Conheça o Financiamento Inteligente: Um Ecossistema Completo Para Você DOMINAR A Construção Financiada e Construir O Seu 1º Imóvel em APENAS 6 Meses - seja para MORAR ou para VENDER 👉 engenheirosdozero.com.br/fi/
Tenho muita experiência em construção sou mestre de obra gostaria de faz essa modalidade Aquisição de construção mas não tenho renda comprovada nem Recurso próprio para fazer a casa 🤦🏻♂️
@@FamíliaConceicao-LFFaça declaração de imposto de renda. Às vezes nem precisa pagar imposto devido. Mas mesmo que precise pagar ainda vale à pena pq comprovará renda normalmente para aprovação e poderá fazer o negócio.
Eu também. Se tivesse ido nessa pilha desses caras d elevar dinheiro no banco estaria ferrado. Se fosse tão bom eles não estariam vendendo cursos, estariam escalando o modelo de negócios.
@@MarissaSantos51primeiramente vc terá que ver as regras de parcelamento do solo na sua cidade, veja no setor de tributos na prefeitura. Meu conselho é antes de tudo, pedir a lista de documentos necessários no Cartório de Imóveis competente, pois é lá que será finalizado o parcelamento do solo.
Rafael! Parabéns pelo conteúdo! Está abrindo minha mente! Uma dúvida: Nos 12:51 vc disse que pagou a mão de obra e os materiais. Mas vc fez isso com o dinheiro liberado do financiamento, ou do seu próprio bolso? E... existe algum meio de alguém sem qq experiência em construção e eng. realizar uma obra dessas para vender e obtendo lucro? (terceirando ou algum outro meio?) Obrigado pelos videos! Acompanhando aqui
Sobre sua primeira pergunta, a resposta você encontra com os chamados Correspondentes Bancários da Caixa Econômica de sua cidade. Você também encontra no site da Caixa. Mas, com os correspondentes você vai vencer o primeiro passo, o da aprovação do financiamento do terreno e da obra. Para o processo de aprovação a despesa é praticamente zero, o custo maior nessa fase é o seu tempo. Há correspondentes que podem te apresentar pessoas e ideias que podem te ajudar a obter mais segurança de como proceder para errar menos. E, principalmente, o ganho, o lucro, não se faz comprando materiais baratos ou pegando mão de obra barata e deixando de contratar profissionais como arquitetos engenheiros, decoradores e, por vezes paisagistas, está, substancialmente, na compra do terreno certo, para o público certo e com o projeto certo. Terreno certo não necessariamente é o mais barato, mas o terreno de boa localização, longe de lugares barulhentos e próximo de meios de transporte, por exemplo, é o terreno plano, de solo firme para economizar na fundação. É o que tem preço abaixo do preço dos terrenos iguais do mesmo bairro. É isso. Os Correspondentes Bancários também podem te dar boas dicas em relação aos terrenos. Sucesso aí.
Bom dia, Rafael! Parabéns pelo excelente conteúdo! Financiando com terreno próprio, o valor do terreno entra como garantia e aumenta o valor disponibilizado?
Bom dia Rafael, Tenho uma duvida, no caso de financiamento de construção em ANDAMENTO(inacabada), o telhado sendo telha metálica sem Lage, a caixa aprova? Pois sei que se fosse financiado no começo da obra, não poderia...
Bom dia , top os seus vídeos . Parabéns!! Na realidade tenho dois terrenos quitados e escriturado em Gravataí na região metropolitana de Porto Alegre. E assistindo seus vídeos fiquei com vontade de construir nesses terrenos, mas Já tive orçamento com pedreiros e também construtoras pra fazer casas padrão caixa pra venda , mas das duas formas não consigo ver lucro. Das duas formas acabo empacando.o que vejo é que essa parte da mão de obra pra contrução é um grande problema.
Muito bom.. mas se puder, responda-me... quem possui o terreno e vende o imóvel pronto paga imposto sobre qual valor? Se o terreno custou 200k e vendeu o imóvel por 500k, aplica-se o imposto sobre os 300k?
Quando você constrói, teoricamente deve averbar a construção na matrícula do imóvel, informando o valor gasto na obra. Então você terá o valor pago pelo lote + o valor da obra na tua declaração de IR. É com base nisso que vais calcular o ganho de capital.
Alguém consegue me tirar uma dúvida nesse cenário abaixo: Aquisição de terreno e construção no valor de 200 mil, seria uma entrada de 40 mil + documentação e 420 parcelas de 1200 (por conta da minha renda). A casa sairá por volta de 550.000,00. Uma casa que irá valer uns 250.000,00, como irei ter lucro se no final a casa irá me custar 550.000,00?
como voce gasta 200k e vende por 250k? teu custo ta muito alto, tem que reduzir. outra coisa, voce vai demorar 420 meses pra vender? os juros da caixa as parcelas sao decrescentes... segundo o proprio simulador da caixa. EU TB TENHO MUITAS DUVIDAS e ainda nao sei como fazer pra dar certo, mas as suas informcaoes estou equivocadas no minimo amigo.
Durante a obra vc só paga o juros do financiamento e não as parcelas. Ao final da obra vc vende e quem compra quita o seu financiamento antes de você começar a pagar! Essa é a sacada
Pergunta! Se eu faço um financiamento pra terreno+construção pra vencer. Depois de terminado eu pego a casa. Como é que eu vou vender se ela ta alienada???? .... Eu tenho de receber avista e kitar então???
Existe o "interveniente quitante". Você pode vender financiada ou à vista, tanto faz. O que você precisa saber é que, antes de você ver a grana, o saldo devedor será quitado.
@@timothynerymas como será a proposta ao cliente ? Temos que falar que a casa está financiada ? Ele casas de baixo padrão, o cliente perde a oportunidade de obter subsídio?? Pois não será casa nova ou de 1° dono.. estou equivocado quanto a isso?
Tenho essa dúvida também, se for isso mesmo não faz sentido construir casas de baixo e médio padrão, pois quem compra essas casas estão buscando financiar pelo minha casa minha vida. @@PauloSergio-ts1zj
Casas até seis meses de construídas e sem habitação, são consideradas como imóvel novo…. Então vc tem até seis meses pra vender a casa mesmo ela estando financiado no seu nome… por isso tem que colocar nas mãos dos corretores já no início da obra, pra quando vc tiver terminado, já ter possíveis compradores no gatilho.
Mas se adquirir esse financiamento de aquisição de terreno e construção, e não vender a casa no tempo estimado, tem que te ficar pagando as prestações do financiamento?
@@violonista20construir há uns anos atrás para alugar, isso dar muita dor de cabeça sem contar que os inquilinos destroem seu bém e isso gera muitos gastos e trabalho. Graças a Deus vendi esse imóvel.
EAE parceiro me diz ai, Tem como pegar financiamento na caixa através da pessoa jurídica? Porque no final o imposto da pessoa física sai bem maior, e consequentemente menos liquidez! Responde aii
Esse financiamento é apenas na pessoa física. Porém construindo para vender, você pagará menos imposto na PF do que na PJ. Na PJ, você paga de 4-8% sobre a receita (valor de venda). Na PF, você paga 15% sobre o ganho de capital (lucro). Na grande maioria da vezes, fica mais barato na PF do que na PJ
@@engenheirosdozero não sou contador, mas não aconselho fazer casas para vender como pessoa física se for mais de duas casas a cada 5 anos, a RF pode entender que vc está empreendendo, meterá una multa e terá que pagar todo o atrasado como pessoa jurídica.
@@PauloSergio-ts1zj pois é, o Brasil é assim, o Estado entende que para realizar atividades de comércio é preciso fazer através de uma PJ e não no CPF, inclusive existe o MEI para isso, porém a atividade de incorporação que é a atividade de construir imóveis não é permitido no MEI, coisa de Brasil.
Boa tarde, Rafael e equipe! Tenho um projeto de construir 4 casas geminadas em um único terreno. Minha dúvida é se a caixa permite esse tipo de financiamento e se consigo colocar mais dois proponentes além de mim no financiamento. Desde já agradeço e parabéns pelo conteúdo.
@@PauloSergio-ts1zj Isso, por ser na forma de condomínio, os bancos não fazem como financiamento habitacional e sim como financiamento comum, se vc tiver crédito eles fazem no CPF, o problema é antes vc ver com o contador se compensa, pois Receita Federal pode implicar com vc na hora de pagar o imposto do ganho de capital, nunca se sabe como a Receita Federal vai agir, se vc fizer uma consulta na receita Federal eles vão dizer que não pode construir no CPF para vender mais de duas casas no prazo de 5 anos, se acontecer eles entendem que é atividade comercial e para atuar como comerciante no Brasil precisa ser PJ.
Boa noite! A caixa financia terreno e construção em rua não pavimentada? Ou se tiver o terreno próprio e a rua não pavimentada também financia só a construção? As duas situação tem água e pro esgoto é feito fossa. Quero fazer casa pra vender.
Onde eu moro é interior então os financiamentos não são tão alto Terrenos de 180m 70Mil consegui um financiamento de 140.000 5 meses para deixar pronta casas de 45 a 50m Será que dá para ter lucro sendo financiada? com 30.000 de entrada? E eu mesmo construo trabalho no ramo com meu pai será que compensaria tenho dúvidas mais estou louco para começar construir e vender
Acha interessnte fazer casas pra venda em lote de 12x30 com dua casas neste lote ? Casa uma com 70 m2 , pra entrar na segunda faixa da caixa de casas até 350 mil?
Conversa fiada construir com dinheiro do banco, lotes caros demais, trabalhador com salário mais baixo do que rodapé, material de construção nas alturas, mão de obra um inferno, qualquer pedreiro pede duzentos reais por dia...
Pessoal, para quem quer construir para vender mais de 2 casas a cada 5 anos, eu não aconselho, a RF vai lhe pegar, o próprio sistema que calcula o imposto sobre o lucro vai perceber que vc construiu e vendeu várias casas no período de 5 anos, a RF só permite até 2 em 5 anos.
Conheça o Financiamento Inteligente: Um Ecossistema Completo Para Você DOMINAR A Construção Financiada e Construir O Seu 1º Imóvel em APENAS 6 Meses - seja para MORAR ou para VENDER 👉 engenheirosdozero.com.br/fi/
Tenho muita experiência em construção sou mestre de obra gostaria de faz essa modalidade Aquisição de construção mas não tenho renda comprovada nem Recurso próprio para fazer a casa 🤦🏻♂️
@@FamíliaConceicao-LFessa é a questão tbm pra mim
@@FamíliaConceicao-LFFaça declaração de imposto de renda. Às vezes nem precisa pagar imposto devido. Mas mesmo que precise pagar ainda vale à pena pq comprovará renda normalmente para aprovação e poderá fazer o negócio.
Depende. O mercado está horrível, estou com uma casa encalhada há quase 1 ano
Eu também. Se tivesse ido nessa pilha desses caras d elevar dinheiro no banco estaria ferrado. Se fosse tão bom eles não estariam vendendo cursos, estariam escalando o modelo de negócios.
Risco de liquidez isso é pra todos os tipos de investimentos não só imobiliarios
Boa tarde tudo bem
Obrigado pelas informações são muito valiosas pra todos nós
Susseso em seus Projetos
Deus abençoe
Parcelamento do solo é ainda melhor, abraço.
Como é feito o parcelamento do solo?
@@MarissaSantos51primeiramente vc terá que ver as regras de parcelamento do solo na sua cidade, veja no setor de tributos na prefeitura. Meu conselho é antes de tudo, pedir a lista de documentos necessários no Cartório de Imóveis competente, pois é lá que será finalizado o parcelamento do solo.
Qual a diferença de contratar uma construtora pra fazer minha casa e um empreiteiro? Da pra economizar muito mais indo na segunda opção?
Pega na mandioca kk
Conteúdo com clareza e muito esclarecedor show 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Dicas sobre financiamento da construção?
Meu nome Rodrigo pra vender o imóvel e 15 % pessoa física e se for jurídica seria mas
Depende do porte da empresa e do tipo de tributação escolhida. O melhor é consultar um contador para ver qual a melhor opção.
Obrigado!
Rafael! Parabéns pelo conteúdo! Está abrindo minha mente!
Uma dúvida: Nos 12:51 vc disse que pagou a mão de obra e os materiais. Mas vc fez isso com o dinheiro liberado do financiamento, ou do seu próprio bolso?
E... existe algum meio de alguém sem qq experiência em construção e eng. realizar uma obra dessas para vender e obtendo lucro? (terceirando ou algum outro meio?)
Obrigado pelos videos! Acompanhando aqui
Sobre sua primeira pergunta, a resposta você encontra com os chamados Correspondentes Bancários da Caixa Econômica de sua cidade.
Você também encontra no site da Caixa. Mas, com os correspondentes você vai vencer o primeiro passo, o da aprovação do financiamento do terreno e da obra.
Para o processo de aprovação a despesa é praticamente zero, o custo maior nessa fase é o seu tempo.
Há correspondentes que podem te apresentar pessoas e ideias que podem te ajudar a obter mais segurança de como proceder para errar menos.
E, principalmente, o ganho, o lucro, não se faz comprando materiais baratos ou pegando mão de obra barata e deixando de contratar profissionais como arquitetos engenheiros, decoradores e, por vezes paisagistas, está, substancialmente, na compra do terreno certo, para o público certo e com o projeto certo.
Terreno certo não necessariamente é o mais barato, mas o terreno de boa localização, longe de lugares barulhentos e próximo de meios de transporte, por exemplo, é o terreno plano, de solo firme para economizar na fundação. É o que tem preço abaixo do preço dos terrenos iguais do mesmo bairro.
É isso. Os Correspondentes Bancários também podem te dar boas dicas em relação aos terrenos.
Sucesso aí.
Obrigada!
Bom dia, Rafael!
Parabéns pelo excelente conteúdo!
Financiando com terreno próprio, o valor do terreno entra como garantia e aumenta o valor disponibilizado?
Bom dia Rafael,
Tenho uma duvida, no caso de financiamento de construção em ANDAMENTO(inacabada), o telhado sendo telha metálica sem Lage, a caixa aprova? Pois sei que se fosse financiado no começo da obra, não poderia...
ESTOU COM UMA DÚVIDA SE A CAIXA PAGA APENAS 80% PARA CONSTRUTORA SIGNIFICA QUE UMA FINANCIAMENTO DE 125MIL SÓ VOU RECEBER 100MIL ?
Que tal fazer-mos um grupo pra dividir ideias?
Qual o prazo maximo que o banco parcela?
Mas como vc dividiu ao meio o lucro dessa casa que vc contruiu com seu amigo? Vc abateu o valor do lote já que o lote era só dele?
Gostaria também de obter essa resposta....
Na venda vc paga todos os custos, entrada valor do terreno, corretor, impostos taxas e emolumentos, o que sobrar é lucros e divide.
Bom dia , top os seus vídeos . Parabéns!!
Na realidade tenho dois terrenos quitados e escriturado em Gravataí na região metropolitana de Porto Alegre. E assistindo seus vídeos fiquei com vontade de construir nesses terrenos, mas Já tive orçamento com pedreiros e também construtoras pra fazer casas padrão caixa pra venda , mas das duas formas não consigo ver lucro. Das duas formas acabo empacando.o que vejo é que essa parte da mão de obra pra contrução é um grande problema.
Mas o mercado não faz nada de graça, não, amigo, tem que ter lucro, e tá cheio de gente construindo.
Bacana sou de Gravataí,estou pesquisando sobre isso, sucesso aí amigo
Muito bom.. mas se puder, responda-me... quem possui o terreno e vende o imóvel pronto paga imposto sobre qual valor? Se o terreno custou 200k e vendeu o imóvel por 500k, aplica-se o imposto sobre os 300k?
Quando você constrói, teoricamente deve averbar a construção na matrícula do imóvel, informando o valor gasto na obra. Então você terá o valor pago pelo lote + o valor da obra na tua declaração de IR. É com base nisso que vais calcular o ganho de capital.
Show! Imaginando que voce fez o financiamento, construir e vendeu, voce ja quita o financiamento?
Sim. Obrigatoriamente. Quando for vender, o banco já liquida a divida antes de finalizar a transferência do imóvel.
Alguém consegue me tirar uma dúvida nesse cenário abaixo:
Aquisição de terreno e construção no valor de 200 mil, seria uma entrada de 40 mil + documentação e 420 parcelas de 1200 (por conta da minha renda). A casa sairá por volta de 550.000,00. Uma casa que irá valer uns 250.000,00, como irei ter lucro se no final a casa irá me custar 550.000,00?
como voce gasta 200k e vende por 250k? teu custo ta muito alto, tem que reduzir. outra coisa, voce vai demorar 420 meses pra vender? os juros da caixa as parcelas sao decrescentes... segundo o proprio simulador da caixa. EU TB TENHO MUITAS DUVIDAS e ainda nao sei como fazer pra dar certo, mas as suas informcaoes estou equivocadas no minimo amigo.
mais uma esse primo pobre nao e tao probre assim, ta mais pra podre de rico, ta cheio de gente se fazendo de pobre coitado por ai... fica de olho...
Durante a obra vc só paga o juros do financiamento e não as parcelas. Ao final da obra vc vende e quem compra quita o seu financiamento antes de você começar a pagar! Essa é a sacada
Não se paga juros de parcelas futuras, somente das parcelas presentes e passadas
Pergunta!
Se eu faço um financiamento pra terreno+construção pra vencer. Depois de terminado eu pego a casa. Como é que eu vou vender se ela ta alienada????
....
Eu tenho de receber avista e kitar então???
Existe o "interveniente quitante". Você pode vender financiada ou à vista, tanto faz. O que você precisa saber é que, antes de você ver a grana, o saldo devedor será quitado.
@@timothynerymas como será a proposta ao cliente ? Temos que falar que a casa está financiada ? Ele casas de baixo padrão, o cliente perde a oportunidade de obter subsídio?? Pois não será casa nova ou de 1° dono.. estou equivocado quanto a isso?
Tenho essa dúvida também, se for isso mesmo não faz sentido construir casas de baixo e médio padrão, pois quem compra essas casas estão buscando financiar pelo minha casa minha vida. @@PauloSergio-ts1zj
Casas até seis meses de construídas e sem habitação, são consideradas como imóvel novo…. Então vc tem até seis meses pra vender a casa mesmo ela estando financiado no seu nome… por isso tem que colocar nas mãos dos corretores já no início da obra, pra quando vc tiver terminado, já ter possíveis compradores no gatilho.
Mas se adquirir esse financiamento de aquisição de terreno e construção, e não vender a casa no tempo estimado, tem que te ficar pagando as prestações do financiamento?
Sim claro. Não e tão fácil assim. Estou com casa encalhada há quase 1 ano pagando 2500 de financiamento
Onde vce constroi qual cidade?
3:45
Rafael Caixa faz o financiamento para pessoa juridica ?
Faz, mas tem algumas exigências. É bom verificar diretamente com eles o que é necessário.
Eu quero construir para alugar.
Será que compensa ? Alugar ou vender eu tenho 3 mil metro de terra tô nessa dúvida
Alugar não compensa o aluguel está muito barato. Pessoalmente invisto em fundos imobiliários o retorno é maior e zero de de cabeça.
@@violonista20construir há uns anos atrás para alugar, isso dar muita dor de cabeça sem contar que os inquilinos destroem seu bém e isso gera muitos gastos e trabalho. Graças a Deus vendi esse imóvel.
EAE parceiro me diz ai, Tem como pegar financiamento na caixa através da pessoa jurídica? Porque no final o imposto da pessoa física sai bem maior, e consequentemente menos liquidez! Responde aii
Esse financiamento é apenas na pessoa física. Porém construindo para vender, você pagará menos imposto na PF do que na PJ. Na PJ, você paga de 4-8% sobre a receita (valor de venda). Na PF, você paga 15% sobre o ganho de capital (lucro).
Na grande maioria da vezes, fica mais barato na PF do que na PJ
@@engenheirosdozero não sou contador, mas não aconselho fazer casas para vender como pessoa física se for mais de duas casas a cada 5 anos, a RF pode entender que vc está empreendendo, meterá una multa e terá que pagar todo o atrasado como pessoa jurídica.
@@vlogdocontraditorio7854isso que não entendo. Se eu pagar o imposto devido de 15% (ganho de capital), onde estará problema?!
@@PauloSergio-ts1zj pois é, o Brasil é assim, o Estado entende que para realizar atividades de comércio é preciso fazer através de uma PJ e não no CPF, inclusive existe o MEI para isso, porém a atividade de incorporação que é a atividade de construir imóveis não é permitido no MEI, coisa de Brasil.
Boa tarde, Rafael e equipe!
Tenho um projeto de construir 4 casas geminadas em um único terreno. Minha dúvida é se a caixa permite esse tipo de financiamento e se consigo colocar mais dois proponentes além de mim no financiamento.
Desde já agradeço e parabéns pelo conteúdo.
Opa gabriel! Infelizmente a caixa só financia residências unifamiliares. Então, uma casa, um terreno, um financiamento.
@@engenheirosdozero só fazer o projeto na forma de condomínio.
@@vlogdocontraditorio7854como seria ? Mas aí tem que financiar como PJ, certo?
@@PauloSergio-ts1zj Isso, por ser na forma de condomínio, os bancos não fazem como financiamento habitacional e sim como financiamento comum, se vc tiver crédito eles fazem no CPF, o problema é antes vc ver com o contador se compensa, pois Receita Federal pode implicar com vc na hora de pagar o imposto do ganho de capital, nunca se sabe como a Receita Federal vai agir, se vc fizer uma consulta na receita Federal eles vão dizer que não pode construir no CPF para vender mais de duas casas no prazo de 5 anos, se acontecer eles entendem que é atividade comercial e para atuar como comerciante no Brasil precisa ser PJ.
Boa noite!
A caixa financia terreno e construção em rua não pavimentada?
Ou se tiver o terreno próprio e a rua não pavimentada também financia só a construção?
As duas situação tem água e pro esgoto é feito fossa.
Quero fazer casa pra vender.
Sem problemas quanto a isso, o imóvel estando regularizado.
Ótimo vídeo, mas como entrar nesse mercado? Pois não sou arquiteto e engenheiro.
Qual o contato da tua empresa?
Onde eu moro é interior então os financiamentos não são tão alto
Terrenos de 180m 70Mil consegui um financiamento de 140.000 5 meses para deixar pronta casas de 45 a 50m
Será que dá para ter lucro sendo financiada? com 30.000 de entrada?
E eu mesmo construo trabalho no ramo com meu pai será que compensaria tenho dúvidas mais estou louco para começar construir e vender
Acha interessnte fazer casas pra venda em lote de 12x30 com dua casas neste lote ? Casa uma com 70 m2 , pra entrar na segunda faixa da caixa de casas até 350 mil?
De nem meia de pé.
Conversa fiada construir com dinheiro do banco, lotes caros demais, trabalhador com salário mais baixo do que rodapé, material de construção nas alturas, mão de obra um inferno, qualquer pedreiro pede duzentos reais por dia...
Muita balela, no final o cara quer é vender um curso.
Pessoal, para quem quer construir para vender mais de 2 casas a cada 5 anos, eu não aconselho, a RF vai lhe pegar, o próprio sistema que calcula o imposto sobre o lucro vai perceber que vc construiu e vendeu várias casas no período de 5 anos, a RF só permite até 2 em 5 anos.
PJ tem esse problema?
Qual o problema se fizer o recolhimento devido do imposto? Acredito que o problema seria se não pagasse o imposto. Correto?
@@PauloSergio-ts1zj.
@@DiegoArcega1 tem, o problema é com a receita federal.
@@PauloSergio-ts1zj é que a legislação não aceita pessoa física realizar atos comercias.