A CULTURA REVERTEU A FALÊNCIA!! MAS ATÉ QUANDO?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- ✦ Torne-se Padrinho do Ler Antes de Morrer: www.padrim.com...
✦ Link da reportagem do G1: g1.globo.com/s...
-
CONHEÇA O NOSSO PODCAST!
Escolha seu tocador favorito: linktr.ee/lera...
-
Siga o Projeto Ler Antes de Morrer nas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: / lerantesdemorrer
CONTATO PARA PARCERIAS: lerantesdemorrer1@gmail.com
Que noticia sensacional. No seu video anterior eu fiquei muito triste, ja tinha ido ate la e realmente era o sentimento de velorio na loja. Só saudades e agora essa notícia da reabertura...quanta alegria!
O problema da LC é a má gestão, a exemplo do que aconteceu com a Saraiva. O que me preocupa, nesse " embroglio" são os funcionarios e os prestadores de serviço, desprestigiados, inseguros e endividados.
Parabéns pela. Forma bem clara. De. Expor os. Fatos da falência. da. Livraria. Cutura. E. Sua. Reabertura. Por. Liinar judicial
Torço para que volte com condições de trabalho decentes para os funcionários!😊
Pode esquecer! O capitalismo não permite isso!
A Cultura quebrou. Só volta a funcionar permanentemente se algum investidor alocar dinheiro, as dívidas são gigantescas. É por fim não vejo razão para se tratar com tanto carinho uma empresa que sempre visou lucro, e para consegui-lo deixou, entre outras coisas de arcar com os sagrados direitos trabalhistas. Defender a Cultura não é defender a leitura ou os livros, é defender a péssima gestão e a precarização do trabalho. Só serve para manter o conforto dos endinheirados que querem um bom espaço para gastar seu dinheiro.
Torço pra q nao volte, pq quem vai pagar a conta sera o contribuinte
Ah que papo é esse mina. Deixa de populismo politicamente correto. Espero que a cultura volte com várias lojas enormes e super acervos. Emprego é bom de todo jeito. Melhor qq emprego do que nenhum.
@@Frederico-c6ntalvez vc não veja razão pa não se divertiu lá e não fez boas compras. Pra quem curtiu muito lá a Cultura é maravilhosa.
Essa história dos ex-funcionários é real, infelizmente. Eu pedi demissão antes do caos, mas meus ex-colegas não receberam até hoje, e alguns estavam lá desde a abertura da loja em que eu trabalhava. Fiquei muito triste quando fechou, apesar de tudo, mas eles erraram demais, infelizmente...
Eu também sai antes do declínio, no final de 2014 já começava esses indícios. Uma pena culturalmente falando, a Livraria Cultura foi muito importante, porém, é real essas histórias de ex-funcionários, a forma que eles estavam conduzindo estava muito errada e desrespeitosa.
@@raniellebarbosa6742 Saí em 2016, e realmente, já tinha mudado muuuita coisa. Quase todas as pessoas mais próximas já tinham desistido. Tive uma fase muito legal lá (acredito que muita gente), foi muito triste ver tudo desabando...
@@Amanda_MD e @raniellebarvosa9742 e depois voces continuaram trabalhando como livreiras? ou mudaram de area?
Num universo composto por funcionários da cultura e a multidão de compradores e fornecedoras, os primeiros são menos relevantes.
@@diegomahs Eu comecei a trabalhar em outra área, quando saí de lá.
Amo livros e livrarias. Torço pela Livraria Cultura.
faça sua parte e vá lá e compre varios
Torça para a falência da Cultura
Amooo quando a Isa traz esses vídeos com informações e com as opiniões bem embasadas e coerentes. Dá gosto de assistir, sempre aprendo muito.
Tbeem!! Adoro essas "Fofocas" do mundo literário rsrs, sempre com um contexto e bem embasado, Isa é demais.
Na verdade o que me atraiu foi o seu lado jornalista! Igual vc fez no vídeo sobre aquele Holocausto em Barbacena. Você tem um jeito apaixonante para relatar histórias.
Que bom, que volte com força quero muito ir lá.
Que bom que reabriu, ainda que temporariamente. A Saraiva é outra que está fechando várias lojas e, como a livraria cultura, não tem grande importância pra mim porque quase nunca tinha os livros que eu queria.
Até o vendedor da livraria Peruíbe me ensinou um bordão que fez todo o sentido: "Livraria Saraiva, vai lá e só passa raiva!".😂
Nunca fui um leitor muito assíduo (o que tem mudado recentemente, muito em parte graças ao trabalho da Isa que acho incrível e inspirador) , mas não dá pra negar que era sempre uma sensação muito boa visitar a livraria cultura, foi algo bem impactante as últimas notícias.
N tem nada haver com o vídeo, mas se o cara da ft for vc, vc é mto bonito KKKKKKKK
É uma notícia muito feliz!! Espero que permaneça!!! Assisti ao episódio sobre o fechamento... E fiquei muito chocada!!
Que seja uma reabertura com dignidade para todos!! Não sou de São Paulo e a visita à livraria era sempre muito mágica!
Boa tarde hoje fui lá na livraria cultura se eles receberam os livros Oppenheimer da editora intrínseca elementar da editora Zahar eles não tinham fui depois lá na livraria Martins Fontes Paulista lá encontrei os dois livros parabéns, pelo excelente trabalho sobre literatura, informação sobre livros, muito obrigado professor Carlos jiro Osasco São Paulo
Bom dia. Quê bom! Viva a Livraria Cultura! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
fez sua parte velha e foi lá comprar ????
👏👏👏 volta o charme da Paulista... ❤
É uma pena ver livrarias fechando as portas!
Tomara que a loja consiga se reerguer e acertar também o lado dos funcionários e seguir.
Torço fortemente pela recuperação da LC, apesar de ser um ato de fé, não de racionalidade. Quanto aos relatos de ex-funcionários em relação a atrasos de salários, isso é resultado da crise que se abateu na livraria, que a meu ver, foi causado pela incompetência e megalomania dos herdeiros do Pedro Hertz. Não é por isso que vou torcer menos por sua recuperação. Espero que se recupere e cumpra todos os seus compromissos, tanto com as editoras, quanto a seus funcionários
Parabéns! Muito coerente! 👏👏👏
Sinto muito , mas näo acredito cumprimento de compromissos em uma provável recuperacäo ; é o modus operandi dos donos que näo vai mudar .
Então torceu pouco
Que Deus proteja a livraria
ja fez sua parte e foi lá comprar ???
Gosto muito dessa livraria, fiquei chocado
Fiquei muito feliz espero que seja duradoura essa notícia ❤❤
Eu fui na sexta. Fiquei surpreso e feliz em ver aberta. Espero que continue assim
fez sua parte e comprou ???
Eu acredito que os relatos sejam verdadeiros sim. Já li sobre isso. E você é bem coerente. Gosto muito se ouvir as suas opiniões.
Boa tarde 🙂
Você explicou muito bem todo o protocolo da notícia.
ainda bem, moro no df e esse é um dos lugares que ainda vou! meu sonho.
Eu estou torcendo que fique aberta muitos, muitos anos!
Feliz que tenha reaberto, espero que eles façam boas escolhas pra manter ela aberta ❤
ja fez a sua parte e comprou ?
A livraria Cultura faz parte da minha vida, essa loja atual é até a "nova" eu lembro quando só havia uma unidade no centro do conjunto nacional. No local atual antes era um cinema nos anos 90, já cheguei a ver um filme lá rsrs
ja fez a sua parte e comprou varios livros
Individualmente falando e pensando, a Cultura foi fonte de muito conhecimento para mim. Adoro ela.
comentei que visitei a cultura do conjunto mês passado, apenas...
e aí comentei do video para um amigo que trabalhou na FNAC e, meu Buda, ele só contou história absurda da administração e CULTURA da empresa!
acabei indo visitar a Da Vila, que é onde esse amigo está trabalhando.
adorei ela. é até pequena, mas tem um setor bonito de mangás, uma estante de graphic novels, outra de heróis... e tinha o "querida konbini", que eu procurava.
Esse livro é uma delicia, eu adorei.
@@Anakarlanr recomendaram ele no podcast da Japan House, e me interessei. depois ví umas reviews aqui no YT e fui atrás dele onde pude. ele é excelente, mas meio difícil de achar. quero ver se encontro o "a valise do professor", tbm pela Estação Liberdade. há uma adaptação do 'Valise" que foi publicado aqui pela Pipoca e Nanquim e talvez resolva comprar os dois junto. se não me engano a adaptação é do Tanigushi Jirō...
Bom dia Isa
Que felicidade saber que a Livraria Cultura reaberta, sou de Pernambuco e gostaria muito de conhecer esta livraria.
Fiquei feliz com a noticia!!!!! Sua continuação é fundamental. Obrigada.
Precisa ser apurado e punido os culpados. A empresa tem que sobreviver.
Feliz por você ter mudado de ideia. A situação dos funcionários é o melhor exemplo dessa maçã podre: linda por fora e completamente bichada por dentro. As memórias afetivas dos visitantes passam longe da experiência real dos funcionários e espero que a justiça determine o pagamento dos direitos desses trabalhadores. Força a todos os meus amigos Livreiros que estão passando por esse drama.
Gente, não comparem o fechamento de uma pequena ou média livraria que não consegue sobreviver e termina dignamente, com seus compromissos em dia, com uma mega livraria, que deve ser investigada por tantas e tantas denúncias em quase todos os campos. O que eu sei, e acho que é público, é que deram calote nas editoras, sobretudo nas pequenas. As editoras ficam pressionadas pelos autores que se deslumbravam em estar na Cultura. Trabalho numa editora e paramos de vender para a Cultura por conta de suas práticas: só consignavam e ainda com descontos absurdos em relação ao preço do livro e, por fim, pararam de pagar as editoras. Não devem ser ajudados pelo governo. Ao contrário. Devem ser cobrados em todas as instâncias para as quais devem, de acordo com as decisões da Justiça.
Isso mesmo!
Exatamente.
Perfeito
Em síntese, foi mal administrada e a Amazom e a internet deram o golpe de misericórdia.
Gente essa questão de assédio moral está muito disseminada aqui no Brasil...até em órgãos públicos, parece que foi normalizada a exploração laboral.
Não foi normalizado, acredito que foi desmistificado. SEMPRE foi assim, era disso pra pior, escravidão mesmo. Com a consciência das pessoas de que é errado e as empresas têm obrigação de oferecer um ambiente minimamente saudavel de trabalho, fica muito mais evidente quando elas não o fazem.
eu com preguiça de tirar meus livros da minha humilde estante pra limpar e eles tiraram e recolocaram TUDO kkkkkk que trabalheira 😂
Coitado dos funcionários viu!😅
Bom que tirou o pó! :D
Oxe!!! Qdo vi a chamada dessa notícia corri😮 Isso é uma notícia muito boa!!
Sim, devido à má administração, a livraria está nessa situação deplorável. E quem mais sofrem com isso são os funcionários, com esses relatos de atrasos no pagamento. Creio que a empresa continuar as operações nessa situação só é pior a todos. E é difícil torcer pela sobrevivência dela com essa administração tosca que ela tem. Eu só realmente torço para que todos os funcionários recebam o que têm direito. E que sirva de aprendizado para as demais livrarias do mercado, que precisam arrumar um jeito de se encaixarem ao mercado atual, onde os marketplaces (leia-se Amazon) têm preços super agressivos.
É isso mesmo! A empresa Livraria Cultura é só mais uma que gostava de manter a relação de patrão explorador X empregado explorado. Nada de novo no front. Sugiro ler notícias, pois há notícias sobre isso.
O bom dela era a experiência para clientes. Era incrível! Porém não tô torcendo por eles e torço para que os funcionários tenham recebido até mais do que a livraria deveria pagar.
Em fevereiro ganhei um voucher da livraria cultura e fui presencial trocar, mas foi um choque porque basicamente me deram sei lá umas 10 opções de livros para trocar a maior parte da livraria estava dividida e cada editora vendia seu acervo de forma individual, achei super estranho, mas acho que já deveria ser alguma negociação que eles cediam o espaço e a editora vendia de forma direta para os públicos, mas foi uma experiência muito diferente das outras vezes que tinha ido. Fora que os funcionários estavam tentando empurrar desesperadamente o clube de assinatura deles e os clientes todos perguntando se não estava falindo e os funcionários garantindo que não, imagino como deve estar sendo difícil para esses funcionários.
Foi exatamente isso. Era uma falcatrua para burlar a recuperação judicial, um complô com as grandes editoras.
Mais uma situacäo de desrespeito para com os clients
Impressionante este retorno da Livraria Cultura, Isabella. Que boa notícia, extendo os meus votos para que ela contorne essa situação, mas a sorte está lançada, tomara que a empresa sobreviva! - Estou contigo Isabella, pensamentos conectados pela Livraria Cultura
Amiga fiquei tão FELIZ com essa notícia! Vou até gravar lá pro app vizinho
ja fez sua parte e comprou ???
Olá Vc poderia fazer um vídeo falando da notícia do kindle não estar mais disponível para o Japão. Será que para o Brasil também vai acontecer o mesmo? Grata. Acompanho seu canal. Sucesso.
Que volte a ser o que foi antes da virada do séc.
Funcionários cultos e competentes pra auxiliar, busca de livros pra compra posterior.
Espaço no segundo piso pra ler, pesquisar.
Junto com o Belas Artes e outros espaços naquele pedaço de Sampa... Especial.
Dá pra voltar no tempo?
Ganharam uma sobreviva antes do fim, mas isto mostra cada vez mais a força das redes sociais. Beijo no coração ❤
Tomara que consigam manter a loja aberta e que seus funcionários consigam manter seus empregos. 🙏🙏🙏❤️❤️❤️❤️
ja fez sua parte e foi la comprar ????
A livraria deveria ser tombada e virar uma linda biblioteca pública. Com a possibilidade de uma área de vendas
Aquela Cultura antiga já não existia há anos. Antigamente os vendedores eram valorizados. Conheciam os livros, muita gente qualificada e que lia muito tentava ser vendedor. Com o tempo entrou numa lógica mercadológica de empurrar livros e os vendedores deixaram de ser valorizados.
Fazem anos que tudo isso acabou. Não fico muito sentido por ter fechado não. Agora o projeto do lugar realmente era bom. O lugar físico deixa saudades, mas a Livraria Cultura do jeito que estava não.
Verdade. Eu lembro da época que os funcionários da cultura eram grandes conhecedores de livros, gostavam mesmo do assunto. Mas depois, infelizmente isso mudou...
Isa, preciso de mais vídeos seus. Acho que já assisti seu canal inteiro, até os vídeos mais antigos de quando você era franjudinha. Só sei lavar louça te ouvindo hahaha. Quando chego na pia e não tem vídeo seu, eu fico até triste! Kkk.
Não sou a Isa, mas nada impede você de assistir meu filho Arthur e eu resenhando também!!!😅
Também sou lavador de louças kkkkk
Sem vídeo realmente não dá
@@OCaoQueLe já vou assistir!!!
@@MarcosLeal360 eu vou no mais antigo porque aí eu não lembro muito bem hahahaha já assisti até as lives de Black Friday passadas 🤣
@@taisacavalcante ebaaa!!! Ficamos muito felizes!!!
😂 eu amo livros e livrarias.
Só quem trabalhou lá sabe como é. Não é só questão de mercado.
Boa Noite 🌙
❤ vamos comprar livros❤
A sua visão do caso é que foi muito boa Isabela. Por isso o vídeo foi sucesso.
Fico feliz com o retorno, porém a empresa precisa rever as questões trabalhistas
Essa notícia é maravilhosa!!!!
que legal...ja vou nesse sabado!
quando eu estiver em sp sem dúvida visitarei 😂
Fico feliz como todos pela reversão da decisão, como comentei no vídeo anterior, apenas vi a Livraria Leonardo da Vinci, aqui no Rio teve um destino semelhante. Pelo que lembro a antiga dona tinha a ideia de fechar a livraria pois os negócios começaram a ficar insustentáveis com a crise em 2015. A livraria fechou mas reabriu meses depois toda reformada. A livraria reabriu em 2016 com novo dono e repaginada. Não passou a vender mais os velhos livros importados ainda com preços em pesetas ou francos mas continua charmosa. Durante os protestos contra o Bolsonaro em 2020-21 aproveitava para dar uma esticada e tomar um café por lá além de comprar alguns livros. Durante um dos protestos, tiraram uma foto que me pareceu icónica. Estava trajado com uma camisa do Bangu (embora seja framenguista) com uma sacola da livraria a tiracolo descansando na avenida cansado enquanto passava a passeata que participava.
Acho que essas livrarias, se não forem tomadas pela loucura da megalomania e bem administratas spodem sobreviver sim ao avanço do tempo. Desejo sorte à Cultura e se conseguirem reverter o quadro e reabrirem, pelo menos, uma loja, aqui no Rio de Janeiro, posso bem voltar a frenquentá-la como fazia durante as escapadas do trabalho de carteiro na década de 2010.
Eu costumava passear por toda a Paulista e visitar a Fnac e a Livraria Cultura. É uma pena que estão fechando uma atrás da outra.
essa crise de 2014 foi tenso, até hoje sentimos aqui em casa, a qualidade de vida caiu desde então.
Sobre os relatos das pessoas que trabalhavam ali, acho que o necessário é abrir a situação para o público e exigir que a empresa mude para melhor! Que volte mas que tb com respeito a seus trabalhadores!! Isso é tb respeitar o público. Qdo compramos de uma empresa ética, nossa cobsciência fica mais tranquila.
2) Quem é de S. Paulo deve pelo menos ter ouvido falar da grande relevância cultural e histórica do também icônico cine Belas Artes, um dos últimos cinemas de rua da cidade e que se localiza a cerca de apenas 250m da sede da Cultura na famosa av. Paulista. A história desse cinema, pelo menos neste sec 21, é um tipo de "crônica da morte anunciada" que de fato não ocorre, pois ele sempre sobrevive! Vira e mexe se anuncia o fechamento do espaço, porém, felizmente, no final os proprietários conseguem um patrocínio de uma grande empresa (no caso, primeiro o HSBC, depois a CEF e agora a Petra) que viabiliza o seu funcionamento. Na minha opinião, mesmo levando em conta a significativa dívida da Cultura (mesmo assim, muitíssimo menor que as perdas de alguns bancos com as Americanas!), vislumbro que o patrocínio relevante de um (ou alguns) grande grupo empresarial seja a única opção viável para evitar o fechamento definitivo da loja na av. Paulista/Conjunto Nacional. Será que há alguém pensando nisso? [desculpem-me pelo tamanho do comentário!]
No caso da Cultura, acredito que dificilmente alguma empresa se interessaria em arcar toda aquela dívida. Além disso, o mercado editorial hoje mudou muito. Não há mais espaço para grandes livrarias como a Cultura ou as "mega stores" da Saraiva, uma pena... Apenas algumas pequenas livrarias hoje estão sobrevivendo.
Vi o vídeo anterior. Não gosto de tragédia, mas sim da livraria. Orei assim que terminei de assistir a ele. Nada é impossível, mas a forma de gestão parece ter que mudar...
Que bagunça. Não entendo mais nada. Daqui a pouco a falência da Livraria Cultura será julgada lá no Auto da Compadecida, pois não tem mais para quem pedir a benção.
Hahahahhaaha😂😂
😂
😂😂😂😂😂
😂😂😂😂
😂😂😂
5:05 Isa, eu adoro todos os seus posicionamentos e acho eles super importantes ♥️
Sobre a Livraria, será que o governo ou algo do tipo poderia pegar ela pra transformar numa espécie de Biblioteca? Ou Museu do livro, algo do tipo? Eu lembro que todos os dias que ia na Paulista era obrigação entrar nessa livraria. Além de livros tinha CDs, DVDs lá nos andares de cima tinha meses pra sentar, computadores pelo que me lembro... Tinha muita coisa boa e a melhor delas é que NUNCA chegava funcionário perguntando " posso te ajudar " sempre deixava a gente muiiito bem a vontade. Você podia pegar qualquer livro, trocar nele ler ele mexer nos dvds tirar foto e era tão bom, um ambiente acolhedor. Seria bem bacana se pudesse virar uma biblioteca de SP ou como eu disse um museu do livro e pra pagar contas poderia alugar alguma parte para eventos, retirada de itens que comprou em grandes lojas etc...
Um espaço daquele tamanho, no Conjunto Nacional, no coração da Paulista, vale mais de 50 milhões de reais. Para transformá-la em espaço público, teria que "comprar", através de ação de desapropriação, o espaço da empresa proprietária. É improvável que a Prefeitura de São Paulo faça isso.
Existem empresas muito boas querendo dar uma destinação incrível para aquele ambiente. Basta a Livraria largar o osso, que além de não pagar aluguel, também já deixou de pagar IPTU e condomínio.
@@TheUsuario0999 Verdade Adriano, Não me liguei na hora sobre o valor que o espaço vale e o tanto de empresas que devem estar atrás daquele lugar
👏👏👏👏👏👏📖
AMÉM!
Quê maravilha um país se faz com homens e livros dizia Castro Alves
Infelizmente hj em dia MTA gente não consome livros físicos, somente digitais por inúmeras questões! Estamos fadados a extinção das livrarias ....
Eu também fiquei muito desapontada com os relatos dos ex-funcionários
O lance é que mesmo que todo mundo que entre lá compre um livro, a situação vai continuar ruim, porque o problema deles é administrativo. Não é nem questão da Amazon e as mudanças do mercado. Afinal as outras livrarias estão OK mesmo com a amazon.
Exatamente
Like número 1000.....
Não engulo essa teoria de que vendas on-line ferraram com as lojas físicas. Isso de vendas pela internet existe desde os anos 90. Tinha movimento lá, eu até pegava fila.
Com o tempo a Amazon vai fechar todas as livrarias, isso é inevitável.
Concordo, n tem como bater os preços dela❤
Essa livraria deve ter ganho muito dinheiro que seria interessante saber onde está. Deram calote em editoras grandes e pequenas, mas agora tentam pagar as grandes (óbvio). Tinha que haver uma investigação na área penal, fiscal e trabalhista.
Bem. Esperemos.
A Cultura sempre faturou muito. Fez o que quis com as editoras. Transformou seu espaço em uma espécie de condomínio de alto padrão, para um livro ficar ali tinha que pagar uma fortuna. Essa ganância e soberba levaram a uma gestão puramente financista e desumana. Se torço pra que volte? Sim, mas sob outra realidade. Chega de abusos.
Salve que a justiça mostrou bom lado, eu quero sair daqui de Curitiba e conhecê lá. Seria interessante se todos os visitantes consumissem caso não poderia ser cobrado um real de entrada. Eu quando compro online fico apreensivo.
Eu realmente fiquei triste em ver seu primeiro vídeo sobre o fechamento da livraria, como leitor e amante de livros gostaria de ver essa livraria sempre aberta, na verdade gostaria de ver mais e mais livrarias em nosso país, mas isso é uma ilusão, pois um país que o povo no estuda, não tem como isso acontecer. A salvação seria uma imprensa grande comprar a cultura e NÉ AMAZON,ter uma loja física na Paulista em, seria show.
Espero que o vídeo alcance o mesmo nível de visualização
ja fez sua parte e foi lá comprar
Umas lojasvirtuais canibalizaram as livrarias físicas, com mais variedade e vendendo até 40% do valor. Mas no caso da Cultura é isso, tratam os funcionários da pior forma possivel, não dá para tolerar.
Gente, eu nao estou por ai, se nao eu iria comprar um livro. Logo, voces que estao ai, vao la e colaborem comprando pelo menos um livro.
Eu já comprei muito livro na cultura. Hoje eu só compro na amazon e google livros.
É a lei da oferta e da procura.
Vixe chega ao STJ! Não devia ter de dar privilégio só por causa da importância icónica da coisas. E os credores? E as outras empresas caloteiras? Em filho e enteados.
Assédio moral acontece em todas as empresas. Na Amazon, por exemplo, isso é rotineiro.
Tenho 50 anos e vi perder N locais relevantes de minha vida noutro país. Livrarias não, mas cinemas monumentais antigos e outros pequenos, teatros, restaurantes, estádios de futebol.... isto na europa que tende a preservar tudo. Noticias: É a Vida.
Justamente, ficamos melancólicos quando um estabelecimento que fez parte da nossa vida se fecha, mas, como você disse, faz parte da vida, é a tal impermanência de tudo e todos.
Pior que esta é uma situação que não consigo enxergar como “resolvida”. Má gestão acima de tudo. Mas claro que a economia do país não ajudou.
Nós ainda somos a pequena fatia da sociedade que lê, que se interessa por literatura e a consome. O cenário político atual tá muito longe de fazer o consumo de livros crescer. Fora o fato de que as dívidas ainda existem: funcionários, editoras…
Li alguns comentários das pessoas falando como os funcionários eram tratados (talvez ainda sejam) e digo que infelizmente esta é uma prática muito comum das grandes empresas.
Por fim, outras lojas estão indo pelo mesmo caminho: Magalu, Americanas, TokiStoki, Casas Bahia… Fora fábricas de automóveis que estão saindo do país…
A Amazon ou a Magalu deveria comprar a cultura e reativar ela em outros moldes, no Brasil mercado editorial é muito complicado, e quem mais sente são os grandes players tanto é assim que em 2013 uma das maiores editoras do pais fechava as portas a Cosac Naify o que tem salvado muitas editoras são as feiras de livros, mas ainda assim é insuficiente para pagar todas as contas dessas empresas.
Amazon talvez
Magalu não. Luíza trajano perdeu muito patrimônio recentemente com a desvalorização das ações.
Enfim uma boa notícia!
Tá ridículo isso já. Partindo dos relatos de assédio, atraso de pagamento de funcionários, tem também o fato de não pagar as editoras. Se pagasse as editoras direitinho conforme ia vendendo os livros, será que teria chegado nessa situação? Será que mais uma história de herdeiros que não souberam levar adiante o legado dos pais por ganância?
Espero que ela seja vendida para outro grupo e que o espaço fosse mantido. Não acredito que ela financeiramente não seja sustentável. Vamos salvar está livraria!
E eles vão ter folego financeiro para manter o negócio caso essa medida provisória torne-se definiivo?
Coitado do funcionario... Indo trabalhar sem saber se vai receber.
As livrarias fecharem mostra como nós não temos o hábito da leitura.
E muitas pessoas que têm preferem comprar na Amazon, aí fica difícil sobreviver para lojas como a Cultura.
Muito raso esse raciocínio. Inúmeros fatores desencadearam a falência e fechamento dessas livrarias. Desde (e sobretudo) a má administração dos herdeiros até o surgimento da Amazon, que está engolindo o mercado. Jogar isso nas costas do povo Br "pq n lê", é um tanto qdo simplório.
Qto.*
@@polly9429 é uma tendência. O brasileiro infelizmente não gosta de ler. Não precisa ir muito longe para ver que o brasileiro em comparação a outros países leem 4 livros por ano, muito pouco na minha opinião. Não sou especialista mas se há incompetência administrativa agrava mais o fato das livrarias terem menos adeptos e manter a estrutura atual é um custo muito alto. Trabalhei durante mais de 10 anos em gráfica e hoje em dia existe gráfica mas com menos pedidos e muito menos dinheiro para gerir os seus ativos e outras gráficas faliram.
A Amazon é o melhor lugar para se comprar livros, não tem como negar. Livrarias físicas estão fadadas ao fracasso, são muitos os custos para jogas nas costas do cliente.
Eu tenho é ranço da Livraria Cultura...
A Cultura é uma das livrarias mais caras. Isso deve ajudar também na compra de livros.
Na dificuldade de se comprar livros nela .
A livraria cultura marcou a vida de muita gente, por isto o video repercutiu tanto.Infelizmente, só seguiu o curso do gênero,né? A Saraiva também foi para o beleleu! Espero que dê certo e eles paguem o que deve para os colaboradores, trabalhar recebendo é ruim, imagine sem receber???!!!
Parabéns por mais um ótimo vídeo! Mais duas observações:
1) posso estar enganado, mas o péssimo tratamento aos funcionários e desrespeito às normas trabalhistas da livraria é algo relativamente recente, que se iniciou com a mal planejada e megalomaníaca expansão e aquisições que a empresa fez. Isso foi em muito agravado pela passagem da direção da empresa do grande livreiro Pedro Herz (na prática, o fundador da Cultura, junto com a sua mãe) para os seus filhos, que não possuíam o adequado conhecimento do mercado editorial e deram início a essa fase de maus resultados financeiros e desconsideração da importância do quadro funcional da livraria.