Isso de "desamparo aprendido" me lembrou da história dos elefantes de circo: eles ficavam presos em correntes quando mais novos, tentavam se soltar e não conseguiam, quando adultos eles nem tentavam, mas eles têm força pra isso. Pensei que era por causa da boa memória deles, do "tentei antes e não funcionou, pq funcionaria agora", e isso tem um nome... Achei interessante, muito bom o video
No meu caso, as coisas ruins que aconteceram ao longo da minha vida me fizeram desenvolver o pensamento (que eu tenho plena noção de que é irracional) de que não importa o que eu faça, no fim das contas tudo sempre será tão sem graça como sempre foi e todos serão tão frios e mesquinhos como sempre foram. Sou durona demais pra deixar isso me derrubar, mas não sou autoconfiante o suficiente pra não deixar me incomodar.
Eita, Carolina, entendo como tu te sente. A vida foi acontecendo e eu também fui criando essas crenças. Eu parei de lutar com elas e tô agora tentando entender. Se você puder busque uma terapia pra ir desconstruindo esses pensamentos, você merece ser feliz e se sentir em paz.
@@gianeg6724 vai melhorar, não é culpa sua é culpa de coisas subconscientes, é tipo vício em cigarro é comum parece normal n é saudável, o vício e tipo uma luizinha na cabeça uma vez que acende n apaga, então você luta contra, bom ai sim pode apagar mais lembre se q é coisa do seu subconsciente e não suas, você pode melhorar sim seu antigo eu apareceu ok cuida do atual você é muito boa pelo fato de ter um cérebro e poder mudar o que quiser, e tudo bem que todos tem essa capacidade você será mais incrível ainda por conseguir se livrar disso.
@@laura660 Obrigada pelas palavras! Tem muito sentido isso que vc falou, é realmente como um vício... Até já havia feito essa associação quando conheci um rapaz adicto em bebida. Vamos seguir lutando todos os dias.. 🙏
Existem pessoas que se aproveitam da vulnerabilidade dos outros. A sensação de desamparo diante de tais pessoas é terrível, isso nos tira toda fé e esperança no ser humano, muitas pessoas acabam desistindo da vida por conta disso.
Concordo pra mim é sobrevivência tbém, amo morar só foi a melhor escolha ,nunca estive tão em paz ,em nenhum momento me sinto solitária nem desamparada trabalho em dois lugares que amo, meu condomínio é tudo de bom ou seja .Só houve benefícios pra mim.😊😊E sou bem sociável tenho mtos amigos viajo , e saio bastante .😍😍❤👍
Toda vez que eu me sinto assim, eu fico tipo "meu amô, quem é tu na fila do pão? Não é possível que o mundo esteja nas tuas costas, ele vai girar com ou sem tua presença. Agr faça suas coisas que é o melhor que você faz"
No mundo de hoje é difícil poder contar c alguém, cada um pensa no seu umbigo e quando se é Empata aí q vc desanima mesmo!!! Ainda bem q podemos contar c Deus, sempre!!!!
Eu tenho 21 anos e ainda não realizei absolutamente nada na minha vida, sempre me senti desanimado e nunca gostei de sair de casa. Todas as noites quando vou dormir eu fico pensando como eu posso mudar e como posso fazer a minha vida ir pra frente, mas não consigo colocar em prática porque sempre quando acordo eu me sinto uma pessoa diferente, uma pessoa que não se importa mais com nada, e tudo que eu quero é fechar meus olhos e continuar dormindo, mesmo que não esteja mais com sono, esse sentimento é tão forte que eu fico sempre de mal humor quando não consigo fazer isso. Me sinto uma pessoa falsa, fingindo gostar das coisas quando eu só não queria estar em lugar nenhum não fazendo nada. Esse sou eu 90% das vezes, pq sim existem dias que eu me sinto normal, mas infelizmente são raros. Enfim eu me indentifiquei só um pouquinho com o vídeo.
Matheus uma sugestão é conseguir viver o hoje. Outra sugestão é compreender a diferença de projetos- aquilo que pode fazer dentro de um ano- e objetivos que são aqueles para dois anos ou mais. A verdade é que esse desânimo pode ser por você ter pensamentos confusos e acelerados, o que te impede de realizar no mesmo rítimo. Daí vem a frustração e toda vez que você ve quanto o seu objetivo é grande e inacessível, você fica com esses sentimentos de impotência e incapacidade. Isso pode estar acontecendo porque compara os seus resultados com os dos outros, ou porque no ambiente em que vive, está sendo comparado com alguém. Em qualquer dos casos, procure ajuda de um psicólogo para te ajudar organizar os seus desejos de acordo com o que é importante para você, nunca para provar que conseguiu. Aliás, essa pode ser a dor que te aterra, não conseguir provar ou ser reconhecido pelo que é bom. Bom, você conseguiu externar o que sente e estou certa que vai encontrar ajuda, o livro do André pode ser um bom começo.
@@topcuriosidades-i1k Sim você ta certa em várias coisas doque disse, e eu realmente preciso de uma ajuda psicológica, sinto que estou perdido na vida sem objetivos e ambições concretas que realmente me façam agir.
@@BrunoNps essa é a idade de você escolher algo, mesmo que você não tenha certeza você pode ficar bom em algo que possa te ajudar no futuro a seguir oque você desejar fazer ... coisa que eu não fiz e acabei ficando nessa situação
me senti extremamente descrito nesse vídeo. meu psiquiatra fala que estou nessa situação (fase depressiva) porque não tenho expectativa alguma para o fututo, o que de fato é verdade, só que é bem difícil encontrar razões para continuar vivendo num mundo tão insano e depois de ter passado por tantos traumas. sinto desesperança o tempo todo, e preciso me distrair o máximo que posso para evitar pensar sobre as crenças de desamparo que se enraizaram na minha cabeça. espero conseguir melhorar disso algum dia, mesmo que às vezes me pareça impossível.
Nossa, eu...tô vivendo tão desanimada atualmente, cansada q eu não tô tendo+ mais ânimo e nem forças para fzr as coisas direito; é um desânimo q eu não sei explicar direito. Porém, me causa uma angústia, tristeza TÃO gnd viver dessa maneira!!! Obrigada pelo vídeo, André, já dei like cm sempre. Que esse canal cresça cada vez mais!👀💜
Estou passando por um momento ruim, desde que fui diagnosticado com depressão… Em geral, a terapia me ajudou em vários aspectos… mas também reforçou o quanto foi culpa minha, tudo de ruim que já me aconteceu… Mesmo assim, estou tentando voltar a fazer terapia, depois de uma mudança que houve nas parcerias da empresa. Recebi uma lista enorme de psicólogos que atendem meu plano de saúde, mas a cada um que me responde, sinto mais desespero. Parece que nenhum tem disponibilidade para me atender… já começo a imaginar que estão me evitando de propósito, por saber do meu caso… Estou com dificuldades de trabalhar e com medo de ter que me afastar novamente e ficar dependendo do INSS… Já passei por isso antes e acho que ninguém saudável deveria passar por situação tão ruim… quanto mais, alguém doente, que necessita de ajuda… Está cada vez mais difícil… Me sinto sozinho e não tenho ninguém pra recorrer, nem que seja pra uma palavra de apoio… Desculpa o desabafo… Queria ler seu livro… mas nem isso eu consigo…
Nunca estamos sozinhos , Deus esta conosco ! Nos momentos de apuro Ele nos ajuda , e fala silenciosamente em nossas mentes e corações. É só clamar a ajuda Dele quando sentir que não vai conseguir mais , e se esforçar também. Pois ele ajuda quem se ajuda. A hora que eu for dobrar meus joelhos vou apresentar seu nome em oração. Fique firme amigo. 😇💖🙌
@@elisangelapires9754 agradeço sua boa intenção…. Mas não acho que seja “falta de Deus”, nem é porque “eu não me ajudo”… Como disse, estou tentando voltar a fazer terapia, porque isso já me ajudou muito nos últimos anos. A terapia ajuda de verdade e acho que devia ser uma coisa que devia ter até nas escolas, para que a gente já tomasse contato na infância. Ajudaria mais do que qualquer estória fantasiosa que contam por aí. Digo baseado na minha própria experiência. Mas respeito tua opinião e teu direito de acreditar, no que quer que você acredite. Mais uma vez, obrigado pela sua boa intenção.
ou marcel, tudo bem? cara, como eu te entendo e compartilho o que está vivendo. esse ano eu troquei de emprego duas vezes, descobri uma doença autoimune no intestino, perdi várias amizades con o distanciamento da pandemia, desenvolvi problemas hormonais por conta de uso de corticoides para controlar a doença autoimune, tive que mudar da casa que eu morava sozinho e da cidade que eu estava há dez anos p voltar a morar c meus pais. E no meio de td isso minha depressao foi para níveis bem hard , pânico, e crises da minha glândula adrenal e no meu corpo so surgem mais problemas parece. Não tenho base financeira e tbm morro de medo de inss. nas últimas andanças entre minha cidade natal e são paulo, eu conheci três famílias do norte do país que vieram tratar um membro de cada família no hospital do câncer ou do rim: uma mulher de 52 anos c o filho de 31 q teve o rim transplantado e comeu uma fatia de bolo o rim pegou infecção e está há um mês internado com risco de ter que tirar, e essa mãe perdendo un sobrepeso grande que ela tem treinando 3 horas do dia para estar a disposição caso precise de um novo transplante; um casal de roraima cujo marido está com câncer e veio tratar no HC, e eles vieram umas três vezes já , e por último, peguei um uber com a placa de rio branco - Acre, e a menina motorista me contou que vem sempre com os pais, pq ele está tratando o rim e fazendo hemodiálise aqui , e eles vêm de carro. Fiquei me perguntando o pq da coincidência tão gde três famílias do norte cruzando o país pela saúde de un deles… a vida tem um valor intrínseco , tem gente que como eles largou mão fe tudo ou investiu tudo que tinham, ou apostam todas suas fichas em permanecer vivendo , então meu amigo, algo eu fiquei em mente: tem algo intrínseco muito bom na vida e eu preciso honrar esse privilégio e correr atrás dele tbm!!!!!
Não espere terapia pelo plano de saúde, eles estão abarrotados, o atendimento nem é tão bom, fica perto de 1/2 hora por pessoa por semana , e isso já foi estudado que não é suficiente. Se precisa se medicar, busque um psiquiatra e tente um hospital público de universidade, HCs para terapia, ou algum terapeuta particular que faça preço popular... conversando vc encontra... outra coisa que tem fincionado pra mim, e se sabe funciona mesmo pra todos, é começar uma atividade física... se já fez alguma vez, tente recuperar na memória o prazer que ela gerou em sua mente, pense nisso todas as vezes que procastinar é aos poucos faça o que seu corpo deixar, uma pequena caminhada em lugar de natureza, alongamentos... e pequenos avanços te trarão mais motivação por conquistar aquele pequeno prazer ... não desista! Vc é capaz!
Olá Marcel, espero que tenha conseguido um terapeuta. Eu já passei por isso várias vezes. E realmente é muito difícil encontrar profissionais disponíveis pelos planos de saúde e pelo SUS então! Nem se fala. O que fiz foi pagar um psicologo particular, existem ótimos profissionais, eu tive muita sorte na época de encontrar o Wanderlei Pirola, ele atende ou atendia em Itaquaquecetuba. Foi quem me ajudou a aprender sair desse estado. Como ele é super profissional, me cobrou o valor mínimo do pacote de sessões. Tenho certeza que vai encontrar ajuda. Mais um ponto importante que preciso te dizer, é preciso aprender a lidar com as tranqueiras do nosso inconsciente. Duvidar do que você pensa e acreditar que pode aprender algo nessa situação que pode salvar tanto a sua vida como a de outras pessoas é importante. Não despreze o autoconhecimento, se for o caso, quando eu li a sua situação, percebi o quanto evolui ao longo dos anos. Desenvolver algumas virtudes humanas como a paciência, longanimidade, confiança e fé, também me auxiliaram nessa jornada. Não é aquela fé cega, inexplicável e mágica divulgada no mundo, mas a fé de que não estamos sozinhos e de que temos qualidades, coisas boas para agradecer. Pra você ter uma ideia, eu escrevi em um quadro em frente a minha mesa de trabalho. Toda vez que me pego pensando ou sentindo desamparo, leio-a em voz alta. O efeito disso é mágico, logo sinto uma força dentro de mim e me agarro a esse pequeno instante para mudar o estado depressivo. [situação ou pessoa] abençoado (a), obrigada por você existir. Eu te amo e está tudo bem. Eu disse ser importante aprender a lidar com a depressão, tristeza e desamparo, isto é, com essa situação toda, porque se não, a gente é destruído. Percebi que a @Elisangela Pires, fez um comentário sobre ter fé em Deus. E notei que o seu desânimo é tanto que não conseguiu compreendê-la. Está tudo certo, apenas respire fundo e olhe para cima, observe a natureza e tudo o que está aqui antes de nós. É impossível estarmos sozinhos aqui, mas o estado depressivo, as vozes interiores, o medo e a angústia, faz com que isso pareça verdade. Bom, é isso, espero sinceramente que você saia dessa. Não é fácil, mas continue procurando ajuda, você vai encontrar. Leia algum livro mesmo sem forças. Foi isso que me ajudou a ver a vida sobre uma nova perspectiva. Ainda tenho muito para aprender, mas espero sinceramente que essas palavras cheguem até você e te toquem. Abraços, fica bem.
Vivenciei muito isso e é um sofrimento imenso. Eu era uma pessoa feliz, animada e apaixonada pela vida, mesmo tendo crescido em meio ao caos e ter passado por tanta coisa ainda muito nova. Até minha vida mudar completamente e eu passar pelo pior momento da minha vida sozinha, e sentir q n podia contar com ninguém, totalmente desamparada. E não conseguir sair daquela situação, fiquei vivendo aquele estresse mental e tristeza por 5 anos, aí vieram a ansiedade, depressão e muito sofrimento. Fiquei exatamente como vc descreveu, sem esperanças no futuro. Hoje é quando me sinto melhor, depois de tanto tempo, ainda lutando a cada dia pra recuperar a alegria e prazer em viver, tentando voltar a ser pelo menos um pouco do que eu era. Muito interessante o vídeo e o tema, mas agora fiquei com muita dó dos doguinhos 🥺🥺🥺
Tô nessa fase. Apesar de tudo q eu tente, nada tá dando certo na minha vida. Tô chegando ao ponto de ficar com medo de tentar coisas novas (entrevistas de emprego, concursos) porq, apesar de me preparar, sei q vou criar esperanças só pra quebrar a cara, de novo.
Caramba até me emocionei assistindo esse vídeo, passei por isso durante alguns anos da minha vida e é um dos piores sentimentos que existe, fui diagnosticado com depressão e só agora com muito tempo de tratamento estou me livrando desses sentimentos e crenças ruins de q nada vai dar certo
Em todos os momentos da minha vida fiquei desamparada pela minha família e todos que me rodeavam... Quando engravidei e mais uma vez me vi na mesma situação, resolvi me recolher e nao esperar nada de ninguém. To com 8 meses de gestação e nao pedi nada a ninguém nem ao pai do bebe, conquistei tudo sozinha. Foi a melhor escolha que ja fiz; ficar só!
Cara eu sei que parece que não muda nada, mas busca a orientação na sua escola e conversa com eles. A minha amiga pensou que não ia dar em nada, mas a conselheira instruiu ela e com 18 anos ela já tava fora da casa dos pais.
Busca ajuda na sua escola e se foque no seu futuro, trabalho, profissão, vc é capaz minha família tbem era tóxica diziam que eu não ia ser nada na vida me esforcei ao máximo pra mostrar o contrário que sim eu posso sim ter minhas conquistas e ser feliz eu me afastei deles
Eu levei muita surra em relacionamento amoroso. Agr só de imaginar em algo sério com alguém, eu fico nervoso e quero fugir. Tbm n acredito que um dia eu venha a desenvolver uma emoção forte com alguma garota.
Acredite vc vai ser feliz apenas não era a pessoa certa eu pensava como vc mas agora eu dei uma chance para o amor e estou muito feliz amando e sendo amada
estou passando por uma situação de desamparo. mesmo estudando psicologia como curso superior, as vezes não consigo aplicar o que aprendo na vida pessoal. ouvir as coisas que eu já sei vindas de outras pessoas reforça o quão verdadeiras elas são mesmo que eu não queira me dar conta. por isso, queria te agradecer por me ensinar mais sobre mim e me auxiliar nesses momentos. me faz admirar ainda mais a minha profissão futura e a sua profissão atual.
@Harley Devil comecei ontem. não tem uma aula sequer que os professores não cobrem os alunos pra fazerem terapia. de fato, tem algumas aulas que são até difíceis de processar sem terapia. sobre seu caso, as vezes a abordagem do profissional que te acolheu não foi alguma que se encaixe com você. procure algum outro de alguma outra linha ou até mesmo um psicanalista. vai que ajuda
Sinto que perdi meu brilho de manter pessoas por perto e perseverar nos meus objetivos. São quase nove anos de tratamento contra a depressão e parece que cada ano piora, mais sozinha eu estou. Não me sinto compreendida e desisti de tentar justificar. É doloroso, parece um lugar apertado que cada dia que passa se torna menor.
tem um verso de uma música do Rogério Skylab que diz muito sobre esse sentimento. O verso diz assim: "a esperança não existe // a esperança é o caralho"
Deus é a nossa esperança. Isso é sério! Sentia isso. Então eu fiz terapia descobri que tinha feridas, contei para Deus e pedi para ele me curar. Hoje estou curada e ajudo outras pessoas.
@@lorraynelacerdajá orei tanto a Deus,já pedi,mas nada,o sofrimento continua aqui dilacerante, quando acho que algo bom vai acontecer a vida vai lá e me dá uma rasteira e quem me fez mal que segue bem e eu fico mal. Deus não existe.
Eu chorei ouvindo, revi vários momentos de minha vida e diversos desses pensamentos ... Ainda não tinha ouvido algo que me identificasse tanto, anis lutando contra a depressão e é a primeira vez que ouço isso de forma tão direta, organizada e sintetizada. Parabéns e Obrigado!
Creio que suplementar com substancias que elevam o humor e a pratica de esportes ajudam a superar esses momentos... a solucao vem quando você se empenha a sair dela
Poxa! Quantos alunos eu devo ter tido que se sentiam assim... É tanta situação delicada que envolve a aprendizagem... Por isso não devemos julgar. Não sabemos da missa a metade. Complicado lidar com isso em um país com tão pouco acesso a acompanhamento psicológico.
"Pensamentos que passam pela sua cabeça, e que te deixam para baixo, são apenas uma interpretação da realidade dentre outras possíveis. 5:55 Pensamentos não são fatos objetivos, mas sim *criações temporárias de um cérebro tentando interpretar a realidade*"
Eu fui desamparada desde muito pequena, fui criada por uma família desestruturada onde a crença no evangelho se tornavam fanáticos. Tive q me retirar do convívio familiar aos 16 anos, por acharem q eu já tinha idade suficiente para seguir uma vida, fui jogada na calçada com um saco de roupas... simples me senti uma inútil naquele dia. Cresci uma mulher totalmente desamparada perdida, sem autoestima relacionamentos q já tive totalmente frustrante.
Me identifiquei 100% com tudo que foi dito no vídeo. Ao mesmo tempo que eu sei que é muito radical pensar que eu sou um fracasso total e que isso jamais irá mudar, não consigo pensar de outra forma. Não consigo pensar de forma positiva sobre mim mesma e tenho muito medo do futuro.
Eu não tenho esse pensamento de "eu estrago tudo ou não vai dá certo" , mas eu nunca crio expectativas com base nas minhas emoções não, pra eu não me decepcionar . Foi um excelente conteúdo apresentado.
É tão maravilhoso fazer terapia, ler, ver vídeos, racionalizar sobre tudo isso e o sentimento continuar. É um desamparo sobre o desamparo. Um metadesamparo.
quando perdi minha na adolescencia eu vivi assim meu pai me mandou mora com parentes depois casou sabia que estava passando fome nunca me ajudou entao entendi que era eu e Deus corri hatred fui trabalhar e hj nao gosto de pedir nada pra ninguem passo o que passar
Vídeo sensacional, já estava começando a achar que essa sensação de desamparo já era uma coisa normal da vida, como uma transição para a vida adulta, mas vendo desta forma vejo que é uma crença mas não o que realmente acontece, agradeço pelo vídeo ❤❤
Opa, André. Tenho procurado me inteirar de algumas noções básicas de psicologia. Sou professor de Ensino médio na escola pública e é gritante como eles carecem de estima e não acreditam no seu potencial. Excelente vídeo. Vou usar em aula
🌟Assunto muito pertinente , muito bom!!! Creio que somos todos quebrados e vazios…problema de como as vezes o desamparo é enfrentado é a tentativa de autodefesa… por medo e tentar controlar a possibilidade de passar por algum sofrimento de novo, podemos nos fechar numa bolha e tentar não depender de ninguém… porém toda generalização como essa não é saudável… precisamos uns dos outros pra viver… nascemos de alguém não somos autossuficientes… fomos feitos para o relacionamento:amar e ser amado… nem todo mundo é igual e nem tudo é nossa culpa… o problema geral da humanidade é o pecado original e pra isso Jesus morreu por nós pra restaurar nossos relacionamentos com Ele e com o próximo…HÁ ESPERANÇA ! Deus pode restaurar relacionamentos quebrados e sou prova viva de experimentar isso… já me decepcionei muito mas o amor de Deus tem curado e retirado de mim esses pensamentos disfuncionais e autossabotadores! Não desista!
De vez em quando, eu tenho uma sensação de desamparo. Mas, o que mais me impressiona é que mesmo nesses momentos, eu ainda continuo persistindo. Acho que passar a ver esses momentos ruins como uma fase, ajuda a entender que em um momento isso vai passar e que vou ficar bem novamente.
Bom, acho q esse é um dos vídeos q eu mais me identifiquei. "Eu sempre estrago tudo" é quase um mantra pra mim. É bem egoísta, eu acho, mas é complicado, pra mim, não pensar assim.
Como consequência do cansaço de "tentar" viver , às vezes eu sinto que eu não tenho existência real, mas que minha existência é outra coisa, na verdade eu sou Deus, e Deus é tudo ao mesmo tempo, logo, isso me explica que eu nunca vou me realizar como me foi ensinado sobre o que é realização ou viver. Sinto que tenho que simplesmente aceitar que me ensinaram tudo errado ( pais, cultura, sociedade), e que o real está completamente distante de qualquer coisa que esse mundo possa nos ensinar. Sendo assim, eu apenas tenho que aceitar que sou o TUDO, e não a "Leila". Isso não me ajuda a viver dentro dessa engrenagem, mas somente me ajuda a compreender o porquê eu existo e estou aqui.
A verdade é que não sabemos da verdade da nossa propria existencia não sabemos nem sequer se Deus existe ou se a biblia é verdadeira,,tudo nesse mundo é mais duvida do que respostas, e tudo que fazemos é para sustentar nosso vazio. E mesmo assim somos obrigados a viver e passar por tanta merda como esses animais do estudo. No final estou que nem o animal que ja nao reage ,porque sabe que o natural é sofrer sem escolhas , como cobaias messmo.
Gente tô assim e Desisti de lutar. Nada dá certo, eu tô bem cansada... Sei lá como as coisas vão se resolver, parece que tudo se repete, só tenho vontade de dormir, to sem emprego e não sinto vontade procurar um, as contas já chegaram e não tenho de onde tirar. Eu sempre corri atrás,em bicos, horas extras, cobrindo férias, mas a sensação é que só tô patinando paga uma deve duas, trabalha o ano inteiro não consegue por uma carne no congelador. Cheguei no limite. Acredito que não é só crença, eu não tenho família, não tenho parentes, só uma filha, e não sei como as coisas vão mudar uma vez que não se tem pra quem pedir ajuda. Esgotei. Fui no CAPS mas só tem consulta pra final de janeiro então até lá eu vou ficar como estou, uma vez que eu nunca parei.
Em casos como esse, sintomas depressivos e outros, qual seria a melhor postura pra quem está ao redor tomar? Sei que o tratamento de fato é feito por profissionais de saúde formados. Amigos, família e outros ficam mais como coadjuvantes nesse processo, mas tenho muitas dúvidas sobre como proceder, medo de tentar dar apoio de alguma forma e estar falando besteira entende? Muita gente as vezes na tentativa de ajudar a gente acaba piorando mais ainda uma situação, então costumo ficar um tanto paralisado diante de certas situações 😕
Talvez deixar clara a mensagem "Se precisar estou aqui"? Pode servir como algum amparo, uma certa esperança de que nem tudo deu errado. Sei lá, não sou especialista, mas ouço muitas vezes que em horas que tentar interferir na situação não resolverá nada, uma boa coisa a fazer no lugar é mostrar-se disponível para caso a pessoas precisar.
Ajudar. Oferecer apoio é lindo, mas apoiar quando a pessoa precisa, ninguém faz. O que eu mais passo/passei, é isso... de gente falando "pode contar comigo", minha vida é cheia. Quando chegou a hora q eu precisei, NINGUÉM me ajudou, sumiu todo mundo. Só ofereça ajuda, se for ajudar de fato... se não, nem ofereça. É a pior sensação achar q tem uma rede de apoio, e ficar sozinho quando está mal
Que vídeo incrível, que explicação ótima sobre o Desamparo Aprendido. Li um capitulo chamado Desamparo Aprendido do livro Análise do Comportamento: Pesquisa, Teoria e Aplicação, porém ao assistir seu vídeo consegui associar toda reflexão sobre incontrolabilidade e controlabilidade. Compartilhei com meus amigos, psi's e leigos!
Olá Tenho 60 e saúde frágil,estive em situações de desamparo em algumas fases da vida ,tanto parcial quanto total, na pandemia muitas máscaras caíram ,mas ainda acho que a falta de estrutura social ,familiar e financeira são fatais,se o que o estado fornece fosse bom de verdade ,os ricos e muitos políticos não se tratariam em caríssimos hospitais particulares ,inclusive o Lula ,então temos que lutar por mudanças nas bases da sociedade,do serviço público que é péssimo ,e pela sanidade mental na famílias ,a começar pelo planejamento familiar,caso contrário fazer terapia não ajudará muito,objetivamente falando ,onde falta recursos,tudo é caos e poucos mesmo se salvam ..
As vezes me perguntou se e algo que eu faço, se é eu que me autosaboto, passei muita dificuldade 7 anos atrás, nesse período minha depressão estava totalmente presente em tudo, muitas coisas não davam certo, estava indo muito mal com meus estudos, sinceramente estava com dificuldade eu pensar em algo bom pra mim, enfim tem coisas que me afetaram muito pra eu ter desenvolvido isso, hoje tenho 20 anos, tô na faculdade, porém realmente estou bem desanimado, n me sinto com ânimo, e tem dias que acordo com um vazio enorme no meu peito, as vezes n me vem algo definitivo que realmente traga alguma coisa alegre pra mim ou que eu goste, sou bem fechado, nn saio muito, n tenho muitas amizades, enfim, sou nem caseiro, ja tentei suicídio 3 vezes na minha vida. N por me sentir mal, mas por n sentir nada além de um vazio interno sobre mim. Algo que deixava todas as coisas sem graça, na realidade você vai crescendo, mais vc perde, nessa perde tem o aprendizado, mas vem sempre a angústia, de saber que poderia da certo, isso pode ser usado como combustível pra ir além, mas ao mesmo tempo pode ser algo a mais pra te afundar. Em completo desespero. N sei bem pra onde vinha vida vai, já tentei coisas diferentes, aprendi outras coisas mas definitivamente nada limita o vazio, nada supri isso. Nem mesmo alguém que vc goste muito ou um trabalho que goste ou qualquer outra coisa.
Fico imaginando se essa situação não acomete também quem sofre de racismo ou os efeitos do patriarcado, já que são violências constantes e estruturais.
Negro desde que nasci, sei como e Na rua. Eu ser um jovem negro usar tênis short camisa. Já faz as pessoas terem medo de mim e sempre estar fugindo de mim, já não me abalo mais. Me dei conta que o racismo deles não vai me fazer parar, quem tem medo são eles, então eu entendi e não preciso ter medo e sim colocar medo neles, isso m3 fez um pouco egocêntrico
Quando eu era criança passei por tantas humilhação mais o dia qui eu estava bem eu procurava só pessoas alegres pra mim fazer amizade foi onde comecei interegir bates papos sadios Deus no centro de tudo
Olá, não conhecia o canal. Parabéns pelo vídeo. Tanto a apresentação quanto a ilustração são ótimas e me ajudaram a entender bem o conceito que, até então, era desconhecido por mim. Obrigada pelo capricho no conteúdo.
Minha crênça de desamparo é eu achar que ninguem me ama de verdade, ou que alguém me compreenda, pois só tive experiencias onde ninguém me entendia direito e o amor era medido com base na obdediencia ,como um uso mesmo. Então para mim qualquer relacão de amor para comigo tem algo de errado.
Assisti trecho de uma entrevista de uma neurocientista falando isso (nunca tinha ouvido falar desse termo e seu significado)e meu humor foi alterando. Comecei a pesquisar sobre isso e desabei num choro intenso, de soluçar. Lembrei-me de um episódio da infância: me vi dentro do berço, em pé, chorando, o quarto estava escuro, a porta estava aberta, e tinha um luz que vinha de outro cômodo, mas ninguém vinha me pegar. Não sei por quanto tempo eu fiquei sozinha, porque depois me vi sentada dentro do berço, com a chupeta na boca. 😭😭😭
Gostei muito. Mas achei longuíssimo .Para compartilhar com outras pessoas, receio que seja como uma aula. É excelente que seja didático, mas está muito distante de quem ouve. Adorei conhecer o trabalho de vcs e vou divulgar muito. Parabéns
Não é questão de tristeza, depressão e angústia. É questão de que o mundo está cada vez pior, doenças, guerras e violência. Não é de se admirar nos sentirmos dessa maneira, o mundo e a mídia está adoecendo as pessoas inevitávelmente.
Eu tenho esse sentimento, que o ser humano é complicado, se minha mãe for vai ser bem mais difícil alguém ter certo cuidado comigo, e o mais tenso, é que tbm sou humano, mas muitas vezes não queria ser ou existir, dentro dessa nossa sociedade (claro q nem sempre). Tá certo q como explicado no vídeo, tem gente q consegue lidar a com a vida de maneira melhor. Hj meu desejo é que fosse assim comigo tbm. Sim, tenho depressão e etc diagnosticado. Já tentei muitas vezes, até tratar, mas ainda sem tanto sucesso, mesmo depois de anos.
Eu estou assim nesse momento, eu me cobro muito em ter uma vida profissional boa, mas as coisas não acontece e fico desamparado. Eu faço tudo certo, eu dou sempre o meu melhor e as coisas nunca muda. Eu estou concluindo a minha faculdade e meu estágio com muito esforço, pois tem hora que eu quero desistir de tudo. 😞
Parabéns pelo excelente conteúdo. Mas tire um dúvida professor , porque nome desamparo? O termo lembra uma pessoa que não foi ajudada. Que foi desamparada por terceiros porem como o senhor mostrou não é esse o conceito do desamparo aprendido. abracos e parabéns novamente
Eu to assim ando irritada mais n do tipo q n me defendo como antes, to no ponto que to mandando os estimulos pra longe na base da paulada. Tem que defender
Sei que não é o escopo do vídeo, mas poderiam fazer vídeos sobre psicocirurgias? Tenho depressão, TAG e não melhoro. Já tomei remédios , fiz ect e EMT.
Isso de "desamparo aprendido" me lembrou da história dos elefantes de circo: eles ficavam presos em correntes quando mais novos, tentavam se soltar e não conseguiam, quando adultos eles nem tentavam, mas eles têm força pra isso. Pensei que era por causa da boa memória deles, do "tentei antes e não funcionou, pq funcionaria agora", e isso tem um nome... Achei interessante, muito bom o video
Nunca pensei nisso que tristeza😢
Que análise.
Nossa... Parando pra pensar é vdd hein
Eu pensei que você ia dizer que eles ouviram tanto que "um elefante incomoda muita gente" que generalizaram que são mesmo insuportáveis.
@@PrazerCambraia Azideias kkkk
Sim, o desamparo é um dos piores sentimentos que o ser humano pode sentir.
O ser humano e qualquer ser vivo. A gente pode ver no vídeo
No meu caso, as coisas ruins que aconteceram ao longo da minha vida me fizeram desenvolver o pensamento (que eu tenho plena noção de que é irracional) de que não importa o que eu faça, no fim das contas tudo sempre será tão sem graça como sempre foi e todos serão tão frios e mesquinhos como sempre foram. Sou durona demais pra deixar isso me derrubar, mas não sou autoconfiante o suficiente pra não deixar me incomodar.
a única coisa que mexe um pouco comigo e minha ex, e ainda sim não e algo que mude meu humor
Sua ações não mudam ninguém, mudam apenas você. Não espere os outros se importarem, faça por você e se importe com você mesma
Eita, Carolina, entendo como tu te sente. A vida foi acontecendo e eu também fui criando essas crenças. Eu parei de lutar com elas e tô agora tentando entender. Se você puder busque uma terapia pra ir desconstruindo esses pensamentos, você merece ser feliz e se sentir em paz.
Me sinto do mesmio geito, e a idade só me faz sentir pior...
Eu não sei se você acredita mas, existe uma pessoa que te sonhou, e planejou, que te fez com um propósito, e morreu por tanto te amar…Jesus
O sentimento de desamparo me acompanha desde a infância. É algo que nos faz sentir insignificantes. Aprendi a lidar com isso e amadureci muito.
Também sinto isso desde a infância, já melhorei em alguns momentos da vida, mas agora voltou com tudo... Dá medo
@@gianeg6724 vai melhorar, não é culpa sua é culpa de coisas subconscientes, é tipo vício em cigarro é comum parece normal n é saudável, o vício e tipo uma luizinha na cabeça uma vez que acende n apaga, então você luta contra, bom ai sim pode apagar mais lembre se q é coisa do seu subconsciente e não suas, você pode melhorar sim seu antigo eu apareceu ok cuida do atual você é muito boa pelo fato de ter um cérebro e poder mudar o que quiser, e tudo bem que todos tem essa capacidade você será mais incrível ainda por conseguir se livrar disso.
@@laura660 Obrigada pelas palavras! Tem muito sentido isso que vc falou, é realmente como um vício... Até já havia feito essa associação quando conheci um rapaz adicto em bebida. Vamos seguir lutando todos os dias.. 🙏
Existem pessoas que se aproveitam da vulnerabilidade dos outros. A sensação de desamparo diante de tais pessoas é terrível, isso nos tira toda fé e esperança no ser humano, muitas pessoas acabam desistindo da vida por conta disso.
Não contar com ninguém para mim é sobrevivência.
Sozinho não se constrói um prédio
@@Foxy-jw7kp Bom, então lembre-se de nunca construir um prédio sozinho.
@@Foxy-jw7kp que bom que ninguém precisa de um prédio inteiro pra morar, neah?🙃💫
Só quem vive ou viveu sozinho vai entender esse comentario
Concordo pra mim é sobrevivência tbém, amo morar só foi a melhor escolha ,nunca estive tão em paz ,em nenhum momento me sinto solitária nem desamparada trabalho em dois lugares que amo, meu condomínio é tudo de bom ou seja .Só houve benefícios pra mim.😊😊E sou bem sociável tenho mtos amigos viajo , e saio bastante .😍😍❤👍
Toda vez que eu me sinto assim, eu fico tipo "meu amô, quem é tu na fila do pão? Não é possível que o mundo esteja nas tuas costas, ele vai girar com ou sem tua presença. Agr faça suas coisas que é o melhor que você faz"
O que importa é nosso bem estar e nossa saúde, falou tudo Marília
Muito boa
Vc é filha amada de Deus, vc vale mais de bilhão.
Aprendi a pensar que nem vc e to bem melhor
Não entendi
No mundo de hoje é difícil poder contar c alguém, cada um pensa no seu umbigo e quando se é Empata aí q vc desanima mesmo!!! Ainda bem q podemos contar c Deus, sempre!!!!
Como pode falar sobre "hoje em dia". Você viveu o passado? O ser humano sempre foi isso que você descreveu e sempre será.
@@niltonleao não vivi no passado, vivi minha juventude e vai por mim, não era assim!!!!
“contar com deus” rs
@@heyAPJ já oiviu falar q ele também ri? Só q dos soberbos!!!! Ele também deve estar rsrsrs só q de você!!!
Esses "hoje em dia" é foda kkkkkkk
Eu tenho 21 anos e ainda não realizei absolutamente nada na minha vida, sempre me senti desanimado e nunca gostei de sair de casa. Todas as noites quando vou dormir eu fico pensando como eu posso mudar e como posso fazer a minha vida ir pra frente, mas não consigo colocar em prática porque sempre quando acordo eu me sinto uma pessoa diferente, uma pessoa que não se importa mais com nada, e tudo que eu quero é fechar meus olhos e continuar dormindo, mesmo que não esteja mais com sono, esse sentimento é tão forte que eu fico sempre de mal humor quando não consigo fazer isso. Me sinto uma pessoa falsa, fingindo gostar das coisas quando eu só não queria estar em lugar nenhum não fazendo nada. Esse sou eu 90% das vezes, pq sim existem dias que eu me sinto normal, mas infelizmente são raros. Enfim eu me indentifiquei só um pouquinho com o vídeo.
Sou assim
Matheus uma sugestão é conseguir viver o hoje. Outra sugestão é compreender a diferença de projetos- aquilo que pode fazer dentro de um ano- e objetivos que são aqueles para dois anos ou mais.
A verdade é que esse desânimo pode ser por você ter pensamentos confusos e acelerados, o que te impede de realizar no mesmo rítimo.
Daí vem a frustração e toda vez que você ve quanto o seu objetivo é grande e inacessível, você fica com esses sentimentos de impotência e incapacidade.
Isso pode estar acontecendo porque compara os seus resultados com os dos outros, ou porque no ambiente em que vive, está sendo comparado com alguém.
Em qualquer dos casos, procure ajuda de um psicólogo para te ajudar organizar os seus desejos de acordo com o que é importante para você, nunca para provar que conseguiu.
Aliás, essa pode ser a dor que te aterra, não conseguir provar ou ser reconhecido pelo que é bom.
Bom, você conseguiu externar o que sente e estou certa que vai encontrar ajuda, o livro do André pode ser um bom começo.
Vo fazer 18 mês que vem e não faço a mínima ideia do que quero pra vida
@@topcuriosidades-i1k Sim você ta certa em várias coisas doque disse, e eu realmente preciso de uma ajuda psicológica, sinto que estou perdido na vida sem objetivos e ambições concretas que realmente me façam agir.
@@BrunoNps essa é a idade de você escolher algo, mesmo que você não tenha certeza você pode ficar bom em algo que possa te ajudar no futuro a seguir oque você desejar fazer ... coisa que eu não fiz e acabei ficando nessa situação
me senti extremamente descrito nesse vídeo. meu psiquiatra fala que estou nessa situação (fase depressiva) porque não tenho expectativa alguma para o fututo, o que de fato é verdade, só que é bem difícil encontrar razões para continuar vivendo num mundo tão insano e depois de ter passado por tantos traumas. sinto desesperança o tempo todo, e preciso me distrair o máximo que posso para evitar pensar sobre as crenças de desamparo que se enraizaram na minha cabeça. espero conseguir melhorar disso algum dia, mesmo que às vezes me pareça impossível.
Pois é, tem a questão do ambiente que a pessoa está, talvez ela tenha que se afastar de lugares, situações e pessoas tóxicas para melhorar.
Nossa, eu...tô vivendo tão desanimada atualmente, cansada q eu não tô tendo+ mais ânimo e nem forças para fzr as coisas direito; é um desânimo q eu não sei explicar direito. Porém, me causa uma angústia, tristeza TÃO gnd viver dessa maneira!!! Obrigada pelo vídeo, André, já dei like cm sempre. Que esse canal cresça cada vez mais!👀💜
Procure ajuda.
Força e faça terapia se puder.
Estou na mesmaaa!!! Tamo junto nessa
Força aí ein? E busque terapia se puder, vai te ajudar muito. Se nao tiver dinheiro busca um CAPS na sua cidade.
Tô ass tab da vontade nem de levantar da cama 😕
Órfão q sou, já vivencia o desamparo...
Isso foi dos 06 aos 27...
Estou passando por um momento ruim, desde que fui diagnosticado com depressão…
Em geral, a terapia me ajudou em vários aspectos… mas também reforçou o quanto foi culpa minha, tudo de ruim que já me aconteceu…
Mesmo assim, estou tentando voltar a fazer terapia, depois de uma mudança que houve nas parcerias da empresa.
Recebi uma lista enorme de psicólogos que atendem meu plano de saúde, mas a cada um que me responde, sinto mais desespero.
Parece que nenhum tem disponibilidade para me atender… já começo a imaginar que estão me evitando de propósito, por saber do meu caso…
Estou com dificuldades de trabalhar e com medo de ter que me afastar novamente e ficar dependendo do INSS…
Já passei por isso antes e acho que ninguém saudável deveria passar por situação tão ruim… quanto mais, alguém doente, que necessita de ajuda…
Está cada vez mais difícil…
Me sinto sozinho e não tenho ninguém pra recorrer, nem que seja pra uma palavra de apoio…
Desculpa o desabafo…
Queria ler seu livro… mas nem isso eu consigo…
Nunca estamos sozinhos , Deus esta conosco ! Nos momentos de apuro Ele nos ajuda , e fala silenciosamente em nossas mentes e corações. É só clamar a ajuda Dele quando sentir que não vai conseguir mais , e se esforçar também. Pois ele ajuda quem se ajuda. A hora que eu for dobrar meus joelhos vou apresentar seu nome em oração. Fique firme amigo. 😇💖🙌
@@elisangelapires9754 agradeço sua boa intenção…. Mas não acho que seja “falta de Deus”, nem é porque “eu não me ajudo”…
Como disse, estou tentando voltar a fazer terapia, porque isso já me ajudou muito nos últimos anos.
A terapia ajuda de verdade e acho que devia ser uma coisa que devia ter até nas escolas, para que a gente já tomasse contato na infância.
Ajudaria mais do que qualquer estória fantasiosa que contam por aí. Digo baseado na minha própria experiência.
Mas respeito tua opinião e teu direito de acreditar, no que quer que você acredite.
Mais uma vez, obrigado pela sua boa intenção.
ou marcel, tudo bem? cara, como eu te entendo e compartilho o que está vivendo. esse ano eu troquei de emprego duas vezes, descobri uma doença autoimune no intestino, perdi várias amizades con o distanciamento da pandemia, desenvolvi problemas hormonais por conta de uso de corticoides para controlar a doença autoimune, tive que mudar da casa que eu morava sozinho e da cidade que eu estava há dez anos p voltar a morar c meus pais. E no meio de td isso minha depressao foi para níveis bem hard , pânico, e crises da minha glândula adrenal e no meu corpo so surgem mais problemas parece. Não tenho base financeira e tbm morro de medo de inss. nas últimas andanças entre minha cidade natal e são paulo, eu conheci três famílias do norte do país que vieram tratar um membro de cada família no hospital do câncer ou do rim: uma mulher de 52 anos c o filho de 31 q teve o rim transplantado e comeu uma fatia de bolo o rim pegou infecção e está há um mês internado com risco de ter que tirar, e essa mãe perdendo un sobrepeso grande que ela tem treinando 3 horas do dia para estar a disposição caso precise de um novo transplante; um casal de roraima cujo marido está com câncer e veio tratar no HC, e eles vieram umas três vezes já , e por último, peguei um uber com a placa de rio branco - Acre, e a menina motorista me contou que vem sempre com os pais, pq ele está tratando o rim e fazendo hemodiálise aqui , e eles vêm de carro. Fiquei me perguntando o pq da coincidência tão gde três famílias do norte cruzando o país pela saúde de un deles… a vida tem um valor intrínseco , tem gente que como eles largou mão fe tudo ou investiu tudo que tinham, ou apostam todas suas fichas em permanecer vivendo , então meu amigo, algo eu fiquei em mente: tem algo intrínseco muito bom na vida e eu preciso honrar esse privilégio e correr atrás dele tbm!!!!!
Não espere terapia pelo plano de saúde, eles estão abarrotados, o atendimento nem é tão bom, fica perto de 1/2 hora por pessoa por semana , e isso já foi estudado que não é suficiente. Se precisa se medicar, busque um psiquiatra e tente um hospital público de universidade, HCs para terapia, ou algum terapeuta particular que faça preço popular... conversando vc encontra... outra coisa que tem fincionado pra mim, e se sabe funciona mesmo pra todos, é começar uma atividade física... se já fez alguma vez, tente recuperar na memória o prazer que ela gerou em sua mente, pense nisso todas as vezes que procastinar é aos poucos faça o que seu corpo deixar, uma pequena caminhada em lugar de natureza, alongamentos... e pequenos avanços te trarão mais motivação por conquistar aquele pequeno prazer ... não desista! Vc é capaz!
Olá Marcel, espero que tenha conseguido um terapeuta.
Eu já passei por isso várias vezes. E realmente é muito difícil encontrar profissionais disponíveis pelos planos de saúde e pelo SUS então! Nem se fala.
O que fiz foi pagar um psicologo particular, existem ótimos profissionais, eu tive muita sorte na época de encontrar o Wanderlei Pirola, ele atende ou atendia em Itaquaquecetuba.
Foi quem me ajudou a aprender sair desse estado. Como ele é super profissional, me cobrou o valor mínimo do pacote de sessões.
Tenho certeza que vai encontrar ajuda.
Mais um ponto importante que preciso te dizer, é preciso aprender a lidar com as tranqueiras do nosso inconsciente.
Duvidar do que você pensa e acreditar que pode aprender algo nessa situação que pode salvar tanto a sua vida como a de outras pessoas é importante.
Não despreze o autoconhecimento, se for o caso, quando eu li a sua situação, percebi o quanto evolui ao longo dos anos.
Desenvolver algumas virtudes humanas como a paciência, longanimidade, confiança e fé, também me auxiliaram nessa jornada.
Não é aquela fé cega, inexplicável e mágica divulgada no mundo, mas a fé de que não estamos sozinhos e de que temos qualidades, coisas boas para agradecer.
Pra você ter uma ideia, eu escrevi em um quadro em frente a minha mesa de trabalho. Toda vez que me pego pensando ou sentindo desamparo, leio-a em voz alta. O efeito disso é mágico, logo sinto uma força dentro de mim e me agarro a esse pequeno instante para mudar o estado depressivo.
[situação ou pessoa] abençoado (a), obrigada por você existir. Eu te amo e está tudo bem.
Eu disse ser importante aprender a lidar com a depressão, tristeza e desamparo, isto é, com essa situação toda, porque se não, a gente é destruído.
Percebi que a @Elisangela Pires, fez um comentário sobre ter fé em Deus. E notei que o seu desânimo é tanto que não conseguiu compreendê-la.
Está tudo certo, apenas respire fundo e olhe para cima, observe a natureza e tudo o que está aqui antes de nós. É impossível estarmos sozinhos aqui, mas o estado depressivo, as vozes interiores, o medo e a angústia, faz com que isso pareça verdade.
Bom, é isso, espero sinceramente que você saia dessa. Não é fácil, mas continue procurando ajuda, você vai encontrar.
Leia algum livro mesmo sem forças. Foi isso que me ajudou a ver a vida sobre uma nova perspectiva. Ainda tenho muito para aprender, mas espero sinceramente que essas palavras cheguem até você e te toquem.
Abraços, fica bem.
Vivenciei muito isso e é um sofrimento imenso. Eu era uma pessoa feliz, animada e apaixonada pela vida, mesmo tendo crescido em meio ao caos e ter passado por tanta coisa ainda muito nova. Até minha vida mudar completamente e eu passar pelo pior momento da minha vida sozinha, e sentir q n podia contar com ninguém, totalmente desamparada. E não conseguir sair daquela situação, fiquei vivendo aquele estresse mental e tristeza por 5 anos, aí vieram a ansiedade, depressão e muito sofrimento. Fiquei exatamente como vc descreveu, sem esperanças no futuro. Hoje é quando me sinto melhor, depois de tanto tempo, ainda lutando a cada dia pra recuperar a alegria e prazer em viver, tentando voltar a ser pelo menos um pouco do que eu era. Muito interessante o vídeo e o tema, mas agora fiquei com muita dó dos doguinhos 🥺🥺🥺
Tô nessa fase. Apesar de tudo q eu tente, nada tá dando certo na minha vida. Tô chegando ao ponto de ficar com medo de tentar coisas novas (entrevistas de emprego, concursos) porq, apesar de me preparar, sei q vou criar esperanças só pra quebrar a cara, de novo.
Caramba até me emocionei assistindo esse vídeo, passei por isso durante alguns anos da minha vida e é um dos piores sentimentos que existe, fui diagnosticado com depressão e só agora com muito tempo de tratamento estou me livrando desses sentimentos e crenças ruins de q nada vai dar certo
Em todos os momentos da minha vida fiquei desamparada pela minha família e todos que me rodeavam... Quando engravidei e mais uma vez me vi na mesma situação, resolvi me recolher e nao esperar nada de ninguém. To com 8 meses de gestação e nao pedi nada a ninguém nem ao pai do bebe, conquistei tudo sozinha. Foi a melhor escolha que ja fiz; ficar só!
Consegui me livrer desse sentimento sou muito humilhado pela minha família toxica é vizinhos tenho 14 anos quero me livrar dessa família toxica
Cara eu sei que parece que não muda nada, mas busca a orientação na sua escola e conversa com eles. A minha amiga pensou que não ia dar em nada, mas a conselheira instruiu ela e com 18 anos ela já tava fora da casa dos pais.
Busca ajuda na sua escola e se foque no seu futuro, trabalho, profissão, vc é capaz minha família tbem era tóxica diziam que eu não ia ser nada na vida me esforcei ao máximo pra mostrar o contrário que sim eu posso sim ter minhas conquistas e ser feliz eu me afastei deles
Eu levei muita surra em relacionamento amoroso. Agr só de imaginar em algo sério com alguém, eu fico nervoso e quero fugir. Tbm n acredito que um dia eu venha a desenvolver uma emoção forte com alguma garota.
Penso exatamente a mesma coisa
Quantos anos vc tem ?
@@elisangelapires9754 23 anos.
@@danielehartmann4628 só faltou um L para seu nome ser igual ao da minha ex que foi quando "descobri" este problema .. kkkk
Acredite vc vai ser feliz apenas não era a pessoa certa eu pensava como vc mas agora eu dei uma chance para o amor e estou muito feliz amando e sendo amada
estou passando por uma situação de desamparo. mesmo estudando psicologia como curso superior, as vezes não consigo aplicar o que aprendo na vida pessoal. ouvir as coisas que eu já sei vindas de outras pessoas reforça o quão verdadeiras elas são mesmo que eu não queira me dar conta. por isso, queria te agradecer por me ensinar mais sobre mim e me auxiliar nesses momentos. me faz admirar ainda mais a minha profissão futura e a sua profissão atual.
@Harley Devil comecei ontem. não tem uma aula sequer que os professores não cobrem os alunos pra fazerem terapia. de fato, tem algumas aulas que são até difíceis de processar sem terapia. sobre seu caso, as vezes a abordagem do profissional que te acolheu não foi alguma que se encaixe com você. procure algum outro de alguma outra linha ou até mesmo um psicanalista. vai que ajuda
Muito esclarecedora essa informação. Isso influência em tudo. Um aluno pode ir mal pq não estava bem e achar que é incapaz, por exemplo
Sinto que perdi meu brilho de manter pessoas por perto e perseverar nos meus objetivos. São quase nove anos de tratamento contra a depressão e parece que cada ano piora, mais sozinha eu estou. Não me sinto compreendida e desisti de tentar justificar. É doloroso, parece um lugar apertado que cada dia que passa se torna menor.
tem um verso de uma música do Rogério Skylab que diz muito sobre esse sentimento. O verso diz assim: "a esperança não existe // a esperança é o caralho"
Deus é a nossa esperança.
Isso é sério! Sentia isso.
Então eu fiz terapia descobri que tinha feridas, contei para Deus e pedi para ele me curar.
Hoje estou curada e ajudo outras pessoas.
@@lorraynelacerdajá orei tanto a Deus,já pedi,mas nada,o sofrimento continua aqui dilacerante, quando acho que algo bom vai acontecer a vida vai lá e me dá uma rasteira e quem me fez mal que segue bem e eu fico mal. Deus não existe.
Sou psicóloga, esse vídeo apareceu pra mim e super amei! ❤ muito didático!
Eu chorei ouvindo, revi vários momentos de minha vida e diversos desses pensamentos ...
Ainda não tinha ouvido algo que me identificasse tanto, anis lutando contra a depressão e é a primeira vez que ouço isso de forma tão direta, organizada e sintetizada.
Parabéns e Obrigado!
Creio que suplementar com substancias que elevam o humor e a pratica de esportes ajudam a superar esses momentos... a solucao vem quando você se empenha a sair dela
Boa abordagem, estudei isso nas aulas experimentais de comportamento com ratos na época da faculdade!
Eu me nego a acreditar que a vida seja só isso. Não é possível que não há nada além disso. Caso não haja, não há porque viver então.
Poxa! Quantos alunos eu devo ter tido que se sentiam assim... É tanta situação delicada que envolve a aprendizagem... Por isso não devemos julgar. Não sabemos da missa a metade. Complicado lidar com isso em um país com tão pouco acesso a acompanhamento psicológico.
"Pensamentos que passam pela sua cabeça, e que te deixam para baixo, são apenas uma interpretação da realidade dentre outras possíveis. 5:55 Pensamentos não são fatos objetivos, mas sim *criações temporárias de um cérebro tentando interpretar a realidade*"
Aprendi muito com esse conteúdo valioso! Muito obrigada 🙏
Eu fui desamparada desde muito pequena, fui criada por uma família desestruturada onde a crença no evangelho se tornavam fanáticos. Tive q me retirar do convívio familiar aos 16 anos, por acharem q eu já tinha idade suficiente para seguir uma vida, fui jogada na calçada com um saco de roupas... simples me senti uma inútil naquele dia.
Cresci uma mulher totalmente desamparada perdida, sem autoestima relacionamentos q já tive totalmente frustrante.
Graças a Deus por terapeutas tão sensíveis ao próximo! Continuem!
Me identifiquei 100% com tudo que foi dito no vídeo. Ao mesmo tempo que eu sei que é muito radical pensar que eu sou um fracasso total e que isso jamais irá mudar, não consigo pensar de outra forma. Não consigo pensar de forma positiva sobre mim mesma e tenho muito medo do futuro.
Eu não tenho esse pensamento de "eu estrago tudo ou não vai dá certo" , mas eu nunca crio expectativas com base nas minhas emoções não, pra eu não me decepcionar . Foi um excelente conteúdo apresentado.
É tão maravilhoso fazer terapia, ler, ver vídeos, racionalizar sobre tudo isso e o sentimento continuar. É um desamparo sobre o desamparo. Um metadesamparo.
Obrigado pelo excelente trabalho que fazem.
quando perdi minha na adolescencia eu vivi assim meu pai me mandou mora com parentes depois casou sabia que estava passando fome nunca me ajudou entao entendi que era eu e Deus corri hatred fui trabalhar e hj nao gosto de pedir nada pra ninguem passo o que passar
Vídeo sensacional, já estava começando a achar que essa sensação de desamparo já era uma coisa normal da vida, como uma transição para a vida adulta, mas vendo desta forma vejo que é uma crença mas não o que realmente acontece, agradeço pelo vídeo ❤❤
Tudo q estou vivendo. Gratidão pelo vídeo
Opa, André. Tenho procurado me inteirar de algumas noções básicas de psicologia. Sou professor de Ensino médio na escola pública e é gritante como eles carecem de estima e não acreditam no seu potencial. Excelente vídeo. Vou usar em aula
Atitude foda! No ensino médio com certeza foi a pior época para minha autoestima, quem dera se todo professor tivesse essa atitude
🌟Assunto muito pertinente , muito bom!!! Creio que somos todos quebrados e vazios…problema de como as vezes o desamparo é enfrentado é a tentativa de autodefesa… por medo e tentar controlar a possibilidade de passar por algum sofrimento de novo, podemos nos fechar numa bolha e tentar não depender de ninguém… porém toda generalização como essa não é saudável… precisamos uns dos outros pra viver… nascemos de alguém não somos autossuficientes… fomos feitos para o relacionamento:amar e ser amado… nem todo mundo é igual e nem tudo é nossa culpa… o problema geral da humanidade é o pecado original e pra isso Jesus morreu por nós pra restaurar nossos relacionamentos com Ele e com o próximo…HÁ ESPERANÇA ! Deus pode restaurar relacionamentos quebrados e sou prova viva de experimentar isso… já me decepcionei muito mas o amor de Deus tem curado e retirado de mim esses pensamentos disfuncionais e autossabotadores! Não desista!
De vez em quando, eu tenho uma sensação de desamparo. Mas, o que mais me impressiona é que mesmo nesses momentos, eu ainda continuo persistindo. Acho que passar a ver esses momentos ruins como uma fase, ajuda a entender que em um momento isso vai passar e que vou ficar bem novamente.
Mas que ótimo trabalho. Obrigado pelo vídeo!
Bom, acho q esse é um dos vídeos q eu mais me identifiquei. "Eu sempre estrago tudo" é quase um mantra pra mim. É bem egoísta, eu acho, mas é complicado, pra mim, não pensar assim.
Como consequência do cansaço de "tentar" viver , às vezes eu sinto que eu não tenho existência real, mas que minha existência é outra coisa, na verdade eu sou Deus, e Deus é tudo ao mesmo tempo, logo, isso me explica que eu nunca vou me realizar como me foi ensinado sobre o que é realização ou viver.
Sinto que tenho que simplesmente aceitar que me ensinaram tudo errado ( pais, cultura, sociedade), e que o real está completamente distante de qualquer coisa que esse mundo possa nos ensinar.
Sendo assim, eu apenas tenho que aceitar que sou o TUDO, e não a "Leila".
Isso não me ajuda a viver dentro dessa engrenagem, mas somente me ajuda a compreender o porquê eu existo e estou aqui.
A verdade é que não sabemos da verdade da nossa propria existencia não sabemos nem sequer se Deus existe ou se a biblia é verdadeira,,tudo nesse mundo é mais duvida do que respostas, e tudo que fazemos é para sustentar nosso vazio. E mesmo assim somos obrigados a viver e passar por tanta merda como esses animais do estudo.
No final estou que nem o animal que ja nao reage ,porque sabe que o natural é sofrer sem escolhas , como cobaias messmo.
Cara, sua narração é espetacular, excelente trabalho, meus parabéns.
Gente tô assim e Desisti de lutar. Nada dá certo, eu tô bem cansada... Sei lá como as coisas vão se resolver, parece que tudo se repete, só tenho vontade de dormir, to sem emprego e não sinto vontade procurar um, as contas já chegaram e não tenho de onde tirar. Eu sempre corri atrás,em bicos, horas extras, cobrindo férias, mas a sensação é que só tô patinando paga uma deve duas, trabalha o ano inteiro não consegue por uma carne no congelador. Cheguei no limite.
Acredito que não é só crença, eu não tenho família, não tenho parentes, só uma filha, e não sei como as coisas vão mudar uma vez que não se tem pra quem pedir ajuda. Esgotei. Fui no CAPS mas só tem consulta pra final de janeiro então até lá eu vou ficar como estou, uma vez que eu nunca parei.
Excelente! Faz tbm do Desamor e do Desvalor 😄
Mais uma compreensão desbloqueada sobre meus problemas com exposição (socialização e apresentações).
Obrigado por isso.
Esse canal é maravilhoso!
Salvou minha tarde,muito obrigada.
Em casos como esse, sintomas depressivos e outros, qual seria a melhor postura pra quem está ao redor tomar? Sei que o tratamento de fato é feito por profissionais de saúde formados. Amigos, família e outros ficam mais como coadjuvantes nesse processo, mas tenho muitas dúvidas sobre como proceder, medo de tentar dar apoio de alguma forma e estar falando besteira entende? Muita gente as vezes na tentativa de ajudar a gente acaba piorando mais ainda uma situação, então costumo ficar um tanto paralisado diante de certas situações 😕
Talvez deixar clara a mensagem "Se precisar estou aqui"? Pode servir como algum amparo, uma certa esperança de que nem tudo deu errado. Sei lá, não sou especialista, mas ouço muitas vezes que em horas que tentar interferir na situação não resolverá nada, uma boa coisa a fazer no lugar é mostrar-se disponível para caso a pessoas precisar.
Ajudar. Oferecer apoio é lindo, mas apoiar quando a pessoa precisa, ninguém faz. O que eu mais passo/passei, é isso... de gente falando "pode contar comigo", minha vida é cheia. Quando chegou a hora q eu precisei, NINGUÉM me ajudou, sumiu todo mundo.
Só ofereça ajuda, se for ajudar de fato... se não, nem ofereça. É a pior sensação achar q tem uma rede de apoio, e ficar sozinho quando está mal
A. Cada dia você posta vídeo incrível. Minutos pisiquicos ❤️ parabéns pelo vídeo 👏
Que vídeo incrível, que explicação ótima sobre o Desamparo Aprendido. Li um capitulo chamado Desamparo Aprendido do livro Análise do Comportamento: Pesquisa, Teoria e Aplicação, porém ao assistir seu vídeo consegui associar toda reflexão sobre incontrolabilidade e controlabilidade. Compartilhei com meus amigos, psi's e leigos!
3:23 eu me identifiquei tanto com essa frase, agora eu sei qual é o nome e o porque disso, ótimo vídeo
Quem tem fobia social possui muito isso!
To chocada... muito...
Descreveu minha infância..
e minha forma de viver.. minha e da minha gêmea..
Olá
Tenho 60 e saúde frágil,estive em situações de desamparo em algumas fases da vida ,tanto parcial quanto total, na pandemia muitas máscaras caíram ,mas ainda acho que a falta de estrutura social ,familiar e financeira são fatais,se o que o estado fornece fosse bom de verdade ,os ricos e muitos políticos não se tratariam em caríssimos hospitais particulares ,inclusive o Lula ,então temos que lutar por mudanças nas bases da sociedade,do serviço público que é péssimo ,e pela sanidade mental na famílias ,a começar pelo planejamento familiar,caso contrário fazer terapia não ajudará muito,objetivamente falando ,onde falta recursos,tudo é caos e poucos mesmo se salvam ..
A pobreza, desemprego, desigualdade social são os reais problemas de tantos transtornos mentais.
@@MaiconSantos-gl7uz Concordo com vc!!!
@@MaiconSantos-gl7uz vdd acho que a segunda principal causa dps da genética
Esse vídeo chegou no momento certo, muito obrigado!!! S2
Eu fiquei com penas dos animais que levaram choques, que maldade. 😢🤧
André. Faz um vídeo sobre aqueles acumuladores compulsivos, das reportagens dos canais fechados.
As vezes me perguntou se e algo que eu faço, se é eu que me autosaboto, passei muita dificuldade 7 anos atrás, nesse período minha depressão estava totalmente presente em tudo, muitas coisas não davam certo, estava indo muito mal com meus estudos, sinceramente estava com dificuldade eu pensar em algo bom pra mim, enfim tem coisas que me afetaram muito pra eu ter desenvolvido isso, hoje tenho 20 anos, tô na faculdade, porém realmente estou bem desanimado, n me sinto com ânimo, e tem dias que acordo com um vazio enorme no meu peito, as vezes n me vem algo definitivo que realmente traga alguma coisa alegre pra mim ou que eu goste, sou bem fechado, nn saio muito, n tenho muitas amizades, enfim, sou nem caseiro, ja tentei suicídio 3 vezes na minha vida. N por me sentir mal, mas por n sentir nada além de um vazio interno sobre mim. Algo que deixava todas as coisas sem graça, na realidade você vai crescendo, mais vc perde, nessa perde tem o aprendizado, mas vem sempre a angústia, de saber que poderia da certo, isso pode ser usado como combustível pra ir além, mas ao mesmo tempo pode ser algo a mais pra te afundar. Em completo desespero. N sei bem pra onde vinha vida vai, já tentei coisas diferentes, aprendi outras coisas mas definitivamente nada limita o vazio, nada supri isso. Nem mesmo alguém que vc goste muito ou um trabalho que goste ou qualquer outra coisa.
Seus vídeos me ajudam demais,você é incrível cara ❤❤❤❤
Bom dia, obrigada!
Ei, voce poderia criar um video sobre as camadas da depressão?
Fico imaginando se essa situação não acomete também quem sofre de racismo ou os efeitos do patriarcado, já que são violências constantes e estruturais.
Negro desde que nasci, sei como e
Na rua. Eu ser um jovem negro usar tênis short camisa.
Já faz as pessoas terem medo de mim e sempre estar fugindo de mim, já não me abalo mais.
Me dei conta que o racismo deles não vai me fazer parar, quem tem medo são eles, então eu entendi e não preciso ter medo e sim colocar medo neles, isso m3 fez um pouco egocêntrico
Quando eu era criança passei por tantas humilhação mais o dia qui eu estava bem eu procurava só pessoas alegres pra mim fazer amizade foi onde comecei interegir bates papos sadios Deus no centro de tudo
Adorei o vídeo, mais uma vez, parabéns André e Victor! ♡
Eu tô vendo esse vídeo aos prantos
Obrigado cachorrinhos. Vocês ajudam muitos humanos. 🔥
Olá, não conhecia o canal. Parabéns pelo vídeo. Tanto a apresentação quanto a ilustração são ótimas e me ajudaram a entender bem o conceito que, até então, era desconhecido por mim. Obrigada pelo capricho no conteúdo.
melhor canal do mundo...
Adorei o vídeo, muito bem explicado 🎉
Minha crênça de desamparo é eu achar que ninguem me ama de verdade, ou que alguém me compreenda, pois só tive experiencias onde ninguém me entendia direito e o amor era medido com base na obdediencia ,como um uso mesmo.
Então para mim qualquer relacão de amor para comigo tem algo de errado.
O que eu acho interessante nesse canal é que vcs trazem conteúdos que a gente nunca ouviu falar.
Eu quero sair de uma relação, mas tenho uma filha e não me sinto homem pra deixá-la. Mas sinto q estou morrendo aos poucos
Ótimo vídeo! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Assisti trecho de uma entrevista de uma neurocientista falando isso (nunca tinha ouvido falar desse termo e seu significado)e meu humor foi alterando. Comecei a pesquisar sobre isso e desabei num choro intenso, de soluçar. Lembrei-me de um episódio da infância: me vi dentro do berço, em pé, chorando, o quarto estava escuro, a porta estava aberta, e tinha um luz que vinha de outro cômodo, mas ninguém vinha me pegar. Não sei por quanto tempo eu fiquei sozinha, porque depois me vi sentada dentro do berço, com a chupeta na boca. 😭😭😭
Olá, vc sabe o nome da neurocientista ou do vídeo da entrevista, por favor? Obrigada 😊
@@mhmariana82 Telma Abraão no app rosa
Gostei muito. Mas achei longuíssimo .Para compartilhar com outras pessoas, receio que seja como uma aula. É excelente que seja didático, mas está muito distante de quem ouve. Adorei conhecer o trabalho de vcs e vou divulgar muito. Parabéns
amo o seu canal, muito útil e importante
Pra começar melhor orientado 2025, valeu pelo conteúdo
Oi
Por favor será que você poderia fazer um vídeo explicando sobre a psicoterapia?
Nossa, me identifiquei muito... vou até por na pauta quando or na pscicologa!
Vivi isso 2021 inteiro
Não tenho esperança de um futuro melhor ou que algo vai mudar.
Só sigo minha vida no automático, mas sem sabor pela vida.
Minha vida em um comentário!!
Não é questão de tristeza, depressão e angústia. É questão de que o mundo está cada vez pior, doenças, guerras e violência. Não é de se admirar nos sentirmos dessa maneira, o mundo e a mídia está adoecendo as pessoas inevitávelmente.
E pensar que para entenderem o que passa na nossa mente ,usaram animais como cobaias....
Nossa tantos anos sofrendo com esse mal e nunca rinha ouvido falar. Nem no meu tratamento psiquiátrico.
5:17
Eu me identifico com absolutamente todos !
Muito obrigado , seus vídeos estão me ajudando bastante .
Eu tenho esse sentimento, que o ser humano é complicado, se minha mãe for vai ser bem mais difícil alguém ter certo cuidado comigo, e o mais tenso, é que tbm sou humano, mas muitas vezes não queria ser ou existir, dentro dessa nossa sociedade (claro q nem sempre). Tá certo q como explicado no vídeo, tem gente q consegue lidar a com a vida de maneira melhor. Hj meu desejo é que fosse assim comigo tbm. Sim, tenho depressão e etc diagnosticado. Já tentei muitas vezes, até tratar, mas ainda sem tanto sucesso, mesmo depois de anos.
Que canal lindo!
Eu estou assim nesse momento, eu me cobro muito em ter uma vida profissional boa, mas as coisas não acontece e fico desamparado. Eu faço tudo certo, eu dou sempre o meu melhor e as coisas nunca muda. Eu estou concluindo a minha faculdade e meu estágio com muito esforço, pois tem hora que eu quero desistir de tudo. 😞
Cada vídeo seu que eu vejo, eu choro.
Eu mesmo estou desse jeito , muito negativo em muita coisa .
Fala sobre as pessoas que não sentem atração romântica em um relacionamento e como elas se relacionam com outras pessoas
Parabéns pelo excelente conteúdo. Mas tire um dúvida professor , porque nome desamparo? O termo lembra uma pessoa que não foi ajudada. Que foi desamparada por terceiros porem como o senhor mostrou não é esse o conceito do desamparo aprendido.
abracos e parabéns novamente
Eu to assim ando irritada mais n do tipo q n me defendo como antes, to no ponto que to mandando os estimulos pra longe na base da paulada. Tem que defender
Que horror essas torturas sofridas pelos animais 😓 são muitas ao longo da história da ciência da psicologia.
Gostei do vídeo. Parabéns.
seu canal é necessario
Sei que não é o escopo do vídeo, mas poderiam fazer vídeos sobre psicocirurgias? Tenho depressão, TAG e não melhoro. Já tomei remédios , fiz ect e EMT.