2:36 Empresário não dá emprego, empresário atende uma demanda. Ninguém dá nada pra ninguém. correção: na minutagem, ele usa a palavra criar, mas serve para tantos outros que acham que dão emprego.
Sim...a na sua cabeça, vamos fazer um milhão de cabide de empregos publicos, taxar em 1milhão de % os mais ricos, imprimir dinheiro e gerar divida para aumentar o PIB, pq só o PIB importa.
Exato. Ele aloca mao-de-obra em função de demanda da economia, que é controlada advinhe por quem...pelo governo. Mas se o empresário "cria" empregos, é o trabalhador que gera o lucro.
Num mundo onde o ser humano é egoísta e ganancioso, achar que empresários ricos irão aumentar os salários dos pobres é simplesmente uma ingenuidade estúpida
A oferta e demanda, que nunca falhou na história do universo, diz que você está errado. O problema é que para quem só tem 2 neurônios (e que aparentemente não possuem conexão) é mais fácil expor suas opiniões baseadas em achismo do que em fatos. Mas fica a charada: se o ser humano é egoísta e ganancioso, porque os americanos têm salário médio de 75 mil dólares por ano? Se lá não tem CLT e não regulação do estado, o que será que aconteceu para a média lá não ser 20 mil dólares por ano de média? Será que nos EUA os empresários são caridosos e no BR e AR que eles são egoístas e gananciosos? Como fica a cara dos trouxas que gostam de falar que os EUA são a terra de opressores capitalistas diante desses dados? Está lançado o paradoxo que o Carlinhos que sofreu lavagem cerebral nunca vai conseguir responder.
A ignorância das pessoas é o que causa o problema. Vc ainda não sabe, mas eh justamente esse seu pensamento que causa dor e violência. Eu sei que a sua intenção é boa, que vc quer o bem, mas na sua ignorância vc é usado e prejudica os próprios irmãos.
Esperar que o governo irá sanar a necessidade de todos, além de oferecer migalhas é estúpido e ingênuo. Fora que nenhum desses projetos nunca resolveu a pobreza somente aumentou os números. Provérbios 6:9-11: Ensina que não devemos dar lugar à preguiça, porque leva à pobreza e à ruína.
Mujica sempre foi responsavel fiscalmente. Mujica e mais parecido com o Milei do que com Lula. Mujica tende mais a ser libertario. Uruguay abriu-se para o mundo, controlou gastos, liberalizou.
Conheço a Argentina há 14 anos, fui la em setembro último, minha sexta vez lá. Nunca vi tanta gente catando comida no lixo, bem como gente me pedindo comida na rua. Das duas vezes em que tinha comida na mão, eu ofereci... E logo em seguida, nas duas vezes, aparecia outra pessoa perguntando se tinha mais. Ele cortou subsídio de remedos pra idosos e tratamento de câncer. Tem aposentado tendo de ter escolher entre comida e remédio. obs: esse chocolate é bom mesmo.
Estive lá agora no reveillon e já está bem diferente do que está mencionando, conversando com motorista de táxis e aplicativos … todos estão bem mais animados com a previsibilidade e valorização da moeda. Tem sim mendigos na rua, mas muitoooo menos que nas capitais brasileiras.
@@total286 então por que você não vai para lá? É meio óbvio que você vai encontrar mais brasileiros cantando no lixo. Uma Argentina não faz um São Paulo. E quem disse para você que estamos vivendo um governo diferente do deles? Você acha mesmo que o PT ajuda os pobres? Você está vivendo em um governo tão neoliberal eral como da Argentina. E se você está comentando nesse vídeo eu presumo que você seja de classe c ou média... Portanto você corre risco de viver uma crise como a deles. Milionário não impede tempo vendo vídeo desse tipo no TH-cam.
@@total286 Ah não me diga e que dia que você foi no SUS e não recebeu atendimento? Impressionante viralatismo do brasileiro Ele tem a capacidade de viver em um país onde ainda temos benefícios aos idosos e vulneráveis e têm a capacidade de dizer que é melhor do que aqui
@@total286 Ah você conversou com os taxistas.... Super confiável seu depoimento. Quantos números você andou quantas pessoas você conversou? Você foi só na área turística ou foi nas periferias também? Você vive no paraíso e nem sabe
Sempre que estamos passando dificuldades em um governo, a culpa é da gestão atual ou da anterior?? Pq aqui no Brasil, o Lula bota culpa no Bolsonaro, ja na Argentina, os petistas falam que é do Milei. Tem que se decidir!
Se alguém vem aqui defender estabilidade econômica aos custos da fome e miséria de um povo, me pergunto se essa pessoa é ignorante, desumana ou as duas coisas.
Pois é... eu acho engraçado os comentários: "o pessoal vai passar fome só a médio e longo prazo até que as coisas melhorem". Entretanto ninguém quer assumir esse papel e tomar esse "remédio" amargo
Fala-se tanto que o livre mercado é a saída para os países emergentes, porém, o que eu vejo no contexto mundial é os países desenvolvidos, cada vez mais aumentando o protecionismo e fortalecendo suas empresas nacionais, com incentivos e compras governamentais. Claramente, o objetivo é dominar os países subdesenvolvidos e deixá-los numa eterna situação de subordinação. Já que, esses países precisam escoar sua produção high tech, então é de interesse deles não permitirem o desenvolvimento desses países. Livre mercado, concorrência perfeita só existe nos livros de economia mesmo. Mundo real é blocos de capitais lutando por mercado. E os respectivos Estados por trás dessas empresas. Não tem concorrência nenhuma. Qualquer empresa pequena que surge, vem a gigante e amassa. Seja comprando-a ou destruindo por políticas de dumping, ex.
@@zinhorx - e mesmo os países desenvolvidos que embarcam nessa conversinha de neoliberal tb pioram. O governo Biden, apesar de ser de direita, não é neoliberal; injetou grana na economia e ao menos o PIB americano cresce (mal divido, mas cresce). Europa ficou nessa de austeridade e estagnou - ainda que no ponto de partida conseguisse conferir uma vida melhor para sua população porque tiveram políticas mais progressistas que os EUA nos últimos 35 anos.
Isso é verdade. A única forma de existir mais liberalismo é com a redução do tamanho do Estado e descentralização. Estamos caminhando pra um mundo onde a informação é descentralizada, barata e distribuida, com Estados social-democratas quebrando. O custo pra manter grandes estruturas hierárquicas vai ser extremamente alto, e vai tornar elas inviáveis. O problema aqui são governos controlando a economia e o dinheiro. Não tem como existir livre mercado num cenário de interferências governamentais crescentes. Mesmo que a natureza humana tenda a complicar as coisas, a tecnologia sempre traz evolução pras sociedades, e agora não vai ser diferente. O esquerdista ai em cima falando que o biden é de direita é tenso kkkkkkkkk, e ainda achando positivo o fato de o boden ter imprimido metade do suply do dólar que hoje está circulando (que é o grande responsável pelo cenário de inflação global que estamos vivendo atualmente, porque tudo é precificado em dólar, então você tem a inflação que vem de lá junto com a inflação local). Não é governo que faz uma economia se desenvolver, mas sim o povo trabalhando, e um mundo que vem de um cenário de guerra certamente vai demorar a se recuperar. Economia é como uma semente, liberais são como jardineiros e esquerdistas são como gafanhotos e formigas. Quando governo imprime dinheiro pra fazer as coisas, ele na verdade está endividando o povo atráves de inflação, porque dinheiro não cresce em árvore. Alguém tem que sempre trabalhar pra pagar a conta.
@@LuisFelipe-ic3mv - Biden é de direita, no estilo de como foi a economia sob a nossa ditadura militar: forte investimento público, mas com concentração de renda. EUA podem se endividar à vontade porque a moeda deles tem demanda infinita. Não é um modelo que pode ser replicado em qualquer lugar, mas lá tem como. "Não é governo que faz uma economia se desenvolver". Ah, não? Então diz aí um país no mundo, excluindo micropaíses de menos de 500 mil habitantes, que tenha se desenvolvido com investimento privado. E depois me diz um país no mundo que tenha se desenvolvido com a "semente do neoliberalismo".
@@felipefernandes.1 Governo do PT nunca foi para pobres, e sim para banqueiros, JBS, irmãos Batista, Odebrecht... a lista é longa. Essa fachada de pai dos pobres é pra arrancar voto de trouxa.
@@felipefernandes.1 você em parte tem razão. Mas aqui vários saíram da miséria e o desemprego diminui, os concursos aumentaram e tem política de valorização do salário mínimo. Mas é um fato que a esquerda virou uma administradora do sistema capitalista. Os que tem muito continuam com muito e ganhando mais.
Tenho dificuldade de entender como uma pessoa diz que votou em uma pessoa, para a presidência da república de um país, que "é como uma criança, que quando fica com raiva grita". O que é isso? Para mim, fala-se de alguém despreparado, mal educado, e não de alguém honesto porque não consegue controlar as suas frustrações.
@joseaudecysantos1567 sim, vários ladrões, inclusive e também, um tal aí de 2019 a 2022, que chora até hoje porque não se manteve no jogo sujo e sustentando uma quadrilha gigantesca. 😒🙄
Quero ver empresário continuar apoiando isso quando não tiver pobre pra consumir. Nenhum empresário quer estado até a empresa falir e precisar ser socorrida pelo estado malvadão.
Maioria desses empresários que apoiam Milei vivem de aplicações financeiras eles tão pouco se lixando para os pobres. Milei é só um fantoche pra facilitar as vantagens no mercado financeiro, assim como foi Bolsonaro aqui, apenas um engodo.
Abrir novas lojas na EUROPA depois de ter se refestelado nas beneces dos governos anteriores. Kd que acredita no próprio país e no líder que elegeu. 1 ano é meio e pouco para um empresário abrir uma loja e rspersr o lucro que ele diz que virá da explosão econômica.
DW como sempre entregando coisas boas. Gostei, "deu" voz as duas partes , expôs o positivo e negativo. Cabe as pessoas interpretarem da maneira que achem necessária e fazer o correto nas eleições. A história irá julgar.
@@yeniber7219 argentino que ve e comenta video de milei e moleque mimado que mora com os pais e sabe nada da vida. Twitter entao é o inferno.... (Eu aqui so acompanho coisas em portugues para praticar o idioma kk)
É, eu vejo da mesma forma. A um tempo eu pessoalmente até achava que iria dar certo o experimento, mas quando percebi que não estava investindo em educação, vi que não iria rolar.
@@Fatosdia-z8w tem um agravante ainda, a Argentina é um país velho, eles estão basicamente jogando a última esperança que eles tinham de sair da "middle class trap" no lixo. É assustador ver isso acontecer da nossa perspectiva.
@@RafaSena367 O Estado é essencial para que as empresas privadas existam e funcionem. Isso ocorre porque a geração de renda segue a fórmula DA= C+G+I+X-M. Compare o Saara Ocidental, onde não existe Estado organizado, com a China ou países como a Noruega, onde o Estado existe e é muito bem organizado. O fetiche com os EUA é ilusório, eles também possuem um Estado enorme, por enquanto, o maior Estado do mundo, com o maior orçamento público e portanto maior gasto público, junto com a China. Esse fetiche com anarquia liberal é fruto de desinformação, não existe país que funcione sem governo.
@@murilolova5606 Se você tirar o Estado da frente, também vai precisar tirar o asfalto da frente da sua casa, a polícia, a luz, o saneamento, as escolas que preparam seus funcionários... Ou seja, essa anarquia liberal que você deseja parece muito a descrição de países como a Somália, onde manda quem tem mais armas.
50% da população em idade laboral na Argentina está fora do mercado de trabalho. Não procuraram mais emprego porque simplesmente não existe posto de trabalho. Esses já não procuram emprego há mais de um ano. 53% da população está abaixo da linha da pobreza, isto é, passando fome de verdade. Não têm almoço e/ou janta para refeição essencial. 193% de inflação em 12 meses.
@@mariaaldairamorimbraz3408sim depois do governo do Macri tinha que ter uns 10 anos para desfazer a bagunça. Qualquer governo pós Macri em um único mandato só iria se queimar o milei chegou na hora certa depois de uma insatisfação com a direita, com a esquerda, vem a direita mais oligárquica e elitista possível com o disfarce de liberalismo e liberdade.
vc se entregou em "não procuram emprego a mais de um ano" ,, porque será ? será que a esquerda tinha acabado com a argentina, empresas saindo de lá. milei está a 1 ano e pouco, então a culpa é do governo que estava e não de milei. kkk se contradiz no próprio texto.
Sim por isso o Brasil esta indo ladeira abaixo é um dos países que mais gasta em educação e também um com os piores resultados...tanto é que tem muito ignorante que tem um politico de estimação e ainda vota em condenando.
O que vocês chamam de "elite econômica" é o aposentado que tem um dinheiro guardado na poupança, como se fosse um "especulador opressor" responsável pela taxa de juros estar tão alta
Isso é uma das críticas da Escola Austríaca, adotada por Milei, a política Keynesiana que utiliza o Estado para salvaguardar os empresários. Nós defendemos nenhuma intervenção, mesmo que gere falência em massa.
@@andreoliver6192 - às vezes o neoliberal trabalhador repete um bordão fácil desses que ouviu de algum coach e nem se dá conta do tamanho da bobagem. Antes, vamos acabar com esse mito aí: em horas trabalhadas por ano, o Brasil ocupa a 46ª posição no mundo. Japão, a 43ª. A diferença não é grande. No topo da lista, vários países pobres: Cambodia, Mianmar, México, Malásia... no top 10, só dois ricos, Singapura e Hong Kong. E no fim da lista, com os países onde se menos trabalha? Alemanha, Dinamarca, Noruega, Holanda e Islândia. Hmmm. O Japão é rico porque recebeu uma grana violenta do governo americano por décadas após a 2ª Guerra Mundial, num esforço geopolítico de manter um aliado estrategicamente colocado perto da URSS durante a guerra fria. Não tem nada a ver com horas trabalhadas. É por isso que a direita odeia que o povo estude História...
A escolha foi deles. De cortarem gastos e tentarem recuperar a economia Argentina hoje a custo de poucas vidas e uma pobreza suportável no médio prazo ou continuar gastando com tudo isso e falir totalmente e assim deixar de existir.
@@deCarvalhoLucas 1- A inflação, o problema mais crônica da economia argentina, cedeu e se tornou a grande vitória de Milei em seu primeiro ano. O índice mensal passou de 25,5% em dezembro de 2023 para 2,4% em novembro de 2024. 2- Pela primeira vez em 13 anos, a Argentina terá um ano em que arrecadou mais do que gastou. 3- 53% da população aprova a gestão de Milei. No início do governo, eram 51%. 4- CONCLUSÃO: pr'um primeiro ano o governo Milei está indo muitíssimo bem! Chora, esquerda!!!!
Essa guerra nunca existiu e nunca vai existir. Não existe essa coisa de consciência de classe. Você acha que um trabalhador argentino vai se unir com um trabalhador brasileiro? Nunca! As pessoas fazem relações muito mais por questões culturais e crenças do que por classe. Eu estou muito mais próximo de um católico argentino do que de um budista brasileiro.
Equilibrio é chave. Nem o estado 100%, nem o mercado 100%. Pandemia mostrou que se não fosse o estado muitas empresas tinha falido e fora o socorro para os cidadãos fazendo girar grana.
@@otavioguimaraes5798 como se faz política sanitária sem Estado? Em qualquer surto é necessário o pronto controle da proliferação. O número alarmante de mortos no Brasil veio muito dos que defenderam o pronto retorno e a imunidade de rebanho.
@@MurilloAaugusto Tá me dizendo que empresas com estrutura pra suprir as demandas de 200m de pessoas iriam falir porque 700 mil morreram no spam de 2 anos?
Há décadas eles não viam uma luz no fim do túnel. Pelo visto vc vive numa realidade pararela. País ficou décadas na mizeria! Milei, está dando aula de como colocar um país nos trilhos.
Sempre falo que a ignorância custa o mundo. Os pobres e a classe média, em sua maioria, não possui nenhuma consciência política e social, eles não entendem que só a diminuição da desigualdade social e econômica é que um país consegue combater seus problemas. Os neoliberais querem que o Estado seja mínimo para atender suas obrigações constitucionais com a população e se torne máximo para atender as elites. O mercado especulativo fica feliz com esses cortes e com essa precarização do trabalho. Muito triste e desanimador ver tudo isso.
@@VikolkiChina? Se você considerar que os países europeus quando se reergueram e construiram o Welfare State tinham governos à esquerda social democratas então também deram certo. E Cuba vive sob boicote mas alfabetizou 100% da população, deu saúde universal e casa para todos. O que falta lâ é investimento e retirar as sanções.
Concordo com você, a ignorância é algo terrível, como por exemplo acreditar que aumentar o tamanho do estado, aumentar impostos, interferir na economia e criar políticas sociais vai combater a pobreza sendo que essas políticas nunca funcionaram, o que combate a pobreza é crescimento econômico e para isso ocorrer é necessário liberdade econômica
O povo argentino foi alertado a não embarcar em uma aventura política. Não deu ouvidos, aí está o resultado. Apenas para resumir: 1-Ele fala em estado minímo, mas observo que ele não dimiinui a força militar policial.Ele faz o que todo governante dispreparado faz, joga a força militar sobre seu próprio povo. 2-Ele afirma que para alcançar seus objetivos é preciso um remédio amargo.A sociedade argentina precisará tomar um remédio amargo.Ele e os poucos que o apóiam estão também tomando esse remédio amargo?Não, não estão.
Lá já estava péssimo antes, Milei não inventou a miséria, agora o movimento é de reversão, que pressupõe um choque. No Brasil usam a mesma política, fazendo muito gasto que, no longo prazo, chega pra todo mundo na forma endividamento e inflação. Riqueza não brota, precisa ser produzida, e o Estado não produz nada.
Entre o minuto 12:30 um estudante diz q acredita q estão fazendo a coisa certa e direita, me pergunta como q ver um de sua própria espécie morrer de fome e certo.....ser humano tem q acabar msm
O resultado das políticas são benéficas a médio e a longo prazo. Se você estudasse um pouco, saberia, mas mesmo sem saber de nada, ainda fala. As políticas foram testadas no mundo inteiro, sabemos que funciona e como funciona
A Argentina é um dos países mais caros para se viver no mundo hoje em dia. O preço dos alimentos estão fora da realidade, tipo, custam 3x mais que aqui no Brasil. Mas há que ache isso bacana, né?
São todos turistas e imigrantes de whatsapp. Os mesmos que dizem q lá está ótimo não tem coragem de ir nem a passeio, que dirá morar... Infelizmente não há discussão, pessoas não se questionam mais
Iai cara? Você ganha em dólar e gasta em dólares, fora que a maioria dos brasileiros hoje em dia tem renda bruta familiar acima dos 3500 reais. Agora você querer comparar o poder de compra do real com o do lixo do peso argentino e achar que eles vivem melhor do que aqui, porque não se muda pra lá?.
Lá já estava ruim antes, agora o movimento é de reversão, que pressupõe um choque. No Brasil usam a mesma política, fazendo muito gasto que, no longo prazo, chega pra todo mundo na forma endividamento e inflação. Riqueza não brota, precisa ser produzida, e o Estado não produz nada.
@@MIJAE.MIJAI.SOZINHO Minha constatação do Documentário acima. Não estou dando uma aula sobre o tema e sim dizendo o que eu percebi do vídeo. Entenda isso quando for pedir fontes...
@@Renato_Pinheiro.9 um video de uma agencia do governo, falando mal de alguem querendo diminuir o governo quem diria, e eles falarão tanto de como a situação ta hoje, mas não de como chegou la ne atraves do assistencialismo e botar fogo na politica fiscal
@@EstudosEstudos-dl4hy Sim eu vi ambos os lado com suas opiniões sobre ele. EU fico do lado dos que passam fome por lá. Se vc é fetichista de milionário vc tem todo o direito de ter a sua fantasia
@@ivan-vn3vkNada. Cada mais esse país retrocede em em educação, retrocede em economia, segurança, IDH, lazer, retrocede em poder de compra, liberdade etc. Meu caro, a Argentina lascada como está, por incrível que pareça, tem um IDH mais 5x que nosso👍 E sem falar em cultura, porque o país está sendo acabado com essas de putaria, influencers de bosta, crime sendo romantizado, e o errado virando certo, e certo sendo chamado de otário.👍
@@sueliscosta1claro que é, eles escolheram, editaram e omitiram pensando exatamente como isso influencia a opinião do telespectador. Tudo é escolhido a dedo Assim como evitaram falar sobre como Milei é o governante com a maior aprovação da América Latina (56%) e como a pobreza esta diminuindo rapidamente. Eles não foram para argentina “descobrir” como está lá, foram com uma opinião preformada e filtraram apenas o que corrobora essa opinião
Guardem esta reportagem para comparar com a situação em janeiro de 2026. A experiência da Argentina nestes dois anos é um "laboratório" econômico para o mundo.
Não é experiência é uma tragédia previsível. Em 2026 a pobreza estará maior, se o Estado não ajudar os mais pobres, as pessoas não ajudam. Ou você tem visto indivíduos tirando mendigos das ruas e gerando melhorias sólidas para essas pessoas? A liberdade para o empresário ele usa pra ganhar mais dinheiro, não é pra ajudar os pobres.
Só é laboratório econômico pra quem não estuda. Essa experiência já foi aplicada em muitos países, inclusive no Reino Unido no período Thatcher, só ver o que os britânicos pensam dela até hoje.
Então os governos anteriores foram melhores?, é difícil crer de que socialismo não funciona?, e o Brasil está perfeito né? Lula ajudou a acabar com a pobreza né?
Acabou a teta do governo ? é só atravessar a fronteira e voltar para seu país ! Nao ta feliz vazaaaaa ! Viva Millei ! Viva a los Argentinos caralhoooooo !!!!!!!
Estáveis? Você não assistiu a reportagem? As pessoas não têm o que comer, está ocorrendo com eles o mesmo que ocorreu conosco quando equivocadamente elegemos o Bolsonaro.
@@mikaellyjulia1207 a Argentina sempre foi um caos. Sempre teve a parcela da população que lucrava e sempre teve os miseráveis. Infelizmente essa realidade ainda é presente. Assisti a reportagem, concordo com alguns pontos e discordo de outros.
@@paulorebollo Preços estáveis depois de um choque inflacionário de mais de 200% no 1o ano de governo? Não serve de nada. Ainda mais pq os salários continuaram congelados nesse período. Os argentinos ficaram mais pobres em um período curto. Aposentados chegaram a perder cerca de 30% da sua renda. Em 1 ano!
a bom, achei que tinha sido anos do governo anterior, com inflação a mil. Ainda bem que vc explanou aqui que o culpado foi 1 ano do governo atual . obrigado
2 décadas de Kirchnerismo, 2 décadas de petismo, 2 países falidos. A história nos provoca esfregando na nossa cara que confiar em populista que diz que é defensor de pobre é burrice. A história é impiedosa.
A Argentina estava bem com a inflação a 200%? O pobre estava bem? Foi o Milei que causou isso nos últimos 10 anos? Pq a Argentina passou a maior parte desse século nas mãos de governos de esquerda. Qual a sua justificativa para esses governos serem tão burros a ponto de deixar o país afundar? Aí agora que aparece um para consertar essa grande m*rda, vem com esse discurso de que o pobre tá se ferrando. O pobre argentino estava pagando a conta por escolher governantes ridículos. Agora eles estão tomando remédio para melhorar da doença, e remédio nem sempre é doce.
Imagine...em várias lives foram mostrados pelos torcedores do Atlético e do Botafogo, o quão estão alto os preços na Argentina!!!Uma coca-cola quase três dólares!!!!Milhares de argentinos tem atravessado a fronteira, para fazerem compras no Brasil!!! A UNICEF já alertou, que mais de duas milhões de crianças estão indo dormir sem jantar!!!!!
Como se vai capacitar novas pessoas que em sua maioria é pobre para poder ocupar e exigir uma boa oportunidade de trabalho? Parece que estão preparando uma massa de pessoas semidesenvolvidas para ocupar a base de explorada de trabalhadores. Não tem como imaginar um freio nessa crescente desigualdade com cortes apenas em auxílios gerados pelo estado. O básico que seria a educação esta se tornando um luxo.
Quem REALMENTE assistiu o documentário até o fim deve ter notado quem fala bem e quem fala mal do atual governo. Não falhou um 😅. Os grandes empresários aprovam, a população de forma geral desaprova. Isso por si só é suficiente para entender muita coisa nessa vida.
Não, cara! Isso foi a forma como o documentário foi feito. Eles podiam colocar 100% de depoimentos de sindicalistas e daria a ideia que todo mundo odeia ele. Observe no minuto 4:45 onde ela diz que apesar das medidas duras ele conta com o apoio da maioria da população e, só em Buenos Aires, ele tem 55% de apoio. Você tirou a ideia que queria do documentário, mas os números mostram que a maioria apoia ele
Uma reportagem é como uma foto, mostra uma face, um angulo. Da mesma forma uma estatistica feita com uma parcela pequena ou quando há um viés de quem pesquisa, ela vale tanto quanto a opinião de quem fez a mesma. Ali mostraram o que queriam da forma que queriam, com as pessoas que queriam. Não seja tão inocente. DW promove a esquerda a todo custo. Quando é na Argentina sob governo de direita, o pobre é um mártir, e quando é na favela do Rio de Janeiro, tem "leveza e respeito".
O editorial político do dw pelo tem viés social democráta e não tem empatia por responsabilidade fiscal, não trabalha pra promover a existência da diversidade de vozes políticas divergentes entre si, não defende a liberdade econômica... De forma inaceitável reclama por mais regulação estatal em tudo na vida do cidadão inclusive com poder estatal de censura e intervenção na liberdade de imprensa.🙄🤦🏻♂️ Basta de tolerância a violações da carta da ONU e da declaração universal dos direitos humanos!
Resultado do neoliberalismo: transferência de riqueza pública para a iniciatia privada, redução de investimentos estatais e empobrecimento em massa do povo enquanto os ricos ficam mais ricos e o país contrai cada vez mais dívidas com o FMI e o Banco Mundial.
Transferencia de riqueza publica para iniciativa privada. Ué, mas se não esta sendo mais gerado tanta divida como antes, como esta sendo gerado transferencia de renda?
Mas esse é o msm discurso aqui no Brasil, desde 1990 com FHC, só q aqui tá mascarado pelo agronegócio 😂😂😂 ou tu acha q os presidentes do PT e do mdb são td socialistas 😂😂😂 tá mt errado 😂😂😂 no 1 mandando do Lula em 2002 ele cortou mt gastos sociais e incentivou a privatização, principalmente da construção civil com o PAC 😂😂😂 é sempre o msm discurso de q muda é a roupagem 😂😂😂
TODOS os paises que abriram a economia hoje gozam de mais liberdade e qualidade de vida, mas o Enzo com avatar fofinho habitante de um país onde juiz ganha 1 milhão por mes, e deixa 50% do que produz num ano pro estado, é quem tem razão.
Ah é? Mas em qual país? Porque aqui nesse puteiro do BR continua a mesma coisa. Não houve uma redução de ministérios, quantidades de cargos comissionados, não houve políticas de apoio a pequenos e médios empresários, não houve corte de impostos, a inflação está só aumentando a arrecadação de impostos (e o pobre asno acha que sua casa e carro estão valorizando) - O governo se aparelha com os bancos e empreiteiras (teve gente até ganhando triplex) - A elite do serviço público não trabalha e ganha salários 5x da iniciativa privada (já fui servidor público, conheço bem a putaria que são essas repartições) - O médio empresário largam 34% do lucro líquido na mão do governo e assumem todo tipo de risco - O pequeno e médio empresário pagam mais de R$2.000 para um CLT que ganha R$1.300 - O CLT deixa 35%, 50% do seu salário em impostos no mercado, farmácia, posto de gasolina... Dito isso, o que foi que eu perdi de política de corte de gastos entre 2016 e hoje???? Eu estou procurando só 3 exemplos para eu ir trabalhar motivado amanhã.
ué, mas aconteceu, esses anos todos entre 2017 até hoje foram ótimos, (excluindo a pandemia em 2020 e 2021) mas a partir do ifinal de 2021, o Brasil voltou forte e continua crescendo forte até hoje
@@mikaellyjulia1207vejo muitas melhoras no atual governo br, o povo comprando casa, alimentos com preços mais baixos, diminuiram os pedidos de seguro desemprego, carro tá vendendo muito, só não entendo uma coisa porque tem muito nordestino mudando pra minha cidade.
@@cristianoflorentino8559 Se as medidas são corretas a tendência é de melhora contínua! Ciência de verdade e não ideologia marxista resolve problemas reais!
Algumas pessoas dizem " mas não foi o milei que começou essa fome" etc. Foi sim, NÃO EXISTE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA ARGENTINA. Pessoas com moradia e trabalho estão passando fome pq nao podem comprar o basico e não podem receber assistência social.
Os empresários esquecem de uma coisa: sem trabalhador não há empresa e mais, sem salários justos não há dignidade, pouco se consume, tanto serviços quanto produtos. Empresários vão vender pra quem se toda a população estiver na miséria? Há necessidade de entender que nessa relação deve haver equilíbrio de forças, empregador e empregado, senão os dois lados saem perdendo! O Estado é necessário para regular esse equilíbrio, o problema é que geralmente falham miseravelmente!
A luta de classes na sua forma mais explícita. Que o mundo consiga ver, que o povo perceba do quê os ricos são capazes de fazer pelos seus próprios interesses. Aos ricos, tudo, aos trabalhadores e pobres, a morte.
Javier Milei é uma das maiores tragédias da história recente da América do Sul. É lamentável que os argentinos tenham eleito esse sujeito, que tá levando milhões a pobreza absoluta. É assombroso o quanto empresário é egoísta, tudo é sobre eles e seus próprios interesses. Eles não querem aumentar empregos ou a realidade dos trabalhadores, eles querem aumentar seus próprios lucros. São inescrupulosos e gananciosos. Milei tá arruinando a vida de milhões de argentinos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, claro, quem sabe o motivo é o carlos santos de pirapora do bom jesus, nao os proprios argentinos. Aprenda burro, assistencialismo NÃO é sustentavel, e a conta chegou, inclusive ele mesmo disse "vai piorar muito antes de melhorar" no mundo real é assim, a UE é a próxima.
Quem colocou o país nessa situação não foi ele. Foram décadas gastando mais do que podiam; uma hora é necessário conter gastos para reestabelecer a sustentabilidade.
Uma reportagem local dessa semana mostrou os argentinos vindo pro Brasil com placas de carro de PAPEL porque o país tá sem grana pra produzir placas de metal. O povo tá catando comida no lixo mas o superávit tá em dia 🤡
O documentário deixou bem claro q, quem está em apoio ao Milley é pq n foi afetado ou é beneficiado pelas políticas dele, sendo essas pessoas abastadas. Primeiramente temos o Dono exigente de uma franquia de lojas de chocolates e sorvetes de alta qualidade, um luxo pra quem pode comprar, como o documentário disse. Segundo, um jovem de 23 anos estudante de universidade privada, q sendo assim, n foi prejudicado pelas privatizações de universidades, como foi o caso de alunos de universidades federais q se privatizaram. A inflamação abaixou, ao preço do empobrecimento da classe trabalhadora e da redução do seu poder de compra, e por outro lado temos a preservação e enriquecem da classe empresarial. De fato, um neofeudalismo.
Melhor é um país que faz com que 1 funcionário que ganha um salário mínimo custe 2 vezes o que recebe é como se 1 salário mínimo fosse pago para o governo e outro para o pobre funcionário
Só parece mesmo. Até eu que não tenho conhecimento profundo, mas só interesso como funciona a economia, sei que o livre mercado, econômica das contas públicas é ruim a curto prazo, funciona muito bem a médio e longo prazo É só estudar mais o que aconteceu com a Botsuana, Singapura, Taiwan, Coreia do Sul que verá essa lógica
@@thainan2678todos esses países se desenvolveram com liberdade econômica e não é uma opinião, é um fato. Pesquise por índice de liberdade econômica e veja os principais países
@@abnernascimento9140 Cara todos esses paises se desenvolveram com uma mão pesada do estado kkkk 3 deles foram ditaduras onde o estado investiu pesado na tecnologia e agora são liberais
15:05 É hilário como a menina universitária fala que o Milei enxerga universidades como sendo dominadas pelo "marxismo cultural", e como isso parece paranóico.... Aí vc pausa o vídeo a 14:07 e .... *olha lá quem tá no cartaz pendurado na parede à esquerda* HAHAHAHAHAHAHAHA
Quer ver como diminuir a inflação? Parece facil: primeiro deixa a inflação aumentar absurdamente. Depois com os preços bem altos, tire o dinheiro do mercado. Faça reformas. Sem consumo, sem dinheiro e preços altos o aumento de preços comeca a diminuir. Em um ano você estabiliza os precos lá no alto. Ai você pergunta os produtos ficarão mais baratos depois disso? Não ficarão. Em um ano os pobres estarão mais pobres e talvez muitos não resistam. Mas a inflação caiu de 200 pra 25 % ao ano. Mais um ano assim e estará em 3%. Mas tu ferrou muita gente. O mais difícil seria fazer estabilização econômica com acolhimento social. Ou seja, trazer os mais pobres pra dentro do sistema. Como que faz isso? Nao sei. Não sou economista, diria um PR.
Meu primo veio de Florianópolis,disse que está cheio de argentinos começando a vida,e alguns falaram que não se come mais carne bovina, somente suína e ainda assim está muito caro,ficou nítido quem está comendo e bebendo nesta casta e,quem está apenas sobrevivendo,Deus tenha piedade e misericórdia deste povo.
Em resumo, os empresários defendem o estado mínimo porque entendem que o Estado representa uma parte significativa dos impostos que pagam e que, de alguma forma, é redistribuída para a sociedade, o que enxergam como uma forma de "socializar" o que produzem. Um dos grandes entraves para atrair investimentos externos, que poderiam ser positivos de várias maneiras para o país, é a falta de confiança dos investidores na economia argentina. O cenário atual, com Trump adotando medidas protecionistas, como taxar outros países, pode gerar inflação e aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. Isso tende a atrair mais investimentos para os EUA, que possuem uma economia consolidada e uma moeda forte, levando investidores a retirar seus recursos de mercados emergentes. Essa dinâmica pode agravar ainda mais a crise de pobreza na Argentina. A solução poderia passar por um apoio institucional de figuras como Trump e Elon Musk. No entanto, é importante lembrar que Trump já impôs tarifas ao Brasil, mesmo durante o governo de Bolsonaro, que era considerado seu aliado.
O Estado cobra impostos de todos, não apenas dos empresários. Se tanto, os empresários apenas transferem parte da cobrança aos seus clientes. Ou seja, é óbvio que um Estado perdulário e de gastos ineficientes (como a Argentina) está objetivamente empobrecendo o povo.
@@anselmocarlosspinelli9234 Ficou sabendo que o Brasil recentemente alcançou uma inflação maior do que na pandemia? O mal da esquerda no Brasil é a mentira e a ignorância, não é atoa que são chamados de burros
É muito fácil defender as medidas adotadas pelo novo presidente argentino quando se tem uma boa situação financeira, com boa situação de saúde, educação, lazer etc.
naaao bom mesmo era continuar com o mesmo inclusive o outro candidato era o ministro da economia que faliu a economia oras essa meu acorda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
2:36 Empresário não dá emprego, empresário atende uma demanda.
Ninguém dá nada pra ninguém.
correção: na minutagem, ele usa a palavra criar, mas serve para tantos outros que acham que dão emprego.
Tudo se vende. O empregado vende seu tempo de disponibilidade.
@@lucas.....530Como diria o sábio Pepe mojica: "tudo que você tem, você comprou com, o seu tempo de vida!"
Sim...a na sua cabeça, vamos fazer um milhão de cabide de empregos publicos, taxar em 1milhão de % os mais ricos, imprimir dinheiro e gerar divida para aumentar o PIB, pq só o PIB importa.
Exato. Ele aloca mao-de-obra em função de demanda da economia, que é controlada advinhe por quem...pelo governo. Mas se o empresário "cria" empregos, é o trabalhador que gera o lucro.
Kkkkk se tem empregos através das empresas..
Num mundo onde o ser humano é egoísta e ganancioso, achar que empresários ricos irão aumentar os salários dos pobres é simplesmente uma ingenuidade estúpida
GADO acredita em meritocracia 😂😂😂
A oferta e demanda, que nunca falhou na história do universo, diz que você está errado. O problema é que para quem só tem 2 neurônios (e que aparentemente não possuem conexão) é mais fácil expor suas opiniões baseadas em achismo do que em fatos.
Mas fica a charada: se o ser humano é egoísta e ganancioso, porque os americanos têm salário médio de 75 mil dólares por ano? Se lá não tem CLT e não regulação do estado, o que será que aconteceu para a média lá não ser 20 mil dólares por ano de média? Será que nos EUA os empresários são caridosos e no BR e AR que eles são egoístas e gananciosos? Como fica a cara dos trouxas que gostam de falar que os EUA são a terra de opressores capitalistas diante desses dados?
Está lançado o paradoxo que o Carlinhos que sofreu lavagem cerebral nunca vai conseguir responder.
A ignorância das pessoas é o que causa o problema. Vc ainda não sabe, mas eh justamente esse seu pensamento que causa dor e violência.
Eu sei que a sua intenção é boa, que vc quer o bem, mas na sua ignorância vc é usado e prejudica os próprios irmãos.
Esperar que o governo irá sanar a necessidade de todos, além de oferecer migalhas é estúpido e ingênuo. Fora que nenhum desses projetos nunca resolveu a pobreza somente aumentou os números.
Provérbios 6:9-11: Ensina que não devemos dar lugar à preguiça, porque leva à pobreza e à ruína.
Melhor é acreditar num político🤣🤣🤣pra melhorar sua vida. Estado nada produz.
"Os que comem bem, dormem bem e têm boas casas acham que se gasta demais em política social"
Mujica
Exato!!!
Décadas de "justicia social" tenemos en Argentina. No podes opinar. Destruyeron el país.
O problema é que o dinheiro acaba!
Mujica sempre foi responsavel fiscalmente. Mujica e mais parecido com o Milei do que com Lula. Mujica tende mais a ser libertario. Uruguay abriu-se para o mundo, controlou gastos, liberalizou.
@@rstollQue comparação absurda kkkkkkkkkkkkkkk
Conheço a Argentina há 14 anos, fui la em setembro último, minha sexta vez lá. Nunca vi tanta gente catando comida no lixo, bem como gente me pedindo comida na rua. Das duas vezes em que tinha comida na mão, eu ofereci... E logo em seguida, nas duas vezes, aparecia outra pessoa perguntando se tinha mais. Ele cortou subsídio de remedos pra idosos e tratamento de câncer. Tem aposentado tendo de ter escolher entre comida e remédio. obs: esse chocolate é bom mesmo.
Estive lá agora no reveillon e já está bem diferente do que está mencionando, conversando com motorista de táxis e aplicativos … todos estão bem mais animados com a previsibilidade e valorização da moeda. Tem sim mendigos na rua, mas muitoooo menos que nas capitais brasileiras.
@@total286 então por que você não vai para lá? É meio óbvio que você vai encontrar mais brasileiros cantando no lixo. Uma Argentina não faz um São Paulo. E quem disse para você que estamos vivendo um governo diferente do deles? Você acha mesmo que o PT ajuda os pobres? Você está vivendo em um governo tão neoliberal eral como da Argentina. E se você está comentando nesse vídeo eu presumo que você seja de classe c ou média... Portanto você corre risco de viver uma crise como a deles. Milionário não impede tempo vendo vídeo desse tipo no TH-cam.
@@total286 Ah não me diga e que dia que você foi no SUS e não recebeu atendimento? Impressionante viralatismo do brasileiro
Ele tem a capacidade de viver em um país onde ainda temos benefícios aos idosos e vulneráveis e têm a capacidade de dizer que é melhor do que aqui
@@total286 Ah você conversou com os taxistas.... Super confiável seu depoimento. Quantos números você andou quantas pessoas você conversou? Você foi só na área turística ou foi nas periferias também? Você vive no paraíso e nem sabe
Sempre que estamos passando dificuldades em um governo, a culpa é da gestão atual ou da anterior?? Pq aqui no Brasil, o Lula bota culpa no Bolsonaro, ja na Argentina, os petistas falam que é do Milei. Tem que se decidir!
Se alguém vem aqui defender estabilidade econômica aos custos da fome e miséria de um povo, me pergunto se essa pessoa é ignorante, desumana ou as duas coisas.
cuba socialista está a anos defendendo suas politicas e o que temos ? acertou!! fome e miséria do povo.
Pois é... eu acho engraçado os comentários: "o pessoal vai passar fome só a médio e longo prazo até que as coisas melhorem". Entretanto ninguém quer assumir esse papel e tomar esse "remédio" amargo
Fala-se tanto que o livre mercado é a saída para os países emergentes, porém, o que eu vejo no contexto mundial é os países desenvolvidos, cada vez mais aumentando o protecionismo e fortalecendo suas empresas nacionais, com incentivos e compras governamentais.
Claramente, o objetivo é dominar os países subdesenvolvidos e deixá-los numa eterna situação de subordinação. Já que, esses países precisam escoar sua produção high tech, então é de interesse deles não permitirem o desenvolvimento desses países.
Livre mercado, concorrência perfeita só existe nos livros de economia mesmo. Mundo real é blocos de capitais lutando por mercado. E os respectivos Estados por trás dessas empresas. Não tem concorrência nenhuma. Qualquer empresa pequena que surge, vem a gigante e amassa. Seja comprando-a ou destruindo por políticas de dumping, ex.
A principal arma das grandes empresas são os lobbys políticos que os protegem de situações como fazer dumping e outras mutretas.
@@zinhorx - e mesmo os países desenvolvidos que embarcam nessa conversinha de neoliberal tb pioram. O governo Biden, apesar de ser de direita, não é neoliberal; injetou grana na economia e ao menos o PIB americano cresce (mal divido, mas cresce).
Europa ficou nessa de austeridade e estagnou - ainda que no ponto de partida conseguisse conferir uma vida melhor para sua população porque tiveram políticas mais progressistas que os EUA nos últimos 35 anos.
Isso é verdade. A única forma de existir mais liberalismo é com a redução do tamanho do Estado e descentralização. Estamos caminhando pra um mundo onde a informação é descentralizada, barata e distribuida, com Estados social-democratas quebrando. O custo pra manter grandes estruturas hierárquicas vai ser extremamente alto, e vai tornar elas inviáveis. O problema aqui são governos controlando a economia e o dinheiro. Não tem como existir livre mercado num cenário de interferências governamentais crescentes. Mesmo que a natureza humana tenda a complicar as coisas, a tecnologia sempre traz evolução pras sociedades, e agora não vai ser diferente.
O esquerdista ai em cima falando que o biden é de direita é tenso kkkkkkkkk, e ainda achando positivo o fato de o boden ter imprimido metade do suply do dólar que hoje está circulando (que é o grande responsável pelo cenário de inflação global que estamos vivendo atualmente, porque tudo é precificado em dólar, então você tem a inflação que vem de lá junto com a inflação local). Não é governo que faz uma economia se desenvolver, mas sim o povo trabalhando, e um mundo que vem de um cenário de guerra certamente vai demorar a se recuperar. Economia é como uma semente, liberais são como jardineiros e esquerdistas são como gafanhotos e formigas. Quando governo imprime dinheiro pra fazer as coisas, ele na verdade está endividando o povo atráves de inflação, porque dinheiro não cresce em árvore. Alguém tem que sempre trabalhar pra pagar a conta.
@@LuisFelipe-ic3mv - Biden é de direita, no estilo de como foi a economia sob a nossa ditadura militar: forte investimento público, mas com concentração de renda. EUA podem se endividar à vontade porque a moeda deles tem demanda infinita. Não é um modelo que pode ser replicado em qualquer lugar, mas lá tem como.
"Não é governo que faz uma economia se desenvolver". Ah, não? Então diz aí um país no mundo, excluindo micropaíses de menos de 500 mil habitantes, que tenha se desenvolvido com investimento privado.
E depois me diz um país no mundo que tenha se desenvolvido com a "semente do neoliberalismo".
O que eu percebi é que quem tem muito dinheiro 💰 está feliz com Milley
com lula quem tem dinheiro tá masi feliz ainda, selic vai a 15 por cento UHUU
@@felipefernandes.1 Governo do PT nunca foi para pobres, e sim para banqueiros, JBS, irmãos Batista, Odebrecht... a lista é longa. Essa fachada de pai dos pobres é pra arrancar voto de trouxa.
@@felipefernandes.1 você em parte tem razão. Mas aqui vários saíram da miséria e o desemprego diminui, os concursos aumentaram e tem política de valorização do salário mínimo.
Mas é um fato que a esquerda virou uma administradora do sistema capitalista. Os que tem muito continuam com muito e ganhando mais.
Os pobres que nao aguentavam mais votaram nele. E os jovens desempregados
É complicado, o país inteiro vivendo de bolsas e maquiagens absurdas nas estatísticas. Peronismo é sinônimo de fracasso
Tenho dificuldade de entender como uma pessoa diz que votou em uma pessoa, para a presidência da república de um país, que "é como uma criança, que quando fica com raiva grita". O que é isso? Para mim, fala-se de alguém despreparado, mal educado, e não de alguém honesto porque não consegue controlar as suas frustrações.
Eles são assim mesmo, como crianças. São muito imaturos e infantis. É uma coisa cultural, se recusam a amadurecer.
Descreveu ele kkkkk
😂😂😂 se no Brasil votam em analfabetos e ladrões pada presidente, que dirá em outros países 😂😂😂 nós somos o nosso próprio mal 😂😂😂
@joseaudecysantos1567 sim, vários ladrões, inclusive e também, um tal aí de 2019 a 2022, que chora até hoje porque não se manteve no jogo sujo e sustentando uma quadrilha gigantesca. 😒🙄
Foi uma metáfora sobre sinceridade, surpreende-me não ter entendido.
Quero ver empresário continuar apoiando isso quando não tiver pobre pra consumir. Nenhum empresário quer estado até a empresa falir e precisar ser socorrida pelo estado malvadão.
Exatamente!!!
Maioria desses empresários que apoiam Milei vivem de aplicações financeiras eles tão pouco se lixando para os pobres. Milei é só um fantoche pra facilitar as vantagens no mercado financeiro, assim como foi Bolsonaro aqui, apenas um engodo.
"Empresários como Diego permanecem indiferentes aos protestos, pois sua preocupação maior é em abrir novas lojas na Europa". Típico...
Detalhe: abrir novas lojas na Europa justamente pra compensar a queda nas vendas na Argentina...
Abrir novas lojas na EUROPA depois de ter se refestelado nas beneces dos governos anteriores. Kd que acredita no próprio país e no líder que elegeu. 1 ano é meio e pouco para um empresário abrir uma loja e rspersr o lucro que ele diz que virá da explosão econômica.
Um reles sorveteiro se achando uma mola propulsora de desenvolvimento. Típico da maioria dos ricos da periferia mundial.
@@salomaocalamofodão são vcs que não conseguem administrar o próprio salário
DW como sempre entregando coisas boas.
Gostei, "deu" voz as duas partes , expôs o positivo e negativo. Cabe as pessoas interpretarem da maneira que achem necessária e fazer o correto nas eleições.
A história irá julgar.
Parece que vimos diferentes vídeos…. Só colocaram coisas negativas…. 😅
Tem um uma direção negativa então olha o mesmo vídeo no espanhol no dw espanhol ali tu vai ler os comentários dos próprios Argentinos
acho que vimos diferentes vídeos, a tv estatal da Alemanha não foi imparcial.
@@yeniber7219 argentino que ve e comenta video de milei e moleque mimado que mora com os pais e sabe nada da vida. Twitter entao é o inferno.... (Eu aqui so acompanho coisas em portugues para praticar o idioma kk)
Podemos ver a Argentina como uma experiência. Daqui a dois anos, veremos se este governo dará certo. Quero dizer, se a Argentina ainda existir até lá.
Ela já acabou a décadas. Agora esta levantando.
@@washington0409 levantando onde ? Voce tem alguma cognição ? Entendeu o programa ai em cima ?
É, eu vejo da mesma forma. A um tempo eu pessoalmente até achava que iria dar certo o experimento, mas quando percebi que não estava investindo em educação, vi que não iria rolar.
@@Schultz3 A criminalidade vai explodir por lá.
@@Fatosdia-z8w tem um agravante ainda, a Argentina é um país velho, eles estão basicamente jogando a última esperança que eles tinham de sair da "middle class trap" no lixo. É assustador ver isso acontecer da nossa perspectiva.
Incrível como os empresários sempre esquecem que quem compra são os consumidores, e com uma população empobrecida ninguém compra.
é por isso que o apoiador do MIlei ta abrindo filiais na eurpa, explorar um mercado novo, pq o mercado do pais dele não da mais tanto retorno.
E pro consumidor comprar é preciso combater inflação, juros e impostos e burocracia. Só se faz isso tirando o estado da frente.
@@RafaSena367 O Estado é essencial para que as empresas privadas existam e funcionem. Isso ocorre porque a geração de renda segue a fórmula DA= C+G+I+X-M. Compare o Saara Ocidental, onde não existe Estado organizado, com a China ou países como a Noruega, onde o Estado existe e é muito bem organizado. O fetiche com os EUA é ilusório, eles também possuem um Estado enorme, por enquanto, o maior Estado do mundo, com o maior orçamento público e portanto maior gasto público, junto com a China. Esse fetiche com anarquia liberal é fruto de desinformação, não existe país que funcione sem governo.
@@murilolova5606 Se você tirar o Estado da frente, também vai precisar tirar o asfalto da frente da sua casa, a polícia, a luz, o saneamento, as escolas que preparam seus funcionários... Ou seja, essa anarquia liberal que você deseja parece muito a descrição de países como a Somália, onde manda quem tem mais armas.
Vendem pra fora. O mercado local nao interessa
50% da população em idade laboral na Argentina está fora do mercado de trabalho. Não procuraram mais emprego porque simplesmente não existe posto de trabalho. Esses já não procuram emprego há mais de um ano. 53% da população está abaixo da linha da pobreza, isto é, passando fome de verdade. Não têm almoço e/ou janta para refeição essencial.
193% de inflação em 12 meses.
Como são bons em falar do efeito motoserra, quero ver lembrar dos 4 anos passados.
@@mariaaldairamorimbraz3408sim depois do governo do Macri tinha que ter uns 10 anos para desfazer a bagunça. Qualquer governo pós Macri em um único mandato só iria se queimar o milei chegou na hora certa depois de uma insatisfação com a direita, com a esquerda, vem a direita mais oligárquica e elitista possível com o disfarce de liberalismo e liberdade.
Culpa de quem? A esquerda endividou o país por décadas. É necessário conter para retomar.
vc se entregou em "não procuram emprego a mais de um ano" ,, porque será ? será que a esquerda tinha acabado com a argentina, empresas saindo de lá. milei está a 1 ano e pouco, então a culpa é do governo que estava e não de milei. kkk se contradiz no próprio texto.
Um país que não se importa com a educação está fadado a um futuro tenebroso!!
Esse é o L. Nao investiu em educaçao básica
Argentina tem altos índices de escolarização
Nisso nenhum brasileiro pode falar do argentino. Escola aqui é centro de treinamento da esquerda, proibido usar o cérebro.
Sim por isso o Brasil esta indo ladeira abaixo é um dos países que mais gasta em educação e também um com os piores resultados...tanto é que tem muito ignorante que tem um politico de estimação e ainda vota em condenando.
@@aureliomoreira3860graças aos subsídios e universidades gratuitas mantidas até então.
Pra esses caras, a famigerada "casta" é o próprio povo. Estado mínimo para o povo e máximo pra elite econômica. Que coisa mais linda!
Muito bem resumido
exatamente!!
O que vocês chamam de "elite econômica" é o aposentado que tem um dinheiro guardado na poupança, como se fosse um "especulador opressor" responsável pela taxa de juros estar tão alta
Vergonhoso
Certamente você não entendeu nada do que assistiu. Ele cortou em todos os niveis, incluindo privilégios da casta.
esses mesmo empresários que querem menos estado quando quebram ai querem que o estado socorra eles , Contraditório, ne
Isso é uma das críticas da Escola Austríaca, adotada por Milei, a política Keynesiana que utiliza o Estado para salvaguardar os empresários. Nós defendemos nenhuma intervenção, mesmo que gere falência em massa.
As pessoas tem que ter reconhecimento de classe, um pobre que vota em quem vai defender os ricos é um absurdo.
seu pensamento e muito raso sobre.....se e tao simples de entender pq elegeram o cara?
Vá estudar sobre o assunto que seu mal é ignorância
Os mais beneficiados são os pobres a médio e longo prazo
Antonio Gramsci amigão pode ler !!
@@carnaubaxd Porque, adivinha só, os meios de comunicação e todo o poder de influência/manipulação está nas mãos destes mesmos ricos.
@@abnernascimento9140a mão invisível do mercado vai saIvar a Argentina em 72 horas 🙏
Se vc sofre com a fome existe duas formas de resolver isso:
Comer ou morrer.
Morrendo vc não sentirá fome.
O duro é saber que a escolha não será sua..
Pior que vai passar fome igual e no final vai ser a causa Mortis, ou seja só derrota.
Só trabalhar, Japão a galera trabalha até morrer
@@andreoliver6192 - às vezes o neoliberal trabalhador repete um bordão fácil desses que ouviu de algum coach e nem se dá conta do tamanho da bobagem.
Antes, vamos acabar com esse mito aí: em horas trabalhadas por ano, o Brasil ocupa a 46ª posição no mundo. Japão, a 43ª. A diferença não é grande. No topo da lista, vários países pobres: Cambodia, Mianmar, México, Malásia... no top 10, só dois ricos, Singapura e Hong Kong. E no fim da lista, com os países onde se menos trabalha? Alemanha, Dinamarca, Noruega, Holanda e Islândia. Hmmm.
O Japão é rico porque recebeu uma grana violenta do governo americano por décadas após a 2ª Guerra Mundial, num esforço geopolítico de manter um aliado estrategicamente colocado perto da URSS durante a guerra fria. Não tem nada a ver com horas trabalhadas.
É por isso que a direita odeia que o povo estude História...
Esa es la filosofía de Fujimori
A escolha foi deles. De cortarem gastos e tentarem recuperar a economia Argentina hoje a custo de poucas vidas e uma pobreza suportável no médio prazo ou continuar gastando com tudo isso e falir totalmente e assim deixar de existir.
Elegeram o Paulo Kogos 😂!
A inflação diminuiu drasticamente e os pobres estão podendo comprar mais, não à toa a população apoia o Miley. Chora, esquerdista!
E o pior: o próprio Paulo Kogos recebeu mamata do Estado e agora é funcionário público em SP.
@@deCarvalhoLucas 1- A inflação, o problema mais crônica da economia argentina, cedeu e se tornou a grande vitória de Milei em seu primeiro ano. O índice mensal passou de 25,5% em dezembro de 2023 para 2,4% em novembro de 2024.
2- Pela primeira vez em 13 anos, a Argentina terá um ano em que arrecadou mais do que gastou.
3- 53% da população aprova a gestão de Milei. No início do governo, eram 51%.
4- CONCLUSÃO: pr'um primeiro ano o governo Milei está indo muitíssimo bem! Chora, esquerda!!!!
@@wagnerjunior6524 São 47% em análise mais recente, não 53%
@@wagnerjunior6524 Segundo a Quest o Lula tem 52% de aprovação e 47% de desaprovação. Segundo sua lógica o governo está indo bem, não é?
Esse cara é a versão do Bolsonaro só que mais caricato.
Estado Maximo para meus filhos e minha familia e Estado minimo para o pobre.
Meu amigo argentino diz que continua tudo muito caro lá.
Um refrigerante hoje em Buenos Aires custa 20 reais. Surreal!
WTFFF
Cada um racione o que é importante pra si.
@@wesleyrios81O peso argentino se valorizou enquanto que o Real se desvalorizou. Precificar as coisas na Argentina em Real é uma burrice tremenda.
Sim, também tenho essa mesma informação por parte de quem lá reside.
Ficou bem claro que empresários de um lado e o trabalhador do outro. Por isso consciência de classe é super importante.
Essa guerra nunca existiu e nunca vai existir. Não existe essa coisa de consciência de classe.
Você acha que um trabalhador argentino vai se unir com um trabalhador brasileiro? Nunca! As pessoas fazem relações muito mais por questões culturais e crenças do que por classe. Eu estou muito mais próximo de um católico argentino do que de um budista brasileiro.
E quando o trabalhador não consegue mais trabalhado, sabe o que acontece? Millei presidente!
"consciência de classe" kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Fabio-iw1le o cara parou nos anos 80, nem sindicalista fala mais dessa m3rda kkkkkkkkkkkkk
Não ficou Não! Sonhador vive num mundo paralelo
Equilibrio é chave. Nem o estado 100%, nem o mercado 100%. Pandemia mostrou que se não fosse o estado muitas empresas tinha falido e fora o socorro para os cidadãos fazendo girar grana.
As empresas só chegaram próximas a falir pq o estado obrigou elas a fecharem e as pessoas a não saírem de casa.
@@otavioguimaraes5798 como se faz política sanitária sem Estado? Em qualquer surto é necessário o pronto controle da proliferação. O número alarmante de mortos no Brasil veio muito dos que defenderam o pronto retorno e a imunidade de rebanho.
@@otavioguimaraes5798as empresas iriam falir abertas. Clientea e funcionários morrendo
Sim, países Nórdicos são assim, liberdade econômica e um estado progressista com forte intervenção social.
@@MurilloAaugusto Tá me dizendo que empresas com estrutura pra suprir as demandas de 200m de pessoas iriam falir porque 700 mil morreram no spam de 2 anos?
"O de cima sobe e o de baixo desce", como disse Chico Science.
Iivre mercado funcionando como deveria
@@jorge_soro até o dia que o seu * virar moeda pra não morrer de fome.
Parafraseando pelas meninas. Bom xibom xibom bom bom
Há décadas eles não viam uma luz no fim do túnel. Pelo visto vc vive numa realidade pararela. País ficou décadas na mizeria! Milei, está dando aula de como colocar um país nos trilhos.
@diegoup01 um país nos trilhos? Deixando velho morrer de fome?
Milei é um Robin Hood ao contrário, tira tudo dos pobres para dar aos ricos, e pior, aos estrangeiros ricos.
Perfeito!
É isso que acontece no Brasil através de impostos
Pensei que esse era o lula
Olha o lula
A inflação diminuiu drasticamente e os pobres estão podendo comprar mais, não à toa a população apoia o Miley. Chora, esquerdista!
Sempre falo que a ignorância custa o mundo. Os pobres e a classe média, em sua maioria, não possui nenhuma consciência política e social, eles não entendem que só a diminuição da desigualdade social e econômica é que um país consegue combater seus problemas. Os neoliberais querem que o Estado seja mínimo para atender suas obrigações constitucionais com a população e se torne máximo para atender as elites. O mercado especulativo fica feliz com esses cortes e com essa precarização do trabalho. Muito triste e desanimador ver tudo isso.
Fico bem contente por saber que a ignorância mora na sua cabeça.
E qual países que a esquerda deu certo?
Tua analise está certa mas os ricos e instruídos também votaram no Mijei.
@@VikolkiChina? Se você considerar que os países europeus quando se reergueram e construiram o Welfare State tinham governos à esquerda social democratas então também deram certo. E Cuba vive sob boicote mas alfabetizou 100% da população, deu saúde universal e casa para todos. O que falta lâ é investimento e retirar as sanções.
Concordo com você, a ignorância é algo terrível, como por exemplo acreditar que aumentar o tamanho do estado, aumentar impostos, interferir na economia e criar políticas sociais vai combater a pobreza sendo que essas políticas nunca funcionaram, o que combate a pobreza é crescimento econômico e para isso ocorrer é necessário liberdade econômica
O povo argentino foi alertado a não embarcar em uma aventura política. Não deu ouvidos, aí está o resultado.
Apenas para resumir: 1-Ele fala em estado minímo, mas observo que ele não dimiinui a força militar policial.Ele faz o que todo governante dispreparado faz, joga a força militar sobre seu próprio povo.
2-Ele afirma que para alcançar seus objetivos é preciso um remédio amargo.A sociedade argentina precisará tomar um remédio amargo.Ele e os poucos que o apóiam estão também tomando esse remédio amargo?Não, não estão.
Lá já estava péssimo antes, Milei não inventou a miséria, agora o movimento é de reversão, que pressupõe um choque.
No Brasil usam a mesma política, fazendo muito gasto que, no longo prazo, chega pra todo mundo na forma endividamento e inflação. Riqueza não brota, precisa ser produzida, e o Estado não produz nada.
EUA tbm, Trump ta maluco
Entre o minuto 12:30 um estudante diz q acredita q estão fazendo a coisa certa e direita, me pergunta como q ver um de sua própria espécie morrer de fome e certo.....ser humano tem q acabar msm
O resultado das políticas são benéficas a médio e a longo prazo.
Se você estudasse um pouco, saberia, mas mesmo sem saber de nada, ainda fala.
As políticas foram testadas no mundo inteiro, sabemos que funciona e como funciona
@@abnernascimento9140 SLK...uma forma "bacanuda" de dizer q matar o pobre aos poucos eh o certo a se fazer....primeira vez nessa empresa vital.
Será porque os empresários nãos estão reclamando.
Miley igual Batman herói
@@JojoSilvano-g4isó se for aquela versão, f@sc1st@ do Batman de Frank Miller!😅
A Argentina é um dos países mais caros para se viver no mundo hoje em dia. O preço dos alimentos estão fora da realidade, tipo, custam 3x mais que aqui no Brasil. Mas há que ache isso bacana, né?
E o salário mínimo é 20 dólares menos que o Brasil
São todos turistas e imigrantes de whatsapp. Os mesmos que dizem q lá está ótimo não tem coragem de ir nem a passeio, que dirá morar... Infelizmente não há discussão, pessoas não se questionam mais
Trucagem de câmbio e notícia falsa. O país mais caro da América Latina é o Uruguai. Há anos ostenta o título.
Iai cara? Você ganha em dólar e gasta em dólares, fora que a maioria dos brasileiros hoje em dia tem renda bruta familiar acima dos 3500 reais. Agora você querer comparar o poder de compra do real com o do lixo do peso argentino e achar que eles vivem melhor do que aqui, porque não se muda pra lá?.
Lá já estava ruim antes, agora o movimento é de reversão, que pressupõe um choque.
No Brasil usam a mesma política, fazendo muito gasto que, no longo prazo, chega pra todo mundo na forma endividamento e inflação. Riqueza não brota, precisa ser produzida, e o Estado não produz nada.
MIllei tá sendo um Pai para os Ricos mas tá sendo um capataz para os pobres...
Fonte?
@@MIJAE.MIJAI.SOZINHO Minha constatação do Documentário acima. Não estou dando uma aula sobre o tema e sim dizendo o que eu percebi do vídeo. Entenda isso quando for pedir fontes...
Vc viu o vídeo mesmo?
@@Renato_Pinheiro.9 um video de uma agencia do governo, falando mal de alguem querendo diminuir o governo quem diria, e eles falarão tanto de como a situação ta hoje, mas não de como chegou la ne atraves do assistencialismo e botar fogo na politica fiscal
@@EstudosEstudos-dl4hy Sim eu vi ambos os lado com suas opiniões sobre ele. EU fico do lado dos que passam fome por lá. Se vc é fetichista de milionário vc tem todo o direito de ter a sua fantasia
Engraçado que quem é contra o estado e seus custos, enriquece através dele, inclusive o atual presidente ! 😂
Oi Adélio Bispo.
O Estado transfere os custos ao pobre, tio.
Dá-lhes Milei, sem saúde, sem escola, sem comida, sem emprego, aposentadoria reduzida. VIVA A LIBERDADE.
Aqui no Brasil clt trabalha mais da metade do ano pra sustentar o estado e o que ganhamos?
Esse é o peronismo
A inflação diminuiu drasticamente e os pobres estão podendo comprar mais, não à toa a população apoia o Miley. Chora, esquerdopata!
@@ivan-vn3vkNada. Cada mais esse país retrocede em em educação, retrocede em economia, segurança, IDH, lazer, retrocede em poder de compra, liberdade etc. Meu caro, a Argentina lascada como está, por incrível que pareça, tem um IDH mais 5x que nosso👍
E sem falar em cultura, porque o país está sendo acabado com essas de putaria, influencers de bosta,
crime sendo romantizado, e o errado virando certo, e certo sendo chamado de otário.👍
O pessoal quer que ele mude décadas de corrupção Argentina em 4 anos. 😂😂😂
Impressionante como a mídia naturaliza esse discurso de superficialidades . O discurso do empresário ouvido parece o de uma criança
O discurso é dele e a culpa é da mídia? Não entendi.
@@sueliscosta1claro que é, eles escolheram, editaram e omitiram pensando exatamente como isso influencia a opinião do telespectador. Tudo é escolhido a dedo
Assim como evitaram falar sobre como Milei é o governante com a maior aprovação da América Latina (56%) e como a pobreza esta diminuindo rapidamente.
Eles não foram para argentina “descobrir” como está lá, foram com uma opinião preformada e filtraram apenas o que corrobora essa opinião
mídia estatal da tv Alemanha, isso quer dizer alguma coisa para vc???? não preciso dizer mais nada. vamos acordar pessoal
@@Carloskypp melhor comentário que vi até agora, parabéns
Guardem esta reportagem para comparar com a situação em janeiro de 2026. A experiência da Argentina nestes dois anos é um "laboratório" econômico para o mundo.
Não é experiência é uma tragédia previsível. Em 2026 a pobreza estará maior, se o Estado não ajudar os mais pobres, as pessoas não ajudam. Ou você tem visto indivíduos tirando mendigos das ruas e gerando melhorias sólidas para essas pessoas? A liberdade para o empresário ele usa pra ganhar mais dinheiro, não é pra ajudar os pobres.
Só é laboratório econômico pra quem não estuda. Essa experiência já foi aplicada em muitos países, inclusive no Reino Unido no período Thatcher, só ver o que os britânicos pensam dela até hoje.
O último "laboratório econômico" dos liberais foi o Chile do Pinochet.
Laboratório de eutanásia com a população pobre.
Ou seja está praticamente igual a venezuela, só nao quebrou ainda porque não tem Sansão econômica, mas tem divida com FMI e isso ainda será cobrado.
empréstimo com o FMI é o mais barato que existe no mundo, não fale besteira
@@aureliomoreira3860 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK essa foi a maior besteira que já li esse ano, ta de parabéns.
Uma vez me disseram que na Argentina em cada esquina existia uma biblioteca, parece que os argentinos não souberam por em prática tanto conhecimento.
Exatamente kkkkkk
Argentina =/= Buenos Aires.
Vivo na Argentina fazem 18 anos e de longe esse cara é a pior coisa que aconteceu no país durante todo esse tempo. Um completo desastre!
Tu eres surdo no!?
Então os governos anteriores foram melhores?, é difícil crer de que socialismo não funciona?, e o Brasil está perfeito né? Lula ajudou a acabar com a pobreza né?
E a gestão anterior era melhor?
Acabou a teta do governo ? é só atravessar a fronteira e voltar para seu país !
Nao ta feliz vazaaaaa !
Viva Millei ! Viva a los Argentinos caralhoooooo !!!!!!!
@@DanielSantos-fj9iy
Tu leu ou não?? O cara disse que é a pior coisa coisa que aconteceu foi a gestão atual.
Excelente reportaje. Sin una pauta, ni sesgo. Documentando la realidad que descubrieron. Gracias.😊
Antes de Milei tudo era maquiado, por isso que continua sendo caro viver na Argentina.
Inflação continua alta, mas o risco fiscal diminuiu.
Preços estao mais estaveis. Tenho amigos argentinos
Estáveis? Você não assistiu a reportagem? As pessoas não têm o que comer, está ocorrendo com eles o mesmo que ocorreu conosco quando equivocadamente elegemos o Bolsonaro.
@@mikaellyjulia1207 a Argentina sempre foi um caos. Sempre teve a parcela da população que lucrava e sempre teve os miseráveis. Infelizmente essa realidade ainda é presente. Assisti a reportagem, concordo com alguns pontos e discordo de outros.
@@paulorebollo Preços estáveis depois de um choque inflacionário de mais de 200% no 1o ano de governo? Não serve de nada. Ainda mais pq os salários continuaram congelados nesse período. Os argentinos ficaram mais pobres em um período curto. Aposentados chegaram a perder cerca de 30% da sua renda. Em 1 ano!
Lógico que diminui a inflação. Ele deixou os preços lá em cima!
Além disso as pessoas não tem dinheiro para comprar logo sobra oferta e não há pq subir mais os preços. Já que poucos compram.
a bom, achei que tinha sido anos do governo anterior, com inflação a mil. Ainda bem que vc explanou aqui que o culpado foi 1 ano do governo atual . obrigado
Em outras palavras...
O rico não sente a crise Argentina e apoia milei. O pobre ( mesmo com um teto) está com fome e desnutrido, e é contra milei.
Rico nao sente crise em lugar nenhum do mundo
2 décadas de Kirchnerismo, 2 décadas de petismo, 2 países falidos. A história nos provoca esfregando na nossa cara que confiar em populista que diz que é defensor de pobre é burrice.
A história é impiedosa.
A Argentina estava bem com a inflação a 200%? O pobre estava bem? Foi o Milei que causou isso nos últimos 10 anos? Pq a Argentina passou a maior parte desse século nas mãos de governos de esquerda. Qual a sua justificativa para esses governos serem tão burros a ponto de deixar o país afundar? Aí agora que aparece um para consertar essa grande m*rda, vem com esse discurso de que o pobre tá se ferrando. O pobre argentino estava pagando a conta por escolher governantes ridículos. Agora eles estão tomando remédio para melhorar da doença, e remédio nem sempre é doce.
@janiodesouza7617 - Milei vai acabar com os pobres da Argentina, ele vai matar todos de FOME...😆😆😆
@@zezebeaganem na Venezuela
Imagine...em várias lives foram mostrados pelos torcedores do Atlético e do Botafogo, o quão estão alto os preços na Argentina!!!Uma coca-cola quase três dólares!!!!Milhares de argentinos tem atravessado a fronteira, para fazerem compras no Brasil!!! A UNICEF já alertou, que mais de duas milhões de crianças estão indo dormir sem jantar!!!!!
Fazem há tempo. E vao ao chile tb
*dois milhões
Antes do Milei chegar ja tinha noticia de gente comendo cachorro.
Que baita documentário, adoro ver esses mais longos, parabéns 👍
Como se vai capacitar novas pessoas que em sua maioria é pobre para poder ocupar e exigir uma boa oportunidade de trabalho? Parece que estão preparando uma massa de pessoas semidesenvolvidas para ocupar a base de explorada de trabalhadores. Não tem como imaginar um freio nessa crescente desigualdade com cortes apenas em auxílios gerados pelo estado. O básico que seria a educação esta se tornando um luxo.
Quem REALMENTE assistiu o documentário até o fim deve ter notado quem fala bem e quem fala mal do atual governo. Não falhou um 😅. Os grandes empresários aprovam, a população de forma geral desaprova. Isso por si só é suficiente para entender muita coisa nessa vida.
No anterior foi a mesma coisa.
Não, cara! Isso foi a forma como o documentário foi feito. Eles podiam colocar 100% de depoimentos de sindicalistas e daria a ideia que todo mundo odeia ele. Observe no minuto 4:45 onde ela diz que apesar das medidas duras ele conta com o apoio da maioria da população e, só em Buenos Aires, ele tem 55% de apoio. Você tirou a ideia que queria do documentário, mas os números mostram que a maioria apoia ele
Uma reportagem é como uma foto, mostra uma face, um angulo. Da mesma forma uma estatistica feita com uma parcela pequena ou quando há um viés de quem pesquisa, ela vale tanto quanto a opinião de quem fez a mesma. Ali mostraram o que queriam da forma que queriam, com as pessoas que queriam.
Não seja tão inocente. DW promove a esquerda a todo custo. Quando é na Argentina sob governo de direita, o pobre é um mártir, e quando é na favela do Rio de Janeiro, tem "leveza e respeito".
O editorial político do dw pelo tem viés social democráta e não tem empatia por responsabilidade fiscal, não trabalha pra promover a existência da diversidade de vozes políticas divergentes entre si, não defende a liberdade econômica...
De forma inaceitável reclama por mais regulação estatal em tudo na vida do cidadão inclusive com poder estatal de censura e intervenção na liberdade de imprensa.🙄🤦🏻♂️
Basta de tolerância a violações da carta da ONU e da declaração universal dos direitos humanos!
você está sendo negacionista, as pesquisas mostram que o Milei tem grande apoio em todas as camadas da população
Resultado do neoliberalismo: transferência de riqueza pública para a iniciatia privada, redução de investimentos estatais e empobrecimento em massa do povo enquanto os ricos ficam mais ricos e o país contrai cada vez mais dívidas com o FMI e o Banco Mundial.
Em economia não existe "Neoliberalismo". Existe apenas liberalismo. Vá estudar, militante.
Qual a riqueza pública da Argentina? O kirchnerismo quebrou o estado.
Transferencia de riqueza publica para iniciativa privada.
Ué, mas se não esta sendo mais gerado tanta divida como antes, como esta sendo gerado transferencia de renda?
Antes o juros estava a mais de 100%, agr caiu para menos que 40%.
qual a riqueza pública da Argentina? o governo anterior quebrou completamente o estado
10:45 aí que tá o problema, não se paga mais, vira lucro e mais riqueza pra quem é rico
"o setor privado é a liberdade". Não sei como o cérebro deles não dão um curto
Mas esse é o msm discurso aqui no Brasil, desde 1990 com FHC, só q aqui tá mascarado pelo agronegócio 😂😂😂 ou tu acha q os presidentes do PT e do mdb são td socialistas 😂😂😂 tá mt errado 😂😂😂 no 1 mandando do Lula em 2002 ele cortou mt gastos sociais e incentivou a privatização, principalmente da construção civil com o PAC 😂😂😂 é sempre o msm discurso de q muda é a roupagem 😂😂😂
verdade, bom é um estado assistencialista gigantesco e com inflação de 3 digitos.
TODOS os paises que abriram a economia hoje gozam de mais liberdade e qualidade de vida, mas o Enzo com avatar fofinho habitante de um país onde juiz ganha 1 milhão por mes, e deixa 50% do que produz num ano pro estado, é quem tem razão.
@@WilliamGuimaraes92 Eu não entendo o porquê tem tantos pés rachados que defendem essas políticas neoliberais sádicas.
Pra quem e dono o privado e liberdade sim
O tio come fruta de graça e reclama? Quero ver se o vendedor de fruta ir na sorveteria tomar sorvete aguado de graça também. 😂😂😂😂
Como é mesmo o ditado?
Cada povo tem o governo que merece.
Diminuir o tamanho do estado, cortar gastos e esperar magicamente a economia melhorar, ficamos desde 2016 esperando isso acontecer
Ah é? Mas em qual país? Porque aqui nesse puteiro do BR continua a mesma coisa. Não houve uma redução de ministérios, quantidades de cargos comissionados, não houve políticas de apoio a pequenos e médios empresários, não houve corte de impostos, a inflação está só aumentando a arrecadação de impostos (e o pobre asno acha que sua casa e carro estão valorizando)
- O governo se aparelha com os bancos e empreiteiras (teve gente até ganhando triplex)
- A elite do serviço público não trabalha e ganha salários 5x da iniciativa privada (já fui servidor público, conheço bem a putaria que são essas repartições)
- O médio empresário largam 34% do lucro líquido na mão do governo e assumem todo tipo de risco
- O pequeno e médio empresário pagam mais de R$2.000 para um CLT que ganha R$1.300
- O CLT deixa 35%, 50% do seu salário em impostos no mercado, farmácia, posto de gasolina...
Dito isso, o que foi que eu perdi de política de corte de gastos entre 2016 e hoje???? Eu estou procurando só 3 exemplos para eu ir trabalhar motivado amanhã.
ué, mas aconteceu, esses anos todos entre 2017 até hoje foram ótimos, (excluindo a pandemia em 2020 e 2021)
mas a partir do ifinal de 2021, o Brasil voltou forte e continua crescendo forte até hoje
Aconteceu o quê? De 2017 a 2022 o Brasil passou por sua pior fase desde a redemocratização.
@@mikaellyjulia1207vejo muitas melhoras no atual governo br, o povo comprando casa, alimentos com preços mais baixos, diminuiram os pedidos de seguro desemprego, carro tá vendendo muito, só não entendo uma coisa porque tem muito nordestino mudando pra minha cidade.
@@mikaellyjulia1207 o fim da tv globinho deve ter te deixado muito traumatizada
O jornalismo da DW Brasil é de altíssimo nível. Parabéns aos jornalistas e profissionais envolvidos.
Excelente documentário. A DW arrasa!
Vamos aguardar mais um ano e façam outra reportagem para vermos como está a Argentina!
vai pra la entao
@@zecamattosbVá para a Venezuela, ou Cuba, ou Coréia do Norte!
Estará pior. Será que você terá coragem de vir comentar?
@@vladimirdasilvapereira6353 Vá você pra lá atravessar a fronteira pra comprar no Brasil. Só assim estão conseguindo comer e vestir.
@@cristianoflorentino8559 Se as medidas são corretas a tendência é de melhora contínua!
Ciência de verdade e não ideologia marxista resolve problemas reais!
Algumas pessoas dizem " mas não foi o milei que começou essa fome" etc. Foi sim, NÃO EXISTE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA ARGENTINA. Pessoas com moradia e trabalho estão passando fome pq nao podem comprar o basico e não podem receber assistência social.
Foi nao. Ia a argentina antes de milei e os mendigos dormiam no aeroporto.
Na real tem sim assistência social sim.
Porém é a mesma coisa que o bolsa familia.
Sobreviver so com bolsa familia é quase impossivel hj em dia.
Existem dois tipos de pessoas: As que não dormem por passarem fome e as que não dormem com medo das que passam fome.
Muito bom ver os dois lados do problema! DW que documentário bom ❤
A glamourização que a midia faz da aquinilação do pobre é fora do comum
Em suma, ricos o apoiam. Pessoas com poder aquisitivo baixo (maioria) não apoiam e só estão se ferrando.
Resumindo , quem tem dinheiro ficou mais rico e o resto ficou mais pobre
...estudar está se tornando um luxo. Que triste história, que um dia vai colapsar.
Os empresários esquecem de uma coisa: sem trabalhador não há empresa e mais, sem salários justos não há dignidade, pouco se consume, tanto serviços quanto produtos. Empresários vão vender pra quem se toda a população estiver na miséria? Há necessidade de entender que nessa relação deve haver equilíbrio de forças, empregador e empregado, senão os dois lados saem perdendo! O Estado é necessário para regular esse equilíbrio, o problema é que geralmente falham miseravelmente!
Quem conhece um pouco que seja da história da Argentina, sabe que não vai funcionar, denovo.
Problema estrutural, igual o nosso, mas maior e pior.
05:00 Ok, como se cortam gastos públicos num país onde 55% da população está abaixo da linha da pobreza? Só faltou explicar a mágica.
Botando para rua milhares d servidores que nao trabalhavam
@@paulorebolloFalta capacidade de interpretação de texto e raciocínio lógico a você.
A luta de classes na sua forma mais explícita. Que o mundo consiga ver, que o povo perceba do quê os ricos são capazes de fazer pelos seus próprios interesses. Aos ricos, tudo, aos trabalhadores e pobres, a morte.
Javier Milei é uma das maiores tragédias da história recente da América do Sul. É lamentável que os argentinos tenham eleito esse sujeito, que tá levando milhões a pobreza absoluta. É assombroso o quanto empresário é egoísta, tudo é sobre eles e seus próprios interesses. Eles não querem aumentar empregos ou a realidade dos trabalhadores, eles querem aumentar seus próprios lucros. São inescrupulosos e gananciosos. Milei tá arruinando a vida de milhões de argentinos.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, claro, quem sabe o motivo é o carlos santos de pirapora do bom jesus, nao os proprios argentinos. Aprenda burro, assistencialismo NÃO é sustentavel, e a conta chegou, inclusive ele mesmo disse "vai piorar muito antes de melhorar" no mundo real é assim, a UE é a próxima.
A inflação diminuiu drasticamente e os pobres estão podendo comprar mais, não à toa a população apoia o Miley. Chora, esquerdista!
Não calma, eles dizem que o anarcocapitalista(isso nem faz sentido mas pronto) vai resolver. Passou 1 ano, só faltam 3.
Quem colocou o país nessa situação não foi ele. Foram décadas gastando mais do que podiam; uma hora é necessário conter gastos para reestabelecer a sustentabilidade.
Está afundando o povo pobre passando fome. Mais de 50% abaixo da linha de pobreza.
Veja o quanto esses pobres ganham e voce terá pena do brasileiro
O que o doc deixa claro é que os ricos estão felizes e os pobres tristes, isso já mostra tudo o que se precisa saber
Uma reportagem local dessa semana mostrou os argentinos vindo pro Brasil com placas de carro de PAPEL porque o país tá sem grana pra produzir placas de metal. O povo tá catando comida no lixo mas o superávit tá em dia 🤡
Curioso. O Estado tem que ser menor só p povo.
Empresas e especuladores usam e abuso dos incentivos do estado ...
Sem educação não se melhora um país!
A Argentina é um dos países que mais se consomem livros no mundo, enquanto tiver 50% no funcionalismo público, não existe mais pais
Uma tragédia social, imaginava que estava ruim, mas isso é assombroso, infelizmente vão pagar caro pela loucura de eleger esse homem.
O documentário deixou bem claro q, quem está em apoio ao Milley é pq n foi afetado ou é beneficiado pelas políticas dele, sendo essas pessoas abastadas. Primeiramente temos o Dono exigente de uma franquia de lojas de chocolates e sorvetes de alta qualidade, um luxo pra quem pode comprar, como o documentário disse. Segundo, um jovem de 23 anos estudante de universidade privada, q sendo assim, n foi prejudicado pelas privatizações de universidades, como foi o caso de alunos de universidades federais q se privatizaram.
A inflamação abaixou, ao preço do empobrecimento da classe trabalhadora e da redução do seu poder de compra, e por outro lado temos a preservação e enriquecem da classe empresarial. De fato, um neofeudalismo.
"Daqui a um ano, um ano e meio, a pobreza terá diminuído pela metade."
Siiiiimmmmm, o povo terá morrido de fome!!!
que tristeza, um governo que despreza os pequenos produtores e a educação. Não tem como um país desses dar certo
Argentina foi 30 anos esquerda governo favor comunismo 🤮🤮
como assim "despreza pequenos produtores" ?
Melhor é um país que faz com que 1 funcionário que ganha um salário mínimo custe 2 vezes o que recebe é como se 1 salário mínimo fosse pago para o governo e outro para o pobre funcionário
Tenho pena não. Foram avisados, mas nao quiseram ouvir
Impressão minha ou a discussão política acontece em mais alto nível na Argentina do que no Brasil? Os comentários me parecem mais bem fundamentados
Só parece mesmo.
Até eu que não tenho conhecimento profundo, mas só interesso como funciona a economia, sei que o livre mercado, econômica das contas públicas é ruim a curto prazo, funciona muito bem a médio e longo prazo
É só estudar mais o que aconteceu com a Botsuana, Singapura, Taiwan, Coreia do Sul que verá essa lógica
@@abnernascimento9140 Nenhum desses países se desenvolveu com liberalismo, ta precisando estudar mais.
Alto nível? Você ouviu o discurso polarizado e ensandecido de guerra cultural que Milei esbravejou divulgado pelo documentário?!
@@thainan2678todos esses países se desenvolveram com liberdade econômica e não é uma opinião, é um fato. Pesquise por índice de liberdade econômica e veja os principais países
@@abnernascimento9140 Cara todos esses paises se desenvolveram com uma mão pesada do estado kkkk 3 deles foram ditaduras onde o estado investiu pesado na tecnologia e agora são liberais
O estado NÃO deve ter canais de televisão. O estado deve APENAS prover segurança, educação e saúde
Excelente documentário, parabéns para todos envolvidos
15:05 É hilário como a menina universitária fala que o Milei enxerga universidades como sendo dominadas pelo "marxismo cultural", e como isso parece paranóico....
Aí vc pausa o vídeo a 14:07 e .... *olha lá quem tá no cartaz pendurado na parede à esquerda* HAHAHAHAHAHAHAHA
Logo uma caricatura do Marquinho da galega😂😂😂😂
sim!!!! kkkkk olha o protesto, claramente não fazem nada da vida. vão lavar uma loça.
O Argentino empobrecendo cada vez mais e a DW mostrando a coisa como se fosse ao contrário. Estive lá e não gostei nem um pouco do que vi.
E o Brasil? O dólar custa 6,15 até o fim de mandato do Lula estará a 7 reais no mínimo
Quer ver como diminuir a inflação?
Parece facil:
primeiro deixa a inflação aumentar absurdamente.
Depois com os preços bem altos, tire o dinheiro do mercado. Faça reformas.
Sem consumo, sem dinheiro e preços altos o aumento de preços comeca a diminuir.
Em um ano você estabiliza os precos lá no alto.
Ai você pergunta os produtos ficarão mais baratos depois disso? Não ficarão.
Em um ano os pobres estarão mais pobres e talvez muitos não resistam.
Mas a inflação caiu de 200 pra 25 % ao ano.
Mais um ano assim e estará em 3%.
Mas tu ferrou muita gente.
O mais difícil seria fazer estabilização econômica com acolhimento social. Ou seja, trazer os mais pobres pra dentro do sistema.
Como que faz isso? Nao sei. Não sou economista, diria um PR.
Meu primo veio de Florianópolis,disse que está cheio de argentinos começando a vida,e alguns falaram que não se come mais carne bovina, somente suína e ainda assim está muito caro,ficou nítido quem está comendo e bebendo nesta casta e,quem está apenas sobrevivendo,Deus tenha piedade e misericórdia deste povo.
Crescimento econômico dos liberais, mais dinheiro para os ricos e menos para os pobres.
Uma geração perdida. Força Argentina. 💪
As últimas 5 foram perdidas
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk as outras não foram não, pqp.
Foi entrevistado 1 empresário e vários q viviam a custa do estado
Muito tendencioso esse documentário
😂😂😂
tv estatal da alemanha, vai esperar o que kkk
Belíssima reportagem, trouxe os 2 lados 👏👏👏
Resumo: a classe média votou em Milei achando q faria ascensão à classe rica, mas acabou descendo a classe pobre.
As pessoas buscaram a infelicidade e encontraram. O que eles esperavam quando votaram no Milei?
Em resumo, os empresários defendem o estado mínimo porque entendem que o Estado representa uma parte significativa dos impostos que pagam e que, de alguma forma, é redistribuída para a sociedade, o que enxergam como uma forma de "socializar" o que produzem.
Um dos grandes entraves para atrair investimentos externos, que poderiam ser positivos de várias maneiras para o país, é a falta de confiança dos investidores na economia argentina. O cenário atual, com Trump adotando medidas protecionistas, como taxar outros países, pode gerar inflação e aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. Isso tende a atrair mais investimentos para os EUA, que possuem uma economia consolidada e uma moeda forte, levando investidores a retirar seus recursos de mercados emergentes.
Essa dinâmica pode agravar ainda mais a crise de pobreza na Argentina. A solução poderia passar por um apoio institucional de figuras como Trump e Elon Musk. No entanto, é importante lembrar que Trump já impôs tarifas ao Brasil, mesmo durante o governo de Bolsonaro, que era considerado seu aliado.
America first! But, Just EUA are America. 😉
O Estado cobra impostos de todos, não apenas dos empresários. Se tanto, os empresários apenas transferem parte da cobrança aos seus clientes. Ou seja, é óbvio que um Estado perdulário e de gastos ineficientes (como a Argentina) está objetivamente empobrecendo o povo.
@@joaov.m.oliveira9903além de que as políticas sociais do estado são ótimas para o consumo, que gera mais receita para as empresas.
Bolsonaro aliado? Era um servical, isso sim...
No desespero e na situação em que vivia os argentinos, apelaram para uma solução supostamente fácil, como ocorreu no Brasil recentemente!
Se Bolsonaro fosse reeleito, hj a situação no Brasil estaria muito pior que na Argentina!!
Nada disso! Eles vinham votando na esquerda a décadas… o Milei foi realmente quando passaram a enxergar o óbvio… esquerda é pobreza
@ como? Os números no momento que o Lula entrou estavam bem melhores do que hoje. Veja nossa inflação e crescimento nos dois últimos anos.
@@anselmocarlosspinelli9234 Ficou sabendo que o Brasil recentemente alcançou uma inflação maior do que na pandemia?
O mal da esquerda no Brasil é a mentira e a ignorância, não é atoa que são chamados de burros
Por?
Manda os grandes empresários tratarem os funcionarios deles quando ficarem doentes e pararem de produzir, ja que eles são os verdadeiros herois.
parabéns pelo trabalho excelente documentário
Pra alimentar tantos eleitores do milei realmente precisa de muita área de pasto.
Assim como eleitores do luladrao querendo alimentar com a picanha de abóbora 😂😂😂
10:47 ELE JURA... como que alguém cai nesse papo??
É sempre um velho, né? 😂 a vida estabelecida e já aposentado. Fácil falar de quem tá com metade da idade e ainda tem muito a viver.
Parabens a DW Brasil por trazer um documentário que demonstra os dois lados da moeda.🎉🎉
É muito fácil defender as medidas adotadas pelo novo presidente argentino quando se tem uma boa situação financeira, com boa situação de saúde, educação, lazer etc.
Acabar ou diminuir a pobreza mat4ndo os pobres é uma fórmula brilhante, parabéns Milei (nem precisa dizer que contém ironia)
A ARGENTINA PAGOU PRA VER , SO JESUS NA CAUSA
naaao bom mesmo era continuar com o mesmo inclusive o outro candidato era o ministro da economia que faliu a economia oras essa meu acorda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk