MAAT Arte & Tecnologia PT
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 15 ม.ค. 2025
- As artes visuais e a tecnologia sempre tiveram uma relação profícua: os avanços tecnológicos de cada período histórico trouxeram diferentes novidades e inovações que foram transformando e abrindo novas possibilidades no domínio artístico. Da imitação do real ao estabelecimento do universo virtual, a arte tem sido alimentada e potenciada das mais variadas formas pelos pequenos e grandes avanços tecnológicos.
Um dos exemplos mais significativos é o da invenção da fotografia: quando Joseph Niépce apresentou a sua primeira heliografia em 1826, não imaginava a mudança que iria desencadear nas formas de representação do mundo.
A invenção dos tubos de tinta metálicos, em 1841, revolucionou a prática artística, possibilitando a pintura ao ar livre e o surgimento de movimentos como o naturalismo (aproxima-se da forma como vemos) e o impressionismo (afasta-se da imitação, privilegiando o instante).
Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, as novas técnicas de impressão, a serigrafia e a produção de objetos de consumo em massa inspiraram os artistas da Pop Art, e os grandes avanços na área da física foram o principal impulsionador da Op Art (forma de abstração geométrica que cria ilusões óticas) nos anos de 1960.
A passagem do analógico para o digital teve repercussões extraordinárias no mundo das artes visuais, com a afirmação das áreas do vídeo, da instalação (ambiente criado numa sala, ou parte dela, que propõe uma nova relação com o espaço) e da performance (ação) e a reformulação do domínio da fotografia.
Finalmente, a janela que se abriu com a democratização da Internet, o universo do gaming e da realidade virtual, assim como o crescimento das redes sociais e de outras plataformas de partilha de conteúdos, tem influenciado a forma como se produz e se frui de objetos artísticos.
Coordenação: Joana Simões Henriques
Texto: Patrícia Trindade
Produção: Inês Sampaio
Design | Animação | Som: João Deus
Fichas técnicas das obras
Joseph Nicéphore Niépce
View from the Window at Le Gras, c. 1826
Harry Ransom Humanities Research Center
The University of Texas at Austin
Joseph Nicéphore Niépce
Vista da Janela no Le Gras, c. 1826
Centro de Investigação de Humanidades Harry Ransom
Universidade do Texas, Austin