A minha mãe faleceu a 28 de Outubro de 2022 e ele costumava-me cantar esta canção quando era pequena...sempre odiei esta música...sempre achei demasiado triste...pois bem...no dia 29 de Outubro de 2022 quando estava a a ir para o hospital saber da notícia mais triste a minha vida esta música deu na rádio, NUNCA ouvi esta música na rádio só por ela, qual a probabailidade?...sei que foi a forma que ela teve de se despedir de mim...e quão triste é ser a música que me cantavam em criança...e ser a última mensagem...um dia estaremos juntas e novo mãe...AMO-TE
Conheci este homem em Avintes sua terra natal. A ultima vez que o vi, passeava-se pela rua Santa Catarina - Porto, vestido de capa e batina. Sempre que o ouço apetece-me chorar.
Tenho 31 anos e apesar de ter Led Zepplin ,Queen, Supertramp, Genesis entre outras como bandas preferidas , cresci também a ouvir este senhor onde cada canção têm as suas mensagens. Não conheço ninguém da minha idade que ouve Adriano, um cantor que nos deixou tão cedo.
Sou Polaco, mas hoje chorei escutando esta cancao, que antes nao conheci y que desde hoje é uma das minhas cancoes favoritas. Termino a carreira universitaria em junho e também tenho de abandorar Polónia e emigrar a Inglaterra ou outro pais onde haja trabalho...
Eu tenho 16 anos, por isso devem imaginar que esta musica está fora do meu contesto, mas estou mais que orgulhoso por todos os dias ouvir artistas como este, Zeca Afonso etc. Adoro ter 16 anos e ouvir esta musica.
Canção lindissima e muito comovente. A emigração hoje 2021 é e será sempre d'actualidade. Galiza fica sem homens e Portugal também e mais outros países. Estas lindas palavras desta linda musica é dedicada a toda a humanidade. A emigração é universal.🌏🇵🇹🌹
Eu estou aqui na Inglaterra quando os meus amigos estão juntos cantamos estas canções porque nos lembram nos dela.Um Grande abraço A todos os meus amigos portugueses❤
Sou filho de emigrantes (ainda que eu nunca tenha emigrado). Quando ouço ou toco esta excepcional canção (como aconteceu recentemente, num espectáculo, na minha terra) fico emocionado.
Á grande Adriano ,antes de falecer esteve comigo e com um Jorlalista do Diario de Lisboa a beber uma caneca de cerveja na antiiga Sá Reis no Porto e 3 dias depois foi-se, descansa em paz grande companheiro. bruno neves.
Este parte, aquele parte e todos, todos se vão. Galiza ficas sem homens que possam cortar teu pão. Tens em troca órfãos e órfãs Tens campos de solidão. Tens mães que não têm filhos Filhos que não têm pai. Coração que tens e sofre Longas ausências mortais. Viúvas de vivos mortos Que ninguém consolará. Este parte, aquele parte E todos, todos se vão. Galiza ficas sem homens Que possam cortar teu pão. ❤️ Adriano!
Sempre me lembro deste ❤rapagão quando eu era novo agora lembro me muito mais eu vivo o dia da liverdade viva o 25 ❤de Abril sempre esses porcos 😊do S.D.S.P.P e a cambada do chega é um entulho,acreditem portuguese bons obrigado
Adriano! Cantarás sempre no nosso coração as indigências deste País tão ingrato para os naturais e mãos largas para os milionários que, muitas vezes, nem sabem de que terra são... Gabriel Raimundo
Eu era pequeno e lembro das pessoas irem para França e outros países. Meus pais saíram do Alentejo e fomos para Almada em 1965. Até hoje eu recordo esse dia, apesar de ter apenas 6 anos. Ouvir esta canção me faz recuar no tempo.
Celebra-se hoje uma data muito especial...que Adriano viveu com todo o coração, não duvido nunca. Compete-nos a nós recordar Adriano, como um simbolo, sempre vivo, da enorme luta e empenho, que travou, em prol da liberdade, e justiça social, no seio duma nação, carregada do mais pesado sentimento de tristeza, injustiça, e desigualdades sociais. Só me orgulho mesmo de ser português, quando descubro, que nesta terra que me viu nascer...teve no seu seio, alguém como Adriano Correia de Oliveira.
Não é saudade mas tão somente o viver presente nas tuas palavras. mais do que nunca levantemos o grito de liberdade contra a opressão dos ocos de humanismo que são os actuais governantes. Bem hajas Adriano
vivo en Paris,venho a portugal muitas vezes e ao ver a televisao e a polèmica de GRANDOLA VILA MORENA........LEMBREI- ME DE TI,DA TUA MARAVILHOSA VOZ E TAMBEM DO TEU ''FABULOSO PODER D ANTECIPAO POLITICA !!!! MAIS QUE NUNCA D ACTUALIDADE!!!!! SAUDADES DO HOMEM E DO POETA!!!!
Uma homenagem muito merecida aos nossos compatriotas galegos, tal como os portugueses (galegos do sul) foram no passado e no presente, vítimas da mediocridade dos nossos dirigentes políticos. Serão estes reflexo de nós mesmos? Difícil de admitir…mas é o mais provável!
Recomendada também a versião dos galegos "Fuxan os Ventos". Mas Portugal é mesmo outra terra doente da emigração, como a Galiza. Muita saudade me da...
Adriano continua a ser especial ainda que o tempo passe, esta letra diz tudo o que sentimos no momento actual, com os jovens a partirem e até os mais velhos.
Canções que são muito mais que isso.... São enxertos da Alma de um Povo que é triste, continua triste, quem sabe...morrerá dessa tristeza que tem raízes muito profundas, que Adriano Correia de Oliveira, soube com mestria reproduzir nesta magnífica canção.
Antero Barros, esta canção tem a ver com a emigração galega e com a emigração portuguesa, sobretudo a da década de sessenta. Ou não? Trata-se de uma bela e triste canção, com um poema sempre actual, tradução da poetisa galega Rosalía de Castro.
A BÍBLIA sagrada é o único livro do mundo que mostra toda a verdade tudo aquilo que se tem de fazer e tudo aquilo que não se pode fazer para se ter a vida eterna e ser se perfeitamente feliz
O 25 de Abril foi o acontecimento mais cultural e, nesse sentido também o mais revolucionário, para abertura do conhecimento humano, artístico, científico, tecnológico, e, assim da renovação sociocultural dos Portugueses, não obstante crises, dificuldades, novos desafios e experiências, sem o que não haveria nem há evolução e progresso do Ser Humano, individualmente e da Humanidade em comunidades e sociedades. Adriano Correia de Oliveira, desde Coimbra onde estudou, é uma voz intemporal, de alerta de consciências e apelo ao humanismo, à de fragilidade e humildade de cada pessoa, mas, também de amor, coragem, carinho, inteligencia, justiça, solidariedade e união pacífica entre as sucessivas gerações, de passagem pelo Mundo e pela Terra.
As pessoas quando morrem aí não é o fim as pessoas tem uma alma que está destinada a viver eternamente as pessoas que neste mundo se sacrificam para serem fiéis a DEUS essas pessoas vão viver eternamente com DEUS e serão perfeitamente felizes as pessoas que não forem fiéis a DEUS essas pessoas vão sofrer eternamente no lago de fogo
Teve de ser um autor / cantor português, com generosidade poética a traduzir / cantar um poema da grande poetisa galega Rosalía de Castro. Adriano foi, e é um dos grandes da música popular portuguesa. Os " artistas galegos" não estão para isso. Estão para outras coisas.
Infelizmente há poucos artistas galegos neste momento a cantar em galego. Até o famoso Júlio Iglesias, que era galego, cantou uma música em galego e as restantes foram todas cantadas em espanhol. E depois não é de admirar que a língua esteja a decair...
@@diogorodrigues747 os galegos já há séculos que abondonaram o seu idioma original. Aquilo a que hoje chamam galego oficial, o que utilizam na TV galega, não é mais que uma mistura vulgar de castellano com galego rural ( sem expressão escrita), ajustada aos sons rurais. Eu conheci muitíssimos galegos que nunca demonstrar o mínimo interesse nem pelo seu idioma nem pelo idioma português. A grande maioria dos galegos são fiéis à cultura e língua espanhola. Falar algo de galego na Galiza significa ser de classe inferior, a estes que ainda dizem algo de galego são conhecidos por, " os da boina", ou seja rurais..... Júlio Iglesias de galego não tinha nada, nem nunca falou galego. Nem viveu na Galiza.
@@fernaodias2591 A última parte não concordo totalmente. Também já conheci galegos que falam na sua língua para um português, e mesmo quando não quero falar incentivo-os a falar. O galego é um bem precioso que precisa de ser preservado, tal como o mirandês do lado de cá, e a proximidade dos idiomas ajuda a compreensão. Também já reparei no mito que os galegos têm de que os portugueses entendem melhor o espanhol que o galego. Isso, que eu saiba e por experiência própria, é falso. Também há bastantes galegos que consideram a língua portuguesa como uma "língua estranha", e isso faz-me entristecer um pouco... Então a língua mais próxima da deles é "estranha"? Enfim...
@@diogorodrigues747 retirei o meu comentário, reconheço que o fiz de uma forma correcta, honesta, mas crua, sem florear a situação actual do idioma galego na Galiza e em Espanha... Conheço também a situação do euskera e do catalão....A grande maioria dos galegos não falam galego, nem no social, nem no profissional. Essa grande maioria têm assumido que o castelhano é o seu idioma principal.. Eu sei que há portugueses que não querem ver esta realidade. Mas o que é, é. Não outra coisa. Sobre o mirandês, como português que sou, estou muito orgulhoso por ter o mirandês como outro idioma oficial em Portugal, nesse sentido eu visitei essa região. E também estou muito orgulhoso que o idioma PORTUGUÊS seja falado por cerca de 300 milhões de pessoas. E que o idioma PORTUGUÊS seja a base de muitíssimos crioulos... Principalmente na costa do Malabar, Ceilão. Malásia etc.
Este parte, aquele parte e todos, todos se vão. Galiza ficas sem homens que possam cortar teu pão. Tens em troca órfãos e órfãs Tens campos de solidão. Tens mães que não têm filhos Filhos que não têm pai. Coração que tens e sofre Longas ausências mortais. Viúvas de vivos mortos Que ninguém consolará. Este parte, aquele parte E todos, todos se vão. Galiza ficas sem homens Que possam cortar teu pão.
Portugal sempre foi um país de emigração....e hoje em dia , há gente a atacar quem quer vir trabalhar para o nosso país e que vem à procura de melhores condições do que tem no sru país e que fazem falta cá pois vêm fazer trabalhos que os portugueses nao querem fazer...
@@TheMajestic8 O galego e o português têm a mesma origem, já o espanhol é uma mistura de asturiano/leonês com basco. Não vamos misturar as coisas, está bem?
QUAL A RAZAO QUE ESTE SACANA TROCOU OS ACORDES AO CONTRARIO DE TODOS OS OUTROS,QEM DIZ QUE ISTO E UMA LINDA COZ CHAMA AO MEU CU UM ASUBIO,ENTAO O QUE PODE DIZER AO LUIS GOES, AO KENN ROGER ,MANUEL FREIRE ,ANTONIO DOS SANTOS E TANTOS ,TANTOS ,TANTOS ,TANTOS ,TANTOS MILHARES QUE ANDAM POR AI A CANTAR COM VOZ DE CANTOR
A minha mãe faleceu a 28 de Outubro de 2022 e ele costumava-me cantar esta canção quando era pequena...sempre odiei esta música...sempre achei demasiado triste...pois bem...no dia 29 de Outubro de 2022 quando estava a a ir para o hospital saber da notícia mais triste a minha vida esta música deu na rádio, NUNCA ouvi esta música na rádio só por ela, qual a probabailidade?...sei que foi a forma que ela teve de se despedir de mim...e quão triste é ser a música que me cantavam em criança...e ser a última mensagem...um dia estaremos juntas e novo mãe...AMO-TE
❤
Conheci este homem em Avintes sua terra natal. A ultima vez que o vi, passeava-se pela rua Santa Catarina - Porto, vestido de capa e batina. Sempre que o ouço apetece-me chorar.
Tenho 31 anos e apesar de ter Led Zepplin ,Queen, Supertramp, Genesis entre outras como bandas preferidas , cresci também a ouvir este senhor onde cada canção têm as suas mensagens.
Não conheço ninguém da minha idade que ouve Adriano, um cantor que nos deixou tão cedo.
Tenho a tua idade. Descobri o nome dele numa lista de músicos de intervenção e fui pesquisar. Estou a gostar muito!
@@RJLpt niceee !se precisares de umas dicas de álbuns extraordinários de artistas de intervenção apita 👌🏻
Quem imaginaria que esta bela, mas triste musica estaria tão actualizada em pleno sec. XXI? infelimente é verdade! Pra sempre Adriano!
Sou Polaco, mas hoje chorei escutando esta cancao, que antes nao conheci y que desde hoje é uma das minhas cancoes favoritas. Termino a carreira universitaria em junho e também tenho de abandorar Polónia e emigrar a Inglaterra ou outro pais onde haja trabalho...
boa sorte colega, tenho SAUDADE dos nossos tempos ! um abraço, John
Como polaco escreve muito bem o português
❤
Eu tenho 16 anos, por isso devem imaginar que esta musica está fora do meu contesto, mas estou mais que orgulhoso por todos os dias ouvir artistas como este, Zeca Afonso etc. Adoro ter 16 anos e ouvir esta musica.
Bravo, rapaz!
Agora adulto!
Canção lindissima e muito comovente. A emigração hoje 2021 é e será sempre d'actualidade. Galiza fica sem homens e Portugal também e mais outros países. Estas lindas palavras desta linda musica é dedicada a toda a humanidade. A emigração é universal.🌏🇵🇹🌹
Eu estou aqui na Inglaterra quando os meus amigos estão juntos cantamos estas canções porque nos lembram nos dela.Um Grande abraço A todos os meus amigos portugueses❤
O Grande "Bom Gigante"! Um dos Maiores Trovadores, a Voz deste Povo a que pertenço.
Sou filho de emigrantes (ainda que eu nunca tenha emigrado). Quando ouço ou toco esta excepcional canção (como aconteceu recentemente, num espectáculo, na minha terra) fico emocionado.
Á grande Adriano ,antes de falecer esteve comigo e com um Jorlalista do Diario de Lisboa a beber uma caneca de cerveja na antiiga Sá Reis no Porto e 3 dias depois foi-se, descansa em paz grande companheiro. bruno neves.
Adriano faleceu muito novo, ele cantava maravilhosamente bem. Canções tão lindas que nos fazem chorar de tristeza. Um grande cantor e poèta.🙏🙏
É preciso ir ao fundo da questao e perguntar porquê e de quem a responsabilidade?
Obrigado pelo reconhecimento e respeito por os Imigrantes Abraços de José Azevedo
Obrigado pelo reconhecimento e respeito por os Imigrantes Abraços de José Azevedo
Grande Adriano.Agradeço a quem colocou este tema na rede.Adoro a Galiza,
Adriano /Zé Niza/Rosalia de Castro, a combinação celestial!
Este parte, aquele parte
e todos, todos se vão.
Galiza ficas sem homens
que possam cortar teu pão.
Tens em troca órfãos e órfãs
Tens campos de solidão.
Tens mães que não têm filhos
Filhos que não têm pai.
Coração que tens e sofre
Longas ausências mortais.
Viúvas de vivos mortos
Que ninguém consolará.
Este parte, aquele parte
E todos, todos se vão.
Galiza ficas sem homens
Que possam cortar teu pão.
❤️ Adriano!
Sempre me lembro deste ❤rapagão quando eu era novo agora lembro me muito mais eu vivo o dia da liverdade viva o 25 ❤de Abril sempre esses porcos 😊do S.D.S.P.P e a cambada do chega é um entulho,acreditem portuguese bons obrigado
Adriano, a cada dia fazes mais falta. Que saudade da tua voz, do teu talento, da tua coragem...:'(
Lindo fado poético de Adriano C. Oliveira...ele foi chamade por Deus mas as seus lindos fados ficaram..no coração dos portugueses.💖🎶🎶🇵🇹🙏
Adriano! Cantarás sempre no nosso coração as indigências deste País tão ingrato para os naturais e mãos largas para os milionários que, muitas vezes, nem sabem de que terra são... Gabriel Raimundo
ADRIANO IMORTAL, PARA SEMPRE NOS NOSSOS CORAÇÕES
Musica que repesenta um sentimento anos 60 de quem partiu para tempos tao dificeis--IMIGRAÇÃO
Eu era pequeno e lembro das pessoas irem para França e outros países. Meus pais saíram do Alentejo e fomos para Almada em 1965. Até hoje eu recordo esse dia, apesar de ter apenas 6 anos. Ouvir esta canção me faz recuar no tempo.
Esse poema e essa música são tão bonitos e tristes que acabei chorando
sempre no meu coração Adriano... sei que sou nova mas o sentimento é intemporal
continua a ouvir cantar o adriano catarina !!! o alentejano
Canção muito triste e a melodia é lindíssima assim que o texto desta musica que ficará para sempre inesquecível.♥️🌹🌹🤢🍀🇵🇹
Grande homem!
Sempre que escuto esta música fico todo arrepiado...
Adriano meu. Querido e saudoso primo. Adrianinho estaras sempre presente
nos nossos coraçoes !
Canção lindíssima e uma melodia inesquecível...🌿❤
Sublime. Desde a primeira vez que ouvi esta canção do Adriano ao vivo que me marcou profundamente.
Um grande poema e uma notável interpretação.
"Este parte, aquele parte....". Continua presente, Grande Adriano....
NUNCA ESTE POEMA FOI TÃO ACTUAL!!!....
Celebra-se hoje uma data muito especial...que Adriano viveu com todo o coração, não duvido nunca. Compete-nos a nós recordar Adriano, como um simbolo, sempre vivo, da enorme luta e empenho, que travou, em prol da liberdade, e justiça social, no seio duma nação, carregada do mais pesado sentimento de tristeza, injustiça, e desigualdades sociais. Só me orgulho mesmo de ser português, quando descubro, que nesta terra que me viu nascer...teve no seu seio, alguém como Adriano Correia de Oliveira.
Completamente de acordo! Obgda!
Adriano estejas aonde estiveres cuida de todos noz que saudades serás sempre lembrado até o fim da minha vida, até um dia camarada
Não é saudade mas tão somente o viver presente nas tuas palavras. mais do que nunca levantemos o grito de liberdade contra a opressão dos ocos de humanismo que são os actuais governantes. Bem hajas Adriano
existem vozes de encantar em portugal
vivo en Paris,venho a portugal muitas vezes e ao ver a televisao e a polèmica de
GRANDOLA VILA MORENA........LEMBREI- ME DE TI,DA TUA MARAVILHOSA VOZ
E TAMBEM DO TEU ''FABULOSO PODER D ANTECIPAO POLITICA !!!!
MAIS QUE NUNCA D ACTUALIDADE!!!!! SAUDADES DO HOMEM E DO POETA!!!!
FILHO EMIGRADO EM TERRAS DE ANGOLA-SAUDADES
DA saudades de Portugal, lembro me desta cancao bem entrepetada com amor linda voz !!
Uma homenagem muito merecida aos nossos compatriotas galegos, tal como os portugueses (galegos do sul) foram no passado e no presente, vítimas da mediocridade dos nossos dirigentes políticos. Serão estes reflexo de nós mesmos? Difícil de admitir…mas é o mais provável!
.........e já partiste há 30 anos !!! Que saudades!!!
Amélia Caspurro
Grande Adriano!
Linda Voz.... desde pequena que me fascina...
arte, é sempre arte. É pena tantos passarem ao lado
Recomendada também a versião dos galegos "Fuxan os Ventos". Mas Portugal é mesmo outra terra doente da emigração, como a Galiza. Muita saudade me da...
Adriano continua a ser especial ainda que o tempo passe, esta letra diz tudo o que sentimos no momento actual, com os jovens a partirem e até os mais velhos.
Canções que são muito mais que isso.... São enxertos da Alma de um Povo que é triste, continua triste, quem sabe...morrerá dessa tristeza que tem raízes muito profundas, que Adriano Correia de Oliveira, soube com mestria reproduzir nesta magnífica canção.
Saudades, tantas saudades de Adriano!
...tantas saudades , fabulosa interpretação !
Será sempre assim,um sorriso quando chegam.Uma lágrima no fim. Destino do Emigrante...
AMIGO QUE TAO CEDO PARTISTE DEIXANDO PARA TRAS TANTA MENSAGEM FORTE
Antero Barros, esta canção tem a ver com a emigração galega e com a emigração portuguesa, sobretudo a da década de sessenta. Ou não? Trata-se de uma bela e triste canção, com um poema sempre actual, tradução da poetisa galega Rosalía de Castro.
O poema foi escrito ainda no século XIX pela grande poetisa galega Rosalia de Castro. O sentimento esse, é intemporal.
A BÍBLIA sagrada é o único livro do mundo que mostra toda a verdade tudo aquilo que se tem de fazer e tudo aquilo que não se pode fazer para se ter a vida eterna e ser se perfeitamente feliz
Grande Adriano! Fazes muita falta
Este parte, aquele parte e todos, todos se vão...que sina a nossa, hoje como ontem esta canção teima em ser actual...
CADA VEZ MAIS ACTUAL !!!
Fantástico Adriano!!!
Partiste, mas ficarás para sempre na História da nossa música.
O 25 de Abril foi o acontecimento mais cultural e, nesse sentido também o mais revolucionário, para abertura do conhecimento humano, artístico, científico, tecnológico, e, assim da renovação sociocultural dos Portugueses, não obstante crises, dificuldades, novos desafios e experiências, sem o que não haveria nem há evolução e progresso do Ser Humano, individualmente e da Humanidade em comunidades e sociedades.
Adriano Correia de Oliveira, desde Coimbra onde estudou, é uma voz intemporal, de alerta de consciências e apelo ao humanismo, à de fragilidade e humildade de cada pessoa, mas,
também de amor, coragem, carinho, inteligencia, justiça, solidariedade e união pacífica entre as sucessivas gerações,
de passagem pelo Mundo e pela Terra.
A primeira vez que ouvi mencionar o compisitor foi numa canção pelo Tim (tejo q levas as águas). è o lado bom das covers.
@cmleitao52 Emociona sempre que o ouvimos.
Esta alma imensa ....
Adorei.
Na chamada música de intervenção somos nao só os melhores como, penso, os únicos.
Linda esta musica vem mesmo da alma
Que saudade!!!!
As pessoas quando morrem aí não é o fim as pessoas tem uma alma que está destinada a viver eternamente as pessoas que neste mundo se sacrificam para serem fiéis a DEUS essas pessoas vão viver eternamente com DEUS e serão perfeitamente felizes as pessoas que não forem fiéis a DEUS essas pessoas vão sofrer eternamente no lago de fogo
João Silva, o grande Adriano era agnóstico ou porventura ateu. Nada de confusões!
Existe um único Deus que domina sobre todo o universo o deus. Deus que criou os céus e a terra e todo o que neles há
LINDA
Sublime
Muito bom.🎵🎶
Teve de ser um autor / cantor português, com generosidade poética a traduzir / cantar um poema da grande poetisa galega Rosalía de Castro. Adriano foi, e é um dos grandes da música popular portuguesa. Os " artistas galegos" não estão para isso. Estão para outras coisas.
Infelizmente há poucos artistas galegos neste momento a cantar em galego. Até o famoso Júlio Iglesias, que era galego, cantou uma música em galego e as restantes foram todas cantadas em espanhol.
E depois não é de admirar que a língua esteja a decair...
@@diogorodrigues747 os galegos já há séculos que abondonaram o seu idioma original. Aquilo a que hoje chamam galego oficial, o que utilizam na TV galega, não é mais que uma mistura vulgar de castellano com galego rural ( sem expressão escrita), ajustada aos sons rurais. Eu conheci muitíssimos galegos que nunca demonstrar o mínimo interesse nem pelo seu idioma nem pelo idioma português. A grande maioria dos galegos são fiéis à cultura e língua espanhola. Falar algo de galego na Galiza significa ser de classe inferior, a estes que ainda dizem algo de galego são conhecidos por, " os da boina", ou seja rurais..... Júlio Iglesias de galego não tinha nada, nem nunca falou galego. Nem viveu na Galiza.
@@fernaodias2591 A última parte não concordo totalmente. Também já conheci galegos que falam na sua língua para um português, e mesmo quando não quero falar incentivo-os a falar. O galego é um bem precioso que precisa de ser preservado, tal como o mirandês do lado de cá, e a proximidade dos idiomas ajuda a compreensão.
Também já reparei no mito que os galegos têm de que os portugueses entendem melhor o espanhol que o galego. Isso, que eu saiba e por experiência própria, é falso.
Também há bastantes galegos que consideram a língua portuguesa como uma "língua estranha", e isso faz-me entristecer um pouco... Então a língua mais próxima da deles é "estranha"? Enfim...
@@fernaodias2591 A conversa já está a virar para o torto. Peço desculpa mas esse tipo de discussões não são do meu agrado. Uma boa semana para si.
@@diogorodrigues747 retirei o meu comentário, reconheço que o fiz de uma forma correcta, honesta, mas crua, sem florear a situação actual do idioma galego na Galiza e em Espanha... Conheço também a situação do euskera e do catalão....A grande maioria dos galegos não falam galego, nem no social, nem no profissional. Essa grande maioria têm assumido que o castelhano é o seu idioma principal.. Eu sei que há portugueses que não querem ver esta realidade. Mas o que é, é. Não outra coisa. Sobre o mirandês, como português que sou, estou muito orgulhoso por ter o mirandês como outro idioma oficial em Portugal, nesse sentido eu visitei essa região. E também estou muito orgulhoso que o idioma PORTUGUÊS seja falado por cerca de 300 milhões de pessoas. E que o idioma PORTUGUÊS seja a base de muitíssimos crioulos... Principalmente na costa do Malabar, Ceilão. Malásia etc.
Portugaliza!!!
Mais actual que nunca...
E todos todos se vão... E todos todos continuam a ir... ATÉ QUANDO???? ATÉ QUANDO?????
musica mais bonita de sempre
Belo!
Agora já está completamente nas mãos internacionais😢
Este parte, aquele parte
e todos, todos se vão.
Galiza ficas sem homens
que possam cortar teu pão.
Tens em troca órfãos e órfãs
Tens campos de solidão.
Tens mães que não têm filhos
Filhos que não têm pai.
Coração que tens e sofre
Longas ausências mortais.
Viúvas de vivos mortos
Que ninguém consolará.
Este parte, aquele parte
E todos, todos se vão.
Galiza ficas sem homens
Que possam cortar teu pão.
@cmleitao52 (...)saudades.
Galiza?
Quem serão os 6 fascistas que não gostam do Adriano?
Eu gosto de Adriano não sou de esquerda. Porque diabo quem não gosta de Adriano tem de ser fascista ? Que falta de bom senso.
Quem não é de esquerda não é necessariamente fascista, não foi o que eu escreví...
a menos que não gostem do Adriano ....
Portugal sempre foi um país de emigração....e hoje em dia , há gente a atacar quem quer vir trabalhar para o nosso país e que vem à procura de melhores condições do que tem no sru país e que fazem falta cá pois vêm fazer trabalhos que os portugueses nao querem fazer...
O primero doomer lusitano.
Imaginem vocês o que para um galego emigrante na Alemanha esta canção pode significar. Chega mesmo até o fundo do coração.
Vejam Plano Kalergi
ainda hoje se mentem
Nao q nao goste de zeca afonso, mas sempre me escandalizou que o zeca seja tao badalado e o adriano tao esquecido
As pessouas
tem mais a ver com emigracao da galiza que portuguesa...
Galiza é a raiz de Portugal e Espanha, o galego é portanto a verdadeira lingua ibérica
@@TheMajestic8 O galego e o português têm a mesma origem, já o espanhol é uma mistura de asturiano/leonês com basco. Não vamos misturar as coisas, está bem?
Galiza sem homes ficas que te poidam trabalhar
Tão, tão , tão actual !!!!.....que até parece mentira !!!
Amélia Caspurro
os invisuais ou com falta de vista não lê-em não outros nem sequer aprenderam cedo só depois de velhos caduco podres sem mais nada valerem
QUAL A RAZAO QUE ESTE SACANA TROCOU OS ACORDES AO CONTRARIO DE TODOS OS OUTROS,QEM DIZ QUE ISTO E UMA LINDA COZ CHAMA AO MEU CU UM ASUBIO,ENTAO O QUE PODE DIZER AO LUIS GOES, AO KENN ROGER ,MANUEL FREIRE ,ANTONIO DOS SANTOS E TANTOS ,TANTOS ,TANTOS ,TANTOS ,TANTOS MILHARES QUE ANDAM POR AI A CANTAR COM VOZ DE CANTOR
volta para escola less time.
Calado também és um poeta. Volta para a escola para aprenderes a ler seu ignorante.
Obrigado Adriano por teres nascido