Freelancer, Síndrome do Impostor, Site para Portfólio? Tempo e Foco |
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ม.ค. 2025
- Link para próximas perguntas do #PR: / 1286420934996267009
Faaaala Dev! Parece que um episódio para falar sobre carreira foi pouco, recebemos uma enxurrada de dúvidas no último #PR e por isso decidimos trazer mais uma vez a tona, assuntos que vão te levar para o próximo nível na sua carreira como dev. Nesse #PR vamos falar sobre: É melhor ser freelancer ou trabalhar em uma empresa? Como começar como freelancer ou ganhar grana? É válido também criar um site e hospedar no GitHub pages? Trabalhar para startups de 0 a 15 funcionários ou grandes companhias com mais de 200? Tempo e Foco, Síndrome do Impostor e outros assuntos relevantes para a carreira de dev.
O melhor método de aprendizado é ensinar quem precisa. Com código e programação não poderia ser diferente. Vale a pena sentar e refletir para tirar dúvidas com quem sabe e está disposto em ajudar. Colocamos o Diego frente a frente com você para responder perguntas essenciais que surgem em nossas plataformas. Este é mais um conteúdo que põe na prática o nosso jeito de ensinar e aprender no processo.
-----
Acompanhe a Rocketseat nas redes sociais:
Site: www.rocketseat...
Twitter: / rocketseat
Facebook: / rocketseat
Instagram: / rocketseat_oficial
Comunidade: comunidade.rock...
Blog: rocketseat.com...
Inscreva-se na nossa Newsletter!
rocketseat.ck....
Ouça também:
Spotify: spoti.fi/2PwXeUp
Anchor.fm: anchor.fm/faladev
Apple Podcasts: apple.co/2pReOrN
Google Podcast: bit.ly/2Cgj077
Bom, não costumo comentar muito, mas vou deixar o meu relato pra quem quer saber mais sobre freelancing. Eu trabalhei assim desde 2011, após sair do ensino médio. Inicialmente você vai ter que concorrer com preços, afinal, quando uma empresa busca um junior, ela sabe que precisará treiná-lo para produzir bem. Já um freelancer é buscado para produzir exatamente o que foi pago. Então se você não tem muita experiência ou muito portfólio, você vai ter que sacrificar seu preço por isso.
Depois vem a questão do risco: tratar com clientes finais é diferente de tratar com outras empresas. Você pega um site pra fazer de um cliente que quer abrir uma loja virtual, receber depois de entregue, etc. Isso tem um risco e você não consegue embutir esse risco no valor do projeto, exatamente pelo fato de você estar iniciando. Já com empresas (tipo agências) o negócio muda, já que possui mais garantias.
Nesse período de quase 9 anos que trabalhei como freelancer, sempre busquei tentar atender mais agências. Primeiro porque já tinha um layout definido, então já vinha pra mim exatamente o que eu tinha que fazer, combinava o preço, fazia, entregava e pronto. Não vinha aquele tanto de alteração que não seria pago, etc.
Em questão de retornos, sempre ganhei acima do que ganharia como emprego fixo. Primeiro porque tem outros custos no emprego fixo que você não recebe, mas além disso você consegue diversificar mais seus projetos também, buscando implementar novas tecnologias, etc. Isso fez com que eu pegasse diversas tecnologias novas e aprendesse muita coisa. Mas do outro lado como emprego fixo também teria aprendido diversas outras oportunidades com processos, colegas, etc. Porém isso não é algo super definido para ambos os lados, porque toda empresa é diferente, assim como todo freelancer é diferente.
Meu perfil é de fácil aprendizado, auto-didata, abandonei a faculdade, mas já estava no mercado de trabalho. Talvez esse tipo de perfil valha a pena para um freelancer que não consiga ficar muito estático naquela coisa de empresa.
Hoje eu já me mudei para trabalho fixo na intenção de pegar um foco a mais em processos, focar mais no que eu sou realmente produtivo e não ter que ser mais o "faz tudo" como freelancer. Mas, o próprio caminho como freelancer pode te levar a empreender melhor. Talvez depois você crie uma conexão com outros freelancers, repasse trabalhos e quando perceber, está formando uma empresa.
Mas lembre-se: Brasil para pouco. Se você conseguir focar numa carreira para pessoas de fora, talvez se dê um pouco melhor, já que receber em moeda estrangeira compensa muito mais, e muitos salários lá fora para junior são quase os valores que pagam pleno ou sênior aqui no Brasil.
Então boa sorte na jornada, só não desanimar que dá tudo certo. Pra mim é uma das profissões mais diversificadas da atualidade e você pode mudar de freelancer para fixo, fixo para freelancer, freelancer para empresário, etc. Tudo depende de você ;)
Elias, muito bom o comentário. Podia me indicar uma boa plataforma para começar a ser freelancer?
@@viniciusrodrigues2442 cara, hoje eu não sei exatamente qual tem sido melhor. Mas eu utilizava bastante o Workana antigamente, cheguei a ser TOP 100 na plataforma. Mas pra mim ela acabou decaindo muito, até me baniram recentemente (mas acho que foi por inatividade kkk). Não custa tentar, né?
Comentario top, vlws vc mudou algumas das minhas perspectivas
@@viniciusrodrigues2442 Workana mais se manjar bem ingles Upwork A melhor paga do planeta.
@@eliasjnior tu fazia faculdade de que mano? e porque abandonou?:
"Nem tudo é simdrome do impostor, talvez você que não é bom o suficiente mesmo "
Fernandes, Diego
Esta doeu né?
Eu tenho um medo ENORME de começar a trabalhar com freela porque parece que quanto mais estudo, menos eu sei e que não tenho competência para fazer algo sozinha. Socorro ashaishahisss
Faala Julie! O segredo de tudo é começar, porque nunca estaremos totalmente preparados para nenhuma situação se nunca tivermos passado por ela, ainda mais se pararmos para pensar no quanto de coisa ainda não sabemos hahaha. Só vaai! 🚀🚀
2022 e estou exatamente na mesma situação :'(, e vc conseguiu sair dessa ???
@@blackout6140 Estou trabalhando em uma empresa, mas não como freelancer. To aproveitando esse tempo para estudar
@@jusilveira7830 Primeiramente obg pelo resposta Ju, esta trababalhando em uma empresa como dev mesmo? Eu estou estudando fazem 7 meses e pretendo fazer minha transição para dev tbm
@@blackout6140 Sim, estou trabalhando como dev e tester ao mesmo tempo, meio que faço trabalho de front e analista de testes (maior parte do tempo). Estou estudando para futuramente trabalhar apenas como frontend.
Cara... essa edicao hahahah SENSACIONAL!!
Você é top maikão, ansiono pela 2 ed da next level week
Ansioso
@@Felipe-ds9qu TMJJJJ
verdade tbm achei!!! kkkk
Tomei um susto no início kkkkk
Meu amigo muito obrigado por seus vídeos, você e o Filipe estão me ajudando muito, eu já tentei aprender Python, JS, C++ e nunca evoluía em nada, estava perdido nesse universo, até que um amigo me aconselhou a estudar Java e Spring, eu disso só isso, ele falou, é o que você precisa para entrar no mercado, foquei nisso e agora sinto que estou aprendendo de verdade a já tive meus primeiros resultados produzindo pequenos app's, o que está me motivando de mais, tenho uma certa paixão por JavaScript e pretendo aprender e dominar o máximo possível no futuro, mas agora coloquei na cabeça que vou aprender Java ao menos para produzir um sistema de médio porte e vou cair dentro.
Cara, o conteúdo é top, o Diego é top, mas toda vez que vejo o @Mayk chego ficar arrepiado, esse cara é sensacional, que energia, que clareza, eu amo esse cara! ahahahahah
Vey, a Dani é muuuuuuuuuuuuuuuito gente boa, ela já ajudou muito gente na comunidade do discord na paciência do mundo #Gratidão
Boa orientação. Parabens...Gostamos.....
as caras que o Diego faz nas introduções são as melhores kkk
No meu caso eu estou focando em javascript e c#.
Pretendo fazer freela sim, mas antes disso, estou focado no portfolio.
A base do freela para conquistar clientes eh o portfolio, ou seja, mostrar o que você faz, entregar resultados, mesmo que seja um projeto simples.
Ano passado paguei meu carro apenas com Freela.
Meu valor hora é 95 sendo Frontend Sênior.
Sua competência técnica é importante mas a coisa mais importante é RESPONSABILIDADE. Entregar o que foi contratado com o melhor código que você puder, sem gambiarra e de fácil manutenção.
Acho que o principal ponto é esse, mais do que você querer saber tudo, é você procurar saber e fazer uma lista do que você não sabe, por que o dia que você precisar usar, você sabe que existe e se tirar um tempinho você aprende. E levar pra si e ter a humildade de saber que você nunca sabe tudo, que não pode saber mais, sempre vai ter algo a aprender com o tempo.
maykão é gente boa demais
Muito obrigado a toda a equipe da Rocketseat, por esclarecerem a minha dúvida! Melhor era impossível 😀 É impressionante a forma de como me motivaram! Um grande abraço de Portugal.
Eu acho que pra quem vai ser freelancer ou vai começar um pequeno projeto para vender , ter um site pode ser legal. Por que vai facilitar na captura de clientes, sendo por meio de anúncios, ou até mesmo criar uma autoridade, se a pessoa for front end. Por que tem muitos clientes que são mais leigos e ter um site pode ser um diferencial para eles.
Minha opinião, por experiência.
The best coder in brazilian. Belo cenário, eu sempre vejo seus videos duas vezes. Obrigado por existir!
O Diego é praticamente um psicólogo dos Devs 💜🚀
Primeira coisa que olho para ver se o cara é bom é os frutos... se for fruto grande ou muitos pequenos frutos... olho sempre o pagespeed e rankings de SEO do portfólio ou site do cara. Dá para ver se ele vale o que diz sem julgamentos inflados.
Eu era uma pessoa que queria aprender tudo, depois que comecei a focar em uma linguagem, tudo parece mais claro, estou focado apenas em javascript e suas tecnologias e indo passo a passo
Acho uma boa idéia a Rocketseat começar a fazer parcerias com investidores (se isso não já não estiver acontecendo), para desenvolver idéias dos próprios alunos, vendo o crescimento da comunidade isso pode impulsionar ambas as partes.
Freelancing é massa principalmente para clientes do exterior que paga bem, porém o problema é manutenção do tempo.
Se tentar conciliar com trabalho durante o dial tu vai trabalhar fácil umas 13h por dia e viver disso. Essa é a parte mais difícil, mas ainda acho que valha a pena dependendo do projeto.
Na boa... #PR é o melhor quadro das vidas!!!!
Hahahahah Valeeeu pelo feedback Luis! 💜
O que o mercado realmente quer é alguém que: FAÇA FUNCIONAR E MANTENHA FUNCIONANDO agora o como. TANTO FAZ!
Diego, que cenário incrível !
Realmente temos essa oportunidade de trabalhar com coisas legais
Fala Paulo!! Valeeu pelo feedback! 💜
Muito obrigado por isso
Gosto muito dos seus vídeos, Filipe
Ótimo vídeo, suas respostas são esclarecedoras, didáticas e fáceis de entender(ate mesmo para quem não é da área). Parabéns!!!
Meu coração bate até mais forte, caramba, a Rockt, é simplesmente incrível.❤
21:40 Definiu bem o que estou passando, nao sabia que tinha até nome rsrs
Com certeza tem e é um tema muito sério! 💜
Sempre excelentes conteúdos. Parabéns e Parabéns de novo.
Muito bacana os tópicos, gosto de acompanhar. Mas para mim seria mais interessante se essa série fosse um podcast
Eu ja trabalhei em empresas gigantes multinacionais e em startups, hoje em dia ignoro propostas de empresas grandes, em startups a gente aprende MUITO mais, se vira mais, passa por dificuldades que pra mim são muito importantes para o desenvolvimento pessoal, até de soft skills, as vezes vc vai precisar falar com cliente, fazer apresentações, consegue dar mais opnião, tem muita coisa.
me identico muito com a pergunta do @Diogo Martins
Muito legal esse estilo mais espontâneo do Diego
Sou Freelancer e eu acho bacana essa área porém apenas no meu caso, já que tenho 16 anos e estou aprendendo. Acredito que seja muito trabalho e estresse para o tanto que se ganha, valendo mais a pena trabalhar para uma empresa e/ou manter relações a longo prazo com clientes específicos, assim eu posso até focar em agradar mais.
Ao meu ver hoje o perfil do github com um readme legal e os repos pinados funciona perfeitamente como um portfólio pra devs. Dá pra usar tranquilamente como se fosse seu site de portfólio
Galera, bora ir pro Canadá! Tem uma carência MONSTRA de devs aqui (tanto frontend, backend) fullstack aqui então é um unicórnio albino alado. Pagam em dólar canadense, e aqui a economia é mais estável e o custo de vida é menor. Mas é claro, tem que ter inglês pelo menos intermediário. Mas vejo MUITA oportunidade pra devs brazucas no Canadá especialmente em Vancouver, Toronto e outras grandes cidades!
Suas dicas foram sensacionais mano, muito obrigado!
Como sempre um PR Show 💜
11:53 Isso que você descreveu é uma agência digital que arrumou um jeito mais desacoplado e predatório de contratar funcionários do que PJ. Não vi nenhuma valorização ao profissional aí.
Conteudo incrivel, Parabens!
Fala Diego, pode falar um pouco mais sobre empreender na área da programação? Principalmente criando um aplicativo e focar no sucesso dele. Obrigado vocês são top demais!
Fala Rocketseats!
Estou iniciando em tudo, vindo das Artes. Gostaria que falassem sobre segurança no desenvolvimento ou verificação pelos clientes ou validação em plataformas ou caso já tenham falado me indicassem o material !
Parabéns pelo excelente trabalho e atenção nas partilhas conosco!
Eu trabalho como freelancer desde 2015 e, realmente, as vezes eu preciso de um outro freelancer pra me ajudar e não encontro ninguém de confiança. Nesses 5 anos, só encontrei uma guria que é realmente responsável nas entregas. Dei sorte nesses 5 anos de freelar sempre pro mesmo designer e por indicações desse mesmo designer
Que massa Maicon! É realmente uma tarefa complicada hahaha 💜
caso esteja precisando de um parceiro, pode contar comigo, me chama que a gente combina melhor. 61991548430
Olha tenho 46 anos cumprido agora en 21/07 , en 2019 Faturei 57.000 dolares como free-lancer,da sin da mais ten que programar muito.
Quais site vc recomenda para trabalho remoto?
@@limaand2009 Usa o GetNinjas, ele tem uma vantagem sobre os sites de freela tipo Workana. No Workana tu vai disputar um projeto com 100-200 pessoas, no GetNinjas tu vai disputar com 2 pessoas só, ou seja, é mais fácil de tu vender o teu peixe e outra vantagem do GetNinjas é que tu fala diretamente com o cliente porque o contato é via WPP daí tu não precisa ficar entrando em site pra ver se o cara respondeu ou não.
Tu pode até pensar que as moedas do GetNinjas são caras, mas na real um projeto que tu pegar já paga o investimento inicial. Eu uso e recomendo o GetNinjas, já recomendei tanto esse app que eu merecia até um patrocinio kkk
Não precisa programar muito, só filtrar os projetos e fechar bons contratos. Tu poderia indicar a plataforma que tu usa pra pegar projeto na gringa. :D :D :D
@@leonardosilva_dev Esse getninjas paga alguma coisa pra usar?
Gostaria de conversar com alguém com sua experiência. Posso te adicionar no whatsapp? Só que minha stack é LAMP.
amei essa edição!
Hahaha obrigado Patricia!!! 💜
Value pela resposta #Diego vou tentar de alguma forma "assumir" essa bronca, gostei bastante da ideia, acho que muitas vezes como desenvolvedores nós esperamos receber as coisas bem certinhas, assim como aprendemos durante um curso/bootcamp.
Mas nem sempre é assim, acho que seria interessante abordar isso nos cursos, apesar de que ai, na minha opinião, o curso se tornaria uma mentoria.
Grande Abraço!
#Rocketseat #PR
Bom dia Diego. Eu fiz uns freelas numa época e, como não podia compartilhar o código, acabei montando um site com o que eu tinha feito e as tecnologias usadas.
Coincidência ou não, em menos de 1 mês participei de 4 processos seletivos e hoje encontro-me empregado. Foi uma virada muito grande entre, ter o "site currículo" e não ter.
Mas uma coisa eu concordo sobre não colocar porcentagem sobre uma linguagem e tal, isso pode dar muito errado.
Acredito que, em alguns casos, quem contrata ou participa da seleção de currículos, pouco entende da área e algo visual, que esteja alem do github, ajude muito a se destacar, mesmo que momentâneo. No meu caso, deu muito certo.
hj vi um video do akita e assistinho esse video agora faz todo sentido
na parte do video aqui quando ele fala de frame surgindo e nao estudou nada
o akita foi sensacional quando ele disse aprenda algo novo q esta surgindo e q pode explodir no mercado daqui uns 2 anos
porque vc ja vai ter aprendido desde as primeiras versoes e se explodir meu amigo vc vai esta bem na fita kkk
Isso ai! Só tem que tomar cuidado para filtrar bem, pois são poucas as coisas que estouram mais para frente e você pode acabar se perdendo!! 💜
Como consigo ver necessidades próximas a mim para ver uma oportunidade de construir uma aplicação, gostaria de saber uma noção básica de como posso ver uma necessidade que pode virar um projeto.
Rocketseat fazendo a gente respirar melhor
amei esse PR
Pessoal quer saber se é melhor trabalhar em startup ou em empresa grande. Particularmente, essa dúvida nem se passaria pela minha cabeça, já partindo do princípio que startups são vulneráveis...e tem aquilo: será que um júnior tem tantas escolhas no início?
Colocar games simples contribui para demonstrar conhecimento em uma linguagem e ao mesmo tempo mostrar a dinâmica do conhecimento que tenho na linguagem ? Mesmo esse não sendo meu foco no mercado.
Bacana demais Diego, valeu por responder. Ainda não tive a oportunidade de trabalhar por ter 15 anos e fazer o ensino médio integral kakakak. Mas muito bacana tua resposta 🤘
Muito top muito show. Mais quero perguntar o seguinte. Sou Dev iniciante e invisto pesado no aprendizado, estudo todos os dias e sempre procuro saber mais sobre minha stack. O caso é o quanto realmente as empresas vão valor ao seu investimento de aprendizado? Já ouvi muitos desenvolvedores chefes dizerem:
Programar em vídeo aula e fácil, se errar e só voltar o vídeo.
Dizem ser ambientes controlados.
LinkedIn, e github, funciona? Realmente as empresas vêem o github?
Será que temos que dominar de ponta a ponta para conseguir uma vaguinha como Jr.
Maikãoooooo monstroooo!!!!!
Demaaaaaaaais!! 🚀
Meu problema é querer criar algo grande e quando esta quase pronto, quero refatorar antes mesmo de lançar. E isso virou um ciclo de quase pronto estar sempre buscando algo que pode melhorar sem lançar e ver o feedback.
Show!
Qual foi maykão, tu magro mano, ta programado demais mano veio #omelhor
Tem razão, quando criamos projectos grandes a queda de força é maior. Perdes apetite muito rápido.
faz um bootcamp de cobol por favor 🙏
Quando eu sei que é a hora certa de partir da programação pura para um framework?
🗽 Muito bom, esclarecedor Diego!!!
"Foco no conhecimento útil, desta forma qualquer um será um grande profissional."
Já imaginou se em uma faculdade o estudante de bacharelado tivesse que aprender...(Química, ciências, medicina, TI, sociologia, economia, etc etc e tal)...Ele nunca será um bom advogado...
Preciso me corrigir também pois tô muito indeciso entre linguagem python e javascript e Framework do tipo Bootstrap.
Ganhou meu Like pela edição klkkkkkk
As tecnologias foram feitas para facilitar e automatizar cada vez mais nosso trabalho. O foco ainda deve ser no seu trabalho ou no que você realmente quer. Depois disso, basta achar as tecnologias necessárias pra ele. Se quer descobrir por qual delas começar, basta fazer um ranking de qual é mais necessária e vai dá primeira até a última(se quiser mudar no meio da etapa também não tem problema, a gente se descobre no processo) 👍🏻💻📚
Oi Diego.
O GitHub, frequentemente, cria Pull Requests em meus projetos, com atualizações de módulos e alertas de vulnerabilidades. Queria saber se vocês da Rocket acham útil e como vocês lidam com isso. É uma boa ideia fazer o merge desses PRs ou vocês atualizam os módulos manualmente?
Parabéns por esse quadro! Abraço!
Excelente vídeo mano!
Faala Williams! Valeeu pelo feedback ! 💜
Oi genteeee! Me inspirei no vídeo do Diego clonando a interface do Nubank com React Native e estive pensando em publicar um video ou código fazendo o mesmo, porém com Xamarin Forms. Me questiono se alguém chegaria até meu vídeo e qual a melhor forma de fazer. Alguem pode me dar uma dica? Já tenho o projeto quase pronto...
Vamo q vamo
@Diego eu trabalho na Avanade do Brasil e venho sempre te acompanhando e queria perguntar se tem interesse em falar um pouco sobre arquitetura de aplicações reactJS em nossa comunidade {Front-End Convida}, seria um prazer em telo como convidado.
Cara, eu ouço tanto de "projetos grandes" e "projetos pequenos" em quase todos os vídeos que vejo e ninguém diz o que é considerado um projeto grande e um projeto pequeno.
ele falou no vídeo
Projeto pequeno, por exemplo, construir um jogo de campo minado usando uma tecnologia, tipo react, dai tu pode avançar pra algo maior, como um chat em real time, isso são projetos
@@raimundojunior8547 sim.. Mas na real ele comparou os dois em relação a nível de dificuldade. Tipo, já sabe fazer um campo minado, evolui um pouco e faz um chat real time. Mas não quer dizer que necessariamente esse chat é um grande projeto.
Vejo muitos vídeos com explicações assim, tipo "depende de quanto sua aplicação vai escalar, se vai ficar muito grande ou não", mas nunca explicam exatamente o que se pode considerar uma aplicação muito grande. Grande em que sentido? Complexidade? Quantidade de usuários? Quantidade de tecnologias envolvidas? Tempo de finalização do projeto? Quantas equipes envolvidas? Quanto a comunidade utiliza? Tipo, "grande" é genérico demais.
@@JonatanEdOrtiz provavelmente relacionado a complexidade e ao tempo de finalização, tendo em mente que se está no inicio, poderá atingir uma certa complexidade que demandará muito tempo e fará com que você desista
@@inexistente pensei isso mesmo. Mas queria saber o que é considerado um projeto grande entre programadores que já manjam muito de uma tecnologia e já são sênior há muito tempo.
Vejo não só aqui, mas em muitos outros canais falarem sobre "projetos grandes". Queria muito saber o que, entre eles e para eles, seria um projeto grande. Não para iniciantes. Afinal, para nós iniciantes, quase tudo vai levar muito tempo e será complexo por ainda ser novidade kkk
Isso é relativo. Um projeto grande pra mim pode ser feito em 5h pelo diego, ou seja, pra ele é simples.
Fala, Diego! Conheci realmente a área de TI há pouco tempo, me apaixonei pela área e principalmente pela stack que a Rockerseat utiliza. Estou cursando Análises e Desenvolvimento de Sistemas, mas a grade curricular não aborda as tecnologias que estou estudando (infelizmente), não me sinto preparado para o mercado e tenho insegurança com relação a candidatar para uma vaga por não ter conteúdo para apresentar. Minha dúvida é a seguinte: tenho algumas ideias de sistemas para desenvolver, mas por estar sozinho no desenvolvimento acabo deixando de lado. Teria alguma dica para me ajudar a solucionar esse problema?
Eu, só quero estudar programação!!!
O claquete de vcs é incrível kkkkk, faz o Diego se ligar na hora certa que já tá no Ar.
Diego eu suo no no trabalho de tecnologia vc tem alguma dica para me dar. #PR12
grato
Ficou massa esse vídeo até estranhei tava tão bom mas eu pensei acho q esse vídeo é maior deve ter uns 15minutos aí fui olhar quando terminou e tinha 26 kkk
Pô, Diegão, e essa camiseta aê? Lança pra gente!
Ótimo Paraná!
Diego, na hora de colocar um projeto em pratica, como e onde procurar a solução quando eu empacar em alguma parte ou der algum bug, seja porque tive uma duvida ou porque não domino 100%?
Diegao eh o cara
Valeeeeu Jeandes!
Trabalho em uma empresa grande, 40 mil funcionários, mas pouquíssimos devs... é muito complicado, pois o foco dela não é tecnologia, porém agora o pirão está engrossando.
Eu discordo quando o Diego falou de não usar um site como portfólio. Foi assim que consegui demonstrar meus trabalhos já que os clientes/recrutadores puderam "mexer" e "brincar" nos projetos já feitos. Acho bem melhor visualizar do que ter que entrar no Github pra ver código. O máximo que você vai conseguir fazer lá é animações com gif.
Boa Marcelo! 💜
Faz um post do que você não sabe Diego, pra inspirar a galera
Todo mundo que assistiu o vídeo prestou super atenção nas respostas incríveis de vocês, mas eu só consegui focar em tentar decifrar o que tá escrito na parede ali atras kkkkk
O problema desse negócio de freelancing é geralmente o país. O Brasil ta cheio de caloteiro, vejo muuuito isso fora as propostas malucas. Já onde moro atualmente(Japão) independente de ser freelancer todo projeto tem contrato assinado por você e pela empresa, nunca levei um calote nem mesmo alguém abandonar o projeto.
Tive a impressão que o 2x não funcionou dessa vez
kkkkkkk. fala ae
eita...
Silva, Fausto 2020
uma pergunta: estou estudando para desenvolver projetinhos pequenos, integrando com meios de pagamentos, o que eu devo saber de front-end/back-end, para conseguir ir até o final desse objetivo chegando a por o site no ar com um dominio?
vi o começo do video várias vezes,não resisti foi engraçado
Hahahaha se a carreira de dev não der certo, será que aprovam um stand-up? 💜
@@rocketseat difícil não dar certo, já deu ne rsrs ^^
dev: a
Diego: Foque em um leque de tecnologias!
Diego, quando eu sei em qual projeto eu uso React ou faço só com HTML e CSS padrão?
numa aula do skylab, ele cita que usa HTML e CSS em projetos mais simples (como landing pages pra eventos e tals) e usa React nos demais projetos
Cara, se vc consegue fazer com React, por que não?
@@isaipack React pai de todos 🙏
Usa HTML e CSS em projetos aonde você não vai precisar reaproveitar código, usa React em projetos aonde vai precisar reaproveitar o código e modularizar a aplicação. Exemplo, uma landpage não tem reaproveitamento de código, logo não precisa de React.
Já em um site institucional com páginas internas seria interessante usar o React, por exemplo - O header do site ou o menu, você pode criar componentes e daí quando precisar atualizar vai mexer em um único lugar porém se fosse só com HTML e CSS daí tu ia precisar editar todas as páginas do site caso fosse alterar um texto no menu ou adicionar uma nova opção nele.
Imagina um site institucional com 7 páginas e tu precisando editar 1 a 1 pra colocar uma nova opção no menu... O React resolve esse problema pra você :D
@@vitorlima1815 real kkkk
Diego, como posso resolver esse problema aqui : Setting a timer for a long period of time, i.e. multiple minutes
conexão com react-native e firebase usando expo.
Da uma olhada aqui: github.com/firebase/firebase-js-sdk/issues/97
Preciso saber matemática para saber programar? Para ser boa em programação? Eu tenho dificuldades com matemática.
Alô Diegão, sou aqui de Rorainópolis em Roraima no extremo Norte do País, acompanho a Rocketseat a um tempinho já, e assim, na minha região são pouquissimas pessoas e empresas da area, ja pensei em criar uma comunidade aqui mas as vezes desanimo pois todas as pessoas que tento ajudar começam muito empolgadas mas acabam desistindo, graças a Rocketseat eu to firme e forte mas sinto que aqui nao vou ter oportunidades, oq acha que eu posso tentar fazer para entrar no mercado? Remoto ou ir para onde o mercado esta mais aquecido?
Diego alem de Foda e um cara mt engraçado kkkkkkk
Rocketseat, baseado no Tema Omni para o Hyper e no Dracula do Tilix, eu fiz uma versão Omni para o Tilix. Vocês listam as versões em algum repositório?
Opaaaaa!! github.com/getomni
Começa em 01:26
😉
Uma dúvida que tenho é em relação até onde ir em uma linguagem....
Tipo estou focando em uma e não sei até onde ir para partir para outra (ir até um framework?).Não sei ao certo.Valeu pelo conteúdo!
Po mano, o lance é tu aprender os fundamentos e usar a linguagem que tu gosta pra isso. Pular de uma linguagem pra outra não é dificil caso você precise fazer essa troca, desde que você saiba bem os fundamentos.
Uma analogia, plantação de Abacaxi e Maça.
Você precisa cavar um buraco, colocar a semente e regar -> Fundamentos.
Você vai cavar o buraco usando uma pá e regar usando uma mangueira -> Ferramentas (Linguagens de Programação).
Se tu for fazer o mesmo processo, mas...
Ao invés de cavar o buraco com a pá tu vai e usa uma escavadeira articulada.
Ao invés de usar a mangueira para regar, tu vai usar um regador.
Os fundamentos do plantio é o mesmo, tu só usou ferramentas diferentes.
Como dev os fundamentos são mais importantes do que a tecnologia, tu tem que usar o que te deixa confortável e claro se tu tá começando o recomendado é estudar a tecnologia que está em crescimento, mas se tu já está consolidado daí tu precisa analisar se vale a pena trocar de stack ou não.
Espero ter ajudado mano, tmj.
Uma duvida, hoje em dia vale a pena criar um site do zero, codificando ele todo ou utilizar construtores como elementor por exemplo, seria a melhor opção ?
Fala, João! Varia muito do projeto que precisa criar. Se for algo simples, sem chances de crescer ao infinito e quiser ganhar tempo pode usar, mas diferente disso é sempre bom criar do zero para ter mais liberdade e controle do projeto! 💜