Mais do que parabenizar quero agradecer pelo conteúdo extremamente importante e explicativo que agregou e muito em meu conhecimento em preparação, e enclusive estou justamente fazendo um acerto assim e por acaso esse vídeo apareceu recomendado e após assistir já pude definir meu projeto. Muito obrigado!!!
Gostei muito desse vídeo, didática muito objetiva, eu que sou leigo entendi o porque de não deixar remover esse material da Câmara de combustão. Parabéns pelo vídeo, sucesso para vocês, obrigado.
Excelente aula! Obrigado por disponibilizar o conteúdo e disseminar o conhecimento. Só uma observação: Nas câmaras do cabeçote de VW à ar que aparecem no vídeo já foram modificadas. Copiaram formato AP, certamente pela maior eficiência. Abraço!
Professor se de exemplo Aumentar o pistão de 70 para 84 Num cabeçote 4 válvulas E deixar o squich original Ali vai ter mas área plana pelo aumento do pistão. Aí vai ficar melhor ???? Uma coisa que reparei é que nós cabeçote de 4 válvulas tem no squich um lado é da largura do pistão e na frente e atrás plano e de menas largura. Qual a vantagem?
Professor. Esta vela de lado. Só refrigera o squich no lado da canaleta onde tem .. A parte de cá não refrigera. ?? Só refrigerando uma parte já evita detonação
Os projetos com "scwich" estão superados a mais de 20 anos. A ÁREA oposta da vela com "scwich" quando em regime de detonação frequentemente rompia a "ZONA de FOGO " a partir do fundo da 1a canaleta. Tem mais... Abraços
PARABÉNS PELO TRABALHO BELISSIMA EXPLICAÇÃO, TENHO UMA MOTO COM PISTÃO MAIOR E PLANO ENTÃO QUER DIZER QUE NÃO PRECISO FAZER O DIAMETRO DO PISTÃO NO CABEÇOTE CORRETO?? ABS.
Diego Faustino #68 sim, também se usa assim apertado quando turbo na gasolina e no etanol, porém usando metanol ou nitrometano, a massa de combustível líquido no cilindro é muito grande, existe o risco de ocorrer calço hidráulico, por isso normalmente se usa mais aberto ou com squish "cônico", abrindo em direção ao interior do cilindro. Porém, conforme foi dito no vídeo, esses números são apenas exemplos, em nenhum caso se deve usar receitas ou simplesmente aplicar os mesmos números de outro motor. Um abraço
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica sim com certeza !! Valew por responder ! No meu canal estou fazendo uma serie onde estou montando um motor de golf gti 2016, justamente amanha irei medir o squish, a area de squish é MUITO pequena nesse cabeçote mas, irei verificar... alguma sugestão de medida?
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica sim, vou conferir original, se estiver muito distante de 1 mm vou alterar... coloquei um pistão destaxado (mais abaulado no centro) então ficará tranquilo para acertar o squish ! Valew pela resposta!
Sim melhora, pois acelera a queima com duas frentes de chama, o que melhora a combustão e evita a detonação. Muitos motores de competição usavam e usam o sistema de duas velas por cilindro "twin plug", como Porsche, Alfa Romeo e outros.
Que vídeo top muito bom sou entusiasta tenho um turbo mas d rua seu vídeo responde perguntas ki tinha mas ninguém responde se vê essa área muito presente em motores a diesel
Bom dia! Dei entrada de patente de um motor a combustão interna diferente, ele será: rotativo, 4 tempos, não tem vazamentos, não precisa de óleo 2 tempos, não terá válvulas e terá poucas peças móveis. Acho que este motor será mais econômico que os motores ciclo otto e mais eficiente que o Wankel, pois não terá vazamento devido a anéis de vedação. No momento só tenho o desenho em autocad em 2 e 3 dimensões. Como faz 1 més que dei entrada no INPI, mas é demorado para sair a patente, preciso de um sócio, ou parceria para fazer um protótipo pequeno, para ver o real rendimento deste motor e depois, junto com parceria entrar com patente em outros países, para poder comercializar tranquilamente. Pode me ajudar? ou sabe de alguém?
Qual a area de squish original de um motor 2.0 ap a gasolina, tenho um motor que foi retificado e foi plainado a face do bloco, e esta gerando aquecimento e detonação, lembro que antes o pistão ficava um pouco abaixo do bloco e agora ele fica acima do bloco
Muitaa vezes a área de squish fica "limpa" devido à frente de chama não estar entrando ali, ou apenas devido à ejeção da mistura pro lado oposto da câmara. É algo normal, porém sempre é bom investigar se não está ocorrendo toque do pistão no cabeçote quando se usa valores baixos de abertura.
Amigo, quando essas bordas são muito afiadas, causam pontos de aquecimento? Peço isso pq o cabeçote da moto fazer 250 tem muitas áreas que parecem que gera pontos de pré ignição.
Bom dia o squish esta relacionado a espessura da junta de cabeçote ex: se o motor for original e agente troca só a junta de cabeçote r coloca uma mas grossa ou mas fina isso ira altera o valor do squish ?
Tassio Gomes boa tarde, sim está relacionado portanto altera. Observe que no vídeo em 22:55 em diante são citados quais parâmetros interferem na abertura de squish.
Boa noite!Uma dúvida,nao devemos aumentar o diâmetro do squish para direcionar a mistura para o centro da câmara em caso de aumentar o diâmetro do pistão em tamanho considerado?e se caso angular o squish tbm è ineficiente?
Olá boa noite. A princípio não precisaria aumentar a área, mas talvez isso tivesse um efeito positivo. Já o squash em ângulo, muito usado em motos, pode ser eficiente se feito corretamente, como vemos em motores de competição de altíssimo desempenho. Nessa área, pra saber às respostas efetivamente em cada caso, é inevitável a necessidade de se montar e testar. Um abraço.
@@tiagonestiago não itendi está resposta .. No vídeo não está falando para deixar a área de squich reta para refrigerar..?? No esmagamento reto vai jogar a a mistura reta .?? No angulado manda direto para rumo da vela ..??
@@juanmafra443 em ambos os casos a mistura será projetada em direção oposta à área de squish, porém a forma que isso acontece certamente terá diferenças. Como dissemos acima, nesse nível de detalhe já se torna indispensável realizar testes práticos pra verificar efetivamente o resultado produzido.
Boa tarde vcs dão curso online seria uma boa sujestao ate mesmo pra quem mora longe e não tem como arca com essas despesa de passagem e hospedagem aguardo resposta pos tenho interesse de fazer o curso
Tassio Gomes nós entendemos a situação, mas fica inviável porque há muitas peças, equipamentos, motores completos, uma bancada de fluxo, dinamômetro e inclusive carros que são usados durante os cursos em aulas práticas. Um abraço
Estou preparando um motor de moto 150 para 200cc, pelo q intendi na explicacao devo fazer essa borda no pistao e deixar cerca de 1mm para chegar no cabeçote? O pistao q vou usar é plano mas pretendo usar uma taxa de 10,5 na gasolina, por causa do pistao grande e camara pequena vou fazer uma cava no pistao ate acertar a taxa, acredito q vou ter q abrir um pouco a camara mas vou deixar as beiradas retas para coincidir com a borda do pistao fazendo assim o squish estou certo? Obrigado pelo video
Lucas, normalmente não é necessário fazer essa borda no pistão, pois ela já existe na grande maioria. Se corrige a geometria calculando e ajustando a altura do conjunto móvel (metade do curso do virabrequim + comprimento da biela + altura de compressão do pistão) com a altura do bloco. Se faz o ajuste final fresando o topo do bloco e alterando a espessura da junta do cabeçote. Caso seja necessário usinar o pistão (não recomendado), lembre-se que o formato dele é oval, e pode deformar ao prender na placa do torno. Melhor seria fazer uma luva pra prender e reduzir esse risco. Na câmara sim, é necessário deixar uma borda plana pra coincidir com a face do pistão e formar a faixa de squish. Espero ter ajudado, um abraço.
Qual o efeito se colocar um pistão com altura de compressão menor que o original? Pois com o aumento do diâmetro de pistão a taxa de compressão sobe junto
O efeito nesse caso seria aumentar a abertura de squish. Sobre a taxa, seria necessário medir e calcular, pra verificar qual das duas alterações causou mais mudança de volume.
Se aumentando a velocidade de queima eu reduzo a chance de detonação, com uma ignição mais potente eu também estou reduzindo a chance de detonação, certo?
Caio Souza sim está correto, e mais ainda se você aliar o sistema mais potente à uma maior folga nos eletrodos das velas, e otimizar o avanço de ignição. Assim além de reduzir as chances de detonação, obterá também ganho de torque e potência, partidas mais rápidas e etc. Uma desvantagem pode ser o aumento da erosão do eletrodo central, o que pode ser contornado utilizando velas com eletrodos de material mais resistente.
O problema dos materiais mais resistentes é que são todas resistivas, com não resistivas teria ainda mais ganho, tendo em vista que a maioria das normais tem 4kohms, o problema é que aqui no BR com grau mais baixo só tem as comuns de cobre, que com folga elevada em 5 mil km já come a vela toda ou já aumentou demais a folga do eletrodo, se apontar um pouco ela pra melhorar o ponto onde a centelha vai pular (que também facilita a centelha em folgas maiores) rapidinho a vela já foi.
Esse cabecote de VW a Ar, parece ter sido mexido, pois o VW a Ar tem Câmara de combustão ovalada e não com abertura maior na admissão e menor no escape como no motor AP....
Emmanuel Prado a sua observação está correta, porém mesmo no cabeçote do Fusca original, há as duas áreas de Squish praticamente na mesma posição desse que foi mostrado, portanto o exemplo é válido.
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica referente ao tema do vídeo squish, está perfeita explanação, porém o desenho da Câmara de combustão original VW a Ar é um lixo e esse desenho de Câmara do cabeçote AP, aliado a taxa de compressão um pouco mais alta, faz o VW a Ar se elevar a outro nível. Abraço
Emmanuel Prado haha concordamos com você, apenas não chamaremos de "lixo" em respeito ao Sr. Porsche, e é bom lembrar também que é um projeto da década de 1930... De resto é isso aí! Obrigado pelas considerações!
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica, Tiago, a propósito, falando sobre motores, estou procurando algumas literaturas que possam me ajudar a otimizar o virabrequim de um motor cht, de início já estou disposto a fazer um novo virabrequim, com materiais já bem conhecidos do ramo da preparação. Contudo não tenho encontrado quase nenhum material nessa área específica, onde dois dos meus problemas são : * aumentar a rotação do motor, levando em conta o R/L do conjunto (não conheço nenhuma equação ou teoria que use essa relação R/L), porém esse aumento seria até uma faixa de rpm que eu irei predeterminar (por exemplo quero que o virabrequim seja projetado para resistir até 15.000 rpm, supondo) E a segunda dificuldade é de encontrar algo que retrate o dimensionamento das massas de equilíbrio do virabrequim. Se puder me ajudar, serei muito grato por isso !
AM 32 há uma série de fatores que você terá que considerar, a relação entre o curso do virabrequim e o comprimento da biela é apenas uma delas (para obter a relação, basta dividir o curso do virabrequim por 2, então dividir o resultado pelo comprimento entre centros da biela) esse é um dos parâmetros mais básicos, via de regra quanto mais baixo o valor melhor. Porém lembre-se que há muitos outros parâmetros que serão obstáculos importantes nesse projeto com objetivos tão extremos, como VMP, trem de válvulas, fluxo de cabeçote e etc. Oferecemos cursos de mecânica e preparação de motores que ensinam toda a base técnica necessária pra se pensar em colocar em prática um projeto assim. Provavelmente muitas das suas expectativas serão revistas por você mesmo quando obter algumas informações básicas porém críticas. Quanto às literatura técnica, temos uma biblioteca técnica bem completa, que inclui alguns materiais que abordam esse assunto específico de virabrequins. Você pode entrar em contato por e-mail e agendar um horário pra comparecer e consultar os materiais através do e-mail cursos@tecnomec.com.br. abraços
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica, okay, como não sou do estado de SP, muito provavelmente só nos encontraremos na próxima versão do curso de bancada de fluxo, que farei, porém espero lhe encontrar lá ! Obrigado pela atenção Tiago !
Mais do que parabenizar quero agradecer pelo conteúdo extremamente importante e explicativo que agregou e muito em meu conhecimento em preparação, e enclusive estou justamente fazendo um acerto assim e por acaso esse vídeo apareceu recomendado e após assistir já pude definir meu projeto. Muito obrigado!!!
#willperformance # ficamos muito felizes por isso, um abraço!
Top
Top parabéns
Um dos melhores vídeos que vi até hoje
Olá, mesmo após tantos anos do vídeo ter ido ao ar. Assisti agora e achei sensacional a explicação, é didático adotada. parabéns 👏🏻
Muito bom, o cara tem a pratica e o conhecimento.
Parabéns.
Vc é Especialista.
Ótimo conteúdo!
Os squich angulados não é para reredicionar o combustível para o centro para jogar mas rápido na centelha da vela . ..???
Video TOP
Muito boa essa aula! 🙂👍
Que aula sensacional
Gostei muito desse vídeo, didática muito objetiva, eu que sou leigo entendi o porque de não deixar remover esse material da Câmara de combustão. Parabéns pelo vídeo, sucesso para vocês, obrigado.
Uma das melhores aulas que já vi sobre motores. Parabéns.
Excelente
Que baita aula!!!! Muito conhecimento!!!!
Vídeo nota 10!
Rapaz! Seu se vídeos são muuuito bons! Parabéns!
Parabéns pela aula excepcional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sensacional , parabéns pela didática
Vocês podiam vender livros sobre o assunto.
Simplesmente perfeita a aula!!!!
Faz falta termos este tipo de conteúdo feito por BRASILEIROS. Muita gente com conhecimento mas guardado a 7 chaves. Parabéns
Parabens incrivel
Top, excelente explicação
Nossa show essa aula parabéns...
Só tenho a agradecer pelo riquíssimo conteúdo do vídeo, pois aborda muitos pontos importantes com uma linguagem bem simples e esclarecedora.
Primeiro vídeo seu que eu vejo, MEUS PARABÉNS!!! Muito técnico e explicativo, raro em canais hoje em dia, sucesso!
Muito obg pelas informaçoes
Excepcional! Parabéns por dividir seu conhecimento de maneira tão eficiente e visual. Sucesso!
Excelente aula!
Obrigado por disponibilizar o conteúdo e disseminar o conhecimento.
Só uma observação:
Nas câmaras do cabeçote de VW à ar que aparecem no vídeo já foram modificadas. Copiaram formato AP, certamente pela maior eficiência.
Abraço!
Lembrei da antiga revista auto magazine.Boa aula e é demais estar disponível em vídeo.👍🏼🍀
promodified.wordpress.com/category/artigos-tecnicos/
O aula, muito show essa aula, parabéns irmão tirando todas as dúvidas sobre squish e se pode mecher ou não
Man aula top.muito obrigado
Muito bom parabéns pela explanação sobre o assunto show de bola
Brother sinceramente ,aprendi muito com essas dicas e informações .
Valeu mesmo apena ver o vídeo.
Professor se de exemplo
Aumentar o pistão de 70 para 84
Num cabeçote 4 válvulas
E deixar o squich original
Ali vai ter mas área plana pelo aumento do pistão.
Aí vai ficar melhor ????
Uma coisa que reparei é que nós cabeçote de 4 válvulas tem no squich um lado é da largura do pistão e na frente e atrás plano e de menas largura.
Qual a vantagem?
Conteúdo muito bom, muito didático, nunca tinha visto uma explicação sobre geometria das câmaras tão rápida e eficiente, top.
Se tiver na mão de um preparador ele vai fazer uma leve rampa nas quinas para melhorar o squish
Professor. Esta vela de lado. Só refrigera o squich no lado da canaleta onde tem ..
A parte de cá não refrigera. ??
Só refrigerando uma parte já evita detonação
Bela aula, obrigado por passar esse exemplo de conhecimento.
Parabéns academia motor,tecnomec e Tiago.....ótimo vídeo.
Fernando Kfouri muito obrigado!
Os projetos com "scwich" estão superados a mais de 20 anos. A ÁREA oposta da vela com "scwich" quando em regime de detonação frequentemente rompia a "ZONA de FOGO " a partir do fundo da 1a canaleta. Tem mais... Abraços
OLÁ. 01/03/24 Passaram-se 5 anos eu estou curioso para saber se conseguiste alguma evolução em sua teoria. ABRAÇOS RUK
Melhor canal
Que conteúdo animal! :D Podia fazer um video de melhoramento de fluxo, o que se pode tirar e o que não pode! :D
Rodrigo Schmitz obrigado! E a sua sugestão está anotada!
Tiago é um monstro!
Helder Lima agradecemos!
PARABÉNS PELO TRABALHO BELISSIMA EXPLICAÇÃO, TENHO UMA MOTO COM PISTÃO MAIOR E PLANO ENTÃO QUER DIZER QUE NÃO PRECISO FAZER O DIAMETRO DO PISTÃO NO CABEÇOTE CORRETO?? ABS.
Muito bom !! Relembrando minhas aulas. Valeu Thiago como sempre bem detalhado !!
Gordão CarroBaixoNãoeCrime muito obrigado! 👍
Explicação,TOP
Pablo Araujo muito obrigado!
Muito top o conteúdo...parabéns...se eu fosse de sampa com certeza me matriculava.
Flavio Silva muito obrigado!
Só faltou mostrar os 20V da Audi passat etc...
Conteúdo exelente!!! Continuem assim!!!👏👏👏
Pedro Zanini Segnini muito obrigado!
Amigão! Motores turbo, num geral, qual o squish minimo que poderia ser usado? Os 0,6 a 0,8 vale para turbo tambem?
Diego Faustino #68 sim, também se usa assim apertado quando turbo na gasolina e no etanol, porém usando metanol ou nitrometano, a massa de combustível líquido no cilindro é muito grande, existe o risco de ocorrer calço hidráulico, por isso normalmente se usa mais aberto ou com squish "cônico", abrindo em direção ao interior do cilindro. Porém, conforme foi dito no vídeo, esses números são apenas exemplos, em nenhum caso se deve usar receitas ou simplesmente aplicar os mesmos números de outro motor. Um abraço
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica sim com certeza !! Valew por responder ! No meu canal estou fazendo uma serie onde estou montando um motor de golf gti 2016, justamente amanha irei medir o squish, a area de squish é MUITO pequena nesse cabeçote mas, irei verificar... alguma sugestão de medida?
Diego Faustino #68 legal, nos inscrevemos lá, pode montar perto de 1 mm que fica excelente.
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica sim, vou conferir original, se estiver muito distante de 1 mm vou alterar... coloquei um pistão destaxado (mais abaulado no centro) então ficará tranquilo para acertar o squish ! Valew pela resposta!
Muito didático! Perfeita explicação !
micaell andrei muito obrigado!
Ótima aula. Parabéns!
Jose Saverio muito obrigado!
Obrigado pelo vídeo.
adriano tiviroli lopes ficamos felizes que tenha gostado, e obrigado a você por assistir!
Amigo , se fosse possível colocar 2 velas , 1 já e na frente e colocasse a outra do outro lado do motor melhoraria ou o q aconteceria .
Sim melhora, pois acelera a queima com duas frentes de chama, o que melhora a combustão e evita a detonação. Muitos motores de competição usavam e usam o sistema de duas velas por cilindro "twin plug", como Porsche, Alfa Romeo e outros.
@@tiagonestiago Caravan dos Los hermanos é um exemplo, usa mais que 1 vela por cilindro
Que vídeo top muito bom sou entusiasta tenho um turbo mas d rua seu vídeo responde perguntas ki tinha mas ninguém responde se vê essa área muito presente em motores a diesel
Cristiano Caparroz muito obrigado, ficamos felizes que tenha gostado!
Então se eu aumentar o tamanho do pistão não precisa mexer pra fazer squish?
Bom dia!
Dei entrada de patente de um motor a combustão interna diferente, ele será: rotativo, 4 tempos, não tem vazamentos, não precisa de óleo 2 tempos, não terá válvulas e terá poucas peças móveis.
Acho que este motor será mais econômico que os motores ciclo otto e mais eficiente que o Wankel, pois não terá vazamento devido a anéis de vedação.
No momento só tenho o desenho em autocad em 2 e 3 dimensões.
Como faz 1 més que dei entrada no INPI, mas é demorado para sair a patente, preciso de um sócio, ou parceria para fazer um protótipo pequeno, para ver o real rendimento deste motor e depois, junto com parceria entrar com patente em outros países, para poder comercializar tranquilamente.
Pode me ajudar? ou sabe de alguém?
Excelente vídeo 👍
Rodolfo Souza muito obrigado!
Top tem algum curso aí de vcs?? Online preparação?? Completao
Estamos em projeto siga a tecnonec no Instagram para você ficar sabendo.
Qual a area de squish original de um motor 2.0 ap a gasolina, tenho um motor que foi retificado e foi plainado a face do bloco, e esta gerando aquecimento e detonação, lembro que antes o pistão ficava um pouco abaixo do bloco e agora ele fica acima do bloco
Normalmente fica ao redor de 1,5 mm. Nesse caso que você cita provavelmente o problema é de excesso de taxa de compressão.
O que ocorre quando quando a área de squish está muito limpa, será que está ocorrendo toque do pistão?
Muitaa vezes a área de squish fica "limpa" devido à frente de chama não estar entrando ali, ou apenas devido à ejeção da mistura pro lado oposto da câmara. É algo normal, porém sempre é bom investigar se não está ocorrendo toque do pistão no cabeçote quando se usa valores baixos de abertura.
Amigo, quando essas bordas são muito afiadas, causam pontos de aquecimento? Peço isso pq o cabeçote da moto fazer 250 tem muitas áreas que parecem que gera pontos de pré ignição.
Boa noite, sim bordas afiadas podem aumentar o risco de se tornar pontos quentes, normalmente damos uma escariada leve nessa parte.
Bom dia o squish esta relacionado a espessura da junta de cabeçote ex: se o motor for original e agente troca só a junta de cabeçote r coloca uma mas grossa ou mas fina isso ira altera o valor do squish ?
Tassio Gomes boa tarde, sim está relacionado portanto altera. Observe que no vídeo em 22:55 em diante são citados quais parâmetros interferem na abertura de squish.
Top..
Boa noite!Uma dúvida,nao devemos aumentar o diâmetro do squish para direcionar a mistura para o centro da câmara em caso de aumentar o diâmetro do pistão em tamanho considerado?e se caso angular o squish tbm è ineficiente?
Olá boa noite. A princípio não precisaria aumentar a área, mas talvez isso tivesse um efeito positivo. Já o squash em ângulo, muito usado em motos, pode ser eficiente se feito corretamente, como vemos em motores de competição de altíssimo desempenho. Nessa área, pra saber às respostas efetivamente em cada caso, é inevitável a necessidade de se montar e testar. Um abraço.
@@tiagonestiago não itendi está resposta ..
No vídeo não está falando para deixar a área de squich reta para refrigerar..??
No esmagamento reto vai jogar a a mistura reta .??
No angulado manda direto para rumo da vela ..??
@@juanmafra443 em ambos os casos a mistura será projetada em direção oposta à área de squish, porém a forma que isso acontece certamente terá diferenças. Como dissemos acima, nesse nível de detalhe já se torna indispensável realizar testes práticos pra verificar efetivamente o resultado produzido.
Show!
Regis Silveira obrigado!
Boa tarde vcs dão curso online seria uma boa sujestao ate mesmo pra quem mora longe e não tem como arca com essas despesa de passagem e hospedagem aguardo resposta pos tenho interesse de fazer o curso
Tassio Gomes nós entendemos a situação, mas fica inviável porque há muitas peças, equipamentos, motores completos, uma bancada de fluxo, dinamômetro e inclusive carros que são usados durante os cursos em aulas práticas. Um abraço
Estou preparando um motor de moto 150 para 200cc, pelo q intendi na explicacao devo fazer essa borda no pistao e deixar cerca de 1mm para chegar no cabeçote? O pistao q vou usar é plano mas pretendo usar uma taxa de 10,5 na gasolina, por causa do pistao grande e camara pequena vou fazer uma cava no pistao ate acertar a taxa, acredito q vou ter q abrir um pouco a camara mas vou deixar as beiradas retas para coincidir com a borda do pistao fazendo assim o squish estou certo? Obrigado pelo video
Lucas, normalmente não é necessário fazer essa borda no pistão, pois ela já existe na grande maioria. Se corrige a geometria calculando e ajustando a altura do conjunto móvel (metade do curso do virabrequim + comprimento da biela + altura de compressão do pistão) com a altura do bloco. Se faz o ajuste final fresando o topo do bloco e alterando a espessura da junta do cabeçote. Caso seja necessário usinar o pistão (não recomendado), lembre-se que o formato dele é oval, e pode deformar ao prender na placa do torno. Melhor seria fazer uma luva pra prender e reduzir esse risco. Na câmara sim, é necessário deixar uma borda plana pra coincidir com a face do pistão e formar a faixa de squish. Espero ter ajudado, um abraço.
A técnica tem que fazer um curso a distância.
Qual o efeito se colocar um pistão com altura de compressão menor que o original? Pois com o aumento do diâmetro de pistão a taxa de compressão sobe junto
O efeito nesse caso seria aumentar a abertura de squish. Sobre a taxa, seria necessário medir e calcular, pra verificar qual das duas alterações causou mais mudança de volume.
@@tiagonestiago Obrigado pela atenção
Se aumentando a velocidade de queima eu reduzo a chance de detonação, com uma ignição mais potente eu também estou reduzindo a chance de detonação, certo?
Caio Souza sim está correto, e mais ainda se você aliar o sistema mais potente à uma maior folga nos eletrodos das velas, e otimizar o avanço de ignição. Assim além de reduzir as chances de detonação, obterá também ganho de torque e potência, partidas mais rápidas e etc. Uma desvantagem pode ser o aumento da erosão do eletrodo central, o que pode ser contornado utilizando velas com eletrodos de material mais resistente.
O problema dos materiais mais resistentes é que são todas resistivas, com não resistivas teria ainda mais ganho, tendo em vista que a maioria das normais tem 4kohms, o problema é que aqui no BR com grau mais baixo só tem as comuns de cobre, que com folga elevada em 5 mil km já come a vela toda ou já aumentou demais a folga do eletrodo, se apontar um pouco ela pra melhorar o ponto onde a centelha vai pular (que também facilita a centelha em folgas maiores) rapidinho a vela já foi.
@@caiosouza3378 se baseando em motor com centelha perdida ?
Esse cabecote de VW a Ar, parece ter sido mexido, pois o VW a Ar tem Câmara de combustão ovalada e não com abertura maior na admissão e menor no escape como no motor AP....
Emmanuel Prado a sua observação está correta, porém mesmo no cabeçote do Fusca original, há as duas áreas de Squish praticamente na mesma posição desse que foi mostrado, portanto o exemplo é válido.
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica referente ao tema do vídeo squish, está perfeita explanação, porém o desenho da Câmara de combustão original VW a Ar é um lixo e esse desenho de Câmara do cabeçote AP, aliado a taxa de compressão um pouco mais alta, faz o VW a Ar se elevar a outro nível. Abraço
Emmanuel Prado haha concordamos com você, apenas não chamaremos de "lixo" em respeito ao Sr. Porsche, e é bom lembrar também que é um projeto da década de 1930... De resto é isso aí! Obrigado pelas considerações!
Se eu fosse de SP já me matriculava.
Marcelo Henrique 👍
Câmara do CHT é igualzinha do Dojão V8....
Emmanuel Prado boa observação!
Oque eu já vi de bloco e pistão rebaixado...
AM 32 realmente, há uma considerável falta de conhecimento nessa área...
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica, Tiago, a propósito, falando sobre motores, estou procurando algumas literaturas que possam me ajudar a otimizar o virabrequim de um motor cht, de início já estou disposto a fazer um novo virabrequim, com materiais já bem conhecidos do ramo da preparação. Contudo não tenho encontrado quase nenhum material nessa área específica, onde dois dos meus problemas são :
* aumentar a rotação do motor, levando em conta o R/L do conjunto (não conheço nenhuma equação ou teoria que use essa relação R/L), porém esse aumento seria até uma faixa de rpm que eu irei predeterminar (por exemplo quero que o virabrequim seja projetado para resistir até 15.000 rpm, supondo)
E a segunda dificuldade é de encontrar algo que retrate o dimensionamento das massas de equilíbrio do virabrequim.
Se puder me ajudar, serei muito grato por isso !
AM 32 há uma série de fatores que você terá que considerar, a relação entre o curso do virabrequim e o comprimento da biela é apenas uma delas (para obter a relação, basta dividir o curso do virabrequim por 2, então dividir o resultado pelo comprimento entre centros da biela) esse é um dos parâmetros mais básicos, via de regra quanto mais baixo o valor melhor. Porém lembre-se que há muitos outros parâmetros que serão obstáculos importantes nesse projeto com objetivos tão extremos, como VMP, trem de válvulas, fluxo de cabeçote e etc. Oferecemos cursos de mecânica e preparação de motores que ensinam toda a base técnica necessária pra se pensar em colocar em prática um projeto assim. Provavelmente muitas das suas expectativas serão revistas por você mesmo quando obter algumas informações básicas porém críticas. Quanto às literatura técnica, temos uma biblioteca técnica bem completa, que inclui alguns materiais que abordam esse assunto específico de virabrequins. Você pode entrar em contato por e-mail e agendar um horário pra comparecer e consultar os materiais através do e-mail cursos@tecnomec.com.br. abraços
Tecnomec tecnologia e ensino de mecânica, okay, como não sou do estado de SP, muito provavelmente só nos encontraremos na próxima versão do curso de bancada de fluxo, que farei, porém espero lhe encontrar lá ! Obrigado pela atenção Tiago !
AM 32 legal, será um prazer recebê-lo. Um abraço
Melhor parte é ver a mão do professor suja 😂
Joao Martins haha, é porque esse professor que dá aulas à noite, trabalha na oficina durante o dia 😃
Então é por isso que é um bom professor
fazer videos falando besteira e facil
Muito boa aula, parabéns.