A busca por uma sociedade INCLUSIVA | Gregório Duvivier | Papo Rápido | Papo de Segunda

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.ย. 2024
  • Qual a importância de garantir uma educação Inclusiva para todas as crianças? O Brasil, cujo Ministro Da Educação declarou recentemente que crianças com deficiência atrapalham o aprendizado de crianças neurotípicas, tem 1,3 milhão de crianças e jovens com deficiência na educação básica. Gregório Duviver, irmão do João, portador da Síndrome de Apert , conversa com Fábio Porhcat, Emicida, João Vicente e Chico Bosco sobre a importância de desmistificar o tema da criança especial e qual a melhor forma de incluí-las.
    00:53 Gregório conta como percebeu que seu irmão tinha síndrome de Apert.
    01:58 Gregório explica que a criação de escolas especiais é uma desculpa para segregar.
    03:21 João Vicente relembra sua infância brincando com o irmão do Gregório, João, e como as crianças não tem preconceito.
    04:52 Emicida faz uma reflexão como essa ideia de exclusão do diferente foi algo construído na nossa sociedade
    06:28 Emicida explica como a ideia de eugenia também prejudicou as pessoas com qualquer tipo de deficiência
    07:58 Chico Bosco explica como até hoje a humanidade não foi capaz de criar um regime que fosse inclusivo
    10:38 Gregório conta como sua família e seu irmão lidavam com o bullying e como o humor sempre foi uma ferramenta de sobrevivência
    13:47 Gregório fala que precisamos inverter a lógica, a verdade é que a sociedade se beneficia convivendo com as pessoas com deficiência e não o contrário.
    #Inclusão #DiaNacionaldeLutadasPessoascomDeficiência #GregorioDuvivier #PapoDeSegundaNoGNT
    Inscreva-se no canal GNT: bit.ly/canalGNT
    Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: bit.ly/Globopla...
    Site: gnt.globo.com/
    Facebook: / gnt
    Instagram: / gnt
    Twitter: / canalgnt
    Pinterest: / canalgnt

ความคิดเห็น • 199

  • @BlindCenter
    @BlindCenter 3 ปีที่แล้ว +414

    Estou usando um leitor de tela para ter acesso ao TH-cam, pois sou cego total. Fico muito feliz que este canal esteja crescendo, isso é resultado do seu excelente conteúdo, importante para mim e para muitas outras pessoas. Parabéns pelo excelente trabalho. Motivado pelo gosto pela área da informática, criei com amigos um canal chamado Blind Center, com o objetivo de mostrar para as pessoas como os cegos usam o TH-cam e outras plataformas digitais

    • @leandroramos5863
      @leandroramos5863 3 ปีที่แล้ว +3

      É nois

    • @anasouza2519
      @anasouza2519 3 ปีที่แล้ว +2

      Ganhou uma inscrita! Que demais!

    • @helciohds1027
      @helciohds1027 3 ปีที่แล้ว +5

      Lá na lista nhã família tem um monte de "atrapalhadores",o caçula geraldo Magela, ceguinho é a mãe, transformou seu perrengue em show crítica social,assim como seus outros cinco irmãos enxergaram até 11/13 anos até que apagaram a lua acendendo o sol, Elizabete ajudou a montar o sindicato dos psicólogos e foi a primeira presidente,temos ainda mais três na cegolandia e nenhum deficiente mental igual ao sinistro ministro do Psicopata despresidente.

    • @helciohds1027
      @helciohds1027 3 ปีที่แล้ว +2

      Magela e nossos cinco irmãos são portadores de retinose pigmentar,nome chique,também Porto e não fiquei cego até então,mesmo vivendo meus 72 anos na expectativa,amanhã a luz apaga...

    • @adrianaaraujo9837
      @adrianaaraujo9837 2 ปีที่แล้ว +2

      Tive tres tios Avôs cegos...e pra gente era tudo normal...a gente so percebia a destrezza deles...um fazia vassouras com laminas afiadissimas e nunca se cortou ..os outros 2 tocavam sanfona maravilhosamente.... caia um alfinete meus tios ouviam e falavam caiu algo no chao...audiçao babadeira!!!

  • @rosimarferreira5621
    @rosimarferreira5621 3 ปีที่แล้ว +72

    Ontem fiquei emocionada com o programa. Chorei . Luto apoiada nesta lei de inclusao. Meu filho vai formar fim do ano em Historia, na UNIBH. Luto até hoje. Nossa historia nao acabou. Obrigada. Nao perco um Greg News, quando vi na propaganda que ele estaria no papo de segunda, amei.

  • @gracasimplicio4597
    @gracasimplicio4597 3 ปีที่แล้ว +115

    Interessante e necessario o debate. Mas com todo amor, carinho e respeito, creio que se voces tivessem trazido alguem nao neurotipico, teria sido ainda mais enriquecedor. Teriamos a visao de quem tem a sindrome, sofre o preconceito e poderia apontar caminhos baseado na propria experiencia. Obrigada pelo programa🙏🏾❤

  • @ClienteAnonimo
    @ClienteAnonimo 3 ปีที่แล้ว +76

    Quando eu acho impossível me apaixonar ainda mais pelo Gregório, ele me prova que dá para ama-lo mais ainda. Que pessoa adorável. Clima gostoso desse programa. Adorei!

  • @Yuri-ib2vl
    @Yuri-ib2vl 3 ปีที่แล้ว +132

    Como professor afirmo que pessoas com deficiência numa sala de aula trazem muito mais benefícios do que prejuízos, inclusive para o professor. E isso vale tanto para a vivência quanto para o conteúdo.

    • @melox458
      @melox458 2 ปีที่แล้ว +6

      Em uma estrutura de ensino bem formatada sim, em escolas com 30/40 alunos para 1 professor cuidar NÃO. Precisamos deixar a Disney de lado e enxergar a realidade. Tenho uma prima que é especial, e ela não teve qualquer evolução em classes com mais de 40 alunos. Culpa do professor? NÂO. Culpa do tipo de modelo de ensino que este mesmo professor apoia? Sim.

    • @isabelbalio6486
      @isabelbalio6486 2 ปีที่แล้ว +8

      Eu não sei como é a lei no Brasil mas aqui em Portugal sempre que tem uma criança na turma com necessidades especiais o número de alunos não pode ser maior que vinte e a integração é feita com sucesso.

    • @melox458
      @melox458 2 ปีที่แล้ว +5

      @@isabelbalio6486 por aqui apenas colocam a criança no meio dos demais e o professor tem que "si virar"...

    • @isabelbalio6486
      @isabelbalio6486 2 ปีที่แล้ว +6

      @@melox458 pois em Portugal a escola pública é inclusiva, eu trabalho numa e quando uma turma tem uma criança com necessidades educativas especiais o máximo de alunos não pode exceder os vinte, temos também na escola uma unidade de ensino especial onde esses alunos realizam outros trabalhos e têm apoios de um professor para cada aluno para reforçar todas as disciplinas em que estes precisam de reforço, para além disso temos terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala e apoio psicológico.

    • @melox458
      @melox458 2 ปีที่แล้ว +2

      @@isabelbalio6486 Isto seria sensacional, caso os professores daqui tivessem a mesma estrutura. Isto sim seria um "um sistema inclusivo". E o pior de tudo é que alguns professores não querem aceitar que o Sistema Educacional Brasileiro está longe de ser um exemplo.

  • @Priscilavili
    @Priscilavili 3 ปีที่แล้ว +21

    Adorei a reflexão que o Gregório inicia sobre a escola especial ser uma forma de segregar!! É isso mesmo!! Eu como educadora não gosto dessa separação. As crianças com transtorno e síndromes precisam está no meio das crianças típica. Isso promove sim o aprendizagem por imitação e estimula a interação social.

  • @sandrasauer1147
    @sandrasauer1147 2 ปีที่แล้ว +11

    Gregorio me surpreende sempre! Ser humano maravilhoso!

  • @danidenise100
    @danidenise100 2 ปีที่แล้ว +9

    O livro da Olívia Bygton (mãe do Gregório) sobre o João é maravilhoso! leiam! Chama “o que é que ele tem?”

  • @larissarodrigues2402
    @larissarodrigues2402 3 ปีที่แล้ว +36

    estudei diversas vezes com pessoas atípicas. Do pouco que conheço essa discussão, o que posso dizer é que esse ensino funcionava pra eles, para os alunos típicos também, e eu cresci sem compactuar com uma série de preconceitos que minha avó tem (tenho um primo atípico que ela nega o tempo todo que ele seja quem é. Fica tentando ver sinais nele de que ele é "normal", entre muitas aspas). Acho que em parte isso se deve ao fato de ela ter crescido em uma realidade que isolava muito mais as pessoas atípicas.

  • @agdameneguzzo7235
    @agdameneguzzo7235 3 ปีที่แล้ว +145

    Por que pessoas PCD não estão no programa falando por elas mesmas? Vídeo sem interpretação em libras, sem legenda, sem descrição do cenário e das pessoas... exemplo perfeito do quanto somos excludentes!

    • @marcallessa55
      @marcallessa55 3 ปีที่แล้ว +1

      Boa!!!!!!!!

    • @pedalandonahistoria
      @pedalandonahistoria 3 ปีที่แล้ว +8

      os privilegiados falando de exclusão, discurso vazio.

    • @patriciapraxedes3350
      @patriciapraxedes3350 3 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente Agda.

    • @josmaelcorso
      @josmaelcorso 2 ปีที่แล้ว +24

      Feito é melhor que perfeito. Poderia ter mais detalhes, podia. Mas e os demais espaços que nem mencionam? A crítica é boa, claro.

    • @elianeteixeira8144
      @elianeteixeira8144 2 ปีที่แล้ว +3

      Exatamente! Nada sobre nós sem nós, PCDs!

  • @danielfortesfortes9389
    @danielfortesfortes9389 2 ปีที่แล้ว +4

    "Humor de quem apanha, humor dos sobreviventes". Tenho 63 anos, e sinto a fala do Greg me fez sentir um pouco seu Pai. O filho mais velho de meus nasceu faltando um braço, e sofreu bastante a vida inteira por esta deficiência, mas em compensação o amor nunca faltou em nossa casa. Meu Pai faleceu eu tinha dois anos e ele foi o meu paizinho amoroso.

  • @luisangelovilela2851
    @luisangelovilela2851 3 ปีที่แล้ว +13

    O meu único convívio escolar com uma pessoa dita "especial" foi no meu ensino médio, década de 90, ela era deficiente visual, inteligentíssima com notas 10 em quase tudo...e me lembro como se fosse ontem, ela sofria preconceito de um professor que não queria sair da zona de conforto dele...o único diferencial para ela fazer as provas era a necessidade de alguém para ditar a prova oral e transcrever no papel....o que ele achava um absurdo .e me lembro muito bem o sofrimento dela por isso....ouvindo essa fala discriminatória deste ministro "que atrapalha" me veio de cara a lembrança desse professor.

  • @elisabeteeches6069
    @elisabeteeches6069 2 ปีที่แล้ว +17

    Sou especialista em educação especial e mestre em educação na área de educação especial e a exclusão é social. Para a criança com necessidades não tem problema ter necessidade especial até ela ir para a sociedade discrimina-la. Isso inclusive é o que Vygotski dizia. Essas crianças crescem e vão para o Ensino Superior estão se formando e exercendo profissões. Analisei o Censo da Educação Superior entre 2009 e 2018 e teve um grande aumento dos estudantes público-alvo de educação especial, mas ao analisar os recursos de acesso vi que não era o ideal!

  • @fabianejhoralinadeoliveira9151
    @fabianejhoralinadeoliveira9151 2 ปีที่แล้ว +13

    Não sei dizer que eu amo mais… Greg ou Fábio? Já sei: os dois juntos! Gente inteligente é top!

  • @paulamaria2410
    @paulamaria2410 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu fui privilegiada. Tenho 66 anos e nunca foi permitido por minha mãe ( criada por mãe) ofensas a quem quer que fosse. Brincávamos com todos de igual maneira. Acolhiamos e éramos acolhidos.

  • @edmilsoares
    @edmilsoares 2 ปีที่แล้ว +2

    O horizonte é esse mesmo: a escola democrática, plural e inclusiva. Porém, na prática, a gente tem que tomar cuidado para não fazer uma inclusão precária, um "incluir por incluir", que é o que está acontecendo. Eu sou professor e já lecionei em escolas particulares e públicas e, na maioria das vezes, o professor é uma pessoa que não necessariamente teve experiência ou formação para lidar com educação inclusiva, sem contar que em uma sala com 34 alunos (ou mais) que você tem alunos com TDHA, deficiência intelectual, autismo ou qualquer outra singularidade, e um único professor para lidar sozinho com essa realidade, o trabalho docente torna-se impraticável. É impossível atender a todos. Tem muita gente que não deu uma única aula na vida e acha que sabe tudo sobre educação e escola.

  • @erikinhamar
    @erikinhamar 2 ปีที่แล้ว +2

    Gostei muito da fala de vocês, como sempre incrivelmente enriquecedora. Estou fazendo uma pós-graduação aqui na Alemanha em pedagogia e inclusão. Por aqui, a separação existe, é clara, existem as escolas „especiais“ „Förderschule“, crianças são separadas e excluídas do sistema regular educacional, desde a infância. Uma realidade ainda muito dura e eu diria lamentável, longe do ideal inclusivo. Discutir o tema por aqui não é fácil. Mas eu sei bem de que lado quero estar e defender, o das crianças, todas! o de seres humanos melhores e mais nobres, como vocês 👏 Pelo menos, a gente tenta. Infelizmente, a humanidade, genial Emicida, ainda está muito aquém do que ela pode ser :(

  • @TatianaBr100
    @TatianaBr100 2 ปีที่แล้ว +11

    Sonho é ter uma sociedade com homens com esse nível de consciência!!!

  • @maisamaluh
    @maisamaluh 2 ปีที่แล้ว +7

    GREG É TUDO DE BOM, SEU IRMÃO JOÃO DEVE SER DIVERTIDO E APAIXONANTE.

  • @sandrahaeberli3938
    @sandrahaeberli3938 2 ปีที่แล้ว +2

    Ele me define totalmente (minha irmã autista ) nossos pais morreram e ela é maravilhosa , a mais humana e especial de toda a família 🥰

  • @claudiamatimbe1578
    @claudiamatimbe1578 3 ปีที่แล้ว +4

    Muito obrigada GNT e muito obrigada ao Fábio Porchat por trazer e fazer imensidão de informação, humor e conhecimento através destes debates.. sou moçambicana, vivo em Portugal e sempre que posso assisto os "seus" programas..

  • @janainadutra5887
    @janainadutra5887 2 ปีที่แล้ว +2

    É claro que é bom pro indivíduo que tem alguma característica diferente ser incluído! Mas é excelente ter uma escola com tudo que há de humano! As crianças adquirem preconceitos no convívio, então, me parece que conviver com o diferente vai desenvolver tolerância e empatia. E como estamos precisando disso! Educação inclusiva para um mundo melhor 🤞🏼♥️

  • @jussaracorrea8517
    @jussaracorrea8517 2 ปีที่แล้ว +2

    Gratidão por essa aula maravilhosa. Por ouvir todos vocês, é uma honra que Deus nos dá de presente. Greg, Prochat, Emicida, e todos que estão nesta sala de bate papo. Papo cabeça! Como se diz. Maravilhoso.

  • @paulomonroe4100
    @paulomonroe4100 2 ปีที่แล้ว +7

    Quando o assunto é bom e o debate de alto nível, o tempo passa voando rsrs

  •  3 ปีที่แล้ว +28

    Que pena que o programa não levou nenhum especialista da aprendizagem para falar da inclusão dentro da escola.

    • @elianeteixeira8144
      @elianeteixeira8144 2 ปีที่แล้ว +2

      não precisamos de especialistas pra nos dar voz, pois nós falamos por nós! nada sobre nós sem nós!

    • @tatabmm2
      @tatabmm2 2 ปีที่แล้ว +1

      Pq o programa é deles e não seu...simples assim. Vcs só sabem criticar, ninguem debate sobre esse assunto, nenhuma emissora, o governo quer ver essas pessoas "DIFERENTES" pelas costas e quando vem alguém tentar ajudar já vem os RECLAMÕES da vida... pqq como vcs são chatos, agradeça ante de reclamar... e se quiser pq não faz uma sugestão tipo: massa galera, obrigado por trazee o debate pra tv, se puderem da próxima vez de espaço para um especialista... melhor né ESCOLA DE COGNIÇÃO

  • @pliniorogenesdefrancadias6455
    @pliniorogenesdefrancadias6455 2 ปีที่แล้ว +7

    Olha, eu gostei mesmo desse papo. Mas fiquei desejando o João participando dele. Temos que dar visibilidade também, hein?

  • @daniellempraz
    @daniellempraz 2 ปีที่แล้ว +2

    O mundo será melhor quando todos entendermos que acolher as pessoas com deficiência não cabe só às suas próprias familias, mas sim à sociedade como um todo.

  • @mariaceleste4064
    @mariaceleste4064 2 ปีที่แล้ว +2

    Que linda a atitude da mãe do Gregorio. Ação sempre funciona!

  • @eldaolavgall3525
    @eldaolavgall3525 3 ปีที่แล้ว +4

    Pessoas adoraveis. Como eu simpatizo com esses 5 individuos!!

  • @caioalmeida4139
    @caioalmeida4139 3 ปีที่แล้ว +3

    Em Esparta, crianças com deficiência eram jogadas de precipícios. As sociedades eram crueis.

  • @Srtmoliveira
    @Srtmoliveira 2 ปีที่แล้ว +6

    Um programa tão bem feito, e ninguém teve o feeling de que deveria ter um PcD para a conversa. 😔 Uma pena, teria sido muito mais enriquecedor.

  • @iveteivetebatista2670
    @iveteivetebatista2670 2 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhoso esse assunto estou terminando uma graduação em psicologia e pesquiso esse transtorno de aspectro de asperger parabéns pelo pograma e pela fala de vocês

  • @profmonicacosta8970
    @profmonicacosta8970 3 ปีที่แล้ว +2

    Todos nós temos limitações. A questão é que, numa sala super lotada, com falta de material, um professor sobrecarregado, ter que fazer o negócio funcionar com alto padrão, não vai rolar. A preparação TB é uma questão. Acredito que todos os professores deveriam ser formados para isso, para as particularidades dos diversos públicos. A inclusão só vai acontecer, quando todos estes pontos forem sanados.
    Sou professora de educação infantil, tenho duas alunas inclusão na sala, mas observo, no meu caso específico, que minhas alunas acompanham sim, às vezes, muito mais que os outros alunos, e que elas vem somar com as diferenças delas, assim como os outros somam com suas diferenças. Já fui mediadora de uma aluno autista, no início do ano passado. Ele era não verbal, então, no primeiro mês, eu busquei fazer um levantamento sobre o que ele já sabia. A escola me passou que ele estava no nível de jardim, mas estava matriculado no terceiro ano. Descobri, porém, que o aluno já sabia ler, usando jogos pedagógicos que eu usava com alunos de alfabetização. Ele já era atendido desde o maternal naquela escola, inclusive na sala de recursos (que deveria ser um "reforço") então, pq não tinha um relatório sobre tudo isso? Pq ele estava classificado num nível diferente do que realmente estava? Infelizmente, a pandemia começou, fecharam-se as escolas e não pude continuar o trabalho com ele. Mas gostaria de pontuar que o preconceito, as dificuldades já começam na escola. Não adianta vc fornecer um mediador, q é direito do aluno, é lei, se vc não vai levar aquilo a sério, pq necessita de muito compromisso.
    Isso acontece com os outros alunos TB. Não dá pra gente trabalhar igual numa sala com 30 alunos achando que todos vão aprender da mesma forma, pq não aprende.

  • @sandrahaeberli3938
    @sandrahaeberli3938 2 ปีที่แล้ว +1

    Pra mim foi também tão natural“ que é normal ser diferente“ Eu Nem notava a diferença, só os olhares das pessoas que eu nem entendia bem porquê e não importava 🙏🥰😘♥️

  • @suelenturibio1986
    @suelenturibio1986 2 ปีที่แล้ว +2

    Olá, pessoal da produção do Papo de segunda, muito bacana a iniciativa e a discussão, mas gostaria de sugerir que convidassem pessoas com deficiência para participar da discussão, tem várias pessoas importantes na luta pela inclusão, podendo expandir inclusive para como não sermos capacitistas. Exemplo de alguns influenciadores: Ivan Baronn, Leo Castilho. Além disso seria muito legal se o programa de vocês tivesse o intérprete de libras! Pensem nisso! Abraço e saúde para todes!

  • @alanasanttos5736
    @alanasanttos5736 3 ปีที่แล้ว +4

    Eu amo o conteúdo e sou apaixonada pelo João 😍

  • @sandrahaeberli3938
    @sandrahaeberli3938 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu acho bem ruim a separação, foi difícil aceitar da escola(tradicional )que minha irmã tinha que ir para uma escola especial ( chorei pra vida ) até me convencerem aceitar e agora com este programa vi que fui fraca de aceitar .E agora ela acostumou e gosta. 🥰

  • @tarsisbruno
    @tarsisbruno 2 ปีที่แล้ว +1

    Greg News é um programa essencial!

  • @lucianachaves8009
    @lucianachaves8009 3 ปีที่แล้ว +3

    Cada dia amando mais o Gregorio

  • @anaevelyn1031
    @anaevelyn1031 ปีที่แล้ว

    Eu, enquanto pessoas com deficiência me senti representada obrigada GNT por nos ajudar na luta contra o capacitismo.

  • @elianerosa4400
    @elianerosa4400 2 ปีที่แล้ว +2

    Estudei a vida toda na escola pública e o que mais vemos é alunos defecientes sendo ignorados por professores, direções, e sofrendo buling e sendo passado de séries sem ter aprendido nada. É uma constante em escola pública. Gregório disse que seu irmão teve inclusão em escola normal, mais não disse escola pública, com certeza foi em escola particular. Isso não é inclusão é poder aquisitivo. Só o fato de existir separação separação de escola particular p escola pública fora outros fatores discriminatória sociais. É uma realidade muito distante infelizmente.

  • @isabeldefatimarodriguessil7314
    @isabeldefatimarodriguessil7314 2 ปีที่แล้ว +1

    As escolas continuam não preparadas - particulares, então, nem pensar! As licenciaturas continuam "não preparando" para a acolhida das diferenças; os profissionais que proporcionam as tecnologias assistivas não são devidamente valorizados - dá trabaho, exige dedicação, demanda um exercício contínuo de alteridade! 🙄🙄🤔🤔

  • @maristelagranier8990
    @maristelagranier8990 3 ปีที่แล้ว +2

    Vcs sao incriveis, eu os admiro muitooooo ! Obrigada de existirem !

  • @natashasawaya2727
    @natashasawaya2727 2 ปีที่แล้ว +1

    Foi ótimo, mas ter o João nesse papo faria toda a diferença e uma pessoa especialista no assunto :)

  • @edilsonhenriquemarques2402
    @edilsonhenriquemarques2402 3 ปีที่แล้ว +10

    Falta aos participantes conhecimento sobre inclusão escolar, evidente que ambos não são educadores e desconhecem o que é a escola pública. Com exceção do Emicida, os demais participantes nunca estiveram numa sala de aula de aula de escola pública.

  • @anacarolinadunley3799
    @anacarolinadunley3799 3 ปีที่แล้ว +3

    Maravilhosa e necessária essa discussão

  • @luanamnc
    @luanamnc 3 ปีที่แล้ว +2

    Esse tema é maravilhoso. E o ministro foi muito infeliz na fala dele. Infelizmente esse meu comentário não será nem lido. E infelizmente não posso nem falar tudo o q vivo trabalhando como mediadora em uma escola municipal que não tem estrutura pra realizar essa inclusão da maneira filosófica e teórica como propõe a LDB. Sugiro conversar com o pais,professores e com a própria pessoa pra sairem um pouco da caixinha privilegiada que vivem. Gregório é brilhante,mas ele fala sob a ótica da realidade dele e da experiência dele que não podemos generalizar e tomar como uma verdade absoluta. O buraco é mais profundo do q a gente imagina. É uma desafio gigantesco. Eu mesma não tinha noção de como é difícil a mediação de pessoas atípica com zero de recursos educacionais. Realizar essa inclusão com autistas severos por exemplo e sem recursos é o trabalho mais difícil que eu já fiz na vida. A escola precisa primeiro se preparar pra esse desafio que funciona muito bem com autistas leves por exemplo. Não temos nem o preparo necessário pra trabalhar na educação inclusiva. Ia ser massa os 5 aí numa escola municipal por 30 dias só pra terem uma noção da realidade. E se eu contar meu salário e minha carga horária kkkk Cês vão sentar e chorar junto.

  • @iveteivetebatista2670
    @iveteivetebatista2670 2 ปีที่แล้ว +1

    Concordo com professor que fala que eles em sala humaniza muito sou professora também e observo essa interação vou ler o livro da mãe do Gregório parabéns

  • @fnunes4940
    @fnunes4940 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu tenho autismo leve e gostaria de ter estudado numa escola especial ou mesmo em casa. Meus anos de escola como criança 'normal' foram um inferno.

  • @brunamirelle6667
    @brunamirelle6667 3 ปีที่แล้ว +3

    As falas são lindas, porém não condizem muito bem com a realidade das escolas "comuns" brasileiras, me refiro as públicas que, em muitos casos, não dispõe de estrutura física e humana adequadas para receber pessoas com deficiências ( me refiro a todas as deficiências). A menos que sejam PRIVADAS!! Ainda bem que existem as escolas "especiais" especializadas que atendem esse público e que lutam arduamente pela causa.

  • @lucischaves
    @lucischaves 2 ปีที่แล้ว +1

    Morando fora e tendo experiencia em casa com deficiencia o que vejo é a que inclusao tem a dosagem certa para cada habilidade do aluno. Ou seja, no nosso caso, ter aulas separadas e outras juntas é o ideal. Para outros a criança pode se misturar mais tendo somente um auxiliar. Tem outras que precisam da estrutura de suporte em todo o período. Não é um jeito para todos. Precisamos aceitar o diferente com as habilidades dele e trabalhar o entorno para acomodar essas diferenças.....é muito mais facil para um neurotipico se adaptar as mudancas necessarias para atender um deficiente em sala do que o contrario....o deficiente já lida com muitos bloqueios físicos, intelectuais e de saúde que ele não tem como desligar no dia a dia para assim ter a energia para seguir até o final do período. #diversidade #individualismo #acomodacao

  • @camimdemelorocha8040
    @camimdemelorocha8040 2 ปีที่แล้ว +1

    Emicida como sempre usando muito bem sua fala

  • @robertooliveira4609
    @robertooliveira4609 2 ปีที่แล้ว

    Excelente bate papo sobre um tema muito importante...Valeu .Abrs.

  • @claudiaherrerias3081
    @claudiaherrerias3081 2 ปีที่แล้ว

    É muito importante falar sobre esse tema, já que a inclusão é fundamental para um país mais justo e igualitário.Fortaleza!

  • @lucianavieiradas.offredi9358
    @lucianavieiradas.offredi9358 3 ปีที่แล้ว +2

    Maravilhoso papo de segunda. Vocês são top!!!!!

  • @renatoguimaraes2725
    @renatoguimaraes2725 2 ปีที่แล้ว +2

    Me lembro perfeitamente que no fundamental existia uma coisa ainda pior: alunos com alguma dificuldade de aprendizado se fossem bonitos recebiam tratamento diferenciado. Se negras, bonitas ou feias, dependendo do ponto de vista, era sacanagem... Me revoltava sempre. Claro que não generalizando os teachers.

  • @mariainesnogueira1844
    @mariainesnogueira1844 2 ปีที่แล้ว

    Muito bom.Obrigada.

  • @isabelacristina755
    @isabelacristina755 3 ปีที่แล้ว +3

    Muito boa a conversa!👏👏👏🖒

  • @simonemariagemelgo6768
    @simonemariagemelgo6768 2 ปีที่แล้ว

    Eu tenho um tio que tem deficiência física, e ele sempre me buscava na escola, e eu me lembro bem que minhas amigas perguntavam o que ele tinha. Bom, perguntei pra ele o que ele tinha e disse que minhas amigas perguntavam, a resposta eu nunca vou esquecer, "fala pra elas que eu tenho um c@ss&t3 desse tamanho", e fez um gesto de grande com a mão. Acho inesquecível!🤣🤣🤣

  • @andrecysneiros175
    @andrecysneiros175 3 ปีที่แล้ว +2

    Também é claro que estou usando um pouco insensor de tela. Porque eu sou claro um pouco milpe. Mas acho muito legal o papo de segunda feira falar de sociedade

  • @giosiena.higashi
    @giosiena.higashi 3 ปีที่แล้ว +4

    Qual o nome da escola, @CanalGNT (que o Duvivier mencionou)?
    PASSA O CONTATO! QUERO CONHECER! :)
    PS: pessoal, sou fã demais! Que papo bom! Parabéns pelo trabalho! Obrigada Duvivier!

  • @valerialoschi9536
    @valerialoschi9536 2 ปีที่แล้ว +1

    O próprio termo "diferente" carrega em si a ideia de que existe um normal, e que porém o exclui.

  • @claudio9932
    @claudio9932 2 ปีที่แล้ว

    Antes de fazer meu comentário aí vai minha qualificação: Professor universitário, 20 anos no Brasil, 16 anos nos eua. Certificado em diversidade e inclusão pela universidade de Purdue. Excelente debate but…a questão vai além do ministro da “deseducação”. Começa em casa, com o sentido amplo da palavra educação. Todo indivíduo deveria ter acesso a melhor educação possível contemplando diversidade e inclusão, a começar pelo núcleo familiar e se esse não existe, de quem seja responsável pela educação do mesmo indivíduo.
    Esperar desses políticos débeis um posição inteligente eh “perca” de tempo. Parabéns.

  • @suelilima5775
    @suelilima5775 2 ปีที่แล้ว

    Amo!

  • @marcallessa55
    @marcallessa55 3 ปีที่แล้ว +13

    Minha namorada é professora, e pelo menos na escola pública a inclusão é uma furada! Dependo da na necessidade da criança, ela não vai ter a atenção que ela precisa, 40 alunos em uma sala de aula vai ser muito mais traumático para crianças com necessidades especiais, sem falar que os professores j na ao tem o mínimo de preparo. Primeiro temos que preparar os professores e estruturar as escolas. Pra quem tem condições e estudou sempre em escolas particulares é fácil falar. Eu fico chocado em ver que o Emicida não tem esta visão.. Por eqt elas devem conviver em atividades recreativas em uma matéria ou outra que as crianças tem menos dificuldades e a professora possa dar total atenção a quem necessite mais dela

    • @BretasNanda
      @BretasNanda 3 ปีที่แล้ว +1

      O msm na escola particular! Trabalhei em uma .infantil, três mil reais de mensalidade no período integral, 15 alunos no máximo, colocaram duas crianças autistas em uma das salas, é de enlouquecer. Uma professora com uma auxiliar e, teoricamente, uma auxiliar para os dois alunos, não era o suficiente. Além do q, na parte pedagógica é mto complicado explicar o pq a criança "especial" tem um "acesso d raiva" e merece atenção diferenciada e o outro vai pra direção pelo msm mal comportamento, por exemplo. Acho q todos têm q conviver sim, a pluralidade eh importante desde sempre! Mas no contra período. Não vejo como positivo durante o período pedagógico do jeito q é hj.

    • @marcallessa55
      @marcallessa55 3 ปีที่แล้ว +1

      @@BretasNanda Que ótima contribuição professora, ainda mais vindo da Sra, que tem lugar de fala...Eu gosto muito deste programa, mas eles não debatem nada, colocam pessoas que pensam a mesma coisa pra conversar, e neste caso nenhum deles é especialista. Erraram feio hj.

    • @renatoglopes
      @renatoglopes 3 ปีที่แล้ว +4

      O ponto é esse, né, colegas. Vamos mirar no problema - despreparo? falta de acesso? Sala super lotada... Não botemos o alvo na inclusão

    • @marcallessa55
      @marcallessa55 3 ปีที่แล้ว

      @@renatoglopesCom o modelo que temos dependendo do caso, é impossível pensar em inclusão, é preciso rever o modelo. E mesmo com estrutura e preparo, como a professora relatou, não é tão simples. Essa galera não vive o dia a dia pra tratar o assunto dessa forma, parece que é só colocar as crianças juntas e tá tudo certo.

    • @MariaAlice-bk2rw
      @MariaAlice-bk2rw 3 ปีที่แล้ว +6

      Eu sou professora de escola pública e aqui em Minas Gerais os alunos especiais tem direito a um professor de apoio que fica auxiliando o estudante durante toda a aula. Falando aqui do meu estado posso dizer que funciona bem. É interessante observar como as crianças aqui têm desenvolvido bem ao lado de crianças com deficiência e não só as crianças com deficiência se beneficiam disso. Eu como professora também me desenvolvi muito.

  • @mirnamarrocos719
    @mirnamarrocos719 3 ปีที่แล้ว

    Triste As Pessoas querer Excluir as pessoas que não Tem o mesmo jeito de pensar. O PRECONCEITO FERE E HUMILHA. E COMO VIVER ACORRENTADO SEM ENTENDER PORQUE. E MUITO ASSUSTADOR. VIVER ASSIM É TRISTE PARA A VIDA INTEIRA.

  • @silmara5638
    @silmara5638 3 ปีที่แล้ว +1

    Programa lindo! Amo👏👏❤

  • @mariamadalenaizoton6739
    @mariamadalenaizoton6739 2 ปีที่แล้ว

    Minha irmã caçula tem 54 anos e tem uma disritmia lobo temporal que prejudica o aprendizado e afeta as emoções. Minha família rural enorme descendente de italianos super protegeu e limitou o desenvolvimento dela. Tomou medicação equivocada por não ternos acesso a um bom diagnóstico. A Escola teria sido o apoio mas não eram preparados como agora

  • @kaochupandomanga
    @kaochupandomanga 2 ปีที่แล้ว

    esse também é meu tipo preferido, o humor do apanhado, o humor que se diminue pra não diminuir os outros, piada com auto ofensa eh muito mais engraca do que ofendendo outra pessoa

  • @maiso8321
    @maiso8321 2 ปีที่แล้ว +1

    o greg falou algo fundamental: o discurso de inclusão é um discurso de segregação, pq ele escolhe aqueles que devem ser incluídos. a única saida pra romper com a repressão discursiva imposta pela sociedade, é a psicanálise: por um mundo que inclua todas as singularidades.

  • @romaodosreis
    @romaodosreis 2 ปีที่แล้ว +1

    Uma sociedade normal se estruturaria ao redor do bem estar de crianças, neurodivergentes e idosos.

  • @NataliaSantos-dk9fi
    @NataliaSantos-dk9fi ปีที่แล้ว

    Nossa, mas que incrível esse vídeo ❤

  • @claudiocastro9796
    @claudiocastro9796 2 ปีที่แล้ว +1

    Acho essencial a inclusão de PCD, pois elas nos torna mais empáticos e menos amargos, mais agradecidos, eles no nosso meio só tem a enriquecer o nosso caráter, nos tornando mais humano. E olha, que há muitos de nós que precisam mais que outros...

  • @alessandrobatista396
    @alessandrobatista396 3 ปีที่แล้ว

    Fundamental esse debate...

  • @andremangabeira2019
    @andremangabeira2019 2 ปีที่แล้ว

    Esse cenário do programa me dá uma dor de cabeça danada...mas o conteúdo é jóia demais! parabéns!

  • @famalduli
    @famalduli 2 ปีที่แล้ว

    As escolas só estarão preparadas quando as pessoas estiverem e tá longeeeee.... perdi a conta das escolas que disseram: "A gente não pode recusar a vaga, mas vc precisa saber que não estamos prontos para ajudá-lo e vc não vai poder nos cobrar isso pq estamos te avisando". A escola que meio filho estuda hoje, a coordenadora disse com todas as letras que "se ele precisar de qualquer coisa além, ou atrapalhar os colegas, vc terá que arcar com isso, pq essa escolha não atende ao perfil do seu filho." Nem médicos, dentistas, nem psicólogos, nem família quer lidar... Estamos sós e olha que esse meu filho, o caçula, é um autista leve, super de boa. Já o mais velho não dá pra perceber que ele tb é e nunca teve restrição alguma, teve escolha querendo ser valer da capacidade diferenciada, pq ele é autista de alto desempenho, para dizer que a escolha era boa, e óbvio que eu barrei... cara... Só sabe quem passa, mas quem ouve nem acredita. Hoje o conselho que dou a qualquer mãe que vai matricular um filho é que grave toda a conversa, pq a gente ouve coisas que até o além duvida ....

  • @eloisacarvalhooliveira3442
    @eloisacarvalhooliveira3442 3 ปีที่แล้ว

    Francisco é tão charmos nao pude deixar de notar.

  • @karinamaria1223
    @karinamaria1223 2 ปีที่แล้ว

    Fofo todos vocês!!!!

  • @isabelcsgoncalves423
    @isabelcsgoncalves423 2 ปีที่แล้ว

    ❤❤❤

  • @Libsaggi
    @Libsaggi 2 ปีที่แล้ว +1

    Já é tão antigo isso! Todos sabem que o moderno sabe que todos ganham com a inclusão! O triste é que o professor está abandonado na escola, com super lotação, sem poder dar atenção aos alunos.

  • @eduardoestevaodasilva4444
    @eduardoestevaodasilva4444 2 ปีที่แล้ว

    Wonderful

  • @zildaarcelinodasilva322
    @zildaarcelinodasilva322 2 ปีที่แล้ว

    QUANDO QUE O DITO SER HUMANO VAI ENTENDER E RESPEITAR O DIFERENTE...SE VIVEMOS CERCADOS DOS DIFERENTES E SOMOS DIFERENTES ...

  • @alainbarros7501
    @alainbarros7501 2 ปีที่แล้ว

    Tenho um amigo que é professor e acha justíssimo que haja esse tipo de inclusão..mas gostaria de que houvesse um pequeno preparo para ele como professor pra ter o mínimo de noção de como desenvolver seu trabalho e não apenas dizer a partir de hoje será assim.

  • @klarakrok
    @klarakrok 3 ปีที่แล้ว

    Nessa batalha

  • @julianapagot5846
    @julianapagot5846 2 ปีที่แล้ว

    A escola deve preparar as crianças para vida e a vida é composta de diversidade. O conceito de normalidade vs. diferente já era.

  • @anasouza2519
    @anasouza2519 3 ปีที่แล้ว +2

    A discriminação é tão profunda, que dá pra perceber que vocês cinco tem dificuldade de validar a deficiência durante a fala, no melhor sentido da situação. É uma dificuldade de reconhecer essa pessoa! Não podemos negar o que eles tem e sim reconhecer suas diferenças! Todos começam a titubear ao se referir a pessoa em questão.
    Como diz o Fábio, precisamos humanizar nosso olhar, ou seja, usar o que seres inteligentes tem de mais tecnológico que é o raciocínio lógico da sobrevivência moderna para com o outro, seja quem for esse outro :))

  • @lilianaleal4301
    @lilianaleal4301 2 ปีที่แล้ว

    Nao se falou de Soft Skills- quem ganha “humanismo” é quem aprende com as pessoas atópicas, inclusão de todos, até de quem tem demência, dá um baita trabalho, mas alivia o peso da alma.

  • @larissasampaio6023
    @larissasampaio6023 2 ปีที่แล้ว

    A M E I esse convidado 🥰

  • @danielfortesfortes9389
    @danielfortesfortes9389 2 ปีที่แล้ว

    Isto é o que podemos chamar de papo cabeça que busca construir um mundo melhor com mais inclusão, tolerância e amor pela humanidade.

  • @Alb3rtocardoso
    @Alb3rtocardoso 2 ปีที่แล้ว +1

    Cade o Joao em ?

  • @ricardonunes1424
    @ricardonunes1424 2 ปีที่แล้ว

    Bem legal esse debate. Eu convivi com meu cunhado anos passados, e com certeza eu aprendi muito com ele, e vou levar isso pro resto da minha vida.
    Sobre um ministro falar uma asneira dessa, é uma espécie de facismo que estamos vivendo esses últimos dias no Brasil.
    O imbecil dizer que uma pessoa deficiente atrapalha, tinha q ser preso.

  • @pedalandonahistoria
    @pedalandonahistoria 3 ปีที่แล้ว +16

    Os privilegiados falando de exclusão, discurso vazio.

  • @dsvaiter2
    @dsvaiter2 2 ปีที่แล้ว

    Excluir ou exterminar os que são diferentes como forma de domínio fazem parte da cultura ou estratégia de governo de alguns povos, os romanos, os germânicos, por exemplo.

  • @ritadecassiagoncalvesdias6794
    @ritadecassiagoncalvesdias6794 2 ปีที่แล้ว

    Eu AMO o Papo de Segunda, MAS, uma dica, para um papo inclusivo podiam ter convidado um PCD ou com alguma pessoa com algum transtorno, a pessoa que precisa da acessibilidade é quem sabe falar melhor sobre o assunto.

  • @adriana1996ist
    @adriana1996ist 2 ปีที่แล้ว +1

    que povo é essee que é a favor da segregaçãooo... qual a cultura que segrega greg???... concordo em tudo com vc sobre a convivênciaa que humanizaa... como os seres estão cruéiss...

  • @sulamitabispo944
    @sulamitabispo944 3 ปีที่แล้ว

    Fantástico

  • @Yunque2009
    @Yunque2009 2 ปีที่แล้ว

    To tão acostumado a ver o Greg News que ja imaginei o Greg falando rebranding com sotaque Faria Limer. Agora, briancadeira minha à parte, a inclusão é uma luta constante e deve estar nos planos de governo de qq pretendente a cargo publico. Inclusão e Diversidade.

  • @pandadefogo
    @pandadefogo 2 ปีที่แล้ว

    O filho eterno de Cristovão Tezza

  • @ednalisboa1336
    @ednalisboa1336 2 ปีที่แล้ว

    na sala da minha filha,tem um menino com down e ela adoora ter q ajudá lo em algumas atividades...eles só acrescentam o aprendizado

  • @talitasilva293
    @talitasilva293 3 ปีที่แล้ว

    No começo ele fala .. a vivência COM pessoas PCD.. não a vivência DE UMA pessoa PCD , com.isso não é uma pessoa PCD ali ... se vcs prestarem atenção antes de criticar ficaria mais fácil.. beijos de luz