Pelo que você explicou perfeitamente, a obra de Immanuel Kant, "Crítica da Razão Pura", e as ideias de Jean Piaget sobre a Abstração Reflexiva têm algumas conexões interessantes. O que acha? veja. Kant, em sua obra, explora o papel da razão pura na formação do nosso conhecimento, legal. Ele argumenta que a razão pura pode nos permitir formar novas ideias, mas não pode provar que essas ideias são reais. Ele distingue entre o conhecimento a priori, que é independente da experiência, e o conhecimento a posteriori, que é derivado da experiência. Acho que é isso, pelo que entendi! Por outro lado, Piaget, um psicólogo do desenvolvimento, propôs a ideia de abstração reflexiva. Segundo ele, a abstração reflexiva é um processo pelo qual as crianças (e os adultos) formam novos conceitos com base em seu conhecimento e experiência existentes. Opa!!!! Aqui que é a interecção. Tanto Kant quanto Piaget estão interessados em como formamos conceitos e conhecimentos. Ambos reconhecem que nosso entendimento não é apenas um reflexo passivo do mundo, mas uma atividade ativa de construção e organização. No entanto, eles diferem em suas visões sobre o papel da experiência! Certo? Para Kant, algumas formas de conhecimento (a priori) são independentes da experiência. Para Piaget, toda a aprendizagem é enraizada na experiência. Vê aí se eu escrevi besteira Professor. Sou da Àrea da Matemática, estamos alinhados.
Seu vídeo foi incrível! Sou estudante do terceirão do ensino médio e não conseguia entender por nada a crítica da razão pura, mas você fez parecer até fácil! Valeu professor ganhou meu inscrito
Eu precisava desse vídeo no meu primeiro semestre de Letras. Eu não entendi essa obra por nada nesse mundo, e fiquei adiando essa matéria, que reprovei, para cursar só no final do curso. E acabou que tiraram da grade. E ainda dizem que filosofia é fácil, rs
A Filosofia é fácil, alguns é que gostam de a complicar, pois pensam que assim ela fica mais importante!!!! A verdadeira Filosofia é a ARTE DE SOBREVIVER neste Mundo tão hostil, cruel, egoísta, desigual, etc,etc,etc,.... O resto são palavras, palavras e mais palavras... O que sabe mesmo, produz alguma coisa, o que não sabe mas julga que sabe entra numa escola/universidade para dar aulas!!!! Triste Mundo este da espécie Humana!!!!
Muito bom! Parabéns pela clareza do pensamento e pela sua maneira e generosidade de oferecer isso ao mundo.
2 ปีที่แล้ว +1
Gostei bastante, eu já postei alguns conteúdos em meu canal sobre Kant. Porém foi muito bom revisar os conceitos de transcendental, número, a priori e a posteriori.
...É Isso mesmo que:👀 DEUS é o que "É" e não precisa de explicação; Na certeza de que DEUS não É à transformação...! Sendo assim, nunca chegaram à UMA conclusão; E À folgologia só ajuda nessa escuridão! 📖
Ótima análise e explicação. Faz um vídeo sobre a filosofia de Paulo Freire. Alguns artigos americanos se referem a ele como um importante filósofo brasileiro, sendo por isso leitura obrigatória em disciplinas do instituto de educação da universidade de Harvard (na verdade, dizem que é o único autor brasileiro a compor ementários de Harvard e de outras europeias).
Excelente explicação, vou reler esse livro com outros olhos, pois confesso que dá primeira vez fiquei sem entender muitas coisas. Tem gente que acha a obra de Nietzsche dificil, mas perto de Kant, ela é muito simples de entender. Aliás, Nietzsche foi um dos primeiros críticos de Kant, apesar de ter sido um admirador dele no início de sua vida acadêmica.
Que vídeo incrível! Conheci o Kant na minha graduação em Direito e sem sombra de dúvidas é o filósofo que mais gosto, apesar de precisar de estudar, e muito, sua obra. Adorei o vídeo, com certeza ele é muito esclarecedor e instiga a querermos conhecer ainda mais a obra do filósofo! Parabéns e obrigada!!
Muito obrigado pela explicação. Dos professores/filósofos do TH-cam, tanto BR quanto gringos, nenhum me explicou esse livro tão bem, de forma que acabei nunca me interessando por Kant. Mas vc conseguiu, já vou até comprar o livro, obrigado!
Excelente comentario. Na verdade foi o melhor comentario sobre Kant. E como você pedio sugestão, será que você poderia fazer um video comentando sobre o filosofo Pascual e Séneca? Obrigado!
Obra de Kant tem um tema: epistemologia -Teoria do Conhecimento, ou como o conhecimento é possível. Kant era um filósofo moderno e durante toda a modernidade e a Ciência estava evoluindo. Estavam procurando entender se o conhecimento vem da experiência (Escola Inglesa)ou da razão( Escola Francesa), empirismo ou ratio, o que levou Kant a encontrar o meio termo dessas duas experiências. O Kant vai promover uma Revolução na Filosofia (os modernos estavam preocupados em entender como o ser humano uma revolução "copernicana." Para Kant, a gente não tem acesso ao mundo como ele é de fato (Numeno) mas sim ao fenômeno (como eu percebo). Se o mundo nunca é mostrado, como o conhecimento é possível? Temos um aparato que nos permite conhecer e por meio desse aparato pega-se a experiência e produz o conhecimento. Critica vem do grego " analisar cuidadosamente", razão pura (a razão em si mesma). O juiz analitico não acrescenta conhecimento, por exemplo: "Circulo é redondo, corpo é feito de massa ", esse nao interessa ao Kant, nem o a posteriori: O café é amargo..", mas é o juizo sintetico que interessa ao Kant.
eu no terceiro ano do ensino medio vou ter prova amanha de idealismo alemão em kant os conteudos seria os seguintes: as questões da critica da razão pura, estetica trancendental, dedução trancendental, juízos analiticos e sinteticos, a priori e aposteriori
Estou aqui logo após a leitura do ESCLARECIMENTO do Kant. E a vontade de encarar essas 500 páginas agora triplclou. Mas como você mesmo indicou, melhor começar a escalada no Kant através de outros livros e deixar as 3 CRÍTICAS para depois.
Kant via as emoções como "doenças da alma", defendendo a razão absoluta; Descartes e racionalismo influenciaram Kant a ver razão e emoção como separadas. Isso estaria correto em relação ao Idealismo Transcendental?
professor, assiste seu vídeo, que achei sensacional. Fui dar uma olhada na Critica da razão pura de kant, e me ajuda aqui: quando diz sobre o conhecimento a priori, ou seja, aquele que existe antes da experiência. não consigo imaginar nenhum conhecimento que não tenha antes passado pelos sentidos, ou seja, pela experiência. me ajuda ai.
O que dizer dos postulados matemáticos (verdades primeiras sem demostrações), seria razão pura? um juizo sintético - a priori - não depende de experiências (a correção do juizo análitico sobre quadrado, foi perfeito)
Está ponte seria a cosmovisão que cada um tem e nesse sentido a verdade percebida poderia ser relativa e sendo relativa como a prática seria possível? Será que mesmo sendo percebido o fenômeno, o mesmo em si, não traria algo que torne a repetição possível em outros ambientes e feitos por outras pessoas?
Sinto que sobre este tema o professor não irá responder, não por desconhecimento pois, é um acadêmico de filosofia mas, por, suponho, não aceitar muito facilmente a temática de Alma em Aristóteles. Digo isso embasado na impressão que faço do bom professor de ter uma afinidade muito clara sobre a grande dualidade filosófica, qual seja: a linha metafísica de Aristóteles que foi contestada pelo "nominalismo de Ockham", que gerou toda a estrutura da filosofia moderna da qual, ele notadamente adota.
Temos que obrigar aos GOVERNOS do BRASIL a colocar a Matéria de FILOSOFIA 🧠 em todas as ESCOLAS BRASILEIRAS,se isso acontecer daremos um salto como CIVILIZAÇÃO em todos os aspectos, FILOSOFIA é LUZ ☀️🧠👍
@josecardoso6231 A filosofia ja foi disciplina do curso pedagógico qdo funcionava o 2º grau, foi tirado do currículo nos anos 80 por aí 😮😮
2 ปีที่แล้ว
Saudações professor. O sr por acaso já ouviu falar sobre a derivação que Mises faz denominada axioma da ação humana? Ele parte do paradigma do conhecimento sintético a priori e sentencia que o ser humano age sempre buscando sair de um estado de menor satisfação para um estado de maior satisfação. Para ele, esse conhecimento não demanda a empiria, pois se não buscasse por aumentar sua satisfação, o homem não agiria. Gostaria de saber a opinião do professor, e se essa declaração poderia ser corretamente classificada como um conhecimento sintético a priori. Muito obrigado.
A experiência é o próprio mundo, vivenciando-a (sentindo-a), o indivíduo abstrai conceitos e tenta entendê-la através do intelecto. Aristóteles em 330 ac já explicava isso. Pelo próprio fato de estarmos no mundo, não é possível extrair conhecimento algum, sem o alicerce que sustenta tudo e todos (A realidade). Mesmo o que Kant diz, segundo o que foi exposto no vídeo, de haver um tipo de conhecimento que *independe* da experiência, só foi possível através dos pressupostos que partem dela, e só foi possível estando nela. Logo, sempre será dependente. Triste rumo que a filosofia moderna e pós-moderna escolheu tomar..
No caso todo ser humano tem um aparato, que filtra a experiência e transforma em conhecimento e isso faz com que a gente não veja o mundo como ele realmente é?
Ele fala da consciencia em si só pode ! Porque ate a racionalizacao do ponto e o traço precisa saber oque é um ponto e um traço , logo necessita da experiencia
A menor distância entre dois pontos é uma reta somente na geometria plana. Nas demais geometrias, espacial, analítica, geodésica, etc a menor distância entre dois pontos é uma catenária já que o espaço no mundo real é curvo. Aliás, no mundo real não existe reta; tudo é curvo.
Realizou uma revolução copernicano da filosofia: o mundo que é percebido pelo ser humano,nós não acessamos o mundo como ele é,mas sim como ele é mostrado pra nós Não é o ser humano que conhece o mundo,mas sim o mundo que é conhecido pelo ser humano
- todo ser humano tem um aparato que nasce com a gente,e que nos permite conhecimento, a experiência que preencheria esse aparato através do mundo,uma mistura de razão e experiências,um depende do outro.
Ele acreditava que a razão não era pura, Juízo analítico não acrescenta conhecimento Juízo a priori e sintético: não precisa de experiência mas produz conhecimento
Achou um meio termo entre racionalismo e empirismo Cria a ideia de que não temos acesso ao mundo,só percebemos oque conseguirmos ver,sempre existe algo entre o sujeito e o mundo
Professor, estou aqui, vou assistir, mas ainda continuo insistindo, temos gravissimos erros de interpretações e modernaos + empiricas de Kant que devem sim serem urgentemente corrigidas e para ontem. É importantissimo e principalmente por causa da Tabela da Categoria do Juizo de Kant mais a Tabela da Categoria do Conceito do Juizo e por fim as proprias criticas que esse classico levanta sobre Aristoteles e obviamente relativo a metafisica que influenciara nesta quantica moderna e do conhecimento=conceito para o entendimento construindo por formação uma massa. (aqui entraria a psicologia das massas)
Como assim nao precisa da experiencia pra saber que o quadrado tem 4 lados ? Se nao tivessemos visto a representaçao de um quadrado saberiamos quantos lados tem ? A propria matematica e os numeros vieram quando começamos a contar o gado
Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨📚👇🏻
go.hotmart.com/O93957422X
Excelente conteúdo! Sou aluno de Licenciatura em Filosofia e seus vídeos sempre complementam meus estudos. Obrigado professor!
Pelo que você explicou perfeitamente, a obra de Immanuel Kant, "Crítica da Razão Pura", e as ideias de Jean Piaget sobre a Abstração Reflexiva têm algumas conexões interessantes. O que acha? veja.
Kant, em sua obra, explora o papel da razão pura na formação do nosso conhecimento, legal. Ele argumenta que a razão pura pode nos permitir formar novas ideias, mas não pode provar que essas ideias são reais. Ele distingue entre o conhecimento a priori, que é independente da experiência, e o conhecimento a posteriori, que é derivado da experiência. Acho que é isso, pelo que entendi!
Por outro lado, Piaget, um psicólogo do desenvolvimento, propôs a ideia de abstração reflexiva. Segundo ele, a abstração reflexiva é um processo pelo qual as crianças (e os adultos) formam novos conceitos com base em seu conhecimento e experiência existentes. Opa!!!! Aqui que é a interecção.
Tanto Kant quanto Piaget estão interessados em como formamos conceitos e conhecimentos. Ambos reconhecem que nosso entendimento não é apenas um reflexo passivo do mundo, mas uma atividade ativa de construção e organização. No entanto, eles diferem em suas visões sobre o papel da experiência! Certo? Para Kant, algumas formas de conhecimento (a priori) são independentes da experiência. Para Piaget, toda a aprendizagem é enraizada na experiência. Vê aí se eu escrevi besteira Professor. Sou da Àrea da Matemática, estamos alinhados.
foi na veia e na alma!!!
Concluí a mesma coisa estudando Kant.
EXELENTE CONTEUDO, AMEI. APRENDI MAIS EM 15MIN QUE EM TODO O SEMESTRE😂♥
Até que enfim um professor que sabe passar o que sabe. Excelente 👏👏👏👏👏
Muito obgd, professo! Explicou perfeitamente.
Seu vídeo foi incrível! Sou estudante do terceirão do ensino médio e não conseguia entender por nada a crítica da razão pura, mas você fez parecer até fácil! Valeu professor ganhou meu inscrito
Que aula, espetacular! Kant é tudo!
Eu precisava desse vídeo no meu primeiro semestre de Letras. Eu não entendi essa obra por nada nesse mundo, e fiquei adiando essa matéria, que reprovei, para cursar só no final do curso. E acabou que tiraram da grade. E ainda dizem que filosofia é fácil, rs
A Filosofia é fácil, alguns é que gostam de a complicar, pois pensam que assim ela fica mais importante!!!!
A verdadeira Filosofia é a ARTE DE SOBREVIVER neste Mundo tão hostil, cruel, egoísta, desigual, etc,etc,etc,....
O resto são palavras, palavras e mais palavras...
O que sabe mesmo, produz alguma coisa, o que não sabe mas julga que sabe entra numa escola/universidade para dar aulas!!!!
Triste Mundo este da espécie Humana!!!!
Muito bom! Parabéns pela clareza do pensamento e pela sua maneira e generosidade de oferecer isso ao mundo.
Gostei bastante, eu já postei alguns conteúdos em meu canal sobre Kant.
Porém foi muito bom revisar os conceitos de transcendental, número, a priori e a posteriori.
Obrigado por explicar algo tão indigesto e ser uma enzima digestiva nesse mundo filosófico. Gostei e já vou avompanhar seus outros vídeos.
Excelente. Explicação com as bases da comunicação que são; simplicidade, clareza e objetividade.
- Já merece um like só pôr falar de Kant!
À folgologia clareia à escuridão da filosofia!
...É Isso mesmo que:👀
DEUS é o que "É" e não precisa
de explicação; Na certeza de que
DEUS não É à transformação...!
Sendo assim, nunca chegaram à UMA conclusão;
E À folgologia só ajuda nessa escuridão!
📖
Ótima análise e explicação. Faz um vídeo sobre a filosofia de Paulo Freire. Alguns artigos americanos se referem a ele como um importante filósofo brasileiro, sendo por isso leitura obrigatória em disciplinas do instituto de educação da universidade de Harvard (na verdade, dizem que é o único autor brasileiro a compor ementários de Harvard e de outras europeias).
Estou amando seu canal, mesmo sendo um curioso por filosofia,e saber que vc é um anchietense como eu.
Excelente explicação, vou reler esse livro com outros olhos, pois confesso que dá primeira vez fiquei sem entender muitas coisas. Tem gente que acha a obra de Nietzsche dificil, mas perto de Kant, ela é muito simples de entender. Aliás, Nietzsche foi um dos primeiros críticos de Kant, apesar de ter sido um admirador dele no início de sua vida acadêmica.
Que vídeo incrível! Conheci o Kant na minha graduação em Direito e sem sombra de dúvidas é o filósofo que mais gosto, apesar de precisar de estudar, e muito, sua obra. Adorei o vídeo, com certeza ele é muito esclarecedor e instiga a querermos conhecer ainda mais a obra do filósofo! Parabéns e obrigada!!
Esse tema de vídeo foi o que me fez se interessar por filosofia, obrigado Felício por me lembrar disso, muito bom
Valeu, Henrique! A Crítica da Razão Pura é uma baita obra!
Otimo conteudo
Obrigado
Felipe, muito obrigado! Eu geralmente fico boiando nesses assuntos, mas com sua explicação consigo entender um pouco mais...
Muito bom o vídeo, fala da crítica da faculdade do juízo.
os teus videos sao os melhores, os únicos que me fazem entender filosofia!!!
Muito obrigado pela explicação. Dos professores/filósofos do TH-cam, tanto BR quanto gringos, nenhum me explicou esse livro tão bem, de forma que acabei nunca me interessando por Kant. Mas vc conseguiu, já vou até comprar o livro, obrigado!
Excelente comentario. Na verdade foi o melhor comentario sobre Kant.
E como você pedio sugestão, será que você poderia fazer um video comentando sobre o filosofo Pascual e Séneca? Obrigado!
Grata surpresa o canal
.....MT bom
Amei. Muito bom ver estudiosos amantes da filosofia!
Obra de Kant tem um tema: epistemologia -Teoria do Conhecimento, ou como o conhecimento é possível. Kant era um filósofo moderno e durante toda a modernidade e a Ciência estava evoluindo. Estavam procurando entender se o conhecimento vem da experiência (Escola Inglesa)ou da razão( Escola Francesa), empirismo ou ratio, o que levou Kant a encontrar o meio termo dessas duas experiências.
O Kant vai promover uma Revolução na Filosofia (os modernos estavam preocupados em entender como o ser humano uma revolução "copernicana."
Para Kant, a gente não tem acesso ao mundo como ele é de fato (Numeno) mas sim ao fenômeno (como eu percebo). Se o mundo nunca é mostrado, como o conhecimento é possível? Temos um aparato que nos permite conhecer e por meio desse aparato pega-se a experiência e produz o conhecimento.
Critica vem do grego " analisar cuidadosamente", razão pura (a razão em si mesma).
O juiz analitico não acrescenta conhecimento, por exemplo: "Circulo é redondo, corpo é feito de massa ", esse nao interessa ao Kant, nem o a posteriori: O café é amargo..", mas é o juizo sintetico que interessa ao Kant.
Valeu!
Obrigado! 😀🫶🏻
Que exímia explanação! Parabéns, professor.
Obrigado pelo elogio! 😀
Gostei! Foi uma boa explicação, apenas com poucos minutos dá pra perceber essa obra quase na sua totalidade, foi bacana mesmo.
Eu tava pesquisando sobre isso 5 min atrás e vc postou esse vídeo a 40min
Professor, poderia fazer um vídeo sobre O princípio da não-contradição?
Só se for no sentido da racionalizacao no momento sobre a reta , sem a ideia de ponto ser inata .
Positivo. Para mim atingiu estes objetivos.
Olá, professor, poderia fazer um vídeo sobre a filosofia Cínica.
Espetacular a aula! Esclarecedora. Parabéns!
Muito obrigado! :D
Parabéns por essa introdução
eu no terceiro ano do ensino medio vou ter prova amanha de idealismo alemão em kant os conteudos seria os seguintes: as questões da critica da razão pura, estetica trancendental, dedução trancendental, juízos analiticos e sinteticos, a priori e aposteriori
Estou aqui logo após a leitura do ESCLARECIMENTO do Kant.
E a vontade de encarar essas 500 páginas agora triplclou.
Mas como você mesmo indicou, melhor começar a escalada no Kant através de outros livros e deixar as 3 CRÍTICAS para depois.
Kant via as emoções como "doenças da alma", defendendo a razão absoluta; Descartes e racionalismo influenciaram Kant a ver razão e emoção como separadas. Isso estaria correto em relação ao Idealismo Transcendental?
Excelente vídeo, Filício!! Vc consegue traduzir em termos simples e em 15 min algo de grande complexidade. Obrigada!
Kant e Kierkgaard ajudaram bastante no desenho humano da Ética, mas como poucos lêem atualmente, a Ética têm sido confundida com moral circunstancial.
Vídeo fenomenal! kkk Parabéns, professor, pela explanação.
Bravo! Aula nota 10!
Essencial!
Colocar em todas as escolas Brasileiras desde o primeiro grau🧠⚡
Faz uma análise da obra ser e tempo.
Gostaria de suas explicações sobre a obra de Hegel: A fenomenologia do Espírito. Não consigo entender nada
Dica anotada, José!
Esse livro está caríssimo em todos os lugares
Excelente !!!
muiiito obrigada :)
Amo filosofia❤
❤️🥰
Seria um vídeo interessante falar sobre a Ética do Baruch Spinoza.✌🏻
Muito bom!
Quais as relações positivas e as relações negativas ao domínio da razão como princípio estruturador do conhecimento na era da sociedade moderna?
Faz um resumão do livro _A Lógica da Pesquisa Científica,_ de Karl Popper.
Esse vídeo ta me ajudando bastante faço Filosofia
Bacana, George! Espero que o canal te ajude em sua graduação!
Precisando de alguma ajuda em específico, é só falar! :D
Coltrane é ótimo. Fixo na parede
Eu amei esse vídeo!!
Excelente.
Belo canal de filosofia!✌
Juízo sintético a posteriori é a fusão do inatismo com a experiência sensória?
professor, assiste seu vídeo, que achei sensacional. Fui dar uma olhada na Critica da razão pura de kant, e me ajuda aqui: quando diz sobre o conhecimento a priori, ou seja, aquele que existe antes da experiência. não consigo imaginar nenhum conhecimento que não tenha antes passado pelos sentidos, ou seja, pela experiência. me ajuda ai.
Ninguém tem dúvidas que o filósofo queridinho desse canal é o Kant 😅
Praticamente todos os vídeos o Felício dá ex sobre hehe
O que dizer dos postulados matemáticos (verdades primeiras sem demostrações), seria razão pura? um juizo sintético - a priori - não depende de experiências (a correção do juizo análitico sobre quadrado, foi perfeito)
Está ponte seria a cosmovisão que cada um tem e nesse sentido a verdade percebida poderia ser relativa e sendo relativa como a prática seria possível? Será que mesmo sendo percebido o fenômeno, o mesmo em si, não traria algo que torne a repetição possível em outros ambientes e feitos por outras pessoas?
Não tem como adquirir conhecimento sem experimentar. Mesmo que de forma inconsciente.
Boa Noite professor ✌
Tenho a coleção "Os pensadores", publicada a partir de 1979.
Gostaria de um vídeo sobre a obra Da Alma de Aristoteles
Sinto que sobre este tema o professor não irá responder, não por desconhecimento pois, é um acadêmico de filosofia mas, por, suponho, não aceitar muito facilmente a temática de Alma em Aristóteles. Digo isso embasado na impressão que faço do bom professor de ter uma afinidade muito clara sobre a grande dualidade filosófica, qual seja: a linha metafísica de Aristóteles que foi contestada pelo "nominalismo de Ockham", que gerou toda a estrutura da filosofia moderna da qual, ele notadamente adota.
Qual as diferenças entre razão, juízo e discernimento?
Professor, o Sr poderia fazer um vídeo sobre a ética em Kant?
Muito didático!Sou estudante amadora da filosofia. Acrescentou mais ainda!
Temos que obrigar aos GOVERNOS do BRASIL a colocar a Matéria de FILOSOFIA 🧠 em todas as ESCOLAS BRASILEIRAS,se isso acontecer daremos um salto como CIVILIZAÇÃO em todos os aspectos, FILOSOFIA é LUZ ☀️🧠👍
@josecardoso6231 A filosofia ja foi disciplina do curso pedagógico qdo funcionava o 2º grau, foi tirado do currículo nos anos 80 por aí 😮😮
Saudações professor. O sr por acaso já ouviu falar sobre a derivação que Mises faz denominada axioma da ação humana? Ele parte do paradigma do conhecimento sintético a priori e sentencia que o ser humano age sempre buscando sair de um estado de menor satisfação para um estado de maior satisfação. Para ele, esse conhecimento não demanda a empiria, pois se não buscasse por aumentar sua satisfação, o homem não agiria. Gostaria de saber a opinião do professor, e se essa declaração poderia ser corretamente classificada como um conhecimento sintético a priori. Muito obrigado.
sensacional
Obrigado!
Por que não faz um curso online (infoproduto) sobre o Kant?
Excelente ideia! Vou pensar seriamente nessa possibilidade! Quem sabe um curso sobre as três grandes obras de Kant. O que acha?
Vou tentar ler de novo kkkk
Kant supera a teoria das causas de Aristóteles? Assim como o conceito de substância?
O que seria razão?
A experiência é o próprio mundo, vivenciando-a (sentindo-a), o indivíduo abstrai conceitos e tenta entendê-la através do intelecto. Aristóteles em 330 ac já explicava isso.
Pelo próprio fato de estarmos no mundo, não é possível extrair conhecimento algum, sem o alicerce que sustenta tudo e todos (A realidade). Mesmo o que Kant diz, segundo o que foi exposto no vídeo, de haver um tipo de conhecimento que *independe* da experiência, só foi possível através dos pressupostos que partem dela, e só foi possível estando nela. Logo, sempre será dependente.
Triste rumo que a filosofia moderna e pós-moderna escolheu tomar..
02:50
Lendo agora, estou lendo com um caderno do lado para anotações.
Li 3 vezes, demorei 2 anos pra entender 🥲
Quem lembra do Skeeter explicando Kant no desenho do Doug? kkkkkth-cam.com/video/eEG9CA58vRQ/w-d-xo.html&ab_channel=zlvmbubina
Saudações, Filício!... A UFES deixou saudades!...
Olá professor. Você tem algo sobre Quine? Acho difícil compreender o pensamento desse autor. Obrigado.
Além do mais há o juízo analítico impuro que, apesar de ser independente da experiência, precisa ser investigado para chegar a uma conclusão
No caso todo ser humano tem um aparato, que filtra a experiência e transforma em conhecimento e isso faz com que a gente não veja o mundo como ele realmente é?
Alguém sabe em qual obra está a frase "Lembra-te de esquecer" / "Lembre-se de esquecer" ?
A critica da razao pura no final verifica que impurezas agregam se à razão
Ele fala da consciencia em si só pode ! Porque ate a racionalizacao do ponto e o traço precisa saber oque é um ponto e um traço , logo necessita da experiencia
A menor distância entre dois pontos é uma reta somente na geometria plana. Nas demais geometrias, espacial, analítica, geodésica, etc a menor distância entre dois pontos é uma catenária já que o espaço no mundo real é curvo. Aliás, no mundo real não existe reta; tudo é curvo.
Piada clássica e infame. Por que Kant morreu virgem? Porque ele não conheceu a coisa em si.
HAHAHAHAHHAHAHA
Finalmente um comentário lvcido
Kkkkkk
Pra eu ler esse livro, eu acho que preciso de um professor pra dar uma pausa à cada parágrafo do livro kkkkk
Immanuel Kant
Sua obra:a crítica da razão pura
Epistemologia: teoria do conhecimento, como o conhecimento é possível
Realizou uma revolução copernicano da filosofia: o mundo que é percebido pelo ser humano,nós não acessamos o mundo como ele é,mas sim como ele é mostrado pra nós
Não é o ser humano que conhece o mundo,mas sim o mundo que é conhecido pelo ser humano
- todo ser humano tem um aparato que nasce com a gente,e que nos permite conhecimento, a experiência que preencheria esse aparato através do mundo,uma mistura de razão e experiências,um depende do outro.
Ele acreditava que a razão não era pura,
Juízo analítico não acrescenta conhecimento
Juízo a priori e sintético: não precisa de experiência mas produz conhecimento
Achou um meio termo entre racionalismo e empirismo
Cria a ideia de que não temos acesso ao mundo,só percebemos oque conseguirmos ver,sempre existe algo entre o sujeito e o mundo
Prezado Professor gostaria de saber se tem algum texto (acadêmico) que discorda das afirmações do Olavo de Caarvalho quanto ao pensamento de Kant?
A academia não refuta o Olavo porque o considera irrelevante
qual a diferença de filósofo e poetas ?
Mestre e a ideia de que Marx é um Hegeliano de esquerda? Como isso se dá?
Foda
Professor, estou aqui, vou assistir, mas ainda continuo insistindo, temos gravissimos erros de interpretações e modernaos + empiricas de Kant que devem sim serem urgentemente corrigidas e para ontem. É importantissimo e principalmente por causa da Tabela da Categoria do Juizo de Kant mais a Tabela da Categoria do Conceito do Juizo e por fim as proprias criticas que esse classico levanta sobre Aristoteles e obviamente relativo a metafisica que influenciara nesta quantica moderna e do conhecimento=conceito para o entendimento construindo por formação uma massa. (aqui entraria a psicologia das massas)
Como assim nao precisa da experiencia pra saber que o quadrado tem 4 lados ? Se nao tivessemos visto a representaçao de um quadrado saberiamos quantos lados tem ? A propria matematica e os numeros vieram quando começamos a contar o gado