Assisti ao "Em busca do cálice sagrado" de madrugada na Rede Globo lá nos anos 80. Mesmo criança achei surrreal. Chorei de rir na cena do animador (terry gilliam) enfartando e com o Lancelot (Cleese) invadindo a festa de casamento. O final do filme também foi surpreendente. Monty Python é fantástico.
Rapaz, imagine se existisse um canal como esse sobre economia, política, educação q pegasse um evento aleatório e explicasse de forma didática e extremamente analítica? O mundo seria um lugar bem melhor, tenho certeza...kkkk E parabéns por mais um excelente vídeo...
@@juliobastosjb Eu sigo, acho maravilhoso o trabalho da dupla, mas n chega nem perto. É carregado de opinião e senso crítico...n q eu seja contra a opinião alheia...é interessante e importante, mas a analise distante e sem juizos de valor precisa sobresair ( aqui o narrador claramente gosta de Monty Python e desmancha elogios, mas ele mostra ao decorrer do video a estrutura de humor e suas quebras, embasando seu argumento de forma analítica e não com opiniões e achismos, por melhores que elas sejam). E carregado de conteúdo (sem ser desagradavel ou exagerado) como esses vídeos do Entre-Planos, ainda n vi nada parecido na internet. E se alguém tiver boa recomendação, manda. Um q era muito bom no início: Quadro em branco. Mas n sei o q aconteceu...caiu. O Nerdologia é o q chega mais próximo, mas ele fala muito rápido e sempre temos q ficar estudando após os videos...ele é denso demais e bem complicado as vezes. Enfim...é só minha opinião. Se alguém quiser me ajudar a muda-la manda indicação de excelentes canais. 😊
@@Jolgeable Agradeço as indicações. Sigo os dois. Assisto regularmente. Mas como disse, n equilibram bem como Entre-planos o trio "didatismo-conteúdo isento/analítico-opinião". Enfim...vou parar de elogiar...vai q os caras se enxem de gosto e deixam o material degringolar tambm? Kkkk Enfim...quem puder, manda inficação...👍
Concordo com você, Francisco. Parece que a formação jornalística do Max dá esse diferencial no resultado final, principalmente quanto ao didatismo que ele apresenta. Alguns canais que eu recomendo são: Gustavo Cruz e mimimidias (nacionais); Freedom in Thought, Lessons from the Screenplay, Nerdwriter1 e Will Schoder (gringos).
Ps: Esse final de Cálice Sagrado é mesmo incrível!!!! Você fica acompanhando e se perguntando aonde vai dar isso e aí no final....kkkkkk! Égua! Muito muito bom!
De onde vem o nome Mont Python ? Como ninguém vai responder eu mesmo respondo ! Rs Depois de exaustivas pesquisas esta é a hipótese que me pareceu mais plausível : Monty Python é uma corruptela dos nomes de dois generais da Segunda Guerra Mundial . general Montgomery do Exército Britânico ( por vezes referido como "Monty" pelos soldados ) e o general Patton do Exército Americano. Como no elenco haviam britânicos e um americano e o fim da Segunda Guerra não estava tão distante a hipótese pode muito bem ver verdadeira. Dim,Dim,Dim,Dim,Dim, Gooood Night !
E ainda depois da separação houve coisas fantásticas como "Fawlty Towers", a influência direta nas obras do Douglas Adams e alguns dos filmes do Terry Gilliam.
Obrigado por colocar em forma de vídeo aquilo que eu sinto por toda a obra de Monty Python, Max. Vou evitar de gastar saliva e só mandar esse link quando for apresentar pra alguém. ;)
Eu adoro a tal da cena 24 de Em busca do cálice sagrado, porque transforma aquela conversa das andorinhas no começo do filme em um forshadowing, coisa que naquela altura do campeonato ninguém espera. PKoaskpaoskpaos
"What is the airspeed velocity of an unloaded swallow? What do you mean... an African or European swallow? I... I don't know that... UAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH ... how do you know so much about swallows? Well, a King has to know these things"
Dúvida: teriam os caras do Monty Python se inspirado nos programas de Ernie Kovacs? Embora atuando na TV americana 10 anos antes, ele tb fazia coisas malucas e/ou "conceituais" que quebravam a 4ª parede.
Eu cresci em uma família que amava monty python. Meu vários tios sempre colocavam os filmes do MP na década de 80 e 90 pra assistir. Mas nunca vi muita graça quando era pequeno. Recentemente fui assistir alguns filmes e sketches no youtube mas acho que realmente esse tipo de humor britânico do MP não é pra mim , simplesmente não consigo ver graça em quase nada . Mas sou super fã do Terry Gilliam e um dos filmes que mais gostei na vida é Brazil
Olá Mateus, faz tanto tempo que vc comentou que deve ate ter esquecido. Se você for de SP, tá tendo uma exibição especial de alguns filmes do Terry Gilliam no cinema do CCBB, Brazil também vai ser um dos que será exibidos, ao que parece, a entrada é gratuita, já até peguei ingresso para 12 Macacos (o filme, eu não peguei ingresso para 12 macacos, literalmente.
Na verdade é o UPM que lembra o Monty Python haha. É engraçado ver a origem de tantas referências, que nos dá a impressão de ser algo óbvio, mas na época (anos 60) temos que pensar que não tinha nada nem parecido.
Os Monty Python são verdadeiros gênios da comédia e o maior exemplo de que o humor pode ser surreal, não-convencional, desconstrutivo, revolucionário e inteligente; e que a audiência não precisa ser subestimada. Já Hollywood e as séries de TV dos EUA (incluindo aí também as produzidas pela Netflix) vão continuar condenando sua audiência à repetição das mesmas fórmulas batidas.
lembro que passava o Flying Circus na tv paga e eu assitia uns episódios soltos, tinham cenas que pareciam completamente aleatórias, eu achava divertido assim mesmo, depois comprei os DVDs e assisti na ordem, pra minha surpresa um monte dessas cenas aleatórias eram na verdade esquetes que continuavam e se auto referenciavam em diferentes episódios, foi um barato descobrir tanto tempo depois o quão bem pensados eram esses programas.
Sensacional! Meu programa de comédia favorito com toda certeza! O tempo pode ter passado, mas as piadas continuam fazendo todo sentido, pois a quebra de expectativa e o completo absurdo sempre nos pegam de surpresa... Quando a gente pensa que já entendeu como a esquete funciona, eles vão sempre além e nos mostram que não existem limites para a criatividade!
Monty Python na Grã-Bretanha e o diretor,roteirista e ator Mel Brooks nos EUA influenciaram futuras gerações de comediantes,tanto na TV quanto no Cinema desde os anos 70, com esse estilo inovador. Os filmes deles já são clássicos da comédia como Banzé no Oeste (1974) e O Jovem Frankenstein (1974),ambos de Brooks. Monty Python-Em Busca do Cálice Sagrado (1974) talvez tenha o final mais hilário e absurdo da história do cinema.
Eu já vi várias esquetes do Monty Python e amei, mas não sei o porquê de eu nunca ter visto os filmes. E agora eu ri das piadas mesmo fora de contexto, mesmo só nesse vídeo. Tô com vontade de assistir aos filmes agora mesmo!
Também devemos lembrar do grande compositor alemão apresentado no programa, o senhor Johann Gambolputty de von Ausfern Schplenden Schlitter Crasscrenbon Fried Dingle Dangle Dungle Burstein von Knacker Thrasher Apple Banger Horowitz Ticolensic Grander Knotty Spelltinkle Grandlich Grumblemeyer Spelterwasser Kürstlich Himbleeisen Bahnwagen Gutenabend Bitte Eine Nürnburger Bratwustle Gerspurten mit Zweimache Luber Hundsfut Gumberaber Shönendanker Kalbsfleisch Mittler Raucher von Hautkopft of Ulm.
Espetacular como adentrou nos aspectos da progressão individual dos membros do grupo com suas participações em obras que precedem o Flying Circus e como de fato deu valor aos elementos teóricos que deram apoio á criação. Momento algum disse o produto base de inspiração, doidera, drogas ou seja lá o que vive-se falando sobre obras sérias dedicadas ao absurdo. Vão algumas notas que fui escrevendo durante o vídeo: *Não diria que eles ignoram a fórmula. A estudaram para assim conseguir ironiza-la, vivem fortemente ao lado dela e mostram profissionalismo em seu uso até mesmo para tirar sarro dela. No vídeo entretanto valorizou a experiência que tinham de anos de comédia. *Perfeito uso de referências visuais no vídeo, me amarrei na forma que separou as cenas de Carol Burnett Show em quadros para apoiar a idéia das sketches autocontidas. *Ótimo paralelo entre o Flying Circus e o Cálice Sagrado! Em suma, roteiro do vídeo super bem resolvido, organização visual impecável e boa narrativa. Ótimo trabalho estão de parabéns. Jackson Cardoso
Gosto também que o Monthy Python faz a gente encontrar "traços" da comédia deles em coisas anteriores que eles incorporam do modo deles e você vai descobrindo ao longo de uma vida toda. Faz bem pouco tempo que descobri o P. G. Wodehouse (que criou uns personagens que inclusive o Hugh Laurie interpretou), e antes tinha lido umas passagens totalmente absurdistas de Gargantua e Pantagruel que lembram alguns momentos deles (listas que não acabam nunca e quebram a expectativa de chegar a algum lugar, discussões sem pé nem cabeça mas que parecem seguir uma estrutura que só os personagens veem etc). Enfim, toda vez que vejo algo assim lembro de alguma esquete e volto a assistir.
Max, eu me lembro de ver uma entrevista com o Mel Brooks, em que ele dizia que o Sid Caesar não se tornou uma lenda do humor como o Monty Python, porque ele ficou restrito a TV, em vez de fazer filmes...
Monty python é perfeito, simplesmente Lembro q conheci no ensino médio, por volta de 2017, com meu irmão A gente tava na sala de informática e achou o silly walk E passamos o dia todo andando estranho por causa disso Fora q os filmes são patrimônios, toda Páscoa faço questão de rever vida de Brian como um especial de páscoa Tá virando minha tradição e pretendo passar adiante
Parabéns pelo canal, eu posso dizer que suas analises me fizeram ter um gosto renovado pelo cinema. Gostaria de sugerir um tema: Atores e atrizes que fizeram história no cinema mudando as características físicas para interpretar um papel e seus prêmios, não só pela mudança, mas pela imersão no personagem, como Hilary Swank em Meninos Não Choram e Charlize Theron em Monster, os quais renderam oscars às atrizes. Sei que encontrará outros exemplos, o próprio Heath Ledger é um exemplo muito claro dessas experiências no cinema. Mais um vez, obrigado por suas excelentes analises e sucesso com seu Canal!
Se puder postar um aqui do Canal e que eu talvez não tenha assistido, eu agradeço, mas um vídeo em termos de como a maquiagem no cinema é importante seria legal. Eu certamente não sou um especialista em cinema, mas gosto muito das analises deste canal e seria interessante ver a forma que eles analisam este tema. Eu encontro bons títulos nas analises deles.
Apesar da genialidade de Cálice e de Brian, O Sentido da Vida é obra-prima insuperável. Monty Phyton influenciou TV PIRATA e OS NORMAIS, alguns episódios de OS TRAPALHÕES e CASSETA E PLANETA, mas não consigo deixar de ver uma forte influência de O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE, filme italiano da década de 60, sobre eles.
Max, Realmente as Melhores comédias que já vi, necessaiamente nesta ordem, é A Vida de Brian e Monty Phyton em Busca do Cálice Sagrado. E os demais trabalhos, é bom ver introduzidosem vários outros grupos, como Casseta e Planeta e outros.
Ei Max eu tenho uma sugestão para um futuro vídeo bem nessa linha do Monty Python e James Dean: "Por que John Hughes se tornou o simbolo do cinema adolescente?" Abraços
Muito bom o vídeo (como sempre). Adoro comédia pastelão e Monty Python então amo pakas! Meu favorito deles, de longe, é A Vida de Bryan, a forma como eles conseguem aproveitar cada segundo com piadas ótimas e ainda com críticas sociais tendo um plot de tema tão polemico sem em nenhum momento ser desrespeitoso é genial. Não sei se você gosta mas seria legal algum vídeo falando sobre o Hermes e Renato, eles têm bastante influência do Monty Python e tinham uma comédia sem igual aqui no br
Haha eu só fui conhecer Monty Python por causa do Jovem Nerd (em um antigo Nerdcast-153). Foi muito difícil encontrar os filmes e esquetes pra assistir então acabei deixando de lado, até o Netflix disponibilizar, se não me engano, todos os filmes. Vou ser bem sincero, acho que fiquei muito acostumado com o estilo da comédia clássica, com o setup e punchline. Sentia isso até mesmo assistindo Seinfeld. Histórias hilárias sem desfechos me parece ser tão errado, mas dai você compreende que a comédia e a piada estão em toda a cena. Só que no momento que você esta assistindo fica aquela sensação de que um riso esta por vir, mas então a cena se encerra sem a piada. Vendo as cenas cortadas, por exemplo fazem elas parecer hilárias, mas nessa mesma cena 08:40, do rei Arthur, a discussão vai se estender tanto que mesmo depois da risada sobre as andorinhas, o diálogo vai parecer se estender e acabar em nada. É como eu disse uma sensação muito estranha.
Isso não e só na comédia, e em tudo, oq importa na vida e a jornada não o objetivo, pois a jornada em si e o filme, desfecho ou sonho, objetivo e só despedida.
Faz aí uma analise do Roberto Bolaños. A obra dele é incrível mas pouco conhecida a novela mundial. O Mais interessante é que não se vê referencias a cultura mexicana nas obras dele. Tudo é muito neutro. Ou referencia a outros aspectos da cultura pop como velho oeste, contos de fada, ficção científica, pirataria, gângsters etc...
O final de Em busca do cálice sagrado é uma das coisas mais mindfucking. Eu vi quando era criança e fiquei traumatizado com a falta de noção até hoje. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Além de "a bit of Fry and Laurie" que aparece como influenciados pelo MP, faltou colocar o "not the nine o'clock news" tb. Apesar de nao muito conhecido por aqui, é fantastico.
Genial, como todos os vídeos do canal. Lembro quando vi o "cálice sagrado" pela primeira vez aos onze anos e achei o máximo. Revi umas mil vezes. Sabendo agora o que houve até chegar nele, amo ainda mais esse filme.
Você consideraria fazer um vídeo analisando a fundo o universo de Altered Carbon? É algo que além de visualmente incrível é passível de uma análise total fora da caixinha e ao mesmo tempo acessível, tipo essa do melhor grupo de comédia inglesa já feito! Nossa! Muito bom!
Eu acho que eles não quebraram todas as regras da comédia . Melies já fazia animações. Vejo também que o Monty Python utilizava regras presentes na poética de Aristóteles como o recurso Deus ex machina e também fazia uso de artifícios nos diálogos das comédias de Aristófanes, comediógrafo grego. Monty Pythom é muito bom.
Gosto muito das esquetes do Monty Python. Ministry of Silly Walks é talvez a coisa mais engraçada que já vi na vida! Sempre fui fã de humor nonsense, desde criança (Freakazoid! alguém?) e fico feliz dos caras ainda estarem influenciando o humor até hoje.
Parabéns o canal tem um conteúdo muito interessante e muito bem acessível a todos que gostam de cinema. Aproveitando que o tema é a comédia, faça um dia sobre o humor nos filmes do Woody Allen, em especial o humor de Annie Hall ( O noivo neurótico, noiva nervosa).
Amo demais esse vídeo, vim rever depois do vídeo sobre os Pythons e a Religião, e vou agora mesmo assistir um episódio do Flying Circus, pq esses vídeos me deixaram com saudade do humor deles!
Nunca vi nada do Monty Python, só tinha ouvido falar. Só sei que agora depois desse vídeo eu já tava com vontade de ir atrás dos filmes e vou depois procurar pra assistir. E também eu tenho que ver essa esquete dos filósofos jogando futebol.
para quem gosta do estilo de monty phiton recomendo jogar o rpg de mesa ''fate ''' , nesse sistema o jogador tem pontos de destino podendo mudar os rumos da historia podendo ser algo bem divertido de jogar com os amigos
Muito bom o video! Vale lembrar que Hermes e Renato e os Barbixas são completamente inspirados no humor pytonesco. E esse humor deles é na verdade uma forma de ver a vida, uma prova disso é o funeral do Chapman. Quem viu sabe o porque hahaha
To maratonando a série e já virou meu show de comédia favorito haha
Adoro descobrir a raiz de várias referências e inspirações.
Olá Sr. Wilson
Eu tambm...
ColoniaContraAtaca Parando pra pensar aqui. Os trapalhôes não seriam uma versão brasileira do Monty Pyton?
não
os trapalhões faziam outro tipo de comedia
mas tinha umas piadas bem surreais as vezes
Cara, eu quase fiquei sem ar na parte do animador que teve um ataque cardíaco, kkkkkkkkkkk...
*"VOCÊ ESTÁ INSINUANDO QUE OS COCOS MIGRAM?"*
MESTRE SAUSAGE Você está insinuando*
kkkkkkkkkkkkkkkkk boa
Qual a velocidade de voo de uma andorinha sem carga?
Um coco africano ou europeu?
@@hanuman1793 andorinhas africanas ou europeias?
Assisti ao "Em busca do cálice sagrado" de madrugada na Rede Globo lá nos anos 80. Mesmo criança achei surrreal. Chorei de rir na cena do animador (terry gilliam) enfartando e com o Lancelot (Cleese) invadindo a festa de casamento. O final do filme também foi surpreendente. Monty Python é fantástico.
9:04 Esse momento é importante quando eles vão atravessar a ponte e o rei Arthur precisa responder a pergunta sobre andorinhas.
O Monty Python influenciou um pouco o humor educativo do Horrible Histories que passava na TV Escola.
Esse programa era incrível, minha paixão por história veio de lá
Valeu a dica, vou atrás
AMAVA ESSE PROGRAMA
Ainda passa reprise! É Ótimo!!
Daniel Paes Cuter Ainda passa. É o "Deu a louca na história"
Monthy Python mostrou um humor inteligente e diferenciado.
Lembrei do Mel Brooks que também tem estilo parecido
Muito bem lembrado, o cara também manda muito bem!
Aliás foram Monthy Python e Mel Brooks que influências para os nossos queridos e saudosos Casseta e Planeta.
bem parecido...digamos que a mesma semelhança entre Chaplin..e o Chapolim..
Lembrando de Alta Ansiedade e rindo sozinho!
@@mauri1981zjr Meu tio me apresentou esse filme pela primeira vez na semana de ano novo, sensacional haha!
Rapaz, imagine se existisse um canal como esse sobre economia, política, educação q pegasse um evento aleatório e explicasse de forma didática e extremamente analítica? O mundo seria um lugar bem melhor, tenho certeza...kkkk
E parabéns por mais um excelente vídeo...
Procura o canal Meteoro.doc! É exatamente essa ideia!
Tem os canais Normose e o Antídoto.
@@juliobastosjb Eu sigo, acho maravilhoso o trabalho da dupla, mas n chega nem perto. É carregado de opinião e senso crítico...n q eu seja contra a opinião alheia...é interessante e importante, mas a analise distante e sem juizos de valor precisa sobresair ( aqui o narrador claramente gosta de Monty Python e desmancha elogios, mas ele mostra ao decorrer do video a estrutura de humor e suas quebras, embasando seu argumento de forma analítica e não com opiniões e achismos, por melhores que elas sejam).
E carregado de conteúdo (sem ser desagradavel ou exagerado) como esses vídeos do Entre-Planos, ainda n vi nada parecido na internet. E se alguém tiver boa recomendação, manda.
Um q era muito bom no início: Quadro em branco. Mas n sei o q aconteceu...caiu. O Nerdologia é o q chega mais próximo, mas ele fala muito rápido e sempre temos q ficar estudando após os videos...ele é denso demais e bem complicado as vezes. Enfim...é só minha opinião. Se alguém quiser me ajudar a muda-la manda indicação de excelentes canais. 😊
@@Jolgeable Agradeço as indicações. Sigo os dois. Assisto regularmente. Mas como disse, n equilibram bem como Entre-planos o trio "didatismo-conteúdo isento/analítico-opinião". Enfim...vou parar de elogiar...vai q os caras se enxem de gosto e deixam o material degringolar tambm? Kkkk
Enfim...quem puder, manda inficação...👍
Concordo com você, Francisco. Parece que a formação jornalística do Max dá esse diferencial no resultado final, principalmente quanto ao didatismo que ele apresenta.
Alguns canais que eu recomendo são: Gustavo Cruz e mimimidias (nacionais); Freedom in Thought, Lessons from the Screenplay, Nerdwriter1 e Will Schoder (gringos).
Vídeo foda, Max. Uma dica pra quem quiser conhecer: Monty Python's Flying Circus tá completo no catálogo da Netflix
Para mim nada supera os cavaleiros que dizem "Ni!"ou também "ekki-ekki-ekki-ekki-ptang zoom-boing z'nourrwringmm"
ni!
os cavaleiros que a pouco tempo atrás diziam Ni
Ni!
Essa fórmula de setup e punch-line é usado até hoje em sitcoms
LUCAS
@@ColoniaContraAtaca
*I LOVE THE POWER GLOVER*
IT'S SO BAD
Stand up também
"No one expects the Spanish Inquisition"
*LAMENTAMOS PELA FALTA DE LEGENDA, AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELAS LEGENDAS SERÃO DEMITIDAS*
😂😂😂😂😂😂😂
As pessoas responsáveis por demitir as pessoas responsáveis pelas legendas foram demitidas
Foi o único filme que eu quis ver os créditos iniciais jahahhaha, é genial velho
møøse
Monty Python é simplesmente maravilhoso, muitos tentam porém poucos conseguem o que esses cara conseguiram.
Também sou um grande fã do Monty Phyton e ter assistido "O sentido da vida" no cinema foi uma experiência sem precedentes.
Como acabar com o monstro!?!?
Mate o animador!!!
Kkkkk
Sempre fico encantado com a forma como o Max desenvolve o tema do vídeo. Prende minha atenção, nem vejo o tempo passar.
Ps: Esse final de Cálice Sagrado é mesmo incrível!!!! Você fica acompanhando e se perguntando aonde vai dar isso e aí no final....kkkkkk! Égua! Muito muito bom!
Somente "entendedores entenderão" o humor do Monty Python... Ótimo vídeo!
A Vida de Brian é o melhor trabalho deles na minha opinião.
Classico
Meu favorito também.
Concordo
De onde vem o nome Mont Python ? Como ninguém vai responder eu mesmo respondo ! Rs Depois de exaustivas pesquisas esta é a hipótese que me pareceu mais plausível : Monty Python é uma corruptela dos nomes de dois generais da Segunda Guerra Mundial . general Montgomery do Exército Britânico ( por vezes referido como "Monty" pelos soldados ) e o general Patton do Exército Americano. Como no elenco haviam britânicos e um americano e o fim da Segunda Guerra não estava tão distante a hipótese pode muito bem ver verdadeira. Dim,Dim,Dim,Dim,Dim, Gooood Night !
E ainda depois da separação houve coisas fantásticas como "Fawlty Towers", a influência direta nas obras do Douglas Adams e alguns dos filmes do Terry Gilliam.
Queria muito um programa sobre The Office! Tem muita influencia de Monty Phyton!
Você que caiu de paraquedas aqui nesse vídeo e curtiu a ideia da séria, SIM, tem no Netflix!
Obrigado por colocar em forma de vídeo aquilo que eu sinto por toda a obra de Monty Python, Max. Vou evitar de gastar saliva e só mandar esse link quando for apresentar pra alguém. ;)
Acabei de descobrir de onde os roteiristas tiraram aquele final de Dexter 3:45
Eu adoro a tal da cena 24 de Em busca do cálice sagrado, porque transforma aquela conversa das andorinhas no começo do filme em um forshadowing, coisa que naquela altura do campeonato ninguém espera. PKoaskpaoskpaos
O que é forshadowing?
@@henryszytko9142 é quando o roteiro dá a dica de um desfecho antes que aconteça
Obrigado pela explicação
"What is the airspeed velocity of an unloaded swallow?
What do you mean... an African or European swallow?
I... I don't know that... UAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH
... how do you know so much about swallows?
Well, a King has to know these things"
I love this!!!!!!!
Dúvida: teriam os caras do Monty Python se inspirado nos programas de Ernie Kovacs? Embora atuando na TV americana 10 anos antes, ele tb fazia coisas malucas e/ou "conceituais" que quebravam a 4ª parede.
Eu cresci em uma família que amava monty python. Meu vários tios sempre colocavam os filmes do MP na década de 80 e 90 pra assistir. Mas nunca vi muita graça quando era pequeno. Recentemente fui assistir alguns filmes e sketches no youtube mas acho que realmente esse tipo de humor britânico do MP não é pra mim , simplesmente não consigo ver graça em quase nada . Mas sou super fã do Terry Gilliam e um dos filmes que mais gostei na vida é Brazil
Olá Mateus, faz tanto tempo que vc comentou que deve ate ter esquecido. Se você for de SP, tá tendo uma exibição especial de alguns filmes do Terry Gilliam no cinema do CCBB, Brazil também vai ser um dos que será exibidos, ao que parece, a entrada é gratuita, já até peguei ingresso para 12 Macacos (o filme, eu não peguei ingresso para 12 macacos, literalmente.
Posso estar enganado, mas pra mim vejo muito do Monty Python no "Hermes e Renato" e "Amada Foca" também...
Isso passava aqui em Portugal na tv(rtp2) nos anos 80 e eu adorava ver assim como fawlty towers do John Cleese. Abraços
Monty Phyton me lembra muito do Último Programa do Mundo
Sim! Ali já vai uma pitada de Niilismo, que é a escola de pensamento queridinha da comédia contemporânea. Eu curto, mas com moderação.
Provavelmente a tv quase foi inspirado em Monty Phyton
sim, tem uma pessoa aleatoria sendo entrevistada AI ENTRA UM CARA VESTIDO DE FRANGO BRIGANDO E CHUTA O BRODER
A análise dele do Monty Python é exatamente a mesma que eu fiz sobre o último porgrama do mundo.
Na verdade é o UPM que lembra o Monty Python haha. É engraçado ver a origem de tantas referências, que nos dá a impressão de ser algo óbvio, mas na época (anos 60) temos que pensar que não tinha nada nem parecido.
Os Monty Python são verdadeiros gênios da comédia e o maior exemplo de que o humor pode ser surreal, não-convencional, desconstrutivo, revolucionário e inteligente; e que a audiência não precisa ser subestimada.
Já Hollywood e as séries de TV dos EUA (incluindo aí também as produzidas pela Netflix) vão continuar condenando sua audiência à repetição das mesmas fórmulas batidas.
lembro que passava o Flying Circus na tv paga e eu assitia uns episódios soltos, tinham cenas que pareciam completamente aleatórias, eu achava divertido assim mesmo, depois comprei os DVDs e assisti na ordem, pra minha surpresa um monte dessas cenas aleatórias eram na verdade esquetes que continuavam e se auto referenciavam em diferentes episódios, foi um barato descobrir tanto tempo depois o quão bem pensados eram esses programas.
Monty python é demais, parabéns pelo vídeo.
Se possível faça um vídeo sobre o humor de Roberto Gomes bolanhos.
Sensacional! Meu programa de comédia favorito com toda certeza! O tempo pode ter passado, mas as piadas continuam fazendo todo sentido, pois a quebra de expectativa e o completo absurdo sempre nos pegam de surpresa... Quando a gente pensa que já entendeu como a esquete funciona, eles vão sempre além e nos mostram que não existem limites para a criatividade!
Monty Python na Grã-Bretanha e o diretor,roteirista e ator Mel Brooks nos EUA influenciaram futuras gerações de comediantes,tanto na TV quanto no Cinema desde os anos 70, com esse estilo inovador. Os filmes deles já são clássicos da comédia como Banzé no Oeste (1974) e O Jovem Frankenstein (1974),ambos de Brooks. Monty Python-Em Busca do Cálice Sagrado (1974) talvez tenha o final mais hilário e absurdo da história do cinema.
Eu já vi várias esquetes do Monty Python e amei, mas não sei o porquê de eu nunca ter visto os filmes. E agora eu ri das piadas mesmo fora de contexto, mesmo só nesse vídeo. Tô com vontade de assistir aos filmes agora mesmo!
Os caras do Monty Python eram simplesmente geniais!
Uma palavra para resumir o MP: genialidade
Monty Phyton é minha melhor referência de comédia. É bom demais. Conheci há mais de 20 anos e nunca mais consegui "desgarrar" desses caras.
Também devemos lembrar do grande compositor alemão apresentado no programa, o senhor Johann Gambolputty de von Ausfern Schplenden Schlitter Crasscrenbon Fried Dingle Dangle Dungle Burstein von Knacker Thrasher Apple Banger Horowitz Ticolensic Grander Knotty Spelltinkle Grandlich Grumblemeyer Spelterwasser Kürstlich Himbleeisen Bahnwagen Gutenabend Bitte Eine Nürnburger Bratwustle Gerspurten mit Zweimache Luber Hundsfut Gumberaber Shönendanker Kalbsfleisch Mittler Raucher von Hautkopft of Ulm.
10:12 Essa cena foi uma das vezes em que eu mais ri na vida
Ni!
Espetacular como adentrou nos aspectos da progressão individual dos membros do grupo com suas participações em obras que precedem o Flying Circus e como de fato deu valor aos elementos teóricos que deram apoio á criação. Momento algum disse o produto base de inspiração, doidera, drogas ou seja lá o que vive-se falando sobre obras sérias dedicadas ao absurdo. Vão algumas notas que fui escrevendo durante o vídeo:
*Não diria que eles ignoram a fórmula. A estudaram para assim conseguir ironiza-la, vivem fortemente ao lado dela e mostram profissionalismo em seu uso até mesmo para tirar sarro dela. No vídeo entretanto valorizou a experiência que tinham de anos de comédia.
*Perfeito uso de referências visuais no vídeo, me amarrei na forma que separou as cenas de Carol Burnett Show em quadros para apoiar a idéia das sketches autocontidas.
*Ótimo paralelo entre o Flying Circus e o Cálice Sagrado!
Em suma, roteiro do vídeo super bem resolvido, organização visual impecável e boa narrativa. Ótimo trabalho estão de parabéns.
Jackson Cardoso
Eu adoro comédia, sério
Você acredita se eu te falar que nesse exato momento eu estava assistindo "O grande didator" de Charlie Chaplin?
Wow
@@douglassobreira5453 Eu parei o filme para ver esse vídeo,sim, eu fui meio herege
MESTRE SAUSAGE não gosto muito de comédia com crítica social
Se tu pega Bo Burnham por exemplo, ele faz crítica social fodam as tem um conteúdo bem foda
que isso??? não brinca!!!! tem uma premonição aí...não pode ser coincidência
Gosto também que o Monthy Python faz a gente encontrar "traços" da comédia deles em coisas anteriores que eles incorporam do modo deles e você vai descobrindo ao longo de uma vida toda. Faz bem pouco tempo que descobri o P. G. Wodehouse (que criou uns personagens que inclusive o Hugh Laurie interpretou), e antes tinha lido umas passagens totalmente absurdistas de Gargantua e Pantagruel que lembram alguns momentos deles (listas que não acabam nunca e quebram a expectativa de chegar a algum lugar, discussões sem pé nem cabeça mas que parecem seguir uma estrutura que só os personagens veem etc). Enfim, toda vez que vejo algo assim lembro de alguma esquete e volto a assistir.
Max, eu me lembro de ver uma entrevista com o Mel Brooks, em que ele dizia que o Sid Caesar não se tornou uma lenda do humor como o Monty Python, porque ele ficou restrito a TV, em vez de fazer filmes...
Só faltou acabar com um pé gigante esmagando o Max
Monty python é perfeito, simplesmente
Lembro q conheci no ensino médio, por volta de 2017, com meu irmão
A gente tava na sala de informática e achou o silly walk
E passamos o dia todo andando estranho por causa disso
Fora q os filmes são patrimônios, toda Páscoa faço questão de rever vida de Brian como um especial de páscoa
Tá virando minha tradição e pretendo passar adiante
Parabéns pelo canal, eu posso dizer que suas analises me fizeram ter um gosto renovado pelo cinema. Gostaria de sugerir um tema: Atores e atrizes que fizeram história no cinema mudando as características físicas para interpretar um papel e seus prêmios, não só pela mudança, mas pela imersão no personagem, como Hilary Swank em Meninos Não Choram e Charlize Theron em Monster, os quais renderam oscars às atrizes. Sei que encontrará outros exemplos, o próprio Heath Ledger é um exemplo muito claro dessas experiências no cinema. Mais um vez, obrigado por suas excelentes analises e sucesso com seu Canal!
não acha que já tem vídeos demais por aí com esse tema?
Se puder postar um aqui do Canal e que eu talvez não tenha assistido, eu agradeço, mas um vídeo em termos de como a maquiagem no cinema é importante seria legal. Eu certamente não sou um especialista em cinema, mas gosto muito das analises deste canal e seria interessante ver a forma que eles analisam este tema. Eu encontro bons títulos nas analises deles.
Apesar da genialidade de Cálice e de Brian, O Sentido da Vida é obra-prima insuperável.
Monty Phyton influenciou TV PIRATA e OS NORMAIS, alguns episódios de OS TRAPALHÕES e CASSETA E PLANETA, mas não consigo deixar de ver uma forte influência de O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE, filme italiano da década de 60, sobre eles.
Max, Realmente as Melhores comédias que já vi, necessaiamente nesta ordem, é A Vida de Brian e Monty Phyton em Busca do Cálice Sagrado. E os demais trabalhos, é bom ver introduzidosem vários outros grupos, como Casseta e Planeta e outros.
Já vi todos os filmes e estou maratonando a série, estou gostando bastante!
Ah esqueci de dizer, a dublagem é sensacional dos filmes, vejam os filmes dublados vale á pena.
Ei Max eu tenho uma sugestão para um futuro vídeo bem nessa linha do Monty Python e James Dean: "Por que John Hughes se tornou o simbolo do cinema adolescente?"
Abraços
- Sabes muito sobre andorinhas, majestade.
- Um rei deve saber tais coisas
Muito bom o vídeo (como sempre). Adoro comédia pastelão e Monty Python então amo pakas! Meu favorito deles, de longe, é A Vida de Bryan, a forma como eles conseguem aproveitar cada segundo com piadas ótimas e ainda com críticas sociais tendo um plot de tema tão polemico sem em nenhum momento ser desrespeitoso é genial.
Não sei se você gosta mas seria legal algum vídeo falando sobre o Hermes e Renato, eles têm bastante influência do Monty Python e tinham uma comédia sem igual aqui no br
Haha eu só fui conhecer Monty Python por causa do Jovem Nerd (em um antigo Nerdcast-153).
Foi muito difícil encontrar os filmes e esquetes pra assistir então acabei deixando de lado, até o Netflix disponibilizar, se não me engano, todos os filmes. Vou ser bem sincero, acho que fiquei muito acostumado com o estilo da comédia clássica, com o setup e punchline. Sentia isso até mesmo assistindo Seinfeld. Histórias hilárias sem desfechos me parece ser tão errado, mas dai você compreende que a comédia e a piada estão em toda a cena. Só que no momento que você esta assistindo fica aquela sensação de que um riso esta por vir, mas então a cena se encerra sem a piada.
Vendo as cenas cortadas, por exemplo fazem elas parecer hilárias, mas nessa mesma cena 08:40, do rei Arthur, a discussão vai se estender tanto que mesmo depois da risada sobre as andorinhas, o diálogo vai parecer se estender e acabar em nada. É como eu disse uma sensação muito estranha.
Te entendo! Eu me divirto muito com essa sensação! 😁
Tem no Netflix tudo :)
é pq n tem graça ; )
Não é um humor pra todo mundo. Nessa cena, a piada é a própria extensão da conversa sem sentido. Eu, particularmente, adoro.
Isso não e só na comédia, e em tudo, oq importa na vida e a jornada não o objetivo, pois a jornada em si e o filme, desfecho ou sonho, objetivo e só despedida.
Obrigadooop
Muito obrigado por me apresentar esse grupo
Incrível a importância e a influência deles
John Lennon era fãzaço dos caras, inclusive sonhando em atuar com eles. Uma pena que não rolou.
_And now, to something completely different_
Faz aí uma analise do Roberto Bolaños. A obra dele é incrível mas pouco conhecida a novela mundial. O Mais interessante é que não se vê referencias a cultura mexicana nas obras dele. Tudo é muito neutro. Ou referencia a outros aspectos da cultura pop como velho oeste, contos de fada, ficção científica, pirataria, gângsters etc...
"O Mais interessante é que não se vê referencias a cultura mexicana nas obras dele"
Acredito que há referências, mas na língua original
Há um episódio em que Dona Clotilde faz alusão a personagem "Chorona'" que é parte do folclore mexicano.
O final de Em busca do cálice sagrado é uma das coisas mais mindfucking. Eu vi quando era criança e fiquei traumatizado com a falta de noção até hoje. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Além de "a bit of Fry and Laurie" que aparece como influenciados pelo MP, faltou colocar o "not the nine o'clock news" tb. Apesar de nao muito conhecido por aqui, é fantastico.
anotando essa recomendação :)
Genial, como todos os vídeos do canal. Lembro quando vi o "cálice sagrado" pela primeira vez aos onze anos e achei o máximo. Revi umas mil vezes. Sabendo agora o que houve até chegar nele, amo ainda mais esse filme.
Você consideraria fazer um vídeo analisando a fundo o universo de Altered Carbon? É algo que além de visualmente incrível é passível de uma análise total fora da caixinha e ao mesmo tempo acessível, tipo essa do melhor grupo de comédia inglesa já feito! Nossa! Muito bom!
se esqueceu de falar sobre "and now, for something completely different"
Excelente vídeo. Parabéns!
Os caras são uns gênios, sensacionais!!!
Eu q n consigo assistir um filme até o final sou viciado por seus videos Max. Excelente trabalho
Eu amo esse curta do barbeiro: "And I sing, i sing, sing"
recomendo pra vocês Hermes e Renato. É um Monty Phython desbocado e de baixo orçamento tupiniquim.
Eu amo Monty Python...
Outra serie com o John Cleese que eu amo é Fawlty Towers
Eu acho que eles não quebraram todas as regras da comédia . Melies já fazia animações. Vejo também que o Monty Python utilizava regras presentes na poética de Aristóteles como o recurso Deus ex machina e também fazia uso de artifícios nos diálogos das comédias de Aristófanes, comediógrafo grego.
Monty Pythom é muito bom.
Mto bom... Foi uma aula tanto!!! Parabéns, eu não conhecia o Mont Píton.
Baseado nesse vídeo, entendi pq o fime EuroTrip é tão bom
Tinha que ter falado mais de A Vida de Brian, faz um video sobre!
Mandou mto bem como sempre. Fiquei com vontade de assistir tudo do Monty Python
Muito interessante e instrutivo! Ótimo vídeo!
Gosto muito das esquetes do Monty Python. Ministry of Silly Walks é talvez a coisa mais engraçada que já vi na vida!
Sempre fui fã de humor nonsense, desde criança (Freakazoid! alguém?) e fico feliz dos caras ainda estarem influenciando o humor até hoje.
Cara tava revendo o vídeo sobre o rei leão que é inspirado em Hamlet e reparei que o filme, Gladiador tem muito da peça de Shakespeare
Parabéns o canal tem um conteúdo muito interessante e muito bem acessível a todos que gostam de cinema. Aproveitando que o tema é a comédia, faça um dia sobre o humor nos filmes do Woody Allen, em especial o humor de Annie Hall ( O noivo neurótico, noiva nervosa).
Amo demais esse vídeo, vim rever depois do vídeo sobre os Pythons e a Religião, e vou agora mesmo assistir um episódio do Flying Circus, pq esses vídeos me deixaram com saudade do humor deles!
Poxa, não falou de um dos melhores filmes deles, se não for O melhor: Jabberwocky! Engraçadíssimo!!! Humor que não envelhece nem um dia!
Amo Monty Python. Ainda criança assistia junto com meu pai, bons tempos
Seu canal é um dos melhores do TH-cam br (sobre cinema), ta no top 5 com certeza
Continua fazendo isso cara
Nunca vi nada do Monty Python, só tinha ouvido falar. Só sei que agora depois desse vídeo eu já tava com vontade de ir atrás dos filmes e vou depois procurar pra assistir. E também eu tenho que ver essa esquete dos filósofos jogando futebol.
Um filme filme de comédia que inspiraram vários até hoje é um clássico do Jack Lemmon e Walter Matthau:
"Um Estranho casal"
Ótimo programa, Monty Python é demais. Quanto mais melhor.
amigos, e o nosso querido D.N.A ? ele apesar de não ser "ator" escrevia as esquetes, e não poderia deixar de ser mencionado
Estou aqui porque gosto dos Barbixas e o Monty Python é uma das inspirações deles. Eles são muito bons!
Andaram para que Hermes e Renato pudessem correr
Férias da faculdade chegando e vc acabou de me dar 3 filmes pra assistir, vlw.
Maravilhoso vídeo. Estou dirigindo no teatro "como irritar uma pessoa" e seu vídeo vão servir de referência para meus alunos atores!
Pegando o gancho das comédias, que tal um vídeo do Mel Brooks? Seus filmes também são ótimos.
Tem algumas esquetes de Hermes e Renato que são brilhantes referências as do Monty Python.
para quem gosta do estilo de monty phiton recomendo jogar o rpg de mesa ''fate ''' , nesse sistema o jogador tem pontos de destino podendo mudar os rumos da historia podendo ser algo bem divertido de jogar com os amigos
Se morar acompanhado, nunca veja a cena do Biggus Dickus de madrugada.
Vai acordar geral.
Muito bom o video!
Vale lembrar que Hermes e Renato e os Barbixas são completamente inspirados no humor pytonesco.
E esse humor deles é na verdade uma forma de ver a vida, uma prova disso é o funeral do Chapman. Quem viu sabe o porque hahaha