Outro ano emblemático da decada de 90 foi 1994. No mesmo ano tivemos: Pulp Fiction, Forrest Gump, Rei Leão, Um Sonho de Liberdade, A Fraternidade e Vermelha, Entrevista com o Vampiro, O Professional, O Carteiro e o Poeta, Ed wood e Assassino Por Natureza.
JJMetal boa, só filmaço! Sempre me questiono se assistisse Forrest Gump hoje sem informação alguma sobre o filme, conseguiria acertar o ano em que foi feito
1999 foi realmente um ano muito impressionante e marcante na história do cinema! Eu só percebi a importância desse ano quando li Cultura da Convergência! O Henry Jenkins faz uma leitura maravilhosa de 1999, também foi um ano fundador para as narrativas transmídia!
É cara bug do milênio foi a coisa mais retardada que já surgiu pra fim do mundo, não tinha lógica alguma ahhahahaha, era simplesmente o medo que os computadores interpretassem 00 como 1900, baseado em porra nenhuma, se os computadores interpretavam anos com 2 dígitos então desconhece o milhar então na realidade do computador os anos eram 00-99 independente do século ou milênio
Tenho uma teoria... A questão da ruptura pro ano 2000, onde diziam que "como mágica" haveria um boom de muitas coisas. - O mundo vai acabar - O bug do milênio - A chegada de um messias - Uma nova guerra E por aí vai. Acho que foi a crista da onda ampliar o senso crítico-filosófico da sociedade.
Incrível mesmo como em 1999 teve vários filmes bons. Um dos meus favoritos é de 1999 também, tomei um susto quando fui ver. A Múmia (1999) com Brendan Fraser. Sei que o filme não é lá filosófico ou com uma temática grandiosa, mas eu amo A Múmia de 1999. Marcou minha infância.
@@marcosichihara360 q coincidência mano. Na pandemia comecei a ver um filme por ano desde os primórdios filmes mudos. É claro que os avanços dos anos surgiam mais de um filme interessante por ano. Eis que atualmente estou no seu 1973, e acabei de assistir O EXORCISTA. E tem também. COM 007 VIVA E DEIXE MORRER. PAPILLON. O ESTRANHO SEM NOME . OPERAÇÃO DRAGÃO. SERPICO. Ah, sou de 1972, O PODEROSO CHEFÃO. GARGANTA PROFUNDA. UM TANGO EM PARIS.
Outros filmes bons de 1999: A Espera de um milagre, Tarzan (a versão da Disney), Toy Story 2, South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, Princesa Mononoke (eu sei que foi lançado em 1997 mais só foi estrear para o resto do mundo em 1999)
Meu ano preferido do cinema é 1968. Nesse ano tivemos: 2001 Uma Odisséia no Espaço Era Uma Vez no Oeste Planeta dos Macacos O Bebê de Rosemary Vergonha Se... A Hora do Lobo O Bandido da Luz Vermelha Na Mira da Morte A Noite dos Mortos Vivos
Ainda hoje, eu não assisti alguns filmes citados de 1999. Mas Matrix mudou a minha forma de pensar na vida. Esse filme foi tão impactante que quando eu assistir pela primeira vez no SBT com 13 anos, fiquei enjoado de vomitar. Passei uma semana transtornado pensando sobre o que era realidade e existência (coisa de adolescente). Já nas duas vezes seguintes que assisti ainda deram dores de cabeça pq não compreendia o filme.
Legal o relato amigo. Eu me lembro perfeitamente de quando vi pela primeira vez na HBO; eu tbm tinha 12/13 anos. Eu vi o filme na HBO e passei a madrugada inteira acordado pra ver seis horas depois na HBO2 mesmo correndo o risco de tomar um pito do meu pai. É um filme que ao ver eu tive certeza que seria parte integrante da minha vida e que me fez abrir a primeira porta para diversos questionamentos. Um eterno clássico da nossa geração.
Quando assisti a primeira vez eu tinha apenas 8 anos. Não entendia nada e só curtia as cenas de luta. Mais tarde, no início da minha adolescência, eu entendi o sentido do filme. Só me interessei por filosofia graças a este filme.
Se for assim, Corra Lola Corra de 1998 também poderia entrar. É um filmaço sobre como pequeníssimas coisas que acontecem na nossa vida podem se tornar decisivo e mudar completamente nosso destino.
Embora o século e o milênio só começassem em 2001, a humanidade resolveu adiantar a festa. Com certeza foi fato primordial para essa temática tão presente em 1999.
Só o EntrePlanos e pouquíssimos outros canais conseguem sustentar 15 min de conteúdo sem deixar a peteca cair, que canal meus amigos, parabéns aos envolvidos
Lembro de que em 1999, eu era sócio de um vídeo clube com dvds e videocassetes, (raroefeito ♥️) e por causa dos filmes em lançamento no cinema quase todos estarem nessa imersão em virtualidade e realidades simuladas, eu fiquei obcecado nesse tema e devorava o acervo. Acho que havia muito aquela energia de o que irá acontecer nos anos 2000 eminentes e com essa passagem de data, houve muita reflexão sobre que tempo estamos vivendo, os celulares e computadores estavam começando a nós engolir. Um que não está na sua lista e é um dos meus favoritos da vida é o Pi (1998) π ♥️
Max, você conseguiu descrever nesse vídeo exatamente o que eu penso há muito tempo sobre esse ano. Nasci em 1981 (quando o simulacro e simulação foi escrito) e em 1999 fiz 18 anos (o fim da minha era de criança). Os filmes daquele ano foram minha introdução à idade adulta. Ir quase todo sábado de manhã bem cedo na locadora caçar os lançamentos era certeza de uma descoberta incrível naquele fim de semana. Matrix, Clube da Luta e Beleza Americana mudaram completamente o meu modo de pensar sobre a sociedade. De olhos bem fechados me fez refletir sobre relacionamentos e me introduziu Stanley “Fucking” Kubrick. Sexto Sentido me levou até Hitchcock. Bruxa de Blair me mostrou (antes mesmo das câmeras digitais e youtube) que qualquer um pode fazer um filme genial sem grana. Obrigado pelo vídeo!
@@Matheus1st no começo eu achei que ele era mimado... Mas na verdade ele queria estar livre de toda aquela falsidade que paga dinheiro pra parecer legal. O filme me dá uma sensação de liberdade e eu consigo avaliar as coisas que realmente importam, visto que, nossa percepção do que realmente importa se torna embaçada pela forma como somos criados e programados pra viver na sociedade.
Meu querido Max... Que análise maravilhosa! Teu canal é uma jóia em meio a tanta mediocridade nesse TH-cam. Você, pessoal do Meteoro, do Quadro em Branco... Vocês fazem ensaios sensacionais. Educam nosso olhar pro mundo, para como consumimos cultura... Esse vídeo é uma aula de história, de filosofia... Meu amigo... Tô maravilhado aqui. Obrigado mesmo
1939 foi um ótimo ano também: - E o vento levou... - No Tempo das Diligências - O Mágico de Oz - A mulher faz o homem - O morro dos ventos uivantes - Godbye Mr. Chips - Ninotchka - Vitória amarga - Gunga din
Matrix juntou muitos bons elementos... Uma inovação tecnológica na produção do filme (camera timebulet) um roteiro bem amarrado e um bom questinamento da realidade e seu sistemas...praticamente irresistívek
Cara, impressionante a coincidência desse tema com o vídeo que eu publiquei ontem: "Clube da Luta Ainda é Relevante?" Mas não vim aqui fazer jabá, só me surpreendeu o timing mesmo. Daqui a pouco fazem 20 anos! Esse ano no cinema me marcou bastante e é um tema que eu também revisito de tempos em tempos. Como alguém que curte bastante o trampo do Entre Planos, fico feliz que tenha feito esse vídeo. Bem elaborado, como sempre. Abraço!
Cara eu tbm sempre tive essa impressão sobre os filmes do ano de 99, pq são muitos filmes bons. depois de um tempo refletindo sobre isso acabei chegando na conclusão que vc também chegou em parte do video, sobre essa coincidência de filmes que trazem uma temática sobre realidade que vivemos, realmente a mudança de ano nos faz refletir sobre nós mesmos, mas imagina isso com a mudança de um milenio, esse tipo de sentimento é elevado demais, achei seu video ótimo, por dar até outro ponto de vista. Parabéns
Que belo vídeo, Max!!! Eu me lembro que, há quase vinte anos atrás me chamou a atenção essa curiosa coincidência de filmes que questionam a realidade em 1999. Especialmente me chamava atenção a tríade "Matrix - 13° Andar - eXistenZ" (três ótimos filmes sobre realidade virtual). Muito bem lembrados também os exemplos de Clube da Luta e De Olhos Bem Fechados.
Interessante que O Mundo de Andy borrou essa fronteira de realidade até nas gravações do filme, naquele documentário Jim & Andy mostra como o Jim Carrey entrou no personagem de uma forma que o personagem se tornou a realidade durante as gravações, ele permanecia sempre dentro do papel.
Parabéns Max! Até hoje os filmes de 99 são atuais e causam impactos em minha percepção de realidade. Poderia ter falado da realidade escondida do protagonista de Beleza Americana ou dos medos e fantasias do personagem do Tom Cruise em De olhos bem fechados, e por aí vai. Baita vídeo e os filmes citados são maravilhosos. Grande abraço.
Excelente. Pode acrescentar Neuromancer, Duna e Snow Crash como literaturas que influenciaram em partes os filmes, e a animação Ghost in the Shell tbm e claro, o mestre Phillip k Dick que deu origem a filmes como blade Runner, vingador do futuro e minority report, dentre outros
Rapaz, tu podia fazer um video sobre Jurassic Park. Lembro de uma das cenas mais emocionantes da minha vida quando os dois cientistas olham abismados pro braquiossauro e as caras deles eram bem parecidas com a cara das pessoas no cinema naquela cena =)
Eu tinha percebido intuitivamente que o período 1998/1999 tinha tido vários filmes sobre a temática de que o mundo não é o que parece ou que é ilusão. Lembrava especialmente de "O Show De Truman"(98), "Cidade Das Sombras" (98), "13° Andar" (99) e "Matrix" (99), mas nunca tinha me ocorrido que haviam sido feitos tantos filmes em 1999 sobre esse tema. Obrigado ao Max Valarezo pelos esclarecimentos.
Hoje em dia temos filmes e séries que ilustram o "estrago" que essa falta de noção real causou ao longo dos anos... Só que de forma sombria! Vide Black Mirror
que vídeo ótimo! por mais que mantenham a qualidade, é tremenda a diferença dos seus vídeos patrocinados. a sua motivação pessoal e questionamentos pulsam. é interessante noutro nível!
Muitos roteiros bem originais foram produzidos naquele ano. Na literatura esse fenomeno ja era percebido em 1899 quando varios classicos foram lançados pelo mundo. Mas geralmente a cada fim de seculo os artistas veem a possibilidade de tentar construir como serao as tendencias do futuro. Por isso os filmes analisando o presente ou o passado (filmes historicos, epicos de guerra, até biografias) perdem força e sobem os de ficçao cientifica, os que aceitam mais o fantastico (fantasia, terror, suspense) porque esses elementos sobrenaturais dao mais liberdade aos roteirostas.
Como sempre, um conteúdo excelente! Esse vídeo mexeu comigo. 1999 foi o ano mais importante da minha vida. Definitivamente foi um ano que quebrou a minha realidade.
Sinceramente, é por causa de canal como o seu que ainda não desistir do TH-cam, muito bom e cheio de informações! Parabéns pela análise, que amplia e muito o meu olhar sobre as produções cinematográficas
Magnífico. De Olhos Bem Fechados é meu favorito desta lista. Foi o filme que mais me prendeu do gênero Suspense. Também demostra que o Tom Cruise sempre foi muito mais ator do que as pessoas o julgam.
Excelente sacada, Max! Impressionante como a temática se fez presente nesse ano! Apenas achei que "De olhos bem fechados" fugiu um pouco. Os demais são impressionantes!
Você foi falando o nome dos filmes e eu ia pensando " assisti, assisti..." E o mais interessante é que assisti todos no cinema, então assisti em 99. De alguma maneira esses filmes fizeram parte da minha formação e da minha visão de mundo. Que incrível! Só filmaço! Obrigada Max! Você me fez voltar no tempo agora!
Excelente vídeo, com uma reflexão bem profunda do que foi o final do Século e do Milênio, criando uma sensação de uma "nova era". Eu me recordo que, nesta época, além do Bug do Milênio, também passou a estar em voga o questionamento ao sistema global capitalista, com a grande repercussão dos movimentos contra o G8, em Seattle, nos EUA. Isso começava a inverter um sentimento de "fim de história" do início da década, quando aconteceu a Queda do Muro de Berlim e a dissolução da URSS, e o questionamento ao modo de produção e consumo passa a ser mais intenso. É um contexto importante de uma época marcada pela ilusão de que, com o fim da Guerra Fria, o mundo haveria de ter encontrado um "consenso". O que hoje, e cada vez mais, essa hipótese se prova totalmente equivocada. Abraço!
1999 tinha uma frenesi que o fim do mundo iria acontecer em 2000, além da expectativa que criou-se do bug do milênio que tinha especulações que o mundo iria entrar em colapso. Era muito debaixo sobre o fim de uma era.
Eu tinha 9 anos e ja amava cinema! morava numa vila aqui do ceará chamada são sebastião na cidade de brejo santo. ñ tinha tv em casa ia tentar assistir filmes nas casas dos "que se diziam meus amigos" claro levei muita porta fechada na cara. muito desligão das tvs na cara. ms claro tinha os amigos d vdd que queriam minha presença ali cm eles pra ver o filme para dormir la assistir os outros filmes na madruga e taus era muito bom e ate hj claro amo esse mundo que é o cinema.
Caracas, Max! Deve ter dado um trabalho enorme juntar todas essas informações - e um prazer proporcional, visto a paixão que você passa em cada detalhe do seu trabalho. Parabéns mesmo, cara!
Que roteiro impressionante neste vídeo. Grande questão abordada! A cada semana está chegando a um nível superior em qualidade de seus vídeos! Parabéns Max!
Que vídeo maravilhoso!! 99 Foi um ano espetacular mesmo! Acho que o ponto da tecnologia, com a internet e o novo milênio batendo a porta, foi o que mais motivou a todos mesmo. No Cinema, na Música e etc.
WOW! Eu sempre achei que o ano de 1999 havia produzido filmes sensacionais. Mas essa sua análise foi surpreendente. Parabéns! São conteúdos assim que fazem esse canal ser um dos melhores relacionados a cinema.
Vocês também assistem os filmes dele e pensam: - Cacete, tão novo é tão inteligente! Eu sou um merda perto deste cara! Hahahahah Genial! Este ano que antecedeu o novo milênio também influenciou muito a música. Lembro de varias bandas como Silverchair e RATM que escreveram sobre isto.
Eu vejo mais como um fenômeno que costumo chamar de Época de Acumulo, essa época começou na 90 e teve seu pico em 99, deixando ondulações até os anos seguintes. Que eu me lembro, em 1992 tivemos o Passageiro do Futuro, em 94 o Assédio Sexual, em 1995 tivemos o Assassino Virtual e Estranhos Prazeres, em 97 tivemos Nirvana, em 98 tivemos o fantástico Dark City e Amor Além da Vida, em 2000 a Cela todos filmes questionando a realidade e e maioria deste sempre usando a tecnologia.
É só pensarmos em como teorias e estudos de diferentes pensadores e cientistas, em diferentes partes do mundo por muitas vezes aconteciam ao mesmo tempo. Mesmo que um não soubesse do estudo do outro. O nome disso é inconsciente coletivo que Jung fala e até mesmo uma possível teoria do campo de Lewin
Só quem viveu esse ano, sabe o que foi o cinema neste ano e como ele foi marcante e inesquecível. Até hoje descubro filmes de 99 incríveis ( como 3 Reis, que assisti há pouco).
Muito interessante esse video. Nos casos de "O sexto sentido" e "De olhos bem fechados", acho que pode ser coincidência, mas na maioria dos outros acho que o questionamento da realidade tem muito a ver mesmo com a virada do século e a influência de mudanças tecnológicas, como no caso de "Matrix' e até 'O show de Truman". Uma coisa que acho que poderá ser objeto de muitas produções no futuro próximo é o envolvimento do ser humano com inteligência artificial, como no filme "Her" ou no livro "A longa viagem a um pequeno planeta hostil".
Os filmes tem em comum a temática relacionada a controle, caos e falta de controle. Isto é mesmo decorrente das expectativas em relação ao fim do milênio, e do desenvolvimento tecnológico alcançado na época. Brilhante análise.
Max, vc presta um belo serviço para a cultura de forma geral, seus videos ensaios são de um cuidado, e tão bem feitos.. que em breve seu canal vai ser o que vai ter mais inscrito relacionado ao cinema... vc faz um trabalho primoroso .. muito obrigado e abraços!
Vídeo fantástico, Max. Incrível como vc percebeu isso e fez seu vídeo-ensaio de maneira impecável. Quero sugerir que você faça um vídeo sobre Bergman, já que estamos comemorando seu centenário. Cada vez mergulho mais em sua obra e vejo como ela é potente. Abraços
"Coincidência não existe, o que existe é a ilusão de coincidência." V de Vingança.
Não foi coincidência, foi tendência.
Outro ano emblemático da decada de 90 foi 1994. No mesmo ano tivemos: Pulp Fiction, Forrest Gump, Rei Leão, Um Sonho de Liberdade, A Fraternidade e Vermelha, Entrevista com o Vampiro, O Professional, O Carteiro e o Poeta, Ed wood e Assassino Por Natureza.
Legal. Alguns desses filmes ainda não assistir.
JJMetal boa, só filmaço!
Sempre me questiono se assistisse Forrest Gump hoje sem informação alguma sobre o filme, conseguiria acertar o ano em que foi feito
Leandro boeira o Forrest Gump tem cara de ser filme de 1994.
Deby e Loid..... kkkkkkkkkkkk
Faltou O Corvo do filho do Bruce Lee aí nessa lista
1999 foi realmente um ano muito impressionante e marcante na história do cinema! Eu só percebi a importância desse ano quando li Cultura da Convergência! O Henry Jenkins faz uma leitura maravilhosa de 1999, também foi um ano fundador para as narrativas transmídia!
Que bom ver um comentário do mimimidias aqui ❤️❤️
mimimidias bom
Aquece o coração um comentário de um canal desse num outro canal desses, hehe
meu TCC foi patrocinado por Henry Jenkins hahahaha
Realidade
Bug do milênio, lembra? Maior doidera.
Sim, muito bem lembrado!
É pode crê
Quase ninguém conseguia explicar o que poderia acontecer, mas coisa boa não era.
Pois é...foi a primeira coisa que pensei...
É cara bug do milênio foi a coisa mais retardada que já surgiu pra fim do mundo, não tinha lógica alguma ahhahahaha, era simplesmente o medo que os computadores interpretassem 00 como 1900, baseado em porra nenhuma, se os computadores interpretavam anos com 2 dígitos então desconhece o milhar então na realidade do computador os anos eram 00-99 independente do século ou milênio
Tenho uma teoria...
A questão da ruptura pro ano 2000, onde diziam que "como mágica" haveria um boom de muitas coisas.
- O mundo vai acabar
- O bug do milênio
- A chegada de um messias
- Uma nova guerra
E por aí vai. Acho que foi a crista da onda ampliar o senso crítico-filosófico da sociedade.
Lembro tbm que diziam que teríamos uma realidade parecida com a dos Jatsons, mas 2000 estava chegando e ainda estávamos aparentemente na mesma...
Simplesmente fantástico esse vídeo. Muito bom o trabalho e edição. Sem contar esse roteiro maravilhoso. Só filmão hehe. Parabéns. Um forte abraço 😊
Rafa, gostou de the matrix?????
Incrível mesmo como em 1999 teve vários filmes bons.
Um dos meus favoritos é de 1999 também, tomei um susto quando fui ver. A Múmia (1999) com Brendan Fraser. Sei que o filme não é lá filosófico ou com uma temática grandiosa, mas eu amo A Múmia de 1999. Marcou minha infância.
William Yamazaki minha namorada idolatra esse filme e eu nunca entendi porquê!
Arquiologicamente e um filme interessante. Afinal de contas não tem como falar de mumia e cultura egípcia, sem tocar no assunto da arqueologia.
É um bom passatempo
where is my mind
Eu acho que foi a expectativa da virada do milênio. De alguma forna, o cinema quis elucidar isso tudo que se passava na época.
Du Baruke Verdade! !
Bug do milênio. Exatamente o que pensei também.
Pensei a mesma coisa.
Eu amo observar o cinema de cada ano. E 1999 foi o ano do meu nascimento, é incrível nascer junto dessas obras maravilhosas.
Muito legal. E eu que nasci em 1973, ano de "O exorcista". kkk
@@marcosichihara360 q coincidência mano.
Na pandemia comecei a ver um filme por ano desde os primórdios filmes mudos.
É claro que os avanços dos anos surgiam mais de um filme interessante por ano.
Eis que atualmente estou no seu 1973, e acabei de assistir O EXORCISTA.
E tem também.
COM 007 VIVA E DEIXE MORRER.
PAPILLON.
O ESTRANHO SEM NOME .
OPERAÇÃO DRAGÃO.
SERPICO.
Ah, sou de 1972,
O PODEROSO CHEFÃO.
GARGANTA PROFUNDA.
UM TANGO EM PARIS.
" 1999 " Que Ano Foda Velho! Fodástico! 😉
Esse foi um saudoso ano. Tinha 19, 20 anos de idade e ia no cinema umas 2 ou 3 vezes na semana. E ainda foi o ano que passei no vestibular rs
Daniel Carvalho Eu tinha a mesma idade e arranjei meu primeiro emprego como estagiária e tirei carta de motorista. 😊
Outros filmes bons de 1999:
A Espera de um milagre, Tarzan (a versão da Disney), Toy Story 2, South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, Princesa Mononoke (eu sei que foi lançado em 1997 mais só foi estrear para o resto do mundo em 1999)
Meu ano preferido do cinema é 1968. Nesse ano tivemos:
2001 Uma Odisséia no Espaço
Era Uma Vez no Oeste
Planeta dos Macacos
O Bebê de Rosemary
Vergonha
Se...
A Hora do Lobo
O Bandido da Luz Vermelha
Na Mira da Morte
A Noite dos Mortos Vivos
esse cara tem uma voz forte e uma boa dicção, é sempre direto ao ponto. seria ótimo ouvir um podcast sobre cinema.
Ainda hoje, eu não assisti alguns filmes citados de 1999. Mas Matrix mudou a minha forma de pensar na vida. Esse filme foi tão impactante que quando eu assistir pela primeira vez no SBT com 13 anos, fiquei enjoado de vomitar. Passei uma semana transtornado pensando sobre o que era realidade e existência (coisa de adolescente). Já nas duas vezes seguintes que assisti ainda deram dores de cabeça pq não compreendia o filme.
Também já fiquei enjoada por causa de Filosofia. Matrix é foda! Clube da Luta também!
Legal o relato amigo. Eu me lembro perfeitamente de quando vi pela primeira vez na HBO; eu tbm tinha 12/13 anos. Eu vi o filme na HBO e passei a madrugada inteira acordado pra ver seis horas depois na HBO2 mesmo correndo o risco de tomar um pito do meu pai. É um filme que ao ver eu tive certeza que seria parte integrante da minha vida e que me fez abrir a primeira porta para diversos questionamentos. Um eterno clássico da nossa geração.
Primeira vez que vi, foi no sbt, também, no 8 e meia no cinema, vi umas duas vezes, é um ótimo filme.
Assista triângulo do medo, vc vai ter um infarte
Quando assisti a primeira vez eu tinha apenas 8 anos. Não entendia nada e só curtia as cenas de luta. Mais tarde, no início da minha adolescência, eu entendi o sentido do filme. Só me interessei por filosofia graças a este filme.
Apesar de Amnésia (Memento) de Nolan ser de 2000, creio que tem a mesma temática de questionar a realidade.
Apesar de ter sido lançado em 2000 filme foi produzido no final de 99, então acho que poderia entrar na lista.
Assim como Cidade das Sombras e Show de Trumam, que estavam em produção no mesmo período dos filmes cidades no vídeo.
Eu concordo plenamente com vc.
O espírito era o mesmo.
Show de Truman é de 1998 na verdade.
Se for assim, Corra Lola Corra de 1998 também poderia entrar. É um filmaço sobre como pequeníssimas coisas que acontecem na nossa vida podem se tornar decisivo e mudar completamente nosso destino.
Embora o século e o milênio só começassem em 2001, a humanidade resolveu adiantar a festa. Com certeza foi fato primordial para essa temática tão presente em 1999.
Beleza Americana e O Show de Truman são incríveis
O Show de Trumam é de 98
Só o EntrePlanos e pouquíssimos outros canais conseguem sustentar 15 min de conteúdo sem deixar a peteca cair, que canal meus amigos, parabéns aos envolvidos
Lembro de que em 1999, eu era sócio de um vídeo clube com dvds e videocassetes, (raroefeito ♥️) e por causa dos filmes em lançamento no cinema quase todos estarem nessa imersão em virtualidade e realidades simuladas, eu fiquei obcecado nesse tema e devorava o acervo.
Acho que havia muito aquela energia de o que irá acontecer nos anos 2000 eminentes e com essa passagem de data, houve muita reflexão sobre que tempo estamos vivendo, os celulares e computadores estavam começando a nós engolir.
Um que não está na sua lista e é um dos meus favoritos da vida é o Pi (1998) π ♥️
Max, você conseguiu descrever nesse vídeo exatamente o que eu penso há muito tempo sobre esse ano. Nasci em 1981 (quando o simulacro e simulação foi escrito) e em 1999 fiz 18 anos (o fim da minha era de criança). Os filmes daquele ano foram minha introdução à idade adulta. Ir quase todo sábado de manhã bem cedo na locadora caçar os lançamentos era certeza de uma descoberta incrível naquele fim de semana. Matrix, Clube da Luta e Beleza Americana mudaram completamente o meu modo de pensar sobre a sociedade. De olhos bem fechados me fez refletir sobre relacionamentos e me introduziu Stanley “Fucking” Kubrick. Sexto Sentido me levou até Hitchcock. Bruxa de Blair me mostrou (antes mesmo das câmeras digitais e youtube) que qualquer um pode fazer um filme genial sem grana. Obrigado pelo vídeo!
Clube da luta
Donnie Darko
Na natureza selvagem
Melancolia.
4 filmes que mudaram meu modo de pensar.
Paulo Campos os 4 são ótimos mesmo!
@Isabelle Marc também não...Eu fiquei com a sensação de ter visto um moleque mimado fazendo cagada e deixando seus pais angustiados.
Donnie Darko é insanamente triste, altamente estruturado, é impossível ver e depois se sentir igual ;-;
bom, se vc tem a visão de que ele era um moleque mimado, talvez você n seja capaz de entender, infelizmente...
@@Matheus1st no começo eu achei que ele era mimado... Mas na verdade ele queria estar livre de toda aquela falsidade que paga dinheiro pra parecer legal. O filme me dá uma sensação de liberdade e eu consigo avaliar as coisas que realmente importam, visto que, nossa percepção do que realmente importa se torna embaçada pela forma como somos criados e programados pra viver na sociedade.
Meu querido Max... Que análise maravilhosa!
Teu canal é uma jóia em meio a tanta mediocridade nesse TH-cam.
Você, pessoal do Meteoro, do Quadro em Branco... Vocês fazem ensaios sensacionais. Educam nosso olhar pro mundo, para como consumimos cultura...
Esse vídeo é uma aula de história, de filosofia... Meu amigo... Tô maravilhado aqui.
Obrigado mesmo
E meu: sim! Foi o fim de uma era. E acho que a gente não vai precisar esperar até 2999 pra outra dessas...
Acho esses questionamentos necessários, porém, sabendo como é “inteligente” a indústria do cinema, esse fato jamais será coincidência.
1939 foi um ótimo ano também:
- E o vento levou...
- No Tempo das Diligências
- O Mágico de Oz
- A mulher faz o homem
- O morro dos ventos uivantes
- Godbye Mr. Chips
- Ninotchka
- Vitória amarga
- Gunga din
Matrix é o meu favorito de 1999
é o meu favorito de todos os tempos, hehe.
Top. Matrix é foda.
Matrix é Matrix né pai...
Matrix juntou muitos bons elementos...
Uma inovação tecnológica na produção do filme (camera timebulet) um roteiro bem amarrado e um bom questinamento da realidade e seu sistemas...praticamente irresistívek
Dolfo Wolf Assiste "Oldboy"...a versão Sulcoreana...tem na netflix
Cara, impressionante a coincidência desse tema com o vídeo que eu publiquei ontem: "Clube da Luta Ainda é Relevante?"
Mas não vim aqui fazer jabá, só me surpreendeu o timing mesmo. Daqui a pouco fazem 20 anos!
Esse ano no cinema me marcou bastante e é um tema que eu também revisito de tempos em tempos.
Como alguém que curte bastante o trampo do Entre Planos, fico feliz que tenha feito esse vídeo. Bem elaborado, como sempre.
Abraço!
Esses canais são os melhores!!
Bela coincidência. :)
TELA CHEIA coincidências não existem. Será que Matrix não te ensinou nada?
Hahaha. Talvez você esteja certo. ;)
Que show vcs falando sobre esses filmes de 99. Realmente um ano que marcou o cinema. Sou fã dos dois canais!! 😊
Além do Comum fico feliz em saber. Brigadão pela força!
Cara eu tbm sempre tive essa impressão sobre os filmes do ano de 99, pq são muitos filmes bons.
depois de um tempo refletindo sobre isso acabei chegando na conclusão que vc também chegou em parte do video, sobre essa coincidência de filmes que trazem uma temática sobre realidade que vivemos, realmente a mudança de ano nos faz refletir sobre nós mesmos, mas imagina isso com a mudança de um milenio, esse tipo de sentimento é elevado demais, achei seu video ótimo, por dar até outro ponto de vista. Parabéns
Que belo vídeo, Max!!!
Eu me lembro que, há quase vinte anos atrás me chamou a atenção essa curiosa coincidência de filmes que questionam a realidade em 1999. Especialmente me chamava atenção a tríade "Matrix - 13° Andar - eXistenZ" (três ótimos filmes sobre realidade virtual).
Muito bem lembrados também os exemplos de Clube da Luta e De Olhos Bem Fechados.
Verdade, 1999 teve filmes maravilhosos e que mudaram o cinema.
O Andy Kaufman era gênio velho.
O Mundo de Andy é espetacular!
Interessante que O Mundo de Andy borrou essa fronteira de realidade até nas gravações do filme, naquele documentário Jim & Andy mostra como o Jim Carrey entrou no personagem de uma forma que o personagem se tornou a realidade durante as gravações, ele permanecia sempre dentro do papel.
E está lá até hoje.
Pense Pixel N acreditei naquilo.
@@chickomartins4393 em quê?
Meus filmes favoritos estão todos nesse vídeo!!
1° matrix
2° 13 andar
3° clube da luta
4° de olhos bem fechados
Parabéns Max! Até hoje os filmes de 99 são atuais e causam impactos em minha percepção de realidade. Poderia ter falado da realidade escondida do protagonista de Beleza Americana ou dos medos e fantasias do personagem do Tom Cruise em De olhos bem fechados, e por aí vai. Baita vídeo e os filmes citados são maravilhosos. Grande abraço.
Excelente. Pode acrescentar Neuromancer, Duna e Snow Crash como literaturas que influenciaram em partes os filmes, e a animação Ghost in the Shell tbm e claro, o mestre Phillip k Dick que deu origem a filmes como blade Runner, vingador do futuro e minority report, dentre outros
Os seus vídeos são normalmente excelentes, mas esse é talvez o melhor que vi até agora! Parabéns pelo trabalho!
Rapaz, tu podia fazer um video sobre Jurassic Park. Lembro de uma das cenas mais emocionantes da minha vida quando os dois cientistas olham abismados pro braquiossauro e as caras deles eram bem parecidas com a cara das pessoas no cinema naquela cena =)
Foda é que quando eu vi Matrix pela primeira vez eu fiquei paranóico esperando o Morpheu aparecer lá em casa kkkk
Já ansioso pela lista dos outros anos 😍😍😍
Outro tema comum em 1999, homens que sofrem por ter um emprego: Office Space, Clube da Luta, Beleza Americana e Matrix
Acho que o trabalho é visto como um dos pilares da realidade
HANZO fm pior que é vdd
O Omelete tá fazendo uma série sobre o cinema de 99 e o mais recente trata exatamente sobre esse tema!
Eu tinha percebido intuitivamente que o período 1998/1999 tinha tido vários filmes sobre a temática de que o mundo não é o que parece ou que é ilusão. Lembrava especialmente de "O Show De Truman"(98), "Cidade Das Sombras" (98), "13° Andar" (99) e "Matrix" (99), mas nunca tinha me ocorrido que haviam sido feitos tantos filmes em 1999 sobre esse tema. Obrigado ao Max Valarezo pelos esclarecimentos.
Cara, muito muito bom! Merece um artigo!! Divulgue, por favor.
Um dos melhores episódios do canal! LINDO! Clube da Luta
Hoje em dia temos filmes e séries que ilustram o "estrago" que essa falta de noção real causou ao longo dos anos... Só que de forma sombria! Vide Black Mirror
PQP Max, que reflexão genial. Quando eu achei que vc iria deixar o vídeo sem sentido, vc vem com o contexto histórico. Parabéns! Fantástico.
que vídeo ótimo! por mais que mantenham a qualidade, é tremenda a diferença dos seus vídeos patrocinados. a sua motivação pessoal e questionamentos pulsam. é interessante noutro nível!
Muitos roteiros bem originais foram produzidos naquele ano. Na literatura esse fenomeno ja era percebido em 1899 quando varios classicos foram lançados pelo mundo. Mas geralmente a cada fim de seculo os artistas veem a possibilidade de tentar construir como serao as tendencias do futuro. Por isso os filmes analisando o presente ou o passado (filmes historicos, epicos de guerra, até biografias) perdem força e sobem os de ficçao cientifica, os que aceitam mais o fantastico (fantasia, terror, suspense) porque esses elementos sobrenaturais dao mais liberdade aos roteirostas.
Esse canal melhora a cada vídeo.
Excelente trabalho.
O documentário está no nível de uma elaboração de tese. Parabéns!
Como sempre, um conteúdo excelente!
Esse vídeo mexeu comigo. 1999 foi o ano mais importante da minha vida. Definitivamente foi um ano que quebrou a minha realidade.
Sinceramente, é por causa de canal como o seu que ainda não desistir do TH-cam, muito bom e cheio de informações! Parabéns pela análise, que amplia e muito o meu olhar sobre as produções cinematográficas
Um dos poucos canais onde já começo apertando o like antes de assistir. Nunca me decepcionei.
Magnífico. De Olhos Bem Fechados é meu favorito desta lista. Foi o filme que mais me prendeu do gênero Suspense. Também demostra que o Tom Cruise sempre foi muito mais ator do que as pessoas o julgam.
Acho que não tem quem faça uma análise tão perfeita quanto você. Magnífico.
Excelente sacada, Max! Impressionante como a temática se fez presente nesse ano! Apenas achei que "De olhos bem fechados" fugiu um pouco. Os demais são impressionantes!
Pela primeira vez , eu assisti todos os filmes que vc alerta conter expoirlers.
Você foi falando o nome dos filmes e eu ia pensando " assisti, assisti..." E o mais interessante é que assisti todos no cinema, então assisti em 99. De alguma maneira esses filmes fizeram parte da minha formação e da minha visão de mundo. Que incrível! Só filmaço!
Obrigada Max! Você me fez voltar no tempo agora!
Video Fantastico...sempre me liguei em como 99 foi um excelente ano, mas não tinha feito essa ligação de que todos possuem a mesma temática
Maravilhoso! Enfim um canal com CONTEÚDO! Mais um inscrito!
Parabéns pelo belíssimo trabalho, equipe do EntrePlanos!
Excelente vídeo, com uma reflexão bem profunda do que foi o final do Século e do Milênio, criando uma sensação de uma "nova era". Eu me recordo que, nesta época, além do Bug do Milênio, também passou a estar em voga o questionamento ao sistema global capitalista, com a grande repercussão dos movimentos contra o G8, em Seattle, nos EUA. Isso começava a inverter um sentimento de "fim de história" do início da década, quando aconteceu a Queda do Muro de Berlim e a dissolução da URSS, e o questionamento ao modo de produção e consumo passa a ser mais intenso. É um contexto importante de uma época marcada pela ilusão de que, com o fim da Guerra Fria, o mundo haveria de ter encontrado um "consenso". O que hoje, e cada vez mais, essa hipótese se prova totalmente equivocada. Abraço!
Nossa, que interessante! Vídeo excelente, com reflexões excelentes e inteligentes...
1999 tinha uma frenesi que o fim do mundo iria acontecer em 2000, além da expectativa que criou-se do bug do milênio que tinha especulações que o mundo iria entrar em colapso. Era muito debaixo sobre o fim de uma era.
Eu tinha 9 anos e ja amava cinema! morava numa vila aqui do ceará chamada são sebastião na cidade de brejo santo. ñ tinha tv em casa ia tentar assistir filmes nas casas dos "que se diziam meus amigos" claro levei muita porta fechada na cara. muito desligão das tvs na cara. ms claro tinha os amigos d vdd que queriam minha presença ali cm eles pra ver o filme para dormir la assistir os outros filmes na madruga e taus era muito bom e ate hj claro amo esse mundo que é o cinema.
Caracas, Max! Deve ter dado um trabalho enorme juntar todas essas informações - e um prazer proporcional, visto a paixão que você passa em cada detalhe do seu trabalho. Parabéns mesmo, cara!
Que roteiro impressionante neste vídeo. Grande questão abordada! A cada semana está chegando a um nível superior em qualidade de seus vídeos! Parabéns Max!
Que vídeo maravilhoso!! 99 Foi um ano espetacular mesmo! Acho que o ponto da tecnologia, com a internet e o novo milênio batendo a porta, foi o que mais motivou a todos mesmo. No Cinema, na Música e etc.
WOW! Eu sempre achei que o ano de 1999 havia produzido filmes sensacionais. Mas essa sua análise foi surpreendente. Parabéns! São conteúdos assim que fazem esse canal ser um dos melhores relacionados a cinema.
Cara, que vídeo foda!!
Parabéns!
Em 1998 também estava saindo o anime de Serial Experiments Lain, que faz esse questionamento sobre a divisão entre a realidade e a tecnologia.
Lain é uma viagem acima de qualquer outra... Muito intenso
Acho 1995 e 1999 os melhores anos da década de 90. Excelente análise. Parabéns!
Muito bom! Parabéns! Realmente eu me lembro de ter ido ao cinema muito neste ano e ficar entusiasmado com a temática! Eu tinha 25 ! Valeu!!
Excelente trabalho neste vídeo: escolha do tema, edição, voz, corte; enfim. Parabéns ao canal!
Caramba!! Nunca vi tantos canais bons no youtube.. Estou me impressionando, meus parabéns!
Incrível abordagem, parabéns.
Vocês também assistem os filmes dele e pensam: - Cacete, tão novo é tão inteligente! Eu sou um merda perto deste cara! Hahahahah
Genial! Este ano que antecedeu o novo milênio também influenciou muito a música. Lembro de varias bandas como Silverchair e RATM que escreveram sobre isto.
Eu vejo mais como um fenômeno que costumo chamar de Época de Acumulo, essa época começou na 90 e teve seu pico em 99, deixando ondulações até os anos seguintes. Que eu me lembro, em 1992 tivemos o Passageiro do Futuro, em 94 o Assédio Sexual, em 1995 tivemos o Assassino Virtual e Estranhos Prazeres, em 97 tivemos Nirvana, em 98 tivemos o fantástico Dark City e Amor Além da Vida, em 2000 a Cela todos filmes questionando a realidade e e maioria deste sempre usando a tecnologia.
que vídeo maravilhoso! parabéns pela reflexão riquíssima!
Perfect Blue de 1997, do grandioso Satoshi Kon que aliás fez Paprika(2006) que é muito similar ao filme A Origem.
É só pensarmos em como teorias e estudos de diferentes pensadores e cientistas, em diferentes partes do mundo por muitas vezes aconteciam ao mesmo tempo. Mesmo que um não soubesse do estudo do outro. O nome disso é inconsciente coletivo que Jung fala e até mesmo uma possível teoria do campo de Lewin
Por isso eu amo esse canal, 20 anos depois vim ver se minha concepção sobre 1999 e 2019 conrinuam similar com relacao a realidade nos filmes da época.
Que análise maravilhosa, vc fez um ótimo trabalho nesse video!
Só quem viveu esse ano, sabe o que foi o cinema neste ano e como ele foi marcante e inesquecível. Até hoje descubro filmes de 99 incríveis ( como 3 Reis, que assisti há pouco).
Muito interessante esse video. Nos casos de "O sexto sentido" e "De olhos bem fechados", acho que pode ser coincidência, mas na maioria dos outros acho que o questionamento da realidade tem muito a ver mesmo com a virada do século e a influência de mudanças tecnológicas, como no caso de "Matrix' e até 'O show de Truman". Uma coisa que acho que poderá ser objeto de muitas produções no futuro próximo é o envolvimento do ser humano com inteligência artificial, como no filme "Her" ou no livro "A longa viagem a um pequeno planeta hostil".
Excelente análise! Parabéns pelo trabalho! Sugestão para um vídeo: Dogville. Outra: colocar o áudio dos vídeos, do jeito que está, em um podcast.
Os filmes tem em comum a temática relacionada a controle, caos e falta de controle. Isto é mesmo decorrente das expectativas em relação ao fim do milênio, e do desenvolvimento tecnológico alcançado na época. Brilhante análise.
Max, eu tiro o chapéu pra vc! Suas análises são instigantes! Adoooooro esse canal!
Espetacular queria que todas as pessoas pudessem ver os seus vídeos, o cinema sendo tratado com a seriedade e o carinho que merece.
Excelente vídeo. Meu preferido de 99 é AUDITION, para mim o melhor terror de todos os tempos. E também se encaixa na abordagem do vídeo
Acho q um dos melhores episódios!!! Tá de parabéns hein, Max?!
conhecendo o canal agora e devo dizer que a escolha que vc fez de ficar apenas com narração melhrou em 1000% os videos.
Max, vc presta um belo serviço para a cultura de forma geral, seus videos ensaios são de um cuidado, e tão bem feitos.. que em breve seu canal vai ser o que vai ter mais inscrito relacionado ao cinema... vc faz um trabalho primoroso .. muito obrigado e abraços!
Que canal inteligente!!
Fazia tempo que não via algo tão bom!
1999 também é pra mim, como fã de cinema, um ano espetacular.
Cara, vc é muito bom!!! Sensacional o seu vídeo 👏👏👏👏👏👏
Faz vídeo sobre o shyamalan!!!!
Cara, MUITO INSTIGANTE!
Parabéns pelo conteúdo de excelência!
Por Favor, faça mais reflexões assim com filmes de outras décadas. Seria bacana!
Vídeo fantástico, Max. Incrível como vc percebeu isso e fez seu vídeo-ensaio de maneira impecável. Quero sugerir que você faça um vídeo sobre Bergman, já que estamos comemorando seu centenário. Cada vez mergulho mais em sua obra e vejo como ela é potente. Abraços
Muito boa a lista. 1999 foi realmente um ano singular para o cinema.