O fumante luta contra uma industria brutal e sem escrúpulos. A melhor coisa que fiz foi eliminar o cigarro da minha vida. Fui fumante por 20 anos. Tem 4 anos que abandonei essa desgraça e minha vida só melhorou depois disso.
@@sivispacemparabellum5160 Não é verdade, amigo. A indústria do tabaco promoveu diversas campanhas publicitárias e de desinformação, contra quais pessoas são obrigadas a lutar mentalmente contra. De um lado pesquisadores, publicitários, equipes inteiras de marketing para vender esse veneno como se fosse algo bom. Do outro lado tem uma pessoa sozinha, viciada em nicotina. Se o fumante fumasse o tabaco puro ainda seria um problema menor, mas o cigarro possui inúmeros aditivos, inclusive para acelerar a absorção de nicotina. Então o fumante também luta contra equipes inteiras em laboratórios, desenvolvendo novas formas de nos deixar mais dependentes. Depois de diversos reveses o que a indústria do tabaco faz? Investe em novas formas de vender nicotina para as pessoas mais jovens.
@@sivispacemparabellum5160 Não é tão simples. A propaganda influencia fortemente a decisão dos seres humanos; há estudos sólidos sobre os efeitos da propaganda, tanto que a propaganda de cigarro é proibida na TV. Entretanto, ainda podemos ver propagandas em músicas, filmes, jogos, etc. É algo muito complexo.
NOJO de fumante. A pessoa cheira a cinzeiro, a boca é podre, a pele seca e fedida, nojooo! E não adianta dizer "ain, eu uso listerine, eu passo creme na pele" NÃO ADIANTA! O cheiro fica impregnado, a gengiva preta/podre e o cheiro da pele/roupas de fumante dá p sentir a km de distância.
Rapaz, tenho 40 anos. E tô puxando aqui da memória....e faz uma caralhada de tempo que não vejo propaganda de cigarro.... realmente a proibição da publicidade tem um forte efeito no consumo.
Rapaaaaz, eu tou aqui puxando pela memória a tentar me lembrar de uma publicidade que incentive a comer c00l de curioso, e, no entanto, eu como. Vc tá curioso em saber o porquê?
A proibição do consumo de cigarros nos comerciais goi mm Mi oiipromovida pela propria f tabagista. Antes, as campanhas antitabagismo faziam propagandas alertando sobre os variados males do fumo, as vendas caíram, e isso foi visto como uma ameaça tão grande à grande indústria tabagista, que eles preferiram promover o banimento de propagandas contendo cigarro, para que assim a campanha anti-cigarro não pudesse passar comerciais antifumo na televisão. A proibição de cigarros em propagandas e comerciais foi uma tática favorável à big tobacco, mas todo mundo pensa que foi uma vitória antitabagismo.
fui uma criança criada por pais fumantes, peguei nojo e até hj com 24 anos eu nunca coloquei um cigarro na boca. Minha mãe começou a fumar com 14 anos pq tbm achou bonito... acredito que muita gente começou assim nessa época
Infelizmente agora com vape alguns estão começando com 25 anos ou mais. Eu fumo quando quero, meu primeiro cigarro foi com 22 anos. Meu noivo experimentou e foi uma luta para largar @@grasicsc1
O Brasil raramente é exemplo positivo para algo, mas para o tabagismo, a política realmente funcionou. A quantidade fumantes é realmente muito menor que antes.
Convivi com um europeu aqui no meu trabalho e ele reclamava que brasileiro não fumava! Depois passou a sair pra fumar longe das pessoas. Por fim, após quase 2 anos de Brasil, ja estava tentando parar rsrs Mas bons exemplos do brasil não são poucos. É que nosso complexo de vira latas nos incapacita de ver.
Exemplo positivo de simpatia e calor humano, exemplo positivo em riquezas naturais, exemplo positivo em cultura, diversidade, exemplo positivo em culinária. Tem certeza que somos realmente raramente exemplo positivo querido???
Morei na França por mais de 3 anos. Não me lembro de propagandas de cigarro. O povo fuma lá pq é cultural. Falar para eles pararem de fumar é quase como falar para parar de beber vinho. Nunca me acostumei a ir em restaurante com mesa fora e ter que aguentar fumaça de cigarro.
Confia em anglo-americano vai... Viciaram o mundo inteiro pra lucrar, subornaram médicos pra recomendar cigarros dizendo que era bom pra saúde. Agora o preço ta ai. Não existe 1 único povo sequer que confiram nos anglos e não foram apunhalados pelas costas. NENHUM, em qualquer momento da história. ps: Cigarro moderno não tem mais que algumas décadas, e nem se compara com as outras formas de tabaco que eram mais comuns antes (é como comparar refrigerante com cachaça).
Fumar também já foi muito cultural no Brasil, assim como beber ainda o é. O que mudou a cultura local foi contra propaganda do Estado. coisas como proibir a propaganda de cigarro, colocar fotos dos efeitos nocivos em cada caixa de cigarro, proibir embalagens bonitas para atrair visualmente, exibir constantemente vídeos e imagens mostrando como o cigarro é maligno e devem parar de fumar, ensinar nas escolas nas aulas de biologia, etc.
Foi uma das coisas que mais me surpreenderam na Europa. Infelizmente uma surpresa desagradável. Fumam muito. Em todos os lugares. Aqui as campanhas feitas pelo MS surtiram muito efeito no combate ao tabagismo. É preciso se fazer a mesma coisa agora contra os cigarros eletrônicos que fazem mal igual ou pior ao cigarro tradicional.
Lo de fumar en Europa para mí fue un shock cultural. En Europa lo raro es encontrar alguien que no fume. Todo el mundo fuma, fuma en tu cara, en interiores, y encima de los niños; es terrible, una de las peores cosas de Europa.
Fumar influência os jovens isso faz parecer vc adulto na Inglaterra vejo muitos jovens de 14 15 anos que querem fumar para parecer mais velho isso é muito cultural raramente vc não vê alguém que não fume
@@ak_akemi Eu moro na Espanha desde os 11. Nunca fui pro Brasil até os 26, fiquei impressionado que ninguem fuma. Minha familia quando eu fui, me olhava mal por fumar. Acho bom por vocês, más tambem nao é para tanto. Povo me tratava meio mal so por fumar. Aquí é normal, ai no Brasil é estranho.
Fedor de cigarro é a pior coisa que tem! Uma vez entrei em um restaurante em Paris, sentei e logo veio um grupo e todos acenderam seus cigarro. Imagina quatro pessoas fumando do teu lado. Que vício horroroso!
NOJO de fumante. A pessoa cheira a cinzeiro, a boca é podre, a pele seca e fedida, nojooo! E não adianta dizer "ain, eu uso listerine, eu passo creme na pele" NÃO ADIANTA! O cheiro fica impregnado, a gengiva preta/podre e o cheiro da pele/roupas de fumante dá p sentir a km de distância.
Eu moro na Europa desde muito jovem e pela cultura na qual estou inserido, comecei a fumar cedo… quando fui passar um tempo no Brasil percebi que as pessoas achavam feio fumar enquanto que para nós aqui é algo normal e comum, infelizmente…😮😅Ao menos já desisti do cigarro e já estou há um tempo sem fumar! 🙏🏻😜😃
Eu moro na Europa há 10 anos e meu maior choque no que tange a esse assunto foi quando fui trabalhar em um escritório e havia permissão para fumar na mesa de trabalho (somente tabaco sem combustão). Me senti nos anos 80.
Quando eu mudei pra Irlanda 10 anos atrás, a quantidade de gente fumante me assustou, naquela época uma carteira de cigarro custava 9-10 euros, desde então o governo aplicou diversas medidas anti-tabagistas como remover branding (todas as caixas tem a mesma cor e a mesma fonte), tiraram todos os cigarros saborizados e colocaram um sistema de aumento gradual do preço, hoje em dia uma caixa está quase 17 euros. Nesse tempo vivendo aqui eu acabei virando um fumante também, porém depois de 6 anos fumando eu consegui parar, já fazem 2 anos que eu não fumo, foi a melhor coisa que eu fiz pela minha saúde.
@@Brandon_letsgo muitas pessoas se tornam fumantes devido ao stress do trabalho, mas ha coisas bem piores que o tabaco e que matam mais que o tabaco e as pessoas consomem como por exemplo o alcool ou produtos alimentares cheios de quimicos conservantes e altamente cancerigenos. Para alem de que na Europa o tabaco contem menos nicotina, alcatrao e outras substancias pois é regularizado por ordem da UE, ou seja, é nocivo mas menos nocivo que o tabaco feito na america ou na asia, na Europa é proibido o tabaco com aditivos tipo mentol. Alem de que nas proprias embalagens de tabaco vem imagens de pessoas com problemas causados pelo tabaco para sensibilizar, mas cada um é livre de decidir por si se fuma ou não e ninguem o pode proibir ou decidir por si.
@@agatitata senti muitos, esse foi um dos motivos que me deram forças de parar de fumar, hoje em dia já me sinto totalmente recuperando mas óbvio que os danos já foram feitos e só no futuro descobrirei realmente, mas para mitigar um pouco eu faço reposição de ômega 3 que ajuda muito.
Eu moro em Dublin há 2 anos. Eu fico meio chocada com a qtd de gente fumando. O q me incomoda muito é qd eles vem fumar do meu lado no ponto de ônibus. Mas eles não estão nem aí . Eu só faço aquela cara feia e saio de perto
Eu parei de fumar 10 anos atrás quando voltei a viver mo Brasil. Vivia na Itália e fumava uma carteira por dia, até mais as vezes. Em cada mesa de bar, há um cinzeiro. Em várias esquinas há as tabacarias que vendem de tudo: zippo, sedas, cigaros já prontos ou o que serve para fabricar um. É enorme o número de fumantes e o próprio ambiemte acaba te influenciando a fumar. Trabalhei em uma empresa que fabricava máquinas distribuidoras de cigarro. Você pode comprar a qualquer hora se tiver um documento e algumas moedas. Se for menor de idade não pode! Em alguns locais existem ambientes fechados reservados aos fumantes. Já envontrei isso em um shopping e até no aeroporto de Milão, mas não sei se ainda existe hoje em dia. Enfim. Foi dificil parar de fumar, mas acredito que o simples fato de ter mudado para o Brasil temha ingluenciado muito, pois me sentia um idiota com um cigarro na mão quando cheguei 10 anos atrás.
É estranho ver jovens fumando cigarro , tenho 28 anos e durante muito tempo sempre achei que fumar estava relacionado a pessoas de 50 anos . Depois dos anos 2000 sempre foi mal visto fumar no Brasil .
Aqui na Itália a quantidade de fumantes apavora. Independe de classe social ou faixa etária. O que me surpreende é que os italianos realmente dão grande atenção para uma alimentação saudável ao mesmo tempo que se tem uma quantidade grande de fumantes. Um tanto incoerente. Já tive o azar de sentar ao lado fumante em trem, o odor exalado pela pessoa era terrível, nauseante diria.
Não é bem assim, cara. Quem tem essa cultura horrível de não tomar banho é mais o pessoal do centro/norte da Europa. Já os Portugueses, Espanhóis, Gregos, Italianos, Albaneses... Tomam banho de maneira assídua, inclusive os portugueses estão entre um dos povos que mais toma banho no mundo desde muito tempo. Eu trabalhei com italianos em uma empresa internacional e os caras eram bem limpos, não tinham mal cheiro nenhum, a não ser quando começavam a fumar klkkkkk, mas fora isso, esse hábito de não tomar banho fica para os franceses e alguns outros povos.
Sou brasileira casada com alemão e moro na Alemanha. quando vamos ao Brasil, jogo com o meu marido "ache um fumante"! Da última vez ele achou uma única pessoa na porta de um shopping. Já com meus filhos, sabendo da cultura à qual eles estão inseridos, começamos bem cedo a explicar, e chamamos fumantes de "fedidos" pra criar uma associação negativa desde cedo.
Moro na Itália há 1 ano e já perdi as contas da quantidade de velório de pessoas com câncer q já soube (amigos de amigos, parentes etc). Sério! É surreal! E começam cedo. 13, 14, 15... E agora com os eletrônicos mt pior! Tooooodos fumam!
To afim de parar, mas eu fumo so quando eu bebo, fuma cigarro ativamente eu nao consigo. Eu mude, agora eu bebo uma 2 vezes no mes apenas final de semana, esse papo de beber sexta, sabado e domingo nao faco mais, 1 semana sim outro nao. Tem gente que e fumante ativo ou para amenizar a ansiedade esse fuma bastante.
@@dihogo.gamers no meu caso eu não bebo bebida alcoólica já tem uns 5 anos, então eu bebia e fumava muito, o café pretinho agora boto leite. Eu parei pq tive que iniciar um tratamento ortodôntico e fiquei com medo de causar manchas nos dentes, mas confesso que eu adorava fumar. Quem sabe você arruma algo que te motive a largar. Boa sorte
Uma vez trabalhei com um grupo do pessoas do leste europeu e Portugal e toda fumavam só eu e uma colega que estávamos no mesmo grupo que não. Algumas vezes por costumes deles, eles pediam isqueiro de nós e nós riamos e respondíamos que não fumávamos, e eles por sua vez pediam desculpam e diziam: Há brasileiros não fumam. Até certa vez uma das fumantes me perguntar o pq não fumávamos então eu expliquei que foi uma ação de política pública na década de 90 que se extende até hoje no Brasil e que existe pessoas que fumam, mas é pouco. Eles ficaram surpresos.
É interessante ver que a aversão do Brasil ao tabagismo chegou ao ponto de usarmos a quantidade de cigarros como método de comparação da qualidade do ar, ex: "Respirar o ar de São Paulo equivale a 4 cigarros por dia" 😂
É a primeira coisa que a imensa maioria dos brasileiros nota quando chega lá pela primeira vez! Principalmente nos dias de hoje que se fuma pouco no Brasil! Nós ficamos desacostumados.🔥
Fumam muito. Todos os bares e restaurantes têm cinzeiros nas mesas. Tem bar que permite fumar no lado interno. Nossa, eu sou de Salvador, capital com menos fumantes no Brasil, então eu acho muito estranho alguém fumando num café, por exemplo.
Cara, isso é mto real. Só de ir pra a estação de ônibus 3 vezes por semana pra trabalhar eu ja sinto que vou virar fumante passiva. É MUITO CIGARRO, MUITO. E no inverno piora demais.
É um vício maldito. Eu fumo há 17 anos, quero muito parar 100%, mas não consigo. Eu fumava 2 maços+ por dia, hoje fumo uns 4-8 cigarros por dia, mas parar 100% não consigo. Eu gosto do cheiro, aplaca minha ansiedade. Se posso falar algo é: nunca comece, pois sair é extremamente difícil, a recaída é sempre iminente e você terá que parar de qualquer jeito, porque essa merda não só mata, mas adoece o físico, o mental e o espiritual.
Pare, queira pra valer, antes de morrer. Procure auxílio psicológico pra sua ansiedade. Você consegue parar, pois não é algo que coma. Faz 1 ano que perdi meu irmão mais velho pro câncer de pulmão e cérebro por causa do vício em cigarro. Como meus pais são vivos, imagine a dor de idosos perderem o filho para uma morte evitável. Tente nadar. A sucção do ar é a mesma sucção da fumaça, e auxilia no tratamento da ansiedade.
Solitude é MUITO diferente de solidão. Daí ser importante não deixar se influenciar por pressão social. Como relatado no vídeo, o tabagismo principalmente na Europa é um ato "social". Morei em Portugal e Alemanha, não fumei e não fumo. Eu era o "diferentão" mas era respeitado e me impunha, se necessário.
@@yasminealmeida1187 né? Na época eu era adolescente, e meu pai falava que se "fumaça fosse boa, a gente nascia com chaminé na cabeça", hahaha. Hoje sou pai de 2 adolescentes e passo a mesma idéia.
A Asia n fica pra trás tbm. Aqui na China é impossível entrar em um club, restaurante e n se incomodar com fumantes incovenientes. Horrível ter q viver sendo fumante passivo, sdds Brasil!!
Fui criada por pais fumantes, sempre tive nojo, mas quando cresci cheguei a fumar (por estresse, bebendo com amigos, etc.) porém o vício/hábito não me pegou. A fumaca irrita minha garganta desde sempre, me causa tosse e o sabor depois é horrível! Experimentar foi uma das maiores burrices que eu já fiz.
O Brasil era um exemplo positivo nessa pauta, mas nos últimos anos o cigarro paraguaio e o cigarro eletrônico acabaram tomando as ruas. O imposto alto do cigarro comum, a falta de fiscalização nas fronteiras e comércio, além da falta de regulação e campanhas sobre o cigarro moderninho estão fazendo o país retroceder no assunto.
Sobre o consumo no Sudeste Asiático, basta passar pelo centro de São Paulo e observar os comerciantes chineses da região da Rua 25 de Março. É raro ver um chinês que não esteja com um cigarro aceso.
Morei na Dinamarca entre 2001-2005, e lá era muito comum a população fumar, inclusive a rainha, que estava em tudo que era evento com cigarro na mão. Ainda bem que no Brasil isso mudou! Em 2022-23 estive em Portugal e era nojento a galera fumando na porta dos restaurantes com o pessoal sentado do lado de fora, comendo.
nossa foi um choque sair de são Paulo onde as pessoas de meu convívio quase não tem fumantes ,e ir para Europa onde as pessoas com quem trabalhava quase todos fumavam
Estou na Turquia agora, e já estive em diversos países da Europa antes, mas nunca vi tantos fumantes como aqui. É absurda a coisa! Nos restaurantes e cafeterias sempre há cinzeiros, e em alguns pode-se fumar até em ambientes fechados. É raro achar um turco que não fuma. E não fumam pouco não, é bastanteeee!
Eu tenho um amigo turco e sinceramente tô repensando essa amizade... Toda hora ele tem que fumar, o hálito dele é horrível... Sério, não tem como conviver
E aí,a população tem muito câncer de pulmão, enfisema, asma , bronquite? Pq aqui no Brasil todo câncer é causado pelo cigarro, as campanhas do governo focaram nessa estratégia da doença...e diminuiu bastante o número de fumantes.
Quando me mudei para a Irlanda, 5 anos atrás eu fiquei chocada com o tanto de fumante. Independente de idade ou gênero. No brasil eu não tenho nenhum amigo que fuma, e de parentes seriam a minoria. Na Irlanda o estranho é não fumar 😮
Moro na Alemanha e é assustador ver como as pessoas fumam por aqui. É demais! Em qualquer hora e qualquer lugar. Perto de bebês e crianças, em plataforma de metrô e trem, em parques com os outros praticando exercícios por perto, na porta da academia, sem contar as mesas externas dos restaurantes e cafés no verão. Se quiser aproveitar o calor, vai ter que respirar fumaça de cigarro. Isso é muito ruim, odeio cigarro! Parabéns para o Brasil, um grande ponto positivo para nosso país!
A morte pelo cigarro é uma tortura inigualável; morre vivendo no horror. Minha mãe nunca conseguiu parar, o sofrimento foi tanto que só o que ela queria era morrer. Morreu fumando.
O marido da minha tia tbm fumava bastante qdo era jovem, agora ele tá com micro perfurações no pulmão, pode morrer a qualquer momento, deve ser uma angústia pra minha tia, ela n sai de ksa, tem vezes q ele acorda sem conseguir respirar, aí tem q sair correndo pra o hospital, ele tá com 90 anos, mas já faz uns 10 anos q sofre com esse mal… Agora, ele mal sai do quarto pra sala, têm dificuldade pra respirar, já perdeu uma boa porcentagem dos pulmões. Muito triste.
Moro em Berlim e me incomoda muito o consumo desenfreado de cigarro. Fiquei surpresa pela pesquisa, pois me parece que a incidência de fumantes é muito maior. Tem sempre muitas pessoas fumando em todos os lugares, restaurantes, cafés, estação de trem, etc. E um número alto de jovens usando vape. Concordo com a percepção da matéria, em que diz que os europeus não perceberam ainda o quão faz mal. Infelizmente é muito normalizado. O Brasil está muito mais avançado nessa questão.
Pra você ver como boas políticas mudam muita coisa. Lembro que em 2004 todo mundo fumava muito na Suécia. Era um inferno, bares, restaurantes... Lembro de que no navio de Estocolmo para Helsinque que leva uma noite, depois de apenas algumas horas viajando, quando a gente ia pra cabine dormir, até as cuecas estavam fedendo a cigarro. Estava dentro da ventilação, do ar condicionado. E em 2010 fiz a mesma viagem, no mesmo navio, e já era proibido fumar. Já estava proibido fumar na Suécia.
@@LucianoMMatias Já era proibido fumar dentro de bares e restaurantes na Suécia e em 2019 proibiram fumar também nas varandas destes estabelecimentos. Não era proibido fumar em 2004. Talvez em alguma birosca de Rinkeby não cumpram a lei, sei lá.
Ai vc pensa, imagina se liberarem a maconha? Mesmo sendo proibido, as pessoas fumam, mas imagina se abrem as porteiras e logo aqui do Brasil, q o povo eh super imaturo e mal educado 😢
12:01 - O rapaz do video falando sobre os males do cigarro na Europa. E atrás aparece um europeu com um cigarro na mão prestes a pegar uma mesa. kkkkkk
Excelente matéria! Só gostaria de pontuar que, aqui na Suécia, a lei de não fumar em locais públicos é muito desrespeitada. É comum ver pessoas fumando em paradas de ônibus ou cafés. Além disso, muitos usam sacos de nicotina, chamam de "snus". Amigos que fumavam pararam de fumar para usar o snus. Falam que é mais viciante que cigarro.
A grande vantagem do snus, em comparação ao cigarro tradicional, é que fumante passivo não sofre. Eu sou meio liberal, não fumo nada, mas se quiser fumar snus, fume a vontade. Mas cigarros tradicionais, fumem bem longe de quem não fuma
@@rafosou concordo 100%. Acho que pode fazer mal a saúde dos usuários. Mas cabe a cada um usar o que quiser. Talvez valha uma discussão sobre taxação extra pra desincentivar o uso ou compensar gastos com saúde pública. Mas não acho que se deva proibir.
Olá DW, que tal um sobre o uso do álcool? A mídia simplesmente silencia sobre isso. Acho que muitas coisas relacionadas ao cigarro se aplicam ao álcool: a propaganda liberada em todo local e horário, a propaganda indireta em novelas/filmes/séries, a cultura que o associa a todos os eventos festivos, as falsas informações de seus benefícios, por exemplo, o vinho que é bom para o coração, a cerveja que é relaxante muscular, o álcool em geral que é bom para a socialização...
Além de fazer mal à saúde, deixa um hálito horrível. Certa vez, marquei um encontro com uma mulher maravilhosa; bonita, educada, bom papo, entretanto, ela fumava muito e, de longe, sentia o cheiro forte da nicotina que exalava de sua boca. Nem beijo tive coragem e ela percebeu. Enfim, desisti e acho que serviu pra ela repensar o vício, pois acabara de perder um futuro namorado. rsrsr
Já aconteceu comigo, tentei me aventurar a beijar a moça que fumava ...foi uma péssima ideia , algo horrível . A moça era linda e digo uma coisa ....não adianta a mulher colocar um perfume caro e também fumar . O cheiro do cigarro é de embrulhar o estômago, já voltei pra casa com meu cabelo fedendo por causa de amigos que fumam . Cheguei em casa tomei banho e lavei o meu cabelo com shampoo
Ainda bem que pelo menos nesse caso o Brasil fez muitos progressos, fui na Itália no outono passado e posso afirmar que é insuportável caminhar pelas ruas da Europa porque só tem cheiro de fumaça, nas estações mais frias isso fica ainda pior, quando acaba o verão, os europeus ficam deprimidos e ansiosos e fumam mais ainda e o cheiro de fumaça prolifera nas ruas e lá eles não tem a cultura de fazer exames de rotina, só vão procurar um médico quando já não tem mais jeito, muito triste, a própria Europa não incentiva as pessoas a deixar de fumar.
lembro quando fui pra milão com a minha familia em 2010 e ficamos chocado com a quantidade de bituca de cigarros no chão. muito bom ver que no Brasil isso caiu por terra. os videos dessa canal são muito bons!!
Moro na Alemanha e a cada 10 pessoas, 8 fumam! Trabalho em uma gelateria italiana e quando os clientes sentam na terraça, eles pedem um café/ sorvete + um cinzeiro. É gravida fumando, mulheres com bebes pequenos, idosos com dificuldade de se movimentar e já vi até adultos com perna amputada FUMANDO! Eu acho um atrazo de vida fumar! Adolescentes que ontem eram crianças que vinham comprar sorvete, hj vejo andando com um cigarro na mao e na outra uma lata de energético. Não é a toa que os alemaes apresentam ao longo dos anos sobrepeso/ obesidade e outros problemas de saúde.
@@romulofrugoli5000 ninguem é obrigado a fumar , mas quem nao fuma é obrigado a cheirar a catinga de cigarro no ar! Entendeu agora ou quer que eu desenhe?
Eu moro na Alemanha tbm, e nossa que triste a situaçao... vejo varios adolescentes fumando, eu moro perto de umaa escola e vejo na rua jovens de 15, 16 anos com cigarro na boca, chega a me dar uma agonia de ver. No começo desse ano eu havia marcado um date com uma moça de 26 anos, ela era linda, simpatica, inteligente, mas... Meu Deus que cheiro terrivel de cigarro ela tinha, e fumava compulsivamente um cigarro atraz do outro... Infelizmente só sai com ela uma vez mesmo pq pra mim nao tinha como... tinha ate gosto de cigarro na boca... vicio naquele nivel é uma coisa incompativel com a minha pessoa. Eu tbm percebi que muitos alemaes na faixa dos 40 anos já tem um aspecto fisico bem acabado e envelhecido, as vezes ate mesmo antes dos 40... acredito que boa parte disso se deva ao tabagismo. Praticamente quase todos os alemaes que fumam que eu tive oportunidade de conversar disseram que fumam uma carteira ou mais por dia, e realmente isso é muita coisa, principalmente levando em conta que uma carteira custa aprox 10 euros.
@@marcopolo1765 sim, concordo com voce em relação ao aspecto fisico envelhecido precocemente de muitos alemães ( albaneses que habitam na Alemanha tambem fumam horrores e parecendo serem mais velhos). É um conjunto de fatores: cigarro, má alimentação, excesso de alcool.. E por ai vai .... Há muito tempo eu li ( não me recordo onde), a seguinte frase : " beijar um fumante é o mesmo que lamber um cinzeiro sujo"🤮😂
@@romulofrugoli5000 o que tem a ver é que fumantes são pessoas inconvenientes e mal educadas , fumam em TODOS os lugares desrespeitando os outros, passa com aquela catinga de cigarro fedorento e quer que ninguém ache ruim, fora que se alto prejudica e prejudica também aqueles que não fumam e são obrigados a sentir o fedorento fumando.😊
Na Europa, todo canto tinha uma pessoa chaminé ambulante, fiquei chocado, nas ruas tem cinzeiro em todo lugar, nas lixeiras na calçada. Nos estabelecimentos um cheiro de cigarro desgraçado.
Tenho reparado que jovens de até 22 anos mais ou menos tem fumado com muito mais frequência do que há 10 ou 15 anos atrás, e geralmente cigarro de palha, acho que nos últimos anos a campanha tem se enfraquecido.
Trabalhei com alguns italianos mecânicos de máquinas industriais numa empresa internacional na qual eu era funcionário, é impressionante o quanto eles fumavam. Eu fiz amizade com um deles, um dos mais novos, o Jacopo, cara gente boa demais, ele tinha uns 25 anos e fumava pra krl, carregava cigarro em todo lugar que ia, os dentes dele já estavam todos meio amarelados e eu no fim acabei dando de presente pra ele uma cartela de cigarros artesanais baianos muito especial, ele gostou pra caramba, colocou até na prateleira da casa dele quando voltou à Itália. É triste de ver, o cara tão jovem, cheio de energia se acabando desse jeito.
@@filiperodrigues5177 mas quem é fumante acaba se viciando pesado também, fora que pode consumir outras drogas o que piora ainda mais a situação. Então não venha querer passar pano pra fumante não!.
Há 12 anos, morei na Irlanda e fiquei impressionada com a quantidade de europeus fumando, mesmo com todas as políticas irlandesas para coibir o cigarro. Até o aumento gradativo dos impostos... que tornavam o preço bem salgado. Dava pra perceber que era um problema complexo e difícil de se lidar.
Acho horrível quem fuma, e não gosto de ficar perto dessas pessoas não pois o desespero pra fumar é tão grande que acabam sendo pessoas desrespeitosas e invadem o espaço do outro com aquela fumaça podre, e nem se dão conta que eles fedem! Cresci com uma pessoa fumante que infelizmente morreu, mas morreu com esse vicio desgraçado, detesto fumantes seja eles eles de qualquer tipo de vicio em fumo.
O Brasil, é um país gigante com uma das maiores populações e que conseguiu soluções para várias situações, como o trânsito também, porém infelizmente a política não ajuda. E vários países sabem disso e sempre estão de olho no Brasil.
Só que na Suécia não fumam tanto, mas muita gente usa snus (na Dinamarca e Noruega também) Que é uma nicotina que se coloca na boca. Foi o que substituiu o cigarro, mas tem efeitos nocivos também (como a corrosão da gengiva)
Sim. DW é tendencioso, a suécia só persegue concorrentes pra proteger seus fabricantes de snus. E pra surpresa de muitos, os fabricantes de cigarros americanos (como a Philips Morris) estão desistindo dessa guerra e mudando as estratégias. Eles já estão lançando seus próprios "vapes (de qualidade inferior e preço 1000x maior)" e seus próprios snus.
No passado foi considerado elegante, mas hj em dia todos sabemos que é burrice e faz mal pra saude, mas infelizmente é um vicio, e como sabemos todo vicio é dificil de ser interrompido.
Moro na Espanha e vou muito pra Itália. É uma pouca vergonha. Mães e pais fumando ao lado dos filhos pequenos. É um absurdo tratarem os fumantes como vítimas... eles precisam ser punidos por prejudicar a saúde das pessoas normais.
As propagandas de cigarro me incentivaram muito fumar, principalmente as da Hollywood com seus esportes radicais e rock roll e as da free com a sua elegancia!
Para mudar a opinião de um estúpido, basta mudá-lo de lugar. Mandar um estúpido não fumante para um lugar onde praticamente todo o mundo fuma, em pouco tempo ele já estará com cigarro na boca. Os estúpidos do passado começavam a fumar simplesmente ao ver alguém do cinema fumando. O estúpido (quase) não tem autenticidade, é um excelente imitador.
toda essa movimentação por causa de um hábito é a prova de que o ser humano ainda não aprendeu que cuidar da própria vida e buscar ser feliz à propria maneira é mais importante que ficar olhando pro externo e analisando e julgando as escolhas do outro. quase ninguém sabe fazer isso
No Brasil só falta ensinar o povo a jogar lixo na lixeira, respeitar faixa de pedestres e semáforos e proibir o povo de escutar funk no último volume de madrugada acordando a vizinhança. Pelo menos o problema do cigarro resolvemos no Brasil rs.
@SulLivre. No Brasil estamos na Idade dos Homens das Cavernas, não chegamos ainda nem no nível de educação de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile... Aqui em São Paulo motorista não respeita nem eu atravessando com a minha filha bebê na faixa de pedestre com semáforo verde eu pedestre, os canalhas passam com o carro no semáforo vermelho avançando no pedestre... Não é a toa que gringo chama brasileiro de macaquito rs
Eu tive uma vizinha que colocava música berrando às 3h da manhã. Vou te falar que ser acordado de madrugada com Bon Jovi ao invés de funk não melhora muito as coisas não
Na Alemanha uma vez vi uma criança de 11 anos fumando em frente à estação de trem. Eu fiquei chocada. Mas também ne, os pais aqui fumam nas frente das crianças e eles são o exemplo que elas têm. Lamentável :(
Como vc sabia q ela tinha 11? As vezes aparenta ter 11 e tem 15 ou mais. Eu tinha uma amiga q tinha 20 mas parecia ter 12, era incrível, parecia q eu tava andando com uma criança kkk sempre ela tinha q está com a identidade à mão. Sempre era barrada nas blitz.
@@mariathummel2467 casos e casos, você tem razão, mas diferente do Brasil, se eu não me engano, aqui na Alemanha não vejo campanhas que incentivama as pessoas a não fumarem ou pararem de fumar. Você simplesmente pode comprar cigarro onde quiser, até no meio das ruas têm aquelas máquinas automáticas que vendem cigarros. Aqui você pode comprar de tudo, o tabaco em latas grandes ou pacotes, o filtro e a seda para embalar. Fora isso, agora têm os modelos eletrônicos que custam muitos barato ( entre 20 e 40 euros, se não me engano) e têm de vários sabores e com cheiro menos forte, mas um atrativo para os jovens. Enfim, ...
Comecei a fumar nessa idade, mas na minha família é comum, meus avós começaram nessa idade, 10,11, 12 anos. Inclusive um bisavô meu colocava maconha junto da nicotina do cigarro. Para vc ver, um senhor dos anos 40. Sem falar na bebida, o avô dele que era italiano, morreu de tanto tomar vinho. Na família paterna todos morreram de algum problema pulmonar, meu outro bisavô nascido nos anos 20 começou cedo, conheci ele, e aprendi a fumar com ele com meus 11 anos. Também era filho de imigrantes europeus. Ou seja, desde o passado eles eram assim e passavam para os filhos isso. Uma avó minha infartou pela terceira vez uns meses atrás, e fuma desde 14 anos! É tenso! @@antoniamenzel
Passei cerca de dois anos fumando, comecei na pandemia por "necessidade" mas graças a deus consegui me livrar do vício. A força de vontade é necessária.
Foi o primeiro grande choque cultural ao chegar em Portugal, as calçadas estão repleta de “beatas” nos vãos das pedras, os cachepôs de Lisboa são forradas de “beatas”! Outro choque cultural foi ouvir de um especialista na TV o grande número de pessoas com cáries no país(E eu leiga de tudo jamais pensaria que problemas socias tão facilmente solúveis pudessem existir desse lado). Ai eu comecei a trabalhar em um café e saquei tudo: cigarro, café e muito açúcar e a falta de escovar os dentes depois do almoço! Tanto eu como meu marido percebemos que te todos os lugares que já trabalhamos só nos levávamos escovas de dentes para o trabalho e escovar os dentes depois das refeições!
O que um professor de marketing na faculdade me explicou é que o tabagismo diminuiu no Brasil não por causa de conscientização, mas sim porque o brasileiro tem a cultura de estar sempre cheiroso, o que ao contrário da cultura de muitos países europeus, é uma pressão social para que a pessoa pare de fumar. Por isso o consumo de cigarro caiu tanto e infelizmente é por isso que o consumo de vape cresce no Brasil.
Realmente, aqui na Europa a coisa é feia. Desde a adolescentes pré-adolescentes todo você vê fumando. E não existe aquela consideração de não fumar em cima de você, eles simplesmente fumam. Sou brasileira, tem muitas coisas que nós deixamos a desejar; mas nesse ponto o Brasil dá um banho de exemplo.
Eu moro na Itália e simplesmente não suporto quem fuma por perto e nos obrigam, em consequência, a sentir o fumo. Eu acho uma falta de respeito incalculável. Até em áreas abertas deveria ser proibido, pois se vc quer sentir um ar puro não consegue. Eu ví na Polônia algo interessante: cabines para fumadores. Deveria ser assim em todo o mundo.
E completo: aqui na Itália eles realmente não acreditam nos riscos. Um colega me disse: eu fumo porque ninguém diz que eu vou morrer disso, os antigos fumavam e viviam até os 90 anos. Eles são teimosos e acham que sabem de tudo, agindo assim pra justificar suas escolhas erradas.
Outra justificativa que me deram é que eles tem maior poder aquisitivo e, portanto, podem pagar pelo fumo, ao contrário de nós, sul-americanos. É pra rir mesmo.
Tenho notado nas noites de São Paulo que as pessoas estão fumando mais, não sei se é impressão, mas vejo muito mais fumantes nos bares do que uns 6 anos atrás...
tive meu momento fã de nouvelle vague na adolescência e não deu outra, comecei a fumar aos 18 anos. entre idas e vindas, fiquei um ano sem cigarros em 2020 por conta da pandemia e voltei em 21 socialmente. agora estou sem vai fazer 3 meses e não pretendo mais voltar! sei que quanto mais cedo você parar mais fácil é de se manter assim.
É louvável quem toma a decisão de não fumar, até pq temos infinitas informações sobre o malefício. Só não julgo os fumantes com mais idade, pq não sabiam dos malefícios e, todas as propagandas eram no sentido do glamour.
Na Espanha os comerciantes estão querendo INDENIZAÇÃO DO ESTADO pela proibição de fumar nas "terrazas", que são as mesas postas na calçada, geralmente com cobertura e fechadas por divisórias. Eles alegam que a proibição vai causar prejuízo aos comércios, já que, segundo eles, os clientes deixarão de ir, porque não poderão fumar.
Estou morando na Irlanda e o qie acho mais triste é o tanto de adolescentes que fumam vape, pois é muito barato e de fácil acesso. Sem brincadeira eu já vi meninos muiiito jovens, tipo umas 12 anos fumando vape. É muito porque acham que é bonito, pois conheço gente que vem fazer intercambio(brasileiros e latino americanos)e nunca fumou, mas vem aqui e começa só pra fazer um "social", mas como tudo em excesso faz mal e vicia, é muuto grave. Vejo tbm muitos jovens europeus com seus 18 anos, fumando nos intervalos na escola, eles ficam em bandos😅
O fácil acesso também, pois a cada esquina tem uma máquina automática de venda de cigarro. As pessoas que não fuma não parecem incomodadas com as pessoas que fumam, então cria um ambiente comum para todos. Fiquem chocado quando vi no aeroporto de Milão uma cabine para fumantes, ou seja, fumar se tornou um hábito, e não apenas para os mais velhos, mas também para seus filhos e netos.
Não frequento restaurantes em Portugal porque muitos permitem fumar no salão. Inclusive, no aeroporto de Lisboa, é permitido fumar nas áreas internas. Isso ainda me incomoda bastante.
Não é verdade. É proibido fumar dentro de restaurantes. É também proibido fumar nos aeroportos, existem áreas específicas para isso, e não é só em Portugal que é assim.
@@pedrocardoso971 pois, é o que parece. Sou português sim, e também fumador, vou a restaurantes, frequento bares e viajo também. Em nenhum destes locais é permitido fumar, exceto nas áreas designadas para isso, daí considerar o relato como falso.
Meu pai é espanhol e me criei em Madrid a vida toda. O tabagismo é uma coisa tão inserida na cultura europeia que é realmente um desafio inmenso conseguir reduzir as taxas de fumantes. Lembro desde criança pais, professores e praticamente todos os adultos fumando perto de crianças. Não se atange nem se quer a uma classe social concreta. Porque você pode perceber em qualquer lugar onde hajam escritórios de grandes empresas, advocacia, bancos... Sempre tem gente saíndo para fumar no descanso na porta da firma. Lembro de ter trabalhado para Iberdrola quando tinha 23 anos em um escritório onde a gente administrava expedientes de rede elétrica para novas altas, baixas, mudança de potência, tensão de rede, etc. A cada 1h de trabalho, a gente tinha 5 minutos de descanso. O pessoal corria nesse descanso para poder fumar o cigarro deles na porta da firma. Eu mesmo fumei por 10 anos porém nunca de maneira empedernida. Quando vim morar no Brasil para trabalhar na área das eólicas, parei de fumar porque percebi o quão mal visto era aqui e a dificuldade de fumar em um meio onde quase ninguém mais faz isso porque implicava levantar e se afastar do grupo para poder acender um cigarro. Sempre lembro que quando o pessoal ficava sabendo aqui que eu era fumante, eles faziam cara de espanto kkkk Na Europa é proibido o tabaco com sabores e é altamente regulamentado o cigarro eletrônico. Mesmo assim, quase não conseguem atingir uma baixa significativa na população fumante. Realmente virou quase uma questão cultural por lá.
Nesse caso, concordo com o cara do comentário anterior. Acho justo excluir da cobertura pacientes que tenham colesterol elevado, por exemplo, já que colesterol é muito mais perigoso que cigarro, e é fácil evitar.
O meu pai fumava e eu sempre pensava que isso era Fruto dos anos 70 que a pessoa não conseguiu se resolver . Os jovens da minha época nenhum fumava , fumar pra minha geração nunca foi status . Furmar em toda minha vida sempre foi algo de gerações antigas . A preocupação dos jovens da minha época eram as Drogas pois sempre havua suspeita que alguém usava .
Vivo em Madri e aqui é impossível ter prazer comendo ou tomando algo em áreas exteriores de restaurantes e cafeterias. Há fumantes por todos os lados, você é obrigado a fumar. Não há proibição de fumar nesses espaços exteriores, o que é um absurdo completo. É uma violação ao princípio básico da democracia: o exercício do seu direito não pode ferir o direito do outro, ou seja, o fumante não pode ferir o meu direito de não fumar. Isso é bem pior na França e na Itália, onde vi várias vezes o povo fumando dentro de lugares fechados como se fosse normal. Devia ser proibido fumar em todos os espaços púbicos.
Uma das teorias muito interessantes sobre isso é de que falam que a cultura de fumar se vem principalmente do leste europeu, devido a depressão que a maioria das pessoas daquela regiao enfrenta, devido a perda de parentes ou amigos na 2 guerra mundial, e pela depressão devido ao clima frio, nebuloso, as pessoas mais velhas fumaram muito(coisa que ja era comum) e passou a diante, entao e comum os jovens terem começado pq tal conhecido idoso começou também
Fumava muito cachimbo e cigarro de palha, crises de rinite eram rotineiras, semanais. Depois de alguns problemas incluindo pneumonia, larguei mão disso no começo de 2023. Daquela época para hoje devo ter tido umas 6 crises de rinite apenas. Uma bela melhora!
Trabalho como cuidadora de uma senhora com 85 anos de idade, já à 3 anos no Luxemburgo 🇱🇺, a filha da senhora mora nos Estados Unidos 🇺🇸 há 15 anos, e sempre falava: minha mãe fuma desde seus 20 anos, não tenho coragem de fazer tratamento para ela deixar de fumar!!!! A senhora tem Alzheimer, e tinha dia dela fumar 2 pacotes e meio de cigarros 75 cigarros num dia!!!😱 e a noite uma tosse assustadora!!!!o que me assustava, é a médica nem se importar!!!!! Eu dei um basta!!!!!juntamente com um sobrinho médico ( pedi orientação) e comuniquei a médica! Dei remédio para tosse, e hoje já faz 8 meses que ela não fuma!!! A tosse ! Nem sinal! Me pede o tempo inteiro, falo que vou comprar!!! Quero que ela tenha uma morte digna!o cigarro Para mim que venho de uma família de Nāo fumantes.
Eu cresci com propaganda de cigarro. Mas atualmente acho fumar uma coisa muito feia, pouco inteligente e até falta de educação com quem está por perto.
O fumante luta contra uma industria brutal e sem escrúpulos. A melhor coisa que fiz foi eliminar o cigarro da minha vida. Fui fumante por 20 anos. Tem 4 anos que abandonei essa desgraça e minha vida só melhorou depois disso.
O fumante luta contra sua própria cabeça. Fico feliz que você parou de fumar e se sente bem com isto.
@@sivispacemparabellum5160 Não é verdade, amigo. A indústria do tabaco promoveu diversas campanhas publicitárias e de desinformação, contra quais pessoas são obrigadas a lutar mentalmente contra. De um lado pesquisadores, publicitários, equipes inteiras de marketing para vender esse veneno como se fosse algo bom. Do outro lado tem uma pessoa sozinha, viciada em nicotina.
Se o fumante fumasse o tabaco puro ainda seria um problema menor, mas o cigarro possui inúmeros aditivos, inclusive para acelerar a absorção de nicotina. Então o fumante também luta contra equipes inteiras em laboratórios, desenvolvendo novas formas de nos deixar mais dependentes.
Depois de diversos reveses o que a indústria do tabaco faz? Investe em novas formas de vender nicotina para as pessoas mais jovens.
@@sivispacemparabellum5160 Não é tão simples. A propaganda influencia fortemente a decisão dos seres humanos; há estudos sólidos sobre os efeitos da propaganda, tanto que a propaganda de cigarro é proibida na TV. Entretanto, ainda podemos ver propagandas em músicas, filmes, jogos, etc. É algo muito complexo.
NOJO de fumante. A pessoa cheira a cinzeiro, a boca é podre, a pele seca e fedida, nojooo! E não adianta dizer "ain, eu uso listerine, eu passo creme na pele" NÃO ADIANTA! O cheiro fica impregnado, a gengiva preta/podre e o cheiro da pele/roupas de fumante dá p sentir a km de distância.
A indústria Não tem nada a ver. Vc fumava porque vc Não tinha amor próprio e não se importava com sua vida/saúde.
Rapaz, tenho 40 anos. E tô puxando aqui da memória....e faz uma caralhada de tempo que não vejo propaganda de cigarro.... realmente a proibição da publicidade tem um forte efeito no consumo.
Desde 2011 que está banido fazer propaganda de cigarros.....
Rapaaaaz, eu tou aqui puxando pela memória a tentar me lembrar de uma publicidade que incentive a comer c00l de curioso, e, no entanto, eu como. Vc tá curioso em saber o porquê?
Por isso que a publicidade de casa de apostas também deveria ser proibida.
A proibição do consumo de cigarros nos comerciais goi mm
Mi oiipromovida pela propria f tabagista. Antes, as campanhas antitabagismo faziam propagandas alertando sobre os variados males do fumo, as vendas caíram, e isso foi visto como uma ameaça tão grande à grande indústria tabagista, que eles preferiram promover o banimento de propagandas contendo cigarro, para que assim a campanha anti-cigarro não pudesse passar comerciais antifumo na televisão. A proibição de cigarros em propagandas e comerciais foi uma tática favorável à big tobacco, mas todo mundo pensa que foi uma vitória antitabagismo.
👏
fui uma criança criada por pais fumantes, peguei nojo e até hj com 24 anos eu nunca coloquei um cigarro na boca. Minha mãe começou a fumar com 14 anos pq tbm achou bonito... acredito que muita gente começou assim nessa época
@@Beatriz-nj6yo se começa a fumar na infância/adolescência, eu não conheço e nunca ouvi falar de ninguém que virou um fumante na idade adulta.
Eu também sou filha de pais fumantes e lembro que com 5 anos eu também já tinha nojo, não podiam fumar perto de mim.
Vc continua sendo criança kkk
Infelizmente agora com vape alguns estão começando com 25 anos ou mais. Eu fumo quando quero, meu primeiro cigarro foi com 22 anos. Meu noivo experimentou e foi uma luta para largar @@grasicsc1
Pois é. A propaganda funcionou com ela e com muita gente.
O Brasil raramente é exemplo positivo para algo, mas para o tabagismo, a política realmente funcionou. A quantidade fumantes é realmente muito menor que antes.
Convivi com um europeu aqui no meu trabalho e ele reclamava que brasileiro não fumava! Depois passou a sair pra fumar longe das pessoas. Por fim, após quase 2 anos de Brasil, ja estava tentando parar rsrs
Mas bons exemplos do brasil não são poucos. É que nosso complexo de vira latas nos incapacita de ver.
Porém o vape e maconha vem aumentando muito
Exemplo positivo de simpatia e calor humano, exemplo positivo em riquezas naturais, exemplo positivo em cultura, diversidade, exemplo positivo em culinária. Tem certeza que somos realmente raramente exemplo positivo querido???
@@aliciapieta9046 em riquezas naturais não é mérito do brasileiro, simpatia e calor não tanto assim e exemplo em cultura pelo contrário
@@aliciapieta9046 sim voce está certa.....🙂......
Morei na França por mais de 3 anos. Não me lembro de propagandas de cigarro. O povo fuma lá pq é cultural. Falar para eles pararem de fumar é quase como falar para parar de beber vinho.
Nunca me acostumei a ir em restaurante com mesa fora e ter que aguentar fumaça de cigarro.
Esse é o povo que está mandando parar de usar carros a combustão e comer carne vermelha pra salvar o mundo
A pior coisa é essa, de ter que aguentar o cheiro da fumaça do cigarro
Confia em anglo-americano vai...
Viciaram o mundo inteiro pra lucrar, subornaram médicos pra recomendar cigarros dizendo que era bom pra saúde. Agora o preço ta ai.
Não existe 1 único povo sequer que confiram nos anglos e não foram apunhalados pelas costas. NENHUM, em qualquer momento da história.
ps: Cigarro moderno não tem mais que algumas décadas, e nem se compara com as outras formas de tabaco que eram mais comuns antes (é como comparar refrigerante com cachaça).
Vivo também en França. Não sei como as pessoas podem pagar isso. Disculpe o meu Português..
Fumar também já foi muito cultural no Brasil, assim como beber ainda o é. O que mudou a cultura local foi contra propaganda do Estado. coisas como proibir a propaganda de cigarro, colocar fotos dos efeitos nocivos em cada caixa de cigarro, proibir embalagens bonitas para atrair visualmente, exibir constantemente vídeos e imagens mostrando como o cigarro é maligno e devem parar de fumar, ensinar nas escolas nas aulas de biologia, etc.
Foi uma das coisas que mais me surpreenderam na Europa. Infelizmente uma surpresa desagradável. Fumam muito. Em todos os lugares. Aqui as campanhas feitas pelo MS surtiram muito efeito no combate ao tabagismo. É preciso se fazer a mesma coisa agora contra os cigarros eletrônicos que fazem mal igual ou pior ao cigarro tradicional.
Lo de fumar en Europa para mí fue un shock cultural. En Europa lo raro es encontrar alguien que no fume. Todo el mundo fuma, fuma en tu cara, en interiores, y encima de los niños; es terrible, una de las peores cosas de Europa.
Verdade, eu odeio.
Odeio fumantes, não gosto nem de ficar perto.
Insuportável, de verdade. Até em restaurante e com crianças perto poxa
Fumar influência os jovens isso faz parecer vc adulto na Inglaterra vejo muitos jovens de 14 15 anos que querem fumar para parecer mais velho isso é muito cultural raramente vc não vê alguém que não fume
@@ak_akemi Eu moro na Espanha desde os 11. Nunca fui pro Brasil até os 26, fiquei impressionado que ninguem fuma. Minha familia quando eu fui, me olhava mal por fumar. Acho bom por vocês, más tambem nao é para tanto. Povo me tratava meio mal so por fumar. Aquí é normal, ai no Brasil é estranho.
Fedor de cigarro é a pior coisa que tem! Uma vez entrei em um restaurante em Paris, sentei e logo veio um grupo e todos acenderam seus cigarro. Imagina quatro pessoas fumando do teu lado. Que vício horroroso!
NOJO de fumante. A pessoa cheira a cinzeiro, a boca é podre, a pele seca e fedida, nojooo! E não adianta dizer "ain, eu uso listerine, eu passo creme na pele" NÃO ADIANTA! O cheiro fica impregnado, a gengiva preta/podre e o cheiro da pele/roupas de fumante dá p sentir a km de distância.
Levanta e procure outro restaurante
Na França é o pior lugar, até os adolescentes fumam
@@romulofrugoli5000 🤓🤓🤓🤓🤓🤓
@@romulofrugoli5000 O chaminé ambulante ficou ofendido? Ótimo, saiba que a maioria das pessoas te acha nojento
Eu moro na Europa desde muito jovem e pela cultura na qual estou inserido, comecei a fumar cedo… quando fui passar um tempo no Brasil percebi que as pessoas achavam feio fumar enquanto que para nós aqui é algo normal e comum, infelizmente…😮😅Ao menos já desisti do cigarro e já estou há um tempo sem fumar! 🙏🏻😜😃
Que bom que você parou, com o tempo isso lhe faria mal.
Sábia decisão 👏🏼👏🏼
Voltou?
@@MROEnglishLessons não
Fumar é algo nocivo.
Eu moro na Europa há 10 anos e meu maior choque no que tange a esse assunto foi quando fui trabalhar em um escritório e havia permissão para fumar na mesa de trabalho (somente tabaco sem combustão). Me senti nos anos 80.
ta falando de vape? aqui na europa eles sao uma pandemia...
o tal do iqos é uma praga na Europa.
@@MrZumbileskobrtabaco sem combustão mano
@@MrZumbileskobriqos
Em que país? 😂
Quando eu mudei pra Irlanda 10 anos atrás, a quantidade de gente fumante me assustou, naquela época uma carteira de cigarro custava 9-10 euros, desde então o governo aplicou diversas medidas anti-tabagistas como remover branding (todas as caixas tem a mesma cor e a mesma fonte), tiraram todos os cigarros saborizados e colocaram um sistema de aumento gradual do preço, hoje em dia uma caixa está quase 17 euros.
Nesse tempo vivendo aqui eu acabei virando um fumante também, porém depois de 6 anos fumando eu consegui parar, já fazem 2 anos que eu não fumo, foi a melhor coisa que eu fiz pela minha saúde.
@@Brandon_letsgo muitas pessoas se tornam fumantes devido ao stress do trabalho, mas ha coisas bem piores que o tabaco e que matam mais que o tabaco e as pessoas consomem como por exemplo o alcool ou produtos alimentares cheios de quimicos conservantes e altamente cancerigenos. Para alem de que na Europa o tabaco contem menos nicotina, alcatrao e outras substancias pois é regularizado por ordem da UE, ou seja, é nocivo mas menos nocivo que o tabaco feito na america ou na asia, na Europa é proibido o tabaco com aditivos tipo mentol. Alem de que nas proprias embalagens de tabaco vem imagens de pessoas com problemas causados pelo tabaco para sensibilizar, mas cada um é livre de decidir por si se fuma ou não e ninguem o pode proibir ou decidir por si.
vc sentiu algum impacto negativo na sua saúde durante o tempo em q fumava?
@@agatitata senti muitos, esse foi um dos motivos que me deram forças de parar de fumar, hoje em dia já me sinto totalmente recuperando mas óbvio que os danos já foram feitos e só no futuro descobrirei realmente, mas para mitigar um pouco eu faço reposição de ômega 3 que ajuda muito.
Eu moro em Dublin há 2 anos.
Eu fico meio chocada com a qtd de gente fumando.
O q me incomoda muito é qd eles vem fumar do meu lado no ponto de ônibus.
Mas eles não estão nem aí .
Eu só faço aquela cara feia e saio de perto
@@Brandon_letsgonão entendo isso também. Tipo, virar fumante na adolescência por influência dos amigos é uma coisa, agora depois de adulto é difícil.
Eu parei de fumar 10 anos atrás quando voltei a viver mo Brasil. Vivia na Itália e fumava uma carteira por dia, até mais as vezes. Em cada mesa de bar, há um cinzeiro. Em várias esquinas há as tabacarias que vendem de tudo: zippo, sedas, cigaros já prontos ou o que serve para fabricar um. É enorme o número de fumantes e o próprio ambiemte acaba te influenciando a fumar. Trabalhei em uma empresa que fabricava máquinas distribuidoras de cigarro. Você pode comprar a qualquer hora se tiver um documento e algumas moedas. Se for menor de idade não pode! Em alguns locais existem ambientes fechados reservados aos fumantes. Já envontrei isso em um shopping e até no aeroporto de Milão, mas não sei se ainda existe hoje em dia. Enfim. Foi dificil parar de fumar, mas acredito que o simples fato de ter mudado para o Brasil temha ingluenciado muito, pois me sentia um idiota com um cigarro na mão quando cheguei 10 anos atrás.
É estranho ver jovens fumando cigarro , tenho 28 anos e durante muito tempo sempre achei que fumar estava relacionado a pessoas de 50 anos .
Depois dos anos 2000 sempre foi mal visto fumar no Brasil .
Aqui na Itália a quantidade de fumantes apavora. Independe de classe social ou faixa etária. O que me surpreende é que os italianos realmente dão grande atenção para uma alimentação saudável ao mesmo tempo que se tem uma quantidade grande de fumantes. Um tanto incoerente.
Já tive o azar de sentar ao lado fumante em trem, o odor exalado pela pessoa era terrível, nauseante diria.
Aqui em Portugal também comemos cigarros
Tem lugar na Europa que faz pouco caso de hábitos de exercício tb. É meio bizarro. Alimentação boa, mas excesso de álcool e cigarro e pouco exercício.
Qdo estive em Roma percebi isso, nunca vi tantos fumantes na vida
Não já basta não tomar banho, tem que ser cinzeiro ambulante também.
KKKKKKK
Bem lembrado, o cheiro deve ficar pior ainda.
Exato
*Pelo menos eles Sao um povo bonito, o brasileiro pode tomar 70 banhos que a cara de pedreiro não muda.* 😂😂😂
Não é bem assim, cara. Quem tem essa cultura horrível de não tomar banho é mais o pessoal do centro/norte da Europa. Já os Portugueses, Espanhóis, Gregos, Italianos, Albaneses... Tomam banho de maneira assídua, inclusive os portugueses estão entre um dos povos que mais toma banho no mundo desde muito tempo. Eu trabalhei com italianos em uma empresa internacional e os caras eram bem limpos, não tinham mal cheiro nenhum, a não ser quando começavam a fumar klkkkkk, mas fora isso, esse hábito de não tomar banho fica para os franceses e alguns outros povos.
Sou brasileira casada com alemão e moro na Alemanha. quando vamos ao Brasil, jogo com o meu marido "ache um fumante"! Da última vez ele achou uma única pessoa na porta de um shopping. Já com meus filhos, sabendo da cultura à qual eles estão inseridos, começamos bem cedo a explicar, e chamamos fumantes de "fedidos" pra criar uma associação negativa desde cedo.
Não tá errada.
Eu jamais casaria com uma fumante fedida. Como você aguenta esse cheiro podre?
E você ainda mandou procurar um fumante : epoca.globo.com/vida/noticia/2013/08/brasil-ainda-tem-b25-milhoes-de-fumantesb.html
Boa associação
Moro na Itália há 1 ano e já perdi as contas da quantidade de velório de pessoas com câncer q já soube (amigos de amigos, parentes etc). Sério! É surreal! E começam cedo. 13, 14, 15... E agora com os eletrônicos mt pior! Tooooodos fumam!
fumei por 24 anos, estou à 4 meses e meio sem fumar. É difícil? Muito, a pessoa tem que querer muito parar ou ter uma motivação
To afim de parar, mas eu fumo so quando eu bebo, fuma cigarro ativamente eu nao consigo. Eu mude, agora eu bebo uma 2 vezes no mes apenas final de semana, esse papo de beber sexta, sabado e domingo nao faco mais, 1 semana sim outro nao.
Tem gente que e fumante ativo ou para amenizar a ansiedade esse fuma bastante.
Eu fumei 40 anos, estou 6 meses sem, ansiedade 1000, peso 10 kg. Socorro, mas não volto
@@marlenespindler5204 tu tem que se exercitar caminha e corrida que ameniza ansiedade.
@@dihogo.gamers no meu caso eu não bebo bebida alcoólica já tem uns 5 anos, então eu bebia e fumava muito, o café pretinho agora boto leite. Eu parei pq tive que iniciar um tratamento ortodôntico e fiquei com medo de causar manchas nos dentes, mas confesso que eu adorava fumar. Quem sabe você arruma algo que te motive a largar. Boa sorte
@@grasicsc1 Se eu fica sem beber eu passo um bom tempo sem fumar.
Uma vez trabalhei com um grupo do pessoas do leste europeu e Portugal e toda fumavam só eu e uma colega que estávamos no mesmo grupo que não. Algumas vezes por costumes deles, eles pediam isqueiro de nós e nós riamos e respondíamos que não fumávamos, e eles por sua vez pediam desculpam e diziam: Há brasileiros não fumam.
Até certa vez uma das fumantes me perguntar o pq não fumávamos então eu expliquei que foi uma ação de política pública na década de 90 que se extende até hoje no Brasil e que existe pessoas que fumam, mas é pouco.
Eles ficaram surpresos.
Imagina se brasileiros não fumassem : epoca.globo.com/vida/noticia/2013/08/brasil-ainda-tem-b25-milhoes-de-fumantesb.html
É interessante ver que a aversão do Brasil ao tabagismo chegou ao ponto de usarmos a quantidade de cigarros como método de comparação da qualidade do ar, ex: "Respirar o ar de São Paulo equivale a 4 cigarros por dia" 😂
É a primeira coisa que a imensa maioria dos brasileiros nota quando chega lá pela primeira vez! Principalmente nos dias de hoje que se fuma pouco no Brasil! Nós ficamos desacostumados.🔥
Fumam muito. Todos os bares e restaurantes têm cinzeiros nas mesas. Tem bar que permite fumar no lado interno. Nossa, eu sou de Salvador, capital com menos fumantes no Brasil, então eu acho muito estranho alguém fumando num café, por exemplo.
É horrível você estar em um local e ter gente fumando, ainda bem que aqui no Brasil é mais rígido isso de fumar em locais públicos.
Moro em Portugal e fico realmente impressionada com a quantidade de fumantes. Muitos jovens já começando a fumar. É algo muito social.
Cara, isso é mto real. Só de ir pra a estação de ônibus 3 vezes por semana pra trabalhar eu ja sinto que vou virar fumante passiva.
É MUITO CIGARRO, MUITO. E no inverno piora demais.
É um vício maldito. Eu fumo há 17 anos, quero muito parar 100%, mas não consigo. Eu fumava 2 maços+ por dia, hoje fumo uns 4-8 cigarros por dia, mas parar 100% não consigo. Eu gosto do cheiro, aplaca minha ansiedade. Se posso falar algo é: nunca comece, pois sair é extremamente difícil, a recaída é sempre iminente e você terá que parar de qualquer jeito, porque essa merda não só mata, mas adoece o físico, o mental e o espiritual.
Pare, queira pra valer, antes de morrer. Procure auxílio psicológico pra sua ansiedade. Você consegue parar, pois não é algo que coma. Faz 1 ano que perdi meu irmão mais velho pro câncer de pulmão e cérebro por causa do vício em cigarro. Como meus pais são vivos, imagine a dor de idosos perderem o filho para uma morte evitável. Tente nadar. A sucção do ar é a mesma sucção da fumaça, e auxilia no tratamento da ansiedade.
Solitude é MUITO diferente de solidão. Daí ser importante não deixar se influenciar por pressão social. Como relatado no vídeo, o tabagismo principalmente na Europa é um ato "social". Morei em Portugal e Alemanha, não fumei e não fumo. Eu era o "diferentão" mas era respeitado e me impunha, se necessário.
Se eles te zombarem eh só vc fazer a seguinte pergunta: qual eh o problema em querer viver mais e melhor?
Com certeza iria quebrá-los 😊😊
@@yasminealmeida1187 né? Na época eu era adolescente, e meu pai falava que se "fumaça fosse boa, a gente nascia com chaminé na cabeça", hahaha. Hoje sou pai de 2 adolescentes e passo a mesma idéia.
A Asia n fica pra trás tbm. Aqui na China é impossível entrar em um club, restaurante e n se incomodar com fumantes incovenientes. Horrível ter q viver sendo fumante passivo, sdds Brasil!!
Fui criada por pais fumantes, sempre tive nojo, mas quando cresci cheguei a fumar (por estresse, bebendo com amigos, etc.) porém o vício/hábito não me pegou. A fumaca irrita minha garganta desde sempre, me causa tosse e o sabor depois é horrível! Experimentar foi uma das maiores burrices que eu já fiz.
O Brasil era um exemplo positivo nessa pauta, mas nos últimos anos o cigarro paraguaio e o cigarro eletrônico acabaram tomando as ruas. O imposto alto do cigarro comum, a falta de fiscalização nas fronteiras e comércio, além da falta de regulação e campanhas sobre o cigarro moderninho estão fazendo o país retroceder no assunto.
Sobre o consumo no Sudeste Asiático, basta passar pelo centro de São Paulo e observar os comerciantes chineses da região da Rua 25 de Março. É raro ver um chinês que não esteja com um cigarro aceso.
Exatamente! Sem falar dos movimentos que vem constantemente romantizando a maconha como símbolo de liberdade
Morei na Dinamarca entre 2001-2005, e lá era muito comum a população fumar, inclusive a rainha, que estava em tudo que era evento com cigarro na mão. Ainda bem que no Brasil isso mudou! Em 2022-23 estive em Portugal e era nojento a galera fumando na porta dos restaurantes com o pessoal sentado do lado de fora, comendo.
Acho que os nórdicos melhoraram muito nos últimos 10 anos.
@@Guizambaldinórdicos não fumam cigarro mas têm nas gengivas as almofadas de nicotina 24h por dia 😂
Estive no Chile semana passada, e reparei que eles fumam mais que nós, porém aqui no Brasil tem aumentado uso do cigarro entre os mais jovens.
nossa foi um choque sair de são Paulo onde as pessoas de meu convívio quase não tem fumantes ,e ir para Europa onde as pessoas com quem trabalhava quase todos fumavam
Horrível isso, eles colocam a jaquetas deles podres perto da gente, as vezes até em cima, a nossa fica cheirando mal
Onde eu trabalho contam-se nos dedos os fumantes. E olhe que estou falando de mais de 10 mil trabalhadores.
@@darlenrodrigues4150 deve ser horrível, eu detesto fumantes são inconvenientes e fedem.
Estou na Turquia agora, e já estive em diversos países da Europa antes, mas nunca vi tantos fumantes como aqui. É absurda a coisa! Nos restaurantes e cafeterias sempre há cinzeiros, e em alguns pode-se fumar até em ambientes fechados. É raro achar um turco que não fuma. E não fumam pouco não, é bastanteeee!
Eu tenho um amigo turco e sinceramente tô repensando essa amizade... Toda hora ele tem que fumar, o hálito dele é horrível... Sério, não tem como conviver
E aí,a população tem muito câncer de pulmão, enfisema, asma , bronquite? Pq aqui no Brasil todo câncer é causado pelo cigarro, as campanhas do governo focaram nessa estratégia da doença...e diminuiu bastante o número de fumantes.
Na Bulgária e Albânia muito pior, todo mundo fuma em qualquer lugar, qualquer idade
Morei na Turquia e me incomodou muito o quanto todos fumam. Acho difícil até quem quer parar lá porque todo mundo fuma e te oferece.
@@celiagarutti5970 na turquia tem uma taxa de 56 casos de câncer de pulmão a cada cem mil pessoas, já no brasil é de 15 mais ou menos.
Quando me mudei para a Irlanda, 5 anos atrás eu fiquei chocada com o tanto de fumante. Independente de idade ou gênero. No brasil eu não tenho nenhum amigo que fuma, e de parentes seriam a minoria. Na Irlanda o estranho é não fumar 😮
Moro na Alemanha e é assustador ver como as pessoas fumam por aqui. É demais!
Em qualquer hora e qualquer lugar. Perto de bebês e crianças, em plataforma de metrô e trem, em parques com os outros praticando exercícios por perto, na porta da academia, sem contar as mesas externas dos restaurantes e cafés no verão. Se quiser aproveitar o calor, vai ter que respirar fumaça de cigarro. Isso é muito ruim, odeio cigarro!
Parabéns para o Brasil, um grande ponto positivo para nosso país!
Há milhões de fumantes no Brasil, sabia? epoca.globo.com/vida/noticia/2013/08/brasil-ainda-tem-b25-milhoes-de-fumantesb.html
@@KildareSilva-e9i Você leu a matéria que enviou? É de 2013, acho que está um pouco desatualizada, não?
Produções audiovisuais como filmes ajudaram a romantizar o tabagismo😢
A morte pelo cigarro é uma tortura inigualável; morre vivendo no horror.
Minha mãe nunca conseguiu parar, o sofrimento foi tanto que só o que ela queria era morrer. Morreu fumando.
😢
O marido da minha tia tbm fumava bastante qdo era jovem, agora ele tá com micro perfurações no pulmão, pode morrer a qualquer momento, deve ser uma angústia pra minha tia, ela n sai de ksa, tem vezes q ele acorda sem conseguir respirar, aí tem q sair correndo pra o hospital, ele tá com 90 anos, mas já faz uns 10 anos q sofre com esse mal…
Agora, ele mal sai do quarto pra sala, têm dificuldade pra respirar, já perdeu uma boa porcentagem dos pulmões. Muito triste.
Quando mudei para a Espanha, fiquei chocada com a quantidade de fumantes e o hábito muito presente aqui de confeccionar o seu próprio cigarro.
Rapaz, que canal bom, reportagens muito interessantes, parabéns para vocês
Moro em Berlim e me incomoda muito o consumo desenfreado de cigarro. Fiquei surpresa pela pesquisa, pois me parece que a incidência de fumantes é muito maior. Tem sempre muitas pessoas fumando em todos os lugares, restaurantes, cafés, estação de trem, etc. E um número alto de jovens usando vape. Concordo com a percepção da matéria, em que diz que os europeus não perceberam ainda o quão faz mal. Infelizmente é muito normalizado. O Brasil está muito mais avançado nessa questão.
Morei em vários países da Europa e sem exceção de nenhum, todos fumam demais, cheiro forte e horroroso, em todos os lugares!😒😒😒🤢🤢🤢
Pra você ver como boas políticas mudam muita coisa. Lembro que em 2004 todo mundo fumava muito na Suécia. Era um inferno, bares, restaurantes... Lembro de que no navio de Estocolmo para Helsinque que leva uma noite, depois de apenas algumas horas viajando, quando a gente ia pra cabine dormir, até as cuecas estavam fedendo a cigarro. Estava dentro da ventilação, do ar condicionado. E em 2010 fiz a mesma viagem, no mesmo navio, e já era proibido fumar. Já estava proibido fumar na Suécia.
Não é proibido fumar na Suécia.
@@LucianoMMatias Já era proibido fumar dentro de bares e restaurantes na Suécia e em 2019 proibiram fumar também nas varandas destes estabelecimentos. Não era proibido fumar em 2004. Talvez em alguma birosca de Rinkeby não cumpram a lei, sei lá.
@@alexsababa ok, como escreveu deu a entender que era uma proibição total.
@@LucianoMMatias Acho que em nenhum país do mundo é proibido totalmente.
Ai vc pensa, imagina se liberarem a maconha? Mesmo sendo proibido, as pessoas fumam, mas imagina se abrem as porteiras e logo aqui do Brasil, q o povo eh super imaturo e mal educado 😢
12:01 - O rapaz do video falando sobre os males do cigarro na Europa. E atrás aparece um europeu com um cigarro na mão prestes a pegar uma mesa. kkkkkk
Kkkkkk
Excelente matéria! Só gostaria de pontuar que, aqui na Suécia, a lei de não fumar em locais públicos é muito desrespeitada. É comum ver pessoas fumando em paradas de ônibus ou cafés. Além disso, muitos usam sacos de nicotina, chamam de "snus". Amigos que fumavam pararam de fumar para usar o snus. Falam que é mais viciante que cigarro.
A grande vantagem do snus, em comparação ao cigarro tradicional, é que fumante passivo não sofre. Eu sou meio liberal, não fumo nada, mas se quiser fumar snus, fume a vontade. Mas cigarros tradicionais, fumem bem longe de quem não fuma
@@rafosou concordo 100%. Acho que pode fazer mal a saúde dos usuários. Mas cabe a cada um usar o que quiser. Talvez valha uma discussão sobre taxação extra pra desincentivar o uso ou compensar gastos com saúde pública. Mas não acho que se deva proibir.
Olá DW, que tal um sobre o uso do álcool? A mídia simplesmente silencia sobre isso. Acho que muitas coisas relacionadas ao cigarro se aplicam ao álcool: a propaganda liberada em todo local e horário, a propaganda indireta em novelas/filmes/séries, a cultura que o associa a todos os eventos festivos, as falsas informações de seus benefícios, por exemplo, o vinho que é bom para o coração, a cerveja que é relaxante muscular, o álcool em geral que é bom para a socialização...
Além de fazer mal à saúde, deixa um hálito horrível. Certa vez, marquei um encontro com uma mulher maravilhosa; bonita, educada, bom papo, entretanto, ela fumava muito e, de longe, sentia o cheiro forte da nicotina que exalava de sua boca. Nem beijo tive coragem e ela percebeu. Enfim, desisti e acho que serviu pra ela repensar o vício, pois acabara de perder um futuro namorado. rsrsr
Já aconteceu comigo, tentei me aventurar a beijar a moça que fumava ...foi uma péssima ideia , algo horrível .
A moça era linda e digo uma coisa ....não adianta a mulher colocar um perfume caro e também fumar .
O cheiro do cigarro é de embrulhar o estômago, já voltei pra casa com meu cabelo fedendo por causa de amigos que fumam . Cheguei em casa tomei banho e lavei o meu cabelo com shampoo
@@LeonardoTorrieri
*É porque vcs são pessoas de classe baixa que não conhecem o cigarro de cereja/menta. São uma delicia*
Q maluco fresco
Tu gosta é de outra fruta isso sim
O bafo de cigarro espanta qualquer amor😂
Ainda bem que pelo menos nesse caso o Brasil fez muitos progressos, fui na Itália no outono passado e posso afirmar que é insuportável caminhar pelas ruas da Europa porque só tem cheiro de fumaça, nas estações mais frias isso fica ainda pior, quando acaba o verão, os europeus ficam deprimidos e ansiosos e fumam mais ainda e o cheiro de fumaça prolifera nas ruas e lá eles não tem a cultura de fazer exames de rotina, só vão procurar um médico quando já não tem mais jeito, muito triste, a própria Europa não incentiva as pessoas a deixar de fumar.
lembro quando fui pra milão com a minha familia em 2010 e ficamos chocado com a quantidade de bituca de cigarros no chão. muito bom ver que no Brasil isso caiu por terra. os videos dessa canal são muito bons!!
Sinto saudade do Brasil nesse quesito, pois aqui o povo fuma demais, me dá um desgosto, os brasileiros possuem hábitos bem mais saudáveis.
Na Europa estranho é tu achar alguém que não fume, e o povo começa bem cedo aqui pelo que me disseram
Muitos Europeus fumam porquê é uma espécie de tradição famíliar, o pai , mãe, avós e tios etc...
Moro na Alemanha e a cada 10 pessoas, 8 fumam! Trabalho em uma gelateria italiana e quando os clientes sentam na terraça, eles pedem um café/ sorvete + um cinzeiro. É gravida fumando, mulheres com bebes pequenos, idosos com dificuldade de se movimentar e já vi até adultos com perna amputada FUMANDO! Eu acho um atrazo de vida fumar! Adolescentes que ontem eram crianças que vinham comprar sorvete, hj vejo andando com um cigarro na mao e na outra uma lata de energético. Não é a toa que os alemaes apresentam ao longo dos anos sobrepeso/ obesidade e outros problemas de saúde.
E me responda uma coisa: o que voce tem a ver com isso???? Alguem por ai anda sendo obrigado a fumar???
@@romulofrugoli5000 ninguem é obrigado a fumar , mas quem nao fuma é obrigado a cheirar a catinga de cigarro no ar! Entendeu agora ou quer que eu desenhe?
Eu moro na Alemanha tbm, e nossa que triste a situaçao... vejo varios adolescentes fumando, eu moro perto de umaa escola e vejo na rua jovens de 15, 16 anos com cigarro na boca, chega a me dar uma agonia de ver.
No começo desse ano eu havia marcado um date com uma moça de 26 anos, ela era linda, simpatica, inteligente, mas... Meu Deus que cheiro terrivel de cigarro ela tinha, e fumava compulsivamente um cigarro atraz do outro...
Infelizmente só sai com ela uma vez mesmo pq pra mim nao tinha como... tinha ate gosto de cigarro na boca...
vicio naquele nivel é uma coisa incompativel com a minha pessoa.
Eu tbm percebi que muitos alemaes na faixa dos 40 anos já tem um aspecto fisico bem acabado e envelhecido, as vezes ate mesmo antes dos 40... acredito que boa parte disso se deva ao tabagismo. Praticamente quase todos os alemaes que fumam que eu tive oportunidade de conversar disseram que fumam uma carteira ou mais por dia, e realmente isso é muita coisa, principalmente levando em conta que uma carteira custa aprox 10 euros.
@@marcopolo1765 sim, concordo com voce em relação ao aspecto fisico envelhecido precocemente de muitos alemães ( albaneses que habitam na Alemanha tambem fumam horrores e parecendo serem mais velhos). É um conjunto de fatores: cigarro, má alimentação, excesso de alcool.. E por ai vai ....
Há muito tempo eu li ( não me recordo onde), a seguinte frase : " beijar um fumante é o mesmo que lamber um cinzeiro sujo"🤮😂
@@romulofrugoli5000 o que tem a ver é que fumantes são pessoas inconvenientes e mal educadas , fumam em TODOS os lugares desrespeitando os outros, passa com aquela catinga de cigarro fedorento e quer que ninguém ache ruim, fora que se alto prejudica e prejudica também aqueles que não fumam e são obrigados a sentir o fedorento fumando.😊
Parabéns Maurício. Excelente roteiro e ótima apresentação
Na Europa, todo canto tinha uma pessoa chaminé ambulante, fiquei chocado, nas ruas tem cinzeiro em todo lugar, nas lixeiras na calçada. Nos estabelecimentos um cheiro de cigarro desgraçado.
Tenho reparado que jovens de até 22 anos mais ou menos tem fumado com muito mais frequência do que há 10 ou 15 anos atrás, e geralmente cigarro de palha, acho que nos últimos anos a campanha tem se enfraquecido.
Trabalhei com alguns italianos mecânicos de máquinas industriais numa empresa internacional na qual eu era funcionário, é impressionante o quanto eles fumavam. Eu fiz amizade com um deles, um dos mais novos, o Jacopo, cara gente boa demais, ele tinha uns 25 anos e fumava pra krl, carregava cigarro em todo lugar que ia, os dentes dele já estavam todos meio amarelados e eu no fim acabei dando de presente pra ele uma cartela de cigarros artesanais baianos muito especial, ele gostou pra caramba, colocou até na prateleira da casa dele quando voltou à Itália. É triste de ver, o cara tão jovem, cheio de energia se acabando desse jeito.
Tu tá falando como se o cara fosse viciado em drogas pesadas kkkkkkk
@@filiperodrigues5177pesado fica depois de 20 anos de tabagismo mano
@@filiperodrigues5177 mas quem é fumante acaba se viciando pesado também, fora que pode consumir outras drogas o que piora ainda mais a situação. Então não venha querer passar pano pra fumante não!.
Há 12 anos, morei na Irlanda e fiquei impressionada com a quantidade de europeus fumando, mesmo com todas as políticas irlandesas para coibir o cigarro. Até o aumento gradativo dos impostos... que tornavam o preço bem salgado. Dava pra perceber que era um problema complexo e difícil de se lidar.
No nordeste é mais raro ainda esse número de fumantes de cigarro, deve ser algo em torno de 7%.
e nada, todo veio em alagoas fumava. Todos cresceram fazendo bolo de fumo e botando fumo pra secar
Usam o dinheiro do bolsa familia pra comprar Eight
Sou do interior da Bahia... raramente vejo alguém aqui fumando..
@@leandrorodrigues9197 o esperma acumulado desse maluco subiu pra cabeça, não transa ai vem descontar a revolta em terceiros.
Aqui em Recife é mais difícil ver msm, quando morei em SP via mais gente fumando
Acho horrível quem fuma, e não gosto de ficar perto dessas pessoas não pois o desespero pra fumar é tão grande que acabam sendo pessoas desrespeitosas e invadem o espaço do outro com aquela fumaça podre, e nem se dão conta que eles fedem! Cresci com uma pessoa fumante que infelizmente morreu, mas morreu com esse vicio desgraçado, detesto fumantes seja eles eles de qualquer tipo de vicio em fumo.
O Brasil, é um país gigante com uma das maiores populações e que conseguiu soluções para várias situações, como o trânsito também, porém infelizmente a política não ajuda. E vários países sabem disso e sempre estão de olho no Brasil.
Só que na Suécia não fumam tanto, mas muita gente usa snus (na Dinamarca e Noruega também)
Que é uma nicotina que se coloca na boca. Foi o que substituiu o cigarro, mas tem efeitos nocivos também (como a corrosão da gengiva)
Sim. DW é tendencioso, a suécia só persegue concorrentes pra proteger seus fabricantes de snus.
E pra surpresa de muitos, os fabricantes de cigarros americanos (como a Philips Morris) estão desistindo dessa guerra e mudando as estratégias. Eles já estão lançando seus próprios "vapes (de qualidade inferior e preço 1000x maior)" e seus próprios snus.
Porque é estiloso como um filme, bem rock n' roll e até meio filosófico ser um iludido acabando com os próprios pulmões. Assinado: Iludido.
Parabéns pela reportagem, ainda precisamos falar muito sobre esse vício porque o número de jovens que fumam não é baixo, infelizmente.
Os europeus acham que fumar é elegante, mas é tão brega, cafona e nojento.
No passado foi considerado elegante, mas hj em dia todos sabemos que é burrice e faz mal pra saude, mas infelizmente é um vicio, e como sabemos todo vicio é dificil de ser interrompido.
Kkkkkkkkkk sua opinião e não vai mudar em nada
Verdade!
Moro na Espanha e vou muito pra Itália. É uma pouca vergonha. Mães e pais fumando ao lado dos filhos pequenos. É um absurdo tratarem os fumantes como vítimas... eles precisam ser punidos por prejudicar a saúde das pessoas normais.
fiquei apenas 1 mes na alemanha, e digo, la todo mundo fuma, eu infelizmente vi ate uma crianç@ fumando
Aqui em Londres já vi cada mulher bonita fumando e eu não suporto mais cheiro de cigarro fui fumante por muitos anos mas hoje não suporto mais
@@Mateus97bre por acaso vc achava qué somente mulheres feias qué fumavam?🤔🤔
MOro na Alemanha proximo de uma escola e vejo um monte de adolescentes fumando na saida da escola, trite de ver...
Por que não fazem a mesma coisa com o álcool?! Deveriam proibir propaganda de cerveja e mostrar os malefícios também igual fazem com o cigarro!
Morei no Japão e lá eles fumam muito também.
Gente aqui na europa é criança de 12 anos igual imã chaminé
😅😅😅
E nas portas da escola!!! Que desrespeito!!!
Na albania é criança de 10 anos fumando
Que coisa triste 😢😢
@@mermaidfromtheblacksea6037 😢😢😢😢
As propagandas de cigarro me incentivaram muito fumar, principalmente as da Hollywood com seus esportes radicais e rock roll e as da free com a sua elegancia!
Isso mostra que poderíamos ser melhor em tantas outras coisas. Depende de vontade política governamental e vontade cidadã. Sim é possível.
Para mudar a opinião de um estúpido, basta mudá-lo de lugar. Mandar um estúpido não fumante para um lugar onde praticamente todo o mundo fuma, em pouco tempo ele já estará com cigarro na boca.
Os estúpidos do passado começavam a fumar simplesmente ao ver alguém do cinema fumando. O estúpido (quase) não tem autenticidade, é um excelente imitador.
Eu nem me importo. Cada um cuida da sua vida. Eu não fumo e nunca vou obrigar alguém a parar. A vida é sua estraga como quiser.
toda essa movimentação por causa de um hábito é a prova de que o ser humano ainda não aprendeu que cuidar da própria vida e buscar ser feliz à propria maneira é mais importante que ficar olhando pro externo e analisando e julgando as escolhas do outro. quase ninguém sabe fazer isso
No Brasil só falta ensinar o povo a jogar lixo na lixeira, respeitar faixa de pedestres e semáforos e proibir o povo de escutar funk no último volume de madrugada acordando a vizinhança. Pelo menos o problema do cigarro resolvemos no Brasil rs.
@SulLivre. No Brasil estamos na Idade dos Homens das Cavernas, não chegamos ainda nem no nível de educação de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile... Aqui em São Paulo motorista não respeita nem eu atravessando com a minha filha bebê na faixa de pedestre com semáforo verde eu pedestre, os canalhas passam com o carro no semáforo vermelho avançando no pedestre... Não é a toa que gringo chama brasileiro de macaquito rs
De todos o cigarro é de longe o pior.
Eu tive uma vizinha que colocava música berrando às 3h da manhã. Vou te falar que ser acordado de madrugada com Bon Jovi ao invés de funk não melhora muito as coisas não
Música alta é algo que não me incomoda, mas vai de cada um.
Olha os brasileiros tomam banho e escovam os dentes todos os dias. Já os europeus...prefiro não comentar...😂😂😂
Na Alemanha uma vez vi uma criança de 11 anos fumando em frente à estação de trem. Eu fiquei chocada. Mas também ne, os pais aqui fumam nas frente das crianças e eles são o exemplo que elas têm. Lamentável :(
O meu padrasto fumava dois maços de cigarros por dia por todos os cantos da casa, mas nem por isso tornei- me uma fumante.
Como vc sabia q ela tinha 11? As vezes aparenta ter 11 e tem 15 ou mais. Eu tinha uma amiga q tinha 20 mas parecia ter 12, era incrível, parecia q eu tava andando com uma criança kkk sempre ela tinha q está com a identidade à mão. Sempre era barrada nas blitz.
@@yasminealmeida1187 era um garoto que fazia a 5 Série na escola onde eu trabalhava
@@mariathummel2467 casos e casos, você tem razão, mas diferente do Brasil, se eu não me engano, aqui na Alemanha não vejo campanhas que incentivama as pessoas a não fumarem ou pararem de fumar. Você simplesmente pode comprar cigarro onde quiser, até no meio das ruas têm aquelas máquinas automáticas que vendem cigarros. Aqui você pode comprar de tudo, o tabaco em latas grandes ou pacotes, o filtro e a seda para embalar. Fora isso, agora têm os modelos eletrônicos que custam muitos barato ( entre 20 e 40 euros, se não me engano) e têm de vários sabores e com cheiro menos forte, mas um atrativo para os jovens. Enfim, ...
Comecei a fumar nessa idade, mas na minha família é comum, meus avós começaram nessa idade, 10,11, 12 anos. Inclusive um bisavô meu colocava maconha junto da nicotina do cigarro. Para vc ver, um senhor dos anos 40. Sem falar na bebida, o avô dele que era italiano, morreu de tanto tomar vinho. Na família paterna todos morreram de algum problema pulmonar, meu outro bisavô nascido nos anos 20 começou cedo, conheci ele, e aprendi a fumar com ele com meus 11 anos. Também era filho de imigrantes europeus. Ou seja, desde o passado eles eram assim e passavam para os filhos isso. Uma avó minha infartou pela terceira vez uns meses atrás, e fuma desde 14 anos! É tenso! @@antoniamenzel
Passei cerca de dois anos fumando, comecei na pandemia por "necessidade" mas graças a deus consegui me livrar do vício. A força de vontade é necessária.
Foi o primeiro grande choque cultural ao chegar em Portugal, as calçadas estão repleta de “beatas” nos vãos das pedras, os cachepôs de Lisboa são forradas de “beatas”! Outro choque cultural foi ouvir de um especialista na TV o grande número de pessoas com cáries no país(E eu leiga de tudo jamais pensaria que problemas socias tão facilmente solúveis pudessem existir desse lado). Ai eu comecei a trabalhar em um café e saquei tudo: cigarro, café e muito açúcar e a falta de escovar os dentes depois do almoço! Tanto eu como meu marido percebemos que te todos os lugares que já trabalhamos só nos levávamos escovas de dentes para o trabalho e escovar os dentes depois das refeições!
O que um professor de marketing na faculdade me explicou é que o tabagismo diminuiu no Brasil não por causa de conscientização, mas sim porque o brasileiro tem a cultura de estar sempre cheiroso, o que ao contrário da cultura de muitos países europeus, é uma pressão social para que a pessoa pare de fumar. Por isso o consumo de cigarro caiu tanto e infelizmente é por isso que o consumo de vape cresce no Brasil.
Realmente, aqui na Europa a coisa é feia. Desde a adolescentes pré-adolescentes todo você vê fumando.
E não existe aquela consideração de não fumar em cima de você, eles simplesmente fumam.
Sou brasileira, tem muitas coisas que nós deixamos a desejar; mas nesse ponto o Brasil dá um banho de exemplo.
Morei 2 anos em Roma, Itália e fiquei surpreso com a quantidade de gente fumando.
Eu moro na Itália e simplesmente não suporto quem fuma por perto e nos obrigam, em consequência, a sentir o fumo. Eu acho uma falta de respeito incalculável. Até em áreas abertas deveria ser proibido, pois se vc quer sentir um ar puro não consegue. Eu ví na Polônia algo interessante: cabines para fumadores. Deveria ser assim em todo o mundo.
E completo: aqui na Itália eles realmente não acreditam nos riscos. Um colega me disse: eu fumo porque ninguém diz que eu vou morrer disso, os antigos fumavam e viviam até os 90 anos. Eles são teimosos e acham que sabem de tudo, agindo assim pra justificar suas escolhas erradas.
Outra justificativa que me deram é que eles tem maior poder aquisitivo e, portanto, podem pagar pelo fumo, ao contrário de nós, sul-americanos. É pra rir mesmo.
Só se mudar! Rs. Chata!
Tenho notado nas noites de São Paulo que as pessoas estão fumando mais, não sei se é impressão, mas vejo muito mais fumantes nos bares do que uns 6 anos atrás...
tive meu momento fã de nouvelle vague na adolescência e não deu outra, comecei a fumar aos 18 anos. entre idas e vindas, fiquei um ano sem cigarros em 2020 por conta da pandemia e voltei em 21 socialmente. agora estou sem vai fazer 3 meses e não pretendo mais voltar! sei que quanto mais cedo você parar mais fácil é de se manter assim.
É louvável quem toma a decisão de não fumar, até pq temos infinitas informações sobre o malefício.
Só não julgo os fumantes com mais idade, pq não sabiam dos malefícios e, todas as propagandas eram no sentido do glamour.
Quando morei na Alemanha me chamou a atenção o tabagismo entre os jovens. Diria que uns 70% das pessoas na Universidade onde estudei eram fumantes.
Na Espanha os comerciantes estão querendo INDENIZAÇÃO DO ESTADO pela proibição de fumar nas "terrazas", que são as mesas postas na calçada, geralmente com cobertura e fechadas por divisórias. Eles alegam que a proibição vai causar prejuízo aos comércios, já que, segundo eles, os clientes deixarão de ir, porque não poderão fumar.
Estou morando na Irlanda e o qie acho mais triste é o tanto de adolescentes que fumam vape, pois é muito barato e de fácil acesso. Sem brincadeira eu já vi meninos muiiito jovens, tipo umas 12 anos fumando vape. É muito porque acham que é bonito, pois conheço gente que vem fazer intercambio(brasileiros e latino americanos)e nunca fumou, mas vem aqui e começa só pra fazer um "social", mas como tudo em excesso faz mal e vicia, é muuto grave. Vejo tbm muitos jovens europeus com seus 18 anos, fumando nos intervalos na escola, eles ficam em bandos😅
aq tb já vi garoto de 11 anos fumando "pod" e postando nos storys 🤦🏼♀️ hj em dia só vejo adolescentes com pod fumando
O fácil acesso também, pois a cada esquina tem uma máquina automática de venda de cigarro. As pessoas que não fuma não parecem incomodadas com as pessoas que fumam, então cria um ambiente comum para todos. Fiquem chocado quando vi no aeroporto de Milão uma cabine para fumantes, ou seja, fumar se tornou um hábito, e não apenas para os mais velhos, mas também para seus filhos e netos.
Realmente! De tanto conviver com pessoas que fumam, o indivíduo acaba fumando para se enturmar. É por isso que o vício se retroalimenta.
Não frequento restaurantes em Portugal porque muitos permitem fumar no salão. Inclusive, no aeroporto de Lisboa, é permitido fumar nas áreas internas. Isso ainda me incomoda bastante.
Não é verdade.
É proibido fumar dentro de restaurantes. É também proibido fumar nos aeroportos, existem áreas específicas para isso, e não é só em Portugal que é assim.
@@LucianoMMatiaso portuga pensou: "O cara divulgando fake news sobre meu país." 😅
@@pedrocardoso971 pois, é o que parece. Sou português sim, e também fumador, vou a restaurantes, frequento bares e viajo também.
Em nenhum destes locais é permitido fumar, exceto nas áreas designadas para isso, daí considerar o relato como falso.
Tu nao frequenta pq nao pode. Assuma.
Meu pai é espanhol e me criei em Madrid a vida toda. O tabagismo é uma coisa tão inserida na cultura europeia que é realmente um desafio inmenso conseguir reduzir as taxas de fumantes. Lembro desde criança pais, professores e praticamente todos os adultos fumando perto de crianças. Não se atange nem se quer a uma classe social concreta. Porque você pode perceber em qualquer lugar onde hajam escritórios de grandes empresas, advocacia, bancos... Sempre tem gente saíndo para fumar no descanso na porta da firma. Lembro de ter trabalhado para Iberdrola quando tinha 23 anos em um escritório onde a gente administrava expedientes de rede elétrica para novas altas, baixas, mudança de potência, tensão de rede, etc. A cada 1h de trabalho, a gente tinha 5 minutos de descanso. O pessoal corria nesse descanso para poder fumar o cigarro deles na porta da firma. Eu mesmo fumei por 10 anos porém nunca de maneira empedernida. Quando vim morar no Brasil para trabalhar na área das eólicas, parei de fumar porque percebi o quão mal visto era aqui e a dificuldade de fumar em um meio onde quase ninguém mais faz isso porque implicava levantar e se afastar do grupo para poder acender um cigarro. Sempre lembro que quando o pessoal ficava sabendo aqui que eu era fumante, eles faziam cara de espanto kkkk Na Europa é proibido o tabaco com sabores e é altamente regulamentado o cigarro eletrônico. Mesmo assim, quase não conseguem atingir uma baixa significativa na população fumante. Realmente virou quase uma questão cultural por lá.
Muito fácil resolver isso, basta o seguro saude não cobrir despezas hospitalares de doenças derivado ao tabagismo.
Na Europa os sistemas de saúde são universais.
@@LucianoMMatiassim, basta ver o NHS, na qual o Brasil se inspirou para criar o SUS
*Nem do alcoolismo e da obesidade, certo?*
Agora os fumantes estão sendo discriminados
Nesse caso, concordo com o cara do comentário anterior. Acho justo excluir da cobertura pacientes que tenham colesterol elevado, por exemplo, já que colesterol é muito mais perigoso que cigarro, e é fácil evitar.
O meu pai fumava e eu sempre pensava que isso era
Fruto dos anos 70 que a pessoa não conseguiu se resolver .
Os jovens da minha época nenhum fumava , fumar pra minha geração nunca foi status . Furmar em toda minha vida sempre foi algo de gerações antigas .
A preocupação dos jovens da minha época eram as Drogas pois sempre havua suspeita que alguém usava .
Vivo em Madri e aqui é impossível ter prazer comendo ou tomando algo em áreas exteriores de restaurantes e cafeterias. Há fumantes por todos os lados, você é obrigado a fumar. Não há proibição de fumar nesses espaços exteriores, o que é um absurdo completo. É uma violação ao princípio básico da democracia: o exercício do seu direito não pode ferir o direito do outro, ou seja, o fumante não pode ferir o meu direito de não fumar. Isso é bem pior na França e na Itália, onde vi várias vezes o povo fumando dentro de lugares fechados como se fosse normal. Devia ser proibido fumar em todos os espaços púbicos.
Uma das teorias muito interessantes sobre isso é de que falam que a cultura de fumar se vem principalmente do leste europeu, devido a depressão que a maioria das pessoas daquela regiao enfrenta, devido a perda de parentes ou amigos na 2 guerra mundial, e pela depressão devido ao clima frio, nebuloso, as pessoas mais velhas fumaram muito(coisa que ja era comum) e passou a diante, entao e comum os jovens terem começado pq tal conhecido idoso começou também
Realmente na Europa se fuma muito,Brasil está anos luz a frente nessa questão.
Fumava muito cachimbo e cigarro de palha, crises de rinite eram rotineiras, semanais.
Depois de alguns problemas incluindo pneumonia, larguei mão disso no começo de 2023. Daquela época para hoje devo ter tido umas 6 crises de rinite apenas. Uma bela melhora!
Trabalho como cuidadora de uma senhora com 85 anos de idade, já à 3 anos no Luxemburgo 🇱🇺, a filha da senhora mora nos Estados Unidos 🇺🇸 há 15 anos, e sempre falava: minha mãe fuma desde seus 20 anos, não tenho coragem de fazer tratamento para ela deixar de fumar!!!! A senhora tem Alzheimer, e tinha dia dela fumar 2 pacotes e meio de cigarros 75 cigarros num dia!!!😱 e a noite uma tosse assustadora!!!!o que me assustava, é a médica nem se importar!!!!! Eu dei um basta!!!!!juntamente com um sobrinho médico ( pedi orientação) e comuniquei a médica! Dei remédio para tosse, e hoje já faz 8 meses que ela não fuma!!! A tosse ! Nem sinal! Me pede o tempo inteiro, falo que vou comprar!!! Quero que ela tenha uma morte digna!o cigarro Para mim que venho de uma família de Nāo fumantes.
Parabéns pela empatia.
Eu cresci com propaganda de cigarro. Mas atualmente acho fumar uma coisa muito feia, pouco inteligente e até falta de educação com quem está por perto.