Valeria que prazer ver uma artista como vc, moro em Veneza na Italia, acabei de me aposentar agora estou redescobrindo o artesanato pra me manter ocupada .... lindo seu trabalho parabens!
+Helena Martins Olá Helena! Desculpe a demora em responder. Agradeço seu comentário e creio que a aposentadoria é uma ótima ocasião para se iniciar algo novo ou mesmo resgatar algum pendor antigo! Divirta-se, pois por aí o que não lhe faltará é inspiração!
.Desde Chile Felicitaciones .Su video es muy hermoso.Me encanta la ceramica y me encantaria poder volver a ver sus clases que son extraordinarias ..Muchas gracias
Muchas gracias por su atenta respuesta .Creo perfectamente que usted como artista podría vender DVD para las personas que no podemos asistir a sus clases.Tiene mucha pedagogía.
Ola Liliam, te agradezco una vez más! Pero sabeis que no soy profesora, entonces, tendría que me capacitar antes para bién produzir un DVD! Jajajaja De qualquier manera, ahora que recibí tanto incentivo, talvez un día lo haga!
Denise, minhas desculpas pelo atraso na resposta! Seu comentário esteve retido todo esse tempo e só vi agora. Não faço forno. Utilizo serviço terceirizado. Ao que me conste, as peças ficam 24hs entre o cozimento e o resfriamento. Teria que verificar com algum ateliê especializado para conferir. Tudo de bom!
Denise, como te expliquei, seu comentário anterior ficou retido e esse também, e somente agora estou vendo ambos. Uso Duncan (importado), mas há nacionais de excelente qualidade. Atualmente não saberia indicar, mas com uma boa pesquisa vc encontrará produtos brasileiros acessíveis (importar não está valendo a pena nesses últimos tempos).
Obrigada! A queima requer uma boa técnica e um bom forno. "Baixa" (temperatura) p/ porcelanas, "Média" (que muitas vezes também chamam de "baixa") para o baixo esmalte, e "Alta" para as cerâmicas mais resistentes. Prefiro fornos à gás porque os considero mais estáveis e menos ecologicamente impactantes. O passo a passo da queima é um pouco simples, mas não menos importante, aliás, fundamental, pois se fizer algo errado, estragará a peça (ou todas as peças) e inclusive o forno! Basicamente é preciso saber a temperatura e o tempo de aquecimento, assim como o de resfriamento depois de terminado o processo, e dentro do forno no momento de assar, temos que separar um a um nossos trabalhos, por meio de "distanciadores" cerâmicos (pecinhas que suspendem as peças esmaltadas e evitam seu contato com as prateleiras e outras peças no forno) como se fossem biscoitos assando num forno de cozinha que não podem colar uns aos outros e nem na assadeira. Em geral, um bom fornecedor de forno oferece um cursinho de "culinária" em cerâmica :)
Maria Helena, obrigada e desculpe só poder responder agora. Seu comentário ficou retido no TH-cam por muito tempo e só pude ver agora. Não faço os esmaltes, por isso não posso indicar o procedimento. Sei que há quem os produza artesanalmente inclusive. E tbém há produtos brasileiros de boa qualidade. Com uma boa pesquisa vc encontrará um caminho, se é que já não encontrou desde qdo fez seu comentário. Tudo de bom!
Ednalva, desculpe a demora para responder, mas houve um atraso no TH-cam e só vi agora.Não dou aula e atualmente não sei recomendar um local, mas certamente vc pode pesquisar que encontrará, pois a técnica de baixo esmalte já está bem difundida e há ótimos professores! Boa sorte!
Lindo trabalho! Parabéns! A queima das peças são sempre em altas temperaturas? É possível fazer a queima de peças de forma simples com algum verniz especial? Obrigada!
Oi Amanda, muito obrigada! No caso do baixo-esmalte de qualidade, só é possível a queima em fornos que atinjam mais de mil graus. Até onde sei, o motivo é físico-químico, de modo a se obter a aderência (praticamente uma fusão) do esmalte (tbém chamado de verniz) à massa. É semelhante ao processo da queima da porcelana (mas esta vai a temperaturas menores, entretanto, ainda assim bem altas se pensarmos num forno de cozinha). Existem produtos mais simples, inclusive no universo infantil (há uns kits de loucinha p/ criança brincar de pintar), que se pode queimar as peças num forno doméstico a uns 200 C, e tbém há umas canetas p/ escrever/pintar sobre a peça já esmaltada (serve p/ assinaturas, alguns eventuais remendos) mas a qualidade é inferior e menos durável. Abraços
Gostei muito do seu desenho! Parabéns!Estou começando agora a aprender a fazer cerâmica. Tenho algumas duvidas . sempre devemos pintar antes de ir ao forno? Existe a possibilidade de fazer detalhes em uma peça por exemplo um vaso que já tenho ido ao forno com por exemplo tinta a óleo? Obrigada!
+Anni Jacob , estava viajando e não consegui responder pelo celular, por isso demorei tanto p/ acessar e aprovar seu comentário. Obrigada! Existe sim, mas utilizando tinta para porcelana. Esta técnica desse meu filme é a do Baixo Esmalte, que quer dizer pintura sob esmalte, ou seja, embaixo da esmaltação, o que quer dizer que deve ser feita antes de receber o esmalte (também há quem chame esmalte de verniz, ou em inglês: glaze, por isso se chama under glaze). O material é à base de água. Daí é feita a esmaltação sobre a pintura (material também à base de água). Acontece portanto que toda pintura em uma superfície já esmaltada como por exemplo um vaso com aspecto selado, ou vitrificado (brilhante ou não, mas com textura já impermeável) só deve ser feita com material para porcelana (aquele que utiliza solvente químico, terebentina, etc.) e então ser novamente levada ao forno p/ que se funda e fique permanente. A tinta a óleo não se fixará numa peça já esmaltada. Mesmo se vc pintar com tinta acrílica, ocorrerá o mesmo, pois será uma pintura "a frio", e assim ocorrerá um desgaste (se lavar algumas vezes por exemplo, ou passar uma flanela, com o tempo vai saindo). Há no mercado umas canetas populares p/ artigos em vidro (conheço por Deco Art Glass), que funcionam como aquelas canetas de ponta de feltro, tipo tinta permanente, mas são próprias para se fundirem na superfície já esmaltada, então a gente pode aplicar e daí levar ao forno de cozinha mesmo. Servem em geral p/ pequenos detalhes, para assinatura de peças, etc. Espero ter me feito entender. A arte em decoração de cerâmica é fascinante, mas requer técnica e p/ tal vc tem que aprender todas as etapas. Lembre-se portanto que no caso da pintura sobre porcelana ou seja, sobre qualquer superfície já selada por queima prévia. é necessário utilizar material para tal e a peça deve ser queimada novamente (sempre, é claro, respeitando as temperaturas corretas). Abçs
Elisa, desculpe pelo atraso na resposta. Seu comentário ficou retido no TH-cam e não pude ver. Não quis falar em marcas no meu vídeo, mas uso esmaltes Duncan (corantes inclusos). Há brasileiros de ótima qualidade, mas não poderia indicar atualmente por não estar utilizando, mas com uma boa pesquisa certamente vc encontrará o que te atenda. Boa sorte!
Maravilhosas as suas obras, parabéns! Eu moro na Italia e sou apaixonada pela ceramica siciliana (meu namorado è de là). Pinto telas à òleo mas estou tentando aprender a pintar ceramica (eu pinto com a boca, pois nao posso usar as maos). As cores sao especìficas pra ceramica, nao è? Um abraço!
Oi Luciana, que paixão boa que você arrumou! Os esmaltes são específicos sim. A técnica requer vários passos até se conseguir um produto passível de ser forneado em temperatura acima de 900 C. Obrigada pelo elogio e eu tbém tenho que te elogiar, pois é pintar com a boca é só para os poderosos! Parabéns!
Obrigada, Rosana. O ideal é comprar em fornecedores bem estabelecidos e uma boa fonte é procurar conhecer revendedores locais (em geral onde se vende os pigmentos/tintas/esmaltes e/ou consultar publicações respeitadas. Os produtores de massa (biscoito) costumam oferecer produtos de boa qualidade. Uma antiga revista, a Mão na Massa, da Paschoal Massas costumava ser uma referência interessante, quem sabe possa te agradar. Abçs
Isadora, me desculpe tanto atraso para responder, mas o TH-cam colocou seu comentário numa retenção e só pude ver agora. Uso Duncan Ceramics. Esses são importados. Mas atualmente há corantes brasileiros ótimos segundo soube, porém não poderia recomendar pq não os utilizo.
Projetos muito agradáveis e cores! No final, você colocar em um esmalte avermelhada. Que tipo de esmalte é isso? Será que ele vire transparente ou branco? Uma vez que a placa parece muito mais branca no final. Obrigado (automatic translation) ### Very nice designs and colors! In the end you put on a reddish glaze. What kind of glaze is this? Does it turn out transparent or white? Because the plate seems much whiter in the end. Thank you
+Frank G Thank you! You guessed! Yes, this reddish glaze becomes totally transparent after the piece is fired. It offers better resistence and seals the painting. Each final glaze comes with a different color (in this case, it is brilliant, so this producer offers the glaze in pink, so when you buy it, you know the result will help the colors to become more vivid). This is also a food safe glaze.
Ola colega eu pinto óleo sobre tela, não vivo da arte pelo menos desta. Sou sacerdote. Gostei de saber de sua técnica. Onde comprar este seguimentos estou no interior de Minas.
luth Dias Olá Luth, talvez você possa procurar algum curso mesmo ou então informações em ateliês especializados. Me lembro de uma revista do ramo, talvez você consiga encontrar. Se chama Mão na Massa, onde certamente haverá anunciantes tanto de produtos como de cursos e vc sempre pode tentar contato c/ o editor. É um "universo" a explorar! Se vc pinta óleo, terá q se adaptar até dominar o passo a passo e aprender a "conviver com o fogo", pois só depois que a peça sai do forno é q o resultado se revela - às vezes não dá certo, mas na maioria das vezes, com a persistência, a dedicação, o resultado é encantador :)
Obrigada! Costumo usar Duncan (trago dos EUA qdo viajo), mas há nacionais de boa qualidade (e tbém é possível fazer artesanalmente misturando pigmentos e esmalte, mas não sei fazer isso adequadamente). Talvez o ideal seja vc fazer uma busca de revendedores Duncan.
+Anna Staneck Acredito que sim, entretanto é necessário cuidado extremo com esmaltes cujas cores são sensíveis a ponto de desaparecerem por completo quando queimadas em alta temperatura (vermelhos por exemplo). É obrigação do local que queima informar isso, mas é sempre bom antes de pintar, perguntar a respeito. Note que uma peça crua produzida p/ aceitar alta temperatura, pode ser pintada e então queimada em baixa mesmo, sem perder a qualidade e sem risco algum p/ as cores.
Obrigada! Uso a marca americana Duncan, mas há nacionais de qualidade e a que mais gosto é a Finarte. Será necessário você fazer uma pesquisa em fornecedores, pois não tenho comprado ultimamente. Abçs.
Que lindo! Parabéns!
Muito obrigada, Silvia! Desculpe o atraso na resposta!
Valeria que prazer ver uma artista como vc, moro em Veneza na Italia, acabei de me aposentar agora estou redescobrindo o artesanato pra me manter ocupada .... lindo seu trabalho parabens!
+Helena Martins Olá Helena! Desculpe a demora em responder. Agradeço seu comentário e creio que a aposentadoria é uma ótima ocasião para se iniciar algo novo ou mesmo resgatar algum pendor antigo! Divirta-se, pois por aí o que não lhe faltará é inspiração!
Nossa muito lindo o seu trabalho. Comecei agora a pintar e estou apaixonada pela arte.
Oi Lucia, obrigada! Divirta-se nessa sua nova arte!
Eu amei seu vídeo, e claro sua arte! Parabéns, lindíssimas suas peças 💋
Puxa, muito obrigada por sua gentileza em comentar. Tudo de bom!!!
.Desde Chile Felicitaciones .Su video es muy hermoso.Me encanta la ceramica y me encantaria poder volver a ver sus clases que son extraordinarias ..Muchas gracias
Gracias, Liliam! Una buena inspiración vale muchísimo!
Muchas gracias por su atenta respuesta .Creo perfectamente que usted como artista podría vender DVD para las personas que no podemos asistir a sus clases.Tiene mucha pedagogía.
Ola Liliam, te agradezco una vez más! Pero sabeis que no soy profesora, entonces, tendría que me capacitar antes para bién produzir un DVD! Jajajaja De qualquier manera, ahora que recibí tanto incentivo, talvez un día lo haga!
Muchas gracias .por su atenta respuesta.
Olá minha querida amei suas pessoas, ficaram maravilhosas! Quanto tempo você deixa no forno após passar o esmalte?
Denise, minhas desculpas pelo atraso na resposta! Seu comentário esteve retido todo esse tempo e só vi agora. Não faço forno. Utilizo serviço terceirizado. Ao que me conste, as peças ficam 24hs entre o cozimento e o resfriamento. Teria que verificar com algum ateliê especializado para conferir. Tudo de bom!
vc é o máximo!
Obrigada! Tomara que sirva de inspiração!
Parabéns pelo seu talento, lindos.
Agradeço seu comentário, Luis!
Lindos! Eu estou apaixonada!
Qual tipo de corante você usa?
Denise, como te expliquei, seu comentário anterior ficou retido e esse também, e somente agora estou vendo ambos. Uso Duncan (importado), mas há nacionais de excelente qualidade. Atualmente não saberia indicar, mas com uma boa pesquisa vc encontrará produtos brasileiros acessíveis (importar não está valendo a pena nesses últimos tempos).
Lindo demais!!! Vc podia fazer um com passo a passo mostrando como assar e tal :)
Obrigada! A queima requer uma boa técnica e um bom forno. "Baixa" (temperatura) p/ porcelanas, "Média" (que muitas vezes também chamam de "baixa") para o baixo esmalte, e "Alta" para as cerâmicas mais resistentes. Prefiro fornos à gás porque os considero mais estáveis e menos ecologicamente impactantes. O passo a passo da queima é um pouco simples, mas não menos importante, aliás, fundamental, pois se fizer algo errado, estragará a peça (ou todas as peças) e inclusive o forno! Basicamente é preciso saber a temperatura e o tempo de aquecimento, assim como o de resfriamento depois de terminado o processo, e dentro do forno no momento de assar, temos que separar um a um nossos trabalhos, por meio de "distanciadores" cerâmicos (pecinhas que suspendem as peças esmaltadas e evitam seu contato com as prateleiras e outras peças no forno) como se fossem biscoitos assando num forno de cozinha que não podem colar uns aos outros e nem na assadeira. Em geral, um bom fornecedor de forno oferece um cursinho de "culinária" em cerâmica :)
Olá boa noite! Esse esmalte que vc usa é transparente?
Nesse vídeo usei um esmalte transparente para finalizar.
Q lindo vc poderia me ajudar com dicas como fazer os esmaltes,, ficarei muito grata,
Maria Helena, obrigada e desculpe só poder responder agora. Seu comentário ficou retido no TH-cam por muito tempo e só pude ver agora. Não faço os esmaltes, por isso não posso indicar o procedimento. Sei que há quem os produza artesanalmente inclusive. E tbém há produtos brasileiros de boa qualidade. Com uma boa pesquisa vc encontrará um caminho, se é que já não encontrou desde qdo fez seu comentário. Tudo de bom!
Parabéns eu amei o vídeo queria aprender pessoalmente você dá curso no seu atelier
Ednalva, desculpe a demora para responder, mas houve um atraso no TH-cam e só vi agora.Não dou aula e atualmente não sei recomendar um local, mas certamente vc pode pesquisar que encontrará, pois a técnica de baixo esmalte já está bem difundida e há ótimos professores! Boa sorte!
Parabéns que LINDO
Muito gentil! Obrigada! (demorei p/ responder pq qdo curti seu comentário, achei q a resposta tivesse ido junto).
Lindo trabalho! Parabéns!
A queima das peças são sempre em altas temperaturas? É possível fazer a queima de peças de forma simples com algum verniz especial?
Obrigada!
Oi Amanda, muito obrigada!
No caso do baixo-esmalte de qualidade, só é possível a queima em fornos que atinjam mais de mil graus. Até onde sei, o motivo é físico-químico, de modo a se obter a aderência (praticamente uma fusão) do esmalte (tbém chamado de verniz) à massa. É semelhante ao processo da queima da porcelana (mas esta vai a temperaturas menores, entretanto, ainda assim bem altas se pensarmos num forno de cozinha).
Existem produtos mais simples, inclusive no universo infantil (há uns kits de loucinha p/ criança brincar de pintar), que se pode queimar as peças num forno doméstico a uns 200 C, e tbém há umas canetas p/ escrever/pintar sobre a peça já esmaltada (serve p/ assinaturas, alguns eventuais remendos) mas a qualidade é inferior e menos durável.
Abraços
Lindo trabalho, parabéns!!!! Vc tem peças para venda??? Amei todas....
+Lucimar Duarte Macedo da Silveira muito obrigada! No momento não tenho peças para venda, mas te aviso caso venha a produzir algo. Abraço.
Gostei muito do seu desenho! Parabéns!Estou começando agora a aprender a fazer cerâmica. Tenho algumas duvidas . sempre devemos pintar antes de ir ao forno? Existe a possibilidade de fazer detalhes em uma peça por exemplo um vaso que já tenho ido ao forno com por exemplo tinta a óleo? Obrigada!
+Anni Jacob , estava viajando e não consegui responder pelo celular, por isso demorei tanto p/ acessar e aprovar seu comentário.
Obrigada!
Existe sim, mas utilizando tinta para porcelana.
Esta técnica desse meu filme é a do Baixo Esmalte, que quer dizer pintura sob esmalte, ou seja, embaixo da esmaltação, o que quer dizer que deve ser feita antes de receber o esmalte (também há quem chame esmalte de verniz, ou em inglês: glaze, por isso se chama under glaze). O material é à base de água. Daí é feita a esmaltação sobre a pintura (material também à base de água).
Acontece portanto que toda pintura em uma superfície já esmaltada como por exemplo um vaso com aspecto selado, ou vitrificado (brilhante ou não, mas com textura já impermeável) só deve ser feita com material para porcelana (aquele que utiliza solvente químico, terebentina, etc.) e então ser novamente levada ao forno p/ que se funda e fique permanente.
A tinta a óleo não se fixará numa peça já esmaltada. Mesmo se vc pintar com tinta acrílica, ocorrerá o mesmo, pois será uma pintura "a frio", e assim ocorrerá um desgaste (se lavar algumas vezes por exemplo, ou passar uma flanela, com o tempo vai saindo).
Há no mercado umas canetas populares p/ artigos em vidro (conheço por Deco Art Glass), que funcionam como aquelas canetas de ponta de feltro, tipo tinta permanente, mas são próprias para se fundirem na superfície já esmaltada, então a gente pode aplicar e daí levar ao forno de cozinha mesmo. Servem em geral p/ pequenos detalhes, para assinatura de peças, etc.
Espero ter me feito entender.
A arte em decoração de cerâmica é fascinante, mas requer técnica e p/ tal vc tem que aprender todas as etapas. Lembre-se portanto que no caso da pintura sobre porcelana ou seja, sobre qualquer superfície já selada por queima prévia. é necessário utilizar material para tal e a peça deve ser queimada novamente (sempre, é claro, respeitando as temperaturas corretas).
Abçs
+Valéria Thomé de Oliveira Muito obrigada me ajudou bastante!!
Adorei, mas não falou no tipo de tintas usadas. Assim como o esmalte.
Elisa, desculpe pelo atraso na resposta. Seu comentário ficou retido no TH-cam e não pude ver. Não quis falar em marcas no meu vídeo, mas uso esmaltes Duncan (corantes inclusos). Há brasileiros de ótima qualidade, mas não poderia indicar atualmente por não estar utilizando, mas com uma boa pesquisa certamente vc encontrará o que te atenda. Boa sorte!
simplesmente maravilhosos.
Muito obrigada!
Maravilhosas as suas obras, parabéns! Eu moro na Italia e sou apaixonada pela ceramica siciliana (meu namorado è de là). Pinto telas à òleo mas estou tentando aprender a pintar ceramica (eu pinto com a boca, pois nao posso usar as maos). As cores sao especìficas pra ceramica, nao è? Um abraço!
Oi Luciana, que paixão boa que você arrumou!
Os esmaltes são específicos sim. A técnica requer vários passos até se conseguir um produto passível de ser forneado em temperatura acima de 900 C.
Obrigada pelo elogio e eu tbém tenho que te elogiar, pois é pintar com a boca é só para os poderosos! Parabéns!
Obrigada pela dica e elogio, continuarei seguindo seus trabalhos! ;-)
:)
Awesome! Congratulations!
Obrigada!
Bom dia, amei seu trabalho, onde voce compra suas peças de cerâmica, tem alguma marca que possa indicar?
Obrigada, Rosana. O ideal é comprar em fornecedores bem estabelecidos e uma boa fonte é procurar conhecer revendedores locais (em geral onde se vende os pigmentos/tintas/esmaltes e/ou consultar publicações respeitadas. Os produtores de massa (biscoito) costumam oferecer produtos de boa qualidade. Uma antiga revista, a Mão na Massa, da Paschoal Massas costumava ser uma referência interessante, quem sabe possa te agradar. Abçs
Oi Valeria! Que tipo de tinta você usa?
Isadora, me desculpe tanto atraso para responder, mas o TH-cam colocou seu comentário numa retenção e só pude ver agora. Uso Duncan Ceramics. Esses são importados. Mas atualmente há corantes brasileiros ótimos segundo soube, porém não poderia recomendar pq não os utilizo.
Projetos muito agradáveis e cores! No final, você colocar em um esmalte avermelhada. Que tipo de esmalte é isso? Será que ele vire transparente ou branco? Uma vez que a placa parece muito mais branca no final. Obrigado (automatic translation)
###
Very nice designs and colors! In the end you put on a reddish glaze. What kind of glaze is this? Does it turn out transparent or white? Because the plate seems much whiter in the end. Thank you
+Frank G Thank you! You guessed! Yes, this reddish glaze becomes totally transparent after the piece is fired. It offers better resistence and seals the painting. Each final glaze comes with a different color (in this case, it is brilliant, so this producer offers the glaze in pink, so when you buy it, you know the result will help the colors to become more vivid). This is also a food safe glaze.
Ola colega eu pinto óleo sobre tela, não vivo da arte pelo menos desta. Sou sacerdote. Gostei de saber de sua técnica. Onde comprar este seguimentos estou no interior de Minas.
luth Dias Olá Luth, talvez você possa procurar algum curso mesmo ou então informações em ateliês especializados. Me lembro de uma revista do ramo, talvez você consiga encontrar. Se chama Mão na Massa, onde certamente haverá anunciantes tanto de produtos como de cursos e vc sempre pode tentar contato c/ o editor. É um "universo" a explorar! Se vc pinta óleo, terá q se adaptar até dominar o passo a passo e aprender a "conviver com o fogo", pois só depois que a peça sai do forno é q o resultado se revela - às vezes não dá certo, mas na maioria das vezes, com a persistência, a dedicação, o resultado é encantador :)
Muito Lindo!!! Por favor, qual a marca das tintas e onde você recomenda comprá-las? Obrigado.
Obrigada! Costumo usar Duncan (trago dos EUA qdo viajo), mas há nacionais de boa qualidade (e tbém é possível fazer artesanalmente misturando pigmentos e esmalte, mas não sei fazer isso adequadamente). Talvez o ideal seja vc fazer uma busca de revendedores Duncan.
Consigo ter esse efeito em queima de alta?
+Anna Staneck Acredito que sim, entretanto é necessário cuidado extremo com esmaltes cujas cores são sensíveis a ponto de desaparecerem por completo quando queimadas em alta temperatura (vermelhos por exemplo). É obrigação do local que queima informar isso, mas é sempre bom antes de pintar, perguntar a respeito. Note que uma peça crua produzida p/ aceitar alta temperatura, pode ser pintada e então queimada em baixa mesmo, sem perder a qualidade e sem risco algum p/ as cores.
Parabéns!Quais tintas vc usa?e onde encontrar?Obrigada!
Obrigada! Uso a marca americana Duncan, mas há nacionais de qualidade e a que mais gosto é a Finarte. Será necessário você fazer uma pesquisa em fornecedores, pois não tenho comprado ultimamente. Abçs.
olá.. Qual a marca do esmalte que a sra. usa?
Oi Angelica, uso Duncan (americano) ou Finarte (brasileiro).
Very beatfull
Obrigada!