamente, ela continuava funcional mas limitada (oq n acontece dependendo da bipolaridade e em bipolares)

  • @barbarasalomao1731
    @barbarasalomao1731 25 วันที่ผ่านมา +3

    O problema é que tem muito psiquiatra incompetente por aí, e a maioria deles atende em convênio e sus. Ou seja, pra você ter acesso a um bom tratamento, precisa ter dinheiro disponível pra consultas mensais caras e remédios caros.

  • @dalethvanderlinde3020
    @dalethvanderlinde3020 หลายเดือนก่อน

    Nem consegui terminar de ouvir. Me descreveu perfeitamente. Mas nunca me diagnosticaram....

  • @Felipe-rn1gf
    @Felipe-rn1gf ปีที่แล้ว +5

    Essas coisas são mt complicadas de explicar, se eu fosse no psicólogo não saberia botar em palavras o que aconteceu pra chegar onde cheguei kk.

    • @ibgs123
      @ibgs123 5 หลายเดือนก่อน +1

      Escreve, eu faço assim. Escrevo tudo que vou falar para na hora relembrar e saber por onde começo.. Depois que comecei a fazer isso, consegui me expressar melhor e organizar a ordem dos fatos

  • @luzialinares9828
    @luzialinares9828 ปีที่แล้ว +1

    Eu me identifiquei em alguns aspectos com esse problema

  • @JoaoVitor-or6tn
    @JoaoVitor-or6tn ปีที่แล้ว +3

    Acho que eu tenho isso, desde pequeno eu sempre fui muito preguiçoso, tinha dificuldades pra fazer as lições, pois ficava cansado facilmente de copiar as coisas da lousa, no trabalho tbm, pois não encontrava animo pra fazer as atividades.

    • @Cristian-em5ht
      @Cristian-em5ht ปีที่แล้ว

      Pode ser TDAH também.

    • @JoaoVitor-or6tn
      @JoaoVitor-or6tn ปีที่แล้ว

      @@Cristian-em5ht Já pensei nessa possibilidade tbm.