O Brasil está longe de ser o pior lugar do mundo… mas a situação ficou muito caótica de uns anos para cá. Viver no Brasil atualmente pode acabar com sua saúde mental… ao passo que mudar também não será essa maravilha toda. Cada um tem sua história e precisa decidir com maturidade. Não vejo futuro no Brasil, mas não tenho a ilusão de que tudo lá fora é lindo e perfeito. O dia que resolver sair, estarei muito bem preparado. Vantagem de já ter vivido em outros países.
Não vejo lá fora perfeito pelos motivos óbvios,pessoas frias,comida ruim,clima horrível etc. Pode até ter uma qualidade vida boa,mas graças a Deus isso não é tudo pra mim 🙏🏼 sou feliz aqui e amo meu país,isso que importa.
Sempre achamos que estamos pronto.. mas não!! Sai do BR, voltei na pandemia, e optei por voltar para a Europa novamente, e mesmo sabendo das ilusões/guerra mental e psicológica, uma hora ou outra volta a sensação “estou fora de casa”.. Se for forte e determinado, supera esses momentos.
Estou morando na Europa há 3 anos. E digo: a vida aqui não é fácil. No início achei que seria tranquilo mas os perrengues foram inúmeros. Estou em um trabalho que não amo. Mas quero terminar meu curso e me formar logo para arranjar um emprego melhor. Mesmo se informando antes sobre o país que quer visitar, mesmo estudando o idioma antes de se mudar, é importante ter em mente que irão acontecer imprevistos. E quem tem psicológico abalado ou ansiedade generalizada sofre bastante. A saudade da família e de falar o idioma materno também conta. Embora muitos digam que não vão sentir falta, acabam por sentir. Todo mundo sente. Só que não gostam de admitir.
Só ouvi verdades! Eu fui um desses, após 2 anos realizando o tal sonho europeu surtei e voltei. No meu caso não foi falta de dinheiro, nem planejamento nem problemas com documentação, fui com cidadania, arrumei um trabalho bom e que pagava bem, meus colegas eram ótimos. Minha esposa empreendeu e estava ganhando muito acima da média. Entrei numa depressão justamente por esse lance de comparação da vida antiga, tb tinha uma vida tranquila no Brasil e trabalhava com o que gostava e não aguentei o tranco na Europa. Voltei ao Brasil e vi isso que vc disse, a vida passada já passou. Estou me preparando para voltar novamente pra Europa e acredito que agora estou mais preparado psicologicamente, coisa que a maioria das pessoas ignora mas é fundamental para um plano de imigração. Diria até que depois de ter dinheiro com sobra o mais importante é ter a cabeça em ordem.
Nossa, parece até que fui eu que escrevi esse texto. Morei na Europa tb, sob as mesmas condições, trabalhava na minha área, ganhava bem, mas estava super infeliz/depressiva. Voltei ao Brasil e foi a mesma história, a vida passada ficou pra trás. Estou voltando para Europa (dessa vez para outro país que acredito que minha adaptação será melhor) daqui 3 meses!
Olá DG, sua esposa empreendeu em qual país da Europa? Estou pretendendo me mudar para lá, mas com foco no empreendedorismo. Pode me ajudar com mais detalhes?
Eu morei dois anos e meio em Portugal e voltei para o Brasil 😅 acho que não existe lugar certo, melhor ou pior. Existem coisas boas e ruins em todo lugar, são momentos.
@@rosavilarinho5665 o vídeo falou falou, e você não aprendeu nada com ele. Bom se vc não tem fé em algo guarde pra vc, pois pra ela sim ela tem, segundo sobre habitação, você a conhece ? Sabe as condições se ela tem ou não pra se manter ? O problema não é estar ou não iludida, o problema é pessoas frustradas com a vida, tentando puxar outras pra baixo.
Boa Tarde! No meu ponto de vista o melhor lugar para se morar começa dentro de nós, estando bem conosco se sentiremos bem com o mundo. A felicidade é interna e nunca externa por isso que muitos se frustra. Saudações. Carol. São José do Rio Pardo/SP- AMO o Brasil.
Estou morando há alguns anos na irlanda. Eu gostava da minha vida do Brasil e gosto da minha vida aqui. Mas estou planejando minha volta ao Brasil. Todo brasileiro deveria ter essa oportunidade de morar fora por dois motivos: todos os países tem problemas, e as oportunidades que podemos criar no nosso próprio país. No caso o Brasil
Tenho cidadania italiana faz anos. Adoro passear na Europa, mas meu lugar no mundo é o Brasil. Eu amo meu país que tem muitos problemas sim, mas se aqui nasci, lutarei por ele, ajudarei a melhorar no que for possível. Morar fora nunca foi um sonho pra mim, eu morreria de saudade de tudo daqui.
Realmente a experiência na Europa depende muito do país, do emprego, até das pessoas que cruzam seu caminho. Eu mesmo morei 4 anos na Irlanda, achei um lixo de país, não tinha amigos, não tinha ninguém, meu casamento acabou… foi a pior fase da minha vida inteira. Ao passo que tanta gente ama e apaixona… fiz igual você, só foi mudar, morar na Escócia e parece que entrei em um universo paralelo, as pessoas muito mais abertas, bem mais imigrante, muita gente maravilhosa do leste Europeu, literalmente outra experiência… e escutei exatamente o inverso. Fora não é perfeito, mas depende MUITO da empresa e da bolha que você acaba caindo. Basta não sair na ilusão de que vai ficar rico.
Eu amei minha experiência na Europa e realmente é muito difícil, em especial, o clima. Estar longe da família tbm é muito chato, mas a burocracia na vida dos imigrantes supera tudo. Eu gostei e aprendi bastante com a minha experiência lá. E sim, voltaria a morar na europa!
@@alvespedro eu fiz um intercâmbio acadêmico na Romênia e voltei porque o curso acabou e estou de férias. Morei 1 ano lá. Então aproveitei e vim passar uma temporada no Brasil.
O Brasil é maravilhoso, mas tem muitos problemas sociais que me incomodam. Eu ainda tenho vontade de morar fora, mas estou pensando muito. Acho mais viável visitar o país primeiro para ter uma primeira impressão.
Excelente vídeo! Conheço várias pessoas com o sonho de ir para a Europa, mas com uma visão meio romantizada da coisa. Dá pra perceber que falta pesquisa.
Você compilou perfeitamente. Eu adicionaria um fator: motivação. Alguns problemas estão dentro de vc. Não adianta mudar de país pra resolver. Seus fantasmas vem junto. Um pouco de auto conhecimento e entendimento da sua motivação pra mudança vai ajudar muito quando os desafios surgirem.
Vídeo super esclarecedor. Eu tinha uma vida maravilhosa no Brasil e vim descobrir o que é dificuldade aqui na Europa, dificuldade burocrática eu digo, porque é como se você você estivesse nascendo de novo...
Andy muito obrigado mesmo por esse vídeo,estou passando por um momento mega difícil aqui em Barcelona esperando meus docs sairem,crises de ansiedade,voluntariado fora da plataforma que exploram ao extremo,saudades e tudo,estou sozinho e não está sendo fácil,tenho vontade de voltar para o Brasil todos os dias mas não posso desistir a meta é estudar aqui no próximo ano.
Querido não desista das sua meta tudo que acontece com a gente tem um propósito creia que sua vitória virá depois você vai até agradecer a Deus por tudo ,creia nisso se pegue com Deus ore a ele que Ele vai te ajudar.
Morei 27 anos na Europa. Inglaterra,Grécia e Itália. Nunca quis voltar pro Brasil, voltei por motivos familiares e morro de saudades da Europa todos os dias :( não
Meu marido e eu moramos na Alemanha e realmente não é fácil. Me identifiquei com algumas situações que você citou. Realmente a comparação é inevitável ainda mais quando você já tinha uma vida bacana no Brasil, a adaptação também é muito difícil e lenta. Quanto a vir pra cá, pesquisamos muito , sobre tudo referente ao país, a cidade que íamos morar. Pra gente nesse quesito foi mais tranquilo, o meu marido já veio com o contrato de trabalho assinado e por enquanto está adorando a empresa e o trabalho. Viemos muito pela experiência que queríamos ter em morar em outro país, mais não me vejo fora do Brasil por muitos anos. Pode ser que mude com o tempo.
Muito top seu vídeo. Pra mim a falta de luz no inverno é a única coisa q me deixa triste. O resto superamos. Mas depois de 13 anos o cinza do inverno ainda enche o saco rsrs. Um abraço.
Nossa gostei muito de seu vídeo. De tudo que foi apontado. Moro com meu esposo e filhos no RJ nova Iguaçu baixada fluminense, tiros e assaltos direto, pessoas mortas na esquina de minha casa, meus filhos de 5 e 9 anos ja sabem bem o que é morte por tiros e tudo mais. Estavamos pensando e pesquisando paises para morar passar alguns anos fora, viver em um pais melhor em relacao a segurança e qualidade de vida. Decidimos por Portugal o qual meu esposo tem parentes para nos receber. Queremos viver essa experiência de não ter medo de andar na rua, ja será válido.
Tudo caríssimo, produtos faltando, guerra à porta, alimentos caros e el falta, inflação correndo solto, energia elétrica e gás custando triplicado e faltando para o inverno que começa em setembro etc.Boa sorte aos corajosos! O Brasil é nota 10, não é à toa que estão voltando!
esse vídeo me deu um choque de realidade mas no bom sentido, obrigada! mesmo já tendo morado na holanda por 2 anos, ser estudante/estagiário é muito diferente de ser trabalhador na Europa. A burocracia é um dos fatores mais difíceis pra mim. A jornada da cidadania italiana tá sendo longa demaaaais kkkkkkk
Grupos são bons, mas podem acabar com seu sonho se você não tiver senso crítico. O que já vi de pessoas passando informações erradas com toda a convicção do mundo… eu leio sobre as experiências alheias, mas nunca tomo como verdade absoluta. Fiz dois processos de cidadania sozinho e se fosse acreditar no que vi em grupos dizendo que tal coisa não dava, que só funcionava assim e assado… vish! Quem quer mudar de vida não pode ter preguiça de pesquisar e ter plano A, B, C…
Q legal! Entender bem o processo ajuda muito e exige muita pesquisa, muitas vezes em outro idioma. Agora fica muito mais facil com muitos blogs e videos com informações, só precisa filtrar e ver qual realmente funciona
@@Apureguria Sim... hoje em dia não tem desculpa para não se informar e colocar tudo na balança. Até aprender uma língua vc pode fazer de casa. Inclusive esta deveria ser a primeira coisa que alguém que pensa em morar fora deveria fazer: falar a língua do país.
@@fernandosr2001 vou além, acho que grupos trazem mais problemas que soluções, porque confunde muito. Acredito que o planejamento é estudar os fatos e escutar muito superficialmente as opiniões.
@@grumpybulldog19 Vou te dizer que dependendo do assunto realmente mais confunde que ajuda. Eu tenho conseguido tirar bom proveito, mas penso que se a pessoa não tiver muita experiência com internet ou for preguiçosa, está ferrada. Acho que a internet, no geral, tem essa dualidade. Pode ser uma ferramenta maravilhosa mas pode te arruinar também.
Nossa, assisto seus videos a um bom tempo, nunca tinha visto esse e o outro sobre as desvantagens de morar fora. Fazem 6 anos que moro no Canada mas a bad bateu dessa vez como nunca, valeu por trazer essa mensagem positiva, essa bad tb passará, e o que vale no final é ter vivido o sonho de aprender novos idiomas, conhecer lugares, pessoas e comidas diferentes, xero pra vc S2
oie Camila, espero que as coisas melhorem para você, temos fases difícies na vida, as vezes demora pra passar... mas passa!! fico feliz q te ajudei de alguma forma!!
Amiga, você foi bravíssima em suas palavras. Infelizmente é tudo isso e muito mais. Gosto de pessoas que falam a realidade. Já morei no Reino Unido e hoje moro na Itália, passei por vários problemas de saúde de tanta decepção com pessoas. Hoje eu mudei minhas atitudes e isso me ajudou muito. Beijinhos 💋 Deus abençoe 🙏
Pode ser uma fase ruim da vida na Europa, mas deixem portas abertas. A situação no Brasil está caótica. Eu morei em Londres, tb não me adaptei tão bem. Mais por causa do frio intenso. E tb porque eu queria voltar a morar no Japão. Mas fui parar na Turquia, longa história, e aqui caraca tá feio o negócio, com inflação nas alturas. Minha melhor experiência foi realmente no Japão. Se tiver chances de trabalhar neste país, super aconselho a ir porque os japoneses são muitos respeitosos, honestos, quase não tem crimes. Fora que é mais dinâmico que Londres para meu espanto, é o lado antigo em contraste com mundo mega dinâmico, muito bizarro. Tem brazucas em todas cidades, até uma cidade com lojas, restaurante brasileiros. Até carnaval brasileiro no Ginza, pelo menos na minha época. Não dar para sentir sozinha. Boa sorte, mas não desistam de morar no exterior, eu bem que já tentei ficar quieta no Brasil, nunca deu certo😢.
Meu namorado é da Macedonia e mora na Bélgica ja faz mais de 20 anos. Ele diz q não acredita em pessoas adultas, acima de 35 anos, que dizem q vão morar fora do seu país de origem. Segundo meu namorado, a pessoa adulta acima de 35 anos vai pra fora do país , trabalha , junta dinheiro e volta pra seu país, pra ele isso é inevitável. O imigrante sempre quer voltar pra seu país de origem. Um hora vai fazer falta a sua cultura, a sua vida social do seu país, a sua família, e etc. Eu não sei. Quero essa experiência! Quero muito ir morar com meu namorado na Bélgica. Mas mesmo q eu tenha essa "facilidade" de ir morar na casa do meu namorado na Bélgica, mas eu quero ir com a minha independência financeira, e isso q fica complicado. As dicas da Angie foram todas reais e válidas! Eu estou me preparando pra essa mudança, a virada de chave vai acontecer aonda neste ano! 🙏
Vim pra Dinamarca já com um ótimo emprego na área de TI mas como foi muito rápido (3 meses desde que comecei a procurar) não consegui me planejar financeiramente e isso foi uma rasteira enorme! Aqui você tem que dar três alugueis pra poder entrar no apartamento (uns 20 mil reais) além de ter que comprar os móveis e se manter. Realmente planejamento financeiro é necessário até nos cenários mais otimistas pra não tornar seu sonho em pesadelo!!
Estou a 30 dias morando em Portugal e sou muito grato pelo seu trabalho... me ajudou demais minha preparação (desde financeira a psicológica). Realmente não é fácil, mas é possível! 🥰🙏🏻🥰
Era uma pessoa que pensava várias vezes em morar em um país rico, porém com pensamento de que iria ser melhor por muitas coisas serem acessíveis. Mas pensei, morar fora não só envolve o poder de compra, e que apesar de passar dificuldades aqui, poderia contorná-las e viver bem aqui mesmo. Hoje penso só em visitar, fazer intercâmbio. Caso goste, penso que consideraria morar
Disse tudo! Passei por tudo isso. Já abandonei a Europa, voltei e fiquei na Inglaterra. Não é fácil. Nem tudo ocorre como a gente quer e sem um forte propósito nada vale a pena, aqui ou no Brasil.
adorei o vídeo, super útil! eu já passei por todas essas fases e realmente tem que tomar cuidado com quem a gente escuta e confia. quando eu era au pair tinha muuuuita gente me desanimando e falando que os meus planos de fazer mestrado nao dariam certo e hoje to aqui formada, se tivesse desistido por conta deles teria me privado de ter tido uma das melhores experiencias da minha vida.
Ainda tem o fator de se acostumar com lifestyle do país. Hoje moro na Holanda e quando vim foi pelo intercâmbio de Au Pair e assim que cheguei conheci outras brasileiras que antes de virem pra cá já haviam morado nos EUA e lá faziam tudo de carro, o oposto daqui que o esquema é diferente, tendo uma dinâmica das cidades que nos faz ficar mais dependente de transporte público e bicicleta. E isso vai ser o ano todo, então nada muda no inverno. Com isso, vejo muitos reclamando de certas comodidades que tinham em outro país ou também no Brasil e que aqui não tem, principalmente por aqueles que tinha hábitos voltados para o sedentarismo. Confesso que para mim,que no Brasil tinha também o privilégio de ter carro, também foi puxado no começo se adequar nessa rotina em que vou me expor mais ao frio e gastar mais energia com cada saída. Por exemplo, aqui não existe cancelar nada porque tá chovendo, nós colocamos a capa de chuva e vamos lá pedalar por 20/30 minutos com o vento gelado na cara. De fato não é fácil, mas eu abri a mente para o lifestyle holandês. Hoje me sinto mais forte e resistente e sigo feliz por nunca mais ter perdido tempo sentada em um carro por conta de congestionamento.
Muito bom seu vídeo continue assim passando conhecimento e experiências, porque tem muita gente que saiu do Brasil, mas se decepcionaram com esses falsos gurus do TH-cam que só contam mentiras e muitos acreditam. Sucesso saúde e paz.
Angie❤ Acho que esse tem que ser o 1° vídeo na playlist de todos que desejam sair do Brasil. Vc resumiu bem as dificuldades que já foram citadas em vídeos mais antigos. São colocações de quem realmente vivenciou e alerta quem ainda está na fase de planejamento.. Eu sou uma dessas pessoas que morou um tempo fora e retornou para o Brasil.. E te agradeço por falar tão aberta e sinceramente o quão difíceis podem ser algumas relações sociais no exterior.. Quando eu comento com algumas pessoas, elas não acreditam..😅 Ai Guria, só quem passou é que sabe.. ..e no fim, tuuudo torna-se experiência de vida e aprendizado!!
Eu estava adoecendo no Brasil. Fui assaltada 2 vezes no rj onde morei, a primeira vez a mão armada e a segunda vez sofri agressão e saí totalmente machucada. Eu desenvolvi síndrome de pânico e ansiedade através destes assaltos. Já tentei morar em outros estados que eu tinha família, mas eu vivia me sentindo totalmente insegura na rua, com medo de ser estuprada ou qualquer coisa do tipo. O meu ápice foi me trancafiar durante muito tempo no meu quarto e não querer sair pra nada. Insônia com medo de algum ladrão invadir minha casa. Eu vivia reprimida. Enfim… Passei na faculdade de Portugal e decidi vir pra Europa, e apesar de o mundo em si não ser totalmente seguro, comparado ao que eu vivi no Brasil, eu vivo sem receio. Não tenho mais crises de ansiedade eu simplesmente estou mais feliz, todos esses desafios que ela citou são reais, porém hoje eu posso dizer que aqui eu encontrei a paz que eu precisava. Se adaptar a cultura e criar novas raízes é um fato que qualquer imigrante terá que passar, mas é enriquecedor
não to tacando hate, acho sua experiência super válida, mas se acontecer alguma coisa (assalto, etc) com vc em portugal (oq não é impossível) vc acha que as crises vão voltar de novo? e vc vai mudar de país de novo?
@@eviluzarte É quase impossível acontecer isto em Portugal...Portugal é o segundo país mais seguro do mundo...no máximo ela pode ser assaltada por patas mansas,principalmente no centro de Lisboa,mas agressões e assalto a mão armada é quase impossível mesmo,tem que ser muito azarado...
Quase que país nenhum do mundo quer estrangeiros ou gosta de estrangeiros. Eles até "toleram" estrangeiros, desde que seja conveniente para eles. É o caso dos programas de Au pair, onde estrangeiros pagam para serem explorados e humilhados no exterior.
no meu caso, cansei das coisas que nunca mudavam pra melhor no Brasil e resolvi ir embora, mas realmente é um choque terrível, no Brasil eu tinha dinheiro pra ir prás Bahamas, EUA etc... vivia bem, em Portugal após o descontos do IRS (INSS deles) mal sobra dinheiro pra comer... mas o plano não é ficar aqui...
Sobre a luz, é engraçado que eu estou sofrendo pelo inverso: agora no verão amanhece muito cedo na Inglaterra e anoitece muito tarde. Não consigo dormir direito. Nesse 1 ano que estou aqui em Loughborough, o verão/a primavera vem sendo muito pior do que o inverno.
Angie, tudo que vc falou é exatamente o que acontece.... Mas a gente só sabe quando passamos, por mais que pesquisamos, sempre aparece algo fora do script... rsrsrsrs Obrigada por sempre compartilhar, em 2020 quando me mudei para europa você e o Jean foram mto importante nesse processo. Grande beijo e vida longa ao canal!
Eu desejaria que todos brasileiros fizessem uma experiência de imigração, só assim o Brasil seria melhor, todo brasileiro que sai e volta pro Brasil, nunca será o mesmo. O problema do Brasil não estar nos políticos e sim nos cidadãos, os políticos são representante do povo.
Concordo plenamente, hoje quando vejo as notícias eu fico revoltado com essa palhaçada de política, as pessoas veem esses presidentes tanto de esquerda como de direita como salvadores da pátria, é uma ignorância tremenda, e quem vê de fora sabe que por conta da corrupção que está enraizado no povo, a tendência é a pobreza aumentar mais ainda, as pessoas nao estão tendo noção de como o poder de compra está baixo no Brasil, mas nao , tudo é meme, todos querem ser criadores de conteúdos digitais e ganhar dinheiro fácil , eu procuro uma vida melhor aqui, porque um dia que der ruim no Brasil eu consigo auxiliar minha família
Pior q 90 % do BR vive na cidade com praia e o interior é quase vazio. Nas fronteiras pra outros países tb tem pouca gente. Então falta o contato do BR com estrangeiros pra toc de ideias.
Guuuuriaaaa, tu falou real o que acontece! Estou morando na Irlanda 11 meses, e eu sinto todos esses sintomas. Eu sei quando agt fala de morar fora enche os olhos, mas realmente não é bem assim. Parabéns pelo video!!
Depois de 5 anos de Alemanha estamos voltando pro Brasil, simplesmente decidimos que essa vida não é mais pra gente, tem várias entre linhas entre morar aqui que são bem complicadas, principalmente sem rede de apoio e a situação ridícula da educação na Alemanha.
Angela é bom vc preparar mais um video listando os motivos pra estar por aí..... "O outro lado da moeda" sempre tem que ter...... Haha.... Bjus abraços p Jean xero gatufa....
Vídeo muito bom e necessário, infelizmente temos que ter muito cuidado e pesquisar muito mesmo, muitas coisas só descobrimos vivendo e cada experiência é diferente e muitos fatores interferem. Obrigada Angel por mais um vídeo com conteúdo relevante.
Amei o seu video, muito bem esclarecido e pontuado, realmente concordo em tudo o que vc disse aqui. Moro na Inglaterra e tambem ja morei em outros países assim como você, ja passei muitos perrengues mas os perrengues foram como uma escola para mim, aprendi e continuo aprendendo muito, todos os lugares são diferentes, ou você se adpta ou você vai causar um sofrimento desnecessário enorme em sua vida. Amo o Brasil la é o meu berço é onde esta a minha raiz, não saberia dizer agora sobre o futuro mas se tiver que ser la que seja, tambem seria feliz. Independente do lugar que estejamos, temos que tirar o melhor que o lugar possa oferecer porque não existe lugar perfeito neste mundo,. Se adaptar não é fácil em uma cultura e lugar diferente do nosso, mas o melhor que temos a fazer é sempre procurar ver o que aquele lugar possa te dar de bom, os perrengues são desafios que passamos para que la na frente possamos superá-los, assim é a vida e cabe a cada um decidir o que será melhor para si.
Faço das suas palavras as minhas, moro na Austrália a 8 anos e passei por tudo isso. É bem o sonho que todos temos vida mansa etc mas não é. A dica que dou é faça seu pé de meia, trabalhe junte dinheiro e acelere sua vida vezes o câmbio atual. E desapegue de fazer amizades pra vida toda, só vai !!
Oi Angie! Te acompanho faz um tempo e amei este vídeo se bem que já estava informado de certas coisas! Sou estudante de geografia e amo idiomas...aí tu já sabes, né: conhecimento é poder! Maravilhoso vídeo!
Seus vídeos são TÃO necessários guria! Muito obrigado mesmo! Eu tenho certeza que quando chegar minha hora de me instalar pela Europa vai dar tudo certo (Com Deus na frente), e graças a conteúdos como os seus! Demais! Vou ver os dois que você indicou por este vídeo e se puder pedir um vídeo específico seria: Você poderia fazer um vídeo dizendo PASSO A PASSO tudo o que devemos depositar nossa atenção? No caso de intercambio: Quais escolas de inglês aqui no Brasil (não precisa falar o nome) mas o que elas devem e não devem nos cobrar; Qual selo deve ter; O que uma escola de verdade VAI TE FALAR; Quanto no mínimo eu tenho de levar, pois tem que ser o mínimo mesmo hahaha; Quais objetos comprar na viagem; Quais as zonas mais baratas; Critical skills de 2023/24/25; Tendências; Dicas pessoais; Com quem falar (porque não?).... E se for pela abençoada da cidadania: POR ONDE COMEÇAR; Quanto um cara que promete resolver a obtenção da nossa cidadania (it, esp, port...) geralmente cobra, pra que a gente não caia em golpes e quanto tempo dura esse processo, quais documentos EU tenho que ter e o que ELE vai correr atrás, lugares pra gente poder adiantar algo aqui do Brasil - se for o caso... Enfim! Ajuda com isso guria?! Desde já agradeço demais a você e ao Jean por todo o carinho por tudo isso. Vocês são incríveis e com certeza, quando chegar minha vez eu vou conhecer vocês aí e quero virar amigo constante! Hahaha PS: Tô entrando dia 31/05 agora pro curso de Comissário de vôo. Foi a maneira que encontrei mais fácil de começar a viajar! Achas que fiz uma boa escolha, haja vista que não tenho nem 500 reais no bolso? Kkkkkk Beijos!!!
Eu fui estudar e trabalhar, pois era mestrado, consegui ficar apenas 3 meses em Barcelona. Estava na época da pandemia, na segunda onda, achei q ia terminar logo. Tudo o q vc falou é mto verdade.
Nenhum país é perfeito. É preciso pôr nos pratos da balança os prós e os contras. Como portuguesa, sei que Portugal não é perfeito mas é o meu amado país. Beijinhos de Portugal 🇵🇹🙏😘👏
Já estive trabalhando na Alemanha. Também já estive a passeio em Portugal, Espanha, Holanda e Rep. Checa. Pude perceber que as diferenças culturais, regras a seguir e alimentação; causam um impacto danado.
"Daqui a 20 anos você vai se arrepender mais das coisas que NÃO fez, das coisas que fez. Portanto se afaste do porto seguro, solte suas amarras, deixe o vento soprar suas velas, EXPLORE, SONHE, DESCUBRA." (Mark Twain)
Amei o vídeo, muito interessante. Minha família é do sudeste e eu moro no nordeste do Brasil e acho difícil ficar longe deles, imagino em outro pais, em outro continente.
Boa tarde 🌹😘, querida morei em PORTUGAL por 9 anos, e fui muito ajudado por portugueses NATIVOS,. Nas depois voltei pois o casamento findou, hoje casado novamente com cada própria e muito feliz com o novo GOVERNO, boa sorte com os NATIVOS🤗🤗🤗🥶
Sou uma pessoa super desapegada. Casada e, com muito custo ele se adaptou ao meu estilo de vida. Meu sonho é morar em vários países, 1 ano, 2 em cada e ir conhecendo esse mundo 🌎 lindo e sempre achei que essa coisa de saudades de casa era exagero. Eu não tenho família e nem muuuitos amigos próximos, sou mega independente e por isso achei que eu poderia ir e nada ia me fazer falta. No último mês fizemos uma viajem e em 20 dias percebi o quão enganada eu estava.... saudades da minha comida, de falar minha língua, da "zona de conforto" que é conhecer a burocracia, a zona, e os problemas do próprio país... São coisas que me deixaram em xeque e que estão me fazendo refletir muito. Pq não é só ir não, não é só ter grana não! Tem que estar psicologicamente forte e preparada/o pras porradas que vem.
Uma coisa importante que quase ninguém fala é que existe um preconceito gigantesco com brasileiros lá fora. Eu mesmo muitas vezes senti isso e, na Inglaterra ouvi comentários sobre nós que eu não gostei. Resumindo, nenhum país é essa maravilha toda, cabe a nós mesmos trabalharmos para mudar nossa situação. Esse ano é ano de eleição e muito importante ter maturidade para votar.
Bom dia. Ouvindo brasileiros falando da Europa (em geral), acho que eles precisam entender que a Europa não è Brasil, que cada Pais europeu é diferente dos outros, que a Alemanha é bem diferente da Itália, Espanha e Portugal que são Países no Centro do Mediterraneo, bem pertinhos da Africa. Esta é a primeira coisa que os Brasileiros que chegam para Europa devem entender. Milagres, não obstante o Vaticano, não acontecem em Roma ou em outras cidades europeias. Além disso, você acredita que para um estrangeiro que vem para o Brasil e quer trabalhar por la, as coisas são diferentes? Você deve conhecer a lingua portuguesa, deve ter residência no Brasil, deve saber como lidar com as autoridades e as regras do Brasil. Então, o problema como as soluções dependem muito do que cada pessoa quer e sabe fazer e das suas intenções. Um bom dia para você.
Brasil é um país em que os políticos se dão bem e os mais pobres se lascam. Fiz faculdade e moro na região norte. O meu pensamento era: moro na região norte e aqui é um lugar para o ambientalismo, mas me enganei completamente. A região norte é um lugar onde tem poucas oportunidades, nenhuma indústria e o povo passa fome, ou não tem oportunidade de crescimento profissional, pois muitos que moram na região norte, chegam de outros estados através de concursos ou através de amigos políticos que dão uma mãozinha. O povo daqui da minha região vende droga escondido e aqui tudo requer experiência. Já no sul, vi muitas oportunidades de trabalho sem requerer experiência. Aqui no Acre, por exemplo, toda vaga de trabalho tem umas 100 pessoas para uma vaga. O melhor lugar para se viver é onde tem trabalho e segurança, e se tem trabalho, mas não tem segurança é ainda bom, e se não tem trabalho e nem segurança aí é que o lugar é ruim mesmo.
Nossa assino embaixo de todos eles, realmente a sorte faz muita coisa aqui, até para conseguir uma coisa, amigos de verdade e pessoas bacanas para dividir casa. Pode dar muito certo ou muito ruim
A menos que você esteja fugindo de uma guerra, jamais pense que vai encontrar uma vida melhor em outro lugar. Cada país tem suas vantagens e desvantagens, então curta aquilo que existe de bom em cada um. Resolvi voltar para a Europa por conveniência, e não porque minha vida no Brasil fosse um lixo (muito pelo contrário). Não se iluda.
Desde 18 eu já pensei várias vezes em ir embora. Mas cheguei a conclusão de que, com 56 anos, sem dinheiro, com mãe velha e filha pequena pra cuidar, não tem como.
Você já passou por uma situação assim? Veja o vídeo COMO ENGANAM BRASILEIROS NA EUROPA th-cam.com/video/VavmSvOsSYk/w-d-xo.html
Angie sempre salvando a gente com seu conteúdo. Estou me preparando para a mudança e seus vídeos são muito úteis. Muito obrigada! 😘💙
Sua dicas são fundamentais 💙💙 inveja é um mal do mundo e o tráfico humano , uma realidade bizarra e terrível 😔
0
Lá nos Estados Unidos tbm tem esse tipo de golpe do aluguel.
O Brasil está longe de ser o pior lugar do mundo… mas a situação ficou muito caótica de uns anos para cá. Viver no Brasil atualmente pode acabar com sua saúde mental… ao passo que mudar também não será essa maravilha toda. Cada um tem sua história e precisa decidir com maturidade. Não vejo futuro no Brasil, mas não tenho a ilusão de que tudo lá fora é lindo e perfeito. O dia que resolver sair, estarei muito bem preparado. Vantagem de já ter vivido em outros países.
Não vejo lá fora perfeito pelos motivos óbvios,pessoas frias,comida ruim,clima horrível etc. Pode até ter uma qualidade vida boa,mas graças a Deus isso não é tudo pra mim 🙏🏼 sou feliz aqui e amo meu país,isso que importa.
Penso parecido com você. Comentário bem equilibrado
Sempre achamos que estamos pronto.. mas não!! Sai do BR, voltei na pandemia, e optei por voltar para a Europa novamente, e mesmo sabendo das ilusões/guerra mental e psicológica, uma hora ou outra volta a sensação “estou fora de casa”.. Se for forte e determinado, supera esses momentos.
Se o Brasil fosse o pior país do mundo como alguns falam nós nem teríamos acesso a internet.
@@Thainara-r2p vc já provou a comida de todos os países?! Pra generalizar dessa forma?!
Estou morando na Europa há 3 anos. E digo: a vida aqui não é fácil. No início achei que seria tranquilo mas os perrengues foram inúmeros.
Estou em um trabalho que não amo. Mas quero terminar meu curso e me formar logo para arranjar um emprego melhor.
Mesmo se informando antes sobre o país que quer visitar, mesmo estudando o idioma antes de se mudar, é importante ter em mente que irão acontecer imprevistos. E quem tem psicológico abalado ou ansiedade generalizada sofre bastante.
A saudade da família e de falar o idioma materno também conta. Embora muitos digam que não vão sentir falta, acabam por sentir. Todo mundo sente. Só que não gostam de admitir.
tem pessoas que realmente não sentem,não generalize,conheço muitas que não sentem,principalmente porque a família era um caos...
Sim, acabei de me mudar pra Alemanha e tá bem difícil a adaptação por conta do idioma e a saudade da família é o que mais me influência :/
Só ouvi verdades! Eu fui um desses, após 2 anos realizando o tal sonho europeu surtei e voltei. No meu caso não foi falta de dinheiro, nem planejamento nem problemas com documentação, fui com cidadania, arrumei um trabalho bom e que pagava bem, meus colegas eram ótimos. Minha esposa empreendeu e estava ganhando muito acima da média. Entrei numa depressão justamente por esse lance de comparação da vida antiga, tb tinha uma vida tranquila no Brasil e trabalhava com o que gostava e não aguentei o tranco na Europa. Voltei ao Brasil e vi isso que vc disse, a vida passada já passou. Estou me preparando para voltar novamente pra Europa e acredito que agora estou mais preparado psicologicamente, coisa que a maioria das pessoas ignora mas é fundamental para um plano de imigração. Diria até que depois de ter dinheiro com sobra o mais importante é ter a cabeça em ordem.
Nossa, parece até que fui eu que escrevi esse texto. Morei na Europa tb, sob as mesmas condições, trabalhava na minha área, ganhava bem, mas estava super infeliz/depressiva. Voltei ao Brasil e foi a mesma história, a vida passada ficou pra trás. Estou voltando para Europa (dessa vez para outro país que acredito que minha adaptação será melhor) daqui 3 meses!
Nossa que legal seu relato, que importante pra quem está indo! Obrigada e espero que esteja bem e que a sua 2 ida para lá seja incrível ❤️
Olá DG, sua esposa empreendeu em qual país da Europa? Estou pretendendo me mudar para lá, mas com foco no empreendedorismo. Pode me ajudar com mais detalhes?
Eu morei dois anos e meio em Portugal e voltei para o Brasil 😅 acho que não existe lugar certo, melhor ou pior. Existem coisas boas e ruins em todo lugar, são momentos.
Você voltou pq? Pretendo ir para Portugal e não estou iludida, estou com muita fé! 🙌
@@hosanapontesdasilva544,fé em quê? Está iludida sim! Não há habitações para ninguém!! Vai viver aonde?
@@rosavilarinho5665 o vídeo falou falou, e você não aprendeu nada com ele. Bom se vc não tem fé em algo guarde pra vc, pois pra ela sim ela tem, segundo sobre habitação, você a conhece ? Sabe as condições se ela tem ou não pra se manter ? O problema não é estar ou não iludida, o problema é pessoas frustradas com a vida, tentando puxar outras pra baixo.
Exatamente!
@@rosavilarinho5665 fica quéta fia.
Boa Tarde! No meu ponto de vista o melhor lugar para se morar começa dentro de nós, estando bem conosco se sentiremos bem com o mundo. A felicidade é interna e nunca externa por isso que muitos se frustra. Saudações. Carol. São José do Rio Pardo/SP- AMO o Brasil.
Estou morando há alguns anos na irlanda. Eu gostava da minha vida do Brasil e gosto da minha vida aqui. Mas estou planejando minha volta ao Brasil. Todo brasileiro deveria ter essa oportunidade de morar fora por dois motivos: todos os países tem problemas, e as oportunidades que podemos criar no nosso próprio país. No caso o Brasil
Você resumiu perfeitamente o que estou sentindo, morando na Alemanha.
Tenho cidadania italiana faz anos. Adoro passear na Europa, mas meu lugar no mundo é o Brasil. Eu amo meu país que tem muitos problemas sim, mas se aqui nasci, lutarei por ele, ajudarei a melhorar no que for possível. Morar fora nunca foi um sonho pra mim, eu morreria de saudade de tudo daqui.
Realmente a experiência na Europa depende muito do país, do emprego, até das pessoas que cruzam seu caminho. Eu mesmo morei 4 anos na Irlanda, achei um lixo de país, não tinha amigos, não tinha ninguém, meu casamento acabou… foi a pior fase da minha vida inteira. Ao passo que tanta gente ama e apaixona… fiz igual você, só foi mudar, morar na Escócia e parece que entrei em um universo paralelo, as pessoas muito mais abertas, bem mais imigrante, muita gente maravilhosa do leste Europeu, literalmente outra experiência… e escutei exatamente o inverso. Fora não é perfeito, mas depende MUITO da empresa e da bolha que você acaba caindo. Basta não sair na ilusão de que vai ficar rico.
Eu amei minha experiência na Europa e realmente é muito difícil, em especial, o clima. Estar longe da família tbm é muito chato, mas a burocracia na vida dos imigrantes supera tudo. Eu gostei e aprendi bastante com a minha experiência lá. E sim, voltaria a morar na europa!
Oi Maryellen! Por que voltou para o BR? E em que país morou (e por quanto tempo)?
@@alvespedro eu fiz um intercâmbio acadêmico na Romênia e voltei porque o curso acabou e estou de férias. Morei 1 ano lá. Então aproveitei e vim passar uma temporada no Brasil.
O Brasil é maravilhoso, mas tem muitos problemas sociais que me incomodam. Eu ainda tenho vontade de morar fora, mas estou pensando muito. Acho mais viável visitar o país primeiro para ter uma primeira impressão.
VERDADE ISSO, EU TAMBÉM.
experiência de turista é totalmente diferente da experiência de quem realmente mora...
Excelente vídeo! Conheço várias pessoas com o sonho de ir para a Europa, mas com uma visão meio romantizada da coisa. Dá pra perceber que falta pesquisa.
Você compilou perfeitamente. Eu adicionaria um fator: motivação. Alguns problemas estão dentro de vc. Não adianta mudar de país pra resolver. Seus fantasmas vem junto. Um pouco de auto conhecimento e entendimento da sua motivação pra mudança vai ajudar muito quando os desafios surgirem.
Exato!
Parece até que fui eu que escrevi
Vídeo super esclarecedor. Eu tinha uma vida maravilhosa no Brasil e vim descobrir o que é dificuldade aqui na Europa, dificuldade burocrática eu digo, porque é como se você você estivesse nascendo de novo...
Verdade
Quanta sensatez em um único vídeo.Disse tudo querida 😉🇪🇸❤🇧🇷😘👏🏼👏🏼👏🏼
Fico feliz q curtiu 😍😍
@@Apureguria Curti muito 😉❤😘
Andy muito obrigado mesmo por esse vídeo,estou passando por um momento mega difícil aqui em Barcelona esperando meus docs sairem,crises de ansiedade,voluntariado fora da plataforma que exploram ao extremo,saudades e tudo,estou sozinho e não está sendo fácil,tenho vontade de voltar para o Brasil todos os dias mas não posso desistir a meta é estudar aqui no próximo ano.
Não desista se essa é sua meta.. Pensa nas vantagens de morar fora ,isso pode motivar vc e fazer bem a sua mente.
Espero que consiga e vc fique bem🙌🏼
Querido não desista das sua meta tudo que acontece com a gente tem um propósito creia que sua vitória virá depois você vai até agradecer a Deus por tudo ,creia nisso se pegue com Deus ore a ele que Ele vai te ajudar.
To na msm irmão, Barcelona tbm
Morei 27 anos na Europa. Inglaterra,Grécia e Itália. Nunca quis voltar pro Brasil, voltei por motivos familiares e morro de saudades da Europa todos os dias :( não
onde morou na Inglaterra? Estou pensando em ir para Manchester
Meu marido e eu moramos na Alemanha e realmente não é fácil.
Me identifiquei com algumas situações que você citou.
Realmente a comparação é inevitável ainda mais quando você já tinha uma vida bacana no Brasil, a adaptação também é muito difícil e lenta.
Quanto a vir pra cá, pesquisamos muito , sobre tudo referente ao país, a cidade que íamos morar.
Pra gente nesse quesito foi mais tranquilo, o meu marido já veio com o contrato de trabalho assinado e por enquanto está adorando a empresa e o trabalho.
Viemos muito pela experiência que queríamos ter em morar em outro país, mais não me vejo fora do Brasil por muitos anos.
Pode ser que mude com o tempo.
Muito top seu vídeo.
Pra mim a falta de luz no inverno é a única coisa q me deixa triste. O resto superamos. Mas depois de 13 anos o cinza do inverno ainda enche o saco rsrs. Um abraço.
nossa nem me fala, me afeta demais!
Moras onde na Europa?
Nossa gostei muito de seu vídeo. De tudo que foi apontado. Moro com meu esposo e filhos no RJ nova Iguaçu baixada fluminense, tiros e assaltos direto, pessoas mortas na esquina de minha casa, meus filhos de 5 e 9 anos ja sabem bem o que é morte por tiros e tudo mais. Estavamos pensando e pesquisando paises para morar passar alguns anos fora, viver em um pais melhor em relacao a segurança e qualidade de vida. Decidimos por Portugal o qual meu esposo tem parentes para nos receber. Queremos viver essa experiência de não ter medo de andar na rua, ja será válido.
Tudo caríssimo, produtos faltando, guerra à porta, alimentos caros e el falta, inflação correndo solto, energia elétrica e gás custando triplicado e faltando para o inverno que começa em setembro etc.Boa sorte aos corajosos! O Brasil é nota 10, não é à toa que estão voltando!
a situação no Brasil está pior
esse vídeo me deu um choque de realidade mas no bom sentido, obrigada!
mesmo já tendo morado na holanda por 2 anos, ser estudante/estagiário é muito diferente de ser trabalhador na Europa. A burocracia é um dos fatores mais difíceis pra mim. A jornada da cidadania italiana tá sendo longa demaaaais kkkkkkk
A Angie tem tanta história para contar. Parece q já viveu mil anos..parabéns por tanta experiência e tanta luta..
Grupos são bons, mas podem acabar com seu sonho se você não tiver senso crítico. O que já vi de pessoas passando informações erradas com toda a convicção do mundo… eu leio sobre as experiências alheias, mas nunca tomo como verdade absoluta. Fiz dois processos de cidadania sozinho e se fosse acreditar no que vi em grupos dizendo que tal coisa não dava, que só funcionava assim e assado… vish! Quem quer mudar de vida não pode ter preguiça de pesquisar e ter plano A, B, C…
Q legal! Entender bem o processo ajuda muito e exige muita pesquisa, muitas vezes em outro idioma. Agora fica muito mais facil com muitos blogs e videos com informações, só precisa filtrar e ver qual realmente funciona
@@Apureguria Sim... hoje em dia não tem desculpa para não se informar e colocar tudo na balança. Até aprender uma língua vc pode fazer de casa. Inclusive esta deveria ser a primeira coisa que alguém que pensa em morar fora deveria fazer: falar a língua do país.
@@fernandosr2001 vou além, acho que grupos trazem mais problemas que soluções, porque confunde muito. Acredito que o planejamento é estudar os fatos e escutar muito superficialmente as opiniões.
@@grumpybulldog19 Vou te dizer que dependendo do assunto realmente mais confunde que ajuda. Eu tenho conseguido tirar bom proveito, mas penso que se a pessoa não tiver muita experiência com internet ou for preguiçosa, está ferrada. Acho que a internet, no geral, tem essa dualidade. Pode ser uma ferramenta maravilhosa mas pode te arruinar também.
Nossa, assisto seus videos a um bom tempo, nunca tinha visto esse e o outro sobre as desvantagens de morar fora. Fazem 6 anos que moro no Canada mas a bad bateu dessa vez como nunca, valeu por trazer essa mensagem positiva, essa bad tb passará, e o que vale no final é ter vivido o sonho de aprender novos idiomas, conhecer lugares, pessoas e comidas diferentes, xero pra vc S2
oie Camila, espero que as coisas melhorem para você, temos fases difícies na vida, as vezes demora pra passar... mas passa!! fico feliz q te ajudei de alguma forma!!
Amiga, você foi bravíssima em suas palavras. Infelizmente é tudo isso e muito mais. Gosto de pessoas que falam a realidade. Já morei no Reino Unido e hoje moro na Itália, passei por vários problemas de saúde de tanta decepção com pessoas. Hoje eu mudei minhas atitudes e isso me ajudou muito. Beijinhos 💋 Deus abençoe 🙏
que legal Céia, a gente aprende muuuito né e demora pra entender algumas situações e superar os obstáculos. obrigada por assistir!
Apuuuure guria! Mulher estou chegando na Europa! Estou na Nova Zelândia desde 2015, já morei no Canadá e agora é hora de se aventurar pela Europa!
seu canal é muito bom, voce é sincera e parece ser alguem bem feliz com o que faz, e ainda nos ajuda, obrigado.
Fico feliz q curtiu! Gosto muito de fazer videos e me da muita alegria ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos
Pode ser uma fase ruim da vida na Europa, mas deixem portas abertas. A situação no Brasil está caótica. Eu morei em Londres, tb não me adaptei tão bem. Mais por causa do frio intenso. E tb porque eu queria voltar a morar no Japão. Mas fui parar na Turquia, longa história, e aqui caraca tá feio o negócio, com inflação nas alturas. Minha melhor experiência foi realmente no Japão. Se tiver chances de trabalhar neste país, super aconselho a ir porque os japoneses são muitos respeitosos, honestos, quase não tem crimes. Fora que é mais dinâmico que Londres para meu espanto, é o lado antigo em contraste com mundo mega dinâmico, muito bizarro. Tem brazucas em todas cidades, até uma cidade com lojas, restaurante brasileiros. Até carnaval brasileiro no Ginza, pelo menos na minha época. Não dar para sentir sozinha. Boa sorte, mas não desistam de morar no exterior, eu bem que já tentei ficar quieta no Brasil, nunca deu certo😢.
Meu namorado é da Macedonia e mora na Bélgica ja faz mais de 20 anos.
Ele diz q não acredita em pessoas adultas, acima de 35 anos, que dizem q vão morar fora do seu país de origem.
Segundo meu namorado, a pessoa adulta acima de 35 anos vai pra fora do país , trabalha , junta dinheiro e volta pra seu país, pra ele isso é inevitável.
O imigrante sempre quer voltar pra seu país de origem. Um hora vai fazer falta a sua cultura, a sua vida social do seu país, a sua família, e etc.
Eu não sei. Quero essa experiência! Quero muito ir morar com meu namorado na Bélgica.
Mas mesmo q eu tenha essa "facilidade" de ir morar na casa do meu namorado na Bélgica, mas eu quero ir com a minha independência financeira, e isso q fica complicado.
As dicas da Angie foram todas reais e válidas!
Eu estou me preparando pra essa mudança, a virada de chave vai acontecer aonda neste ano!
🙏
Vim pra Dinamarca já com um ótimo emprego na área de TI mas como foi muito rápido (3 meses desde que comecei a procurar) não consegui me planejar financeiramente e isso foi uma rasteira enorme! Aqui você tem que dar três alugueis pra poder entrar no apartamento (uns 20 mil reais) além de ter que comprar os móveis e se manter.
Realmente planejamento financeiro é necessário até nos cenários mais otimistas pra não tornar seu sonho em pesadelo!!
Olha quem tá aqui! Bom o vídeo dela né? Como vc está?
Estou a 30 dias morando em Portugal e sou muito grato pelo seu trabalho... me ajudou demais minha preparação (desde financeira a psicológica). Realmente não é fácil, mas é possível! 🥰🙏🏻🥰
Era uma pessoa que pensava várias vezes em morar em um país rico, porém com pensamento de que iria ser melhor por muitas coisas serem acessíveis. Mas pensei, morar fora não só envolve o poder de compra, e que apesar de passar dificuldades aqui, poderia contorná-las e viver bem aqui mesmo. Hoje penso só em visitar, fazer intercâmbio. Caso goste, penso que consideraria morar
Concordo plenamente com você.
Também penso igual à você.
Disse tudo! Passei por tudo isso. Já abandonei a Europa, voltei e fiquei na Inglaterra. Não é fácil. Nem tudo ocorre como a gente quer e sem um forte propósito nada vale a pena, aqui ou no Brasil.
Obrigadaa Apure! Vídeo necessário! ❤
Direto ao ponto. Muito bom!
adorei o vídeo, super útil! eu já passei por todas essas fases e realmente tem que tomar cuidado com quem a gente escuta e confia. quando eu era au pair tinha muuuuita gente me desanimando e falando que os meus planos de fazer mestrado nao dariam certo e hoje to aqui formada, se tivesse desistido por conta deles teria me privado de ter tido uma das melhores experiencias da minha vida.
Seu canal tem boas dicas e é o com melhores conselhos e informações para imigrantes e aventureiros brasileiros no exterior.
Eu cheguei há 1 mês em Portugal, e apesar dos problemas, até agr estamos nos adaptando bem
1 mês não é nem tempo de adaptação.
A Lua de mel dura 1 ano, depois a vida real vem.
Ainda tem o fator de se acostumar com lifestyle do país.
Hoje moro na Holanda e quando vim foi pelo intercâmbio de Au Pair e assim que cheguei conheci outras brasileiras que antes de virem pra cá já haviam morado nos EUA e lá faziam tudo de carro, o oposto daqui que o esquema é diferente, tendo uma dinâmica das cidades que nos faz ficar mais dependente de transporte público e bicicleta. E isso vai ser o ano todo, então nada muda no inverno.
Com isso, vejo muitos reclamando de certas comodidades que tinham em outro país ou também no Brasil e que aqui não tem, principalmente por aqueles que tinha hábitos voltados para o sedentarismo.
Confesso que para mim,que no Brasil tinha também o privilégio de ter carro, também foi puxado no começo se adequar nessa rotina em que vou me expor mais ao frio e gastar mais energia com cada saída.
Por exemplo, aqui não existe cancelar nada porque tá chovendo, nós colocamos a capa de chuva e vamos lá pedalar por 20/30 minutos com o vento gelado na cara.
De fato não é fácil, mas eu abri a mente para o lifestyle holandês. Hoje me sinto mais forte e resistente e sigo feliz por nunca mais ter perdido tempo sentada em um carro por conta de congestionamento.
Muito realista! Otimo video, tem gente que pensa que é só as mil maravilhas quando vc se muda mas nao é bem assim
obrigada por assistir!
não é mil maravlhas mas não é bicho de 7 cabeças, cala boca cara.
Muito bom seu vídeo continue assim passando conhecimento e experiências, porque tem muita gente que saiu do Brasil, mas se decepcionaram com esses falsos gurus do TH-cam que só contam mentiras e muitos acreditam.
Sucesso saúde e paz.
Muito sincera, realidade nua crua! Excelente vídeo, Angie!👏👏👏
Angie❤ Acho que esse tem que ser o 1° vídeo na playlist de todos que desejam sair do Brasil. Vc resumiu bem as dificuldades que já foram citadas em vídeos mais antigos. São colocações de quem realmente vivenciou e alerta quem ainda está na fase de planejamento..
Eu sou uma dessas pessoas que morou um tempo fora e retornou para o Brasil.. E te agradeço por falar tão aberta e sinceramente o quão difíceis podem ser algumas relações sociais no exterior.. Quando eu comento com algumas pessoas, elas não acreditam..😅
Ai Guria, só quem passou é que sabe..
..e no fim, tuuudo torna-se experiência de vida e aprendizado!!
Esse vídeo foi confortável no meu coração. Obrigado pelo vídeo guria 💖
Parabéns pelo vídeo guria ! Realmente falou tudo ! Estou morando fora do Brasil a 3 meses é exatamente isso que vc falou incentivo aí para as pessoas
Escutem a Angie!!
Sempre muita sincera e esclarecendo tudo para quem quer vir para a Europa.
Eu estava adoecendo no Brasil. Fui assaltada 2 vezes no rj onde morei, a primeira vez a mão armada e a segunda vez sofri agressão e saí totalmente machucada. Eu desenvolvi síndrome de pânico e ansiedade através destes assaltos. Já tentei morar em outros estados que eu tinha família, mas eu vivia me sentindo totalmente insegura na rua, com medo de ser estuprada ou qualquer coisa do tipo. O meu ápice foi me trancafiar durante muito tempo no meu quarto e não querer sair pra nada. Insônia com medo de algum ladrão invadir minha casa. Eu vivia reprimida. Enfim… Passei na faculdade de Portugal e decidi vir pra Europa, e apesar de o mundo em si não ser totalmente seguro, comparado ao que eu vivi no Brasil, eu vivo sem receio. Não tenho mais crises de ansiedade eu simplesmente estou mais feliz, todos esses desafios que ela citou são reais, porém hoje eu posso dizer que aqui eu encontrei a paz que eu precisava. Se adaptar a cultura e criar novas raízes é um fato que qualquer imigrante terá que passar, mas é enriquecedor
Isso pra mim é a pior coisa no nosso Brasil, perder a vida por um celular 😢
O grande problema do BR é justamente esse.
que bom que você está melhor agora! A triste realidade do Brasil é essa mesmo...
não to tacando hate, acho sua experiência super válida, mas se acontecer alguma coisa (assalto, etc) com vc em portugal (oq não é impossível) vc acha que as crises vão voltar de novo? e vc vai mudar de país de novo?
@@eviluzarte É quase impossível acontecer isto em Portugal...Portugal é o segundo país mais seguro do mundo...no máximo ela pode ser assaltada por patas mansas,principalmente no centro de Lisboa,mas agressões e assalto a mão armada é quase impossível mesmo,tem que ser muito azarado...
Quase que país nenhum do mundo quer estrangeiros ou gosta de estrangeiros. Eles até "toleram" estrangeiros, desde que seja conveniente para eles. É o caso dos programas de Au pair, onde estrangeiros pagam para serem explorados e humilhados no exterior.
no meu caso, cansei das coisas que nunca mudavam pra melhor no Brasil e resolvi ir embora, mas realmente é um choque terrível, no Brasil eu tinha dinheiro pra ir prás Bahamas, EUA etc... vivia bem, em Portugal após o descontos do IRS (INSS deles) mal sobra dinheiro pra comer... mas o plano não é ficar aqui...
Sobre a luz, é engraçado que eu estou sofrendo pelo inverso: agora no verão amanhece muito cedo na Inglaterra e anoitece muito tarde. Não consigo dormir direito. Nesse 1 ano que estou aqui em Loughborough, o verão/a primavera vem sendo muito pior do que o inverno.
Compra um blackout com ventosa pra grudar no vidro da janela... so consigo dormir assim
Angie, tudo que vc falou é exatamente o que acontece.... Mas a gente só sabe quando passamos, por mais que pesquisamos, sempre aparece algo fora do script... rsrsrsrs Obrigada por sempre compartilhar, em 2020 quando me mudei para europa você e o Jean foram mto importante nesse processo. Grande beijo e vida longa ao canal!
Eu desejaria que todos brasileiros fizessem uma experiência de imigração, só assim o Brasil seria melhor, todo brasileiro que sai e volta pro Brasil, nunca será o mesmo. O problema do Brasil não estar nos políticos e sim nos cidadãos, os políticos são representante do povo.
Concordo plenamente, hoje quando vejo as notícias eu fico revoltado com essa palhaçada de política, as pessoas veem esses presidentes tanto de esquerda como de direita como salvadores da pátria, é uma ignorância tremenda, e quem vê de fora sabe que por conta da corrupção que está enraizado no povo, a tendência é a pobreza aumentar mais ainda, as pessoas nao estão tendo noção de como o poder de compra está baixo no Brasil, mas nao , tudo é meme, todos querem ser criadores de conteúdos digitais e ganhar dinheiro fácil , eu procuro uma vida melhor aqui, porque um dia que der ruim no Brasil eu consigo auxiliar minha família
Pior q 90 % do BR vive na cidade com praia e o interior é quase vazio. Nas fronteiras pra outros países tb tem pouca gente. Então falta o contato do BR com estrangeiros pra toc de ideias.
Verdade
DE GURIA VOCÊ NÃO TEM NADA 😉😉 .... MUITA COERÊNCIA E SENSATEZ .... GANHOU 1 INSCRITO, 1 LIKE E UM FÃ .... ABRAÇOS !!!
Guuuuriaaaa, tu falou real o que acontece! Estou morando na Irlanda 11 meses, e eu sinto todos esses sintomas. Eu sei quando agt fala de morar fora enche os olhos, mas realmente não é bem assim. Parabéns pelo video!!
obrigada Carlaa afico feliz que curtiu! Irlanda complica por causa do tempo né sem falar no preço dos alugueis :(
Depois de 5 anos de Alemanha estamos voltando pro Brasil, simplesmente decidimos que essa vida não é mais pra gente, tem várias entre linhas entre morar aqui que são bem complicadas, principalmente sem rede de apoio e a situação ridícula da educação na Alemanha.
Oq há de errado com a educação?
Oq houve com a educação aí?
Gostei do final lkk
Vc está linda com o cabelo preto 😊
Nem tudo que brilha é ouro, em qualquer situação.... força aí
Angela é bom vc preparar mais um video listando os motivos pra estar por aí..... "O outro lado da moeda" sempre tem que ter...... Haha.... Bjus abraços p Jean xero gatufa....
Vídeo muito bom e necessário, infelizmente temos que ter muito cuidado e pesquisar muito mesmo, muitas coisas só descobrimos vivendo e cada experiência é diferente e muitos fatores interferem. Obrigada Angel por mais um vídeo com conteúdo relevante.
Guria vc é otima. Sempre sendo realista sem deixar de acalentar e animar os anseios pela mudança.
Muito obrigada 😁
Amei o seu video, muito bem esclarecido e pontuado, realmente concordo em tudo o que vc disse aqui.
Moro na Inglaterra e tambem ja morei em outros países assim como você, ja passei muitos perrengues mas os perrengues foram como uma escola para mim, aprendi e continuo aprendendo muito, todos os lugares são diferentes, ou você se adpta ou você vai causar um sofrimento desnecessário enorme em sua vida.
Amo o Brasil la é o meu berço é onde esta a minha raiz, não saberia dizer agora sobre o futuro mas se tiver que ser la que seja, tambem seria feliz.
Independente do lugar que estejamos, temos que tirar o melhor que o lugar possa oferecer porque não existe lugar perfeito neste mundo,.
Se adaptar não é fácil em uma cultura e lugar diferente do nosso, mas o melhor que temos a fazer é sempre procurar ver o que aquele lugar possa te dar de bom, os perrengues são desafios que passamos para que la na frente possamos superá-los, assim é a vida e cabe a cada um decidir o que será melhor para si.
6:14 perfeita vc! é isso mesmo! a pessoa acha que vc tem que sofrer para merecer!!!
Obrigada por assistir
Faço das suas palavras as minhas, moro na Austrália a 8 anos e passei por tudo isso. É bem o sonho que todos temos vida mansa etc mas não é. A dica que dou é faça seu pé de meia, trabalhe junte dinheiro e acelere sua vida vezes o câmbio atual. E desapegue de fazer amizades pra vida toda, só vai !!
Oi Angie! Te acompanho faz um tempo e amei este vídeo se bem que já estava informado de certas coisas! Sou estudante de geografia e amo idiomas...aí tu já sabes, né: conhecimento é poder! Maravilhoso vídeo!
Seus vídeos são TÃO necessários guria! Muito obrigado mesmo! Eu tenho certeza que quando chegar minha hora de me instalar pela Europa vai dar tudo certo (Com Deus na frente), e graças a conteúdos como os seus! Demais!
Vou ver os dois que você indicou por este vídeo e se puder pedir um vídeo específico seria: Você poderia fazer um vídeo dizendo PASSO A PASSO tudo o que devemos depositar nossa atenção?
No caso de intercambio: Quais escolas de inglês aqui no Brasil (não precisa falar o nome) mas o que elas devem e não devem nos cobrar; Qual selo deve ter; O que uma escola de verdade VAI TE FALAR; Quanto no mínimo eu tenho de levar, pois tem que ser o mínimo mesmo hahaha; Quais objetos comprar na viagem; Quais as zonas mais baratas; Critical skills de 2023/24/25; Tendências; Dicas pessoais; Com quem falar (porque não?)....
E se for pela abençoada da cidadania: POR ONDE COMEÇAR; Quanto um cara que promete resolver a obtenção da nossa cidadania (it, esp, port...) geralmente cobra, pra que a gente não caia em golpes e quanto tempo dura esse processo, quais documentos EU tenho que ter e o que ELE vai correr atrás, lugares pra gente poder adiantar algo aqui do Brasil - se for o caso...
Enfim!
Ajuda com isso guria?!
Desde já agradeço demais a você e ao Jean por todo o carinho por tudo isso.
Vocês são incríveis e com certeza, quando chegar minha vez eu vou conhecer vocês aí e quero virar amigo constante! Hahaha
PS: Tô entrando dia 31/05 agora pro curso de Comissário de vôo. Foi a maneira que encontrei mais fácil de começar a viajar! Achas que fiz uma boa escolha, haja vista que não tenho nem 500 reais no bolso? Kkkkkk
Beijos!!!
Você é uma pessoa incrível sempre ajudando quem quer morar na Europa gosto muito. de sua lealdade sua transparencia parabéns.
Eu fui estudar e trabalhar, pois era mestrado, consegui ficar apenas 3 meses em Barcelona. Estava na época da pandemia, na segunda onda, achei q ia terminar logo. Tudo o q vc falou é mto verdade.
Legal Guria
Sou brasileiro, migrante em Portugal, trabalho como advogado na Europa e estou de acordo com as tuas palavras, parabéns!
Garota guerreira...
Ufa!
Não vou para aeh nunca!
Felici//es para você sempre...
Nenhum país é perfeito. É preciso pôr nos pratos da balança os prós e os contras. Como portuguesa, sei que Portugal não é perfeito mas é o meu amado país. Beijinhos de Portugal 🇵🇹🙏😘👏
Já estive trabalhando na Alemanha. Também já estive a passeio em Portugal, Espanha, Holanda e Rep. Checa.
Pude perceber que as diferenças culturais, regras a seguir e alimentação; causam um impacto danado.
"Daqui a 20 anos você vai se arrepender mais das coisas que NÃO fez, das coisas que fez. Portanto se afaste do porto seguro, solte suas amarras, deixe o vento soprar suas velas, EXPLORE, SONHE, DESCUBRA." (Mark Twain)
Amei o vídeo, muito interessante. Minha família é do sudeste e eu moro no nordeste do Brasil e acho difícil ficar longe deles, imagino em outro pais, em outro continente.
Aguenta ai. Deus vai te ajudar. Perdi minha casa e trabalho para o tráfego de drogas. Tenho passaporte europeu. Penso na mudança. Gratidão.
Boa tarde 🌹😘, querida morei em PORTUGAL por 9 anos, e fui muito ajudado por portugueses NATIVOS,. Nas depois voltei pois o casamento findou, hoje casado novamente com cada própria e muito feliz com o novo GOVERNO, boa sorte com os NATIVOS🤗🤗🤗🥶
Parabéns pelo vídeo, tudo verdade em cada palavra, moro em Amsterdam a 3 anos. Eu também assistir o seu vídeo em Amsterdam. Sucesso
Obrigada, espero q tenha gostado
Vc é ótima! Direta e honesta. Parabém pelo canal.✨✨🙏🙏🙌🙌🙏🙏✨
Muito bom 👏
Obrigada ✌
Quantas verdades, eu passei por tdo isso mto dificil
Sou uma pessoa super desapegada. Casada e, com muito custo ele se adaptou ao meu estilo de vida. Meu sonho é morar em vários países, 1 ano, 2 em cada e ir conhecendo esse mundo 🌎 lindo e sempre achei que essa coisa de saudades de casa era exagero. Eu não tenho família e nem muuuitos amigos próximos, sou mega independente e por isso achei que eu poderia ir e nada ia me fazer falta. No último mês fizemos uma viajem e em 20 dias percebi o quão enganada eu estava.... saudades da minha comida, de falar minha língua, da "zona de conforto" que é conhecer a burocracia, a zona, e os problemas do próprio país... São coisas que me deixaram em xeque e que estão me fazendo refletir muito. Pq não é só ir não, não é só ter grana não! Tem que estar psicologicamente forte e preparada/o pras porradas que vem.
Uma coisa importante que quase ninguém fala é que existe um preconceito gigantesco com brasileiros lá fora. Eu mesmo muitas vezes senti isso e, na Inglaterra ouvi comentários sobre nós que eu não gostei.
Resumindo, nenhum país é essa maravilha toda, cabe a nós mesmos trabalharmos para mudar nossa situação. Esse ano é ano de eleição e muito importante ter maturidade para votar.
Aqui no DF, há preconceito contra goianos. Justamente no DF que fica totalmente dentro de Goiás. Surreal!!!
brasileiro é preconceituoso com o próprio brasileiro
Bom dia. Ouvindo brasileiros falando da Europa (em geral), acho que eles precisam entender que a Europa não è Brasil, que cada Pais europeu é diferente dos outros, que a Alemanha é bem diferente da Itália, Espanha e Portugal que são Países no Centro do Mediterraneo, bem pertinhos da Africa. Esta é a primeira coisa que os Brasileiros que chegam para Europa devem entender. Milagres, não obstante o Vaticano, não acontecem em Roma ou em outras cidades europeias. Além disso, você acredita que para um estrangeiro que vem para o Brasil e quer trabalhar por la, as coisas são diferentes? Você deve conhecer a lingua portuguesa, deve ter residência no Brasil, deve saber como lidar com as autoridades e as regras do Brasil. Então, o problema como as soluções dependem muito do que cada pessoa quer e sabe fazer e das suas intenções. Um bom dia para você.
Brasil é um país em que os políticos se dão bem e os mais pobres se lascam. Fiz faculdade e moro na região norte. O meu pensamento era: moro na região norte e aqui é um lugar para o ambientalismo, mas me enganei completamente. A região norte é um lugar onde tem poucas oportunidades, nenhuma indústria e o povo passa fome, ou não tem oportunidade de crescimento profissional, pois muitos que moram na região norte, chegam de outros estados através de concursos ou através de amigos políticos que dão uma mãozinha. O povo daqui da minha região vende droga escondido e aqui tudo requer experiência. Já no sul, vi muitas oportunidades de trabalho sem requerer experiência. Aqui no Acre, por exemplo, toda vaga de trabalho tem umas 100 pessoas para uma vaga. O melhor lugar para se viver é onde tem trabalho e segurança, e se tem trabalho, mas não tem segurança é ainda bom, e se não tem trabalho e nem segurança aí é que o lugar é ruim mesmo.
Nossa assino embaixo de todos eles, realmente a sorte faz muita coisa aqui, até para conseguir uma coisa, amigos de verdade e pessoas bacanas para dividir casa. Pode dar muito certo ou muito ruim
Mulhereeeer seu cabelo tá lindo. 😍
Bom dia Apure Guria
Esse é um dos melhores vídeos sobre como morar fora ❤️
Obrigadaaa
Me mudei no meio da pandemia. Fácil não é, mas vale a pena. Deixei de sobreviver, hoje vivemos.
Existe algum banco de emprego?
site oficial,
.Parabéns pelo video, curto e objetivo.
Que pessoa fofa! Amei te conhecer ainda que pela internet. Muito legal! Você tem sotaque Curitibano. Kkk se for isso, também sou de Curitiba!
A menos que você esteja fugindo de uma guerra, jamais pense que vai encontrar uma vida melhor em outro lugar. Cada país tem suas vantagens e desvantagens, então curta aquilo que existe de bom em cada um. Resolvi voltar para a Europa por conveniência, e não porque minha vida no Brasil fosse um lixo (muito pelo contrário). Não se iluda.
Exato!
Aeeeeeee. Sempre com informações muito interessantes e importantes 👏🏾 valeu, Angie ❤️
fico feliz que curtiu Lu!!
Desde 18 eu já pensei várias vezes em ir embora. Mas cheguei a conclusão de que, com 56 anos, sem dinheiro, com mãe velha e filha pequena pra cuidar, não tem como.
Nunca diga nunca! Sua idade não te limita
Vídeo necessário.
Nossa Andie, tá ainda mais lindaaa! Adorei o novo visú.
Muito obrigada 😊
Muito importante esse video pra lançar a real. Ir iludido à Europa é um erro comum
Nota mil pra vocês! 😃❤👍👏👏👏👏