Aí vem Parmênides e contrapõe Heráclito: "o ser é imóvel porque se se movesse poderia vir a ser e então seria e não seria ao mesmo tempo." Traduzindo: nada muda; tudo é Uno. A mudança é uma ilusão dos sentidos.
Olá! Acho que uma das coisas que você não mencionou é a falsa impressão que os brasileiros têm sobre a vida fora do Brasil. Temos a falsa impressão que tudo fora do nosso país funciona, que só os brasileiros são mal educados e a verdade é que nada é perfeito em lugar nenhum. Já morei na Espanha, na Alemanha e na Holanda. E todos os países tinham e tem problemas... Na Holanda, por exemplo, a burocracia é gigante. É difícil ter um contrato de aluguel, é difícil (e como é difícil...) abrir uma conta bancária. É difícil comprar um cartão de transporte, até comprar um chip de celular. Eu estou falando isso como uma pessoa esclarecida, bem empregada e com todos os documentos em dia. Tudo se paga e tudo é muito caro! Os impostos são absurdo, tem taxa para tudo, e o transporte público é caro e não chega facilmente a todos os lugares (não tem trem para todo o canto, o trem é caro e sempre sujo). E andar de bicicleta é lindo e divertido em um dia de sol no verão, mas na Holanda chove o tempo inteiro, venta absurdamente. Você está sempre molhado, descabelado e cansado. Isso não é para desanimar ninguém, mas é para deixar claro que as coisas são difíceis em qualquer lugar. Sem falsas expectativas. Só veja o lugar que te faz mais feliz, independente das adversidades. Um abraço,
Oq vc achou da Espanha? Atualmente, onde vc está morando e pretende continuar neste lugar? Qual foi mais ou menos o processo q tu passou pra conseguir morar nesses lugares? Desculpa tanta pergunta, mas ficaria mtt grata e me ajudaria mt se vc pudesse responder ❤️❤️
@@nizinha3785 fico feliz que tenha te ajudado! Se tem interesse em saber mais sobre a vida na Holanda e as cidades holandesas, dê uma olhada no meu canal... th-cam.com/channels/EYcNeZSVkQgjVRs0mimQkw.htmlvideos. Falo sobre Groningen, Leeuwarden, Roterdam, Haia. Acho que talvez te interesse. Um abraço,
@@rodolfosilva3827 ilegal só se ferra.. mas faz sentido se ferrar. Não seja um ilegal, vá pra portugal dps mude-se como cidadao portugues. Isso como ultima opção, mas mesmo assim ainda vai ter q ficar um tempinho ilegal em portugal dependendo (pelo menos pode ir como turista e trabalhar e andar a papelada)
Moro fora do Brasil há 12 anos, não penso em voltar nunca mais, mas acho que morar em outro país é uma experiência enriquecedora mesmo se for temporária. Falta de emprego e muita burocracia são enormes no Brasil, não achei pior na Itália, na Inglaterra ou na França. Quem é muito apegado à família, comidas, hábitos, vai sofrer até se trocar de Estado no Brasil. Tem que ter espírito de aventura e desapego. Fazer amizades ÍNTIMAS no Brasil também é difícil pra quem é estrangeiro (amizade pra balada é outra coisa; é só perguntar pra vários estrangeiros que moram no Brasil, ). A única coisa que eu não esperava, é como alguns amigos do Brasil não conseguem manter uma amizade à distância; mesmo tu procurando, tentando, etc, algumas amizades morrem com a distância e a relação com a família também muda.
Me identifiquei demais com reu relato, é esse o espírito de desapego e vontade de aprender com a experiência, sem drama. Tô muito feliz na Itália e melhor aqui do que tava no Brasil, inclusive a respeito de companhias, pessoal é mais sincero e sou reservada, me dou melhor com um europeu que com um brasileiro invasivo. Vai do perfil da pessoa. Precisa de coragem e bancar, ter desapego, é isso.
Amei seu comentário achei ele é incrível eu sou muito grata a Deus pela família que eu tenho mas não iria deixar de vivenciar essas coisas por causa deles acho que a única dificuldade mesmo vai ser eu deixar minha mãe porque eu realmente eu sou muito apegada a ela mas eu também não deixaria de morar ou visitar outros países por causa disso, eu tenho três países na minha mente que eu gostaria de morar, Japão, Coreia do Sul ou Canadá mas com certeza eu vou visitar os três e ver qual é o que eu mais gosto mas eu quero visitar muitos outros países adoro conhecer novas culturas tenho esse espírito de Viajante, Aventureira.
Voce tem toda a razão, me identifico com o teu depoimento, se eu falo em voltar é pra voltar para onde moro hoje, Brasil é so pra visitar mesmo... e amigos e amizades...dizem que ter uma amizade de anos, demora anos pra ter, chegando num lugar novo, onde voce nao conhece ninguem sempre é dificil.
Alisa, você disse claro sobre a burocracia. Quando as pessoas falam de burocracia em comparação ao Brasil é o seguinte; são pessoas que não são pobres. A maioria aqui não é pobre, pode não ser rico, mas pobres jamais foram! Minha mãe era enfermeira quando eu era mais novo, até os 22 anos que saí de casa, toda essa parte médica eu sempre tive em casa, se precisava ir ao médico, no hospital em que ela trabalhava eu tinha tudo! Quando saí de casa, arrumei emprego e nunca tive "burocracia" ao tratamento. Certa vez fui com um amigo no SUS aqui em SP. Nunca imaginei que para ser atendido em uma simples consulta poderia levar média de 9 horas de espera, 12 horas de espera e mais 4 meses para marcar uma cirurgia e no dia chegar e ter de voltar 2 meses depois (fizeram um encaixe) por que erraram o sobrenome do paciente. Mas eu estava com ele nessa situação! O sobrenome dele é polonês e este estava, mas o nome do meio que é Gaspar não estava, estava como Fonseca. Falei "O nome dele é esse aqui, só erraram Gaspar por Fonseca e o sobrenome dele é incomum, depois vocês trocam!" e o médico disse "Não posso fazer nada, é protocolo".
Uma das dificuldades que eu encontrei na Inglaterra foi os remédios. Sou hipertenso e no Brasil ganhava os remédios ou se resolvesse comprar, ía na farmácia e comprava por 5 reais. Aqui, se vc não for no médico, não compra. O controle sobre remédios para hipertensão parece controle de anfetamina, e são muito caros. Pra mim que não tenho cidadania européia foi um caos, tive que pagar muito caro por uma consulta e depois muito caro pelo remédio. A luz do dia tbm te deixa deprimido e eu demorei pra notar o porquê. O sol não sobe, ao contrário do Brasil que ao meio dia o sol está em cima de vc, aqui ele nasce no inverno quase 10h, sobe um pouco no horizonte, fica o dia inteiro lá, não cruza o céu e como vc disse, 3h ele se põe, dá uma sensação muito deprimente.
É disso também que tenho medo que me influencie pois gosto de sol, céu limpo, sinto vida e alegria já o tempo cinzento se passar de mais de dois dias me deixa deprê..
@@janelima2119 detesto sol, calor, areia, praia! Me dou super bem na Inglaterra. Quase morro no no verão Brasileiro mesmo sendo do sul. Se pudesse moraria na Finlândia 🥵
Luciano Hard Rock , tem a the independent pharmacy Uk que vc consegue comprar medicamentos on-line. Você entra no site, responde questionário sobre sua saúde , fala que tinha prescrição médica no país que vc morava, eles avaliam e te vendem o medicamento. Eu tenho doença auto imune e até tenho acesso a NHS, mas meu GP não pode receitar uma série de medicamentos, preciso passar por especialista que demora em torno de 6 meses pra ter acesso.. Como minha doença não pode esperar, eu compro medicamento nessa farmácia on-line, meu marido também compra alguns que ele precisa, pq se for esperar pelo GP, eles só receitam paracetamol.
morei 2 anos em Portugal, agora estou na Inglaterra, algo que mudou muito foi o tratamento como imigrante, porque aqui somos imigrantes comos os outros... indianos, paquistaneses, europeus em geral... todos imigrantes. Mas em Portugal, o preconceito com brasileiros é enorme.Esse preconceito é pra mim o mais dificil
Sério? Tenho a intenção de fazer uma pós em Portugal com duração de 1 ano, mas tenho receio disso e também do sistema de saúde deles, ouvi dizer que na Europa toda o sistema deixa a desejar em especial em Pt. Como você passou por essa xenofobia?
@@leticiamannrich431 pesquise sobre os incidentes recentes nas faculdades de lisboa... em uma tinha uma caixa com pedras que dizia “pegue sua pedra pra tacar num ZUKA” e muitos deles chamam a gente de zuka com conotação perjorativa
Os portugueses estão pistola conosco. Dizem que invadimos PT (verdade seja dita), o valor dos aluguéis disparou, inclusive para eles, enfim, não está fácil para brazuca lá não...Nos veem como inferiores, terceiro mundo, latinos e eles Europeus...A história de sempre...Na maioria dos vídeos de brasileiros lá é raro falarem a verdade.
@@rafaelamazzega5417 tenho uma tia que mora no Norte dos EUA, muito frio, neva bastante. 6 meses praticamente dentro de casa, bem frio e ela tem dois filhos. Todo mundo toma vitamina D lá kkk ela já chegou a ficar depressiva por causa disso. Só melhorou porque final de ano ela tenta vir pro Brasil. Mas é bem isso
Eu vivo em Portugal há quase 13 anos e realmente uma coisa que eu noto é que tem gente que cria umas expectativas muito pouco realistas e não pensa no tempo que as coisas podem levar para acontecer. Tudo no começo é muito difícil mas melhora com o tempo, com trabalho e muita paciência, você vai começar do zero, por vezes a sua experiência profissional e seu diploma não vão valer praticamente nada e você precisa entender se vai ou não conseguir lidar com isso. A questão do trabalho para a maioria é: um trabalho leva à outro melhor, mas se você tiver paciência e sorte, pode ser que consiga chegar onde pretende. Aqui em Portugal felizmente eu acho as coisas muito menos burocráticas do que no Brasil (tirando vistos e essas coisas, que são super enrolados), mas no geral eu sinto que consigo resolver as coisas aqui com muito mais facilidade do que no Brasil (atenção, minha opinião e vivência pessoal, pode não ser o mesmo para todo mundo). Acho que no geral o mais importante é se conhecer e tentar entender o que você pretende com a mudança, se é para juntar dinheiro (vai penalizar todo os outros departamentos da sua vida), se é para ganhar uma nova experiência de vida (você vai curtir muito mas não vai guardar nada porque tudo é muito caro), ou se é para viver definitivamente fora do Brasil, como foi o meu caso. Cada vivência é única, mas o que importa é o que você procura e como a sua personalidade e realidade de vida vão lhe permitir viver essa experiência.
Ué, mas aqui no Brasil também não é? Kkk gasosa tá 6 conto, gás 100 reais, carne 32 reais.... Um bando de político corrupto que te assalta todo dia e um presidente maldito que todo dia ameaça de dar golpe no país. Tem que ser muito burro pra alguém querer ficar aqui
irmã aqui tem gente fazendo fila no açougue pra comprar ossos pq pra carne nem dá... tem dificuldade no exterior sim ninguem nunca disse que não tinha mas com certeza é menos dificuldade do que a gente enfrenta todos os dias no brasil
@@lukietiger6417 ué patrão, sua família toda e amigos estão aqui, se apertar muito sempre pode pegar um empréstimo ou ir morar na casa de alguém. Faz isso em outro país só você e Deus.
Isso mesmo guria. To ha 4 anos aqui na luta nos USA. Nao imaginei nem 1/10 dos perrengues q passei e passo aqui. Mas a vida é assim mesmo, a gente é Brasileira e nao desiste nunca rss bjs
Isso de maior propensão a depressão eu não sabia que era tão sério até sentir "na pele" quando minha melhor amiga foi pra Austrália, ficou uns 2 anos e meio lá e teve que voltar pra tratar da saúde mental dela porque não tava dando mais :( é um ponto muito importante pra deixar bem claro pra quem quer morar fora (eu included) porque e muito real, infelizmente
@@Ricardo-dl3fn desculpa mas achei sua pergunta muito indelicada, pessoas podem ter depressão por muitos motivos e independente do lugar que estejam, então não entendi sua admiração com "logo na Australia?" porque isso pode acontecer em qualquer lugar, principalmente estando longe das pessoas que se ama. Achar que algum lugar específico oferece só alegrias é a pior ilusão que se pode ter
@@vddpura4923 uau você claramente nunca teve problemas de saúde mental, parabéns pela ignorância e por pensar assim! O que adianta encher o corpo de vitamina d e exercício e ficar num lugar aparentemente perfeito se a cabeça não está boa por conta da distância das pessoas que ama, dos costumes que tava acostumado, de lidar com possível hostilidade de quem mora no outro país? É tão fácil falar que depressão é besteira e questão de exercício quando tu acredita que outro país é tão melhor assim do que o Brasil e tá disposta a sofrer todos os dias só pra não ter que viver aqui. Depressão não é só "uns problemas" e estar longe de amigos e família pode piorar esse quadro, então não, se minha amiga estivesse no Brasil nesse meio tempo ela não estaria assim. Ela não "desistiu só por alguns problemas", ela simplesmente percebeu que aquela vida não era pra ela, os planos mudaram e ela priorizou a saúde, e não, ela não estava passando necessidades. Tem que ter coragem viu pra cagar totalmente pra sua saúde só pra manter o status de morar fora, eu hein
Você e sua melhor amiga devem mesmo ficar juntinhas a papai e mamãe, vão se sentir seguras e amadas. Mas parem de ficar inventando essas estrepulias de viajar em garotinhas, o mundo lá fora é muito malvado.
@@erikacaroline2539 ah, e tem mais ein, já tive depressão, hoje estou com 52, e tive com 20 anos, te falo com propriedade sobre. A depressão não tem motivo nem lugar, ela simplesmente te pega, só te faz querer morrer, nada tem cor ou sentido quando ela te pega. Então, voltando ao assunto principal, você só está expondo seu problema pessoal no lugar errado. Este canal é informativo, sobre viagem.
Obrigada por falar a verdade, alguns vão morar fora do Brasil e ficam falando mal do nosso país, inventando que tudo são flores. Sucesso na sua caminhada.
Engraçado é os comentários ignorando todo o vídeo porque "ah todo lugar é mais fácil que o Brasil". Só o fato de você ser um estrangeiro já dificulta pacas, mas todo mundo faz parecer que é tudo mágico e fácil porque é esse tipo de vídeo que dá dinheiro. Aqui eles sempre vão dar preferência pra quem nasceu no país. Estou na Holanda e mesmo meu parceiro ganhando super bem, se ele ficar pouco tempo desempregado já é complicado, tem risco de ir embora porque o custo de vida é alto, o aluguel é Altíssimo, muitas pessoas (que nasceram aqui mesmo) moram em grupo, várias pessoas pra dividir aluguel. O tempo é chuvoso e frio sempre, o sol faz falta. A comida é péssima, sei de outros países que é melhor, mas mesmo assim não vai se comparar com o Brasil. Pra ter ideia, um moço daqui foi pra Grécia e elogiou o tomate de lá, só porque tinha gosto.. as frutas aqui não tem gosto. Tem a questão do idioma, aqui a língua é holandês, eles falam inglês mas preferem falar a língua deles claro. Pra emprego, muitas vagas exigem holandês, tudo no mercado é em holandes. Mas o pior de tudo mesmo é essa constante sensação de não ser daqui.. Talvez pela língua, talvez pq ninguém faz amizade com estrangeiro aqui, até quem aprende holandês é difícil. E tb a questão de nunca estar seguro financeiramente. Já imagino as pessoas dizendo que tudo isso é mimimi, mas só passando pra entender. .
É porque o brasileiro só dá valor quando perde. O Brasil é lindo demais, não troco por nada! Temos muitas coisas a melhorar, mas aqui é que é a nossa casa.
Reclama demais! Avemaria...Reclama até do idioma holandês, wtf!!! Claro né, brasileiro é folgado demais, quer chegar na casa dos outros e ditar as regras 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣... Por isso que a maioria se ferra e dps volta chorando e falando mal do país
@@someone4682 ,morar fora do Brasil,é. Muito difícil, mas morar no Brasil. Um dos países mais violentos do mundo, sem emprego,tudo caro,etc. Poxa!!! Fala sério, NÃO tem lugar perfeito no mundo e morar no Brasil ,não é viver,é sobreviver
@@IM-rf5si Depende da situação e de qual região se fala. Morar no estado de São Paulo e na região sul do Brasil é gozar de altíssima qualidade de vida. De onde você é? Já pensou em mudar de estado? Não dá pra querer comparar qualidade de vida no norte ou nordeste com a região sul, por exemplo. Santa Catarina no Brasil tem cidades mais organizadas que cidades na Europa. Um exemplo? Jaraguá do Sul.
Angie,você não é azarada!Tudo em nossa vida tem o tempo de Deus,ele é que determina o que nós precisanmos,quando nos será concedido e como será concedido. Tenha FÉ e tudo se resolverá.Nas horas difíceis lei o salmo 23! Fique com Deus.
Vc foi perfeita nesse video! Com toda a sua experiência, vc pode abrir os olhos do pessoal que pensa que morar fora é moleza! Exige muita coragem e planejamento.
Parabéns Angie , você está prestando um grande serviço aos brasileiros desesperançados que querem sair do Brasil , tenho dois filhos que vivem na Holanda a cinco anos , as dificuldades são gigantes , há crescimento na adversidade sim....mas você com muita clareza , faz alertas para que ninguém saia iludido pensando que lá fora é um mar de rosas , parabéns guria , vida longa pra ti .
4 ปีที่แล้ว +42
Muito bom vídeo, Angie! E muito útil para mostrar às pessoas que acham que ir morar fora vai resolver todos os problemas da vida dela que a coisa não é bem assim ... Um ótimo "choque de realidade" para as pessoas pensarem bem e, se decidirem ir, que vão conscientes dos problemas que terão que enfrentar ... Valeu!
Angie...se eu já curtia seus vídeos,agora fiquei apaixonada literalmente,viu? Amei mesmo a maneira clara e sem desaminar os que querem sair do Brasil,uma realidade que vc já viveu e vive.Sem falar dos " vídeozinhos" para cada tópico.Você é 1000 porque 10 é pouco,viu?🤭💮🥂E SALVADOR,lhe espera.rs
Moro na Inglaterra desde 2001, isso mesmo 2001. Hoje em dia já me tirei minha nacionalidade britânica. Mas tudo qur você falou no vídeo é verdade sim, e vou dizer conheci muitas pessoas que voltaram pr Brasil e outras como eu que fomos resilientes. Mas com essa pandemia as coisas aqui estão cada vez piores. Boa sorte à todos.
nem sempre compensa né Dora, se a pessoa não é feliz e não melhora, talvez seja interessante voltar. eu fiz isso quando sai da Alemanha e uma das melhores decisões que já tomei. pude começar de novo
Eu vim para o uk para juntar dinheiro para regressar ao Brasil apesar de ser portuguesa. Acabei ficando por cá, porque fiquei doente. Já vivo aqui há 17 anos e agora estou tão habituada que acho que não conseguia viver noutro lugar. Mas..... foi muito ruim a adaptação.
Solidão, coragem, adaptação, desapego, aventura... Me encaixo nisso aí... Não tenho amigos assim os poucos que tem tudo casado, tenho espírito de aventura, me adapto bem, sou desapegada a pessoas e ao material. O que me falta é organização para realizar isso, mas viajar sozinha daria para essa experiência. Morar queria, mas minha realidade não permite.
Concordo que ñ é simples ser estrangeiro em outro país , mas viver no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro é cada dia mais desgastante. Ñ existe segurança. A violência é o habitual. Infelizmente, a burocracia tb existe aqui no Brasil. São as escolhas.😘
Morei fora do Brasil e passei por vários desses assuntos abordados no vídeo, quem ainda não tem essa experiência, pode acreditar na Guria que foi bem acertiva nos pontos de vista.
Aahh eu amo o inverno, que anoitece mais cedo. Odeio o verao, que anoitece ás 23 hrs... Pra mim o clima na Europa é um plus da lista. Eu acho muito ruim os médicos, o atendimento médico daqui. No Brasil vc consegue fazer check ups com o plano de saúde tranquilamente, aqui vc tem que implorar... eles n levam a sério a prevencao.
@@Apureguria Sim, todo lugar tem, mas temos que lembrar que o Brasil ainda é um país de possibiidades. Vejo jovens falando em ir embora esquecendo que ser imigrante de primeira geração é recomeçar literalmente do zero. É fazer um grande esforço somente para poder participar do sistema. Mais uma vez, quero deixar meus parabéns pelo teu trabalho de divulgação da vida fora do Brasil. Bjo.
@@guilhermefigueiredo766 cara fica na tua o cara n falou mal de quem sonha em ir pra fora n, só ressaltou que ele fica bastante feliz cm uma jovem fazer vídeos p q a geração q quer ir vá cm os pés no chão e não sonhando q as coisas são cm em filme n. Outra, não é pq vc n gosta de morar no Brasil q automaticamente todos os brasileiros devem odiar o país q vivem n, tem gnt q gosta de viver aqui pq a vida dele aqui é boa assim cm vc caso estiver morando fora do Brasil está morando fora pq achou um lugar no qual se sentiu bem e mais pertencido e td bem, cada um cm as suas escolhas.
@@guilhermefigueiredo766 concordo com tudo que você falou, os Brasileiros tem que ser estudados pela NASA, são seres bem extranho, eu moro na Alemanha.
Gostei desse vídeo. Mandei pro meus amigos e amigas e familia e eles não acreditavam em MIM ( ja ri de mais ) Falar ingles antes de vir pra cá é muito importante.
@@camilaabreulongara7436 concordo, meus vizinhos e eu desde 2020 e principalmente 2021 quando desandou de vez e o poder público decidiu que estava cansativo tirar as barricadas, nos tornamos mais 1 sendo intimidados pelos novos traficantes e milicianos que nos cercaram de barricada, cortaram os serviços pelos quais pagavamos por que eles decidem o que podemos ou não ter, baile financiado pelo tráfico até de manhã que não deixa as pessoas dormirem, venda de drogas a vera nesses "eventos",e pior na porta das pessoas muitas vezes, tudo perto de uma delegacia, vem polícia passa por fora e vai embora,vem a equipe de obra da prefeitura faz a obra por fora ou seja impossível que a gestão não saiba, enfim somos ninguém no nosso próprio país, estado e município de nascimento, fora os preços altos no mercado e etc..damos muito não recebemos quase nada, não poderia reclamar por não ser posta no colo pelos gringos.
ochi, e vc quer ser o que ? o rei chegando na europa ? 😆 aaai gente por favor , se na nossa terra a gente é só mais um imagina na terra dos outros , parem de ser emocionados , o importante na europa é vc concretizar seus objetivos e mais nada .
Viver é desgastante, então cada conquista é uma vitória enorme, você é uma guerreira, apesar dos perrengues está sempre de bom humor , isso é muito bom ... o Sol não nasce brilhante para todos, infelizmente ... força e paz
@@criacriaturas sim, apesar de eu ter problema em encontrar emprego, vim pra cá pq meu marido trabalha com tecnologia da informação (TI), e hoje em dia é uma das melhores profissões pra quem deseja morar fora. Ele foi contratado ainda estando no Brasil, em um mês chegamos aqui.
Morar em outro país é pra poucos. O primeiro grande desafio é o idioma. Sinceramente acho surpreendente como aprendem. Como decoram todas as palavras. Como entendem quando falam rápido. Acho que quem aprende outros idiomas, tem habilidades que a maioria não tem.
Sempre sonhei em morar fora, era o ápice da liberdade e independência na minha cabeça rsrs Hj sou mais realista (e mais velha tb). Adoro assistir os vídeos aqui no Apure guria, e depois desse definitivamente entendo que isso não é pra mim 😕
Eu na vida. Minha vida no BR era e é boa e eu inventando d cair fora sem rumo, sem planos lá em 2010. Ainda bem q não deu certo. Vai q traficava meus órgãos 😂
Nossa guria, eu moro na Inglaterra há 15 anos, e você pode sintetizar bem o que é morar fora do nosso país . Sempre digo a todos que ficam encantados em morar fora do Brasil achando sempre que vivemos num perfeito : “ uma coisa é olhar o país com olhos de turista onde tudo é mágico, outra coisa é ter a experiência de residir nesse país “ Morar fora é para os fortes. Muito bom vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Pelo contrário, morar no Brasil que é para os fortes, aguentar tudo que a gente passa e ainda sem poder fugir daqui... isso sim é ser forte! quem tá indo morar fora é fraco não suportou o caos kkkkkkkkk (viu como não é legal desmerecer quem vive aqui para "enaltecer" quem conseguiu ir morar em outro lugar).
Vi o tiktok de uma Russa que mora no Brasil, dizendo que, logo no primeiro dia aqui, se empolgou e saiu pra passear porque o clima estava ótimo. Aí, no segundo dia, também. E, no seguinte, idem. Até ela perceber que esse é o padrão aqui: clima bom. Ela disse que, na Russia, clima bom é um evento, todo mundo sai pra passear.
Sempre com os pés no chão, isso é essencial, planejar, estudar cada ponto o máximo que puder, e mesmo assim não estará livre dos perrengues. Dicas super importantes, parabéns Angie.
Muito boa a sua avaliação. Morei n'a França, Holanda e em Portugal e senti exatamente tudo isso. Principalmente sobre os "amigos" brasileiros que te apoiam até Você começar a se destacar mais que eles. Daí puxam seu tapete. Viajei muito para descobrir que com a experiencia e humildade que aprendi no exterior posso ser muito bem sucedido na minha terra. Parabens pelo canal.
@@alecsandroenes5569 A sabedoria que se adquire só botando o pé na estrada. Graças a Deus voltei da França pouco antes da pandemia.Estou a três anos vivendo numa cidade vizinha à que nasci e muito mais feliz que em qualquer lugar. Hoje penso mais em voltar a passeio e trabalhar um pouco lá para ajudar nos gastos. .
@@anjofernandestattoo1429 cara, muito obrigado de coração pelo feedback, eu entendo sua visão, penso talvez igual. Daqui 2 anos vou estar na Irlanda, fazendo um intercâmbio, quero ficar aproximadamente 2 anos por lá, mas eu não sei o q Deus tem pra mim em terras estrangeiras. Rs Acredito q na vida temos ciclos pelos quais precisamos viver, tudo colabora para o nosso crescimento, evolução. Sempre pergunto para quem já foi, qual conselho ou o q fariam de diferente se fossem novamente. Eu gosto muito dessa troca.
Boa noite, gosto muito do seu canal, parabens.... Morei 3 anos na Inglaterra.....e passei por tudo isso que falou.... Dificuldades sao enormes, mas eu digo a todos, morar em outro país por anos quando voltamos voce tras muitos conhecimentos que vale como uma ' faculdade'. Nunca desistam de seus sonhos.....boa sorte.....
A saudade para mim eh a parte mais complicada, ligo para minha avozinha toda semana, mas nao eh a mesma coisa do que poder visitar ela qualquer hora. Quando eu fico doente tambem, eh complicado estar longe da mami, ne 💖 God bless as ligacoes de video
Angie... Gosto muito dos seus vídeos. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco. Receba o carinho dos seus admiradores do outro lado do Atlântico.
É bem assim mesmo, toda mudança é difícil, mas mudar tudo de uma vez -cultura, clima, emprego, amigos- é bem pesado. Eu tenho uma história bem interessante sobre mudança. Eu e meu marido sempre quisemos morar fora do Brasil, ele trabalha numa multi nacional e estava tentando arrumar vaga na matriz que fica nos EUA. Dois anos tentando e nada... Aí decidimos que iríamos pra Europa (tenho cidadania italiana) pra tentar a vida por lá, mesmo que ele tivesse que largar o emprego e a estabilidade na multinacional. Meu irmão estava se programando pra ir pra Londres e então decidimos que eu iria com meu irmão pra ficar dois meses e ver se era pra lá mesmo que a gente queria mudar, aí meu marido iria em seguida. Cheguei em Londres, fiquei morando num quarto que eu dividia com meu irmão na casa de uma amiga dele, foi um baque enorme pra mim. Pouco tempo depois consegui um emprego, passei altos perrengues com a língua e o estilo de trabalho dos ingleses, mas as coisas estava começando a se ajeitar, até que um dia meu marido estava prestes a pedir as contas no trabalho e comprar a passagem pra Lomdres, e ele me perguntou: e aí se vc pudesse escolher ia preferir continuar em Londres ou ir pros EUA? Eu respondi que por mais que estivesse bem eu ainda preferia os EUA. Naquele dia ele resolveu aplicar pra uma última vaga pra tentar a transferência, uma semana depois ele foi contratado! Saí de Londres e voltei pra minha casa em São Paulo e um mês depois eu e meu marido nos mudamos para os EUA. A parte mais difícil foi deixar meu irmão sozinho em Londres, mas graças a Deus hoje ele está muuuito bem e em ótima companhia 😁🙏🏻
Acho um país morto com diferenças culturais gigantescas em relação ao Brasil é difícil a adaptação, frio, chuva e temperaturas negativas no Inverno, a Bélgica é trabalho /casa, salários dignos, vida social e mas com esta pandemia terrível
quando eu trabalhava onde tinha muitos brasileiros todos queriam ser amigos e ficavam perguntando de mais sobre a minha vida e um dia respondi q sou graduado na faculdade e nem falei para se exibir so fui sincero... mas no outra semana todo mundo ficou diferente e foi se afastando, mas os chefes(brasileiros) comecou a implicar por qualquer bobeira e ainda exigiu mais producao e chegou no nivel q queimaram a minha imagem para o chefe japones entao sai dessa empreiteira....(essa foi minha experiencia no jp) xenofobia existe mas quando comeca a chegar num nivel insuportave eh hora de trocar de trabalho ou de casa....
A maior dificuldade de morar fora e o visto em si do pais mesmo kkkk.. Com relacao ao clima, eu moro na Australia e entao o clima e o mesmo do Brasil! No comeco tudo e mesmo complicado, no Brasil eu trabalhava como engenheiro de softwares, mas nos meus primeiros tres anos aqui eu trabalhei como auxiliar de cozinha lavando louca, e apesar de dificil eu aprendi muito e sou muito grato. Depois que terminei minha faculdade e peguei o visto, eu consegui um trabalho na area e hoje trabalho pro governo Australiano. Tudo e muita persistencia e fe, vi muito amigos (brasileiros e gringos) voltarem pra suas terras pq nao aguentaram o perrengue. Eu nao tenho amigos brasileiros, ja fui em restaurantes brasileiros e detestei (a comida nao e igual ao do Brasil), mas essa e a vida.. Ano passado quando visitei a familia no Brasil me deu uma tristeza sair de la, porem ao mesmo tempo eu sei que nao teria a vida que tenho aqui no Brasil. Tem o fato tb que depois que voce mora fora o teu coracao nao pertence a um lugar somente, tenho certeza que se voltasse a morar no Brasil sentiria muita falta da Australia. Tenho alguns investimentos, que se tudo de certo, vai me possibilitar num futuro proximo morar nos dois paises..
Parabéns pelos vídeos, tô gostando de assisti-los, Mas amiga se eu te disser que TOOOOOODAS as dificuldades que você citou eu passei aqui no Brasil mesmo kkkkkkk, mudando do Norte pra São Paulo, praticamente já tô bem casca grossa pra isso, engraçado né? Pois muitas pessoas tem essa visão e experiências saindo do país, mas eu passei todas essas dificuldades sem sair do meu próprio. Por exemplo, no início me senti sozinho por que as pessoas no sul são muito mais frias e menos hospitaleiras que no norte, demorei alguns anos pra fazer amigos de verdade, o "Idioma", já sofri de piadinhas e fui diminuído por ter sotaque diferente, já tô há 5 anos em São Paulo e eu particularmente não consegui alugar apartamento pela burocracia, sempre que morei em apartamento foi pq algum amigo da cidade que alugou, emprego bom não consegui quando cheguei, pois ignoraram completamente o currículo da minha cidade mesmo eu tendo anos de experiência, nem pra estágio fui chamado, agora que tô conseguindo me desenvolver profissionalmente e trabalhando aqui em São Paulo a gente não tem muito tempo pra curtir e viajar. Mas quanto aos seus vídeos, está sendo ótimo ver as suas experiências e me preparar pra quando sair do país, eu estou planejando ir pra fora e o meu sonho mesmo seria Inglaterra, porém me parece meio complicado e muito caro, não sei exatamente por onde começar.
Nooossa! Que depoimento tão denso, tão sincero, tão verdadeiro. E sobretudo tão expontâneo, tão leve. Parabéns e espero que muitos brasileiros assistam ao seu vídeo.
Muito obrigado por compartilhar esse ótimo vídeo, Angie! Morar fora do seu país é uma decisão muito importante e você deve estar preparado para as dificuldades que irão surgir. Entretanto, a experiência de vida que você adquiri ,morando no exterior, deve ser muito estimulante. Vou repassar esse vídeo para os meus filhos. Eu desejo que vocês realizem todos os sonhos. Saudações. LIKE#349
@@ApureguriaPassar um pouco da tua experiência para as pessoas não tem preço. Eu adoraria ter vivido uma fase da minha vida em um país diferente. Acredito que seja um experiência única. Eu desejo uma ótima semana para vocês. Saudações.
Muito bom vídeos como esse que trazem discussões, mostrando os dois lados da moeda. Desmistificando muitas coisas que as pessoas pensam a respeito de uma vida fora. Para mim, uma das coisas que pesa mais é a saudade da família e os amigos, e também a xenofobia de algumas pessoas, que pode estar escancarada as vezes, ou de uma maneira sutil em algum gesto no dia a dia.
Gostei do vídeo. Somente me senti mal qdo vc falou que é azarada, se vc acredita vc é e será. Sugestão: não fale nem pense nisso. Te desejo uma montanha de sorte e bençãos te envio boas vibrações 🙌🏼💝
Muito bom esse vídeo, principalmente pra me ajudar a refletir sobre como minha cabeça e minhas expectativas estão, já que mês que vem me mudo pra Alemanha. Obrigada!!!
Estou planejando imigrar para a França em 2023 e já estou me informando sobre todos os pontos negativos de morar fora, para assim já ir me preparando psicologicamente para enfrentar essas dificuldades.
@@Apureguria simm, estou estudando por conta própria desde Abril. Meu plano inicial era imigrar para o Reino Unido, mas minha cidadania polonesa está longe de ficar pronta e infelizmente não vou conseguir entrar no UK antes do fim daquele prazo limite do Brexit.
Excelente vídeo! Grande aprendizado. É muito saber para se ter ideia de que não é tudo maravilhoso, mas sim noção próxima da realidade de uma vida fora do país.
Eu detesto frio e moro no sul. Amo sol e já acho um inferno a época de frio e chuva por uma semana... aí se tu diz que não quer ir embora do Brasil só falta te internarem!
Também amo meu Brasil. As pessoas suprimem as boas coisas do Brasil focando e exaltando as circunstâncias negativas. É um pensamento defeituoso coletivo. Concordo que talvez a pior coisa no Brasil sejam os altos índices de violência, são assustadores. Me entristeço por isso. Mas daí demonizar meu país "continental"? Não! Parece que está se tornando errado dizer que se ama o Brasil. Pois eu amo. 💚💛💙
É importante falar a realidade de morar fora porque as pessoas só mostram o glamour nas redes sociais. É preciso se desprender dos rótulos e títulos que vc tem na cidade onde nasceu ou morou. Se não estiver estudando, as pessoas do trabalho têm sua vida, rotina, família, poucos vão te convidar para atividades fora do trabalho... A sua experiência profissional anterior conta, mas vc não tem network, tem que começar do zero (tem que vir com o psicológico preparado). Eles adoram ligar nas empresas anteriores e pedir referências, isso é um fator cultural importante. Às vezes as empresas do Brasil não estão preparadas para isso e se a pessoa mentir no CV (o que acontece muito) e isso não estiver alinhado com a empresa brasileira na hora da checagem vc pode perder o emprego ou a chance de efetivação se já estiver trabalhando. Fiz muitos amigos nesses quase 6 anos morando na Europa, mas em muitas culturas (principalmente as não-latinas) vc não tem o nível de amizade de frequentar a casa das pessoas pra um almoço por exemplo. Você vai a pubs e restaurantes. Vc tem qualidade de vida numa sociedade mais igualitária, segurança e se vc se adaptar ao clima e à cultura vc pode ter mais qualidade de vida. Mas nem sempre é fácil nem rápido. Costuma ser um passo de cada vez. Enfim, a lista de prós e contras é grande, não é só glamour mas tem muitas vantagens e é isso que me faz continuar por aqui. 😉
Arriscar é a melhor atitude pra tudo na vida. Olha estamos vivendo em país não tão longe do Brasil (Paraguai). Está sendo um grande divisor de águas. Aqui descobri quem eram meus amigos/familiares com quem eu posso contar (3anos aqui e nenhuma visita recebemos). Quando eu precisei mesmo quem me ajudou além do meu marido foi uma conhecida aqui Paraguaia. Agora a comunidade Brasileira só conhece Asuncion e Fronteira... Aqui tem perrengue de monte, mas não troco a experiência vivida por nenhuma das outras que tive no BR.
Moro cá em Portugal tbm a 2 anos ,e sim existe o preconceito com os brasileiros ,já passei por algumas situações sim por aqui por ser brasileira e mulher enfim ..força !!!
Ótimo vídeo, como sempre. Sobre seu comentário do seu "azar"... Eu sempre digo que nada é por acaso. Acho que essas coisas acontecem com vc pq vc é resiliente (às vezes pra testar essa resiliência tb kkkkk), mas acho que principalmente, acontece pra vc poder compartilhar com as pessoas aqui sobre o que funciona e o que não funciona. E já te digo que seus vídeos ajudam muuuuuuiitooo! Tenho planos de morar na Inglaterra (já moro na Europa), e a maior parte das informações que eu to juntando são daqui, pq são muito boas e diversificadas. 👏
Nossa parece que eu já fiz intercâmbio antes!! Em Curitiba -Pr! Sério, aqui faz frio, não tem amigos, chove!! Ou seja... eu estou pronta para fazer uma imigração!! Perrengue , aceitação, trabalhar em uma cafeteria! Não é problema pra mim! E , guria mais positividade!! Falar vai dar tudo certo!! 😉🉐 2 anos? 3anos vc está aí?
e eu que morei la 6 anos hahaha tem gente q vale a pena, mas eh bem dificil né eu trabalhei num café no qual o chef era um bosta e num restaurante com veias do djanho hahah as coisas pioram e melhoram, nunca eh estavel infelizmente
Idem! Não tenho quase nada de amigos aqui no BR, vivo trancada dentro de casa e sou bem antissocial. Trabalho em um lugar que detesto, estou me formando em um curso no qual não vejo nenhuma perspectiva..Meu noivo mora na Alemanha, tô indo pra lá daqui 3 meses. O que vai mudar na minha vida?? Basicamente nada 😂.
Achei hj se canal, sou Selma. Vcs fazem trabalho sensacional, compartilha tantas informações preciosas que ajuda tanta gente. Gratidão pela existência do seu canal, seu trabalho extraordinário bjs.
Muito bom esse vídeo, nunca vi tanta verdade. Estou na Inglaterra fazem 2 anos aproximadamente e realmente não é fácil, e como você disse, é uma questão de tempo e de persistência
Olá da Amazônia Angie, obrigado por essa explicação tão verdadeira e necessária pra mim. Essa reflexão que você fez é realmente muito boa e necessária para todos nós, já que muitos de nós pensam que morar fora do país é só as mil maravilhas e depois tudo passa, sendo que a vida REAL não é video game ou filme. Abraços e espero sua volta para o Brasil.😉
exato Davi, muita gente só mostra o "lado bom" e esconde todos os problemas, sendo que existe em todo lugar ne! fico feliz que gostou. um dia volto pra Amazonia, adorei visitar!! vc viu q fiz varios videos ai??
Mesmo planejando e se preparando, aparece uns perrengues inimagináveis. Mas é uma experiência enriquecedora no sentido de evolução e desenvolvimento pessoal.
Nosso país (Brasil) é lindo é muito rico... pena que a riqueza não vem pra perto do povo, e sim, roubada do mesmo... causando essa falsa sensação de que ele é o pior dos países.... uma pena nosso povo ser tão submisso e alienado a tudo :( ... mas é isso mesmo, todo lugar tem problema
Como você encara essa questão de não conseguir construir uma carreira pois sempre está pulando de um sub emprego para outro? Você é muito corajosa e simpática!
Quando a galera pensa em morar fora, a maioria infelizmente acaba pensando na CONVERSÃO da moeda e esquece de pensar no CUSTO DE VIDA da moeda local pra ter pelo menos uma média e se preocupar em tentar ganhar mais do que essa médica pela segurança e nem tanto pelo conforto... apesar de que ter segurança já te deixa mais confortável, mas enfim, fazer o que... foda =/
Oi, Andie. Esse vídeo veio em boa hora. Eu e minha irmã conversamos muito sobre ir morar na Itália, mas conversamos muito sobre permanecer aqui no Brasil. Enquanto isso, estou estudando o idioma, se não formos morar, vou viajar para passeio falando italiano. =) Ótimo conteúdo. Siga firme com o canal! Beijossss
isso, italiano é legal aprender pq eles são simpaticos (normalmente) e vc aprende muita coisa sobre gastronomia haha a viagem com ctz será muito mais prazerosa! q bom q gostou do video!
Não quero desestimula-la, mas muitos estrangeiros estão saindo da Itália, até mesmo italianos. Não há emprego para cidadãos italianos, piorou para estrangeiros. Também para a locação de imóveis são muitas entraves. Muitos chegam a cobrar um valor inicial de 6 meses e até um ano de aluguel. Tenho alguns amigos que decidiram sair da Itália e mudar para outros países.
@@ana7paula, agradeço pela sinceridade. Esses motivos que você citou nos fazem pensar em ficar aqui no Brasil e repensar nesse projeto. Não podemos nos iludir né?!?! Com todos esses empecilhos, o não sair do Brasil permace. Beijossss
@@maribaggio1872 sair do Brasil para ir pra Itália, hoje, é como trocar 6 por meia dúzia. A situação aqui está muito grave, principalmente no que se refere a trabalho e sem isso vocês não têm acesso ao resto.
Vídeo maravilhoso, é muito bom saber desses tipos de coisas antes de viajarmos pra outros lugares, as vezes Podemos até imaginar q é apenas flores mais aí vem os espinhos Bjs Angie!!😘😘
com ctz! tem varios problemas e obstaculos para enfrentar,,, conheço muitos q sentem saudades da familia no BR e não conseguem ir pra frente pq estao dependentes
Tive 2 fascinantes experiências em tempos distintos. Fazer turismo é tudo de Bom!Quando é a trabalho a coisa muda de figura e você é apenas mais um . Morei na Itália mas te digo que gente é mequetrefe ou ponta firme em qualquer lugar do mundão. Grato pelas atualizações!
Pra galera ver que morar fora não é mil maravilhas como parece ... A burocracia de resolver tudo em uma semana do que os locais já tem desde nascimento quase hahaha
Minha experiência na Inglaterra e com filhos: 1o) da para vir com emprego pois existem empresas que fazem entrevista por Skype (claro que isso são empregos bem especializados e será a nova regra de imigração). Se não for possível, venha com de £ para alugar 1 casa e comer. 2o) Em relação a viajar: se a pessoa tem filhos ela só consegue viajar nas férias escolares e claro que as passagens e hospedagem são mais caras nessa época. A partir do dia 01/01/2021 as regras de imigração irão mudar e conseguir um trabalho será pré requisito, além do inglês fluente
Muito verdade! Mas já posso dizer que, após 3 anos vivendo em Portugal, consegui sobreviver a todos esses pontos e a resiliência só nos fortalece! Não me arrependo de nada, mas aos que ainda sonham ouso dizer: planejem sempre, façam sempre o certo por lei, tenham sempre um plano B caso o 1o não dê certo e um pé de meia para pelo menos 1 ano (tempo que provavelmente já teria alguma documentação mínima).🙏💖🌹
Qual é a sua maior dificuldade para morar fora??
Veja o passo a passo para morar fora do Brasil th-cam.com/video/PBv_w92iGSg/w-d-xo.html
Saudade dos meus parentes.
Acho que emprego é a maior dificuldade. A melhor forma é já ir encaminhado.
E é claro, medo de ser traficado.
E dependendo do lugar, medo de catástrofes naturais.
Pra mim seria a adaptação e a saudade .
"A única coisa permanente na vida é a mudança." (Heráclito).
Hhaha
frase sensacional. obrigada pela citação.
Verdade. Vamos morar juntos na Europa 😍
Aí vem Parmênides e contrapõe Heráclito: "o ser é imóvel porque se se movesse poderia vir a ser e então seria e não seria ao mesmo tempo."
Traduzindo: nada muda; tudo é Uno. A mudança é uma ilusão dos sentidos.
Olá! Acho que uma das coisas que você não mencionou é a falsa impressão que os brasileiros têm sobre a vida fora do Brasil. Temos a falsa impressão que tudo fora do nosso país funciona, que só os brasileiros são mal educados e a verdade é que nada é perfeito em lugar nenhum. Já morei na Espanha, na Alemanha e na Holanda. E todos os países tinham e tem problemas... Na Holanda, por exemplo, a burocracia é gigante. É difícil ter um contrato de aluguel, é difícil (e como é difícil...) abrir uma conta bancária. É difícil comprar um cartão de transporte, até comprar um chip de celular. Eu estou falando isso como uma pessoa esclarecida, bem empregada e com todos os documentos em dia. Tudo se paga e tudo é muito caro! Os impostos são absurdo, tem taxa para tudo, e o transporte público é caro e não chega facilmente a todos os lugares (não tem trem para todo o canto, o trem é caro e sempre sujo). E andar de bicicleta é lindo e divertido em um dia de sol no verão, mas na Holanda chove o tempo inteiro, venta absurdamente. Você está sempre molhado, descabelado e cansado. Isso não é para desanimar ninguém, mas é para deixar claro que as coisas são difíceis em qualquer lugar. Sem falsas expectativas. Só veja o lugar que te faz mais feliz, independente das adversidades. Um abraço,
Oq vc achou da Espanha? Atualmente, onde vc está morando e pretende continuar neste lugar? Qual foi mais ou menos o processo q tu passou pra conseguir morar nesses lugares?
Desculpa tanta pergunta, mas ficaria mtt grata e me ajudaria mt se vc pudesse responder ❤️❤️
Holanda está entre as minhas pretensões pra intercâmbio e ver isso, agregou mais. Obrigado ^^'
@@nizinha3785 fico feliz que tenha te ajudado! Se tem interesse em saber mais sobre a vida na Holanda e as cidades holandesas, dê uma olhada no meu canal...
th-cam.com/channels/EYcNeZSVkQgjVRs0mimQkw.htmlvideos. Falo sobre Groningen, Leeuwarden, Roterdam, Haia. Acho que talvez te interesse. Um abraço,
@@vanessaomenezes Valeu. Vou ver :)
To usando a conta da minha mãe kk
Um exemplo é a Alemanha. Tudo lá é por papel e fax, um saco!
Ou seja, sempre tenha um Plano B e valorizem a sua quebrada e quem mora com você. E não confiem em ninguém. E usem máscara. É.
lavem as mãos aeuaheuahe
Aeuhahuaha
@Edna Justino Toledo Eita, é muito amor no peito😌
Estou morando na Inglaterra há 3 meses. É isso mesmo que acontece. Sempre viajei bastante, mas morar é totalmente diferente.
pensa q vai ser uma festa mas é não aheau
Minha sobrinha mora do lado da faculdade de Cambrhig .
Europa é bom pra passear, ou se vc tem documentos...se não vai ganhar pra comer
@@rodolfosilva3827 ilegal só se ferra.. mas faz sentido se ferrar. Não seja um ilegal, vá pra portugal dps mude-se como cidadao portugues. Isso como ultima opção, mas mesmo assim ainda vai ter q ficar um tempinho ilegal em portugal dependendo (pelo menos pode ir como turista e trabalhar e andar a papelada)
Moro fora do Brasil há 12 anos, não penso em voltar nunca mais, mas acho que morar em outro país é uma experiência enriquecedora mesmo se for temporária.
Falta de emprego e muita burocracia são enormes no Brasil, não achei pior na Itália, na Inglaterra ou na França.
Quem é muito apegado à família, comidas, hábitos, vai sofrer até se trocar de Estado no Brasil. Tem que ter espírito de aventura e desapego. Fazer amizades ÍNTIMAS no Brasil também é difícil pra quem é estrangeiro (amizade pra balada é outra coisa; é só perguntar pra vários estrangeiros que moram no Brasil, ).
A única coisa que eu não esperava, é como alguns amigos do Brasil não conseguem manter uma amizade à distância; mesmo tu procurando, tentando, etc, algumas amizades morrem com a distância e a relação com a família também muda.
Me identifiquei demais com reu relato, é esse o espírito de desapego e vontade de aprender com a experiência, sem drama. Tô muito feliz na Itália e melhor aqui do que tava no Brasil, inclusive a respeito de companhias, pessoal é mais sincero e sou reservada, me dou melhor com um europeu que com um brasileiro invasivo. Vai do perfil da pessoa. Precisa de coragem e bancar, ter desapego, é isso.
Amei seu comentário achei ele é incrível eu sou muito grata a Deus pela família que eu tenho mas não iria deixar de vivenciar essas coisas por causa deles acho que a única dificuldade mesmo vai ser eu deixar minha mãe porque eu realmente eu sou muito apegada a ela mas eu também não deixaria de morar ou visitar outros países por causa disso, eu tenho três países na minha mente que eu gostaria de morar, Japão, Coreia do Sul ou Canadá mas com certeza eu vou visitar os três e ver qual é o que eu mais gosto mas eu quero visitar muitos outros países adoro conhecer novas culturas tenho esse espírito de Viajante, Aventureira.
@@hanagoo996 Ao menos tente! Nem tudo são flores, mas como eu disse, veja tudo como uma experiência e não vai te arrepender! Boa sorte! 🍀
Voce tem toda a razão, me identifico com o teu depoimento, se eu falo em voltar é pra voltar para onde moro hoje, Brasil é so pra visitar mesmo... e amigos e amizades...dizem que ter uma amizade de anos, demora anos pra ter, chegando num lugar novo, onde voce nao conhece ninguem sempre é dificil.
Alisa, você disse claro sobre a burocracia. Quando as pessoas falam de burocracia em comparação ao Brasil é o seguinte; são pessoas que não são pobres. A maioria aqui não é pobre, pode não ser rico, mas pobres jamais foram! Minha mãe era enfermeira quando eu era mais novo, até os 22 anos que saí de casa, toda essa parte médica eu sempre tive em casa, se precisava ir ao médico, no hospital em que ela trabalhava eu tinha tudo! Quando saí de casa, arrumei emprego e nunca tive "burocracia" ao tratamento. Certa vez fui com um amigo no SUS aqui em SP. Nunca imaginei que para ser atendido em uma simples consulta poderia levar média de 9 horas de espera, 12 horas de espera e mais 4 meses para marcar uma cirurgia e no dia chegar e ter de voltar 2 meses depois (fizeram um encaixe) por que erraram o sobrenome do paciente. Mas eu estava com ele nessa situação! O sobrenome dele é polonês e este estava, mas o nome do meio que é Gaspar não estava, estava como Fonseca. Falei "O nome dele é esse aqui, só erraram Gaspar por Fonseca e o sobrenome dele é incomum, depois vocês trocam!" e o médico disse "Não posso fazer nada, é protocolo".
Tem que ir muito preparado com uma carga horária alta de vídeos do Apure pra não virar um homeless.
aheuaheua neee
Concordo plenamente hahaha
Uma das dificuldades que eu encontrei na Inglaterra foi os remédios. Sou hipertenso e no Brasil ganhava os remédios ou se resolvesse comprar, ía na farmácia e comprava por 5 reais. Aqui, se vc não for no médico, não compra. O controle sobre remédios para hipertensão parece controle de anfetamina, e são muito caros. Pra mim que não tenho cidadania européia foi um caos, tive que pagar muito caro por uma consulta e depois muito caro pelo remédio. A luz do dia tbm te deixa deprimido e eu demorei pra notar o porquê. O sol não sobe, ao contrário do Brasil que ao meio dia o sol está em cima de vc, aqui ele nasce no inverno quase 10h, sobe um pouco no horizonte, fica o dia inteiro lá, não cruza o céu e como vc disse, 3h ele se põe, dá uma sensação muito deprimente.
sim exatamente, muita gente não percebe que isso entristece até sentir na pele né
eu fico particularmente bem depressiva nesse periodo :(
É disso também que tenho medo que me influencie pois gosto de sol, céu limpo, sinto vida e alegria já o tempo cinzento se passar de mais de dois dias me deixa deprê..
@@janelima2119 detesto sol, calor, areia, praia! Me dou super bem na Inglaterra. Quase morro no no verão Brasileiro mesmo sendo do sul. Se pudesse moraria na Finlândia 🥵
Sobre os medicamentos, como está agora?
Consegue de uma forma mais acessível ou ainda tá um roubo?
Luciano Hard Rock , tem a the independent pharmacy Uk que vc consegue comprar medicamentos on-line. Você entra no site, responde questionário sobre sua saúde , fala que tinha prescrição médica no país que vc morava, eles avaliam e te vendem o medicamento. Eu tenho doença auto imune e até tenho acesso a NHS, mas meu GP não pode receitar uma série de medicamentos, preciso passar por especialista que demora em torno de 6 meses pra ter acesso.. Como minha doença não pode esperar, eu compro medicamento nessa farmácia on-line, meu marido também compra alguns que ele precisa, pq se for esperar pelo GP, eles só receitam paracetamol.
morei 2 anos em Portugal, agora estou na Inglaterra, algo que mudou muito foi o tratamento como imigrante, porque aqui somos imigrantes comos os outros... indianos, paquistaneses, europeus em geral... todos imigrantes. Mas em Portugal, o preconceito com brasileiros é enorme.Esse preconceito é pra mim o mais dificil
Sério? Tenho a intenção de fazer uma pós em Portugal com duração de 1 ano, mas tenho receio disso e também do sistema de saúde deles, ouvi dizer que na Europa toda o sistema deixa a desejar em especial em Pt. Como você passou por essa xenofobia?
nunca fui tratada diferente por ser brasileira em si, so por imigrante msm
ai eu sempre respondia pq não levo desaforo pra casa
Geralmente sou destratado por brasileiros aqui e lá fora.
@@leticiamannrich431 pesquise sobre os incidentes recentes nas faculdades de lisboa... em uma tinha uma caixa com pedras que dizia “pegue sua pedra pra tacar num ZUKA” e muitos deles chamam a gente de zuka com conotação perjorativa
Os portugueses estão pistola conosco. Dizem que invadimos PT (verdade seja dita), o valor dos aluguéis disparou, inclusive para eles, enfim, não está fácil para brazuca lá não...Nos veem como inferiores, terceiro mundo, latinos e eles Europeus...A história de sempre...Na maioria dos vídeos de brasileiros lá é raro falarem a verdade.
A grama do vizinho é sempre mais verde, mas ainda é grama né 🤣🤣
Gatinha
em ultima estância sal e azeite e .....voilà : ... temos uma salada bem vegana.
No Brasil é floresta.
Depois descobrimos que a grama é de plástico. Kk.
@@ch7428 kkkkk
Eu moro em Massachusetts há 4 anos e meio e me identifiquei com TUDO que você disse! A falta de luz solar no inverno é o que mais me incomoda!
olá! tem muito emprego aí?
haja vitamina D em cápsula.
Na Alemanha a mesma coisa. O que me dava um ânimo era ir pra academia, e nem isso tem mais por conta do Lockdown.
@@rafaelamazzega5417 tenho uma tia que mora no Norte dos EUA, muito frio, neva bastante. 6 meses praticamente dentro de casa, bem frio e ela tem dois filhos. Todo mundo toma vitamina D lá kkk ela já chegou a ficar depressiva por causa disso. Só melhorou porque final de ano ela tenta vir pro Brasil. Mas é bem isso
si o poblema ai for so a falta de luz eu mudo de pais
Eu vivo em Portugal há quase 13 anos e realmente uma coisa que eu noto é que tem gente que cria umas expectativas muito pouco realistas e não pensa no tempo que as coisas podem levar para acontecer. Tudo no começo é muito difícil mas melhora com o tempo, com trabalho e muita paciência, você vai começar do zero, por vezes a sua experiência profissional e seu diploma não vão valer praticamente nada e você precisa entender se vai ou não conseguir lidar com isso. A questão do trabalho para a maioria é: um trabalho leva à outro melhor, mas se você tiver paciência e sorte, pode ser que consiga chegar onde pretende. Aqui em Portugal felizmente eu acho as coisas muito menos burocráticas do que no Brasil (tirando vistos e essas coisas, que são super enrolados), mas no geral eu sinto que consigo resolver as coisas aqui com muito mais facilidade do que no Brasil (atenção, minha opinião e vivência pessoal, pode não ser o mesmo para todo mundo). Acho que no geral o mais importante é se conhecer e tentar entender o que você pretende com a mudança, se é para juntar dinheiro (vai penalizar todo os outros departamentos da sua vida), se é para ganhar uma nova experiência de vida (você vai curtir muito mas não vai guardar nada porque tudo é muito caro), ou se é para viver definitivamente fora do Brasil, como foi o meu caso. Cada vivência é única, mas o que importa é o que você procura e como a sua personalidade e realidade de vida vão lhe permitir viver essa experiência.
Durante um tempo pensava em morar fora, mas hoje apenas gostaria de viajar mais.
Vc pode morar fora por um periodo
Como diz meu marido, aqui (exterior) é onde o filho chora e a mãe não vê! 💪💪
eh tensoo
Ué, mas aqui no Brasil também não é? Kkk gasosa tá 6 conto, gás 100 reais, carne 32 reais.... Um bando de político corrupto que te assalta todo dia e um presidente maldito que todo dia ameaça de dar golpe no país. Tem que ser muito burro pra alguém querer ficar aqui
Aqui tb, as pessoas tudo desempregadas, vivem de doação e de aposentadoria
irmã aqui tem gente fazendo fila no açougue pra comprar ossos pq pra carne nem dá... tem dificuldade no exterior sim ninguem nunca disse que não tinha mas com certeza é menos dificuldade do que a gente enfrenta todos os dias no brasil
@@lukietiger6417 ué patrão, sua família toda e amigos estão aqui, se apertar muito sempre pode pegar um empréstimo ou ir morar na casa de alguém. Faz isso em outro país só você e Deus.
Isso mesmo guria. To ha 4 anos aqui na luta nos USA. Nao imaginei nem 1/10 dos perrengues q passei e passo aqui. Mas a vida é assim mesmo, a gente é Brasileira e nao desiste nunca rss bjs
todo dia um 7x1 hahaha
Isso de maior propensão a depressão eu não sabia que era tão sério até sentir "na pele" quando minha melhor amiga foi pra Austrália, ficou uns 2 anos e meio lá e teve que voltar pra tratar da saúde mental dela porque não tava dando mais :( é um ponto muito importante pra deixar bem claro pra quem quer morar fora (eu included) porque e muito real, infelizmente
O que houve com tua amiga? O que a deixou tão perturbada? Logo na austrália?
@@Ricardo-dl3fn desculpa mas achei sua pergunta muito indelicada, pessoas podem ter depressão por muitos motivos e independente do lugar que estejam, então não entendi sua admiração com "logo na Australia?" porque isso pode acontecer em qualquer lugar, principalmente estando longe das pessoas que se ama. Achar que algum lugar específico oferece só alegrias é a pior ilusão que se pode ter
@@vddpura4923 uau você claramente nunca teve problemas de saúde mental, parabéns pela ignorância e por pensar assim! O que adianta encher o corpo de vitamina d e exercício e ficar num lugar aparentemente perfeito se a cabeça não está boa por conta da distância das pessoas que ama, dos costumes que tava acostumado, de lidar com possível hostilidade de quem mora no outro país? É tão fácil falar que depressão é besteira e questão de exercício quando tu acredita que outro país é tão melhor assim do que o Brasil e tá disposta a sofrer todos os dias só pra não ter que viver aqui. Depressão não é só "uns problemas" e estar longe de amigos e família pode piorar esse quadro, então não, se minha amiga estivesse no Brasil nesse meio tempo ela não estaria assim. Ela não "desistiu só por alguns problemas", ela simplesmente percebeu que aquela vida não era pra ela, os planos mudaram e ela priorizou a saúde, e não, ela não estava passando necessidades. Tem que ter coragem viu pra cagar totalmente pra sua saúde só pra manter o status de morar fora, eu hein
Você e sua melhor amiga devem mesmo ficar juntinhas a papai e mamãe, vão se sentir seguras e amadas.
Mas parem de ficar inventando essas estrepulias de viajar em garotinhas, o mundo lá fora é muito malvado.
@@erikacaroline2539 ah, e tem mais ein, já tive depressão, hoje estou com 52, e tive com 20 anos, te falo com propriedade sobre. A depressão não tem motivo nem lugar, ela simplesmente te pega, só te faz querer morrer, nada tem cor ou sentido quando ela te pega. Então, voltando ao assunto principal, você só está expondo seu problema pessoal no lugar errado. Este canal é informativo, sobre viagem.
Obrigada por falar a verdade, alguns vão morar fora do Brasil e ficam falando mal do nosso país, inventando que tudo são flores. Sucesso na sua caminhada.
O problema é quando vc volta pro Brasil vc descobre o porque de ter saído.
Falou tudo !!! 👏👏👏
AQUI SE TRABALHA 3 HRS PRA COMPRAR ARROZ, QUEM NUNCA TRABALHOU NO PESADO AQUI NÃO DEVE SAIR MESMO....
Kkkkkkkk
Pense positivo sempre independente da situacao. Assim vai enfrente. Nunca diga que e azarada
Podera atrair.... Lei da atracao. BOA SORTE🙏
Foi exatamente oq eu pensei
Engraçado é os comentários ignorando todo o vídeo porque "ah todo lugar é mais fácil que o Brasil". Só o fato de você ser um estrangeiro já dificulta pacas, mas todo mundo faz parecer que é tudo mágico e fácil porque é esse tipo de vídeo que dá dinheiro. Aqui eles sempre vão dar preferência pra quem nasceu no país. Estou na Holanda e mesmo meu parceiro ganhando super bem, se ele ficar pouco tempo desempregado já é complicado, tem risco de ir embora porque o custo de vida é alto, o aluguel é Altíssimo, muitas pessoas (que nasceram aqui mesmo) moram em grupo, várias pessoas pra dividir aluguel. O tempo é chuvoso e frio sempre, o sol faz falta. A comida é péssima, sei de outros países que é melhor, mas mesmo assim não vai se comparar com o Brasil. Pra ter ideia, um moço daqui foi pra Grécia e elogiou o tomate de lá, só porque tinha gosto.. as frutas aqui não tem gosto. Tem a questão do idioma, aqui a língua é holandês, eles falam inglês mas preferem falar a língua deles claro. Pra emprego, muitas vagas exigem holandês, tudo no mercado é em holandes. Mas o pior de tudo mesmo é essa constante sensação de não ser daqui.. Talvez pela língua, talvez pq ninguém faz amizade com estrangeiro aqui, até quem aprende holandês é difícil. E tb a questão de nunca estar seguro financeiramente. Já imagino as pessoas dizendo que tudo isso é mimimi, mas só passando pra entender. .
É porque o brasileiro só dá valor quando perde. O Brasil é lindo demais, não troco por nada! Temos muitas coisas a melhorar, mas aqui é que é a nossa casa.
Reclama demais! Avemaria...Reclama até do idioma holandês, wtf!!! Claro né, brasileiro é folgado demais, quer chegar na casa dos outros e ditar as regras 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣... Por isso que a maioria se ferra e dps volta chorando e falando mal do país
@@someone4682 ,morar fora do Brasil,é. Muito difícil, mas morar no Brasil. Um dos países mais violentos do mundo, sem emprego,tudo caro,etc. Poxa!!! Fala sério, NÃO tem lugar perfeito no mundo e morar no Brasil ,não é viver,é sobreviver
@@someone4682 Já saiu do Brasil? Já mora fora? Experimenta antes de criticar a experiência alheia.
@@IM-rf5si Depende da situação e de qual região se fala. Morar no estado de São Paulo e na região sul do Brasil é gozar de altíssima qualidade de vida. De onde você é? Já pensou em mudar de estado? Não dá pra querer comparar qualidade de vida no norte ou nordeste com a região sul, por exemplo. Santa Catarina no Brasil tem cidades mais organizadas que cidades na Europa. Um exemplo? Jaraguá do Sul.
O clima é um fator importante aqui no Canadá. Acostumar com um inverno de 5 meses, neve e escuridão às quatro da tarde.
Moro fora do Brasil a quase 10 anos, sou novo aqui no canal e estou curtindo muito.
Angie,você não é azarada!Tudo em nossa vida tem o tempo de Deus,ele é que determina o que nós precisanmos,quando nos será concedido e como será concedido.
Tenha FÉ e tudo se resolverá.Nas horas difíceis lei o salmo 23!
Fique com Deus.
Vc foi perfeita nesse video! Com toda a sua experiência, vc pode abrir os olhos do pessoal que pensa que morar fora é moleza! Exige muita coragem e planejamento.
obrigada por assistir Maria!!
Já pensei muito em morar fora do Brasil, mas agora prefiro ficar por aqui mesmo. Só quero conhecer viajar todos os países que eu conseguir.
Vem pro rio bb
já pensei em continuar no br kkk porém a segurança e os impostos desanima de viver aqui.
@@isaiascaetano5888 concordo
@@isaiascaetano5888 os impostos lá fora são mais altos que aqui, principalmente na Europa
@@PanicoGamerZ kkkkkkk sério? E por que o iPhone aqui custa 5x mais do que lá? Duvido que lá é maior.
Parabéns Angie , você está prestando um grande serviço aos brasileiros desesperançados que querem sair do Brasil , tenho dois filhos que vivem na Holanda a cinco anos , as dificuldades são gigantes , há crescimento na adversidade sim....mas você com muita clareza , faz alertas para que ninguém saia iludido pensando que lá fora é um mar de rosas , parabéns guria , vida longa pra ti .
Muito bom vídeo, Angie! E muito útil para mostrar às pessoas que acham que ir morar fora vai resolver todos os problemas da vida dela que a coisa não é bem assim ... Um ótimo "choque de realidade" para as pessoas pensarem bem e, se decidirem ir, que vão conscientes dos problemas que terão que enfrentar ... Valeu!
com ctz! um dos maiores passos eh a saudade da familia, para muitos eh o lado q mais pesa!
Os problemas são iguais em qualquer país, e sem dinheiro aí. Engrossa .
Angie...se eu já curtia seus vídeos,agora fiquei apaixonada literalmente,viu? Amei mesmo a maneira clara e sem desaminar os que querem sair do Brasil,uma realidade que vc já viveu e vive.Sem falar dos " vídeozinhos" para cada tópico.Você é 1000 porque 10 é pouco,viu?🤭💮🥂E SALVADOR,lhe espera.rs
obrigada Mara!!! fico feliz que me acompanha tão de pertinho!!
Bem esclarecido... Moro fora e concordo com o que tu falaste...para quem quer vir, reflita bastante antes de vir.
Moro na Inglaterra desde 2001, isso mesmo 2001. Hoje em dia já me tirei minha nacionalidade britânica. Mas tudo qur você falou no vídeo é verdade sim, e vou dizer conheci muitas pessoas que voltaram pr Brasil e outras como eu que fomos resilientes. Mas com essa pandemia as coisas aqui estão cada vez piores.
Boa sorte à todos.
nem sempre compensa né Dora, se a pessoa não é feliz e não melhora, talvez seja interessante voltar. eu fiz isso quando sai da Alemanha e uma das melhores decisões que já tomei. pude começar de novo
Eu vi o seu vídeo da Alemanha, e muito bom. Boa sorte pra vc. Adoro seus vídeos
Eu vim para o uk para juntar dinheiro para regressar ao Brasil apesar de ser portuguesa. Acabei ficando por cá, porque fiquei doente. Já vivo aqui há 17 anos e agora estou tão habituada que acho que não conseguia viver noutro lugar. Mas..... foi muito ruim a adaptação.
Solidão, coragem, adaptação, desapego, aventura... Me encaixo nisso aí... Não tenho amigos assim os poucos que tem tudo casado, tenho espírito de aventura, me adapto bem, sou desapegada a pessoas e ao material. O que me falta é organização para realizar isso, mas viajar sozinha daria para essa experiência. Morar queria, mas minha realidade não permite.
Concordo que ñ é simples ser estrangeiro em outro país , mas viver no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro é cada dia mais desgastante. Ñ existe segurança. A violência é o habitual. Infelizmente, a burocracia tb existe aqui no Brasil. São as escolhas.😘
verdade
Morei fora do Brasil e passei por vários desses assuntos abordados no vídeo, quem ainda não tem essa experiência, pode acreditar na Guria que foi bem acertiva nos pontos de vista.
Muito bom. Achei muito real, nada de fantasioso. Tu fala a real, não "glamoriza" a vida fora. Parabéns!
Faz tempo que não vem ao Brasil?
Oi Jonatas, não faz muito tempo, fui em novembro pra curtir um pouco o calor... mas peguei muita chuva haha
Mudei para Sheffield, UK, mes passado, e até agora ta de boa, tirando o frio, to curtindo haha
Aahh eu amo o inverno, que anoitece mais cedo. Odeio o verao, que anoitece ás 23 hrs... Pra mim o clima na Europa é um plus da lista. Eu acho muito ruim os médicos, o atendimento médico daqui. No Brasil vc consegue fazer check ups com o plano de saúde tranquilamente, aqui vc tem que implorar... eles n levam a sério a prevencao.
Nunca pensei em morar fora do Brasil. Sempre achei meu país melhor!
todo lugar tem seus problemas ne
@@Apureguria Sim, todo lugar tem, mas temos que lembrar que o Brasil ainda é um país de possibiidades. Vejo jovens falando em ir embora esquecendo que ser imigrante de primeira geração é recomeçar literalmente do zero. É fazer um grande esforço somente para poder participar do sistema. Mais uma vez, quero deixar meus parabéns pelo teu trabalho de divulgação da vida fora do Brasil. Bjo.
@@guilhermefigueiredo766 cara fica na tua o cara n falou mal de quem sonha em ir pra fora n, só ressaltou que ele fica bastante feliz cm uma jovem fazer vídeos p q a geração q quer ir vá cm os pés no chão e não sonhando q as coisas são cm em filme n. Outra, não é pq vc n gosta de morar no Brasil q automaticamente todos os brasileiros devem odiar o país q vivem n, tem gnt q gosta de viver aqui pq a vida dele aqui é boa assim cm vc caso estiver morando fora do Brasil está morando fora pq achou um lugar no qual se sentiu bem e mais pertencido e td bem, cada um cm as suas escolhas.
@@guilhermefigueiredo766 concordo com tudo que você falou, os Brasileiros tem que ser estudados pela NASA, são seres bem extranho, eu moro na Alemanha.
Na caverna e sem referência de comparação. Ignorance is bliss.
Gostei desse vídeo.
Mandei pro meus amigos e amigas e familia e eles não acreditavam em MIM ( ja ri de mais )
Falar ingles antes de vir pra cá é muito importante.
Um amigo me disse uma vez: "la fora você é só mais um", achei meio esquisito isso e não concordei. Agora eu entendo :(
Isso depende que classe social você é... porque aqui no Brasil se você é pobre nem é "só mais um" você é nada.
@@camilaabreulongara7436 😞 infelizmente você está certa até certo ponto
@@camilaabreulongara7436 concordo, meus vizinhos e eu desde 2020 e principalmente 2021 quando desandou de vez e o poder público decidiu que estava cansativo tirar as barricadas, nos tornamos mais 1 sendo intimidados pelos novos traficantes e milicianos que nos cercaram de barricada, cortaram os serviços pelos quais pagavamos por que eles decidem o que podemos ou não ter, baile financiado pelo tráfico até de manhã que não deixa as pessoas dormirem, venda de drogas a vera nesses "eventos",e pior na porta das pessoas muitas vezes, tudo perto de uma delegacia, vem polícia passa por fora e vai embora,vem a equipe de obra da prefeitura faz a obra por fora ou seja impossível que a gestão não saiba, enfim somos ninguém no nosso próprio país, estado e município de nascimento, fora os preços altos no mercado e etc..damos muito não recebemos quase nada, não poderia reclamar por não ser posta no colo pelos gringos.
ochi, e vc quer ser o que ? o rei chegando na europa ? 😆 aaai gente por favor , se na nossa terra a gente é só mais um imagina na terra dos outros , parem de ser emocionados , o importante na europa é vc concretizar seus objetivos e mais nada .
Viver é desgastante, então cada conquista é uma vitória enorme, você é uma guerreira, apesar dos perrengues está sempre de bom humor , isso é muito bom ... o Sol não nasce brilhante para todos, infelizmente ... força e paz
Moro em Barcelona há 5 anos, concordo com tudo o que vc disse. Ainda mais na questão de trabalho e amizades.
muito complicado né!
Pretende ficar por ai?
@@criacriaturas sim, apesar de eu ter problema em encontrar emprego, vim pra cá pq meu marido trabalha com tecnologia da informação (TI), e hoje em dia é uma das melhores profissões pra quem deseja morar fora. Ele foi contratado ainda estando no Brasil, em um mês chegamos aqui.
Morar em outro país é pra poucos. O primeiro grande desafio é o idioma. Sinceramente acho surpreendente como aprendem. Como decoram todas as palavras. Como entendem quando falam rápido. Acho que quem aprende outros idiomas, tem habilidades que a maioria não tem.
Sempre sonhei em morar fora, era o ápice da liberdade e independência na minha cabeça rsrs Hj sou mais realista (e mais velha tb). Adoro assistir os vídeos aqui no Apure guria, e depois desse definitivamente entendo que isso não é pra mim 😕
quem sabe vc não faz algo menor como um intercambio só pra ter um gostinho né!
Eu na vida.
Minha vida no BR era e é boa e eu inventando d cair fora sem rumo, sem planos lá em 2010. Ainda bem q não deu certo. Vai q traficava meus órgãos 😂
Abandonei essa ideia de viver no exterior meses atrás. Seu vídeo só confirmou isso! Obrigada!
Nossa guria, eu moro na Inglaterra há 15 anos, e você pode sintetizar bem o que é morar fora do nosso país . Sempre digo a todos que ficam encantados em morar fora do Brasil achando sempre que vivemos num perfeito : “ uma coisa é olhar o país com olhos de turista onde tudo é mágico, outra coisa é ter a experiência de residir nesse país “ Morar fora é para os fortes. Muito bom vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Pelo contrário, morar no Brasil que é para os fortes, aguentar tudo que a gente passa e ainda sem poder fugir daqui... isso sim é ser forte! quem tá indo morar fora é fraco não suportou o caos kkkkkkkkk (viu como não é legal desmerecer quem vive aqui para "enaltecer" quem conseguiu ir morar em outro lugar).
Vejo muita gente dizendo que ela tem razão, mas se é tão ruim morar em outro país, pq não voltam pra cá? Se foder vai
engraçado um monte gente mora fora reclamando se está achando ruim volta para o Brasil
Vi o tiktok de uma Russa que mora no Brasil, dizendo que, logo no primeiro dia aqui, se empolgou e saiu pra passear porque o clima estava ótimo. Aí, no segundo dia, também. E, no seguinte, idem. Até ela perceber que esse é o padrão aqui: clima bom. Ela disse que, na Russia, clima bom é um evento, todo mundo sai pra passear.
Meniiina, arrasou no vídeo!!! Não tenho pretensão de morar em outro país. Quero muito fazer um intercâmbio de 1 mês e retornar para meu Brasilzão.
Fazer um curso de um mês é muito bom. Ñ tem esses perrengues.
Eu também! 😂😂
Sempre com os pés no chão, isso é essencial, planejar, estudar cada ponto o máximo que puder, e mesmo assim não estará livre dos perrengues.
Dicas super importantes, parabéns Angie.
Eu gosto de visitar meus pais e faço questão de abraça-los e ajudar minha mãe no almoço de domingo.
Muito boa a sua avaliação. Morei n'a França, Holanda e em Portugal e senti exatamente tudo isso. Principalmente sobre os "amigos" brasileiros que te apoiam até Você começar a se destacar mais que eles. Daí puxam seu tapete. Viajei muito para descobrir que com a experiencia e humildade que aprendi no exterior posso ser muito bem sucedido na minha terra. Parabens pelo canal.
O comentário mais inteligente! Parabéns. Vc mora no Brasil? Hj em dia?
@@alecsandroenes5569 A sabedoria que se adquire só botando o pé na estrada. Graças a Deus voltei da França pouco antes da pandemia.Estou a três anos vivendo numa cidade vizinha à que nasci e muito mais feliz que em qualquer lugar. Hoje penso mais em voltar a passeio e trabalhar um pouco lá para ajudar nos gastos. .
@@anjofernandestattoo1429 cara, muito obrigado de coração pelo feedback, eu entendo sua visão, penso talvez igual. Daqui 2 anos vou estar na Irlanda, fazendo um intercâmbio, quero ficar aproximadamente 2 anos por lá, mas eu não sei o q Deus tem pra mim em terras estrangeiras. Rs
Acredito q na vida temos ciclos pelos quais precisamos viver, tudo colabora para o nosso crescimento, evolução. Sempre pergunto para quem já foi, qual conselho ou o q fariam de diferente se fossem novamente. Eu gosto muito dessa troca.
Eu pretendo morar na Austrália ou na Estônia, e obrigado pelo aviso, tenho muito o que pensar antes de ir pra fora...
Boa noite, gosto muito do seu canal, parabens....
Morei 3 anos na Inglaterra.....e passei por tudo isso que falou....
Dificuldades sao enormes, mas eu digo a todos, morar em outro país por anos quando voltamos voce tras muitos conhecimentos que vale como uma ' faculdade'.
Nunca desistam de seus sonhos.....boa sorte.....
A saudade para mim eh a parte mais complicada, ligo para minha avozinha toda semana, mas nao eh a mesma coisa do que poder visitar ela qualquer hora. Quando eu fico doente tambem, eh complicado estar longe da mami, ne 💖 God bless as ligacoes de video
Com ctz, um dia inventam algo pra sentir o abraço haha obrigada por assistir!
Angie... Gosto muito dos seus vídeos. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco. Receba o carinho dos seus admiradores do outro lado do Atlântico.
obrigada martina!
É bem assim mesmo, toda mudança é difícil, mas mudar tudo de uma vez -cultura, clima, emprego, amigos- é bem pesado. Eu tenho uma história bem interessante sobre mudança.
Eu e meu marido sempre quisemos morar fora do Brasil, ele trabalha numa multi nacional e estava tentando arrumar vaga na matriz que fica nos EUA. Dois anos tentando e nada... Aí decidimos que iríamos pra Europa (tenho cidadania italiana) pra tentar a vida por lá, mesmo que ele tivesse que largar o emprego e a estabilidade na multinacional. Meu irmão estava se programando pra ir pra Londres e então decidimos que eu iria com meu irmão pra ficar dois meses e ver se era pra lá mesmo que a gente queria mudar, aí meu marido iria em seguida. Cheguei em Londres, fiquei morando num quarto que eu dividia com meu irmão na casa de uma amiga dele, foi um baque enorme pra mim. Pouco tempo depois consegui um emprego, passei altos perrengues com a língua e o estilo de trabalho dos ingleses, mas as coisas estava começando a se ajeitar, até que um dia meu marido estava prestes a pedir as contas no trabalho e comprar a passagem pra Lomdres, e ele me perguntou: e aí se vc pudesse escolher ia preferir continuar em Londres ou ir pros EUA? Eu respondi que por mais que estivesse bem eu ainda preferia os EUA. Naquele dia ele resolveu aplicar pra uma última vaga pra tentar a transferência, uma semana depois ele foi contratado! Saí de Londres e voltei pra minha casa em São Paulo e um mês depois eu e meu marido nos mudamos para os EUA. A parte mais difícil foi deixar meu irmão sozinho em Londres, mas graças a Deus hoje ele está muuuito bem e em ótima companhia 😁🙏🏻
que legal Ana, no fim tudo foi se ajeitando né! com emprego garantidofica muito melhor
PARABÉNS PELA CLAREZA DOS COMENTÁRIOS...AJUDOU MUITO !
Eu to indo pra belgica com a cara e a coragem no inicio do ano , disposição tenho de sobra seus videos ajuda MUITO!!!
que legal, espero que de tudo certo! amo a cerveja e as fritas la aheuahe
Acho um país morto com diferenças culturais gigantescas em relação ao Brasil é difícil a adaptação, frio, chuva e temperaturas negativas no Inverno, a Bélgica é trabalho /casa, salários dignos, vida social e mas com esta pandemia terrível
quando eu trabalhava onde tinha muitos brasileiros todos queriam ser amigos e ficavam perguntando de mais sobre a minha vida e um dia respondi q sou graduado na faculdade e nem falei para se exibir so fui sincero... mas no outra semana todo mundo ficou diferente e foi se afastando, mas os chefes(brasileiros) comecou a implicar por qualquer bobeira e ainda exigiu mais producao e chegou no nivel q queimaram a minha imagem para o chefe japones entao sai dessa empreiteira....(essa foi minha experiencia no jp)
xenofobia existe mas quando comeca a chegar num nivel insuportave eh hora de trocar de trabalho ou de casa....
A maior dificuldade de morar fora e o visto em si do pais mesmo kkkk.. Com relacao ao clima, eu moro na Australia e entao o clima e o mesmo do Brasil! No comeco tudo e mesmo complicado, no Brasil eu trabalhava como engenheiro de softwares, mas nos meus primeiros tres anos aqui eu trabalhei como auxiliar de cozinha lavando louca, e apesar de dificil eu aprendi muito e sou muito grato. Depois que terminei minha faculdade e peguei o visto, eu consegui um trabalho na area e hoje trabalho pro governo Australiano. Tudo e muita persistencia e fe, vi muito amigos (brasileiros e gringos) voltarem pra suas terras pq nao aguentaram o perrengue. Eu nao tenho amigos brasileiros, ja fui em restaurantes brasileiros e detestei (a comida nao e igual ao do Brasil), mas essa e a vida.. Ano passado quando visitei a familia no Brasil me deu uma tristeza sair de la, porem ao mesmo tempo eu sei que nao teria a vida que tenho aqui no Brasil. Tem o fato tb que depois que voce mora fora o teu coracao nao pertence a um lugar somente, tenho certeza que se voltasse a morar no Brasil sentiria muita falta da Australia. Tenho alguns investimentos, que se tudo de certo, vai me possibilitar num futuro proximo morar nos dois paises..
Parabéns que história
Vou fazer intercâmbio na Irlanda ou Austrália. Custo demais o clima desse país!
Supero qualquer outra coisa, mas a solidão ... realmente, é difícil!!!!
sinto isso muitas vezes :(
Parabéns pelos vídeos, tô gostando de assisti-los,
Mas amiga se eu te disser que TOOOOOODAS as dificuldades que você citou eu passei aqui no Brasil mesmo kkkkkkk, mudando do Norte pra São Paulo, praticamente já tô bem casca grossa pra isso, engraçado né? Pois muitas pessoas tem essa visão e experiências saindo do país, mas eu passei todas essas dificuldades sem sair do meu próprio. Por exemplo, no início me senti sozinho por que as pessoas no sul são muito mais frias e menos hospitaleiras que no norte, demorei alguns anos pra fazer amigos de verdade, o "Idioma", já sofri de piadinhas e fui diminuído por ter sotaque diferente, já tô há 5 anos em São Paulo e eu particularmente não consegui alugar apartamento pela burocracia, sempre que morei em apartamento foi pq algum amigo da cidade que alugou, emprego bom não consegui quando cheguei, pois ignoraram completamente o currículo da minha cidade mesmo eu tendo anos de experiência, nem pra estágio fui chamado, agora que tô conseguindo me desenvolver profissionalmente e trabalhando aqui em São Paulo a gente não tem muito tempo pra curtir e viajar.
Mas quanto aos seus vídeos, está sendo ótimo ver as suas experiências e me preparar pra quando sair do país, eu estou planejando ir pra fora e o meu sonho mesmo seria Inglaterra, porém me parece meio complicado e muito caro, não sei exatamente por onde começar.
SP esmaga os sonhos de todos...
@@jeanoliveira8709 Por quê?
Nooossa! Que depoimento tão denso, tão sincero, tão verdadeiro. E sobretudo tão expontâneo, tão leve. Parabéns e espero que muitos brasileiros assistam ao seu vídeo.
Muito obrigado por compartilhar esse ótimo vídeo, Angie! Morar fora do seu país é uma decisão muito importante e você deve estar preparado para as dificuldades que irão surgir. Entretanto, a experiência de vida que você adquiri ,morando no exterior, deve ser muito estimulante. Vou repassar esse vídeo para os meus filhos. Eu desejo que vocês realizem todos os sonhos. Saudações. LIKE#349
Obrigada Henri, fico feliz que gostou! Espero q ajude se alguma forma
@@ApureguriaPassar um pouco da tua experiência para as pessoas não tem preço. Eu adoraria ter vivido uma fase da minha vida em um país diferente. Acredito que seja um experiência única. Eu desejo uma ótima semana para vocês. Saudações.
Muito bom vídeos como esse que trazem discussões, mostrando os dois lados da moeda. Desmistificando muitas coisas que as pessoas pensam a respeito de uma vida fora. Para mim, uma das coisas que pesa mais é a saudade da família e os amigos, e também a xenofobia de algumas pessoas, que pode estar escancarada as vezes, ou de uma maneira sutil em algum gesto no dia a dia.
com ctz, sempre querem dar um jeitinho de levar a gente pra baixo né
Sabe o legal do seu canal????? É a sinceridade... lembro de canais que passava uma imagem paradisíaca e tudo muito fácil....
fico feliz que curtiu!
Gostei do vídeo. Somente me senti mal qdo vc falou que é azarada, se vc acredita vc é e será. Sugestão: não fale nem pense nisso. Te desejo uma montanha de sorte e bençãos te envio boas vibrações 🙌🏼💝
Muito bom esse vídeo, principalmente pra me ajudar a refletir sobre como minha cabeça e minhas expectativas estão, já que mês que vem me mudo pra Alemanha. Obrigada!!!
opa, melhor nem ir com expectativas q so tera surpresas!
Eaí Isa?? Como está?
Esse vídeo caiu como uma luva pra mim. Obrigada, Angie.
fico feliz que gostou Karol!!
Qualquer lugar vai ter problemas, a questão é que vários dos nossos problemas atuais já foram amenizados ou resolvidos em países a fora.
Q maravilha de vídeo 👏
Angie vc é demais 😌
obrigada Junior
Estou planejando imigrar para a França em 2023 e já estou me informando sobre todos os pontos negativos de morar fora, para assim já ir me preparando psicologicamente para enfrentar essas dificuldades.
Está no caminho certo 💙 ja esta estudando francês?
@@Apureguria simm, estou estudando por conta própria desde Abril. Meu plano inicial era imigrar para o Reino Unido, mas minha cidadania polonesa está longe de ficar pronta e infelizmente não vou conseguir entrar no UK antes do fim daquele prazo limite do Brexit.
Excelente vídeo!
Grande aprendizado.
É muito saber para se ter ideia de que não é tudo maravilhoso, mas sim noção próxima da realidade de uma vida fora do país.
obrigada Carlos, fico feliz que curtiu
Por isso que eu digo e pra certas pessoas é escândalo: eu amo meu Brasil!!!
Eu detesto frio e moro no sul. Amo sol e já acho um inferno a época de frio e chuva por uma semana... aí se tu diz que não quer ir embora do Brasil só falta te internarem!
Também amo o Brasil, mas o brasileiro é fod@
É a síndrome de vira-lata. As pessoas acham que só se vive bem fora do Brasil.
Eu também Amo meu Brasil ❤
Não é perfeito mas também não é essa horror que muitos falam 😊
Também amo meu Brasil. As pessoas suprimem as boas coisas do Brasil focando e exaltando as circunstâncias negativas. É um pensamento defeituoso coletivo.
Concordo que talvez a pior coisa no Brasil sejam os altos índices de violência, são assustadores. Me entristeço por isso. Mas daí demonizar meu país "continental"? Não!
Parece que está se tornando errado dizer que se ama o Brasil. Pois eu amo. 💚💛💙
Esse canal é um dos canais mais inspiradores que existe. Amo o Apure Guria e Estevam Pelo Mundo
obrigada Gustavo!!
@@Apureguria ❤❤
É importante falar a realidade de morar fora porque as pessoas só mostram o glamour nas redes sociais.
É preciso se desprender dos rótulos e títulos que vc tem na cidade onde nasceu ou morou. Se não estiver estudando, as pessoas do trabalho têm sua vida, rotina, família, poucos vão te convidar para atividades fora do trabalho...
A sua experiência profissional anterior conta, mas vc não tem network, tem que começar do zero (tem que vir com o psicológico preparado).
Eles adoram ligar nas empresas anteriores e pedir referências, isso é um fator cultural importante. Às vezes as empresas do Brasil não estão preparadas para isso e se a pessoa mentir no CV (o que acontece muito) e isso não estiver alinhado com a empresa brasileira na hora da checagem vc pode perder o emprego ou a chance de efetivação se já estiver trabalhando.
Fiz muitos amigos nesses quase 6 anos morando na Europa, mas em muitas culturas (principalmente as não-latinas) vc não tem o nível de amizade de frequentar a casa das pessoas pra um almoço por exemplo. Você vai a pubs e restaurantes.
Vc tem qualidade de vida numa sociedade mais igualitária, segurança e se vc se adaptar ao clima e à cultura vc pode ter mais qualidade de vida. Mas nem sempre é fácil nem rápido. Costuma ser um passo de cada vez.
Enfim, a lista de prós e contras é grande, não é só glamour mas tem muitas vantagens e é isso que me faz continuar por aqui. 😉
Arriscar é a melhor atitude pra tudo na vida. Olha estamos vivendo em país não tão longe do Brasil (Paraguai). Está sendo um grande divisor de águas. Aqui descobri quem eram meus amigos/familiares com quem eu posso contar (3anos aqui e nenhuma visita recebemos). Quando eu precisei mesmo quem me ajudou além do meu marido foi uma conhecida aqui Paraguaia. Agora a comunidade Brasileira só conhece Asuncion e Fronteira...
Aqui tem perrengue de monte, mas não troco a experiência vivida por nenhuma das outras que tive no BR.
Moro cá em Portugal tbm a 2 anos ,e sim existe o preconceito com os brasileiros ,já passei por algumas situações sim por aqui por ser brasileira e mulher enfim ..força !!!
Vc foi como turista, ou ja com algum visto ou sla..?
Pega sua cidadania e se muda dai
Ótimo vídeo, como sempre. Sobre seu comentário do seu "azar"... Eu sempre digo que nada é por acaso. Acho que essas coisas acontecem com vc pq vc é resiliente (às vezes pra testar essa resiliência tb kkkkk), mas acho que principalmente, acontece pra vc poder compartilhar com as pessoas aqui sobre o que funciona e o que não funciona. E já te digo que seus vídeos ajudam muuuuuuiitooo!
Tenho planos de morar na Inglaterra (já moro na Europa), e a maior parte das informações que eu to juntando são daqui, pq são muito boas e diversificadas. 👏
Que legal Felipe, espero q eu te ajude nessa mudança! So queria q tivesse menos perrengues, pq olha, eh sofrido ahauwhe
Nossa parece que eu já fiz intercâmbio antes!! Em Curitiba -Pr! Sério, aqui faz frio, não tem amigos, chove!! Ou seja... eu estou pronta para fazer uma imigração!! Perrengue , aceitação, trabalhar em uma cafeteria! Não é problema pra mim! E , guria mais positividade!! Falar vai dar tudo certo!! 😉🉐 2 anos? 3anos vc está aí?
e eu que morei la 6 anos hahaha tem gente q vale a pena, mas eh bem dificil né
eu trabalhei num café no qual o chef era um bosta e num restaurante com veias do djanho hahah as coisas pioram e melhoram, nunca eh estavel infelizmente
@@Apureguria Brasileiro tem que aguentar muita coisa para sobreviver, no Brasil mesmo.
Idem! Não tenho quase nada de amigos aqui no BR, vivo trancada dentro de casa e sou bem antissocial. Trabalho em um lugar que detesto, estou me formando em um curso no qual não vejo nenhuma perspectiva..Meu noivo mora na Alemanha, tô indo pra lá daqui 3 meses. O que vai mudar na minha vida?? Basicamente nada 😂.
@@SCGL11, com noivo é mais fácil (eu acho). O casal se ajuda, se fortalece.
Pra solteiro pode ser mais complicado.
Best of luck!
@Amanda Carvalho Degenhardt pra mim "os amigos" não vai pesar, até porquê não tenho
Achei hj se canal, sou Selma. Vcs fazem trabalho sensacional, compartilha tantas informações preciosas que ajuda tanta gente. Gratidão pela existência do seu canal, seu trabalho extraordinário bjs.
Não deixo o meu Brasil!!!! Amo muito, até as pessoas são muito mais empáticas.
América Latina em si é diferente, não só o Brasil pois pessoas não empáticas tem em todos os lugares
Muito bom esse vídeo, nunca vi tanta verdade. Estou na Inglaterra fazem 2 anos aproximadamente e realmente não é fácil, e como você disse, é uma questão de tempo e de persistência
nossa e muita vontade mesmo, pq tem dias que nada da certo
Adorei o seu video. Moro ha tres anos fora do Brasil e vim procurar um "grupo de apoio" hahahaha. Voce explicou muito bem todos os sentimentos.
Olá da Amazônia Angie, obrigado por essa explicação tão verdadeira e necessária pra mim.
Essa reflexão que você fez é realmente muito boa e necessária para todos nós, já que muitos de nós pensam que morar fora do país é só as mil maravilhas e depois tudo passa, sendo que a vida REAL não é video game ou filme.
Abraços e espero sua volta para o Brasil.😉
exato Davi, muita gente só mostra o "lado bom" e esconde todos os problemas, sendo que existe em todo lugar ne! fico feliz que gostou. um dia volto pra Amazonia, adorei visitar!! vc viu q fiz varios videos ai??
@@Apureguria Sim, e achei muito legal o jeito que você mostrou a minha terra e se aventurou por aqui.
Na próxima que vier me avisa antes.🙂🤗🌳
Mesmo planejando e se preparando, aparece uns perrengues inimagináveis. Mas é uma experiência enriquecedora no sentido de evolução e desenvolvimento pessoal.
Nosso país (Brasil) é lindo é muito rico... pena que a riqueza não vem pra perto do povo, e sim, roubada do mesmo... causando essa falsa sensação de que ele é o pior dos países.... uma pena nosso povo ser tão submisso e alienado a tudo :( ... mas é isso mesmo, todo lugar tem problema
Como você encara essa questão de não conseguir construir uma carreira pois sempre está pulando de um sub emprego para outro? Você é muito corajosa e simpática!
Quando a galera pensa em morar fora, a maioria infelizmente acaba pensando na CONVERSÃO da moeda e esquece de pensar no CUSTO DE VIDA da moeda local pra ter pelo menos uma média e se preocupar em tentar ganhar mais do que essa médica pela segurança e nem tanto pelo conforto... apesar de que ter segurança já te deixa mais confortável, mas enfim, fazer o que... foda =/
Oi, Andie. Esse vídeo veio em boa hora. Eu e minha irmã conversamos muito sobre ir morar na Itália, mas conversamos muito sobre permanecer aqui no Brasil. Enquanto isso, estou estudando o idioma, se não formos morar, vou viajar para passeio falando italiano. =)
Ótimo conteúdo. Siga firme com o canal! Beijossss
isso, italiano é legal aprender pq eles são simpaticos (normalmente) e vc aprende muita coisa sobre gastronomia haha a viagem com ctz será muito mais prazerosa! q bom q gostou do video!
Não quero desestimula-la, mas muitos estrangeiros estão saindo da Itália, até mesmo italianos. Não há emprego para cidadãos italianos, piorou para estrangeiros. Também para a locação de imóveis são muitas entraves. Muitos chegam a cobrar um valor inicial de 6 meses e até um ano de aluguel. Tenho alguns amigos que decidiram sair da Itália e mudar para outros países.
@@ana7paula, agradeço pela sinceridade. Esses motivos que você citou nos fazem pensar em ficar aqui no Brasil e repensar nesse projeto. Não podemos nos iludir né?!?! Com todos esses empecilhos, o não sair do Brasil permace.
Beijossss
@@maribaggio1872 sair do Brasil para ir pra Itália, hoje, é como trocar 6 por meia dúzia. A situação aqui está muito grave, principalmente no que se refere a trabalho e sem isso vocês não têm acesso ao resto.
@@isabeldealmeida333 concordo. Muito triste. Você está na Itália a quanto tempo?
Vídeo maravilhoso, é muito bom saber desses tipos de coisas antes de viajarmos pra outros lugares, as vezes Podemos até imaginar q é apenas flores mais aí vem os espinhos
Bjs Angie!!😘😘
com ctz! tem varios problemas e obstaculos para enfrentar,,, conheço muitos q sentem saudades da familia no BR e não conseguem ir pra frente pq estao dependentes
@@Apureguria Pois é😳 é complicado.
Meu lema "vale a pena arriscar, mas arrisque com cuidado" 👏🏻 👏🏻 👏🏻 gostei
obrigada por assistir! espero q goste dos outros vídeos também
Como se diz: o buraco é bem mais embaixo. O pior acho é ter uma qualificação para um bom trabalho e ter contatos..ou já ir empregado.
com ctz! ainda assim n eh garantia de felicidade
@@Apureguria Sim. Mas ao menos diminuiria a pressao por trabalho.
Amei esses avisos pra gente muito valiosos.
Que legal tem as minutagem registrado para cada tema abordado! 😂🤗💕
aqui é profissionalll
Sim... é uma ótima iniciativa essa minutagem!!!
@@Apureguria Parabéns pela iniciativa!!!
Tive 2 fascinantes experiências em tempos distintos. Fazer turismo é tudo de Bom!Quando é a trabalho a coisa muda de figura e você é apenas mais um . Morei na Itália mas te digo que gente é mequetrefe ou ponta firme em qualquer lugar do mundão. Grato pelas atualizações!
com ctz, sempre tem pessoas boas e ruins em todo lugar né
@@Apureguria Sucesso aí na tua jornada !🖖🏿
Pra galera ver que morar fora não é mil maravilhas como parece ... A burocracia de resolver tudo em uma semana do que os locais já tem desde nascimento quase hahaha
48 anos depois consertamos o carro
Saudades do mecânico de confiança do Brasil... Resolve em uma semana no máximo
Parabéns orientacao ! Deus Abençoe a sua família
Minha experiência na Inglaterra e com filhos:
1o) da para vir com emprego pois existem empresas que fazem entrevista por Skype (claro que isso são empregos bem especializados e será a nova regra de imigração). Se não for possível, venha com de £ para alugar 1 casa e comer.
2o) Em relação a viajar: se a pessoa tem filhos ela só consegue viajar nas férias escolares e claro que as passagens e hospedagem são mais caras nessa época.
A partir do dia 01/01/2021 as regras de imigração irão mudar e conseguir um trabalho será pré requisito, além do inglês fluente
O difícil daí é a documentação pra ficar legal
Muito verdade! Mas já posso dizer que, após 3 anos vivendo em Portugal, consegui sobreviver a todos esses pontos e a resiliência só nos fortalece!
Não me arrependo de nada, mas aos que ainda sonham ouso dizer: planejem sempre, façam sempre o certo por lei, tenham sempre um plano B caso o 1o não dê certo e um pé de meia para pelo menos 1 ano (tempo que provavelmente já teria alguma documentação mínima).🙏💖🌹