Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a esse áudio clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-53972711
É uma pena que não foi reconhecida pelo seu trabalho. O método Montessori é muito libertador para a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem, uma criança especial ou mesmo que não nenhum problema. É perfeito porque tem o foco no desenvolvimento cognitivo da criança. Por muito tempo sonhei com esse método é tive a oportunidade de trabalhar com um método misto natural em que estava inserido o método Montessori. Por mim mesma pesquisei um pouco do trabalho desta mulher e amei a forma de como ela ensinava. Meus alunos eram alfabetizados com muita facilidade, é os alunos que mostravam alguma dificuldade também aprendiam. Lembro até hoje de um aluninho meu chamado Jonathan, ele era uma criança especial, mas eu o amava e me esforçava muito para que aprendesse e usando o material em sala ele conseguiu desenvolver bastante, ele mudou para outra cidade e passados uns 10 anos a mãe voltou a escola para que eu continuasse ensinando porque era a única coisa que que ele se lembrava. Esse método Montessori é o método do amor. Independentemente do mundo paralelo, ela pensou no ser humano.
Diferentemente do Paulo freire, o teste que ele fez em vida foi alfabetizar adultos, apenas em saber ler e escrever, mas não focou no analfabetismo funcional, que é ler e entender errado
O escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, autor de livros famosos como “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera”, e considerado um dos autores mais importantes do século XX, afirmava: “Eu não acredito que exista um método melhor do que Montessori para fazer com que as crianças fiquem sensíveis às belezas do mundo e despertem sua curiosidade sobre os segredos da vida.”
Tenho uma observação, minha filha estuda no colégio desde 3 anos e esta no ensino médio hoje. Temos bolsa de estudos e a escola sempre nos apoiou financeiramente viabilizando a participação de minha filha na escola. O método montessoriano é espetacular na minha opinião, em meio a informações, cobranças e tanta pressão, minha filha é calma, persistente, empenhada, dedicada, independente, tem pensamento e opinião própria, por mais que eu seja uma mãe dominadora... é um privilégio ter uma filha que pensa, discute e tem uma educação diferenciada graças ao apoio financeiro com bolsa de estudos que recebemos da escola.
Atire a primeira pedra quem não vive uma vida cheia de paradoxos. Julgamos demais e não enxergamos que cada ser faz as escolhas que são as melhores em determinado tempo, local, cultura. Essa mulher é um exemplo de vida...
Todo mundo tem suas contradições e paradoxos, mas não foi mostrado nenhum aqui nesse artigo. Eu posso julgar uma mãe que abandona o filho por abandonar o filho, mas não é um paradoxo alguém que não quer ter o filho abandonar o filho.
@@cairerocha1004, Maria Montessori não abandonou o filho. Lutou pela sua custódia, tendo-a conseguido qd ele já tinha 12 anos. Mário foi assistente e continuador da mãe.
Comparando a pré-escola disponível na Rep. da Irlanda ou nos Países Baixos, com a realidade de Portugal ou da própria Itália, Montessori e a "Casa das Crianças" continuam a ser muito necessárias neste tempo.
Ela foi convidada para elaborar um sistema educacional para a Itália por Mussolini, mas desistiu , abandonando o país. Na verdade, foi expulsa. Ela viveu nos EUA e na Índia , depois disso.
Montessori e o melhor ensino que existe,sei disso porque meu filho estudou em um colégio Montessori em sp, ele passou em 6 lugar na UFMG, foi sênior rosa nas olimpiadas de matemática em 2019 , sou todo orgulho pdla tragetoria que ele esta percorrendo,ele so trm 16 anos
Montessori deixou um legado! Deu significado a Vida das crianças, e jamais será esquecida. Seus ensinamentos seguem nos cursos de Pedagogia, e proporciona muito aprendizado!
Tenho 62 anos de idade e tive o privilégio de ter estudado em uma escola Montessoriana durante 8 anos, aproximadamente, de minha vida. Agradeço aos meus pais pela lucidez e boa vontade de me proporcionar essa educação formal e, particularmente, às educadoras Sra. Deusdeta e Sra. Otília, fundadoras dessa escola e pessoas dedicadas integralmente ao fazer pedagógico institucional. Infelizmente essa escola já não existe mais em minha cidade. Saudades.
Não concordo que Montessori tivesse negado o vínculo do casamento com Montesano, mas acredito que este terá declinado o vínculo com a colaboradora/aluna grávida, por pressão da própria família. Ambos de famílias italianas, devotadas à Religião Católica. A dele, mais poderosa/abastada do que a dela. Nenhuma das avós aceitou perfilhar o neto e acredito que Maria fez esse pedido à própria mãe Renilde. O presunçoso livro biográfico e a sua autora é que merecem escrutínio.
pelo que entendi, ela "rejeitou" esse filho em nome de todas as outras crianças que ela poderia continuar a ajudar, pois se aceitasse ele, não poderia ajudar mais ninguém como ela continuou fazendo, não deve ter sido nada fácil pois ela continuou cuidando a distancia dele
Alexandre Júlio bem pensado. Mas acho que o problema foi a escolha que ela fez desde o início, manter um relacionamento livre numa sociedade cheia de preconceito. Infelizmente o preço foi alto. Talvez se ela tivesse casado com ele desde o início, antes de ter engravidado, ela conseguisse continuar a carreira com a autorização do marido. Mas até entendo que ela não queria depender disso e queria ser livre. Pois existia a possibilidade de haver pressão da família dele em não permitir que ela trabalhasse fora e continuasse na profissão. O ruim foi o preço que o filho pagou, ser registrado com pais desconhecidos, ter sido afastado dos pais verdadeiros e ainda ter ficado como filho bastardo(fora do casamento oficial do pai) mesmo tendo sido reconhecido pelo pai quando ele se casou. Uma história difícil. :(
@@ceuazul812 , o meu Júnior (tb.) é Júlio. Não fui eu que pensei. O Padre e Professor Gianmario Pagano é que o defende, no argumento do telefilme biográfico "Maria Montessori - Una vita per i bambini". Mário Montessori admirou a mãe, foi seu assistente e continuador.
Da carreira não. Do preconceito da época em ter filhos fora do casamento. Esse arranjo era bem comum na época qdo filhas de pessoas importantes engravidavam. Ser mãe solteira em décadas passadas era uma desgraça para as famílias. Não veja o passado com olhos do presente.
@@Poncio_bloxTV não sei explicar, acho que a relevância da leitura Tudo é muito bom, as fichas, as letras de lixa, os sons no lugar do nome das letras, a linha circular no centro da sala, mas me marcou a leitura do primeiro livro Chego a lembrar de um trecho e da ilustração Isso foi a 52 anos!! Houve um evento em que cada aluno lia um trecho do livro para os pais verem que estamos alfabetizados Eu tinha cinco anos e me aceitaram no pré, naquele tempo não tinha frescura Se vc procurar na web vai encontrar um matéria sobre alguns gênios e magnatas atuais terem sido alfabetizados pelo montessori e tb jamais terem esquecido
@Nico_gamerbloxTV tudo! As letras de lixa, as fichas, os sons ao invés dos nomes das letras, a linha circular no centro da sala ... E o valor da leitura Lembro do primeiro livro que lemos... eu tinha cinco anos e fui aceita no pré (naquele tempo não tinha frescura) Lembro até de um trecho do livro e uma ilustração Isso foi há 52 anos! Há vários artigos dizendo que os que foram alfabetizados pelo montessori têm esse tipo de lembrança afetuosa e especial, entre eles Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezzos, Gabriel Garcia Marques... vai vendo 😄
Maria Luisa Perpétuo: Eu poderia ensinar toda Matemática do ensino fundamental e médio em apenas 1 ano para sua filha e depois ela teria a capacidade de estudar e aprender assuntos de Matemática do ensino superior sozinha sem precisar de professores pra isso, mas pq as escolas no geral precisa de mais de 10 anos e os alunos a maioria não aprendem ? lkk Pq são incompetentes. O método de ensino faz toda diferença.
@@Eduardo_BP, você tb. faz falta em Portugal. Carlos Manuel Batista Fiolhais é um dos mediáticos pavões que toma os nossos palcos, quando se discute a aprendizagem (aqui os adultos preferem a palavra "ensino") da Matemática. Ignoram a "PsicoGeometria" e a "PsicoAritemética". Não resolveu a minha questão: como mostrar a uma criança que sabe contar, mas ainda não ler ou escrever, o que é uma raíz quadrada, ou mesmo uma raíz cúbica?
@@alexandrejulio Meu método de ensino de baseia em usar Lógica de programação para ensinar Matemática e ciências no geral, mas pq esse usar essa subárea da ciência da computação ? Pq tudo que fazemos usamos Lógica de programação, ou seja, as crianças utilizam Lógica de programação o tempo todo só que não sabem disso.
As pessoas não entendem que o foco dessa mulher era a educação e se o fascista prometeu incluir seu método nas escolas, logo ela iria apóia-lo. Ela fez isso pensando na educação.
Finalizando meu TCC essa semana, ele é relacionado ao método Montessori. Bastante decepcionado com a relação com o facismo, que eu incrivelmente não sabia, mas ainda assim uma mulher revolucionária.
Por favor avalie melhor. Mussolini gabava as Escolas Montessori, na demonstração da superioridade do método italiano. Montessori queria formar mais adultos, futuros educadores na "Pedagogia Científica". Rapidamente a ambição nacionalista do Ditador se tornou incompatível com o Método Montessori. Ela deixou o nome nas escolas em Itália, daí o prejuízo da relação com Mussolini. Veja a produção bibliográfica de Maria Montessori: ela viveu em Barcelona entre 1916 e 1936. As escolas Montessori desapareceram da Alemanha em 1933 e de Itália em 1936. De Berlim há o relato de uma fogueira de livros, com a figura de Montessori no topo.
@@Alexander_Haupt, Montessori foi mais feliz na Índia de Gandhi, do que na Espanha de Franco, ou na Itália de Mussolini. Você tem outra razão para "The Absorbent Mind" ter sido publicado em 1949 na Índia?
Mais focado em adultos, o método Paulo Freire também é mais difundido hoje nas escolas particulares brasileiras. E é claro, execrado por imbecis que nem o conhecem. O que é bom e libertador não pode ser para pobres... É nojento. Parabéns pela matéria e por sua difusão, locução excelente.
@@mariarosadecarvalhomotta9591 , você tem razão. Freire é o terceiro autor mais citado no mundo, em trabalhos acadêmicos de ciências humanas. E a diferença em relação aos dois primeiros é pequena. Montessori está bem atrás, nessa classificação do Google Scholar.
Maria Montessori e Paulo Freire, maiores gênios do ensino. E infelizemente os métodos ficam sempre com esses "riquinhos" canalhas. Infelizmente os métodos que são para ajudar toda a nação, acabam caindo nas mãos de poucos.
Paulo freire é aplicado aos pobres sim, sabe porque? O comportamento dos professores mostra isso, uma professora da universidade acredita que não existe pessoa que sabe mais ou menos, apenas conhecimentos diferentes, algo que já foi refutado por neurologistas, Paulo freire é ruim porque seu método se baseia em mentiras
@@PessoaAleatoria01 incorreto, temos mais conhecimentos e menos conhecimentos sim, pois se refere a quantidade de informações que nosso cérebro tem, um bebê tem menos conhecimento, que é medido em bits (medida de informação), doque um adulto, as informações podem sim se tratar sobre diferentes coisas, mas a quantidade total difere, isso foi refutado por neurocientistas, uma analogia, há dois computadores, (a) com 200 gb de texto e outro (b) com 400 gb de texto, isso porque o B foi mais usado, tendo mais informações, agora, os textos podem se tratar de diferentes conteúdos, o a com textos sobre x e b sobre conteúdo y, a mesma coisa ocorre no nosso cérebro, não nego diferenças entre Pc e cérebro em outras coisas, mas isso é uma semelhança, Paulo freire nega a variação de quantidade de informações, afirmando que apenas a categoria de informações muda, algo completamente equivocado, então, Paulo freire foi REFUTADO!
@@PessoaAleatoria01 o método Paulo freire é aplicado no Brasil sim, ou ele é patrono da educação brasileira só de enfeite, um exemplo, os professores acreditam que não existe mais conhecimento ou menos conhecimento, apenas conhecimentos diferentes, a aplicam isso na aula, sim, ele possui influência real, então o método dele é aplicado, pode não ser tudo, mas é aplicado ao menos uma parte, tanto que nas universidades e faculdades de educação a gente estuda muito o Paulo freire, então não cola
Pois bem, neurocientistas deveriam determinar um método de educação, pois sem o cérebro não há estudo, enfim, se não sei o que é o método Paulo freire, porque eu descrevi algo do método Paulo freire!?, Se eu descrevi é porque eu sei, esse analfabetismo funcional criticado no método é real, pois há a falta de interpretação de texto, vi uma meme em que tinha a prateleira da marca fila, e as pessoas estavam fazendo fila porque viram a logo da marca, ou seja, mesmo que o cara saiba ler as placas, ele entenderia errado, essa é a questão, e eu já refutei a guria falando que não era aplicado, um outro exemplo de analfabetismo funcional ocorreu aqui mesmo na secção de comentários, onde você pensou que analfabetismo funcional e analfabetismo são a mesma coisa
Sim, até porque nós não podemos fazê-lo nos comentários. Seria gratificante, ver a agência de comunicação britânica, referir o bom tratamento que Maria Montessori teve na Índia, ao mesmo tempo que contribuía para a independência pacífica. A obra maior, "The Absorbent Mind" foi publicada na Índia em 1949. Há uma cópia no Internet Archive. Tem um comentário que faz a devida valorização civilizacional da obra.
Pra mim, a relação dela com o fascismo não a diminui em nada, já que ela percebeu a tempo do que se tratava e se afastou de Mussolini. Ruim teria sido se ela o tivesse apoiado até o fim.
oi me chamo roses o uma mulher cega key com a ajuda de deus aprendi fazer partos de animais.. faço partos de ovelhas cabras vacas porcas.. aplico injeção alimentos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e sonhadora.. muito obrigada deus abençoe a todos..😘🐑🙏🙏
Estou estudando na minha matéria de didática, sou aluno de licenciatura em artes visuais. Amei encontrar esse conteúdo, pois minha mãe aprendeu esse método e ensinava muito baseada nele.
"A educação deveria ser uma técnica baseada em amor e respeito". Tudo o que eu, como criança autista, não vivi em um colégio dito montessoriano de Florianópolis, há 20 anos. Nos primeiros anos de ensino fundamental, fui vítima de capacitismo e assédio moral por algumas professoras. É triste quando se usa de uma ideia tão nobre apenas como fachada para ganhar dinheiro.
Julgar é fácil, difícil é se colocar no lugar dela, mãe solteira em uma Itália fascista, machista e onde a igreja católica ainda tinha grande influência na vida da maioria das pessoas.
Para quem fez um grande empreendimento que pregava amor e respeito às crianças sua atitude foi contraditória,pequena falha que não ofusca o brilhantismo do seu método,que ela idealizou no final do século 19. O fascismo nasceu e morreu com Benito mussolini de 1920 a 1940.
Imagino a batalha que ela travou contra os Conservadores daquela época (Antes que alguém conservador interprette de forma vitimizadora não me refiro em termos políticos e sim comportamentais)
Imagine ela obter ajuda do Papa, para que permitam a admissão de uma mulher na Fac. de Medicina de "La Sapienza". 3.a médica em Roma? A história que conhecia era 3.a médica em Itália. O Norte Industrial já era mais progressista. O presunçoso livro biográfico e a sua autora merecem escrutínio.
Como assim? O facto do "Método Montessori" ser mais popular e acessível na Rep. da Irlanda, Países Baixos ou Alemanha, do que em Portugal, Brasil ou na própria Itália, tem mais a ver com a importância que os eleitores e seus eleitos dedicaram às respetivas Escolas Públicas. Acredita que entre 1985 e 2020 os portugueses investiram mais nos automóveis, do que na educação dos filhos? A Rep. da Irlanda fez o contrário.
Minha experiência como professor ao longo dos anos é que um método de ensino não é o suficiente para se fazer bons alunos. Mas sim influência cultural positiva, estrutura familiar. Num país onde há uma desvalorização do conhecimento, como no Brasil, não importa quantos métodos a escola aderir, se mesmo o entretenimento muitas vezes gera desinformação.
No meu estágio para professora aprendi todas essas técnicas de ensino. Não estou de acordo com toda a sua visão no processo ensino/aprendizagem, mas tem aspectos muito interessantes. Para a época imagino que foi muito complicado ter uma criança. Ela fez as suas opções de vida, de acordo com as suas prioridades.
Senhora Professora, em Portugal o juízo a Montessori segue aquilo que Agostinho da Silva escreveu em "O Método Montessori", de 1939. Há evidência que os pedagogos da Universidade se tenham debruçado sobre a "Formação do Homem" ou "A Mente Absorvente", de 1949?
@@alexandrejulio Agora "senhora reformada", mas os meus meninos tratavam-me carinhosamente por "setôra", foi um tempo muito bom. Aprendi no estágio a adotar nas minhas aulas as pedagogias de uns ou outros, que se adaptavam melhor à minha maneira de ser, ao tipo de alunos que tinha e ao que eu pretendia que aprendessem.
@@alexandrejulio Com certeza! Também é ou foi prof? Andei por escolas do Porto e Gaia, entre 76 e 2005. A última onde fiquei mais de 20 anos foi em Canidelo, Gaia. Continua a ser a "minha escolinha", onde eu tanto gostei de estar. Leccionei Ciências e por vezes Matemática.
@@leonordiniz o Grande Porto poderá ter sido pioneiro em Portugal no "The Montessori Method". A edição inglesa poderá ter chegado a mulheres cultas no Porto, por influência das famílias Britânicas. Advogo que Amélia Mesquita Cardoso aplicou o método a filhos e netos. O mais conhecido terá sido o Mestre Arquiteto de Estruturas, Eng. Edgar Cardoso. Nasceu em 1913. Ao contrário do que escreve a homenagem da FEUP, pelo menos fora do Douro as suas pontes não foram "desrespeitadoras de prazos e orçamentos". Eu estou no Técnico.
Baseado no que ouvi nessa reportagem, não vi paradoxo algum na vida de Maria Montessori. Pelo oque eu entendi, a linha narrativa aqui aponta para um suposto abando maternal por parte de uma mulher que pregava uma boa educação para todos. Considerando que uma boa educação, não necessariamente, deve-se a uma aplicação desta por parte de uma família tradicional- pai e mãe - mas sim por um meio adequado e por profissionais capacitados, é certo afirmar que uma boa educação necessita de recursos, sejam estes providos pela Família; Estado; ou Instituições dedicadas a isto. Nesse tocante, a própria reportagem elucida que havia um acordo entre a Montessori e o seu parceiro de não assumirem oficialmente a criança como sendo seu filho, mas proverem de forma não registrada os recursos necessários para o seu sustento e educação. Ou seja, a criança foi "abandonada" somente no papel. Quanto a sua ligação com Mussolini, mais me pareceu um equívoco político, de uma relação que por sua parte visava principalmente a incrementação e aplicação de seu método educacional pelo Estado Fascista. Ressaltando que a aderência Politica à uma Corrente Ideológica no inicio de seu desenvolvimento e ascensão na esfera de poder, nunca deve ser equiparada à um pensamento consonante a essa ideologia depois de seu desenvolvimento; aplicação; constância ou queda no meio Social. Ser Fascista nos anos 20 não é a mesma coisa que ser Fascista na segunda metade do século 20 em diante. Também achei a afirmação do não agraciamento do prêmio Nobel por 3 vezes à Montessori como sendo provavelmente o "preço" por sua relação Fascista, não contundente para esta afirmação. Me pareceu algo especulativo, ainda mais sem o acompanhamento de fatos ou outras especulações que corroborem tal afirmação. (Gostaria de deixar claro que não sou conhecedor ou estudioso da biografia de Maria Montessori e os acontecimentos que rodearam sua vida. Tudo que indaguei foi baseado tão somente na reportagem aqui apresentada e por minhas opiniões pessoais)
Começando pelas nomeações para Nobel da Paz: entre 1945 e 1953 só houve lugar para laureados britânicos, norte-americanos ou franceses. Gandhi teve nacionalidade britânica. Estivesse ele vivo em 1949, teria sido Laureado no ano anterior e um grande apoiante de Montessori.
Falou falou e não entendeu nada...o paradoxo principal é que o método dela era para crianças pobres e com problemas e hoje em dia virou escola para ricos. Tens que melhorar na interpretação das coisas hem. . .
@@elianea.c.2294 Sim, este é o paradoxo ou "ironia" do método, mas o título da thumbnail é "A VIDA paradoxal de criadora do método Montessori", e a reportagem abre com esta mesma frase. A interpretação aqui é que a VIDA da Maria Montessori é paradoxal, e não apenas o seu método. Precisas aprender a ler nas entre linhas, pois é assim que muitas reportagens plantam conclusões na cabeça das pessoas, sem diretamente dizer oque quer ser dito. Precisas melhorar também na interpretação de texto, pois o meu comentário abre da seguinte forma: "Baseado no que ouvi nessa reportagem, não vi paradoxo algum na VIDA de Maria Montessori". Eu não apontar o paradoxo na atual aplicação do Método Montessori para crianças ricas, não significa negar este paradoxo ou dizer que a reportagem não o ressaltou.
@@andrenunes3247, Montessori já vivia em Barcelona desde 1916, quando os "Camisas Negras" de Mussolini marcham sobre Roma em Out/1922. A primeira psiquiatra de "La Sapienza" sabia que estava a lidar com um perigoso narcísico, quando este manifestou interesse pela superioridade da "Pedagogia Científica". Montessori conseguiu mantê-lo satisfeito até 1930, com o título honorífico que lhe concedeu, no contexto das escolas italianas. Já as melhores obras do período 1916-1936 foram publicadas em Barcelona.
@@elianea.c.2294 Montessori foi tb. uma empreendedora. Embora a "Casa dei Bambini" idealizada por Eduardo Talamo e magistralmente concretizada por Maria Montessori fosse dirigido a crianças desfavorecidas, não posso escrever o mesmo sobre a "Casa das Crianças" em Barcelona, ou das várias que se desenvolveram no contexto Anglo-Americano. O reencontro com as famílias pobres ocorre claramente entre 1939-1946, durante a detenção de Maria e Mário Montessori na Índia.
Foi uma cientista incrível! Pois criou um método e o aplicou com sucesso. Como ela existem várias que foram importantes para a ciência porém não há reconhecimento ainda. Espero que isso mude.
Eu, tal como o maior Professor da maior escola de Portugal, acreditamos na verdade das verdadeiras cientistas. Reconhecemos que o resultado da COP26 é insuficiente. Venham mais mulheres a cuidar do poder e da Mãe Natureza. "A Educação e a Paz" é um bom guia.
@@alexandrejulio Se a humanidade valorizasse isso né Alexandre? A força criadora é feminina. O machismo e o patriarcado nos traz tantos males.. Torço para que mais homens e mulheres percebam isso e busquem através da educação passar esses valores para as crianças. Valorização da natureza, da empatia, da tolerância... caso contrário estaremos fadados ao fracasso. ❣
@@laura467, o Professor António Guterres deu palco a Greta Thunberg. O Eng. Carlos Moedas entregou 1MEur como Trustee da Fundação Calouste Gulbenkian. Agora falta convencê-la a fazer uma diáspora pela Índia. Em Nova Dehli, as embaixadas ocidentais podem aproveitar o sol e diminuir a sua dependência das termoelétricas de carvão. Estas precisam de uma transição mais sustentável: transportando biomassa florestal em animais, carregados pela robótica criada pelas indianas. Culturalmente, são as melhor educadas no bem-estar animal?
Não precisa recuar no tempo: na década de 50 do Século XX havia um pequeno prédio que ficava ao lado de um orfanato na estação de trem da Central do Brasil, chamada Riachuelo, , rua 24 de maio, cujos moradores jogavam comida no chão do orfanato. Pegando carona no contexto para falar tbm na realidade atual.
E continua a ser uma Guia, que procura observar o potencial de cada criança, na criação de um Progresso? A partir de que idade as suas crianças podem usar uma faca, para cortar uma laranja?
Interessante que pelos comentários as pessoas passam o maior pano pra ela ter se recusado a criar o próprio filho e se negado a reconhece-lo publicamente, apresentando-o como um sobrinho. Ao passo que a reportagem pinta como vilão o pai. Este por "descumprir" o acordo e reconhecer o próprio filho (como se isso fosse ruim). Ela tem um legado incrível como profissional. Mas precisamos reconhecer que ela foi bem sacana em nunca apresentar o filho como filho. Imagino como deve ter ficado a cabeça da criança, sabendo que a própria mãe tinha vergonha de apresenta-lo como filho.
Na verdade,podemos encontrar na Flórida escolas publicas que aplicam o Metodo Montessori.Disponivel para todos os alunos.Nao necessariamente às crianças com melhor padrão economico.Depende mais da importância que o país dá à Educação. Infelizmente não é o nosso caso.
E ainda assim o Brasil possui a melhor escola Montessori em língua portuguesa no Rio de Janeiro e o melhor educador português em São Paulo. Podemos começar pela ilha do Corvo, nos Açores?
@@Eng_Simoes, em Amesterdão temos tb. a sede da AMI, na casa que a Maria Montessori comprou com o filho. No entanto, é a República da Irlanda que apresenta maior número de "Casas das Crianças" por milhar de habitantes.
Muita coisa compartilhado por ela virou moda entre ricos e chegou até os pobres também (algumas escolas particulares dão bolsas de estudos para baixa renda). Nem tudo foi em vão.
Não é um paradoxo alguém aceitar trabalhar junto com alguém que diz que tem interesses próximos aos seus, nem fugir de uma responsabilidade pesada como um filho fora do casamento que até hoje tem gente fugindo disso. Eu estranharia se ela se aproximasse de alguém que falava abertamente contra os professores.
Não seja fã, de ninguém, não idolatre ninguém, conheça a obra, entenda o método, e se lhe convier use. Não vejo problema em sua técnica ser usada pelos ricos, não tenho raiva deles, tenho raiva de nossos políticos que não nos permitem tela nas escola públicas. Sobre a mulher, TALVEZ a criação da técnica seja uma "compensação" pelo que fez ao próprio filho...
uma coisa veio antes da outra ele não poderia ajudar as outras crianças se tivesse sido esposa e mãe, considero o q ela fez correto para aquela época um sacrifício visando todas as outras crianças
Que ridículo, agora, existe criança que merece e que não merece esse tipo de educação? Na minha opinião todas crianças deveriam ter esse tipo de educação, mas acho errado a forma q a repórter falou como se fosse errado as crianças ricas ter acesso a esse tipo de educação
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk imagine criar um metodo para ajudar os pobres, e ao inves disso voce cria um metodo que ajuda os ricos a se distanciarem ainda mais.
Não conheço a história a fundo, mas vi que a elite intelectual italiana apoiou o fascismo no início, já que houve de fato muitos incentivos culturais. Eles abandonaram o fascismo depois quando se tornou mais agressivo. Quem sabe seja o caso da Montessori.
Tratar as crianças com problemas como gente: tá parecendo a Nise da Silveira, é preciso chegar uma mulher pra "botar ordem na casa" e interromper o óbvio, que tão fazendo absurdos e que era preciso agir com um mínimo de bom senso.
A parte relativa ao filho é clássica apedrejamento de mulher tendo filho fora de casamento em épocas bem desgraçada..e ficou com o mesmo tom julgador tanto tempo depois..
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a esse áudio clique aqui: www.bbc.com/portuguese/geral-53972711
É uma pena que não foi reconhecida pelo seu trabalho. O método Montessori é muito libertador para a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem, uma criança especial ou mesmo que não nenhum problema. É perfeito porque tem o foco no desenvolvimento cognitivo da criança. Por muito tempo sonhei com esse método é tive a oportunidade de trabalhar com um método misto natural em que estava inserido o método Montessori. Por mim mesma pesquisei um pouco do trabalho desta mulher e amei a forma de como ela ensinava. Meus alunos eram alfabetizados com muita facilidade, é os alunos que mostravam alguma dificuldade também aprendiam. Lembro até hoje de um aluninho meu chamado Jonathan, ele era uma criança especial, mas eu o amava e me esforçava muito para que aprendesse e usando o material em sala ele conseguiu desenvolver bastante, ele mudou para outra cidade e passados uns 10 anos a mãe voltou a escola para que eu continuasse ensinando porque era a única coisa que que ele se lembrava. Esse método Montessori é o método do amor. Independentemente do mundo paralelo, ela pensou no ser humano.
E você deve de ser um ser humano maravilhoso 🥰
Legal. Mas filha, vai se atualizar pq não se usa esse termo " debilidade mental", por favor.
Diferentemente do Paulo freire, o teste que ele fez em vida foi alfabetizar adultos, apenas em saber ler e escrever, mas não focou no analfabetismo funcional, que é ler e entender errado
@@roksanegarcia9056 qual é o termo então, minha filha!
Para resumir: "Deus te abençoe"....🙏🤗
Tem o Filme "Maria Montessori - Uma Vida Dedicada as Crianças" de 2007 - vale a pena ver.
Assisti esse filme quando fiz Psicologia da Educação. Achei incrível
Obrigado.
Obrigado pela dica
Obrigada
Obrigada pela indicação, vou assistir
O escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, autor de livros famosos como “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera”, e considerado um dos autores mais importantes do século XX, afirmava: “Eu não acredito que exista um método melhor do que Montessori para fazer com que as crianças fiquem sensíveis às belezas do mundo e despertem sua curiosidade sobre os segredos da vida.”
Tenho um livro com o título *O escândalo do século* do autor Gabo
Tenho ainda Cem anos de Solidão
Tenho uma observação, minha filha estuda no colégio desde 3 anos e esta no ensino médio hoje. Temos bolsa de estudos e a escola sempre nos apoiou financeiramente viabilizando a participação de minha filha na escola. O método montessoriano é espetacular na minha opinião, em meio a informações, cobranças e tanta pressão, minha filha é calma, persistente, empenhada, dedicada, independente, tem pensamento e opinião própria, por mais que eu seja uma mãe dominadora... é um privilégio ter uma filha que pensa, discute e tem uma educação diferenciada graças ao apoio financeiro com bolsa de estudos que recebemos da escola.
Qual cidade ?
Muito obrigada por seu testemunho. A escola da filha filha adaptou-se a essa metodologia e confesso que estava receosa.
Atire a primeira pedra quem não vive uma vida cheia de paradoxos. Julgamos demais e não enxergamos que cada ser faz as escolhas que são as melhores em determinado tempo, local, cultura. Essa mulher é um exemplo de vida...
E Sónia Maria Alvarenga Braga um exemplo a respeitar, em ambos os lados do Atlântico.
Todo mundo tem suas contradições e paradoxos, mas não foi mostrado nenhum aqui nesse artigo.
Eu posso julgar uma mãe que abandona o filho por abandonar o filho, mas não é um paradoxo alguém que não quer ter o filho abandonar o filho.
@@cairerocha1004, Maria Montessori não abandonou o filho. Lutou pela sua custódia, tendo-a conseguido qd ele já tinha 12 anos. Mário foi assistente e continuador da mãe.
Isso aí...realmente um exemplo.
Sim, todos vivemos nossos paradoxos, mas não há como tolerar fascismo. Ela sabia o que estava fazendo.
Tem um filme, acho que se chama La vitta per il bambini, conta a história da vida dela. É lindo! Uma mulher à frente do seu tempo!
Comparando a pré-escola disponível na Rep. da Irlanda ou nos Países Baixos, com a realidade de Portugal ou da própria Itália, Montessori e a "Casa das Crianças" continuam a ser muito necessárias neste tempo.
Ela foi convidada para elaborar um sistema educacional para a Itália por Mussolini, mas desistiu , abandonando o país. Na verdade, foi expulsa. Ela viveu nos EUA e na Índia , depois disso.
Montessori e o melhor ensino que existe,sei disso porque meu filho estudou em um colégio Montessori em sp, ele passou em 6 lugar na UFMG, foi sênior rosa nas olimpiadas de matemática em 2019 , sou todo orgulho pdla tragetoria que ele esta percorrendo,ele so trm 16 anos
Montessori deixou um legado! Deu significado a Vida das crianças, e jamais será esquecida. Seus ensinamentos seguem nos cursos de Pedagogia, e proporciona muito aprendizado!
Na sua perspetiva, Maria Montessori merece tb. mais atenção do que Jean Piaget?
Tenho 62 anos de idade e tive o privilégio de ter estudado em uma escola Montessoriana durante 8 anos, aproximadamente, de minha vida. Agradeço aos meus pais pela lucidez e boa vontade de me proporcionar essa educação formal e, particularmente, às educadoras Sra. Deusdeta e Sra. Otília, fundadoras dessa escola e pessoas dedicadas integralmente ao fazer pedagógico institucional. Infelizmente essa escola já não existe mais em minha cidade. Saudades.
Ensinou como amar e respeitar a criança, revolucionou a forma de educar, mas rejeitou o cuidado direto de seu próprio filho em nome da carreira.
Não concordo que Montessori tivesse negado o vínculo do casamento com Montesano, mas acredito que este terá declinado o vínculo com a colaboradora/aluna grávida, por pressão da própria família. Ambos de famílias italianas, devotadas à Religião Católica. A dele, mais poderosa/abastada do que a dela. Nenhuma das avós aceitou perfilhar o neto e acredito que Maria fez esse pedido à própria mãe Renilde.
O presunçoso livro biográfico e a sua autora é que merecem escrutínio.
pelo que entendi, ela "rejeitou" esse filho em nome de todas as outras crianças que ela poderia continuar a ajudar, pois se aceitasse ele, não poderia ajudar mais ninguém como ela continuou fazendo, não deve ter sido nada fácil pois ela continuou cuidando a distancia dele
Alexandre Júlio bem pensado. Mas acho que o problema foi a escolha que ela fez desde o início, manter um relacionamento livre numa sociedade cheia de preconceito. Infelizmente o preço foi alto. Talvez se ela tivesse casado com ele desde o início, antes de ter engravidado, ela conseguisse continuar a carreira com a autorização do marido. Mas até entendo que ela não queria depender disso e queria ser livre. Pois existia a possibilidade de haver pressão da família dele em não permitir que ela trabalhasse fora e continuasse na profissão. O ruim foi o preço que o filho pagou, ser registrado com pais desconhecidos, ter sido afastado dos pais verdadeiros e ainda ter ficado como filho bastardo(fora do casamento oficial do pai) mesmo tendo sido reconhecido pelo pai quando ele se casou. Uma história difícil. :(
@@ceuazul812 , o meu Júnior (tb.) é Júlio. Não fui eu que pensei. O Padre e Professor Gianmario Pagano é que o defende, no argumento do telefilme biográfico "Maria Montessori - Una vita per i bambini". Mário Montessori admirou a mãe, foi seu assistente e continuador.
Da carreira não. Do preconceito da época em ter filhos fora do casamento.
Esse arranjo era bem comum na época qdo filhas de pessoas importantes engravidavam.
Ser mãe solteira em décadas passadas era uma desgraça para as famílias.
Não veja o passado com olhos do presente.
Na velocidade 1,5x fica ótimo
Estudei em escola método Montessori! Lembro com saudades!
Não se esqueça dessas saudades, quando chegar a sua vez de ser o guia/educador.
Eu tb
Nunca me esqueci
@@mariagomes2742 o que vc percebeu nesse método que foi um diferencial em sua vida e diferencia do método tradicional? O que a faz nunca esquecer?
@@Poncio_bloxTV não sei explicar, acho que a relevância da leitura
Tudo é muito bom, as fichas, as letras de lixa, os sons no lugar do nome das letras, a linha circular no centro da sala, mas me marcou a leitura do primeiro livro
Chego a lembrar de um trecho e da ilustração
Isso foi a 52 anos!!
Houve um evento em que cada aluno lia um trecho do livro para os pais verem que estamos alfabetizados
Eu tinha cinco anos e me aceitaram no pré, naquele tempo não tinha frescura
Se vc procurar na web vai encontrar um matéria sobre alguns gênios e magnatas atuais terem sido alfabetizados pelo montessori e tb jamais terem esquecido
@Nico_gamerbloxTV tudo!
As letras de lixa, as fichas, os sons ao invés dos nomes das letras, a linha circular no centro da sala ...
E o valor da leitura
Lembro do primeiro livro que lemos... eu tinha cinco anos e fui aceita no pré (naquele tempo não tinha frescura)
Lembro até de um trecho do livro e uma ilustração
Isso foi há 52 anos!
Há vários artigos dizendo que os que foram alfabetizados pelo montessori têm esse tipo de lembrança afetuosa e especial, entre eles Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezzos, Gabriel Garcia Marques... vai vendo 😄
Minha filha estudou com esse método aqui em Belo Horizonte, excelente! 👏👏👏👏
Pode nos apontar em qual? Em Portugal continuamos usar a "Meimei Escola" do Rio de Janeiro, como a escola de referência para a língua portuguesa.
Maria Luisa Perpétuo: Eu poderia ensinar toda Matemática do ensino fundamental e médio em apenas 1 ano para sua filha e depois ela teria a capacidade de estudar e aprender assuntos de Matemática do ensino superior sozinha sem precisar de professores pra isso, mas pq as escolas no geral precisa de mais de 10 anos e os alunos a maioria não aprendem ? lkk Pq são incompetentes. O método de ensino faz toda diferença.
Maravilha !
@@Eduardo_BP, você tb. faz falta em Portugal. Carlos Manuel Batista Fiolhais é um dos mediáticos pavões que toma os nossos palcos, quando se discute a aprendizagem (aqui os adultos preferem a palavra "ensino") da Matemática. Ignoram a "PsicoGeometria" e a "PsicoAritemética". Não resolveu a minha questão: como mostrar a uma criança que sabe contar, mas ainda não ler ou escrever, o que é uma raíz quadrada, ou mesmo uma raíz cúbica?
@@alexandrejulio Meu método de ensino de baseia em usar Lógica de programação para ensinar Matemática e ciências no geral, mas pq esse usar essa subárea da ciência da computação ? Pq tudo que fazemos usamos Lógica de programação, ou seja, as crianças utilizam Lógica de programação o tempo todo só que não sabem disso.
A história maravilhosa de uma mulher educadora!
As pessoas não entendem que o foco dessa mulher era a educação e se o fascista prometeu incluir seu método nas escolas, logo ela iria apóia-lo. Ela fez isso pensando na educação.
Maria Montessori: um marco na evolução da Educação e no modo de tratar a criança.
Finalizando meu TCC essa semana, ele é relacionado ao método Montessori. Bastante decepcionado com a relação com o facismo, que eu incrivelmente não sabia, mas ainda assim uma mulher revolucionária.
Por favor avalie melhor. Mussolini gabava as Escolas Montessori, na demonstração da superioridade do método italiano. Montessori queria formar mais adultos, futuros educadores na "Pedagogia Científica". Rapidamente a ambição nacionalista do Ditador se tornou incompatível com o Método Montessori. Ela deixou o nome nas escolas em Itália, daí o prejuízo da relação com Mussolini. Veja a produção bibliográfica de Maria Montessori: ela viveu em Barcelona entre 1916 e 1936. As escolas Montessori desapareceram da Alemanha em 1933 e de Itália em 1936. De Berlim há o relato de uma fogueira de livros, com a figura de Montessori no topo.
Mas ela não sabia o que vinha a ser o fascismo, após perceber ela pulou fora.
@@alexandrejulio foi uma grande mulher, sem dúvidas. Mas simpatizava sim com ideais fascistas! Sem revisionismo histórico aqui.
@@Alexander_Haupt, Montessori foi mais feliz na Índia de Gandhi, do que na Espanha de Franco, ou na Itália de Mussolini. Você tem outra razão para "The Absorbent Mind" ter sido publicado em 1949 na Índia?
@@alexandrejulio ela ter sido "mais feliz" eu outros países não descarta que sinpatizava com a ideologia. Malabarismo histórico, não.
Mais focado em adultos, o método Paulo Freire também é mais difundido hoje nas escolas particulares brasileiras. E é claro, execrado por imbecis que nem o conhecem. O que é bom e libertador não pode ser para pobres...
É nojento.
Parabéns pela matéria e por sua difusão, locução excelente.
Nem se compara nada a ver
@@mariarosadecarvalhomotta9591 , você tem razão. Freire é o terceiro autor mais citado no mundo, em trabalhos acadêmicos de ciências humanas. E a diferença em relação aos dois primeiros é pequena. Montessori está bem atrás, nessa classificação do Google Scholar.
método Paulo Freire não tem nada a ver e ainda pode causar problemas de analfabetismo funcional
Maria Montessori e Paulo Freire, maiores gênios do ensino.
E infelizemente os métodos ficam sempre com esses "riquinhos" canalhas.
Infelizmente os métodos que são para ajudar toda a nação, acabam caindo nas mãos de poucos.
A culpa não é de quem paga por essas escolas. Mas de quem faz a gestão da educação pública e não insere esses métodos no ensino público
Paulo freire é aplicado aos pobres sim, sabe porque? O comportamento dos professores mostra isso, uma professora da universidade acredita que não existe pessoa que sabe mais ou menos, apenas conhecimentos diferentes, algo que já foi refutado por neurologistas, Paulo freire é ruim porque seu método se baseia em mentiras
@@PessoaAleatoria01 incorreto, temos mais conhecimentos e menos conhecimentos sim, pois se refere a quantidade de informações que nosso cérebro tem, um bebê tem menos conhecimento, que é medido em bits (medida de informação), doque um adulto, as informações podem sim se tratar sobre diferentes coisas, mas a quantidade total difere, isso foi refutado por neurocientistas, uma analogia, há dois computadores, (a) com 200 gb de texto e outro (b) com 400 gb de texto, isso porque o B foi mais usado, tendo mais informações, agora, os textos podem se tratar de diferentes conteúdos, o a com textos sobre x e b sobre conteúdo y, a mesma coisa ocorre no nosso cérebro, não nego diferenças entre Pc e cérebro em outras coisas, mas isso é uma semelhança, Paulo freire nega a variação de quantidade de informações, afirmando que apenas a categoria de informações muda, algo completamente equivocado, então, Paulo freire foi REFUTADO!
@@PessoaAleatoria01 o método Paulo freire é aplicado no Brasil sim, ou ele é patrono da educação brasileira só de enfeite, um exemplo, os professores acreditam que não existe mais conhecimento ou menos conhecimento, apenas conhecimentos diferentes, a aplicam isso na aula, sim, ele possui influência real, então o método dele é aplicado, pode não ser tudo, mas é aplicado ao menos uma parte, tanto que nas universidades e faculdades de educação a gente estuda muito o Paulo freire, então não cola
Pois bem, neurocientistas deveriam determinar um método de educação, pois sem o cérebro não há estudo, enfim, se não sei o que é o método Paulo freire, porque eu descrevi algo do método Paulo freire!?, Se eu descrevi é porque eu sei, esse analfabetismo funcional criticado no método é real, pois há a falta de interpretação de texto, vi uma meme em que tinha a prateleira da marca fila, e as pessoas estavam fazendo fila porque viram a logo da marca, ou seja, mesmo que o cara saiba ler as placas, ele entenderia errado, essa é a questão, e eu já refutei a guria falando que não era aplicado, um outro exemplo de analfabetismo funcional ocorreu aqui mesmo na secção de comentários, onde você pensou que analfabetismo funcional e analfabetismo são a mesma coisa
Graças a YAUH D"us, sempre existiu pessoas anjos para um momento como esses...Viva nossas criancinhas!!
Estudei em um colégio que se chamava Maria Montessori, hoje conheci a história desta incrível mulher.
Meu Tcc foi sobre ela e seu método, sou apaixonada
Não sabia sobre a parte do filho, apenas estranhava o fato de mencionaram ele mais na fase adulta
BBC , seria interesante colocarem links de livros que aparecem nas matérias. Não sei se é possível, mas é legal para quem se interessa pelas obras.
Sim, até porque nós não podemos fazê-lo nos comentários.
Seria gratificante, ver a agência de comunicação britânica, referir o bom tratamento que Maria Montessori teve na Índia, ao mesmo tempo que contribuía para a independência pacífica. A obra maior, "The Absorbent Mind" foi publicada na Índia em 1949. Há uma cópia no Internet Archive. Tem um comentário que faz a devida valorização civilizacional da obra.
Não somos perfeitos, somos humanos! Devemos aprender com nossos erros e dos outros. Gostei mto da reportagem e não conhecia esse método de ensino
Pra mim, a relação dela com o fascismo não a diminui em nada, já que ela percebeu a tempo do que se tratava e se afastou de Mussolini. Ruim teria sido se ela o tivesse apoiado até o fim.
Poema lindo e emocionante, parabéns! Claudina, você com sua linda voz, faz a gente se interessar em ouvir do início ao fim... sou sua fã.......
Uma grande mulher e educadora . Tinha uma ampla bagagem científica .
oi me chamo roses o uma mulher cega key com a ajuda de deus aprendi fazer partos de animais.. faço partos de ovelhas cabras vacas porcas.. aplico injeção alimentos animais.. convido vocês para conhecer essa pessoa simples humilde e sonhadora.. muito obrigada deus abençoe a todos..😘🐑🙏🙏
Que bacana... Uma mulher abençoada.
@@danilosena6621 muito obrigada é assim que eu me sinto mesmo muito abençoada por deus
Estou estudando na minha matéria de didática, sou aluno de licenciatura em artes visuais. Amei encontrar esse conteúdo, pois minha mãe aprendeu esse método e ensinava muito baseada nele.
Conteúdo interessante!
"A educação deveria ser uma técnica baseada em amor e respeito".
Tudo o que eu, como criança autista, não vivi em um colégio dito montessoriano de Florianópolis, há 20 anos.
Nos primeiros anos de ensino fundamental, fui vítima de capacitismo e assédio moral por algumas professoras.
É triste quando se usa de uma ideia tão nobre apenas como fachada para ganhar dinheiro.
E bota paradoxal nisso! Ela amava as crianças mas não teve coragem para se assumir mãe solteira em público.
Julgar é fácil, difícil é se colocar no lugar dela, mãe solteira em uma Itália fascista, machista e onde a igreja católica ainda tinha grande influência na vida da maioria das pessoas.
Para quem fez um grande empreendimento que pregava amor e respeito às crianças sua atitude foi contraditória,pequena falha que não ofusca o brilhantismo do seu método,que ela idealizou no final do século 19. O fascismo nasceu e morreu com Benito mussolini de 1920 a 1940.
É muito interessante a história desta mulher, tão guerreira !!!!!
Tão guerreira que não assumiu e nem registrou o próprio filho.
Minha sobrinha estuda numa escola com método Montessori na França.E um ensino que respeita o tempo da criança . Minha irmã está muito satisfeita .
Imagino a batalha que ela travou contra os Conservadores daquela época (Antes que alguém conservador interprette de forma vitimizadora não me refiro em termos políticos e sim comportamentais)
Imagine ela obter ajuda do Papa, para que permitam a admissão de uma mulher na Fac. de Medicina de "La Sapienza".
3.a médica em Roma? A história que conhecia era 3.a médica em Itália. O Norte Industrial já era mais progressista. O presunçoso livro biográfico e a sua autora merecem escrutínio.
@@alexandrejulio eu não conhecia a história dela, talvez tinha ouvido falar alguma coisa mas nada minucioso que eu recorde
Obrigada! Muito obrigada!
Estou impctada com essa história,uma pena que seu modelo educacional tomou um rumo muito diferente.
Como assim? O facto do "Método Montessori" ser mais popular e acessível na Rep. da Irlanda, Países Baixos ou Alemanha, do que em Portugal, Brasil ou na própria Itália, tem mais a ver com a importância que os eleitores e seus eleitos dedicaram às respetivas Escolas Públicas. Acredita que entre 1985 e 2020 os portugueses investiram mais nos automóveis, do que na educação dos filhos? A Rep. da Irlanda fez o contrário.
Minha experiência como professor ao longo dos anos é que um método de ensino não é o suficiente para se fazer bons alunos. Mas sim influência cultural positiva, estrutura familiar. Num país onde há uma desvalorização do conhecimento, como no Brasil, não importa quantos métodos a escola aderir, se mesmo o entretenimento muitas vezes gera desinformação.
Estudei no Colégio Maria Montessori no prédio Marina Crespi na Moóca, em 1980. Muito bom!❤️
Gostei dela!! Quebrou inúmeros paradigmas,uma feminista raiz!!
Meu filho portador de deficiência visual fez esse método hoje com 37 anos ainda usa esse sistema para organizar sua vida
Sempre admirei essa guerreira👏👏
Excelente pesquisa !!
Eh como se diz: todos tem a face do bem e do mal em si, dependendo das circunstâncias em que se encontra
Obrigada por este documento tão esclarecedor 🤗😘
Ótima Materia!
Parabéns 👏👏👏👏
Glória a Deus que existem pessoas que faz da sua Vida instrumento de Servir a seus semelhantes e ao desenvolvimento destes
No meu estágio para professora aprendi todas essas técnicas de ensino.
Não estou de acordo com toda a sua visão no processo ensino/aprendizagem, mas tem aspectos muito interessantes.
Para a época imagino que foi muito complicado ter uma criança.
Ela fez as suas opções de vida, de acordo com as suas prioridades.
Senhora Professora, em Portugal o juízo a Montessori segue aquilo que Agostinho da Silva escreveu em "O Método Montessori", de 1939. Há evidência que os pedagogos da Universidade se tenham debruçado sobre a "Formação do Homem" ou "A Mente Absorvente", de 1949?
@@alexandrejulio
Agora "senhora reformada", mas os meus meninos tratavam-me carinhosamente por "setôra", foi um tempo muito bom.
Aprendi no estágio a adotar nas minhas aulas as pedagogias de uns ou outros, que se adaptavam melhor à minha maneira de ser, ao tipo de alunos que tinha e ao que eu pretendia que aprendessem.
@@leonordiniz, podemos saber onde e em que período lecionou? Eu suspeito que Montessori tenha sido melhor apreciada no Brasil, do que em Portugal.
@@alexandrejulio Com certeza! Também é ou foi prof?
Andei por escolas do Porto e Gaia, entre 76 e 2005.
A última onde fiquei mais de 20 anos foi em Canidelo, Gaia.
Continua a ser a "minha escolinha", onde eu tanto gostei de estar.
Leccionei Ciências e por vezes Matemática.
@@leonordiniz o Grande Porto poderá ter sido pioneiro em Portugal no "The Montessori Method". A edição inglesa poderá ter chegado a mulheres cultas no Porto, por influência das famílias Britânicas. Advogo que Amélia Mesquita Cardoso aplicou o método a filhos e netos. O mais conhecido terá sido o Mestre Arquiteto de Estruturas, Eng. Edgar Cardoso. Nasceu em 1913. Ao contrário do que escreve a homenagem da FEUP, pelo menos fora do Douro as suas pontes não foram "desrespeitadoras de prazos e orçamentos". Eu estou no Técnico.
Baseado no que ouvi nessa reportagem, não vi paradoxo algum na vida de Maria Montessori. Pelo oque eu entendi, a linha narrativa aqui aponta para um suposto abando maternal por parte de uma mulher que pregava uma boa educação para todos. Considerando que uma boa educação, não necessariamente, deve-se a uma aplicação desta por parte de uma família tradicional- pai e mãe - mas sim por um meio adequado e por profissionais capacitados, é certo afirmar que uma boa educação necessita de recursos, sejam estes providos pela Família; Estado; ou Instituições dedicadas a isto. Nesse tocante, a própria reportagem elucida que havia um acordo entre a Montessori e o seu parceiro de não assumirem oficialmente a criança como sendo seu filho, mas proverem de forma não registrada os recursos necessários para o seu sustento e educação. Ou seja, a criança foi "abandonada" somente no papel.
Quanto a sua ligação com Mussolini, mais me pareceu um equívoco político, de uma relação que por sua parte visava principalmente a incrementação
e aplicação de seu método educacional pelo Estado Fascista. Ressaltando que a aderência Politica à uma Corrente Ideológica no inicio de seu desenvolvimento e ascensão na esfera de poder, nunca deve ser equiparada à um pensamento consonante a essa ideologia depois de seu desenvolvimento; aplicação; constância ou queda no meio Social. Ser Fascista nos anos 20 não é a mesma coisa que ser Fascista na segunda metade do século 20 em diante.
Também achei a afirmação do não agraciamento do prêmio Nobel por 3 vezes à Montessori como sendo provavelmente o "preço" por sua relação Fascista, não contundente para esta afirmação. Me pareceu algo especulativo, ainda mais sem o acompanhamento de fatos ou outras especulações que corroborem tal afirmação.
(Gostaria de deixar claro que não sou conhecedor ou estudioso da biografia de Maria Montessori e os acontecimentos que rodearam sua vida. Tudo que indaguei foi baseado tão somente na reportagem aqui apresentada e por minhas opiniões pessoais)
Começando pelas nomeações para Nobel da Paz: entre 1945 e 1953 só houve lugar para laureados britânicos, norte-americanos ou franceses. Gandhi teve nacionalidade britânica. Estivesse ele vivo em 1949, teria sido Laureado no ano anterior e um grande apoiante de Montessori.
Falou falou e não entendeu nada...o paradoxo principal é que o método dela era para crianças pobres e com problemas e hoje em dia virou escola para ricos. Tens que melhorar na interpretação das coisas hem. . .
@@elianea.c.2294
Sim, este é o paradoxo ou "ironia" do método, mas o título da thumbnail é "A VIDA paradoxal de criadora do método Montessori", e a reportagem abre com esta mesma frase. A interpretação aqui é que a VIDA da Maria Montessori é paradoxal, e não apenas o seu método. Precisas aprender a ler nas entre linhas, pois é assim que muitas reportagens plantam conclusões na cabeça das pessoas, sem diretamente dizer oque quer ser dito. Precisas melhorar também na interpretação de texto, pois o meu comentário abre da seguinte forma: "Baseado no que ouvi nessa reportagem, não vi paradoxo algum na VIDA de Maria Montessori". Eu não apontar o paradoxo na atual aplicação do Método Montessori para crianças ricas, não significa negar este paradoxo ou dizer que a reportagem não o ressaltou.
@@andrenunes3247, Montessori já vivia em Barcelona desde 1916, quando os "Camisas Negras" de Mussolini marcham sobre Roma em Out/1922. A primeira psiquiatra de "La Sapienza" sabia que estava a lidar com um perigoso narcísico, quando este manifestou interesse pela superioridade da "Pedagogia Científica". Montessori conseguiu mantê-lo satisfeito até 1930, com o título honorífico que lhe concedeu, no contexto das escolas italianas. Já as melhores obras do período 1916-1936 foram publicadas em Barcelona.
@@elianea.c.2294 Montessori foi tb. uma empreendedora. Embora a "Casa dei Bambini" idealizada por Eduardo Talamo e magistralmente concretizada por Maria Montessori fosse dirigido a crianças desfavorecidas, não posso escrever o mesmo sobre a "Casa das Crianças" em Barcelona, ou das várias que se desenvolveram no contexto Anglo-Americano. O reencontro com as famílias pobres ocorre claramente entre 1939-1946, durante a detenção de Maria e Mário Montessori na Índia.
Foi uma cientista incrível! Pois criou um método e o aplicou com sucesso.
Como ela existem várias que foram importantes para a ciência porém não há reconhecimento ainda. Espero que isso mude.
Eu, tal como o maior Professor da maior escola de Portugal, acreditamos na verdade das verdadeiras cientistas. Reconhecemos que o resultado da COP26 é insuficiente. Venham mais mulheres a cuidar do poder e da Mãe Natureza.
"A Educação e a Paz" é um bom guia.
@@alexandrejulio Se a humanidade valorizasse isso né Alexandre? A força criadora é feminina.
O machismo e o patriarcado nos traz tantos males..
Torço para que mais homens e mulheres percebam isso e busquem através da educação passar esses valores para as crianças.
Valorização da natureza, da empatia, da tolerância... caso contrário estaremos fadados ao fracasso. ❣
@@laura467, o Professor António Guterres deu palco a Greta Thunberg. O Eng. Carlos Moedas entregou 1MEur como Trustee da Fundação Calouste Gulbenkian. Agora falta convencê-la a fazer uma diáspora pela Índia. Em Nova Dehli, as embaixadas ocidentais podem aproveitar o sol e diminuir a sua dependência das termoelétricas de carvão. Estas precisam de uma transição mais sustentável: transportando biomassa florestal em animais, carregados pela robótica criada pelas indianas. Culturalmente, são as melhor educadas no bem-estar animal?
@@alexandrejulio Vc tem face Alexandre?
@@laura467 tenho FaceBk e LkIn. Prefiro o 2.o, onde a Torre Norte está desviada para o lado direito.
Útil importante relevante excelência
Parabéns! 👍 👏 👏 👏
Realmente um paradoxo!
Não precisa recuar no tempo: na década de 50 do Século XX havia um pequeno prédio que ficava ao lado de um orfanato na estação de trem da Central do Brasil, chamada Riachuelo, , rua 24 de maio, cujos moradores jogavam comida no chão do orfanato. Pegando carona no contexto para falar tbm na realidade atual.
Que maravilha ver Montessori aqui!
Lecionei com esse Método, maravilhoso 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
E continua a ser uma Guia, que procura observar o potencial de cada criança, na criação de um Progresso? A partir de que idade as suas crianças podem usar uma faca, para cortar uma laranja?
Muitíssima curiosa toda esta história
Muito interessante!!
Interessante que pelos comentários as pessoas passam o maior pano pra ela ter se recusado a criar o próprio filho e se negado a reconhece-lo publicamente, apresentando-o como um sobrinho. Ao passo que a reportagem pinta como vilão o pai. Este por "descumprir" o acordo e reconhecer o próprio filho (como se isso fosse ruim).
Ela tem um legado incrível como profissional. Mas precisamos reconhecer que ela foi bem sacana em nunca apresentar o filho como filho. Imagino como deve ter ficado a cabeça da criança, sabendo que a própria mãe tinha vergonha de apresenta-lo como filho.
Você não leva em consideração que, naquela época, ser mãe solteira era praticamente um crime.
@@Migamatos a criança não tem culpa
Muito interessante! Obrigado por informar fatos tão relevantes.
Na verdade,podemos encontrar na Flórida escolas publicas que aplicam o Metodo Montessori.Disponivel para todos os alunos.Nao necessariamente às crianças com melhor padrão economico.Depende mais da importância que o país dá à Educação. Infelizmente não é o nosso caso.
E ainda assim o Brasil possui a melhor escola Montessori em língua portuguesa no Rio de Janeiro e o melhor educador português em São Paulo. Podemos começar pela ilha do Corvo, nos Açores?
Na Holanda tb existem escolas públicas Montessori
@@Eng_Simoes, em Amesterdão temos tb. a sede da AMI, na casa que a Maria Montessori comprou com o filho. No entanto, é a República da Irlanda que apresenta maior número de "Casas das Crianças" por milhar de habitantes.
Muito obrigado pela difusão do conteúdo!! BBC falando de quem vale a pena conhecer! 👏👏👏👏👏👏
Chocada com essa história
Que lógica baseada no amor.O amor tudo cura
Muita coisa compartilhado por ela virou moda entre ricos e chegou até os pobres também (algumas escolas particulares dão bolsas de estudos para baixa renda). Nem tudo foi em vão.
Uma luz na escuridão!
Parabéns pelas informações esclarecedoras!
Eu estudo esse metodo em ponte nova minas gerais
Uma grande mulher ❤️
*Olá... Bom Dia à todos. Por gentileza, poderiam deixar liberadas as legendas do vídeos? Gratidão* 🙏✨
Paradoxo é o mundo ter esse conhecimento mas não usar.
Não é um paradoxo alguém aceitar trabalhar junto com alguém que diz que tem interesses próximos aos seus, nem fugir de uma responsabilidade pesada como um filho fora do casamento que até hoje tem gente fugindo disso. Eu estranharia se ela se aproximasse de alguém que falava abertamente contra os professores.
Ótimo adorei !
Não seja fã, de ninguém, não idolatre ninguém, conheça a obra, entenda o método, e se lhe convier use.
Não vejo problema em sua técnica ser usada pelos ricos, não tenho raiva deles, tenho raiva de nossos políticos que não nos permitem tela nas escola públicas.
Sobre a mulher, TALVEZ a criação da técnica seja uma "compensação" pelo que fez ao próprio filho...
Ingenuidade. São os ricos que produzem os políticos.
Fê-lo nascer e esteve condicionada às visitas que Montesano e sua família permitiram. O presunçoso livro biográfico e a sua autora merecem escrutínio.
@@hugomaas, Jack Ma não produziu Xi Jinping, mas sofreu as consequências das provocações que lhe dirigiu.
uma coisa veio antes da outra
ele não poderia ajudar as outras crianças se tivesse sido esposa e mãe, considero o q ela fez correto para aquela época
um sacrifício visando todas as outras crianças
@@hugomaas Deve ser por isto que fazem o mec ter diretrizes e educadores públicos ensinar a trilhar do fracasso.
Ótimo reflexão 👏👏👏👏👏
Como não acreditava na "família",se era profundamente cristã? Necessário fazer uma pesquisa mais fiel.
Que MULHER incrível
Biver é muito perigoso. Guimarães Rosa já dizia. Mulher admiravel e paradoxal.
Isso acontece pq os governos não levam o método em consideração… o sistema público em todos os níveis ignora a existência do método…
Educadora incrível!!!
Caraca, que interessante ! Adorei!
Que ridículo, agora, existe criança que merece e que não merece esse tipo de educação? Na minha opinião todas crianças deveriam ter esse tipo de educação, mas acho errado a forma q a repórter falou como se fosse errado as crianças ricas ter acesso a esse tipo de educação
Como ela que falava tanto de amor e não assumiu o próprio filho?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk imagine criar um metodo para ajudar os pobres, e ao inves disso voce cria um metodo que ajuda os ricos a se distanciarem ainda mais.
Método para ricos, porquê são 5 alunos por sala, trabalho estritamente individual, e nas escolas públicas o mínimo é de 35 por sala.
Que história boa mano
Não existe pessoas e escolhas perfeitas!
Ou seja, ser mulher é ter uma vida de escolhas que homens não precisam fazer
Não conheço a história a fundo, mas vi que a elite intelectual italiana apoiou o fascismo no início, já que houve de fato muitos incentivos culturais. Eles abandonaram o fascismo depois quando se tornou mais agressivo. Quem sabe seja o caso da Montessori.
E estranho muita gente defender um método sendo que a autora abandono o proprio filho so pra manter a aparencia
Tratar as crianças com problemas como gente: tá parecendo a Nise da Silveira, é preciso chegar uma mulher pra "botar ordem na casa" e interromper o óbvio, que tão fazendo absurdos e que era preciso agir com um mínimo de bom senso.
Que pena fim dela não poder acompanhar filho crescer triste
A parte relativa ao filho é clássica apedrejamento de mulher tendo filho fora de casamento em épocas bem desgraçada..e ficou com o mesmo tom julgador tanto tempo depois..
Um episódio sobre a vida do Rudolph Steiner na sequência...
Obrigado BBC por trazer esta historia (teclado desconfigurado desculpe)
Contradições humanas...Uma parte iluminada e outra escura!
Qual vão falar da metodologia pedagogia Waldorf ?