Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários! Obrigado por colaborarem sempre!
Gostei demais do vídeo... Tô curtindo e me inscrevendo no canal... Mas vamos para a realidade onde eu moro... Dificilmente irei encontrar uma oficina ou profissional com essa estrutura por aqui... A mensagem vai ficar um pouquinho extensa, mas vou explicar meu problema com o máximo de detalhes. Tenho um G5 2010 1.0... Começou a falhar tem +/-1 ano... Tirava as velas e as deixava mergulhadas no Thinner a noite inteira. Depois secava, limpava e colocava no lugar e... show! O carro voltava a funcionar perfeitamente... Aí, dei uma vacilada no óleo lubrificante e ele começou o famoso TEC-TEC dos tuchos, mas mesmo assim funcionava tranquilo! De uns tempos pra cá, nem isso (limpar velas) funcionava mais... Comprei velas novas e... NADA! Tá a desgraça do motor falhando, fraco, tremendo, embolando, travado... Aí eu percebi que um dos cabos estava com fuga de centelha... Troquei os cabos e... Show de bola! Voltou a funcionar (mesmo com o TEC-TEC dos tuchos me tirando o sono) Pouquíssimos dias depois, Pah! Tá o magnífico EA111 1.0 falhando novamente... Troquei vela e nada... Troquei cabo e nada... Porém... tem dias que ele funciona perfeitamente e dias que não... ou seja o carro criou comportamento próprio... Só funciona bem se ele estiver de bom humor! Sendo assim, bora trocar a bobina? Troquei! Coloquei uma da NGK (R$500,00) só que... NÃO FUNCIONOU! O carro continua com o mesmo problema de potência e funcionamento Como a bobina nova não funcionou, tô pensando em colocar a velha no lugar pra fazer testes nela... Tô procurando, por aqui onde eu moro, alguém que tenha um carro com as mesmas configurações do meu para colocarmos as bobinas que eu tenho aqui para testar... Garage 545... Existe algum teste "simples e eficaz", ou seja, para quem não possui uma boa estrutura (oficina limitada) para que eu possa descartar problemas com a bobina (tendo em vista o valor da peça)?
Antigamente se usava muito trocar a peça por uma nova de teste para verificar se o problema não é ela. Cabos e velas duram cerca de 30.000km em uso normal neste motor, podendo ser necessário reduzir o prazo em condições severas. Os cabos especificamente por causa da temperatura do local que estão, e ao serem manuseados para a troca de vela geralmente rompem, até por usarem o modelo fio resistivo e não terminal resistor. Com o osciloscópio verificando o sinal no secundário e também no primário é possível ver o restante de descarga da bobina, comprimento da centelha e amplitude em tensão. Ajuda muito na diagnose, assim como transdutores aplicados na admissão e no escape, para determinar qual o cilindro ocorre a falha. É comum se identificar a falha desligando injetores cilindro a cilindro, lembrando que isto grava um DTC no módulo que deve ser apagado após o teste. É então comum ao se determinar em qual cilindro esta a falha, trocar Injetores de posição para ver se assim a falha também muda de cilindro. O que identifica um problema no injetor. Também fazem para velas, mas pelo custo e durabilidade é melhor trocar de uma vez. A bobina 6 pinos tem custo muito alto, por isto a opção de teste com osciloscópio. No caso de testes no primário é preciso usar um atenuador na entrada do osciloscópio. Há um vídeo meu em que mostro que até um mini osciloscópio DIY pode ajudar na oficina e neste tipo de teste.
Estou gom um gol desse com esse sistema de bobina, só chega 5volts em dois fios, e os outros dois não chega o pulso de 5 volts, será que pode ser a central?
Antes de condenar o driver de potência Do módulo faça os teste de continuidade: 76 - 2 71 - 3 72 - 4 57 - 5 Confira o aterramento do módulo, verifique com lâmpada 21W se chega alimentação no módulo, confira o aterramento bateria versus carroceria, carroceria ao parafuso de fixação do motor de partida. Mas sim, este módulo queima também suas saídas. Porém é possível que ele entre em proteção caso tenha algum curto à massa e isto é indicado com um DTC no rastreamento.
Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva
Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários!
Obrigado por colaborarem sempre!
Gostei demais do vídeo...
Tô curtindo e me inscrevendo no canal...
Mas vamos para a realidade onde eu moro...
Dificilmente irei encontrar uma oficina ou profissional com essa estrutura por aqui...
A mensagem vai ficar um pouquinho extensa, mas vou explicar meu problema com o máximo de detalhes.
Tenho um G5 2010 1.0...
Começou a falhar tem +/-1 ano...
Tirava as velas e as deixava mergulhadas no Thinner a noite inteira. Depois secava, limpava e colocava no lugar e... show! O carro voltava a funcionar perfeitamente...
Aí, dei uma vacilada no óleo lubrificante e ele começou o famoso TEC-TEC dos tuchos, mas mesmo assim funcionava tranquilo!
De uns tempos pra cá, nem isso (limpar velas) funcionava mais...
Comprei velas novas e... NADA!
Tá a desgraça do motor falhando, fraco, tremendo, embolando, travado...
Aí eu percebi que um dos cabos estava com fuga de centelha...
Troquei os cabos e... Show de bola! Voltou a funcionar (mesmo com o TEC-TEC dos tuchos me tirando o sono)
Pouquíssimos dias depois, Pah! Tá o magnífico EA111 1.0 falhando novamente... Troquei vela e nada...
Troquei cabo e nada...
Porém... tem dias que ele funciona perfeitamente e dias que não... ou seja o carro criou comportamento próprio... Só funciona bem se ele estiver de bom humor!
Sendo assim, bora trocar a bobina?
Troquei! Coloquei uma da NGK (R$500,00) só que...
NÃO FUNCIONOU!
O carro continua com o mesmo problema de potência e funcionamento
Como a bobina nova não funcionou, tô pensando em colocar a velha no lugar pra fazer testes nela...
Tô procurando, por aqui onde eu moro, alguém que tenha um carro com as mesmas configurações do meu para colocarmos as bobinas que eu tenho aqui para testar...
Garage 545...
Existe algum teste "simples e eficaz", ou seja, para quem não possui uma boa estrutura (oficina limitada) para que eu possa descartar problemas com a bobina (tendo em vista o valor da peça)?
Antigamente se usava muito trocar a peça por uma nova de teste para verificar se o problema não é ela.
Cabos e velas duram cerca de 30.000km em uso normal neste motor, podendo ser necessário reduzir o prazo em condições severas. Os cabos especificamente por causa da temperatura do local que estão, e ao serem manuseados para a troca de vela geralmente rompem, até por usarem o modelo fio resistivo e não terminal resistor.
Com o osciloscópio verificando o sinal no secundário e também no primário é possível ver o restante de descarga da bobina, comprimento da centelha e amplitude em tensão. Ajuda muito na diagnose, assim como transdutores aplicados na admissão e no escape, para determinar qual o cilindro ocorre a falha.
É comum se identificar a falha desligando injetores cilindro a cilindro, lembrando que isto grava um DTC no módulo que deve ser apagado após o teste.
É então comum ao se determinar em qual cilindro esta a falha, trocar Injetores de posição para ver se assim a falha também muda de cilindro. O que identifica um problema no injetor. Também fazem para velas, mas pelo custo e durabilidade é melhor trocar de uma vez.
A bobina 6 pinos tem custo muito alto, por isto a opção de teste com osciloscópio. No caso de testes no primário é preciso usar um atenuador na entrada do osciloscópio.
Há um vídeo meu em que mostro que até um mini osciloscópio DIY pode ajudar na oficina e neste tipo de teste.
Norival cará muito sucesso meu amigo parabéns!!
Kerginaldo meu irmão, companheiro de vida... Eu te agradeço muito pela ajuda!
Tá ficando top os vídeos
Graças a ajuda de vocês, sempre!
Top demais 👏👏👏
Kerginal Norival seu são ferras como todos amigos do grupo
Obrigado César, na verdade eu sou superfã seus também. Sempre nos ajudando!
Isso aí Norival
Obrigado mestre Fábio!!!!
Estou gom um gol desse com esse sistema de bobina, só chega 5volts em dois fios, e os outros dois não chega o pulso de 5 volts, será que pode ser a central?
Antes de condenar o driver de potência Do módulo faça os teste de continuidade:
76 - 2
71 - 3
72 - 4
57 - 5
Confira o aterramento do módulo, verifique com lâmpada 21W se chega alimentação no módulo, confira o aterramento bateria versus carroceria, carroceria ao parafuso de fixação do motor de partida.
Mas sim, este módulo queima também suas saídas. Porém é possível que ele entre em proteção caso tenha algum curto à massa e isto é indicado com um DTC no rastreamento.
Qual o valor de tensão do pulso?
Meu amigo, preciso confessar que nesta época nem mesmo tinha noção e estava aprendendo a usar o Raven.