O trabalho doméstico e a escravidão contemporânea | Papo Rápido

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ธ.ค. 2022
  • João Vicente de Castro, Emicida, Chico Bosco e Fabio Porchat recebem a atriz Dira Paes na poltrona do Papo de Segunda para falar sobre a ficção e a realidade de Pureza, personagem interpretada por ela no filme de mesmo nome, baseado numa história real. O filme retrata a escravidão contemporânea no Brasil. No estúdio, eles abordam principalmente o trabalho doméstico e a relação com a escravidão no passado e nos dias atuais. #PapoDeSegundaNoGNT
    Inscreva-se no canal GNT: bit.ly/canalGNT
    Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: bit.ly/GloboplayCanaisGNT
    Site: gnt.globo.com/
    Facebook: / gnt
    Instagram: / gnt
    Twitter: / canalgnt
    Pinterest: / canalgnt
    Receitas
    TH-cam: / receitas
    Facebook: / receitas
    Instagram: / receitas
    Pinterest: / receitas
    Casa GNT
    TH-cam: / casagnt
    Instagram: / casagnt
  • บันเทิง

ความคิดเห็น • 112

  • @carlianenunes7283
    @carlianenunes7283 ปีที่แล้ว +132

    Fui "empregada doméstica" no sentido nominal disso e minha mãe foi também. Minha mãe trabalhou para ricos por quase 40 anos e nunca consegui ter qualquer direito trabalhista, NUNCA teve férias e nem conseguiu comprar uma casa, sonho dela. Hj vejo meus sobrinhos podendo ter um futuro diferente por meio da educação. A mudanças sociais são lentas mas acontecem.

    • @lanczos1981
      @lanczos1981 ปีที่แล้ว +2

      Fantástico

    • @dalvasilva5249
      @dalvasilva5249 ปีที่แล้ว +1

      ❤⚘

    • @kdengo
      @kdengo ปีที่แล้ว +9

      @carliane a minha mae teve a sorte de ter uma patroa que ajudou a ela a comprar uma casinha no morro, e a patroa pagou para me colocar em colegio particular, e ela nao era rica, era Kardecista e classe media. A minha gratidao e enorme, choro em pensar que vovo Nadir nao esta mais viva para eu poder agradecer. Voce tem razao em relacao aos seus sobrinhos. Vovo Nadir, nao gastou nenhum centavo na minha festa de 15 anos, pq eu nao tive, mas ela pagou meu ingles, meu primario, de 12 a 15 estudei em colegio publico pq ela achava que era bom, e pagou meu segundo grau. Passei para fazer faculdade em um Universidade Federal e hoje moro ha mais de 23 anos nos EUA e mudei o meu futuro e nunca tive que lavar 1 prato pq ja falava ingles. Papariquei muito minha mae, nao fiquei rica, mas vivo bem. Para mamae luxo foi ter um AMEX kkkkkkk. Ela adorava puxar aquele cartao. Eu dormi ate os 12 anos no quartinho de empregada com a mamae.

    • @Aline_Felicidade
      @Aline_Felicidade ปีที่แล้ว +1

      Infelizmente, nem mesmo pela educação isso está sendo mais possível no Br e alguns lugares do mundo. Mas mesmo assim ê melhor investir em educação e ter uma possibilidade de sair da classe marginalizada, do que não ter educação e ficar com 0 perspectivas. Sou bastante realista. 🤝🏻🌻

    • @carlianenunes7283
      @carlianenunes7283 ปีที่แล้ว +3

      @@Aline_Felicidade Eu comecei a trabalhar aos 11 anos de idade, me graduei, fiz pós e hj faço mestrado, meus sobrinhos estão entre 5 e 17 anos e nenhum deles precisou trabalhar até o momento, pelo menos um deles se inspira em mim, e como vc mencionou, melhor tentar algo com educação do que não ter qualquer perspectiva. Saúde e paz 🤗

  • @dayero7444
    @dayero7444 ปีที่แล้ว +22

    Minha mãe sustentou os 3 filhos como empregada doméstica e diarista. Certa vez, qnd já estávamos criados, ela foi demitida pq estava vendendo panos d prato pr "complementar a renda" dela, oferecendo pr tal "patroa". Ingênua, ela foi falar q keria comprar uma maq d lavar louça (a patroa tmb tinha visto ela chegando de carro outro dia pra trabalhar) e disse q ela tava sendo "dispensada" pq não precisava do trabalho, pq tinha carro, keria Maq d lavar e... pobre não tinha essas coisas. Chocada, minha mãe foi embora, focou nas diárias msm e conseguiu, dentre outras coisas, a máquina de lavar louça. Absurdo vc ter q dar satisfação (ao patrão) do q faz com seu tmp livre, com seu dinheiro e como vai gastá-lo. E pior: ser julgada por isso.

  • @paulinhafolke
    @paulinhafolke ปีที่แล้ว +89

    Adorei essa conversa, vivi 17 anos na Suécia, nunca tivemos empregada na Suécia, aprendi a fazer tudo, viemos morar no Brasil e continuamos assim. Enquanto não puder pagar um super salário a uma empregada, prefiro não ter

    • @salanderlisbeth4319
      @salanderlisbeth4319 ปีที่แล้ว +19

      Obrigada. É bem assim. Quebrar o círculo da escravização! LIMPAR e Lavar sua própria sujeira, é necessário! ✊🏾

    • @tereza4015
      @tereza4015 ปีที่แล้ว +5

      Ana Paula 💚🙏

    • @ObitoUchiha_MadaraUchiha
      @ObitoUchiha_MadaraUchiha ปีที่แล้ว +8

      Falou tudo. Eu sujo eu limpo. Eu quero comer eu faço. Simples.

    • @clarabarcelos3662
      @clarabarcelos3662 ปีที่แล้ว

      Parabéns por essa mentalidade!! São atitudes assim que me dão esperança

  • @simoneargenton9694
    @simoneargenton9694 ปีที่แล้ว +37

    No interior de MG é comum a tal filha de criação... Nunca são adotadas no papel. A moça se bem casada vira filha (sem papel), se não continua com obrigações sem direitos... Ambas situações precisam "colaborar" com a mãe velha, mas sem os direitos dos filhos legítimos.
    E pessoas que são "irmãos", "cunhados" e "sobrinhos" que têm menos de 50 anos, acham justo que morem no quartinho, cuidem da "mãe", não tenham direito trabalhista ou à herança, nem frequente a escola particular.
    E essa "filha de criação" é psicologicamente tão condicionada que crê ser filha... Ser grata, ser submissa e NUNCA denunciar ou procurar seu direito familiar ou de funcionária.
    E, gente, eu conheço pessoas assim, estão perto.

    • @nilmarapedroso1503
      @nilmarapedroso1503 ปีที่แล้ว +4

      É um pesadelo real que ainda acontece e caso haja reação dessa "filha de criação" em busca de seus direitos, ocorre uma avalanche de "parentes" exaltando a "ingratidão". Perversidade pura!

    • @carolbaron9519
      @carolbaron9519 ปีที่แล้ว +1

      eu imagino o tanto de abuso sexual que tbm deve rolar com essas "filhas"

    • @analuciabs
      @analuciabs 2 หลายเดือนก่อน

      Meu Deus! 😮

  • @salanderlisbeth4319
    @salanderlisbeth4319 ปีที่แล้ว +32

    O importante: é vc aprender a LIMPAR E A LAVAR SUA PRÓPRIA SUJEIRA! ✊🏾

    • @adrianapereira196
      @adrianapereira196 ปีที่แล้ว

      Exatamente isso! O brasileiro média até os ricas não lavam e limpam a própria sujeira, bando de incapacitado. Isso é fruto da mentalidade escravista, infelizmente não superada no país.

    • @analuciabs
      @analuciabs 2 หลายเดือนก่อน

      Isso! 👏🏾

  • @janeterodrigues2373
    @janeterodrigues2373 ปีที่แล้ว +18

    As empregadas doméstica São as que mais são humilhadas, e tem muitos caras de pau que fala que elas são como ser force da família

  • @ruthlopes1561
    @ruthlopes1561 ปีที่แล้ว +23

    Que bonita a história do Fábio com as empregadas de suas residências 👏🏼👏🏼

  • @ChristopherGonzalez-yy5xg
    @ChristopherGonzalez-yy5xg ปีที่แล้ว +11

    É preciso ficarmos atentos com terceiros e com nós mesmos pois nós seres humanos podemos nos tornar monstros sem noção.

  • @edvanesilva3558
    @edvanesilva3558 ปีที่แล้ว +15

    Emocionante! Fui empregada doméstica durante minha infância, adolecência e início da juventude. Teve ganhos? Sim! Mas as perdas são irreparáveis.

  • @lyssobralcardoso2229
    @lyssobralcardoso2229 ปีที่แล้ว +13

    Muito bom ver tema tão importante e caro para a garantia de direitos no Brasil ser debatido num espaço conhecido como esse. O Chico Bosco tem toda a razão no comentário sobre a diferença entre a escravidão quando era legítima no Brasil e a de hoje: os contextos são muito distintos, pois hoje, além de ser proibida a prática, temos uma legislação trabalhista que, apesar de ter problemas e precisar ser efetivada, é um imenso avanço para todas as trabalhadoras e trabalhadores do país. A minha fala comparando os dois momentos da escravidão foi referente a um apego que existe até hoje sobre somente se reconhecer o trabalho escravo caso a pessoa esteja sob correntes ou arma na cabeça, pois nem na escravidão de antes de 13 de maio de 1888 era assim. Os escravos de ganho, por exemplo, tinham liberdade de circular nas cidades mas não deixavam de ser escravos. E com as pessoas que acabam sendo escravizadas hoje acontece algo semelhante: a fome e a falta de alternativas reais de vida digna são os instrumentos usados por quem escraviza uma pessoa. Aproveito para registrar minha alegria em ver Dira Paes, essa gigante na defesa dos direitos humanos no Brasil.

  • @chandrikabrazil2166
    @chandrikabrazil2166 ปีที่แล้ว +7

    Dos meus 14 a 18 anos la em 1978 tb trabalhei de graca ou quase de graca p familias que querem ter uma empregada e acham q roupa e comida paga tudo. Depois fui p administrativo e fiz RH e trabalhei ate me aposentar fazendo valer as leis trabalhista. Lutando com patrões que ate hoje querem burlar as leis.

  • @mcmircaba
    @mcmircaba ปีที่แล้ว +26

    Tenho vários amigos arquitetos e já os questionei várias vezes sobre o porquê de ainda se construir apartamentos com a tal dependência de empregada em pleno século 21.

    • @raquelfigueiramendescosta510
      @raquelfigueiramendescosta510 ปีที่แล้ว +2

      Assistam o filme.. não é só sobre empregadas que são escravizadas.

    • @mariluciarezende7180
      @mariluciarezende7180 ปีที่แล้ว +1

      Muito interessante esse debate! É preciso despertar consciências.

    • @mariaaparecidadasilva3880
      @mariaaparecidadasilva3880 ปีที่แล้ว +1

      Adorei o seu comentário! Porquê da dependência? Mas, é tão horrível aqui no Brasil existir AINDA empregada doméstica?! Em outros países, as mulheres trabalham fora, tem filhos ou não, se viram nos 40 e não têm empregada?? Qual é a mágica? Eu acho que é gostar de ter uma casa e uma família! Por isso a pessoa da conta!😎👌

    • @carolbaron9519
      @carolbaron9519 ปีที่แล้ว +4

      @@mariaaparecidadasilva3880 a magica é ter um marido que presta, é ter filhos que prestam e receber um salario digno para poder pagar por creche. Com maridos e filhos que prestam eu quero dizer que sejam pessoas que ajudem a cuidar da casa e não deixe tudo nos ombros de um só! No brasil é dificil ver familias que eduquem os filhos, principalmente homens a cuidar da porra da casa!

    • @mariaaparecidadasilva3880
      @mariaaparecidadasilva3880 ปีที่แล้ว

      @@mariluciarezende7180 Isto não pode ser considerado debate! Isto não têm mais que acontecer! Têm que ser mudado, pois somente neste país existe este termo: empregada doméstica. Doméstica vem de domesticar; ou seja, um ""animal"". São termos e coisas, que não deveriam existir! 😎👌

  • @arianematos1995
    @arianematos1995 ปีที่แล้ว +15

    Ah...essa conversa que o Brasil precisa ter....vivo dentro dessa questão desde que voltei dos estados unidos e a herança da escravidão não está oculta pra mim, como parece estar invisível para a maioria das pessoas por aqui.

    • @paulinhafolke
      @paulinhafolke ปีที่แล้ว +1

      Falou tudo. Por isso essa briga política, pra manter esse absurdo.

  • @salanderlisbeth4319
    @salanderlisbeth4319 ปีที่แล้ว +14

    Como é importante ter Inteligência e Crítica Social! #DiraPaes #MeRepresenta ✊🏾🚩 🇧🇷 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @famalduli
    @famalduli ปีที่แล้ว +27

    Que mulher maravilhosa Dira Paes, interpretando outra mulher extraordinária: Pureza. ❤

  • @selmaferreira8909
    @selmaferreira8909 ปีที่แล้ว +7

    Voces poderiam convidar a Preta-Rara, que escreveu sobre ist. Aqui na Alemanha, é muito raro ter pessoas de classe média com diarista. Há a conscientização das pessoas, que este trabalho deva ser pago justamente, e são custos que ninguém ode pagar. E também inimaginável uma pessoa estranha limpar o que as pessoas sujam. Porque não posso eu mesma? É necessário saber que a divisão de tarefas deva permanecer nas famílias.

  • @caminho_sagradoser
    @caminho_sagradoser ปีที่แล้ว +10

    Filme sensacional, muito forte.
    A Dira é uma das maiores atrizes no Brasil, se ela está no filme eu corro pra ver porque sei que é bom.

  • @guitaqui
    @guitaqui ปีที่แล้ว +8

    boa discussão! agora quero trazer outro ponto, e dentro das empresas? e as pessoas sendo obrigadas a criar CNPJ, abrir MEI pra ser contratado? e o trabalho em plataformas de caronas e entregas (rappi, uber, afins)? tem muita gente que tá empregada, mesmo em CLT, que tá em condições tão terríveis quanto por conta de uma ambiência desumana também!

    • @jessica.sunny108
      @jessica.sunny108 ปีที่แล้ว +2

      As discussões sobre o empregado doméstico é extensível a todos os tipos de empregados/funcionários no Brasil. Pessoas com vidas profissionais estressantes, sempre (SEMPRE) mal remuneradas e com vidas pessoas prejudicadas.

  • @luizhenriqueribeirotavares3055
    @luizhenriqueribeirotavares3055 ปีที่แล้ว +6

    A Dira e o Chico dispensam comentários, são fod@#

  • @elieburel8620
    @elieburel8620 ปีที่แล้ว +4

    Porchat me emocionou,contentede conhecer esse lado dele👍🏿SOMOS Cariocas do Suburbio da Central, Minha mãe foi diarista de varias pessoas,2 delas sempre foram mto humanas com ela e seus 5 filhos,participavam de nossa Educação, Saúde e bem estar,até hj,são amigos de minha mãe, foram em nossas festas de 15 anos,nossos casamentos e nos primeiros aniv.de nossos filhos,como filha mais velha ia ajudar minha mãe durante as férias...Até hj temos contacto...como o Fabio,sempre, somente 2 de +ou_ 20 patrões trataram minha mãe humanamente, com férias, 13* salário e não descontar o dia qdo adoecia,etc...As outras eram humanamente atrasadas...BURRAS...

  • @coletivofepnes9013
    @coletivofepnes9013 ปีที่แล้ว +2

    Vez em quando eu pego essas entrevistas, que tem ressignificado o respeito ao ser humano, a partir de conhecer que de fato existe uma desigualdade, foi muito forte e não tem como não emocionar na fala do Porchat, pois me remeteu a uma família para quem eu trabalhei e eu servia para limpar, cozinhar e arrumar, mas na hora de almoçar, eles tinham nojo de eu ficar perto, e o que sobrava dos pratos ela juntava para eu comer. Já fiquei morando no quartinho de empregada, antes era natural saber que você não podia comer uma fruta porque era somente do patrão, hoje eu vejo o quanto é desumano.

  • @Gustavosoad25
    @Gustavosoad25 ปีที่แล้ว +12

    Eu aqui na hora do intervalo e chorando com a história do Fábio. Minha vó foi babá 10 anos na casa de uma pessoa (e claro que ela não era só babá, a pessoa contratava uma pessoa só pra limpar a casa, mas a pessoa ou não ia ou fazia de qualquer jeito, que minha tinha que fazer esse trabalho também, sem ganhar a mais), na hora da demissão ela fez uma conta num papel e pagou o que quis pra minha vó e de vez em quando minha vó tem quase que implorar pra essa pessoa ajudar a gente, e a gente só pede quando a gente tá muito fudido, é foda...

    • @dalvasilva5249
      @dalvasilva5249 ปีที่แล้ว +1

      É lamentável né? Pq pessoas tão arrogantes meu Deus, as pessoas "empregadas" de uma forma geral, merecem ser tratadas com respeito e dignidade. ❤

  • @KarenRodrigues
    @KarenRodrigues ปีที่แล้ว +3

    "o que você precisa?" a gente entende que essa reação é devido a percepção de como o sistema escravocrata funciona e afeta as pessoas até hoje e isso faz com que a vontade de retribuir, de agradecer, de tentar reparar apareça de primeiro momento. Mas de segundo momento vem aquela imagem do "Branco Salvador" , que vem para ajudar os pobres coitados.

  • @christianecarvalhofaria2335
    @christianecarvalhofaria2335 ปีที่แล้ว +2

    Execelente a discussão de vocês... Mas não se esqueçam que tem meninas que vem ao exterior para trabalhar como babysitting por um ano e tbem aqui na Europa passam por isso... Importante observar isso....

  • @madalenasouza8293
    @madalenasouza8293 ปีที่แล้ว +8

    Minha mãe e irmãs delas foi exatamente assim, pu até pior, cresci ouvindo ela contar histórias bizarras de "casas de família" dizia pra mim mesma, faço QUALQUER coisa menos trabalhar como doméstica, de ver tanto sofrimento delas!!

  • @jussanairaderlline5218
    @jussanairaderlline5218 ปีที่แล้ว +9

    Poxa que lindo e emocionante essas palavras do Fábio que respeito para com o outro 💕🙏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @luizhenriqueribeirotavares3055
    @luizhenriqueribeirotavares3055 ปีที่แล้ว +9

    Uma verdadeira aula desses 5

  • @diegovargas5218
    @diegovargas5218 ปีที่แล้ว +3

    como homem branco, o Fábio ainda derrapa ao se expressar sobre certas experiências. mas, como ele mesmo disse no vídeo "estou em construção. e é isso que é lindo. o desejo de aprender, de mudar, de focar o olhar no outro e fazer o que se pode. é muito legal ver um grupo tão bacana discutir esse assunto que parece distante, mas bate à nossa parte constantemente. não ao trabalho escravo!

  • @vmourao1
    @vmourao1 ปีที่แล้ว +3

    Programa antológico, todos foram brilhantes em suas colocações. Me emocionei de reler nossa história através de vocês.

  • @raquelpavao3584
    @raquelpavao3584 ปีที่แล้ว +4

    Dira Maravilhosa! Que se multiplique para um mundo melhor, gratidão !

  • @danielasoares6107
    @danielasoares6107 ปีที่แล้ว +5

    Fábio, na verdade quem deixou, ou deixa, de ser seres humanos não são essas pessoas (as empregadas) que na maioria das vezes são super humanas e incríveis, mas sim os empregadores... Os empregadores, os burgueses, os ricos no Brasil é que se esquecem que são seres humano comuns porque se acham coisa a mais, coisa para além de simples poeiras cósmicas neste Pálido Ponto Azul.

  • @tatianalima5886
    @tatianalima5886 ปีที่แล้ว +2

    Vou acabar assinando a GNT só por esse programa. Pena a formação não ser mais essa...

  • @carladarosa7030
    @carladarosa7030 ปีที่แล้ว +1

    Vivi no Brasil e fui empregada doméstica sempre fui bem tratada,hoje vivo na Europa e sou muito grata por todas as minhas és pátroas e outra consegui formar membros da minha família e eu ainda quero cursar uma faculdade aqui na Europa 46 anos sou nova ainda kkkkkk

  • @alinegalvao3266
    @alinegalvao3266 ปีที่แล้ว +1

    Dira Paes é inteligência, respeito, Lealdade aos Direitos. Culta, ativista ímpar. Parabéns

  • @EricaBarbosa-fi4pq
    @EricaBarbosa-fi4pq 2 หลายเดือนก่อน +1

    Sei que faz muito tempo que isso foi gravado mais to emocionada de assistir isso!! Obrigada por esse conteúdo tão necessário!!! Porchat vou te seguir, Emicida te amo!!!

  • @rafaelalinhares8202
    @rafaelalinhares8202 ปีที่แล้ว +1

    Pureza é um filme sensacional, principalmente no quesito verossimilhança. Retrata de maneira muito fiel a realidade análoga à escravidão atualmente no Brasil. A atuação de Dira é impactante. Ela é a representação ambulante de coragem, luta e justiça. Chorei e me revoltei mais ainda ao longo das cenas, então acredito que um bom filme é aquele que consegue mexer com a emoção do espectador, e isso Pureza faz do início ao fim. Assistam!!! ❤️

  • @silviadeoliveira300
    @silviadeoliveira300 ปีที่แล้ว +1

    Nossa Fábio Porchat me surpreendeu! Parabéns por esta evoluindo e se tornando um ser humano incrível e exemplo! Dei uma choradinha aqui...🥲 depoimento emocionante.

  • @mariaaparecidadasilva3880
    @mariaaparecidadasilva3880 ปีที่แล้ว +2

    Gente até hoje temos casos de escravidao no país! Isto não acabou! Eu vi vários casos neste ano de pessoas, sendo denunciadas por escravidão! Isto é um fato! Agora neste exato momento, enquanto eles debatem, têm pessoas por aí se sujeitando a este tipo de situação , por um prato de comida e acha que está BOM?! Depois da pandemia piorou!😪☹

  • @monicabonatesfeijo197
    @monicabonatesfeijo197 ปีที่แล้ว +8

    Papo de Segunda é a coisa mais fofa. Abraço meninos e um carinho especial pra todos

  • @mayarasaldanha8118
    @mayarasaldanha8118 ปีที่แล้ว +1

    Eu sempre fui aquela pessoa a qual tinha uma classe social media.
    Apesar de não ter pai presente em nenhum aspecto da minha vida, e minha família ter saído da pobreza extrema, minha mãe conseguiu um cargo como funcionária pública, trabalhava muitíssimo e eu tive empregada doméstica até os 10 anos de idade.
    Os anos passaram, como todos sabem a classe que antigamente era considerada “média” foi para pobre, eu já na vida adulta tinha acabado de ser demitida por conta da crise de 2016.
    Eu insatisfeita com o Brasil, fui procurar o programa de intercâmbio mais barato que tinha, é chamado de “au pair”, nada mais é do que morar e trabalhar na casa de uma família residente nos Estados Unidos como uma babá barata.
    E aí eu que já tive uma empregada na minha vida, me vi empregada de terceiros, sendo vista como menor, “a coitadinha que veio de um mundo subdesenvolvido porque não tem condições” a que eles sentiram a necessidade de me explicar como um microondas funciona, quando na verdade muitas “au pairs” tem tanto estudo quanto os chefes americanos que contratavam esse serviço, e não são de uma classe tão baixa quanto os empregadores imaginam.
    Seria um assunto muito bacana para ser abordado no papo. Principalmente para pessoas consideradas brancas só no Brasil, de classe social um pouco mais elevada e se vê nessa situação pela primeira vez na vida de ser servente ao invés de ser servida.

  • @andradeon
    @andradeon 20 วันที่ผ่านมา

    Dira é uma estrela maior! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💐🌻🌹🌼🌷

  • @paulaborgesdonascimento8775
    @paulaborgesdonascimento8775 ปีที่แล้ว +2

    Um exemplo que EU acho clássico. Meu marido é pedreiro, ele recebe uma média de 80 a 100 reais a diária, dependendo se é como pedreiro ou ajudante. Isso em obras da Prefeitura ou residências.
    Quando ele trabalha pra obras grandes ele recebe a diária e pronto. Quando é em residências , 90% paga a diaria, oferece o almoço e passagem.
    Outro exemplo... Esse papo de "jovem aprendiz" as grandes empresas pagam uma ajuda de custo, pra um moleque de 15, 16 anos, pra ter isenção de impostos e não não pagar um adulto, que faria o mesmo serviço um salário mínimo. Mas não terá nenhum vínculo empregatício.
    Esses projetos : jovem aprendiz, antigo Amigo da escola é pra tirar emprego de muitos(a) chefes de família...
    É estagiário e pronto. Com auxílio, mas aprender de verdade.
    Não preencher gôndolas nem ensacar compras.

  • @alinegalvao3266
    @alinegalvao3266 ปีที่แล้ว

    Ahhh! Cuidou de mim, cuidou de minha filha, minha/meus net♡☆s, também, serão tão bem cuidados pela minha Babá

  • @Nega-AleXandra
    @Nega-AleXandra ปีที่แล้ว +1

    1992 - é ontem pra mim.

  • @analuciavalensuelanaimaier1141
    @analuciavalensuelanaimaier1141 ปีที่แล้ว +1

    Que linda história desta heroína, importantíssimo mostrar a Pureza como alguém que pensa em todos! Foi ao encontro dos interesses comuns e pode salvar o seu e o filho de muitas famílias!❤

  • @simoneappel
    @simoneappel ปีที่แล้ว

    Maravilhosoooo vc Fabio!!!!!

  • @alinegalvao3266
    @alinegalvao3266 ปีที่แล้ว

    Gratidão Dira por esse alerta.

  • @jessica.sunny108
    @jessica.sunny108 ปีที่แล้ว

    As discussões sobre o empregado doméstico é extensível a todos os tipos de empregados/funcionários no Brasil. Pessoas com vidas profissionais estressantes, sempre (SEMPRE) mal remuneradas e com vidas pessoas prejudicadas.

  • @Anacarolina-cd1kq
    @Anacarolina-cd1kq ปีที่แล้ว +10

    Eles que estão discutindo sobre a escravidão moderna , pagam um salário digno para seus funcionários, principalmente as empregadas domésticas? Eles os dispensam no horário? , principalmente quando fazem festinha em casa, ou, sempre pedem para ficar mais um pouquinho, sem hora extra????

    • @ahClaudialeite
      @ahClaudialeite ปีที่แล้ว +1

      Exatamente!! Sobre a parte de pagar o psicólogo,legal, mas seria melhor que os funcionários pudessem ter condições suficientes pra poder pagar pelo próprio psicólogo, pros filhos fazerem as classes extra curriculares e que o empregador não precisasse fazer “caridade”.

  • @pauloassis7695
    @pauloassis7695 ปีที่แล้ว

    Parabéns, Dira lina, excelente filme como tudo o que vc faz

  • @rap0706
    @rap0706 ปีที่แล้ว +2

    Dira Paes! Minha musa !!

  • @flaviapassos4969
    @flaviapassos4969 ปีที่แล้ว

    Me fez lembrar o “Suíte Tóquio” da Giovana Maldalosso

  • @virginiaassis1040
    @virginiaassis1040 5 หลายเดือนก่อน

    Dira, o filme Pureza é excelente!!!!!!

  • @veraza1072
    @veraza1072 ปีที่แล้ว +1

    Papo De Segunda ao vivo por favor g.n.t. não pode acabar é melhor programa HOJE é último por favor PENSE 19 12 2022

  • @marciagaldino7806
    @marciagaldino7806 ปีที่แล้ว +4

    Existe a lei sobre o trabalho das "doméstica", mas existe paralelamente o comportamento socialmente legitimado de tratamento dispensado a essas( es) trabalhadoras(es), que entendo como uma repetição do pensamento hegemônico do mito fundador do Brasil, não só pela classe econômica dominante, como por uma grande parte da classe média.

  • @klarakrok
    @klarakrok ปีที่แล้ว +2

    Fera essa estoria

  • @klarakrok
    @klarakrok ปีที่แล้ว +3

    Porchat seu discurso da outro filme...Veja O do Jabor

  • @ursulamarins9896
    @ursulamarins9896 ปีที่แล้ว

    Chico 👏👏👏👏👏👏👏

  • @G7LEON0
    @G7LEON0 7 หลายเดือนก่อน +1

    Na fala: "a diferença da escravidão antiga pra moderna é a existência da lei que proíbe" é só pra ilustrar que as condições são as mesmas.
    As leis trabalhistas só são aplicadas pra essas pessoas, que vivem nessa situação, se houver a aplicação da lei por meio de uma denúncia, ou seja, essa é realmente a única diferença, pois se não houver denúncia vai bater as botas escravo.
    Só pra deixar mais claro: mesmo que haja a denuncia, mesmo que haja a aplicação da lei, essa mesma lei só garante 5 anos de direitos trabalhistas, então, quem ficou 15 anos sendo escravo só recebe 5 anos de direito, logo, não existe prejuízo real pra quem pratica, a lei ainda tem reparação mínima pra quem sofreu.

  • @augustaozdemirer1781
    @augustaozdemirer1781 ปีที่แล้ว +2

    Fabinho, te conheço do Ar Livre. Sabia q nos anos 80 se dava, em Goiás Velho, com muita mistura de um mesmo sangue em família, um BOBO como presente de casamento. Morava no porão. Ia no mercado, limpava…..

    • @analuciabs
      @analuciabs 2 หลายเดือนก่อน

      Cruzes!

  • @robsonwilligprade6619
    @robsonwilligprade6619 ปีที่แล้ว +1

    👏👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤❤

  • @neffoscezar3460
    @neffoscezar3460 ปีที่แล้ว

    ❣️Dira❣️

  • @brunaestaropolis2340
    @brunaestaropolis2340 ปีที่แล้ว

    Gente amei. AMO o programa, e as pautas. Uma sugestão falem sobre o trabalho ativista da Meghan e do Harry, e como o mundo ainda racista mesmo em 2022 tenta os calar.

  • @alinegalvao3266
    @alinegalvao3266 ปีที่แล้ว

    Isso. Fazer delas serem Pessoas. Perceberem em qq idade, os gostos e dar-se Liberdade de ViVer

  • @betania726
    @betania726 ปีที่แล้ว

    Também achei o debate muito superficial. Tem o documentário "Aqui não entra luz", o livro "quarto da empregada a nova senzala"... A abolição não aboliu nada. Foi apenas uma lei como tantas outras, apenas no papel. Ainda temos muito a caminhar para a justiça social.

  • @leandropaulagama3959
    @leandropaulagama3959 ปีที่แล้ว

    Assunto mais que necessário, mas por favor @gnt escolham melhor a imagem de capa do vídeo, as pessoas rindo fica estranho.

  • @elnpeplols2115
    @elnpeplols2115 ปีที่แล้ว +1

    Nao generalicemos, tem jefes porcaria en todos OS trabalhos Hoje en día a maioria sabe dos seus direitos

  • @alinegalvao3266
    @alinegalvao3266 ปีที่แล้ว

    É uma vergonha, não darem visibilidade a essa Pessoa, por que mostra as mazelas que ainda sangram em nossos olhos e, não tem-se esse cálculo justo Tá na cara e, nada se faz

  • @emersonoliver8572
    @emersonoliver8572 ปีที่แล้ว

    Minha ignorancia não me permitiu entender!
    No caso,a solução é que as duncionarias do lar sejam desempregadas domésticas?

    • @analuciabs
      @analuciabs 2 หลายเดือนก่อน

      Não. Sejam funcionárias pagas devidamente com direitos trabalhistas.

  • @paulaborgesdonascimento8775
    @paulaborgesdonascimento8775 ปีที่แล้ว +3

    E sobre o "jovem aprendiz"? Jovens de 16 anos de idade ganhando ajuda de custo, 400,00 RS. Assumindo uma responsabilidade de pai de família. Que exerceria o mesmo papel recebendo uma salário mínimo

  • @alekiny
    @alekiny ปีที่แล้ว

    o tal do quarto de empregada não está nada superado. Há poucos anos, vi uma matéria num jornal português falando que os novos prédios por lá estavam colocando o o "quarto de empregada" no plano "para atender os brasileiros", ou seja, somos um nojo de sociedade. Os portugueses não sabem nem que conceito é esse.

  • @jessica.sunny108
    @jessica.sunny108 ปีที่แล้ว

    Quem limpou o estúdio aonde estão estes comentaristas?

    • @analuciabs
      @analuciabs 2 หลายเดือนก่อน

      Provavelmente um funcionário pago e com direitos trabalhistas, como deve ser!

  • @taggidi
    @taggidi ปีที่แล้ว +1

    Uma Zuzu Angel moderna e do povo.

  • @tcrtcrtcrtcr
    @tcrtcrtcrtcr ปีที่แล้ว

    Achei fraco esse programa...eles demonstraram não ter profundidade para esse tema, apesar de suas narrativas pessoais

  • @alteradosdoplaneta2329
    @alteradosdoplaneta2329 ปีที่แล้ว +3

    Fabio Porchat maravilloso, adoraría conocerlo, Fabio Porchat para presidente!!! Ñ estaría mal, cabeça fresca, reformulada, quero dizer em crecimento, culto, viajado, visionario e sincero, o Brasil precisa de um homem desse tipo, ñ um ex militar ou um cão velho ladrão

  • @rosemariemontier
    @rosemariemontier ปีที่แล้ว +1

    A própria existência desse quartinho de empregada nas casas deveria ser revisto pela sociedade, assim como “ entrada de serviço “ nos edifícios , seria um absurdo até mencionar isso em vários lugares do mundo. O Brasil é um verdadeiro apartheid. Muitas domésticas estarão confiadas nesses quartinhos e não terão limite de horas de trabalho, respeito à privacidade nada. E depois receberão aquele jargão que “ são como da família “. É cruel essa herança fatídica da escravidão que continua perpetuada nos dias de hoje dentro de tantas casas de brasileiros.

  • @andrecysneiros175
    @andrecysneiros175 ปีที่แล้ว +1

    Escravidão é sensacional

  • @vmilu9653
    @vmilu9653 ปีที่แล้ว +2

    Q hipocrisia....ta c uma esmeralda no pescoço, falando em escravidão no garimpo! Cai na real!

    • @samantafisio
      @samantafisio ปีที่แล้ว +2

      Esmeralda hahahahaha