CONHEÇA O TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 199

  • @juliana3149
    @juliana3149 11 หลายเดือนก่อน +13

    Acumuladores são pessoas que adoecem quem está em volta.

  • @taisaimee90
    @taisaimee90 2 ปีที่แล้ว +62

    Meu pai é acumulador, nossa casa é um lixo. Nunca trouxe e nem trarei alguém aqui. É muito dificíl fazer ele arrumar e jogar coisas fora, ele diz que a culpa é nossa. Um inferno.

    • @mmmm-gx4gu
      @mmmm-gx4gu ปีที่แล้ว

      A casa de minha vó é assim . Não sei mais o que faço

    • @AugustoODashi
      @AugustoODashi ปีที่แล้ว

      Como está agora?

    • @vitoriacrvl
      @vitoriacrvl 10 หลายเดือนก่อน +5

      Minha casa é a mesma coisa, meus dois quintais e a cozinha é cheia de coisa velha no caso aparelho eletrônico, quem acumula é meu tio eu e minha mãe não acumula nada, não sei mais oq fazer já faz mais de 10 anos que é assim, e ele não desapega de jeito nenhum! E ainda briga se reclamar dos lixos dele.

    • @RandersonHenrique
      @RandersonHenrique 9 หลายเดือนก่อน +3

      Minha casa é exatamente assim, jamais traria alguém aqui. Eu estou surtando com essa bagunça e lixo.

    • @franciely_limeira
      @franciely_limeira 3 หลายเดือนก่อน

      Somos 3

  • @jessikacaroline72
    @jessikacaroline72 2 ปีที่แล้ว +70

    Ótimo conteúdo! Poderiam fazer um pra convencer pessoas que não acreditam muito na psicologia da sua importância? Minha família toda pensa que vocês são feiticeiros ou sei lá, acham que só são necessários em casos muito graves, e que quadros menos evidentes podem ser resolvidos sozinhos ou não valem a pena serem tratados.

    • @santzff8421
      @santzff8421 2 ปีที่แล้ว +2

      Feiticeiros kkkkkk, moram numa caverna?

    • @wallcorsan
      @wallcorsan 2 ปีที่แล้ว +4

      @@santzff8421 as pessoas mais velhas não tinham os acessos que nos temos hj, as informações que a internet nos entrega a todo momento. imagine um cenário de uma cidade no interior nos anos 80, que nao tenha avanços tecnológicos nem livrarias e com educação precária. seria meio dificil entender as coisas que a gente acha simples hoje, seja mais maneiro com mais velhos, talvez eles não sejam inteligentes academicamente falando, mas vivência deles pode ensinar coisas que a internet nao pode.

    • @wallcorsan
      @wallcorsan 2 ปีที่แล้ว

      @@santzff8421 isso prq eu to falando de dos anos 80... agora vai voltando no tempo, a gente ja teve escravidão, guerras, reinados, e tudo isso a gente acha ridiculo hoje.

  • @_blurryf4ce
    @_blurryf4ce 2 ปีที่แล้ว +27

    Ótimo vídeo, minha vó tem transtorno acumulativo e lidamos com isso a anos.
    Ela tem vários e vários armários cheios de embalagens, bonecas, embalagens de creme dental, embalagens de comida e sempre ela tem a mesma desculpa que pode vir a ser útil ou que é coisa dela. Pode não parecer algo muito sério mas atrapalha a vida de todos ao redor e a do próprio indivíduo, as roupas dela as vezes ficam sem espaço para os frascos de remédios, tampas... Como ela já é bem idosa a gente tenta só ignorar e esperar ela não estar presente para se livrar do excesso de lixo e tal sem que ela perceba (quando ela percebe geralmente tem ataques de raiva). Então tipo se você conhece alguém que tenha esse transtorno e vocês não tem condições financeiras de fazer um tratamento, trate a pessoa bem, ela não têm culpa.

  • @agente287
    @agente287 2 ปีที่แล้ว +19

    A filosofia do minimalismo ajuda muito

    • @euvoceeosobrenatural9340
      @euvoceeosobrenatural9340 6 หลายเดือนก่อน +1

      Acumuladores odeiam a palavra "minimalismo". Sei, pois conheço alguns acumuladores... ☹️

  • @AkireSM
    @AkireSM 2 ปีที่แล้ว +42

    Obg pelo vídeo .Minha mãe se encaixa perfeitamente no vídeo e eu já havia notado características estranhas nela a muito tempo,mas não sei como fazer com que ela procure ajuda .Ela comprou vários animais e moramos em App,entrou em dívidas e n consegue se desfazer desses animais.Eu falo constantemente para ela ir a um psicologo ,mas ninguém me leva a sério.

    • @genicefrz8800
      @genicefrz8800 2 ปีที่แล้ว +3

      A Verdade e que o Acumulador Acha.tudo que Encontra Pla Frente Bonitinho e Lindo

  •  2 ปีที่แล้ว +39

    Se tem uma coisa que afeta ansiosos são compulsões e acumulacões, não é apenas uma questão de descarte mas a crença de que sempre irá precisar de algo
    Sou Psicólogo e tenho um canal no TH-cam onde falo sobre saúde mental e acumuladores são muito difíceis de trabalhar, uma vez que as pessoas projetam nas "coisas" o preenchimento do vazio que elas gostariam de ter.
    Ótimo vídeo!

  • @johnnylopes3224
    @johnnylopes3224 2 ปีที่แล้ว +8

    Parabéns pelo vídeo. Convivi por muitos anos com um acumulador e sei bem o que é isso. Infelizmente ele morreu e tivemos um enorme trabalho para retirar toda a acumulação da casa. Ainda bem que não desenvolvi esse transtorno.

  • @8ejw2iw9sisi
    @8ejw2iw9sisi 2 ปีที่แล้ว +40

    Muito importante esse vídeo nessa fase chuvosa no país. Vi gnt perdendo toda a acumulação por conta da casa alagar. É um choque para quem é acumulador perder tudo de uma vez de forma tão de repente, com agentes da prefeitura e a família falando que precisa jogar tudo fora

    • @ismaelsmails1860
      @ismaelsmails1860 2 ปีที่แล้ว +1

      Mkkkkkkkjjkkkkkjkkkkjkkkjjkjjjkjjjjjkkkkk

    • @8ejw2iw9sisi
      @8ejw2iw9sisi 2 ปีที่แล้ว

      @@ismaelsmails1860 ????

  • @dalvadeoliveirabarbosa2748
    @dalvadeoliveirabarbosa2748 2 ปีที่แล้ว +10

    Eu vivo com um acumulador e é muito desafiador..não aceita nenhum tratamento/terapia, se acha normal . Eu faço terapia para sobreviver a isso tudo e limitei um cômodo da casa para as acumulacoes...foi meu único progresso.

  • @reycekelly129
    @reycekelly129 2 ปีที่แล้ว +25

    No lado da família do Meu pai, tem alguns acumuladores...
    Um primo dele é o pior... fora da casa, parecia um lixão ...
    Minha avó guardava lembrancinhas de festas, casamentos e outros. Tinha coisa de 20 anos.
    Meu pai guarda papéis. .. contracheques, contas de luz, água...
    Eu guardo coisas, papéis... coisas de artesanato...
    Meu maior problema, são os papéis (exames antigos, algum que eu escrevi)...
    Muitos não têm utilidade ...
    Mas, Eu não ligo em desfazer-me deles kkkk
    Meu esposo quem joga kkkk
    Ele jogou um monte de garrafa plástica que eu queria pra plantar...
    Mas, o problema é que eu demoro a utilizar kkkk.

    • @opergunteiro1441
      @opergunteiro1441 2 ปีที่แล้ว +1

      Papel é o menor dos problemas. A maioria das vezes não queima de preguiça. Muito do que não se quer tocar fora é porque tem dados pessoais. Mas o papel ocupa pouco espaço. A pior dificuldade da acumulação deles é bagunçar e não conseguir encontrar um que se precise..
      Eu, por exemplo, vendi um freezer, achei trocentas NFs, mas ainda não a do freezer pra entregar ao comprador.

    • @patyalves1994
      @patyalves1994 2 ปีที่แล้ว +4

      Nem todos os exemplos que voce citou é um problema de acumulação. No caso das pessoas com esse transtorno é que como comentado o acumulo é tão grande que muitas vezes deixa de usar um ou mais comodos por não ter onde colocar. A pessoa chega a dormir no chão, fora a qualidade de vida que deve ser horrível pois normalmente o acumulo atrai pragas como baratas e ratos. Fora a questão de problemas com vizinhos e autoridades, especialmente em epocas de muitas chuvas (pois é um foco de dengue). Como comentando tambem a pessoa tem um apego até por coisas sem valor, muitas vezes acaba acumulando literalmente lixo por ter essa dificuldade de descartar. É claro que é bom analisar sempre o que é necessario e o que nao é, uma vida minimalista com certeza ajuda a termos mais foco e inclusive mais saude, tanto mental quanto fisica. Mas tem certos objetos que podem inclusive ser legais de guardar. Acredito que a questao seja a forma que eles estao guardado (tem pessoas que simplesmente larguam os objetos em qualquer lugar) e tambem o quanto de espaço eles ocupam que querendo ou nao faz a diferença. No caso da sua avó eu não vejo problemas, é claro que desde que esteja bem guardado, até para facilitar a limpeza. Em relação ao seu pai tem certos documentos que precisam ser guardados por um período. Por via de regra essas contas é bom guardar por 5 anos. Documentos mais importantes como transferencia de veiculos daí é bom guardar por mais, pelo menos 10 anos e há quem diga que é bom guardar para sempre. Documentos do trabalho é bom guardar até a aposentadoria, pq vai que no futuro precise né?. Enfim, o unico caso que parece preocupante segundo o seu relato é do seu primo, mas de resto, esses papeis e lembranças nao sao nenhum problema.

    • @rafaelly8294
      @rafaelly8294 2 ปีที่แล้ว +1

      @@patyalves1994 Pois é, meu pai tbm guarda todos os documentos do carro, da casa, imposto de renda, contas, nota fiscal, exames... tem coisa de mais de 20 anos aqui, mas é só vc jogar fora q acaba precisando kkkkkkk é sempre

    • @AMSP_pi
      @AMSP_pi 2 ปีที่แล้ว +1

      @@rafaelly8294 muitos desses documentos e comprovantes vc tira pela Internet

  • @umagarotaaleatoria1461
    @umagarotaaleatoria1461 2 ปีที่แล้ว +8

    Sugestão: transtorno de compras compulsiva

  • @stephanyzamboni3258
    @stephanyzamboni3258 2 ปีที่แล้ว +4

    Por favor, faz um vídeo sobre a personalidade de pessoas sobre pets ! O movimento contra pets vem crescendo bastante ! Sobre a pessoa ser imatura e preferir lidar com relacionamento que exija menos responsabilidade e essas coisas.

  • @Dragonan
    @Dragonan 2 ปีที่แล้ว +6

    Eu já convivi com um irmão acumulador e era muito ruim. Ele pegava coisas na rua, criava justificativas pra guardar tranqueira, etc. Chegou a um ponto em que ele começou a acumular muitos gatos também, me causando transtornos e vergonha, já que ele não limpava a sujeira e queria que eu cuidasse dos bichos, sendo que sou asmático.
    Depois de um tempo, como não resolvemos na conversa, passei a jogar fora o lixo dele aos poucos, principalmente quando ele saía. Ele acabou percebendo isso, ficou chateado e acabou saindo daqui de casa, o que pra mim foi um alívio.
    Deus me livre de ficar perto de acumuladores, uma vez que tento deixar meus cômodos mais vazios quanto possível.

  • @Jheygoms
    @Jheygoms 2 ปีที่แล้ว +23

    Minha mãe é acumuladora, guarda muitas roupas (chegou num nivel que você tem que passar espremido pelo corredor da casa), creio que ela começou a acumular depois de ter varias brigas com meu pai, querendo ou não, isso acabou mechendo com o psicologico dela. O que me deixa triste é o fato dela não procurar ajuda, queria muito que ela fosse num psicologo, mas não posso força-la a nada.

    • @narasantos7544
      @narasantos7544 2 ปีที่แล้ว +2

      Se a minha acumulasse só rouoas,eu estaria no céu.
      Ela acumula restos de alimentos, é terrível

    • @Jheygoms
      @Jheygoms 2 ปีที่แล้ว

      @larissakaroline15 ai é um habito mt ruim kkkkkk

    • @Jheygoms
      @Jheygoms 2 ปีที่แล้ว +2

      @@narasantos7544 slk cara, o problema é quando a gente tenta ajudar e a pessoa se sente ofendida ne? tomara q melhore as coisas ai

    • @regianeazevedo7996
      @regianeazevedo7996 8 หลายเดือนก่อน

      Estou com esse problema. Tenho hábito de guardar roupas que ganho, ou que compr.. Não tenho um cômodo ou algo do tipo de roupas, porém já chego a ter um guarda roupas lotado, de roupas antigas, que guardo a uns 10 anos. Penso em me desfazer, mas as vezes penso que posso precisar delas em algum momento. Estou buscando meios de mudar essa situação.

  • @gabi_cohen
    @gabi_cohen 2 ปีที่แล้ว +20

    Poderia fazer um vídeo de como ajudar uma pessoa esvaziar sua casa, fazendo uma triagem. 🙋🏻‍♀️❤️

    • @jonatasrequiena9054
      @jonatasrequiena9054 2 ปีที่แล้ว

      Como tô esse poblema

    • @luizamachado215
      @luizamachado215 2 ปีที่แล้ว

      Ele disse no vídeo: fazendo uma psicoterapia.

    • @JorgeAugusto3
      @JorgeAugusto3 2 ปีที่แล้ว +2

      Tem um livro chamado "A mágica da arrumação", da Marie Kondo, que pode ajudar com relação a isso.

    • @gabi_cohen
      @gabi_cohen 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu comecei, mas fico ainda perdida sem um tutorial. ❤️

    • @claudiaantuneslopes6637
      @claudiaantuneslopes6637 10 หลายเดือนก่อน

      Gabi, o que me ajudou a fazer esta triagem foi a leitura do livro da Marie Kondo, quando ela ensina que na triagem devemos pensar sobre os objetos que devem ficar e não o que deve sair...

  • @Tarman-Br
    @Tarman-Br 2 ปีที่แล้ว +2

    Tinha uma época que eu sofria de depressão entre os 15 aos 22 anos que eu ficava guardando jornais velhos. Eram pilhas de mais de 1 metro de altura. Hoje eu tenho 42 anos e sofro com crises de ansiedade.

  • @socratesup
    @socratesup 2 ปีที่แล้ว +29

    Gente, que oportuno esse vídeo! Agora mesmo tô fazendo a faxina geral de início de ano e tentando me desfazer de tudo que não uso/preciso. Meu problema, pasmem: eu acho que os objetos tem sentimentos e que vão ficar tristes se eu me desfizer deles. Preciso de terapia? Sim ou claro? hahahaha

    • @patyalves1994
      @patyalves1994 2 ปีที่แล้ว +2

      Mas no caso das pessoas com esse transtorno é que como comentado o acumulo é tão grande que muitas vezes deixa de usar um ou mais comodos por não ter onde colocar. A pessoa chega a dormir no chão, fora a qualidade de vida que deve ser horrível pois normalmente o acumulo atrai pragas como baratas e ratos. Fora a questão de problemas com vizinhos e autoridades, especialmente em epocas de muitas chuvas (pois é um foco de dengue). Como comentando tambem a pessoa tem um apego até por coisas sem valor, muitas vezes acaba acumulando literalmente lixo por ter essa dificuldade de descartar. É claro que é bom analisar sempre o que é necessario e o que nao é, uma vida minimalista com certeza ajuda a termos mais foco e inclusive mais saude, tanto mental quanto fisica. Mas seu caso não é acumulação, tem certos objetos que podem inclusive ser legais de guardar. Acredito que a questao seja a forma que eles estao guardado (tem pessoas que simplesmente larguam os objetos em qualquer lugar) e tambem o quanto de espaço eles ocupam que querendo ou nao faz a diferença.

    • @Beatrizrodriguesbastos
      @Beatrizrodriguesbastos 2 ปีที่แล้ว +6

      Os objetos ficarão felizes em fazer outras pessoas felizes com a sua energia. Pense nisso!
      Ah! E terapia é qualidade de vida, sempre precisamos.

    • @8ejw2iw9sisi
      @8ejw2iw9sisi 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu tenho um avó com esse transtorno e tento me controlar pra não acumular e desenvolver. Meu problema é mais com roupa. O cabideiro do meu antigo guarda roupa não aguentou e desabou. Eu compro MTA roupa em brechó e tem dois pertos de casa. Por sorte foi no msm dia que eu ia tirar as roupas de lá e passar pra outro, então fez um favor pra mim kkkk

    • @contaeencanta8693
      @contaeencanta8693 2 ปีที่แล้ว +1

      kkkkkkkkkk eu entendo você, pois, apesar de não ser acumuladora, muitas vezes, eu já pensei nisso também, imaginando se os objetos seriam felizes em outro lugar kkkkk

    • @rafaelly8294
      @rafaelly8294 2 ปีที่แล้ว +1

      Toy story kkkkkkkkkkkk

  • @DcFonseca
    @DcFonseca ปีที่แล้ว +6

    O meu esposo é acumulador de sacolas plasticas. Se ele não pegar pelo menos uma ele sai frustrado do mercado. O lado dele no guarda roupa não fecha por causa da quantidade de sacolas que ele guarda lá.

  • @PatiTati77
    @PatiTati77 2 ปีที่แล้ว +7

    Um acumulador, dificilmente deixa outra pessoa entrar na casa. Sei por mim. Cozinha e meu quarto ninguém entra. Então não vou conseguir chamar outra pessoa para ajudar. A vergonha é maior do que a vontade de ter ajuda.

    • @MariaOliveira-xx5ve
      @MariaOliveira-xx5ve 3 หลายเดือนก่อน

      Vc conseguiu superar o processo do desapego dos objetos?

  • @rosesouza9738
    @rosesouza9738 2 ปีที่แล้ว +2

    Conteúdo legal! Não somente para quem sofre, é uma alerta tmb para quem não sofre, eu nunca tinha ouvido falar neste transtorno mental Nossa, valeu!

  • @elzapessanha3522
    @elzapessanha3522 2 ปีที่แล้ว +21

    Sou um pouco acumuladora, mas ultimamente tenho prestado atenção nos excessos,e pelo menos duas vezes por ano vou limpando os armários e gavetas, separando para doação e descartando o que não serve. Isso me ajudou muito a entender que eu guardava coisas desnecessárias, sem contar que arrumar me traz um bem-estar enorme e libera mais espaço para o que realmente é útil.
    Ótimo vídeo como sempre!

    • @AMSP_pi
      @AMSP_pi 2 ปีที่แล้ว

      Isso é um alivio pra alma.

    • @ricardobomber93
      @ricardobomber93 2 ปีที่แล้ว +1

      Meu tio faz da mesma forma, em parte para não ser igual meu avô, uma vez por ano ele pega de roupas a equipamentos antigos e doa pra parentes ou outros locais; mora num Loft o que ajuda a não guardar tralha

  • @joseanesantos2966
    @joseanesantos2966 2 ปีที่แล้ว +1

    Excelente conteúdo, pois eu mesma sofro com a acumulação. Obrigada

  • @veri.coding
    @veri.coding 2 ปีที่แล้ว +10

    Minha mãe é acumuladora e eu sinto que estava nesse caminho. Quando descobri a série Hoarders (acumuladores), comecei a me desapegar das minhas coisas e parar de comprar tanto. Ainda tenho meus momentos de desapego, to com três sacolas cheias de coisas e roupas pra doar. Praticando o minimalismo e indo rumo a ter apenas o essencial. Realmente é desafiador conviver com um acumulador, mas sinto que ela também tem melhorado, aos poucos.

  • @themis5543
    @themis5543 ปีที่แล้ว +2

    Como sempre, ótima abordagem! Like. *Sugestão de Vídeo: Desacumuladores* , oposto do tema do video, espécie de minimalismo extremo patológico, quando a menor presença de mtos objetos ou poluição visual causam enorme desconforto/ crise de ansiedade. Parece ser comum entre minimalistas, sendo que as pessoas acometidas terminam praticamente esvaziando toda a casa pra se sentirem melhor (faço parte desse grupo). Tema importante, mas ainda pouco falado.

    • @AlineBellmann
      @AlineBellmann 2 หลายเดือนก่อน +1

      Acho que tenho isso. Me incomoda ver objetos parados, sem uso; da vontade de jogar tudo fora. N consigo ficar com nada por muito tempo, enjoo logo de parte das coisas. O excesso realmente me incomoda. Já até pedi para as pessoas não me darem mais presentes. Tb n quero lembrancinhas. Uma pizza tá bom demais.

    • @themis5543
      @themis5543 2 หลายเดือนก่อน

      @@AlineBellmann
      TMJ! 😊

    • @themis5543
      @themis5543 2 หลายเดือนก่อน

      @@AlineBellmann
      Sei bem como é... Manter a casa com poucos objetos, limpa e organizada me ajuda a controlar a ansiedade, mas tmb tenho procurado manter o Equilíbrio para que não se torne algo patológico.

  • @rosyxoxo5145
    @rosyxoxo5145 2 ปีที่แล้ว +5

    Eu sou um pouco acumuladora. E como tenho TOC também, sempre achei que esse transtorno fosse parte do TOC, mas pelo vídeo e pesquisando agora, vejo que são distintos. Tenho menos apego a coisas físicas, geralmente são coisas específicas, como roupas, alguns objetos, minhas coisas de época da escola (papéis, cadernos e livros)... Mas o que mais acumulo são coisas virtuais, essas eu entulho mesmo, tipo fotos e arquivos, aplicativos no celular, mensagens, quase tudo, não consigo me livrar deles mesmo sabendo muitas vezes que nunca irão me servir e só estão ocupando espaço. Só quem tem essa dificuldade sabe como é.

    • @rafaelly8294
      @rafaelly8294 2 ปีที่แล้ว +2

      Todo mundo é assim kkkkkkk tenho foto até de uma laranja, mas n consigo apagar, pq pode ser útil 😂😂😂😂 eu tiro print das coisas pra olhar dps, e n olho é nada 😂😂😂🤷🏾‍♀️

    • @rosyxoxo5145
      @rosyxoxo5145 2 ปีที่แล้ว +1

      @@rafaelly8294 sim, acontece. Acho que muita gente tem isso de acumular algumas coisas e tirar prints que nunca usarão. Mas a diferença eu acho é que tipo eu não consigo realmente me livrar delas mesmo se preciso, tem coisas que eu guardo por achar que vou usar ainda, tem coisas até que eu SEI que serão inúteis mas não consigo me livrar, então aí já começa a atrapalhar minha vida. Não sei se com você é assim.

  • @umagarotaaleatoria1461
    @umagarotaaleatoria1461 2 ปีที่แล้ว +45

    Tinha o programa de TV que mostrava as pessoas ajudando as pessoas com TA, dando assistência psicológico e ajudando a livrar das coisas. A melhor coisa é ter um novo começo para pessoas que sofrem deste mal.

    • @opergunteiro1441
      @opergunteiro1441 2 ปีที่แล้ว +5

      Problema 1: o programa era estrangeiro, aqui tem pouca ação nisso, e qdo tem é invasiva.
      Problema 2: há pouca atenção na saúde mental, no Brasil inteiro de um modo geral, qto mais em relação aos acumuladores, pois a situação de pobreza pode, realmente, fazer com que eles precisem de algumas dessas coisas.
      Problema 3: como o acumulador é propenso a se isolar, e como percebido em outros comentários aqui, são difíceis de tratar, ações individuais de membros da família ou amigos geram mais ódio e rejeição, e consequentemente, mais isolamento.

    • @umagarotaaleatoria1461
      @umagarotaaleatoria1461 2 ปีที่แล้ว +2

      @@opergunteiro1441 Eu não te perguntei

    • @hermitao9889
      @hermitao9889 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu assistia, na epoca ainda era associado ao Toc

    • @FranciscoMarcosMilhomemAbreu
      @FranciscoMarcosMilhomemAbreu 2 ปีที่แล้ว

      @@umagarotaaleatoria1461, como seria o novo começo?

    • @opergunteiro1441
      @opergunteiro1441 2 ปีที่แล้ว

      @@umagarotaaleatoria1461 kkkk
      Entenda como uma pergunta:
      Sabe solucionar esses problemas?

  • @danielealmeidajorge9916
    @danielealmeidajorge9916 2 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo tirou minhas dúvidas sobre esse tipo de transtorno. Muito obrigada !!!👌👏😃

  • @waynelucca3254
    @waynelucca3254 2 ปีที่แล้ว +8

    mano. meu irmão tem 8 anos de idade, ele não consegue descartar nada que ele encontra na rua. Tv quebrada, celular quebrado, papelão, parafuso, prego, material de construção... A gente conversa de que ele não vai precisar daquilo, mas ele diz que em algum momento vai precisar, e fica muito bravo se jogarmos fora..

    • @AlineBellmann
      @AlineBellmann 2 หลายเดือนก่อน +1

      Ele precisa de auxílio, e agora que ele é bem jovem seria bom ter um acompanhamento, caso contrário, a situação tende a piorar com o passar dos anos.

  • @aldaalmeidamirandareis9016
    @aldaalmeidamirandareis9016 2 ปีที่แล้ว

    Meu pai é acumulador e isso nos trás muitos problemas. Obrigada pelo excelente vídeo!

  • @natt3059
    @natt3059 2 ปีที่แล้ว +3

    Vídeo interessantíssimo! Bom dia. 💕

  • @kiara6237
    @kiara6237 2 ปีที่แล้ว +6

    Meu pai tem isso porém não é muito grave. Ele não fica pegando tudo quanto é coisa mas tudo oque ele compra ele quer guardar pra sempre, e sabe-se que depois de 40 anos isso vira uma pilha enorme de coisas que ele acha que vão ser úteis algum dia mesmo quebradas, ultrapassadas e não funcionais. Curiosamente também tenho uma tia com esse transtorno mas com ela é muito mais grave, ela não quer se tratar porque acha que isso não é doença, é precaução, e até rouba coisas dos outros para acumular, a casa dela é grande mas é quase impossível de andar por lá.

  • @agente287
    @agente287 2 ปีที่แล้ว +12

    Eu tenho o contrario: aversão a acumulação. Ver um armário, mochila ou estante cheia me dá um mal estar kkkkk

    • @themis5543
      @themis5543 ปีที่แล้ว +1

      @Agente
      Idem. Bom, mas isso tmb pode se tornar patológico, conhecido como Síndrome de Desacumulação, que é uma espécie de minimalismo extremo patológico, quando a menor presença de mtos objetos ou poluição visual causam enorme desconforto/ crise de ansiedade. Aliás, acho que esse seria um ótimo tema de vídeo aqui para o canal - transtorno mais comum do que se imagina, porém ainda pouco falado.

    • @rosan1b
      @rosan1b ปีที่แล้ว

      Eu tbm. Não gosto de nada encima de móveis.

    • @Suuuddhdyuude
      @Suuuddhdyuude 11 หลายเดือนก่อน

      Oi sou Maria Cícera Tenho um filho de 7 anos com transtorno e eu sofri muito e gostaria muito de ajuda

    • @AlineBellmann
      @AlineBellmann 2 หลายเดือนก่อน

      Eu tb. Queria ver mais informação sobre isso.

  • @quero.ser.policialcivil
    @quero.ser.policialcivil 2 ปีที่แล้ว +1

    Fala sobre dermatilomania!!!

  • @natt3059
    @natt3059 2 ปีที่แล้ว +3

    Olá André! Meu pai guarda um monte de coisas aq em casa, tipo portas, rádios, televisões, ventiladores...... Mas,eu acho q ele não tem isso aí, pq até q dá pra passar um pouco entre as coisas(e ficam mais na varanda, rs) e não no quintal, meu pai não dx no quintal provavelmente é pq ele tem medo de molhar por causa da chuva. E eu qnd eu era crianç@ guardava MTS papéis, algumas anotações e....de cadernos q eu já tinha usado na escola tbm, e cadernos....Na vdd,ainda guardo papéis(mas,acho q não tanto...). Sou adolescent€. Fico as vzs cm pena de jogar fora, slá. 😕☺

    • @natt3059
      @natt3059 2 ปีที่แล้ว

      Alguns nem funcionam direito, mas, meu pai tbm tenta concertar....*

  • @41.4D
    @41.4D 2 ปีที่แล้ว +9

    Eu sou um pouco acumulador, guardo até canetas falhando e papéis de bala e nem sempre o guardar é por sentir que vai ser útil (como as canetas), às vezes é uma forma de registrar uma informação (como a quantidade de balas de um tipo específico eu já chupei). Eu não creio que chegue a um transtorno mas, independente disso, ainda não consegui nem comentar isso (só falei por alto como a minha mesa é entulhada de coisa) com a minha psicóloga, temos tantos outros problemas meus a resolver primeiro, como TDAH, depressão, fobia social...

    • @JorgeAugusto3
      @JorgeAugusto3 2 ปีที่แล้ว +1

      Rapaz, já joguei muita coisa fora nos últimos anos e não me arrependo. Dá uma sensação de liberdade muito boa. Ainda sinto dificuldade em jogar coisas da época da faculdade fora, mesmo que elas não tenham mais utilidade. Não sei se tem a ver, mas uma parte de mim ainda é muito nostálgica com relação a essa época e isso pode influenciar nessa acumulação, uma espécie de apego excessivo àquela época. Me identifiquei com o que você falou sobre TDAH e fobial social (não sei se tenho depressão). Deixa eu te perguntar uma coisa, você já faz parte de algum grupo sobre fobia social? Eu faço. Se tiver interesse em participar de um grupo de whatsapp sobre isso, me avise.

    • @41.4D
      @41.4D 2 ปีที่แล้ว

      @@JorgeAugusto3 nunca fiz parte de nenhum grupo de fobia social, parece interessante

    • @rafaelly8294
      @rafaelly8294 2 ปีที่แล้ว +1

      Tá parecendo TOC, isso sim. Não existe essa coisa de tratar TDHA, depressão... como se fossem coisas totalmente isoladas. Você não vai resolver a depressão primeiro, pra depois resolver a fobia, depois tdah... tá tudo interligado.

    • @Iris-mi4ns
      @Iris-mi4ns 2 ปีที่แล้ว +1

      Uma coisa que ajuda já que essas coisas vc n quer dar utilidade... ETERNALIZE- AS!
      Tire quantas fotos vc quiser de todos os ângulos n importa
      Depois jogue fora (mesmo com toda a dor no coração que vc sinta) pois essa dor logo vai passar e se vc quiser ver quantas balas vc já comeu olhando as embalagens é só voltar na foto!
      *A palavra em capslook que virou verbo n existe, eu sei disso internautas

  • @cimerio602
    @cimerio602 2 ปีที่แล้ว +5

    *_EXCELENTE CONTEÚDO_*

  • @Jeef06MotoVideos
    @Jeef06MotoVideos ปีที่แล้ว

    O melhor vídeo sobre o assunto. Parabéns.

  • @Giovannayanami
    @Giovannayanami 2 ปีที่แล้ว +9

    Sim, eu sou uma acumuladora: acúmulo decepções 🤧

  • @guilimoni
    @guilimoni 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu tive um vizinho acumulador. Pelo lado de fora da casa dava para ver que tinha algo errado. Uma vez entrei na casa dele. Mal dava para andar. Era terrível

  • @Caim_Go
    @Caim_Go 2 ปีที่แล้ว +8

    Que ótimo vídeo, poderia fazer um sobre a falta de memórias infantis? Tenho 22 anos e recentemente percebi que a maioria das minha memórias de 2017 pra trás são MUITO confusas, nebulosas ou escassas

    • @carlosdesouza1659
      @carlosdesouza1659 2 ปีที่แล้ว

      Tenho a mesma idade que vc e consigo lembrar do meu aniversário de 3 anos de idade(2002). Mas só de memórias mais marcantes, a maioria dos fatos eu esqueci também e acho que isso é normal. Com o passar do tempo a gente esquece das coisas menos importantes.

    • @miyu6884
      @miyu6884 2 ปีที่แล้ว

      Seria um vídeo incrível, eu tenho 24 anos e muitas tenho lembranças desde 1999 (aos dois anos de idade) e descobri que isso é incomum.

  • @gioss152
    @gioss152 2 ปีที่แล้ว +5

    Num programa de TV dos EUA mostra um monte de exemplos desse tipo de pessoa e cada um tem uma história única mas quase sempre precisam preencher um vazio no seu coração com algo q o traumatizou

  • @l-off8407
    @l-off8407 2 ปีที่แล้ว +7

    Pera então aquelas histórias de pessoas com vários gatos pode ser uma variável desse problema!?

    • @tatianeaoki8398
      @tatianeaoki8398 2 ปีที่แล้ว

      Como foi dito no vídeo, se a pessoa tem muitos gatos (ou qualquer animal de estimação) e não consegue mantê-los de forma adequada, de modo a preservar a saúde deles, pode ser um caso de acumulação. Esse transtorno tem muito mais a ver com o manejo dos animais do que com o número deles em um determinado espaço. Acumuladores, em geral, pegam os animais na rua, levam pra casa, não alimentam direito, mantém o ambiente sujo, não levam ao veterinário, estão sempre doentes, não castram, o que, consequentemente, leva os animais a se reproduzirem e a aumentar ainda mais o número deles.

    • @RafaelGomes-td2ln
      @RafaelGomes-td2ln 2 ปีที่แล้ว +1

      Óbvio, vc Acha normal uma senhora vivendo com dez gatos? Dez cachorros? Pega animal na rua, fica com dó e leva pra casa? Não é normal estas coisas, são acumuladores sim.

    • @l-off8407
      @l-off8407 2 ปีที่แล้ว

      Pelo tanto que eu cheguei a ver nos programas norte americanos e desenhos achava que era algo mais normal pra ser retratado com tanta frequência em mídias de entretenimento

    • @RafaelGomes-td2ln
      @RafaelGomes-td2ln 2 ปีที่แล้ว

      @@l-off8407 estas senhoras que acumulam animais com a casa cheia de bicho sofrem deste transtorno de acumulação.

  • @Bl0gdaJoy
    @Bl0gdaJoy 2 ปีที่แล้ว +5

    Eu amo vídeos desse tipo refletindo e avisando sobre as nossas ações.
    🧁🫐

  • @elenicecruz3339
    @elenicecruz3339 2 ปีที่แล้ว +3

    Vi uma Psicóloga respondendo perguntas nos stories e perguntaram porque ele tinha tantas miniaturas no consultório, ela respondeu que fazia parte de um método terapêutico chamado caixa de areia, não entendi direito, vc poderia explicar por favor?

  • @kad_emil
    @kad_emil 2 ปีที่แล้ว +2

    Acho que meu irmão está desenvolvendo isso, eu divido o quarto com ele e é metade do quarto super limpinho (meu lado, porque eu deixo tudo certinho) e o outro lado podre cheio de barata e cueca. É fueda...

  • @ricardobomber93
    @ricardobomber93 2 ปีที่แล้ว +3

    Isso corre na família, no meu caso por parte paterna, tenho que fazer um esforço pra não cair no mesmo problema, não é fácil e até onde sei corre no sangue de certa forma

  • @tiffany5064
    @tiffany5064 2 ปีที่แล้ว +1

    Na imagem da moça dançando... aquela bancada está muito cheia.... superfícies ideiais são superfícies livres

  • @carlaceres
    @carlaceres 2 ปีที่แล้ว +5

    Será que existe um transtorno oposto a esse? Existem descartadores compulsivos?

  • @jacquesfurtado9692
    @jacquesfurtado9692 2 ปีที่แล้ว +4

    sou um acumulador digital! só deleto coisas para baixar mais!

  • @guilhermeee123
    @guilhermeee123 9 หลายเดือนก่อน

    Meu padrasto e minha mãe são acumuladores compulsivos, minha mãe de sapatos ,sacolas,roupas , bagunçada deixar roupas pela casa espalhado,e acumuladora de animais ,meu padrasto acumulador de roupas também de coisas velhas jogadas na rua e coisas de carro e ,aqui em casa por exemplo tem 6 liquidificador ,1 funcionando e 5 quebrados espalhados pela cozinha

  • @comentandoapenas1995
    @comentandoapenas1995 2 ปีที่แล้ว +3

    Moço seu vídeo é muito nescessario! Vivo nessa vida de acúmulo desde de pequena! Meu pai infelizmente sofre desse transtorno... e sinto muito em disse ele não quer ajuda médica e não quer mudança. É muito complicado porque hj em dia parece que ele entregou as pontas mesmo e pronto!
    Nesse caso tem que ter muita paciência e tbm lutar para não ter esse mesmo hábito que meu pai tem (que é acumular objetos em casa), mas uma vez obrigada pelo vídeo.

  • @Rio12312
    @Rio12312 ปีที่แล้ว +2

    Não tenho de acumuladora. Gosto de jogar tudo no ljxo!

  • @julianapessanha9503
    @julianapessanha9503 11 หลายเดือนก่อน

    Normalmente eu penso que posso precisar e comeco a guardar e quando estou triste ou ansiosa eu me indenfico com o ambiente bagunçado. Uma dica pra quem lida com pessoas assim é não criticar, julgar, apenas ofereça pra ajudar a desfazer de algumas coisas , a comprar coisas novas, porque dá vergonha quando ofendem, nos nao temos culpa..

    • @guilhermeee123
      @guilhermeee123 9 หลายเดือนก่อน

      Paciência tem limite ,tenho dois acumuladores em casa ,minha mãe e meu padrasto ,minha mãe já tem coisa acumulada de 23 anos atrás ,minha idade ,meu padrasto tem 6 capacete de moto em casa sendo que nunca teve moto , até aqueles capacete de obra ele tem sendo que nem trabalhar disso trabalha ,minha casa vive cheio de lesmas ,mosca varejeiras e baratas , próximo ano pretendo ir embora porque ninguém merece viver assim ,esses dias organizei a casa e limpei, minha mãe virou o capeta CMG e tá de cara fechada até agr

  • @eu_viiiiiiiiiiiiiiii1749
    @eu_viiiiiiiiiiiiiiii1749 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu e minha mãe estamos atentas com a minha avó. Ela tem muita coisa e tem mania de deixar tudo espalhado, especialmente as roupas, que são muitas e ela costuma deixar uma pilha de roupa limpa ou suja em algum móvel por muito tempo, ela guarda as coisas na geladeira de qualquer jeito e fica com um fedor horrível (deixando gosto na água e em algumas comidas) e os armários e a mesa da cozinha também são uns dos mais bagunçados. Na última vez que fui na casa dela, o quarto dela (onde eu ia dormir também) estava horroroso, cheio de roupa em cima das camas. Ela tem problemas de ansiedade e depressão e toma remédios, mas se recusa a procurar ajuda psicológica pq não entende como que alguém que viveu menos que ela pode ajudá-la a resolver seus problemas conversando. Inclusive, eu já pensei se não posso acabar nesse mesmo caminho. Eu tenho muita coisa, a maioria das minhas coisas de criança ainda estão no meu quarto, fora um cesto cheíssimo de brinquedinhos do Mc Donalds pq não couberam todos na minha estante (que também é lotada de coisas que eu não quero jogar fora e nem a minha mãe quer que eu me desfaça de certas coisas, mesmo que eu diga que não quero mais), fora que também sou meio ansiosa, mas não chega a ser alarmante.

    • @veramarques3085
      @veramarques3085 4 หลายเดือนก่อน

      Verdade. propósito não pegar coisinhas na rua .Só tenha o que vai usar.

  • @sofasurrado4155
    @sofasurrado4155 2 ปีที่แล้ว +1

    a minha mãe é acumuladora, tenho um amigo de infancia que tambem é acumulador, triste.

  • @kiara6237
    @kiara6237 2 ปีที่แล้ว +3

    E é muito difícil MESMO tratar, a pessoa acha que está fazendo economias e precauções para um futuro que nunca chega acumulando coisas e crê nisso piamente. Aqui na minha casa de vez em quando eu paro tudo e pego um armário, tiro tudo de dentro e vejo oque ainda tá bom e oque não tá bom jogo fora logo, dá um alívio. Não sei se faço isso porque não quero ficar parecida com meu pai mas é gritante essa diferença entre nós.

  • @chessperito161
    @chessperito161 2 ปีที่แล้ว +2

    o que significa ter um transtorno mental quando vc já vem de uma família disfuncional( onde os pais eram separados de longa data e todo mundo da família ou quase todos sempre forem significativamente afastados um do outro, pessoas mais frias ou briguentas e em alguns casos ambas as coisas), nesse caso qual seria a motivação de socializar-se( só ver como se fosse uma obrigação social e tentar de um jeito ou de outro, mesmo sendo mais chato que ficar sozinho, as vezes muito mais), seu livro fala sobre isso ???
    obs: no meu caso tenho algumas coisas tipo abordadas aí nesse vídeo, mas vivo sonhando em arrumar convertendo isso numa coleção de alguma(s) coisa(s) e me desfazendo de outras, mas parece não ser possível, muitos preços por aí são proibitivos para a minha condição, isso é uma das coisas q me deprimem pq vejo q ser pobre é terceiros terem conseguido colocar em vc um preço de pechincha( vejo o auto menosprezo em muitos e a polarização com sentimento de auto valor somente diante de outras pessoas tão pobres ou mais pobres ainda). tudo isso me entristece bastante.

  • @caostopia5294
    @caostopia5294 2 ปีที่แล้ว +2

    Minha mãe todinha, mas não aceita ajuda nem pra arrumar, nem pra parar de pegar nem psicológica. Um dos principais motivos de ter me mudado, mas mesmo de longe isso me incomoda porque me preocupo. Não sei se quando ela manda uma foto ou diz que foi catar coisa no lixo, se ignorar ou comentar sobre é bom ou ruim pois pode soar como incentivo a continuar catando lixo e acumulando.

  • @kaikconsagra
    @kaikconsagra 2 ปีที่แล้ว +3

    Mano tem como ter isso em jogos o tipo eu não me identifiquei tanto na vida real mais em jogos eu sou muito assim, sempre uso aquela frase vai que eu preciso depois

  • @larissaember8835
    @larissaember8835 2 ปีที่แล้ว +3

    Um assunto complexo e novo, tratado com maestria! Por gentileza vocês poderiam abordar mais sobre o declínio cognitivo devido a idade?? Agradeço!

  • @alexaprodigy
    @alexaprodigy 2 ปีที่แล้ว +4

    Pou causa dos seus vídeos me sinto motivada a querer fazer psicológia

  • @Noonoyes
    @Noonoyes 2 ปีที่แล้ว +2

    Porque o youtube me recomendou isso? ;-; kk

  • @jaobicalouro6183
    @jaobicalouro6183 2 ปีที่แล้ว +2

    Meu avô e minha avó tem que entrar na casa de lado porque não conseguem entrar de frente.
    Meu avô mente que tem medo de fantasma e preenche a cama quase inteira e deixa um espaço mínimo pra dormir.
    Quando meu tio tirou tudo sem ele ver e ele percebeu, ficou correndo atrás dos pau podre que meu tio jogou fora. Ficou possesso no momento.
    É algo bem triste

  • @lenitarallfe8736
    @lenitarallfe8736 2 ปีที่แล้ว +2

    Sou acumuladora de sapatos ! abraços

  • @zemotok9737
    @zemotok9737 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu guardo animais mortos no congelador da garagem, eu tenho já 5 animais Um gato um gamba uma cobra um sapo e até um cação martelo q eu peguei em garopaba

  • @pchavem5206
    @pchavem5206 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu acho q tenho o transtorno de acomulação pq eu realmente tenho muitas coisas tipo tenho DUAS ou mais caixas de brinquedos na minha casa

  • @mayaracapuano1447
    @mayaracapuano1447 2 ปีที่แล้ว +3

    Ótimo tema 👏
    Minhas finadas avó e tia tinham esse transtorno mas de uma maneira muito branda, a psicologia só fala dos transtornos extremos, mas a maioria das pessoas tem transtornos moderados.

  • @Felipe-pc3yl
    @Felipe-pc3yl 2 ปีที่แล้ว +2

    Mas como faz pra se livrar dos objetos quando são animais?

  • @NinnaAlvesröhr
    @NinnaAlvesröhr 9 หลายเดือนก่อน +1

    Eu 64 ele 60..meu marido é um acumulador e ja nao sei mas como viver dentro deste pesadelo..ele simplesmente fica transtornado e stressado qdo falo sugiro que precisamos limpar e doar ou jogar fora o que nao usamos! Sou brasileira ele é sueco moramos na Suécia..ex..agora esta mas de 20- la fora e meu carro travou tudo as chaves no gira pra ligar o motor. Devido a friooo entao estamos em atrito outra vez..porque ele nao me da um espaço na garagem que esta cheio de coisas que ele acomula..entao sei la acho que vou me separar dele..😢nao aguento mas..dentro do sótão ou porão esta cheio de coisas que ele diz que vale dinheiro e podera vender..sao milhares de caixas..eu acredito em energias tanto positivas quanto negativos isto depende dos teus pensamentos. E atitudes diante da vida..esta família dele é muito estranha e pesada pra mim nao sei o que fazer. 😢

  • @IM-bp6uc
    @IM-bp6uc 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu sou ... o pior é q ñ só objetos, acumulo pessoas tbm!

  • @eduardosantosferreira75
    @eduardosantosferreira75 2 ปีที่แล้ว +2

    É normal nós termos dificuldade de abrir mão das coisas, mas transformar a casa num armazém não é normal. A não ser que você tenha um cômodo dedicado a esse fim e que seja organizado.

  • @hugovinicius5290
    @hugovinicius5290 2 ปีที่แล้ว +3

    Meu quarto é pior que o inicio desse vídeo

  • @evocostoloma8869
    @evocostoloma8869 ปีที่แล้ว

    Oferecer ajuda profissional, pode ser ótimo, mas eu conheço uma pessoa, que não aceita ajuda, ele acha normal, aí fica difícil forçar 😢😢😢😢

  • @elienearaujo9377
    @elienearaujo9377 2 ปีที่แล้ว +1

    Conviver com um acumulador é difícil!!! Eu moro com minha mãe e acredito que ela tem esse transtorno. O quarto dela é intransitável!!! E a cozinha, apesar de ser um lugar comum da casa, também é um espaço complicado para ser usado!!!

  • @leonardogenari6123
    @leonardogenari6123 2 ปีที่แล้ว +1

    Vale acumular desafetos, inimigos e problemas psicológicos??? -')

  • @raissaolvv
    @raissaolvv 2 ปีที่แล้ว +2

    fala sobre pessoas arromanticas

  • @osvaldojunior1984
    @osvaldojunior1984 ปีที่แล้ว +1

    Quando era criança colecionei bri queria minúsculos, acumulei uma caixa de sapatos inteira e guardava com.todo ciidado até q um dia alguém q descuidou durante a mudança de casa e perdi tudo... Na adolescência não acumulei nada. Na vida adulta acumulei fotos e desenhos e revistas e gibis, pois sempre praticava arte. Quando virei analista de sistemas acumulei software. Hoje em dia estou morando no sítio e gosto de inventar alguma peça de artesanato rupestre, como estilingues e tralgas de pesca, então acumulei forquilha e outras peças de madeira.

  • @imaman4667
    @imaman4667 ปีที่แล้ว +1

    Tem vezes que nem é esse transtorno, é simplesmente uma grande preguiça de limpar a própria casa

  • @friendlypigeon5171
    @friendlypigeon5171 2 ปีที่แล้ว +3

    Sou bem o contrario, só tenho oque eu realmente preciso e algumas poucas coisas que gosto

  • @smessbr
    @smessbr 2 ปีที่แล้ว +2

    Tenho esse transtorno no HD do meu PC. 😩

  • @louis5242
    @louis5242 2 ปีที่แล้ว +1

    Voces podem fazer um video sobre pais controladores, é um assunto muito recorrente e difícil de se lidar e o impacto nos adolescentes é muito grande pois os pais acabam impedindo os filhos de se desenvolver de forma saudavel, e tambem por que eu ja cansei de ouvir "We're Not Gonna Take it" kkkkkk

  • @PaulinhoVeloso
    @PaulinhoVeloso 2 ปีที่แล้ว +1

    Excelente! Por ter acumuladores na família, já fiquei atento aos sintomas. Valeu!

  • @biaotoch
    @biaotoch 2 ปีที่แล้ว +1

    acumuladores compulsivos

  • @dan-ig2pl
    @dan-ig2pl 2 ปีที่แล้ว +3

    Mano' eu acho que meu tio avô Genival tem isso é só olha a casa dele 😶...

  • @MineAnimator
    @MineAnimator 2 ปีที่แล้ว +7

    O pior é quando a gente joga essas coisas "inúteis" fora e depois acaba precisando de alguma delas

  • @MariaLucia-oj1ni
    @MariaLucia-oj1ni 2 ปีที่แล้ว +2

    Estou juntamente organizando a despensa aqui

  • @soberano7772
    @soberano7772 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu moro com uma pessoa assim, eu não aguento mais... A pessoa tem toc e síndrome de Dioneges.
    Horrível isso... Com fé em Deus vou sair da companhia dessa pessoa. Doença do capeta ❗

    • @marineteoliveira5723
      @marineteoliveira5723 3 หลายเดือนก่อน

      Viver com acumulador é viver dentro doi inferno.

  • @garra22
    @garra22 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu sou super acordlnizado e eu acúmulo porvarias e sempre as uso

  • @KOMANDOKANINO
    @KOMANDOKANINO หลายเดือนก่อน

    Uso a regra dos 6 . Se em 6 meses não usei...é por que não preciso...doa, desapega....se for material reciclável, melhor ainda...ajuda alguém

  • @livianascimento9647
    @livianascimento9647 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom vídeo, como sempre trazendo conteúdo de qualidade!

  • @diegovitor324
    @diegovitor324 2 ปีที่แล้ว +1

    Caralho mn não sabia disso 🤦

  • @davibartav
    @davibartav ปีที่แล้ว

    André, é possível que esse transtorno se manifeste por meio de acumulação de arquivos digitais? Como milhares e milhares de fotos e vídeos a ponto da pessoa criar várias contas de e-mail para armazenar essas imagens nas nuvens? Além disso, a pessoa também tem uma mania de organizar essas imagens, renomeá-las, organizar em pastas, perdendo dezenas de horas nessa atividade, até virando à noite. Porém, é em vão, pois como são milhares de imagens, nunca fica 100% organizado. Além disso, quando ela consegue organizar 100 fotos, ela baixa mais 200. Esse seria um caso de transtorno de acumulação?

  • @jonatasrequiena9054
    @jonatasrequiena9054 2 ปีที่แล้ว +2

    Estou com esse problema como fazer

  • @biaotoch
    @biaotoch 2 ปีที่แล้ว +1

    pode fazer um do roubo

  • @joaoassiriogurgel4945
    @joaoassiriogurgel4945 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo, me considero um acumulador amador.e não quero me transformar em um profissional.😦😦😦

  • @velipv2681
    @velipv2681 ปีที่แล้ว

    É muito triste esta situação, vc quer organizaçao e limpeza e o acumulador quer colocar mais coisas; preguinho, arame, cano, caixa vidro, pote, affffff

  • @carta1260
    @carta1260 26 วันที่ผ่านมา

    Hoje, esse transtorno de acumulação é considerado um TOC?

  • @AlexandreMenez
    @AlexandreMenez 2 ปีที่แล้ว +1

    Minha ex vizinha tinha esse transtorno

  • @DenisDDz
    @DenisDDz 3 หลายเดือนก่อน

    Minha esposa é acumuladora. Tenho muita dificuldade para organizar a casa. Isso me atrapalha pois ela não deixa me livra das coisas. Eu não consigo fazer minhas matérias na faculdade, pois como ela não deixa eu contratar uma diarista eu que tenho que limpar a casa nas minhas folgas. Fico refletindo mas não estava preparado para casar com uma pessoa doente, mas também acho justo deixa lá devido longa convivência.