Oi! Espero que tenham gostado do Lado B desse mês. Esse foi feito em colaboração com o FHC (o de esquerda!) do Regras do Jogo, em sequência a um podcast que gravamos semana passada (holodeckdesign.com.br/regras-do-jogo-119-jogos-esquerdistas-vol-2/ ). No podcast falamos com mais profundidade de alguns dos jogos que aparecem aqui, então escutem e sigam nossos camaradas! Para que possamos continuar produzindo mais vídeos, lives, e conteúdo, cogite nos apoiar em apoia.se/nautilus ou picpay.me/canalnautilus ou compartilhando esse vídeo com as pessoas que você gosta! E já prevendo os comentários, vamos manter a compostura e deixar aqueles que tem medo do espectro comunista que passem medo sozinhos 👻👻👻 ~hernique
Engraçado falar que não existe uma área ideológica de comunismo e socialismo, que não passam de fantasmas quando temos partidos socialistas e comunistas no Brasil. E o pior, falar de "fantasma do comunismo" enquanto todo mundo de esquerda grita "fascista" e "nazista" pra todo lado é pra rir mesmo
O vídeo legal foi ofuscado pelo reducionismo e o tema que quis chocar. Mas é curioso a prepotência de quem menciona o fato do cara não ter lido Marx, porém mal sabe que o comunismo/socialismo/marxismo se manifesta hoje em novas correntes originadas de Herbert Marcuse, Habermas, Lukácz, Bourdieu... Mas falo seguramente: um intelectual orgânico de esquerda como o Henrique do Nautilus não possui a cultura o suficiente nem para ler os pensadores da ideologia assassina que defende e está preso em Marx. Felizmente, hoje existe o outro lado no debate brasileiro então cuidado: o fantasma da extrema-direita que só existe na cabeça dos caçadores de moinhos de vento pode estar embaixo da sua cama, bruh 👻👻👻
"assim como a história do peixe que não sabe o que é água" Caraca que referência foda. Pra quem não pegou, é de um texto chamado this is water. De David Wallace, um texto que mudou meu jeito de ver a vida
Quem aí não tem pelo menos 1 amigo que fala "tem que cair um meteoro na terra pq o mundo não tem jeito, o ser humano é mau"? Parabéns pela coragem e competência ao tocarem nesses assuntos.
@@pedrowitz6470 n acho q eh literalmente 90% da indústria que é de esquerda mas sim das pessoas em redes socias(n sei se deu pra entender, eu podia ter dito com melhores palavras, porem sou burro)
Belo vídeo, inclusive instalei o Going Under que tinha pegado há algum tempo e nem jogado. Engraçado como muitos dos comentários aqui seguem uma linha de pânico moral, em que só de existir as palavras "esquerda" ou "comunista", a galera já se revolta e parte para a defesa de um sistema que, veja só que absurdo, jamais poderá ser criticado, que dirá cogitarmos uma substituição? A coisa se torna tão naturalizada que vira quase algo sagrado, e a mera insinuação de que é algo socialmente construído e não natural já parece deixar muita gente desesperada
Emergindo a massa realmente acéfala que caricatura o anti- socialismo baseado no “por quê sim”, não é naturalizar o capitalismo. É tão somente reconhecer que é o que o humano merece enquanto regra de convivência. Ainda emergindo da tal massa, desgostar da esquerda/comunismo/socialismo/progressismo ( ou o termo da moda) é nao reconhecer uma alternativa minimamente sustentável, auto-limitada e que garanta liberdades e recompensas.
Como assim "jamais poderá ser criticado"? WTF, criticam tanto o capitalismo que já virou clichê Mas e aí, vai botar o que no lugar? O comuna? Kkkkkkllkkk
@@OMundoStart pois é, se for pra substituir que seja com uma idéia nova, pior é insistir no socialismo/comunismo que nunca deu certo (pro povo, deu certo pros ditadores que encheram o bolso de dinheiro)
Menção honrosa: em Grim Fandango, a missão em que o Manuel Calavera ajuda as abelhas, que querem se organizar contra um sindicato corrupto, dando pra elas um livro vermelho foi uma catarse gigantesca pra mim: _ "As abelhas devem controlar... os meios de produção! Eu sabia! Só não tinha as palavras certas!"
Que bom ler esse comentário e saber que Grim Fandango não foi esquecido. O jogo tem uma mensagem anti-capitalista do início ao fim, o próprio Salvador pra mim parece uma homenagem a Che Guevara
@@yumi9918 O Salvador é um puta personagem! kkkkk Acho que várias produções dessa galera da LucasArts / Double Fine tem no mínimo algumas pontadas anticapitalistas
Quando eu comecei a jogar Going Under achei que seria só mais um roguelike engraçadinho, e foi uma grata surpresa saber que ele era muito mais que isso, por causa das piadas que abordam a toxidade que o ambiente de startups costumam ser. E para mim foi bem impactante pois grande parte da minha carreira profissional foi trabalhando em startups, então conheci muitas pessoas parecidas com aquelas do jogo e vivenciei situações parecidas, e não não matei nenhum goblin.
São esquerdinhas no auge de seus pcs parrudos, da plataforma de vídeos capitalista, das fundações microeconômicas q envolvem serviços de toda sorte, q os ajudam a fazer os vídeos e, por consequencia, lucrar. Atitude nojenta dos idealizadores.
@@marco1601 como viver em uma sociedade capitalista e consumir nada do advento capitalista. Talvez, afirmar que os liberais contrários a escravidão eram hipócritas por consumir café de fazendas que continham escravos e talvez se negarem a morrer de fome. Pior, ainda pior é viver em uma sociedade capitalista e se abster de criticar o sistema que está inserido, ainda mais um sistema que causam tantas mortes sistemáticas e tem como o lucro o único intuito. Sobre computadores parrudos, capitalismo e socialismo uma ideia deve ser dita, afinal, "o que a classe trabalhadora produz a ela tudo pertence".
@@victorhugomatoschab8101 começa arrumando sua cama, vendendo seu celular e dando para os pobres, antes de vir demonizar um sistema civilizacional que permite , inclusive, que anomalias retóricas como a sua se propaguem... Riqueza nunca justificou ou justificará pobreza, o q justifica pobreza eh tirania, narcotráfico, ignorância, coisas que regimes de esquerda adoram, ponto final. Voce argumenta como se fosse um cidadão de Cuba, falando mal do capitalismo, mas a verdade é q ta no Brasil, com esse blablabla acessível ao mundo, toma vergonha na cara, para caras como vc o Vietnam foi ótimo, 2 guerra mundial, Coreia, Afeganistão... pra aprender a ter senso de mundo e realidade, da forma mais crua e cruel, pq pra alguns "só a dor gera a compreensão."
senti falta de Tonight We Riot nessa lista, você literalmente controla uma REVOLTA POPULAR, é muito bom além disso o jogo foi desenvolvido por uma cooperativa (Pixel Pushers Union 512) e publicado por outra (Means Interactive)
Mas aí que ta o pulo do gato: já é para linkar com o podcast "regras do jogo: jogos esquerdistas vol. 1" em que eles comentam sobre o jogo. Disponível em todas as plataformas
toda vez que me decepciono com algo dos jogos que é neoliberal, facista e o resto daquela laia, corro pra caixa de análises desse jogo na steam pra me confortar e me lembrar que existem jogadores e desenvolvedores com consciência de classe
Pessoal tem que ser mt alienado para deixar de seguir, não sou de esquerda, mas o Nautilus é e continua sendo meu canal favorito de games, o conteúdo é muito bom.
@@miguel7765 cada um é cada um, é um direito seu seguir ou não, eu prefiro respeitar a pluralidade de idéias e entender que ninguém é obrigado a pensar como eu, nem ser o dono da verdade absoluta (pq ela não existe) a ponto de me sentir mal ou coisa do tipo.
Rapaiz, tem que ter coragem em fazer um video assim. Tanto pelo impacto que isso tem atualmente e pela potencial perda de inscritos. Bom, filtragem de comentários tá aí pra isso. Vocês estão de parabéns equipe :)
Coragem de dizer ser de esquerda na Net? Onde é que isso da errado maluco, decretar o próprio fim seria ele dizer que é de direita, aí ele estava fudido
Estarei aqui ao longo do dia para acompanhar os comentários muito educados que serão postados. Aproveitem também e assinem o nosso podcast, o Regras do Jogo, que você encontra no Spotify e em qualquer agregador de podcasts!
Disco Elysium está no topo da minha lista. Parece abordar de maneira bem honesta as nuances políticas e ser uma trama com vários desfechos possíveis, além de ter um estilo visual bem legal. Obrigado por mais um ótimo vídeo e por irem além do óbvio nos trabalhos de vocês como sempre.
Estou conhecendo o canal por esse vídeo. Obrigado pelas recomendações! O véu cultural norte americano/europeu nos impele de pensar em jogos que retratem nossa própria história.
E digo mais: vale muito uma parte 2, pois tem muuuito jogo que não é diretamente socialista, mas possui pautas da esquerda, como o próprio The Last of Us. Talvez um "Jogos que são de esquerda e você nem percebeu"
foda! Sugeriria o jogo Inside. Me emocionou com uma visão visceral e sútil sob o olhar (personagem) de.uma criança sobre a máquina da introdução de revolução industrial até a nossa atualidade.
Q video sensacional, amo demais o trabalho de vcs. Um game proceis botarem numa parte 2 (se tiver) seria Dandara q alem de ser uma pauta de esquerda ainda é brasileiro.
Recomendação de 2 jogos Indie que criticam os perigos de um estado com poder inflado e recursos totalmente estatizados, em contrapartida: 1: Beholder: Você é o novo síndico de um prédio estatal. Sua principal responsabilidade é manter a ordem e fazer com que todos os moradores estejam bem, porém, debaixo dos panos você é um agente estatal responsável por espionar cada um dos moradores, filma-los, anotar comportamento e denunciar qualquer tipo de intenção ou ação que vá contra as leis arbitrárias do seu país. Você deve escolher denunciar amigos, família, etc ou ir contra o seu estado, tudo enquanto tenta manter sua família alimentada e saudável. O jogo é muito inspirado na URSS e na Alemanha Oriental. Papers Please: Você é um burocratas responsável pela imigração em um estado totalitário. Você deve constantemente fazer escolhas entre o que seu país quer e o que é humano a ser feito, tudo isso enquanto tenta manter sua família bem em um estado em início de guerra civil.
Excelente vídeo. Atualmente estou jogando Going Under e seu humor "millennial com consciência de classe o suficiente para saber que o sistema está fodido mas conformado o bastante para só querer que te fodam com vaselina" é hilário e doloroso.
Parabéns pelo trabalho. Foi muito bom ter encontrado um canal disposto a produzir conteúdo crítico, sem medo de mostrar seu lado, pra discutir indústria cultural e alternativas a atual hegemonia. Continuem com esse trabalho maravilhoso, muito grato.
Eu encontro um pouco de mim em cada vídeo que eu vejo do Nautilus. Não só pelos temas e jogos selecionados para cobrir, o que me encanta realmente é a abordagem e o olhar. Cada vídeo é uma reflexão diferente que ajuda a aprimorar o olhar crítico nessa forma de arte. É muito prazeroso se identificar com outras pessoas através de uma paixão em comum. Vídeo foda.
Apesar de discordar da ideia que o vídeo passa de que capitalismo, neoliberalismo, Bolsonaro e negacionismo são pautas em comum "e coisa de direita", gostei da produção, narração e roteiro do vídeo. E sempre foi isso que me chamou muita atenção no Nautilus, a qualidade objetiva e incontestável do conteúdo, além da liberdade criativa de roteiro visível que vocês têm. E foi por isso que eu inclusive apoiei vocês por muitos meses e apareci nos créditos no final dos vídeos por muito tempo, tenho muito orgulho desse apoio.. Mas é sempre bom lembrar que num país com governo "de esquerda", como a China, por exemplo, esse canal nem ao menos existiria, porque o estado decidiu que não pode usar TH-cam lá, e esse apoio que eu dei não poderia ser dado, e a vida dos jornalistas que hoje trabalham no Nautilus não poderia ser mudada com o privilégio enorme de trabalhar com o que amam. Isso, no fim das contas, aconteceu por causa da mágica capitalista de indivíduos alocarem seus recursos individuais aonde quiserem, o que manteve o Nautilus vivo, no fim das contas.
obrigado pelo apoio mano! e você tem razão de que o nautilus só pode continuar existindo por causa do apoio de pessoas como você, que enxergam valor no nosso trabalho e decidem usar parte do seu dinheiro suado para nos financiar. mas independente de como seja a vida na china, o fato é de que o capitalismo sempre tentou explorar o máximo possível o nosso trabalho: recebemos centavos do youtube a cada milhares de visualização -- o que, num acordo direto com marcas, seria um valor abismalmente baixo --, não temos controle algum do alcance do nosso vídeo pq nem mesmo as pessoas que nos seguem e ativam o sininho muitas vezes recebem as notificações, e podemos ser banidos da plataforma a qualquer momento sem direito a reclamar. isso não é um "privilégio", é tentar fazer limonada de pedra com um machado pendurado acima do teu pescoço. mas mesmo assim você tem razão, existe uma certa mágica envolvida pra que indivíduos que são explorados em seus locais de trabalho, assim como nós -- ou seja, indivíduos que recebem mal, trabalham muito, e que no final do mês precisam botar o orçamento na ponta do lápis pra ver se sobra um dinheiro pra algum lazer --, é realmente meio milagroso que esses indivíduos peguem parte do seu dinheiro e resolvam dar ele pro Nautilus. é mágico, mas não é uma mágica capitalista. a gente existe apesar do capitalismo, e não por causa dele.
Eu posso estar sendo bem burro, mas eu segui a linha marxista do personagem e PELO QUE ENTENDI o jogo diz que os ideais comunistas já estão mortos e fadados ao fracasso naquele contexto. AMO Disco Elysium e talvez precise jogar novamente pra formar uma opinião melhor estruturada, mas ele me pareceu até um pouco anti comunista dependendo do contexto. Não terminei achando ele "muito" de esquerda, saca?
Joga de novo sabendo o final que ce vai reparar brow. É que como os cara sao comunista também eles sabem onde dói criticar e não seguram o dedo, mas o jogo é bem comunista sim, a começar pelo contexto mas basicamente [SPOILERS DAQUI PRA FRENTE] no final o personagem que aparece te fala que o tempo passou que a revoluçao ja era e que nao tem mais por que tentar mas o jogo inteiro mostra um cenario que nao so ta a beira de uma revoluçao pq ta todo mundo na merda, como isso mostra com a frase da artista que ela pinta no chão
@@angusyoung6661 é isso! no fim a crítica é sobre o derrotismo e o nilismo que abarcou muitos "ex-marxistas" e "ex-socialistas", meio que o jogo mostra que a contradição NUNCA vai acabar, e que a revolução sempre vai ser a respostas, mesmo que por vezes pareça impossível
Cara, uma parada interessante de disco Elysium é q o jogo reconhece q não existe sistema perfeito e livre de falhas ou sacrifícios. O jogo reconhece q vai ser jogado por pessoas com diversas visões políticas e sabe alfinetar absolutamente todas elas aonde dói. Até o mais rígido capitalista tem q admitir por exemplo q a miséria gerada pelo capitalismo mata e o jogo o faz reconhecer as vítimas por exemplo. Dito isso, a recomendação é valida na lista sim pq a galera q escreveu sabe doke fala, ele entende os benefícios do comunismo mas reconhece as mazelas q o acompanharam ao longo da história, não as apagando mas reconhecendo e mostrando q o futuro ainda pode ser melhor quando as reconhecemos e tentamos não repetir os mesmos erros.
O jogo tece críticas a todos sistemas e sempre traz questionamentos. O jogo tem sim um viés de esquerda mas não é por isso que ele deixa de puxar debates sobre problemas que sistemas mais voltados a esse lado possuem. Acho q é isso que deixa ainda melhor.
Marxismo crítico, mano é uma linha marxista moderna, mas diferente do outro sistema lá, tem teórico que dá o cara a tapa pra reconhecer as fragilidades do próprio sistema.
A galera de esquerda frequentemente se enxerga como revolucionária e "radical" sem conseguir enxergar o óbvio: eles são o mainstream, a arte é majoritariamente dominada pela esquerda (e aqui sem juízo de valor, se ironicamente a esquerda consegue vender mais, parabéns pra ela), tratar isso como se fosse uma exceção, falar o que todo o resto está falando como se fosse algo extremamente fora da caixa soa até inocente. ps: Disco Elysium parece incrível, estava procurando esse jogo faz tempo e não conseguia achar o jogo.
Bom, a mídia vai se vender conforme a tendência do capitalismo. Hoje, são as pautas sociais. A questão que consegui entender nos games mostrados é: jogos que apresentam uma lore e se definem CLARAMENTE de esquerda e não tem medo de mostrar isso. Não é como aqueles jogos que escondem sua mensagem em palavrinhas nas paredes que ninguém percebe ou algo assim. Difícil achar um game assim e não ser alvo de certas mídias que o acusa de lacração, femimi e etc.
@@vini6391 Nao é uma questão de mercado, a maioria dos círculos de intelectuais são majoritariamente de esquerda, isso no brasil e no mundo. Por conseguinte, professores, jornalistas e artistas(gente que tem contato direto ou indireto com intelectuais) também se tornam de esquerda, e de uma forma ou de outra as pautas são disseminadas pro público geral. No caso do video, sim, eles estão falando especificamente de jogos que tratam claramente de ideologias políticas de esquerda e/ou fazem propaganda para elas, mas se olhar de forma geral, até nos comentários desse video, vai ver que aparentemente o fascismo está reinando no mundo, tendo nos colocado dentro de um feitiço ilusório coletivo e cabe aos jovens dinâmicos engajadinhos salvar a humanidade espalhando amor e socialismo pelo mundo, através do youtube e dos games.
@@mateussacca É o óbvio, todo hollywood é de esquerda, de pautas liberais. Quando se levanta um de direita ou conservador, no mínimo a mídia já torce o nariz pro lado dele. A maioria dos Jogos eu vejo essa crítica ao capitalismo, o que é super válido ao meu ver, mas acho que pouquíssimos vejo realmente um viés conservador.
Adorno já atentava aos problemas da indústria cultural e da massificação do objeto artístico como refém ao capitalismo, afinal, a lógica do capital é monetizar todas as relações humanas e inclusive a arte. Tanto faz a arte ser produto da esquerda se os meios de produção e a classe trabalhadora é expropriada, apesar da arte ser um papel fundamental no ser a mesma não alavanca uma revolução no sentido material da práxis revolucionária. Não obstante, é tosco coalizar em um mundo esquerda (socialismo) vs direita (conservadorismo), dentro do espectro político você tem uma série de movimentos, uma vez que socialistas são aqueles que buscam de fato a derrocada do sistema capitalista e da implementação do modelo político socialismo, ao passo que dentro da esquerda existem inúmeros grupos que não almejam e são críticos dê, como por exemplo, o autor Keynes ou o PT no Brasil e até mesmo alas Democratas no EUA.
@@OBryanAguiar Hollywood nunca será de esquerda, afinal, pautas progressitas também são difundidas dentro do pensamento de direita, uma coisa é você ser de esquerda e direita e outra você ser reacionário, são coisas diferentes, além disso, existe uma distorção absurda do que é o conservadorismo no Brasil, exemplo disso, é o Bolsonaro ou o Olavo de Carvalho que se colocam como conservadores, mas na verdade apenas são reacionários que almejam uma teocracia estranha e incendiários conspiracionistas.
Aí Henrique eu tlg q tu curte o Doom original, sabe oq seria doido? Um lado B sobre os indies q são feitos na engine do Doom(ou no GZDOOM) já tem alguns na Steam como Hedon e Vomitoreum, mas tem vários como Sonic Robo Blast 2 ou WolfenDoom ou Castlevania Simon's Destiny que não estão em vias oficiais por motivos obvios.
@@NautilusLink top d+ boomer shooter tem q ser mais espalhado pras pessoas q não tem mentalidade boomer! Mas tipo falei de GZDOOM pq é q uma cena de mods q viram jogos próprios é mt ativa e, pra mim mt interessante, queria espalhar a palavra lol
@@NautilusLink não sei se vcs ainda são próximos, mas seria legal se trouxessem o carpenedo pra esse tipo de vídeo (ou até um podcast). pra quem nao manja quem ele é, ele fala bastante de boomers shooters no canal dele, cujo foco atual são FPS
Deixando o comentário pra contrabalancear o ódio que certamente vem haha. Como dito, importante desnaturalizar aquilo que aparece como o "natural" ou o "inevitável" e jogos são uma forma ótima de explorar mundos alternativos.
PUTA QUE PARIU MARQUINHO, QUE VÍDEO BOM! ESSE DO NAUTILUS É O VÍDEO BOM! PUTA QUE PARIU,M MARQUINHO, QUE VÍDEO BOM, QUE VÍDEO BOM! É DE QUANTO? É DE QUANTO? TRAZ PRA MIM, MARQUINHO, TRAZ PRA MIM. MUITO BOM, MUITO BOM! CARALHO, DEIXA COM A CARA MAGOADA. PARECE ATÉ QUE UM HELICÓPTERO POUSOU NA SUA CARA. QUE VÍDEO BOM!
Lista sensacional camaradas, alguns eu já conhecia e tinha jogado. Imagino o quão difícil é para os camaradas desenvolverem e distribuírem esses jogos quase sem financiamento.
Tema bem interessante, por mais q os jogos em maioria sejam anti-capitalista, do q "esquerda" propriamente dita, já q o conceito de esquerda e direita muda a cada tempo e existem grupos ideológicos de direita que são bem criticos ao capitalismo. Fiquei curioso de jogar o Disco Elisum agora ele parece muito interessante pela temática do pos revolução.
"o conceito de esquerda e direita muda a cada tempo". Poxa cara, não mesmo. Há um debate veemente entre os marxistas e a esquerda liberal justamente porque o que é dito como esquerda no ocidente abandonou a perspectiva de luta de classe e o horizonte da superação do Capitalismo, ou seja, o projeto de esquerda sempre foi marxista, o resto é propriamente anti-marxista e anti-esquerda, mesmo que tenha a aparência de esquerda, pois não representam nenhum risco para o capitalismo.
video legal, porem quando estive na live da twitch vi muita gente comentando que o Lucas votou no Amoedo, e depois fiquei sabendo que ele mora em santa catarina que e o texas brasileiro. Tirando isso voces sao fodas. #elelucasnao e #voltaricardo
Sem dúvida! É até um caso engraçado como tanto otário de direita é enganado pela estética (enquanto todas as mecânicas atacam o nacionalismo e as relações de trabalho desumanizantes no capitalismo).
Boa, Nautilus, como sempre, vocês mostraram que sabem encontrar temas profundos nos games e dessa vez ainda tiveram a coragem de se posicionarem! Quem acha que qualquer aspecto X em suas vidas não tem política no meio é alguém que não está vendo longe o bastante as relações dentro da sociedade.
Faltou Cruelty Squad!!!!! Eu acho que vocês iam amar, especialmente se curtem um discurso com mais ceticismo, ludonarrariva e se amam immersive sims. Virou um dos meus immersive sims favoritos!
meio bizarro como, de 10 pessoas que chiaram com o título, 11 desenrolam aqui nos comentários um raciocínio que foi papagaiado de algum professor sob efeito de muita cafeína no ensino médio, seja pelo anseio de ter qualquer opinião dentro desse cenário absolutamente polarizado ou pela busca do holofote. debates assim são de fato importantes mas vamo lá galerinha, se esforcem um pouco mais pra não revelar que seu repertório de articulações parou ao mesmo tempo em que seus estudos e que hoje se reduz a silogismos de papelão
Senti falta de Inside, da playdead, nessa lista. Ao meu ver, consegue ser mais político do que qualquer outro game porque é bem mais acessíveis do que a maioria dos games que falam sobre politica tão abertamente assim, pois a maioria desses games, como o próprio vídeo coloca, são extremamente antiquados a pessoas que nunca jogaram video game ou que não estão habituados a mecânicas tão complexas. Inside consegue ser extremamente politico dentro de sua simplicidade e guiar o jogador por uma história que mostra muito bem as consequências de um mundo industrial ao extremo, e isso tudo sem sequer exigir que a pessoa saiba inglês, por exemplo, porque sequer existem diálogos no jogo.
Fiquei curioso, joguei o inside mas não peguei um viés político propriamente. A história é bastante obscura, então dá pra ter muitas leituras. Tem alguma referência ou pode explicar um pouco mais o que você entendeu?
Gostei muito da ideia e da coragem do vídeo. Existe possibilidade (ou se talvez já tenham feito) de uma "lado A"? Jogos de "direita". Seria interessante ter essa ótica também. Parabéns pelo canal.
juro, o MELHOR canal de games do MUNDO disparadoooooo!! de alguma forma os videos de vocês me fazem sentir acolhido e o ambiente por aqui nos comentários raramente é tóxico (pelo menos se comparado ao de outros sites e canais). como um homem queer inclusive me deparar com um vídeo de jogos d esquerda foi oh PERFEITO
@@code.liplox homem mas a definição de gênero dele é mais complicada do que so homem e mulher, na prática seria um homem que vê seila, vestir vestidos como algo masculo entende? Resumidamente é tipo ele ser homem e algo além disso, e queer é meio que um guarda-chuva pra várias definições de gênero.
Parabéns novamente por expandir nossa mente com videos embasados. Como diria Morpheus: "Você precisa entender, a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo."
que canal F0d4.. ótimos reviews.. com analises profundas sem spoilers rs.. Me da vontade de ver reviews de jogos que nem tenho interesse... só por saber que vou ter uma boa perspectiva do jogo pra poder decidir. Parabéns !
Esse tipo de vídeo me faz pensar o quanto sou atrasado e alienado. Sensacional sentir q os games contam histórias e que contam tbm a profundidade dessas histórias.
Muito bom ver jogos com opiniões políticas diferentes. Só achei estranho falarem de esquerda radical com tom positivo... Enfim, parabéns pelo trabalho.
@@jibaum eu apoio a democracia e sou completamente contra uma revolução ou uma ditadura. Existe países que implantaram o socialismo de maneira democrática e deram certos, Albânia é um exemplo perfeito.
Eu citaria boa parte dos Assassins Creed, mas principalmente o Syndicate, onde há missões ajudando o próprio Marx. Colocaria Inside nessa lista também. Excelente vídeo!
Depende. No Unity os assassinos estavam defendendo os Girondinos, e um dos templários era o próprio Robespierre. Em Assassins creed, os templários sempre vão apoiar quem está no poder e os assassinos irão sempre apoiar o grupo contrário, independente da ideologia.
Esse poderia ser um quadro interessante: Jogos com políticas, onde vocês falam sobre jogos feministas, centrão, direita, extrema esquerda, extrema direita, racismos e por aí vai.
Cara que orgulho de apoiar e seguir esse canal desde sempre, provavel que vocês não sejam de esquerda ou de direita, mas só por apresentar uma lista livre de propaganda, demonização e ideologia já aqueceu e muito meu coração
Excelente vídeo! Orgulho de seguir esse canal há tempos. Adorei as dicas, certamente vou procurar. Aliás, parabéns por tratar sempre os jogos com a maturidade e sobriedade que merecem. Deixo duas indicações 1 - Tonight we Riot 2 - Rogue State Revolution
Cara, o Nautilus não é um canal de empresa q tem q manter uma imagem isenta diante do público diversificado politicamente, os caras são de esquerda e é disso q eles vão falar. Dito isso, qualquer jogo da nossa IMENSA indústria de games militarizada pode ser considerado de direita. É tão proeminente q não creio q levantaria a curiosidade com um "lado B" trazendo "raríssimos e escassos jogos de direita" sendo q no fim são maioria saca?!
Bem, já que abordou o assunto vou falar minha opnião, pondo que o captalismo não é perfeito e tambem a questão da igualdade do socialismo é legal, mas apartir do momento que o governo quer controlar o quanto cada pessoa deve ganhar, em igual, pode afetar muito, pois isto não significa que os produtos baixarão os preços nem que o salário será justo para todos apesar de ser igual, assim como no captalismo, pagam imposto e temos que reclamar e protestar por algo demoratico e que nos forneça a retribuição pelo valor pago, apartir do momento em que seu dinheiro é controlado por outros, para limitar o salário, ele pode fazer o que quiser quando bem entender, assim como quando vc queria comprar algo quando criança e não podia, tinha que esperar que o dinheiro fosse liberado, talvez a pessoa queira fazer muitas compras para um projeto e diversão e não terá mais, pq possa ter um controle do gasto mensal por conta da igualdade. Então é esta parte do socialismo que eu não gosto, esperar que aqueles que estão no poder possam gerenciar o dinheiro de forma justa para todos ou se importem com os assalariados, pois entendo que vivemos em um mundo ignorante e egoista.
Vamos lá. O socialismo não preza a igualdade, amigo, mas sim a tomada dos meios de produção pela classe trabalhadora no intuito de planificar a sociedade e acabar com a divisão de classes imposta pela opressão capitalista. O governo não controla o que cada pessoa ganha ou deve ganhar quem controla isso é a necessidade, uma vez que enquanto o capitalismo baseia-se puramente no lucro, o ideal socialista se baseia na necessidade da produção, afinal, o homem produz e cria algo em co-relação a sua real necessidade e não no advento do lucro primeiramente. Além disso, você está se baseando sob uma ótica capitalista de acumulação de riqueza. Mesmo depois da queda da URSS, do desmantelamento de inúmeras revoluções socialistas ou proto-socialistas pelo globo, pela morte dos Castros em Cuba, Hugo Chávez, a perda política do Hevo Morales nunca houveram indícios factuais de enriquecimento aos montes desses figurões e acredite em mim quando eu digo que seria um prato maravilhoso para o imperialismo provar isso. No tocante ao socialismo deve-se ressaltar uma questão, o marxismo e assim como a sua metodologia que é o materialismo histórico dialético tem como priori a crítica do sistema capitalista e todas as suas deformidades de modo científico e material, logo, imaginar uma sociedade socialista seria um trabalho de futurologia e logo não-científico, algo que autor algum tentou realizar. No mais, quando a gente observa a URSS vemos um país que saiu de um semi-feudalismo, sem eletrificação, passando para a segunda maior potência do período em um curto tempo de dez anos, a população que mais lia no período, uma intelectualidade absurda e mesmo tendo sido responsável unicamente pela destruição do nazifacismo e invadida aos montes no período que compele o início da Segunda Guerra até o final da Guerra Fria, a URSS conseguiu dar manutenção há boas condições de vida aos seus habitantes.
O que o socialismo jamais defenderá e nem puderá é a acumulação de capital e de bens de consumo, afinal, não é sobre todos terem acesso a um rolex ou uma bmw, por exemplo, afinal, tais produtos são apenas fetichês da ordem capitalista. Todavia, a tecnologia é e sempre será o aparato mais importante na luta socialista, afinal, uma das críticas ao capitalismo atual, por exemplo, é que através da automação e dos meios de produção atual o trabalhador não mais precisaria se sujeitar a uma rotina de cinco dias na semana e oito horas de trabalhos para manutenção de uma boa qualidade de vida, todavia, o faz dada a precarização do trabalho no âmbito capitalista e para criar excedente de produção e com isso produzir lucro ao capital. Dito isso, espero que possa ter esclarecido algo, peço desculpas se algumas ideias ficaram desconexas, mas são 4hras da manhã rs se quiser continuar o debate ou solicitar fontes do que eu disse será um prazer, um abraço!
A Steam é uma plataforma que pega um conteudo digital e o disponibiliza para as pessoas pelo mesmo valor. Tendo em vista que as pessoas recebem valores desiguais, nada na steam, assim como no mercado pode ser "comunista" ou "socialista".
O mero ato de comprar/fornecer o jogo o torna de natureza capitalista. A steam paga ao criador com base na quantidade de compras, o criador pseudo comunista ou socialista recebe o frutos do que criou pelo sistema que condena. Gasta tempo e dinheiro para criar e publicar e recebe os frutos de seu investimento caso as pessoas comprem. Não há nada mais ancap que um jogo. Acredito em um jogo "comuno-socialista" quando o criador o fizer e publicar sem gastar um centavo, de graça e sem adds. Sabe quando isso vai rolar? Nunca kk Jogos são entretenimento. Comunismo e Socialismo precisam primeiro vencer o boss da vida real: a fome.
É tipo ver alguém na rua com defendendo isso com a sua camisa vermelha com o simbolo da foice e do martelo. A pergunta que fica é: E ai fera, pagou quanto na camiseta?
Socialismo não e sobre igualdade e sobre direitos para trabalhar e direitos básicos para qualquer humano que ao contrário do capitalismo que vive pregando ódio contra minorias e pessoas que não tem ideias morais que o chefe pode ser demitida só porque votou em outro partido e por último vai estudar o comunismo na fonte original ao invés do livros austriacos
@@Theansw 1. Socialismo é sobre igualdade econômica. 2. O conceito de Direitos "básicos para qualquer ser humano" é chamado justamente de "Direitos Humanos" e não de socialismo que é um sistema de mercado. 3. Capitalismo também é um sistema de mercado, portanto ele não "prega" algo e não é pautado em fé ou crença. 4. Qualquer chefe pode te demitir por qualquer motivo que queira, isso está dentro da CLT, porém ocasiona demissão sem justa causa, o que pode ser debatido na justiça. 5. Argumentar "vai estudar" é pior coisa que você pode argumentar em qualquer debate. 6. Gostei da sua intenção por tentar invalidar os livros que li, mas saiba que o primeiro foi "o capital", escrito por marx, e que foi uma das maiores baboseiras que já li na vida.
eu comentei isso num tweet do Bruno já tem algum tempo, mas torno a dizer o mesmo aqui: O Nautilus é necessário. Sem vocês, ser gamer enquanto membro dessa comunidade negacionista ia ser muito, mas muito solitário.
@@The_Ancient_Guardian Comunista tbm não, ao menos se tu expressa isso eu tambem posso expressar essa ideia, as pessoas pensam o que quiserem e foda-se.
Parabéns ao Nautilus pela coragem de tocar no assunto e também para muitos comentários que apesar dos princípios ideológicos de cada, consegue manter o respeito a pluralidade de ideias, concordando ou não. Por mais vídeos e pessoas assim.
@@oconquistabolo muito mais plurais que a quantidade de direitopatas doentes mentais se doendo pq descobriram que o Nautilus n é obrigado a ter a mesma opinião q eles
@@garudadrakon4728 Lá vem o comunistinha de iphone falando merda. Tu segue o pablo vitar e meteoro brasil. não dá pra ser mais merda que vc. Ainda acha que o nautilus defende pluralidade de ideias pq eles concordam com as tuas enviezadas. Eles só são covardes como vc kkkkkkkkkk
Oi! Espero que tenham gostado do Lado B desse mês. Esse foi feito em colaboração com o FHC (o de esquerda!) do Regras do Jogo, em sequência a um podcast que gravamos semana passada (holodeckdesign.com.br/regras-do-jogo-119-jogos-esquerdistas-vol-2/ ). No podcast falamos com mais profundidade de alguns dos jogos que aparecem aqui, então escutem e sigam nossos camaradas!
Para que possamos continuar produzindo mais vídeos, lives, e conteúdo, cogite nos apoiar em apoia.se/nautilus ou picpay.me/canalnautilus ou compartilhando esse vídeo com as pessoas que você gosta!
E já prevendo os comentários, vamos manter a compostura e deixar aqueles que tem medo do espectro comunista que passem medo sozinhos 👻👻👻
~hernique
Engraçado falar que não existe uma área ideológica de comunismo e socialismo, que não passam de fantasmas quando temos partidos socialistas e comunistas no Brasil. E o pior, falar de "fantasma do comunismo" enquanto todo mundo de esquerda grita "fascista" e "nazista" pra todo lado é pra rir mesmo
@@abysskun9518 cara, você não leu NEM o manifesto? é tipo 10 páginas rei. aí é foda
~hernique
@@abysskun9518 Cuidado mano, falando desse jeito o bicho papão do comunismo vai puxar seu pé de noite auhsuahsuas é cada um....
O vídeo legal foi ofuscado pelo reducionismo e o tema que quis chocar. Mas é curioso a prepotência de quem menciona o fato do cara não ter lido Marx, porém mal sabe que o comunismo/socialismo/marxismo se manifesta hoje em novas correntes originadas de Herbert Marcuse, Habermas, Lukácz, Bourdieu... Mas falo seguramente: um intelectual orgânico de esquerda como o Henrique do Nautilus não possui a cultura o suficiente nem para ler os pensadores da ideologia assassina que defende e está preso em Marx. Felizmente, hoje existe o outro lado no debate brasileiro então cuidado: o fantasma da extrema-direita que só existe na cabeça dos caçadores de moinhos de vento pode estar embaixo da sua cama, bruh 👻👻👻
@@christvsBrazilivs cara calma, eu só disse que ele não entendeu a piada kkkkkkkkkk
"assim como a história do peixe que não sabe o que é água"
Caraca que referência foda.
Pra quem não pegou, é de um texto chamado this is water.
De David Wallace, um texto que mudou meu jeito de ver a vida
pena que não se aplica ao socialismo
é a mesma história que uma mulher conta no final de soul?
A gente vem assistir um vídeo de joguinhos e acaba num texto de formatura, rs.
@@dougcrazy7 aquela é uma versão curta, mas o ponto é similar
@@josantana6259 Sensacional hahaha
Quem aí não tem pelo menos 1 amigo que fala "tem que cair um meteoro na terra pq o mundo não tem jeito, o ser humano é mau"?
Parabéns pela coragem e competência ao tocarem nesses assuntos.
coragem pelo quê? Não é como se 90% da indústria não fosse de viés de esquerda.
Pra mim isso é jogar muito safe e catar pelo em ovo.
@@pedrowitz6470 exato
@@pedrowitz6470 n acho q eh literalmente 90% da indústria que é de esquerda mas sim das pessoas em redes socias(n sei se deu pra entender, eu podia ter dito com melhores palavras, porem sou burro)
@@pedrowitz6470 90% da indústria é de esquerda???????????????????? kakakakaka
@@maurilio123fra Com certeza absoluta. Se tem gente que não é, finge ser.
Belo vídeo, inclusive instalei o Going Under que tinha pegado há algum tempo e nem jogado. Engraçado como muitos dos comentários aqui seguem uma linha de pânico moral, em que só de existir as palavras "esquerda" ou "comunista", a galera já se revolta e parte para a defesa de um sistema que, veja só que absurdo, jamais poderá ser criticado, que dirá cogitarmos uma substituição? A coisa se torna tão naturalizada que vira quase algo sagrado, e a mera insinuação de que é algo socialmente construído e não natural já parece deixar muita gente desesperada
Emergindo a massa realmente acéfala que caricatura o anti- socialismo baseado no “por quê sim”, não é naturalizar o capitalismo. É tão somente reconhecer que é o que o humano merece enquanto regra de convivência. Ainda emergindo da tal massa, desgostar da esquerda/comunismo/socialismo/progressismo ( ou o termo da moda) é nao reconhecer uma alternativa minimamente sustentável, auto-limitada e que garanta liberdades e recompensas.
Texto perfeito, só o uso da palavra ja trás um monte de reações vazias e superficiais, mas que são tremendamente assustadoras
O gado só repete o que o Astrolavo de Cavalo disse e o Carluxo Pavão Misterioso jogou no zapzap, né? 😉
Como assim "jamais poderá ser criticado"?
WTF, criticam tanto o capitalismo que já virou clichê
Mas e aí, vai botar o que no lugar? O comuna? Kkkkkkllkkk
@@OMundoStart pois é, se for pra substituir que seja com uma idéia nova, pior é insistir no socialismo/comunismo que nunca deu certo (pro povo, deu certo pros ditadores que encheram o bolso de dinheiro)
Menção honrosa: em Grim Fandango, a missão em que o Manuel Calavera ajuda as abelhas, que querem se organizar contra um sindicato corrupto, dando pra elas um livro vermelho foi uma catarse gigantesca pra mim:
_ "As abelhas devem controlar... os meios de produção! Eu sabia! Só não tinha as palavras certas!"
Que bom ler esse comentário e saber que Grim Fandango não foi esquecido. O jogo tem uma mensagem anti-capitalista do início ao fim, o próprio Salvador pra mim parece uma homenagem a Che Guevara
@@yumi9918 O Salvador é um puta personagem! kkkkk
Acho que várias produções dessa galera da LucasArts / Double Fine tem no mínimo algumas pontadas anticapitalistas
Eu joguei ele recentemente e quase chorei nessa parte, hahahahaha. Maravilhoso demais!!!
Vídeo essencial para quem é da area de Game Studies. Esperando disco elysium sair para xbox e jogar.
Ele sai pra xbox dia 12 de outubro.
Ele vai sair só para os Xbox series? Tava querendo jogar no Xbox One, mas não achei na loja da Microsoft.
sai pro console ou na gamepass? to louco pra jogar tbm
@@lucianosilva-oz6vh Vai sair para o One e Series
@@AndrywTht Acho que não
Quando eu comecei a jogar Going Under achei que seria só mais um roguelike engraçadinho, e foi uma grata surpresa saber que ele era muito mais que isso, por causa das piadas que abordam a toxidade que o ambiente de startups costumam ser. E para mim foi bem impactante pois grande parte da minha carreira profissional foi trabalhando em startups, então conheci muitas pessoas parecidas com aquelas do jogo e vivenciei situações parecidas, e não não matei nenhum goblin.
Para de ver vídeos e vai fazer vídeos por favor, tô viciado no seu canal é triste esperar um mês por cada vídeo 😔
Eitaaa, tinha baixado going under há um tempo e não tinha começado ainda. Vou começar depois do seu comentário
Vídeo incrível! Que orgulho tenho desse canal e q felicidade tenho de conseguir apoiá-lo
A hipocrisia do Nautilus, se diz submerso mas estão digitando em terra firme
Aff, hipócritas.
Ai ai, hein Nautilus.
Catapimbas, Nautilus.
São esquerdinhas no auge de seus pcs parrudos, da plataforma de vídeos capitalista, das fundações microeconômicas q envolvem serviços de toda sorte, q os ajudam a fazer os vídeos e, por consequencia, lucrar.
Atitude nojenta dos idealizadores.
Como todo esquerdista, a hipocrisia é sua religião.
@@marco1601 como viver em uma sociedade capitalista e consumir nada do advento capitalista. Talvez, afirmar que os liberais contrários a escravidão eram hipócritas por consumir café de fazendas que continham escravos e talvez se negarem a morrer de fome. Pior, ainda pior é viver em uma sociedade capitalista e se abster de criticar o sistema que está inserido, ainda mais um sistema que causam tantas mortes sistemáticas e tem como o lucro o único intuito. Sobre computadores parrudos, capitalismo e socialismo uma ideia deve ser dita, afinal, "o que a classe trabalhadora produz a ela tudo pertence".
@@victorhugomatoschab8101 começa arrumando sua cama, vendendo seu celular e dando para os pobres, antes de vir demonizar um sistema civilizacional que permite , inclusive, que anomalias retóricas como a sua se propaguem... Riqueza nunca justificou ou justificará pobreza, o q justifica pobreza eh tirania, narcotráfico, ignorância, coisas que regimes de esquerda adoram, ponto final. Voce argumenta como se fosse um cidadão de Cuba, falando mal do capitalismo, mas a verdade é q ta no Brasil, com esse blablabla acessível ao mundo, toma vergonha na cara, para caras como vc o Vietnam foi ótimo, 2 guerra mundial, Coreia, Afeganistão... pra aprender a ter senso de mundo e realidade, da forma mais crua e cruel, pq pra alguns "só a dor gera a compreensão."
senti falta de Tonight We Riot nessa lista, você literalmente controla uma REVOLTA POPULAR, é muito bom
além disso o jogo foi desenvolvido por uma cooperativa (Pixel Pushers Union 512) e publicado por outra (Means Interactive)
Mas aí que ta o pulo do gato: já é para linkar com o podcast "regras do jogo: jogos esquerdistas vol. 1" em que eles comentam sobre o jogo. Disponível em todas as plataformas
toda vez que me decepciono com algo dos jogos que é neoliberal, facista e o resto daquela laia, corro pra caixa de análises desse jogo na steam pra me confortar e me lembrar que existem jogadores e desenvolvedores com consciência de classe
@@cadeomarcio ou, tu poderia me dar exemplos de jogos que são deliberadamente neoliberais e fascistas?
Não consigo explicar como esse canal é sensacional, nunca parem de existir por favor
Da série: vídeos do Nautilus com uma puta filtragem de comentários
o tipo de video pra filtrar os "verdadeiros" inscritos do canal hehehe
Baita jeito de fazer aquela filtragem de trolls
Pessoal tem que ser mt alienado para deixar de seguir, não sou de esquerda, mas o Nautilus é e continua sendo meu canal favorito de games, o conteúdo é muito bom.
@@TheLiipesilva o conteúdo continua sendo bom, mais eu me desinscrevi pq me senti desconfortável com esse tipo de coisa, mais opinião pessoal mesmo
@@miguel7765 cada um é cada um, é um direito seu seguir ou não, eu prefiro respeitar a pluralidade de idéias e entender que ninguém é obrigado a pensar como eu, nem ser o dono da verdade absoluta (pq ela não existe) a ponto de me sentir mal ou coisa do tipo.
pra quem procura pela lista dos jogos de direita, ouvi dizer que sai nesse 30 de fevereiro, fiquem atentos
Rapaiz, tem que ter coragem em fazer um video assim. Tanto pelo impacto que isso tem atualmente e pela potencial perda de inscritos. Bom, filtragem de comentários tá aí pra isso. Vocês estão de parabéns equipe :)
perder inscritos por causa de um vídeo assim é algo bom
Bom saber! Filtragem de inscritos é sempre ótimo! Que façam mais vídeos assim!
Coragem de dizer ser de esquerda na Net? Onde é que isso da errado maluco, decretar o próprio fim seria ele dizer que é de direita, aí ele estava fudido
@Hunter hamist INK Tinha que ser anKKKp pra falar esse chorume. Vai tomar o seu toddynho, garoto!
Coragem do que? kkkkk
Estarei aqui ao longo do dia para acompanhar os comentários muito educados que serão postados.
Aproveitem também e assinem o nosso podcast, o Regras do Jogo, que você encontra no Spotify e em qualquer agregador de podcasts!
Disco Elysium está no topo da minha lista. Parece abordar de maneira bem honesta as nuances políticas e ser uma trama com vários desfechos possíveis, além de ter um estilo visual bem legal. Obrigado por mais um ótimo vídeo e por irem além do óbvio nos trabalhos de vocês como sempre.
Estou conhecendo o canal por esse vídeo. Obrigado pelas recomendações! O véu cultural norte americano/europeu nos impele de pensar em jogos que retratem nossa própria história.
Não precisa, é só ler um livro e ver as atrocidades cometidas em favor da revolução. Embrulham mais o estômago do que pegar uma pasta da cia.
@@ThanatosFury ahãm... tsc.
@@heitorbera sim sim... puf
Política?? Nos meus joguinhos????? Tô fora.
Agora dá licença que vou ler meu x-men pq gibi não tem esse negócio de política.
Boa hahaha
@@MaledictusXCII doutrinação? Você não tem a inteligência suficiente para obter sua análise própria do que foi dito?
@@tiaguinho913 se acalma colega
@@MaledictusXCII ouve o que você tá falando mano
@@MaledictusXCII tu é incapaz mesmo de compreender uma ironia, né?
E digo mais: vale muito uma parte 2, pois tem muuuito jogo que não é diretamente socialista, mas possui pautas da esquerda, como o próprio The Last of Us.
Talvez um "Jogos que são de esquerda e você nem percebeu"
Excelente ideia, hein
Final Fantasy 7 é outro exemplo.
The Witcher 3 é lotado de ideias progressistas de modo bem sútil
foda! Sugeriria o jogo Inside. Me emocionou com uma visão visceral e sútil sob o olhar (personagem) de.uma criança sobre a máquina da introdução de revolução industrial até a nossa atualidade.
The Last of Us? Como assim, mano?
Excelente produção, mesmo discordando da posição política, o nautilus é sempre de qualidade e merece like
Q video sensacional, amo demais o trabalho de vcs.
Um game proceis botarem numa parte 2 (se tiver) seria Dandara q alem de ser uma pauta de esquerda ainda é brasileiro.
Jogo lindissimo
Recomendação de 2 jogos Indie que criticam os perigos de um estado com poder inflado e recursos totalmente estatizados, em contrapartida:
1: Beholder: Você é o novo síndico de um prédio estatal. Sua principal responsabilidade é manter a ordem e fazer com que todos os moradores estejam bem, porém, debaixo dos panos você é um agente estatal responsável por espionar cada um dos moradores, filma-los, anotar comportamento e denunciar qualquer tipo de intenção ou ação que vá contra as leis arbitrárias do seu país. Você deve escolher denunciar amigos, família, etc ou ir contra o seu estado, tudo enquanto tenta manter sua família alimentada e saudável. O jogo é muito inspirado na URSS e na Alemanha Oriental.
Papers Please: Você é um burocratas responsável pela imigração em um estado totalitário. Você deve constantemente fazer escolhas entre o que seu país quer e o que é humano a ser feito, tudo isso enquanto tenta manter sua família bem em um estado em início de guerra civil.
Excelente recomendação
Os governos totalitários representados nesses jogos se parecem muito mais com o governo americano do que de países de esquerda.
você sabia que Papers Please foi inspirado na burocracia dos aeroportos dos EUA?
Boa recomendação!
Excelente vídeo. Atualmente estou jogando Going Under e seu humor "millennial com consciência de classe o suficiente para saber que o sistema está fodido mas conformado o bastante para só querer que te fodam com vaselina" é hilário e doloroso.
socdem fode o rolê kkkkkk
Parabéns pelo trabalho. Foi muito bom ter encontrado um canal disposto a produzir conteúdo crítico, sem medo de mostrar seu lado, pra discutir indústria cultural e alternativas a atual hegemonia. Continuem com esse trabalho maravilhoso, muito grato.
Alguém sabe dizer se essa música que toca no final do vídeo é de algum desses jogos citados? E se possível, o nome dela.
O conteúdo de vocês é super necessário!
Eu encontro um pouco de mim em cada vídeo que eu vejo do Nautilus. Não só pelos temas e jogos selecionados para cobrir, o que me encanta realmente é a abordagem e o olhar. Cada vídeo é uma reflexão diferente que ajuda a aprimorar o olhar crítico nessa forma de arte. É muito prazeroso se identificar com outras pessoas através de uma paixão em comum. Vídeo foda.
Apesar de discordar da ideia que o vídeo passa de que capitalismo, neoliberalismo, Bolsonaro e negacionismo são pautas em comum "e coisa de direita", gostei da produção, narração e roteiro do vídeo. E sempre foi isso que me chamou muita atenção no Nautilus, a qualidade objetiva e incontestável do conteúdo, além da liberdade criativa de roteiro visível que vocês têm. E foi por isso que eu inclusive apoiei vocês por muitos meses e apareci nos créditos no final dos vídeos por muito tempo, tenho muito orgulho desse apoio.. Mas é sempre bom lembrar que num país com governo "de esquerda", como a China, por exemplo, esse canal nem ao menos existiria, porque o estado decidiu que não pode usar TH-cam lá, e esse apoio que eu dei não poderia ser dado, e a vida dos jornalistas que hoje trabalham no Nautilus não poderia ser mudada com o privilégio enorme de trabalhar com o que amam. Isso, no fim das contas, aconteceu por causa da mágica capitalista de indivíduos alocarem seus recursos individuais aonde quiserem, o que manteve o Nautilus vivo, no fim das contas.
obrigado pelo apoio mano! e você tem razão de que o nautilus só pode continuar existindo por causa do apoio de pessoas como você, que enxergam valor no nosso trabalho e decidem usar parte do seu dinheiro suado para nos financiar. mas independente de como seja a vida na china, o fato é de que o capitalismo sempre tentou explorar o máximo possível o nosso trabalho: recebemos centavos do youtube a cada milhares de visualização -- o que, num acordo direto com marcas, seria um valor abismalmente baixo --, não temos controle algum do alcance do nosso vídeo pq nem mesmo as pessoas que nos seguem e ativam o sininho muitas vezes recebem as notificações, e podemos ser banidos da plataforma a qualquer momento sem direito a reclamar. isso não é um "privilégio", é tentar fazer limonada de pedra com um machado pendurado acima do teu pescoço.
mas mesmo assim você tem razão, existe uma certa mágica envolvida pra que indivíduos que são explorados em seus locais de trabalho, assim como nós -- ou seja, indivíduos que recebem mal, trabalham muito, e que no final do mês precisam botar o orçamento na ponta do lápis pra ver se sobra um dinheiro pra algum lazer --, é realmente meio milagroso que esses indivíduos peguem parte do seu dinheiro e resolvam dar ele pro Nautilus. é mágico, mas não é uma mágica capitalista. a gente existe apesar do capitalismo, e não por causa dele.
Te agradeceu mas negou tudo que vc disse, praticamente um cuspe na sua cara
Eu posso estar sendo bem burro, mas eu segui a linha marxista do personagem e PELO QUE ENTENDI o jogo diz que os ideais comunistas já estão mortos e fadados ao fracasso naquele contexto. AMO Disco Elysium e talvez precise jogar novamente pra formar uma opinião melhor estruturada, mas ele me pareceu até um pouco anti comunista dependendo do contexto. Não terminei achando ele "muito" de esquerda, saca?
Joga de novo sabendo o final que ce vai reparar brow. É que como os cara sao comunista também eles sabem onde dói criticar e não seguram o dedo, mas o jogo é bem comunista sim, a começar pelo contexto mas basicamente [SPOILERS DAQUI PRA FRENTE] no final o personagem que aparece te fala que o tempo passou que a revoluçao ja era e que nao tem mais por que tentar mas o jogo inteiro mostra um cenario que nao so ta a beira de uma revoluçao pq ta todo mundo na merda, como isso mostra com a frase da artista que ela pinta no chão
@@angusyoung6661 é isso! no fim a crítica é sobre o derrotismo e o nilismo que abarcou muitos "ex-marxistas" e "ex-socialistas", meio que o jogo mostra que a contradição NUNCA vai acabar, e que a revolução sempre vai ser a respostas, mesmo que por vezes pareça impossível
Cara, uma parada interessante de disco Elysium é q o jogo reconhece q não existe sistema perfeito e livre de falhas ou sacrifícios. O jogo reconhece q vai ser jogado por pessoas com diversas visões políticas e sabe alfinetar absolutamente todas elas aonde dói. Até o mais rígido capitalista tem q admitir por exemplo q a miséria gerada pelo capitalismo mata e o jogo o faz reconhecer as vítimas por exemplo. Dito isso, a recomendação é valida na lista sim pq a galera q escreveu sabe doke fala, ele entende os benefícios do comunismo mas reconhece as mazelas q o acompanharam ao longo da história, não as apagando mas reconhecendo e mostrando q o futuro ainda pode ser melhor quando as reconhecemos e tentamos não repetir os mesmos erros.
O jogo tece críticas a todos sistemas e sempre traz questionamentos. O jogo tem sim um viés de esquerda mas não é por isso que ele deixa de puxar debates sobre problemas que sistemas mais voltados a esse lado possuem. Acho q é isso que deixa ainda melhor.
Marxismo crítico, mano
é uma linha marxista moderna, mas diferente do outro sistema lá, tem teórico que dá o cara a tapa pra reconhecer as fragilidades do próprio sistema.
Ótimo vídeo!! O visual de Going Under é tão bonito que dá vontade de jogar instantaneamente depois de ver qualquer coisa sobre o jogo!
Esse é o vídeo definitivo para eu nunca mais esquecer pq sou apoiadora do Nautilus ❤️
Ótimo vídeo! Vim pelo canal do João Carvalho. Vou jogar Disco Elysium!
não sabia que o tio conhecia sobre :0
uma pequena légua submarina para um peixe, uma grande légua subversiva para a superfície
Mais um ótimo vídeo Nautilus! Admiro a coragem de lançar um vídeo desses considerando como o "público gamer" costuma reagir a esses tópicos......
A galera de esquerda frequentemente se enxerga como revolucionária e "radical" sem conseguir enxergar o óbvio: eles são o mainstream, a arte é majoritariamente dominada pela esquerda (e aqui sem juízo de valor, se ironicamente a esquerda consegue vender mais, parabéns pra ela), tratar isso como se fosse uma exceção, falar o que todo o resto está falando como se fosse algo extremamente fora da caixa soa até inocente.
ps: Disco Elysium parece incrível, estava procurando esse jogo faz tempo e não conseguia achar o jogo.
Bom, a mídia vai se vender conforme a tendência do capitalismo. Hoje, são as pautas sociais. A questão que consegui entender nos games mostrados é: jogos que apresentam uma lore e se definem CLARAMENTE de esquerda e não tem medo de mostrar isso. Não é como aqueles jogos que escondem sua mensagem em palavrinhas nas paredes que ninguém percebe ou algo assim. Difícil achar um game assim e não ser alvo de certas mídias que o acusa de lacração, femimi e etc.
@@vini6391 Nao é uma questão de mercado, a maioria dos círculos de intelectuais são majoritariamente de esquerda, isso no brasil e no mundo. Por conseguinte, professores, jornalistas e artistas(gente que tem contato direto ou indireto com intelectuais) também se tornam de esquerda, e de uma forma ou de outra as pautas são disseminadas pro público geral.
No caso do video, sim, eles estão falando especificamente de jogos que tratam claramente de ideologias políticas de esquerda e/ou fazem propaganda para elas, mas se olhar de forma geral, até nos comentários desse video, vai ver que aparentemente o fascismo está reinando no mundo, tendo nos colocado dentro de um feitiço ilusório coletivo e cabe aos jovens dinâmicos engajadinhos salvar a humanidade espalhando amor e socialismo pelo mundo, através do youtube e dos games.
@@mateussacca É o óbvio, todo hollywood é de esquerda, de pautas liberais. Quando se levanta um de direita ou conservador, no mínimo a mídia já torce o nariz pro lado dele. A maioria dos Jogos eu vejo essa crítica ao capitalismo, o que é super válido ao meu ver, mas acho que pouquíssimos vejo realmente um viés conservador.
Adorno já atentava aos problemas da indústria cultural e da massificação do objeto artístico como refém ao capitalismo, afinal, a lógica do capital é monetizar todas as relações humanas e inclusive a arte. Tanto faz a arte ser produto da esquerda se os meios de produção e a classe trabalhadora é expropriada, apesar da arte ser um papel fundamental no ser a mesma não alavanca uma revolução no sentido material da práxis revolucionária. Não obstante, é tosco coalizar em um mundo esquerda (socialismo) vs direita (conservadorismo), dentro do espectro político você tem uma série de movimentos, uma vez que socialistas são aqueles que buscam de fato a derrocada do sistema capitalista e da implementação do modelo político socialismo, ao passo que dentro da esquerda existem inúmeros grupos que não almejam e são críticos dê, como por exemplo, o autor Keynes ou o PT no Brasil e até mesmo alas Democratas no EUA.
@@OBryanAguiar Hollywood nunca será de esquerda, afinal, pautas progressitas também são difundidas dentro do pensamento de direita, uma coisa é você ser de esquerda e direita e outra você ser reacionário, são coisas diferentes, além disso, existe uma distorção absurda do que é o conservadorismo no Brasil, exemplo disso, é o Bolsonaro ou o Olavo de Carvalho que se colocam como conservadores, mas na verdade apenas são reacionários que almejam uma teocracia estranha e incendiários conspiracionistas.
Cara me buga a cabeça quando vejo os créditos do editor com meu nome e sobrenome. O roteirista e o narrador junto tem exatamente meu nome.
Ótimo vídeo e conteúdo, nunca decepcionam!
Video sensacional! Que trabalho bem estruturado ❤️
Vi esse vídeo no canal do tio João Carvalho. Parabéns gente! Vou começar a maratonar os outros vídeos do canal
Vídeo incrível, parabéns pela coragem e pela qualidade do roteiro e seleção 👌🏾🙌🏾
Aí Henrique eu tlg q tu curte o Doom original, sabe oq seria doido? Um lado B sobre os indies q são feitos na engine do Doom(ou no GZDOOM) já tem alguns na Steam como Hedon e Vomitoreum, mas tem vários como Sonic Robo Blast 2 ou WolfenDoom ou Castlevania Simon's Destiny que não estão em vias oficiais por motivos obvios.
Não sei se necessariamente na GZDOOM ou na engine do DOOM, mas um Lado B de ~boomers shooters tá na lista :)
@@NautilusLink top d+ boomer shooter tem q ser mais espalhado pras pessoas q não tem mentalidade boomer! Mas tipo falei de GZDOOM pq é q uma cena de mods q viram jogos próprios é mt ativa e, pra mim mt interessante, queria espalhar a palavra lol
@@SalgadoMaffini Quem sabe rolem 2 videos, um sobre GZDOOM e um sobre boomers shooters porque jogo interessante não falta :p
@@NautilusLink não sei se vcs ainda são próximos, mas seria legal se trouxessem o carpenedo pra esse tipo de vídeo (ou até um podcast). pra quem nao manja quem ele é, ele fala bastante de boomers shooters no canal dele, cujo foco atual são FPS
esse mod de castlevania é foda dmaiisss, recomendo dar uma olhada na série golden souls que são ótimos também
Bom vídeo, senti falta de Tonight we riot
Será que em cuba tem esses jogos?
já cheguei no like! parabéns pelo vídeo! QUALIDADE é aqui mesmo.
vi o vídeo procurando indicações de jogo e saí com vontade de ler Mark Fisher
Obrigado por esse vídeo. Fiquei emocionado por ter esse conteúdo aqui e muito orgulhoso de todos vocês. Continuem, são fodas. Todo apoio sempre!!! 💕
Deixando o comentário pra contrabalancear o ódio que certamente vem haha. Como dito, importante desnaturalizar aquilo que aparece como o "natural" ou o "inevitável" e jogos são uma forma ótima de explorar mundos alternativos.
PUTA QUE PARIU MARQUINHO, QUE VÍDEO BOM! ESSE DO NAUTILUS É O VÍDEO BOM! PUTA QUE PARIU,M MARQUINHO, QUE VÍDEO BOM, QUE VÍDEO BOM! É DE QUANTO? É DE QUANTO? TRAZ PRA MIM, MARQUINHO, TRAZ PRA MIM. MUITO BOM, MUITO BOM! CARALHO, DEIXA COM A CARA MAGOADA. PARECE ATÉ QUE UM HELICÓPTERO POUSOU NA SUA CARA. QUE VÍDEO BOM!
Obrigado por esse vídeo!! ❤️
Mas precisam corrigir o áudio viu, só consegui ouvir o som do tabu quebrando haha
Lista sensacional camaradas, alguns eu já conhecia e tinha jogado. Imagino o quão difícil é para os camaradas desenvolverem e distribuírem esses jogos quase sem financiamento.
Tema bem interessante, por mais q os jogos em maioria sejam anti-capitalista, do q "esquerda" propriamente dita, já q o conceito de esquerda e direita muda a cada tempo e existem grupos ideológicos de direita que são bem criticos ao capitalismo.
Fiquei curioso de jogar o Disco Elisum agora ele parece muito interessante pela temática do pos revolução.
@@duduvenom Também fiquei curioso pra saber!
Jogos anti-capitalistas????
"o conceito de esquerda e direita muda a cada tempo". Poxa cara, não mesmo. Há um debate veemente entre os marxistas e a esquerda liberal justamente porque o que é dito como esquerda no ocidente abandonou a perspectiva de luta de classe e o horizonte da superação do Capitalismo, ou seja, o projeto de esquerda sempre foi marxista, o resto é propriamente anti-marxista e anti-esquerda, mesmo que tenha a aparência de esquerda, pois não representam nenhum risco para o capitalismo.
Nem toda esquerda é anticapitalista, mas todo anticapitalista é de esquerda, cara
Sou de direita, mas gosto bastante das análises que o Nautilus apresenta .
Se você é de direita então você não entendeu nada do que o Canal quis transmitir
@@MatheusH1N1 ???? É um canal sobre GAMES
@@luixclip E daí?
curte muito call of duty
@@MatheusH1N1 o canal transmite a mensagem dos games, faz analises sobre eles, e não é um canal de política, deixa de ser burro
video legal, porem quando estive na live da twitch vi muita gente comentando que o Lucas votou no Amoedo, e depois fiquei sabendo que ele mora em santa catarina que e o texas brasileiro. Tirando isso voces sao fodas. #elelucasnao e #voltaricardo
KKKKKKKKKKKKK sai daqui com esse meme desgraçaaaaaaa
isso aí é meme KKKKKKKKKKKKKKKK ~henrique
meme hein gente, votou no amoedo não. (tentei excluir a mensagem...)
@@viniciusp1942 E se ele tivesse votado? '-'
Mano é foda. O cara ainda revelou que odeia Outer Wilds.
Papers Please se encaixaria?
Papers Please critica a esquerda na verdade
Sem dúvida! É até um caso engraçado como tanto otário de direita é enganado pela estética (enquanto todas as mecânicas atacam o nacionalismo e as relações de trabalho desumanizantes no capitalismo).
Vídeo sensacional! Eu amo vcs caras
e a gente te ama
É verdade que um dos integrantes do Nautilus mora na Barra da Tijuca?
É no Vivendas da barra
Como assim são de esquerda e tem casa?
KKKKKKKKKKKKKKK essa foi sagaz
Boa, Nautilus, como sempre, vocês mostraram que sabem encontrar temas profundos nos games e dessa vez ainda tiveram a coragem de se posicionarem! Quem acha que qualquer aspecto X em suas vidas não tem política no meio é alguém que não está vendo longe o bastante as relações dentro da sociedade.
Faltou Cruelty Squad!!!!! Eu acho que vocês iam amar, especialmente se curtem um discurso com mais ceticismo, ludonarrariva e se amam immersive sims. Virou um dos meus immersive sims favoritos!
Faltou mesmo! Mas esse deve aparecer no canal ainda :)
@@NautilusLink se n falarem mal do elon musk vou ficar desapontado...
Tem link pro Regras do Jogo? Eu não consegui achar no YT
tem na descrição e no comentário fixado!
meio bizarro como, de 10 pessoas que chiaram com o título, 11 desenrolam aqui nos comentários um raciocínio que foi papagaiado de algum professor sob efeito de muita cafeína no ensino médio, seja pelo anseio de ter qualquer opinião dentro desse cenário absolutamente polarizado ou pela busca do holofote. debates assim são de fato importantes mas vamo lá galerinha, se esforcem um pouco mais pra não revelar que seu repertório de articulações parou ao mesmo tempo em que seus estudos e que hoje se reduz a silogismos de papelão
Que vídeo perfeito, excelente como sempre.
Estou sempre acompanhando e divulgando o canal ❤
Senti falta de Inside, da playdead, nessa lista. Ao meu ver, consegue ser mais político do que qualquer outro game porque é bem mais acessíveis do que a maioria dos games que falam sobre politica tão abertamente assim, pois a maioria desses games, como o próprio vídeo coloca, são extremamente antiquados a pessoas que nunca jogaram video game ou que não estão habituados a mecânicas tão complexas. Inside consegue ser extremamente politico dentro de sua simplicidade e guiar o jogador por uma história que mostra muito bem as consequências de um mundo industrial ao extremo, e isso tudo sem sequer exigir que a pessoa saiba inglês, por exemplo, porque sequer existem diálogos no jogo.
Fiquei curioso, joguei o inside mas não peguei um viés político propriamente. A história é bastante obscura, então dá pra ter muitas leituras. Tem alguma referência ou pode explicar um pouco mais o que você entendeu?
Esse jogo é uma merda
Acabei de jogar to build a better mousetrap e pqp, que jogo incrível!
Obrigado por terem me apresentado esta joia!!!
Gostei muito da ideia e da coragem do vídeo.
Existe possibilidade (ou se talvez já tenham feito) de uma "lado A"? Jogos de "direita".
Seria interessante ter essa ótica também.
Parabéns pelo canal.
Quanta coragem kkkkk
Que vídeo mais lindo. Que escrita primorosa. Parabéns e obrigado por fazê-lo.
Excelente vídeo, como sempre!
Ah ficou maravilhoso o trabalho de vcs, merece uma parte 2.
juro, o MELHOR canal de games do MUNDO disparadoooooo!! de alguma forma os videos de vocês me fazem sentir acolhido e o ambiente por aqui nos comentários raramente é tóxico (pelo menos se comparado ao de outros sites e canais). como um homem queer inclusive me deparar com um vídeo de jogos d esquerda foi oh PERFEITO
Oque significa ser um homem queer inclusive?
@@code.liplox homem mas a definição de gênero dele é mais complicada do que so homem e mulher, na prática seria um homem que vê seila, vestir vestidos como algo masculo entende? Resumidamente é tipo ele ser homem e algo além disso, e queer é meio que um guarda-chuva pra várias definições de gênero.
Parabéns novamente por expandir nossa mente com videos embasados. Como diria Morpheus: "Você precisa entender, a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo."
O cara segue meteoro brasil klkkkkkkk
Muito obrigado pela indicação do livro do início do vídeo
Ótimo video. Seria legal um videos de jogos de Direita
@Mike Dantas Um canal de jornalismo sério é imparcial, não vejo o motivo do riso.
@@leyria Já foi no seu canal de jornalismo sério e imparcial da direita pedir pra eles falarem sobre jogos de esquerda também?
@@CabritaAlada Não é a toa que teu canal é tão merda
Kkkkkkkkkkk sonhar é bom,
Adicionando um jogo um pouco menos de esquerda que é muito bom: The Life and Suffering of Sir Brante. É mt show!
Esse vídeo definitivamente me convenceu a assinar o apoia.se do Nautilus! Muito bom, meus parabéns
que canal F0d4.. ótimos reviews.. com analises profundas sem spoilers rs..
Me da vontade de ver reviews de jogos que nem tenho interesse...
só por saber que vou ter uma boa perspectiva do jogo pra poder decidir.
Parabéns !
Esse tipo de vídeo me faz pensar o quanto sou atrasado e alienado. Sensacional sentir q os games contam histórias e que contam tbm a profundidade dessas histórias.
Um abraço pro Henrique que tá sofrendo para manter os comentários na linha
Muito bom ver jogos com opiniões políticas diferentes. Só achei estranho falarem de esquerda radical com tom positivo... Enfim, parabéns pelo trabalho.
Mas é a solução para a maioria dos problemas.
@@0o0-v7s nada radical vai ser solução de problema, só mais do mesmo
@@0o0-v7s nada radical vai ser solução de problema, só mais do mesmo
@@jibaum eu apoio a democracia e sou completamente contra uma revolução ou uma ditadura.
Existe países que implantaram o socialismo de maneira democrática e deram certos, Albânia é um exemplo perfeito.
@@0o0-v7s e em que momento falei mal do socialismo? Somente falei de esquerda radical, extremista e afim.
tomara que o Henrique não revise meu comentario na live
Excelente lista. Não conhecia alguns. Muito obrigado!! Continuem o ótimo trabalho!
ótimo video. Admiro a iniciativa do posicionamento
Muito booooom! Quero mais vídeos assim no canal 👏🏼👏🏼
Eu citaria boa parte dos Assassins Creed, mas principalmente o Syndicate, onde há missões ajudando o próprio Marx. Colocaria Inside nessa lista também.
Excelente vídeo!
Depende. No Unity os assassinos estavam defendendo os Girondinos, e um dos templários era o próprio Robespierre. Em Assassins creed, os templários sempre vão apoiar quem está no poder e os assassinos irão sempre apoiar o grupo contrário, independente da ideologia.
@Hunter hamist INK ué mas ele não morreu naquele período kkkkkk. Aí seria viagem no tempo não jogo histórico. É igual matar Hittler em 1939
AC ser de esquerda faz tanto sentido quanto dizer que COD é de esquerda
@Hunter hamist INK acho incrível que até hoje o gamer reaça não superou essa missão do Karl Marx
@Hunter hamist INK ta bom, direitopata com medo do fantasma comunista
Eu sempre achei o visual de Going Under meio patético, mas agora faz todo sentido.
Esse poderia ser um quadro interessante: Jogos com políticas, onde vocês falam sobre jogos feministas, centrão, direita, extrema esquerda, extrema direita, racismos e por aí vai.
não vai rolar amigo esse canal é uma bolha e ta claro o viés dela.
@@yacadsuisink Eu sei disso, por esse motivo sugeri algo que seria interessante até para ter um conhecimento mais amplo de tudo
@@OrbeCaolho e vc acha q o Henrique vai fazer isso? obvio q não.
@@yacadsuisink Claro que faria pô. Alguém tem que honrar meu nome né kkk
@@OrbeCaolho a esperança é a última q morre né kkkkkkk
Esse é fácil, uns dos meus vídeos favorito do TH-cam. Estão de parabéns, camaradas!
Não sou de esquerda, não sou ignorante e adoro o trabalho de vcs ❤️
Por mais pessoas assim❤
Dialogo saudavel!
tá fazendo o que aqui?
@@matheusmauro4010 vendo um video
@@matheusmauro4010 ta proibido comentar agora?
"Não sou de esquerda, não sou ignorante"
Então é ignorante
Parabéns pelo tema do roteiro, pessoal!!!
👏🏽👏🏽💜💜
Cara que orgulho de apoiar e seguir esse canal desde sempre, provavel que vocês não sejam de esquerda ou de direita, mas só por apresentar uma lista livre de propaganda, demonização e ideologia já aqueceu e muito meu coração
Com ctz são de esquerda. Dá pra notar o viés ditatorial deles
Literalmente tem gente que adora ver sangue mesmo.
Quero mais.
Ótimo vídeo!
Excelente vídeo! Orgulho de seguir esse canal há tempos. Adorei as dicas, certamente vou procurar. Aliás, parabéns por tratar sempre os jogos com a maturidade e sobriedade que merecem. Deixo duas indicações
1 - Tonight we Riot
2 - Rogue State Revolution
Muito bom, fiquei surpreso pelo tema inusitado. Poderia seguir o embalo e fazer sobre Jogos de Direita
Seria uma baita perda de tempo. O lado de la, nunca esteve no Lado B... e o pessoal do Nautilus não é burro de cair no papinho da "isenção" .
É só verificar os Estudios de hoje, quem fez o Bro Force com certeza é de direita
Cara, o Nautilus não é um canal de empresa q tem q manter uma imagem isenta diante do público diversificado politicamente, os caras são de esquerda e é disso q eles vão falar. Dito isso, qualquer jogo da nossa IMENSA indústria de games militarizada pode ser considerado de direita. É tão proeminente q não creio q levantaria a curiosidade com um "lado B" trazendo "raríssimos e escassos jogos de direita" sendo q no fim são maioria saca?!
@@BrunoRodrigues-cy3tk que nem The Last of Us 2 super de direita......
0:50
Bem, já que abordou o assunto vou falar minha opnião, pondo que o captalismo não é perfeito e tambem a questão da igualdade do socialismo é legal, mas apartir do momento que o governo quer controlar o quanto cada pessoa deve ganhar, em igual, pode afetar muito, pois isto não significa que os produtos baixarão os preços nem que o salário será justo para todos apesar de ser igual, assim como no captalismo, pagam imposto e temos que reclamar e protestar por algo demoratico e que nos forneça a retribuição pelo valor pago, apartir do momento em que seu dinheiro é controlado por outros, para limitar o salário, ele pode fazer o que quiser quando bem entender, assim como quando vc queria comprar algo quando criança e não podia, tinha que esperar que o dinheiro fosse liberado, talvez a pessoa queira fazer muitas compras para um projeto e diversão e não terá mais, pq possa ter um controle do gasto mensal por conta da igualdade.
Então é esta parte do socialismo que eu não gosto, esperar que aqueles que estão no poder possam gerenciar o dinheiro de forma justa para todos ou se importem com os assalariados, pois entendo que vivemos em um mundo ignorante e egoista.
Vamos lá. O socialismo não preza a igualdade, amigo, mas sim a tomada dos meios de produção pela classe trabalhadora no intuito de planificar a sociedade e acabar com a divisão de classes imposta pela opressão capitalista. O governo não controla o que cada pessoa ganha ou deve ganhar quem controla isso é a necessidade, uma vez que enquanto o capitalismo baseia-se puramente no lucro, o ideal socialista se baseia na necessidade da produção, afinal, o homem produz e cria algo em co-relação a sua real necessidade e não no advento do lucro primeiramente. Além disso, você está se baseando sob uma ótica capitalista de acumulação de riqueza. Mesmo depois da queda da URSS, do desmantelamento de inúmeras revoluções socialistas ou proto-socialistas pelo globo, pela morte dos Castros em Cuba, Hugo Chávez, a perda política do Hevo Morales nunca houveram indícios factuais de enriquecimento aos montes desses figurões e acredite em mim quando eu digo que seria um prato maravilhoso para o imperialismo provar isso.
No tocante ao socialismo deve-se ressaltar uma questão, o marxismo e assim como a sua metodologia que é o materialismo histórico dialético tem como priori a crítica do sistema capitalista e todas as suas deformidades de modo científico e material, logo, imaginar uma sociedade socialista seria um trabalho de futurologia e logo não-científico, algo que autor algum tentou realizar. No mais, quando a gente observa a URSS vemos um país que saiu de um semi-feudalismo, sem eletrificação, passando para a segunda maior potência do período em um curto tempo de dez anos, a população que mais lia no período, uma intelectualidade absurda e mesmo tendo sido responsável unicamente pela destruição do nazifacismo e invadida aos montes no período que compele o início da Segunda Guerra até o final da Guerra Fria, a URSS conseguiu dar manutenção há boas condições de vida aos seus habitantes.
O que o socialismo jamais defenderá e nem puderá é a acumulação de capital e de bens de consumo, afinal, não é sobre todos terem acesso a um rolex ou uma bmw, por exemplo, afinal, tais produtos são apenas fetichês da ordem capitalista. Todavia, a tecnologia é e sempre será o aparato mais importante na luta socialista, afinal, uma das críticas ao capitalismo atual, por exemplo, é que através da automação e dos meios de produção atual o trabalhador não mais precisaria se sujeitar a uma rotina de cinco dias na semana e oito horas de trabalhos para manutenção de uma boa qualidade de vida, todavia, o faz dada a precarização do trabalho no âmbito capitalista e para criar excedente de produção e com isso produzir lucro ao capital.
Dito isso, espero que possa ter esclarecido algo, peço desculpas se algumas ideias ficaram desconexas, mas são 4hras da manhã rs se quiser continuar o debate ou solicitar fontes do que eu disse será um prazer, um abraço!
Que preciosidade esse vídeo ❤️
Entrei no vídeo só pra ver se Disco Elysium tava sendo citado, e agora to cheio de jogo pra jogar
Senhoras e Senhores, que vídeo bom. Parabéns
A Steam é uma plataforma que pega um conteudo digital e o disponibiliza para as pessoas pelo mesmo valor. Tendo em vista que as pessoas recebem valores desiguais, nada na steam, assim como no mercado pode ser "comunista" ou "socialista".
O mero ato de comprar/fornecer o jogo o torna de natureza capitalista. A steam paga ao criador com base na quantidade de compras, o criador pseudo comunista ou socialista recebe o frutos do que criou pelo sistema que condena. Gasta tempo e dinheiro para criar e publicar e recebe os frutos de seu investimento caso as pessoas comprem. Não há nada mais ancap que um jogo. Acredito em um jogo "comuno-socialista" quando o criador o fizer e publicar sem gastar um centavo, de graça e sem adds. Sabe quando isso vai rolar? Nunca kk
Jogos são entretenimento.
Comunismo e Socialismo precisam primeiro vencer o boss da vida real: a fome.
É tipo ver alguém na rua com defendendo isso com a sua camisa vermelha com o simbolo da foice e do martelo. A pergunta que fica é: E ai fera, pagou quanto na camiseta?
🇧🇷🤑🇧🇷😎🇧🇷🤓🇧🇷😇🇧🇷🤑🇧🇷
Socialismo não e sobre igualdade e sobre direitos para trabalhar e direitos básicos para qualquer humano que ao contrário do capitalismo que vive pregando ódio contra minorias e pessoas que não tem ideias morais que o chefe pode ser demitida só porque votou em outro partido e por último vai estudar o comunismo na fonte original ao invés do livros austriacos
@@Theansw 1. Socialismo é sobre igualdade econômica. 2. O conceito de Direitos "básicos para qualquer ser humano" é chamado justamente de "Direitos Humanos" e não de socialismo que é um sistema de mercado. 3. Capitalismo também é um sistema de mercado, portanto ele não "prega" algo e não é pautado em fé ou crença. 4. Qualquer chefe pode te demitir por qualquer motivo que queira, isso está dentro da CLT, porém ocasiona demissão sem justa causa, o que pode ser debatido na justiça. 5. Argumentar "vai estudar" é pior coisa que você pode argumentar em qualquer debate. 6. Gostei da sua intenção por tentar invalidar os livros que li, mas saiba que o primeiro foi "o capital", escrito por marx, e que foi uma das maiores baboseiras que já li na vida.
eu comentei isso num tweet do Bruno já tem algum tempo, mas torno a dizer o mesmo aqui: O Nautilus é necessário. Sem vocês, ser gamer enquanto membro dessa comunidade negacionista ia ser muito, mas muito solitário.
Disco Elysium é genial na mesma gameplay expressei ideais comunista, centrista e liberal kkkkkkkkkkkkkkk muito bom
Centrista nem é gente.
@@The_Ancient_Guardian pq n?
@@lucaspml3792 tu sabe inglês? Procura o canal Jreg é basicamente humor político, assiste lá para entender.
@@The_Ancient_Guardian não da pra você me explicar? eu não sei ingles
@@The_Ancient_Guardian Comunista tbm não, ao menos se tu expressa isso eu tambem posso expressar essa ideia, as pessoas pensam o que quiserem e foda-se.
Parabéns ao Nautilus pela coragem de tocar no assunto e também para muitos comentários que apesar dos princípios ideológicos de cada, consegue manter o respeito a pluralidade de ideias, concordando ou não. Por mais vídeos e pessoas assim.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk sim, o video tem ideias bem plurais
@@oconquistabolo muito mais plurais que a quantidade de direitopatas doentes mentais se doendo pq descobriram que o Nautilus n é obrigado a ter a mesma opinião q eles
@@garudadrakon4728 Lá vem o comunistinha de iphone falando merda. Tu segue o pablo vitar e meteoro brasil. não dá pra ser mais merda que vc. Ainda acha que o nautilus defende pluralidade de ideias pq eles concordam com as tuas enviezadas. Eles só são covardes como vc kkkkkkkkkk
Ótimo video! Dos melhores que vi nos últimos meses! Gostei muito de Hand with many fingers