Tenho 40 anos, escuto Pearl jam desde o início, para mim essa é a melhor banda grunge, claro também sou fã das outras, mas, o pearl jam tem música atemporais, ao traduzir você acaba se identicando, também visualiza eventos atuais que vivemos hoje no Brasil.
@@zecarlos6032 Só duas se salvam no 1º do Nirvana?! Respeito sua opinião mas discordo, bro. Aquele som sujo, abafado, agressivo do Bleach foi que me causou espanto no melhor sentido. Meu álbum favorito do Nirvana e quando o conheci já tinha ouvido todos os outros.
Disco incrível. Ouço grunge desde criança. Ouço o Nirvana tambem. Creio que o Kurt tinha um pouco de dor de cotovelo do Eddie Vedder e seu vocal incrível. Disco fantástico. Pearl Jam soube envelhecer. Nao se enxarcou de droga, banda com seriedade de trabalho, top 1 no meu coração.
Kurt com dor de cotovelo do Eddie Verdde, Quem sabe foi por isso que ele cometeu suicídio, queria ser um galã aclamado pela indústria da música. Kkkkkkkk
Ouço PJ há 30 anos. Já fui a cinco shows dele, sou fã raiz, e algumas músicas, como Rearview Mirror, parece que estou ouvindo pela primeira vez. Vs. é um álbum muito poderoso!
Gosto dessa banda, sobretudo o fato de não terem aquele desespero sonoro para tocar qualquer música, em fim, uma banda que tem respeito por seu trabalho e mostra isso ao tocar. 🤗🌹👍🏻
PJ tem uma puta discografia consolidada.. E sim, o trabalho deles envelheceu bem demais. Sempre souberam o caminho a seguir musicalmente. Minha banda preferida de sempre!
Só eu e Deus sabemos quantas latinhas eu catei p comprar o meu vinyl Versus do Pearl Jam❤.O Vitology deu sequência na mesma labuta😂😂😂😂 com 11 anos nos anos 90 ninguém tinha grana sobrando..O disco era caro demais.
Amoo esse álbum . Pra mim, a música RearViewMirror é a melhor música do Pearl jam de todos os tempos. A versão ao vivo, no SNL de 1994 foi o que me fez virar fã.
Imagino que não foi fácil pra vc conseguir definir RVM como a melhor música do PJ, Eu mesmo nunca definí uma música como a melhor , mas posso destacar algumas como GARDEN,SMILE,IMMORTALITY...
Penso que os álbuns Vs (Pearl Jam), In Utero (Nirvana), Rid of Me (PJ Harvey) são os maiores representantes do espírito de 1993. Ouço os 3 de vez em quando, 30 anos depois.
Fui no último show deles em Porto Alegre. O Eddie Vedder é um dos maiores, canta muito, super simpático e interativo com o público. Quase três horas de show.
@@r.filippe4254 na verdade era mais conflito de ego entre ele e o Eddie Veder, já que o Dave era mais estilo rockstar texano doidão (bebia bastante, curtia armas, noitadas etc) enquanto o Eddie era o oposto disso tudo, tanto que a letra da música Glorified G foi escrita como uma indireta pro Dave, no auge da treta Eddie pediu pra demitir o Dave, os outros membros (principalmente Stone) não queriam isso mas acabaram cedendo.
Esse álbum manteve a originidade da banda em 93 e até hoje. Envelheceu muito bem! Essa é a hora dos adolescentes começarem hoje a apreciarem uma boa banda e esse álbum, tirando de suas mentes essa onda de músicas horríveis que existem hoje em dia. Viva o Rock!
Lembro que o VS não era o album que eu esperava do Pearl Jam depois do TEN. Depois do VITALOGY entendi que cada novo album do Pearl Jam seria diferente do anterior. Felizmente muitas canções excelentes vinheram nos albuns que se seguiram consolidando o Pearl Jam como uma das bandas mais queridas de todos os tempos.
Esse álbum tem uma grande importância pra mim, a cozinha do disco com o jeff ament e o dave abbruzzese está simplesmente perfeita,as guitarras mais pesadas e o eddie vedder cantando com a maior "putice" que eu já vi numa banda que não é de metal.(e me dói a cabeça toda vez que eu ouço esse e o vitolgy de que depois o abruzzese seria demitido)
Comprei esse CD em 2001 e foi amor a primeira vista,muito foda,eu escutava todo dia quando chegava da escola e ainda viciei uns amigos meus metaleiros que se renderam ao grunge 🤣🤣🤣
Dave Abbruzese Caprichou demais nas linhas de bateria desse album, ele foi uma peça fundamental para esse começo da banda. No final da Faixa Rearviewmirror é possivel ouvir o som das baquetas do Dave caindo no chão, relatos dizem que foi na direção do Produtor, devido a pressão para finalizar mais um incansável take dessa música.
Eu ouvi Pearl jam pela primeira vez no vitalogy, aquilo me marcou quando tinha 8 anos, aquele "livro preto". Depois ouvi ten e VS. , e desde entao ouço e fui no primeiro show no Brasil em 2005. Deste então acompanho eles, e vitalogy sempre será meu álbum preferido.
Eu comprei esse disco quando lançou, nas lojas americanas. Eu ainda inspirado pelas músicas do 1° álbum, não conhecia mais nada. Quando eu peguei esse disco e na lateral estava escrito Pearl Jam comprei. Achando que era o LP Ten. Resumindo cheguei em casa e ao invés de ficar frustrado eu virei fã desse LP. ❤❤
Álbum fantástico mesmo!! Ouço muito até hj. Houve épocas q eu cheguei a achar q ele pudesse ser melhor que o Ten, não que possa ser, pq o Ten é insuperável, mas só pra mostrar o quanto que esse álbum é incrível e único. A cada época q escuto eu elejo músicas diferentes no top 3, é impressionante como esse álbum tem muitas camadas de apreciação que a cada escutava é uma nova descoberta. Hj Leash é a q mais gosto, música essa q lá trás passou um tanto despercebida.
Na época em que foi lançado, achei o Vs. muito, muito bom. Nos dias de hoje considero o álbum como um dos melhores da banda, senão o meu favorito. E sempre lembrando, quando o assunto é Pearl Jam, o No Code é um álbum fantástico, plenamente subestimado.
Cara, eu não consigo ouvir Pearl Jam depois do Vitalogy. Não entendo bem o porquê. Tenho muita simpatia pela banda, pela figura do Vedder, acho que ele um vocalista subestimado (sim, todo fã ama, mas quem não é fã nem lembra dele), nunca se deslumbrou, etc.
@@robertochaves9305 cara, mas acho que isso teve uma intenção muito forte. De certa maneira, acho que o Pearl Jam sempre teve muito cuidado com essa coisa de idolatria e sucesso de massa. Principalmente depois da morte do Kurt, vi eles tomando algumas decisões em nível de banda que priorizavam a longevidade e equilíbrio em detrimento do sucesso vertiginoso. Acho que eles poderiam facilmente ter feito um outro Ten ou Vs, Mas preferiram explorar outras coisas com discos como o Yield e o Riot Act. Pode ser uma viagem minha (quem vai saber o que os caras pensavam exatamente?). Eles sempre foram e continuam sendo uma banda bastante bem sucedida mas, olhando para a história, vejo vários momentos em que eles meio que “pisaram no freio”.
@@joseluizdaniel5904 Eu acho que o Vedder tem uma série de valores em que ele acredita, e acho mesmo que a estratégia comercial deles foi pensada. Só não dá pra saber o que motivou. Mas acho que o som não tem nada a ver com isso.
@@robertochaves9305 sim. Em certo sentido, não tenho dúvida. Mas você não pensa que em um determinado momento poderia existir uma pressão para criar algo similar com discos bem sucedidos comercialmente no passado e que eles tenho optado (com muito desprendimento) por seguir caminhos que desafiassem o público?
@@joseluizdaniel5904 Então, essa análise é que eu não concordo muito, o de desafio ao público. Pra mim, o segundo disco já é "completamente"diferente do Ten. Das bandas classificadas como grunge, a única que eu colocaria nessa caixa do desafio contínuo nesse aspecto seria o STP. Bons exemplos dessa ruptura na época, ainda que não grunge, foi o RHCP com o One Hot Minute e o Metallica, primeiro com o Preto, depois, e principalmente, com o Load. A massa de fãs ficou muito puta. Aliás, fãs dessas duas bandas até hoje não aceitam esses discos.
Foi o primeiro álbum que adquiri do Pearl Jam e fiquei absolutamente fã da banda após ouvir este disco. É realmente atemporal. Assino embaixo dos comentários que você fez sobre cada uma das canções. Gosto demais da sonoridade desta obra
Lembro-me bem do lançamento desse disco e a expectativa que o cercou. Eles se apresentaram no VMA'93 tocando "Animal" (uma porrada, nada comercial) e "Rockn' In The Free World com o Neil Young. O total desprezo em divulgar o disco com clips (o Nirvana por exemplo estreou "Heart Shaped Box" em uma premiére mundial na Music Television), fez com que a exposição da banda fosse premeditadamente ofuscada, mas nada impediu o reconhecimento da crítica e dos fãs a cerca desse grande trabalho!!
@@samuelnascimentodacunha725 pelo que fiquei sabendo, ele foi expulso da banda, por causa das bebedeiras, e um pouco de chatice por parte do Eddie Veder
@@rodrigomartins2630Stone demitiu ele. Aparentemente ele se deslumbrou. Os versos iniciais de glorified g foram feitos após Dave se achar por ter comprado armas... vai saber
Cada banda tem seu estilo e efeito sonoro. Por mais que sejam do mundo grunge. Nao Vale nem a pena criticar uma banda ou a outra. NIRVANA é NIRVANA e Pearl Jam é Pearl Jam. E isso basta!
Esse disco pra mim é marcante por um outro motivo tbm, na época eu li a saga As brumas de Avalon, e repetia esse cd sempre lendo. Então até então eu nem sabia que era possível essa associação de leitura com uma trilha sonora específica, e o disco durante um grande tempo evocava imediatamente cenas do livro, e o livro é sobre magia, rituais em montanhas, iniciação, e a batera, os baixos, os gritos do vocal, pra mim casaram perfeitamente, o disco inteiro foi uma combinação inusitada com esse livro, se tornou uma experiência poderosa, um casamento as cegas que deu muito certo pra mim.
Comprei assim que lançou em vinil ainda, a primeira vez que escutei já falava a todos que seria um grande clássico esse álbum, Rearviewmirror uma das melhores, sempre falava isso. Acabou que fui no primeiro show do P. JAM aqui Brasil no Rio de Janeiro e realizei um sonho.
Quando o disco saiu, comprei e fiquei surpreso, pois era muito diferente do Ten. Mas achei massa a proposta de variação de som. Alguns dias depois comprei a Revista Bizz, cuja capa era o Eddie Vedder e tratava do Vs. A revista pegou pesado demais. Detonou o disco. Fiquei sem entender, pois tinha achado a bolacha boa demais. Hj vejo que o autor da reportagem/crítica não conseguiu entender o disco. Vs. foi a alforria, a libertação do Pearl Jam do rótulo grunge. Tornou-se uma banda de rock. Ponto. Enfim...disco top. Merece ser ouvido milhões de vezes.
Se tem uma coisa inútil é a tal da crítica. Crítica real e o nosso ouvido. Foda-se o que frustrados pensam. E esses nomes, classificações... nunca os entendi. Nunca entendi, por ex, qual é a proximidade entre Soundgarden, Alice in Chains, Pearl Jam e Nirvana. Pra mim, são coisas ABSOLUTAMENTE diferentes.
Cara, esse disco marcou minha vida positivamente, devido a uma história muito particular pra mim. Até hoje, me arrepio quando o escuto. Parabéns pelo vídeo!!!
Brother. Que analise incrível sobre o disco, além da história toda que o cerca. Agora acho o disco ainda mais incrível. Vou ouvir na íntegra, novamente. Aliás, é assim que se ouve
Disco espetacular. Não tem música ruim aí... demorei a gostar dele, mas qdo entendi o som, virou meu "disco de cabeceira" para quando estava puto com o mundo rsrs... Blood e Leash são ótimas para os momentos de fúria.
Esse disco mostrou para os críticos e para o Mainstream que Perl Jam nunca seria uma banda de um disco só ou seria uma banda que se enquadraria apenas à rotulacão "Grunge", pois mesmo com o sepultamento do movimento o Pearl Jam vai se reinventando e surpreendendo todos! Por isso é a banda e trilha sonora da minha vida...
O dave abbruzzese tem a melhor pegada no Pearl isso é fantástico mas cada um tem seu valor pois não tem melhor que o outro só apenas é a pegada interessante
Kurt tinha inveja porque o Eddie Vedder tem um vocal impecável, escreve canções de alto nível, tem uma presença de palco energizante e é muito gato e gostoso!!
COMPREI esse disco nos anos 90 no lançamento por 10 cruzeiros na promoção nas lojas pernambucanas , minha preferida é disident , mas esse album é todo bom!
O Eddie Vedder era o locão que todos precisavam ser. É só ver ele hoje. Sou da geração que o Régis, que admiro muito, torce o nariz ao falar "grunge". O Pearl Jam tinha uma vibe diferente, eram como "os carais legais do fundão", que tinham amizade com todos da escola e metiam um f0da$$e a quem não curtisse eles. Mas a grande "rivalidade" entre bandas, fico com a impressão que a mídia criou. Podia ter alguma coisa mas não era tudo isso. Esse, particularmente, é meu album preferido deles. Abraaaaço, nacão roqueira
Esse disco é fenomenal, começa com uma das minhas favoritas “Go” que é uma mega porrada maravilhosa! Sensacional, sou maluca por esse álbum, daria tudo pra ir num show da turnê desse disco!
Nirvana me empreciona mais por tão pouco de existência e muitas coisas boas que ficaram pra sempre ,porem é impossível não gostar do pearl jam pela suas canções otimas..
Vou tentar comprar em Julho com seu desconto (Se ainda tiver). Já tinha pego do Bonham (Edição de Colecionador), lido com sucesso e por sinal, é sensacional.
Boa, Régis! Pearl acaba quando entra Matt Cameron e viram outra banda. Eu fiquei muito chateado quando o Dave Abbruzzese saiu... nunca teve um a altura...o cara era um monstro e ao vivo, era demais!
Os primeiros discos deles são muito bons, já as coisas mais atuais eu não tive vontade de ouvir, mudou muito o som, e claro, isso é maravilhoso, pois mostra que os caras não são limitados e a competência de todos ali é absurdamente grande. Eu é que não gosto muito dos trabalhos mais novos. Na minha opinião virou rock de Mauricio, e esta na play list junto com Marron 5, Coldplay etc.
Tenho 40 anos, escuto Pearl jam desde o início, para mim essa é a melhor banda grunge, claro também sou fã das outras, mas, o pearl jam tem música atemporais, ao traduzir você acaba se identicando, também visualiza eventos atuais que vivemos hoje no Brasil.
As 5 primeiras faixas do disco já me conquistaram da primeira vez, disco incrível!
Exatamente mano diferente do primeiro do nirvana que pra mim só duas músicas se salvam que foram as duas que fizeram sucesso!
@@zecarlos6032 Só duas se salvam no 1º do Nirvana?! Respeito sua opinião mas discordo, bro. Aquele som sujo, abafado, agressivo do Bleach foi que me causou espanto no melhor sentido. Meu álbum favorito do Nirvana e quando o conheci já tinha ouvido todos os outros.
@@roberlucas3942ele é daqueles q pensa q o nevermind foi o 1° ..
@@filipecoutinho5706 Pode ser, muita gente pensa. Mas ainda assim, não são só duas músicas que se salvam lá, o disco é ótimo!
Não tem pro Nirvana, NIRVANA foi a melhor banda da época e .
Disco incrível. Ouço grunge desde criança. Ouço o Nirvana tambem. Creio que o Kurt tinha um pouco de dor de cotovelo do Eddie Vedder e seu vocal incrível. Disco fantástico. Pearl Jam soube envelhecer. Nao se enxarcou de droga, banda com seriedade de trabalho, top 1 no meu coração.
Droga e o que não faltava neles ok enfelisme o kut a saúde não era igual e dele e os nirvana foi quem abriu a era do gruge que ninguém ninguém co
A mídia o que queria era vender jornais etc...e as bandas não th que provar nada cada um th a sua voz diferente e boa tanto um como o outro agora
Kurt com dor de cotovelo do Eddie Verdde, Quem sabe foi por isso que ele cometeu suicídio, queria ser um galã aclamado pela indústria da música. Kkkkkkkk
Legal, mais sempre um degrau abaixo do nirvana, ponto.
@@Andreillan na sua opinião rss
Grunge... Um subgênero com tantas tragédias. Lendas se foram mas pelo menos as músicas feitas ficarão para sempre para apreciarmos.
As músicas das grandes bandas de grunge são muito boas mas ao mesmo tempo são bastante melancólicas e depressivas em geral...
Ouço PJ há 30 anos. Já fui a cinco shows dele, sou fã raiz, e algumas músicas, como Rearview Mirror, parece que estou ouvindo pela primeira vez. Vs. é um álbum muito poderoso!
Só quem pôde “calar” Kurt Cobain foi ele mesmo.
Não se pode levar a sério uma coleção que não tenha na estante essa pedrada aí. Um dos melhores discos de todos os tempos.
infelizmente man, devido a um incidente negativo, só recuperei o VS e o Yield da minha coleção de cds do PJ.
Gosto dessa banda, sobretudo o fato de não terem aquele desespero sonoro para tocar qualquer música, em fim, uma banda que tem respeito por seu trabalho e mostra isso ao tocar. 🤗🌹👍🏻
PJ tem uma puta discografia consolidada.. E sim, o trabalho deles envelheceu bem demais. Sempre souberam o caminho a seguir musicalmente. Minha banda preferida de sempre!
Fui no show do pearl Jam e confesso que foi um dos melhores shows que já fui na vida,a música nunca envelhece...
Só eu e Deus sabemos quantas latinhas eu catei p comprar o meu vinyl Versus do Pearl Jam❤.O Vitology deu sequência na mesma labuta😂😂😂😂 com 11 anos nos anos 90 ninguém tinha grana sobrando..O disco era caro demais.
Amoo esse álbum . Pra mim, a música RearViewMirror é a melhor música do Pearl jam de todos os tempos. A versão ao vivo, no SNL de 1994 foi o que me fez virar fã.
Para mim a melhor canção do Pearl Jam se chama Alive, mas é gosto. RearViewMirror também é sensacional.
Jeremy❤
rearview mirror é uma musica que merecia videoclipe. Concordo.
Imagino que não foi fácil pra vc conseguir definir RVM como a melhor música do PJ, Eu mesmo nunca definí uma música como a melhor , mas posso destacar algumas como GARDEN,SMILE,IMMORTALITY...
Esta apresentação no SNL é de uma energia absurda. Impressionante.
O disco se terminasse na primeira musica Go, ja seria um classico! Baita album!!
Penso que os álbuns Vs (Pearl Jam), In Utero (Nirvana), Rid of Me (PJ Harvey) são os maiores representantes do espírito de 1993. Ouço os 3 de vez em quando, 30 anos depois.
PJ Harvey é muito bom. Esse em especial é um dos melhores dela.
In útero é foda e em 93 só dava eles mesmo...
@@lyyovbenyaohuhul409in utero só fica bom na segunda metade
Todos os discos do PJ envelheceram bem. Impressionante
Rearviewmirror é uma música insana e injustiçada. Vai crescendo e tem um final caótico.
Fui no último show deles em Porto Alegre. O Eddie Vedder é um dos maiores, canta muito, super simpático e interativo com o público. Quase três horas de show.
Que saudades daquela época... 90's foram foda
Eu ali jovem e continuo gostando muito orgulho de fazer parte dessa geracao.
Dave abruzzese é sem dúvidas o melhor baterista que passou por essa banda.
Concordo plenamente.
E saiu por que estava se sobressaindo entre os demais membros
Jack Irons também
@@r.filippe4254 na verdade era mais conflito de ego entre ele e o Eddie Veder, já que o Dave era mais estilo rockstar texano doidão (bebia bastante, curtia armas, noitadas etc) enquanto o Eddie era o oposto disso tudo, tanto que a letra da música Glorified G foi escrita como uma indireta pro Dave, no auge da treta Eddie pediu pra demitir o Dave, os outros membros (principalmente Stone) não queriam isso mas acabaram cedendo.
@@guiaugusto9162 o ritmo do Dave provavelmente não teríamos PJ em 2023...
Esse álbum manteve a originidade da banda em 93 e até hoje. Envelheceu muito bem! Essa é a hora dos adolescentes começarem hoje a apreciarem uma boa banda e esse álbum, tirando de suas mentes essa onda de músicas horríveis que existem hoje em dia. Viva o Rock!
Boa, falou mrda bagulho normal na sessao de coments desse canal
👏👏👏👏👍
Sem dúvidas uma grande produção, muito a frente do seu tempo. Ótimo vídeo Regis!
Minha irmã mais velha tinha esse álbum, ouvi inúmeras vezes. É sensacional.
Lembro que o VS não era o album que eu esperava do Pearl Jam depois do TEN. Depois do VITALOGY entendi que cada novo album do Pearl Jam seria diferente do anterior. Felizmente muitas canções excelentes vinheram nos albuns que se seguiram consolidando o Pearl Jam como uma das bandas mais queridas de todos os tempos.
Esse álbum tem uma grande importância pra mim, a cozinha do disco com o jeff ament e o dave abbruzzese está simplesmente perfeita,as guitarras mais pesadas e o eddie vedder cantando com a maior "putice" que eu já vi numa banda que não é de metal.(e me dói a cabeça toda vez que eu ouço esse e o vitolgy de que depois o abruzzese seria demitido)
Sim, o melhor baterista que essa banda já teve, fogo né....
Dave Abbru, foi a grande inspiração que tive pra querer tocar bateria, pena que não seguiu com a banda até hj , como o quarteto frontal.
Ao meu ver, esse álbum condensou a sonoridade da banda, de modo positivo. Vs. nivelou de forma perfeita, o lado folk e o lado rock de arena da banda.
Comprei esse CD em 2001 e foi amor a primeira vista,muito foda,eu escutava todo dia quando chegava da escola e ainda viciei uns amigos meus metaleiros que se renderam ao grunge 🤣🤣🤣
Amo metal e outros estilos. Conheci Pearl Jam e outras babdas grunges antes de Iron Maiden.
Dave Abbruzese Caprichou demais nas linhas de bateria desse album, ele foi uma peça fundamental para esse começo da banda.
No final da Faixa Rearviewmirror é possivel ouvir o som das baquetas do Dave caindo no chão, relatos dizem que foi na direção do Produtor, devido a pressão para finalizar mais um incansável take dessa música.
Eu ouvi Pearl jam pela primeira vez no vitalogy, aquilo me marcou quando tinha 8 anos, aquele "livro preto". Depois ouvi ten e VS. , e desde entao ouço e fui no primeiro show no Brasil em 2005. Deste então acompanho eles, e vitalogy sempre será meu álbum preferido.
Meados dos anos 90 foi fantástico, musicalidade a tona em várias bandas, quem dera hoje nos tivéssemos 5% de tudo que aconteceu naquele tempo.
Eu comprei esse disco quando lançou, nas lojas americanas. Eu ainda inspirado pelas músicas do 1° álbum, não conhecia mais nada. Quando eu peguei esse disco e na lateral estava escrito Pearl Jam comprei. Achando que era o LP Ten. Resumindo cheguei em casa e ao invés de ficar frustrado eu virei fã desse LP. ❤❤
Esse play é demais mesmo... valeu o lembrete, vou ouvir de novo.
A primeira vez que ouvi foi em vinil, o meu primeiro álbum que comprei do Pearl Jam, foi amor a primeira ouvida, na minha opinião de todos é o melhor
Me lembro que quando esse álbum foi lançado, corri até a loja , e a grana só deu pra comprar a fita K7 desse disco.....esse álbum é uma pedrada....
Alice in Chains é minha favorita. Amo Jerry Cantreel
Alice in Chains sempre será a maior banda do mundo. Vou escutar eles até.morrer.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vida longa ao Pearl Jam e suas crias...o som da banda brasileira "Black Circle" é uma grata surpresa ao meus ouvidos.
Cara, é muito bom ouvir este canal principalmente para quem estuda música
Da uma olhada em marco antero music.
Pra mim é o melhor trabalho do Pearl jam.
Olha, também faço coro com você.
Vou ouvir este CD agora. Pela primeira vez. Antes tarde do que nunca.
Disco perfeito, depois conta o que você achou
@@Kaiuan2000 amei indifference e a melodia dela!
Comprei tem 1 mês , passando em uma loja aqui em Belo Horizonte.Paguei 60 reais, zero Km. Obra prima!
Álbum fantástico mesmo!! Ouço muito até hj. Houve épocas q eu cheguei a achar q ele pudesse ser melhor que o Ten, não que possa ser, pq o Ten é insuperável, mas só pra mostrar o quanto que esse álbum é incrível e único. A cada época q escuto eu elejo músicas diferentes no top 3, é impressionante como esse álbum tem muitas camadas de apreciação que a cada escutava é uma nova descoberta. Hj Leash é a q mais gosto, música essa q lá trás passou um tanto despercebida.
Na época em que foi lançado, achei o Vs. muito, muito bom. Nos dias de hoje considero o álbum como um dos melhores da banda, senão o meu favorito. E sempre lembrando, quando o assunto é Pearl Jam, o No Code é um álbum fantástico, plenamente subestimado.
Cara, eu não consigo ouvir Pearl Jam depois do Vitalogy. Não entendo bem o porquê. Tenho muita simpatia pela banda, pela figura do Vedder, acho que ele um vocalista subestimado (sim, todo fã ama, mas quem não é fã nem lembra dele), nunca se deslumbrou, etc.
@@robertochaves9305 cara, mas acho que isso teve uma intenção muito forte. De certa maneira, acho que o Pearl Jam sempre teve muito cuidado com essa coisa de idolatria e sucesso de massa. Principalmente depois da morte do Kurt, vi eles tomando algumas decisões em nível de banda que priorizavam a longevidade e equilíbrio em detrimento do sucesso vertiginoso. Acho que eles poderiam facilmente ter feito um outro Ten ou Vs, Mas preferiram explorar outras coisas com discos como o Yield e o Riot Act. Pode ser uma viagem minha (quem vai saber o que os caras pensavam exatamente?). Eles sempre foram e continuam sendo uma banda bastante bem sucedida mas, olhando para a história, vejo vários momentos em que eles meio que “pisaram no freio”.
@@joseluizdaniel5904 Eu acho que o Vedder tem uma série de valores em que ele acredita, e acho mesmo que a estratégia comercial deles foi pensada. Só não dá pra saber o que motivou.
Mas acho que o som não tem nada a ver com isso.
@@robertochaves9305 sim. Em certo sentido, não tenho dúvida. Mas você não pensa que em um determinado momento poderia existir uma pressão para criar algo similar com discos bem sucedidos comercialmente no passado e que eles tenho optado (com muito desprendimento) por seguir caminhos que desafiassem o público?
@@joseluizdaniel5904 Então, essa análise é que eu não concordo muito, o de desafio ao público. Pra mim, o segundo disco já é "completamente"diferente do Ten. Das bandas classificadas como grunge, a única que eu colocaria nessa caixa do desafio contínuo nesse aspecto seria o STP.
Bons exemplos dessa ruptura na época, ainda que não grunge, foi o RHCP com o One Hot Minute e o Metallica, primeiro com o Preto, depois, e principalmente, com o Load. A massa de fãs ficou muito puta. Aliás, fãs dessas duas bandas até hoje não aceitam esses discos.
Foi o primeiro álbum que adquiri do Pearl Jam e fiquei absolutamente fã da banda após ouvir este disco. É realmente atemporal. Assino embaixo dos comentários que você fez sobre cada uma das canções. Gosto demais da sonoridade desta obra
Amo o pearl Jam, curto suas músicas desde o primeiro disco, e tenho ele guardado com muito carinho
Inesquecível, o primeiro 'CD" que escutei tocar! Que manuseei, e o primeira aparelho de CD que interagi. Marcou uma era!
Lembro-me bem do lançamento desse disco e a expectativa que o cercou. Eles se apresentaram no VMA'93 tocando "Animal" (uma porrada, nada comercial) e "Rockn' In The Free World com o Neil Young. O total desprezo em divulgar o disco com clips (o Nirvana por exemplo estreou "Heart Shaped Box" em uma premiére mundial na Music Television), fez com que a exposição da banda fosse premeditadamente ofuscada, mas nada impediu o reconhecimento da crítica e dos fãs a cerca desse grande trabalho!!
Todo mundo queria ser o Eddie Vedder nessa época.
Esse Disco é Magistral. Soco na boca do estômago.
Elderly woman é uma música mágica para mim. Fantástica, a melhor do álbum!!
Melhor álbum do Pearl Jam. Comprei no lançamento na galeria do rock. Sensacional abrir a embalagem e colocar para tocar.
Escuto esse disco até hoje desde 1993! Vi a banda tocar Blood ao vivo, foi foda!
Esse baterista do Pearl Jam é um dos bateristas que mais se destacam na cena grunge, esse Dave Abruzeses é simplesmente incrível tocando bateria.🤟🤘
Porque ele saiu será?
@@samuelnascimentodacunha725 pelo que fiquei sabendo, ele foi expulso da banda, por causa das bebedeiras, e um pouco de chatice por parte do Eddie Veder
Esse foi o melhor baterista do pearl jam destacado
@@rodrigomartins2630Stone demitiu ele. Aparentemente ele se deslumbrou. Os versos iniciais de glorified g foram feitos após Dave se achar por ter comprado armas... vai saber
Na minha opinião, é o melhor dos bateristas do Pearl Jam
Erdely woman.. Umas das mais lindas da banda. A versão dela ao vivo no álbum One two legs é incrível
Nirvana era demais, mas certas músicas do pear jam eram de arrepiar, sempre fui um grande entusiasta dessa banda
Me lembro bem do dia fui comprar o vinil desse álbum, que por sinal está comigo até hoje.
Isso deve valer alguns bons pilas hoje em dia, $$$
Sua cópia também tem a etiqueta com o nome da banda?
Cada banda tem seu estilo e efeito sonoro. Por mais que sejam do mundo grunge. Nao Vale nem a pena criticar uma banda ou a outra. NIRVANA é NIRVANA e Pearl Jam é Pearl Jam. E isso basta!
Concordo mas Nirvana é melhor kkkkk
Parabéns cara, falou tudo. Ótima opinião
Finalmente alguém sensato.
Nirvana é a pior banda do gênero
@@ozzy9610 que comentário de bosta kkkkkkkkkk
Esse album é magistral
Esse disco pra mim é marcante por um outro motivo tbm, na época eu li a saga As brumas de Avalon, e repetia esse cd sempre lendo. Então até então eu nem sabia que era possível essa associação de leitura com uma trilha sonora específica, e o disco durante um grande tempo evocava imediatamente cenas do livro, e o livro é sobre magia, rituais em montanhas, iniciação, e a batera, os baixos, os gritos do vocal, pra mim casaram perfeitamente, o disco inteiro foi uma combinação inusitada com esse livro, se tornou uma experiência poderosa, um casamento as cegas que deu muito certo pra mim.
É o que eu mais gosto do Pearl Jam.
Me lembro que um amigo tinha esse disco e na época foi muito impactante nas nossas cabeças a sonoridade desse álbum
Análise PERFEITA! por muito, meu disco favorito da banda
6:59 "...5 contra 1 "n n é o que você tá pensando n" kkkkkkk
Essa banda fez sua história...E ainda deixou sua marca.
Álbum maravilhoso. Tenho muitas lembranças legais desta obra. Me lembro inclusive do dia em que comprei o CD, presente de um tio especial.
Esse disco é quase uma coletânea.
Sigo ouvindo rock 90's até hoje é uma época que não cansa
Gostaria de ver um vídeo sobre o álbum de estreia do Audioslave nesse quadro, para mim é um dos melhores álbuns de todos os tempos.
Comprei assim que lançou em vinil ainda, a primeira vez que escutei já falava a todos que seria um grande clássico esse álbum, Rearviewmirror uma das melhores, sempre falava isso. Acabou que fui no primeiro show do P. JAM aqui Brasil no Rio de Janeiro e realizei um sonho.
Quando o disco saiu, comprei e fiquei surpreso, pois era muito diferente do Ten. Mas achei massa a proposta de variação de som. Alguns dias depois comprei a Revista Bizz, cuja capa era o Eddie Vedder e tratava do Vs. A revista pegou pesado demais. Detonou o disco. Fiquei sem entender, pois tinha achado a bolacha boa demais. Hj vejo que o autor da reportagem/crítica não conseguiu entender o disco. Vs. foi a alforria, a libertação do Pearl Jam do rótulo grunge. Tornou-se uma banda de rock. Ponto. Enfim...disco top. Merece ser ouvido milhões de vezes.
Se tem uma coisa inútil é a tal da crítica. Crítica real e o nosso ouvido. Foda-se o que frustrados pensam.
E esses nomes, classificações... nunca os entendi. Nunca entendi, por ex, qual é a proximidade entre Soundgarden, Alice in Chains, Pearl Jam e Nirvana.
Pra mim, são coisas ABSOLUTAMENTE diferentes.
Cara, esse disco marcou minha vida positivamente, devido a uma história muito particular pra mim. Até hoje, me arrepio quando o escuto. Parabéns pelo vídeo!!!
Meu álbum preferido da minha banda preferida!
Esse disco é ótimo. Tenho ele em CD
Discaço, um dos meus favoritos da banda
Eu detestava o Pear jam e passei a gostar da banda recentemente. Kurt não curtia as músicas do Pearl jam , mas ele era amigo do Eddie vedder
Brother. Que analise incrível sobre o disco, além da história toda que o cerca. Agora acho o disco ainda mais incrível. Vou ouvir na íntegra, novamente. Aliás, é assim que se ouve
Disco espetacular. Não tem música ruim aí... demorei a gostar dele, mas qdo entendi o som, virou meu "disco de cabeceira" para quando estava puto com o mundo rsrs... Blood e Leash são ótimas para os momentos de fúria.
E Animal, velho! Quantas vezes, no meio da treta, minha mente canta silenciosamente I'd rather be with an animaaaaaaaaaaaal...
Assim como o disco, tua análise foi impecável, Regis. Pearl Jam é minha banda preferida, desde 93. Por mais vídeos de Pearl Jam, como esse. Abraços.
Gosto muito de música e gosto bastante dos seus vídeos também. Na minha opinião, você percebe bastante de música. Felicidades para o canal
Acho que por causa das inúmeras vezes que já ouvi os discos antigos, os últimos 3 discos se tornaram mais agradáveis de ouvir
Esse disco mostrou para os críticos e para o Mainstream que Perl Jam nunca seria uma banda de um disco só ou seria uma banda que se enquadraria apenas à rotulacão "Grunge", pois mesmo com o sepultamento do movimento o Pearl Jam vai se reinventando e surpreendendo todos!
Por isso é a banda e trilha sonora da minha vida...
Um dos meus preferidos da banda, Small Town, Daughter e Dissident marcaram minha adolescencia... PJ❤
O dave abbruzzese tem a melhor pegada no Pearl isso é fantástico mas cada um tem seu valor pois não tem melhor que o outro só apenas é a pegada interessante
É o meu favorito da banda!
Kurt tinha inveja porque o Eddie Vedder tem um vocal impecável, escreve canções de alto nível, tem uma presença de palco energizante e é muito gato e gostoso!!
O Kurt era gato e gostoso também kkkk. Mas o Eddie é muito melhor mesmo kkkkk.
Se comportem meninas kkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk resumiu tudo
Amo esse álbum! Ouço várias vezes!!!
COMPREI esse disco nos anos 90 no lançamento por 10 cruzeiros na promoção nas lojas pernambucanas , minha preferida é disident , mas esse album é todo bom!
Vs é meu favorito do Pearl Jam juntamente com Vitalogy e Yeld. Três obras primas definitivas do PJ.
É o melhor disco do Pearl Jam, mas continua anos luz aquém de qq coisa do Nirvana.
Kkkkk
Não sou fã do Pearl Jam. Mas gosto muito desse álbum
Amoo esse album! Escuto até hoje
O Eddie Vedder era o locão que todos precisavam ser. É só ver ele hoje.
Sou da geração que o Régis, que admiro muito, torce o nariz ao falar "grunge". O Pearl Jam tinha uma vibe diferente, eram como "os carais legais do fundão", que tinham amizade com todos da escola e metiam um f0da$$e a quem não curtisse eles.
Mas a grande "rivalidade" entre bandas, fico com a impressão que a mídia criou. Podia ter alguma coisa mas não era tudo isso.
Esse, particularmente, é meu album preferido deles.
Abraaaaço, nacão roqueira
Esse disco é fenomenal, começa com uma das minhas favoritas “Go” que é uma mega porrada maravilhosa! Sensacional, sou maluca por esse álbum, daria tudo pra ir num show da turnê desse disco!
Nirvana me empreciona mais por tão pouco de existência e muitas coisas boas que ficaram pra sempre ,porem é impossível não gostar do pearl jam pela suas canções otimas..
Sinto um orgulho de mim mesmo por saber tocar e cantar daughter ❤
DUVIDO que um artista do nipe dos músicos banda Peal Jam tenha entrado em um estúdio pensando em picuinhas com A ou Z. DUVIDO!
Na minha opinião o ten é uma das maiores estréias de uma banda em todos os tempos,pra mim está entre os três !
Vou tentar comprar em Julho com seu desconto (Se ainda tiver). Já tinha pego do Bonham (Edição de Colecionador), lido com sucesso e por sinal, é sensacional.
Na ansiedade de lhe ver falando do Vitalogy. Abcs
Esse álbum é maravilhoso
Boa, Régis! Pearl acaba quando entra Matt Cameron e viram outra banda. Eu fiquei muito chateado quando o Dave Abbruzzese saiu... nunca teve um a altura...o cara era um monstro e ao vivo, era demais!
Os primeiros discos deles são muito bons, já as coisas mais atuais eu não tive vontade de ouvir, mudou muito o som, e claro, isso é maravilhoso, pois mostra que os caras não são limitados e a competência de todos ali é absurdamente grande. Eu é que não gosto muito dos trabalhos mais novos. Na minha opinião virou rock de Mauricio, e esta na play list junto com Marron 5, Coldplay etc.
O grunge todo é som de playboy. Coldplay e MArron 5 é som de menina.