Caro Rodrigo, sabe o que estou fazendo?... compro o vinho, sigo suas recomendações de degustação e depois vejo de novo o vídeo...KKKK as vezes coincidimos ...obrigado por esse trabalho lindo.
Primitivo puglia é igual qual. O melhor vinho do mundo 😋! Minha filha e e genro me deram a conhecer esse vinho e como eu não gosto de vinho com sabor de álcool, esse foi i melhor que bebi até hoje! Eu vivo na Alemanha , o ultimo que provamos foi um Primitivo de puglia- "Maestro de Pigo"_2021- Delicia!🥳😋👏
Evolução em taça....eu pude experimentar essa característica em um vinho de corte português...ele ficou incrivelmente melhor ao longo das horas (2~3)... foi surreal... quando bebi a segunda garrafa dias depois já deixei a mesma aberta de antemão...!!!
Quando tomei meu primeiro Primitivo (Lucarelli), foi amor à primeira golada. Fiquei até emocionada, e virei fã. Essa sensação de envolver a boca toda é real, e fantástica. Parabéns pelo canal, Rodrigo. To aqui fazendo uma maratona!!
Rosane Lima Ahhh, eu acho, com certeza. Principalmente se ela já gosta muito de vinhos. Aqui em casa são só mulheres e ele foi um sucesso. Inclusive a garrafa é super bonita, ótimo presente! Você vai mandar muito bem! Espero que ela goste! ☺️
@@carolinamartin6953 kkkk Brigada por responder, realmente a garrafa é bem bonita. Se todas vocês gostaram, acredito que ela também, pesquisei sobre ele aqui e os comentários são muito positivos. Obrigada, desejo muitos vinhos pra sua vida!!! Hahah
Provei um primitivo por curiosidade após assistir de seu vídeo e sem dúvidas entrou para o hall de minhas uvas favoritas. Entrega muitos aromas de frutas secas, uvas passas, figos. Muito bom.
Detesto primitivo vinho modinha aqui há ums 20 anos ninguem falava Dessa uva mas os italianos como bons vendedores que sao vendem tudo apulia é uma regiao de quantidade tanto no azeite como nos vinhos mas qualudade??? Isso é liguria, toscana piamonte. Mas os italianos vedream até a tour eiffel para ferro velho nao sao autosuficientes em azeite e vendem azeite para todo mundo faz muitos anos que nao teem castanha por doença nos castanheiros e vendem castanhas para todo mundo kkkk equando o consumidor nao souber fazer contas e ser besta bem estam eles....
Obrigado amigo ! Venho estudando os vinhos com voce e estou trabalhando num bistro/adega e ainda vou comecar meu curso... Enquanto isso venho me virando com suas dicas !!!!!
Que legal, Gabriel! Que bom que pudemos te ajudar! Você também pode aprender muito com nosso curso online, o Rodrigo entra em termos mais técnicos mas explicando de uma maneira bem simples ;) Segue o link: cursos.vinhosdebicicleta.com
Rô, Sensacional!!!! Eu adoro os vinhos toscanos (claro!) mas esse Primitivo é bem particular e sem dúvidas um dos melhores, na minha opinião!!! Show!!!!!!
Faaala Rodrigão! Cara, que canal bacan, meus parabéns! Seu conteúdo é simples e bem fácil de entender. Nada de enrolação como estamos acostumados a ver. Engraçado... Estava acompanhando seu canal e só vim perceber que era de SJC qnd entrei no seu instagram. Moro em Caraguá e curso Publicidade aí na UNIVAP. Qualquer hora apareço aí para provar novos rótulos. Um grande abraço e boa sorte!
Parabéns pelo vídeo Rodrigo! Obrigado mais uma vez pela gentileza de compartilhar todo o conhecimento sobre vinhos. O que me chama atenção é quando fala sobre harmonização: tu destaca a cozinha básica mas com certeza bem executada óbvio: um macarrão à bolonhesa, uma pizza ou uma carne grelhada (fraldinha), sem muito devaneios. Abraço amigo
Estou apaixonada por este canal e já me inscrevi! Sou totalmente leiga com essa coisa de vinhos, mas tudo o que você falou sobre a Primitivo faz muito sentido!😍Eu e eu marido começamos a beber mais vinhos depois de alguns anos de casados, nas nossas noites em casal quando a gente conseguia deixar as crianças com alguém e ter um momento só nosso, mas nunca fomos entendedores de vinho. Foi quando, um belo dia no ano passado, em uma viagem incrível que fizemos a Roma, fomos jantar com um sacerdote amigo do meu marido, pedimos a garrafa de vinho mais barata do restaurante, e logo no primeiro gole (sem "girar" o copo nem cheirar nem nada dessas coisas chiques que eu nem sabia que dava pra fazer), senti um sabor frutado surpreendente que eu nunca tinha sentido em vinho nenhum! E desde então, nós dois estamos provando outros vinhos italianos e cada vez mais nos apaixonando por eles! Agora, vou ver se consigo aprender um pouco sobre vinhos e entender o motivo de estarmos tão doidos por esses vinhos italianos, kkkkkkkkk!
Primeiro contato que tive com essa uva foi um zinfandel chamado woodbridge by Robert Mondavi, que adorei e voltei a comprar.... e aora dias atras comprei um primitivo puglia igt chamodo Maturo. E apesar de ainda ser fiel aos valpolicella tenho expandido muito minhas experiencias com outros vinhos. NOTA: nem de perto sou um conhecedor, apenas um amante desta bebida dos deuses.
Canal excelente. Direto ao ponto, edição primorosa, sem mimimi, sem blablabla, apenas conhecimento puro e simples de alguém que domina totalmente o assunto. Abraço! Sigo assistindo
Parabéns pelo canal Rodrigo! A Intensidade de aromas da uva Primitivo, principalmente prla presença de frutas negras e baunilha, conquistou meu paladar para sempre. Espero que você dedique os próximos episódios para outras uvas italianas, como a Brunello, Nebbiolo, Barbera, Pinot grigio, dentre outras.
Você podia faz um quadro só com vinhos brasileiros dos mais tomados popularmente como o cantina das serra até os mais sofisticados passados pelo que estão sendo produzidos no nordeste, abraço aprendendo com você!
Top Rodrigo, essa uva eu ainda não experimentei, puta explicação didática cara, tu consegue em poucos minutos falar tudo sobre a uva, o rótulo, o produtos, a região, a história! Que arrebento brother, parabéns e obrigado.
Rodrigo, eu gostaria de ver mais aprofundada as comparações de castas semelhantes/iguais mas vinificadas em regiões diferentes, como por exemplo as principais diferenças entre os Primitivo de Puglia/Salento/Manduria pros Zinfandel californianos, as diferenças dos Tempranillo de Rioja pros Tinta Roriz do Douro ou os Aragonez do Alentejo, os Syrah franceses pros Shiraz australianos, enfim... esse tipo de comparação para cada casta em diferentes regiões, climas, solos, temperaturas ou formas de vinificação. Fica aí a dica que renderia toda uma nova playlist abordando diretamente esses comparativos! Fiquei com vontade de degustar comparando em casa com essa base! Abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
Vi o vídeo e fui correndo comprar um Primitivo hahaha Seus vídeos são muito bons... sempre fui do time das cervejas especiais, mas to amando conhecer mais sobre vinhos...
Gosto bastante do seu canal! Bastante direto, didático e agradável de se assistir... tenho aprendido bastante! Sou fissurado na uva Primitivo e venho buscando informações sobre a Zinfandel...será que caberia um vídeo específico sobre ela? Forte abs e parabéns pelo canal.
Olá, Hélio! Valeu por acompanhar nosso canal! Por se tratar da mesma uva (Zinfandel é o nome da Primitivo nos EUA), pode ser que o vídeo fique meio repetitivo. Mas fizemos um vídeo sobre White Zinfandel, dá uma conferida: bit.ly/2nEi2tP Abraços
Hi, I just discovered your channel, I am a waitress and I am fond of wine and cheese. I can hardly understand because I don't speak Portuguese!!! Im loving your channel. Im from Bogota, Colombia
Todos os vídeos são muito claros!!!! Adoro vinho, mas me frustro em não sentir os sabores e aromas por não ter olfato e paladar apurados, alguma dica para apurar o olfato e paladar!? Tenho um Nero d'Avola 2003 da Zonin - Sicília e tenho pena de tomar por não ter cacife para tal!
Oi Leonardo, tudo bem? No vinho, uma das principais escolas é a "litragem". Quanto mais você bebe vinhos diferentes e mais treina o seu olfato, maior será o desenvolvimento de seus sentidos. Mas não se preocupe, todos nós já fomos iniciantes um dia. É uma questão de tempo e estudo (teórico e prático). Boas aulas!
Olá Rodrigo, tudo bem? Me tira uma dúvida? Esse vinho Primitivo harmoniza com chocolate 100% cacau? E tem que usar o decantador? Grato! Parabéns pelos vídeos
Rodrigo, seus vídeos são muito didáticos e explicativos, indiquei pra todo mundo que achava que entender de vinho era algo super difícil. Mas uma dúvida que eu tenho é sobre vinhos de mesa e vinhos "finos", esses não tem classificação de seco ou suave? Você pretende fazer vídeos falando sobre esses mais populares de mesa que consumimos no Brasil?
Oi Ângela! A diferença entre um vinho seco e um vinho de mesa é a família científica das uvas. A que faz o vinho seco é a vits vinifera, que é o foco do nosso canal. Já a que faz os vinhos de mesa é o vitis labrusca, que são as de origem americana.
Olá Rodrigo, mais uma vez quero agradecer pelo lindo trabalho que tem feito nos vídeos explicativos onde tenho aprendido muitíssimo. Gostaria de fazer uma pergunta, seria correto afirmar que na maioria das vezes os vinhos do velho mundo são vinhos mais recomendados para guardar? Desde já agradeço a tua atenção.
Vilma, segue aqui link dos que fizemos: th-cam.com/video/IgBmi2EH-Gc/w-d-xo.html , th-cam.com/video/hHZodGiWz5A/w-d-xo.html e th-cam.com/video/_H6kYciW448/w-d-xo.html . 😊🍇🍷
Oi Haroldo, temos dois vídeos recentes sobre uvas brancas. A Chardonnay (th-cam.com/video/zSeMnIWtz8Q/w-d-xo.html) e a Sauvignon Blanc (th-cam.com/video/IT-3dxEHH-g/w-d-xo.html). Abraço!
Rodrigo, estou conhecendo agora seu canal e o seu site. Muito bom mesmo. Te desejo sucesso Apenas um comentário: nessa 'tabela' que você está usando nas explicações me parece confuso a questão da estrutura e da intensidade aromática. Não são dois conceitos diferentes? Por exemplo: agora falando da Primitivo, você a classificou 'lá em cima' porque é aromática, junto coma Tannat (que tem mais corpo), enquanto deixou uma uva bem aromática (como a Pinot), lá em baixo. Se o que eu estou perguntando faz sentido, o ideal seria fazer o gráfico com dois eixos: um com 'estrutura' e outro com 'aromas'
Oi Claudio! Obrigado por acompanhar nosso trabalho, esperamos que você volte sempre. Quanto ao seu questionamento, na tabela mostramos uma visão bem generalizada para ajudar as pessoas. Claro que existem exceções com relação a ela. Estrutura e intensidade aromática são conceitos diferentes sim. Estrutura tem a ver com peso dele na boca e intensidade aromática tem a ver com a intensidade dos aromas que ele solta pra sentir pelo nariz. Mas, geralmente esses dois conceitos caminham juntos. Então, pra ajudar a galera entender, nós fazemos essa visão mais ampla. Só que no vinho, existe exceção pra tudo. Nossa tabela é um guia mas não é a verdade absoluta, é só pra facilitar o entendimento. O exemplo que você deu, a Pinot tem bastante complexidade aromática, ela não é tão intensa aromaticamente como a Tannat. Complexidade aromática é um conceito diferente de intensidade aromática. Complexidade tem a ver com o tanto de aromas que o vinho consegue desprender. A intensidade tem a ver com a potencia dos aromas. Abraço e nos faça outras visitas.
Experimentei um primitivo, mas uma coisa me intrigou: no rótulo diz "Puglia Indicazione Geografica Típica". Mas o contra-rótulo informa que o produtor/engarrafador fica em Pontedera. Só que, olhando o mapa da Itália, Pontedera fica na região da Toscana, e não em Puglia! Não é esquisito?
Oi Dani! A primitivo é a principal uva da Puglia, mas se ele tem a denominação de origem Puglia no rótulo significa que ele foi cultivado na região, mas não necessariamente o vinho tenha sido engarrafado na Puglia. Sendo assim, o produtor também pode colocar no rótulo, é super comum e acontecem em alguns casos. Abraço!
É o gosto de cada um. Se você não gosta da uva, paciência. Daí falar que o canal está ganhando dinheiro para falar de uma determinada uva ??? Me faça uma garapa. Vá tomar seus vinhos suaves e deixe os outros em paz.
Não consigo sentir absolutamente nd dessas notas q vcs afirmam existir nos vinhos. Acho que são coisas tão sutis para que tanta frescura fosse criada em torno. Mas entendo que faz parte da cultura.
Olá, Marcos. É uma questão de treino e costume identificar os aromas do vinho. Nem todo mundo sente os mesmos, alguns são mais sutis, outros mais intensos.
Excelentes os vídeos...
Assistindo em 2022!
Abraços. DG Tudo
Primitivo di manduria o melhor. E top de mais.
Caro Rodrigo, sabe o que estou fazendo?... compro o vinho, sigo suas recomendações de degustação e depois vejo de novo o vídeo...KKKK as vezes coincidimos ...obrigado por esse trabalho lindo.
Primitivo puglia é igual qual.
O melhor vinho do mundo 😋!
Minha filha e e genro me deram a conhecer esse vinho e como eu não gosto de vinho com sabor de álcool, esse foi i melhor que bebi até hoje!
Eu vivo na Alemanha , o ultimo que provamos foi um Primitivo de puglia- "Maestro de Pigo"_2021- Delicia!🥳😋👏
Evolução em taça....eu pude experimentar essa característica em um vinho de corte português...ele ficou incrivelmente melhor ao longo das horas (2~3)... foi surreal... quando bebi a segunda garrafa dias depois já deixei a mesma aberta de antemão...!!!
Só assisti por causa do vídeo novo do Porta dos fundos! rsrsr
Tá valendo! kkkkkkkk
Excelente vídeo, pretendo comprar o Zolla Primitivo di Manduria, dizem que possui um leve gosto achocolatado...
Quando tomei meu primeiro Primitivo (Lucarelli), foi amor à primeira golada. Fiquei até emocionada, e virei fã. Essa sensação de envolver a boca toda é real, e fantástica. Parabéns pelo canal, Rodrigo. To aqui fazendo uma maratona!!
Carolina Martin, esse Lucarelli, você acha que seria adequado p/ presentear uma mulher? (Mulher esta que é fanática por vinhos e já entende)
Rosane Lima Ahhh, eu acho, com certeza. Principalmente se ela já gosta muito de vinhos. Aqui em casa são só mulheres e ele foi um sucesso. Inclusive a garrafa é super bonita, ótimo presente! Você vai mandar muito bem! Espero que ela goste! ☺️
@@carolinamartin6953 kkkk Brigada por responder, realmente a garrafa é bem bonita. Se todas vocês gostaram, acredito que ela também, pesquisei sobre ele aqui e os comentários são muito positivos. Obrigada, desejo muitos vinhos pra sua vida!!! Hahah
Provei um primitivo por curiosidade após assistir de seu vídeo e sem dúvidas entrou para o hall de minhas uvas favoritas.
Entrega muitos aromas de frutas secas, uvas passas, figos. Muito bom.
Detesto primitivo vinho modinha aqui há ums 20 anos ninguem falava
Dessa uva mas os italianos como bons vendedores que sao vendem tudo apulia é uma regiao de quantidade tanto no azeite como nos vinhos mas qualudade??? Isso é liguria, toscana piamonte.
Mas os italianos vedream até a tour eiffel para ferro velho nao sao autosuficientes em azeite e vendem azeite para todo mundo faz muitos anos que nao teem castanha por doença nos castanheiros e vendem castanhas para todo mundo kkkk equando o consumidor nao souber fazer contas e ser besta bem estam eles....
Obrigado amigo ! Venho estudando os vinhos com voce e estou trabalhando num bistro/adega e ainda vou comecar meu curso... Enquanto isso venho me virando com suas dicas !!!!!
Que legal, Gabriel! Que bom que pudemos te ajudar!
Você também pode aprender muito com nosso curso online, o Rodrigo entra em termos mais técnicos mas explicando de uma maneira bem simples ;)
Segue o link: cursos.vinhosdebicicleta.com
Zinfadel, Primitivo uma das minha uvas preferidas.
Ótima dica sobre as barricas!
Obrigado, Elisiani!
O Zinfandel californiano é excelente.
Rô, Sensacional!!!! Eu adoro os vinhos toscanos (claro!) mas esse Primitivo é bem particular e sem dúvidas um dos melhores, na minha opinião!!! Show!!!!!!
Que legal, Carol! Obrigada por compartilhar com a gente. 🍷
👏👏👏👏🍷🍷🍷🍷🍷 excelentes vídeos. Gratidão
Faaala Rodrigão! Cara, que canal bacan, meus parabéns!
Seu conteúdo é simples e bem fácil de entender. Nada de enrolação como estamos acostumados a ver.
Engraçado... Estava acompanhando seu canal e só vim perceber que era de SJC qnd entrei no seu instagram.
Moro em Caraguá e curso Publicidade aí na UNIVAP. Qualquer hora apareço aí para provar novos rótulos.
Um grande abraço e boa sorte!
Oi Lucas! Que legal! Estamos bem perto, então! Aguardamos sua visita na loja. 🍷
Muito obrigado por esta aula .abraço forte .
Parabéns pelo vídeo Rodrigo! Obrigado mais uma vez pela gentileza de compartilhar todo o conhecimento sobre vinhos. O que me chama atenção é quando fala sobre harmonização: tu destaca a cozinha básica mas com certeza bem executada óbvio: um macarrão à bolonhesa, uma pizza ou uma carne grelhada (fraldinha), sem muito devaneios. Abraço amigo
Valeu
Estou apaixonada por este canal e já me inscrevi! Sou totalmente leiga com essa coisa de vinhos, mas tudo o que você falou sobre a Primitivo faz muito sentido!😍Eu e eu marido começamos a beber mais vinhos depois de alguns anos de casados, nas nossas noites em casal quando a gente conseguia deixar as crianças com alguém e ter um momento só nosso, mas nunca fomos entendedores de vinho. Foi quando, um belo dia no ano passado, em uma viagem incrível que fizemos a Roma, fomos jantar com um sacerdote amigo do meu marido, pedimos a garrafa de vinho mais barata do restaurante, e logo no primeiro gole (sem "girar" o copo nem cheirar nem nada dessas coisas chiques que eu nem sabia que dava pra fazer), senti um sabor frutado surpreendente que eu nunca tinha sentido em vinho nenhum! E desde então, nós dois estamos provando outros vinhos italianos e cada vez mais nos apaixonando por eles! Agora, vou ver se consigo aprender um pouco sobre vinhos e entender o motivo de estarmos tão doidos por esses vinhos italianos, kkkkkkkkk!
Primeiro contato que tive com essa uva foi um zinfandel chamado woodbridge by Robert Mondavi, que adorei e voltei a comprar.... e aora dias atras comprei um primitivo puglia igt chamodo Maturo. E apesar de ainda ser fiel aos valpolicella tenho expandido muito minhas experiencias com outros vinhos. NOTA: nem de perto sou um conhecedor, apenas um amante desta bebida dos deuses.
Muito legal... aprendi finalmente o que é uma primitivo.
👏 👏 👏
Estou essa serie....realmente fantástica! Rodrigo você é muito didático👏👏👏
Canal excelente. Direto ao ponto, edição primorosa, sem mimimi, sem blablabla, apenas conhecimento puro e simples de alguém que domina totalmente o assunto. Abraço! Sigo assistindo
Valeu, Julio! Abraços
Descobri o canal agora e tô adorando
Que legal, Luciana. Aproveite para ver vídeos mais antigos e se aprofundar ainda mais! 🍷
Excelente apresentação da primitivo! Canal sensacional! Realmente conteúdo leve e interessante! Parabéns!
Obrigado!
Simples e direto, você tem o dom do ensino irmão, obrigado e parabéns!!
Muito obrigado pelos elogios! Fico muito feliz que esteja gostando dos vídeos. 🍷
Trabalho com vinhos e ainda nao fiz o curso. Seus videos tem me ajudado muito Obrigado !
Parabéns pelo canal Rodrigo! A Intensidade de aromas da uva Primitivo, principalmente prla presença de frutas negras e baunilha, conquistou meu paladar para sempre. Espero que você dedique os próximos episódios para outras uvas italianas, como a Brunello, Nebbiolo, Barbera, Pinot grigio, dentre outras.
Não comentou sobre a cor e textura.. Mas ainda te adoro..
Gosto muito também!🍷
Rodrigo você acha que harmoniza legal com shimeshi frambado com camarão brócolis ao molho de teriaki!
Você podia faz um quadro só com vinhos brasileiros dos mais tomados popularmente como o cantina das serra até os mais sofisticados passados pelo que estão sendo produzidos no nordeste, abraço aprendendo com você!
Parabéns pelos ótimos episódios apresentados, todos muito bons.
A gente agradece ;D
Top Rodrigo, essa uva eu ainda não experimentei, puta explicação didática cara, tu consegue em poucos minutos falar tudo sobre a uva, o rótulo, o produtos, a região, a história! Que arrebento brother, parabéns e obrigado.
Estou viciada!!!
Rodrigo, eu gostaria de ver mais aprofundada as comparações de castas semelhantes/iguais mas vinificadas em regiões diferentes, como por exemplo as principais diferenças entre os Primitivo de Puglia/Salento/Manduria pros Zinfandel californianos, as diferenças dos Tempranillo de Rioja pros Tinta Roriz do Douro ou os Aragonez do Alentejo, os Syrah franceses pros Shiraz australianos, enfim... esse tipo de comparação para cada casta em diferentes regiões, climas, solos, temperaturas ou formas de vinificação. Fica aí a dica que renderia toda uma nova playlist abordando diretamente esses comparativos! Fiquei com vontade de degustar comparando em casa com essa base! Abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
Também é um dos meus xodoxinhos, sinto muito mel no nariz com primitivos!
Vi o vídeo e fui correndo comprar um Primitivo hahaha
Seus vídeos são muito bons... sempre fui do time das cervejas especiais, mas to amando conhecer mais sobre vinhos...
Oi Patricia, é muito sempre estarmos abertos a termos novas experiências. :)
Obrigada por nos contar.
Abraço!
Equipe VdeB
Caro Rodrigo, gostaria que você comentasse sobre o vinho CARNIVOR , californiano ZINFANDEL e Cabernet Sauvignon. É muito consumido no Brasil.
Muito bom
Gosto bastante do seu canal! Bastante direto, didático e agradável de se assistir... tenho aprendido bastante!
Sou fissurado na uva Primitivo e venho buscando informações sobre a Zinfandel...será que caberia um vídeo específico sobre ela?
Forte abs e parabéns pelo canal.
Olá, Hélio!
Valeu por acompanhar nosso canal!
Por se tratar da mesma uva (Zinfandel é o nome da Primitivo nos EUA), pode ser que o vídeo fique meio repetitivo.
Mas fizemos um vídeo sobre White Zinfandel, dá uma conferida: bit.ly/2nEi2tP
Abraços
Hi, I just discovered your channel, I am a waitress and I am fond of wine and cheese. I can hardly understand because I don't speak Portuguese!!! Im loving your channel. Im from Bogota, Colombia
Bacana seu canal! Parabéns!
Muito bom!
Para sentir os aromas primários, não agite a taça para não acionar os aromas secundários
Muito bom, muito bom!! Melhor canal👏👏👏👏👏👏
Amo vinhos
Todos os vídeos são muito claros!!!! Adoro vinho, mas me frustro em não sentir os sabores e aromas por não ter olfato e paladar apurados, alguma dica para apurar o olfato e paladar!? Tenho um Nero d'Avola 2003 da Zonin - Sicília e tenho pena de tomar por não ter cacife para tal!
Oi Leonardo, tudo bem? No vinho, uma das principais escolas é a "litragem". Quanto mais você bebe vinhos diferentes e mais treina o seu olfato, maior será o desenvolvimento de seus sentidos. Mas não se preocupe, todos nós já fomos iniciantes um dia. É uma questão de tempo e estudo (teórico e prático). Boas aulas!
Olá Rodrigo, tudo bem? Me tira uma dúvida? Esse vinho Primitivo harmoniza com chocolate 100% cacau? E tem que usar o decantador? Grato! Parabéns pelos vídeos
Adorei 🍷
A gente agradece Cristiane!
Muito clara a tua comunicação,tem gente ficando ansioso pra ver teus vídeos quarta . Dois vídeos por semana fica muito puxado?
Quem sabe em breve Wesley!
Que canal top, me escrevi like!
Uhuuuu! Habilita as notificações também, assim você será informado sempre que a gente postar um vídeo novo. 👏
Rodrigo, seus vídeos são muito didáticos e explicativos, indiquei pra todo mundo que achava que entender de vinho era algo super difícil. Mas uma dúvida que eu tenho é sobre vinhos de mesa e vinhos "finos", esses não tem classificação de seco ou suave? Você pretende fazer vídeos falando sobre esses mais populares de mesa que consumimos no Brasil?
Oi Ângela! A diferença entre um vinho seco e um vinho de mesa é a família científica das uvas. A que faz o vinho seco é a vits vinifera, que é o foco do nosso canal. Já a que faz os vinhos de mesa é o vitis labrusca, que são as de origem americana.
Bebendo meu primitivo e aprendendo com seu vídeo 😋
Já comprando um primitivo online!
Fala Rodrigo, beleza? O Rossetti Primitivo 2016 é um bom vinho?
Olá Rodrigo, mais uma vez quero agradecer pelo lindo trabalho que tem feito nos vídeos explicativos onde tenho aprendido muitíssimo.
Gostaria de fazer uma pergunta, seria correto afirmar que na maioria das vezes os vinhos do velho mundo são vinhos mais recomendados para guardar?
Desde já agradeço a tua atenção.
Já teve um especial sobre uvas portuguesas? Se não,
seria uma boa ideia.
Vilma, segue aqui link dos que fizemos: th-cam.com/video/IgBmi2EH-Gc/w-d-xo.html , th-cam.com/video/hHZodGiWz5A/w-d-xo.html e th-cam.com/video/_H6kYciW448/w-d-xo.html . 😊🍇🍷
Aí sim! Finalmente a primitivo, rs.
Sempre quando compro uma garrafa de Primitivo eu me lembro da expressão Xodozinho ...kkkk
Parabéns pelo vídeo. gostaria de saber de vinhos para tomar de "meditação", aqueles que se toma puro, acho que deu para entender hahaa abraço.
Estou na mesma do Wesley! Queria que o canal já tivesse uma centena de videos! rsrs
Boa! A gente agradece Gustavo!
Qual a temperatura para se beber um primitivo?
Elisangela, o ideal é 18 graus.
quando terá vídeos sobre as uvas brancas?
Oi Haroldo, temos dois vídeos recentes sobre uvas brancas. A Chardonnay (th-cam.com/video/zSeMnIWtz8Q/w-d-xo.html) e a Sauvignon Blanc (th-cam.com/video/IT-3dxEHH-g/w-d-xo.html). Abraço!
Vc já fez vídeo de cabernet franc ?
Olá Ramon! Está aqui o link: th-cam.com/video/r7KklPS_1yE/w-d-xo.html
Você harmonizaria este vinho com chocolate ? Por exemplo um 70%?
Sim ;)
Rodrigo, você ministra cursos?
Sou de SP e Gostaria muuuito de fazer um curso sobre vinhos, mas teria que ser algo para SUPER iniciantes rsrsrs
Olá, Joyce! Temos 2 cursos: Classique e Blanc Rouge. O primeiro é mais abrangente, o outro tem foco nas uvas.
Vinhos de Bicicleta Olá!
Onde posso obter maiores informações?
Primitivo e carbonara, combina?
Rodrigo, estou conhecendo agora seu canal e o seu site. Muito bom mesmo. Te desejo sucesso
Apenas um comentário: nessa 'tabela' que você está usando nas explicações me parece confuso a questão da estrutura e da intensidade aromática. Não são dois conceitos diferentes?
Por exemplo: agora falando da Primitivo, você a classificou 'lá em cima' porque é aromática, junto coma Tannat (que tem mais corpo), enquanto deixou uma uva bem aromática (como a Pinot), lá em baixo.
Se o que eu estou perguntando faz sentido, o ideal seria fazer o gráfico com dois eixos: um com 'estrutura' e outro com 'aromas'
Oi Claudio! Obrigado por acompanhar nosso trabalho, esperamos que você volte sempre.
Quanto ao seu questionamento, na tabela mostramos uma visão bem generalizada para ajudar as pessoas. Claro que existem exceções com relação a ela. Estrutura e intensidade aromática são conceitos diferentes sim. Estrutura tem a ver com peso dele na boca e intensidade aromática tem a ver com a intensidade dos aromas que ele solta pra sentir pelo nariz. Mas, geralmente esses dois conceitos caminham juntos. Então, pra ajudar a galera entender, nós fazemos essa visão mais ampla. Só que no vinho, existe exceção pra tudo. Nossa tabela é um guia mas não é a verdade absoluta, é só pra facilitar o entendimento.
O exemplo que você deu, a Pinot tem bastante complexidade aromática, ela não é tão intensa aromaticamente como a Tannat. Complexidade aromática é um conceito diferente de intensidade aromática. Complexidade tem a ver com o tanto de aromas que o vinho consegue desprender. A intensidade tem a ver com a potencia dos aromas. Abraço e nos faça outras visitas.
Experimentei um primitivo, mas uma coisa me intrigou: no rótulo diz "Puglia Indicazione Geografica Típica". Mas o contra-rótulo informa que o produtor/engarrafador fica em Pontedera. Só que, olhando o mapa da Itália, Pontedera fica na região da Toscana, e não em Puglia! Não é esquisito?
Oi Dani! A primitivo é a principal uva da Puglia, mas se ele tem a denominação de origem Puglia no rótulo significa que ele foi cultivado na região, mas não necessariamente o vinho tenha sido engarrafado na Puglia. Sendo assim, o produtor também pode colocar no rótulo, é super comum e acontecem em alguns casos. Abraço!
Para mim é a última opção muito intenso e alcoólico.
👏👏👏vc sabe de vinhos eu nem gratis quero, mas estes influencers parece que recebem por debaixo da mesa só pode
Abraços lusitanos
É o gosto de cada um. Se você não gosta da uva, paciência. Daí falar que o canal está ganhando dinheiro para falar de uma determinada uva ??? Me faça uma garapa.
Vá tomar seus vinhos suaves e deixe os outros em paz.
Aline
Não consigo sentir absolutamente nd dessas notas q vcs afirmam existir nos vinhos. Acho que são coisas tão sutis para que tanta frescura fosse criada em torno. Mas entendo que faz parte da cultura.
Olá, Marcos. É uma questão de treino e costume identificar os aromas do vinho. Nem todo mundo sente os mesmos, alguns são mais sutis, outros mais intensos.
Muito doce nao gosto