O apresentador facilita e motiva aqueles que não são contadores, porém demonstram interesse e compreender a publicação dos balanços publicados em jornais de grande circulação
Aula incrível!!! Que didática maravilhosa. O Sr. me ajudou a entender aquilo que há dias vinha tentando pesquisando. Tudo ficou claro agora. Gratidão!!! Ganhou mais 1 inscrito.
Aula muito bem elaborada. Além disso, há abordagens relacionadas às empresas de varejo. Por outro lado, considero importante a exposição de aspectos do balanços já publicados na CVM, pois aproxima quem assiste dos fatos(casos) ocorridos nas empresas conhecidas. conhecidas
Olá, Oliver. Obrigado pela audiência e comentário elogioso. Sua observação é muito oportuna, pois já tem um tempo em que estou pensando em colocar uma série de vídeos sobre Análise de Balanços com indicadores de Estrutura de Capitais, Liquidez e Rentabilidade. Grande abraço e sucesso nos negócios.
Oi, Izilda. Realmente, preparamos o roteiro, as planilhas, e-books e edição com muito carinho, para que as pessoas que precisam destes conhecimentos possam compreender e colocar em prática e melhorar de alguma forma as suas vidas. Deus a abençoe grandemente. Abraço e sucesso nos negócios.
Essa ênfase em algum detalhe é sempre bem vindo, pois, ter toda a impressão desse assunto acaba por facilitar no momento da análise. Então depois desse vídeo, pretendo apreciar os demais vídeos. Obrigado!
Muito legal o vídeo, pena que pra mim ficou complexo no final. Não consegui entender bem o porquê de alguns valores entrarem subtraindo e outros somando. Obrigado
Boa noite. Gostei muito do vídeo e pretendo ver outros. Sou novo no mercado e informações como essa, são importantes para avaliar antes de investir. Grato
Olá, Júlio. Fico muito feliz por contribuir um pouco para seu conhecimento e espero realmente ter ajudado. Desejo felicidades e sucesso nos negócios. Abraço.
Olá, Guaraci. Sua pergunta é ótima. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Olá, Edson. Lamento pelo transtorno, e informamos que já corrigimos o erro. Tente novamente, por favor. Qualquer problema, entre em contato. Obrigado por avisar.
Olá, Eduardo. Fico muito feliz pelo seu testemunho e espero de verdade ter contribuído com sua atividade profissional. Grande abraço e sucesso nos negócios.
Ótimo vídeo, professor, mas realmente, como visto abaixo, a parte dos impostos não ficou clara. Afinal, quem é optante do SIMPLES considera ou não o valor no cálculo do EBITDA?
Olá, Lucas. Obrigado pela sua pergunta. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Olá, Ian. Sim, você terá que subtrair os Juros de Mora e Juros Bancários do total das Despesas Administrativas. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Ótimo vídeo. DRE: valores investidos pelos sócios como aporte de capital ou colocação de veículo ma empresa. Como gerenciar esse capital? Que não aparecerá no DRE? Apenas controla-se como um contas a pagar? Empréstimo? Obrigado.
Olá, Jayme. Muito boa a sua pergunta. Ativos pessoas entregues para a empresa passam a fazer parte do Patrimônio Líquido. Na gestão financeira, esses ativos não são representados na DRE porque não são receitas da empresa e devem ser controladas em relatório separado, como por exemplo, o Balanço Patrimonial Gerencial. Agora, se o recurso financeiro aportado na empresa for em caráter de empréstimo, então não deve ser registrado no Patrimônio Líquido, mas no Passivo do Balanço Patrimonial Gerencial. Em ambos os casos, essa movimentação financeira é registrada no Fluxo de Caixa em suas respectivas contas. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Olá, Amanda! Agradeço pela pergunta, pois tenho certeza de que muitas pessoas também têm essa dúvida. Se as contas de Depreciação e Amortização não estão presentes no Balanço Patrimonial e na DRE, e você deseja calcular o EBITDA da empresa, minha sugestão é entrar em contato com o Contador da empresa. Explique a intenção de calcular o EBITDA, mencione a ausência dessas contas nas peças contábeis e o motivo por trás desse cálculo. Com essa comunicação clara, será possível obter as informações necessárias para calcular esse indicador.
Olá bom dia! Estou em dúvida com os impostos. Existem impostos que entram e que não entram? Outra dúvida é se o que pagamos de taxa para a operadora da maquininha de cartão de crédito entra em despesas financeiras e se eu preciso somar ao ebitda? Muito obrigada pelo conteúdo. Tô assistindo tudo
Olá Fabiana. Obrigado pela sua pergunta, ela é muito importante e ajuda a esclarecer melhor o assunto EBITDA. Como explicado no vídeo, traduzindo para o português, EBITDA significa LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Então, devemos excluir do Lucro Líquido apenas os Juros pagos oriundos de empréstimos, financiamentos, uso de limite de cheque especial, capital de giro etc. Os impostos que devem ser considerados no cálculo do EBITDA são aqueles que incidem sobre o faturamento ou no lucro. Na literatura, tenho encontrado apenas exemplos de cálculo do EBITDA apenas para empresas tributadas pelo regime de Lucro Real. Neste vídeo, eu quis trazer este assunto para perto das pequenas e médias empresas e dei o exemplo de empresa tributado pelo regime do Simples Nacional e no minuto 5:30 do vídeo, eu falo da necessidade de excluir os impostos tributados pelo Lucro Presumido e Lucro Real. Então, respondendo a sua pergunta, empresas que estão no regime do Simples Nacional devem somar ao Lucro Líquido o valor deste imposto; para empresas tributadas no Lucro Presumido e Lucro Real, devem somar o valor do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS e COFINS. Quanto a taxa da operadora da maquininha de cartão de crédito, eu não adicionaria ao Lucro Líquido por não considerá-lo como Juros. Abraço e sucesso nos negócios.
@@BusinessConsultoriaFranchising Bom dia! Para cálculo do EBITDA, costumo somar todos os impostos a serem recolhidos com DARF ou DAS. Não considero os impostos descontados na emissão NF.
No cálculo do “Lucro Operacional” não deveria constar os impostos? Afinal, o EBITDA não é o lucro antes dos juros, IMPOSTOS, depreciação e amortização?
Não Bruna, lucro operacional que é o EBIT não pode ter influência dos impostos, justamente por analisar esta parte "operacional" da empresa e ter uma visão mais limpa
Olá, Leandro. Antes de calcular o CPV, você precisa controlar o seu estoque utilizando um dos três métodos: PEPS (Primeiro que Entra, é o Primeiro que Sai), UEPS (Último que Entra, é o Primeiro que Sai) ou Custo Médio. Feito isso, um sistema de software ou planilha de Excel, deve fornecer o CPV com o estoque calculado com um destes três métodos.
Ola,Ian. Recomendo que você separe os gastos com tributos (IPTU) , IPVA, Tarifas Administrativas e correlatos em grupo específico com a seguinte nomenclaturas: Despesas Tributárias. Atenção: os impostos que incidem sobre as vendas devem ser registrados no grupo de "Deduções de Vendas" e não em Despesas Tributárias. Espero ter ajudado.
Olá, Daniel. Reformulei minha resposta. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
@@fabianapordeus7259 Olá, Fabiana. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Olá, Andreia. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Vi alguns vídeos de vcs... são muito interessantes. Mas estava procurando informações sobre franquia e vi que vcs não falam nada sobre isso. Pq vcs têm franchising no nome? Representam algumas empresas?
Excelente vídeo e ótima didática!! Aprendi bastante!!O sr. já publicou algo sobre planilhas de fluxo de caixa, balancete ou algo bem básico para que possa analisar e implementar aqui empresa? Obrigado pelo ótimo conteúdo!!
Olá, Paulo. Fico feliz que tenha te ajudado. Se quiser algo básico sobre Gestão Financeira, recomento este vídeo: th-cam.com/video/fsWB69Ln0m8/w-d-xo.html Abraço e sucesso nos negócios.
Parabéns... Enfim, um exemplo demonstrado com a prática.
Olá, Henrique. Obrigado pelo comentário, esperamos ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
O apresentador facilita e motiva aqueles que não são contadores, porém demonstram interesse e compreender a publicação dos balanços publicados em jornais de grande circulação
Obrigado, Oliver.
Obrigado.
Nós é que agradecemos por confiar no conteúdo. Bons estudos e sucesso nos negócios.
Aula incrível!!!
Que didática maravilhosa. O Sr. me ajudou a entender aquilo que há dias vinha tentando pesquisando.
Tudo ficou claro agora. Gratidão!!!
Ganhou mais 1 inscrito.
Olá, Fábio. Fico muito feliz por ter te ajudado. Gratidão pelo seu comentário. Abraço e sucesso nos negócios.
Aula muito bem elaborada. Além disso, há abordagens relacionadas às empresas de varejo. Por outro lado, considero importante a exposição de aspectos do balanços já publicados na CVM, pois aproxima quem assiste dos fatos(casos) ocorridos nas empresas conhecidas. conhecidas
Olá, Oliver. Obrigado pela audiência e comentário elogioso. Sua observação é muito oportuna, pois já tem um tempo em que estou pensando em colocar uma série de vídeos sobre Análise de Balanços com indicadores de Estrutura de Capitais, Liquidez e Rentabilidade. Grande abraço e sucesso nos negócios.
Excelente abordagem e didática
Obrigado, Klesson. Abraço e sucesso nos negócios.
Vídeo exelente!! Dá pra ver que foi preparado com muito caruinho. Gratidão
Oi, Izilda. Realmente, preparamos o roteiro, as planilhas, e-books e edição com muito carinho, para que as pessoas que precisam destes conhecimentos possam compreender e colocar em prática e melhorar de alguma forma as suas vidas. Deus a abençoe grandemente. Abraço e sucesso nos negócios.
Excelente aula prática.
Obrigado, Maurício. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Essa ênfase em algum detalhe é sempre bem vindo, pois, ter toda a impressão desse assunto acaba por facilitar no momento da análise. Então depois desse vídeo, pretendo apreciar os demais vídeos. Obrigado!
Obrigado, Rogelino. Fique à vontade e espero ter te ajudado. Sucesso nos negócios.
Excelente explicação, muito obrigada 😊
Obrigado, Jane. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Muito legal o vídeo, pena que pra mim ficou complexo no final. Não consegui entender bem o porquê de alguns valores entrarem subtraindo e outros somando. Obrigado
Olá, Wallace. Me explique melhor o que você não entendeu e farei o possível para te explicar por aqui. Abraço.
Boa noite. Gostei muito do vídeo e pretendo ver outros. Sou novo no mercado e informações como essa, são importantes para avaliar antes de investir. Grato
Olá, Júlio. Fico muito feliz por contribuir um pouco para seu conhecimento e espero realmente ter ajudado. Desejo felicidades e sucesso nos negócios. Abraço.
Bom dia. No exemplo não foi adicionado o "imposto do Simples Nacional" ao Lucro Operacional, por ser do Simples ou algum quesito em especial? Obrigado
Olá, Guaraci. Sua pergunta é ótima. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
@@BusinessConsultoriaFranchising então a subtração dos impostos é facultativa?
Muito esclarecedor! Mais um inscrito.
Obrigado pelo feedback, Jean. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Boa explicação
Obrigado, Alberto. Se precisar de alguma coisa que possamos ajudar, estamos à disposição. Abraço e sucesso nos negócios.
Excelente Aula Prática, mas o: Baixe gratuitamente o e-book e a planilha de cálculo do EBITDA, não funciona. Obrigado
Olá, Edson. Lamento pelo transtorno, e informamos que já corrigimos o erro. Tente novamente, por favor. Qualquer problema, entre em contato. Obrigado por avisar.
Sensacional
Obrigado, Paulo. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Excelente aula... você é muito didático!....
Obrigado, Randy. Abraço e sucesso nos negócios.
Muito bom o vídeo e a suas explicação
Muito obrigado, Sabrina. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Obrigado, Sabrina. Espero ter ajudado. Desculpe a demora na resposta.
Ótima explicação.
Obrigado, Mayson. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Parabéns pelo vídeo, bastante esclarecedor e me ajudou em relação ao cálculo do EBTIDA. Me inscrevi no canal para acompanhar o conteúdo.
Olá, Eduardo. Fico muito feliz pelo seu testemunho e espero de verdade ter contribuído com sua atividade profissional. Grande abraço e sucesso nos negócios.
Parabéns, bela didática
Obrigado, Alexandre. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Ótimo vídeo, professor, mas realmente, como visto abaixo, a parte dos impostos não ficou clara. Afinal, quem é optante do SIMPLES considera ou não o valor no cálculo do EBITDA?
Olá, Lucas. Obrigado pela sua pergunta. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
@@BusinessConsultoriaFranchising certo, entendi. Impostos sobre faturamento não entram, somente sobre o lucro. Obrigado
Excelente vídeo. Parabéns!
Obrigado, Jocemir. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
E quando tenho dentro das Despesas administrativas “ Juros de Mora e Juros bancários preciso subtrair ?
Olá, Ian. Sim, você terá que subtrair os Juros de Mora e Juros Bancários do total das Despesas Administrativas. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Valeu foi muito bem!
Obrigado, Rogério. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Ótimo vídeo. DRE: valores investidos pelos sócios como aporte de capital ou colocação de veículo ma empresa. Como gerenciar esse capital? Que não aparecerá no DRE? Apenas controla-se como um contas a pagar? Empréstimo? Obrigado.
Olá, Jayme. Muito boa a sua pergunta. Ativos pessoas entregues para a empresa passam a fazer parte do Patrimônio Líquido. Na gestão financeira, esses ativos não são representados na DRE porque não são receitas da empresa e devem ser controladas em relatório separado, como por exemplo, o Balanço Patrimonial Gerencial. Agora, se o recurso financeiro aportado na empresa for em caráter de empréstimo, então não deve ser registrado no Patrimônio Líquido, mas no Passivo do Balanço Patrimonial Gerencial. Em ambos os casos, essa movimentação financeira é registrada no Fluxo de Caixa em suas respectivas contas. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
EXCELENTE AULA
Obrigado, Nivaldo. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Excelente vídeo! Obrigado!
Obrigado, Alex. Espero ter te ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
E quando a depreciação e amortização não estão indicados? Como calcular o EBITDA?
Olá, Amanda! Agradeço pela pergunta, pois tenho certeza de que muitas pessoas também têm essa dúvida. Se as contas de Depreciação e Amortização não estão presentes no Balanço Patrimonial e na DRE, e você deseja calcular o EBITDA da empresa, minha sugestão é entrar em contato com o Contador da empresa. Explique a intenção de calcular o EBITDA, mencione a ausência dessas contas nas peças contábeis e o motivo por trás desse cálculo. Com essa comunicação clara, será possível obter as informações necessárias para calcular esse indicador.
Olá bom dia! Estou em dúvida com os impostos. Existem impostos que entram e que não entram? Outra dúvida é se o que pagamos de taxa para a operadora da maquininha de cartão de crédito entra em despesas financeiras e se eu preciso somar ao ebitda? Muito obrigada pelo conteúdo. Tô assistindo tudo
Olá Fabiana. Obrigado pela sua pergunta, ela é muito importante e ajuda a esclarecer melhor o assunto EBITDA. Como explicado no vídeo, traduzindo para o português, EBITDA significa LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). Então, devemos excluir do Lucro Líquido apenas os Juros pagos oriundos de empréstimos, financiamentos, uso de limite de cheque especial, capital de giro etc. Os impostos que devem ser considerados no cálculo do EBITDA são aqueles que incidem sobre o faturamento ou no lucro. Na literatura, tenho encontrado apenas exemplos de cálculo do EBITDA apenas para empresas tributadas pelo regime de Lucro Real. Neste vídeo, eu quis trazer este assunto para perto das pequenas e médias empresas e dei o exemplo de empresa tributado pelo regime do Simples Nacional e no minuto 5:30 do vídeo, eu falo da necessidade de excluir os impostos tributados pelo Lucro Presumido e Lucro Real. Então, respondendo a sua pergunta, empresas que estão no regime do Simples Nacional devem somar ao Lucro Líquido o valor deste imposto; para empresas tributadas no Lucro Presumido e Lucro Real, devem somar o valor do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS e COFINS. Quanto a taxa da operadora da maquininha de cartão de crédito, eu não adicionaria ao Lucro Líquido por não considerá-lo como Juros. Abraço e sucesso nos negócios.
@@BusinessConsultoriaFranchising Bom dia! Para cálculo do EBITDA, costumo somar todos os impostos a serem recolhidos com DARF ou DAS. Não considero os impostos descontados na emissão NF.
No cálculo do “Lucro Operacional” não deveria constar os impostos? Afinal, o EBITDA não é o lucro antes dos juros, IMPOSTOS, depreciação e amortização?
Não Bruna, lucro operacional que é o EBIT não pode ter influência dos impostos, justamente por analisar esta parte "operacional" da empresa e ter uma visão mais limpa
ótima aula
Obrigado. Esperamos ter ajudado. Sucesso nos negócios. Abraço.
Muito bom conteudo
Obrigado, Fábio. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Professor como eu faço para calcular o CPV da minha pequena indústria vc poderia me informar ?
COMO FACO PARA CALCULAR O CPV
Olá, Leandro. Antes de calcular o CPV, você precisa controlar o seu estoque utilizando um dos três métodos: PEPS (Primeiro que Entra, é o Primeiro que Sai), UEPS (Último que Entra, é o Primeiro que Sai) ou Custo Médio. Feito isso, um sistema de software ou planilha de Excel, deve fornecer o CPV com o estoque calculado com um destes três métodos.
Respondido abaixo.
Tenho despesas tributárias e impostos dentro do grupos de despesas administrativas preciso subtrair das despesas administrativas?
Ola,Ian. Recomendo que você separe os gastos com tributos (IPTU) , IPVA, Tarifas Administrativas e correlatos em grupo específico com a seguinte nomenclaturas: Despesas Tributárias. Atenção: os impostos que incidem sobre as vendas devem ser registrados no grupo de "Deduções de Vendas" e não em Despesas Tributárias. Espero ter ajudado.
O imposto não é somado no cálculo do EBITDA??
Earnings “before” taxes etc etc…
A diferença no sistema tributário mudaria as contas, certo?
@@BusinessConsultoriaFranchising olá bom dia. Tenho dúvida de quais impostos considerar… pis cofins iss ICMS?! O que considero? Obrigada
Olá, Daniel. Reformulei minha resposta. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
@@fabianapordeus7259 Olá, Fabiana. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
O simples Nacional não entra para ajuste no Ebitda somando
Olá, Andreia. Os impostos considerados no cálculo do EBITDA compreendem a carga tributária cobrada com base nos resultados da empresa (lucro), como IRPJ e CSLL no caso de empresas tributadas pelo Lucro Real. ATENÇÃO: empresas tributadas pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, tem o IRPJ e CSLL calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO e não sobre o RESULTADO (Lucro), portanto, por livre interpretação, eu não considero estes impostos para fins de cálculo do EBITDA. Além do mais, o Simples Nacional contempla não só o IRPJ e CSLL, mas também outros seis impostos: PIS/PASEP, COFINS, Contribuição Previdenciária Patronal, ICMS, IPI e ISSQN. Com exceção da Contribuição Previdenciária Patronal que é calculado sobre o salário bruto dos empregados, estes outros impostos também são calculados sobre o FATURAMENTO BRUTO, tais como, ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISSQN e, portanto, não são subtraídos do lucro para cálculo do EBITDA. Espero ter ajudado. Abraço e sucesso nos negócios.
Vi alguns vídeos de vcs... são muito interessantes. Mas estava procurando informações sobre franquia e vi que vcs não falam nada sobre isso. Pq vcs têm franchising no nome? Representam algumas empresas?
Olá Dicas Deliciosas. Sua sugestão é bem-vinda e faremos alguns vídeos no futuro. Obrigado.
Excelente vídeo e ótima didática!! Aprendi bastante!!O sr. já publicou algo sobre planilhas de fluxo de caixa, balancete ou algo bem básico para que possa analisar e implementar aqui empresa? Obrigado pelo ótimo conteúdo!!
Olá, Paulo. Fico feliz que tenha te ajudado. Se quiser algo básico sobre Gestão Financeira, recomento este vídeo: th-cam.com/video/fsWB69Ln0m8/w-d-xo.html
Abraço e sucesso nos negócios.
Nesta página contém mais informações sobre o curso Gestão Financeira Básica: digital.consultoriabusiness.com.br/paginavenda